Olá, Juliana! Grato pela visita e pelo comentário! Tem um vídeo modernizado sobre o assunto, está neste link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=AbAfiRj4eoEmvmOl Bons estudos e sucesso!
Oi, Gabiy! Grato pela visita e pelo comentário! Tenho um video ampliado e modernizado deste assunto. Está neste link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=d2WPlhaqFUfYuMuW Bons estudos e sucesso!!
Olá, Joselene! Grato pela visita e pelo comentário! Tem um outro vídeo modernizado e com novos gráficos sobre este assunto. Está em ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=QQZHjT4UJ_IIXBiE Pode ser útil. Bons estudos e sucesso!!
Oi, Paulo! Grato pela visita e pela inscrição! Valeu pelo comentário! Fiz um novo vídeo com o conteúdo modernizado e melhor som. Está neste link; ruclips.net/video/dJEq_1EqIZA/видео.htmlsi=-yi6vyrhf6Yq-khU Pode ser útil. Sucesso!!
aula muito boa , fez parecer simples o assunto alem disso a utilização de mapas mentais na aula ajuda a fixar o conteúdo. obrigado pelo video foi bastante relevante .
Gerente 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽que maguinifico professor, estar de parabéns que vídeo tão explicativo, entendi literalmente ao pé da letra a diferença entre os três, muito obrigada ❤
Olá, Iore! Grato pela visita e pelo comentário! Fico feliz com seu entendimento! Fiz um vídeo melhor deste assunto. Está em: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=6y6bTkjNdo5u8BZD. Pode ser útil. Bons estudos e sucesso!
Valeu, Franciele! Grato pela visita e pelo comentário! Fiz um vídeo sobre este assunto, porém com som melhorado e novos gráficos. Esta neste link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=aDE8YuD12u3gLHWk Sucesso!
FANTÁSTICO!!! Queria ter um professor assim. Entendi tudo o que eu precisava com o senhor. Algo que eu não estava conseguindo com nenhum. Gratidão, Mestre.
Oi, Bru! Grato pela visita e pelo comentário! Tem outro vídeo com o conteúdo ampliado e melhor som. Link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=oeNNYp93glW6DPUx Sucesso e bons sabores!
Olá, Mr. Abacate! Grato pela visita! Fiz um novo vídeo com o mesmo conteúdo, mas ampliado, com novos gráficos e melhor som. Link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=CwgGJFJ3nrfNQkbJ. Pode ser útil. Bons estudos e sucesso!
Olá, Camila! Grato pela visita e pelo comentário! Fiz um vídeo ampliando este conteúdo e melhorando o som. Está neste link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=2jI1CiqdGjOg-AuR Pode ser útil! Sucesso!
Olá, Fernanda! Grato pela visita e pelas palavras! Neste link, tem um vídeo modernizado deste assunto. Pode ser útil: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=8e072SY2WFQsAfvM Sucesso!!
Oi, Fernando! Grato pela visita e pelo comentário! Fiz um novo vídeo sobre este assunto com melhor som e conteúdo modernizado. Está neste link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.html Bons estudos e sucesso!!
Olá, Drexamps! Grato pela visita! Nesre link, tem um vídeo com o mesmo assunto, mas com o conteúdo modernizado e melhor som: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=Hl6A8UCfsadoE377. Pode ser útil. Sucesso!
Olá, Venda e Cia! Grato pela visita e pelo comentário! Tem um novo vídeo deste assunto com o conteúdo modernizado e novos gráficos. Link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.html Boas vendas e sucesso!!
Olá, Pr Rev C.M. Ernesto! Grato pela visita! Veja neste link, um vídeo sobre este assunto, modernizado, com melhor som e alguns acréscimos no conteúdo : ruclips.net/video/dJEq_1EqIZA/видео.html Sucesso!!
Oi, Eliane! Grato pela visita! Tem um novo vídeo com o conteúdo ampliado e melhor som. Pode ser útil. Link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=1T3FNx6JtNAKFoGr Bons estudos e sucesso!
OI, Hellen! Grato pela visita! Fico feliz em poder ajudar comseus estudos. Dois links que podemlhe interessar: 1) Este mesmo assunto, modernizado, com outrros gráficos, melhor som e com algum acréscimo no conteúdo: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.html 2) Site do Professor Quintino, com os vídeos organizados por disciplinas e na sequência das ementas: professorquintino.com.br Bons estudos e sucesso!
Olá, Ederson! Grato pela visita! Vc tem razão. Este assunto deveria ser o básico de qualquer gerenciamento. Quanto tem que ser vendido para começar a dar lucro. Sucesso!!
Professor, alem da explicação, simples e eficaz, a forma de apresentar me chamou atenção. Se alguém souber qual aplicativo foi usado para montar essa apresentação e puder compartilhar, ficaria grato.
Ola, Walter! Grato pela visita e pelo comentário! É um assunto muito interessante. Entretanto, não tenho nenhum vídeo específico sobre ele. Vou anotar sua sugestão. Valeu! Sucesso!
Além disso, você pode criar conteúdo sobre Contabilidade Pública, Administração Financeira e Orçamentária que são matérias que se complementam e tem por base os arts. 163 ao 169 da Constituição Federal e a Lei n. 4320/64 ( Lei de Finanças Públicas) e Lei Complementar n. 101/00 ( Lei de responsabilidade fiscal).
Excelente didática! Simples, clara e objetiva. Apenas uma dúvida: o Sr cita comissão de vendedores como custo. Achava que era uma Despesa. Poderia esclarecer apenas esse ponto? Grata!
Ola. Mãe de Trois! Grato pela visita! Estes custos tratados aqui, para fins de ponto de equilíbrio são os custos gerenciais. Quer dizer, junta tudo. Custos gerenciais = custos + despesas. Observe que, no vídeo, não foi falado em despesas, apenas em custos de modo genérico. A comissão de vendedores é, sem dúvida, uma despesa variável. Mas genericamente, para fins de cáulculo do ponto de equilibrio, tudo vira custo. Esta classificação de custo e despesa será importante na hora de confeccionar a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) para segmentar melhor a análise dos gastos da empresa. Depois de um retorno sobre seu entendimento. Bons estudos!
professor tire uma duvida minha por favor Diante disso, considere as seguintes decisões: - aumentar ou diminuir o preço de venda; - aumentar ou diminuir os custos variáveis. Considerando essas decisões, responda: Como o ponto de equilíbrio pode ser utilizado para orientar essas decisões? Considere o impacto da mudança do ponto de equilíbrio e os fatores que explicam ele.
Olá, Eduardo! Grato pela visita! A ideia geral é cortar os custos, tanto fixos, quanto variáveis, para potencializar o lucro. Às vezes, um aumento no preço de venda pode comprometer a competitividade do produto. Com relação ao ponto de equilíbrio são três variáveis: preço de venda, custo variáveis (MP) e custos fixos (aluguel, salários, luz etc). Mexendo em qualquer uma destas variáveis, muda-se o ponto de equilíbrio. É claro que a primeira reação é sempre mexer no preço de venda, mas tem o problema da competitividade. Costuma-se dizer que quem dita o preço de venda é próprio mercado. O efeito da redução dos custos fixos é mais lenta. O mais rápido é reduzir os custos variáveis, buscando melhores fornecedores e aprimorando processos. Quer dizer procurar aumentar a margem. Sucesso!
Oi professor, muito obrigada. Perfeita explicacao. Agora tenho uma duvida: Tenho varios produtos. Como faco pra saber quantos produtos em conjunto devo vender para ganhar lucro? Fiz a margem de cada um.
Oi, Mirza! Grato pela visita! Eu tinha respondido esta pergunta em seu comentário anterior. Mas parace que se perdeu no cyberespaço. O ponto de equilíbrio é a quantidade de itens que vc tem que vender para que a margem que sobra de cada um cubra os custos fixos (aluguel, luz, salários, agua, telefone etc). NO caso de serem muitos produtos, o melhor seria ter como referência a receita necessária para pagar os custos fixos. Você vai controlando semanalmente e vai vendo o quanto falta. Agora, você pode fazer uma média ponderada das margens, multiplicando a margem pela quantidade vendida em um mês e dividindo pela soma da quantidade das vendas. Se as margens forem iguais ou próximas (coisa de centavos), considere como se fosse um item só. Divida depois os custos fixos por esta margem ponderada para saber no total, em média, quantos produtos devem ser vendidos. É claro que é uma conta apoximada, mas dá para ter uma ideia. De qualquer jeito controle com frequência o quanto falta para fechar o somatório dos custos fixos para ficar tranquila quando o valor for atingido. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso e bons negócios!!
Oi, Edinho! Grato pela visita! Por enquanto não tenho um vídeo sobre lote econômico. É uma ótima sugestão. A essência é seguinte: Uma empresa tem que manter estoque para suas vendas. Só que precisa pagar por este estoque para o fornecedor e, também, pagar para o agente de transporte para trazer o estoque. É claro que quanto maior o estoque, menos frete irá pagar, porém terá que empenhar mais dinheiro para comprar o estoque e para manter uma instalação maior. Este dinheiro da estocagem poderia estar investido, gerando juros. Agora, se o estoque for menor, não precisará de tanto dinheiro para manter o estoque, podendo até investir o capital restante, entretanto terá que pagar mais pelo frete pois serão muito mais viagens para repor o estoque. O lote econômico é justamente isso, qual ë a quantidade ideal para ter em estoque, onde o somatório do transporte e do armazenamento é menor para a empresa. O mesmo raciocínio pode ser trazido para uma casa e suas compras no mercado. A família pode ir uma vez só por ano comprar tudo. Vai gastar pouco com transporte, porém vai empenhar um valor enorme para comprar e manter suprimento por ano. Por outro lado pode ir uma vez por dia e comprar apenas o que precisa naquele dia. Vai gastar pouco na compra, mas, em compensação, vai gastar muito com o transporte, indo todo dia no mercado. Qual a solução? As famílias acabam, empiricamente, indo uma vez por semana, uma vez a cada duas semanas ou uma vez por mês. Esta é a ideia de lote econômico. Equilíbrio entre o gasto com o estoque e o gasto com o transporte. Sucesso!
