Até fiquei surpresa com um vídeo para concursados. Vejo raiva de parte da população sobre esse grupo, sendo que a maioria deles ganha pouco e os benefícios são restritos a poucis.
Exatamente. Quase tudo de ruim que popularmente se associa ao serviço público (salários estratosféricos, mamatas etc.) é privilégio de certas castas muito especificas, principalmente políticos e parte do setor judiciário. O grosso do serviço público mesmo - as massas que fazem a educação e a saúde acontecer, por exemplo - só se ferra.
A raiva é pq essas pessoas recebem salários que provém do dinheiro que o estado rouba da população. O dia que eles ganharam a vida com dinheiro limpo acho que a raiva passa
Eu também era um operário insatisfeito com meu salário, tomei vergonha na cara , saí da zona de conforto e fui estudar, passei noites de sono e hoje sou concursado de nível médio. Graças a Deus e meu esforço hoje eu ganho mais de 10 mil por mês. Uma coisa eu apreendi todos os anos tem concurso só se preparar e ir a luta. Sou de origem pobre e sempre estudei escola pública.
@@Gustavotrestento1 essa raiva tem que ser direcionada aos políticos, que são os responsáveis pelo mal uso do dinheiro público. O servidor trabalha pelo que recebe e presta um serviço útil à população.
Tive uma carreira e uma vida no serviço público e concordo com você que a melhor coisa que um servidor pode fazer é galgar os melhores concursos.. No meu primeiro concurso, Banco do Brasil, não sobrava nada, passei para técnico da CGU e começou a sobrar um pouco, mas não dava pra investir, quando eu passei na PRF conseguia guardar religiosamente 10% do meu salário, mas nos últimos 10 anos, como Fscal do Trabalho, guardo religiosamente 50% do meu salário... "Crescer na empresa", no serviço público, é passar em um concurso melhor... Ano passado alcancei minha independência financeira (aos 42 anos) e mesmo assim continuo poupando 50% dos proventos. Grande abraço, adoro seu canal e suas opniões!
Show de bola. Mas não necessariamente é fazer outro concurso não. O Banco do Brasil mesmo lhe daria a possibilidade de um plano de carreira para que vc atingisse cargos comissionados que lhe pagariam bem mais que seu salário atual como fiscal do trabalho.
Sou professor de um município no Interior do Rio de Janeiro. Entre as profissões de nível superior somos o pior remunerados, porém há 2 anos atrás eu resolvi que não ia depender somente do meu trabalho. Recebo religiosamente no dia certo e no mesmo dia faço meus aportes. Fiz algumas besteiras (comprei Oi, magalu, livraria saraiva, investi na renda variável sem ter reserva de emergência), mas tudo é aprendizado e hoje estou corrigindo esses erros. Sei que investindo 300, 500 reais (além de investir todo 13°, abonos, férias) não dá pra ficar milionário, porém tenho certeza que terei uma renda passiva para que possa usufruir de conforto e até alguns luxos para um professor concursado. O longo prazo vai recompensar meu sacrifício e algumas renúncias.
O vídeo veio na hora certa! Passei num concurso na minha cidade e começo a exercer semana que vem. Tenho 23 anos. Ainda estou pensando qual será o meu novo objetivo, mas pretendo tirar o maior proveito nessa experiência e daqui alguns anos prestar pra outro que seja melhor remunerado e assim vai...🙌🏻
Eu sou esse cara que conseguiu passar num concurso muito difícil e ficou dez anos sem tentar outra coisa. Continuei estudando, já que no meu órgão há uma exigência mínima de horas de qualificação por ano, mas são cursos ligados à mesma formação, não abrem caminho para áreas diferentes. Então, em 2017, o salário da categoria estava congelado há tantos anos que participei de uma greve, onde tomei contato com gente de outras carreiras que estavam até piores e tive noção de até que ponto de estagnação meu salário poderia chegar no serviço público. Houve muitos protestos, passeatas, bombas de gás lacrimogêneo, tropa de choque... O Estado do Rio quebrou, o ex- governador foi preso, depois o próprio governador foi preso também, pararam de pagar os aposentados, os idosos vieram fazer fila na porta do meu sindicato e a gente doava cestas básicas. Isso tudo me deu uma sensação de urgência, não queria esse futuro pra minha família. Foi no ano seguinte que descobri a educação financeira e me tornei investidor. Agora, cinco anos depois, já consigo enxergar uma segurança maior pra arcar com o custo de vida na aposentadoria. O canal Investidor Sardinha faz parte dessa história
Então vamos lá! Eu sou exatamente o cara do exemplo. Passei para os correios a 11 anos e desde então "desisti da vida". Acordei recentemente para a realidade da minha aposentadoria. Hj tenho 40 anos, sou professor de matemática e estou na fase da reserva de emergência. Obrigado Raul, vc é um dos responsáveis por está virada de chave. Assisto todos os seus vídeos desde o ano passado. Uma coisa que aprendi é que nunca é tarde para começar.
Sou analista da Justiça Federal em São Paulo, mas anteriormente fui concursado no Tribunal de Justiça, Ministério Público e Justiça do Trabalho. Comecei a levar a sério essa questão dos investimentos apenas em 2020. Devia ter começado bem antes.
Video excelente, gostaria de ter tido acesso a um vídeo desse há 20 anos, quando tomei posse em meu concurso. Tenho uma vida bacana, sem dívidas e com alguns investimentos, mas se tivesse começado a investir logo que tomei posse em minha função pública, hoje certamente faria parte do clube dos milionários. Aos jovens concursados não esperem muito, comecem a investir já.
Eu sou concursado ha uns 9 anos e invisto desde antes disso. Eu aprendi ha muito tempo. a viver bem aquem das minhas possibilidades. Com isso eu consigo hoje investir bem mais que 25 porcento da minha renda (acho que devo investir uns 80 porcento do meu salario anual). E a renda dos FIIs pagam meu custo mensal.. So acho mais complicado seguir o terceiro conselho. De fazer outra coisa da vida. O fato eh que realmente eh uma zona de conforto. Nao sei dizer se eh bom ou ruim, se eh certo ou errado. Mas concordo que sem uma cenoura e um chicote, tu se acomoda. E tem muita gente em servico publico que nao justifica o salario que recebe.
Eu queria muito ter visto esse vídeo quando entrei no serviço publico. Tinha 22 anos, hoje estou quitando as antecipações dos sonhos e também estou aportando um pouco aos meses para minha aposentadoria por fora graças a canais como o seu. "Perdi 9 anos já de investimentos" mas o aprendizado foi grande!
Melhor coisa que fiz da na minha vida, sai do setor privado e hoje sou concursado, trabalhei quase 8 anos numa multi nacional, percebi que pra vc subir de cargo vc tem que puxar o saco de alguém, pessoas com talento são deixados de lado, pq fulano e amigo ou parente de ciclano. Sai da zona de conforto e prestei um concurso de nível médio, hoje minha renda ultrapassa os 10 mil mensal e invisto 50%. Conquistei minha casa própria, os bancos te tratam de forma diferenciada quando vc vai financiar algo com holerite de funcionário público. Estudei a vida toda em escola pública e sou de origem pobre, mas o conhecimento ninguém te tira. Saia da zona de conforto e vai estudar o sol nasce pra todos.
