Não exatamente Sandra, quando dividimos um Estado, na maioria das vezes contamos com a capacidade e a expectativa de podermos criar unidades administrativas menores, para serem governadas com mais efetividade, e zonas q não recebem tanta atenção possam crescer e se desenvolver.
Nada de criar Estados, mas, sim, diminuir o número de municípios , pois muitos somente existem para acomodar aliados e gerar despesas para os cofres da Nação !
Primeiro vídeo que assisto do canal, muito legal! Me lembro do plebiscito do Tapajós e do outro estado do Pará, com a Joelma e o PH Ganso fazendo campanha pela não divisão.
Ignorância do povo d Belém, a grande SP é um aglomerado d várias cidades muitas sem condições d ser cidade ( não arrecadam suficiente) os cargos públicos são um braço forte da economia do sul ( Bolsonaro queria extinguir municípios com arrecadação insuficiente) e advinha qntas cidades estão no norte ? Pesquisem 👍👍👍
Já que não é possível criar novos estados poderiam desfederalizar o Brasil e o que poderia tirar o absolutismo de Brasília alterando a Constituição para que cada estado pudesse gerenciar os seus próprios recursos sem a obrigação de enviá- los para Brasília e também dar autonomia para que os Estados tivessem suas próprias leis a exemplo dos EUA e a Constuição a Federal fica restrita só aos direitos humanos, saúde e educação e leis internacionais. O restante cada estado decidiria por si em outros temas.
Mas isso então seria federalizar o Brasil. Nós temos "República Federativa" no nome, mas ainda somos muito unitários, diferente dos EUA que são uma federação verdadeira
Isso apenas aumentaria números de políticos e sabemos que essa ideia somente piora as coisas. A verdade é que deveríamos reduzir o número de cidades (há algumas que não têm a mínima condição de existir como município e deveriam voltar a ser distritos de centros maiores).
@@cobrasolida85 Exato, não dá pra cair em argumento falacioso de mais político etc. Até concordo com a diminuição do número de cidades, porém para Estados algumas destas propostas seriam até vantajosas para algumas regiões que atualmente são esquecidas
Que bom ver que o canal voltou a ter uma boa frequência de vídeos. Continue assim Olavo, seu canal é ótimo e também essencial para a sociedade, não temos muitos canais tão didáticos e informativos como o seu.
Cara, parabéns. Já vi videos de todo o tipo no RUclips, mas, o roteiro e o gancho que você deixa para o outro vídeo é espetacular. Mostrou seu respeito e dedicação com seu trabalho👏 , ganhou um inscrito
Os políticos, de olho em poder local, e com visão em oportunidades de roubar, são os que mais querem criação de novos Estados, e se aproveitam de projetos em andamento.
Nem tanto ao céu nem ao inferno, acredito que antes dos estados seria interessante discutir sobre alguns municípios inviáveis para que sejam integrados ao município mais próximo. E aí sim passaria a próxima fase que são os estados.
День назад+4
Parabéns pelo vídeo! Ótimas informações que eu não possuia.
Minha sugestão é fazer um vídeo sobre as divisões municipais nos Estados Unidos, especialmente Los Angeles. Eu assisti um vídeo de um cara de lá explicando as bizarrices nos limites de Los Angeles e a história da formação do mapa da cidade. Lá tem até uma cidade do interior dentro de Los Angeles, chamada San Fernando. Além de Santa Mônica, Beverly Hills, Burbank entre outras. O problema é que o vídeo é em inglês, e as edições deles é muito acelerada, devo ter perdido muita informação interessante.
@@alladinandarilhobrazuca6357 Pelo que ele mostrou, são municípios distintos. Não tem ligação administrativa com Los Angeles. Lá, a cidade vai crescendo de acordo com a compra dos territórios. Porém, em alguns pontos, a região não quis ser comprada por Los Angeles e manter autonomia como município independente. San Fernando, por exemplo, é uma cidade pequena absolutamente dentro de Los Angeles. É um enclave dentro de Los Angeles. Outra coisa interessante é que em alguns pontos, existem faixas estreitas por onde se prolonga a cidade para poder chegar ao mar. Além de outras questões interessantes com limites e placas de ruas que mudam de modelo de acordo com o padrão de cada município na mesma esquina.
@@CanalExclave Sim. Olhei agora no histórico. É esse canal, mesmo. Se achar interessante para o seu canal, poderia fazer uma versão do vídeo que ele fez sobre Los Angeles, seria muito bom para gente entender melhor. Tem muita coisa interessante sobre geografia pelo mundo que a gente nem imagina.
"Lá tem até uma cidade do interior dentro de Los Angeles"... Isso se chama 'enclave' e não é tão incomum como pode parecer; inclusive, existe também no Brasil.
@@thyagoserraoalmeida Era tudo mata, literalmente! Era tudo um estado só porque antigamente não tinha a necessidade de criar outros, ja que a população que tinha era muito dispersa. Se vc olhar um mapa antigo, São Paulo ia de Rondônia ate o Paraná, e depois foram criando novos Estados conforme as populações iam se formando, o mesmo ocorreu com Grão-Pará
Eu sou do norte de Minas e sou a favor da criação de um novo estado, em 1986 quando newton Cardoso era governador tinha um projeto da criação do estado de São Francisco em juntar o norte de Minas com o sertão bahiano
Parabéns pelos teus vídeos: Tu podes falares sobre a Ideia dos cem novos estados brasileiros? O conhecido: "Resumo da proposta de Constituição de um novo país chamado Brasil".
Pior q é uma região muito carente de serviços públicos como infraestutura, transporte, segurança e saúde…GO praticamente ignora esses municípios pra q eles sejam ajudados pelo DF, e o DF tmb não faz nada a respeito e ignora por serem municípios goianos e a galera desses municípios sofre nesse limbo de um empurrando pro outro a responsabilidade…pra galera desses municípios talvez melhorasse muito a situação, são mais de 1.5 milhão de pessoas nessas cidades q sofrem nesse limbo, então não acho tão absurda a ideia mas ainda acho q faria mais sentido se juntar ao DF do que virarem um estado próprio…
Brasília é uma capital insana,criada para afastar os políticos dos grandes centros populacional, longe de empresas e sindicatos e cercado de quartéis para proteger os políticos da ira e das manifestações do povo.
@@fabianofp9559 o projeto foi arquivado, mas outros podem surgir com o mesmo propósito, até porque nunca houve plebiscito. Mas seria bom ter esse estado, eu chamaria de Planalto Central, um nome mais bonito que entorno. Esse estado englobaria todas as cidades do entorno mais as regiões administrativas do DF que seriam municípios. Como DF restaria apenas o plano piloto.
Tocantins só foi reconhecida como estado em 1992. As leis começaram ser elaboradas em 1988,mas algumas fontes que vejo oficializar estado de Tocantins em 1992. Mesmo assim,já passou de 30 anos de 1992.
