Muitos !! Muitos !!!! Obrigado sr Panda Beting para seu documentario !!! Você falou muito bem de avioes da Swissair !!! Agradece muito você !!!! E tambem muitas fotos lindas , e unica !!!!! Obrigado !!! Respeito !!
Minha paixão pela aviação e principalmente pela VASP vem do meu pai que trabalhou durante 10 anos na companhia, ele era apaixonado pelo MD11 e sempre comentava comigo as histórias que ele viveu lá dentro, os clássicos comerciais, os amigos que fez, hoje ele não está mais aqui, mas tenho um carinho enorme pela VASP, pois ela mudou a vida dele e fez com que eu me apaixonasse pela aviação, pois desde pequeno convivi com os aviões...
Minha paixão pela Vasp vem de criança quando sempre aguardava as férias escolares para voar em seus jatos, e essa paixão eu levo adiante, a paixão pela Vasp me tornou aviador, uma empresa admirada por todos Brasileiros!
Eu ia para Viracopos e foi maravilhoso ter visto o DC 10 da Swissair. Tinha um funcionário da Swissair aqui na Pça Dom José Gaspar, centro de SP, chamado Dagoberto que me deu a primeira alegria sobre aviação. Revistas, pôsteres, folhetos, camiseta e outras coisas mais. Tenho muito carinho por esta empresa e foi por causa dele que eu amo o DC 10. MD 11, não. O DC-10. Um abraço e um muito obrigado para ele. Nunca esqueci.
Caro João , que prazer ter noticias suas . Que bom que proporcionei esta alegria . Sim eu justamente me ancantei pela aviação colecianando cartões postais de avião nas lojas das cias aéreas e agencias de viagens. Felicidades !!!!
@@dagobertoblaesejunior Não pus o teu nome completo pq não sabia como escrever "Blaese" mas nunca te esqueci e nem o teu nome. Eu trabalhava na Akzo ( Tintas Wanda ). Logo no primeiro dia que te conheci você já disse que me mandaria uma revista do DC 10. Recebi pelo correio. Você me mandou mais de uma revista. Eu nem acreditei. Mostrei para o meu pai o que você me mandou. Ele me deu um abraço tão intenso como se eu tivesse recebido o Prêmio Nobel de tão feliz e orgulhoso que eu estava. A alegria dele foi muito maior do que a minha. Você marcou minha vida, Dagoberto. E não foi só isso. Você foi uma das poucas pessoas fundamentais para eu formar a minha personalidade. Qdo eu faço a alegria de uma pessoa, seja lá como for, me lembro de você me dando um monte de matériais da Swissair para um trabalho de escola sobre aviação. Isso foi em 1978. De todo meu coração, alma e espirito: MUITO OBRIGADO POR SER TAO IMPORTANTE NA MINHA VIDA. Minha promessa está de pé. A Swissair não tem mais mas qdo tudo isso passar quero embarcar, se Deus quiser, em um 777 da Swissair e fazer de conta que estarei voando no DC 10 da Swissair.
@@joaozanon8721 Que legal João..Me lembro , sua empresa parece que ficava na Raposo Tavares se não me falha e memoria ....Após este período de promotor de vendas da SWISSAIR em SP , eu fui transferido em 1981 para Porto Alegre para ser o Gerente Regional lá. Em 05 junho 1985 consegui um pouso de um DC-10 30 ER em Porto Alegre para embarcar 96 passageiros + carga .Em 1986 fui transferido ao Rio de Janeiro onde também fui gerente de vendas . Em 1988 transferido de volta a SP como gerente de vendas para SP e Sul do Brasil, Lamentavelmente em 1989 sofri um assalto em SP fiquei muito chocado eu voltei para minha terra SC para gerenciar uma agencia de viagens . Hoje , já há 21 anos resido em Balneario Camboriu SC e trabalho ainda no ramo de viagens cuidando também de minha esposa que ficou paraplegica há 17anos atrás, .Meu e-mail dagoviagens@gmail.com.... informe o seu , vou te mandar umas fotos . Muito obrigado por sua consideração , confesso que fiquei emocionado amigo em saber que minah atençaõ lhe marcou muito . Era um cia aérea Top !!! .
A VASP é minha mãe na aviação, @pandaviation!!! Foi com ela que conheci o que é estar nas nuvens, ter uma das melhores vibrações da minha vida, VOAR!!!No PP-SNJ, Super 200(em 1981), foi quem me deu o maior prazer de “largar o chão,”poder ver o mundo de cima, e soltar a imaginação!! Aqui está o meu amor pela VASP!😀
Uma frase para que eu obtenha mais um dos seus livros para minha coleção? Voei Amei Saudades Paixão Veio , marcou, realizou sonhos em formas de poesia e assim como todo bom pássaro deixará saudades, VASP! Só quem voou sabe...
15 anos de ausência, depois de 72 anos de existência. E ainda fica a saudade daquele A300 acionando os motores, ver seus breguinhas chegando e partindo, das caudas azul claro marcando presença nos aeroportos do Brasil. A Vasp de "todo mundo", mais uma das nossas queridas aéreas que ficaram no caminho da história, desligando seus motores para sempre.