Sou concursado e atualmente invisto cerca de 50% do que ganho. Quando entrei tinha um plano de previdência que me daria 80% do meu salário lá na frente, mas assim que comecei a estudar investimentos mudei pra um limitado ao teto do INSS para recolher menos todo mês e poder investir mais. E vamos que vamos.
Eu sou concursado do TJ-RJ , a primeira coisa que fiz com.minha gratificação de chefia , que pode acabar de uma hora para outra , foi investi-la todos os meses.
Muito bom, ansiava por esse vídeo. Sou servidora municipal há 11 anos... é muito bom quanto a estabilidade, fiquei a pandemia toda em casa com meu filho, tirei 9 meses de licença maternidade, mas nem tudo são flores... passei 8 anos sem receber um centavo de aumento devido a uma rixa do prefeito com a categoria! Infelizmente acomodamos com as facilidades do cargo e deixamos alguns sonhos potências se perderem pelo caminho...
Primeiro investimento que fiz depois da posse no concurso foi a Auvp, em julho do ano passado, turma 12, hoje estou com 23 anos e quase 40 k investidos, vamo que vamo, muito obrigado Raul
Cara, antes de tudo, parabéns pelo video. Parabéns por começar evidenciando sua posição sem antagonizar com o serviço público e dando estas dicas essenciais pra todos trabalhador assalariado. Estabilidade não significa muito...tanto que, tipo eu, quando entrei no concurso que fiz (5 anos depois do concurso), o salário já tinha perdido 30% do seu valor de compra. Então, sim, pensar em organização e previsibilidade é essencial e sempre "investir" 10-40% de sua renda atual...pq boa parte dos servidores tem previsibilidade e necessidade de fazer isso. Investir entre aspas pq servidor não vira burguês...vc depende do salário. E outros parabéns: quem tá no serviço público precisa ser mais ético, melhor e correto que a maioria. Principalmente pq vivendo numa sociedade liberal, temos que nos provar pra nos manter. Vendo meus colegas, atuo numa instituição de ensino, a maioria é e fico feliz de trabalhar ao lado desse povo bom. Se vc é servidor, defenda o serviço público sendo ético, eficiente e preocupado com o público que atendemos, que são as pessoas que geralmente mais precisam! abraços!
Trabalho no serviço público (onde sempre me vi, sempre quis servidora), ganho um pouco baixo da média dada. Porém, já trabalhei com folha de pagamento e vi servidor ganhando mais 15.000 e com consignados e sem plano de saúde, isso já foi um alerta para mim que nunca tive e sempre juntei e a pouco tempo comecei a investir. Voltei a estudar novamente para concurso melhor.
Me lembrei do cara do canal Fonte da Fortuna, que era concursado e pediu exoneração para se dedicar ao canal na semana passada. Esses 2 últimos vídeos seu, me arremeteu muito à vários conceitos apresentados no Pai Rico Pai Pobre.
sou concursado e invisto 100% do meu salário e um pouco mais da renda extra que faço mais em consultoria de TI. Essa é minha estratégia. Tenho casa própria quitada e agora com 35 anos de idade estou botando lenha nos investimentos em renda variável.
Oi, você é concursado em área de T.I? Trabalho como engenheiro de dados, analista de dados e analista de B.I, sempre tive curiosidade de trabalhar com algo do tipo em área pública.
@@GaMeConPmv essa área que me falou é uma das melhores da área de TI, mas eu sou Técnico em Informática concursado municipal. Mas devido ao tempo trabalhando com isso conquistei bastante cliente suficiente para me manter e investir fora o dinheiro do concurso.
Vídeo fodástico Raul e equipe!!! Sou concursado desde os 18 anos, completei recentemente 15 anos de serviço público e consigo investir apenas a pouco tempo (2 anos). Muito por conta de ter passado uma vida inteira desregulada financeiramente. Seus vídeos mudaram completamente a forma como passei a organizar minha vida, em todos os aspectos. Ter visto e seguido os ensinamentos que você mencionou nessa aula, desde cedo (tipo uns 10 anos atrás), teria me possibilitado desfrutar uma vida MUITO diferente. Cumpria à risca todos os exemplos errados citados. Me faltam palavras pra agradecer, de coração! Parabéns pelo trabalho sensacional
Sou concursado, sou investidor e sou sardinha, mas estudo bastante e corro atrás de informações de qualidade como as que o Raul divulga. Obrigado e toma um LIKE. 👍
Obrigado Raul, sou militar e quero aposentar lá fora o quanto antes! Estudo para crescer dentro da instituição e concilio com estudo pra outros concursos maiores e mais rentaveis. Além de ter umas opçoes de renda extra fora kkkkkkk nascido na favela, barraco de telha más eu não aceitei aquelas condições e estou melhorando a cada dia. Sempre te acompanho, mto obrigado msm...
Sou servidora pública e já trabalhei com muito colega endividado crônico. A pessoa aguardava ansiosamente o reajuste anual de salário apenas para usar a margem consignavel q já estava totalmente comprometida 😢
Sou Aluno da AUVP turma 17 e esse conteúdo de valor sobre essa categoria de SERVIDORES PÚBLICOS foi muito útil , até pq é uma classe que tem procurado muito esse tipo de conteúdo. . "Cê bunito, cê bunito, cê bunito dimais VC é um cara Maneiro!"
Dicas verdadeiras!!! Sou concursado como professor de educação física. Já invisto, tenho uma carteira com mais ou menos R$350.000,00, uma casa própria e carro 🚗 sem financiamento que imaginei possuir muito mais tarde. Mas o que os investimentos mais me proporcionou foi a liberdade de ter uma filha com sem se preocupar com o custos médicos que a minha filha precisou já no trabalho de parto. Esse foi o maior exemplo da liberdade financeira e como o investimento me ajudou. Agradeço a vc também Raul, com seus vídeos fortalece o nosso mindset
Sou concursado há quase 10 anos, infelizmente demorei muito pra pensar em fazer investimentos, pago apenas uma aposentadoria privada há uns oito anos, e agora estou desesperado pra acumular capital na bolsa, porém infelizmente só estou perdendo dinheiro.
Renda variável, se confia na sua estratégia só continua, valor do ativo caiu? Compra mais! O importante é a quantidade de cotas que vai ter lá na frente, e não o valor investido, bons ativos com certeza trara retornos no longo prazo 5 anos+
Agora vc está falando com um setor ignorado [e por vezes atacado, como bodes expiatórios] pelo mercado, mas que atualmente investem e até empreendem discretamente, mesmo sem uma orientação mais direcionada. Tenho ex-colegas de repartição que até se exoneraram do serviço público porque os negócios prosperaram. O serviço público é, muitas vezes, a única porta de ascenção econômico-social pra quem só pode contar com o próprio esforço intelectual como capital inicial. Sei que o que motivou muitos a se dedicar aos concursos foram os "critérios" em algumas entrevistas de emprego.
Todos na minha família são concursados. Eu fui o último a passar num concurso. Quando passei achei lindo uma frase que meu irmão falava. "Funcionário público não é funcionário se não tiver consignado". Acabei fazendo essa merda e com muita dificuldade consegui me reequilibrar financeiramente pra não ter que renovar o consignado. Ainda faltam 2 anos pra acabar mas estou tranquilo e se Deus quiser não faço isso nunca mais. Pelo menos o pensamento é positivo agora, daqui dois anos esse "aumento salarial" também vai virar novos aportes mensais para a construção do meu patrimônio.