Gostei de alguns desses estados, Brasil possuem estados muito grandes que ficam dificeis de se administrar, mas admito que como goiano não gostei da ideia de separar mais um territorio do estado
Se for o triângulo mineiro este deveria ser reanexado ao estado de São Paulo porque já nos pertenceu um dia assim como áreas do Sul do Paraná sul de Minas e sul do estado do mato grosso do Sul 👍👍
Mais um ótimo vídeo Olavo, acho muito interessante conhecer essas curiosidades do Brasil, mas não sou a favor de tanta separação assim, nosso país ia virar uma colcha de retalhos.
É muito triste a punição aos estados que produzem riqueza, cuja arrecadação é redistribuída para os estados que pouco ou nada produzem, cuja população é sofrida e pobre por causa dos políticos e famílias de coronéis que os governam há muito tempo. Somente após encher as contas bancárias dos políticos dessas regiões e da alta casta do funcionalismo público de Brasília é que sobra ao povo pobre algumas migalhas de tudo que foi arrecadado. As políticas tinham que ser redirecionadas para que as regiões mais pobres do Brasil pudessem virar a chave e produzir riqueza, tornando-se autossustentáveis. Aí sim poderia justificar novas divisões desses estados. Mas a qual político interessa isso? Achei o cúmulo da canalhice a proposta de divisão de estados como Maranhão, Piauí, Amazonas (em vários estados), Bahia e Pará (em vários estados). Isso é multiplicar a roubalheira sem trazer benefícios reais para a população. Ou alguém aí acredita em políticos?
Embora eu goste muito de imaginar novas dinâmicas como essa, eu sou contra a criação de novos estados pois resultaria no aumento ainda mais abusivos de impostos para sustentar novos governos estaduais, deputados e etec... Temos é que enxugar a máquina pública.
@@incredibilistodos que vivem nas demais regiões fora de Belém são a favor da separação. Principalmente sul do Pará que tem as duas cidades mais ricas do estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás) e Belém consome quase toda a riqueza produzida lá. Precisam separar urgente, os recursos não são distribuídos justamente.
Pelo tamanho da população enorme de Sao Paulo deveria sim se criar um novo estado dividindo o estado de SP, tambem seria bom criar territórios no norte do país na regiao de floresta amazônica, no nordeste deveria se ter a unificação de estados pequenos como sergipe e alagoas e paraiba e rio grande do norte, pois nao compensa ter estado pequeno assim.
Sem sentido seu comentário, pois o Rio Grande do Norte é maior que o Rio de Janeiro e nem por isso vc falou nele. Vc também propõe a junção do Rio de janeiro com o Espírito Santo?
Eu lembro que nas eleições de 1988, tinha um candidato a prefeito aqui em São Paulo que queria criar o Estado de Piratininga, que seria a região da Grande São Paulo.
Talvez o único estado que faz sentido criar, qualquer divisão em SP já melhoraria a representatividade no congresso e senado, sem criar mais um estado insolvente como a maioria é.
Faria sentido se pensarmos que cidades como Berlin são estados do próprio país. Nesse caso, acho que Santos, Campinas ou Bauru (mais central) seriam boas escolhas de capital pro estado de SP
@@91HFHFnão cara, isso seria péssimo. . Pensa na quantidade de impostos que iriam para sustentar uma cambada de políticos, criação de prefeituras, de secretarias. . E mais um monte de funcionário publico colocado para servir de cabide político. . Tomara que o Brasil não crie mais nenhum estado, essa definitivamente não é a solução para os problemas.
@gustavomarsal lembre-se que atualmente Bahia + Pernambuco possuem juntos quase a mesma quantidade de deputados de SP, mesmo com uma população combinada de 25 milhões contra os 45 milhões de SP. SP é o ÚNICO lugar do Brasil que se dividir ganha força política. Mas realmente isso não vai acontecer, não se preocupe.
O Estado São Francisco é um absurdo até hj n ter sido criado, região ceifada de Pernambuco provisoriamente, nunca foi devolvida e nunca virou uma nova zona administrativa, enquanto atualmente é má gerida pela Bahia.
A princípio imagino que seja viável o desmembramento de Pará e Mato Grosso. A consequência lógica seria a maior urbanização e desenvolvimento de áreas pouco povoadas.
Não é tão simples assim. Mas se fosse criar estado novo também escolheria Pará e Mato Grosso. Amazonas por mais que seja maior não mexeria de jeito nenhum.
A questão é que são estados amazonicos, isso causaria mais desmatamento, além de que só criariam mais estados pobres e esquecidos do norte e o sul permanece intocável
@@witshow18 Não é minimamente simples, pelo contrário. Também não mexeria com o Amazonas, não há plausibilidade de desmembrar um estado formado em 90% por florestas.
@@aquilestorrs Nenhum estado do sul, sudeste e nordeste precisa se desmembrar. Os do norte e centro-oeste, contudo, possuem baixa densidade demográfica, e pouco desenvolvimento do interior. Não sou a favor de criar novos estados, pelo contrário, alguns deveriam se fundir. Mas caso fossem criados, a consequência lógica seria mais desenvolvimento, a exemplo do que aconteceu com o Mato Grosso do Sul e o Tocantins.
Tem que criar mesmo, refazer todo o Brasil, com todos os estados do país relativamente do mesmo tamanho e as capitais sempre no meio dos novos estados, só assim a população do interior seria atendida, pois tudo se concentra nas capitais e só gera concentração de riquezas e violência. Assim, todas as regiões iriam ser melhores administradas e o turismo para conhecer esses novos estados ia melhorar muito.
O "Estado do Iguaçu" também já foi muito debatido e no final, engavetado! Será que só eu lembro dele? PS: Sou contra a criação de novos territórios, estados e/ou municípios, pois todos virariam cabides de emprego e novas tetas para políticos corruptos.
Também gostaria muito de que as meso e as microrregiões lá de 2017 pudessem fazer a possível interface entre os territórios, os novos Estados e sua terra de origem.
Carajás e Tapajós, 97% dos eleitores disseram sim, só que o TRE-PA decidiu que o Pará remanescente deveria votar, dessa forma, inviabilou a decisão da parte interessada que 97% disse sim
Quanto mais estados, mais o povo do interior será atendido, pois tudo se concentra nas capitais. Além disso, iria desenvolver essas regiões esquecidas e o turismo no Brasil ia alavancar muito.
Perguntas cruciais: 1. Quanto custa um estado ?? 2. Qual a geração de riqueza dessas regiões; 3. A quem interessa a criação desses estados. Lembrando que ja e istem mais de uma dezena de estados deficitários no pais. E alguns onde há mais bolsas benefícios do que carteiras assinadas ....
Sou favoravel desde que levem desenvolvimento para locais atrasadissimos, como algumas regioes Amazonicas, Pantanal, partes do Nordeste, Minas e Bahia. 30% da riqueza do Brasil se concentra em Sao Paulo, bem como 50% da populaçao do Pais tambem, olhem o caos que se tornou Sao Paulo. Entao Desenvolvendo essas regioes hinospitas, incentivando a imigraçao interna e externa, e espalhando a populaçao para essas regioes, diminui ate os risco do olho grande estrangeiro na Amazonia brasileira. Pesquisem como eram o cerrado antes da construçao da Capita federal antes de 1960.
