Bom dia, sempre aprendendo. Estou começando a estudar o assunto IRS e entendo que é muito complexo. Muito mais do que no Brasil (que achava que era complicado).
Vendi a minha casa e paguei a hipoteca e o emprestimo que tinha feito para melhoramento da mesma. Não tenho os recibos comprovativos dos gastos. A mão de obra é própria, não contratei nenhum profissional. Este empréstimo para obras pode ser incluido nas despsas para as mais valias? Obrigada
gostaria saber a divisão de uma mais valia entre tres herdeiros, o primeiro obito ocorrido em 2018 e o segundo em 2020,qual as percentagens entre um e outro ?.
Boa tarde, Comprei um terreno e construí casa para habitação própria permanente. 3 anos depois (em 2022) vendi a minha casa. Amortizei o crédito que tinha para essa casa. Comprei um novo terreno (em 2022) para construir uma nova casa, será novamente habitação própria permanente. No preenchimento da declaração de IRS relativa a 2022, vou declarar a venda e o reinvestimento das mais valias. Coloco o valor de aquisição e IMT do 1º terreno e do 2º terreno também? As Taxas camarárias (licenciamentos...) e Despesas com os projetos de aquitectura, especialidades, Levantamento topográfico contam como despesas (tanto da 1ª construção como da segunda?) Posso apresentar como despesa o crédito que fiz para a construção da 1ª habitação? Se sim, o valor total do crédito ou apenas o valor amortizado na altura da venda? Agradeço se poder esclarecer.
Boa tarde/Bom dia Primeiro, muito obrigado pelo video esclarecedor. Segundo, tenho a seguinte dúvida: O socio da Sociedade A+B, Soc Unip Lda antes da constituição desta sociedade adquiriu diverso material administrativo e social, e hoje após a constituição da nova sociedade, o socio pretende colocar todo o material em nome da Sociedade. Como deve ser feito este processo e quais sao as implicações em sede de IRS e IRC? E qual tratamento contabilistico a fazer na nova sociedade?
Bom dia, sempre aprendendo. Estou começando a estudar o assunto IRS e entendo que é muito complexo. Muito mais do que no Brasil (que achava que era complicado).
Vendi a minha casa e paguei a hipoteca e o emprestimo que tinha feito para melhoramento da mesma. Não tenho os recibos comprovativos dos gastos. A mão de obra é própria, não contratei nenhum profissional. Este empréstimo para obras pode ser incluido nas despsas para as mais valias?
Obrigada
gostaria saber a divisão de uma mais valia entre tres herdeiros, o primeiro obito ocorrido em 2018 e o segundo em 2020,qual as percentagens entre um e outro ?.
Boa tarde,
Comprei um terreno e construí casa para habitação própria permanente. 3 anos depois (em 2022) vendi a minha casa.
Amortizei o crédito que tinha para essa casa.
Comprei um novo terreno (em 2022) para construir uma nova casa, será novamente habitação própria permanente.
No preenchimento da declaração de IRS relativa a 2022, vou declarar a venda e o reinvestimento das mais valias.
Coloco o valor de aquisição e IMT do 1º terreno e do 2º terreno também?
As Taxas camarárias (licenciamentos...) e Despesas com os projetos de aquitectura, especialidades, Levantamento topográfico contam como despesas (tanto da 1ª construção como da segunda?)
Posso apresentar como despesa o crédito que fiz para a construção da 1ª habitação? Se sim, o valor total do crédito ou apenas o valor amortizado na altura da venda?
Agradeço se poder esclarecer.
Boa tarde/Bom dia
Primeiro, muito obrigado pelo video esclarecedor.
Segundo, tenho a seguinte dúvida: O socio da Sociedade A+B, Soc Unip Lda antes da constituição desta sociedade adquiriu diverso material administrativo e social, e hoje após a constituição da nova sociedade, o socio pretende colocar todo o material em nome da Sociedade. Como deve ser feito este processo e quais sao as implicações em sede de IRS e IRC? E qual tratamento contabilistico a fazer na nova sociedade?
Acrescentar que antes era uma agia como uma empresa individual