Passei no meu primeiro concurso e ganhava muito pouco, só pensava em fazer plásticas kkkkk! Depois passei pra outro e ganhava muito mais, pensei, oras se eu vivia com mil, pq eu vou gastar 3 mil agora? Hoje ganho muito mais e continuo sem gastar além do necessário, aprendendo a investir com vc e outros colegas, virei educadora financeira investindo mais de 50% do q ganho! E não vou parar pois iniciei meu canal no RUclips me espelhando em vc! Obrigada por seus vídeos, quero ajudar as pessoas da mesma forma um dia!
Grande Raul! Boa noite! Minha esposa pediu exoneração 2012 como veterinária da UNIFESP, e foi estudar medicina, hoje não dá para comparar o salário e oportunidade que ela tem hoje. Ótimo conteúdo, sempre trazendo inspiração para melhorar a vida das pessoas e financeira também 👏 Forte abraço!
Hoje eu já recebo algum dividendos de fundos imobiliários que reinvisto, comprando ações devagar e já recebendo um valor dividendos que consigo comprar novas ações. Ainda que pouco, o efeito bola de neve já vem acontecendo. Eu não me acomodei e aceitei que professor é mal remunerado. Ainda que lentamente, chegarei a minha liberdade financeira ou pouca dependência do salário. Agradeço ao Raul por todo ensinamento.
Que orgulho vc fez um vídeo pra mim, um dia farei a uvp mas quando eu não aprender nada com seus vídeos , sou concursado, não faço dívidas, nem consignado, invisto, muito graças a vc ... Parabéns pela sinceridade, torço por vc, e por mim e minha família, é por eles que procuro sempre melhorar com pessoa. Abraço
Essa nova geração tem tudo para ficar rica muito cedo. Eu sempre fui de poupar, sou concursado há 18 anos, tenho 45, mas há 20 anos atrás não existia tanta informação como hoje e nem mesmo corretoras com investimentos online (salvo a XP, que ninguém conhecia ainda). Então eu investia em fundos dos Bancões, que todos sabemos como são, e ainda assim meio que na intuição e sem saber muito como fazer, sem nenhuma educação financeira. Somente há uns 8 anos atrás mudei para corretoras, e somente ano passado conheci o método Barsi. Ainda assim, hoje tenho 1.1kk aplicados em renda fixa, me rendendo uma boa grana ao mês, e sigo fazendo aportes. Os jovens de hoje, com educação financeira e poupando muito menos do que eu, mas desde os 18, 20 anos de idade chegarão à minha idade com 3 ou 4 vezes mais dinheiro. Sucesso a todos!
Muitooo bom seu conteúdo. De vdd msm Não só pq eu sou concursado e o conteúdo foi bem específico. Mas já vejo seus vídeos a um bom tempo. Parabéns de vdd
Muito bom raul, passei recentemente na polícia e ja tenho planos de evoluir , acomodar jamais. em breve farei o seu curso assim que me organizar. valeu.
Opa! Valeu Raul pelos vídeos. Acompanho sempre que posso. Esses vídeos deveria passar nas salas de aula do ensino médio nas escolas. Durante um tempo de concursado estudei mecânica de automóveis, de motos, eletrônica digital e analógica, tornearia mecânica, tô lendo o livro PAI RICO PAI POBRE. Putz.... descobri que tava na corridas dos ratos a muito tempo.!!! O raiva sô kkkkkk. Mas agora já era.!! Tô conhecendo o mercado financeiro! Eu e a minha esposa estamos investindo para aposentadoria em 15 anos. Parabéns pelo trabalho que vcs fazem. Assim que der vou estudar com vcs na AUVP. Um abraço!!!!
O sardinha é brabo! Hoje trabalho em câmara e ganho pouco mas ganho mais que ganhava no CLT, e sim, não se acomodar e procurar separar uma parte dos ganhos é o caminho pra prosperar no futuro!
O conteúdo de investimento é de primeira, virou meu conteúdo diário! E as recomendações no final são melhores ainda hahahaha. dica de saúde pública. Abraço Raul
Boas dicas Raul. Sou concursado há 07 anos e só iniciei a investir depois de 05 anos devido a falta de conhecimento. Porém, sempre fui conservador e mantive minhas economias. Hoje tenho carro quitado e estou acelerando o pagamento de um imóvel financiado. Estou na fila da AUVP e sou muito grato por todo esse conhecimento que você transmite para nós.
Cara. Show. Sou concursado há 16 anos, hoje vejo o quanto eu errei ao longo desse tempo. Com consignados, com compras inadequadas..... Tudo isso por falta de conhecimento financeiro. Parabéns pelo conteúdo
Maioria dos colegas concursados não tem nem reserva de emergência. A grande maioria com empréstimos em folha e financiamento. Graças ao canal não tenho passivos, invisto há uns 2 anos e o próximo passo é AUVP. Tivesse seguido antes seus conselhos já teria no mínimo 1,2 milhões investidos. Não devo ficar rico. Mas tenho certeza que antes de aposentar terei renda passiva superior a aposentadoria.
Achei excelente a visão do Raul sobre a compra/financiamento do imóvel. Comprei o primeiro e vendi depois (mesmo sem estar quitado) e quase triplicou de valor. Peguei o dinheiro e comprei outro bem melhor, financiando o restante.
Sou concursada e tenho duas matrículas ( área da saúde) e estudo finanças há um tempo, mas só agora comecei a investir com mais foco e estratégia, pois tudo que ganhei investi em imóvel, casas para aluguel de temporada, já que moro em uma cidade super turística e o retorno sobre esse tipo de investimento aqui é muito, muito bom. Agora vou usar parte dos meus salários e a maioria da renda dos aluguéis e investir para futuramente nem pensar em depender da "pirâmide" que é o INSS.
Acho que são poucos os concursados que usam a previsibilidade a seu favor. A grande maioria vive alavancado, esperando a aposentadoria "100%" garantida. Eu já sigo a regra dos 30% destinado aos aportes mensais, pois existe uma grande possibilidade do estado não honrar o prometido, e também não quero pagar pra vê.
A alguns messes atrás eu de iniciativa própria cheguei a conclusão que para quem tem muito dinheiro não valeria a pena comprar um imóvel e sim alugar. Entretanto para quem não tem o dinheiro para comprar o imóvel valeria mais a pena dar uma entrada e ir pagando o resto do que alugar. (Chega a ser comico né!? Quem tem dinheiro pra ter não vale a pena, porem pra quem não tem o dinheiro ai vale a pena). Enfim, mas eu nunca tinha visto uma pessoa com conhecimento na área falando que vale a pena comprar um apartamento, essa foi a primeira vez. Que Legal :)
Sou concursado há 22 anos, mas só comecei a investir há 3, no começo bem pouco, mas desde do início deste ano estou em 25% e pretendo aumentar mais a cada ano.
Raul, alguns funcionários públicos como eu, tenho 21 e ganho 3,2k, tem acesso a crédito imobiliário facilitado, ou seja, muitas vezes os juros são menores para financiar.
Eu também ganho o mesmo. Eu analisei bem, consegui juros de 1,54% pra empréstimo consignado. Nesse caso eu acho que alguns financiamentos para nos servidores públicos vale a pena. A inflação come nosso pobre dinheiro todos os meses, se eu garantir essa taxa de juros agora, acredito que daqui 05 anos eu não consigo de novo. Se eu passar 05 anos juntando, digamos que 60 mil, a inflação vai comer metade desse dinheiro. Por isso acho que vale mais a pena em alguns casos fazer logo o financiamento e usufruir do bem.
