Quando eu trabalhei em rádio, todas as vezes que entrava ao vivo, gaguejava. Esse cara, com toda a carga de emoção do momento, vai recitando as manchetes sem titubear. Que profissional fora de série!
@@andreluiz6625, pelo que o Ronaldo escreveu, a questão era mais psicológica ou emocional. "Todas as vezes QUE ENTRAVA AO VIVO, gaguejava". Existe um momento de tensão na entrada ao ar ao vivo, e alguns sentem mais o peso do negócio do que outros.
jose jaques Meu caro, comunista/socialista não merece respeito. São propagadores de uma ideologia criminosa, que matou dezenas de milhões de pessoas no mundo. E continua matando e tirando a liberdade (vide Venezuela, Cuba e Coreia do Norte).
Época boa que jamais existirá outra, realmente é uma relíquia esse vídeo com as últimas reportagens do reporte Esso. Eu nasci em 1957, e só de ouvir voltei ao passado e muito cheio de emoção em saber que as coisas boas vão se acabando. Igualmente nós tinhamos a antiga Rádio Relógio, época boa Meu Deus, como nós eramos felizes.
E tem só 3.514 visitas. O cara que postou isso no RUclips merecia uma medalha de ouro! Sempre fico triste por nunca ter visto a inauguração da TV Tupi, um momento histórico para a América Latina. Mas o fechamento do Repórter esso comoveria qualquer pessoa que trabalhasse por anos e vestisse a camiseta do negócio. Show de bola o momento. Momentos que não morrerão nunca na história desse Brasil.
Não vivi está época, mas o choro no final foi da mais pura emoção da tristeza de um homem frente à uma melancólica despedida que pude constatar, pois ele se conteve tanto que doeu em mim tantos anos depois. Foi o ano que cheguei, já era um mundo ruim e hoje é um inferno, mas um inferno não de só maldades mas de um mal gosto incomensurável.
Eu vivi essa época.Era um grande programa após o jantar e ligar a tv (preto e branco Philco ) e escutar o reporter Esso !!!Meu pai não permitia um pio na sala !!!! Depois vinha a novela que era uma coisa do outro mundo,A Ponte dos Suspiros !!!!Com Yoná Magalhães ...nunca mais verei algo assim na tv .
Eu aqui, ouvindo isso em maio de 2022, pós pico de pandemia, vivendo num mundo artificial, sintético, falso, antinatural... Senti uma nostalgia tão grande, uma saudade sem fim. Tinha 9 anos qdo terminou mas eranso o que tínhamos para ouvir, lá no interior, sem tv, que só veio pós adolescência, ou outra diversão noturna, nesse horario só rádio para ouvir. Dinheiro não tínhamos, mas todos ouvíamos juntos, em família. Bons tempos, q nunca mais voltará, simplicidade, segurança, tranquilidade, paz e muito respeito mútuo. Saudade de meus pais💚💚
Mandaram o radialista simplismente dizer Adeus para algo de imenso significado da época, ele não somente deu tchau pra sempre, como resumiu principais fatos com emoção em larga escala. Rádio... era bom de mais.
Viajei aos bons tempos,quando o repórter esso entrava todo brasil que tinha possibilidades de ouvir era uma alegria, quando o repórter esso terminou foi uma tristeza
Ouvindo em 2024, Ilha do Governador/RJ, eu tinha 13 anos, lembro dessa época, mas a vida segue, o mundo gira, e infelizmente estamos piores hoje, lamentável...
Maravilhoso esta relíquia, nossas raízes do jornalismo. Meu pai não era ouvinte assíduo deste jornal. É muita saudade, tempos que não se voltam mais. Ficaram nos corações registrados eternamente...
Reporte Esso, uma uma marca registrada. Eu morava no sítio com minha família, só tinha o Rádio, tivemos um Tupi e um Semp. Ouvir as grandes duplas sertanejas. Tião Carreiro, Pardinho, Zé fortuna, Pitangueiras, Pedro Bento e Zé da estrada, liu e Leo, centenas de outros. Família sempre reunida e unida. Estudei, mas foi sofrido, mas jamais esqueci, amigos, familiares, pessoas maravilhosas e professores que infelizmente, aprendi a dar muito mais valor agora, antes também dei muito valor, mas talvez, não o que realmente mereciam. Verdadeiros mestres, educadores, para mim meus segundos país e mães.
Em Brasília..31.12.2024...ouvindo e matando saudades de um tempo que o Brasil era um país sério pra os homens sérios desse país...olha a diferença pra os dias de hoje uma vergonha....regresso total..
Este locutor é Roberto Figueiredo, apesar da foto ser de Gontijo Teodoro. Figueiredo começou a chorar e se emocionar, chegando a um ponto em que o locutor reserva Plácido Ribeiro, que estava no estúdio na hora do noticiário, seguiu a leitura. Roberto tentou se recompor e, aos prantos, encerrou o último Repórter Esso, desejando uma boa noite e um feliz ano novo.(Copiado da Wikipedia)
Interessante que naquela época, o uso da expressão "adeptos do culto à Iemanjá" ocultava o que hoje chamamos de umbandistas e candomblecistas. Mas é louvável a emoção na voz do jornalista. Esplêndido! Uma relíquia!
Só com fez rádio, sabe o quanto este ofício é contagiante, e muito... muito gostoso de se fazer. As vozes embargadas do locultores Eron Domingues, e Roberto Figueiredo, mostra isso de forma muito contundente, na qual eu me identifico. A emoção é inevitável.
