Como sempre, Yair Alon abre e fecha qualquer palestra/ bate papo com muita sabedoria. Obrigado, pelos ensinamentos e acima de tudo me lembrar que precisamos viver em Paz, buscar sempre a verdade, as coisas boas da vida. Gratidão! 🙏
Só cheguei nesse canal hoje (19/12/2024 às 23:59) porque vi um anúncio de Guematria das letras hebraicas e fiquei muito interessada em fazer o alfabeto hebraico de acordo com a proposta do curso oferecido pelo Rabino Yair Alon.
Muito interessante mesmo. A Guematria abre novos horizontes. E a ideia do programa é esta: despertar a curiosidade, o interesse, para que vocÊ se aprofunde em novos cursos. Obrigada por prestigiar o canal! Divulgue, participe!
Sim Vanilce, seja bem-vinda ao canal! Continue estudando, são novos horizontes e novas portas que se abrem!! Inscreva-se no canal, acione o soninho. Fique em contato!
Perfeito! Esta é a beleza da Cabala! Você pode utilizar diferentes metodologias de abordagem, inclusive agregando um (a palavra, haShem) e obtendo a interpretação significativa para aquele momento. Nada é por acaso, sua coloção foi perfeita: entre os múltiplos caminhos para o crescimento pessoal, para a conexão, você encontra sua própria estrada. Continue conosco e sempre participando ativamente!
@@judaismonow O que eu quero dizer é que se ele fez a conta errada, então, logo o levaria para um resultado equívocado. Quem poderia responder isso melhor seria o próprio Rav. Então, vamos levar em consideração que ele já sabia onde tudo ia dar no final das contas então um erro básico de matemática fez diferença nenhuma.
@@judaismonow Bom dia! A senhora poderia repassar a questão do colega ao querido Yair Alon? A pergunta dele foi pertinente e gostaria que o próprio tivesse a oportunidade de nos elucidar. A live foi excelente, continue trazendo mais conteúdos assim. Obrigado!
B'H Vamos lá: 1. Matsá (מצה): מ (Mem) = 40 צ (Tsadi) = 90 ה (He) = 5 Soma: 40 + 90 + 5 = 135 Maror (מרור): מ (Mem) = 40 ר (Resh) = 200 ו (Vav) = 6 ר (Resh) = 200 Soma: 40 + 200 + 6 + 200 = 446 Portanto, os valores numéricos para "matsá" e "maror" são: Matsá (מצה): 135 Maror (מרור): 446 Agora: 135+446= 581 2 expressões logo soma-se +2, então temos: 583 E agora, porque da soma do 10? Na tradição cabalística, adicionar valores extras, como 10, ao resultado final da gematria não é um processo padrão universal, mas há algumas explicações e contextos para essa prática. Uma das razões é a busca por correspondências significativas entre diferentes palavras ou expressões.Ao adicionar 10 à soma original de 583 para chegar a 593, os cabalistas podem estar simbolizando a ideia de que a combinação das palavras "matsá" e "maror" alcança um estado de completude espiritual ou conexão divina, que é refletido pela expressão "Chut Sear" (חוט שער). E então, porque especificamente o 10? Aí entramos na simbologia do número 10, que representa diferentes símbolismos e dentre os aspectos mais notáveis deste arquétipo temos as idéias de: 1° Sephirot: O número 10 representa as dez sephirot (emanações) da Árvore da Vida na Kabbalah. Cada sephirah é uma manifestação da luz divina no mundo. Adicionar 10 pode simbolizar a totalidade ou a integração dessas emanações divinas; 2° Yod (י): A letra Yod, que tem o valor numérico 10, é considerada a mais sagrada e fundamental das letras hebraicas. Ela é a "semente" de todas as outras letras e representa o ponto inicial da criação; e 3° Perfeição e Completude: Na Kabbalah, o número 10 é frequentemente associado à perfeição e completude, simbolizando que algo está completo ou alcançou sua plenitude espiritual. Esse são os motivos mais notórios para explicar a soma do 10 dentro do sistema cabalista de gematria. O rav ali no calor do momento deve ter esquecido de explicar e já colocou a soma como um todo, mas foi só um pequeno deslize de falta de explicação de contexto, a explicação gemátrica tá ok. Espero ter sido útil. 93
Sim, muitos caminhos para iluminar nossa jornada. Sucesso em seu lindo trabalho pra que mais pessoas consigam dominar esta lingua maravilhosa que é o hebraico.