Professor parabéns pelas aulas! Fantásticos seu conhecimento, sua didática e edição dos vídeos perfeitas! Professor e quando falamos de empresa de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (designer gráfico por exemplo ou outros que demandem "apenas" da mão-de-obra), como se calcula os custos variáveis (para chegar na margem) uma vez que não há matéria prima, apenas "mão-de-obra"? Desde já muito obrigado.
Olá, Haroldo. Grato pela visita e pelas palavras. Você está certo, pois quando se trata da prestação de serviços, os custos são predominantemente fixos e o custo variável, nada ou quase nada. Você pode, entretanto, calcular o custo da atividade, dividindo todos os custos, independentemente, serem fixos ou variáveis, pelo número de horas de trabalho por mês, criando uma referência precisa do custo da hora. Após este custo, você pode acrescentar a margem de lucro desejada e estipular o preço ao cliente.
É importante não confundir os conceitos. Quando ele fala de "custos fixos", na verdade, está se referindo aos gastos fixos (custos fixos + despesas fixas).
OI, Georjane! Grato pela visita! Você está certa! Tudo depende do contexto que está se falando. Quando se fala de um modo geral, engloba-se custo e despesas. Agora, quando é um exercício de classificação, daí deve-se diferenciar custo e despesa. Na DRE, também diferencia-se custos e despesas porque existe uma classificação a ser feita. Tem um conceito que engloba tuido isto que é o conceito de custo gerencial, que engloba custos e despesas. Agora, para fins de cálculo do ponto de equilíbrio é apenas o custo variável (e despesas variáveis tambem) para considerar na conta. Como despesas variáveis, remos as embalagens individuais dos produtos e comissão de vendas para a venda de cada produto. Veja este vídeo, onde dei uma ampliada no conteúdo e melhorei o sim: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=e5z5kQs_jxZwi4t- BOns estudos e sucesso!
não adianta nada ter horas de aulas se em 8 min você supera os professores!!! só uma coisa que eu notei é que você colocou despesa variavel incluso no custo variavel e eu acho que dependendo do exercicio pode fazer errar, eu acho não tenho certeza kkkkkkk
OI, Gabriel! Grato pela visita e pelo comentário! A ideia sobre este negócio dos custos e despesas variáveis é o conceito de custos gererenciais, que englobam os dois (custos + despesas). No caso dos pontos de equilibrio, a parte variável engloba custos e despesas variáveis. Embalagens, comissão de vendas, por exemplo, são despesas variáveis, mas fazem parte da conta dos "custos variáveis". Mesma coisa quanto aos custos fixos. Lembre-se que são custos gerenciais, embora não se fale este nome inteiro nos exercícios.mas englobam aluguéis, água, telefone, seguro etc. Esta diferenciação é importante na hora de um exercício de classificar ou na demonstração do resultado do exercício, onde tem discriminado o custos dos produtos ou das mercadorias e as despesas administrativas e de vendas. Mas você está certo, Dependendo do exercício pode confundir. Vai depender do contexto da pergunta. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Bons estudos e sucesso!
@@ProfessorQuintino oi professor fui fazer um exercício aqui e entendi que dependendo pode ou não estar junto ! Obrigado pelos videos! Tô aprendendo tudo basicamente com o senhor pq não consigo aprender com o professor da faculdade. Desculpa o termo, mas o senhor é foda !! Obrigado.
@@gabrielfernandes5808 Valeu, Gabriel! Grato pelo elogio! Veja este site que orgsnizei os assuntos por disciplina e dentro das ementas: professorquintino.com.br Bons estudos e volte sempre, contando suas boas notas. Sucesso!!
oi professor parabéns pelo seu brilhante trabalho, gostaria de saber se o senhor tem material falando dos indicadores de analise dos gastos (gasto per capite, elasticidade do gasto, crescimento do gasto, tamanho do setor publico , particip. dos gastos , flexililid.dos gastos variação dos gastos alem de outros ) não consigo encontra nenhuma literatura que trata desse assunto, obrigado por tudo ...
olá, vi esse e o outro vídeo. adorei a explicação! não sou tão boa com cálculos mas entendi a base da explicação haha porém se eu trabalho com receitas diversas cujos custos variáveis mudam, como faço o cálculo do custo fixo em cada receita? obrigada!!
Oi, Alexia! Grato pela visita! Acredito que para você atribuir parte do custo fixo a cada um dos seus produtos, de uma forma simplificada, você poderá dividir de forma proporcional. Veja qual é o seu custo fixo total (exemplo: 30.000 - luz, água, salários etc) e divida pela quantidade média de produtos vendidos por mês (exemplo: 1500 produtos). O resuktado encontrado (30000/1500 = 20,00) você somará ao custo variável de cada produto para ver o custo unitário de cada produto. Se você produz seu produto (desculpe a redundância), você pode fazer o mesmo cálculo, mas acrescente um pouco àquele produto que lhe dá mais trabalho. Não seu qual foi o outro vídeo que você, pode ser qaue tenha sido até este: ruclips.net/video/036VTEJd8P0/видео.html, mas de qualquer jeito reforço o link. Finalizando, se for uma revenda de mercadorias, calcule dividindo o custo fixo pela quantidade média de produtos vendidos e terá seu custo fixo unitário. Se for uma fábrica , faça igual. só que aumente um pouco naqueles ´prodtos que dão mais trabalho. Depois de um retorno!
Professor sou seu fã! Por gentileza uma dúvida, no caso da diminuição da depreciação para o cálculo financeiro, há algo a mais que pode ser diminuído dependendo do segmento da empresa ou só a depreciação de capital? Desculpa se não fui claro.. obrigado Deus abençoe.
Oi, Bruno. Grato pela visita. Em princípio, apenas a depreciação seria retirada. Porém, a ideia é retirar para cálculo do ponto de equilíbrio financeiro os compromissos com você mesmo. Por exemplo, se você assumiu um compromisso de realizar uma aplicação de $1.000, todo mês para comprar alguma coisa no futuro, então, se a situação apertar, este compromisso pode ficar para outra oportunidade.
Olá, Renan! Grato pela visita. Em uma loja de varejo, que vende muitos produtos, o conceito de margem não muda. É preço de venda menos o custo do produto, independentemente do produto considerado. Para ver qual o ponto de equilíbrio, ou o momento que a loja chegou no zera-a-zero e conseguiu recursos para pagar os custos fixos, é importante que na medida em que os produtos sejam vendidos vá-se somando as margens de cada venda até chegar no valor igual aos custos fixos. A partir deste momento toda a venda reverterá em lucro.
Olá, professor! No caso do pagamento de imposto sobre a receita como ICMS, PIS e COFINS, eu preciso diminuir uma % da minha margem ou da receita para saber quanto é minha margem real e assim calcular quantos eu precisaria vender, ou não é necessário?
Olá, Rafael. Grato por sua visita. Muito interessante a sua pergunta. Na realidade estes cálculos da margem e dos pontos de equilíbrio apresentam uma ideia geral das quantidades necessárias para fechar as contas do mês. O correto é calcular e raciocinar com as margens sem os tributos, até porque estes tributos serão repassados ao governo e você voltará à sua margem original. Por exemplo: - Seu preço de venda é 10,00, seu custo variável é 6,00 e sua margem é 4,00. - Se você acrescentar no preço de venda os tributos, ele vai subir para 12,39, por exemplo. E você poderá ter a falsa ideia de que sua margem é 6,39 e não 4,00. - Só que estes 2,39 serão repassados ao governo e seu preço voltará para 10,00 e sua margem para 4,00 e as quantidades calculadas permanecerão as mesmas. O correto é: depois que você estipular seu preço de venda, você deverá cobrar do cliente um pouco a mais para compensar os tributos. Veja este vídeo sobre markup que trata da formulação do preço de venda: ruclips.net/video/xMcUuan9SWg/видео.html , aí sim incluindo os tributos, na nota de venda. Grato pela pergunta e bons estudos!!
@@ProfessorQuintino Entendi! no exemplo do vídeo é como se já tivesse descontado o valor dos tributos e contando somente com o valor líquido que iria entrar de fato na conta. Muito obrigado!!
Professor, parabéns pelo vídeo e disponibilidade ao ensinar! Eu tenho uma dúvida sobre o ponto de equilíbrio que seria o seguinte: O PEC é de R$ 12.300,00, mas digamos que naquele mês a empresa tenha pagar boletos de mercadorias compradas no valor de R$ 1.000,00, então o PEC seria R$ 12.300,00 + R$ 1.000,00 = R$ 13.300,00? Muito obrigado desde já!