É de cortar o coração perceber como o locutor se emociona. Isso é coisa de quem realmente tinha amor por aquilo que estava fazendo e por aquele veículo.
Chegou dar um aperto no coração agora ...veio na minha memória de criança as imagens dos meus pais assistindo o Repórter Esso na TV ,era um horário sagrado !!! O Gontijo Teodoro impecável na sua locução deixava os Brasileiros integrados dos fatos !!!
Eu sou testemunha ocular da história. Tenho a lembrança desse último programa que já não estava mais na Radio Nacional e sim Rádio Globo, se não me engano. Passou um filme na minha mente quando assisti esse vídeo pela primeira vez e fiquei feliz em saber que o locutor oficial Roberto Figueiredo está vivo. Ouvia pelo rádio junto com toda a família, inclusive. Era logo após a Voz do Brasil. Se não fosse a existência da Internet a nossa rica história, em todos os sentidos, já estaria esquecida a muito tempo. Com ela se perpetua um passado que não deve ser esquecido nunca.
Cara! Tente imaginar a emoção e a dor que o locutor sentia neste momento ! Eu me lembro de ter assisti isto na TV Tupi do Rio de Janeiro, canal 06. Mas na época era criança e não era capaz de entender o quê estava acontecendo.
Imagina como ele passou o final do ano depois disso. Coitado é de cortar o coração ter que passar o final do programa , emocionante ouvir ele chorando.Triste demais
Tive esse grande previlégio muita saudades meu pai e seu rádio a pilha. éramos felizes e ñ sabiam com coisas simples ,vós inconfundível desse repórter.
Me emocionei muito... Desde que eu me entendi como "gente", participativo e depois atuante, o Repórter Esso era a fonte de informação segura e imparcial que tínhamos como norte em nossas vidas....
Lendário Reporter Esso!!! Vocês sabiam que ele tinha dormido na rádio para narrar o final da segunda guerra, mas acabou indo para casa e o fim da guerra foi bem na hora? Só que a população brasileira só acreditou no final da guerra de fato quando o proprio Heron Rodrigues (Reporter ESSO) narrou com sua voz! Isso sim que é credibilidade! Mais histórias como essa só no nosso canal do RUclips da Escola de Rádio, tudo sobre a historia do Rádio!
A voz nao e de Gontijo Teodoro ou Heron Domingues. A voz e de meu pai Roberto Figueiredo que na ultima edição do Reporter Esso chorou no ar.@@luisventura5395
@@robsilus1 ... bacana esta tua correção. Olha que eu me bati aqui na web. Mas as informações são bem desencontradas. Depois deste me coment, li que eram dois os locutores, que um deles "não segurou a onda" e por uns minutos outro fez a locução, dá para perceber o mudança do timbre... tua informação agrega, valeu.
@@robsilus1 EM TEMPO: agora surge isso, muito legal... ... "O último Repórter Esso - O Repórter Esso terminou suas transmissões em 31 de dezembro de 1968.[1] Na última edição, transmitida pela Rádio Nacional e pela Rádio Globo do Rio de Janeiro, a partir das 20:25 da noite, o radialista Guilherme de Sousa fez a identificação da emissora e dando a hora certa, antes de anunciar: "Alô, alô, Repórter Esso!". Ao som das tradicionais trombetas, o locutor Roberto Figueiredo entrou no ar, noticiando sobre as festividades do ano novo (1969); o pronunciamento do presidente Costa e Silva sobre o momento nacional e a instituição do AI-5, além do mesmo assinar decretos sobre o setor financeiro; a condenação de Israel por parte das Nações Unidas pelo atentado contra o Líbano; a Missa de Ano Novo realizada pelo Papa Paulo VI; a previsão do tempo nas principais cidades do país; e as principais notícias dadas pelo Repórter Esso em 27 anos de atividade. Durante a leitura desta última, Roberto Figueiredo começou a chorar e se emocionar, chegando a um ponto em que o locutor reserva Plácido Ribeiro, que estava no estúdio na hora do noticiário, seguiu a leitura. Roberto tentou se recompor e, aos prantos, encerrou o último Repórter Esso, desejando uma boa noite e um feliz ano novo"... Na televisão, o noticiário foi apresentado pela última vez em 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi e na TV Record. link > ... pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%B3rter_Esso
Eu tinha 14 anos quando da última transmissão do glorioso e sensacional repórter Esso em 1968, o meu saudoso pai nunca perdia o noticiário do repórter Esso, saudade daquela época maravilhosa a onde nós tínhamos segurança de verdade, saíamos a noite caminhávamos durante a noite e madrugada pelas ruas a pé, pois não existia sensação de insegurança como existe hoje em nosso dia a dia simplesmente está tudo dominado estamos indo para o caos.
Sou de 12/ 1952. Eu assistia o repórter Esso pela TV, também. Lembrei-me também da paródia feita pelo Zé Fidelis, o Repórter Urso - O último á dar as primeiras. Mais alguém se lembra?
Quase chorei aqui cara, é emocionante quando um grande radiojornal que foi o Repórter Esso chega ao final. É até hoje um verdadeiro marco do jornalismo no rádio e na TV, por isso a comoção do Roberto Figueiredo durante a locução das últimas notícias e da despedida bem ao final do vídeo (percebam que ele fica tão emocionado com as notícias que ele deu nos anos 50 que o locutor reserva Plácido Ribeiro teve que ler as notícias de 1960 a 1963 enquanto ele se recompunha). Qualquer um que trabalhou todos aqueles anos iria se emocionar.
