No passado, em nome de um melhor equilíbrio entre as equipes, engessaram o regulamento. O tiro saiu pela culatra e as hegemonias aumentaram. A F1 deveria ter 2 regras apenas. Peso mínimo ( piloto e carro ) e potência máxima do motor. A criatividade deveria ser livre. O filme RUSH mostra um pouco disso. Cada carro era de um jeito, havia carro até de 6 rodas. Carros iguais é Fórmula Indy.
exatamente, excelente ideia, porem a FIA, parece que faz os regulamentos para favorecer certas equipes, por exemplo, em 2014 o regulamento foi moldado pra Mercedes, nesse agora em vigor está para Redbull, ja esse novo seria pra nova fabricante Volkswagen. infelizmente o que manda é dinheiro, e nisso eles estao matando o esporte!
Mas aí geraria outras questões, as equipes poderiam mudar completamente o carro durante a temporada? Porque há mais chances de uma ideia dar super certo e outra dar muito errado, do que duas ideias completamente diferentes conseguirem um ritmo parecido.
A Formula 1 sempre teve uma "Formula" que era seguida pelas equipes e isso não vai mudar e o regulamento não proibia aquela Tyrrell de existir(foi proibir muito tempo depois). No que diz respeito a motor, quase todo o grid usava o motor Ford Cosworth, que era o "kit padrão" da época
F1 tá piorando a cada ano, em 2014 o regulamento hibrido foi feito pra atrair novos fabricantes mas só a Honda entrou como nova forneçedora de fato, vergonhoso se comparado ao WEC que ao introduzir o regulamento dos hipercarros em 2021 entrou uma porrada de montadoras como Ferrari, Porsche, Lamborghini, Isotta, Cadillac, Peugeot, Alpine e em 2025 e Aston Martin
O custo para montar um hypercar e ter a possibilidade de vender para outras equipes e ainda poder correr em outros campeonatos é o que atrai. Na F1 para ter uma equipe você tem de construir um carro praticamente do 0 e com peças únicas. Isso mata
Tirar o MGU-H para atrair montadoras e rejeitar a Andretti com o grupo GM é contraditório. Tudo que tenho visto é a FOM fechar as portas para não dividir os dividendos da expansão do esporte.
@@velosorj007não precisa do V8 ou V10 voltarem, basta que eles façam boas escolhas nos designs dos motores (pessoalmente gostaria que usassem um VR5, mas acredito que não seria adotado devido sua complexidade)
A F1 tenta derrubar um monstro com suas regras.......e cria outro, isso é chover no molhado. A verdadeira competição acontece do meio do pelotão pra baixo já faz muito tempo.
Nada disso vai fazer diferença enquanto os carros da F1 forem um caminhão de tão gigantes. Eu tentaria diminuir um pouco entre-eixos dos carros, deixando eles com um tamanho um pouco mais próximo dos carros da geração 2010.
Bom, eles ficarão menores só que bem pouco, mas o tamanho também inclui a questão de segurança, Jules Bianchi morreu em 2014, deixar os carro com o tamanho parecido com 2010 não garante a segurança necessária para os pilotos, não dá pra correr risco.
Esse negócio de limite de velocidade vai ser horrível, em 2016 os carros chegaram a 370kph, hoje não passam de 360kph... Quanto maior a velocidade, mais qualidade no show e mais desafio pro piloto
Na minha opinião quem fez certo foi o WRC, fez uma pesquisa mundial, viu que o híbrido não era o foco dos seus fãs e já mandou tirar para o ano que vem, focando em combustíveis sintéticos ou verdes (tipo etanol)
Com a volta do reabastecimento já enxugava o peso em 50Kg. Mesmo com o aumento dos custo que poderia ser absorvido pela liberty. Largando com metade ou um terço do combustível, de cara pelo menos 50 kg a menos, sem contar que o carro poderia ainda ficar um pouco menor.
Da impressão de que o efeito solo foi feito pra Newey que é um gênio nesse tipo de carro,e tirar o trono da Mercedes. Agora 2026 parece que vai ser um regulamento imprevisível.(Espero que seja)
Caralhooooooo..... Que vídeo técnico e excelente explicação, e ainda vcs elaboram as imagens 3D dos carros e os esquemas dos motores... A única coisa que fico com o Pé atrás desses novos motores é que creio que o motor a combustão teria que ser mais potente, e daí sim juntar com o motor elétrico de 500 bhp...
O importante é que tenhamos carros semelhantes e que não possamos ter eras como de Schumacher, Hamilton e Verstapen e que vença o melhor piloto!! Parabéns pela reportagem THE RACE 👍👏👏👏👏👏👏
Ah, esqueci de dizer. Esse é o primeiro vídeo que eu vejo e já me inscreví no canal. Muito bom mesmo. E essa voz é muito conhecida por todos que Amam o Esporte Motor. Rsrsrsrs....... Grande abraço.
Essa mudança constante de regulamento técnico é pra evitar dinastias de uma equipe. Não está adiantando dona FIA. Não percebes que este século é dominado por apenas uma equipe em cada regulamento. Ferrari, Red Bull, Mercedes e agora Red Bull de novo... Vocês precisam de uma nova abordagem, essa aí já se mostrou falha no objetivo central.
A solução é voltar com os motores aspirados e investir em combustíveis sintéticos, deixar os carros mais leves e a aerodinâmica mais simples, com carros menores e mais ágeis
Eu acho, não tenho certeza, mas em breve a Ferrari vai voltar a dominar.....isso é ruim porque poucos ganham muito e muitos ganham pouco ou nada, estou falando de vitórias e campeonatos.
Seria legal ver uma McLarem vencer novamente, até uma Willians seria legal ver no P1 ou P2 do pódio ou uma Aston ou até mesmo a sonhadora Haas, mas isso é impossível sem bilhões de dólares.
deveria voltar os carro de 1994 com a segurança de hoje e motor 3.5 n importando a quantia de cilindros e combustivel sustentavel e alguma coisa sobre eletrecidade ...
