A família deveria fazer umas camisas com fotos Renato Rocha, para podermos comprar. Sou fã da legião, sobretudo dos dois Renatos, que Deus de a eles um bom e merecido lugar.
Taí um instrumento musical que a pessoa tem de ter muuuita paciência para tirar o som corda por corda. Não me interessa o temperamento do Negrete, mas sim reconhecer que ele tocava muito bem. Foi, sim, um cara muito importante e que fazia diferença na primeira fase da Legião. Muito bom o seu vídeo, Júlio.
Eu acho que Ronato Rocha tocava muito bem, poderiam conversar de forma sábia, e todos continuarem juntos, mas ele deixou sua marca registrada para sempre, nunca esquecerei os dois Renatos , e baixo do Que País é esse, foi sem dúvida sua marca registrada no Topo. E Milhares de pessoas tocam, acho isso ilário. Eu não me canso nunca tocar Que País é esse, minha predileta, apesar de gostar de todas.... Vou tocar agora Que País é esse, depois de gravado vai para o RUclips.
Na introdução e linha base de Daniel é nítido a influência da técnica de Andy Rourke (ex baixista dos Smiths). Parabéns pelo empenho na edição do vídeo e didática na aula de bass. Estou compartilhando com teacher de bass fora do Brazil. Uma forma de divulgar e expandir sei canal "Júlio Ettore " e de quebra o nomes do rock brazileiro. Abçs.
Caro Júlio aprendo muito contigo, só tenho a agradecer por desvendar o som genial essa legião. Renato Rocha é um dos embriões da formação do legado legionário e portanto impossível de não concederá-ló nessa trajetória. Parabéns pelo vídeo e mais uma vez obrigado pelos ensinamentos!
Concordo, ele não pode ser esquecido nunca. Renato Rocha, fora era fenomenal. Lembro-me quando comprei o disco as quatro estações e não vi sua foto no disco. Fiquei procurando este entender pois era jovem eu tinha uns 13 anos naquela época. Mas pode ter certeza desde aquela época , percebi que fez muita falta no quesito sonoridade!.
O cara tocava muito mano, imagine a criação dessa linha de baixo da música a dança. A música petróleo do futuro é outra música foda também com um baixo muito bem trabalhado na música.
Adoro os instrumentais, muito relaxante! 😊 Lembro que assisti num programa que ele morava na rua, muito triste o que aconteceu com ele. Procurei o vídeo da entrevista e mostra o baixo dele, o seu parece com o dele 😁 Não sei tocar mas gosto das histórias das músicas👏👏👏
Renato rocha foi um dos melhores baixista da decada 80.junto com barone. Talento D+ ...infelizmente ele nao se enquadrava na rotina da banda.nao gostava de ensaios.etc Mais ele era melhor musico do quarteto
Caríssimo, Eu não toco O Reggae exatamente assim, mas devo admitir que suas linhas estão perfeitas. Talvez eu até mude para as suas linhas, estou pensando nisso para um vídeo de teclado em que estou fazendo o baixo na mão esquerda. Congratulações, é uma grande contribuição. Abraço.
Melhor fase da legião, foi de 1985 a 87 simples ,os 3 primeiros discos eram rock de verdade . Depois de 89 virou música romântica. Ótima fase também. Daí se tira a qualidade do R Rocha
A chegada do negreti deu vida as músicas da l.u,pq o pessoal falava que eles não tocavam bem,principalmente depois da saída do Rocha,diziam que foi o baixo dele que salvou a legião.
Cara muito bom, eu encontrei por acaso semana passada seus vídeos no RUclips justamente procurando algumas músicas do legião pra tocar. Já me inscrevi .. obrigado por trazer essas relíquias pra nós... sucesso!!
Você é diferenciado, amigo! Parabéns pelo conteúdo incrível de sempre! O Renato Rocha junto com o Renato salvavam a Legião, eles sim eram feras! Abraços!!!
