A preparação técnica do leitor: • Não confundir proclamação com declamação, que é a recitação teatral do texto, sem a necessidade do livro. • Tenha um autoconhecimento e treinamento de sua voz. Prepare a leitura em ambiente fechado para liberação da sua voz. Se necessário, ouça a sua própria proclamação através de um gravador. Uma voz demasiado estridente ou fanhosa causa mal-estar nos ouvintes. Descubra qual é a reação que brota dos ouvintes diante de sua voz! • Pratique exercícios de respiração, treinando o músculo do diafragma; • A dicção é um item básico para a inteligibilidade: quem não pronuncia direito as palavras não é entendido. O movimento dos maxilares é o responsável pela dicção clara. A pronúncia das vogais é importantíssima no português. Para se obter uma melhor dicção exercitando os músculos da face e dos lábios, use-se o método da mastigação. Outro método para treinar a dicção é a repetição de “trava-línguas”; • Um leitor que não entende aquilo que está proclamando, transmitirá dúvidas. Por isso, o leitor prepare a proclamação conhecendo o conteúdo do texto, a pronúncia de nomes difíceis, o seu gênero literário, pois cada texto possui um tom de voz ou uma maneira de proclamação (narração, exortação, poesia...); • Deve-se respeitar os sinais de pontuação e dar um bom ritmo de proclamação do texto (nem muito rápido e nem muito devagar) para que seja corretamente expresso; • Destaque, realce, dê uma entonação especial para fazer ressaltar alguma palavra ou expressão. Cuidado para não ler um texto sendo monótono, usando um só tom e uma só cadência; • Atenção redobrada para que a mensagem não fique desgastada com os acessórios! Que o vestuário não desvie a atenção dos ouvintes (a cor, as estampas, acessórios, os decotes, as saias, a maquiagem, todos os itens próprios, dos homens e mulheres, que tudo seja de bom senso e respeito); • É muito desagradável ver, no ambão, o leitor à procura do texto que lhe pertence proclamar, virando páginas do Lecionário. Igualmente desagradável é vê-lo interromper a leitura, molhar o dedo com saliva e virar a página. Tais gestos nunca deveriam fazer-se diante de uma assembleia. Sugestão para evitar isto: o leitor, antes de chegar à última linha, tenha já tomado a página entre o polegar e o indicador da mão direita para a virar, sem ruído, no momento próprio, e sem interromper o ritmo da leitura.
Olhar a Assembleia e começar a ler • Quando o leitor estiver pronto para ler, deve olhar com simpatia para a Assembleia. Mas se notar que ela não está ainda pronta para ouvir, não deve começar a ler imediatamente. É melhor aguardar alguns instantes, até que cesse todo o ruído estranho, causado por exemplo pela movimentação de sentar-se. Só então deve dar início à leitura. • O leitor deve ser natural em tudo, até no modo de levantar os olhos do livro para olhar a Assembleia. Não tenha vergonha de olhar para as pessoas e proclamar na certeza de que o ultimo fiel, do último banco do templo sentirá a palavra proferida a ele. Não é bom faze-lo a cada frase e menos ainda a cada palavra, mas pior é nunca fazer. • O leitor não é um jornalista de televisão, se levantar os olhos muitas vezes como fazem os jornalistas, alguém pode ser levado a pensar que a palavra proferida é sua. • O salmo 32(33) nos sugere uma reflexão: “Cantai-lhe um cântico novo, cantai-lhe com arte e com alma’’. Ler com arte e com alma consiste em pronunciar cada palavra, de tal modo, que nem uma só deixe de ser entendida, co pureza nos sons, pronunciando cada sílaba e cada consoante com clareza. • O leitor litúrgico deve aprender também a arte de dar expressividade àquilo que lê. • O leitor deve falar para a assembleia, não para o livro, e não deve guardar o som das palavras no fundo da garganta, mas projetá-lo para longe, para diante, como se faz quando se chama por alguém que está afastado. • A velocidade da leitura é um dos requisitos no qual se deve prestar a maior atenção na liturgia. A maioria dos leitores das nossas celebrações lê muito depressa. É preciso ler devagar, mas com vida. • Não há idade para este serviço, mas caso sejam crianças, escolham-se as que já saibam ler bem os textos fora da liturgia. O nervosismo passa, mas o ambão não é local para se aprender a ler.