Olá, Paulo. Grato pela visita. Quando você diz que seu ponto de equilíbrio é R$ 12.300, imagino que seus custos fixos (aluguel, salários, luz, internet, telefone etc) sejam este valor. Portanto, depois de você comprar e vender suas mercadorias, você precisa ter no caixa R$ 12.300 para ficar no zera a zero. Se você comprou mercadoria, esta, na realidade, não vai alterar o montante necessário para o seu ponto de equilíbrio. Você vai utilizar esta mercadoria para vender e fazer com que ela lhe traga R$ 12.300 para o pagamento dos custos fixos. Esta é a ideia do ponto de equilíbrio. Vender tantas mercadorias para que com a diferença entre o preço de venda e o preço de custo da mercadoria você tenha o suficiente para pagar seus custos fixos (aqueles que, vendendo ou não, você tem que pagar no final do mês, sem contar o boleto da mercadoria). O boleto da mercadoria é o custo variável. Comprou muita mercadoria, boleto alto. Comprou pouca mercadoria, boleto baixo. Não comprou mercadoria, nenhum boleto. Bons estudos e bons negócios!!
Excelente!! Obrigada. Tenho uma questão: se existe um crédito bancário a ser pago ( adquirido para financiar equipamentos e outros, ) entra também nos custos fixos? Muito obrigada desde ja.
Olá, PinhAI! Grato pela visita! As aquisições de material permanente (ativo imobilizado) à vista iu financiados não entram neste calculo. Eles serão pagos com o lucro da empresa Este ponto de equilíbrio é justamente para saber a partir de quantas vendas a empresa passará a ter lucro para adquirir equipamentos para expansão e/ou pagar dividendos aos sócios. Veja este vídeo com o conteúdo modernizado: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=ETtd0teeKFotEi8k Sucesso!!
@@ProfessorQuintino muitíssimo obrigada pela pronta resposta. No entanto, permanece a minha dúvida. Por exemplo: para abrir a minha empresa, fiz um empréstimo bancário para comprar materiais, alguns equipamentos, desenvolver um Software , etc. Mensalmente eu pago ao banco 2000 reais, por exemplo. Na hora de calcular o preço, margem , ponto de equilibrio... esse valor de 2000 reais que pago mensalmente entra como custo fixo? Posso usar esse valor(2000 reais) para o custo do produto no meu caso é um serviço. Muito obrigada desde já.
@@pinhal9693 Oi. Entendi. Realmente para encontrar o ponto de equilíbrio e pagar todas as contas, você inclui, nós custos fixos da formula ,todas as contas a pagar naquele mês. Agora para determinar o custo do produto, estrs valores ligados aos investimentos não entram.No caso da produção de bens, o custo do produto ė a sima da matéria prima mais oa custos gerais da empresa (salários, luz, aluguel etc). Resumindo: na fórmula do ponto de equilíbrio entram todas as contas, no curso do produto, investimentos não entram
@@pinhal9693 No caso de serviços, você, para ver i custo do seu setvico,,considere apenas o material que utiliza, mais o somatório dos custos adicionais de luz, transporte, aluguelk, telefone , rateados lela qualtidade de atendimentos que você faz por mes. Por exemplo; para cada atendimento, vc gasta 50 reais de material. Por mês, vc tem uma despesa geral de 3.000. Você trabalha 20 dias por mês, então sai 150 reais pir dia. Além disso, vc realiza 2 atendimentos por dia. Logo um atendimento precisa de 75 reais a mais para cobrir, além dis materiais, suas despesas. Somando os 50 reais do material, mais estes 75, temps 125. Estes 12 são ė o custo do serviço. Só que vc nao vai cobrar 125. Vc vai cibrar 200. Nesta diferença está o seu lucro, ė com este lucro que vc vai guardar um valor oara vc e pagar seus investimentos em sua empresa. Agora, para calcular quantos atendimentos vc tem que fazer para começar a ter um lucro exclusivamente seu, sem a participação do banco, você irá todas as contas a pagar na fórmula. Exemplo: este mês, vc precisa pagar 3000 da empresa mais 750 de parcela. Isto é 3750. A margem ė 200 - 125 = 75. Logo, precisa fazer 3750/75 = 50.atendientos para começar a ter lucro.
Oi, David! Grato pela visita! A ideia é que vc considere a depreciação para constituir um fundo e depositar todo mês para, no futuro, renovar os equipamentos depreciados. Quer dizer, uma responsabilidade que vc assumiu consigo. Entretanto, se em algum período a situação ficar difícil, vc não deposita neste fundo e financeiramente fica bem, sem dever para ninguém pelo menos No ponto de equilíbrio contábil, vc paga todos os credores e ainda deposita no fundo de renovação dos equipamentos. Veja um exemplo caseiro: vc se compromete a depositar na poupança todo mês para renovar seu celular daqui a dois anos. Se em um mêsa coisa apertar, vc paga as contas todas, mas não deposita. Este é o ponto de equilíbrio financeiro.
Professor, como seria para uma loja de roupas que nao possui valor certo por peça? Algumas mercadorias podemos trabalhar com 165% sendo que outras 120% 130%, valores de cada peça sao diferentes sendo que posso comprar roupas de 10, 25, 15.... Nao tendo um valor certo por peça.
Olá, Jander! Grato pela visita. Em uma loja de roupas sem um valor certo por peça e que muitos produtos, o conceito de margem não muda. É preço de venda menos o custo do produto, independentemente do produto considerado. No caso das roupas, você anota o preço pelo qual comprou a peça e o preço que vendeu. Aí esta sua margem por peça. Para ver qual o ponto de equilíbrio, ou o momento que a loja chegou no zera-a-zero e conseguiu recursos para pagar os custos fixos, é importante que na medida em que os produtos sejam vendidos vá-se somando as margens de cada venda até chegar no valor igual aos custos fixos. A partir deste momento toda a venda reverterá em lucro. Com certeza, você já calculou, mas é interessante não ver apenas peça de roupa que lhe dá a maior margem, mas, sim, a peça de roupa que, multiplicando-se a margem pela quantidade vendida lhe dá o maior lucro.
@@ProfessorQuintino e para formar o preço? Valor Mercadoria+CustoFixo+Custo Variavel+Ganho Desejado Meu problema é que nao sei qual porcentagem colocar no Custo fixo, visto que ainda nao abri a loja e nao sei quanto que sera a media de venda mensal para poder diluir esse valor. Existe alguma forma de saber? Esta ajudando muito seu canal, muito obrigado!👏👏
Certo, Jander. No custo fixo, considere o aluguel, se tiver, despesas diversas ligadas à instalação, custo de manutenção de site, algum outro contrato. Veja o valor mensal. Acrescente no custo fixo um valor que vc imagina ter como salário e o salário de algum ajudante, se for o caso. Este é seu custo fixo. Para diluir o valor, estime quantas peças imagine vender e faça uma divisão. Some a este valor o custo que você pagou pela mercadoria e acrescente sua margem de lucro. Ao estabelecer o preço de venda, considere a competitividade do mercado. Boa sorte!! Bom empreendimento!! Bons lucros!!!
Olá professor a minha dúvida é se a margem será sempre calculada pelo valor unitário dos custos ou despesa variável ou em alguns casos poderá ser usado os custos variáveis ou despesas num todo para realizar o cálculo?
Oi, Flor! A ideia é fazer a margem com os custos variáveis para conseguir pagar os custos fixos. O ponto de equilíbrio é o necessário para pagar os custos fixos. Só lembrando, custo fixo não é com relação ao valor, mas com relação à presença no calendário. Mesmo a luz, por exemplo, varie um pouco cada mês, é um custo fixo porque todo mês tem que pagar, independentemente do valor da produção. Bons estudos e sucesso!!
Oi, MelymCaps! Grato pela visita! A regra é a mesma para a indústria! O que muda é, com certeza a variedade de produtos que são fabricados. O exemplo do vídeo é de apenas um produto. Mas com mais produtos, a empresa deve fazer uma média ponderada para calcular um custo variável médio. A essência é: Ponto de equilíbrio é igual aos custos fixos divididos pela margem. Os custos fixos são, energia, salários, aluguéis etc, que a indústria paga. Como calcular este custo variável ponderado? Por exemplo: Produto 1: Vende 100 produtos, margem = 40 Produto 2: Vende 35 produtos, margem = 120 Produto 3: Vende 65 produtos, margem = 200 Cálculo ponderado= (100 x 40) + (35 x 120) + (65 x 200) = 4000 + 4200 + 13000 = 21200 Margem média = 21200 / (100 + 35 + 65) = 21200 / 200 = 106 Digamos que o custo fixo da empresa seja de 155.000 (cem mil) . Quer dizer, a indústria deve vender aproximadamente (155.000/106) = 1462 produtos para ficar no 0 x 0. Tomara que não tenha errado nestas contas! Depois dê um retorno sobre este entendfimento Sucesso!
Oi, Leonardo! Grato por todas as visitas! A depreciação é um crédito (no BP). A contrapartida é um débito nada despesas administrativas (DRE). No final da vida util do bem e para zerar tudo, faz um débito na depreciação acumulada e um crédito no bem. Sucesso!
Olá, Dueto Assessoria! Grato pela visita! Na verdade não tem uma fórmula específica, entretanto pode-se fazer algumas adaptações. A essência da fórmula é custo fixo dividido pela margem. A margem é calculada pelo preço de venda menos o custo variável. Esta margem é o que realmente sobra para pagar os custos fixos. Acredito que, no caso dos procedimentos e consutas, o custo variável é muito pequeno (com relação ao material empregado), se comparado com as despesas em geral. Portanto, você pode considerar, que o custo é quase zero e a margem é o próprio preço do procedimento ou consulta. Emtão, faça uma média mensal do valor recebido com procedimentos e consultas. Daí divida o seu custo fixo (todo ele, por exemplo,salários, aluguel, luz, água, despesas gerais etc) e divida por esta média mensal. Aí você saberá, em média, quantos procedimentos e consultas terão que acontecer para que todo o custo da empresa, naquele mês, seja pago. Depois disso, tudo é lucro. Depois dê um retorno. Sucesso!