O único que vi sentindo foi do Estado do Tapajós, AM e PA são grandes demais, já PE e AL deveriam se unir novamente, já que foram separados como uma punição pela Ressurreição Pernambucana de 1817.
Mais estados pra governos sugarem os estados que trabalham. SP principalmente. Mais um bando de sanguessugas de dinheiro dos nossos impostos. Mais juízes e etc ganhando mais de 100.00 de penduricalhos. Mais senadores e deputados pra sugarem nosso dinheiro. Seria muito bom dividir mais o Brasil pra melhorar a administração, mas no fundo, sabemos o verdadeiro interesse. Triste…
Eu apoio a criação de novos estados desde que se diminuía a quantidade de municípios, lugares com menos de 5k ser município é absurdo. E é lógico que deveria reduzir salários. Tapajós, sul da Bahia, norte de Minas, acho q seriam bons para o desenvolvimento da região se fossem outros estados
O tapajós é a área que mais precisa virar estado, concordo em parte com a fusão de vários municípios com menos de 5 mil habitantes, porém há exceções que deveriam se manter autônomos como alguns municípios de Mato grosso de altíssima renda per capita. Seria interessante se a grande São Paulo com 22 milhões de habitantes virasse um estado os interesses da região são totalmente antagônicos ao do interior do estado e assim o estado inteiro acaba ficando travado em várias questões.
Vamo por todos os Estados do Brasil hoje existentes como: "do Sul, do Norte", por exemplo: Rio Grande, Rio Grande de Sul, Rio Grande do Norte, assim fica difícil eles terem criatividade pra criar um Estado Novo
A divisão em que se encontra o nosso querido Brasil está ótimo. Já tem políticos demais trupicando um no outro, a maioria arquitetando durcurso bonito e acão que é bom para melhorar nossa Nação tá na estaca zero. Mais ao Norte, acima da linha do Equador deparamos com Estados Unidos da América do Norte. Aqui temos : Estados Críticos da América do Sul
Lembro de ter comentado alguns desses projetos com minha prof de geografia na escola em 2006, após eu ver um mapa do Brasil todo fragmentado. Ela falou q era impossível disso tudo ser aprovado.
Sou a favor, mas não dessa maneira, deveriam criar novos estados todos com mais ou menos o mesmo tamanho e a capital sempre deve ser no meio do estado, pois a verdade é que a população do interior sempre é esquecida. Tudo se concentra nas capitais.
Olavo, o que surpreende são nossos políticos, tão ávidos por gordas boquinhas, terem vetado a criação de novos Estados, o que mostra que ainda há esperança no futuro do Brasil...
Acredito que a criação do Estado do Rio São Francisco, ou São Francisco, faria mais sentido historicamente, uma vez que era o território da antiga Comarca do São Francisco da Província de Pernambuco e depois foi repassado para Minas Gerais antes de ser transferido para a Bahia. Economicamente, também faria sentido, visto que faz parte integrante da Região do MATOPIBA.
Nada Haver, pois o processo de povoamento do oeste baiano foi feito por bainos de outras regiões do estado e tbm de pessoas de outros estados do Nordeste. A região da MATOPIBA é só uma fronteira agrícola, não é parâmetro de Norte, sul, leste ou oeste
@@ViniciusJOAlmeida A região da Matopiba é viável sim, mas criar um estado ne uma região que não tem nem 1 milhão de habitantes, e não se sustentaria sozinha isso sim não é viável
O povo não pensa que serão 3 senadores, alguns deputados proporcionais aos habitantes, toda uma estrutura de estado que o Brasil não comporta mais, mais juízes, tribunais, desembargadores. Tem que melhorar a administração dos Estados isso sim.
É impossível um estado novo ser criado seguindo esses ritos previstos na constituição, nunca que a população da parte do estado que não quer se separar vai votar a favor de uma separação. Tanto é que todos os novos estados "recentes" que o Brasil ganhou (Tocantins por ex), nenhum foi criado depois de um plebiscito.
Esse mapa estados do Brasil ta meio bagunçado, deveria ter estado bem organizado com quadrado igual estado Unidos. E aquele 2 país que estão ao lado do Amapá deveria ser do Brasil quem sabe se o Brasil tivesse presidente com coragem comprar aquele dois país da Franças😅
Parabéns pelo vídeo, Olavo! Uma dúvida: o município de Barra do Garças realmente pertence à região do possível estado do Araguaia? Considerando a localização do município no mapa e o mapa mostrado no vídeo, pareceu ficar mais ao sul, não seria isso?
É isso mesmo, o provável município mais populoso desse estado seria São Félix do Araguaia e não Barra do Garças, que por sua vez permaneceria dentro do estado de Mato Grosso!
Amazonas, Pará e Mato Grosso sendo maiores que A Bahia e Minas Gerais, nada haver viu. Os políticos tanto da Direita como da esquerda estão com uma política de cortes de gastos. Então esquece
Mais desenvolvimento, mais atendimento a população do interior, menos concentração de pessoas no Rio e São Paulo, com menos favelas e violência nessas cidades, e mais turismo interno e vibrante. E mais chances de outros brasileiros renovarem a política.
Mais Senadores, Deputados Federais, mais um monte de assessores e aspones... Chega!!! precisa diminuir o número de Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos, Vereadores, etc...
Não acho que novos estados devam ser criados, mas haveria a necessidade de criar territórios federais (sob administração direta da União) em áreas estratégicas para a soberania nacional, aproveitando inclusive áreas que hoje são estados, mas que são economicamente inviáveis. A saber: Fernando de Noronha (FN) Alto Rio Negro (AN - seria a área mostrada no vídeo + RR) Iguaçu (IG - porções oeste de PR e SC)
Muito bom. Eu sou a favor da criação de novos estados. O que seria o estado do R São Francisco, pertencia a Pernambuco que foi anexado "provisoriamente" pela Bahia. Assim como as terras que estão a noroeste de Sergipe, pertenciam a ele, eu as anexaria novamente a Sergipe, visto que toda aquela população utilizam mais de Sergipe do que da própria Bahia.
Difícil defender a criação de Estados onde a maior cidade não passa de 100 mil habitantes kkkk Aproveitando o assunto de territórios, aqui em Sergipe, São Cristóvão pediu a IBGE remarcar a dívida do município na Zona de Expansão de Aracaju, que vai até um pedaço da Zona Oeste, o problema é que quem morra nos bairro do Mosqueiro, não tem acesso direto à sede de São Cristóvão 😂, por isso eles exigem um plebiscito.
Cada novo estado, maior o desmatamento! Reclamam dos incêndios no Pantanal, mas esquecem o motivo, a divisão do MT. A criação do MS dizimou suas florestas e está levando ao fim do pantanal, pois na derrubada das florestas, acabaram por aniquilar as fontes d'água e o resultado já é visto: redução do volume dos rios!
