Sou do Direito e sou marxista. É dificil ser minoria, realmente. Todos que fazem direito querem manter sua posição social e status quo, querem ganhar dinheiro, e aquele clichê todo. Nenhuma alma quer fazer criticas, digo nenhuma mesmo. Eu fico lá, estudando e estudando e achando criticas e mais criticas ao Direito. Sou um masoquista, porém quero lutar por dias melhores, pois eu também sofro com as desigualdades e com o mundo atomizado. Obs: A filosofia pode ser a chave para fazer uma critica ao direito, assim como Karl Marx fez.
Vai ter que estudar mais e ligar os pais e o marxismo como transgressores ao ser consciente, familias quebradas, falta de uniao, falta de emancipacao do ser e nunca a um estado. Educador com poderes totalitarios,
Explorados pecadores, explorados pa sao indolentes, explorados pela politica, explorados por falta de ciencias, a grande classe teve privacoes e hj tem riquezas, a sociedade burra deu seu dinheiro aos industrializados.
Referente as áreas do conhecimento parece que desconhecem a PHC ( Pedagogia Histórico-Critica) que um método pedagógico com base na teórica social marxista. Aplicada em muitas regiões, principalmente no Nordeste.
Estás, triste? Cansado? Sei que resiste! Vida longa e muita saúde física, mental e espiritual, para continuar nos ensinado a lutar. Para lutarmos juntos. Salve, Mascaro! 🌹✊
O ALYSSON MASCARO SEMPRE BRILHANTE NOS SEUS ARGUMENTOS. O RENATO RUSSO JÁ NOS FALA DE UMA GERAÇÃO COCA, SE ELE TIVESSE VIVO , IRIA VER QUE ESTAMOS PIORANDO DE FORMA ASSUSTADORA. GRANDE ABRAÇO ALYSSON MASCARO!!!!
"Em tempos de tragédia intelectual: resistência, meus senhores. Não é avançarmos com a moda, mas pelo contrário, não estarmos na moda". Logo, todo marxista é hipster. Questão de lógica.
@Flávio Sousa foi uma piada, amigo. Nós marxistas temos de lutar por uma revolução das ideias correntes para integrar uma revolução material da realidade social. É disso que o Alysson fala. Só achei engraçado as palavras que ele usou.
o direito dentre as ciências sociais é a mais conservadora, os advogados querem manter o status quo, ganhar dinheiro com honorários advocatícios com a problemática social: crimes por tráfico de drogas, causas trabalhistas, os civis que não querem o fim da moral casamento monogâmico família tradicional moral judaico cristã
É verdade. Mas há tambem os que enfrentam os bancos do curso de direito para adquirirem o instrumental necessário da crítica. O proprio Prof. Alysson é um deles. Nem todo bacharel em direito é um conservador sangue-suga.
@@CriticaMarxista Desculpe a ignorância, mas em uma sociedade com os antagonismos de classes reduzidos (o estágio do socialismo) não haveria m trabalhadores do direito?
Sou da área do direito e marxista, mas já sou marxista desde os meus 16 anos quando ainda era um secundarista. Hoje com mais convicção, pois a compreensão é muito maior dos antagonismos do sistema de capital e da destruição que este sistema pode provocar no planeta e na própria sobrevivência da humanidade.
Conversa fiada, tú é um fudido qualquer que não tem capacidade de alcançar sucesso no capitalismo e quer roubar o direito daqueles que tem. Marxismo é coisa de frouxo sem capacidade intelectual ou talento para ser auto sustentável.