Musicalmente falando? Não, ele não deveria ter saído da banda! Por mais que o baixo e a bateria não se encontravam, ainda assim, soava muito harmônico e ímpar, essa era a diferença. O baixo do Renato Rocha era imprescindível para legião urbana. Agora, falando de problemas na vida pessoal, se for assim, Renato Russo deveria ter sido ripado antes do negrete, mas a banda sempre segurava as pontas para ele. Mas, eh claro, Renato Russo era o dono da bola. Hoje, o que o filho dele, Juliano, faz em relação ao selo Legião Urbana, eh reflexo de um caráter de berço. Falar o que do negrete, neh? Veio simples, curtiu a vida e, simplesmente como veio, partiu para sempre!!!!
Eu acredito que séria bom ele ter permanecido na banda, as músicas da legião são perfeitas, mas ter alguem específico no baixo acredito que ainda seriam ainda melhor, pena foi ela ta atrapalhando as gravações da banda.
MUITO SHOW! A D O R E I!!! TENHO QUE POR EM NOSA BANDA A 1ª E A 3ª ( O REGAE E A DANÇA), PORQUE DANIEL JÁ TOCAMOS. SOU LEGIONÁRIOS FANÁTICO DE CARTEIRINHA! AMEI DE VERDADE! SHOW MESMO JÚLIO!
Vendi meu Tagima Millenium 5 e é um dos meus maiores arrependimentos. Coisas da pandemia. Não é um baixo simples não, é o ativo mais custo benefício do Brasil e com cordas novas, bem regulado, é um instrumento profissional e tanto.
Parabéns pelo vídeo e a aula! Simples e objetivo, são musicas fáceis mas sem boas instruções não adiantam. Sua aula foi show nota 1000! Estava batendo cabeça pra toca-las no baixo, agora clareou!!! Obrigado!!!
Meu baixo é um desse, só que com captadores soap bar. Sobre a video aula, achei didática e objetiva. Seria bacana aprender também o baixo de outras canções dos primeiros discos.
Muito bom o vídeo, em especial para nós baixistas e amantes de Legião Urbana, seria legal tbm um vídeo com as melhores linhas de baixo do Renato Russo, pq ele tbm era um excelente baixista e pouco é falado sobre esse lado dele
Aqui está uma delas, Lucas: ruclips.net/video/6zact9LkIzY/видео.html (Quando falo da criação da linha, falo Renato sem sobrenome, mas estou me referindo ao Russo) Abraços!
Se Renato Rocha só assinava 6 linhas de baixo, então devia receber muito pouco em direitos autorais depois que saiu da Legião, mas não sei como é feita essa divisão, nem se os valores são de acordo com a participação de cada um. O fato é que ele acabou jogado nas ruas, consequência do vício em drogas, pois se estivesse sóbrio poderia ter sido contratado por qualquer outra banda, (independente da renda como ex integrante da Legião ser muita ou pouca), haja vista sua excelente qualidade como músico.
Fala maninho! Não quero interferir na sua opinião, mas escrevo apenas para registrar que Legião nunca usou outros músicos para gravar instrumentos nos discos - exceto com Bruno Araújo no baixo do disco V e Carlos Trilha nos teclados de "A Tempestade" e "Uma Outra Estação" (este que conta também com outros músicos). Também nunca existiu a figura do "produtor" que gravava algo. Isto está registrado em livros e depoimentos de quem acompanhou a gravação dos discos (como José Emílio Rondeau - do disco 1 - e Mayrton Bahia - dos demais) Também há uma série de vídeos aqui no youtube com os quatro membros tocando seus instrumentos no início da carreira. Um deles vale a pena conferir, no lançamento do disco 1: ruclips.net/video/FFbYKDi7TqE/видео.html Da mesma forma, estes livros e depoimentos não omitem eventuais limitações dos membros. Abraços!
@@julioettore sim, ele não assina mas a gente sabe que é ele, quando o Renato Russo toca a diferença é nítida, mão leve, como em Acrilic On Canvas, Eduardo e Mônica...
