Me conforta muito a fala do André sobre as reclamações das dlc's do Dragon's Dogma. Muita gente falando que é assim mesmo e etc. Eu acho que tem que reclamar mesmo das dlcs, acho as criticas legitimas sobre isso. E sobre não ter a opção "new game" tbm. Fazendo essas reclamações talvez a Capcom mude isso pros próximos lançamentos. Porra a galera defendo um jogo que custa 300 conto, que tem denuvo e ainda um monte de microtransação, pra mim isso é absurdo demais.
Pois é, é engraçado vem como a pessoa fica passional e não enxerga, ele ta usando argumento de que a capcom sempre fez isso, tipo então tem que parar de reclamar só pq ela sempre fez...
Concordo muito com o ponto do André e do Corra sobre Dragons Dogma 2, acho que o Sushi e o Rafa não estão conseguindo se afastar do lugar de fã do jogo na hora de opinar. Não é pq é de praxe que devemos aceitar as microtransaçãoes. O discurso foi exagerado? Foi. Mas essa opinião derrotista deles é bem complicada ainda mais estando nesse lugar de "influência" que vocês estão.
@@NebulaFaray Não precisava nem ser outra empresa... fosse qualquer outro jogo eles tavam soltando raios e trovões (que não fosse da Nintendo ou da From)
@@rafapaidaleia mas o ponto é esse. A questão toda é q DD é um jogo mt único q tá sofrendo exagerado por algo q vários outros jogos fazem. A mesma coisa não aconteceu, inclusive, com outros jogos da Capcom. No final isso só incentiva a ter mais coisa tudo igual. (e não, não tô defendendo microtransação)
É sério mesmo que o rafa e sushi tão falando pra parar de reclamar de item shop/dlc pago porque não vai mudar nada? Não da pra gostar de algo e reclamar dos seus defeitos ao mesmo tempo?
Sobre falar com todos os NPCs do jogo. Acredito que a maioria das pessoas não tem tempo de sobra disponível pra investir desta maneira em jogos. Dito isso, concordo com o André, inclusive com o exemplo das 50 portas onde apenas duas delas chegam em algum lugar.
@@makoh13 o Sushi, o Rafa e o Corra literalmente disseram que não tinha pq as pessoas ficarem putas com microtransação (em um jogo full price) kkkkkkk O André foi o único que discordou dessa sandice.
Um detalhe, em detrimento do jogo/da Capcom, que o André esqueceu de mencionar é que para Dragon's Dogma 2, Itsuno veio a público mais de uma vez defender que certa escassez de certos itens fazia parte do game design que ele queria para o jogo, etc. E daí, no primeiro dia, já aparece item comprável ahahaha. Sobre a visibilidade das microtransações: No Steam, inclusive, as DLCs são bem explícitas na página do jogo, logo abaixo do preço do jogo base, e ainda há um somatório de quanto custa ter que comprar tudo. Isso, eu acho ótimo, porque fica transparente a mesquinharia dessas empresas.
Infelizmente o Itsuno tá tomando a culpa de um bagulho que ele nem tem nada a ver. Com certeza não foi a decisão dele botar aquilo ali e também não foi influênciado/obrigado por ela vide o primeiro jogo.
@@raphaelfelipe3313Justamente, duas decisões que se contradizem, em detrimento do jogo. A Capcom sabia que jogo que o Itsuno queria fazer e a o Itsuno sabia as condições em que a Capcom iria lançar o jogo, e o jogo é o jogo completo, incluindo as opções de microtransações. Não dá para convenientemente ignorar como muitas pessoas fazem.
@@AugustoLeonardo-le1rq Ele meio que tomou dano colateral, +- parecido com a situação do Mikami no Resident Evil 4. Capcom sempre foi uma desgraça, tratam mal o talento interno, anti-consumidor desde sempre (DLC "escondido" no disco, etc). Tomara que o Itsuno não fique revoltado igual o Mikami, pq eu quero DMC6, Dante e Vergil "co-op" andando pelo inferno pra vingar a mãe deles. Sobre os items compráveis, é ridículo no PC pq tu consegue tudo isso com cheat engine, eu mesmo usei cheat de dinheiro no RE4 pra testar armas, se fosse pra fazer isso no console eu teria que pagar por aquele "ticket" do vendedor e tals... é uma estratégia de monetização podre e revoltante, mas a ironia é como o PC foi o que expos mais isso, o fato da Capcom vender esse tipo de microtransação no PC, isso demonstra o quanto eles tão desconexos com a realidade da plataforma PC em particular (e segundo eles, PC é a plataforma "principal" pra Capcom, imagina se não fosse)
1:22:15 - Uma curiosidade pro diegodex_gundyr no chat, quem começou isso de vender o final verdadeiro em DLC foi justamente a dona Capcom, Asura's Wrath, Dead Space 3, Dead Rising 4, todos tiveram isso.
Eu vi em outras discussões o pessoal lembrando das cagadas da Capcom. É complicado, empresa tá nessa era de ouro desde o RE7, tu "esquece" que eles fizeram muita merda no passado, Capcom é extremamente nojenta e anti-consumidor. Mas tão entregando jogos com qualidade, ai cria uma cortina de fumaça do bem... ou talvez do mal
@@RRRRRRRRR33isso mesmo muito bem colocada, agora por causa de alguns jogos de boa qualidade a galera se esquece que a empresa era mercenária,anti consumidor
@@nicolasrodrigues9253 O infame DLC no disco, Capcom foi uma das pioneiras, todo mundo desceu o cacete neles na época do Street Fighter vs Tekken... ai tu vê hoje em dia, virou padrão, o jogo sai com DLC, ai tem mais DLC pra sair no futuro, etc Por isso que eu até não estranho muito o clima derrotista do Sushi e do Rafa nesse podcast, mas fazer o que, se ficar quieto é pior, com reclamação virou esse circo, imagina se o pessoal ficasse quieto? Capcom merece crédito pq eles distraíram a gente com bons jogos, é o melhor tipo de distração, mas eventualmente a máscara cai
Os creators que defendem as práticas da Capcom nesse DD 2 estão vendendo as suas comunidades a troco de pão. Deveriam boicotar. Nenhuma chave vale a promoção de algo com práticas tão predatórias
Sonhei com o dash de Elden ring e acordei com o de dragon's dogma, que gostei por sinal. Tô achando que o dash de silksong vai sair primeiro que o de Elden ring.