. Posição do Corpo • O busto (parte superior do corpo) deve estar direito, e não dobrado para frente ou para qualquer um dos lados. Para isso, é preciso que o leitor não esteja muito afastado do livro nem do microfone. Mas também não deve encostar-se ao ambão, ou ainda, apoiar sobre ele os cotovelos. • Os seus dois pés devem estar bem assentes no solo. Muito juntos não dão ao corpo uma boa base de equilíbrio, muito afastados podem causar um mau aspecto, uma boa forma é manter os pés na mesma linha dos ombros, alinhando assim todo o corpo distribuindo o peso em ambas as pernas. Desta forma sua voz será melhor projetada.
Ótimas dicas Pe José Carlos, a pouco tempo te encontrei no RUclips, que sorte a minha, recentemente fui convidada para proclamar a palavra de Deus na Missa e está me ajudando bastante. Muito obrigada!
Padre José, muito obrigada por seus ensinamentos. Faço parte do Ministerio de Leitores e estou em busca de me aperfeiçoar. Suas orientações são benção... A Paz de Jesus e o Amor de Maria Santíssima...Deus continue abençoando o senhor e todo seu sacerdócio.. 🙏🏾 Resende-RJ 🌻🙏🏾
O reverb de muitas igrejas também dificulta uma boa equalizacão do som, ainda mais com falta de profissionais de som principalmente em pequenas paróquias. Muito bom este vídeo.
Seus ensinamento são ótimo Sou Geni Vieira Marques de Oliveira da paróquia sagrado coração de Jesus águas compridas Olinda Pernambuco tenho aprendido muito
O Padre como seria bom se as equipes de cantos ou leitores procurassem ter informações maravilhosas como essas suas. Vejo casa barbárie em missas que fico triste. Obrigada eu já tinha todo esse conhecimento mas sempre busco mais , tem sempre algo que precisamos aprender. Deus abençoe
Aproveitando, tenho uma pergunta: por que há tão pouco material na Internet e quase nenhum curso ensinando essas coisas práticas que o senhor ensina sobre liturgia?
4 месяца назад+1
@@samarateixeira5073 infelizmente não tem mesmo, e os que têm são pagos. Por isso quis ter esse canal, para possibilitar ensinar coisas práticas, sem muita teoria, aquilo que às pessoas precisam saber sem enrolação.
Uma pena! Esse é um tipo de conhecimento que deveria ser mais acessível para os católicos. Muito obrigada pela sua iniciativa! Aprendo bastante com seus vídeos!
Excelentes dicas, Pe. Agora o que nós vemos por aí é o ministério de música se preocupar mais com os microfones dos cantores do que com os do padres e comentaristas. Ótimo domingo, Pe.
Pe. José Carlos, gosto muito dos seus vídeos, aprendi e continuo aprendendo muito com seus ensinamentos, comprei o livro de sua autoria "Curso de Formação Para Leitores e Comentaristas" estou gostando muito, está me ajudando bastante, se tornou meu livro de consulta. Deus o abençõe!! Um fraterno abraço.