Impossivel colocar toda a tecnologia atual num carro do tamanho dessa época. Inclusive, eles tem esse tamanho mais por questão de segurança, o mal disso é que tem pistas como Mônaco que são extremamente prejudicadas
Esse DRS é uma vergonha. Uma GAMBIARRA. Gastaram milhões nos estudos do efeito venture, mas, para ultrapassar inventaram uma gambiarra. A asinha maldita. Nivelamento por baixo. Algo horrorozo. Ou se tem que continuar com esta gambiarra que seja por tempo, digamos 5 minutos por corrida e o piloto usando quando achar melhor. 🙏ENGENHARIA REVERSA.
mas isso so vai ajudar os motores a combustão e a influencia do motor eletrico nn tem nenhum efeito significativo se nn tiver o de combustão, nos WEC, o motor eletrico sim movimenta o carro do 0, ja a F1 ta tentando conter isso, pra que motores eletricos nn sejam um diferencial, no maximo um adicional
Na realidade estão capando os motores, essa de ter um só turbo, limitar as rotação do turbo, não poder ter motores 4 cilindros que realmente seria mais econômico e mais torque em baixas rotações, proibir cabeçotes com retorno de válvulas por vácuo ou pressão, para desenvolver tudo para carros de rua normais, assim as limitações de rotações seria por desenvolvimento, e não uma obrigação! Deixar livre as rotações dos motores com tanto que segue a regra atual de durabilidade! Assim seria uma competição justa, e sim, poder mudar o projeto do motor uma vez no ano! E pelo amor, voltar os câmbios manuais, assim vamos ver quem são os pilotos de verdade, daqui a pouco vão trocar o volante por um controle de game!
Na minha opinião os motores de 2026 deveriam ser 2.0 V6 Biturbo gerando 550 kw + 400 kw do motor elétrico 10MJ/v o MGU-K ou (Kers) girando a 16.000 rpm todos com combustível E85 85% etanol e 15% gasolina de alta octanagem sem o limite do fluxo de combustível. Os dois motores combinados iriam gerar de 1250cv a 1300cv de potência. Já o chassis deveria contar com aerodinâmica ativa DRS na frente e traseira. Asas dianteiras menores 20cm mais estreitas no total. Carros 50 kg mais leves e com dimensões menores 10cm mais estreitos e 20 cm mais curtos.
Pra mim poderia ser um V12 2.0-2.5 biturbo híbrido girando em torno dos 17.000 rpm como nos anos 90. Traria de volta o som icônico da F1 mantendo eficiência energética e emissão dos gases reduzida. Agradaria gregos e troianos. O tamanho do carro e o peso deveriam arrumar um jeito de reduzir pro tamanho que era entre os anos 70-90 enquanto mantendo a segurança atual. E por último, encontrar uma solução com a tecnologia atual para que consigam andar na chuva como antigamente. Seria a F1 dos sonhos.
E onde iria caber essa jaca de metal? Um V12 é grande por si só, e mesmo que fosse o caso, não voltaria a ter aquela lendária sinfonia, iria ser mais alto, mas não seria igual@@JohnWyck
@willianbarros158 e é essa última parte é exatamente oque o público não quer, o público quer aquela sinfonia de volta, ou oque for mais perto disso, e de Brinde as disputas
Outra sugestão seria o Antigo motor 2.4 V8 aspirado passar por uma redução na cilindrada para 2.0 V8 e totalmente no Etanol girando a 18.000 rpms e seus 400 kw + 500 kw dos motores elétricos iria gerar uns 1200 cv. Lembrando que a redução de cilindrada não é minha vontade , mas como o mestre disse seria um aceno social e ecológico mostrando avanços na questão do meio ambiente e tendências da indústria por um combustível totalmente “ verde”
Essa ideia de 50?50 deveria ser mudada para um relação onde o motor o combustão com porcentagem maior...nesse caso também há possibilidade de redução do tamanho das rodas para ajudar na diminuição do peso?
Tinha de voltar a ter os motores tradicionais a combustão como V12, V10 ,V8 e hibrido V6 e L4 e ter mais times inclusive a Andretti e times clássicos como Lotus, Brabham, Alfa Romeo
Pra quem não entende o mínimo, é simples: A partir do momento em que a F1 se torna sustentável, é um tiro no pé atrás do outro, NÃO TEM O QUE FAZER. É uma cadeia de diretrizes e regras que se tornam problemas, posteriormente os problemas se tornam soluções mal resolvidas, que viram novos problemas e assim sucessivamente.
Por que diabos eles não aplicam essas regregras somente na Formula E, já que eles querem algo "sustentável" e "limpo".? A verdade é que eles querem acabar aos poucos com motor a combustão e fazer uma categoria somente para os "modinhas", os fãs de automobilismo de instagram que estão pouco se lixando se o motor é a combustão ou elétrico.
É... Parece que as novas montadoras entraram muito mais por conta do marketing da Liberty Media do que pelo desenvolvimento tecnológico. A F1 tá se perdendo.
se colocasse regras como peso minimo, quesitos no tamanho e largura, visando segurança para proteger os pilotos, limite de teto de gastos, sem controle de ABS, Traçao, largada automatica, carro semi-automatico(igual é hoje), coisas desse tipo nada de eletronica para guiar ou ajudar o piloto, basicas. deixando o estilo do carro ser efeito solo ou normal, motor V8, V6, V10, eletrico, pois assim cada equipe teria carta branca para atingir da melhor maneira a vitoria. teriamos um verdadeiro espetaculo, teriamos grandes inovaçoes, ate poderia ter hegemonias, porém rapidamente elas iriam acabar e o teto de gastos iria limitar o desenvolvimento de cada equipe!
E pensar que uma fabricante de bebidas precisa fabricar seu motor para tentar continuar competitiva. Enquanto outros fabricantes de Motores nao usam seus próprios motores.
