Estou com uma questão... em um documento de 200 e poucas páginas, têm duas que não devem contar na numeração (folha de rosto e ficha catalográfica). Sabes se é possível modificar a contagem de páginas (X-2, por ex.) ou se terei que renumerar as páginas manualmente? Os vídeos são muito bons, têm me ajudado bastante! Valeu cara, muito obrigada pelas aulas!
Consegui! Caso ajude alguém, no menu Arquivo, Configurações do Documento, opção Seções, dá para fazer diferentes configurações de numeração de páginas.
Olá, luiz. Muito bacana seus videos, tenho aprendido muito com eles. Eu queria saber se é possível adicionar aqueles marcadores que contém o titulo do capitulo no canto da pagina. Tipo, além de mostrar o número da pagina, mostrar também o capitulo que a aquela pagina pertence, automaticamente conforme o capitulo é trocado.
Olha, incluir um quadro de texto pra puxar automaticamente o título do capítulo até dá. O procedimento é bem parecido com a inclusão de índice automático. Com índice a gente configura somente um único quadro de texto lá no final ou no início de uma publicação. Mas isso que você está sugerindo, seria necessário configurar cada quadro para que ele venha "reconhecer" o capítulo correspondente e sinceramente essa tarefa seria mais trabalhosa do que fazê-la manualmente. Veja que o Scribus possui a ferramenta de inserção automática de frames, onde você pode posicionar quadros de texto, já com textos dentro, na publicação inteira ou num intervalo de páginas. Essa, acredito eu, seria uma alternativa bem mais viável. Outra alternativa seria o uso de uma página modelo para cada capítulo. O trabalho ficaria somente com a criação de cada página modelo e depois a aplicação no intervalo de cada capítulo se tornaria uma tarefa rápida e simples. Se você puder anotar num papel qual página começa cada capítulo e em qual termina, aí é vapt-vupt tanto para o recurso de inserção automática de frames quanto para página modelo. Se cada capítulo forem curtos, ou seja ocuparem só uma 2 ou 3 páginas, eu escolheria trabalhar com inserção de frames. Se os capítulos forem longos, com mais de 6 páginas cada capítulo, páginas modelo é o que há de melhor.
Eu desconheço essa possibilidade. Pelo menos não de uma forma simples ou recomendável. Falando mais claramente não dá, a não ser que se faça uma gambiarra feia. Nessa gambiarra você teria que criar uma seção para as páginas 1 até 9 e acrescentar os zeros à esquerda na numeração dessas páginas. No caso de uma publicação com mais de 100 páginas, seria necessário também criar uma outra seção para as páginas 10 a 99. Não recomendo fazer isso porque qualquer mudança nessas páginas, irá bagunçar a sequencia de páginas da publicação inteira, já que o Scribus entenderá que existe uma quebra, uma divisão por seções e isso só deve ser feito quando há uma divisão clara dentro de uma publicação e não por causa de algum zero à esquerda.
Muito bom seu canal, estou experimentando o Scribus, comecei hoje, já faço diagramação no Indesign, não sei se vc explica isso em algum outra lição.... enfim minha dúvida é a seguinte: estou importando um arquivo do Word e ele perde os itálicos, como fazer p/ q isso não ocorra? obrigado!
Eu já trabalhei muito com o Indesign. Me interessei no Scribus após migrar para o Linux. Gostaria muito de poder ajudá-lo, mas infelizmente eu não tenho como orientar acerca da importação do Word, pois não uso.
As páginas modelo ficam salvas somente no documento sendo trabalhado. Se for uma página que você acredite que irá usar um muitos documentos você pode criá-la normalmente e ir na opção "Salvar como modelo", no menu Arquivo. Também é possível importar páginas de outras publicações.
Eu preciso criar um arquivo na qual a primeira página seja na direita. Tentei fazer isso manualmente, mas o programa automaticamente empurra a última página para esquerda. Como faço para fazer isso?
