Todo respeito a luta dos nossos companheiros, por todos nós brasileiros e nosso Brasil. Nosso carinho as famílias amadas tão corajosas que permanecem lutando pela democracia e a memória da nossa história.
Assistindo este depoimento fiquei muito emocionada e tb revoltadas, porque sou professora de História, Geografia,Sociologia e Filosofia atuei por 45 anos e neste ano depois de aposentada e 10 anos depois ainda atuando , não aguentando o descaso com minhas disciplinas e não poder falar a verdade nua e crua, sempre alertada pelo dono da escola particular na qual atuei por 26 anos, resolvi abandonar o magistério. Aluno que só quer saber de redes sociais em plena aula e com a permissão do dono da escola, pais que culpam o professor e não o sistema pode educacional deste país. Tudo isso e muito o que Victória falou me afastou do que mais gosto de fazer aos 68 anos que é ensinar. Que fala ela me representou em toda fala sobre este país, isso me pergunto onde vamos parar com esta violência do estado. Gratidão por esta entrevista todos os alunos deveriam assistir e aprender com viveu na pele , pra não ficar repetindo atrocidades como vejo os jovens que se aliaram a este conservadorismo louco mundo afora.
Respeito só todas as opiniões mas, quem começou a guerra não foram os militares. Foram os que queriam doutrinar inocentes úteis. Tenho 70 anos aposentado a 20 e trabalhei desde os 7 anos. Escolas e professores dk meu tempo bem como o berço me ensinaram que existem 3 verdades. A de um a de outro é a verdadeira que a Deus pertence. Carreguei cimento nas costas, nunca fui perseguido e desconheço que alguém da minha roda foi. TODOS estudaram trabalharam e hoje com a idade tem seus filhos d netos produtivos e não chorões e MUITO menos vítimas de de PROFESSAUROS, que rebuscam no passado revoltas não cabíveis. BRASIL ACIMA DE TUDO E DEUS ACIMA DE TODOS.
Vitória Gabois, Tutaméia, muito obrigada por esse depoimento/essa entrevista. Fiquei emocionada de ouvir essa história de luta e coragem, com momentos tristes, trâgicos, mas repleta de inspiração. Que ela possa chegar a muitas pessoas, jovens, maduros, a cada brasileiro. Com esperança de mais justiça, sempre! 👊🏼
Grande relato de Victoria Grabois! Uma história forte, sofrida, mas, que não pode ser esquecida! Não podemos deixar de lutar pela Democracia. Ela está muito fragilizada.
Preciosa entrevista com Victória Grabois, quem tive o grande prazer de conhecer na época em que vivia no Rio e militava no GTNM-RJ. Beijo e abraço a todos os companheiros deste canal e de luta! ❤️🇵🇸
Victória Grabois teve a honra d conhecer figuras ícones da recente história d lutas do povo brasileiro como o Osvaldão!Que os bandidos da ditadura queimem no Inferno!
Parabéns Victoria Granola, honrou a luta dos guerreiros do Araguaia, Maurício, André e Gilberto, Presentes! E todos que deram a sua vida, a luta pela democracia e o Socialismo ❤
Um verdadeiro caleidoscópio essa historia de Victória Gabrois. É uma supresa a cada episódio. Também acho que a Guerrilha do Araguaia foi um arroubo heróico de um grupo de brasileiros corajosos e que deram a vida pela restauração da Democracia, pela queda da Ditadura.
Depoimento tocante. Parabéns a todos que armados lutaram contra o imperialismo e seus lacaios, a burguesia que se perpetua no poder um dia será derrotada. Um bom exemplo jamais será esquecido.
Glória eterna à família Grabois! E a todos aqueles que morreram acreditando no ideal de justiça, fraternidade e igualdade. (Tortura Nunca Mais" foi fonte da minha Monografia de conclusão de curso de Direito, 2006. Aliás, foi um tempo de esquecimento quase absoluto, que a maioria da "esquerda" quanto muito dizia que aquela luta da guerrilha teria sido apenas um erro da esquerda, sem aspas)
Obrigada Tutaméia, obrigada Victória Grabois , tua família é heróica, meu imenso respeito. E, não posso deixar de dizer, minha revolta e meu repúdio profundos pela atitude deste presidente - hoje me recuso a pronunciar o nome dele, tamanha minha revolta. Estou enojada!