Além do que, que a Capcom segure a marimba de ter o ódio (sem doxxing) e não o cult following dos fãs mais hardcores de RPG, porque tão vendendo jogo sem desconto nenhum cheio dessas práticas caça níquel. Inclusive é predatório com alguns demográficos viu gente? Não é só deixar de comprar não. Se tinham alguma chance de fazer estrondo igual Baldurs Gate 3 ou Elder Ring, esquece... Abriram mão de ter uma franquia admirada de forma unânime que entrasse no zeitghaist por sei lá quanto dinheiro a curto prazo
Po, esses últimos 3 programas mostraram a completa e bizarra diferença entre boa vontade e má vontade com certos jogos. Os comentários sobre DD 2 e a Capcom foram … sei lá. Ainda bem que tivemos o André pra deixar esses feedbacks minimamente centrados nas últimas semanas. O rigor com um produto e as passadas de pano com outro que entregou um produto final com diversos problemas e práticas que já foram criticadas por vocês diversas vezes. Entendendo mais nada.
@@gabrielvilela9797 acho que taxar os comentários acerca de DLCs e outras práticas de mercado para “pontos de vistas” é bastante reducionista, principalmente por como eles se posicionam trocentas vezes no podcast contrários ao capitalismo, práticas predatórias que amplificam a procura pelo lucro, etc. É meio bizarro ver discursos tão fortes em outros episódios caírem para “mas assim que o mercado funciona” quando se trata de críticas à um jogo que eles têm predileção.
Sobre o Dragons Dogma, o jogo pode ser incrível ao mesmo tempo que a empresa é predatória. Um jogo que custa R$336 (PS5) não tem o direito de ter monetização de jogo de celular. Isso é um absurdo. Ah, Mas o jogo é muito bom. Sim, e a Capcom é uma arrombada e merece o que ta acontecendo.
Sobre o show do Blink. Eu tenho observado que o envelhecimento libera as pessoas pra gostar de coisas que antes as envergonhavam. No grupo do zap da minha antiga "galera do rock" vejo a galera se empolgar com show de qualquer coisa. A rapaziada compartilha folder até de Bidê ou Balde Cover.
Imagina review bomb e "influenciador" de internet te convencer a não jogar um jogo super autoral, unico e absurdamente diferente em design e concepção de outros por uns bagulho absurdamente pequeno. As unicas reclamações válidas são o save e a otimização. Aí depois ficam reclamando que todo jogo é igual e os videogames estão morrendo e blá blá blá. Bizarro ver gente que nunca jogou o primeiro se decepcionando com o 2, gente que acha que todo RPG é pra ser a mesma coisa com a mesma densidade em história e o caralho. Bicho isso aqui é do diretor de DMC, é um RPG DE AÇÃO, assim como D&D antes (anos 80) era um jogo de combate e nao roleplaying.
@@rafapaidaleiaMas o DD2 não é nem um pouco predatório na monetização desses recursos, ele só te dá a opção de comprar e ponto. As decisões sobre a gameplay (como por ex as limitações no fast travel) não é do jeito que é pra te fazer gastar dinheiro, é uma escolha criativa do diretor do jogo. Existem DIVERSOS jogos de preço cheio com práticas predatórias que bloqueiam conteúdo em micro transações, mas não é o caso aqui.
@@rafapaidaleiaé só uma péssima decisão da Capcom, porque obviamente acaba com a imagem do jogo. E quem não conhece fica com a impressão que algumas escolhas criativas do jogo são do jeito que são para favorecer a monetização.
@@gabrielvilela9797 cara... Vc da pedindo que o público geral estude a fundo as mecânicas de um jogo que é continuação de um flop de mais de 10 anos atrás pra descobrir que a monetização proposta por uma publisher famosa por fazer exatamente não afeta a proposta do mesmo??? Tu tá agindo exatamente da mesma forma que os fãs do jogo agiram nesse vídeo...
Seria bom uma mistura de primeira e terceira pessoal tipo Deus-Ex. E esquece isso de mundo aberto rapais, RE é no esquema da "mansão" (ou o famigerado esquema Goof Troop). RE dos sonhos: mansão gigante com trocentos puzzles e vinte mil chaves, gameplay RE4 Remake com a volta do sagrado vendedor, Leon e Claire coop, tem um "Nemesis" solto na mansão te perseguindo... perfeição
@@alexhorman6654 Eu acho que não combina, mas... tem que ver. Capcom tava nessa sequencia sem errar, praticamente era de ouro desde o RE7, mas pelo jeito cagou no Dragon's Dogma. Então não passa mais aquela confiança total que vai dar certo
@@RRRRRRRRR33 ah, eu discordo do dragons dogma. Quer dizer... no ps5 tá legal para mim o desempenho. Os problemas parecem mais referentes ao pc, mas nem são tão gritantes, logo logo é ajeitado. E quanto as microtransacoes, pô, tudo vc pega no jogo mesmo, basta explorar. As reclamações me parecem mais um "maria vai com as outras". Um reclama e outros acham legal reclamar tb. Claro, não defendo empresa alguma, mas existe nesse caso uma certa falta de tato da galera.