Não sei se entendi corretamente o que você pretende, pois numa publicação com várias páginas, a última página é sempre na esquerda. Refere-se a uma página par. Páginas pares - esquerda; páginas ímpares - direita. Um jornal de 8 páginas, por exemplo, a página 8 é na esquerda. A única forma de uma publicação terminar no lado direito é criando uma publicação com número ímpar de páginas. De qualquer forma, numa configuração assim, quando levar o arquivo para a gráfica, o verso da última página vai sair em branco. Ou seja, querendo ou não vai existir a página esquerda, só não será impressa.
@@ValeuCara meu PC é fraco, mas consigo fazer bastante coisa nele. O que ocorre é que pra não sobrecarregar o coitado, estou tentando diagramar capítulo por capítulo separadamente, para depois juntar tudo.
@@brunoknah Agora entendi. Faça então como eu disse, se você precisa da última página à direita, simplesmente configure um conjunto ímpar de páginas. O que vai te dar um pouco de trabalho é a numeração de páginas.
A minha numeração de páginas no lugar do numero aparece uma caixa vazia com um X... não sei o que posso ter errado. Alguém pode me ajudar? Tenho que terminar uma diagramação até domingo.
Sobre sumário, dê uma olhada nesse vídeo: ruclips.net/video/AJtKOZtHsOQ/видео.html Para tornar cada item clicável, você deve usar a ferramenta PDF "Nota de hiperlink" ou "Link Annotation". Com a ferramenta ativada, basta desenhar uma caixa ao redor de cada texto do sumário, depois clicar duas vezes na caixa, escolher "Ligação" e por fim digitar o número de página.
Cara, os seus vídeos são legais, mas vc enrola muito pra falar uma funcionalidade simples. Isso as vezes é massante. Parece que o público alvo que vc tá buscando são gente que nem sabe ligar o computador. Não precisa de tanta introdução básica, quem mexe no Scribus não são pessoas que estão aprendendo computação básica, mas alguém que já tem uma bagagem inicial. Alguns vídeos seus que vi eu parei antes do final e fui no google pesquisar, pelo motivo supracitado. Se vc for mais direto ao assunto, vc vai ter menos rejeições nos seus vídeos.
Pra ser sincero eu até acho que você tem toda a razão. Eu mesmo não gosto desse estilo de aula quando já sei sobre o assunto e apenas desejo complementar alguma informação que estou em dúvida. Só que o alvo dessas aulas é para quem realmente não sabe nada do Scribus. Se você recebesse as mensagens que recebo com o tipo de perguntas que recebo, entenderia o motivo de as vezes me apegar a informações supérfluas. Cansei por exemplo de ver gente fazendo numeração de páginas uma a uma, na mão, e até adicionar marcas de corte e de registro na mão. Fora outras coisas bem doidas que costuma aparecer. O conteúdo dos vídeos é exatamente com intenção de sanar o maior número possível dessas dúvidas. Essa série de aulas básicas, voltadas para iniciantes, irão terminar em breve e começarei outra abordando temas um pouco mais complexos dentro do Scribus, como manipulação de imagens vetoriais, uso de formas, imposição de páginas, etc. Aí sim serão vídeos curtos, direto ao assunto, pois nesses novos vídeos já pressuponho que a pessoa realmente já domina bem o Scribus. Mas agradeço o comentário. É sempre válido!