Verdade fabricante de carro na F1 que não usa seus próprios motores aí vem uma fabricante de energético e da pau e todas as montadoras de motores que vergonha 😂 e agora vai fabrica seu próprio motor agora é que vai passar por cima mesmo 😂😂😂😂
Tiram a complexidade do motor e botam na aerodinâmica. Quem entende melhor o regulamento sempre sai na frente, mas um regulamento mais simples facilitaria a recuperação das demais equipes e reduziria o domínio da primeira. Não parece que é onde esse regulamento vai dar. Parece que vai ser mais do mesmo. 😕
Boa noite !!!!!! Me perdoem, mas não estou nem aí pra tecnologia. Acho a competição e o Esporte muito mais interessantes. A Fórmula 1 deveria estudar um pouco a Nascar. Carros praticamente iguais, motores praticamente iguais, com pouquíssima tecnologia e o "pau quebra" o tempo todo. Não existe corrida chata, não tem favoritos é puro espetáculo. Volta para os V10 aspirados e retira dos carros todos os apêndices aerodinâmicos. Deixa asa dianteira e traseira igual para todos. Deixa os carros mais simples e investe no crescimento do Grid. 20 carros apenas é muito chato. Obrigado pelo vídeo e parabéns pelo canal. Grande abraço.
Produção excelente, grande participação da lenda viva Lito Cavalcanti, mas só repassou informações dos caras que querem a todo custo vender a categoria. Se levarmos em conta a matemática básica (ela não mente): Pelos cálculos da própria FIA o ICE (motor a combustão) em 2026 vai gerar algo próximo a 400kw (536hp) e o MGU-K (motor elétrico), vai gerar 350kw (469hp). Enquanto a unidade de potencia atual tem potencia estimada em pelo menos 850hp no ICE (conservador) + 160hp MKU-K com fluxo ilimitado de energia do MGU-H para o K. A partir disso irei realizar cálculos para o circuito de Spa-francorchamps, onde em média se tem 83s de pé cravado durante uma volta. Irei desconsiderar o MGU-H, que hoje tem fluxo ilimitado de energia para o MGU-K e irei considerar o potencial máximo de descarga de energia durante uma volta para o MGU-K (cenário perfeito). Segue a conta: Converter o potencial de descarga de energia em uma volta (9 MJ) para kWh (kWh = MJ x 0.277778), no caso 2.5 kWh. Após isso irei dividir 1h em segundos (3600s) por 83s que seria o tempo em pé cravado de SPA (3600 / 83 = 43.37). Com isso agora podemos verificar a potencia média que o motor elétrico de 2026 conseguiria entregar durante uma volta de pé cravado em Spa é 43.37 x 2.5 kWh = 108kW ou 144hp médios durante uma volta em Spa, isso num cenário em que o carro consiga recuperar os 9MJ que eles podem usar durante uma volta. Se fizer a soma o carros andariam em Spa com em média 680hp durante uma volta, ante aos 850hp que os carros geram hoje somente no motor a combustão, fazendo a mesma conta ICE + MGU-K (sem considerar o MGU-H) = 913hp nos carros de hoje. Se for verificar o peso/potencia dos carros de hoje, levando em conta somente o motor a combustão (ICE), os carros tem algo próximo a 0,87kg/cv enquanto os carros de 2026, na melhor das hipóteses (748kg ante 798kg de hoje e levando em conta potencia média durante a volta 680hp) terão 1,1kg/cv. Pelo que a matemática básica entrega, tenho uma visão inversa ao que o video passa (no video só citaram a RedBull, mas pelo menos 3 equipes reportaram a FIA que a proposta de aerodinâmica para 2026 está trazendo carros muito difíceis de guiar), estou bastante pessimista com os regulamentos de 2026, não duvido que os carros de F2 e Superformula em 2026 sejam mais rápidos que os F1 em alguns circuitos.
Acredito que o regulamento da F1 está cada vez mais engessado, exatamente por ter uma abordagem no "como" e nunca "no que" se quer fazer. Isso acaba com a competitividade do esporte, e consequentemente, com sua graça. Acompanho a F1 desde criança, esse é o primeiro ano que não vejo uma corrida sequer até maio, por mais que ainda acompanhe as notícias e tal, pra mim a temporada nem começou ainda kkkk Ao meu ver, o regulamento deveria ser algo como: - O carro deve possuir um motor que consuma no máximo X quilos de combustível por hora, consequentemente emitindo X carbono. - A equipe pode gastar X milhões de dólares com motor. - Tem que ter um motor elétrico pra ajudar na potência. E deixa as equipes se virarem. V12, V10, V6, L4, monocilíndrico, com 2 turbos, sem turbo, azar, cada um que se vire. Motor que dura uma corrida, motor que dure a temporada inteira, cada um que se vire. O relgulamento se perdeu em dizer COMO queria alcançar seus objetivos, ao invés de simplesmente EXTERNAR esses objetivos, dando punições às equipes que não os alcançassem, e deixando que a criatividade dos engenheiros resolvessem os problemas. Colocando muito restritamente COMO se deseja fazer as coisas, acaba dando nesses domínios intermináveis.
A f1 tá complicando tanto mas tanto as regras q daqui um tempo se chegará a conclusão tudo aquilo q eles querem se atingirá simplificando o máximo possível. Se chegará a conclusão q o melhor será o retorno do V10 e diminuição do tamanho dos carros. Se atingirá tudo aquilo q eles buscaram com a complicados unidades de potencias.
Sou amante da F1, mas ate o regulamento atual nao fa sentido, para corrida! Ter que economizar combustível, economizar pneu! Não poder acelerar tudo, toque suave na guiada, e outros! Essas pisas tbm que tem "S" com traçado unico, alta velocidade na curva isso é ruim! O legal é uma velocidade menor na curva, e poder frear dentro da curva! Hoje tem que frear antes, quanto tempo nao vimos um "X"!?
A F1 deixou de ser emocionante deste 2014 quando entraram estes motores v6 modernos eficientes e muito sem graça. A solução deveria ser a volta do v8 adicionando turbo e usando combustível sintético igual ao que a porsche está desenvolvendo.
O etanol é super ecológico e pouco poluente. Desenvolver um etanol menos corrosivo ou um motor que suporte o etanol sem estragar seria algo que ajudaria na indústria automobilística em geral.