@@alexhorman6654 O port pra PC tá horroroso. E o jogo nem aparenta ser grandes coisa ao meu ver, mas eu não sou fã de jogo de ação no geral, então já não me pega naturalmente (típico, o exemplo clássico do "não é pra mim"). Enfim, os fãs de DD gostaram, as críticas pra monetização são 100% justificáveis (bom que lembra o pessoal do quanto a Capcom é fdp). Independente da qualidade do jogo pra quem gosta de ação e tals, acho que a Capcom expos a fraqueza da Re Engine (finalmente, a engine parecia ser perfeita) e a escrotização das DLCs, ruim que o Dragon's Dogma ficou perdido no meio desse tiroteio
Fico me perguntando quantos são otários suficiente pra comprar esses produtos sem sentido da Capcom? Seria que vende suficiente pra valer propaganda negativa? Ou eles só estão esperando pessoas se acostumarem até parar de reclamar por que cada venda dessas droga já é um lucro?
O mais feio pra Capcom é o Horizon 2 rodando liso que é uma blz no PC, jogo + dlc por $60, é um tapa na cara da Capcom, Dragon's Dogma é totalmente anti-consumidor, Horizon 2 é o oposto. E é irônico, pq o pessoal achou que o Horizon 2 ia ser esmagado como sempre, mas não, é um produto melhor de longe. Eu paguei o preço cheio sem chorar, Sony merece
Sobre se o PSSR (o DLSS da Sony) vai permitir Dragon's Dogma 2 rodar a 60 FPS, a resposta é definitivamente não. Quando você usa uma tecnologia dessa como desenvolvedor, você escolhe entre duas opções: ou 1) você renderiza o jogo em resolução mais baixa pra economizar trabalho da GPU e usa a tecnologia para voltar pra resolução normal, ou 2) Você renderiza como é hoje e usa a tecnologia para aumentar a resolução. A segunda opção não muda a performance (talvez até piore um pouquinho, pq tem que dar tempo do PSSR rodar em cada frame), e a primeira só economiza trabalho da GPU. O problema de DD2 é o processador, então não adianta economizar trabalho da GPU. Inclusive, mesmo se o PS5 tivesse uma RTX 4090, ele ainda rodaria o jogo a 30fps por conta de seu processador.
Os consoles já usam super sampling, lembro a minha surpresa quando vi um vídeo comparando aquele jogo de tiro em primeira pessoa que tem magia, foi esquecido no churrasco, "Avernum" ou algo assim. O PS5 roda esse jogo a uma resolução menor que o PS2, 480p que é "escalado" até 4k e vira um festival de borrão. É tipo tu usar FSR no PC no modo "ultra performance". A forma como os desenvolvedores usam super sampling é meio bizarro, virou uma muleta ao invés de algo que melhora a qualidade do produto
@@RRRRRRRRR33 super sampling é usado desde o ps4. O PSSR deve ser um novo approach desse tipo de tecnologia, como o dlss q cada um tenta uma coisa diferente. tem desde o que gera pixel pra aumentar a imagem, ao q gera frame pra aumentar a quantidade de quadros. Tem q ver o que o PSSR é de vdd (ate agr ele é o de gerar pixel). De curiosidade, o DLSS 3 é o que gera frame.
Rapais, todo mundo revoltado com o Dragon's Dogma, curioso pra ver se o Sushi e Rafa vão ter a pachorra de defender a Capcom. Fora que o jogo exige um PC da NASA, isso me surpreendeu, a Re Engine é geralmente leve, do nada ficou tosca
Eu fiquei decepicionado com DD2 tem varias coisas que ficaram pior em relação ao primeiro, tipo dividiram o strider em duas classes, agora você só pode equipar 4 skils, a comida não cura mais a barra cinza, demora muito para levantar o seu peão quando ele é derrotado Sem contar todos os problemas no pc, o jogo vive crashando
Galera desculpa, mas eu acho esse discurso de "você não entendeu o propósito do game design!" meio narcisista, soa muito como "você gamer ignorante não tem a capacidade de comprrender a genialidade por trás de fazer o fast travel ser escasso", sendo que não é tudo isso, o diretor do jogo falou aquela merda de que só jogo ruim usa viagem rápida, sendo que Dragon's Dogma nem tem assim tanta variação de eventos que acontecem nas viagens (minha opinião) a ponto de que seja super interessante sempre ir a pé. Acho que tá se criando uma tendência de romantizar a burocracia (ou coisas mal feitas mesmo) em jogos com a desculpa de que é game design, vide as pessoas dizendo que não ter mais de um save e não poder dar um new game era uma escolha criativa e no primeiro patch notes da Capcom já diz que vai trazer essa opção kkkkkk
Todo jogo deveria ter o direito de ser o que o diretor/equipe quer dele, e as opiniões fortes do Itsuno só mostram que nada daquilo é por acaso. Pra mim, um jogo coveniente não é nada mais do que as somas das suas partes, ou seja, é apenas conveniente e eu provavelmente não vou lembrar dele em alguns meses. Dragon's Dogma 2 não é perfeito, mas ele é muito mais realizado que o primeiro; E assim como Souls, quando eu estou jogando DD2, eu estou jogando DD2 e nada mais, só aquele jogo me oferece isso. Ter esse "engasgo" proposital, me fazer pensar, jogar e olhar pra cada situação proposta de uma maneira que só ele me entrega e realiza, e é isso o que o torna especial para mim. Tipo, sabe quando você jogou Souls pela primeira vez e ficou pensando "pra que stamina?", "pq nao bate no quadrado?", "nossa, nao posso spammar ataque se nao sou punido?", então, é esse engasgo que fica e nao a conveniência que tiraria ele completamente.
