Muito obrigado Tiago pelo comentário. Que bom que você gostou, estamos trabalhando para trazer sempre boas informações para os nossos seguidores e para quem gosta de armamento.
Obrigado pelas dicas vai me ajudar muito relembrar esses conceitos no dia 29/07 as gora na minha prova para Armeiro na PF em BH att Marcos pouso Alegre.
Perfeitamente explicado, o termo espingarda realmente nem existe no idioma espanhol e também na Itália é chamada quase que via de regra ESCOPETA. SUCESSO SEMPRE
Muito boa a sua explicação. Gostei da definição sobre a carabina: arma longo de alma raiada que dispara munições de arma de porte, como revólveres e pistolas. É bem interessante...
Não foi bem isso que ele disse. Uma carabina pode ter munições mais potentes, desde que seja menor que um fuzil. Já se a carabina utilizar munições compatíveis com pistola/revólver ela será chamada de carabina independente do seu tamanho. Foi isso que ele disse
Vê como um vídeo desses pode alcançar vários públicos. Vi bastante gente qui que esta estudando para ser policial, entusiastas ou apeans curiosos. Eu parei nesse vídeo pq vou jogar um jogo de RPG e queria ter uma noção de como funcionam estas armas para ser mais verossímil na minha descrição. Excelente video
Muito bom. Acabou de ganhar mais um inscrito. Finalmente entendi tudo entre as diferenças e pontos específicos entre rifle, fuzil, carabina, escopeta e espingarda. Um ótimo instrutor.
Seus vídeos são ótimos, etc...Didaticamente, no momento das definições entendo que muito detalhe polui um pouco, dificultando. Destaque por relevância e vá acrescentando os pormenores. Não quero ensinar a missa ao padre, apenas colaborar. Parabéns pelas iniciativas.
Show de bola! Sou PM e estudando aqui o Tema ajudou demais esse vídeo. Parabéns pelo trabalho, ficou bom demais! Muito agradecido. Mais um inscrito no seu canal.
Seu trabalho de informações sobre armas EM geral é muito útil e de BOA qualidade, obrigado por seus conhecimentos serem compartilhados COM TODOS os amantes e usuários de arma de fogo
Gostei!!!!! ESCLARECIDO ESTÁ AFINAL!!!! Gostaria de saber se existe comparativo entre rifles de acionamento PUMP e de acionamento Alavanca-comparativo se há um sistema "melhor"q o outro.
Eu sempre levei mais em consideração o tipo de munição da arma para definir o que ela é, mas não tem uma regra exata mesmo, já vi que muda muito de cultura e de país mesmo, mas o interessante é que eu não havia reparado na questão comercial, como essa dos policiais, faz bastante sentido muita coisa agora
Ótima explanação Professor! Fui da FAB e trabalhei em um batalhão de infantaria, em uma seção de material bélico, e gostaria de salientar que lá o que diferenciava o fuzil de uma carabina era o regime de disparo. Em se tratando de carabina, não há opção de disparo "Automatico". Já se tratando de Fuzil, há opção de disparo "Automático". Existem as mesmas armas nas duas categorias, sendo uma carabina e outra Fuzil, onde se enquadra também o caso do "MD97" , que o senhor relata no video, onde o modelo "MD97 L" é o modelo Fuzil, que dispõe do modo de disparo "Automático" e o modelo "MD97 LC", que originalmente foi desenvolvido para as forças policiais, e não dispõe do modo de disparo "Automático". Abçs!
Boa tarde. Primeiramente é uma hora ter um colega das forças armadas aqui comentando no canal, também fui militar, mas do exército por 13 anos. Em segundo lugar foi ótima sua explicação que só reforça o que eu quis mostrar no vídeo, que não um critério definitivo nessa diferenciação. Hoje como Policial Penal Federal trabalho com armas que foram adquiridas como carabina e que tem regime automático e buster de três tiros. Muito obrigado pelo comentário
Primeiramente, muito obrigado pelo comentário, é muito importante pra todos a discussão. Concordo parcialmente, realmente, hoje em dia o operador de segurança pública está muito melhor instruído, mas, ao menos em minha opinião, ainda falta muita conscientização.