Raquel, a vela é um símbolo. Como todo símbolo, reflete inúmeras interpretações, que podem ser de cárter histórico, sociológico ou espirituais. Como o espaço aqui não permite fornecer todas as explicações simbólicas, vou dar uma, que acho muito bonita e significativa. Quantas partes tem uma vela? Duas: o pavio e a fonte de energia (óleo ou parafina, geralmente). Mas só a existência da vela provoca uma luz, para irradiar energia? Não. É necessário um movimento: acender a pavio. É neste momento que a luz aparece, porque o pavio vai se conectar e transmitir a energia que estava contida na parafina. Assim é o ser humano: você tem o entendimento, uma ideia (o pavio); tem a energia divina o envolvendo - a parafina ou óleo. Mas isto não é suficiente. Você precisa AGIR, você precisa atuar neste mundo para realizar uma transformação. Ao acender a vela, você assume este compromisso de colocar ideias (materialidade) e espiritualidade (o divino) em ação, em tudo que você faz. E mais: acenda uma vela e coloque-a na horizontal, de lado, lateral: a chama sempre se eleva, a chama vai para o alto. Assim deve ser sua vida, sempre crescendo e se transformando para o melhor, em direção à espiritualidade.
Andrade, Deut. 33:1-29 é uma longa poesia, analisada como um "testamento" de Moisés antes de sua morte. Refaz as benções sobre cada uma das tribos e morre sem fazer a travessia para a Terra Prometida. Após sua morte, Josué assume a liderança e conduz o povo nesta etapa final. Não localizamos o versículo onde está escrito que Moisés tornou-se rei da Turquia - lembrando, inclusive, que a Turquia é um país moderno, não existia no período bíblico. Se você puder mandar a referencia exata (versículo), tentaremos esclarecer sua dúvida.
@@raquelsantos1720 me desculpa, só que você não explicou nada, tenho visto muitos vídeos de Rabinos, e os mesmos só falam sobre doutrina espírita, candomblé. Meu intuito não é denegrir a imagem do Judaísmo mais de entender melhor. Só tenho interesse em buscar mais a Deus
É uma pergunta muito interessante. Temos no canal um ciclo que se chama "Inter-religiosidade", e um dos programas foi com Katia Luz, mãe de Santo. Vale a pena vocÊ assistir, vou colocar o link. Existem trÊs abordagens para sua pergunta: a) religiosa - todas as religiões tem origem em uma mesma espiritualidade, assim, terão sempre pontos em comum; b) histórica - muitas religiões nasceram no mesmo berço (Oriente Médio e África, como é o caso do judaísmo e as religiões de matriz africana). É de se esperar, por tanto, que partilhem uma mesma cultura, hábitos e abordagens; c) sincretismo religioso - com a mobilidade das populações, elas acabam trocando e absorvendo práticas, rituais e simbolismos, por contato. É o sincretismo religioso, muito visível na umbanda. Vou citar apenas o símbolo de São Jorge e de Iemanjá. O sincretismo com o judaísmo também ocorreu. Exemplos: ritual de enterro (7 dias de luto fechado, lavagem do corpo etc.). Tem muitos outros. Segue o link, obrigada pela pergunta! ruclips.net/user/liveZl0hb59GbKw?si=XjZ7a1E34R-0uuTw
Como sempre, Yair Alon abre e fecha qualquer palestra/ bate papo com muita sabedoria.
Obrigado, pelos ensinamentos e acima de tudo me lembrar que precisamos viver em Paz, buscar sempre a verdade, as coisas boas da vida. Gratidão! 🙏
Obrigada e que todos encontremos um caminho de paz e luz. Seja bem-vinda ao canal!
Também sigo o Rav ! Conheci esse canal através dele ! Estou gostando bastante! Shalom
Inscrito, curtindo e compartilhando gosto muito do rabi Yair Alon
Obrigada! Seja bem vinda ao canal e pode colocar suas sugestões de temas!!