Alguém diminui o tamanho desse carro, por favor. E coloca um sistema de grid invertido, ja que ja sabemos que terão so 2 equipes descendentes competindo
Se hoje as equipes de ponta são 1 segundo mais rápidas do que as equipes de fundo. Com essa nova tecnologia "marciana" veremos abismos iguais a década de 90 quando os retardatários tomavam três, quatro voltas por prova.
Alguns poucos mimizentos em nome da poluição acabaram com a emoçâo da formula 1..... enquanto isso viajam em aviões a querosene que polui mais... mas é o que temos. Td muda.
Os carros tinham que diminuir de tamanho ainda mais. E pneus aro 16. Aro 18 é um absurdo. F1 anda perdendo a sua essência, infelizmente. Virou panelinha de milionários.
A Fia está fazendo de tudo pra acabar com a fórmula! Deveria sim chegar aos 400 km/h para rever todos o circuitos e carros, melhorando a segurança de ambos, retirar o mgk é um erro e mudar o mgu tbm, assim como e drs, ter seu tempo diminuído, o negócio é melhorar a aerodinâmica, tanto pro carro da frente e para o carro de trás! O negócio é ver briga na pista, que era antigamente, hoje em dia tem muita mamãezada! Os carros hoje estão lentos, as corridas chatas e realmente a fórmula 2 está mais emocionante, a fia vai fazer a fórmula 2, ficar chata TBM
F1 cada vez mais artificial, restritiva e monótona. Caminhando a passos largos para perder a essência do automobilismo e se tornar um desfile de carros de corrida usado como ferramenta de marketing, oportunidade de negócios, definir as tendências do mercado automobilístico, corporativismo, etc. Os pilotos cada vez mais domesticados e dóceis, evitam manobras arrojadas se limitando a monótonas e entediantes passagens com DRS . Quem ousar uma manobra mais arrojada é imediatamente punido e forçado a seguir a cartilha. Os pilotos estão deixando de ser competidores duros e determinados a vencer e se tornando estrelas e celebridades mundiais, ídolos de comportamento fabricado, padronizado e quase nada de autenticidade e carisma. Muitos de seus fãs mais novos sequer gostam, entendem ou se interessam pelo esporte, só importa o culto ao ídolo, o fanatismo e a bajulação. Tudo cada vez mais artificial, vazio, deturpado e sem alma. No entanto, o número de novos fãs pelo mundo só cresce assim como o faturamento, sinal de que esse novo conceito da F1 só vai se fortalecer e fazer um enorme estrago.
Não acredito nessa foto da terra, mas acredito que o domo está sendo arrastado da Austrália para o centro verdadeiro, cedo ou tarde o Brasil também ira ouvir este som, veja no mapa que os USA está no caminho do Brasil.
Estão apagando os comentários mais inteligentes aqui. Começa mal este canal. Apagaram um comentário que diz que “Resumindo, essa coisa de diminuição de CO2, uma falácia, está acabando com o esporte, tornando o motor um gerador de energia elétrica.” Motores a combustão a etanol, o verdadeiro combustível ecológico, seriam a solução.
A FIA parece aquele bonequinho dos jogos mortais no fundo ela só mostrar que é relevante por que na verdade ela não serve de nada a Fórmula 1 deveria ser independente da FIA
No passado, em nome de um melhor equilíbrio entre as equipes, engessaram o regulamento. O tiro saiu pela culatra e as hegemonias aumentaram. A F1 deveria ter 2 regras apenas. Peso mínimo ( piloto e carro ) e potência máxima do motor. A criatividade deveria ser livre. O filme RUSH mostra um pouco disso. Cada carro era de um jeito, havia carro até de 6 rodas.
Carros iguais é Fórmula Indy.
exatamente, excelente ideia, porem a FIA, parece que faz os regulamentos para favorecer certas equipes, por exemplo, em 2014 o regulamento foi moldado pra Mercedes, nesse agora em vigor está para Redbull, ja esse novo seria pra nova fabricante Volkswagen.
infelizmente o que manda é dinheiro, e nisso eles estao matando o esporte!
Mas aí geraria outras questões, as equipes poderiam mudar completamente o carro durante a temporada? Porque há mais chances de uma ideia dar super certo e outra dar muito errado, do que duas ideias completamente diferentes conseguirem um ritmo parecido.
A Formula 1 sempre teve uma "Formula" que era seguida pelas equipes e isso não vai mudar e o regulamento não proibia aquela Tyrrell de existir(foi proibir muito tempo depois). No que diz respeito a motor, quase todo o grid usava o motor Ford Cosworth, que era o "kit padrão" da época
F1 tá piorando a cada ano, em 2014 o regulamento hibrido foi feito pra atrair novos fabricantes mas só a Honda entrou como nova forneçedora de fato, vergonhoso se comparado ao WEC que ao introduzir o regulamento dos hipercarros em 2021 entrou uma porrada de montadoras como Ferrari, Porsche, Lamborghini, Isotta, Cadillac, Peugeot, Alpine e em 2025 e Aston Martin
Inclusive a F1 está fazendo de tudo pra Andretti-Cadillac não entrar na categoria 🤦🏽♂️
O custo para montar um hypercar e ter a possibilidade de vender para outras equipes e ainda poder correr em outros campeonatos é o que atrai. Na F1 para ter uma equipe você tem de construir um carro praticamente do 0 e com peças únicas. Isso mata
@@rs.911 Além de você poder terceirizar partes do carro. Se não me engano a Acura e a Alpine tiveram o chassi feito pela Oreca ou Dallara
Até agora, o melhor vídeo que vi sobre o assunto! Bem editado, explicação clara... Parabéns pro pessoal da THE RACE BR 👏
O Mestre Lito Cavalcanti é o máximo. E um grande entrevistador também.
Tirar o MGU-H para atrair montadoras e rejeitar a Andretti com o grupo GM é contraditório. Tudo que tenho visto é a FOM fechar as portas para não dividir os dividendos da expansão do esporte.