Muito boa a explicação! Obrigado por compartilhar! Sugestão: seja um pouco mais objetivo. Você foi repetitivo nas explicações. No demais, parabéns e sucesso!
DÚVIDA: O MD97 556 da Imbel comercialmente é chamado de carabina certo? mas pelas especificações de cano longo, alma raiada e energia cinética na saída da boca da arma de mais de 500m/s, posso chamá-lo também de fuzil?
Um instrutor que tive, costuma chamar de carabina as armas longas de alma raiada que utilizam calibres de armas curtas. Mas há problemas nessa definição, ex: O calibre .22 é 22 LR, de Long Rifle.
Eu pensava assim: Espingarda: 12 cano longo Escopeta: 12 cano curto Carabina: de pressão hahahah Rifle: carabina de caça, com luneta e bipé, para precisão Fuzil: rifle de guerra( geralmente automática) e mais potente
Isso é um problema, estou com uma autorização de compra para uma carabina .22, e quero comprar um way 7022, porém os logistas dizem que não posso comprar devido o mesmo ser um rifle. Agora terei que pedir a emissão de outra autorização de compra.
Esta questão de nomeclatua é bastante complicada, principalmente em um país como o Brasil, no qual todos são técnicos de futebol, cientistas políticos e peritos em armas de fogo e na realidade, poucos sabem verdadeiramente alguma coisa sobre os três. A quem possa interessar, foi assim que aprendi tais nomeclaturas: *RIFLE : toda e qualquer arma de fogo longa, portátil, de uso individual, de alma lisa ou estriada ou raiada, alimentada por cartuchos ou não; logo, uma "Polvera" como chamamos aqui em Minas Gerais, que é uma espingarda ou escopeta alimentada como os Bacamartes ou Garruchas antigos, com polvora, bucha, chumbo e bucha e espoleta externa, também é um rifle... queiram ou não! Não falarei de armas propulsadas por gases frios. De acordo com o tipo de cano, os rifles, como dito possuem alma lisa ou raiada: *ALMA LISA: são as espingardas e escopetas, que diferenciam-se pelo comprimento do cano, podendo usar ou não cartuchos, atirando um ou vários projéteis ao mesmo tempo. **ESPINGARDA: possui o comprimento do cano acima de 13 polegadas e possuem coronha. ** ESCOPETA: possui o comprimento do cano abaixo de 13 polegadas não possuem coronha e sim cabo tipo pistol, para facilitar transporte e ação em locais confinados. *ALMA RAIADA: temos o fuzil, carabina, a metralhadora e submetralhadora, podendo operar em modo automático, repetição e semiautomático; não é necessário falar de armas mais pesadas que são consideradas canhões, vale lembrar que canhões não possuem cano, possuem TUBO ja que estamos falando de de termos técnicos. ** FUZIL: possui comprimento do cano maior que 18 polegadas, com coronha fixa ou articulada, e alimentados com munições de alta energia podendo ser: ***FUZIL DE ASSALTO: geralmente possui munição "menos potente", mas ainda de alta energia. ***FUZIL DE COMBATE: emprega muniçao "mais potente", possui o cano reforçado, tipo bull, mais pesado, preparado, para se necessário, operar em tempo integral em modo metralhadora full automático por isto, o nome sendo empregado primordialmente para o combate, sendo que o fuzil de assalto foi projetado para ser tão eficiente quanto o de combate, sendo, porem, menos resistente, mais barato e leve. *CARABINA: possui o comprimento do cano menor que 13 polegadas. *SUBMETRALHADORA: geralmente enquadra -se em mais de uma categoria, pois são muito curtas, possuindo cabo tipo pistol ou coronha articulada, nas Forças Armadas do Brasil são de uso exclusivo de oficiais, embora eu prefira o fuzil. Elas operam com muniçoes mais leves, sendo as mais comuns o 9mm e o .40. *METRALHADORA: uma arma considerada pesada, geralmente é de uso coletivo e base fixa, sendo necessário ser operada por dois homens, posui um ou mais canos fixos ou rotativos, alimentada por carregador ou cinto de muniçoes de calibre pesado. Já que no Brasil, todos são técnicos de futebol e peritos em armas, espero ter ajudado!