Me inscrevi onde Rav. Yair vai nós também iremos 😂
Que bacana!! Foi muito boa a live!! E a participação de todos, fantástica!! Vamos organizar um novo evento!
Só cheguei nesse canal hoje (19/12/2024 às 23:59) porque vi um anúncio de Guematria das letras hebraicas e fiquei muito interessada em fazer o alfabeto hebraico de acordo com a proposta do curso oferecido pelo Rabino Yair Alon.
Muito interessante mesmo. A Guematria abre novos horizontes. E a ideia do programa é esta: despertar a curiosidade, o interesse, para que vocÊ se aprofunde em novos cursos. Obrigada por prestigiar o canal! Divulgue, participe!
Shalom á todos ! Baruch H'Shem! Que aula ( shiur). Todá Rabá .
Muito boa, não? Sensacional mesmo!!
Ana Becoch, adoro.
É linda e profundamente mística. Bem-vinda ao canal!
Boa noite
Que prazer ouvi-la. Saudades minha querida professora. 💙
Que bom te ver por aqui!! Fique em contato!!
Nossa, quantos ensinamentos , nunca ouvi falar sobre isso, mas agora abriu minha mente, com certeza vou continuar estudando
Sim Vanilce, seja bem-vinda ao canal! Continue estudando, são novos horizontes e novas portas que se abrem!! Inscreva-se no canal, acione o soninho. Fique em contato!
Pessoal entra assisti e a maioria não curti. Se todos dessem likes curtindo o canal fica gigante rápido. Ajudem .
Obrigada pelo apoio!! Sim, seria super!!! Bemmm importante!!
Muito boa a entrevista
Foi sensacional mesmo!! Obrigada pela participação!
Shalom
Shalom, seja bem-vinda!!
Sensacional! Muito obrigada Rav. Que tema enriquecedor.
Realmente sensacional. Bem-vinda ao canal!
👏👏👏👏👏👏
Aplausos para todos! Para o a live, que foi fantástica, e para os participantes, que interagiram e abriram novas frentes de reflexão!
Gratidão
Nos que agradecemos: sem a sua participação, nada seríamos! Obrigada!
Gratidão ❤
Gratidão a vocÊ, que está ajudando a espalhar luz neste mundo tão conturbado. Seja bem-vinda ao canal.
Shalom shalom a todos
Shalom shalom. Bem-vindo ao canal!
Conheci agora seu canal porque vi o Rav ! Já me inscrevi. Gostei muito.
Seja bem-vinda ao canal, tem muitos assuntos interessantes! Contamos com sua participação para mais luz neste mundo!
Otima aula!!!
Foi maravilhoso mesmo! Bem-vindo ao canal!
Todá Rabá! 🕊️💕🪬
Obrigada a vocês, vendo, participando, escrevendo!
❤
Seja bem-vinda ao canal, que bom que você gostou!!
Shalom Shalom.
Shalom Shalom, seja bem-vinda ao canal
Shalom lekulam❤🎉Am Israel Chai.
Shalom, bem-vindo ao canal!
34:29
O cálculo 135 + 446, o resultado correto é 581. E ele colocou 591 e chegou a fazer a análise com esse cálculo
Perfeito! Esta é a beleza da Cabala! Você pode utilizar diferentes metodologias de abordagem, inclusive agregando um (a palavra, haShem) e obtendo a interpretação significativa para aquele momento. Nada é por acaso, sua coloção foi perfeita: entre os múltiplos caminhos para o crescimento pessoal, para a conexão, você encontra sua própria estrada. Continue conosco e sempre participando ativamente!
@@judaismonow O que eu quero dizer é que se ele fez a conta errada, então, logo o levaria para um resultado equívocado. Quem poderia responder isso melhor seria o próprio Rav. Então, vamos levar em consideração que ele já sabia onde tudo ia dar no final das contas então um erro básico de matemática fez diferença nenhuma.