Caros Tutas do Sumaré, Não esperava encontrar mais um depoinento tão forte e importante hoje que pude ouvir Victória. Não tenho nada a dizer além de agradecer pelo conhecimento cada vex mais claro da pobreza de espírito dos que nos dirigem... Gratidão!
Vitória Grabois, sensibilizada pelo seu depoimento, agradeço muito, sua coragem e empenho pelo nosso país. Um abraço com todo carinho. Tutaméia, Parabéns
Gostei muito da entrevista parabéns so canal....Victoria Grabois demonstrou muita lucidez, muita coerência, muita sabedoria e muita coragem ao revelar ao revelar o seu ponto de vista em não trair a sua consciência em fazer a crítica, quando necessária mesmo contrariando a sua orientação ideológica...parabéns.
Excelente contribuição, essas memorias vivas, do Franklin Martins a quem admiro pela inteligência e sobretudo pela coragem e comprometimento com a luta pela liberdade democrática do nosso país. À ele envio um abraço fraterno e meu agradecimento por tudo que fez por todos nós e pelo Brasil. Obg ao Tutaméia por essas entrevistas sobre o Golpe de 64.
Sugiro o imprescindível documentário de Ana Maria Magalhães: O BRASIL DE DARCY RIBEIRO. Pedagogicamente, esperançosamente renovados, coisa dificílima...mas necessária. Cada um tem sua "dor que aprendeu a não sentir"...conforme Clarice Lispector ("Se eu fosse eu", no RUclips com Débora Wainstock . Minha solidariedade.
Infelizmente vai ser difícil que o governo atual possa trazer uma maior conscientização e colocar nos holofotes o sofrimento dos que lutaram na ditadura ...a maioria da população realmente não soube, nem percebeu o que acontecia. A censura contava outra história...
É preciso também ser justo e se atualizar em relação a educação e a saúde do governo Lula. Sou paciente do SUS há quase 30 anos e hoje o SUS está organizado e atendendo a população muito melhor do que nos anos anteriores. Quanto a educação é bom se informar sobre as conquistas do governo Lula, com os IF - Institutos Federais, o sistema de educação em tempo integral para o ensino fundamental e médio, o Enem, o sistema de Cotas, a retomada de obras em creches e escolas que estavam paradas há anos, etc.
O Araguaia foi um episódio marcante na História do Brasil. Foi o espaço para que centenas de jovens, condenados a morrer pela Ditadura, se escondessem e tentassem ajudar os moradores a ter uma consciência crítica, e recebessem até atendimento médico.
A Guerrilha do Araguaia foi fundamental para derrotarmos a Ditadura. Tanto que até hoje os militares tentam esconder esse fato histórico de grande importância. Concordo com a Victória que a guerrilha tem o mesmo valor de Canudos e outras lutas importantes.
Excelente e emocionante palavras da Victoria Grabois. Foi um gde tropeço do presidente Lula ao pedir para serem esquecidas as certidões presumidas de morte de quem lutou pela democracia. Eu, eleitora perene do presidente Lula, acho que ele deveria pedir desculpas por essa fala dele.
Infiltrados ontem, hoje e amanhã...pois vieram pra ficar? A partir de estorinhas e trocas de mercadorias, onde o ego de indivíduos crentes acham que estão por um Deus, uma pá"t"ria, e uma certa fama.ilici"ta..
😮procuro ver e ler tudo sobre a revolução de 1964, eu tinha 9 anos e tenho muitas lembranças de como tudo aconteceu na minha região, Vale do Aço, Ipatinga em Minas Gerais, ainda me lembro de muitos colegas da escola primária, chorando a Norte dos pais que morreram na portaria da Usiminas, pisoteados pela cavalaria 😢que vergonha. Nossa família indo de trem para roça em Resplendor e ficando lá por meses. Mas o que me deixou aborrecida neste vídeo foi sentir profundamente que essa senhora é Bolsonatista 😢como assim alguém filha, esposa e irmã de revolucionários, se tornar uma Bolsonarista? 😢😢😢😢 o Brasil continuará defendendo golpe militar e aplaudindo esses canalhas que estudam nas cartilhas dos mandantes de matar seus familiares e pelo meu visto, você também. Onde foi que você se perdeu?