Professor gostaria de tirar uma dúvida no caso a minha empresa ela tem um mix de mais ou -30 produtos como que eu poderia fazer o Mark app ou também esse PE
Oi, Leandro! Grato pela visita! No caso do markup, você calcula o preço de venda separadamente para cada produto, considerando o markup separadamente. Quando lançar na nota, já põe o preço de venda anteriormente calculado. O markup, na realidade, irá interferir logo no iníico do processo, quando você irá estipular o preço de cada produto e apresentá-lo na prateleira. No caso do ponto de equilíbrio 1) Vamos considerar a receita obtida pela soma das margens dos produtos vendidos. Oprocesso é o mesmo. Faça o cálculo dos custos fixos e a margem de cada produto. O ponto de equilíbrio é o valor do custo fixo. No final do dia, veja quantos produtos de cada tipo vendeu, some as margens e veja se já atingiu o ponto de equilíbrio ou o que falta. Resumindo: ponto de equilíbrio é quando o somatório das margens atinge o custo fixo. 2) Processo da margem média ponderada Calcule a margem de cada produto e multiplique pela quantidade deste produtos. Você vai encontrar, em média, quanto aquele produto lhe dá de marge total. Repita esta operação para cada um dos produtos. Some todos estes totais e veja o somatório destas multiplicações. Depois veja a proporção de cada produto no total e faça uma média ponderada. Veja este exemplo: A empresa possui três produtos. Custo fixo = $ 20.000 Produto 1 - Média de venda mensal = 600 produtos / Margem unitária = 7,00 / Margem total = $ 4.200 Produto 2 - Média de venda mensal = 800 produtos / Margem unitária = 9,00 / Margem total = $ 7.200 Produto 3 - Média de venda mensal = 1.000 produtos / Margem unitária = 8,00 / Margem total = $ 8.000 Somatório das margens = 4.200 + 7.200 + 8.000 = 19.400 Proporção de cada margem no total: Margem 1 = 4.200 / 19.400 = 22% Margem 2 = 7.200 / 19.400 = 37% Margem 3 = 8.000 / 19.400 = 41% Média ponderada das margens = (22% de 7,00) + (37% de 9,00) + (41% de 8,00) = 1,54 + 3,33 + 3,28 = 8,15 Margem média = 8,15 Ponto de equilíbrio aproximado = 20.000 (Custo fixo) / 8,15 = 2.453 produtos. Quer dizer, para atingir o ponto de equilíbrio com este mix de produto, preciso vender mais ou menos 2.453 produtos variados (respeitando mais ou menos a proporção). Sucesso! Depois de um retorno! OPS: Depois que vi que o meu exemplo está no limite do prejuízo. Vendi apenas 2.400 produtos, para um ponto de equilíbrio aproximado de 2.453.
@@ProfessorQuintino perfeito professor uma dúvida no caso do custo coloco somente os custos de matéria prima , ou também coloca os custos operacionais?
@@leandrogrella_oficial No caso do cálculo do markup são todos os custos, até o custo fixo rateado pelo produtos. No caso do ponto de equilíbrio, considere como custo variável, essencialmente, a matéria prima e alguma comissão (se os trabalhadores ganharem por produtividade e não por mês). Os custos operacionais da empresa como um todo vão todos para os custos fixos (custos e despesas administrativas).
Olá, Diego. Grato pela visita. Você está certo. Em época de redução das vendas, é possível que custo para manter a empresa aberta seja maior do que se ela estivesse fechada. Exemplo: digamos que um vendedor alugue uma sala para sua loja. O aluguel custa 1.000 e para manter a loja funcionando, este vendedor tem um custo adicional de 1.500, entre luz, água, internet, segurança e outras despesas menores. Isto quer dizer que ele precisa ter de margem 2.500 para pagar o aluguel e o custo adicional. Se ele não conseguir fazer 2.500, ele pode fechar, pois daí teria que pagar apenas o 1.000 de aluguel e o seu prejuízo seria menor. Veja só, se o vendedor tiver uma margem de 2.300, o que vai acontecer? Ele vai ter que pagar 1.000 de aluguel e mais 1.500 dos demais custos. Isto quer dizer que ele vai ter que desembolsar além dos 1.000, mais 200 para, somando com os 1.300, conseguir honrar os 1.500 dos custos adicionais. Então, você está certo. Se as vendas não cobrirem todos os custos, é melhor que a empresa fique fechada até que a situação melhore.
Se toda matéria da faculdade fosse esse professor que explicasse eu estaria nas nuvens, aprendo muito com as explicações dele! 🤩
Grato pelas palavras. Bons estudos. Valeu pela visita.
9
isso é uma grande verdade. ele é muito massa.
É para isso que serve o yotube , quando não aprendemos na sala de aula recorremos a ele 😅
Olá, Juliana!
Grato pela visita e pelo comentário!
Tem um vídeo modernizado sobre o assunto, está neste link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=AbAfiRj4eoEmvmOl
Bons estudos e sucesso!
Uma aula rapida e com uma riqueza de detalhes e uma otima explicação.
Oi, Gabiy!
Grato pela visita e pelo comentário!
Tenho um video ampliado e modernizado deste assunto. Está neste link:
ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=d2WPlhaqFUfYuMuW
Bons estudos e sucesso!!
Professor que didática excelente! Você consegue clarear a mente da gente de forma tão simples! Parabéns!!!
Olá, Joselene!
Grato pela visita e pelo comentário!
Tem um outro vídeo modernizado e com novos gráficos sobre este assunto. Está em ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=QQZHjT4UJ_IIXBiE
Pode ser útil.
Bons estudos e sucesso!!
@@ProfessorQuintino obrigada querido vou verificar.
Excelente Professor Quintino. Fácil entendimento!
Oi, Paulo!
Grato pela visita e pela inscrição!
Valeu pelo comentário!
Fiz um novo vídeo com o conteúdo modernizado e melhor som.
Está neste link; ruclips.net/video/dJEq_1EqIZA/видео.htmlsi=-yi6vyrhf6Yq-khU
Pode ser útil.
Sucesso!!
aula muito boa , fez parecer simples o assunto alem disso a utilização de mapas mentais na aula ajuda a fixar o conteúdo.
obrigado pelo video foi bastante relevante .
Grato pela visita. Bons estudos.
Gerente 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽que maguinifico professor, estar de parabéns que vídeo tão explicativo, entendi literalmente ao pé da letra a diferença entre os três, muito obrigada ❤
Olá, Iore!
Grato pela visita e pelo comentário!
Fico feliz com seu entendimento!
Fiz um vídeo melhor deste assunto.
Está em: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=6y6bTkjNdo5u8BZD. Pode ser útil.
Bons estudos e sucesso!
O que eu não entendi com os professores eu entendi agora, parabéns e obrigada pela explicação!!
Valeu, Franciele!
Grato pela visita e pelo comentário!
Fiz um vídeo sobre este assunto, porém com som melhorado e novos gráficos. Esta neste link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=aDE8YuD12u3gLHWk
Sucesso!
FANTÁSTICO!!! Queria ter um professor assim. Entendi tudo o que eu precisava com o senhor. Algo que eu não estava conseguindo com nenhum. Gratidão, Mestre.
Valeu, Daniel!
Grato pela visita e pelas palavras!
Fiquei muito feliz com seu entendimento.
Bons estudos e sucesso!
O melhor vídeo sobre o assunto que encontrei. Muito bom, parabéns!
obrigado pela aula! parabéns
Oi, Luciano! Grato pela visita!
@@ProfessorQuintino Ainda estou estudando, já vi uns 4 videos só hoje
❤ amei sua explicação Professor.
Parabéns
Olá, Cidinha!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Parabéns pela aula sucinta e esclarecida!!! Me salvooouuu.🤩
Oi, Bru!
Grato pela visita e pelo comentário!
Tem outro vídeo com o conteúdo ampliado e melhor som.
Link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=oeNNYp93glW6DPUx
Sucesso e bons sabores!
Deus Abençoe 👏
Olá, Mr. Abacate!
Grato pela visita!
Fiz um novo vídeo com o mesmo conteúdo, mas ampliado, com novos gráficos e melhor som.
Link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=CwgGJFJ3nrfNQkbJ. Pode ser útil.
Bons estudos e sucesso!
Excelente explicação. Parabens
Oi, Angelica. Grato pela visita.
Parabéns Professor, ótimo vídeo!!!!!!
Olá, Camila!
Grato pela visita e pelo comentário!
Fiz um vídeo ampliando este conteúdo e melhorando o som. Está neste link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=2jI1CiqdGjOg-AuR
Pode ser útil!
Sucesso!
O senhor é o melhor
Olá, Fernanda!
Grato pela visita e pelas palavras!
Neste link, tem um vídeo modernizado deste assunto. Pode ser útil: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=8e072SY2WFQsAfvM
Sucesso!!
Muito didático, muito boa explicação
Valeu, Maria Teresa!
Grato pela visita!
Sucesso!
Sua aula é muito boa mestre!!!!
Oi, Fernando!
Grato pela visita e pelo comentário!