Caraca mano, desculpe mas preciso comentar essa resposta do Roberto Silva... O cara está consumindo um material top, gratuito, que podia muito bem ser um curso pago, e consegue demonstrar quase que nenhuma gratidão!! Que isso mano, que rejeição vc está vendo que eu não estou? Aqui pra mim está marcando 305 curtidas contra 4.... Puts, na moral, demonstre um pouco mais de gratidão que garanto que sua vida será muito melhor!! 😘😘😘
@@thfarias82 Como o autor do vídeo havia respondido logo acima, a proposta dele era passar conhecimento para quem não sabe coisa alguma de informática, eu desconhecia essa informação até a postagem da mensagem, mas optei por manter o comentário, isso dá contexto e explica o porque do vídeo ser assim. Sua crítica não é tão construtiva quanto a do autor, pois me parece que você levou pelo lado pessoal. A resposta do autor do vídeo achei mais adequada. Sobre a gratuidade do conteúdo, isso não significa que ele será livre de opiniões ou críticas (boas ou ruins), quando houver a possibilidade disso habilitando os comentários. Sobre demonstrar gratidão, isso pode ser feito de várias formas, inclusive um comentário sobre o vídeo. Na época, de vários vídeos que vi no RUclips e tutoriais na internet sobre Scribus, este foi o único local que achei válido postar uma opinião. Eu mesmo me sentiria ingrato se não comentasse, ou deixar pra lá e ele que seja feliz com seus seguidores, mas optei por opinar, em mostrar algo que pensava, mas que não eram elogios, e isso você já sabe. Apenas falhei em agradecer a resposta, a notificação deve ter se perdido em tantos e-mails na época, não me lembro. Se você faz um vídeo ou posta conteúdo direcionado ao publico fora da sua rede de amigos próximos, deve estar preparado para receber elogios e críticas do seu conteúdo, e se optar por só receber elogios, talvez entre em uma bolha sem perceber, e bolhas as vezes estouram.
Mto bom! Rumo a edição do primeiro livro que criamos aqui! obrigado
Estou gostando muito desse programa
Tem um videozinho especial sobre o Scribus sendo preparado que acredito que você irá gostar muito.
Seus vídeos são ótimos! Obrigado cara!
Valeu pelos vídeos cara!
To assistindo seus videos e estão sendo de grande ajuda.
Parabéns pelo trabalho 👏👏👏
Muito obrigado 🙌
Valeu mesmo! Muito bem explicado.
Estou com uma questão... em um documento de 200 e poucas páginas, têm duas que não devem contar na numeração (folha de rosto e ficha catalográfica). Sabes se é possível modificar a contagem de páginas (X-2, por ex.) ou se terei que renumerar as páginas manualmente? Os vídeos são muito bons, têm me ajudado bastante! Valeu cara, muito obrigada pelas aulas!
Consegui! Caso ajude alguém, no menu Arquivo, Configurações do Documento, opção Seções, dá para fazer diferentes configurações de numeração de páginas.
@@HelenaLMuller Sim, eu vou fazer um vídeo sobre esse assunto, pois é um tema bastante interessante.
Olá, luiz. Muito bacana seus videos, tenho aprendido muito com eles. Eu queria saber se é possível adicionar aqueles marcadores que contém o titulo do capitulo no canto da pagina. Tipo, além de mostrar o número da pagina, mostrar também o capitulo que a aquela pagina pertence, automaticamente conforme o capitulo é trocado.
Olha, incluir um quadro de texto pra puxar automaticamente o título do capítulo até dá. O procedimento é bem parecido com a inclusão de índice automático. Com índice a gente configura somente um único quadro de texto lá no final ou no início de uma publicação. Mas isso que você está sugerindo, seria necessário configurar cada quadro para que ele venha "reconhecer" o capítulo correspondente e sinceramente essa tarefa seria mais trabalhosa do que fazê-la manualmente. Veja que o Scribus possui a ferramenta de inserção automática de frames, onde você pode posicionar quadros de texto, já com textos dentro, na publicação inteira ou num intervalo de páginas. Essa, acredito eu, seria uma alternativa bem mais viável. Outra alternativa seria o uso de uma página modelo para cada capítulo. O trabalho ficaria somente com a criação de cada página modelo e depois a aplicação no intervalo de cada capítulo se tornaria uma tarefa rápida e simples. Se você puder anotar num papel qual página começa cada capítulo e em qual termina, aí é vapt-vupt tanto para o recurso de inserção automática de frames quanto para página modelo. Se cada capítulo forem curtos, ou seja ocuparem só uma 2 ou 3 páginas, eu escolheria trabalhar com inserção de frames. Se os capítulos forem longos, com mais de 6 páginas cada capítulo, páginas modelo é o que há de melhor.
Obrigado pelo conteúdo! Sabe dizer se é possível formatar com zeros a esquerda?
