colando cavalete

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • Estão prontos!?
    Hoje vou mostrar como faço para colar cavalete, seja de cavaquinho, violão, viola...
    Vamos lá!
    Você sabia que originalmente o cavalete foi pensado para ser uma peça removível do tampo? Antigamente e ainda hoje em alguns instrumentos artesanais de alto nível, o acabamento do tampo é feito a partir de um verniz chamado goma-laca, que quando desgasta pode ser retocado no tampo, mas para isso o cavalete deve ser retirado e isso é feito com um tipo de cola de origem animal que o homem utiliza desde os primórdios da marcenaria, sendo encontrado vestígios em algumas peças de madeira dentro de pirâmides do Egito antigo.
    O processo consiste em limpar a cola velha de ambos os lados (cavalete e instrumento). No caso desse instrumento a cola não foi espalhada uniformemente, e o processo de ancoragem não foi bem sucedido ...
    E vc, sabe o que é ancoragem da cola?
    Ancoragem ou resistência à tração, é a força que a união das peças coladas exercem entre si.
    Cada tipo de cola tem seu fator de ancoragem e precisamos saber se essa ou aquela tem a característica adequada àquela área de colagem. Você acha mais adequado colar, parafusar ou os dois? Escreva nos comentários.
    Então temos o seguinte: as cordas fazem tração sobre as duas extremidades, a tarracha e o cavalete. Quando afinamos o instrumento, o cavalete, bem como a estrutura do tampo, deverá suportar essa pressão. A área de contato do cavalete é pensada dentre outras funções, a distribuir a tensão da tração das cordas na afinação.
    Abrindo um parênteses esse cavalete teve um pedacinho do canto que foi preenchido com pó de lixa do próprio cavalete e uma gota de cianocrilato para preenchimento de superfície para dar acabamento.
    Estando limpa a cola do cavalete, o próximo passo é nivelar o mesmo; eu o faço da seguinte forma : com um lápis, marco toda a sua superfície e com o taco de lixa nivelo o cavalete para que tenhamos o máximo de contato com o tampo.
    Em seguida, isolamos a área do tampo com fita e começamos também o trabalho, tanto de limpeza quanto de nivelamento para que toda a área de contato do cavalete esteja completamente apoiada, garantindo assim a melhor ancoragem e consequentemente a melhor transmissão de vibração, o som do instrumento!!!!!
    Terminada a limpeza da cola de ambas as partes, cavalete e tampo, vamos posicionar o cavalete exatamente na posição correta e fixar alguns taruguinhos de madeira no entorno do cavalete para que o mesmo não escorregue durante a prensagem dele no tampo. Colocamos também um calço embaixo da área do cavalete para que a colagem tenha uma pressão uniforme, não permitindo que a ferramenta de aperto esmague um único ponto e restrinja a colagem penas aquela região.
    Passando a cola:
    Finalmente é chegada a hora em que o cavalete receberá a cola para efetuarmos a colagem no instrumento. Aplicamos a cola em um dos lados da área de colagem que no nosso caso será no cavalete. Escolha uma cola de madeira de boa qualidade e que depois de sêca não fique plastificada ou emborrachada. Pode-se limpar as bordas da peça que vai receber a cola de modo a emoldurar para que facilite o processo de limpeza do excesso de cola depois da prensagem.
    Prensando:
    Temos duas formas de se aplicar pressão sobre o cavalete do instrumento; através de grampos que podem ser fabricados em metal ou mesmo em madeira; ou ainda através de sistema de vácuo, no qual é preciso algumas observações; o cavalete deverá ter finalizado seu acabamento, que poderá ser encerado, ou mesmo envernizado, muito bem lixado e sem cantos vivos ou vincos proeminentes, para não cortar ou furar a membrana da câmara de vácuo. Deve se deixar prensado no mínimo o tempo indicado pelo fabricante da cola, retirar a peça do vácuo e limpar antes da bomba de vácuo sugar toda a umidade da cola para evitar manchas . Caso vc produza instrumentos, uma alternativa é deixar sob o vácuo pelo tempo mínimo de secagem e completar esse tempo com os grampos enquanto termina o processo de colagem da peça.
    Bem espero ter te ajudado; caso eu mereça, dê seu joinha, compartilhe com amigos, qualquer dúvida ou sugestões escreva nos comentários que tipo de vídeo que vc gostaria de ver;Ah já ia esquecendo, inscreva_se no canal e ative o sininho para receber notificações... agora, fique à vontade enquanto limpo minha oficina! Vamos nos falando, até.

Комментарии • 32

  • @joaobmn
    @joaobmn 3 месяца назад +1

    Parabéns! Que cuidado!!!

    • @jnacev
      @jnacev  3 месяца назад

      A música exige!!!

  • @antonioramires4571
    @antonioramires4571 3 года назад +1

    Show de bola

    • @jnacev
      @jnacev  3 года назад

      Fico feliz que tenha gostado!!

  • @dajaneladaminhatela8286
    @dajaneladaminhatela8286 4 года назад +3

    Gostei muito desse seu vídeo demonstrando a colagem do cavalete. Ainda não havia visto nenhum que esclarecesse tão bem. Estava muito atrás disso. Obrigado. Vou te seguir...