CURIOSIDADE: Quem criou essas linhas de baixo de " O Reggae" foi o Renato Russo. No CD "Edição Comemorativa Legião 30 Anos" tem as demos dos ensaios antes do Rocha entrar na banda, e o Russo cantava e tocava baixo nessa época.
Fala Júlio , cara tá massa seus vídeos, as versões tudo muito bem elaborado, mas ka entre nós, vc disse da declaração do Bonfa a respeito do Negretti , acho que o Bonfa sim que não tocava ou ainda não toca porcaria nenhuma.
Olá Etore Amigo, acho que você não me entendeu. Não fiz nenhum julgamento sobre quem toca melhor. O que existe é um fato: bateria e baixo não se encontram! É só você ouvir as músicas. Isto é uma caracterítica da Legião, nas demais bandas de rock existe um casamento entre bateria e baixo. O Bonfá também não está dizendo quem toca melhor. Ele está dizendo que eles não tinham afinidade, e isto é um fato. Não importa quem toca melhor, o que importa é que é preciso haver afinidade entre bateria e baixo - este é o ponto do meu comentário e da afirmação do Bonfá. O baterista pode ser muito inferior ao baixista - e vice-versa - porém, se houver afinidade, a dupla pode soar bem. No caso da Legião, por mais que o baixo do Negrete fosse legal, a soma bateria+baixo não soava bem e isto está registrado nos 3 discos. Abraços
@@julioettore eu entendi, não disse sobre o que vc falou, foi sobre o que o Bonfa disse quando falou que estava cansado e estava insuportável , sei bem sobre a relação bateria e baixo pois sou baterista, mas achei errado a fala do Bonfa quando ele mesmo é um músico limitado. Mas concordo com vc. Abraço.
Entre ele e o comentário do Bonfá... É só ver quem gravou com instrumento eletrônico na "A Dança". Acabou as linhas de baixo depois que saída do Rocha. Ainda tentaram algo em "Mauricio", mas sem swing de baixista.
Fala Rafael! Penso que o comentário do Bonfá não tem o intuito de demonstrar superioridade, de apontar quem era melhor. O que ele faz é uma constatação: não havia afinidade mesmo entre os dois, por melhor que cada um pudesse tocar. É só ouvir... uma pena, não é mesmo? Imagina a bateria marcando junto com aquele baixo? Ficaria bem legal. Abraços!
@@julioettore Acho que respeitamos muito a obra da banda para não ir pra esse lado. Mas vou falar de mim. Eu sou de vila onde a policia dá paredão se pega adolescentes usando drogas, se eu fizer m4rda não terei papai bancário, político ou diplomata pra me socorrer.
Eu acho que o Renato Rocha era o coração e a batida que nunca mais ouvimos as 4 estações se tivesse a linha do Renato rocha não seria o mesmo...seria grandioso, toda vez que escuto a música perfeição sinto falta do baixo sendo tocado como baixo...BIS ao grande baixista remoto rocha, o legionário e insubstituível membro da legião! Pena que o ego dos outros não conseguiu perceber a importância dele nas músicas... : Só quem é baixista consegue perceber a ausência e importância que o Renato Rocha Fez ao Legião, Acho o Dado Fenomenal seus arranjos são perfeitos...e seu talento ser suprimido quando tocou com o pára-lamas e outros...uma pena!
Tiver prazer de ver o show da Legião quando lançaram o DOIS aqui em Santos no extinto clube Caicara ! O melhor era o Renato Rocha depois que sai da banda o baixo nunca mais foi o mesmo!
Renato Rocha era o mais Punk dos 4, na minha opinião, e idenpendentemente do talento e carisma dos outros 3. Eram filhos de diplomatas ou burocratas ligados ao governo e militares da época. Caíram no clichê de "filhinhos de papai". É uma dura crítica, mas é a real da Legião Urbana pra mim que sou fã.
Pra mim. Era o melhor músico da banda
O Renato Rocha , era fenomenal.