Quero deixar q ñ gosto de Marx, mas admito ele ser uma figura de grande repercussão e temas abrangentes. Seu conceito de alienação é interessante: a ideologia das classes dominantes é um sistema q inverte a realidade, onde os ideais burgueses são as ideias principais. Essa ideologia faz com q as relações de produção regrada na exploração sejam ocultadas, contribuindo para a preservação das estruturas de dominação. Esse conceito foi dito pelo professor como uma grande questão: "... a grande questão é q os explorados do mundo, em algum momento possam ultrapassar o limite de sua própria indigência interpretativa ideológica... q é feita pelas grandes máquinas da ideologia...". É realmente muito interessante! Antes ele diz sobre o sentido do trabalhador, q a vida do explorado ñ tem sentido... eu ñ sou intelectual, mas faço parte da classe trabalhadora deste país! E digo q o sentido dessa vida sem sentido é fazer o q Karl Marx ñ fez, SUSTENTAR A FAMÍLIA COM TRABALHO DURO! Agora vou usar uma linguagem coloquial... Um governo de merda e uma elite gananciosa fodem com a economia e quem paga o pato e a conta?? O trabalhador... pode ver na história ,desde a crise do café em 1929, 2008, ou a atual crise q atravessamos. E com isso sempre vem pessoas com os mesmos discursos "papagaiados" marxistas como solução! Para... já encheu o saco!! Ñ concordo com tudo q o Prof. Dr. Alysson diz, mas gostei muito do vídeo, particularmente prefiro outros acadêmicos. E por incrível q pareça, tem bastante gente com mais propostas de mudanças do q ideologias! Eu prefiro ficar com as propostas. Obs: Ñ conheço o professor do vídeo, nem suas idéias, propostas, atividades, etc. Minha critica ñ é direcionada à ele, mas para as pessoas q defendem uma ideia e ñ a praticam.
Quando ele fala que é sem sentido viver para sustentar a família, basicamente, ele está dizendo que é sem sentido vc viver para continuar vivendo, pois é disso que se trata - eu trabalho para ter um salário, com esse salário eu garanto mais um mês de vida, que eu vou trabalhar para ganhar outro salário, para garantir mais um mês de vida... Mas, sobre os outros pontos q vc levantou, dê uma olhada neste vídeo aqui: ruclips.net/video/UUL23-cdv2I/видео.html
Muito bom o vídeos! Mas é o mais do mesmo... critica ao capitalismo, marxismo e ideologia. Ñ vejo propostas de mudanças! Eloquência ñ vai resolver problemas. Os Estados q tentaram adotar o comunismo se tornaram ditaduras autocráticas praticamente absolutistas! A URSS se tornou um Stalinismo... e por falar de Stalin, e o assunto do vídeo q vc me mostrou... sobre os meios de produção. Então, Stalin confiscou as terras e instaurou um modelo de produção chamado de Fazendas Coletivas, onde a terra era do Estado e a produção tbm, a produção era dividida entre a população... adivinha o q aconteceu?! Ñ deu certo claro! As pessoas ñ gostaram de perder a terra e ñ ter direito ao resultado de seu trabalho, como consequência a produção agrícola caiu!! Na ideia tudo é bonito, justo, igualitário e libertador... mas na prática ñ funciona tão bem assim. Em questão de critica ao marxismo, para mim, as de Bakunin já bastam! Gosto de propostas de soluções... Tem um economista q diz q o capitalismo precisa ser mais redistributivo, onde o Estado deve ser uma mão moderadora para diminuir as distancias das classes (as propostas dele me fazem lembrar de Keynes). Li um texto de um engenheiro propondo ser construídas pequenas usinas hidroelétricas, pois o país tem muitos rios, o impacto ambiental é menor, geraria mais empregos e ñ dependeríamos de poucas matrizes energéticas. Existem propostas reais, mas as pessoas preferem utopias ideológicas... creio q um dia o capitalismo irá ser substituído por outro modelo (ñ estarei vivo para ver), tudo ao seu tempo. Pois se ñ fosse esse sistema e o q a humanidade e o planeta está pagando, ñ teríamos os avanços tecnológicos em todas as áreas da ciência... mas um dia tem q acabar, pois os recursos são limitados! Mas como já disse: tudo tem seu tempo.
Talvez ñ esteja conseguindo entender o ponto de vista do professor e o seu sobre o sentido do "explorado"... mas vejo como uma evolução pessoal. No meu caso, eu trabalho, sustento a família e estudo, tenho um objetivo. Isso desenvolve meus conhecimentos e minha práxis, mesmo estando inserido e atuando em um sistema capitalista, ñ consigo ver como uma vida sem sentido (talvez eu faça parte dos alienados). Mas tenho o minimo de noção da realidade a qual estou inserido, sou crítico e me alegro em entender opiniões adversas da minha... isso me faz aprender mais! Por isso gosto do diálogo e debate.