Existem diversas publicações sobre o tema e salvo engano, o conceito inglês avalia como fuzil ou rifle a arma longa de cano raiado com mais de 20" e com menos que isso, se denomina carabina. Para a atualidade, no meu entendimento ficaria muito mais simples uma classificação partindo de calibres. Tendo como fundamento a Primeira Guerra Mundial, onde o fuzil Mauser disparava uma munição desenvolvida especificamente para aquele tipo de arma longa, e no século 19, onde os rifles Winchester foram adaptados pela fábrica da época para disparar a munição .44-40 WCF, calibre dos revólveres Colt do exército americano (século 19) onde então apresentou-se uma solução logística. Ficaria assim: Fuzil: Armas longas raiadas, independente do tamanho do cano, as quais disparem munição exclusivamente desenvolvidas para armas longas. RIFLE OU CARABINA: Armas longas raiadas, independente do tamanho do cano, as quais disparem munição exclusivamente desenvolvidas para armas curtas, onde então a partir dessa combinação se busca o melhor aproveitamento da munição desenvolvida para arma curta. Ficaria bem mais simples, não acha?
Por favor responde aí,meu avô no começo dos anos 60 tinha uma arma de cano longo. Uma hora ele usava munição com catuchos com pequenas esferas para matar pássaros , ele dizia que as esferas se espalhavam e acertavam mais pássaros, em outras ocasiões ele usavam apenas uma bala amarela de ponta meio curvada dizia ele que era pra matar bicho grande. Porque ele usava os dois termos, uma hora era cartucheira outra ora era carabina. Depois de 50 anos ainda tenho essa dúvida. Carabina e cartucheira será a mesma coisa, 🤔
Boa noite Não há definição técnica que deixe claro esses detalhes, então fica ao arbítrio de quem quer falar, por isso evito definições fechadas. Em regra a escopeta não tem cabo mesmo. Porém, nada impede exista uma escopeta com cabo.
Armas longas de alma raiada: (+) precisão • Rifle: (~) comprimento / (~) poder de fogo • Fusil: (+) comprimento / (+) poder de fogo • Carabina: (-) comp. / (-) poder de fogo Armas longas de alma lisa: (-) precisão • Espingarda: (+) comp. / (+) poder de fogo • Escopeta: (-) comp. / (-) poder de fogo
@@joaopaulobraga10 Verdade, havia confundido esse detalhe, porque tanto em inglês quanto em francês é "fusil" e "fusilier". Mas é isso mesmo, em português é "fuzil" com z.
Qual o nome desse último rifle que aparece no painel branco, à direita abaixo, em 1:27 do vídeo? é. Faz tempo que eu tô caçando informações dela na internet, mas me esqueci do nome.
Cano de alma raiada: Cano com raiamento interno para o projétil ir mais longe e com mais precisão . Cano de alma lisa : Cano sem raiamento , totalmente liso !
Tenho um reflezinho 22. Sou PM, e nossas armas os documentos tem q ser pelo exército brasileiro, a documentação do dito rifle veio fuzil. Agora entendo o pq? Obrigado
Eu classificaria assim: ESPINGARDA: Arma longa, de tiro único (1 cano) ou duplo (2 canos), de cano rebatível, seja sua alma lisa ou raiada. ESCOPETA: Arma longa, de alma lisa, de ação de repetição ou semiautomática. RIFLE: Arma longa, de alma raiada, de ação por ferrolho ou semiautomática, de calibre "garrafa" e coronha tradicional (Sem "pistol grip"). CARABINA: Arma longa, de alma raiada, de ação de repetição ou semiautomática, de calibre usado em pistola/revólver. FUZIL: Arma longa, de alma raiada, de ação semiautomática ou automática, de calibre "garrafa" e coronha tática (Fixa ou rebatível), com "pistol grip".