Corrupção e acordos internos
VOLTA V10 !
Até um V8 ja estaria bom, rs. Mas quem viveu essa epoca viveu, o resto é vt do youtube.
@@velosorj007não precisa do V8 ou V10 voltarem, basta que eles façam boas escolhas nos designs dos motores (pessoalmente gostaria que usassem um VR5, mas acredito que não seria adotado devido sua complexidade)
Chegou o chupeta que acha que carro é só motor.
*Mais um vídeo ultra mega fodástico*
A F1 tenta derrubar um monstro com suas regras.......e cria outro, isso é chover no molhado.
A verdadeira competição acontece do meio do pelotão pra baixo já faz muito tempo.
Nada disso vai fazer diferença enquanto os carros da F1 forem um caminhão de tão gigantes.
Eu tentaria diminuir um pouco entre-eixos dos carros, deixando eles com um tamanho um pouco mais próximo dos carros da geração 2010.
se eles ficarem maiores doq hj,monaco vai ser uma pista impossivel de completar
Bom, eles ficarão menores só que bem pouco, mas o tamanho também inclui a questão de segurança, Jules Bianchi morreu em 2014, deixar os carro com o tamanho parecido com 2010 não garante a segurança necessária para os pilotos, não dá pra correr risco.
Esse negócio de limite de velocidade vai ser horrível, em 2016 os carros chegaram a 370kph, hoje não passam de 360kph... Quanto maior a velocidade, mais qualidade no show e mais desafio pro piloto
Não conhecia esse canal, mas o vídeo é tão bom, que ganharam um novo inscrito. Ótima qualidade e muita informação boa. Parabéns!!
Agradecemos
Bom outra esperança é pela melhora no barulho dos motores com a ausência do MGU-H, para nós isso é 60% do espetáculo.
O problema é que os motores de combustão serão mais fracos e aparentemente mais silenciosos...
Eu tmb espero. Mas o chato é a potência vim 50% do motor elétrico
Na minha opinião quem fez certo foi o WRC, fez uma pesquisa mundial, viu que o híbrido não era o foco dos seus fãs e já mandou tirar para o ano que vem, focando em combustíveis sintéticos ou verdes (tipo etanol)
Com a volta do reabastecimento já enxugava o peso em 50Kg. Mesmo com o aumento dos custo que poderia ser absorvido pela liberty. Largando com metade ou um terço do combustível, de cara pelo menos 50 kg a menos, sem contar que o carro poderia ainda ficar um pouco menor.
Nostalgico ouvir o Litto Cavalcanti. Bons tempos de F1 no sportv
Da impressão de que o efeito solo foi feito pra Newey que é um gênio nesse tipo de carro,e tirar o trono da Mercedes. Agora 2026 parece que vai ser um regulamento imprevisível.(Espero que seja)
É porque quando o Newey começou a ter contato com a F1, lá nos anos 1980, ela usava o efeito solo nos carros então ele tinha o conhecimento já
Caralhooooooo..... Que vídeo técnico e excelente explicação, e ainda vcs elaboram as imagens 3D dos carros e os esquemas dos motores...
A única coisa que fico com o Pé atrás desses novos motores é que creio que o motor a combustão teria que ser mais potente, e daí sim juntar com o motor elétrico de 500 bhp...
Excelente formato, ótimo texto!
Obrigado pelo elogio
O importante é que tenhamos carros semelhantes e que não possamos ter eras como de Schumacher, Hamilton e Verstapen e que vença o melhor piloto!!
Parabéns pela reportagem THE RACE 👍👏👏👏👏👏👏
Tem que lembrar do Vettel tbm…
Ah, esqueci de dizer. Esse é o primeiro vídeo que eu vejo e já me inscreví no canal.
Muito bom mesmo.
E essa voz é muito conhecida por todos que Amam o Esporte Motor.
Rsrsrsrs.......
Grande abraço.
Muito obrigado e seja bem-vindo 👍
@@wearetherace_br boa tarde.
Obrigado pela atenção por ter respondido.
Grande abraço.
Essa mudança constante de regulamento técnico é pra evitar dinastias de uma equipe. Não está adiantando dona FIA. Não percebes que este século é dominado por apenas uma equipe em cada regulamento. Ferrari, Red Bull, Mercedes e agora Red Bull de novo... Vocês precisam de uma nova abordagem, essa aí já se mostrou falha no objetivo central.
A solução é voltar com os motores aspirados e investir em combustíveis sintéticos, deixar os carros mais leves e a aerodinâmica mais simples, com carros menores e mais ágeis
Acabou a F1 por causa dessas idiotices de motor elétrico
Sabe de nada tiozão kkkkk
Eu acho, não tenho certeza, mas em breve a Ferrari vai voltar a dominar.....isso é ruim porque poucos ganham muito e muitos ganham pouco ou nada, estou falando de vitórias e campeonatos.
Sua voz é excepcional vc deveria criar um curso de horatoria
Excelente analise
Seria legal ver uma McLarem vencer novamente, até uma Willians seria legal ver no P1 ou P2 do pódio ou uma Aston ou até mesmo a sonhadora Haas, mas isso é impossível sem bilhões de dólares.
É preciso acabar com a hegemonia das equipes, isso está matando a F1
deveria voltar os carro de 1994 com a segurança de hoje e motor 3.5 n importando a quantia de cilindros e combustivel sustentavel e alguma coisa sobre eletrecidade ...
Impossivel colocar toda a tecnologia atual num carro do tamanho dessa época. Inclusive, eles tem esse tamanho mais por questão de segurança, o mal disso é que tem pistas como Mônaco que são extremamente prejudicadas
Falou pouco e só falou merda.
Esse DRS é uma vergonha.
Uma GAMBIARRA.
Gastaram milhões nos estudos do efeito venture, mas, para ultrapassar inventaram uma gambiarra.
A asinha maldita.
Nivelamento por baixo.
Algo horrorozo.
Ou se tem que continuar com esta gambiarra que seja por tempo, digamos 5 minutos por corrida e o piloto usando quando achar melhor.