Para uma boa proclamação: • No ambão, coloque-se em pé, com a cabeça erguida e as costas retas para poder respirar melhor. Onde houver microfone, veja se está ligado e se está na altura e na distância certa para a boca; • Olhe para a assembleia. Estabeleça contato reunindo e chamando o povo com o olhar, como uma ponte até às últimas fileiras. Tudo em silêncio. É o silêncio que valoriza a palavra; • Proclame a leitura pausadamente, dando todo sentido à Palavra, sem atropelos. Que a proclamação seja tão bem realizada que a assembleia não necessite de folhetos; • Ao terminar a proclamação da Palavra, diga ou cante: “Palavra do Senhor!” e, somente isto. Se esta conclusão for cantada, é bom que os outros proclamadores também cantem, para que se crie uma harmonia celebrativa. Não se mostra o Livro para a assembleia após a proclamação, porque toda nossa reverência e atenção devem se concentrar na Palavra Proclamada que foi ouvida e já deve estar em nosso coração; • A conclusão Palavra do Senhor (ou Palavra da Salvação) no final das leituras, também pode ser cantada por um cantor distinto do leitor que proclamou a leitura, respondendo todos com a aclamação. Deste modo, a assembleia reunida honra a Palavra de Deus, recebida com fé e com espírito de ação de graças. • Distancie-se do ambão com toda calma e tranquilidade, reverenciando o altar com a inclinação profunda; • Não se leva folheto ou similar ao ambão, as leituras são feitas do livro próprio. Na Liturgia, a Palavra de Deus é proferida através do Livro Litúrgico (Lecionário ou Evangeliário). O texto das preces pode ser levado ou já estar junto ao ambão.
Na Missa Tridentina não se usa microfone no coral. Só o padre usa na hora da leitura da carta e do Evangelho no vernáculo, e no sermão.O canto é o gregoriano.
Eu comecei minha caminhada como proclamadora e ainda fico nervosa e minha voz, que é potente, fica baixa 😱. O sistema de som da paróquia é ruim e logo o microfone dos proclamadores deixa a desejar.
Padre José, com relação aos abusos litúrgico, o que fazer quando o padre no momento da comunhão fica sentado, deixando por conta só dos ministros da eucaristia?
5 лет назад+1
Depende do contexto. Pode ser que ele tenha algum problema de saúde e por isso tenha dificuldade de ajudar na distribuição da eucaristia.
Padre quero te dizer uma coisa , muitos milagres acontece pelos seus vídeos . Mais as pessoas tem vergonha de contar para o senhor , um poder de realizar milagres está acondicionado ao senhor . Na minha vida aconteceu o primeiro milagre desde quando comecei a assistir seus vídeos . Estou falando para o senhor para que o senhor fique sabendo da força divina que paira sobre o senhor . O senhor surgiu em um vídeo no RUclips hoje sábado 9 / 11 / 2019 exortado sobre como usar o microfone e amanhã domingo eu vou fazer a leitura da segunda carta de São Paulo aos tessalonicenses na missa da tarde e então apareceu no RUclips o seu vídeo . Provavelmente foi gravado em outro dia , mais sem eu pensar nisso ou procura lo ele subiu no RUclips justamente nas vésperas . Isso não foi uma simples coincidência , o senhor encinou como que faria de modo mais santo possível aquilo que eu vou fazer amanhã na matriz da paróquia de São Pedro , em baixo guandu ES . Como pode as coisas combinar tão perfeitamente assim . Agora você está sabendo o quanto Deus age através de você . Diariamente Reso para o papa e para todos os bispos e padres do mundo inteiro Enfim para toda a igreja . Que caminhamos juntos para o céu , um rezando pelo outro . Padre se o senhor ver isso essa noite ainda reze por mim para que faço o melhor amanhã na missa . Mais caso o senhor leia isto depois de amanhã domingo dia 10/ 11 tudo bem . 🌌
Desculpe , usei a palavra ( você ) o certo é ( Senhor ) . Esqueci de ver a data também , mais depois que enviei , fui ver , realmente foi gravado hoje , o que confirmou o milagre .
5 лет назад
Obrigado pelas suas animadoras palavras. Conte com minhas orações. Tenho certeza que você fará uma brilhante leitura, emprestando seus lábios e sua voz na proclamação da Palavra de Deus. Deus abençoe sua vida e missão. Você já está nas minhas orações.
Desculpe , usei a palavra ( você ) o certo é ( Senhor ) esqueci de ver a data do vídeo também , agora percebi aqui , foi realmente gravado hoje , o que confirma o milagre .