João Batista Espero que saibam porque chegou no final, espero que questionem! Espero que vejam a entrevista desse locutor disponivel aqui no RUclips, na parte 2, falando que o Ato Inconstitucional AI-5 contribuiu para o fim do Reporter Esso.. Uma ditadura ilegal cujas marcas pagamos até hoje, DITADURA NUNCA MAIS, CENSURA NUNCA MAIS, É PROIBIDO PROIBIR!!!!!!!!!!!!!!
@ Parabéns, quando começou essa mentira de revolução, em 31 de março de 1964, eu estava com 12 anos de idade. Vi atrocidades até aqui por perto da minha cidade de Ourém Pará. Em Capitão Poço, muitas pessoas de bem, foram levadas presas cognominadas de comunistas e contrárias à esse arbitrário regime implantado em nosso País. Esse Ato Institucional AI5, matou o Rádio brasileiro e nos impediu de continuarmos ouvindo o grande programa de notícias "Repórter Esso". Dinarte Siqueira Ourém Pará.
Putz eu era criança 10 12 anos e ouvia junto com meu pai começávamos a audinção em casa no café da manhã e terminavamos ouvindo em seu carro um Packard 1946 Branco com capota preta de Vinil (tenho a foto ate hoje), logo me deixando na porta do colégio onde ele seguia ouvindo até seu trabalho!!! Bons Tempos. E assim tudo que era bom vai se acabando ...
O INICIO FOI ALEGRIA AO OUVIR DEPOIS DE LONGOS ANOS A VOZ ANUNCIANDO "ALO...ALO REPORTER ESSO ALO!!! O ENCERRAMENTO EU CHOREI COM O LOCUTOR.........HOJE, 40 ANOS MORANDO EM TORONTO/CANADA, NUNCA VOLTEI AO BRASIL, MAS TAMBEM NUNCA O ESQUECI. RELEMBRO TUDO, TRAZ-ME TRISTESA MAS ME CONFORTA E AS LAGRIMAS SEMPRE VOLTAM, MAS NAO TENHO CORAGEM DE VOLTAR. (toronto/canada)
Conforme o locutor relatou, é uma longa história....uma longa vida.....e uma triste despedida da locução que durante muitos anos foi o orgulho dos meios de comunicação no Brasil......o Repórter Esso silenciou....mas seu nome e suas glórias já entraram para a história....jPs.
Eu tinha 12 anos nessa época, meu pai ouvia sempre esse noticiário, eu lembro por causa do som das trombetas no rádio RCA Vitor. Nada de celular, PC ou Internet. Era um tempo que repórter narrava com paixão, jogador de futebol tinha amor a camisa e pensávamos que existia vida em Marte! Hoje repórter parece robô, jogador troca de time como troca de cueca e descobrimos que Marte só tem areia e pedra ou seja, uma verdadeira bosta. Resumindo: eu era feliz prá caráleo...pena que não sabia.
O homem de ontem sempre negará a geração futura. Gosto tanto do movimento politico (de lutas de esquerda) e cultural (contracultural) que houve no teu tempo, 1960. Mas aprecio o meu viver no presente, me baseando algumas vezes no que vejo do passado. O que se vive hoje não é ruim, é mal baseado, é muito estimulado, meio confuso, mas não deixa de ser rico.
kkkkkkkkkk xiru...a tua sintese das duas épocas...adoooro os anos 60 devem ter sido magicos, grandes mudanças acho que é por isso que gosto de ouvir ABBA, Creedence e Marvin Gaye
nikitchacwb Abba já era dos anos 70, era a banda favorita das mocinhas hehehe... agora Creedence e Marvin Gaye = FERAS! Marvin Gaye foi um dos genios do R&B e do soul, a música negra deve muito a ele...incrível alguém jovem como vc gostar de Marvin Gaye, parabéns pelo bom gosto!
Minha querida amiga, muita magia anos dourados os anos 60 e 70, fazíamos aniversários e nas garagens se fazia reunião dançante ouvindo as músicas dos discos de vinil LP Renato & seus Blue caps, The Fevers, os reis dos bailes era pura emoção e alegria, saudades daquela época de ouro. Ah, tu és inteligente e de muito bom gosto parabéns, fiques com Deus lindinha.
Sou fã do ABBA e Creedence e ouço as músicas deles até hoje, pois só ouço músicas antigas por serem melodiosas ao invés de pancadões que só stressa e causa dor de cabeça além de prejudicar a audição.
Realmente marcou história na comunicação, essa música de início trazia alegria para mim. Sou de 63 e esse som me dá saudade; me emocionei. Que voz perfeita e que amor ao rádio, á comunicação. Realmente é de repensar os valores atuais de comunicação no rádio. Obrigada pela oportunidade.
Recordar. Como é bom. Ele narrou muitos acontecimentos que vivi, pois nasci em 50 e que havia esquecido, ou melhor, não sabia que lembrava. Obrigada macnoll
Parabéns repórter Esso , e o final foi emocionante isso demonstrou repórter Esso o seu amor pela profissão muito lindo que exemplo de sentimento por anos de profissionalismo.
Que belíssimo registro! Me tocou muito,especialmente por também exercer essa maravilhosa profissão. Que a ética prevaleça cada vez mais na atuação dos radialistas, mesmo em meio a tantos desafios.
Eu já ouvi várias vezes, todas me emocionei. Tem como não se emocionar? Eu senti junto com o locutor, toda dor de estar anunciando a ultima locução, e anunciando todas as tragédias.