@@judaismonow Bom dia! A senhora poderia repassar a questão do colega ao querido Yair Alon? A pergunta dele foi pertinente e gostaria que o próprio tivesse a oportunidade de nos elucidar. A live foi excelente, continue trazendo mais conteúdos assim. Obrigado!
B'H
Vamos lá: 1. Matsá (מצה):
מ (Mem) = 40
צ (Tsadi) = 90
ה (He) = 5
Soma: 40 + 90 + 5 = 135
Maror (מרור):
מ (Mem) = 40
ר (Resh) = 200
ו (Vav) = 6
ר (Resh) = 200
Soma: 40 + 200 + 6 + 200 = 446
Portanto, os valores numéricos para "matsá" e "maror" são:
Matsá (מצה): 135
Maror (מרור): 446
Agora: 135+446= 581
2 expressões logo soma-se +2, então temos: 583
E agora, porque da soma do 10?
Na tradição cabalística, adicionar valores extras, como 10, ao resultado final da gematria não é um processo padrão universal, mas há algumas explicações e contextos para essa prática. Uma das razões é a busca por correspondências significativas entre diferentes palavras ou expressões.Ao adicionar 10 à soma original de 583 para chegar a 593, os cabalistas podem estar simbolizando a ideia de que a combinação das palavras "matsá" e "maror" alcança um estado de completude espiritual ou conexão divina, que é refletido pela expressão "Chut Sear" (חוט שער).
E então, porque especificamente o 10? Aí entramos na simbologia do número 10, que representa diferentes símbolismos e dentre os aspectos mais notáveis deste arquétipo temos as idéias de: 1° Sephirot: O número 10 representa as dez sephirot (emanações) da Árvore da Vida na Kabbalah. Cada sephirah é uma manifestação da luz divina no mundo. Adicionar 10 pode simbolizar a totalidade ou a integração dessas emanações divinas; 2° Yod (י): A letra Yod, que tem o valor numérico 10, é considerada a mais sagrada e fundamental das letras hebraicas. Ela é a "semente" de todas as outras letras e representa o ponto inicial da criação; e 3° Perfeição e Completude: Na Kabbalah, o número 10 é frequentemente associado à perfeição e completude, simbolizando que algo está completo ou alcançou sua plenitude espiritual.
Esse são os motivos mais notórios para explicar a soma do 10 dentro do sistema cabalista de gematria. O rav ali no calor do momento deve ter esquecido de explicar e já colocou a soma como um todo, mas foi só um pequeno deslize de falta de explicação de contexto, a explicação gemátrica tá ok. Espero ter sido útil.
93
alon e mestre .
E foi um aula mestra também. Quantos aprendizados! Bem-vindo ao canal!
Maravilhoso ❤❤❤❤❤ amei seu canal
Muito felizes com a sua presença! Bem-vindo ao canal!
Maravilhoso
Sim, maravilhoso mesmo! Bem-vinda ao canal!
Essa estrela ✡️👿 levou Israel pro exílio,, AMÓS 5:26 e 27,, porque Não rejeitam ela? Gostam de sofrer 😥😭💀? ÊXODO 20:3 a 6, SALMOS 1:1 e 2 e 81:8 a 16 e 115:1 a 8, EZEQUIEL 8:1 a 9:11 e 11:16 a 21, ATOS 7:43 a 51 e 17:24 e 11:8 e 4:10 a 12, 1CORINTIOS 10:7 e 14 e 20, 2CORÍNTIOS 6:14 a 7:1, JUDAS 1 a 4 e 25, APOCALIPSE 14:9 a 12 e 15:2 e 18:4 e 22:11 a 15, MATEUS 5:17 a 20 e 6:1 e 5 a 15 e 7:13 a 29 e 16:12 e 23:1 a 12 e 24:4 e 24, LUCAS 6:5 e 21:33 e 23:56, JOÃO 1:1 a 18 e 3:16 a 21 e 4:19 a 26 e 6:45 e 11:21 a 27 e 14:1 a 17:26 e 20:30 e 31, ISAÍAS 30:9 e 15 e 26 e 52:13 a 53:12 e 56:1 a 8 e 66:1 e 2 e 17 e 24 📖✝️🙏🕊️💓🐑😄🫂📖
Que isso, cara?!? Saiu teclando no aleatório????