Fiz um novo vídeo sobre este assunto com melhor som e conteúdo modernizado. Está neste link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.html
Bons estudos e sucesso!!
Sensacional esse vídeo!!! Nunca ngm me explicou tão bem !!! Parabéns!
Excelente 👏🏻
Oi, Jackeline! Grato pela visita!!
Vídeo incrível!
Oi, Sou Tech!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Gostei do mapa mental👏🏿
Valeu, Elia! Que bom que gostou! Bons estudos!
Que canal incrível a aula mais completa que encontrei 👏🏽👏🏽
Valeu, Wesley. Grato pela visita.
brigdo professor bem esclarecedor
Valeu, Abimael!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!!
Parabéns!
Depois de tanto reler sobre ponto equilíbrio, finalmente consegui entender. Obrigada!
Valeu, Beatriz!
Grato pela visita!
Fico feliz de participar deste entendimento.
Bons estudos e sucesso!
Informação muito importante..🔝📚🤗📌👩💻🔝
Professor virei sua seguidora, adoro suas aulas. Parabéns!!
Oi, Ariane. Grato pelas palavras. Bons estudos!!
Que aula TOP
Olá, Drexamps!
Grato pela visita!
Nesre link, tem um vídeo com o mesmo assunto, mas com o conteúdo modernizado e melhor som: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=Hl6A8UCfsadoE377. Pode ser útil.
Sucesso!
gostei da explicação, deu super pra entender
Valeu, Luciana!
Grato pela visita e pelo comentário!
Fico feliz com seu entendimento!
Sucesso!
Conteúdo muito bem explicado. professor está de parabéns. obrigada pela aula.
Rosângela! Grato pela visita e pelas palavras.
Muito bom! Obrigada.
Oi, Silvana!
Grato pela visita!
Sucesso!
Vídeo incrível
Valeu, KM!
Grato pela visita!!
Sucesso!
Muito bom!!!!!
Valeu, Glênio!
Grato pela visita!
Sucesso!
Muito bom
Valeu, Wesley!
Grato pela visita!
Sucesso!
Excelente! Parabéns!
Olá, Venda e Cia!
Grato pela visita e pelo comentário!
Tem um novo vídeo deste assunto com o conteúdo modernizado e novos gráficos. Link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.html
Boas vendas e sucesso!!
obrigado pela explicação
Olá, Pr Rev C.M. Ernesto!
Grato pela visita!
Veja neste link, um vídeo sobre este assunto, modernizado, com melhor som e alguns acréscimos no conteúdo : ruclips.net/video/dJEq_1EqIZA/видео.html
Sucesso!!
Parabens professor. Aprendi muito com este video. Obrigada!!👏👏👏
Professor,gratidão!Sua explicação me salvou aqui.🙌🙌😊
Oi, Eliane!
Grato pela visita!
Tem um novo vídeo com o conteúdo ampliado e melhor som. Pode ser útil.
Link: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=1T3FNx6JtNAKFoGr
Bons estudos e sucesso!
Sua aula dá gosto de ver
Grato, Gabriel. Seja sempre bem vindo.
Que aula maravilhosa! Finalmente entendi essa matéria. Obrigada!
Oi, Michelle! Grato pela visita!
Sucesso!
Excelente explicação! Obrigado, Professor!
Valeu, Bruno! Grato pela visita!
Tô apanhando tanto nisso na faculdade. Esse vídeo tá me esclarecendo muita coisa. Bela explicação
OI, Hellen!
Grato pela visita!
Fico feliz em poder ajudar comseus estudos.
Dois links que podemlhe interessar:
1) Este mesmo assunto, modernizado, com outrros gráficos, melhor som e com algum acréscimo no conteúdo: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.html
2) Site do Professor Quintino, com os vídeos organizados por disciplinas e na sequência das ementas: professorquintino.com.br
Bons estudos e sucesso!
Professor, seu trabalho é maravilhoso. Ajudou muitíssimo. Obrigada!!!
Muito bom professor.
eu apenas assistia, hoje curto e ja estou inscrito pq o professor é muito didático, meus parabéns professor. estou aprendendo muito e facil
Oi, Fábio!
Grato pela visita!
Fico muito feliz com seu comentário!
Abraço e sucesso!
Verdade a minha é muito rápida.
Ja tentei mapear essa materi em algumas empresas mas é incrível como a mente de alguns empresarios é inalienável. Alguns acham isso uma perda de tempo
Olá, Ederson!
Grato pela visita!
Vc tem razão. Este assunto deveria ser o básico de qualquer gerenciamento. Quanto tem que ser vendido para começar a dar lucro.
Sucesso!!
Professor você é ótimo
Bem didático e conteúdo excelente!
Gostei!!!!
Oi, Eli!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
excelente material para aprender o conceito.. ✌ Parabéns prof. Quintino
Valeu, MDR Accouting! Grato pela visita!
Parabéns!! Ótima explicação.
Valeu, Beatriz!
Grato pela visita!
Sucesso!!
Professor, parabéns pelo vídeo!!!
Excelente didática e explicação. Aprender assim com imagens faz com que não seja maçante e mantemos a atenção.
aulas, valeu
Valeu, Vinícius!
Grato pela vista!
Sucesso!
Parabéns Professor Quirino!!!! Aula esclarecedora!!! Obrigado por compartilhar.
Valeu, Tiago!
Grato pela visita!
Bons estudos!!
Ganhou mais um inscrito.
Ou, Frann!
Grato pela visita e pela inscrição!
Bons estudos e sucesso!!
Professor, alem da explicação, simples e eficaz, a forma de apresentar me chamou atenção. Se alguém souber qual aplicativo foi usado para montar essa apresentação e puder compartilhar, ficaria grato.
Grato pelas palavras. O aplicativo chama-se Vídeo Scribe.
Que didático
Estou inscrito no seu canal. Aula imperdível, ministrada por uma pessoa altruísta. Muitíssimo obrigado.
Oi, Rubens!
Grato pela visita e pela inscrição!
Fiquei muito feliz com suas palavras.
Bons estudos e sucesso!
Maravilhoso professor.. Vc é top!!!
Valeu, Kamnina1!
Grato pela visita!
Bons estudos!
Professor o senhor está salvando minha vida nessa matéria na faculdade, muito obrigada pelas suas aulas
Valeu, Ingrid! Bons estudos!!
Que Professor Excelente.
Prezado Fernando! Grato pelas palavras.
Muito obrigada prof. agora eu entendi o conteúdo rsrs
Oi, Geovana!
Grato pela visita!
Sucesso!
ótimo vídeo professor, teria algum vídeo sbore "ciências contábeis project finance"
Ola, Walter!
Grato pela visita e pelo comentário!
É um assunto muito interessante. Entretanto, não tenho nenhum vídeo específico sobre ele.
Vou anotar sua sugestão.
Valeu!
Sucesso!
Obrigado Professor. Deus abençoe.
Essa aula iteralmente me salvou, muito obrigada professor!
Valeu, Glenda!
Grato pela visita!
Boa prova! Depois volte para contar sua boa nota!
Sucesso!!
Além disso, você pode criar conteúdo sobre Contabilidade Pública, Administração Financeira e Orçamentária que são matérias que se complementam e tem por base os arts. 163 ao 169 da Constituição Federal e a Lei n. 4320/64 ( Lei de Finanças Públicas) e Lei Complementar n. 101/00 ( Lei de responsabilidade fiscal).
Grato pela sugestão. Grande abraço.
Excelente didática! Simples, clara e objetiva.
Apenas uma dúvida: o Sr cita comissão de vendedores como custo. Achava que era uma Despesa. Poderia esclarecer apenas esse ponto?
Grata!
Ola. Mãe de Trois!
Grato pela visita!
Estes custos tratados aqui, para fins de ponto de equilíbrio são os custos gerenciais. Quer dizer, junta tudo.
Custos gerenciais = custos + despesas.
Observe que, no vídeo, não foi falado em despesas, apenas em custos de modo genérico.
A comissão de vendedores é, sem dúvida, uma despesa variável. Mas genericamente, para fins de cáulculo do ponto de equilibrio, tudo vira custo.
Esta classificação de custo e despesa será importante na hora de confeccionar a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) para segmentar melhor a análise dos gastos da empresa.
Depois de um retorno sobre seu entendimento.
Bons estudos!
Show
Oi, Isaque!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Entendi!!!!!!!!!!!!
Valeu, AM70! Muito bom!
Grato pela visita e pelo retorno!
Sucesso!
@@ProfessorQuintino seus vídeos são muitos bons! Bem didáticos! Parabéns!!! Santa ajuda.
tmj me salvou em um seminario
Valeu, Negueba!
Grato pela visita!
Sucesso!
Você tem algum vídeo falando sobre vendas em atacado ou vendas a varejo?
Oi, Davidson. No momento não tenho vídeo sobre os assuntos. Grato pelas sugestões.
professor tire uma duvida minha por favor Diante disso, considere as seguintes decisões: - aumentar ou diminuir o preço de venda; - aumentar ou diminuir os custos variáveis. Considerando essas decisões, responda: Como o ponto de equilíbrio pode ser utilizado para orientar essas decisões? Considere o impacto da mudança do ponto de equilíbrio e os fatores que explicam ele.
Olá, Eduardo!
Grato pela visita!
A ideia geral é cortar os custos, tanto fixos, quanto variáveis, para potencializar o lucro. Às vezes, um aumento no preço de venda pode comprometer a competitividade do produto.