Infelizmente eu era muito pequeno na época da VASP e acabei não voando com ela.Mas o "A Vasp abre suas asas, sua ternura" é encantador.Era um luxo,que hoje foi substituído por barrinhas de cereal(quando tem) haha.Acho que o livro fará com que eu tenha saudades do que nunca vivi,essa ternura que não mais retornará,infelizmente 😭.✈︎
Um futuro promissor não se constrói sem um passado glorioso. A VASP pode não estar mais entre nós, mas é por toda sua competência e jeito cativante de voar, que hoje sabemos o que buscar em uma companhia aérea. Para sempre nos nossos corações, VASP 💙
-"Viaje Bem Viaje VASP"- A frase que está na mente de todos os brasileiros até hoje desde dos mais novos até os mais velhos. A VASP foi uma companhia aérea muito bem sucedida no Brasil e que marcou a história de muitos passageiros que voaram nela... A VASP conseguiu assinar a sua história na aviação Brasileira e ela nunca será esquecida no coração dos brasileiros. 💙💙💙💙💙💙💙 Ps: A frase do sorteio 🙂👍🏻
A Vasp foi minha primeira viagem, o primeiro vôo, e o primeiro amor pela aviação! Viajei em 2002 ainda como menor desacompanhado, em um 737-200 de Porto Velho a Fortaleza!
Nas "suas asas, sua ternura" ganhamos altura, viajamos, voamos….hoje eternizamos lindas memórias, guardadas em mentes e corações... Vasp eternamente nossa paixão em voar..
"Atenção, você com essa ficha na mão dirija se ao portão..." Palavras nostálgicas capazes de até hoje passar uma alegria contagiante a um apaixonado por aviação e pela VASP como eu. Tenho certeza que sua nova obra passará a mesma alegria de assistir uma decolagem do Breguinha da Vasp ou de assistir um daqueles belos anúncios.
"Viaje bem, viaje VASP" gera em mim algo diferente. Não conheci o auge da VASP, nunca voei de VASP, e no interior onde eu morava não tinham aviões deles. Mas os sentimentos que os vídeos do Panda e de outros grandes canais de aviação me trás me faz querer saber sempre cada vez mais sobre essa empresa que me apaixonei, mesmo sem ter conhecido! Me parece até uma banda de rock cujo qual não vivi na mesma época e me apaixonei na adolescência, o sentimento de paixão e nostalgia só aumenta, e a vontade de saber mais a cada vídeo novo sobre a empresa aquece o coração!
Concurso do Livro da VASP: VASP menor distância entre seus sonhos! Obviamente que o slogan original era VASP a melhor distância entre dois pontos, adaptei ela, porque a VASP foi a responsável em manter meus sonhos vivos em mim, viajar e conhecer o mundo, vibrar e se emocionar na primeira viagem em um wide-body enfim! Meu primo foi chefe de cabine do MD11 na VASP é muita história, muito amor envolvido! Parabéns 👏 Panda! Eu votei na foto que foi escolhida para a capa do livro, questão de honrar ter em minha coleção!
"Viaje bem, Viaje VASP!" Cara, pra mim é a companhia aérea brasileira mais emblemática, mais marcante que eu já vi. Lembro-me bem até hoje dos VASP operando em REC, dos sucateados que ficavam lá. Não tem como não lembrar da VASP sem lembrar dos 737. Nunca viajei de avião, ainda, nas minhas economias nunca couberam uma viagem completa de avião, mas a paixão com os pés no chão sempre me comprometeu a sempre conhecer e a gostar mais e mais da VASP. Abraços, Panda!
Voar com que gosta de voar. Nenhum slogan traduz melhor o espírito da VASP. A VASP abriu suas asas e sua ternura para a gente ganhar altura. Seu legado não é só uma história, mas um exemplo a ser seguido até hoje.
"A VASP é de todo mundo a VASP é de todos nós". A empresa que me tornou apaixonado pela aviação com os seus breguinhas, e principalmente os MD-11. Mesmo após o fechamento da empresa, via quase que diariamente os 737 estocados no Aeroporto dos Guararapes, e sempre que os via me lembrava de como me apaixonei pela aviação. A viação saiu de São Paulo, ganhou o Brasil e o mundo. "Céu azul, leste, oeste, norte ou sul. Você livre pra ar com quem gosta de voar. A VASP abre as suas asas, sua ternura pra você ganhar altura viajar ... Voar... (Viaje bem, viaje VASP)"
Grande Panda !!! não esperava menos desta parte 2 pois a parte 1 foi sensacional , grande acervo sendo explicado em ricos detalhes,teve aeronaves que eu nem conhecia. Obrigado por trazer esse material com excelência, emoção,carinho e tanto respeito que nos fazem entender a importância desta empresa durante toda sua existência. Simplesmente impecável.
Minha mãe, Ivone Stepurski Tosin (falecida em 2017) só sossegou quando voou desde Curitiba até Viena via Zurich nas asas da SwissAir. Sensações, sonhos, não tem preço.... 🙏🙏
Passei os seis primeiros anos de minha infância atravessando o Atlântico entre GIG - DKR bem acompanhado dos DC-10 da Swissair, entre 78 e 83 qdo morei com meus pais na África. Não havia vôos diretos entre Brasil e Abidjan naquela época então todos os brasileiros (expatriados) que precisavam ir para a África ocidental francesa tinham que fazer a mesma rota ( a passagem era mais barata). Com certeza boas memórias para muitos outros brasileiros que tbm faziam esse trajeto. Meu pai diz até hoje que o perfume do café que eles serviam no café da manhã ao amanhecer antes do pouso em DKR era de tirar o fôlego, os chocolatinhos então....enfim.. bons tempos.
Já estou com a ficha na mão e me dirigindo ao portão para embarcar nas páginas do novo livro do Panda! Ansioso por viajar bem com cada registro da história da querida Vasp!
