Chico Science foi o Tornado que impulsionou um movimento que trouxe o Nordeste de volta a mídia rockeira coisa que desde Raulzito ,não se via .O Manguebeat foi excepcional.
Sou de Recife(PE) e cara..... Como é bom ver as consequências e o crescimento do nosso movimento no país todo!! Chico science e NZ vivem e são parte da nossa história, não tem jeito!!
O Manguebeat foi o último grande movimento da música BR, depois dele o que tivemos foi só Emo/Funk/Sertanojo/Piseiro, taquepariu que saudade dos 90 véi...
Nasci em São Paulo, mas moro em Pernambuco desde meus dois anos de vida. Meus pais, toda minha ancestealidade, meu sangue é pernambucano. Tenho muito orgulho de nossa cultura e dessa revolução que o Chico Science e a Nação Zumbi fez em nossa cultura. Por causa deles, Fred 04, Otto, Canibal, Lirinha que o nosso Estado tem destaque na cena rock nacional. Viva Chico Science!!! Viva o Mangue Beat!!! Viva Pernambuco!!! 🎉🎉🎉🎉🎉
Como PERNAMBUCANO me orgulho de ter vivido esse movimento que influenciou bandas de Recife do Brasil e do mundo, e se Chico estivesse vivo, o infinito seria o limite.💪
O poder de Chico com a Nação ao vivo não dá pra descrever em palavras: o chão do Recife literalmente vibrava com os graves das alfáias e com os grooves de baixo e guitarra. Por sorte eu estive lá e foi magnífico.
Sou piauiense e tenho muito orgulho desse movimento. Hoje temos no Piauí bamdas como, batuque eletrico, eu capiaul, roque moreira. Ambos tomaram água da fonte do Chico e nasçao zumbi
O Andreas disse em uma entrevista que eles queriam os arranjos de percussão do Naná Vasconcelos para o Roots, mas acabou que o empresário da banda optou pelo Brown. Acredito que pela mídia dele na época. Mas seria épico ver o maior percussionista do Brasil, o nosso saudoso Naná, deixando o Roots ainda mais poderoso, tendo em vista que esse album explodiu a caixa de som do Dave Growl kkkkkk Salve Recife! Salve Chico! Salve a música Brasileira!
Manguebeat foi importante demais. E muito bom, claro. Sou de SP e lembro qdo ouvi da lama ao caos na 89,.achei incrível. Qdo voltei da escola taravei a tv na MTV e fiquei esperando aparecer algo deles. Os caras.foram incríveis.
Quando tudo estava um marasmo, eis q chegou Manguebeat. Lembro do show na minha cidade, e até hj quando tem tributo ao Chico e Nação, estou por lá. Chila, relê, domilindró.
Mistura de estilos, gênero musicais vem desde da metade do século passado nos meados dos anos 50, 60, etc... desde Elvis presley o rock and roll é o gospel, blues e o country juntos, misturados, o quê o Raul seixas fez foi inspirado no quê o seu ídolo fez antes Elvis e o Chico science fez muito bem tbm.
Cara, Nação Zumbi e sua Maracatu atômico, marcaram a minha vída pq o clipe dessa música foi o último que passou na MTV quando a emissora acabou naquela triste noite de 2011 com a apresentação da Astride! Sempre vou lembrar desse fato durante toda a minha vida.
Lembro bem do Carlinhos Brown sendo vaiado no Rock in Rio e ninguém pensava que naquela época o quanto o cara ia meter a mão no som de uma das bandas mais conhecidas e respeitadas do mundo, o Sepultura
Chico Science e Nação Zumbi ! ! ! ! Estilo único no mundo ! ! ! ! Tive a oportunidade de assistir a dois shows ao vivo. A melhor presença de palco que já vi em um frontman. Salve Chico. 😊
Cara!!! No início de 97, meu irmão chegou com aquele CD de capa laranja com um nome esquisito; era o Afrociberdelia, que na época eu não sabia pronunciar. O Chico tinha acabado de morrer, e lembro que não entendi o que acontecia naquele disco; não gostei, mas fui amadurecendo com o tempo. Logo se tornou uma das minhas bandas da vida. Até hoje, quando escuto, sinto um frescor imenso, mesmo se passando praticamente 27 anos desde que eu escutei a primeira vez. É engraçado que consigo sentir os mesmos sentimentos de quando comecei a entender o álbum. Aprendi, ouvindo Chico e sua Nação, que a gente tem que buscar coisas novas, únicas e verdadeiras.