Eu, por minha vez, as classificaria assim: RIFLE: toda arma de CANO LONGO e ALMA RAIADA, pois é uma classificaçâo estrangeira que não interfere com as outras. CARABINA: toda arma de cano longo e alma raiada que utilize MUNIÇÕES DE PISTOLA, por conta da considerávelmente menor potência de saída. FUZIL: toda arma de cano longo e alma raiada que utilize MUNIÇÕES "GARRAFINHA", devido o seu poder superior. ESPINGARDA: toda arma de CANO LONGO e ALMA LISA. ESCOPETA: NÃO EXISTE, porque é uma classificação estrangeira que interfere sim com a de espingarda.
Este é, definitivamente, o melhor vídeo do RUclips BR sobre o assunto. Excelente!
Muito obrigado Tiago pelo comentário. Que bom que você gostou, estamos trabalhando para trazer sempre boas informações para os nossos seguidores e para quem gosta de armamento.
Muito esclarecedor. Valeu muito essas explicações.
Obrigado pelas dicas vai me ajudar muito relembrar esses conceitos no dia 29/07 as gora na minha prova para Armeiro na PF em BH att Marcos pouso Alegre.
Obrigado pelos esclarecimentos !!!!
Muito bom esclarecimento,👍👍
Gostei da explicação sobre armas longas e curta
ESSE CARA É BOM!!!!
Melhor explicação!!!!
Ótima explicação !!
Perfeitamente explicado, o termo espingarda realmente nem existe no idioma espanhol e também na Itália é chamada quase que via de regra ESCOPETA. SUCESSO SEMPRE
Muito boa a sua explicação. Gostei da definição sobre a carabina: arma longo de alma raiada que dispara munições de arma de porte, como revólveres e pistolas. É bem interessante...
Mas no caso, uma Imbel md97 556 tbem é uma carabina né?
Não foi bem isso que ele disse. Uma carabina pode ter munições mais potentes, desde que seja menor que um fuzil. Já se a carabina utilizar munições compatíveis com pistola/revólver ela será chamada de carabina independente do seu tamanho. Foi isso que ele disse
Vim aqui justamente porque tenho dúvidas e adorei o vídeo meu amigo 👏💪🙏
Obrigado pelo comentário
Obrigado!
Valeu professor!!! Sempre dando um show na didática e na escolha dos assuntos👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Gostei muito da sua ótima explicação 👏👏👏 ok
Só pra vc entender espingarda e escopeta são a mesma coisa não tem essa de cano curto não tudo é espingarda ESCOPETA é espingarda em espanhol
O teu site é muito bom. Parabéns.
Vê como um vídeo desses pode alcançar vários públicos. Vi bastante gente qui que esta estudando para ser policial, entusiastas ou apeans curiosos. Eu parei nesse vídeo pq vou jogar um jogo de RPG e queria ter uma noção de como funcionam estas armas para ser mais verossímil na minha descrição. Excelente video
Boa instrução instrutor
Instrutor Marcel Adriano, muito boa suas explicações relativas a armas longas. Parabéns.
Esse é o vídeo que eu sempre quis assistir!
Muito bom. Acabou de ganhar mais um inscrito. Finalmente entendi tudo entre as diferenças e pontos específicos entre rifle, fuzil, carabina, escopeta e espingarda. Um ótimo instrutor.
Maratonando
Bem explicado!
Voce é brabo paizao !!!
Olá professor gosto muito dos ses vídeo
Seus vídeos são ótimos, etc...Didaticamente, no momento das definições entendo que muito detalhe polui um pouco, dificultando. Destaque por relevância e vá acrescentando os pormenores. Não quero ensinar a missa ao padre, apenas colaborar. Parabéns pelas iniciativas.
Excelente vídeo
Vc é um gde instrutor,quando for vir para SP anuncia...