NÃO RECRINIMO O PRESIDENTE LULA EM ADOTAR O PROCEDIMENTO DE NÃO RELEMBRAR, ASSIM COMO TAMBÉM OS MILITARES NÃO COMEMORAR A DITADURA. SE LULA NÃO EVITAR ATRITOS ÊLE NÃO TERMINA O SEU MANDATO
Brasil 1968-1979: Comunistas (de ativistas verbais aos lutadores armados): Heróis ingênuos! Sou Fernando D. Rosenthal. Cursei a USP 1968 à 1972. A luta armada contra o governo, era financiada pela ex-URSS , que nada tinha a perder.
Há sinto que essa senhora, é muito egocêntrica, querendo uma glória pessoal, no entanto na verdade ,a guerrilha do Araguaia foi um ato de heroísmo, de muitas pessoas e na sua maioria de heróis anônimos,não de uma exclusividade de um clã no caso o clã " grabois", então essa senhora demonstrar muito rancor e amargura!!
João, sugiro que você reveja sua análise em relação aos sentimentos da Sra Victoria Grabois. Ao falar por quase 2 horas sobre sua própria atuação e a de sua Família mais próxima, é impossível concluir o que ela sente, sentiu ao ficar sem seus familiares queridos. Rancor e amargura em que momento? Senão indignação e tristeza ? Em qual momento você a viu sorrir, ao narrar com visível dificuldade a ditadura militar, que destruiu vidas jovens e adultas com facilidade e covardia? Seria crível ela falar de todos com quem nem conviveu , os honrados anônimos? Tente ser mais humanista, sensível , talvez justo.....
Todo respeito a luta dos nossos companheiros, por todos nós brasileiros e nosso Brasil. Nosso carinho as famílias amadas tão corajosas que permanecem lutando pela democracia e a memória da nossa história.
Assistindo este depoimento fiquei muito emocionada e tb revoltadas, porque sou professora de História, Geografia,Sociologia e Filosofia atuei por 45 anos e neste ano depois de aposentada e 10 anos depois ainda atuando , não aguentando o descaso com minhas disciplinas e não poder falar a verdade nua e crua, sempre alertada pelo dono da escola particular na qual atuei por 26 anos, resolvi abandonar o magistério. Aluno que só quer saber de redes sociais em plena aula e com a permissão do dono da escola, pais que culpam o professor e não o sistema pode educacional deste país. Tudo isso e muito o que Victória falou me afastou do que mais gosto de fazer aos 68 anos que é ensinar. Que fala ela me representou em toda fala sobre este país, isso me pergunto onde vamos parar com esta violência do estado. Gratidão por esta entrevista todos os alunos deveriam assistir e aprender com viveu na pele , pra não ficar repetindo atrocidades como vejo os jovens que se aliaram a este conservadorismo louco mundo afora.
Respeito só todas as opiniões mas, quem começou a guerra não foram os militares.
Foram os que queriam doutrinar inocentes úteis.
Tenho 70 anos aposentado a 20 e trabalhei desde os 7 anos.
Escolas e professores dk meu tempo bem como o berço me ensinaram que existem 3 verdades. A de um a de outro é a verdadeira que a Deus pertence.
Carreguei cimento nas costas, nunca fui perseguido e desconheço que alguém da minha roda foi.
TODOS estudaram trabalharam e hoje com a idade tem seus filhos d netos produtivos e não chorões e MUITO menos vítimas de de PROFESSAUROS, que rebuscam no passado revoltas não cabíveis.
BRASIL ACIMA DE TUDO E DEUS ACIMA DE TODOS.