Tudo o que tu disse ai é subjetivo Se você não curte mecânicas "burocráticas" isso é uma parada sua e só sua, não torna elas ruins ou desinteressantes. Não clicou contigo? Bola pra frente
@makoh13 Burocracia já tem uma conotação pejorativa, porque via de regra é perder de tempo, não é desafiador ou complexo, tão pouco imersivo, é só irritante. Agora, curioso que você disse que tudo o que eu falei é subjetivo, então quer dizer que a galera defendendo não ter new game como um decisão de design e agora vão por no jogo pq foi uma decisão idiota é algo subjetivo? A forma como os meninos usam esse tom soberbo de "você não entendeu pq o fast travel é assim" tal qual os sunitas de souls dizem que as pessoas não gostam pq são ruins ou pq estão jogando errado, também é subjetivo? Ah para né, passação de pano tem limite.
Divinity 2 o roteiro é muito mal feito. Te joga personagens na cara que vc mal conhece e faz tomar decisões como se fossem dramáticas, o roteiro é mto mal desenvolvido. No final do arco 2 eu já tinha perdido todo o interesse, sendo que o arco 1 eu fiquei encantado.
Queridos, Dragon's Dogma 2, por enquanto, é a decepção da DÉCADA para mim. Os problemas de desempenho e microtransações nem sequer passam pela minha cabeça. A verdade é que estou achando o jogo vazio e com pouca variedade, tanto de dungeons quanto de inimigos. É caverna e goblin na sua cara o dia inteiro. Outra coisa, alerta de spoiler: O conteúdo de endgame desse jogo é PÍFIO, ainda mais se comparado com DD1 ou mais ainda com DDDA. Também senti pouca ligação do seu personagem com o mundo. Tudo parece muito impessoal e distante. Não há análogos para Cassardis, Salvation, BBI, Everfall. NPCs carismáticos fazem falta. O combate, música e apresentação estão me mantendo no jogo, mas já baixei minhas expectativas. Me preparando para voltar para o 1 após terminar o 2 para tirar o gosto amargo da boca.
Skipei o spoiler pq ainda to jogando, mas cada é um cada um né. Eu to adorando o jogo, 60 horas já e ainda tem muita coisa pra fazer e descobrir, melhor jogo do ano pra mim fácil e de decepção fica o mundo aberto do rebirth.
Acho um debate tremendamente estranho. De ambos os lados. Primeira a ideia de que jogos precisam "dificultar sua vida pra diversão", estranho, se penso em jogos como Gothic 2, Sifu que pra mim são jogos que desenham bem seus desafios não vejo as mesmas arestas que soulike fans parecem tão apegados. E do outro lado algo mais estranho ainda: alguém vai comprar facilitações dentro do meu joguinho singleplayer e não vai passar pelas minhas amadas restrições. Não sei se apenas estou apenas menos nerd a coisa toda é absurda.
A real é que a maior parte da comunidade de Souls não entende os próprios jogos, eles acham que a principal caracteristica é ter que ser difícil, desafiador, te fazer penar pra terminar o jogo, ignoranto os trocentos outros aspectos que fazem Souls ser Souls, eu joguei todos os jogos da From e nada me tira da cabeça que um modo easy com inimigos um pouco mais fáceis não iria estragar o jogo, pq ele é muito mais que só a dificuldade.
Contando Dash, Vértice e o MotherChip, o Sushi passou umas 10 horas discutindo Dragon's Dogma esses dias
10 horas só o bruto do Dash kkkkk
Me conforta muito a fala do André sobre as reclamações das dlc's do Dragon's Dogma. Muita gente falando que é assim mesmo e etc. Eu acho que tem que reclamar mesmo das dlcs, acho as criticas legitimas sobre isso. E sobre não ter a opção "new game" tbm. Fazendo essas reclamações talvez a Capcom mude isso pros próximos lançamentos.
Porra a galera defendo um jogo que custa 300 conto, que tem denuvo e ainda um monte de microtransação, pra mim isso é absurdo demais.
Sushi defendendo as dlcs de dragons dogma foi meio esquisito, se fosse qualquer jogo que ele não curte acharia um absurdo
Acho certo reclamar, mas dentre os jogos da capcom esse é o mais de boa nesse sentido, é injusta sim a atenção que tão dando pra isso nesse jogo
Se fosse da mesma forma q ta acontecendo no dd2 ele não reclamaria tmb.
Pois é, é engraçado vem como a pessoa fica passional e não enxerga, ele ta usando argumento de que a capcom sempre fez isso, tipo então tem que parar de reclamar só pq ela sempre fez...
@@kimithr n o argumento principal do sushi é: sua experiência fica PIOR se vc comprar esses itens
Parabens pela postura, André! Isso é defender a sua comunidade sem se vender ao sentimentalismo
*Esse quarteto juntos é um deleite para os fãs do canal há tantos anos! **#QueDeliciaCara*
Concordo muito com o ponto do André e do Corra sobre Dragons Dogma 2, acho que o Sushi e o Rafa não estão conseguindo se afastar do lugar de fã do jogo na hora de opinar. Não é pq é de praxe que devemos aceitar as microtransaçãoes. O discurso foi exagerado? Foi. Mas essa opinião derrotista deles é bem complicada ainda mais estando nesse lugar de "influência" que vocês estão.
Assino em baixo!
O que me deixa um pouco decepcionado é que se fosse qualquer outra empresa no qual Sushi e/ou Rafa tivesse má vontade eles iriam concordar.
@@NebulaFaray Não precisava nem ser outra empresa... fosse qualquer outro jogo eles tavam soltando raios e trovões (que não fosse da Nintendo ou da From)
Concordo
@@rafapaidaleia mas o ponto é esse. A questão toda é q DD é um jogo mt único q tá sofrendo exagerado por algo q vários outros jogos fazem. A mesma coisa não aconteceu, inclusive, com outros jogos da Capcom. No final isso só incentiva a ter mais coisa tudo igual. (e não, não tô defendendo microtransação)
É sério mesmo que o rafa e sushi tão falando pra parar de reclamar de item shop/dlc pago porque não vai mudar nada?
Não da pra gostar de algo e reclamar dos seus defeitos ao mesmo tempo?