Excelente explicação. Obrigado!
Show de bola! Sou PM e estudando aqui o Tema ajudou demais esse vídeo. Parabéns pelo trabalho, ficou bom demais! Muito agradecido. Mais um inscrito no seu canal.
Seu trabalho de informações sobre armas EM geral é muito útil e de BOA qualidade, obrigado por seus conhecimentos serem compartilhados COM TODOS os amantes e usuários de arma de fogo
Muito obrigado pelo comentário, inscrevi-me em seu canal também
Otima aula professor, mas eu gostaria de saber também se uma carabina de calibre 30.30 , também aceita munição calibre.38 ou 357.Obrigado.
Que bela aula. Parabéns professor ! Nota 10.
Gostei!!!!! ESCLARECIDO ESTÁ AFINAL!!!! Gostaria de saber se existe comparativo entre rifles de acionamento PUMP e de acionamento Alavanca-comparativo se há um sistema "melhor"q o outro.
Muito boom cara !! 👏👏
Parabéns pela didática! Muito esclarecedor.
cara muito boa explicaçao muito clara parabens guerreiro
Parabéns, sou IAT, seus vídeos é MT esclarecedor e me auxilia mt nas instruções...
Muito bom 🇧🇷🤝
Vídeo excelente... realmente esclarecedor e informativo... parabéns pelo bom trabalho.
Excelente
Cara vc manja muito parabéns
Muuuito obrigado pela mensagem, nos incentiva muito a continuarmos gravando.
Excelente explanação. Parabéns!!!
Eu sempre levei mais em consideração o tipo de munição da arma para definir o que ela é, mas não tem uma regra exata mesmo, já vi que muda muito de cultura e de país mesmo, mas o interessante é que eu não havia reparado na questão comercial, como essa dos policiais, faz bastante sentido muita coisa agora
Uma verdadeira aula, obrigado pelo ensinamento.
Grande aula, me tirou essas dúvidas! Recomendo aumentar um pouco o gama na sua edição do vídeo e/ou o contraste! Abraço e obrigado!
Top! ficou muito bem claro
Prof Marcelo Adriano
Excelente vídeo e esclarecimentos
Fte Abraço
Muito obrigado
Bastante proveitosa está aula professor. Parabéns 👏
Mestre, estou analisando em ser IAT e seus vídeos são muitos importantes para abrir minha mente. TKS e QRV
Super esclarecedor.
Muito obrigado!
Muito bom , esclarecedor demais show
Grande professor . Ótimo vídeo
Muito boa a sua explicação, ficou bem claro. Parabéns!
Perfeito! Parabéns
Obrigado pelo comentário! Caso ainda não o tenha feito, inscreva-se no canal.
Ótimo vídeo!
Excelente, parabéns pelo trabalho
Parabéns! ótima didática👍
Obrigado pelo comentário! O objetivo do canal é este, esclarecer dúvidas e orientar as pessoas sobre o tema.
Muito bom prof. era minha dúvida também !
As carabinas e fuzis automáticos, que disparam rajadas também são considerados submetralhadoras?
Boas suas explicações!
Ótima explanação Professor! Fui da FAB e trabalhei em um batalhão de infantaria, em uma seção de material bélico, e gostaria de salientar que lá o que diferenciava o fuzil de uma carabina era o regime de disparo. Em se tratando de carabina, não há opção de disparo "Automatico". Já se tratando de Fuzil, há opção de disparo "Automático". Existem as mesmas armas nas duas categorias, sendo uma carabina e outra Fuzil, onde se enquadra também o caso do "MD97" , que o senhor relata no video, onde o modelo "MD97 L" é o modelo Fuzil, que dispõe do modo de disparo "Automático" e o modelo "MD97 LC", que originalmente foi desenvolvido para as forças policiais, e não dispõe do modo de disparo "Automático". Abçs!
Boa tarde.
Primeiramente é uma hora ter um colega das forças armadas aqui comentando no canal, também fui militar, mas do exército por 13 anos.