Vim por sugestão do youtube. ficou muito bonito o documentário. Mesmo não tendo voado pela Swissair ao ler a respeito era uma empresa que me identifiquei , bom uso das cores branca e vermelha, o SR111 que caiu no canadá foi a gota d'água nas operações da companhia, até o seu encerramento. Atualmente tem a SWISS mas é outra história.
Panda, a vida é feita de prazeres e momentos únicos, e um grande prazer resumido num momento foi voar nas asas da Vasp. Vale dizer que meu primeiro voo da vida foi CGH-GYN pela Vasp, cujo qual guardei o canhoto da passagem por anos (até ser roubado).
Panda, quantas saudades da Swissair! Fui agt viagens 85-93 e gsa deles entre 93 e 96. Em todos os tópicos eles eram a referência. Principalmente profissionalismo e discrição rsrs Eu tive a sorte de fazer vários voos no dc10 e md11 : quem voou ...voou !
Eu como morador do interior do RJ, gostaria muito de ter tido o privilégio de ter nascido nos anos dourados e de ter morado em SP, próximo a algum aeroporto onde as asas da Vasp passavam. Ela representou bem o Brasil, A Vasp fez história e hoje está na história. ❤️ Ps: Aqui na minha cidade a Vasp é conhecida pelos mais antigos através do trágico acidente do PP-SRR.
Que fantástico vídeo Panda, mais uma aula. Por favor nunca deixe de produzir estes conteúdos. Sou muito fã do canal, nunca perdi um vídeo. E já tenho quase todos os seus livros. Grande abraço!
Sou muito jovem e não cheguei a conhecer a Vasp... Mas, sua história é perpetuada através dos anos e tenho certeza que Ela, se mantém viva não mais nos aeroportos, mas sim na memória de cada brasileiro admirador e fanático da boa aviação. Feita com amor e carinho de seus tripulantes. Viaje bem, viaje Vasp!🤍💙
Conheci 3 tipos de Swissair,a primeira num A310 e depois MD 82 ,de Heathrow para Genebra ,serviço impecável foi um dos melhores serviços que ja vi num voo short range,em seguida quando chego em Genebra,avião ,DC10 ER estava lotado só sobrou o que nunca imaginei,ainda na cabeça a propaganda dos passarinhos e o Slogan “Vou folgado para não chegar amassado não existia mais era um 2-5-2 ,com 100+ bebê s chorando e meu assento ,aquele no DC10 ninguém quer pegar ,acabei ,depois do jantar fazendo amizade com as comissárias e tirando o pouso ,meu assento era o Jump seat
Frase do concurso: VASP, a empresa aérea que me levou para ver, pela primeira na vida, o mundo lá de cima, como eu sempre o imaginava daqui de baixo. Amor e saudades eternas.
Mais um video espetacular....Me fez retroceder no tempo, para a década de 80, mais especificamente para o sítio de um grande amigo, em Vinhedo, onde eu passava vários finais de semana e feriados. Esperava ansiosamente a tarde de sábado, quando o magnifico e elegante DC-10 ganhava os céus bem em cima da propriedade...obrigado !!!!
14:49 - Percebam com os tripulantes claramente à vista servindo de referência, o enorme tamanho das janelas do cockpit do DC-10. Me lembro que quando visitei o cockpit de um desses aviões, da Alitalia, isso me impressionou muito. A área "envidraçada" do cockpit, especialmente nas laterais, era apenas gigantesca.
Panda: você pediu uma frase, mas me permito - sob pena de desclassificação! - me alongar um pouco mais. A história da VASP, apesar de muito mais longa do que meu tempo de vida, junta-se à minha em alguns capítulos da minha vida. Foi nas asas dela em que eu, ainda protegido na barriga de minha mãe, voei pela primeira vez. E é dentro de um avião da VASP que tenho a minha primeira memória voando. Quase 1000 voos e centenas de horas voando depois, se eu fechar os olhos ainda consigo reviver aquele voo Londrina - Curitiba, no final da década de 90, como se fosse ontem. Se hoje eu sou piloto e tenho o privilégio de exercer a atividade para a qual fui destinado, a VASP tem uma parcela de culpa no cartório. Estou muito ansioso para conhecer ainda mais a sua história, os seus feitos, os seus legados e, sobretudo, aquilo que faz o coração de cada entusiasta, aviador, apaixonado ou inspirado vibrar: as memórias de uma empresa que foi a primeira para muita gente, e em um paradoxo triste e melancólico a última para muita gente. Fortes emoções virão!
Na frase “é a VASP, está no ar! Um sorriso no céu!” vemos a felicidade dos tripulantes em fazer parte da empresa e dos amantes da aviação em vê-la voar.
Vasp, você não só representou a cidade São Paulo como levou o nome do Brasil a lugares onde ainda não havíamos chegado. Triste nos dias de hoje não escutar seus Jingles, aqueles que grudam em nossas cabeças e o som de seus aviões voando por todos os cantos.
Eu li o acidente do Caravelle no JET SITE, a história é realmente bizarra. O comandante taxiou até o fim da pista com alta potência aplicada e acionamento dos freios para remover a neblina da pista com ar quente dos motores. Se não me falha a memória. Ótimo vídeo Panda!
Cheguei a viajar pela vasp poucas vezes pois eu era muito pequeno... Porém até hoje tenho uma etiqueta de bagagem da sorte que guardo na carteira e alguns talheres com a escrita VASP gravada... "Viaje bem,viaje vasp"
Sobre o Turbo Compound, é um tremendo projeto em termos de soluções mecânicas, estava a frente de seu tempo pois as falhas eram mais associadas a deficiência na metalurgia da época. Esse motor com a tecnologia de materiais de hoje seria sensacional!