Calma. Vc está misturando coisas que foram ditas e pensadas por pessoas distintas e quase nenhuma delas foi dita e pensada por Marx. A URSS foi uma experiência limitada de acumulação de capital não-capitalista, mas não foi aquilo que Marx e muitos marxistas defendem como socialismo. Como vc bem colocou, não basta discurso, precisa tb de condições objetivas, e a Rússia czarista era algo que lembrava a Inglaterra no século XVI. Da mesma forma como, na Inglattera, houve um processo lento, intricado, potencializado por 2 revoluções burguesas (a revolução Puritana e a revolução Gloriosa), até que ela se tornasse a potencia capitalista que se tornou no século XIX; a Rússia czarista teria que passar por um longo processo de acumulação de capital - o fato de os stalinistas chamarem aquilo de socialismo não altera numa vírgula o que aquilo realmente foi: uma experiência limitada de acumulação de capital, num formato não capitalista. Aqui entra tb o que o professor queria dizer com exploração. Exploração não é uma ação de um indivíduo maldoso para com um trabalhador bonzinho. Exploração é um elemento constituinte da sociabilidade capitalista (como era tb em outras sociedades pré-capitalistas, embora, nelas, a dinâmica fosse outra). Isto quer dizer que a sociabilidade capitalista precisa que os trabalhadores trabalhem (por exemplo, 8 horas, e recebam o equivalente a 4 horas). Isso não ocorre pq o patrão é ganancioso (embora tenha muitos esquerdistas - proudhonianos - que ficam falando em lucro justo: isto é uma bobagem, fruto de uma incompreensão completa do que é a sociabilidade capitalista), a exploração ocorre pq o capitalista tb tem uma família a sustentar e precisa acumular capital para fazer novos investimentos - por isso se chama mais valor, ou seja, é produzido um valor suficiente para recomeçar mais um ciclo de produção, e um mais valor para poder ampliar a produção (justamente para não ter que recomeçar sempre do zero, como ocorria, por exemplo, no modo de produção asiático). Isso, por si só, foi, durante séculos, algo com um efeito civilizatório impar na história mundial - capaz de convencer grandes pensadores como Smith, Ricardo, Hegel (e eles não estavam malucos em serem convencidos, nem Marx foi mais inteligente do que eles). Veja o que eles estavam pensando: ao acumular mais valor, a produção vai recomeçar sempre de um ponto mais avançado, acumulando novas tecnologias, novas técnicas de produção, etc. Assim, com o tempo, a produção crescerá de tal forma que toda a humanidade será beneficiada com isso. O que eles não puderam ver, é que o sistema não é racional. Portanto, a lógica do sistema era extremamente adequada para gerar desenvolvimento tecnológico e acumulação de capital num momento em que a carência humana era gigantesca. Conforme, a capacidade de atender essas carências aumenta, as maquinas começam a tornar desnecessário o trabalho de grandes parcelas da população mundial, etc. Aquilo que era uma lógica que favorecia o desenvolvimento humano, começa a se tornar algo extremamente regressivo. Pense, por exemplo, o quanto não é gasto com a produção de armamentos, enquanto bilhões de pessoas (espalhadas pelo mundo) vivem em situação de acentuada miséria material. Nessas condições, o que Marx defende é a necessidade de transitarmos para uma nova lógica. Mas, realmente, é algo que precisa ser pensado e construído a partir dessas condições objetivas. Este documentário (que não foi feito por marxistas) traz algumas propostas (que é o que vc disse, com razão, que sente falta): ruclips.net/video/4Z9WVZddH9w/видео.html
Assisti os primeiros minutos, parece ser muito interessante... estou meio sem tempo no momento (trabalho e estudo), mas assim q estiver menos atolado eu assistirei. Mas a primeira pergunta já é impactante: O que importa? No meu caso, ñ tenho grandes ambições, meu objetivo é fazer algo útil e passar mais tempo com minha família. Assim q assistir eu respondo.
os patrões sofrem? estar no mesmo local que seu funcionário então é decadencia cultural? decadência cultural pra quem? pro patrão ou pro funcionário ? cultura não tem nada ave com classe econômica.
🤣🤣🤣🤣🤣 mas vocês já viram a aula do lesbianismo adolescente da ROBERTINHA? " EU SOU O VH. EU TE AMO. EU SOU VOCÊ. EU VOU ME DECLARAR. TENHO QUE DIZER QUE EU NÃO APRENDI NADA E TE AAAAAAMOOOOOOOOOOO" Enfim. Eu tô rindo pra caralho. Forjando várias viadagens involuntárias.