Vitória Gabois, Tutaméia, muito obrigada por esse depoimento/essa entrevista. Fiquei emocionada de ouvir essa história de luta e coragem, com momentos tristes, trâgicos, mas repleta de inspiração. Que ela possa chegar a muitas pessoas, jovens, maduros, a cada brasileiro. Com esperança de mais justiça, sempre! 👊🏼
Vitória, gratidão pelo compromisso com a luta de um mundo mais digno para todos, todes e todas. Memória, Justiça e Reparação.
Gnt a historicidade da VICTÓRIA é fascinante e como ela 💘literalmente é histórica vivenciada - como NÃO admirá-la , enaltecendo a história 🇧🇷🎥📹📻👏👏👏👏👏👏
Belissimo depoimento ,faz parte da história do Brasil, parabens por vcs acreditarem nesse brasil q insistem em esconder 👏👏👏
Muito importante esse relato! Muito obrigado. Que nunca se esqueça!
Grande relato de Victoria Grabois! Uma história forte, sofrida, mas, que não pode ser esquecida!
Não podemos deixar de lutar pela Democracia. Ela está muito fragilizada.
Mais uma entrevista histórica! Muito obrigada!
Victoria Grabois é historia viva que dilacera o coração; Gratidão Tutaméia, por mais esse patrimônio histórico.
Parabéns, Vittoria, pela sua incessante luta.
Preciosa entrevista com Victória Grabois, quem tive o grande prazer de conhecer na época em que vivia no Rio e militava no GTNM-RJ. Beijo e abraço a todos os companheiros deste canal e de luta! ❤️🇵🇸
Victória Grabois teve a honra d conhecer figuras ícones da recente história d lutas do povo brasileiro como o Osvaldão!Que os bandidos da ditadura queimem no Inferno!
Obrigado Tutaméia! Entrevista maravilhosa!
Grande Vitória! Quanto sofrimento e injustiças foram enfrentados! Minha total solidariedade! Peço perdão como ser humano! Obrigada!
Parabéns Victoria Granola, honrou a luta dos guerreiros do Araguaia, Maurício, André e Gilberto, Presentes! E todos que deram a sua vida, a luta pela democracia e o Socialismo ❤
Nossa ...Foi terrivel o golpe
Um verdadeiro caleidoscópio essa historia de Victória Gabrois. É uma supresa a cada episódio. Também acho que a Guerrilha do Araguaia foi um arroubo heróico de um grupo de brasileiros corajosos e que deram a vida pela restauração da Democracia, pela queda da Ditadura.
Depoimento tocante. Parabéns a todos que armados lutaram contra o imperialismo e seus lacaios, a burguesia que se perpetua no poder um dia será derrotada. Um bom exemplo jamais será esquecido.
Que entrevista importante!
Glória eterna à família Grabois! E a todos aqueles que morreram acreditando no ideal de justiça, fraternidade e igualdade. (Tortura Nunca Mais" foi fonte da minha Monografia de conclusão de curso de Direito, 2006. Aliás, foi um tempo de esquecimento quase absoluto, que a maioria da "esquerda" quanto muito dizia que aquela luta da guerrilha teria sido apenas um erro da esquerda, sem aspas)
Parabéns!!!
Emocionante o depoimento!
Memoria verdade e justiça.
SE DESSE CERTO O GOLPE....COITADOS DE NÓS
Essa imensa desasperança.que bravo tutameia
Obrigada Tutaméia, obrigada Victória Grabois , tua família é heróica, meu imenso respeito. E, não posso deixar de dizer, minha revolta e meu repúdio profundos pela atitude deste presidente - hoje me recuso a pronunciar o nome dele, tamanha minha revolta. Estou enojada!
Caros Tutas do Sumaré,
Não esperava encontrar mais um depoinento tão forte e importante hoje que pude ouvir Victória. Não tenho nada a dizer além de agradecer pelo conhecimento cada vex mais claro da pobreza de espírito dos que nos dirigem... Gratidão!