Nação zumbi mostrou que no BR temos muitos compositores e bandas boas que revolucionou o mercado da musica, recomendo muito pro pessoal assistir o documentário sobre o chico que tem aqui no youtube
Como pernambucana tenho muito orgulho do Manguebeat. Aqui em casa nunca faltou Chico e Nação Zumbi. Foram responsáveis por minha consciência cultural, senso crítico e paixão pela música. Atingiram minha geração e farei com que atinjam as próximas gerações também!
que orgulho do estado onde moro, Pernambuco, pra quem também não sabe aqui também tinha uma banda chamada Hanagorik do interior de pernambuco, cidade surubim, já fizeram algumas turnês europeias e a banda tem essa forte influencia da cultura do nordeste, gostaria que falasse um pouco sobre as bandas daqui incluindo o Hanagorik.
Grande Barba ! Dá gosto de se lembrar o primeiro Abril Pro Rock Festival (idealizado pelo Mestre Paulo André) com Chico Sciense e Nacão Zumbi, Mundo Livre S/A, Paulo Francis Vai Pro Céu, Academia do Medo, Devotos do Ódio, entre outras bandas Made in PE !! Chico e seus parceiros guardando os instrumentos numa brasília bege e voltando pra assistir o Festival. Gastão Moreira e MTV dando cobertura ao evento...Ambiente inovador e empolgante aquela época !! Sou de Recife e foi tudo de bom ! Barba, valeu mesmo !!
Nação foi muito foda qdo surgiu e em especial a presença de palco do Chico que dava uma roupagem bacana pra coisa. Sempre gostei muito da mistura do rock com músicas étnicas.
Salve barba, sou Recifense e tenho muito orgulho pelo trabalho de Chico , que por ser tão único quando o mesmo veio a falecer a NZ nunca mais conseguiu fazer um trabalho do mesmo nível que o dele . Não desmerecendo Nação , mas o estilo de Chico foi único
Chico Science e Nação Zumbi e o Manguebeat em geral é prova de q existe tanta coisa boa nesse país, mas infelizmente o q faz sucesso aqui mesmo é isso aí q vcs já sabem.
O disco do Sheik Tosado é fantástico! Um do raros discos que eu curto todas as músicas! Acredito que seja a banda mais pesada do movimento manguebeat. Vale conferir!
Tem uma lenda urbana por aí que diz que o Slipknot só teve aquela sonoridade no começo por causa da ligação entre Ross Robinson e o Max Cavalera, e que o Max fez a cabeça do Ross depois do Roots a levar a influência do Chico Science pro mundo do metal.
Eu visitei Recife logo após a morte do Chico, era um clima triste mas ao mesmo tempo vc era mergulhado naqueles ritmos. Assisti ao Sheik Tosado e Mundo Livre S/A no mesmo dia, muito louco!!! 😊
A cultura sempre se molda, evolui, mistura e rica em diversidade de sons, desde as tribos até o sintetizador. Zé Ramalho, Sepultura, Raul Seixas, Angra, Carlinhos Brown entre outros.
Obrigado Barba por trazer um vídeo sobre o movimento manguebeat e Chico Science, de la pra cá, nada foi feito aqui no Brasil de relevante no cenário do rock. Só em pensar que indiretamente Chico e NZ pode ter influenciado o Slipknot, ja que eles foram influenciados pelo sepultura que foi influenciado por Chico e NZ. Vi o último show que Chico Science fez aqui em Recife. Salve Chico Science! Salve Pernambuco!
Impressionante como gênios e fenômenos artísticos chegam deixam sua marca com algo impactante e de repente partem e deixam seu legado e o Chico Science é um desses fenômenos.
Sou de recife e o movimento mangue BEAT foi gigante,pra mim foi último grande movimento músical que tivemos no BR,Chico Science e nação zumbi revolucionaram, orgulho
chega me arrepia em ver no começo do video a guararapes, meu pai trabalhava por ali, feliz em saber que a nação zumbi representou muuuuito bem o rock aqui em recife e olinda e levou isso pro mundo, meus ouvidos demoraram pra achar a beleza na musica do chico, e agora aos 30 chega me arrepia em escutar as musicas massas que esses arretados fizeram, oxi nação zumbi é top demais meu véi!