Rapaz, eu depositava todo mês 50,00 numa prev pra meu filho. Ele passou pra concurso público(5 mil inicial), primeiro ato, resgatouos 7 paus que que acumulei pra comprar o carro. Fiquei puto comigo pq botei no nome dele e não no meu e ele como beneficiário.
Estou quitando um consórcio que fiz, montei uma loja com esse dinheiro mas não foi pra frente, estou planejando investir 50% assim que terminar de quitar, agora só estou investindo 10% pra conseguir eliminar logo essa dívida...
Que bom que vc reconheceu que o estado é importante, sem ele não teríamos Internet certo? E celular? Tb não? Erradicado a varíola, só com estado. Satélites em órbita, quem começou essa brincadeira que possibilita previsão do tempo gps etc, também é o estado. Quantos funcionários públicos tem o Brasil percentualmente em comparação aos outros países? Uma das taxas mais baixas. A Embrapa nasceu por iciciativa da fiesp? Há problemas? Quem disse que não. Mas é preciso ser justo nas ponderações e ler e se informar. Abcs Raul. Bom vídeo !!!
Rauzão não é bobo não, quis da uma sacada na quantidade de servidor público que o assistem. Aqui vós fala mais um. Tmj. Já invisto só falta a UVP pra mim agr pra parar de perder capital em renda variável. Alguns retornos já tenho de dividendos.
Raul parabéns pelo video. Vou dar uma dica de video para concursado q complementa esse, relacioando a aposentadoria e investimentos pois os novos concursado federais (acho todos, mas ao menos do judiciario) não recebe mais pela média dos 180 maiores salarios, mas pelo teto do inss. Eu estava nessa regra dos 180, e apareceu uma janela de migração para o novo regime, perdi, mas numa segunda oportunidade, abracei. O raciocinio que tive é que previdencia é piramide financeira do Estado, e pelo receio de se o estado terá capacidade de pagar no futuro optei por ficar no teto do inss, e diversificar os riscos. A dúvida original era apenas eu estudar e investir a diferença q deixaria de pagar de previdencia (se recebo pelo teto, passo a contibuir pelo teto, baixou de 2.6k para 0,87k), ou se faria a adesão ao regime complementar funpresp. optei por migrar pois a cada 8,5% que contribuo, o estado tb aporta 8,5% então vejo que já me rende 100% essa opção do q se eu pegasse esse 8,5 e fosse investir por conta (essa regra pode mudar). E ainda me sobrou uns 0,6k, q vou investir por conta, com complemento. A dica de vídeo é se esse é a melhor opção, ou teria sido melhor investir tudo por conta própria. muitos colegas tinha essa dúvida. No mais fiz segunda graduação, e alem de concurso tenho outra renda variavel como autonomo em consultório.
Sou jornalista, seu amigo Guilherme Procópio Pinto, fã, concursado, e tenho alguns posicionamentos parecidos contigo. (Só não concordo que a Petrobras é bancada pelos brasileiros, por vezes ela auxilia a economia, contendo a inflação e gerando renda para a indústria de petroleo, que ja foi 17% do pib br. Nosso papos de uma via só são ótimos para mim. Abraços
Sou concursado e meu ganho líquido esse ano chega a 3.200,00 desses consigo investir 10% 326,00 exatamente que é do Vale Alimentação. Como trabalho só a noite em dias alternados procuro fazer outras atividades durante o dia (bico) para aumentar os meus aportes que chega a ser por volta dos 250,00. Somando aos Proventos que já recebo em FIIs esse mês tá previsto uns 180,00 chega a um total de quase 800/mês. Eu preciso é encontrar uma renda extra que supere os "bicos" para melhorar esses números.
Raul, acho seu canal muito top! Parabéns pelo conteúdo de ótima qualidade, trazendo conhecimento de forma muito clara e simples sobre investimentos. Tmj!
Fala Raulzão, parabéns pelo excelente trabalho, sempre agregando em nossas vida. Mais uma vez queria pedir sua opinião sobre os FIAGRO, e se possível faz um vídeo sobre o assunto. Abraço.
Uma informação boa pra mostrar que concursado tem que ter reserva de emergência foi em final de 2018 o governo de minas atrasou os salários em quase 5 meses, e quando voltou a pagar foi fracionado
Sou concursado há 5 anos, ganho quase 10 mil líquido e até hoje não comprei 1 carro, vou de bike para o trabalho, 4 km... e não vejo necessidade nenhuma de ter, na vdd eu tenho "pena" dos colegas que ganham menos que eu e ficam torrando grana com o carro deles.
🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: sard.ink/3Yd4RyN
Fala sobre cooperativas (sicredi ) kk
Até fiquei surpresa com um vídeo para concursados. Vejo raiva de parte da população sobre esse grupo, sendo que a maioria deles ganha pouco e os benefícios são restritos a poucis.
Exatamente. Quase tudo de ruim que popularmente se associa ao serviço público (salários estratosféricos, mamatas etc.) é privilégio de certas castas muito especificas, principalmente políticos e parte do setor judiciário. O grosso do serviço público mesmo - as massas que fazem a educação e a saúde acontecer, por exemplo - só se ferra.
A raiva é pq essas pessoas recebem salários que provém do dinheiro que o estado rouba da população. O dia que eles ganharam a vida com dinheiro limpo acho que a raiva passa
Eu também era um operário insatisfeito com meu salário, tomei vergonha na cara , saí da zona de conforto e fui estudar, passei noites de sono e hoje sou concursado de nível médio.
Graças a Deus e meu esforço hoje eu ganho mais de 10 mil por mês.
Uma coisa eu apreendi todos os anos tem concurso só se preparar e ir a luta.
Sou de origem pobre e sempre estudei escola pública.
@@Gustavotrestento1 tu és muito burro, cara
@@Gustavotrestento1 essa raiva tem que ser direcionada aos políticos, que são os responsáveis pelo mal uso do dinheiro público. O servidor trabalha pelo que recebe e presta um serviço útil à população.
Tive uma carreira e uma vida no serviço público e concordo com você que a melhor coisa que um servidor pode fazer é galgar os melhores concursos..
No meu primeiro concurso, Banco do Brasil, não sobrava nada, passei para técnico da CGU e começou a sobrar um pouco, mas não dava pra investir, quando eu passei na PRF conseguia guardar religiosamente 10% do meu salário, mas nos últimos 10 anos, como Fscal do Trabalho, guardo religiosamente 50% do meu salário...
"Crescer na empresa", no serviço público, é passar em um concurso melhor...
Ano passado alcancei minha independência financeira (aos 42 anos) e mesmo assim continuo poupando 50% dos proventos.
Grande abraço, adoro seu canal e suas opniões!
Parabéns!
Excelente vídeo com empatia para com os concursados, parabéns 🎊!!
Parabéns !!
Parabéns pela conquista e empenho em seu objetivo. Forte abraço.
Show de bola.
Mas não necessariamente é fazer outro concurso não.
O Banco do Brasil mesmo lhe daria a possibilidade de um plano de carreira para que vc atingisse cargos comissionados que lhe pagariam bem mais que seu salário atual como fiscal do trabalho.