" Nestes tempo da minha vivência eu só pequei num microfone uma vez ,na festa e missa de Nossa Senhora Aparecida na praça da cemig em contagem pelo padre que batizou meu filho na hora que foi cantar mãe do céu morena a missa foi celebrada encima de uma carreta junto com outras pessoas que um dia antes fiz uma coroação de adultos na igreja uns meses depois que perdi meu marido foi muito bom e emocionante? precisa mais ? Bom dia .
A cabeça, as mãos e a voz • É indispensável manter a cabeça nem muito baixa, nem muito levantada. • Quanto às mãos, elas são instrumentos perigosos para o leitor. As mãos sempre demonstram o quanto estamos seguros ou inseguros e o nervosismo muitas vezes nos deixa sem saber o que fazer com elas. Não é agradável ver um leitor de braços caídos ao longo do corpo, com uma das mãos no bolso, de braços cruzados ou de mãos para trás. As mãos devem estar postas ou estar nas bordas do Lecionário. • A voz deve ser projetada para frente, o que pressupõe o livro colocado a uma boa altura. • Se o leitor usa óculos, este, deve vir com eles já postos.
Só um adendo padre: o microfone "deve" ficar levemente para um lado da boca (destro/a ou conhoto/a), visto a preocupação com as pessoas que fazem a leitura labial (surdas).
. O rosto e os olhos do leitor: • Nenhum leitor deve se esquecer de que o ato de ler se faz com o corpo todo e com aquilo que o envolve: vestes, posição do corpo, modo de olhar a assembleia ou forma de estar diante dela. • O rosto e o olhar do leitor deve espelhar a lealdade, a franqueza, a verdade e a sinceridade do seu coração. Os olhos são os mais expressivos e poderosos comunicadores, eles falam uma linguagem sem palavras. O olhar pode exprimir tudo mas é principalmente na expressão dos sentimentos de ternura e simpatia que o olhar tem mais poder.
Preparar o Microfone: • Uma vez chegado ao local da leitura, o primeiro gesto do leitor deve ser para o microfone, no caso dele existir, a fim de o adaptar à sua estrutura, tendo previamente o cuidado de desligar o interruptor caso não esteja em um pedestal. Em seguida, liga-o de novo. Cuide que o microfone esteja direcionado à boca do leitor, mantendo uma distância suficiente para perceber a qualidade e o volume conveniente para aquele microfone. • É também responsabilidade dos leitores preparar antecipadamente o Lecionário, localizando as leituras para a celebração. Para isso, sempre é bom consultar o Diretório Litúrgico Anual a fim de não errar. • O seu segundo gesto deve ser para o Lecionário. Deve verificar, apesar de ele próprio o ter preparado, se ainda está aberto na página certa, se não tenha acontecido do leitor anterior/vento tenha mudado. Neste caso, o leitor começa a procurar a leitura que deve ler, mas deve fazê-lo com discrição, evitando nervosismo próprio dessas situações, procurando não fazer barulho com as páginas, nem molhar o dedo com saliva para voltar as folhas.
Boa noite Padre José Carlos. Sua benção.
Bom dia Padre, seus vídeos nos preparam muito, quanto aprendizado maravilhoso, obrigada Deus o abençoe 🙏🏼
A preparação técnica do leitor:
• Não confundir proclamação com declamação, que é a recitação teatral do texto, sem a necessidade do livro.
• Tenha um autoconhecimento e treinamento de sua voz. Prepare a leitura em ambiente fechado para liberação da sua voz. Se necessário, ouça a sua própria proclamação através de um gravador. Uma voz demasiado estridente ou fanhosa causa mal-estar nos ouvintes. Descubra qual é a reação que brota dos ouvintes diante de sua voz!
