Palestra "Arquivo Histórico do Itamaraty no Rio: trajetória, perspectivas e possibilidades"

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • O Centro de Estudos Globais da Universidade de Brasília promoveu, em 20/09/2021, palestra proferida pelo Professor Frederico Antonio Ferreira, sob o tema "Arquivo Histórico do Itamaraty no Rio: trajetória, perspectivas e possibilidades", moderado pelo Prof. Antônio Carlos Lessa (Centro de Estudos Globais - Universidade de Brasília). O evento foi co-organizado pela Área Temática de História das Relações Internacionais e da Política Externa da Associação Brasileira de Relações Internacionais - ABRI .
    A função dos arquivos históricos vai muito além do recolhimento, preservação e organização dos fundos documentais de seus órgãos de origem. Sua importância social abrange tanto aspectos relacionados a educação quanto de difusão cultural, o que o torna tanto um patrimônio histórico quanto o lugar de memória.
    A palestra “Arquivo Histórico do Itamaraty no Rio de Janeiro: trajetória, perspectivas e possibilidades” tem por objetivo apresentar o acervo permanente do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro em uma dupla perspectiva: um repositório de dados e informações relevantes na formulação e execução da política externa brasileira entre os séculos XIX e XX, assim como um patrimônio documental de grande valor histórico e cultural. Sob tal prisma busca-se apresentar as possibilidades de novos pontos de vista sobre antigas fontes históricas.
    Frederico Antonio Ferreira faz estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de janeiro e é Doutor em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2019). Na área de documentação, atuou no Centro de História e Documentação Diplomática da Fundação Alexandre de Gusmão (CHDD/FUNAG) e atualmente é o arquivista do Arquivo Histórico do Itamaraty no Rio de Janeiro - AHI/MHD/ERERIO/MRE.

Комментарии •