Eu não tava com vontade de jogar Dragons Dogmas 2, mas depois de tudo que vcs falaram, será o próximo jogo que eu vou comprar pra jogar.
Sobre falar com todos os NPCs do jogo. Acredito que a maioria das pessoas não tem tempo de sobra disponível pra investir desta maneira em jogos. Dito isso, concordo com o André, inclusive com o exemplo das 50 portas onde apenas duas delas chegam em algum lugar.
André está certo, o DD2 furo a bolha as pessoas reclamaram, aproveitem e apontem os erros mesmo, se não daqui a pouco tem DD2 da mihoyo
1:17:50 - Obrigado André por representar a lucidez nesse podcast, pqp os outros tudo querendo passar pano pra Capcom, chega a ser revoltante.
amigo, não tinha ninguém passando pano pra capcom
@@makoh13 o Sushi, o Rafa e o Corra literalmente disseram que não tinha pq as pessoas ficarem putas com microtransação (em um jogo full price) kkkkkkk O André foi o único que discordou dessa sandice.
temos o injustiçado evil within 2 que é mundo aberto e é absolutamente assustador (especialmente no ultra hard). e é um jogasso, joguissimo.
❤
Um detalhe, em detrimento do jogo/da Capcom, que o André esqueceu de mencionar é que para Dragon's Dogma 2, Itsuno veio a público mais de uma vez defender que certa escassez de certos itens fazia parte do game design que ele queria para o jogo, etc. E daí, no primeiro dia, já aparece item comprável ahahaha.
Sobre a visibilidade das microtransações: No Steam, inclusive, as DLCs são bem explícitas na página do jogo, logo abaixo do preço do jogo base, e ainda há um somatório de quanto custa ter que comprar tudo. Isso, eu acho ótimo, porque fica transparente a mesquinharia dessas empresas.
Infelizmente o Itsuno tá tomando a culpa de um bagulho que ele nem tem nada a ver. Com certeza não foi a decisão dele botar aquilo ali e também não foi influênciado/obrigado por ela vide o primeiro jogo.
Mas são dois departamentos diferentes. O game designer não tem relação com as decisões que outro departamento (comercial/marketing) possa tomar.
@@raphaelfelipe3313Justamente, duas decisões que se contradizem, em detrimento do jogo. A Capcom sabia que jogo que o Itsuno queria fazer e a o Itsuno sabia as condições em que a Capcom iria lançar o jogo, e o jogo é o jogo completo, incluindo as opções de microtransações. Não dá para convenientemente ignorar como muitas pessoas fazem.
@@AugustoLeonardo-le1rq Ele meio que tomou dano colateral, +- parecido com a situação do Mikami no Resident Evil 4. Capcom sempre foi uma desgraça, tratam mal o talento interno, anti-consumidor desde sempre (DLC "escondido" no disco, etc). Tomara que o Itsuno não fique revoltado igual o Mikami, pq eu quero DMC6, Dante e Vergil "co-op" andando pelo inferno pra vingar a mãe deles.
Sobre os items compráveis, é ridículo no PC pq tu consegue tudo isso com cheat engine, eu mesmo usei cheat de dinheiro no RE4 pra testar armas, se fosse pra fazer isso no console eu teria que pagar por aquele "ticket" do vendedor e tals... é uma estratégia de monetização podre e revoltante, mas a ironia é como o PC foi o que expos mais isso, o fato da Capcom vender esse tipo de microtransação no PC, isso demonstra o quanto eles tão desconexos com a realidade da plataforma PC em particular (e segundo eles, PC é a plataforma "principal" pra Capcom, imagina se não fosse)
1:22:15 - Uma curiosidade pro diegodex_gundyr no chat, quem começou isso de vender o final verdadeiro em DLC foi justamente a dona Capcom, Asura's Wrath, Dead Space 3, Dead Rising 4, todos tiveram isso.
Eu vi em outras discussões o pessoal lembrando das cagadas da Capcom. É complicado, empresa tá nessa era de ouro desde o RE7, tu "esquece" que eles fizeram muita merda no passado, Capcom é extremamente nojenta e anti-consumidor. Mas tão entregando jogos com qualidade, ai cria uma cortina de fumaça do bem... ou talvez do mal
@@RRRRRRRRR33isso mesmo muito bem colocada, agora por causa de alguns jogos de boa qualidade a galera se esquece que a empresa era mercenária,anti consumidor
@@nicolasrodrigues9253 O infame DLC no disco, Capcom foi uma das pioneiras, todo mundo desceu o cacete neles na época do Street Fighter vs Tekken... ai tu vê hoje em dia, virou padrão, o jogo sai com DLC, ai tem mais DLC pra sair no futuro, etc Por isso que eu até não estranho muito o clima derrotista do Sushi e do Rafa nesse podcast, mas fazer o que, se ficar quieto é pior, com reclamação virou esse circo, imagina se o pessoal ficasse quieto? Capcom merece crédito pq eles distraíram a gente com bons jogos, é o melhor tipo de distração, mas eventualmente a máscara cai
Legal demais a participação do Corraini
Mano a pele do Corraini tá um pitel. O cara rejuvenesceu uns 15 anos
Fora que ele descobriu a cura da calvície
kkkkkkkkk eu ia comentar exatamente isso. Corraine ta com aparencia muito saudável
Vantagens de sair do estresse da cidade grande
@@DanielTolentino42ele foi pra onde?
@@jpsza Mococa
Os creators que defendem as práticas da Capcom nesse DD 2 estão vendendo as suas comunidades a troco de pão. Deveriam boicotar. Nenhuma chave vale a promoção de algo com práticas tão predatórias
caralho liguei o pc pra trampar e ja tinha o vertice começando pra semana de 25 do 3 de 24, que maravilha
Achei que falaram muito pouco de dragon dogmas 2 nesse vértice. hahahahaha
👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼 um salve de Manaus Amazonas.