  • @ConstrutorMusical
    @ConstrutorMusical 3 года назад +1

    Muito bom! Bem explicado e muito didático! Ficou ótimo o vídeo!

    • @jnacev
      @jnacev  3 года назад

      Obrigado Jonatas, e seja bem vindo!!!

  • @LuizCMeira
    @LuizCMeira 3 года назад +1

    Os dois. Só a cola pode ser. Depende da situação. Ótimo.

    • @jnacev
      @jnacev  3 года назад

      Então... as boas colas para Madeira disponíveis no mercado possuem um fator de ancoragem de 30 kg por centímetro quadrado, as cordas no caso de violão nylon tracionam em torno de 40 kg quando afinadas... então a área do cavalete é mais do que adequada desde que a estrutura esteja em ordem.

    • @LuizCMeira
      @LuizCMeira 3 года назад +1

      @@jnacev cola para madeira.. a explicação o quanto a sua ancoragem.. foi muito útil, pois favorece não só no uso de restauração de instrumentos, mas de uso geral.. grato

  • @tarleitata
    @tarleitata 3 года назад +1

    Muito bom! Parabéns pela didática!

    • @jnacev
      @jnacev  3 года назад

      Obrigado!!! Se inscreva no canal, compartilhe com amigos... farei mais!

  • @HamRadioOps
    @HamRadioOps 3 года назад +1

    Esse vídeo foi uma aula Jorge! Muito didático! Parabéns!

    • @jnacev
      @jnacev  3 года назад

      Que bom que gostou Eufrásio, breve vou postar outros vídeos complementares.

  • @ConsertandoTudo
    @ConsertandoTudo 3 года назад +1

    tem projeto dessa forma de vacuo ou já compra pronta ?

    • @jnacev
      @jnacev  3 года назад +1

      Tem algumas pessoas que demonstram ba internet como fazer… procure Luciano Borges de Araguari MG

  • @WSO8945
    @WSO8945 3 года назад +1

    O meu perdeu um pouco de madeira, saiu bastante farpas com a cola, ficou buracos, ficou muito desnivelado. Qual cola usar ?

    • @jnacev
      @jnacev  3 года назад

      Talvez a substituição do cavalete… a marca que aparece no video costumavser mais que adequada.Esses vídeos são sugestões de como fazer reparos mais simples… para algo de maior complexidade leve a um luthier.

    • @WSO8945
      @WSO8945 3 года назад

      @@jnacev O cavalete tá intacto, soltou farpas do tampo. Será que usando araldite funciona ? Não tem luthier aqui próximo, eu tenho a titebond ultimate, a Cianocrilato moveleiro média viscosidade e araldite que é a cola epóxi.

    • @jnacev
      @jnacev  3 года назад

      Então… as ferpas perdidas ter uma área muito grande, pode-se enxertar madeira no lugar, nivelar tudo e colar o cavalete por cima. Lembre-se de usar grampos para prensar bem.

    • @WSO8945
      @WSO8945 3 года назад

      @@jnacev Com pó de madeira faz o enxerto ?

    • @jnacev
      @jnacev  3 года назад

      @@WSO8945 infelizmente não

  • @dezaocristalino2624
    @dezaocristalino2624 3 года назад

    Qual a distância do cavalete para o traste

    • @jnacev
      @jnacev  3 года назад

      Não entendi bem sua pergunta.

  • @Brasilcaipiratop-x125val
    @Brasilcaipiratop-x125val Месяц назад

    E prefiro colar e parafusar o cavalete

    • @jnacev
      @jnacev  Месяц назад

      A questão de colocar parafusos no cavalete é que se a colagem for mau executada toda tensão das cordas ficará ancorada lá e aí pode estourar o tampo, ao passo que cavalete bem colado a tensão vai se distribuir em toda área do cavalete.

    • @Brasilcaipiratop-x125val
      @Brasilcaipiratop-x125val Месяц назад

      @@jnacev A maioria das violas da Rozini descolam o cavalete, aí vem o momento de colocar parafuso

    • @Brasilcaipiratop-x125val
      @Brasilcaipiratop-x125val Месяц назад

      @@jnacev Concordo com você, mas a dez anos eu sempre coloquei parafuso e até o momento não deu nenhum problema.

    • @Brasilcaipiratop-x125val
      @Brasilcaipiratop-x125val Месяц назад +1

      Interessante, eu tenho um violão velho que apenas colei o cavalete com um resto de cola que ganhei de um amigo a mais de trinta anos, e nunca aconteceu de descolar, enquanto é comum os instrumentos da Rozini dá esse tipo de problema.

    • @jnacev
      @jnacev  Месяц назад +1

      @Brasilcaipiratop-x125val antigamente (tempo da goma-laca)os cavaletes eram colados para serem descolados e poder retocar ou refazer a goma-laca que era aplicada com boneca. Agora, a Rozini utiliza uma cola diferente do que se costuma usar e de vez em quando solta. Lembrar que em uma Fábrica são feitos centenas de instrumentos em um único dia.