Em segundo lugar foi ótima sua explicação que só reforça o que eu quis mostrar no vídeo, que não um critério definitivo nessa diferenciação.
Hoje como Policial Penal Federal trabalho com armas que foram adquiridas como carabina e que tem regime automático e buster de três tiros.
Muito obrigado pelo comentário
muito boas as sua explicações
Você explica muito bem, ótima didática, parabéns!
Muito obrigado pelo comentário. Que bom que você gostou.
Não pode generalizar, operadores em segurança pública atualmente são bem instruídos e atualizados
Primeiramente, muito obrigado pelo comentário, é muito importante pra todos a discussão.
Concordo parcialmente, realmente, hoje em dia o operador de segurança pública está muito melhor instruído, mas, ao menos em minha opinião, ainda falta muita conscientização.
Show !!!
Boa ❤❤❤
Top o vídeo
Parabéns Marcelo Adriano, excelente seu canal!!
Obrigado pelo comentário e continue assistindo nossos vídeos.
top! 100%
Gostei !!!
Muito boa a explicação! Obrigado por compartilhar!
Sugestão: seja um pouco mais objetivo. Você foi repetitivo nas explicações. No demais, parabéns e sucesso!
Servindo do R-105, diz à diferença de polegadas entre tamanho de canos escopeta e Espingarda !
Parabéns pelos vídeos.
Obrigado pelo comentário! Que bom que você gostou do vídeo. Caso ainda não o tenha feito, inscreva-se no canal.
Parabéns pelo canal, muito bom seus vídeos.
DÚVIDA: O MD97 556 da Imbel comercialmente é chamado de carabina certo? mas pelas especificações de cano longo, alma raiada e energia cinética na saída da boca da arma de mais de 500m/s, posso chamá-lo também de fuzil?
Muito boa a explicação. Só não entendi o que significa alma raiada e alma lisa.
Um instrutor que tive, costuma chamar de carabina as armas longas de alma raiada que utilizam calibres de armas curtas. Mas há problemas nessa definição, ex: O calibre .22 é 22 LR, de Long Rifle.
Eu pensava assim:
Espingarda: 12 cano longo
Escopeta: 12 cano curto
Carabina: de pressão hahahah
Rifle: carabina de caça, com luneta e bipé, para precisão
Fuzil: rifle de guerra( geralmente automática) e mais potente
Isso é um problema, estou com uma autorização de compra para uma carabina .22, e quero comprar um way 7022, porém os logistas dizem que não posso comprar devido o mesmo ser um rifle.
Agora terei que pedir a emissão de outra autorização de compra.
Esta questão de nomeclatua é bastante complicada, principalmente em um país como o Brasil, no qual todos são técnicos de futebol, cientistas políticos e peritos em armas de fogo e na realidade, poucos sabem verdadeiramente alguma coisa sobre os três. A quem possa interessar, foi assim que aprendi tais nomeclaturas:
*RIFLE : toda e qualquer arma de fogo longa, portátil, de uso individual, de alma lisa ou estriada ou raiada, alimentada por cartuchos ou não; logo, uma "Polvera" como chamamos aqui em Minas Gerais, que é uma espingarda ou escopeta alimentada como os Bacamartes ou Garruchas antigos, com polvora, bucha, chumbo e bucha e espoleta externa, também é um rifle... queiram ou não! Não falarei de armas propulsadas por gases frios.
De acordo com o tipo de cano, os rifles, como dito possuem alma lisa ou raiada:
*ALMA LISA: são as espingardas e escopetas, que diferenciam-se pelo comprimento do cano, podendo usar ou não cartuchos, atirando um ou vários projéteis ao mesmo tempo.
**ESPINGARDA: possui o comprimento do cano acima de 13 polegadas e possuem coronha.
** ESCOPETA: possui o comprimento do cano abaixo de 13 polegadas não possuem coronha e sim cabo tipo pistol, para facilitar transporte e ação em locais confinados.