O maior ensinamento deixado por Chico Science foi que "a música é quântica" e a mistura interliga o regional com o universal. E não podemos esquecer toda a carga da ficção científica e cyberpunk que envolve o contexto e a estética dessa mistura, pode ser percebida em algumas faixas para Asimov e termos como "agricultura celeste", Rios, pontes e "overdrives". Como recifense e pernambucano, a cultura mangue corre nesse corpo de lama que vemos. Salve Barba. Salve Chico. Salve Mangueboys e Manguegirls do Brasil e do mundo.
Chico Science, muito a frente do seu tempo, um verdadeiro gênio. Com suas letras simples e inteligentes trouxe à tona e escancarou as mazelas sociais e enalteceu a cultura regional nordestina.
Fui pra um show do “Nação Zumbi”, já sem o Chico Sciece, no Marco Zero, Recife - abrindo pra “O Rappa” - e foi impressionante como o lugar estava abarrotado de gente e todos cantando e pulando as canções do NZ.
O Chico e a Naçao Zumbi mudou a minha vida na época. Esta entrando na faculdade e escutava pra caral** .Até a galera mais xiita do Metal gostava. Eram respeitadíssimos e com razão.
Pow Barba, vídeo sensacional cara! Parabéns! Acho o Movimento Mangue Beat o mais influente movimento cultural dos anos 90s no Brasil. Assisti um show da Nação Zumbi e do Mundo Livre em Copacabana no festival de Cinema do Rio inesquecível. Eles fizeram a trilha sonora de Baile Perfumado que foi exibido no festival e depois do filme rolou os Shows dos caras. Inesquecível, volto a dizer.
Demoro Barba . Quando escutei pela primeira vez da lama ao caos fiquei em choque e pirei no som e na mistura. Já tinha escutado o roots e o Holy land. Mas aquilo que ouvi num show de bandas do underground Uberaba foi realmente marcante. O época boa ❤️
Belo vídeo Barba. Vivi tudo isso nos anos 90. Não perdi um show de Chico e a nação. Não me recordo de ter outro movimento musical no Brasil depois do movimento mangue. Se alguém lembra por favor comente. Um abraço Barba. #recifeolinda
Li em algum lugar um tempo atrás e concordo. "O MANGUEBEAT foi a maior revolução da música brasileira desde a Tropicália, assim com esta foi em relação à Bossa Nova".
Eu tenho uma teoria sobre o Fat Of The Land, do Prodigy. Pode ser uma viagem minha, mas eu sempre tive a impressão que esse disco do Prodigy foi fortemente influenciado por Chico Science e Nação Zumbi. Chico Science e NZ tocou com o Prodigy na Europa em alguns festivais. Na época, o Prodigy tinha um som mais techno. Porém, o primeiro single do Fat Of The Land, Firestarter, lembra muito a batida do CS e NZ. É um bem diferente dos discos anteriores do Prodigy (Experience e Music For The The Jilted Generation). Breathe segue a mesma linha percussiva de Firestarter. Pra finalizar, a capa do Fat Of The Land é um caranguejo, igual ao Da Lama ao Caos. Acharia uma coincidência se realmente o som de Firestarter e Breathe não tivessem uma batida tão parecida com CS e NZ. Pode ser viagem, mas tem muita coisa que encaixa.
Mto bom o vídeo Barba!!! Nação Zumbi eh foda. O álbum Fome de tudo é um dos melhores. ... mano, vi em alguns videos que vc tb curti Emarosa desde do começo, eu tb mano. faria um vídeo sobre essa banda, as mudanças de estilos até os dias de hj. Seria legal!!!
Após o movimento mangue, nada mais notável surgiu no cenário musical brasileiro. Influenciou e continua influenciando ate hoje. Escutem Cangaço, banda que ja tocou te no wacken
Caramba... Não acredito que o barba falou do meu país Pernambuco... A carta do manifesto foi a válvula de propulsão desse movimento... Chico bebeu muito maracatu... os dois primeiros álbuns são muito bons... a nação zumbi destrói em todos os carnavais daqui...