Sim , queridos companheiros. Obrigada 😊
Vitória Grabois, sensibilizada pelo seu depoimento, agradeço muito, sua coragem e empenho pelo nosso país. Um abraço com todo carinho. Tutaméia, Parabéns
Obrigada os alunos precisam sabe
Obrigada Rodolfo e Leonora.😊
Excelente programa. O ensino público não é só complicado no nível fundamental. As universidades estão à míngua.
Gostei muito da entrevista parabéns so canal....Victoria Grabois demonstrou muita lucidez, muita coerência, muita sabedoria e muita coragem ao revelar ao revelar o seu ponto de vista em não trair a sua consciência em fazer a crítica, quando necessária mesmo contrariando a sua orientação ideológica...parabéns.
Agradecida p tomar.conhecimento de mais esta vivencia daqueles anos terrível
Excelente contribuição, essas memorias vivas, do Franklin Martins a quem admiro pela inteligência e sobretudo pela coragem e comprometimento com a luta pela liberdade democrática do nosso país. À ele envio um abraço fraterno e meu agradecimento por tudo que fez por todos nós e pelo Brasil. Obg ao Tutaméia por essas entrevistas sobre o Golpe de 64.
PARABÉNS, TUTAMEIA! Assisti todos os vídeos de vcs. E considero todos eles essenciais para a História do Brasil.
Sugiro o imprescindível documentário de Ana Maria Magalhães: O BRASIL DE DARCY RIBEIRO. Pedagogicamente, esperançosamente renovados, coisa dificílima...mas necessária. Cada um tem sua "dor que aprendeu a não sentir"...conforme Clarice Lispector ("Se eu fosse eu", no RUclips com Débora Wainstock . Minha solidariedade.
Excelente
Parabéns pelo belo depoimento. 👏👏👏👏👏👏👏
Infelizmente vai ser difícil que o governo atual possa trazer uma maior conscientização e colocar nos holofotes o sofrimento dos que lutaram na ditadura
...a maioria da população realmente não soube, nem percebeu o que acontecia. A censura contava outra história...
Eu tinha 10 anos nessa época.
Tortura Nunca Mais!
❤❤❤valente
Sra. Vitória Grabois: História de vida admirável.
Concordo plenamente que educação é um caos. Fui professora por 50 anos e nível educacional caiu drásticamente.😢
Oi
É preciso também ser justo e se atualizar em relação a educação e a saúde do governo Lula. Sou paciente do SUS há quase 30 anos e hoje o SUS está organizado e atendendo a população muito melhor do que nos anos anteriores. Quanto a educação é bom se informar sobre as conquistas do governo Lula, com os IF - Institutos Federais, o sistema de educação em tempo integral para o ensino fundamental e médio, o Enem, o sistema de Cotas, a retomada de obras em creches e escolas que estavam paradas há anos, etc.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤
Viva Victoria Grabois!
A indignação dela, sobre a fala do Lula, é totalmente legítima!
FIQUEI BASTANTE COMOVIDO COM O RELATO DELA;
🎉
Alguém vem falar do Davi Capistrano da Costa?
O Araguaia foi um episódio marcante na História do Brasil. Foi o espaço para que centenas de jovens, condenados a morrer pela Ditadura, se escondessem e tentassem ajudar os moradores a ter uma consciência crítica, e recebessem até atendimento médico.
A Guerrilha do Araguaia foi fundamental para derrotarmos a Ditadura. Tanto que até hoje os militares tentam esconder esse fato histórico de grande importância. Concordo com a Victória que a guerrilha tem o mesmo valor de Canudos e outras lutas importantes.
Verdade. É preciso cuidar do Ensino Básico.
Excelente e emocionante palavras da Victoria Grabois. Foi um gde tropeço do presidente Lula ao pedir para serem esquecidas as certidões presumidas de morte de quem lutou pela democracia.
Eu, eleitora perene do presidente Lula, acho que ele deveria pedir desculpas por essa fala dele.
Cida Pedrosa escreveu em forma de poema a história da guerrilha do Araguaia, Araras Vermelhas
Realmente ninguém pode condenar alguém que fala mediante torturas terríveis que os militares praticavam.