Este último Repórter Esso na rádio foi em, 31/12/1968. Já na televisão, na TV Tupi, a última transmissão foi em, 31/12/1970. *FONTE: Diário de Notícias (RJ). Edição: 14746, página 26, publicado em, 22/11/1970. Em substituição do Repórter Esso, outro noticioso entraria no lugar com o nome de, O Jornal. *FONTE: Diário de Notícias (RJ). Edição: 14749, página 16, publicado em, 26/11/1970.
Pôxa, tinha 07 anos de idade, legal ficar sabendo qual foi a manchete mais importante do ano de meu nascimento 1961, da pra perceber o locutor segurando a emoção num momento tão importante,
Alguém ouvindo essa relíquia em 2020
Sim sim.
eu só estou ouvindo por causa disso ..
ruclips.net/video/Moxkb4Fbrvo/видео.html
yo soy fan de las reliquias!
Sim , lembrei do meu pai ele sempre falava do repórter Esso, eu não nasci um ano depois dessa reportagem .
Cara nasci em 97 e sou fanático por rádio, abençoado quem gravou essa relíquia 😢
Lindo maravilhoso alguém em. 2024 ouvindo?
😂 lá ele olha o canal
slk
QUANTOS BRASILEIROS HOUVIRAM ISSO E JÁ NÃO EXISTEM MAIS . ISSO NOS MOSTRA COMO A VIDA É CURTA AMANHÃ NÓS SEREMOS HISTÓRIA.
Quando eu trabalhei em rádio, todas as vezes que entrava ao vivo, gaguejava. Esse cara, com toda a carga de emoção do momento, vai recitando as manchetes sem titubear. Que profissional fora de série!
Será que fonoaudialogia ajuda?
@@andreluiz6625, pelo que o Ronaldo escreveu, a questão era mais psicológica ou emocional. "Todas as vezes QUE ENTRAVA AO VIVO, gaguejava". Existe um momento de tensão na entrada ao ar ao vivo, e alguns sentem mais o peso do negócio do que outros.
Esse foi o grande comunicador Roberto figueiredo que tive a honra e o prazer de ter trabalhado na tupi e na manchete
A voz embargada do locutor é de cortar o coração.
Nesta época a Glopista já estava , como sempre , apoiando mais um golpe dado no Brasil . Desta vez tendo como laranjas os militares .
Vai tomar no teu CU "Cidadania Já"! Comparsa de ladrões da nação! Vai falar merda assim no inferno (ou em Cuba ou Venezuela).
REvil565 não precisa comentar com palavrões cara, respeite a opinião alheia.
jose jaques Meu caro, comunista/socialista não merece respeito. São propagadores de uma ideologia criminosa, que matou dezenas de milhões de pessoas no mundo. E continua matando e tirando a liberdade (vide Venezuela, Cuba e Coreia do Norte).
REvil565 e eu respeito a sua opinião.
Uma das coisas mais emocionantes que já ouvi na vida.
Para nós que amamos rádio é fácil perceber o tamanho da emoção do locutor..
Ouvindo isso pela primeira vez, em 20 de Dezembro de 2019... 51 anos depois da transmissão, em 1968, e me emocionei com o reporter...chorei.
Idem
Quase chorei.
Fiquei emocionada também 🥺
A emoção na voz do locutor é ímpar!
Ouvindo em Julho 2022.
O SBT "resgatou" essa trilha!!!
Época boa que jamais existirá outra, realmente é uma relíquia esse vídeo com as últimas reportagens do reporte Esso. Eu nasci em 1957, e só de ouvir voltei ao passado e muito cheio de emoção em saber que as coisas boas vão se acabando. Igualmente nós tinhamos a antiga Rádio Relógio, época boa Meu Deus, como nós eramos felizes.
Essa vinheta toca no jornal do SBT atualmente.
Uma verdadeira relíquia. Com a internet hj podemos viajar no tempo e graças aos que postam essas maravilhas...
6
@@augustocesarbarretodantas8856 oii!!! Que horas passava esse jornal??? Obrigada!!
@@NajanaCardoso1 20h é 20 min começava, no momento em que nasci!
Quanta emoção, quem viveu este tempo sabe como foi bom. Tempos de ouro.
Ouvindo em julho 2023. Em 1968 estava com sete anos e lembro de minha mãe ouvindo Repórter Esso.
O REPORTER ESSO sempre foi, é e será um marco vitorioso na radiofonia brasileira .
E tem só 3.514 visitas. O cara que postou isso no RUclips merecia uma medalha de ouro!
Sempre fico triste por nunca ter visto a inauguração da TV Tupi, um momento histórico para a América Latina. Mas o fechamento do Repórter esso comoveria qualquer pessoa que trabalhasse por anos e vestisse a camiseta do negócio.
Show de bola o momento. Momentos que não morrerão nunca na história desse Brasil.
amigão, hj em dia existe o video da abertura da tupi
Emocionante!!! Hoje aos meus 60 anos, "voltei" a minha infância na Roça, onde ouvi algumas vezes o Repórter Esso,sem entender a sua Importância!!
Não vivi está época, mas o choro no final foi da mais pura emoção da tristeza de um homem frente à uma melancólica despedida que pude constatar, pois ele se conteve tanto que doeu em mim tantos anos depois. Foi o ano que cheguei, já era um mundo ruim e hoje é um inferno, mas um inferno não de só maldades mas de um mal gosto incomensurável.