Com relação ao ponto de equilíbrio são três variáveis: preço de venda, custo variáveis (MP) e custos fixos (aluguel, salários, luz etc). Mexendo em qualquer uma destas variáveis, muda-se o ponto de equilíbrio.
É claro que a primeira reação é sempre mexer no preço de venda, mas tem o problema da competitividade. Costuma-se dizer que quem dita o preço de venda é próprio mercado.
O efeito da redução dos custos fixos é mais lenta.
O mais rápido é reduzir os custos variáveis, buscando melhores fornecedores e aprimorando processos. Quer dizer procurar aumentar a margem.
Sucesso!
@@ProfessorQuintino obrigado professor ajudou muito tirou minha dúvida, grato
Professor poderia fazer uma aula sobre mei atualizada 2022 de como ficaria pa prestação de serviços?
Oi, Leonardo!
Grato pela visita!
Boa sugestão. Vou preparar.
Sucesso!!
Oi professor, muito obrigada. Perfeita explicacao. Agora tenho uma duvida: Tenho varios produtos. Como faco pra saber quantos produtos em conjunto devo vender para ganhar lucro? Fiz a margem de cada um.
Oi, Mirza!
Grato pela visita!
Eu tinha respondido esta pergunta em seu comentário anterior. Mas parace que se perdeu no cyberespaço.
O ponto de equilíbrio é a quantidade de itens que vc tem que vender para que a margem que sobra de cada um cubra os custos fixos (aluguel, luz, salários, agua, telefone etc).
NO caso de serem muitos produtos, o melhor seria ter como referência a receita necessária para pagar os custos fixos. Você vai controlando semanalmente e vai vendo o quanto falta.
Agora, você pode fazer uma média ponderada das margens, multiplicando a margem pela quantidade vendida em um mês e dividindo pela soma da quantidade das vendas.
Se as margens forem iguais ou próximas (coisa de centavos), considere como se fosse um item só. Divida depois os custos fixos por esta margem ponderada para saber no total, em média, quantos produtos devem ser vendidos. É claro que é uma conta apoximada, mas dá para ter uma ideia.
De qualquer jeito controle com frequência o quanto falta para fechar o somatório dos custos fixos para ficar tranquila quando o valor for atingido.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso e bons negócios!!
Volte a postar! Seus vídeos são práticos e com uma didática excelente de entender.
Oi, Henrique. Grato pelo incentivo.
ola boa tarde, estava querendo encontrar algum vidio seu falando sobre LOTE ECONOMICO na logistica.
Oi, Edinho!
Grato pela visita!
Por enquanto não tenho um vídeo sobre lote econômico. É uma ótima sugestão.
A essência é seguinte:
Uma empresa tem que manter estoque para suas vendas. Só que precisa pagar por este estoque para o fornecedor e, também, pagar para o agente de transporte para trazer o estoque.
É claro que quanto maior o estoque, menos frete irá pagar, porém terá que empenhar mais dinheiro para comprar o estoque e para manter uma instalação maior. Este dinheiro da estocagem poderia estar investido, gerando juros.
Agora, se o estoque for menor, não precisará de tanto dinheiro para manter o estoque, podendo até investir o capital restante, entretanto terá que pagar mais pelo frete pois serão muito mais viagens para repor o estoque.
O lote econômico é justamente isso, qual ë a quantidade ideal para ter em estoque, onde o somatório do transporte e do armazenamento é menor para a empresa.
O mesmo raciocínio pode ser trazido para uma casa e suas compras no mercado.
A família pode ir uma vez só por ano comprar tudo. Vai gastar pouco com transporte, porém vai empenhar um valor enorme para comprar e manter suprimento por ano.
Por outro lado pode ir uma vez por dia e comprar apenas o que precisa naquele dia. Vai gastar pouco na compra, mas, em compensação, vai gastar muito com o transporte, indo todo dia no mercado.
Qual a solução? As famílias acabam, empiricamente, indo uma vez por semana, uma vez a cada duas semanas ou uma vez por mês.
Esta é a ideia de lote econômico. Equilíbrio entre o gasto com o estoque e o gasto com o transporte.
Sucesso!
Professor parabéns pelas aulas! Fantásticos seu conhecimento, sua didática e edição dos vídeos perfeitas! Professor e quando falamos de empresa de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (designer gráfico por exemplo ou outros que demandem "apenas" da mão-de-obra), como se calcula os custos variáveis (para chegar na margem) uma vez que não há matéria prima, apenas "mão-de-obra"? Desde já muito obrigado.
Olá, Haroldo.
Grato pela visita e pelas palavras.
Você está certo, pois quando se trata da prestação de serviços, os custos são predominantemente fixos e o custo variável, nada ou quase nada.
Você pode, entretanto, calcular o custo da atividade, dividindo todos os custos, independentemente, serem fixos ou variáveis, pelo número de horas de trabalho por mês, criando uma referência precisa do custo da hora.
Após este custo, você pode acrescentar a margem de lucro desejada e estipular o preço ao cliente.
@@ProfessorQuintino grato professor. Vou adotar.
@@haroldo_brito Ok. Boa sorte. Depois dê um retorno.
ótima explicação!!! esses dados são analisados pela DRE certo? Se fosse pela DFC daria certo também ?
É importante não confundir os conceitos. Quando ele fala de "custos fixos", na verdade, está se referindo aos gastos fixos (custos fixos + despesas fixas).
OI, Georjane!
Grato pela visita!
Você está certa! Tudo depende do contexto que está se falando. Quando se fala de um modo geral, engloba-se custo e despesas. Agora, quando é um exercício de classificação, daí deve-se diferenciar custo e despesa. Na DRE, também diferencia-se custos e despesas porque existe uma classificação a ser feita.
Tem um conceito que engloba tuido isto que é o conceito de custo gerencial, que engloba custos e despesas.
Agora, para fins de cálculo do ponto de equilíbrio é apenas o custo variável (e despesas variáveis tambem) para considerar na conta.
Como despesas variáveis, remos as embalagens individuais dos produtos e comissão de vendas para a venda de cada produto.
Veja este vídeo, onde dei uma ampliada no conteúdo e melhorei o sim: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=e5z5kQs_jxZwi4t-
BOns estudos e sucesso!
não adianta nada ter horas de aulas se em 8 min você supera os professores!!! só uma coisa que eu notei é que você colocou despesa variavel incluso no custo variavel e eu acho que dependendo do exercicio pode fazer errar, eu acho não tenho certeza kkkkkkk
OI, Gabriel!
Grato pela visita e pelo comentário!
A ideia sobre este negócio dos custos e despesas variáveis é o conceito de custos gererenciais, que englobam os dois (custos + despesas). No caso dos pontos de equilibrio, a parte variável engloba custos e despesas variáveis. Embalagens, comissão de vendas, por exemplo, são despesas variáveis, mas fazem parte da conta dos "custos variáveis".
Mesma coisa quanto aos custos fixos. Lembre-se que são custos gerenciais, embora não se fale este nome inteiro nos exercícios.mas englobam aluguéis, água, telefone, seguro etc.
Esta diferenciação é importante na hora de um exercício de classificar ou na demonstração do resultado do exercício, onde tem discriminado o custos dos produtos ou das mercadorias e as despesas administrativas e de vendas.
Mas você está certo, Dependendo do exercício pode confundir. Vai depender do contexto da pergunta.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Bons estudos e sucesso!
@@ProfessorQuintino oi professor fui fazer um exercício aqui e entendi que dependendo pode ou não estar junto ! Obrigado pelos videos! Tô aprendendo tudo basicamente com o senhor pq não consigo aprender com o professor da faculdade. Desculpa o termo, mas o senhor é foda !! Obrigado.
@@gabrielfernandes5808
Valeu, Gabriel!
Grato pelo elogio!
Veja este site que orgsnizei os assuntos por disciplina e dentro das ementas: professorquintino.com.br
Bons estudos e volte sempre, contando suas boas notas.
Sucesso!!
oi professor parabéns pelo seu brilhante trabalho, gostaria de saber se o senhor tem material falando dos indicadores de analise dos gastos (gasto per capite, elasticidade do gasto, crescimento do gasto, tamanho do setor publico , particip. dos gastos , flexililid.dos gastos variação dos gastos alem de outros ) não consigo encontra nenhuma literatura que trata desse assunto, obrigado por tudo ...
Grato pelas palavras e pelas sugestões.
olá, vi esse e o outro vídeo. adorei a explicação! não sou tão boa com cálculos mas entendi a base da explicação haha
porém se eu trabalho com receitas diversas cujos custos variáveis mudam, como faço o cálculo do custo fixo em cada receita?
obrigada!!
Oi, Alexia!
Grato pela visita!
Acredito que para você atribuir parte do custo fixo a cada um dos seus produtos, de uma forma simplificada, você poderá dividir de forma proporcional. Veja qual é o seu custo fixo total (exemplo: 30.000 - luz, água, salários etc) e divida pela quantidade média de produtos vendidos por mês (exemplo: 1500 produtos). O resuktado encontrado (30000/1500 = 20,00) você somará ao custo variável de cada produto para ver o custo unitário de cada produto.
Se você produz seu produto (desculpe a redundância), você pode fazer o mesmo cálculo, mas acrescente um pouco àquele produto que lhe dá mais trabalho.
Não seu qual foi o outro vídeo que você, pode ser qaue tenha sido até este: ruclips.net/video/036VTEJd8P0/видео.html, mas de qualquer jeito reforço o link.