Infiltrados ontem, hoje e amanhã...pois vieram pra ficar? A partir de estorinhas e trocas de mercadorias, onde o ego de indivíduos crentes acham que estão por um Deus, uma pá"t"ria, e uma certa fama.ilici"ta..
Suas "três "perdas e a contínua luta por VERDADE JUSTIÇA e reparação q Lula está deixando d lado .... q lástima!!!!! A hora é AGORA e JÁ!!!!
Presidente LULA, tenha o minimo de respeito por estes brasileiros que morreram pelo Brasil. Abra os documentos ao público.
Algoritmo, divulgue
😮procuro ver e ler tudo sobre a revolução de 1964, eu tinha 9 anos e tenho muitas lembranças de como tudo aconteceu na minha região, Vale do Aço, Ipatinga em Minas Gerais, ainda me lembro de muitos colegas da escola primária, chorando a Norte dos pais que morreram na portaria da Usiminas, pisoteados pela cavalaria 😢que vergonha. Nossa família indo de trem para roça em Resplendor e ficando lá por meses.
Mas o que me deixou aborrecida neste vídeo foi sentir profundamente que essa senhora é Bolsonatista 😢como assim alguém filha, esposa e irmã de revolucionários, se tornar uma Bolsonarista?
😢😢😢😢 o Brasil continuará defendendo golpe militar e aplaudindo esses canalhas que estudam nas cartilhas dos mandantes de matar seus familiares e pelo meu visto, você também. Onde foi que você se perdeu?
Não se revolte contra Lula. Não é um bom momento, metade da população tá com a cabeça virada para o bolsonarismo. Ainda corremos perigo, acredite!
O fim da Ditadura foi "negociado ".
Figueiredo dizia : " Não adianta,não teremos um novo Nuremberg no Brasil "
NÃO RECRINIMO O PRESIDENTE LULA EM ADOTAR O PROCEDIMENTO DE NÃO RELEMBRAR, ASSIM COMO TAMBÉM OS MILITARES NÃO COMEMORAR A DITADURA. SE LULA NÃO EVITAR ATRITOS ÊLE NÃO TERMINA O SEU MANDATO
Brasil 1968-1979: Comunistas (de ativistas verbais aos lutadores armados): Heróis ingênuos! Sou Fernando D. Rosenthal. Cursei a USP 1968 à 1972. A luta armada contra o governo, era financiada pela ex-URSS , que nada tinha a perder.
A pressão que os militares devem estar fazendo sobre o Lula deve ser muito grande pra ele falar tamanha barbaridade.
Não estou endendendo porque esses entrevistados estão malhando o Lula ...Aí parece-me que eles estão querendo uma volta a algo ,sei lá o que...
Depoimentos como esse dão a real dimensão do desrespeito que Lula cometeu quando se acovardou às vésperas dos 60 anos do golpe de 1964.
Depois de passar por tudo em 64 vem hoje apoiar o bolsoloide
João, em que momento ouviu isso?
Pontue por favor.
Onde vocês estavam, quando centenas de pessoas foram presas sem processo e sem provas individuais?
O ensino mudou no governo do Bozó.
Há sinto que essa senhora, é muito egocêntrica, querendo uma glória pessoal, no entanto na verdade ,a guerrilha do Araguaia foi um ato de heroísmo, de muitas pessoas e na sua maioria de heróis anônimos,não de uma exclusividade de um clã no caso o clã " grabois", então essa senhora demonstrar muito rancor e amargura!!
João, sugiro que você reveja sua análise em relação aos sentimentos da Sra Victoria Grabois.
Ao falar por quase 2 horas sobre sua própria atuação e a de sua Família mais próxima, é impossível concluir o que ela sente, sentiu ao ficar sem seus familiares queridos.
Rancor e amargura em que momento? Senão indignação e tristeza ?
Em qual momento você a viu sorrir, ao narrar com visível dificuldade a ditadura militar, que destruiu vidas jovens e adultas com facilidade e covardia?
Seria crível ela falar de todos com quem nem conviveu , os honrados anônimos?
Tente ser mais humanista, sensível , talvez justo.....
Oi