Mas aí tbm tem as leis e órgãos de combate a queimadas, como também a gnt tem que levar em conta a ocupação do território. Pecuária e agricultura são as duas primeiras atividades econômicas de qualquer lugar. Depois, o MS se não existisse enquanto estado, talvez não fosse desenvolvido como é hoje, por concentrar recursos em Cuiabá.
Deveria era ser dividido em quatro estados, assim como todos os grandes estados do Brasil. Por essa concentração de renda principalmente na capital que surgem favelas, poluição e violência. Dividir esses estados é o caminho, assim a população vai diminuir nas capitais, e consequentemente menos favelas, pobreza e violência.
De vez em quando eu ensaio a reunificação dos estados do leste nordestino em um só: SE, AL, PE, PB e RN como o estado de Pernambuco. Outras ideias são unificar: 1. Maranhão e Piauí; 2. RJ, ES e MG; 3. Toda a região Sul.
Sergipe não tem nada a ver com a antiga Capitania de Pernambuco! Sergipe tem o sotaque e cultura mais parecida com a Bahia e fazia parte da Bahia! Conheci um sergipano de Aracaju e ele fala totalmente diferente das pessoas daqui de Alagoas e de Pernambuco, o sotaque dele é mais próximo da Bahia. Alagoas sim fez parte de Pernambuco junto com Paraíba e Rio Grande do Norte!
9:27 Falando como uma gaúcha, acharia muito difícil o estado se separar em dois, temos um espírito muito unido, por mais que quem seja da fronteira se diferencie do norte com SC ou do nosso litoral, é um espírito gaúcho de que somos fortes juntos
Não sou contra a ideia da criação de novos estados em pról da descentralização do desenvolvimento. No entanto, acho que primeiro precisaria de uma redução drástica de municípios (principalmente em Minas), e criação de várias leis de austeridade e cortes de gastos estaduais e municipais.
Sou contra isso. Isso com certeza gera muito mais gastos com o povo brasileiro. Bancar prefeitos vereadores deputados senadores governos estaduais. Isso tudo é jogar dinheiro fora. Tomará Deus isso não aconteça.
Aumentar o número de estados, só aumentaria o número de políticos, aumentando os gastos públicos. As receitas continuaria a mesma para mais despesas!
Não, mais estados dividiria o número atual
Não exatamente Sandra, quando dividimos um Estado, na maioria das vezes contamos com a capacidade e a expectativa de podermos criar unidades administrativas menores, para serem governadas com mais efetividade, e zonas q não recebem tanta atenção possam crescer e se desenvolver.
@FodaseNaoLigo repartindo a miséria. Pior ainda com o país falido.
@@--------4644engano seu, é mais gastos sim. So senadores vem mais 3 parasitas e mais 8 deputados federais no minimo. E os.deputados estaduais?
Quando Tocantins era parte de Goiás, tinha menos de 10% do PIB, hoje em dia o PIB é igual.
E Ratanabá? não tem projeto ainda? rsrs
Está na lista de extindos igual Guanabara
não fala disso aq, vai q o governo descobre q vc sabe kkkk
😂
😂😂🤣🤣
Tá confirmado já.
Nada de criar Estados, mas, sim, diminuir o número de municípios , pois muitos somente existem para acomodar aliados e gerar despesas para os cofres da Nação !
No momento o Estado mais novo do Brasil é o Estado crítico 😂 feliz ano novo Olavo! 🙏
CRÍTICO E CAÓTICO, KKKK
Verdade estado crítico e desgovernado . @@gerlynascimento6453
Podia ser Estado de Falência total.
para bolsominions, sim.
São idiotizados...
Estado de COMA é mais real.
Primeiro vídeo que assisto do canal, muito legal!
Me lembro do plebiscito do Tapajós e do outro estado do Pará, com a Joelma e o PH Ganso fazendo campanha pela não divisão.
Já o Beto Barbosa apoiou. O pessoal de Tapajos e Carajas votaram a maioria esmagadora para ter a divisão.
@@michellmorrison
Nosso país é um desastre contínuo que nunca cessa
@@michellmorrisonE não dividiram?. O povo já acordou, não querem mais divisão. Divisão é aumentar despesas.
Ignorância do povo d Belém, a grande SP é um aglomerado d várias cidades muitas sem condições d ser cidade ( não arrecadam suficiente) os cargos públicos são um braço forte da economia do sul ( Bolsonaro queria extinguir municípios com arrecadação insuficiente) e advinha qntas cidades estão no norte ? Pesquisem 👍👍👍
Já que não é possível criar novos estados poderiam desfederalizar o Brasil e o que poderia tirar o absolutismo de Brasília alterando a Constituição para que cada estado pudesse gerenciar os seus próprios recursos sem a obrigação de enviá- los para Brasília e também dar autonomia para que os Estados tivessem suas próprias leis a exemplo dos EUA e a Constuição a Federal fica restrita só aos direitos humanos, saúde e educação e leis internacionais. O restante cada estado decidiria por si em outros temas.
Até porque o governo central só incentiva a industrialização de sp!
Mas isso então seria federalizar o Brasil. Nós temos "República Federativa" no nome, mas ainda somos muito unitários, diferente dos EUA que são uma federação verdadeira
4:25 Sinop também não estaria nesse outro estado, sua possível cidade mais populosa seria Alta Floresta.
Alta Floresta não tem uma economia mais desenvolvida que Sinop...
@jeffy.ferreira então nem adianta fazer esses novos estados!
Isso apenas aumentaria números de políticos e sabemos que essa ideia somente piora as coisas. A verdade é que deveríamos reduzir o número de cidades (há algumas que não têm a mínima condição de existir como município e deveriam voltar a ser distritos de centros maiores).
Não necessariamente piora. Pra Tocantins foi muito bom se emancipar de Goiás. Era uma região totalmente esquecida pelo governo estadual goiano.
@@cobrasolida85 Exato, não dá pra cair em argumento falacioso de mais político etc. Até concordo com a diminuição do número de cidades, porém para Estados algumas destas propostas seriam até vantajosas para algumas regiões que atualmente são esquecidas
Que bom ver que o canal voltou a ter uma boa frequência de vídeos. Continue assim Olavo, seu canal é ótimo e também essencial para a sociedade, não temos muitos canais tão didáticos e informativos como o seu.
Muito, muito obrigado!
Cara, parabéns. Já vi videos de todo o tipo no RUclips, mas, o roteiro e o gancho que você deixa para o outro vídeo é espetacular. Mostrou seu respeito e dedicação com seu trabalho👏 , ganhou um inscrito
Que legal ler isso! Seja sempre bem-vindo aqui
Os políticos, de olho em poder local, e com visão em oportunidades de roubar, são os que mais querem criação de novos Estados, e se aproveitam de projetos em andamento.
Nem tanto ao céu nem ao inferno, acredito que antes dos estados seria interessante discutir sobre alguns municípios inviáveis para que sejam integrados ao município mais próximo. E aí sim passaria a próxima fase que são os estados.
Parabéns pelo vídeo! Ótimas informações que eu não possuia.
😊😊
40 graus de calor na sombra.
Mais o que mais me assombra.
É ver o estado de vários estados.