*ALMA RAIADA: temos o fuzil, carabina, a metralhadora e submetralhadora, podendo operar em modo automático, repetição e semiautomático; não é necessário falar de armas mais pesadas que são consideradas canhões, vale lembrar que canhões não possuem cano, possuem TUBO ja que estamos falando de de termos técnicos.
** FUZIL: possui comprimento do cano maior que 18 polegadas, com coronha fixa ou articulada, e alimentados com munições de alta energia podendo ser:
***FUZIL DE ASSALTO: geralmente possui munição "menos potente", mas ainda de alta energia.
***FUZIL DE COMBATE: emprega muniçao "mais potente", possui o cano reforçado, tipo bull, mais pesado, preparado, para se necessário, operar em tempo integral em modo metralhadora full automático por isto, o nome sendo empregado primordialmente para o combate, sendo que o fuzil de assalto foi projetado para ser tão eficiente quanto o de combate, sendo, porem, menos resistente, mais barato e leve.
*CARABINA: possui o comprimento do cano menor que 13 polegadas.
*SUBMETRALHADORA: geralmente enquadra -se em mais de uma categoria, pois são muito curtas, possuindo cabo tipo pistol ou coronha articulada, nas Forças Armadas do Brasil são de uso exclusivo de oficiais, embora eu prefira o fuzil. Elas operam com muniçoes mais leves, sendo as mais comuns o 9mm e o .40.
*METRALHADORA: uma arma considerada pesada, geralmente é de uso coletivo e base fixa, sendo necessário ser operada por dois homens, posui um ou mais canos fixos ou rotativos, alimentada por carregador ou cinto de muniçoes de calibre pesado.
Já que no Brasil, todos são técnicos de futebol e peritos em armas, espero ter ajudado!
😀
Existem diversas publicações sobre o tema e salvo engano, o conceito inglês avalia como fuzil ou rifle a arma longa de cano raiado com mais de 20" e com menos que isso, se denomina carabina. Para a atualidade, no meu entendimento ficaria muito mais simples uma classificação partindo de calibres. Tendo como fundamento a Primeira Guerra Mundial, onde o fuzil Mauser disparava uma munição desenvolvida especificamente para aquele tipo de arma longa, e no século 19, onde os rifles Winchester foram adaptados pela fábrica da época para disparar a munição .44-40 WCF, calibre dos revólveres Colt do exército americano (século 19) onde então apresentou-se uma solução logística. Ficaria assim:
Fuzil: Armas longas raiadas, independente do tamanho do cano, as quais disparem munição exclusivamente desenvolvidas para armas longas.
RIFLE OU CARABINA: Armas longas raiadas, independente do tamanho do cano, as quais disparem munição exclusivamente desenvolvidas para armas curtas, onde então a partir dessa combinação se busca o melhor aproveitamento da munição desenvolvida para arma curta.
Ficaria bem mais simples, não acha?
Por favor responde aí,meu avô no começo dos anos 60 tinha uma arma de cano longo. Uma hora ele usava munição com catuchos com pequenas esferas para matar pássaros , ele dizia que as esferas se espalhavam e acertavam mais pássaros, em outras ocasiões ele usavam apenas uma bala amarela de ponta meio curvada dizia ele que era pra matar bicho grande. Porque ele usava os dois termos, uma hora era cartucheira outra ora era carabina. Depois de 50 anos ainda tenho essa dúvida. Carabina e cartucheira será a mesma coisa, 🤔
Qual é a diferença balística entre os calibres: .3,57 Magnum e .44 Magnum, para caça de Javalis 🐗?
Boa tarde professor, a escopeta pode ser tanto com Cabo para impunhadura e com o chamando coice para a poiar o ombro?
Boa noite
Não há definição técnica que deixe claro esses detalhes, então fica ao arbítrio de quem quer falar, por isso evito definições fechadas.
Em regra a escopeta não tem cabo mesmo.
Porém, nada impede exista uma escopeta com cabo.