Eu vivi essa época.Era um grande programa após o jantar e ligar a tv (preto e branco Philco ) e escutar o reporter Esso !!!Meu pai não permitia um pio na sala !!!! Depois vinha a novela que era uma coisa do outro mundo,A Ponte dos Suspiros !!!!Com Yoná Magalhães ...nunca mais verei algo assim na tv .
Édison você tem toda a razão, hoje em dia a coisa tá véia, eu nasci em 1965 e tenho muitas saudades daquele tempo.
@@luizgoncalves4778, Brasil, parece que nessa época pessoas eram marionetadas pelas novelas dos estrangeiros e amparadas pelo repórter ESSO!
Eu aqui, ouvindo isso em maio de 2022, pós pico de pandemia, vivendo num mundo artificial, sintético, falso, antinatural... Senti uma nostalgia tão grande, uma saudade sem fim. Tinha 9 anos qdo terminou mas eranso o que tínhamos para ouvir, lá no interior, sem tv, que só veio pós adolescência, ou outra diversão noturna, nesse horario só rádio para ouvir. Dinheiro não tínhamos, mas todos ouvíamos juntos, em família.
Bons tempos, q nunca mais voltará, simplicidade, segurança, tranquilidade, paz e muito respeito mútuo. Saudade de meus pais💚💚
Alguem ouvindo em 2022 essa pérola do rádio?
Parte da minha infancia, ouvi e escutei o Reporter Esso, e , so mudar para Bhzte, vindo de Ilheus, continuei ate sua ultima edicao.
Mandaram o radialista simplismente dizer Adeus para algo de imenso significado da época, ele não somente deu tchau pra sempre, como resumiu principais fatos com emoção em larga escala. Rádio... era bom de mais.
Viajei aos bons tempos,quando o repórter esso entrava todo brasil que tinha possibilidades de ouvir era uma alegria, quando o repórter esso terminou foi uma tristeza
Impossível não chorar ouvindo. A voz embargada, a emoção na locução só transparece o amor pela profissão! Isso é um tesouro.
Deu uma vontade de chorar
Ouvindo em 2024, Ilha do Governador/RJ, eu tinha 13 anos, lembro dessa época, mas a vida segue, o mundo gira, e infelizmente estamos piores hoje, lamentável...
você acha? Os caras tinham acabado de decretar o AI5... de que maneira estamos piores hoje???
@@fernandomiller884 sim, estamos muito pior hoje
Maravilhoso esta relíquia, nossas raízes do jornalismo.
Meu pai não era ouvinte assíduo deste jornal.
É muita saudade, tempos que não se voltam mais. Ficaram nos corações registrados eternamente...
Só quem viveu esta época para entender a emocionante locução deste dia, Parabéns para quem teve a feliz idéia de divulgar este video....Show...
Em 2024 também. Saudades.
O locutor tive a honra e o prazer de ser companheiro de trabalho.
Roberto figueiredo
A quem eu carinhosamente chamava de titio Roberto
Reporte Esso, uma uma marca registrada. Eu morava no sítio com minha família, só tinha o Rádio, tivemos um Tupi e um Semp. Ouvir as grandes duplas sertanejas. Tião Carreiro, Pardinho, Zé fortuna, Pitangueiras, Pedro Bento e Zé da estrada, liu e Leo, centenas de outros. Família sempre reunida e unida. Estudei, mas foi sofrido, mas jamais esqueci, amigos, familiares, pessoas maravilhosas e professores que infelizmente, aprendi a dar muito mais valor agora, antes também dei muito valor, mas talvez, não o que realmente mereciam. Verdadeiros mestres, educadores, para mim meus segundos país e mães.
Meus nunca deixaram de assistir ao repórter Esso. Até hoje tenho essa voz registrada nas minhas lembranças.obrigada
Em Brasília..31.12.2024...ouvindo e matando saudades de um tempo que o Brasil era um país sério pra os homens sérios desse país...olha a diferença pra os dias de hoje uma vergonha....regresso total..
Este locutor é Roberto Figueiredo, apesar da foto ser de Gontijo Teodoro. Figueiredo começou a chorar e se emocionar, chegando a um ponto em que o locutor reserva Plácido Ribeiro, que estava no estúdio na hora do noticiário, seguiu a leitura. Roberto tentou se recompor e, aos prantos, encerrou o último Repórter Esso, desejando uma boa noite e um feliz ano novo.(Copiado da Wikipedia)
Meu pai ouvia pelo rádio todos os dias o repórter Esso me lembro perfeitamente. Saudades dessa época.
Interessante que naquela época, o uso da expressão "adeptos do culto à Iemanjá" ocultava o que hoje chamamos de umbandistas e candomblecistas. Mas é louvável a emoção na voz do jornalista. Esplêndido! Uma relíquia!
Meu pai ouvia o Repórter Esso. Eu tinha 7 anos em 1968 e me recordo muito bem da famosa música de abertura.
A emoção do repórter está registrada para sempre na história. Sem palavras para descrever.
Só com fez rádio, sabe o quanto este ofício é contagiante, e muito... muito gostoso de se fazer. As vozes embargadas do locultores Eron Domingues, e Roberto Figueiredo, mostra isso de forma muito contundente, na qual eu me identifico. A emoção é inevitável.
meu pai não perdia nem uma transmissão do famoso repórter Esso muito muito bom poder ouvir esta voz inconfundível sem palavras...