🙏ENGENHARIA REVERSA.
Será outro tiro no pé da F1 ?
Provavelmente
Grande mestre Lito Cavalcanti.
Concluindo, a especulação ambiental acabando com tudo, enchendo o bolso dos ambientalistas e acabando com os esportes a motor.
mas isso so vai ajudar os motores a combustão e a influencia do motor eletrico nn tem nenhum efeito significativo se nn tiver o de combustão, nos WEC, o motor eletrico sim movimenta o carro do 0, ja a F1 ta tentando conter isso, pra que motores eletricos nn sejam um diferencial, no maximo um adicional
Vai assistir Stock Car então.
@@raphinhax4 enzo. Vira homem
@@Lyendell-un1dk sim. Mas colocar 50% da potência do carro no motor elétrico é ruim
Na realidade estão capando os motores, essa de ter um só turbo, limitar as rotação do turbo, não poder ter motores 4 cilindros que realmente seria mais econômico e mais torque em baixas rotações, proibir cabeçotes com retorno de válvulas por vácuo ou pressão, para desenvolver tudo para carros de rua normais, assim as limitações de rotações seria por desenvolvimento, e não uma obrigação! Deixar livre as rotações dos motores com tanto que segue a regra atual de durabilidade! Assim seria uma competição justa, e sim, poder mudar o projeto do motor uma vez no ano! E pelo amor, voltar os câmbios manuais, assim vamos ver quem são os pilotos de verdade, daqui a pouco vão trocar o volante por um controle de game!
Na minha opinião os motores de 2026 deveriam ser 2.0 V6 Biturbo gerando 550 kw + 400 kw do motor elétrico 10MJ/v o MGU-K ou (Kers) girando a 16.000 rpm todos com combustível E85 85% etanol e 15% gasolina de alta octanagem sem o limite do fluxo de combustível. Os dois motores combinados iriam gerar de 1250cv a 1300cv de potência.
Já o chassis deveria contar com aerodinâmica ativa DRS na frente e traseira.
Asas dianteiras menores 20cm mais estreitas no total.
Carros 50 kg mais leves e com dimensões menores 10cm mais estreitos e 20 cm mais curtos.
Pra mim poderia ser um V12 2.0-2.5 biturbo híbrido girando em torno dos 17.000 rpm como nos anos 90. Traria de volta o som icônico da F1 mantendo eficiência energética e emissão dos gases reduzida. Agradaria gregos e troianos. O tamanho do carro e o peso deveriam arrumar um jeito de reduzir pro tamanho que era entre os anos 70-90 enquanto mantendo a segurança atual. E por último, encontrar uma solução com a tecnologia atual para que consigam andar na chuva como antigamente. Seria a F1 dos sonhos.
E onde iria caber essa jaca de metal? Um V12 é grande por si só, e mesmo que fosse o caso, não voltaria a ter aquela lendária sinfonia, iria ser mais alto, mas não seria igual@@JohnWyck
@willianbarros158 é uma boa, mas a F1 tem uma parte bem saudosista, ela não deixaria os motores em V só pelo desejo do público
@willianbarros158 e é essa última parte é exatamente oque o público não quer, o público quer aquela sinfonia de volta, ou oque for mais perto disso, e de Brinde as disputas
Outra sugestão seria o Antigo motor 2.4 V8 aspirado passar por uma redução na cilindrada para 2.0 V8 e totalmente no Etanol girando a 18.000 rpms e seus 400 kw + 500 kw dos motores elétricos iria gerar uns 1200 cv. Lembrando que a redução de cilindrada não é minha vontade , mas como o mestre disse seria um aceno social e ecológico mostrando avanços na questão do meio ambiente e tendências da indústria por um combustível totalmente “ verde”
Essa ideia de 50?50 deveria ser mudada para um relação onde o motor o combustão com porcentagem maior...nesse caso também há possibilidade de redução do tamanho das rodas para ajudar na diminuição do peso?
Boa, Lito!🎉
Tinha de voltar a ter os motores tradicionais a combustão como V12, V10 ,V8 e hibrido V6 e L4 e ter mais times inclusive a Andretti e times clássicos como Lotus, Brabham, Alfa Romeo
Isso provavelmente nunca mais acontecerá
Brabham fechou as portas a 32 anos
Os V8 precisam voltar porque o som desse motor é uma melodia
Esse regulamento vai ser um caos no primeiro ano 😂 .
Eu realmente não sei o que pensar sobre isso...
Pra quem não entende o mínimo, é simples: A partir do momento em que a F1 se torna sustentável, é um tiro no pé atrás do outro, NÃO TEM O QUE FAZER. É uma cadeia de diretrizes e regras que se tornam problemas, posteriormente os problemas se tornam soluções mal resolvidas, que viram novos problemas e assim sucessivamente.
Por que diabos eles não aplicam essas regregras somente na Formula E, já que eles querem algo "sustentável" e "limpo".?
A verdade é que eles querem acabar aos poucos com motor a combustão e fazer uma categoria somente para os "modinhas", os fãs de automobilismo de instagram que estão pouco se lixando se o motor é a combustão ou elétrico.
É... Parece que as novas montadoras entraram muito mais por conta do marketing da Liberty Media do que pelo desenvolvimento tecnológico. A F1 tá se perdendo.
Tomara que esse regulamento seja um fiasco.😒
Eu quero que todo mundo fique perdido em 2026 e a gente veja uns pódios bem improváveis...
se colocasse regras como peso minimo, quesitos no tamanho e largura, visando segurança para proteger os pilotos, limite de teto de gastos, sem controle de ABS, Traçao, largada automatica, carro semi-automatico(igual é hoje), coisas desse tipo nada de eletronica para guiar ou ajudar o piloto, basicas.
deixando o estilo do carro ser efeito solo ou normal, motor V8, V6, V10, eletrico, pois assim cada equipe teria carta branca para atingir da melhor maneira a vitoria.
teriamos um verdadeiro espetaculo, teriamos grandes inovaçoes,
ate poderia ter hegemonias, porém rapidamente elas iriam acabar e o teto de gastos iria limitar o desenvolvimento de cada equipe!
