Комментарии •

  • @guiadavidabr
    @guiadavidabr 5 месяцев назад +1

    Se você quer saber se seus devaneios estão no nível de fantasias compulsivas (transtorno de devaneios excessivos), faça o teste aqui: guiadavida.com.br/teste-devaneios

  • @luizcarlosteixeira3606
    @luizcarlosteixeira3606 4 дня назад

    Parabéns Doutora.
    De todo o material que assisti até o momento, o da senhora é o mais esclarecedor.
    Tras alivio , motivação e esperança para uma saúde mental mais próspera, livre de amarras que impactam a vida negativamente.
    Muito obrigado ❤

  • @Fefz
    @Fefz 5 месяцев назад +6

    Melhor vídeo que vi sobre o assunto.
    Há um ano noto isso. Crio histórias com teor negativo, onde traz medo, aflição, angústia, e normalmente chorava muito no banho para aliviar. Ai eu caia na real, e percebia que fantasiei, mas retornava o ciclo. Passei a fazer muito isso no serviço, pois minha interação lá é mais manual do que cognitiva. Então tenho muito tempo para pensar no que não gosto na minha vida (pq meu trabalho manual é automático, não preciso pensar), porém, em vez de traçar planos para investir em mim e novos rumos, passei a devanear.
    Tentei terapia, mas não consegui criar um compromisso, pois tenho um traço de personalidade evitativa.
    O estopim foi há quase um mês, onde uma pessoa muito importante se afastou, e pelas minhas fantasias trazerem cargas emocionais fortes, eu passava muito tempo tentando me controlar que não conseguia me dispor para a pessoa, onde ela se sentiu rejeitada. Me ajudou muito foram os exercícios fisicos em casa, caminhadas no parque, traçar planos pequenos, com algumas recompensas, voltar após quinze anos, mais ou menos, ler a Bíblia e outros livros, além de manter uma vida social mais equilibrada.
    Realmente, notei que essas fantasias eram frutos da inconformidade dos rumos que tenho vivido, pela minha passividade diante a vida.
    Espero ver mais vídeos sobre. Enriquecedor trazer dados e pesquisas recentes. Muito sucesso pro canal.

  • @err0rterr0rcyberpunk60
    @err0rterr0rcyberpunk60 2 месяца назад

    Eu tenho isso desde criança. Eu fantasio coisas boas e ruins. Fantasio que sou uma mulher de boa situação financeira,bem sucedida e viajando pelo mundo. No negativo, infelizmente eu devaneio acerca das minhas frustrações em relação aos estudos, ausência de oportunidades e fracassos financeiros 😢 evito o máximo possível as músicas que eu amo de paixão,se não ficarei com as músicas por meses na cabeça. O devaneio na minha experiência, é um escape da vida real. Eu sofro de depressão e entro em pânico,quando " desço" na vida real. Fico desesperada e me sentindo apavorada quando me deparo com a minha realidade 😢

  • @alinemol
    @alinemol 5 месяцев назад +5

    Seus vídeos são sensacionais. Tenho esse transtorno desde criança e é muito difícil lidar com ele sem saber que estratégias usar. Muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento a respeito de um tema que poucos profissionais conhecem. Já falei com alguns psicólogos e eles não sabiam da existência desse transtorno.

    • @emersonklimkowski1443
      @emersonklimkowski1443 5 месяцев назад +1

      o problema é que eu por exemplo, tenho contas para pagar, e não estou podendo pagar um psicólogo no momento, será que vou ter que ficar com estas fantasias por mais algum tempo? sobre o sua questão, eu também, já falei para 3 psicólogos(as) e nenhum tinha este conhecimento.

    • @adribrumer6507
      @adribrumer6507 5 месяцев назад

      @@emersonklimkowski1443 Experimente a meditação: comece com 5min ou 10min por dia. Concentre-se na respiração e no momento presente. Independentemente se tem ou não uma religião, busque a resposta dentro de vc mesmo. Conecte-se com algo superior, maior, e seja grato ao universo por tudo o que é e pelo que tem.
      Eu sofria dessas fantasias excessivas desde criança, e isso me prejudicou bastante especialmente na adolescência e início da fase adulta. Hoje tenho devaneios normais, porém, nada que me impeça de fazer as atividades.
      A gratidão faz milagres e, enquanto vc não conseguir apoio psicológico, busque sua força interior. Acredite, a força está em você, e basta dar o primeiro passo. Muita paz.

    • @guiadavidabr
      @guiadavidabr 5 месяцев назад +3

      Olá Aline,
      A maioria dos psicólogos realmente desconhece esse transtorno, mas, na realidade, você nem sequer precisa mencionar esse problema em uma consulta.
      Os devaneios excessivos são apenas um sintoma, você não deve ir ao psicólogo tentar encontrar uma solução diretamente para esse problema.
      O papel do psicólogo é ajudar o paciente a entender melhor a si mesmo, incluindo suas deficiências emocionais e traumas passados, para que a pessoa possa reperspectivar sua vida e ideias e a partir daí possa adotar uma postura diferente diante das ocorrências da vida e de seu passado.
      As fantasias mentais ocorrem devido a uma necessidade emocional da pessoa. Se a pessoa trabalha na raiz do problema que gera essa necessidade emocional, ela automaticamente deixa de precisar das fantasias.