Eu desconheço essa possibilidade. Pelo menos não de uma forma simples ou recomendável. Falando mais claramente não dá, a não ser que se faça uma gambiarra feia. Nessa gambiarra você teria que criar uma seção para as páginas 1 até 9 e acrescentar os zeros à esquerda na numeração dessas páginas. No caso de uma publicação com mais de 100 páginas, seria necessário também criar uma outra seção para as páginas 10 a 99. Não recomendo fazer isso porque qualquer mudança nessas páginas, irá bagunçar a sequencia de páginas da publicação inteira, já que o Scribus entenderá que existe uma quebra, uma divisão por seções e isso só deve ser feito quando há uma divisão clara dentro de uma publicação e não por causa de algum zero à esquerda.
@@ValeuCara Valeu cara! 😀 Obrigado pela resposta!!
Muito bom seu canal, estou experimentando o Scribus, comecei hoje, já faço diagramação no Indesign, não sei se vc explica isso em algum outra lição.... enfim minha dúvida é a seguinte: estou importando um arquivo do Word e ele perde os itálicos, como fazer p/ q isso não ocorra? obrigado!
Eu já trabalhei muito com o Indesign. Me interessei no Scribus após migrar para o Linux. Gostaria muito de poder ajudá-lo, mas infelizmente eu não tenho como orientar acerca da importação do Word, pois não uso.
Obrigado pelo retorno, abraço!
Não sei o que fiz de errado, mas quando tento colocar Número da Página, não aprece o jogo da velha, aparece o número, mas não nas demais páginas.
Gratidão
as paginas modelo ficam salvas somente neste arquivo ou no programa (tipo ao criar um novo estes modelos estarão disponiveis lá)?
As páginas modelo ficam salvas somente no documento sendo trabalhado. Se for uma página que você acredite que irá usar um muitos documentos você pode criá-la normalmente e ir na opção "Salvar como modelo", no menu Arquivo. Também é possível importar páginas de outras publicações.
@@ValeuCara obrigado pela atenção
Eu preciso criar um arquivo na qual a primeira página seja na direita. Tentei fazer isso manualmente, mas o programa automaticamente empurra a última página para esquerda. Como faço para fazer isso?
Não sei se entendi corretamente o que você pretende, pois numa publicação com várias páginas, a última página é sempre na esquerda. Refere-se a uma página par. Páginas pares - esquerda; páginas ímpares - direita. Um jornal de 8 páginas, por exemplo, a página 8 é na esquerda. A única forma de uma publicação terminar no lado direito é criando uma publicação com número ímpar de páginas. De qualquer forma, numa configuração assim, quando levar o arquivo para a gráfica, o verso da última página vai sair em branco. Ou seja, querendo ou não vai existir a página esquerda, só não será impressa.
@@ValeuCara meu PC é fraco, mas consigo fazer bastante coisa nele. O que ocorre é que pra não sobrecarregar o coitado, estou tentando diagramar capítulo por capítulo separadamente, para depois juntar tudo.
@@brunoknah Agora entendi. Faça então como eu disse, se você precisa da última página à direita, simplesmente configure um conjunto ímpar de páginas. O que vai te dar um pouco de trabalho é a numeração de páginas.
A minha numeração de páginas no lugar do numero aparece uma caixa vazia com um X... não sei o que posso ter errado. Alguém pode me ajudar? Tenho que terminar uma diagramação até domingo.
Você está usando uma caixa de imagem ao invés de caixa de texto.
Tem como criar sumário clicável?
Sobre sumário, dê uma olhada nesse vídeo: ruclips.net/video/AJtKOZtHsOQ/видео.html
Para tornar cada item clicável, você deve usar a ferramenta PDF "Nota de hiperlink" ou "Link Annotation". Com a ferramenta ativada, basta desenhar uma caixa ao redor de cada texto do sumário, depois clicar duas vezes na caixa, escolher "Ligação" e por fim digitar o número de página.
Alguem sabe como não numerar a primeiras páginas de um livro, ou melhor, que a numeração apareça apenas a partir, digamos, da página 7?
tu vai ter que copiar o modelo e editar para ficar sem a numeração nessas paginas iniciais.Daí da 7 em diante usar o modelo com numeração
como fazer notas de rodapé no scribus?