Que o poeta ama. (G.O.G)
Minha sugestão é fazer um vídeo sobre as divisões municipais nos Estados Unidos, especialmente Los Angeles.
Eu assisti um vídeo de um cara de lá explicando as bizarrices nos limites de Los Angeles e a história da formação do mapa da cidade.
Lá tem até uma cidade do interior dentro de Los Angeles, chamada San Fernando. Além de Santa Mônica, Beverly Hills, Burbank entre outras.
O problema é que o vídeo é em inglês, e as edições deles é muito acelerada, devo ter perdido muita informação interessante.
Em verdade, esses lugares que voce citou nao sao regioes administrativas autonomas e sim "distritos" da Grande Los Angeles.
Geography Now, certo? Sou fã!
@@alladinandarilhobrazuca6357 Pelo que ele mostrou, são municípios distintos. Não tem ligação administrativa com Los Angeles.
Lá, a cidade vai crescendo de acordo com a compra dos territórios. Porém, em alguns pontos, a região não quis ser comprada por Los Angeles e manter autonomia como município independente.
San Fernando, por exemplo, é uma cidade pequena absolutamente dentro de Los Angeles. É um enclave dentro de Los Angeles.
Outra coisa interessante é que em alguns pontos, existem faixas estreitas por onde se prolonga a cidade para poder chegar ao mar. Além de outras questões interessantes com limites e placas de ruas que mudam de modelo de acordo com o padrão de cada município na mesma esquina.
@@CanalExclave Sim. Olhei agora no histórico. É esse canal, mesmo.
Se achar interessante para o seu canal, poderia fazer uma versão do vídeo que ele fez sobre Los Angeles, seria muito bom para gente entender melhor. Tem muita coisa interessante sobre geografia pelo mundo que a gente nem imagina.
"Lá tem até uma cidade do interior dentro de Los Angeles"...
Isso se chama 'enclave' e não é tão incomum como pode parecer; inclusive, existe também no Brasil.
Tirando AM, MT e PA, que possuem territórios muito grandes, maiores que muitos países do mundo, o restante não precisa dividir.
Discordo plenamente. O Pará perdeu o Amazonas, perdeu o Amapá e isso fez o que?
O Amazonas tambem perdeu Roraima e a região de Porto velho @@thyagoserraoalmeida
@@blackShaw2827
O Acre era do Amazonas. Perdeu na justiça.
@@thyagoserraoalmeida Era tudo mata, literalmente! Era tudo um estado só porque antigamente não tinha a necessidade de criar outros, ja que a população que tinha era muito dispersa. Se vc olhar um mapa antigo, São Paulo ia de Rondônia ate o Paraná, e depois foram criando novos Estados conforme as populações iam se formando, o mesmo ocorreu com Grão-Pará
@@thyagoserraoalmeida que motivo mais besta
Eu sou do norte de Minas e sou a favor da criação de um novo estado, em 1986 quando newton Cardoso era governador tinha um projeto da criação do estado de São Francisco em juntar o norte de Minas com o sertão bahiano
Parabéns pelos teus vídeos: Tu podes falares sobre a Ideia dos cem novos estados brasileiros?
O conhecido: "Resumo da proposta de Constituição de um novo país chamado Brasil".
Quem acha que esses estados qur o Olavo falou são loucura nunca viu essa aí que você falou kkkk
O mais absurdo seria o do Entorno. Completamente insana essa ideia.
Se pelo menos aglutinasse o DF pro pessoal da região poder ter um estado pra ser seu e não apenas ser brasiliense e Brasília virasse cidade federal...
Pior q é uma região muito carente de serviços públicos como infraestutura, transporte, segurança e saúde…GO praticamente ignora esses municípios pra q eles sejam ajudados pelo DF, e o DF tmb não faz nada a respeito e ignora por serem municípios goianos e a galera desses municípios sofre nesse limbo de um empurrando pro outro a responsabilidade…pra galera desses municípios talvez melhorasse muito a situação, são mais de 1.5 milhão de pessoas nessas cidades q sofrem nesse limbo, então não acho tão absurda a ideia mas ainda acho q faria mais sentido se juntar ao DF do que virarem um estado próprio…
Esse projeto ja foi arquivado.
Brasília é uma capital insana,criada para afastar os políticos dos grandes centros populacional, longe de empresas e sindicatos e cercado de quartéis para proteger os políticos da ira e das manifestações do povo.
@@fabianofp9559 o projeto foi arquivado, mas outros podem surgir com o mesmo propósito, até porque nunca houve plebiscito. Mas seria bom ter esse estado, eu chamaria de Planalto Central, um nome mais bonito que entorno. Esse estado englobaria todas as cidades do entorno mais as regiões administrativas do DF que seriam municípios. Como DF restaria apenas o plano piloto.
Tocantins só foi reconhecida como estado em 1992. As leis começaram ser elaboradas em 1988,mas algumas fontes que vejo oficializar estado de Tocantins em 1992. Mesmo assim,já passou de 30 anos de 1992.
Gostei de alguns desses estados, Brasil possuem estados muito grandes que ficam dificeis de se administrar, mas admito que como goiano não gostei da ideia de separar mais um territorio do estado
Eu não vejo essa dificuldade nos Estados atuais não.
Tem um Estado que eu queria ver: o Triângulo. Mas acho que é utopia.
Se for o triângulo mineiro este deveria ser reanexado ao estado de São Paulo porque já nos pertenceu um dia assim como áreas do Sul do Paraná sul de Minas e sul do estado do mato grosso do Sul 👍👍
Mais um ótimo vídeo Olavo, acho muito interessante conhecer essas curiosidades do Brasil, mas não sou a favor de tanta separação assim, nosso país ia virar uma colcha de retalhos.
O ideal seria separar o país por região, cada uma se tornando um país independente.
É muito triste a punição aos estados que produzem riqueza, cuja arrecadação é redistribuída para os estados que pouco ou nada produzem, cuja população é sofrida e pobre por causa dos políticos e famílias de coronéis que os governam há muito tempo. Somente após encher as contas bancárias dos políticos dessas regiões e da alta casta do funcionalismo público de Brasília é que sobra ao povo pobre algumas migalhas de tudo que foi arrecadado. As políticas tinham que ser redirecionadas para que as regiões mais pobres do Brasil pudessem virar a chave e produzir riqueza, tornando-se autossustentáveis. Aí sim poderia justificar novas divisões desses estados. Mas a qual político interessa isso?
Achei o cúmulo da canalhice a proposta de divisão de estados como Maranhão, Piauí, Amazonas (em vários estados), Bahia e Pará (em vários estados). Isso é multiplicar a roubalheira sem trazer benefícios reais para a população. Ou alguém aí acredita em políticos?
Ah, para!
O rj recebeu mais de 342 bilhões de reais recebidos pelo tal PAC!
Foi um quinto do PAC!
Mais um ótimo vídeo. Parabéns e sucesso!
Muito obrigado!!