Finalizando, se for uma revenda de mercadorias, calcule dividindo o custo fixo pela quantidade média de produtos vendidos e terá seu custo fixo unitário.
Se for uma fábrica , faça igual. só que aumente um pouco naqueles ´prodtos que dão mais trabalho.
Depois de um retorno!
Professor sou seu fã!
Por gentileza uma dúvida, no caso da diminuição da depreciação para o cálculo financeiro, há algo a mais que pode ser diminuído dependendo do segmento da empresa ou só a depreciação de capital? Desculpa se não fui claro.. obrigado Deus abençoe.
Oi, Bruno. Grato pela visita. Em princípio, apenas a depreciação seria retirada.
Porém, a ideia é retirar para cálculo do ponto de equilíbrio financeiro os compromissos com você mesmo. Por exemplo, se você assumiu um compromisso de realizar uma aplicação de $1.000, todo mês para comprar alguma coisa no futuro, então, se a situação apertar, este compromisso pode ficar para outra oportunidade.
em uma loja de varejo teria que trabalhar com mix produtos? margem de cada produto?
Olá, Renan!
Grato pela visita.
Em uma loja de varejo, que vende muitos produtos, o conceito de margem não muda. É preço de venda menos o custo do produto, independentemente do produto considerado.
Para ver qual o ponto de equilíbrio, ou o momento que a loja chegou no zera-a-zero e conseguiu recursos para pagar os custos fixos, é importante que na medida em que os produtos sejam vendidos vá-se somando as margens de cada venda até chegar no valor igual aos custos fixos. A partir deste momento toda a venda reverterá em lucro.
só mudaria a música de fundo, ótima didática e apresentação
Oi, Kelly. Grato pela visita!!
Olá, professor!
No caso do pagamento de imposto sobre a receita como ICMS, PIS e COFINS, eu preciso diminuir uma % da minha margem ou da receita para saber quanto é minha margem real e assim calcular quantos eu precisaria vender, ou não é necessário?
Olá, Rafael.
Grato por sua visita.
Muito interessante a sua pergunta. Na realidade estes cálculos da margem e dos pontos de equilíbrio apresentam uma ideia geral das quantidades necessárias para fechar as contas do mês.
O correto é calcular e raciocinar com as margens sem os tributos, até porque estes tributos serão repassados ao governo e você voltará à sua margem original.
Por exemplo:
- Seu preço de venda é 10,00, seu custo variável é 6,00 e sua margem é 4,00.
- Se você acrescentar no preço de venda os tributos, ele vai subir para 12,39, por exemplo.
E você poderá ter a falsa ideia de que sua margem é 6,39 e não 4,00.
- Só que estes 2,39 serão repassados ao governo e seu preço voltará para 10,00 e sua margem para 4,00 e as quantidades calculadas permanecerão as mesmas.
O correto é: depois que você estipular seu preço de venda, você deverá cobrar do cliente um pouco a mais para compensar os tributos.
Veja este vídeo sobre markup que trata da formulação do preço de venda: ruclips.net/video/xMcUuan9SWg/видео.html
, aí sim incluindo os tributos, na nota de venda.
Grato pela pergunta e bons estudos!!
@@ProfessorQuintino Entendi! no exemplo do vídeo é como se já tivesse descontado o valor dos tributos e contando somente com o valor líquido que iria entrar de fato na conta.
Muito obrigado!!
Professor, parabéns pelo vídeo e disponibilidade ao ensinar!
Eu tenho uma dúvida sobre o ponto de equilíbrio que seria o seguinte:
O PEC é de R$ 12.300,00, mas digamos que naquele mês a empresa tenha pagar boletos de mercadorias compradas no valor de R$ 1.000,00, então o PEC seria R$ 12.300,00 + R$ 1.000,00 = R$ 13.300,00?
Muito obrigado desde já!
Olá, Paulo. Grato pela visita.
Quando você diz que seu ponto de equilíbrio é R$ 12.300, imagino que seus custos fixos (aluguel, salários, luz, internet, telefone etc) sejam este valor. Portanto, depois de você comprar e vender suas mercadorias, você precisa ter no caixa R$ 12.300 para ficar no zera a zero.
Se você comprou mercadoria, esta, na realidade, não vai alterar o montante necessário para o seu ponto de equilíbrio. Você vai utilizar esta mercadoria para vender e fazer com que ela lhe traga R$ 12.300 para o pagamento dos custos fixos.
Esta é a ideia do ponto de equilíbrio. Vender tantas mercadorias para que com a diferença entre o preço de venda e o preço de custo da mercadoria você tenha o suficiente para pagar seus custos fixos (aqueles que, vendendo ou não, você tem que pagar no final do mês, sem contar o boleto da mercadoria).
O boleto da mercadoria é o custo variável. Comprou muita mercadoria, boleto alto. Comprou pouca mercadoria, boleto baixo. Não comprou mercadoria, nenhum boleto.
Bons estudos e bons negócios!!
Excelente!! Obrigada.
Tenho uma questão: se existe um crédito bancário a ser pago ( adquirido para financiar equipamentos e outros, ) entra também nos custos fixos?
Muito obrigada desde ja.
Olá, PinhAI!
Grato pela visita!
As aquisições de material permanente (ativo imobilizado) à vista iu financiados não entram neste calculo. Eles serão pagos com o lucro da empresa
Este ponto de equilíbrio é justamente para saber a partir de quantas vendas a empresa passará a ter lucro para adquirir equipamentos para expansão e/ou pagar dividendos aos sócios.
Veja este vídeo com o conteúdo modernizado: ruclips.net/video/HaxP8TU11eU/видео.htmlsi=ETtd0teeKFotEi8k
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino muitíssimo obrigada pela pronta resposta. No entanto, permanece a minha dúvida.
Por exemplo: para abrir a minha empresa, fiz um empréstimo bancário para comprar materiais, alguns equipamentos, desenvolver um Software , etc. Mensalmente eu pago ao banco 2000 reais, por exemplo. Na hora de calcular o preço, margem , ponto de equilibrio... esse valor de 2000 reais que pago mensalmente entra como custo fixo? Posso usar esse valor(2000 reais) para o custo do produto no meu caso é um serviço.
Muito obrigada desde já.
@@pinhal9693
Oi. Entendi. Realmente para encontrar o ponto de equilíbrio e pagar todas as contas, você inclui, nós custos fixos da formula ,todas as contas a pagar naquele mês.
Agora para determinar o custo do produto, estrs valores ligados aos investimentos não entram.No caso da produção de bens, o custo do produto ė a sima da matéria prima mais oa custos gerais da empresa (salários, luz, aluguel etc).
Resumindo: na fórmula do ponto de equilíbrio entram todas as contas, no curso do produto, investimentos não entram
@@pinhal9693 No caso de serviços, você, para ver i custo do seu setvico,,considere apenas o material que utiliza, mais o somatório dos custos adicionais de luz, transporte, aluguelk, telefone , rateados lela qualtidade de atendimentos que você faz por mes.
Por exemplo; para cada atendimento, vc gasta 50 reais de material. Por mês, vc tem uma despesa geral de 3.000. Você trabalha 20 dias por mês, então sai 150 reais pir dia. Além disso, vc realiza 2 atendimentos por dia. Logo um atendimento precisa de 75 reais a mais para cobrir, além dis materiais, suas despesas.
Somando os 50 reais do material, mais estes 75, temps 125. Estes 12 são ė o custo do serviço. Só que vc nao vai cobrar 125. Vc vai cibrar 200. Nesta diferença está o seu lucro, ė com este lucro que vc vai guardar um valor oara vc e pagar seus investimentos em sua empresa.
Agora, para calcular quantos atendimentos vc tem que fazer para começar a ter um lucro exclusivamente seu, sem a participação do banco, você irá todas as contas a pagar na fórmula.
Exemplo: este mês, vc precisa pagar 3000 da empresa mais 750 de parcela. Isto é 3750.
A margem ė 200 - 125 = 75.
Logo, precisa fazer 3750/75 = 50.atendientos para começar a ter lucro.
Então a única diferença entre o ponto de equilíbrio contábil e financeiro é a subtração da depreciação dos custos fixos?
Oi, David!
Grato pela visita!
A ideia é que vc considere a depreciação para constituir um fundo e depositar todo mês para, no futuro, renovar os equipamentos depreciados. Quer dizer, uma responsabilidade que vc assumiu consigo.
Entretanto, se em algum período a situação ficar difícil, vc não deposita neste fundo e financeiramente fica bem, sem dever para ninguém pelo menos
No ponto de equilíbrio contábil, vc paga todos os credores e ainda deposita no fundo de renovação dos equipamentos.
Veja um exemplo caseiro: vc se compromete a depositar na poupança todo mês para renovar seu celular daqui a dois anos. Se em um mêsa coisa apertar, vc paga as contas todas, mas não deposita. Este é o ponto de equilíbrio financeiro.
Professor, como seria para uma loja de roupas que nao possui valor certo por peça? Algumas mercadorias podemos trabalhar com 165% sendo que outras 120% 130%, valores de cada peça sao diferentes sendo que posso comprar roupas de 10, 25, 15.... Nao tendo um valor certo por peça.
Olá, Jander!
Grato pela visita. Em uma loja de roupas sem um valor certo por peça e que muitos produtos, o conceito de margem não muda. É preço de venda menos o custo do produto, independentemente do produto considerado. No caso das roupas, você anota o preço pelo qual comprou a peça e o preço que vendeu. Aí esta sua margem por peça.