E o combustivel, será sintético? Mais etanol na gasolina?
E pensar que uma fabricante de bebidas precisa fabricar seu motor para tentar continuar competitiva. Enquanto outros fabricantes de Motores nao usam seus próprios motores.
Verdade fabricante de carro na F1 que não usa seus próprios motores aí vem uma fabricante de energético e da pau e todas as montadoras de motores que vergonha 😂 e agora vai fabrica seu próprio motor agora é que vai passar por cima mesmo 😂😂😂😂
Ótima explicação!!
Mas acho que inventaram d+
Tiram a complexidade do motor e botam na aerodinâmica. Quem entende melhor o regulamento sempre sai na frente, mas um regulamento mais simples facilitaria a recuperação das demais equipes e reduziria o domínio da primeira. Não parece que é onde esse regulamento vai dar. Parece que vai ser mais do mesmo. 😕
Boa noite !!!!!!
Me perdoem, mas não estou nem aí pra tecnologia.
Acho a competição e o Esporte muito mais interessantes.
A Fórmula 1 deveria estudar um pouco a Nascar.
Carros praticamente iguais, motores praticamente iguais, com pouquíssima tecnologia e o "pau quebra" o tempo todo.
Não existe corrida chata, não tem favoritos é puro espetáculo.
Volta para os V10 aspirados e retira dos carros todos os apêndices aerodinâmicos.
Deixa asa dianteira e traseira igual para todos.
Deixa os carros mais simples e investe no crescimento do Grid.
20 carros apenas é muito chato.
Obrigado pelo vídeo e parabéns pelo canal.
Grande abraço.
Comeca errado com mensagem ambiental positiva
Produção excelente, grande participação da lenda viva Lito Cavalcanti, mas só repassou informações dos caras que querem a todo custo vender a categoria. Se levarmos em conta a matemática básica (ela não mente):
Pelos cálculos da própria FIA o ICE (motor a combustão) em 2026 vai gerar algo próximo a 400kw (536hp) e o MGU-K (motor elétrico), vai gerar 350kw (469hp). Enquanto a unidade de potencia atual tem potencia estimada em pelo menos 850hp no ICE (conservador) + 160hp MKU-K com fluxo ilimitado de energia do MGU-H para o K.
A partir disso irei realizar cálculos para o circuito de Spa-francorchamps, onde em média se tem 83s de pé cravado durante uma volta. Irei desconsiderar o MGU-H, que hoje tem fluxo ilimitado de energia para o MGU-K e irei considerar o potencial máximo de descarga de energia durante uma volta para o MGU-K (cenário perfeito).
Segue a conta:
Converter o potencial de descarga de energia em uma volta (9 MJ) para kWh (kWh = MJ x 0.277778), no caso 2.5 kWh. Após isso irei dividir 1h em segundos (3600s) por 83s que seria o tempo em pé cravado de SPA (3600 / 83 = 43.37). Com isso agora podemos verificar a potencia média que o motor elétrico de 2026 conseguiria entregar durante uma volta de pé cravado em Spa é 43.37 x 2.5 kWh = 108kW ou 144hp médios durante uma volta em Spa, isso num cenário em que o carro consiga recuperar os 9MJ que eles podem usar durante uma volta. Se fizer a soma o carros andariam em Spa com em média 680hp durante uma volta, ante aos 850hp que os carros geram hoje somente no motor a combustão, fazendo a mesma conta ICE + MGU-K (sem considerar o MGU-H) = 913hp nos carros de hoje.
Se for verificar o peso/potencia dos carros de hoje, levando em conta somente o motor a combustão (ICE), os carros tem algo próximo a 0,87kg/cv enquanto os carros de 2026, na melhor das hipóteses (748kg ante 798kg de hoje e levando em conta potencia média durante a volta 680hp) terão 1,1kg/cv.
Pelo que a matemática básica entrega, tenho uma visão inversa ao que o video passa (no video só citaram a RedBull, mas pelo menos 3 equipes reportaram a FIA que a proposta de aerodinâmica para 2026 está trazendo carros muito difíceis de guiar), estou bastante pessimista com os regulamentos de 2026, não duvido que os carros de F2 e Superformula em 2026 sejam mais rápidos que os F1 em alguns circuitos.
Acredito que o regulamento da F1 está cada vez mais engessado, exatamente por ter uma abordagem no "como" e nunca "no que" se quer fazer. Isso acaba com a competitividade do esporte, e consequentemente, com sua graça.
Acompanho a F1 desde criança, esse é o primeiro ano que não vejo uma corrida sequer até maio, por mais que ainda acompanhe as notícias e tal, pra mim a temporada nem começou ainda kkkk
Ao meu ver, o regulamento deveria ser algo como:
- O carro deve possuir um motor que consuma no máximo X quilos de combustível por hora, consequentemente emitindo X carbono.
- A equipe pode gastar X milhões de dólares com motor.
- Tem que ter um motor elétrico pra ajudar na potência.
E deixa as equipes se virarem. V12, V10, V6, L4, monocilíndrico, com 2 turbos, sem turbo, azar, cada um que se vire. Motor que dura uma corrida, motor que dure a temporada inteira, cada um que se vire.
O relgulamento se perdeu em dizer COMO queria alcançar seus objetivos, ao invés de simplesmente EXTERNAR esses objetivos, dando punições às equipes que não os alcançassem, e deixando que a criatividade dos engenheiros resolvessem os problemas.
Colocando muito restritamente COMO se deseja fazer as coisas, acaba dando nesses domínios intermináveis.
V10 e carros pequenos deviam voltar, muito mais barato e interessante
Eu não gostei das Regulamentações de 2026 eu Achei os Carros de 2022(após também) bons! eu também gosto do DRS😞
A f1 tá complicando tanto mas tanto as regras q daqui um tempo se chegará a conclusão tudo aquilo q eles querem se atingirá simplificando o máximo possível. Se chegará a conclusão q o melhor será o retorno do V10 e diminuição do tamanho dos carros. Se atingirá tudo aquilo q eles buscaram com a complicados unidades de potencias.