Uma pequena correção: KSSU - um dos S’s era SAS Scandinavian e não a Sabena (KLM, Swissair, SAS-Scandinavian, UTA). A Sabena fez parte do consórcio ATLAS. Um abraço!
Caro Panda . Show parabéns pelo 2 capítulo. Minhas considerações...: Vc não citou o ARJ 146 que na Swissair chama-se Jumbolino. Ele era da Crossair mas operou para a SR. Voei LUGANO-ZRH na econômica com champanhe sendo servida. Também voei ZRH AMS ZRH COM este quadrireator de asas altas. Outra dúvida.. Vc diz que o DC8 serviu o Brasil até 86. Eu acho que não. No fim dos anos 70 já operavamos pelo q parece somente DC10. O DC8 foi trazido ao Brasil excecionalmente em 1979 quando houve o DC10 grouding. o DC8 salvou o tráfego CH BRA CH. me parece...
Jumbolino nunca foi Swissair. Foi Crossair e depois SWISS. Swissair não. E o DC-8-62 HB-IDL foi o último a servir o Brasil . Houve uma época em que alguns voos eram DC-8, outros DC-10, nas rotas para a América do Sul. Informações pesquisadas. E tem um comentário falando muito bem do senhor! 👍🏻👍🏻👍🏻 Obrigado!
Muito obrigado Panda pela suas considerações.Sim como escrevi o Jumbolino era da CROSSAIR mas operou voos para SR ou LX em Code share com SR . (lembro que voei em 2003) .Lamentavelmente no dia que a VARIG faliu , era meu aniversário e o do Santos Dumont e de ódio joguei todo meu arquivo de passagens, cartões de embarques e logbook fora . Eu fiquei muito magoado com aquele " assassinato ... " Fiquei emocionado com o gentil comentário do leitor João Zanon sobre minha pessoa . Sim , quando criança eu coletava este tipo de material em cias aéreas e na única agencia de viagens que havia em ITAJAI SC. Sempre atendi a todos com material , especialmente os jovens que como eu estavam sedentos por coisas da aviação . Sobre a operação do DC10 no Brasil , sim lembro em 1976 quando ingressei na SR SAO , Havia 1 voo somente com DC , o de Segunda Feira que prosseguia a SCL , e os demais eram DC8 , mas durou pouco pois nosso concorrente o principal a LH já operava o DC-10 ,e depois o 747 em voo nonstop ( e nós ainda via DKR e GVA) éramos heróis em competir graças a excelencia dos serviços e o DC10 teve que vir logo . Estou pesquisando junto a um grupo de colegas ex-SWISSAIR para esclarecer esta página da história . abraço e mais um vdz parabéns pelo seu trabalho top!
Quem conhece a frase: "Atenção, você com esta ficha na mão", viajará muito bem na obra de Panda Beting. Viaje bem, viaje VASP!
Muitos !! Muitos !!!! Obrigado sr Panda Beting para seu documentario !!! Você falou muito bem de avioes da Swissair !!! Agradece muito você !!!! E tambem muitas fotos lindas , e unica !!!!! Obrigado !!! Respeito !!
Minha paixão pela aviação e principalmente pela VASP vem do meu pai que trabalhou durante 10 anos na companhia, ele era apaixonado pelo MD11 e sempre comentava comigo as histórias que ele viveu lá dentro, os clássicos comerciais, os amigos que fez, hoje ele não está mais aqui, mas tenho um carinho enorme pela VASP, pois ela mudou a vida dele e fez com que eu me apaixonasse pela aviação, pois desde pequeno convivi com os aviões...
Minha paixão pela Vasp vem de criança quando sempre aguardava as férias escolares para voar em seus jatos, e essa paixão eu levo adiante, a paixão pela Vasp me tornou aviador, uma empresa admirada por todos Brasileiros!
Eu ia para Viracopos e foi maravilhoso ter visto o DC 10 da Swissair. Tinha um funcionário da Swissair aqui na Pça Dom José Gaspar, centro de SP, chamado Dagoberto que me deu a primeira alegria sobre aviação. Revistas, pôsteres, folhetos, camiseta e outras coisas mais. Tenho muito carinho por esta empresa e foi por causa dele que eu amo o DC 10. MD 11, não. O DC-10. Um abraço e um muito obrigado para ele. Nunca esqueci.
Caro João , que prazer ter noticias suas . Que bom que proporcionei esta alegria . Sim eu justamente me ancantei pela aviação colecianando cartões postais de avião nas lojas das cias aéreas e agencias de viagens. Felicidades !!!!
@@dagobertoblaesejunior Não pus o teu nome completo pq não sabia como escrever "Blaese" mas nunca te esqueci e nem o teu nome. Eu trabalhava na Akzo ( Tintas Wanda ). Logo no primeiro dia que te conheci você já disse que me mandaria uma revista do DC 10. Recebi pelo correio. Você me mandou mais de uma revista. Eu nem acreditei. Mostrei para o meu pai o que você me mandou. Ele me deu um abraço tão intenso como se eu tivesse recebido o Prêmio Nobel de tão feliz e orgulhoso que eu estava. A alegria dele foi muito maior do que a minha. Você marcou minha vida, Dagoberto. E não foi só isso. Você foi uma das poucas pessoas fundamentais para eu formar a minha personalidade. Qdo eu faço a alegria de uma pessoa, seja lá como for, me lembro de você me dando um monte de matériais da Swissair para um trabalho de escola sobre aviação. Isso foi em 1978. De todo meu coração, alma e espirito: MUITO OBRIGADO POR SER TAO IMPORTANTE NA MINHA VIDA. Minha promessa está de pé. A Swissair não tem mais mas qdo tudo isso passar quero embarcar, se Deus quiser, em um 777 da Swissair e fazer de conta que estarei voando no DC 10 da Swissair.