Eu conheço a Cidade de Mococa, inclusive eu morei em Rio Pardo Por muito anos...
Sonhei com o dash de Elden ring e acordei com o de dragon's dogma, que gostei por sinal. Tô achando que o dash de silksong vai sair primeiro que o de Elden ring.
Eles vão esperar terminar DLC pra fazer um Dash completo
acho que eles mudaram de ideia e vão fazer um Dash separado pro jogo base e a DLC@@daviferreiradelima9159
Além do que, que a Capcom segure a marimba de ter o ódio (sem doxxing) e não o cult following dos fãs mais hardcores de RPG, porque tão vendendo jogo sem desconto nenhum cheio dessas práticas caça níquel. Inclusive é predatório com alguns demográficos viu gente? Não é só deixar de comprar não.
Se tinham alguma chance de fazer estrondo igual Baldurs Gate 3 ou Elder Ring, esquece... Abriram mão de ter uma franquia admirada de forma unânime que entrasse
no zeitghaist por sei lá quanto dinheiro a curto prazo
Po, esses últimos 3 programas mostraram a completa e bizarra diferença entre boa vontade e má vontade com certos jogos. Os comentários sobre DD 2 e a Capcom foram … sei lá. Ainda bem que tivemos o André pra deixar esses feedbacks minimamente centrados nas últimas semanas. O rigor com um produto e as passadas de pano com outro que entregou um produto final com diversos problemas e práticas que já foram criticadas por vocês diversas vezes. Entendendo mais nada.
Pessoa fala oque eu não quero ouvir logo tem algum problema?😅
Isso. Foi exatamente isso que eu falei. Parabéns.
Tem vértices que eu já tô com a consciência tranquila em pular blocos pra não passar raiva. Infelizmente é isso...
São só pontos de vista diferentes pô, é normal, acontece. Ninguém é e nem precisa ser coerente o tempo todo, as pessoas não funcionam assim
@@gabrielvilela9797 acho que taxar os comentários acerca de DLCs e outras práticas de mercado para “pontos de vistas” é bastante reducionista, principalmente por como eles se posicionam trocentas vezes no podcast contrários ao capitalismo, práticas predatórias que amplificam a procura pelo lucro, etc. É meio bizarro ver discursos tão fortes em outros episódios caírem para “mas assim que o mercado funciona” quando se trata de críticas à um jogo que eles têm predileção.
Sobre o Dragons Dogma, o jogo pode ser incrível ao mesmo tempo que a empresa é predatória. Um jogo que custa R$336 (PS5) não tem o direito de ter monetização de jogo de celular. Isso é um absurdo. Ah, Mas o jogo é muito bom. Sim, e a Capcom é uma arrombada e merece o que ta acontecendo.
Não está mal otimizado só no Pc não. Ps5 acompanha o desempenho ruim
Quase não reconheci o Corraini kkkkk sério mesmo, ta mais jovem, boa Jogabilidade...
Que saudade do Corra no Vértice, volte sempre Caio \o
Sushi ia adorar passar um tempo no RJ, o atendimento foda-se é uma especialidade da casa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
OOOOOOOOO VÉRTICEEEEEEEE
essa duplinha fifa7 e dd2 deu pra entender (sendo bem raso e simplista) que o dedé gosta de ser guiado e o sushi gosta de liberdade
Sobre o show do Blink. Eu tenho observado que o envelhecimento libera as pessoas pra gostar de coisas que antes as envergonhavam. No grupo do zap da minha antiga "galera do rock" vejo a galera se empolgar com show de qualquer coisa. A rapaziada compartilha folder até de Bidê ou Balde Cover.
Imagina review bomb e "influenciador" de internet te convencer a não jogar um jogo super autoral, unico e absurdamente diferente em design e concepção de outros por uns bagulho absurdamente pequeno. As unicas reclamações válidas são o save e a otimização. Aí depois ficam reclamando que todo jogo é igual e os videogames estão morrendo e blá blá blá.
Bizarro ver gente que nunca jogou o primeiro se decepcionando com o 2, gente que acha que todo RPG é pra ser a mesma coisa com a mesma densidade em história e o caralho. Bicho isso aqui é do diretor de DMC, é um RPG DE AÇÃO, assim como D&D antes (anos 80) era um jogo de combate e nao roleplaying.
Toda reclamação é válida, principalmente quando a prática é predatória
@@rafapaidaleiaMas o DD2 não é nem um pouco predatório na monetização desses recursos, ele só te dá a opção de comprar e ponto. As decisões sobre a gameplay (como por ex as limitações no fast travel) não é do jeito que é pra te fazer gastar dinheiro, é uma escolha criativa do diretor do jogo.
Existem DIVERSOS jogos de preço cheio com práticas predatórias que bloqueiam conteúdo em micro transações, mas não é o caso aqui.
@@rafapaidaleiaé só uma péssima decisão da Capcom, porque obviamente acaba com a imagem do jogo. E quem não conhece fica com a impressão que algumas escolhas criativas do jogo são do jeito que são para favorecer a monetização.
@@gabrielvilela9797 cara... Vc da pedindo que o público geral estude a fundo as mecânicas de um jogo que é continuação de um flop de mais de 10 anos atrás pra descobrir que a monetização proposta por uma publisher famosa por fazer exatamente não afeta a proposta do mesmo??? Tu tá agindo exatamente da mesma forma que os fãs do jogo agiram nesse vídeo...
Resident evil 9 mundo aberto, primeira pessoa, com o Hank como protagonista!
Seria bom uma mistura de primeira e terceira pessoal tipo Deus-Ex. E esquece isso de mundo aberto rapais, RE é no esquema da "mansão" (ou o famigerado esquema Goof Troop). RE dos sonhos: mansão gigante com trocentos puzzles e vinte mil chaves, gameplay RE4 Remake com a volta do sagrado vendedor, Leon e Claire coop, tem um "Nemesis" solto na mansão te perseguindo... perfeição
@@RRRRRRRRR33 pode dar muito errado, mas eu gostaria de ver um resident evil de mundo aberto. Desperta meu interesse.