Interessante seu trabalho
Parabéns, bom ano novo
Deus abençoe
Obrigado! Apareça sempre aqui no canal
Embora eu goste muito de imaginar novas dinâmicas como essa, eu sou contra a criação de novos estados pois resultaria no aumento ainda mais abusivos de impostos para sustentar novos governos estaduais, deputados e etec... Temos é que enxugar a máquina pública.
Não se cria impostos para novos estados.
Faltou comentar que no Pará houve plebiscito para a criação do tapajos e carajas foi rejeitado pela população em 2011.
Sim
Graças a Deus que a população rejeitou.
@@andersonnkw *A capital rejeitou
Maior parte da capital né, porque a população que vive na região do tapajós era a favor
@@incredibilistodos que vivem nas demais regiões fora de Belém são a favor da separação. Principalmente sul do Pará que tem as duas cidades mais ricas do estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás) e Belém consome quase toda a riqueza produzida lá. Precisam separar urgente, os recursos não são distribuídos justamente.
O certo também é serjipe é a lagoas serem um só. E o pernambuco anexar de juazeiro e crato até o sul do Ceará.
Aí dento, Juazeiro do Norte e crato é do Ceará, saí pra lá.
SerJipe é de doer hein. Haha
Concordo com Alagoas é Sergipe, dois estados minúsculos, deveriam se juntar mesmo.
Pelo tamanho da população enorme de Sao Paulo deveria sim se criar um novo estado dividindo o estado de SP, tambem seria bom criar territórios no norte do país na regiao de floresta amazônica, no nordeste deveria se ter a unificação de estados pequenos como sergipe e alagoas e paraiba e rio grande do norte, pois nao compensa ter estado pequeno assim.
Sem sentido seu comentário, pois o Rio Grande do Norte é maior que o Rio de Janeiro e nem por isso vc falou nele. Vc também propõe a junção do Rio de janeiro com o Espírito Santo?
Você conhece o RN?
@@josemarcel8867 porque. vai dizer que não concorda?
@@rafa95910 RJ e ES também
@@Gustagont Eu sou do RN.
Eu lembro que nas eleições de 1988, tinha um candidato a prefeito aqui em São Paulo que queria criar o Estado de Piratininga, que seria a região da Grande São Paulo.
Talvez o único estado que faz sentido criar, qualquer divisão em SP já melhoraria a representatividade no congresso e senado, sem criar mais um estado insolvente como a maioria é.
Faria sentido se pensarmos que cidades como Berlin são estados do próprio país. Nesse caso, acho que Santos, Campinas ou Bauru (mais central) seriam boas escolhas de capital pro estado de SP
@@91HFHFnão cara, isso seria péssimo.
.
Pensa na quantidade de impostos que iriam para sustentar uma cambada de políticos, criação de prefeituras, de secretarias.
.
E mais um monte de funcionário publico colocado para servir de cabide político.
.
Tomara que o Brasil não crie mais nenhum estado, essa definitivamente não é a solução para os problemas.
@gustavomarsal lembre-se que atualmente Bahia + Pernambuco possuem juntos quase a mesma quantidade de deputados de SP, mesmo com uma população combinada de 25 milhões contra os 45 milhões de SP.
SP é o ÚNICO lugar do Brasil que se dividir ganha força política.
Mas realmente isso não vai acontecer, não se preocupe.
São Paulo do Sul seria uma região sem muitas empresas e com muita mata atlântica e econômia rural
O Estado São Francisco é um absurdo até hj n ter sido criado, região ceifada de Pernambuco provisoriamente, nunca foi devolvida e nunca virou uma nova zona administrativa, enquanto atualmente é má gerida pela Bahia.
Concordo
Os políticos da quela região não apoiam esse movimento, não nem questão estadual e local mesmo
Acho que os únicos realmente vantajosos são Tapajós e Maranhão do Sul
A princípio imagino que seja viável o desmembramento de Pará e Mato Grosso. A consequência lógica seria a maior urbanização e desenvolvimento de áreas pouco povoadas.
Não é tão simples assim. Mas se fosse criar estado novo também escolheria Pará e Mato Grosso. Amazonas por mais que seja maior não mexeria de jeito nenhum.
A questão é que são estados amazonicos, isso causaria mais desmatamento, além de que só criariam mais estados pobres e esquecidos do norte e o sul permanece intocável
@@witshow18 Não é minimamente simples, pelo contrário. Também não mexeria com o Amazonas, não há plausibilidade de desmembrar um estado formado em 90% por florestas.
@@aquilestorrs Nenhum estado do sul, sudeste e nordeste precisa se desmembrar. Os do norte e centro-oeste, contudo, possuem baixa densidade demográfica, e pouco desenvolvimento do interior. Não sou a favor de criar novos estados, pelo contrário, alguns deveriam se fundir. Mas caso fossem criados, a consequência lógica seria mais desenvolvimento, a exemplo do que aconteceu com o Mato Grosso do Sul e o Tocantins.
Tem que criar mesmo, refazer todo o Brasil, com todos os estados do país relativamente do mesmo tamanho e as capitais sempre no meio dos novos estados, só assim a população do interior seria atendida, pois tudo se concentra nas capitais e só gera concentração de riquezas e violência. Assim, todas as regiões iriam ser melhores administradas e o turismo para conhecer esses novos estados ia melhorar muito.
Excelente canal 👏👏👏
O "Estado do Iguaçu" também já foi muito debatido e no final, engavetado!
Será que só eu lembro dele?
PS: Sou contra a criação de novos territórios, estados e/ou municípios, pois todos virariam cabides de emprego e novas tetas para políticos corruptos.
Rio Negro e Tapajós tinham que ser os mais urgentes, para aumentar a presença de brasileiros nas fronteiras da Colômbia e Suriname.
Também gostaria muito de que as meso e as microrregiões lá de 2017 pudessem fazer a possível interface entre os territórios, os novos Estados e sua terra de origem.
Carajás e Tapajós, 97% dos eleitores disseram sim, só que o TRE-PA decidiu que o Pará remanescente deveria votar, dessa forma, inviabilou a decisão da parte interessada que 97% disse sim
Que absurdo isso é uns vergonha para nosso país
Você falou ontem que a gente não gosta deste assunto…. Eu pelo menos adoro criação de novos estados kkkk
Menos o Amazonas, Amazonas tem q continuar ser gigante, Pra ser o maior estado.
Legal mais senadores e governadores
Quanto mais estados, mais o povo do interior será atendido, pois tudo se concentra nas capitais. Além disso, iria desenvolver essas regiões esquecidas e o turismo no Brasil ia alavancar muito.
Os estados novos sao criados unicamente para gerar mais vagas para governadores e senadores. Cuidado com o que voce defende!
@@allanismIsso tbm varia de estado para Estado, SC e ES msm parecem serem bem descentralizados, MT tbm está se descentralizando bem
Perguntas cruciais: 1. Quanto custa um estado ?? 2. Qual a geração de riqueza dessas regiões; 3. A quem interessa a criação desses estados.
Lembrando que ja e istem mais de uma dezena de estados deficitários no pais. E alguns onde há mais bolsas benefícios do que carteiras assinadas ....