Discordo apenas do que você disse sobre a mazela do pobre pensar como rico, preto pensar como branco, etc. Acho injusto cobrar a consciência do explorado e não do explorador. Claro que um dos trabalhos da esquerda atual, principalmente no RUclips e Twitch, é trabalhar a consciência de classe, mas culpar a mulher por criar um filho machista é golpeá-lo duas vezes com a cinta do patriarcado.
que delicia ouvir este cara, é cômico, este é o tipo de ego e mentalidade de esquerda fora da realidade, parabéns continuem assim, é deste jeito que queremos
Desculpa Paulo, antes pelo contrário, o discurso dele e do marxismo em geral, é totalmente sobre ódio, ódio de classe, ódio à exploração do homem pelo homem!
Me parece mais um sintoma da decadência cultural - e dos estranhamentos que os próprios patrões sofrem na vida cotidiana. O objetivo do comunismo não é a socialização da miséria, mas sim que vivamos todos nas condições sociais mais ricas e plenas de sentido.
Não é. O empregado vai na balada usando metade do seu salário (ou mais) pra se sentir participando de uma identidade, de um grupo que estaria no poder, no controle. E não é preciso que ele tenha consciência de fato sobre isso. O mesmo acontece quando o cara junta as migalhas que ganha pra comprar a marca x ou y, pq passa um status. Enquanto o patrão ta ali esbanjando o que não é dele (mais-valia), o despossuído joga o resto que ganha fora pra tentar preencher esse buraco.
O discurso marxista é muito bonito, feito na medida certa para enredar os incautos. Toda essa conversinha de igualdade, sabemos todos em que resultou: ou aceitamos sermos escravizados pelo Estado, ou nos resta o paredão.
TUDO QUE O ALYSSON MASCARO FALOU É MUITO VERDADEIRO E SÁBIO, PARABÉNS! PARABÉNS!!!!!!
Sou do Direito e sou marxista. É dificil ser minoria, realmente. Todos que fazem direito querem manter sua posição social e status quo, querem ganhar dinheiro, e aquele clichê todo. Nenhuma alma quer fazer criticas, digo nenhuma mesmo. Eu fico lá, estudando e estudando e achando criticas e mais criticas ao Direito. Sou um masoquista, porém quero lutar por dias melhores, pois eu também sofro com as desigualdades e com o mundo atomizado.
Obs: A filosofia pode ser a chave para fazer uma critica ao direito, assim como Karl Marx fez.
Vim dizer que você não está só.
Estou fazendo SERVIÇO SOCIAL ,é estou sofrendo com a hipocrisia dos professores marxista comunista socialista . #SEMPRE COMUNISTA EXPOSTO.
tbm do direito e tbm marxista. é foda
Vai ter que estudar mais e ligar os pais e o marxismo como transgressores ao ser consciente, familias quebradas, falta de uniao, falta de emancipacao do ser e nunca a um estado. Educador com poderes totalitarios,
Explorados pecadores, explorados pa sao indolentes, explorados pela politica, explorados por falta de ciencias, a grande classe teve privacoes e hj tem riquezas, a sociedade burra deu seu dinheiro aos industrializados.
Que cara fabuloso esse Alysson! Fã de carteirinha dele.
Pensamento sempre lúcido do prof Mascaro. Mt obg pelo vídeo
Esse professor é sensacional!
Pô, que mensagem revolucionária, que veio como um alento para mim. Eu acredito!
Estamos juntos, camarada 🙌🤝👏
O Alisson expõe as ideias impecavelmente.
Ele o Jessé Souza fazem um timaço de primeira grandeza intelectual e comunicativa.
Gratidão prof. Alisson
Referente as áreas do conhecimento parece que desconhecem a PHC ( Pedagogia Histórico-Critica) que um método pedagógico com base na teórica social marxista. Aplicada em muitas regiões, principalmente no Nordeste.
O prof. Alysson Mascaro é muito bom ouvir ele
Excelente! Tamos juntos!
Estás, triste? Cansado? Sei que resiste! Vida longa e muita saúde física, mental e espiritual, para continuar nos ensinado a lutar. Para lutarmos juntos. Salve, Mascaro! 🌹✊
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
A sociedade como um todo, precisa ouvir isso. Perfeito!