@@alexhorman6654 Eu acho que não combina, mas... tem que ver. Capcom tava nessa sequencia sem errar, praticamente era de ouro desde o RE7, mas pelo jeito cagou no Dragon's Dogma. Então não passa mais aquela confiança total que vai dar certo
@@RRRRRRRRR33 ah, eu discordo do dragons dogma. Quer dizer... no ps5 tá legal para mim o desempenho. Os problemas parecem mais referentes ao pc, mas nem são tão gritantes, logo logo é ajeitado. E quanto as microtransacoes, pô, tudo vc pega no jogo mesmo, basta explorar. As reclamações me parecem mais um "maria vai com as outras". Um reclama e outros acham legal reclamar tb. Claro, não defendo empresa alguma, mas existe nesse caso uma certa falta de tato da galera.
@@alexhorman6654 O port pra PC tá horroroso. E o jogo nem aparenta ser grandes coisa ao meu ver, mas eu não sou fã de jogo de ação no geral, então já não me pega naturalmente (típico, o exemplo clássico do "não é pra mim"). Enfim, os fãs de DD gostaram, as críticas pra monetização são 100% justificáveis (bom que lembra o pessoal do quanto a Capcom é fdp). Independente da qualidade do jogo pra quem gosta de ação e tals, acho que a Capcom expos a fraqueza da Re Engine (finalmente, a engine parecia ser perfeita) e a escrotização das DLCs, ruim que o Dragon's Dogma ficou perdido no meio desse tiroteio
Fico me perguntando quantos são otários suficiente pra comprar esses produtos sem sentido da Capcom? Seria que vende suficiente pra valer propaganda negativa? Ou eles só estão esperando pessoas se acostumarem até parar de reclamar por que cada venda dessas droga já é um lucro?
Qualquer migalha valia a pena pra eles. Talvez só agora pensem duas vezes.
O mais feio pra Capcom é o Horizon 2 rodando liso que é uma blz no PC, jogo + dlc por $60, é um tapa na cara da Capcom, Dragon's Dogma é totalmente anti-consumidor, Horizon 2 é o oposto. E é irônico, pq o pessoal achou que o Horizon 2 ia ser esmagado como sempre, mas não, é um produto melhor de longe. Eu paguei o preço cheio sem chorar, Sony merece
Sobre se o PSSR (o DLSS da Sony) vai permitir Dragon's Dogma 2 rodar a 60 FPS, a resposta é definitivamente não. Quando você usa uma tecnologia dessa como desenvolvedor, você escolhe entre duas opções: ou 1) você renderiza o jogo em resolução mais baixa pra economizar trabalho da GPU e usa a tecnologia para voltar pra resolução normal, ou 2) Você renderiza como é hoje e usa a tecnologia para aumentar a resolução. A segunda opção não muda a performance (talvez até piore um pouquinho, pq tem que dar tempo do PSSR rodar em cada frame), e a primeira só economiza trabalho da GPU. O problema de DD2 é o processador, então não adianta economizar trabalho da GPU. Inclusive, mesmo se o PS5 tivesse uma RTX 4090, ele ainda rodaria o jogo a 30fps por conta de seu processador.
Os consoles já usam super sampling, lembro a minha surpresa quando vi um vídeo comparando aquele jogo de tiro em primeira pessoa que tem magia, foi esquecido no churrasco, "Avernum" ou algo assim. O PS5 roda esse jogo a uma resolução menor que o PS2, 480p que é "escalado" até 4k e vira um festival de borrão. É tipo tu usar FSR no PC no modo "ultra performance". A forma como os desenvolvedores usam super sampling é meio bizarro, virou uma muleta ao invés de algo que melhora a qualidade do produto
@@RRRRRRRRR33 super sampling é usado desde o ps4. O PSSR deve ser um novo approach desse tipo de tecnologia, como o dlss q cada um tenta uma coisa diferente. tem desde o que gera pixel pra aumentar a imagem, ao q gera frame pra aumentar a quantidade de quadros. Tem q ver o que o PSSR é de vdd (ate agr ele é o de gerar pixel). De curiosidade, o DLSS 3 é o que gera frame.
É, agora precisamos de um DASH de Dragon's Dogma 2
O carro de boi quebrou e eu fiquei QUERO MEUS DIREITOS!!!!!!
Rapais, todo mundo revoltado com o Dragon's Dogma, curioso pra ver se o Sushi e Rafa vão ter a pachorra de defender a Capcom. Fora que o jogo exige um PC da NASA, isso me surpreendeu, a Re Engine é geralmente leve, do nada ficou tosca
queria um construindo mundos
E um má impressão também cairia bem
vértice curtinho
Saudades do corra participando duvertice! ❤
ouvir a voz aveludada do Corraini é sempre uma delícia
Pera aí, tá ruim por causa do denuvo? Só esperando cair do caminhão entao
Eu fiquei decepicionado com DD2 tem varias coisas que ficaram pior em relação ao primeiro, tipo dividiram o strider em duas classes, agora você só pode equipar 4 skils, a comida não cura mais a barra cinza, demora muito para levantar o seu peão quando ele é derrotado
Sem contar todos os problemas no pc, o jogo vive crashando
Quando o vértice só de jogos vai voltar?
Venham para Curitiba! Cidade boa demais ❤️😃
Longe de ser gigante igual SP, mas uma qualidade de vida bem boa!
É impressão ou o áudio do Corra tá clipando/estourando?