Cara , vc é bom demais.. verdadeiro e super capaz. Curto demais !!
A família deveria fazer umas camisas com fotos Renato Rocha, para podermos comprar. Sou fã da legião, sobretudo dos dois Renatos, que Deus de a eles um bom e merecido lugar.
Taí um instrumento musical que a pessoa tem de ter muuuita paciência para tirar o som corda por corda. Não me interessa o temperamento do Negrete, mas sim reconhecer que ele tocava muito bem. Foi, sim, um cara muito importante e que fazia diferença na primeira fase da Legião. Muito bom o seu vídeo, Júlio.
Eu acho que Ronato Rocha tocava muito bem, poderiam conversar de forma sábia, e todos continuarem juntos, mas ele deixou sua marca registrada para sempre, nunca esquecerei os dois Renatos , e baixo do Que País é esse, foi sem dúvida sua marca registrada no Topo.
E Milhares de pessoas tocam, acho isso ilário.
Eu não me canso nunca tocar Que País é esse, minha predileta, apesar de gostar de todas....
Vou tocar agora Que País é esse, depois de gravado vai para o RUclips.
Na introdução e linha base de Daniel é nítido a influência da técnica de Andy Rourke (ex baixista dos Smiths).
Parabéns pelo empenho na edição do vídeo e didática na aula de bass.
Estou compartilhando com teacher de bass fora do Brazil.
Uma forma de divulgar e expandir sei canal "Júlio Ettore " e de quebra o nomes do rock brazileiro.
Abçs.
Muito legal. Eu sou baixista de uma banda de tributo a Legião Urbana!! Levamos essas músicas. Aprendi uns truques com essa aula. Obrigado!!
O cara era muinto bom
Renato Rocha era o cara! Tocava muito...
Caro Júlio aprendo muito contigo, só tenho a agradecer por desvendar o som genial essa legião.
Renato Rocha é um dos embriões da formação do legado legionário e portanto impossível de não concederá-ló nessa trajetória. Parabéns pelo vídeo e mais uma vez obrigado pelos ensinamentos!
Boa noite Júlio !!! Muito bom !!! O Renato Rocha merecia essa homenagem !!! Parabéns !!!
Nengrete era foda, cara muito profissional, olha a linha de baixo dessas músicas, muito foda.
foda demais, simplesmente amo as linhas de baixo do legião. traz mais
Pisaram na bola com Renato Rocha, amo Legião
Concordo, ele não pode ser esquecido nunca. Renato Rocha, fora era fenomenal. Lembro-me quando comprei o disco as quatro estações e não vi sua foto no disco. Fiquei procurando este entender pois era jovem eu tinha uns 13 anos naquela época. Mas pode ter certeza desde aquela época , percebi que fez muita falta no quesito sonoridade!.
O cara tocava muito mano, imagine a criação dessa linha de baixo da música a dança. A música petróleo do futuro é outra música foda também com um baixo muito bem trabalhado na música.
Metrópole é a mais feroz.
Claro que eu gosto!
Eu não tenho coordenação pra tocar instrumento nenhum, mas admiro demais.
Foda demais.... Rocha era brilhante com seu Baixo!!!
Júlio você é um cara fora da CURVA parabéns mano!!!
Adoro os instrumentais, muito relaxante! 😊
Lembro que assisti num programa que ele morava na rua, muito triste o que aconteceu com ele.
Procurei o vídeo da entrevista e mostra o baixo dele, o seu parece com o dele 😁
Não sei tocar mas gosto das histórias das músicas👏👏👏
Renato rocha foi um dos melhores baixista da decada 80.junto com barone. Talento D+ ...infelizmente ele nao se enquadrava na rotina da banda.nao gostava de ensaios.etc
Mais ele era melhor musico do quarteto
João Barone? O baterista dos paralamas?
Acho que você quis dizer Bi Ribeiro, né?
Heheh
Também confundo os dois
@@julioettore verdade Júlio confundir ...Bi Ribeiro....