Olá Jéssica. Notas de rodapé no Scribus infelizmente ainda é uma tarefa que deve ser feita manualmente, na marra.
Cara, os seus vídeos são legais, mas vc enrola muito pra falar uma funcionalidade simples. Isso as vezes é massante. Parece que o público alvo que vc tá buscando são gente que nem sabe ligar o computador. Não precisa de tanta introdução básica, quem mexe no Scribus não são pessoas que estão aprendendo computação básica, mas alguém que já tem uma bagagem inicial. Alguns vídeos seus que vi eu parei antes do final e fui no google pesquisar, pelo motivo supracitado. Se vc for mais direto ao assunto, vc vai ter menos rejeições nos seus vídeos.
Pra ser sincero eu até acho que você tem toda a razão. Eu mesmo não gosto desse estilo de aula quando já sei sobre o assunto e apenas desejo complementar alguma informação que estou em dúvida. Só que o alvo dessas aulas é para quem realmente não sabe nada do Scribus. Se você recebesse as mensagens que recebo com o tipo de perguntas que recebo, entenderia o motivo de as vezes me apegar a informações supérfluas. Cansei por exemplo de ver gente fazendo numeração de páginas uma a uma, na mão, e até adicionar marcas de corte e de registro na mão. Fora outras coisas bem doidas que costuma aparecer. O conteúdo dos vídeos é exatamente com intenção de sanar o maior número possível dessas dúvidas.
Essa série de aulas básicas, voltadas para iniciantes, irão terminar em breve e começarei outra abordando temas um pouco mais complexos dentro do Scribus, como manipulação de imagens vetoriais, uso de formas, imposição de páginas, etc. Aí sim serão vídeos curtos, direto ao assunto, pois nesses novos vídeos já pressuponho que a pessoa realmente já domina bem o Scribus.
Mas agradeço o comentário. É sempre válido!
Eu não sei NADA de diagramação e me ajuda pra caramba essas aulas.
@@ValeuCara São muito boas suas vídeo-aulas eu estou aprendendo sem dificuldades muito obrigada continue... são as melhores do RUclips, Parabéns!!!
Caraca mano, desculpe mas preciso comentar essa resposta do Roberto Silva... O cara está consumindo um material top, gratuito, que podia muito bem ser um curso pago, e consegue demonstrar quase que nenhuma gratidão!! Que isso mano, que rejeição vc está vendo que eu não estou? Aqui pra mim está marcando 305 curtidas contra 4.... Puts, na moral, demonstre um pouco mais de gratidão que garanto que sua vida será muito melhor!! 😘😘😘
@@thfarias82 Como o autor do vídeo havia respondido logo acima, a proposta dele era passar conhecimento para quem não sabe coisa alguma de informática, eu desconhecia essa informação até a postagem da mensagem, mas optei por manter o comentário, isso dá contexto e explica o porque do vídeo ser assim.
Sua crítica não é tão construtiva quanto a do autor, pois me parece que você levou pelo lado pessoal. A resposta do autor do vídeo achei mais adequada.
Sobre a gratuidade do conteúdo, isso não significa que ele será livre de opiniões ou críticas (boas ou ruins), quando houver a possibilidade disso habilitando os comentários.
Sobre demonstrar gratidão, isso pode ser feito de várias formas, inclusive um comentário sobre o vídeo. Na época, de vários vídeos que vi no RUclips e tutoriais na internet sobre Scribus, este foi o único local que achei válido postar uma opinião. Eu mesmo me sentiria ingrato se não comentasse, ou deixar pra lá e ele que seja feliz com seus seguidores, mas optei por opinar, em mostrar algo que pensava, mas que não eram elogios, e isso você já sabe. Apenas falhei em agradecer a resposta, a notificação deve ter se perdido em tantos e-mails na época, não me lembro.
Se você faz um vídeo ou posta conteúdo direcionado ao publico fora da sua rede de amigos próximos, deve estar preparado para receber elogios e críticas do seu conteúdo, e se optar por só receber elogios, talvez entre em uma bolha sem perceber, e bolhas as vezes estouram.