Não conheço a realidade dessas regiões,mas acho que estas propostas são inviáveis...Não trariam beneficio algum...
Aumentar estado para quê? Mais despesas para os Estados que produzem pagarem. Simples assim.
Cada novo estado criado, resulta em mais impostos arrecadados em SP desviados para sustentar a nova máquina estatal!
Exatamente
Os outros estados são isentos? Se for quereo ressarcimento do que já paguei
Sou favoravel desde que levem desenvolvimento para locais atrasadissimos, como algumas regioes Amazonicas, Pantanal, partes do Nordeste, Minas e Bahia. 30% da riqueza do Brasil se concentra em Sao Paulo, bem como 50% da populaçao do Pais tambem, olhem o caos que se tornou Sao Paulo. Entao Desenvolvendo essas regioes hinospitas, incentivando a imigraçao interna e externa, e espalhando a populaçao para essas regioes, diminui ate os risco do olho grande estrangeiro na Amazonia brasileira. Pesquisem como eram o cerrado antes da construçao da Capita federal antes de 1960.
@@EdilsonRibeiro-o8h Concordo
Vdd
4:24 Sinop não está na área de abrangência deste mapa. Houve um engano aqui
Na realidade tem estados hoje muito pequenos que deveriam ser rendidos em um.
O único que vi sentindo foi do Estado do Tapajós, AM e PA são grandes demais, já PE e AL deveriam se unir novamente, já que foram separados como uma punição pela Ressurreição Pernambucana de 1817.
Mais estados pra governos sugarem os estados que trabalham. SP principalmente. Mais um bando de sanguessugas de dinheiro dos nossos impostos. Mais juízes e etc ganhando mais de 100.00 de penduricalhos. Mais senadores e deputados pra sugarem nosso dinheiro. Seria muito bom dividir mais o Brasil pra melhorar a administração, mas no fundo, sabemos o verdadeiro interesse. Triste…
Eu apoio a criação de novos estados desde que se diminuía a quantidade de municípios, lugares com menos de 5k ser município é absurdo. E é lógico que deveria reduzir salários. Tapajós, sul da Bahia, norte de Minas, acho q seriam bons para o desenvolvimento da região se fossem outros estados
O tapajós é a área que mais precisa virar estado, concordo em parte com a fusão de vários municípios com menos de 5 mil habitantes, porém há exceções que deveriam se manter autônomos como alguns municípios de Mato grosso de altíssima renda per capita.
Seria interessante se a grande São Paulo com 22 milhões de habitantes virasse um estado os interesses da região são totalmente antagônicos ao do interior do estado e assim o estado inteiro acaba ficando travado em várias questões.
Nao esquece do Estado do Iguaçu
Isso é mais pra arrecadar mais impostos, e colocarem mais políticos no poder, se isso for aprovado, não será nenhuma vantagem pra população.
essa criação de novos estados tem correlação com o controle de grandes latifundios?
Imperatriz tem mais de 280 mil habitantes, segundo a nova estimativa do IBGE
285.146 para ser mais preciso
Seria um belo nome para capital de um novo Estado
@@AondemichelAcabaram de bater 288 mil habitantes
@RafaelAndrade-fp9rbs mn mas n quero q o Maranhão do Sul vire um estado
Tô aqui só esperando esse estado de São Francisco. É uma necessidade e uma realidade. Que venha logo, sem demoras. Monarca do Brasil.
Não passa, porque aumenta deputados estaduais, governos dos estados, novas assembleias legislativas.
Aumentaria o custo da união de forma absurda.
Era pra juntar os estados menores em um só e não aumentar mais.
Vamo por todos os Estados do Brasil hoje existentes como: "do Sul, do Norte", por exemplo: Rio Grande, Rio Grande de Sul, Rio Grande do Norte, assim fica difícil eles terem criatividade pra criar um Estado Novo
Por exemplo: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Norte...
Gostei do canal muito interessante parabéns
Valeu!!
A divisão em que se encontra o nosso querido Brasil está ótimo. Já tem políticos demais trupicando um no outro, a maioria arquitetando durcurso bonito e acão que é bom para melhorar nossa Nação tá na estaca zero.
Mais ao Norte, acima da linha do Equador deparamos com Estados Unidos da América do Norte.
Aqui temos :
Estados Críticos da América do Sul
Tem que fundir estados , absurdo criar novos.
Lembro de ter comentado alguns desses projetos com minha prof de geografia na escola em 2006, após eu ver um mapa do Brasil todo fragmentado.
Ela falou q era impossível disso tudo ser aprovado.
Sou a favor, mas não dessa maneira, deveriam criar novos estados todos com mais ou menos o mesmo tamanho e a capital sempre deve ser no meio do estado, pois a verdade é que a população do interior sempre é esquecida. Tudo se concentra nas capitais.
Olavo, o que surpreende são nossos políticos, tão ávidos por gordas boquinhas, terem vetado a criação de novos Estados, o que mostra que ainda há esperança no futuro do Brasil...
0:18 quem criou este mapa só pode ter fumado um baseado kkkk
E esse baseado ainda tava vencido 😂😂😂😂
Acredito que a criação do Estado do Rio São Francisco, ou São Francisco, faria mais sentido historicamente, uma vez que era o território da antiga Comarca do São Francisco da Província de Pernambuco e depois foi repassado para Minas Gerais antes de ser transferido para a Bahia. Economicamente, também faria sentido, visto que faz parte integrante da Região do MATOPIBA.
Nada Haver, pois o processo de povoamento do oeste baiano foi feito por bainos de outras regiões do estado e tbm de pessoas de outros estados do Nordeste. A região da MATOPIBA é só uma fronteira agrícola, não é parâmetro de Norte, sul, leste ou oeste
@Luka-gu9xg citei MATOPIBA no sentido de que é uma região que poderá ser viável economicamente.
@@ViniciusJOAlmeida A região da Matopiba é viável sim, mas criar um estado ne uma região que não tem nem 1 milhão de habitantes, e não se sustentaria sozinha isso sim não é viável
Prá quê criar novos Estados? Só pra dar cargos a políticos? É um absurdo!
O Brasil não precisa se dividir mais, precisa que suas leis funcionem e "juizes" parem de andar fora da lei.
Espero que minha Jacundá esteja dentro desse novo estado aberto no Pará
Canal Exclave emprestou a voz de Oscar Schimidt. hahahahaha
O povo não pensa que serão 3 senadores, alguns deputados proporcionais aos habitantes, toda uma estrutura de estado que o Brasil não comporta mais, mais juízes, tribunais, desembargadores. Tem que melhorar a administração dos Estados isso sim.
É impossível um estado novo ser criado seguindo esses ritos previstos na constituição, nunca que a população da parte do estado que não quer se separar vai votar a favor de uma separação. Tanto é que todos os novos estados "recentes" que o Brasil ganhou (Tocantins por ex), nenhum foi criado depois de um plebiscito.
Deviam DIMINUIR o número de estados, municípios e de políticos, isso sim!
Amazonas nunca vai se dividir , nenhuma codade do estado sobrevive sem a capital Manaus
Duvido que vão criar novos estados algum dia.