Não consigo desconsiderar a grandeza cultural do Movimento Armorial de Ariano. O cara era um gênio, apesar de algumas posições mais radicais. Mas, da mesma forma, é impossível pra mim ignorar quão grandioso foi Chico Science! Viva o Manguebeat!
nação zumbi foi umas das influências que me fez gostar de rock meu tio ouvia bastante entre outras iron maiden, dire straits, sepultura de tanto ouvir passei a gostar
Caraca véi, Sheik Tosado! Me lembro de estar comendo meu lanche em frente a tv, espera a hr dos animes e dá de cara com o clipe deles na MTV. Assim como o Preta Véia dos Ostheobaldo
Bom dia Barba, parabéns pelo vídeo maravilhoso, só vale uma correção: o projeto de Carlinhos Brown é a Timbalada e não o Olodum. Grande abraço e continue com esses vídeos de qualidade!
Chico Science foi o Tornado que impulsionou um movimento que trouxe o Nordeste de volta a mídia rockeira coisa que desde Raulzito ,não se via .O Manguebeat foi excepcional.
Sem contar a contribuição do Raimundos pra isso também
Alceu Valença também.
Sou Pernambucano e tenho mt orgulho q esse gênero/movimento surgiu aq!
É nós e RECIFE TEM UM GRANDE ACERVO CULTURAL.
Pena que acabou e hoje é só piseiro misturado com brega paraense
Nação Zumbi incluenciou o Sepultura, que por sua vez influenciou o Slipknot. Olha aonde isso foi parar...! Recorte incrível, Barba, parabéns!
Manguebeat foi o último grande movimento da música brasileria.
Eu morava no Recife na época, com meus 20 e tantos anos.
Era espetacular.
Sou de Recife(PE) e cara..... Como é bom ver as consequências e o crescimento do nosso movimento no país todo!! Chico science e NZ vivem e são parte da nossa história, não tem jeito!!
O Manguebeat foi o último grande movimento da música BR, depois dele o que tivemos foi só Emo/Funk/Sertanojo/Piseiro, taquepariu que saudade dos 90 véi...
Nasci em São Paulo, mas moro em Pernambuco desde meus dois anos de vida. Meus pais, toda minha ancestealidade, meu sangue é pernambucano. Tenho muito orgulho de nossa cultura e dessa revolução que o Chico Science e a Nação Zumbi fez em nossa cultura. Por causa deles, Fred 04, Otto, Canibal, Lirinha que o nosso Estado tem destaque na cena rock nacional. Viva Chico Science!!! Viva o Mangue Beat!!! Viva Pernambuco!!! 🎉🎉🎉🎉🎉
Canibal vocal do Devotos,muito bom.
Como PERNAMBUCANO me orgulho de ter vivido esse movimento que influenciou bandas de Recife do Brasil e do mundo, e se Chico estivesse vivo, o infinito seria o limite.💪
O poder de Chico com a Nação ao vivo não dá pra descrever em palavras: o chão do Recife literalmente vibrava com os graves das alfáias e com os grooves de baixo e guitarra. Por sorte eu estive lá e foi magnífico.
Manguebeat era um som áspero, exótico e interessante. Foram muito criativos e fizeram história. Gostando ou não do ritmo, temos que respeitar.
Sou piauiense e tenho muito orgulho desse movimento. Hoje temos no Piauí bamdas como, batuque eletrico, eu capiaul, roque moreira. Ambos tomaram água da fonte do Chico e nasçao zumbi
Vou procurar essas bandas. Legal!
Eu moro no Recife, tenho 44 anos eu vi e participei do movimento do Mangubeat, que tempo bom tenho muita saudade.
Viva Chico science, viva o nordeste , viva a música brasileira !!!
Viva.
O Andreas disse em uma entrevista que eles queriam os arranjos de percussão do Naná Vasconcelos para o Roots, mas acabou que o empresário da banda optou pelo Brown. Acredito que pela mídia dele na época. Mas seria épico ver o maior percussionista do Brasil, o nosso saudoso Naná, deixando o Roots ainda mais poderoso, tendo em vista que esse album explodiu a caixa de som do Dave Growl kkkkkk Salve Recife! Salve Chico! Salve a música Brasileira!