Sou professor de um município no Interior do Rio de Janeiro. Entre as profissões de nível superior somos o pior remunerados, porém há 2 anos atrás eu resolvi que não ia depender somente do meu trabalho. Recebo religiosamente no dia certo e no mesmo dia faço meus aportes. Fiz algumas besteiras (comprei Oi, magalu, livraria saraiva, investi na renda variável sem ter reserva de emergência), mas tudo é aprendizado e hoje estou corrigindo esses erros. Sei que investindo 300, 500 reais (além de investir todo 13°, abonos, férias) não dá pra ficar milionário, porém tenho certeza que terei uma renda passiva para que possa usufruir de conforto e até alguns luxos para um professor concursado. O longo prazo vai recompensar meu sacrifício e algumas renúncias.
Parabéns cara.
Estou no mesmo caminho.
O vídeo veio na hora certa! Passei num concurso na minha cidade e começo a exercer semana que vem. Tenho 23 anos. Ainda estou pensando qual será o meu novo objetivo, mas pretendo tirar o maior proveito nessa experiência e daqui alguns anos prestar pra outro que seja melhor remunerado e assim vai...🙌🏻
Eu sou esse cara que conseguiu passar num concurso muito difícil e ficou dez anos sem tentar outra coisa. Continuei estudando, já que no meu órgão há uma exigência mínima de horas de qualificação por ano, mas são cursos ligados à mesma formação, não abrem caminho para áreas diferentes. Então, em 2017, o salário da categoria estava congelado há tantos anos que participei de uma greve, onde tomei contato com gente de outras carreiras que estavam até piores e tive noção de até que ponto de estagnação meu salário poderia chegar no serviço público. Houve muitos protestos, passeatas, bombas de gás lacrimogêneo, tropa de choque... O Estado do Rio quebrou, o ex- governador foi preso, depois o próprio governador foi preso também, pararam de pagar os aposentados, os idosos vieram fazer fila na porta do meu sindicato e a gente doava cestas básicas. Isso tudo me deu uma sensação de urgência, não queria esse futuro pra minha família. Foi no ano seguinte que descobri a educação financeira e me tornei investidor. Agora, cinco anos depois, já consigo enxergar uma segurança maior pra arcar com o custo de vida na aposentadoria. O canal Investidor Sardinha faz parte dessa história
Então vamos lá! Eu sou exatamente o cara do exemplo. Passei para os correios a 11 anos e desde então "desisti da vida". Acordei recentemente para a realidade da minha aposentadoria. Hj tenho 40 anos, sou professor de matemática e estou na fase da reserva de emergência. Obrigado Raul, vc é um dos responsáveis por está virada de chave. Assisto todos os seus vídeos desde o ano passado. Uma coisa que aprendi é que nunca é tarde para começar.
Sou analista da Justiça Federal em São Paulo, mas anteriormente fui concursado no Tribunal de Justiça, Ministério Público e Justiça do Trabalho. Comecei a levar a sério essa questão dos investimentos apenas em 2020. Devia ter começado bem antes.
Também. Sempre penso nisso
Video excelente, gostaria de ter tido acesso a um vídeo desse há 20 anos, quando tomei posse em meu concurso. Tenho uma vida bacana, sem dívidas e com alguns investimentos, mas se tivesse começado a investir logo que tomei posse em minha função pública, hoje certamente faria parte do clube dos milionários. Aos jovens concursados não esperem muito, comecem a investir já.
Eu sou concursado ha uns 9 anos e invisto desde antes disso. Eu aprendi ha muito tempo. a viver bem aquem das minhas possibilidades. Com isso eu consigo hoje investir bem mais que 25 porcento da minha renda (acho que devo investir uns 80 porcento do meu salario anual). E a renda dos FIIs pagam meu custo mensal.. So acho mais complicado seguir o terceiro conselho. De fazer outra coisa da vida. O fato eh que realmente eh uma zona de conforto. Nao sei dizer se eh bom ou ruim, se eh certo ou errado. Mas concordo que sem uma cenoura e um chicote, tu se acomoda. E tem muita gente em servico publico que nao justifica o salario que recebe.
Eu queria muito ter visto esse vídeo quando entrei no serviço publico. Tinha 22 anos, hoje estou quitando as antecipações dos sonhos e também estou aportando um pouco aos meses para minha aposentadoria por fora graças a canais como o seu. "Perdi 9 anos já de investimentos" mas o aprendizado foi grande!
Melhor coisa que fiz da na minha vida, sai do setor privado e hoje sou concursado, trabalhei quase 8 anos numa multi nacional, percebi que pra vc subir de cargo vc tem que puxar o saco de alguém, pessoas com talento são deixados de lado, pq fulano e amigo ou parente de ciclano.
Sai da zona de conforto e prestei um concurso de nível médio, hoje minha renda ultrapassa os 10 mil mensal e invisto 50%. Conquistei minha casa própria, os bancos te tratam de forma diferenciada quando vc vai financiar algo com holerite de funcionário público.
Estudei a vida toda em escola pública e sou de origem pobre, mas o conhecimento ninguém te tira. Saia da zona de conforto e vai estudar o sol nasce pra todos.
Sou concursado e atualmente invisto cerca de 50% do que ganho. Quando entrei tinha um plano de previdência que me daria 80% do meu salário lá na frente, mas assim que comecei a estudar investimentos mudei pra um limitado ao teto do INSS para recolher menos todo mês e poder investir mais. E vamos que vamos.
corretíssimo
Eu sou concursado do TJ-RJ , a primeira coisa que fiz com.minha gratificação de chefia , que pode acabar de uma hora para outra , foi investi-la todos os meses.
Isso e os tais auxílios, que podem sumir numa canetada.
Muito bom, ansiava por esse vídeo.
Sou servidora municipal há 11 anos... é muito bom quanto a estabilidade, fiquei a pandemia toda em casa com meu filho, tirei 9 meses de licença maternidade, mas nem tudo são flores... passei 8 anos sem receber um centavo de aumento devido a uma rixa do prefeito com a categoria! Infelizmente acomodamos com as facilidades do cargo e deixamos alguns sonhos potências se perderem pelo caminho...
Até que enfim um vídeo para os servidores
Verdade kkk sou servidor público e investidor
Primeiro investimento que fiz depois da posse no concurso foi a Auvp, em julho do ano passado, turma 12, hoje estou com 23 anos e quase 40 k investidos, vamo que vamo, muito obrigado Raul
Trabalha com o que?
Estudando para o Banco do Brasil, com certeza será meu primeiro investimento pós posse
Parabéns!
Qual seu concurso?
@@adrianobarreto3793 Polícia Federal, Escrivão
Vc já é milionário. 23 anos e bem orientado.
Finalmente um vídeo pra nós. PRF investidor. Like na confiança
PRF? O senhor é extraordinário!
Tamo junto, colega!
Enquanto a reestruturação não vem, a gente estuda 🤣
@@marlonleite4887 tmj 👊🏻
@@fredbenevides19 💀👊🏻
Cara, antes de tudo, parabéns pelo video. Parabéns por começar evidenciando sua posição sem antagonizar com o serviço público e dando estas dicas essenciais pra todos trabalhador assalariado. Estabilidade não significa muito...tanto que, tipo eu, quando entrei no concurso que fiz (5 anos depois do concurso), o salário já tinha perdido 30% do seu valor de compra. Então, sim, pensar em organização e previsibilidade é essencial e sempre "investir" 10-40% de sua renda atual...pq boa parte dos servidores tem previsibilidade e necessidade de fazer isso. Investir entre aspas pq servidor não vira burguês...vc depende do salário. E outros parabéns: quem tá no serviço público precisa ser mais ético, melhor e correto que a maioria. Principalmente pq vivendo numa sociedade liberal, temos que nos provar pra nos manter. Vendo meus colegas, atuo numa instituição de ensino, a maioria é e fico feliz de trabalhar ao lado desse povo bom. Se vc é servidor, defenda o serviço público sendo ético, eficiente e preocupado com o público que atendemos, que são as pessoas que geralmente mais precisam! abraços!