    • @alinemol
      @alinemol 5 месяцев назад

      @@guiadavidabr muito obrigada pela orientação. Tenho feito terapia desde o início do ano, mas sinto que estou evoluindo pouco. Talvez por isso, por querer resolver o sintoma ao invés de me preocupar em encontrar as causas e ressignificá-las.

  • @josielcavaglierdeoliveira2527
    @josielcavaglierdeoliveira2527 5 месяцев назад +2

    Eu tenho quando vejo alguma injustiça pq o sangue ferve e ao invés de faze alguma besteira na vida real acabo me refugiando nisso, mas drena muita da minha energia

  • @saraevellyn1
    @saraevellyn1 5 месяцев назад +1

    Comecei a ter devaneios depois de entrar em um relacionamento conturbado no qual me fazia muito mal, durante esse tempo adquiri traumas e como uma tentativa de escape começava a devanear. Ao longo dos anos esses devaneios foram se intensificando e no meio do ano passado começaram a ficar extremamente excessivos, eu imaginava cenários falsos a todo momento, não conseguia mais me concentrar nos estudos direito, me faltava o sono e os gatilhos na maioria das vezes eram músicas ou as redes sócias, onde eu me comprava bastante e consequentemente isso me levou a procrastinar pois perdia muito tempo devaneando. A alguns meses atrás comecei a buscar mais sobre isso na internet, assisti vários vídeos e as vezes até me irritava porque eu queria uma solução rápida de como me "curar" dos devaneios, hoje com este video, adquiri mais conhecimento sobre o transtorno. Agradeço ao conteúdo da Dra e por fornecê-lo ao público, continuarei acompanhado o canal.

  • @thiagobrito6136
    @thiagobrito6136 4 месяца назад +2

    Eu tenho devaneios excessivos desde sempre, geralmente mais de 50 por cento do tempo em devaneios. Tem algumas histórias que duram há muitos anos e não consigo me livrar.

    • @Rosa-jpa
      @Rosa-jpa 3 месяца назад

      Quero te passar um email.

  • @bobexcentrico5581
    @bobexcentrico5581 Месяц назад

    Não aguento mais isso! Está estragando minha vida.

  • @deivisondasilva5394
    @deivisondasilva5394 5 месяцев назад +1

    Muito bom o vídeo ❤

  • @allancunha2945
    @allancunha2945 5 месяцев назад +2

    Dra. Muito obrigado pelos seus videos, estao sendo de grande ajuda, por favor continue fazendo. Mas eu nao sei se concordo que (no meu caso pelo menos) o devaneio excessivo é simplesmente um problema psicologico. Hoje tenho 23 anos e tenho isso desde os 12, as buscas por mudar minha maneira de pensar ajudou bastante, consegui me convencer de que eu nao precisava devanear e que a realidade é muito mais prazerosa. Mas só isso nao foi o bastante. Eu anteriormente me envolvi tanto com o devaneio que ele se tornou muito grave. Hoje estou tomando uma medicação chamada invega sustenna que é bem forte, mas tem me ajudado no vicio. Porem minha mente tem devaneios automaticos que acontecem derepente, quando estou realizando uma tarefa que nao exige raciocinio, ou que é repetitiva. Esses devaneios que é o que mais me incomodam porque me cansam e me fazem ate deixar de fazer certas coisas, porque se faço devaneando a mente fica muito cansada mesmo. Sera que a dra conseguiria me ajudar com esses devaneios 'automaticos'?

    • @emersonklimkowski1443
      @emersonklimkowski1443 5 месяцев назад +1

      Eu noto que para parar com as fantasias compulsivas, precisa de um esforço nosso, tipo, aceitar de fato que quer parar e aceitar a vida que tem a qualquer problema que ela seja, porque muitas vezes a gente sabe que é prejudicial, mas continua mesmo assim devido a ser prazeroso, estou conseguindo com esta consciência.

    • @guiadavidabr
      @guiadavidabr 5 месяцев назад +1

      Olá Allan,
      Como explico no vídeo esses devaneios automáticos todo mundo tem e é muito difícil reduzi-los. Se livrar deles completamente é impossível pois fazem parte do funcionamento normal do cérebro. Talvez seu problema esteja mais relacionado a TDAH do que devaneios simplesmente.
      Os devaneios, nesse caso, podem ser apenas sintomas de uma mente agitada. Prática de mindfulness, associada com tratamento para TDAH, pode ajudar a reduzir os devaneios e permitir com que você mantenha a mente focada em suas atividades.
      Gamificar as atividades (transformá-las em jogos) também ajuda a manter o foco, ao aumentar a motivação e o senso de competitividade. Quanto a devaneios serem ou não um problema psicológico, como explico no vídeo, há uma diferença signficativa entre devaneios normais, que é o que você parece ser, e o chamado "transtorno de devaneios excessivos", que é na realidade, um vício em fantasias mentais. Esse sim é causado por problemas psicológicos.

    • @allancunha2945
      @allancunha2945 5 месяцев назад

      @@guiadavidabr Obrigado pela resposta dra.

  • @matheusalbuquerque514
    @matheusalbuquerque514 5 месяцев назад

    Ter devaneios excessivos é horrível.