Para ver qual o ponto de equilíbrio, ou o momento que a loja chegou no zera-a-zero e conseguiu recursos para pagar os custos fixos, é importante que na medida em que os produtos sejam vendidos vá-se somando as margens de cada venda até chegar no valor igual aos custos fixos. A partir deste momento toda a venda reverterá em lucro.
Com certeza, você já calculou, mas é interessante não ver apenas peça de roupa que lhe dá a maior margem, mas, sim, a peça de roupa que, multiplicando-se a margem pela quantidade vendida lhe dá o maior lucro.
@@ProfessorQuintino e para formar o preço?
Valor Mercadoria+CustoFixo+Custo Variavel+Ganho Desejado
Meu problema é que nao sei qual porcentagem colocar no Custo fixo, visto que ainda nao abri a loja e nao sei quanto que sera a media de venda mensal para poder diluir esse valor. Existe alguma forma de saber?
Esta ajudando muito seu canal, muito obrigado!👏👏
Certo, Jander. No custo fixo, considere o aluguel, se tiver, despesas diversas ligadas à instalação, custo de manutenção de site, algum outro contrato. Veja o valor mensal. Acrescente no custo fixo um valor que vc imagina ter como salário e o salário de algum ajudante, se for o caso.
Este é seu custo fixo.
Para diluir o valor, estime quantas peças imagine vender e faça uma divisão. Some a este valor o custo que você pagou pela mercadoria e acrescente sua margem de lucro.
Ao estabelecer o preço de venda, considere a competitividade do mercado. Boa sorte!! Bom empreendimento!! Bons lucros!!!
Olá professor a minha dúvida é se a margem será sempre calculada pelo valor unitário dos custos ou despesa variável ou em alguns casos poderá ser usado os custos variáveis ou despesas num todo para realizar o cálculo?
Oi, Flor!
A ideia é fazer a margem com os custos variáveis para conseguir pagar os custos fixos.
O ponto de equilíbrio é o necessário para pagar os custos fixos.
Só lembrando, custo fixo não é com relação ao valor, mas com relação à presença no calendário. Mesmo a luz, por exemplo, varie um pouco cada mês, é um custo fixo porque todo mês tem que pagar, independentemente do valor da produção.
Bons estudos e sucesso!!
Seria a mesma regra para indústria?
Oi, MelymCaps!
Grato pela visita!
A regra é a mesma para a indústria!
O que muda é, com certeza a variedade de produtos que são fabricados. O exemplo do vídeo é de apenas um produto. Mas com mais produtos, a empresa deve fazer uma média ponderada para calcular um custo variável médio.
A essência é:
Ponto de equilíbrio é igual aos custos fixos divididos pela margem.
Os custos fixos são, energia, salários, aluguéis etc, que a indústria paga.
Como calcular este custo variável ponderado?
Por exemplo:
Produto 1: Vende 100 produtos, margem = 40
Produto 2: Vende 35 produtos, margem = 120
Produto 3: Vende 65 produtos, margem = 200
Cálculo ponderado= (100 x 40) + (35 x 120) + (65 x 200) = 4000 + 4200 + 13000 = 21200
Margem média = 21200 / (100 + 35 + 65) = 21200 / 200 = 106
Digamos que o custo fixo da empresa seja de 155.000 (cem mil) . Quer dizer, a indústria deve vender aproximadamente (155.000/106) = 1462 produtos para ficar no 0 x 0.
Tomara que não tenha errado nestas contas!
Depois dê um retorno sobre este entendfimento
Sucesso!
A depreciação seria como um crédito é isso?
Oi, Leonardo!
Grato por todas as visitas!
A depreciação é um crédito (no BP). A contrapartida é um débito nada despesas administrativas (DRE).
No final da vida util do bem e para zerar tudo, faz um débito na depreciação acumulada e um crédito no bem.
Sucesso!
Olá, professor teria alguma fórmula para calcular PE em clinicas que vende procedimentos e consultas?
Olá, Dueto Assessoria!
Grato pela visita!
Na verdade não tem uma fórmula específica, entretanto pode-se fazer algumas adaptações.
A essência da fórmula é custo fixo dividido pela margem.
A margem é calculada pelo preço de venda menos o custo variável. Esta margem é o que realmente sobra para pagar os custos fixos.
Acredito que, no caso dos procedimentos e consutas, o custo variável é muito pequeno (com relação ao material empregado), se comparado com as despesas em geral.
Portanto, você pode considerar, que o custo é quase zero e a margem é o próprio preço do procedimento ou consulta.
Emtão, faça uma média mensal do valor recebido com procedimentos e consultas. Daí divida o seu custo fixo (todo ele, por exemplo,salários, aluguel, luz, água, despesas gerais etc) e divida por esta média mensal.
Aí você saberá, em média, quantos procedimentos e consultas terão que acontecer para que todo o custo da empresa, naquele mês, seja pago. Depois disso, tudo é lucro.
Depois dê um retorno.
Sucesso!
@@ProfessorQuintino Obrigada
Professor gostaria de tirar uma dúvida no caso a minha empresa ela tem um mix de mais ou -30 produtos como que eu poderia fazer o Mark app ou também esse PE
Oi, Leandro!
Grato pela visita!
No caso do markup, você calcula o preço de venda separadamente para cada produto, considerando o markup separadamente. Quando lançar na nota, já põe o preço de venda anteriormente calculado. O markup, na realidade, irá interferir logo no iníico do processo, quando você irá estipular o preço de cada produto e apresentá-lo na prateleira.
No caso do ponto de equilíbrio
1) Vamos considerar a receita obtida pela soma das margens dos produtos vendidos. Oprocesso é o mesmo. Faça o cálculo dos custos fixos e a margem de cada produto.
O ponto de equilíbrio é o valor do custo fixo.
No final do dia, veja quantos produtos de cada tipo vendeu, some as margens e veja se já atingiu o ponto de equilíbrio ou o que falta.
Resumindo: ponto de equilíbrio é quando o somatório das margens atinge o custo fixo.
2) Processo da margem média ponderada
Calcule a margem de cada produto e multiplique pela quantidade deste produtos. Você vai encontrar, em média, quanto aquele produto lhe dá de marge total.
Repita esta operação para cada um dos produtos.
Some todos estes totais e veja o somatório destas multiplicações. Depois veja a proporção de cada produto no total e faça uma média ponderada.
Veja este exemplo:
A empresa possui três produtos. Custo fixo = $ 20.000
Produto 1 - Média de venda mensal = 600 produtos / Margem unitária = 7,00 / Margem total = $ 4.200
Produto 2 - Média de venda mensal = 800 produtos / Margem unitária = 9,00 / Margem total = $ 7.200
Produto 3 - Média de venda mensal = 1.000 produtos / Margem unitária = 8,00 / Margem total = $ 8.000
Somatório das margens = 4.200 + 7.200 + 8.000 = 19.400
Proporção de cada margem no total:
Margem 1 = 4.200 / 19.400 = 22%
Margem 2 = 7.200 / 19.400 = 37%
Margem 3 = 8.000 / 19.400 = 41%
Média ponderada das margens = (22% de 7,00) + (37% de 9,00) + (41% de 8,00) = 1,54 + 3,33 + 3,28 = 8,15
Margem média = 8,15
Ponto de equilíbrio aproximado = 20.000 (Custo fixo) / 8,15 = 2.453 produtos.
Quer dizer, para atingir o ponto de equilíbrio com este mix de produto, preciso vender mais ou menos 2.453 produtos variados (respeitando mais ou menos a proporção).
Sucesso!
Depois de um retorno!
OPS: Depois que vi que o meu exemplo está no limite do prejuízo. Vendi apenas 2.400 produtos, para um ponto de equilíbrio aproximado de 2.453.
@@ProfessorQuintino perfeito professor uma dúvida no caso do custo coloco somente os custos de matéria prima , ou também coloca os custos operacionais?
@@leandrogrella_oficial No caso do cálculo do markup são todos os custos, até o custo fixo rateado pelo produtos.
No caso do ponto de equilíbrio, considere como custo variável, essencialmente, a matéria prima e alguma comissão (se os trabalhadores ganharem por produtividade e não por mês). Os custos operacionais da empresa como um todo vão todos para os custos fixos (custos e despesas administrativas).
Mas e se a empresa não tem esse volume tão grande de venda?? não compensa estar com a empresa aberta então?
Olá, Diego. Grato pela visita.
Você está certo. Em época de redução das vendas, é possível que custo para manter a empresa aberta seja maior do que se ela estivesse fechada.
Exemplo: digamos que um vendedor alugue uma sala para sua loja. O aluguel custa 1.000 e para manter a loja funcionando, este vendedor tem um custo adicional de 1.500, entre luz, água, internet, segurança e outras despesas menores.
Isto quer dizer que ele precisa ter de margem 2.500 para pagar o aluguel e o custo adicional. Se ele não conseguir fazer 2.500, ele pode fechar, pois daí teria que pagar apenas o 1.000 de aluguel e o seu prejuízo seria menor.
Veja só, se o vendedor tiver uma margem de 2.300, o que vai acontecer? Ele vai ter que pagar 1.000 de aluguel e mais 1.500 dos demais custos. Isto quer dizer que ele vai ter que desembolsar além dos 1.000, mais 200 para, somando com os 1.300, conseguir honrar os 1.500 dos custos adicionais.
Então, você está certo. Se as vendas não cobrirem todos os custos, é melhor que a empresa fique fechada até que a situação melhore.
Uauuu
Oi, Alinee!
Grato pela visita!
Sucesso!