Benção de Deus
Sim, muitos caminhos para iluminar nossa jornada. Sucesso em seu lindo trabalho pra que mais pessoas consigam dominar esta lingua maravilhosa que é o hebraico.
@@judaismonow se puder compartilha no seu canal
Por que ascender a vela? Quero aprender.
Raquel, a vela é um símbolo. Como todo símbolo, reflete inúmeras interpretações, que podem ser de cárter histórico, sociológico ou espirituais. Como o espaço aqui não permite fornecer todas as explicações simbólicas, vou dar uma, que acho muito bonita e significativa. Quantas partes tem uma vela? Duas: o pavio e a fonte de energia (óleo ou parafina, geralmente). Mas só a existência da vela provoca uma luz, para irradiar energia? Não. É necessário um movimento: acender a pavio. É neste momento que a luz aparece, porque o pavio vai se conectar e transmitir a energia que estava contida na parafina. Assim é o ser humano: você tem o entendimento, uma ideia (o pavio); tem a energia divina o envolvendo - a parafina ou óleo. Mas isto não é suficiente. Você precisa AGIR, você precisa atuar neste mundo para realizar uma transformação. Ao acender a vela, você assume este compromisso de colocar ideias (materialidade) e espiritualidade (o divino) em ação, em tudo que você faz. E mais: acenda uma vela e coloque-a na horizontal, de lado, lateral: a chama sempre se eleva, a chama vai para o alto. Assim deve ser sua vida, sempre crescendo e se transformando para o melhor, em direção à espiritualidade.
Algum judeu pode explicar quando Moisés virou rei da Turquia? Deuteronômio 33. Foi antes ou depois que Josué entrou em Canaã?
Andrade, Deut. 33:1-29 é uma longa poesia, analisada como um "testamento" de Moisés antes de sua morte. Refaz as benções sobre cada uma das tribos e morre sem fazer a travessia para a Terra Prometida. Após sua morte, Josué assume a liderança e conduz o povo nesta etapa final. Não localizamos o versículo onde está escrito que Moisés tornou-se rei da Turquia - lembrando, inclusive, que a Turquia é um país moderno, não existia no período bíblico. Se você puder mandar a referencia exata (versículo), tentaremos esclarecer sua dúvida.
Lak
Por que o Judaísmo é tão parecido com as religiões de matrizes africanas?
Nada a ver, eu tbm tinha essa impressão, mas a torah distingue bem a origem divina de tudo.
@@raquelsantos1720 me desculpa, só que você não explicou nada, tenho visto muitos vídeos de Rabinos, e os mesmos só falam sobre doutrina espírita, candomblé. Meu intuito não é denegrir a imagem do Judaísmo mais de entender melhor. Só tenho interesse em buscar mais a Deus
É uma pergunta muito interessante. Temos no canal um ciclo que se chama "Inter-religiosidade", e um dos programas foi com Katia Luz, mãe de Santo. Vale a pena vocÊ assistir, vou colocar o link. Existem trÊs abordagens para sua pergunta:
a) religiosa - todas as religiões tem origem em uma mesma espiritualidade, assim, terão sempre pontos em comum;
b) histórica - muitas religiões nasceram no mesmo berço (Oriente Médio e África, como é o caso do judaísmo e as religiões de matriz africana). É de se esperar, por tanto, que partilhem uma mesma cultura, hábitos e abordagens;
c) sincretismo religioso - com a mobilidade das populações, elas acabam trocando e absorvendo práticas, rituais e simbolismos, por contato. É o sincretismo religioso, muito visível na umbanda. Vou citar apenas o símbolo de São Jorge e de Iemanjá. O sincretismo com o judaísmo também ocorreu. Exemplos: ritual de enterro (7 dias de luto fechado, lavagem do corpo etc.). Tem muitos outros. Segue o link, obrigada pela pergunta!
ruclips.net/user/liveZl0hb59GbKw?si=XjZ7a1E34R-0uuTw
@@judaismonow Obrigado, por responder a minha pergunta. Irei assistir o vídeo que você disponibilizou.