O ALYSSON MASCARO SEMPRE BRILHANTE NOS SEUS ARGUMENTOS. O RENATO RUSSO JÁ NOS FALA DE UMA GERAÇÃO COCA, SE ELE TIVESSE VIVO , IRIA VER QUE ESTAMOS PIORANDO DE FORMA ASSUSTADORA. GRANDE ABRAÇO ALYSSON MASCARO!!!!
2024, 8 anos depois, e a coisa piorou, exatamente na direção que Mascaro apontou.
Brilhante!!!
to vendo agora
sensacional
Façam um encontro em Porto Alegre, minha gente
Que aula maravilhosa, parabéns!
Caraca, um monte de comentário ridicularizando o cara. Não dá só pra ver o vídeo e refletir, respeitar?
Obrigado professor pela bela aula.
👏🏾👏🏿👏👏🏻esperança, afeto, pensamento crítico, resistência.
Vamos seguindo. Ninguém solta a mão de ninguém.❤
E violência
Muito papinho. Qual é a prática????
Perfeito!
Nossas armas são os livros, porque nossa luta é ideológica
Palavras de esperança lindas ❤
Salve professor Alysson Mascaro
Mandou a braba! 👏👏👏
Grande mestre.
"Em tempos de tragédia intelectual: resistência, meus senhores. Não é avançarmos com a moda, mas pelo contrário, não estarmos na moda". Logo, todo marxista é hipster. Questão de lógica.
Marx era hipster.
@Flávio Sousa foi uma piada, amigo. Nós marxistas temos de lutar por uma revolução das ideias correntes para integrar uma revolução material da realidade social. É disso que o Alysson fala. Só achei engraçado as palavras que ele usou.
Prof Mascaro, que prazer ouvir suas falas! obrigada
O Brasil não merece o prof. Mascaro.
Pode até ser, mas precisamos de muitos como ele!
Mas necessitamos
o direito dentre as ciências sociais é a mais conservadora, os advogados querem manter o status quo, ganhar dinheiro com honorários advocatícios com a problemática social: crimes por tráfico de drogas, causas trabalhistas, os civis que não querem o fim da moral casamento monogâmico família tradicional moral judaico cristã
+Rafael Sousa Só há Estado e Direito se existirem classes sociais. Acho que é um problema, para eles, imaginar se tornarem inúteis ^.^
É verdade. Mas há tambem os que enfrentam os bancos do curso de direito para adquirirem o instrumental necessário da crítica. O proprio Prof. Alysson é um deles. Nem todo bacharel em direito é um conservador sangue-suga.
@@CriticaMarxista Desculpe a ignorância, mas em uma sociedade com os antagonismos de classes reduzidos (o estágio do socialismo) não haveria m trabalhadores do direito?
Prof; falou tudo!
Sou da área do direito e marxista, mas já sou marxista desde os meus 16 anos quando ainda era um secundarista. Hoje com mais convicção, pois a compreensão é muito maior dos antagonismos do sistema de capital e da destruição que este sistema pode provocar no planeta e na própria sobrevivência da humanidade.
Gado
Conversa fiada, tú é um fudido qualquer que não tem capacidade de alcançar sucesso no capitalismo e quer roubar o direito daqueles que tem. Marxismo é coisa de frouxo sem capacidade intelectual ou talento para ser auto sustentável.
Sim! Você é gado!
Perfeito!
Viva Lenin e trotski
O cara é brabo tá!
Eu, da área de TI, um masoquista.
Tempos difíceis
Valeu!
Eu sou quase uma masoquista! :)
HAhahaha. É duro discordar dele, quando ele fala das FEAs, das engenharias...
Bacana, ver um jurista marxista!
Comentário de engajamento.
Eu sou professora és aluna Paulo Freire
Tem que acabar com o adolescente!!!
Brincadeiras a parte, excelente vídeo.
Obrigado.
Quero deixar q ñ gosto de Marx, mas admito ele ser uma figura de grande repercussão e temas abrangentes. Seu conceito de alienação é interessante: a ideologia das classes dominantes é um sistema q inverte a realidade, onde os ideais burgueses são as ideias principais. Essa ideologia faz com q as relações de produção regrada na exploração sejam ocultadas, contribuindo para a preservação das estruturas de dominação.