Marcos Silva... Feliz em uma voltinha no tempo... saudades
Que coisa maravilhosa,eu assistia desde S.Cristovão no Rio
Esse cara sim amava o que fazia. Grande repórter esso.
Lembro quando era apenas uma criança e meu pai escutava o repórter Esso. A emoção do repórter na ultima transmissão é muito forte.
Essa transmissão é lendária! todas as vezes que ouço me emociono
É de cortar o coração perceber como o locutor se emociona. Isso é coisa de quem realmente tinha amor por aquilo que estava fazendo e por aquele veículo.
Chegou dar um aperto no coração agora ...veio na minha memória de criança as imagens dos meus pais assistindo o Repórter Esso na TV ,era um horário sagrado !!! O Gontijo Teodoro impecável na sua locução deixava os Brasileiros integrados dos fatos !!!
2023 ouvindo essa pérola
Último repórter Esso parabéns. Linda reportagem lembranças. Boa noite pra todos repórteres brasileiros. Abraço...
Eu sou testemunha ocular da história. Tenho a lembrança desse último programa que já não estava mais na Radio Nacional e sim Rádio Globo, se não me engano. Passou um filme na minha mente quando assisti esse vídeo pela primeira vez e fiquei feliz em saber que o locutor oficial Roberto Figueiredo está vivo. Ouvia pelo rádio junto com toda a família, inclusive. Era logo após a Voz do Brasil. Se não fosse a existência da Internet a nossa rica história, em todos os sentidos, já estaria esquecida a muito tempo. Com ela se perpetua um passado que não deve ser esquecido nunca.
Quanta saudade de uma época magnífica. O programa era muito especial. Saudades!!
Cara! Tente imaginar a emoção e a dor que o locutor sentia neste momento ! Eu me lembro de ter assisti isto na TV Tupi do Rio de Janeiro, canal 06. Mas na época era criança e não era capaz de entender o quê estava acontecendo.
+Marcos Floriano de Jesus Meu pai também via sempre...era a hora que ele queria silêncio,
Imagina como ele passou o final do ano depois disso. Coitado é de cortar o coração ter que passar o final do programa , emocionante ouvir ele chorando.Triste demais
Muita saudade deste grande jornalismo radifônico. Gratas recordações.
Tive esse grande previlégio muita saudades meu pai e seu rádio a pilha.
éramos felizes e ñ sabiam com coisas simples ,vós inconfundível desse repórter.
Me emocionei muito... Desde que eu me entendi como "gente", participativo e depois atuante, o Repórter Esso era a fonte de informação segura e imparcial que tínhamos como norte em nossas vidas....
Arrepiante.. Nossa!! Vi paixão pelo trabalho.
+Bruno Gomes Faço minhas as suas palavras...
Bruno Gomes Emocionante.. go pack go
Inesquecível, fantástico. Rádio eterno companheiro. Esta edição se percebe o amor e dedicação de verdadeiros profissionais.
Ouvindo em 08 jan. 2024. Uma aula de história
Lendário Reporter Esso!!!
Vocês sabiam que ele tinha dormido na rádio para narrar o final da segunda guerra, mas acabou indo para casa e o fim da guerra foi bem na hora?
Só que a população brasileira só acreditou no final da guerra de fato quando o proprio Heron Rodrigues (Reporter ESSO) narrou com sua voz!
Isso sim que é credibilidade!
Mais histórias como essa só no nosso canal do RUclips da Escola de Rádio, tudo sobre a historia do Rádio!
Emocionante a despedida do saudoso Gontijo Teodoro!
Heron Domingues
A voz nao e de Gontijo Teodoro ou Heron Domingues. A voz e de meu pai Roberto Figueiredo que na ultima edição do Reporter Esso chorou no ar.@@luisventura5395
@@robsilus1 ... bacana esta tua correção. Olha que eu me bati aqui na web. Mas as informações são bem desencontradas. Depois deste me coment, li que eram dois os locutores, que um deles "não segurou a onda" e por uns minutos outro fez a locução, dá para perceber o mudança do timbre... tua informação agrega, valeu.
@@robsilus1 EM TEMPO: agora surge isso, muito legal... ... "O último Repórter Esso
- O Repórter Esso terminou suas transmissões em 31 de dezembro de 1968.[1] Na última edição, transmitida pela Rádio Nacional e pela Rádio Globo do Rio de Janeiro, a partir das 20:25 da noite, o radialista Guilherme de Sousa fez a identificação da emissora e dando a hora certa, antes de anunciar: "Alô, alô, Repórter Esso!". Ao som das tradicionais trombetas, o locutor Roberto Figueiredo entrou no ar, noticiando sobre as festividades do ano novo (1969); o pronunciamento do presidente Costa e Silva sobre o momento nacional e a instituição do AI-5, além do mesmo assinar decretos sobre o setor financeiro; a condenação de Israel por parte das Nações Unidas pelo atentado contra o Líbano; a Missa de Ano Novo realizada pelo Papa Paulo VI; a previsão do tempo nas principais cidades do país; e as principais notícias dadas pelo Repórter Esso em 27 anos de atividade. Durante a leitura desta última, Roberto Figueiredo começou a chorar e se emocionar, chegando a um ponto em que o locutor reserva Plácido Ribeiro, que estava no estúdio na hora do noticiário, seguiu a leitura. Roberto tentou se recompor e, aos prantos, encerrou o último Repórter Esso, desejando uma boa noite e um feliz ano novo"...