Sou amante da F1, mas ate o regulamento atual nao fa sentido, para corrida!
Ter que economizar combustível, economizar pneu!
Não poder acelerar tudo, toque suave na guiada, e outros!
Essas pisas tbm que tem "S" com traçado unico, alta velocidade na curva isso é ruim!
O legal é uma velocidade menor na curva, e poder frear dentro da curva!
Hoje tem que frear antes, quanto tempo nao vimos um "X"!?
A F1 deixou de ser emocionante deste 2014 quando entraram estes motores v6 modernos eficientes e muito sem graça. A solução deveria ser a volta do v8 adicionando turbo e usando combustível sintético igual ao que a porsche está desenvolvendo.
O etanol é super ecológico e pouco poluente. Desenvolver um etanol menos corrosivo ou um motor que suporte o etanol sem estragar seria algo que ajudaria na indústria automobilística em geral.
Uma estupidez que fizeram no atual regulamento foi o aumento brutal do tamanho das rodas, de 13" pra 18".
Em 2022 eles criticaram porque a mercedes estava no auge, agora , as coisas inverteram.
Os caras estão construindo um trator. Duvido muito que fiquem menos pesados.
R.I.P. F1
Alguém diminui o tamanho desse carro, por favor. E coloca um sistema de grid invertido, ja que ja sabemos que terão so 2 equipes descendentes competindo
A sensação é que a FIA tá atirando no escuro e aí pode acontecer qualquer coisa... inclusive dar MUITO ruim
O que eu sei é que 2025 será a última temporada que vou assistir de F1, 2026 não vou acompanhar mais nada.
Se hoje as equipes de ponta são 1 segundo mais rápidas do que as equipes de fundo.
Com essa nova tecnologia "marciana" veremos abismos iguais a década de 90 quando os retardatários tomavam três, quatro voltas por prova.
Alguns poucos mimizentos em nome da poluição acabaram com a emoçâo da formula 1..... enquanto isso viajam em aviões a querosene que polui mais... mas é o que temos. Td muda.
Os carros tinham que diminuir de tamanho ainda mais. E pneus aro 16. Aro 18 é um absurdo. F1 anda perdendo a sua essência, infelizmente. Virou panelinha de milionários.
👏👏👏👏
A Fia está fazendo de tudo pra acabar com a fórmula! Deveria sim chegar aos 400 km/h para rever todos o circuitos e carros, melhorando a segurança de ambos, retirar o mgk é um erro e mudar o mgu tbm, assim como e drs, ter seu tempo diminuído, o negócio é melhorar a aerodinâmica, tanto pro carro da frente e para o carro de trás! O negócio é ver briga na pista, que era antigamente, hoje em dia tem muita mamãezada! Os carros hoje estão lentos, as corridas chatas e realmente a fórmula 2 está mais emocionante, a fia vai fazer a fórmula 2, ficar chata TBM
Desculpa a retirada do MGU-k
F1 cada vez mais artificial, restritiva e monótona.
Caminhando a passos largos para perder a essência do automobilismo e se tornar um desfile de carros de corrida usado como ferramenta de marketing, oportunidade de negócios, definir as tendências do mercado automobilístico, corporativismo, etc.
Os pilotos cada vez mais domesticados e dóceis, evitam manobras arrojadas se limitando a monótonas e entediantes passagens com DRS . Quem ousar uma manobra mais arrojada é imediatamente punido e forçado a seguir a cartilha.
Os pilotos estão deixando de ser competidores duros e determinados a vencer e se tornando estrelas e celebridades mundiais, ídolos de comportamento fabricado, padronizado e quase nada de autenticidade e carisma. Muitos de seus fãs mais novos sequer gostam, entendem ou se interessam pelo esporte, só importa o culto ao ídolo, o fanatismo e a bajulação.
Tudo cada vez mais artificial, vazio, deturpado e sem alma.
No entanto, o número de novos fãs pelo mundo só cresce assim como o faturamento, sinal de que esse novo conceito da F1 só vai se fortalecer e fazer um enorme estrago.
Não acredito nessa foto da terra, mas acredito que o domo está sendo arrastado da Austrália para o centro verdadeiro, cedo ou tarde o Brasil também ira ouvir este som, veja no mapa que os USA está no caminho do Brasil.
Estão apagando os comentários mais inteligentes aqui. Começa mal este canal. Apagaram um comentário que diz que “Resumindo, essa coisa de diminuição de CO2, uma falácia, está acabando com o esporte, tornando o motor um gerador de energia elétrica.”
Motores a combustão a etanol, o verdadeiro combustível ecológico, seriam a solução.
Fórmula Truck
Mais uma cagada a vista.
A cada novo regulamento as coisas só pioram e fora a aparência e peso ridículos dos F1 atuais.
F1 nuthelando, e fim da categoria 😢
A FIA parece aquele bonequinho dos jogos mortais no fundo ela só mostrar que é relevante por que na verdade ela não serve de nada a Fórmula 1 deveria ser independente da FIA
Tudo tão complexo e cheio de meandros 😢. F1 deveria resumir em borracha na pista e talento do pilotos.
Voz de Lito?
O próprio.
Essa coisa ridícula em cima dos pneus vão continuar? Que coisa ridícula...parece um paralama ao contrário
Tudo esta se acabando
Bem complexo
F1 atual é muito chata...sorry, mas é a minha opinião. Não vou bancar o tiozão saudosista, mas que troço chato.
🖐️
Fazem tudo p piorar a f1
regras da f1 e tudo nutella
a F1 esta indo para um caminho de bosta!!!
Hamilzete fazendo vídeo. Nem usa a própria voz...
Veracidade 0%
Tu tá ligado que esse canal é gringo né? O litro Cavalcanti tem seu próprio canal de esporte a motor
Corrida pior do que as de kart
Fato
e os carros pequenos que merda . um motor normal e um carro pequeno sem essa bosta de bateria lixo lixo