Trabalho no serviço público (onde sempre me vi, sempre quis servidora), ganho um pouco baixo da média dada. Porém, já trabalhei com folha de pagamento e vi servidor ganhando mais 15.000 e com consignados e sem plano de saúde, isso já foi um alerta para mim que nunca tive e sempre juntei e a pouco tempo comecei a investir. Voltei a estudar novamente para concurso melhor.
e eu já vi servidor com salário de 21k líquido, mas recebendo "apenas" 10k por conta de vários consignados e pensão
Me lembrei do cara do canal Fonte da Fortuna, que era concursado e pediu exoneração para se dedicar ao canal na semana passada.
Esses 2 últimos vídeos seu, me arremeteu muito à vários conceitos apresentados no Pai Rico Pai Pobre.
sou concursado e invisto 100% do meu salário e um pouco mais da renda extra que faço mais em consultoria de TI. Essa é minha estratégia. Tenho casa própria quitada e agora com 35 anos de idade estou botando lenha nos investimentos em renda variável.
Oi, você é concursado em área de T.I?
Trabalho como engenheiro de dados, analista de dados e analista de B.I, sempre tive curiosidade de trabalhar com algo do tipo em área pública.
@@GaMeConPmv essa área que me falou é uma das melhores da área de TI, mas eu sou Técnico em Informática concursado municipal. Mas devido ao tempo trabalhando com isso conquistei bastante cliente suficiente para me manter e investir fora o dinheiro do concurso.
Vídeo fodástico Raul e equipe!!! Sou concursado desde os 18 anos, completei recentemente 15 anos de serviço público e consigo investir apenas a pouco tempo (2 anos). Muito por conta de ter passado uma vida inteira desregulada financeiramente. Seus vídeos mudaram completamente a forma como passei a organizar minha vida, em todos os aspectos. Ter visto e seguido os ensinamentos que você mencionou nessa aula, desde cedo (tipo uns 10 anos atrás), teria me possibilitado desfrutar uma vida MUITO diferente. Cumpria à risca todos os exemplos errados citados. Me faltam palavras pra agradecer, de coração! Parabéns pelo trabalho sensacional
Raul, uma máquina infinita de criar bons e interessantes títulos de vídeos 👏👏👏 vontade de assistir todos
Sou concursado, sou investidor e sou sardinha, mas estudo bastante e corro atrás de informações de qualidade como as que o Raul divulga. Obrigado e toma um LIKE. 👍
Obrigado Raul, sou militar e quero aposentar lá fora o quanto antes!
Estudo para crescer dentro da instituição e concilio com estudo pra outros concursos maiores e mais rentaveis. Além de ter umas opçoes de renda extra fora kkkkkkk nascido na favela, barraco de telha más eu não aceitei aquelas condições e estou melhorando a cada dia.
Sempre te acompanho, mto obrigado msm...
Esperei demais para que alguém publicasse um vídeo com esse tema. Muito obrigado, Raul!
Sou servidora pública e já trabalhei com muito colega endividado crônico. A pessoa aguardava ansiosamente o reajuste anual de salário apenas para usar a margem consignavel q já estava totalmente comprometida 😢
Sou Aluno da AUVP turma 17 e esse conteúdo de valor sobre essa categoria de SERVIDORES PÚBLICOS foi muito útil , até pq é uma classe que tem procurado muito esse tipo de conteúdo.
.
"Cê bunito, cê bunito, cê bunito dimais VC é um cara Maneiro!"
Vídeo que veio na hora certa, fui convocado num concurso que fiz em 2019. Trabalhar em Goiânia agora. Anápolis Goiás na área...
Dicas verdadeiras!!!
Sou concursado como professor de educação física. Já invisto, tenho uma carteira com mais ou menos R$350.000,00, uma casa própria e carro 🚗 sem financiamento que imaginei possuir muito mais tarde.
Mas o que os investimentos mais me proporcionou foi a liberdade de ter uma filha com sem se preocupar com o custos médicos que a minha filha precisou já no trabalho de parto.
Esse foi o maior exemplo da liberdade financeira e como o investimento me ajudou.
Agradeço a vc também Raul, com seus vídeos fortalece o nosso mindset
Raul! Sou servidor público e investidor! Vc foi cirúrgico nas suas dicas! Seus vídeos são sempre uma aula! Parabéns!
Gian, valeu pelo feedback positivo..
Sou concursado há quase 10 anos, infelizmente demorei muito pra pensar em fazer investimentos, pago apenas uma aposentadoria privada há uns oito anos, e agora estou desesperado pra acumular capital na bolsa, porém infelizmente só estou perdendo dinheiro.
Renda variável, se confia na sua estratégia só continua, valor do ativo caiu? Compra mais!
O importante é a quantidade de cotas que vai ter lá na frente, e não o valor investido, bons ativos com certeza trara retornos no longo prazo 5 anos+
Tem que investir na qualificação. A UVP está aí para isso!
O RUclips e o insta estão cheios de "dicas quentes" pra perder dinheiro na bolsa. A UVP te ensina a minimizar os riscos.
Agora vc está falando com um setor ignorado [e por vezes atacado, como bodes expiatórios] pelo mercado, mas que atualmente investem e até empreendem discretamente, mesmo sem uma orientação mais direcionada.
Tenho ex-colegas de repartição que até se exoneraram do serviço público porque os negócios prosperaram.
O serviço público é, muitas vezes, a única porta de ascenção econômico-social pra quem só pode contar com o próprio esforço intelectual como capital inicial.
Sei que o que motivou muitos a se dedicar aos concursos foram os "critérios" em algumas entrevistas de emprego.
Todos na minha família são concursados. Eu fui o último a passar num concurso. Quando passei achei lindo uma frase que meu irmão falava. "Funcionário público não é funcionário se não tiver consignado". Acabei fazendo essa merda e com muita dificuldade consegui me reequilibrar financeiramente pra não ter que renovar o consignado. Ainda faltam 2 anos pra acabar mas estou tranquilo e se Deus quiser não faço isso nunca mais. Pelo menos o pensamento é positivo agora, daqui dois anos esse "aumento salarial" também vai virar novos aportes mensais para a construção do meu patrimônio.
Passei no meu primeiro concurso e ganhava muito pouco, só pensava em fazer plásticas kkkkk! Depois passei pra outro e ganhava muito mais, pensei, oras se eu vivia com mil, pq eu vou gastar 3 mil agora? Hoje ganho muito mais e continuo sem gastar além do necessário, aprendendo a investir com vc e outros colegas, virei educadora financeira investindo mais de 50% do q ganho! E não vou parar pois iniciei meu canal no RUclips me espelhando em vc! Obrigada por seus vídeos, quero ajudar as pessoas da mesma forma um dia!
Grande Raul! Boa noite! Minha esposa pediu exoneração 2012 como veterinária da UNIFESP, e foi estudar medicina, hoje não dá para comparar o salário e oportunidade que ela tem hoje.