Caríssimo,
Eu não toco O Reggae exatamente assim, mas devo admitir que suas linhas estão perfeitas. Talvez eu até mude para as suas linhas, estou pensando nisso para um vídeo de teclado em que estou fazendo o baixo na mão esquerda. Congratulações, é uma grande contribuição. Abraço.
Melhor fase da legião, foi de 1985 a 87 simples ,os 3 primeiros discos eram rock de verdade . Depois de 89 virou música romântica. Ótima fase também. Daí se tira a qualidade do R Rocha
Gosto muito da linha de Baixo da música "Ainda é Cedo". Triste a forma como o Renato Rocha faleceu... 😢
Essas 3 músicas são sensacionais ! As linhas de baixo são incríveis ! Parabéns pelo vídeo ! Força Sempre !! Abraços !!!
Enquanto algumas bandas queriam esse tipo de som, a legião urbana desprezava. Vai entender.
A fidelidade na execução das músicas pelo etore é surpreendente parabéns!
Faltou só uma escala descendente entre a ponte e o refrão de A Dança.
A batida da "Daniel" lenta, lembra Ainda é cedo... Muito bom!!! Era fissurado no Legião...
A chegada do negreti deu vida as músicas da l.u,pq o pessoal falava que eles não tocavam bem,principalmente depois da saída do Rocha,diziam que foi o baixo dele que salvou a legião.
Cara muito bom, eu encontrei por acaso semana passada seus vídeos no RUclips justamente procurando algumas músicas do legião pra tocar. Já me inscrevi .. obrigado por trazer essas relíquias pra nós... sucesso!!
ATEEEE GRITEIIIII, QUE INTRODUÇÃO FOOOOOOOOOOOOOODAAAAA parabéns Júlio;∆
Ele teria dito numa entrevista que a Legião era pra ter sido o U2 brasileiro se tivessem feito a turnê pela Europa. A técnica do slap é o Thumb
Na verdade "Slap" é a técnica. "Thumb" é o polegar que bate, enquanto "Pluck" é a puxada nas cordas.
Meu sonho seria tocar baixo... Amo esse som, amo o "groove" o peso que ela dá as músicas. Não sei porque, mas amo!
Parabéns Ettore.
Que aula maravilhosa de história e ainda ensina a tocar músicas com muita humildade
Julio você simplesmente e fenomenal!
Julio os primeiro album da banda tem um peso bem marcante, por causa do baixo do renato rocha
Foi o melhor músico da Legião.
Você é diferenciado, amigo! Parabéns pelo conteúdo incrível de sempre! O Renato Rocha junto com o Renato salvavam a Legião, eles sim eram feras! Abraços!!!
Musicalmente falando? Não, ele não deveria ter saído da banda! Por mais que o baixo e a bateria não se encontravam, ainda assim, soava muito harmônico e ímpar, essa era a diferença. O baixo do Renato Rocha era imprescindível para legião urbana. Agora, falando de problemas na vida pessoal, se for assim, Renato Russo deveria ter sido ripado antes do negrete, mas a banda sempre segurava as pontas para ele. Mas, eh claro, Renato Russo era o dono da bola. Hoje, o que o filho dele, Juliano, faz em relação ao selo Legião Urbana, eh reflexo de um caráter de berço. Falar o que do negrete, neh? Veio simples, curtiu a vida e, simplesmente como veio, partiu para sempre!!!!
Comentário perfeito.
Show!! esse baixo do O Reggae é marcante!!!!
Poxaaaaaasa faz mas sobre o negrete grande renato rocha
parabens, Julio, vc manja muito, cara, esperando mais aulas de baixo
Adoro demais os seus vídeos! ❤️
Minha linha de baixo favorita é "Perdidos no espaço"
Ótima, mesmo.
Boa Julião, agora vc acertou no 🎯.
Bass cover é meu delírio sonoro, minha paixão instrumental.
Parabéns, Júlio. Um grande acerto para o canal esse vídeo específico do R. Rocha.