Manguebeat foi importante demais. E muito bom, claro. Sou de SP e lembro qdo ouvi da lama ao caos na 89,.achei incrível. Qdo voltei da escola taravei a tv na MTV e fiquei esperando aparecer algo deles. Os caras.foram incríveis.
Quando tudo estava um marasmo, eis q chegou Manguebeat. Lembro do show na minha cidade, e até hj quando tem tributo ao Chico e Nação, estou por lá. Chila, relê, domilindró.
Chico o poeta do mangue, pra quem não teve a chance de acompanhar. o cara foi foda!!!
Mistura de estilos, gênero musicais vem desde da metade do século passado nos meados dos anos 50, 60, etc... desde Elvis presley o rock and roll é o gospel, blues e o country juntos, misturados, o quê o Raul seixas fez foi inspirado no quê o seu ídolo fez antes Elvis e o Chico science fez muito bem tbm.
Raul Seixas adorava Elvis e principalmente o Jerry Lee Lewis.
Cara, Nação Zumbi e sua Maracatu atômico, marcaram a minha vída pq o clipe dessa música foi o último que passou na MTV quando a emissora acabou naquela triste noite de 2011 com a apresentação da Astride! Sempre vou lembrar desse fato durante toda a minha vida.
Lembro bem do Carlinhos Brown sendo vaiado no Rock in Rio e ninguém pensava que naquela época o quanto o cara ia meter a mão no som de uma das bandas mais conhecidas e respeitadas do mundo, o Sepultura
Chico Science e Nação Zumbi ! ! ! ! Estilo único no mundo ! ! ! ! Tive a oportunidade de assistir a dois shows ao vivo. A melhor presença de palco que já vi em um frontman. Salve Chico. 😊
Cara!!! No início de 97, meu irmão chegou com aquele CD de capa laranja com um nome esquisito; era o Afrociberdelia, que na época eu não sabia pronunciar. O Chico tinha acabado de morrer, e lembro que não entendi o que acontecia naquele disco; não gostei, mas fui amadurecendo com o tempo. Logo se tornou uma das minhas bandas da vida. Até hoje, quando escuto, sinto um frescor imenso, mesmo se passando praticamente 27 anos desde que eu escutei a primeira vez. É engraçado que consigo sentir os mesmos sentimentos de quando comecei a entender o álbum. Aprendi, ouvindo Chico e sua Nação, que a gente tem que buscar coisas novas, únicas e verdadeiras.
Chico morava no mesmo bairro onde eu cresci na época. Bairro de Rio Doce, comunidade beira mangue - Olinda, Cidade vizinha ao Recife.
Nação zumbi mostrou que no BR temos muitos compositores e bandas boas que revolucionou o mercado da musica, recomendo muito pro pessoal assistir o documentário sobre o chico que tem aqui no youtube
Como pernambucana tenho muito orgulho do Manguebeat. Aqui em casa nunca faltou Chico e Nação Zumbi. Foram responsáveis por minha consciência cultural, senso crítico e paixão pela música. Atingiram minha geração e farei com que atinjam as próximas gerações também!
Viva Chico Science, viva Nação Zumbi ❤ orgulho do meu Pernambuco !
Esse som da guitarra com o tambor me contagia muito. Curti muito essa época do manguebeat. Chico Sience tinha umas faixas instrumentais muito boas.
Aquele vídeo que demorou pra chegar, ams chegou chegando!!!
Sou pernambucano, e sinto muito orgulho do movimento.👏👏👏👏👏
que orgulho do estado onde moro, Pernambuco, pra quem também não sabe aqui também tinha uma banda chamada Hanagorik do interior de pernambuco, cidade surubim, já fizeram algumas turnês europeias e a banda tem essa forte influencia da cultura do nordeste, gostaria que falasse um pouco sobre as bandas daqui incluindo o Hanagorik.
Grande Barba ! Dá gosto de se lembrar o primeiro Abril Pro Rock Festival (idealizado pelo Mestre Paulo André) com Chico Sciense e Nacão Zumbi, Mundo Livre S/A, Paulo Francis Vai Pro Céu, Academia do Medo, Devotos do Ódio, entre outras bandas Made in PE !! Chico e seus parceiros guardando os instrumentos numa brasília bege e voltando pra assistir o Festival. Gastão Moreira e MTV dando cobertura ao evento...Ambiente inovador e empolgante aquela época !! Sou de Recife e foi tudo de bom !