Armas longas de alma raiada: (+) precisão
• Rifle: (~) comprimento / (~) poder de fogo
• Fusil: (+) comprimento / (+) poder de fogo
• Carabina: (-) comp. / (-) poder de fogo
Armas longas de alma lisa: (-) precisão
• Espingarda: (+) comp. / (+) poder de fogo
• Escopeta: (-) comp. / (-) poder de fogo
Fuzil é com z
Segundo o bene barbosa escopeta e espingarda é a mesma coisa só muda o nome. Escopeta seria espingarda em espanhol.
@@joaopaulobraga10 Verdade, havia confundido esse detalhe, porque tanto em inglês quanto em francês é "fusil" e "fusilier". Mas é isso mesmo, em português é "fuzil" com z.
Qual o nome desse último rifle que aparece no painel branco, à direita abaixo, em 1:27 do vídeo? é. Faz tempo que eu tô caçando informações dela na internet, mas me esqueci do nome.
Alguém pode me dizer qual é essa carabina que ele está na mão?
otimos videos, fico com uma duvida, o que e “alma lisa” e “alma raiada” poderia clarificar por favor? Se tem alguma foto para comparar ainda melhor
Cano de alma raiada: Cano com raiamento interno para o projétil ir mais longe e com mais precisão .
Cano de alma lisa : Cano sem raiamento , totalmente liso !
@Felipe Gomes Não se esquecendo ainda que espingarda são para alvos até média distância, ao contrário das outras armas longas de alma raiada.
Olá! Então o .17HMR é um fuzil! Pois ele é uma arma longa de alma raiada com munição do tipo garrafinha e 750 m/s de velocidade na saída do cano 👏👏
Tenho um reflezinho 22. Sou PM, e nossas armas os documentos tem q ser pelo exército brasileiro, a documentação do dito rifle veio fuzil. Agora entendo o pq? Obrigado
Vou continuar chamando qualquer arma de escopeta porque é mais bonito.
Não sei se foi sò comigo, mas me deu uma angústia de ver o cão da carabina armado por tanto tempo. 🤨😣😁
Espingarda qual é
Essa na sua mão é uma Winchester?
a definiçao deveria muito mais estar ligada ao mecanismo seria, bem melhor.
Marcos, obrigado pelo comentário, continue assistindo nossos vídeos.
Eu classificaria assim:
ESPINGARDA: Arma longa, de tiro único (1 cano) ou duplo (2 canos), de cano rebatível, seja sua alma lisa ou raiada.
ESCOPETA: Arma longa, de alma lisa, de ação de repetição ou semiautomática.
RIFLE: Arma longa, de alma raiada, de ação por ferrolho ou semiautomática, de calibre "garrafa" e coronha tradicional (Sem "pistol grip").
CARABINA: Arma longa, de alma raiada, de ação de repetição ou semiautomática, de calibre usado em pistola/revólver.
FUZIL: Arma longa, de alma raiada, de ação semiautomática ou automática, de calibre "garrafa" e coronha tática (Fixa ou rebatível), com "pistol grip".
Eu, por minha vez, as classificaria assim:
RIFLE: toda arma de CANO LONGO e ALMA RAIADA, pois é uma classificaçâo estrangeira que não interfere com as outras.
CARABINA: toda arma de cano longo e alma raiada que utilize MUNIÇÕES DE PISTOLA, por conta da considerávelmente menor potência de saída.
FUZIL: toda arma de cano longo e alma raiada que utilize MUNIÇÕES "GARRAFINHA", devido o seu poder superior.
ESPINGARDA: toda arma de CANO LONGO e ALMA LISA.
ESCOPETA: NÃO EXISTE, porque é uma classificação estrangeira que interfere sim com a de espingarda.
O que me intrigou foi como vc explicou mto vem um assunto q sim,meio confuso....
Selva....
Já que o fuzil é de repetição, faltou comparar com a metralhadora.
Neste caso a calibre 22 tem alma rápida.
Existe rifles calibre 9 milímetros para ser comprado pelo cidadão brasileiro ?