Não importa, Corra = Amor
RAFA NÃO VÁ PRA SANTOS, NÃO VÁ, EU SAI DE LÁ POR DIVERSOS MOTIVOS
Vem pra São Vicente
Dizem que é horrível mesmo. Porém, bom para os aposentados
Venho aqui agradecer pelo vértice cedinho, delícia d+++
Também tou nessa do exodo urbano :)
Galera desculpa, mas eu acho esse discurso de "você não entendeu o propósito do game design!" meio narcisista, soa muito como "você gamer ignorante não tem a capacidade de comprrender a genialidade por trás de fazer o fast travel ser escasso", sendo que não é tudo isso, o diretor do jogo falou aquela merda de que só jogo ruim usa viagem rápida, sendo que Dragon's Dogma nem tem assim tanta variação de eventos que acontecem nas viagens (minha opinião) a ponto de que seja super interessante sempre ir a pé. Acho que tá se criando uma tendência de romantizar a burocracia (ou coisas mal feitas mesmo) em jogos com a desculpa de que é game design, vide as pessoas dizendo que não ter mais de um save e não poder dar um new game era uma escolha criativa e no primeiro patch notes da Capcom já diz que vai trazer essa opção kkkkkk
Todo jogo deveria ter o direito de ser o que o diretor/equipe quer dele, e as opiniões fortes do Itsuno só mostram que nada daquilo é por acaso. Pra mim, um jogo coveniente não é nada mais do que as somas das suas partes, ou seja, é apenas conveniente e eu provavelmente não vou lembrar dele em alguns meses. Dragon's Dogma 2 não é perfeito, mas ele é muito mais realizado que o primeiro; E assim como Souls, quando eu estou jogando DD2, eu estou jogando DD2 e nada mais, só aquele jogo me oferece isso. Ter esse "engasgo" proposital, me fazer pensar, jogar e olhar pra cada situação proposta de uma maneira que só ele me entrega e realiza, e é isso o que o torna especial para mim.
Tipo, sabe quando você jogou Souls pela primeira vez e ficou pensando "pra que stamina?", "pq nao bate no quadrado?", "nossa, nao posso spammar ataque se nao sou punido?", então, é esse engasgo que fica e nao a conveniência que tiraria ele completamente.
Tudo o que tu disse ai é subjetivo
Se você não curte mecânicas "burocráticas" isso é uma parada sua e só sua, não torna elas ruins ou desinteressantes. Não clicou contigo? Bola pra frente
@makoh13 Burocracia já tem uma conotação pejorativa, porque via de regra é perder de tempo, não é desafiador ou complexo, tão pouco imersivo, é só irritante. Agora, curioso que você disse que tudo o que eu falei é subjetivo, então quer dizer que a galera defendendo não ter new game como um decisão de design e agora vão por no jogo pq foi uma decisão idiota é algo subjetivo? A forma como os meninos usam esse tom soberbo de "você não entendeu pq o fast travel é assim" tal qual os sunitas de souls dizem que as pessoas não gostam pq são ruins ou pq estão jogando errado, também é subjetivo? Ah para né, passação de pano tem limite.
@@LUIZARIEL66 tu tá só tentando reclamar né? o burocratico ainda tá entre aspas... enfim, nao joga amigo.
@@AugustoLeonardo-le1rq quando sair a versão Dark Arisen 2 com o jogo arrumado/pronto, como deveria ter lançado, eu compro 👍
Divinity 2 o roteiro é muito mal feito. Te joga personagens na cara que vc mal conhece e faz tomar decisões como se fossem dramáticas, o roteiro é mto mal desenvolvido. No final do arco 2 eu já tinha perdido todo o interesse, sendo que o arco 1 eu fiquei encantado.
Queridos, Dragon's Dogma 2, por enquanto, é a decepção da DÉCADA para mim. Os problemas de desempenho e microtransações nem sequer passam pela minha cabeça. A verdade é que estou achando o jogo vazio e com pouca variedade, tanto de dungeons quanto de inimigos. É caverna e goblin na sua cara o dia inteiro.
Outra coisa, alerta de spoiler: O conteúdo de endgame desse jogo é PÍFIO, ainda mais se comparado com DD1 ou mais ainda com DDDA. Também senti pouca ligação do seu personagem com o mundo. Tudo parece muito impessoal e distante. Não há análogos para Cassardis, Salvation, BBI, Everfall. NPCs carismáticos fazem falta. O combate, música e apresentação estão me mantendo no jogo, mas já baixei minhas expectativas. Me preparando para voltar para o 1 após terminar o 2 para tirar o gosto amargo da boca.
Skipei o spoiler pq ainda to jogando, mas cada é um cada um né. Eu to adorando o jogo, 60 horas já e ainda tem muita coisa pra fazer e descobrir, melhor jogo do ano pra mim fácil e de decepção fica o mundo aberto do rebirth.
Corraini, até me deu uma fisgada no coração
eeeeee potência
Acho um debate tremendamente estranho. De ambos os lados. Primeira a ideia de que jogos precisam "dificultar sua vida pra diversão", estranho, se penso em jogos como Gothic 2, Sifu que pra mim são jogos que desenham bem seus desafios não vejo as mesmas arestas que soulike fans parecem tão apegados. E do outro lado algo mais estranho ainda: alguém vai comprar facilitações dentro do meu joguinho singleplayer e não vai passar pelas minhas amadas restrições. Não sei se apenas estou apenas menos nerd a coisa toda é absurda.
A real é que a maior parte da comunidade de Souls não entende os próprios jogos, eles acham que a principal caracteristica é ter que ser difícil, desafiador, te fazer penar pra terminar o jogo, ignoranto os trocentos outros aspectos que fazem Souls ser Souls, eu joguei todos os jogos da From e nada me tira da cabeça que um modo easy com inimigos um pouco mais fáceis não iria estragar o jogo, pq ele é muito mais que só a dificuldade.
@@LUIZARIEL66 Sim, e veja bem eu gosto do primeiro Dragons Dogma e pretendo jogar o segundo. O ângulo da discussão que me parece bastante insólito.