Barba, valeu mesmo !!
Conheci o movimento por causa desse festival que teve uma bela matéria na revista ShowBizz.
Tenho orgulho em ser recifense por conta do Nação
Nação foi muito foda qdo surgiu e em especial a presença de palco do Chico que dava uma roupagem bacana pra coisa. Sempre gostei muito da mistura do rock com músicas étnicas.
Salve barba, sou Recifense e tenho muito orgulho pelo trabalho de Chico , que por ser tão único quando o mesmo veio a falecer a NZ nunca mais conseguiu fazer um trabalho do mesmo nível que o dele . Não desmerecendo Nação , mas o estilo de Chico foi único
Ouvindo esse disco hoje, ainda é moderno pra cacete ! Foda demais
Rios, pontes e overdrivers..impressionantes esculturas de lama..mangue, mangue, mangue!
Chico Science e Nação Zumbi e o Manguebeat em geral é prova de q existe tanta coisa boa nesse país, mas infelizmente o q faz sucesso aqui mesmo é isso aí q vcs já sabem.
Muito triste,mas vc foi realista.
E pensar que, consequentemente, o próprio Slipknot foi influenciado pelos caras...incrível!!
O disco do Sheik Tosado é fantástico! Um do raros discos que eu curto todas as músicas!
Acredito que seja a banda mais pesada do movimento manguebeat. Vale conferir!
Exatamente! Hardcore brasileiro é o frevo
O Sheik respeito muito,rock regionalista do bom.
Essa frase é demais @@RafaelOliveira-ct9fy e a música também!
Fiquei feliz de lembrar deles, pois o disco não estava no Spotify nas últimas vezes em que procurei. Agora está! 😃
Já estou matando a saudade!
@@GiraMundoAventura
Quando ouvi e vi o clipe deles foi amor a primeira vista. Banda muito boa
Tem uma lenda urbana por aí que diz que o Slipknot só teve aquela sonoridade no começo por causa da ligação entre Ross Robinson e o Max Cavalera, e que o Max fez a cabeça do Ross depois do Roots a levar a influência do Chico Science pro mundo do metal.
Bom, é o que dizem.
Mas é verdade. Na época os caras diziam que foram influenciados pelo Sepultura.
O Shawn já trampava na Roadrunner e pegava tudo antes de todo mundo ...
Eu visitei Recife logo após a morte do Chico, era um clima triste mas ao mesmo tempo vc era mergulhado naqueles ritmos. Assisti ao Sheik Tosado e Mundo Livre S/A no mesmo dia, muito louco!!! 😊
A cultura sempre se molda, evolui, mistura e rica em diversidade de sons, desde as tribos até o sintetizador. Zé Ramalho, Sepultura, Raul Seixas, Angra, Carlinhos Brown entre outros.
Obrigado Barba por trazer um vídeo sobre o movimento manguebeat e Chico Science, de la pra cá, nada foi feito aqui no Brasil de relevante no cenário do rock. Só em pensar que indiretamente Chico e NZ pode ter influenciado o Slipknot, ja que eles foram influenciados pelo sepultura que foi influenciado por Chico e NZ. Vi o último show que Chico Science fez aqui em Recife.
Salve Chico Science!
Salve Pernambuco!
Que época boa! Obrigada por lembrar, éramos jovens e felizes!
Impressionante como gênios e fenômenos artísticos chegam deixam sua marca com algo impactante e de repente partem e deixam seu legado e o Chico Science é um desses fenômenos.
Sou de recife e o movimento mangue BEAT foi gigante,pra mim foi último grande movimento músical que tivemos no BR,Chico Science e nação zumbi revolucionaram, orgulho
chega me arrepia em ver no começo do video a guararapes, meu pai trabalhava por ali, feliz em saber que a nação zumbi representou muuuuito bem o rock aqui em recife e olinda e levou isso pro mundo, meus ouvidos demoraram pra achar a beleza na musica do chico, e agora aos 30 chega me arrepia em escutar as musicas massas que esses arretados fizeram, oxi nação zumbi é top demais meu véi!