Cara vc e o melhor não tem igual parabéns
Que venham novas aulas de baixo!
Negrete e Renato unicos musicos da Legiao. Dado e Bonfa ate hoje nao aprenderam
Excelente demonstrações... parabéns
Ele era um baixista 🔝
* Depois do Começo
* O Reggae
Acrilic On Canvas espetacular também.
Eu acredito que séria bom ele ter permanecido na banda, as músicas da legião são perfeitas, mas ter alguem específico no baixo acredito que ainda seriam ainda melhor, pena foi ela ta atrapalhando as gravações da banda.
Sensacional Júlio!!!
Excelente cara. Meus parabéns pelo trabalho e por favor, manda mais músicas no baixo.
Acertei o chute!!! Melhores linhas dele na Legião
MUITO SHOW! A D O R E I!!! TENHO QUE POR EM NOSA BANDA A 1ª E A 3ª ( O REGAE E A DANÇA), PORQUE DANIEL JÁ TOCAMOS. SOU LEGIONÁRIOS FANÁTICO DE CARTEIRINHA! AMEI DE VERDADE! SHOW MESMO JÚLIO!
Pô, conheci hoje o canal e passei a tarde tirando as músicas do legião! Animal velho, muito obrigado pela ajuda, canal foda demais!
Top mesmo
Vendi meu Tagima Millenium 5 e é um dos meus maiores arrependimentos. Coisas da pandemia. Não é um baixo simples não, é o ativo mais custo benefício do Brasil e com cordas novas, bem regulado, é um instrumento profissional e tanto.
Primeiro comentário, O reggae é demais
Parabéns pelo vídeo e a aula!
Simples e objetivo, são musicas fáceis mas sem boas instruções não adiantam.
Sua aula foi show nota 1000!
Estava batendo cabeça pra toca-las no baixo, agora clareou!!!
Obrigado!!!
Vi seu videohoje semquerer, obrigado pelas dicas, me inscrevi hoje, vamos que vamos.
Muito boa explicação!!!
Excelente, Júlio!
Eu acho seu canal muito foda irmão. Parabéns
Incrível entender um pouco melhor como funcionou a mente do Negrete em "Daniel" usando a sexta como nota característica do acorde de lá menor
Gosto muito do som do baixo depois que voçe decifra com a tabla parece ficar tao facil.
Faltou metrópoles. Não sei se ele que compôs as linhas de baixo dessa música. Mas é muito bom essas linhas de baixo.
Olá Aslan!
"Metropole" é uma linha de Renato Russo. Mas é legal mesmo.
Abraços!
Muito massa esse vídeo
Meu baixo é um desse, só que com captadores soap bar. Sobre a video aula, achei didática e objetiva. Seria bacana aprender também o baixo de outras canções dos primeiros discos.
Olá Wellington!
Já publiquei també a aula de "Eduardo e Mônica".
Confere aí:
ruclips.net/video/6zact9LkIzY/видео.html
Abraços!
Voadora no peito do like. Parabéns. Júlio.
Ficou show
Meu camarada, parabéns... bacana demais ...
Top, como sempre!
t descobri sem querer., mas e de uma puta simplicidade q chega a ser completo como um todo. tu e foda. mais um inscrito
Valeu, Edilson!!
Abraços
Muito bom o vídeo, em especial para nós baixistas e amantes de Legião Urbana, seria legal tbm um vídeo com as melhores linhas de baixo do Renato Russo, pq ele tbm era um excelente baixista e pouco é falado sobre esse lado dele
Aqui está uma delas, Lucas:
ruclips.net/video/6zact9LkIzY/видео.html
(Quando falo da criação da linha, falo Renato sem sobrenome, mas estou me referindo ao Russo)
Abraços!
@@julioettore cara eu vi esse vídeo, essa linha é linda demais, outra que eu gosto é de Natália, a pegada é muito legal, o timbre
As linhas do Russo não merecem menção. Nada digno de nota.
Merecem menção suas linhas de teclado.