Esse mapa estados do Brasil ta meio bagunçado, deveria ter estado bem organizado com quadrado igual estado Unidos. E aquele 2 país que estão ao lado do Amapá deveria ser do Brasil quem sabe se o Brasil tivesse presidente com coragem comprar aquele dois país da Franças😅
Parabéns pelo vídeo, Olavo! Uma dúvida: o município de Barra do Garças realmente pertence à região do possível estado do Araguaia? Considerando a localização do município no mapa e o mapa mostrado no vídeo, pareceu ficar mais ao sul, não seria isso?
É isso mesmo, o provável município mais populoso desse estado seria São Félix do Araguaia e não Barra do Garças, que por sua vez permaneceria dentro do estado de Mato Grosso!
Estado do Paranapanema mandou um abraço também!
No Paraná tinha o tal do estado do Iguaçu, na época fiquei muito com medo disso acontecer
Minas Gerais e BAHIA SIM ..ÁREA TERRITORIAL ENORME.
Amazonas, Pará e Mato Grosso sendo maiores que A Bahia e Minas Gerais, nada haver viu. Os políticos tanto da Direita como da esquerda estão com uma política de cortes de gastos. Então esquece
Mais governadores, deputados estaduais, etc... para manar as custas do estado.
Mais desenvolvimento, mais atendimento a população do interior, menos concentração de pessoas no Rio e São Paulo, com menos favelas e violência nessas cidades, e mais turismo interno e vibrante. E mais chances de outros brasileiros renovarem a política.
Mais Senadores, Deputados Federais, mais um monte de assessores e aspones... Chega!!! precisa diminuir o número de Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos, Vereadores, etc...
Não acho que novos estados devam ser criados, mas haveria a necessidade de criar territórios federais (sob administração direta da União) em áreas estratégicas para a soberania nacional, aproveitando inclusive áreas que hoje são estados, mas que são economicamente inviáveis. A saber:
Fernando de Noronha (FN)
Alto Rio Negro (AN - seria a área mostrada no vídeo + RR)
Iguaçu (IG - porções oeste de PR e SC)
Muito bom.
Eu sou a favor da criação de novos estados.
O que seria o estado do R São Francisco, pertencia a Pernambuco que foi anexado "provisoriamente" pela Bahia.
Assim como as terras que estão a noroeste de Sergipe, pertenciam a ele, eu as anexaria novamente a Sergipe, visto que toda aquela população utilizam mais de Sergipe do que da própria Bahia.
Difícil defender a criação de Estados onde a maior cidade não passa de 100 mil habitantes kkkk
Aproveitando o assunto de territórios, aqui em Sergipe, São Cristóvão pediu a IBGE remarcar a dívida do município na Zona de Expansão de Aracaju, que vai até um pedaço da Zona Oeste, o problema é que quem morra nos bairro do Mosqueiro, não tem acesso direto à sede de São Cristóvão 😂, por isso eles exigem um plebiscito.
Seria interessante a unificação de sergipe, alagoas, pernambuco e rgn? O que os nordestinos pensariam?
Sergipe é Alagoas deveriam se juntar, Rio grande do norte é paraiba também.
Da ideia não. Vários impostos e mais políticos
Bora aumentar a roubalheira, isso que representa criar mais estados e mais governadores, mais secretários. Pelo amor de Deus.
Pra que serve isso, só pra aumentar o numero de despesas pro povo.
Daquele novo estado.
Cada novo estado, maior o desmatamento! Reclamam dos incêndios no Pantanal, mas esquecem o motivo, a divisão do MT. A criação do MS dizimou suas florestas e está levando ao fim do pantanal, pois na derrubada das florestas, acabaram por aniquilar as fontes d'água e o resultado já é visto: redução do volume dos rios!
Mas aí tbm tem as leis e órgãos de combate a queimadas, como também a gnt tem que levar em conta a ocupação do território. Pecuária e agricultura são as duas primeiras atividades econômicas de qualquer lugar.
Depois, o MS se não existisse enquanto estado, talvez não fosse desenvolvido como é hoje, por concentrar recursos em Cuiabá.
@@caiograco3427 Queimar o que, se já foi derrubado para construir novas cidades?
As ideias são boas. Mas a criação de tantos cargos públicos iriam fazer o IMPOSTOMETRO subir mais que foguete.
São Paulo deveria ser um país kkkk
Deveria era ser dividido em quatro estados, assim como todos os grandes estados do Brasil. Por essa concentração de renda principalmente na capital que surgem favelas, poluição e violência. Dividir esses estados é o caminho, assim a população vai diminuir nas capitais, e consequentemente menos favelas, pobreza e violência.
Esse exemplo da Bahia a cidade mais populosa seria Juazeiro com quase 300 mil habitantes e não Barreiras.
O PRIMEIRO QUE ASSISTI, GOSTEI, E JÁ ME INSCREVI, DEI LIKE, PORÉM, O VIDEO FICOU MAL ACABADO
Mais Governadores, senadores e deputados pra sugar a nação.
Paraná e OS estados do Sul podem ser novos países, ja que tem movimentos independentes ja que são OS mais ricos
Tudo morto de fome e fudido com mania de grandeza
Como assim "os mais ricos"?
Queria muito o estado da Mantiqueira atual sul de Minas população 2.700.000 capital Pouso Alegre- MG
De vez em quando eu ensaio a reunificação dos estados do leste nordestino em um só: SE, AL, PE, PB e RN como o estado de Pernambuco.
Outras ideias são unificar:
1. Maranhão e Piauí;
2. RJ, ES e MG;
3. Toda a região Sul.
Sergipe não tem nada a ver com a antiga Capitania de Pernambuco! Sergipe tem o sotaque e cultura mais parecida com a Bahia e fazia parte da Bahia! Conheci um sergipano de Aracaju e ele fala totalmente diferente das pessoas daqui de Alagoas e de Pernambuco, o sotaque dele é mais próximo da Bahia. Alagoas sim fez parte de Pernambuco junto com Paraíba e Rio Grande do Norte!
9:27 Falando como uma gaúcha, acharia muito difícil o estado se separar em dois, temos um espírito muito unido, por mais que quem seja da fronteira se diferencie do norte com SC ou do nosso litoral, é um espírito gaúcho de que somos fortes juntos
Acho importante para aumentor a participar do sul em Brasília.
Isso não tem nada a ver com união. Fronteiras são invisíveis e estados não são países.
Seria um Estado ultra Petista no Sul, já que quase todos os municípios votaram no Lula em 2022
Não sou contra a ideia da criação de novos estados em pról da descentralização do desenvolvimento. No entanto, acho que primeiro precisaria de uma redução drástica de municípios (principalmente em Minas), e criação de várias leis de austeridade e cortes de gastos estaduais e municipais.
Sou contra isso.
Isso com certeza gera muito mais gastos com o povo brasileiro.
Bancar prefeitos vereadores deputados senadores governos estaduais.
Isso tudo é jogar dinheiro fora. Tomará Deus isso não aconteça.