@@dagobertoblaesejunior Desculpe. 777 da Swiss. Fui traído pelo inconsciente.
@@joaozanon8721 Que legal João..Me lembro , sua empresa parece que ficava na Raposo Tavares se não me falha e memoria ....Após este período de promotor de vendas da SWISSAIR em SP , eu fui transferido em 1981 para Porto Alegre para ser o Gerente Regional lá. Em 05 junho 1985 consegui um pouso de um DC-10 30 ER em Porto Alegre para embarcar 96 passageiros + carga .Em 1986 fui transferido ao Rio de Janeiro onde também fui gerente de vendas . Em 1988 transferido de volta a SP como gerente de vendas para SP e Sul do Brasil, Lamentavelmente em 1989 sofri um assalto em SP fiquei muito chocado eu voltei para minha terra SC para gerenciar uma agencia de viagens . Hoje , já há 21 anos resido em Balneario Camboriu SC e trabalho ainda no ramo de viagens cuidando também de minha esposa que ficou paraplegica há 17anos atrás, .Meu e-mail dagoviagens@gmail.com.... informe o seu , vou te mandar umas fotos . Muito obrigado por sua consideração , confesso que fiquei emocionado amigo em saber que minah atençaõ lhe marcou muito . Era um cia aérea Top !!! .
A VASP é minha mãe na aviação, @pandaviation!!!
Foi com ela que conheci o que é estar nas nuvens, ter uma das melhores vibrações da minha vida, VOAR!!!No PP-SNJ, Super 200(em 1981), foi quem me deu o maior prazer de “largar o chão,”poder ver o mundo de cima, e soltar a imaginação!!
Aqui está o meu amor pela VASP!😀
Uma frase para que eu obtenha mais um dos seus livros para minha coleção?
Voei
Amei
Saudades
Paixão
Veio , marcou, realizou sonhos em formas de poesia e assim como todo bom pássaro deixará saudades, VASP! Só quem voou sabe...
15 anos de ausência, depois de 72 anos de existência. E ainda fica a saudade daquele A300 acionando os motores, ver seus breguinhas chegando e partindo, das caudas azul claro marcando presença nos aeroportos do Brasil. A Vasp de "todo mundo", mais uma das nossas queridas aéreas que ficaram no caminho da história, desligando seus motores para sempre.
Infelizmente eu era muito pequeno na época da VASP e acabei não voando com ela.Mas o "A Vasp abre suas asas, sua ternura" é encantador.Era um luxo,que hoje foi substituído por barrinhas de cereal(quando tem) haha.Acho que o livro fará com que eu tenha saudades do que nunca vivi,essa ternura que não mais retornará,infelizmente 😭.✈︎
Um futuro promissor não se constrói sem um passado glorioso. A VASP pode não estar mais entre nós, mas é por toda sua competência e jeito cativante de voar, que hoje sabemos o que buscar em uma companhia aérea. Para sempre nos nossos corações, VASP 💙
-"Viaje Bem Viaje VASP"- A frase que está na mente de todos os brasileiros até hoje desde dos mais novos até os mais velhos. A VASP foi uma companhia aérea muito bem sucedida no Brasil e que marcou a história de muitos passageiros que voaram nela... A VASP conseguiu assinar a sua história na aviação Brasileira e ela nunca será esquecida no coração dos brasileiros. 💙💙💙💙💙💙💙
Ps: A frase do sorteio 🙂👍🏻
Ah Vasp, hoje o que fica é a saudade e a lembrança em fotos de um tempo que não voltará.
A Vasp foi minha primeira viagem, o primeiro vôo, e o primeiro amor pela aviação! Viajei em 2002 ainda como menor desacompanhado, em um 737-200 de Porto Velho a Fortaleza!
VASP - A sua história traz orgulho a quem sempre te amou!
Nas "suas asas, sua ternura" ganhamos altura, viajamos, voamos….hoje eternizamos lindas memórias, guardadas em mentes e corações... Vasp eternamente nossa paixão em voar..
Vale lembrar que antes de falir, a Swissair chegou a encomendar alguns A340-600. Infelizmente nunca foram entregues.
"Atenção, você com essa ficha na mão dirija se ao portão..." Palavras nostálgicas capazes de até hoje passar uma alegria contagiante a um apaixonado por aviação e pela VASP como eu. Tenho certeza que sua nova obra passará a mesma alegria de assistir uma decolagem do Breguinha da Vasp ou de assistir um daqueles belos anúncios.
"Viaje bem, viaje VASP" gera em mim algo diferente. Não conheci o auge da VASP, nunca voei de VASP, e no interior onde eu morava não tinham aviões deles. Mas os sentimentos que os vídeos do Panda e de outros grandes canais de aviação me trás me faz querer saber sempre cada vez mais sobre essa empresa que me apaixonei, mesmo sem ter conhecido!
Me parece até uma banda de rock cujo qual não vivi na mesma época e me apaixonei na adolescência, o sentimento de paixão e nostalgia só aumenta, e a vontade de saber mais a cada vídeo novo sobre a empresa aquece o coração!