Se Renato Rocha só assinava 6 linhas de baixo, então devia receber muito pouco em direitos autorais depois que saiu da Legião, mas não sei como é feita essa divisão, nem se os valores são de acordo com a participação de cada um. O fato é que ele acabou jogado nas ruas, consequência do vício em drogas, pois se estivesse sóbrio poderia ter sido contratado por qualquer outra banda, (independente da renda como ex integrante da Legião ser muita ou pouca), haja vista sua excelente qualidade como músico.
R. Rocha era músico. Dado e Bonfá ainda estavam em aprendizado. TD gravado por produtor.
Fala maninho!
Não quero interferir na sua opinião, mas escrevo apenas para registrar que Legião nunca usou outros músicos para gravar instrumentos nos discos - exceto com Bruno Araújo no baixo do disco V e Carlos Trilha nos teclados de "A Tempestade" e "Uma Outra Estação" (este que conta também com outros músicos).
Também nunca existiu a figura do "produtor" que gravava algo.
Isto está registrado em livros e depoimentos de quem acompanhou a gravação dos discos (como José Emílio Rondeau - do disco 1 - e Mayrton Bahia - dos demais) Também há uma série de vídeos aqui no youtube com os quatro membros tocando seus instrumentos no início da carreira. Um deles vale a pena conferir, no lançamento do disco 1:
ruclips.net/video/FFbYKDi7TqE/видео.html
Da mesma forma, estes livros e depoimentos não omitem eventuais limitações dos membros.
Abraços!
Salveee Júlio , mais um conteúdo de qualidade garantido
Eu gosto da linha de baixo de "Quase sem querer" também.
Pra mimba melhor
Adoro Legião, mas a falta de afinidade musical entre o Negrete e o Bonfá era pq o Negrete sabia tocar.
#negreteforever
É!
Exatamente!! Porém, grande parte do público é leigo e se falarmos isso vão dizer que somos loucos. 😄😄😄
Não é por isso. É que o restante da banda gostava de outros estilos que Rocha não curtia.
Muito bom lembra ele. Outra linha muito boa dele é Teorema
Ola André!
"Teorema" não é assinada pelo Rocha, e sim pelo Russo.
Na descrição do vídeo listei as outras 4 linhas escritas pelo Rocha.
Abraços!
@@julioettore sim, ele não assina mas a gente sabe que é ele, quando o Renato Russo toca a diferença é nítida, mão leve, como em Acrilic On Canvas, Eduardo e Mônica...
É isto André, quando digo que ele não assina é porque ele não criou, mas ele toca sim, no disco inteiro.
Abraços
Acho muito legal a linha de Acrilic on Canvas
Quem compos ?? Russo ou Rocha??
Foi o Rocha sim, Claudiney
Abraços!
No disco é dito que é usado uma espécie de baixo eletrônico ou algum efeito deste tipo
Isto mesmo, Lucas.
Ele usa um sintetizador.
Abraços
CURIOSIDADE: Quem criou essas linhas de baixo de " O Reggae" foi o Renato Russo. No CD "Edição Comemorativa Legião 30 Anos" tem as demos dos ensaios antes do Rocha entrar na banda, e o Russo cantava e tocava baixo nessa época.
Genial!
Chegando e já deixando o like! 😎👍
Show
eu acho que ele caiu muito bem no 1 e no disco que pais e este.. depois sobrou..
Mais um inscrito 🎶
4:29 Eu lembro desse náufrago do Bateau Mouche.
Fala Júlio , cara tá massa seus vídeos, as versões tudo muito bem elaborado, mas ka entre nós, vc disse da declaração do Bonfa a respeito do Negretti , acho que o Bonfa sim que não tocava ou ainda não toca porcaria nenhuma.
Olá Etore
Amigo, acho que você não me entendeu.
Não fiz nenhum julgamento sobre quem toca melhor.
O que existe é um fato: bateria e baixo não se encontram! É só você ouvir as músicas. Isto é uma caracterítica da Legião, nas demais bandas de rock existe um casamento entre bateria e baixo.