Esse conceito foi dito pelo professor como uma grande questão: "... a grande questão é q os explorados do mundo, em algum momento possam ultrapassar o limite de sua própria indigência interpretativa ideológica... q é feita pelas grandes máquinas da ideologia...". É realmente muito interessante!
Antes ele diz sobre o sentido do trabalhador, q a vida do explorado ñ tem sentido... eu ñ sou intelectual, mas faço parte da classe trabalhadora deste país! E digo q o sentido dessa vida sem sentido é fazer o q Karl Marx ñ fez, SUSTENTAR A FAMÍLIA COM TRABALHO DURO!
Agora vou usar uma linguagem coloquial... Um governo de merda e uma elite gananciosa fodem com a economia e quem paga o pato e a conta?? O trabalhador... pode ver na história ,desde a crise do café em 1929, 2008, ou a atual crise q atravessamos. E com isso sempre vem pessoas com os mesmos discursos "papagaiados" marxistas como solução! Para... já encheu o saco!!
Ñ concordo com tudo q o Prof. Dr. Alysson diz, mas gostei muito do vídeo, particularmente prefiro outros acadêmicos.
E por incrível q pareça, tem bastante gente com mais propostas de mudanças do q ideologias! Eu prefiro ficar com as propostas.
Obs: Ñ conheço o professor do vídeo, nem suas idéias, propostas, atividades, etc. Minha critica ñ é direcionada à ele, mas para as pessoas q defendem uma ideia e ñ a praticam.
Quando ele fala que é sem sentido viver para sustentar a família, basicamente, ele está dizendo que é sem sentido vc viver para continuar vivendo, pois é disso que se trata - eu trabalho para ter um salário, com esse salário eu garanto mais um mês de vida, que eu vou trabalhar para ganhar outro salário, para garantir mais um mês de vida...
Mas, sobre os outros pontos q vc levantou, dê uma olhada neste vídeo aqui: ruclips.net/video/UUL23-cdv2I/видео.html
Muito bom o vídeos! Mas é o mais do mesmo... critica ao capitalismo, marxismo e ideologia. Ñ vejo propostas de mudanças! Eloquência ñ vai resolver problemas.
Os Estados q tentaram adotar o comunismo se tornaram ditaduras autocráticas praticamente absolutistas!
A URSS se tornou um Stalinismo... e por falar de Stalin, e o assunto do vídeo q vc me mostrou... sobre os meios de produção. Então, Stalin confiscou as terras e instaurou um modelo de produção chamado de Fazendas Coletivas, onde a terra era do Estado e a produção tbm, a produção era dividida entre a população... adivinha o q aconteceu?! Ñ deu certo claro! As pessoas ñ gostaram de perder a terra e ñ ter direito ao resultado de seu trabalho, como consequência a produção agrícola caiu!!
Na ideia tudo é bonito, justo, igualitário e libertador... mas na prática ñ funciona tão bem assim.
Em questão de critica ao marxismo, para mim, as de Bakunin já bastam!
Gosto de propostas de soluções... Tem um economista q diz q o capitalismo precisa ser mais redistributivo, onde o Estado deve ser uma mão moderadora para diminuir as distancias das classes (as propostas dele me fazem lembrar de Keynes). Li um texto de um engenheiro propondo ser construídas pequenas usinas hidroelétricas, pois o país tem muitos rios, o impacto ambiental é menor, geraria mais empregos e ñ dependeríamos de poucas matrizes energéticas. Existem propostas reais, mas as pessoas preferem utopias ideológicas... creio q um dia o capitalismo irá ser substituído por outro modelo (ñ estarei vivo para ver), tudo ao seu tempo. Pois se ñ fosse esse sistema e o q a humanidade e o planeta está pagando, ñ teríamos os avanços tecnológicos em todas as áreas da ciência... mas um dia tem q acabar, pois os recursos são limitados!
Mas como já disse: tudo tem seu tempo.
Talvez ñ esteja conseguindo entender o ponto de vista do professor e o seu sobre o sentido do "explorado"... mas vejo como uma evolução pessoal. No meu caso, eu trabalho, sustento a família e estudo, tenho um objetivo. Isso desenvolve meus conhecimentos e minha práxis, mesmo estando inserido e atuando em um sistema capitalista, ñ consigo ver como uma vida sem sentido (talvez eu faça parte dos alienados). Mas tenho o minimo de noção da realidade a qual estou inserido, sou crítico e me alegro em entender opiniões adversas da minha... isso me faz aprender mais! Por isso gosto do diálogo e debate.