Concurso do Livro da VASP: VASP menor distância entre seus sonhos! Obviamente que o slogan original era VASP a melhor distância entre dois pontos, adaptei ela, porque a VASP foi a responsável em manter meus sonhos vivos em mim, viajar e conhecer o mundo, vibrar e se emocionar na primeira viagem em um wide-body enfim! Meu primo foi chefe de cabine do MD11 na VASP é muita história, muito amor envolvido! Parabéns 👏 Panda! Eu votei na foto que foi escolhida para a capa do livro, questão de honrar ter em minha coleção!
"Viaje bem, Viaje VASP!"
Cara, pra mim é a companhia aérea brasileira mais emblemática, mais marcante que eu já vi. Lembro-me bem até hoje dos VASP operando em REC, dos sucateados que ficavam lá. Não tem como não lembrar da VASP sem lembrar dos 737.
Nunca viajei de avião, ainda, nas minhas economias nunca couberam uma viagem completa de avião, mas a paixão com os pés no chão sempre me comprometeu a sempre conhecer e a gostar mais e mais da VASP.
Abraços, Panda!
A VASP vai sempre decolar no meu coração!
Voar com que gosta de voar. Nenhum slogan traduz melhor o espírito da VASP. A VASP abriu suas asas e sua ternura para a gente ganhar altura. Seu legado não é só uma história, mas um exemplo a ser seguido até hoje.
"A VASP é de todo mundo a VASP é de todos nós".
A empresa que me tornou apaixonado pela aviação com os seus breguinhas, e principalmente os MD-11. Mesmo após o fechamento da empresa, via quase que diariamente os 737 estocados no Aeroporto dos Guararapes, e sempre que os via me lembrava de como me apaixonei pela aviação.
A viação saiu de São Paulo, ganhou o Brasil e o mundo.
"Céu azul, leste, oeste, norte ou sul. Você livre pra ar com quem gosta de voar. A VASP abre as suas asas, sua ternura pra você ganhar altura viajar ... Voar... (Viaje bem, viaje VASP)"
Grande Panda !!! não esperava menos desta parte 2 pois a parte 1 foi sensacional , grande acervo sendo explicado em ricos detalhes,teve aeronaves que eu nem conhecia. Obrigado por trazer esse material com excelência, emoção,carinho e tanto respeito que nos fazem entender a importância desta empresa durante toda sua existência. Simplesmente impecável.
Video que poderia durar horas 🙏✈️ Sem palavras pelo seu trabalho e amor pela aviação ❤️ Cordial Abraço 🙏
Gosto da seriedade e do conhecimento de causa ao expor os assuntos da aviação.
Minha mãe, Ivone Stepurski Tosin (falecida em 2017) só sossegou quando voou desde Curitiba até Viena via Zurich nas asas da SwissAir. Sensações, sonhos, não tem preço.... 🙏🙏
Ah Mestre que legal. Obrigado por nos presentear com esta continuidade. Parabéns. Abçs.
Passei os seis primeiros anos de minha infância atravessando o Atlântico entre GIG - DKR bem acompanhado dos DC-10 da Swissair, entre 78 e 83 qdo morei com meus pais na África. Não havia vôos diretos entre Brasil e Abidjan naquela época então todos os brasileiros (expatriados) que precisavam ir para a África ocidental francesa tinham que fazer a mesma rota ( a passagem era mais barata). Com certeza boas memórias para muitos outros brasileiros que tbm faziam esse trajeto. Meu pai diz até hoje que o perfume do café que eles serviam no café da manhã ao amanhecer antes do pouso em DKR era de tirar o fôlego, os chocolatinhos então....enfim.. bons tempos.
"VASP, a melhor distância entre dois pontos". E meu amor pela VASP é a menor distância entre mim e o livro do Beting 🛫
Já estou com a ficha na mão e me dirigindo ao portão para embarcar nas páginas do novo livro do Panda! Ansioso por viajar bem com cada registro da história da querida Vasp!
Vim por sugestão do youtube. ficou muito bonito o documentário. Mesmo não tendo voado pela Swissair ao ler a respeito era uma empresa que me identifiquei , bom uso das cores branca e vermelha, o SR111 que caiu no canadá foi a gota d'água nas operações da companhia, até o seu encerramento. Atualmente tem a SWISS mas é outra história.
Panda, a vida é feita de prazeres e momentos únicos, e um grande prazer resumido num momento foi voar nas asas da Vasp.
Vale dizer que meu primeiro voo da vida foi CGH-GYN pela Vasp, cujo qual guardei o canhoto da passagem por anos (até ser roubado).
Muito bom ver estas histórias
Panda, quantas saudades da Swissair! Fui agt viagens 85-93 e gsa deles entre 93 e 96. Em todos os tópicos eles eram a referência. Principalmente profissionalismo e discrição rsrs Eu tive a sorte de fazer vários voos no dc10 e md11 : quem voou ...voou !
Top, Panda.👏👏👏
Posta mais vídeos!
Lindo o MD-11 com o livery da Swissair! 👏🏼
Excelente registro dessa Cia aérea👍👍👍
Mais um excelente vídeo, irretocável, ótima explanação. Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽
Eu como morador do interior do RJ, gostaria muito de ter tido o privilégio de ter nascido nos anos dourados e de ter morado em SP, próximo a algum aeroporto onde as asas da Vasp passavam. Ela representou bem o Brasil, A Vasp fez história e hoje está na história. ❤️
Ps: Aqui na minha cidade a Vasp é conhecida pelos mais antigos através do trágico acidente do PP-SRR.