Ótimo conteúdo, sempre trazendo inspiração para melhorar a vida das pessoas e financeira também 👏
Forte abraço!
Valeu muito! Curti demais a mudança de perspectiva e respeito com os servidores 🐟🐟
Hoje eu já recebo algum dividendos de fundos imobiliários que reinvisto, comprando ações devagar e já recebendo um valor dividendos que consigo comprar novas ações. Ainda que pouco, o efeito bola de neve já vem acontecendo. Eu não me acomodei e aceitei que professor é mal remunerado. Ainda que lentamente, chegarei a minha liberdade financeira ou pouca dependência do salário. Agradeço ao Raul por todo ensinamento.
Que orgulho vc fez um vídeo pra mim, um dia farei a uvp mas quando eu não aprender nada com seus vídeos , sou concursado, não faço dívidas, nem consignado, invisto, muito graças a vc ... Parabéns pela sinceridade, torço por vc, e por mim e minha família, é por eles que procuro sempre melhorar com pessoa. Abraço
Sentia falta deste vídeo, Raul. Parabéns por direcionar seu discurso para os servidores. Conteúdo muito bom!!
Sensacional! "Nada é tão ceifador de energia como a estabilidade"
Essa nova geração tem tudo para ficar rica muito cedo. Eu sempre fui de poupar, sou concursado há 18 anos, tenho 45, mas há 20 anos atrás não existia tanta informação como hoje e nem mesmo corretoras com investimentos online (salvo a XP, que ninguém conhecia ainda). Então eu investia em fundos dos Bancões, que todos sabemos como são, e ainda assim meio que na intuição e sem saber muito como fazer, sem nenhuma educação financeira. Somente há uns 8 anos atrás mudei para corretoras, e somente ano passado conheci o método Barsi.
Ainda assim, hoje tenho 1.1kk aplicados em renda fixa, me rendendo uma boa grana ao mês, e sigo fazendo aportes. Os jovens de hoje, com educação financeira e poupando muito menos do que eu, mas desde os 18, 20 anos de idade chegarão à minha idade com 3 ou 4 vezes mais dinheiro. Sucesso a todos!
Raul falou toda a realidade de um servidor público, já me livrei de algumas delas e outras estou prestes a me livrar como o empréstimo consignado
Muitooo bom seu conteúdo. De vdd msm
Não só pq eu sou concursado e o conteúdo foi bem específico.
Mas já vejo seus vídeos a um bom tempo. Parabéns de vdd
Muito bom raul, passei recentemente na polícia e ja tenho planos de evoluir , acomodar jamais. em breve farei o seu curso assim que me organizar. valeu.
Opa! Valeu Raul pelos vídeos. Acompanho sempre que posso. Esses vídeos deveria passar nas salas de aula do ensino médio nas escolas.
Durante um tempo de concursado estudei mecânica de automóveis, de motos, eletrônica digital e analógica, tornearia mecânica, tô lendo o livro PAI RICO PAI POBRE. Putz.... descobri que tava na corridas dos ratos a muito tempo.!!! O raiva sô kkkkkk.
Mas agora já era.!! Tô conhecendo o mercado financeiro! Eu e a minha esposa estamos investindo para aposentadoria em 15 anos. Parabéns pelo trabalho que vcs fazem. Assim que der vou estudar com vcs na AUVP. Um abraço!!!!
O sardinha é brabo! Hoje trabalho em câmara e ganho pouco mas ganho mais que ganhava no CLT, e sim, não se acomodar e procurar separar uma parte dos ganhos é o caminho pra prosperar no futuro!
O conteúdo de investimento é de primeira, virou meu conteúdo diário! E as recomendações no final são melhores ainda hahahaha. dica de saúde pública. Abraço Raul
Boas dicas Raul. Sou concursado há 07 anos e só iniciei a investir depois de 05 anos devido a falta de conhecimento. Porém, sempre fui conservador e mantive minhas economias. Hoje tenho carro quitado e estou acelerando o pagamento de um imóvel financiado. Estou na fila da AUVP e sou muito grato por todo esse conhecimento que você transmite para nós.
Essas dicas aparentemente desconexas no final são excelentes! Parabéns pelo conteúdo
Excelente vídeo ! Minha mãe é concursada, fez seu curso A UVP. E está indo muito bem nos investimentos!
O Raul lembrou da gente, servidores. Sempre senti falta desse tema no seu canal. Ainda não invisto porque não sei como começar.
Tenho consignado 😫
Começa a montar a sua reserva de emergência,e vai estudando sobre investimentos, quando a reserva estiver montada vc começa a investir!
Cara. Show. Sou concursado há 16 anos, hoje vejo o quanto eu errei ao longo desse tempo. Com consignados, com compras inadequadas..... Tudo isso por falta de conhecimento financeiro. Parabéns pelo conteúdo
Opa, chegou minha vez. Obrigada, Raul.
Cara, vc é um dos melhores do setor. Não inventa e joga a real.
Maioria dos colegas concursados não tem nem reserva de emergência. A grande maioria com empréstimos em folha e financiamento. Graças ao canal não tenho passivos, invisto há uns 2 anos e o próximo passo é AUVP. Tivesse seguido antes seus conselhos já teria no mínimo 1,2 milhões investidos. Não devo ficar rico. Mas tenho certeza que antes de aposentar terei renda passiva superior a aposentadoria.
Boaaa Raull, iria fazer um bem para sociedade e para meus dados, colocando o vídeo no spotfy
minha mãe mesmo ficou estagnada no emprego fazendo a mesma coisa por anos até hoje.
mas ela gosta muito do que faz.
Concursada e já invisto pensando em agregar valor à minha aposentadoria, desde 2019
Achei excelente a visão do Raul sobre a compra/financiamento do imóvel. Comprei o primeiro e vendi depois (mesmo sem estar quitado) e quase triplicou de valor. Peguei o dinheiro e comprei outro bem melhor, financiando o restante.
Sou concursada e tenho duas matrículas ( área da saúde) e estudo finanças há um tempo, mas só agora comecei a investir com mais foco e estratégia, pois tudo que ganhei investi em imóvel, casas para aluguel de temporada, já que moro em uma cidade super turística e o retorno sobre esse tipo de investimento aqui é muito, muito bom. Agora vou usar parte dos meus salários e a maioria da renda dos aluguéis e investir para futuramente nem pensar em depender da "pirâmide" que é o INSS.
Gostei muito Raul. Parabéns cara. Sou concursado e sentia falta de um vídeo como esse. Abraço.
Que show! O video que eu estava esperando. Viva a progressão!
Acho que são poucos os concursados que usam a previsibilidade a seu favor. A grande maioria vive alavancado, esperando a aposentadoria "100%" garantida. Eu já sigo a regra dos 30% destinado aos aportes mensais, pois existe uma grande possibilidade do estado não honrar o prometido, e também não quero pagar pra vê.
A alguns messes atrás eu de iniciativa própria cheguei a conclusão que para quem tem muito dinheiro não valeria a pena comprar um imóvel e sim alugar. Entretanto para quem não tem o dinheiro para comprar o imóvel valeria mais a pena dar uma entrada e ir pagando o resto do que alugar.
(Chega a ser comico né!? Quem tem dinheiro pra ter não vale a pena, porem pra quem não tem o dinheiro ai vale a pena).