• Pratique exercícios de respiração, treinando o músculo do diafragma;
• A dicção é um item básico para a inteligibilidade: quem não pronuncia direito as palavras não é entendido. O movimento dos maxilares é o responsável pela dicção clara. A pronúncia das vogais é importantíssima no português. Para se obter uma melhor dicção exercitando os músculos da face e dos lábios, use-se o método da mastigação. Outro método para treinar a dicção é a repetição de “trava-línguas”;
• Um leitor que não entende aquilo que está proclamando, transmitirá dúvidas. Por isso, o leitor prepare a proclamação conhecendo o conteúdo do texto, a pronúncia de nomes difíceis, o seu gênero literário, pois cada texto possui um tom de voz ou uma maneira de proclamação (narração, exortação, poesia...);
• Deve-se respeitar os sinais de pontuação e dar um bom ritmo de proclamação do texto (nem muito rápido e nem muito devagar) para que seja corretamente expresso;
• Destaque, realce, dê uma entonação especial para fazer ressaltar alguma palavra ou expressão. Cuidado para não ler um texto sendo monótono, usando um só tom e uma só cadência;
• Atenção redobrada para que a mensagem não fique desgastada com os acessórios! Que o vestuário não desvie a atenção dos ouvintes (a cor, as estampas, acessórios, os decotes, as saias, a maquiagem, todos os itens próprios, dos homens e mulheres, que tudo seja de bom senso e respeito);
• É muito desagradável ver, no ambão, o leitor à procura do texto que lhe pertence proclamar, virando páginas do Lecionário. Igualmente desagradável é vê-lo interromper a leitura, molhar o dedo com saliva e virar a página. Tais gestos nunca deveriam fazer-se diante de uma assembleia. Sugestão para evitar isto: o leitor, antes de chegar à última linha, tenha já tomado a página entre o polegar e o indicador da mão direita para a virar, sem ruído, no momento próprio, e sem interromper o ritmo da leitura.
Muito boas essas dicas, tem muita gente que até lê bem mas por não saber usar o microfone, fica ruim.
Temos que aprender bem,pois temos que da o melhor pra Deus.
Gostei muito do vídeo! Porque sou proclamador e estou aprendendo a cantar Salmo valeu!
Olhar a Assembleia e começar a ler
• Quando o leitor estiver pronto para ler, deve olhar com simpatia para a Assembleia. Mas se notar que ela não está ainda pronta para ouvir, não deve começar a ler imediatamente. É melhor aguardar alguns instantes, até que cesse todo o ruído estranho, causado por exemplo pela movimentação de sentar-se. Só então deve dar início à leitura.
• O leitor deve ser natural em tudo, até no modo de levantar os olhos do livro para olhar a Assembleia. Não tenha vergonha de olhar para as pessoas e proclamar na certeza de que o ultimo fiel, do último banco do templo sentirá a palavra proferida a ele. Não é bom faze-lo a cada frase e menos ainda a cada palavra, mas pior é nunca fazer.
• O leitor não é um jornalista de televisão, se levantar os olhos muitas vezes como fazem os jornalistas, alguém pode ser levado a pensar que a palavra proferida é sua.
• O salmo 32(33) nos sugere uma reflexão: “Cantai-lhe um cântico novo, cantai-lhe com arte e com alma’’. Ler com arte e com alma consiste em pronunciar cada palavra, de tal modo, que nem uma só deixe de ser entendida, co pureza nos sons, pronunciando cada sílaba e cada consoante com clareza.
• O leitor litúrgico deve aprender também a arte de dar expressividade àquilo que lê.
• O leitor deve falar para a assembleia, não para o livro, e não deve guardar o som das palavras no fundo da garganta, mas projetá-lo para longe, para diante, como se faz quando se chama por alguém que está afastado.
• A velocidade da leitura é um dos requisitos no qual se deve prestar a maior atenção na liturgia. A maioria dos leitores das nossas celebrações lê muito depressa. É preciso ler devagar, mas com vida.
• Não há idade para este serviço, mas caso sejam crianças, escolham-se as que já saibam ler bem os textos fora da liturgia. O nervosismo passa, mas o ambão não é local para se aprender a ler.