O Bonfá também não está dizendo quem toca melhor. Ele está dizendo que eles não tinham afinidade, e isto é um fato.
Não importa quem toca melhor, o que importa é que é preciso haver afinidade entre bateria e baixo - este é o ponto do meu comentário e da afirmação do Bonfá.
O baterista pode ser muito inferior ao baixista - e vice-versa - porém, se houver afinidade, a dupla pode soar bem.
No caso da Legião, por mais que o baixo do Negrete fosse legal, a soma bateria+baixo não soava bem e isto está registrado nos 3 discos.
Abraços
@@julioettore eu entendi, não disse sobre o que vc falou, foi sobre o que o Bonfa disse quando falou que estava cansado e estava insuportável , sei bem sobre a relação bateria e baixo pois sou baterista, mas achei errado a fala do Bonfa quando ele mesmo é um músico limitado. Mas concordo com vc. Abraço.
Entre ele e o comentário do Bonfá... É só ver quem gravou com instrumento eletrônico na "A Dança". Acabou as linhas de baixo depois que saída do Rocha. Ainda tentaram algo em "Mauricio", mas sem swing de baixista.
Fala Rafael!
Penso que o comentário do Bonfá não tem o intuito de demonstrar superioridade, de apontar quem era melhor.
O que ele faz é uma constatação: não havia afinidade mesmo entre os dois, por melhor que cada um pudesse tocar.
É só ouvir... uma pena, não é mesmo? Imagina a bateria marcando junto com aquele baixo? Ficaria bem legal.
Abraços!
@@julioettore Acho que respeitamos muito a obra da banda para não ir pra esse lado. Mas vou falar de mim. Eu sou de vila onde a policia dá paredão se pega adolescentes usando drogas, se eu fizer m4rda não terei papai bancário, político ou diplomata pra me socorrer.
Na melhores linhas de baixo do Negrete tbm incluiria depois do começo
Ola Tchêllo!
"Depois do Começo" é assinada apenas por Renato Russo.
Abraços!
@@julioettore ah entendi
Caraca, velho. Que aula. Vc não é baixista? Pô, não humilha, né 😂
O baixo dele era diferencial na banda. Deveria ter ficado
Eu acho que o Renato Rocha era o coração e a batida que nunca mais ouvimos as 4 estações se tivesse a linha do Renato rocha não seria o mesmo...seria grandioso, toda vez que escuto a música perfeição sinto falta do baixo sendo tocado como baixo...BIS ao grande baixista remoto rocha, o legionário e insubstituível membro da legião! Pena que o ego dos outros não conseguiu perceber a importância dele nas músicas...
: Só quem é baixista consegue perceber a ausência e importância que o Renato Rocha Fez ao Legião, Acho o Dado Fenomenal seus arranjos são perfeitos...e seu talento ser suprimido quando tocou com o pára-lamas e outros...uma pena!
Tiver prazer de ver o show da Legião quando lançaram o DOIS aqui em Santos no extinto clube Caicara ! O melhor era o Renato Rocha depois que sai da banda o baixo nunca mais foi o mesmo!
Negrete morreu como morador de rua. Lamentável ele ter morrido dessa forma. Foi um grande baixista
Renato Rocha era o mais Punk dos 4, na minha opinião, e idenpendentemente do talento e carisma dos outros 3. Eram filhos de diplomatas ou burocratas ligados ao governo e militares da época. Caíram no clichê de "filhinhos de papai".
É uma dura crítica, mas é a real da Legião Urbana pra mim que sou fã.
Julio será que dava pra fazer um video falando sobre esse baixo
Farei sim, Francisco!
Abraços
Perdido no espaço tB não é do Negrete?.. é uma ótima linha se baixo...
Olá Edson!
Está é do Russo. Na descrição do vídeo coloquei as outras linhas assinadas pelo Rocha.
Abraços!
Um dia pode fazer o baixo de Quase Sem Quere também?
Farei sim, amigo!
Abraços