Triste... Nova Friburgo?
@@flap_tv siim!
Top como sempre !
Seus vídeos são de primeira, com informações e imagens.
Sou teu fã 👍🏽
Que fantástico vídeo Panda, mais uma aula. Por favor nunca deixe de produzir estes conteúdos. Sou muito fã do canal, nunca perdi um vídeo. E já tenho quase todos os seus livros. Grande abraço!
Sandro, muito obrigado pela mensagem tão carinhosa. Grande abraço!!
Desde criança, a Vasp me inspirou a seguir o que faço hoje! Ganhar altura...Viajar, Voar!
Muito bom 😊 Panda grande resumo da SWISSAIR
Show panda! Brilhante como sempre. Parabéns pelo vídeo. Estou sempre ligado nas suas histórias.
Sou muito jovem e não cheguei a conhecer a Vasp... Mas, sua história é perpetuada através dos anos e tenho certeza que Ela, se mantém viva não mais nos aeroportos, mas sim na memória de cada brasileiro admirador e fanático da boa aviação. Feita com amor e carinho de seus tripulantes. Viaje bem, viaje Vasp!🤍💙
Belíssimo trabalho!!! Gratidão e parabéns Panda!!!! Abraço!!!
Conheci 3 tipos de Swissair,a primeira num A310 e depois MD 82 ,de Heathrow para Genebra ,serviço impecável foi um dos melhores serviços que ja vi num voo short range,em seguida quando chego em Genebra,avião ,DC10 ER estava lotado só sobrou o que nunca imaginei,ainda na cabeça a propaganda dos passarinhos e o Slogan “Vou folgado para não chegar amassado não existia mais era um 2-5-2 ,com 100+ bebê s chorando e meu assento ,aquele no DC10 ninguém quer pegar ,acabei ,depois do jantar fazendo amizade com as comissárias e tirando o pouso ,meu assento era o Jump seat
Obrigado pelo trabalho. Muito boa sua apresentação
Reportagem fabulosa!!✈️✈️✈️
PandAviation é sinônimo de cultura, elegância, paixão pela aviação mundial. Satisfação assistir!!
É impressionante que foram muito poucos acidentes,um baita índice de segurança.
Exelente Video Parabéns Fico no aguardo da proxima historia de companhia aerea
Frase do concurso: VASP, a empresa aérea que me levou para ver, pela primeira na vida, o mundo lá de cima, como eu sempre o imaginava daqui de baixo. Amor e saudades eternas.
Não tive a oportunidade de voar com eles, mas voei algumas vezes com a Swiss e gostei muitíssimo do atendimento.
obrigado Panda por mais essa belíssima aula..
Mais um video espetacular....Me fez retroceder no tempo, para a década de 80, mais especificamente para o sítio de um grande amigo, em Vinhedo, onde eu passava vários finais de semana e feriados. Esperava ansiosamente a tarde de sábado, quando o magnifico e elegante DC-10 ganhava os céus bem em cima da propriedade...obrigado !!!!
Um lindo documentário ! Parabéns, Panda!
Sensacional! Parabéns pelo trabalho 👏🏼👏🏼
Voçê faz uma historia na aviação ,parabens
14:49 - Percebam com os tripulantes claramente à vista servindo de referência, o enorme tamanho das janelas do cockpit do DC-10. Me lembro que quando visitei o cockpit de um desses aviões, da Alitalia, isso me impressionou muito. A área "envidraçada" do cockpit, especialmente nas laterais, era apenas gigantesca.
Panda meu Deus como vcs tá parecido com seu Joelmir...parabéns
Podia fazer a história da Sabena empresa do grupo Qualifyer e que fez história
faz da alitalia panda!!! grande video!
Alitalia mais uma que viveu no luxo disperdicando e robaram tudo e fim foi decretada a tempo a a eithiad fiz o melhor......
Obg pelo maravilhoso vídeo
Perfect Video, thank you
Parabens mais uma vez
348° Like! Abraços Panda San.
Fui o primeiro a visualizar este vídeo. Como também favoritá-lo! Mereço um livro de presente sobre 0 727 do mestre?
Muito legal o vídeo e a história e as aeronaves 🙂
thank you from zurich
Excelente Panda.
Panda: você pediu uma frase, mas me permito - sob pena de desclassificação! - me alongar um pouco mais. A história da VASP, apesar de muito mais longa do que meu tempo de vida, junta-se à minha em alguns capítulos da minha vida. Foi nas asas dela em que eu, ainda protegido na barriga de minha mãe, voei pela primeira vez. E é dentro de um avião da VASP que tenho a minha primeira memória voando. Quase 1000 voos e centenas de horas voando depois, se eu fechar os olhos ainda consigo reviver aquele voo Londrina - Curitiba, no final da década de 90, como se fosse ontem. Se hoje eu sou piloto e tenho o privilégio de exercer a atividade para a qual fui destinado, a VASP tem uma parcela de culpa no cartório. Estou muito ansioso para conhecer ainda mais a sua história, os seus feitos, os seus legados e, sobretudo, aquilo que faz o coração de cada entusiasta, aviador, apaixonado ou inspirado vibrar: as memórias de uma empresa que foi a primeira para muita gente, e em um paradoxo triste e melancólico a última para muita gente. Fortes emoções virão!
Já deixando aquele like
Você é o melhor!