Calma. Vc está misturando coisas que foram ditas e pensadas por pessoas distintas e quase nenhuma delas foi dita e pensada por Marx. A URSS foi uma experiência limitada de acumulação de capital não-capitalista, mas não foi aquilo que Marx e muitos marxistas defendem como socialismo. Como vc bem colocou, não basta discurso, precisa tb de condições objetivas, e a Rússia czarista era algo que lembrava a Inglaterra no século XVI. Da mesma forma como, na Inglattera, houve um processo lento, intricado, potencializado por 2 revoluções burguesas (a revolução Puritana e a revolução Gloriosa), até que ela se tornasse a potencia capitalista que se tornou no século XIX; a Rússia czarista teria que passar por um longo processo de acumulação de capital - o fato de os stalinistas chamarem aquilo de socialismo não altera numa vírgula o que aquilo realmente foi: uma experiência limitada de acumulação de capital, num formato não capitalista.
Aqui entra tb o que o professor queria dizer com exploração. Exploração não é uma ação de um indivíduo maldoso para com um trabalhador bonzinho. Exploração é um elemento constituinte da sociabilidade capitalista (como era tb em outras sociedades pré-capitalistas, embora, nelas, a dinâmica fosse outra). Isto quer dizer que a sociabilidade capitalista precisa que os trabalhadores trabalhem (por exemplo, 8 horas, e recebam o equivalente a 4 horas). Isso não ocorre pq o patrão é ganancioso (embora tenha muitos esquerdistas - proudhonianos - que ficam falando em lucro justo: isto é uma bobagem, fruto de uma incompreensão completa do que é a sociabilidade capitalista), a exploração ocorre pq o capitalista tb tem uma família a sustentar e precisa acumular capital para fazer novos investimentos - por isso se chama mais valor, ou seja, é produzido um valor suficiente para recomeçar mais um ciclo de produção, e um mais valor para poder ampliar a produção (justamente para não ter que recomeçar sempre do zero, como ocorria, por exemplo, no modo de produção asiático). Isso, por si só, foi, durante séculos, algo com um efeito civilizatório impar na história mundial - capaz de convencer grandes pensadores como Smith, Ricardo, Hegel (e eles não estavam malucos em serem convencidos, nem Marx foi mais inteligente do que eles). Veja o que eles estavam pensando: ao acumular mais valor, a produção vai recomeçar sempre de um ponto mais avançado, acumulando novas tecnologias, novas técnicas de produção, etc. Assim, com o tempo, a produção crescerá de tal forma que toda a humanidade será beneficiada com isso. O que eles não puderam ver, é que o sistema não é racional. Portanto, a lógica do sistema era extremamente adequada para gerar desenvolvimento tecnológico e acumulação de capital num momento em que a carência humana era gigantesca. Conforme, a capacidade de atender essas carências aumenta, as maquinas começam a tornar desnecessário o trabalho de grandes parcelas da população mundial, etc. Aquilo que era uma lógica que favorecia o desenvolvimento humano, começa a se tornar algo extremamente regressivo. Pense, por exemplo, o quanto não é gasto com a produção de armamentos, enquanto bilhões de pessoas (espalhadas pelo mundo) vivem em situação de acentuada miséria material. Nessas condições, o que Marx defende é a necessidade de transitarmos para uma nova lógica. Mas, realmente, é algo que precisa ser pensado e construído a partir dessas condições objetivas. Este documentário (que não foi feito por marxistas) traz algumas propostas (que é o que vc disse, com razão, que sente falta): ruclips.net/video/4Z9WVZddH9w/видео.html
Assisti os primeiros minutos, parece ser muito interessante... estou meio sem tempo no momento (trabalho e estudo), mas assim q estiver menos atolado eu assistirei. Mas a primeira pergunta já é impactante: O que importa?
No meu caso, ñ tenho grandes ambições, meu objetivo é fazer algo útil e passar mais tempo com minha família.
Assim q assistir eu respondo.
Direito marxista existe ?