Na televisão, o noticiário foi apresentado pela última vez em 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi e na TV Record.
link > ... pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%B3rter_Esso
@@robsilus1 ... e isso, mais legal ainda... ruclips.net/video/3XwZlIYAm7I/видео.html
Saudade deste Tempo. Era Bom
Eu tinha 14 anos quando da última transmissão do glorioso e sensacional repórter Esso em 1968, o meu saudoso pai nunca perdia o noticiário do repórter Esso, saudade daquela época maravilhosa a onde nós tínhamos segurança de verdade, saíamos a noite caminhávamos durante a noite e madrugada pelas ruas a pé, pois não existia sensação de insegurança como existe hoje em nosso dia a dia simplesmente está tudo dominado estamos indo para o caos.
Sou de 12/ 1952. Eu assistia o repórter Esso pela TV, também. Lembrei-me também da paródia feita pelo Zé Fidelis, o Repórter Urso - O último á dar as primeiras. Mais alguém se lembra?
Quase chorei aqui cara, é emocionante quando um grande radiojornal que foi o Repórter Esso chega ao final. É até hoje um verdadeiro marco do jornalismo no rádio e na TV, por isso a comoção do Roberto Figueiredo durante a locução das últimas notícias e da despedida bem ao final do vídeo (percebam que ele fica tão emocionado com as notícias que ele deu nos anos 50 que o locutor reserva Plácido Ribeiro teve que ler as notícias de 1960 a 1963 enquanto ele se recompunha). Qualquer um que trabalhou todos aqueles anos iria se emocionar.
você tem facebook ,gostei muito do seu comentário e gostaria de segui-lo nas redes sociais
jota cavalcanti /joaojusticeirodosaobernardo
João Batista Espero que saibam porque chegou no final, espero que questionem! Espero que vejam a entrevista desse locutor disponivel aqui no RUclips, na parte 2, falando que o Ato Inconstitucional AI-5 contribuiu para o fim do Reporter Esso.. Uma ditadura ilegal cujas marcas pagamos até hoje, DITADURA NUNCA MAIS, CENSURA NUNCA MAIS, É PROIBIDO PROIBIR!!!!!!!!!!!!!!
@ Parabéns, quando começou essa mentira de revolução, em 31 de março de 1964, eu estava com 12 anos de idade. Vi atrocidades até aqui por perto da minha cidade de Ourém Pará. Em Capitão Poço, muitas pessoas de bem, foram levadas presas cognominadas de comunistas e contrárias à esse arbitrário regime implantado em nosso País. Esse Ato Institucional AI5, matou o Rádio brasileiro e nos impediu de continuarmos ouvindo o grande programa de notícias "Repórter Esso". Dinarte Siqueira Ourém Pará.
Com muita saudade,revivendo momentos que vi e ouvi. primeiro de maio de 2020;
Putz eu era criança 10 12 anos e ouvia junto com meu pai começávamos a audinção em casa no café da manhã e terminavamos ouvindo em seu carro um Packard 1946 Branco com capota preta de Vinil (tenho a foto ate hoje), logo me deixando na porta do colégio onde ele seguia ouvindo até seu trabalho!!!
Bons Tempos.
E assim tudo que era bom vai se acabando ...
Devia ser muito gostoso esse tempo de você ficar ouvindo no rádio de pilha com os parentes. Se reunindo a família.
Sim...ouvindo sou comunicador de rádio e este representou a paixão pelo que fazia!!!
Eu era criança nessa época...essa chamada todos corriam pra perto de rádio..muitas daudads..
O INICIO FOI ALEGRIA AO OUVIR DEPOIS DE LONGOS ANOS A VOZ ANUNCIANDO "ALO...ALO REPORTER ESSO ALO!!! O ENCERRAMENTO EU CHOREI COM O LOCUTOR.........HOJE, 40 ANOS MORANDO EM TORONTO/CANADA, NUNCA VOLTEI AO BRASIL, MAS TAMBEM NUNCA O ESQUECI. RELEMBRO TUDO, TRAZ-ME TRISTESA MAS ME CONFORTA E AS LAGRIMAS SEMPRE VOLTAM, MAS NAO TENHO CORAGEM DE VOLTAR. (toronto/canada)
Estou ficando velho mesmo,passei por isso tudo ,saudade ,época maravilhosa.
Conforme o locutor relatou, é uma longa história....uma longa vida.....e uma triste despedida da locução que durante muitos anos foi o orgulho dos meios de comunicação no Brasil......o Repórter Esso silenciou....mas seu nome e suas glórias já entraram para a história....jPs.
Eu tinha 12 anos nessa época, meu pai ouvia sempre esse noticiário, eu lembro por causa do som das trombetas no rádio RCA Vitor. Nada de celular, PC ou Internet.
Era um tempo que repórter narrava com paixão, jogador de futebol tinha amor a camisa e pensávamos que existia vida em Marte!
Hoje repórter parece robô, jogador troca de time como troca de cueca e descobrimos que Marte só tem areia e pedra ou seja, uma verdadeira bosta.
Resumindo: eu era feliz prá caráleo...pena que não sabia.
O homem de ontem sempre negará a geração futura. Gosto tanto do movimento politico (de lutas de esquerda) e cultural (contracultural) que houve no teu tempo, 1960. Mas aprecio o meu viver no presente, me baseando algumas vezes no que vejo do passado. O que se vive hoje não é ruim, é mal baseado, é muito estimulado, meio confuso, mas não deixa de ser rico.
kkkkkkkkkk xiru...a tua sintese das duas épocas...adoooro
os anos 60 devem ter sido magicos, grandes mudanças
acho que é por isso que gosto de ouvir ABBA, Creedence e Marvin Gaye
nikitchacwb Abba já era dos anos 70, era a banda favorita das mocinhas hehehe...
agora Creedence e Marvin Gaye = FERAS!