Na frase “é a VASP, está no ar! Um sorriso no céu!” vemos a felicidade dos tripulantes em fazer parte da empresa e dos amantes da aviação em vê-la voar.
Sensacional!
“A VASP é de todo mundo! A VASP é de todos nós!” Nessa época eu apontava para o céu reconhecendo a cauda azul da VASP!
Ficou sensacional. Vi as duas partes e gostei muito! Alias poderia fazer da Lufthansa também ou da Singapore Airlines.
É legar ver como a Swissair sempre foi muito ativa no desenvolvimento das aeronaves que operava.
Vasp, você não só representou a cidade São Paulo como levou o nome do Brasil a lugares onde ainda não havíamos chegado. Triste nos dias de hoje não escutar seus Jingles, aqueles que grudam em nossas cabeças e o som de seus aviões voando por todos os cantos.
Eu li o acidente do Caravelle no JET SITE, a história é realmente bizarra. O comandante taxiou até o fim da pista com alta potência aplicada e acionamento dos freios para remover a neblina da pista com ar quente dos motores. Se não me falha a memória. Ótimo vídeo Panda!
Excelente vídeo, Panda.
Cheguei a viajar pela vasp poucas vezes pois eu era muito pequeno...
Porém até hoje tenho uma etiqueta de bagagem da sorte que guardo na carteira e alguns talheres com a escrita VASP gravada...
"Viaje bem,viaje vasp"
Fantástico Panda.. Abraço
Faça um da Sabena por favor ! Trabalhei em ambas Sabena e Swissair em São Paulo.
Opa! Boa tarde, estava aguardando a continuidade Panda! Mais um vídeo excelente, ainda mais com a SWISSAIR 👍👍👏👏👏
muito boas histórias!!
Melhor canal de aviação do RUclips
🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
@@flap_tv Sou seu fã
Tremendo vídeo, seu Panda!
Abraços.
Sobre o Turbo Compound, é um tremendo projeto em termos de soluções mecânicas, estava a frente de seu tempo pois as falhas eram mais associadas a deficiência na metalurgia da época. Esse motor com a tecnologia de materiais de hoje seria sensacional!
Parabéns
Que bello livery el de los 80.
Se sabe quién los diseño? Que fuente usó?
Muy disfrutable vídeo. Felicitaciones!
Ja quero mais vídeos assim huehue
Uma pequena correção: KSSU - um dos S’s era SAS Scandinavian e não a Sabena (KLM, Swissair, SAS-Scandinavian, UTA).
A Sabena fez parte do consórcio ATLAS.
Um abraço!
"Lá vem ela num sorriso lindo e diz: é bobagem ter medo de avião...viaje bem,viaje VASP"
Brasil-Suíça, o DC 10 fazia escala em Dacar ou Casa Blanca. Não me lembro com certeza qual das duas cidades.
Morava na Suiça o DC 8 foi substituído pelo DC 10 em abril de 77
Como sugestão, num próximo vídeo deste tipo, tenta aumentar um pouco a faixa vermelha e a fonte para ajudar as pessoas que assistem pelo celular.
Caro Panda . Show parabéns pelo 2 capítulo. Minhas considerações...: Vc não citou o ARJ 146 que na Swissair chama-se Jumbolino. Ele era da Crossair mas operou para a SR. Voei LUGANO-ZRH na econômica com champanhe sendo servida. Também voei ZRH AMS ZRH COM este quadrireator de asas altas. Outra dúvida.. Vc diz que o DC8 serviu o Brasil até 86. Eu acho que não. No fim dos anos 70 já operavamos pelo q parece somente DC10. O DC8 foi trazido ao Brasil excecionalmente em 1979 quando houve o DC10 grouding. o DC8 salvou o tráfego CH BRA CH. me parece...
Jumbolino nunca foi Swissair. Foi Crossair e depois SWISS. Swissair não. E o DC-8-62 HB-IDL foi o último a servir o Brasil . Houve uma época em que alguns voos eram DC-8, outros DC-10, nas rotas para a América do Sul. Informações pesquisadas. E tem um comentário falando muito bem do senhor! 👍🏻👍🏻👍🏻 Obrigado!
Muito obrigado Panda pela suas considerações.Sim como escrevi o Jumbolino era da CROSSAIR mas operou voos para SR ou LX em Code share com SR . (lembro que voei em 2003) .Lamentavelmente no dia que a VARIG faliu , era meu aniversário e o do Santos Dumont e de ódio joguei todo meu arquivo de passagens, cartões de embarques e logbook fora . Eu fiquei muito magoado com aquele " assassinato ... " Fiquei emocionado com o gentil comentário do leitor João Zanon sobre minha pessoa . Sim , quando criança eu coletava este tipo de material em cias aéreas e na única agencia de viagens que havia em ITAJAI SC. Sempre atendi a todos com material , especialmente os jovens que como eu estavam sedentos por coisas da aviação . Sobre a operação do DC10 no Brasil , sim lembro em 1976 quando ingressei na SR SAO , Havia 1 voo somente com DC , o de Segunda Feira que prosseguia a SCL , e os demais eram DC8 , mas durou pouco pois nosso concorrente o principal a LH já operava o DC-10 ,e depois o 747 em voo nonstop ( e nós ainda via DKR e GVA) éramos heróis em competir graças a excelencia dos serviços e o DC10 teve que vir logo . Estou pesquisando junto a um grupo de colegas ex-SWISSAIR para esclarecer esta página da história . abraço e mais um vdz parabéns pelo seu trabalho top!
@@dagobertoblaesejunior ótimo! Me avise por favor!!!