1vou ver se aconpanho ok.
sim, existem autores marxistas. pachukanis é o mais famoso
Legal, pensamento crítico é aquele que concorda com você, quem pensa o contrário é reacionário.
Parabéns
Onde está isso ?
Onde ele falou isso?
os patrões sofrem?
estar no mesmo local que seu funcionário então é decadencia cultural?
decadência cultural pra quem?
pro patrão ou pro funcionário ?
cultura não tem nada ave com classe econômica.
"cultura não tem nada ave com classe econômica." ??? Cultura é bem de consumo, amigão.
@@pedronascimento2001 como assim?
Pensamento crítico frankfurtiano?
xes R qual o problema?
@@marcusapolinario9356 n vai pra frente
🤣🤣🤣🤣🤣 mas vocês já viram a aula do lesbianismo adolescente da ROBERTINHA? " EU SOU O VH. EU TE AMO. EU SOU VOCÊ. EU VOU ME DECLARAR. TENHO QUE DIZER QUE EU NÃO APRENDI NADA E TE AAAAAAMOOOOOOOOOOO"
Enfim.
Eu tô rindo pra caralho. Forjando várias viadagens involuntárias.
EU SÓ AMO MACHO MESMOOOOOOOO
O BRIGADA POR NÓS ENCINAR A LIDAR COM O OUTRO.
Vichh.
.encinar
vou resumir o que ele disse: agora virou modinha ser contra comunismo
Discordo apenas do que você disse sobre a mazela do pobre pensar como rico, preto pensar como branco, etc.
Acho injusto cobrar a consciência do explorado e não do explorador. Claro que um dos trabalhos da esquerda atual, principalmente no RUclips e Twitch, é trabalhar a consciência de classe, mas culpar a mulher por criar um filho machista é golpeá-lo duas vezes com a cinta do patriarcado.
Que analise profunda........hahahahahahahahahahah
que delicia ouvir este cara, é cômico, este é o tipo de ego e mentalidade de esquerda fora da realidade, parabéns continuem assim, é deste jeito que queremos
Socialismo mata.
realmente sem paciência pra isso!
Adolescência intelectual? Nos anos 300 d.C. Sto Agostinho te dixavava Alysson
Eis aí um praticante de discurso de ódio que acusa os que não concordam com ele de praticar discurso de ódio...
Desculpa Paulo, antes pelo contrário, o discurso dele e do marxismo em geral, é totalmente sobre ódio, ódio de classe, ódio à exploração do homem pelo homem!
Só conversa é nada de prático . É a União soviética
É bom ser conservador.
quando o professor fala:
"o trabalhador e o patrão vão na mesma balada."
isso não é uma igualdade social ,em si ?
Me parece mais um sintoma da decadência cultural - e dos estranhamentos que os próprios patrões sofrem na vida cotidiana. O objetivo do comunismo não é a socialização da miséria, mas sim que vivamos todos nas condições sociais mais ricas e plenas de sentido.
@@CriticaMarxista hahahahahahhahahahahahayayayyahahagagahha
Não é. O empregado vai na balada usando metade do seu salário (ou mais) pra se sentir participando de uma identidade, de um grupo que estaria no poder, no controle. E não é preciso que ele tenha consciência de fato sobre isso. O mesmo acontece quando o cara junta as migalhas que ganha pra comprar a marca x ou y, pq passa um status.
Enquanto o patrão ta ali esbanjando o que não é dele (mais-valia), o despossuído joga o resto que ganha fora pra tentar preencher esse buraco.
Puxa, você desvobriu a roda: a solução para o ÓDIO DE CLASSES sem distribuição de renda nem igualdades ECONÔMICA, RACIAL e de GÊNERO!!!!
🤣 🤡 ☠️
O discurso marxista é muito bonito, feito na medida certa para enredar os incautos. Toda essa conversinha de igualdade, sabemos todos em que resultou: ou aceitamos sermos escravizados pelo Estado, ou nos resta o paredão.
Marx está refutado
A famosa pergunta, onde o socialismo/comunismo deu certo?
Samuel Batista Aquela pergunta clássica: você consegue falar sem ser por chavões de internet?
Quando a URSS derrotou a Alemanha, próxima
Desatualizado de propósito. Crime intelectual
Imagina um cara elitista Kkk
Eu sou quase uma masoquista! :)