TESTES RÁPIDOS PARA DETECÇÃO DE VIROSES - O POTENCIAL DA NOVA LUZ SÍNCROTON BRASILEIRA (SÍRIUS)
HTML-код
- Опубликовано: 25 ноя 2024
- Você sabia que há projetos de pesquisa buscando aumentar a disponibilidade de testes rápidos laboratoriais para a detecção de doenças que impactam a saúde pública nacional, como a COVID-19, Dengue, Zika e Chikungunya?
E que o Sirius, um dos poucos laboratórios de 4ª geração de luz síncrotron no mundo e um orgulho nacional, pode impulsionar os avanços na catálise de reações químicas, ajudando pesquisadores a solucionar problemas científicos?
Junte-se a nós em mais uma edição do “Projeto Inspiração - Jovens Pesquisadores”, parceria entre o CRQ-SP e a JP-SBQ!
Preparados? Veja o que será abordado neste evento:
TEMA 1: Detecção rápida de viroses usando Nanopartículas e Espalhamento Dinâmico de Luz (DLS)
Os imunoensaios são uma modalidade de teste rápido baseada na interação altamente específica entre anticorpos e antígenos. Para melhorar a sensibilidade na detecção de antígenos virais (biomarcadores ou partículas virais), anticorpos são acoplados a nanopartículas de ouro e a detecção é feita usando a técnica de espalhamento dinâmico de luz (DLS). Na apresentação serão mostrados o preparo dos biomateriais, como funciona a detecção por DLS e o desenvolvimento atual da técnica para a detecção de COVID-19 e arboviroses como Zika e Dengue.
TEMA 2: Novas possibilidades em catálise: Explorando o potencial do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira
A catálise é definida como a aceleração de uma reação química por alguma substância sem sofrer nenhuma mudança química permanente. É um processo de grande importância para a manutenção da vida e para a sociedade. Além de serem responsáveis por promover quase todas as reações químicas nos organismos vivos, os catalisadores também são indispensáveis para a indústria de maneira geral, sendo empregados desde a produção de matérias-primas até a química fina. Com o rápido avanço científico e tecnológico, o desenvolvimento e entendimento de catalisadores têm exigido um conhecimento cada vez mais fundamental, já que a natureza fenomenológica da catálise ocorre em nível atômico. O Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, apresenta ferramentas de caracterização avançada para estudos da correlação funcionalidade-estrutura de catalisadores. Muitos grupos no Sirius têm se dedicado à catálise e aberto suas portas para pesquisadores e usuários interessados em solucionar problemas científicos nessa área. Vamos entender como o Sirius, um dos poucos laboratórios de 4ª geração de luz síncrotron no mundo e um orgulho nacional, pode impulsionar os avanços na catálise.
Inscreva-se em nosso canal e acompanhe ao vivo para receber o Certificado de Participação!
Confira o miniCV dos participantes:
Carolina Bastos Pereira Ligiero
Licenciada em Química e Mestre em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na síntese de compostos heterocíclicos aromáticos poli nitrogenados. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na síntese de compostos orgânicos de arsênio (III). É pós-doutora na Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2020 e trabalha no desenvolvimento de nanobiossensores para detecção de doenças virais. Faz parte do comitê de Jovens Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Química desde 2024.
Gabriel de Biasi Báfero
É Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas, Mestre em Química e Doutor em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ/UNICAMP). Durante o doutorado, fez estágio no Cardiff Catalysis Institute, parte da Cardiff University, no Reino Unido. Sua área de atuação é química inorgânica, com ênfase em ciência de materiais e catálise heterogênea. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no Sirius, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), trabalhando com o estudo de catalisadores porosos por técnicas de imageamento utilizando difração coerente na linha de luz Cateretê.
#sirius #luz #dsl #luzsincroton #zika #dengue #covid-19 #live #crqsp
ATENÇÃO! APENAS os INSCRITOS em nosso canal e que assistirem a live AO VIVO receberão o CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO do evento. O certificado será enviado em um prazo médio de até 10 dias úteis. Perguntas sobre o conteúdo serão respondidas se feitas até uma semana após a apresentação.
Track: "Stadium Rock" - Music provided by Slip.stream - Free Download/Stream: get.slip.strea...