Enfim, mas eu nunca tinha visto uma pessoa com conhecimento na área falando que vale a pena comprar um apartamento, essa foi a primeira vez. Que Legal :)
Opa, finalmente esse vídeo. Concursado desde 2015, aplicando metade do salário.
Excelente Vídeo Raul! Acho q era o vídeo que faltava aqui no canal
Sou concursado há 22 anos, mas só comecei a investir há 3, no começo bem pouco, mas desde do início deste ano estou em 25% e pretendo aumentar mais a cada ano.
Raul, alguns funcionários públicos como eu, tenho 21 e ganho 3,2k, tem acesso a crédito imobiliário facilitado, ou seja, muitas vezes os juros são menores para financiar.
Eu também ganho o mesmo. Eu analisei bem, consegui juros de 1,54% pra empréstimo consignado. Nesse caso eu acho que alguns financiamentos para nos servidores públicos vale a pena. A inflação come nosso pobre dinheiro todos os meses, se eu garantir essa taxa de juros agora, acredito que daqui 05 anos eu não consigo de novo. Se eu passar 05 anos juntando, digamos que 60 mil, a inflação vai comer metade desse dinheiro. Por isso acho que vale mais a pena em alguns casos fazer logo o financiamento e usufruir do bem.
Mandou a real... compartilhei fortemente do pensamento e o vídeo!!!
Rapaz, eu depositava todo mês 50,00 numa prev pra meu filho. Ele passou pra concurso público(5 mil inicial), primeiro ato, resgatouos 7 paus que que acumulei pra comprar o carro. Fiquei puto comigo pq botei no nome dele e não no meu e ele como beneficiário.
10:40 Um dos comentários mais bonitos que já vi no youtube sobre servidores públicos.
Estou quitando um consórcio que fiz, montei uma loja com esse dinheiro mas não foi pra frente, estou planejando investir 50% assim que terminar de quitar, agora só estou investindo 10% pra conseguir eliminar logo essa dívida...
Muito bom vídeo !! Excelente dicas !! 👏🏻👏🏻👏🏻
Que bom que vc reconheceu que o estado é importante, sem ele não teríamos Internet certo? E celular? Tb não? Erradicado a varíola, só com estado. Satélites em órbita, quem começou essa brincadeira que possibilita previsão do tempo gps etc, também é o estado. Quantos funcionários públicos tem o Brasil percentualmente em comparação aos outros países? Uma das taxas mais baixas. A Embrapa nasceu por iciciativa da fiesp? Há problemas? Quem disse que não. Mas é preciso ser justo nas ponderações e ler e se informar. Abcs Raul. Bom vídeo !!!
Melhor coisa é ser concursado e investir, pq da pra ir pro longo prazo com muita estabilidade
Não sou concursado, mas sou concurseiro e nessa fase é muito mais saída do que entradas. Ainda sim aporto mensalmente uma média de Milão.
Vídeo excelente! Muito bom em 👏👏👏
Rauzão não é bobo não, quis da uma sacada na quantidade de servidor público que o assistem. Aqui vós fala mais um. Tmj. Já invisto só falta a UVP pra mim agr pra parar de perder capital em renda variável. Alguns retornos já tenho de dividendos.
Ótimas dicas ,além de financeiras ,psicologias! Parabéns Raul !!
Tô surpreso vindo da sua parte este vídeo. Geralmente quem defende o liberalismo odeia servidor público. Mas blz, vou assistir.
Raul parabéns pelo video. Vou dar uma dica de video para concursado q complementa esse, relacioando a aposentadoria e investimentos pois os novos concursado federais (acho todos, mas ao menos do judiciario) não recebe mais pela média dos 180 maiores salarios, mas pelo teto do inss. Eu estava nessa regra dos 180, e apareceu uma janela de migração para o novo regime, perdi, mas numa segunda oportunidade, abracei. O raciocinio que tive é que previdencia é piramide financeira do Estado, e pelo receio de se o estado terá capacidade de pagar no futuro optei por ficar no teto do inss, e diversificar os riscos. A dúvida original era apenas eu estudar e investir a diferença q deixaria de pagar de previdencia (se recebo pelo teto, passo a contibuir pelo teto, baixou de 2.6k para 0,87k), ou se faria a adesão ao regime complementar funpresp. optei por migrar pois a cada 8,5% que contribuo, o estado tb aporta 8,5% então vejo que já me rende 100% essa opção do q se eu pegasse esse 8,5 e fosse investir por conta (essa regra pode mudar). E ainda me sobrou uns 0,6k, q vou investir por conta, com complemento. A dica de vídeo é se esse é a melhor opção, ou teria sido melhor investir tudo por conta própria. muitos colegas tinha essa dúvida. No mais fiz segunda graduação, e alem de concurso tenho outra renda variavel como autonomo em consultório.
Deixei meu like na confiança e de quebra já me inscrevi. Sucesso e parabéns pelo ótimo trabalho!
Sou jornalista, seu amigo Guilherme Procópio Pinto, fã, concursado, e tenho alguns posicionamentos parecidos contigo. (Só não concordo que a Petrobras é bancada pelos brasileiros, por vezes ela auxilia a economia, contendo a inflação e gerando renda para a indústria de petroleo, que ja foi 17% do pib br. Nosso papos de uma via só são ótimos para mim. Abraços
Vídeo excelente!! Obrigada Raul!
Aí sim em fazendo vídeo focado nos parasitas estatais
Finalmente, Raul. Sempre quis ver um vídeo desses
Ótimo vídeo, parabéns para o canal. Só fico imaginando a dificuldade em conseguir fixar todos os gastos do mês em no máximo 50 % do salário líquido.
Huumm... Agora caiu na real e viu que os concursados são uma mina de ouro. Tá certo!
Sou concursado e meu ganho líquido esse ano chega a 3.200,00 desses consigo investir 10% 326,00 exatamente que é do Vale Alimentação.
Como trabalho só a noite em dias alternados procuro fazer outras atividades durante o dia (bico) para aumentar os meus aportes que chega a ser por volta dos 250,00.
Somando aos Proventos que já recebo em FIIs esse mês tá previsto uns 180,00 chega a um total de quase 800/mês.
Eu preciso é encontrar uma renda extra que supere os "bicos" para melhorar esses números.
Raul, acho seu canal muito top! Parabéns pelo conteúdo de ótima qualidade, trazendo conhecimento de forma muito clara e simples sobre investimentos. Tmj!
Fala Raulzão, parabéns pelo excelente trabalho, sempre agregando em nossas vida.
Mais uma vez queria pedir sua opinião sobre os FIAGRO, e se possível faz um vídeo sobre o assunto.
Abraço.
Uma informação boa pra mostrar que concursado tem que ter reserva de emergência foi em final de 2018 o governo de minas atrasou os salários em quase 5 meses, e quando voltou a pagar foi fracionado
Os conselhos são óooootimos! Não tem como não rir!
Faz todo sentido poupar sempre e aos poucos. Os juros compostos são bons apenas para quem empresta e aumenta de forma exponencial.
Valeu Raul, que aula! Parabéns.
Bom demais o vídeo! Perito criminal investidor aqui 👊🏽.
Vídeo ótimo 👏👏👏
Sou concursado há 5 anos, ganho quase 10 mil líquido e até hoje não comprei 1 carro, vou de bike para o trabalho, 4 km... e não vejo necessidade nenhuma de ter, na vdd eu tenho "pena" dos colegas que ganham menos que eu e ficam torrando grana com o carro deles.