Marvin Gaye foi um dos genios do R&B e do soul, a música negra deve muito a ele...incrível alguém jovem como vc gostar de Marvin Gaye, parabéns pelo bom gosto!
Minha querida amiga, muita magia anos dourados os anos 60 e 70, fazíamos aniversários e nas garagens se fazia reunião dançante ouvindo as músicas dos discos de vinil LP Renato & seus Blue caps, The Fevers, os reis dos bailes era pura emoção e alegria, saudades daquela época de ouro. Ah, tu és inteligente e de muito bom gosto parabéns, fiques com Deus lindinha.
Sou fã do ABBA e Creedence e ouço as músicas deles até hoje, pois só ouço músicas antigas por serem melodiosas ao invés de pancadões que só stressa e causa dor de cabeça além de prejudicar a audição.
Uma verdadeira relíquia, "não" tem como não emocionar....
Muito emocinante repare a emoção do locutor!!!!chorando!!!!
Realmente marcou história na comunicação, essa música de início trazia alegria para mim. Sou de 63 e esse som me dá saudade; me emocionei. Que voz perfeita e que amor ao rádio, á comunicação. Realmente é de repensar os valores atuais de comunicação no rádio.
Obrigada pela oportunidade.
Emocionante. Impossível não chorar também.
Meu pai gostava de ouvir esse repórter esso só recordações que saudade do velho pai hoje ele está no céu
Até 1954, ele consegue falar...depois, a emoção toma conta.
1954?
Ah sim! Verdade!
Suicídio de Getúlio vargas...
Quanta emoção reunida na transmissão da última apresentação!
Essa era umas das vozes da lembrança de minha infância, fantástico!
este era o reporter que reportava as noticias com a alma e o coraçao ,o melhor de todos que ja passou pelas emissoras de radio do brasil.
Isso é maravilhoso! Para nós amantes da História é simplesmente emocionante!!!
Muito emocionante,me sinto feliz em poder ouvir o Reporte ESSO ,uma verdadeira relíquia do jornalismo brasileiro,isso quando havia jornalismo sério!
Eu lembro dessa transmissão. Estava com 16 anos. Meio século passou sem que percebesse. Nesse tempo o rádio era a estrela dos lares.
Pode contar mais sobre?
Essa última transmissão transmite uma emoção ímpar. Não vivi na época, mas estudei muito sobre essa rádio na minha faculdade de jornalismo.
Comecou a transmissão às 20:25
Comecei às 20:15! Quase...
Senti daqui a emoção do repórter Esso. Incrivel!
Repórter Esso e o Globo no Ar fazem parte de nossa cultura. As vinhetas são mais interessantes do que muitas " músicas " de hoje.
Ouvindo na virada do ano 2019 - 2020
Nossa! Gostei demais de ouvir recordações da infância... Obrigada!
Rubi Mascareñas3 anos atrás
A voz embargada do locutor é de cortar o coração.
Recordar. Como é bom. Ele narrou muitos acontecimentos que vivi, pois nasci em 50 e que havia esquecido, ou melhor, não sabia que lembrava. Obrigada macnoll
Saudades do Reporter Esso a testemunha ocular da história !!!!!!
Parabéns repórter Esso , e o final foi emocionante isso demonstrou repórter Esso o seu amor pela profissão muito lindo que exemplo de sentimento por anos de profissionalismo.
Isso que eu chamo de profissionalismo e amor pelo que faz
Quem trabalha só por retorno financeiro não é feliz nem se sente realizado!
Impossível não se emocionar com isso...
O locutor estava chorando no final era mais uma parte do fim de uma era bons tempos quando a minha avó lembrava que precisava ouvir o repórter Esso.
baita profissional esse cara, quanto tempo. bons tempos
Me lembro do repórter Esso, saudades
Que belíssimo registro! Me tocou muito,especialmente por também exercer essa maravilhosa profissão. Que a ética prevaleça cada vez mais na atuação dos radialistas, mesmo em meio a tantos desafios.
E que tenham hoje em dia bons profissionais de rádio
Eu já ouvi várias vezes, todas me emocionei. Tem como não se emocionar? Eu senti junto com o locutor, toda dor de estar anunciando a ultima locução, e anunciando todas as tragédias.
Toda vez que ouço choro. :'(
É emocionante demais mesmo!
Tb.
Este último Repórter Esso na rádio foi em, 31/12/1968. Já na televisão, na TV Tupi, a última transmissão foi em, 31/12/1970. *FONTE: Diário de Notícias (RJ). Edição: 14746, página 26, publicado em, 22/11/1970. Em substituição do Repórter Esso, outro noticioso entraria no lugar com o nome de, O Jornal. *FONTE: Diário de Notícias (RJ). Edição: 14749, página 16, publicado em, 26/11/1970.
Pôxa, tinha 07 anos de idade, legal ficar sabendo qual foi a manchete mais importante do ano de meu nascimento 1961, da pra perceber o locutor segurando a emoção num momento tão importante,
Voz de Roberto Figueiredo e nao de Gontijo Teodoro que fazia Oseu reporter Esso na Tv Tupi
até hoje sinto saudades. quando o repórter Esso entrava no ar.
Adão muniz . Cariacica esp. muitas saudades.