Obrigado Barba pelo reconhecimento de um movimento tão importante para a cultura de Recife
O maior ensinamento deixado por Chico Science foi que "a música é quântica" e a mistura interliga o regional com o universal.
E não podemos esquecer toda a carga da ficção científica e cyberpunk que envolve o contexto e a estética dessa mistura, pode ser percebida em algumas faixas para Asimov e termos como "agricultura celeste", Rios, pontes e "overdrives". Como recifense e pernambucano, a cultura mangue corre nesse corpo de lama que vemos. Salve Barba. Salve Chico. Salve Mangueboys e Manguegirls do Brasil e do mundo.
Chico Science, muito a frente do seu tempo, um verdadeiro gênio. Com suas letras simples e inteligentes trouxe à tona e escancarou as mazelas sociais e enalteceu a cultura regional nordestina.
CHICO DE PERNAMBUCO PARA O MUNDO É PHODÁSTICO.
A NAÇÃO ZUMBI É SIM, ROCK IN ROLL CABRA DA PESTE, AMO, ADORO!! EU TENHO ADMIRAÇÃO PELO POVO PERNAMBUCANO. PARABÉNS BARBÃO, EM MEMÓRIA, CHICO SIENSE.
E pensar que o Chico science vivia indo na casa da minha avó chamar meu tio pra fumar um baseado e outras coisas kkk maluco era brabo
O show do Olympia em São Paulo foi um dos melhores que já fui ! Esse faz falta.
Muito massa ver vários comentários de pernambucanos! Sou de Caruaru, e curti muito nz na época de escola 🦀
Eu na era bem troozao peguei essa fase lembro dessas bandas a começar pelo Mundo Livre S.A com participação de clipe da Syang ex P.U.S
É isso aí, Carai! Saiu! Obrigado, Barba! Sou contemporâneo dessa época: morava em Olinda e estudava em Recife 🪸 🦀 🥁 📡
Fui pra um show do “Nação Zumbi”, já sem o Chico Sciece, no Marco Zero, Recife - abrindo pra “O Rappa” - e foi impressionante como o lugar estava abarrotado de gente e todos cantando e pulando as canções do NZ.
O Chico e a Naçao Zumbi mudou a minha vida na época. Esta entrando na faculdade e escutava pra caral** .Até a galera mais xiita do Metal gostava. Eram respeitadíssimos e com razão.
Tive o prazer de ver o Chico em 1 show em Santos...muito bom.
Pow Barba, vídeo sensacional cara!
Parabéns!
Acho o Movimento Mangue Beat o mais influente movimento cultural dos anos 90s no Brasil.
Assisti um show da Nação Zumbi e do Mundo Livre em Copacabana no festival de Cinema do Rio inesquecível. Eles fizeram a trilha sonora de Baile Perfumado que foi exibido no festival e depois do filme rolou os Shows dos caras.
Inesquecível, volto a dizer.
Demoro Barba . Quando escutei pela primeira vez da lama ao caos fiquei em choque e pirei no som e na mistura. Já tinha escutado o roots e o Holy land. Mas aquilo que ouvi num show de bandas do underground Uberaba foi realmente marcante. O época boa ❤️
Ameiiiiiiiiii 🤘🤘🤘🤘. Barba valeu 👍
Belo vídeo Barba. Vivi tudo isso nos anos 90. Não perdi um show de Chico e a nação. Não me recordo de ter outro movimento musical no Brasil depois do movimento mangue. Se alguém lembra por favor comente. Um abraço Barba. #recifeolinda
Li em algum lugar um tempo atrás e concordo. "O MANGUEBEAT foi a maior revolução da música brasileira desde a Tropicália, assim com esta foi em relação à Bossa Nova".
Eu tenho uma teoria sobre o Fat Of The Land, do Prodigy. Pode ser uma viagem minha, mas eu sempre tive a impressão que esse disco do Prodigy foi fortemente influenciado por Chico Science e Nação Zumbi.
Chico Science e NZ tocou com o Prodigy na Europa em alguns festivais. Na época, o Prodigy tinha um som mais techno. Porém, o primeiro single do Fat Of The Land, Firestarter, lembra muito a batida do CS e NZ. É um bem diferente dos discos anteriores do Prodigy (Experience e Music For The The Jilted Generation). Breathe segue a mesma linha percussiva de Firestarter. Pra finalizar, a capa do Fat Of The Land é um caranguejo, igual ao Da Lama ao Caos. Acharia uma coincidência se realmente o som de Firestarter e Breathe não tivessem uma batida tão parecida com CS e NZ. Pode ser viagem, mas tem muita coisa que encaixa.
Faz muito sentido
Você é muito inteligente,tem tudo a ver,o Keith Flynt era muito antenado.
Aqui na área (cambuí mg) CSNZ é unanimidade entre os amigos.
Valeu mano.
Mto bom o vídeo Barba!!! Nação Zumbi eh foda. O álbum Fome de tudo é um dos melhores.
... mano, vi em alguns videos que vc tb curti Emarosa desde do começo, eu tb mano.
faria um vídeo sobre essa banda, as mudanças de estilos até os dias de hj. Seria legal!!!
Gostei muito porque foi um som diferente...bom pra dar uma "quebrada" nas mesmices...
Seu conteúdo é muito diferenciado e foda, viciei nos vídeos.
Esperei muito por esse video.
Gratidão Barba! 👏👏
Top demais, vllw 🤟🏾
Muito respeito e admiração pelo movimento Mangue beat, uma fusão incrível.
Após o movimento mangue, nada mais notável surgiu no cenário musical brasileiro.
Influenciou e continua influenciando ate hoje. Escutem Cangaço, banda que ja tocou te no wacken
👏👏👏👏👏👏 conteúdo maravilhoso!! Parabéns
Boas inovações e ritmos típicos do Manguebeat os caras revolucionário uma nova onda no cenário abrangendo características bem interessantes
Escutava na época achei totalmente diferente tudo muito estranho e confuso
Mas as batidas foram me seduzindo com o tempo
Brabo best one word
Marcado na pele ! Parabéns pelo vídeo!!!
SALVE CHICO
RECIFE
Caramba... Não acredito que o barba falou do meu país Pernambuco... A carta do manifesto foi a válvula de propulsão desse movimento...
Chico bebeu muito maracatu... os dois primeiros álbuns são muito bons... a nação zumbi destrói em todos os carnavais daqui...
😂Bom dia,boa tarde e boa noite. Valeu Barba, tinha recomendado esse tema. Te agradeço demais❤
Não consigo desconsiderar a grandeza cultural do Movimento Armorial de Ariano. O cara era um gênio, apesar de algumas posições mais radicais. Mas, da mesma forma, é impossível pra mim ignorar quão grandioso foi Chico Science! Viva o Manguebeat!
meu pernambuco querido!!! amoooooo
nação zumbi foi umas das influências que me fez gostar de rock meu tio ouvia bastante entre outras iron maiden, dire straits, sepultura de tanto ouvir passei a gostar
VALEU BARBA - UM ABRACO DO RECIFE.
No you tube tem um documentário sobre o movimento mangue beat.
Caraca véi, Sheik Tosado! Me lembro de estar comendo meu lanche em frente a tv, espera a hr dos animes e dá de cara com o clipe deles na MTV.
Assim como o Preta Véia dos Ostheobaldo
Esse tempo era massa. Depois que Chico se foi, querendo ou não foi indo aos poucos o Manguebeat!
Pernambuco foda, NORDESTE FODÁSTICO❤.
Muito obrigado BARBA , vc é foda !
Manguebeat,o melhor movimento do cenário do Rock Nacional
Exatamente. Dentro do rock nacional acho q foi o q mais original q foi criado aqui.
*Mais um vídeo ultra mega fodástico*
Parabéns pelo vídeo!
Claro, objetivo e imparcial. 👏👏👏
O nordeste contrário todos que achavam q o rock Brasil tinha suas raizes em brasilia e no sul do pais. A mistura de ritimos foi maravilhoso.
Luis é gente boa pra krl kkk
Poxa mano que vídeo top gostei d mais
Otimo video meu caro, voce como sempre, mandando bem!!!
Estudei com um cara que se auto intitulava "Mangueboy", zoamos muito Ele na época.
Bom dia Barba, parabéns pelo vídeo maravilhoso, só vale uma correção: o projeto de Carlinhos Brown é a Timbalada e não o Olodum. Grande abraço e continue com esses vídeos de qualidade!