Muito bom o vídeo parabéns 👏👏👏
Obrigada padre José.🙏🙏🏿🙌🙏🏾
Lições valiosíssimas para leitores, seja no altar, seja em outro ambiente. Obrigada padre!
P José só temos de agradecer a Deus por ter um sarcerdoti tão preocupado com os fiéis ubauna pr
Gostei de saber. Sempre bom saber das coisas corretas.
Obrigada padre seus ensinamentos são sempre práticos, muito bem explicados .Deus abençoe o seu magnífico trabalho
. Posição do Corpo
• O busto (parte superior do corpo) deve estar direito, e não dobrado para frente ou para qualquer um dos lados. Para isso, é preciso que o leitor não esteja muito afastado do livro nem do microfone. Mas também não deve encostar-se ao ambão, ou ainda, apoiar sobre ele os cotovelos.
• Os seus dois pés devem estar bem assentes no solo. Muito juntos não dão ao corpo uma boa base de equilíbrio, muito afastados podem causar um mau aspecto, uma boa forma é manter os pés na mesma linha dos ombros, alinhando assim todo o corpo distribuindo o peso em ambas as pernas. Desta forma sua voz será melhor projetada.
Que dica boa, nunca usei o microfone, e agora entedi, vou ter que usar, estava preocupada
Ótimas dicas Pe José Carlos, a pouco tempo te encontrei no RUclips, que sorte a minha, recentemente fui convidada para proclamar a palavra de Deus na Missa e está me ajudando bastante. Muito obrigada!
Padre José, muito obrigada por seus ensinamentos. Faço parte do Ministerio de Leitores e estou em busca de me aperfeiçoar. Suas orientações são benção... A Paz de Jesus e o Amor de Maria Santíssima...Deus continue abençoando o senhor e todo seu sacerdócio.. 🙏🏾 Resende-RJ 🌻🙏🏾
O reverb de muitas igrejas também dificulta uma boa equalizacão do som, ainda mais com falta de profissionais de som principalmente em pequenas paróquias. Muito bom este vídeo.
Muito obrigada por tds seus vídeos, padre!!! Eles tem nos ajudado imensamente em orientar toda nossa equipe de liturgia. Deus lhe pague!!!!
Seus ensinamento são ótimo
Sou Geni Vieira Marques de Oliveira da paróquia sagrado coração de Jesus águas compridas Olinda Pernambuco tenho aprendido muito
O Padre como seria bom se as equipes de cantos ou leitores procurassem ter informações maravilhosas como essas suas. Vejo casa barbárie em missas que fico triste. Obrigada eu já tinha todo esse conhecimento mas sempre busco mais , tem sempre algo que precisamos aprender. Deus abençoe
Parabéns Pe José Carlos, mais uma vez. Excelente a dica, é muito proveitoso o vídeo para leitores, que Deus lhe abençoe. Amém e graças a Deus!
Bom dia Padre José Carlos!!
Muito obrigada por mais esse vídeo, vou compartilhar com os leitores de minha paróquia.
Excelentes dicas 👏👏
Nossa ! Porque não assisti seus vídeos antes!!Obrigada pelas dicas maravilhosas!!👏🏻👏🏻🙏🏻
bom dia Padre, sua bênção, obrigada por suas informações tenho aprendido muito, grata sempre💜💝💞💖💗💗🙏🙏🙏🙏
Sempre quis uma aula sobre o uso do microfone! Muito obrigada!!!!
Aproveitando, tenho uma pergunta: por que há tão pouco material na Internet e quase nenhum curso ensinando essas coisas práticas que o senhor ensina sobre liturgia?
@@samarateixeira5073 infelizmente não tem mesmo, e os que têm são pagos. Por isso quis ter esse canal, para possibilitar ensinar coisas práticas, sem muita teoria, aquilo que às pessoas precisam saber sem enrolação.
Uma pena! Esse é um tipo de conhecimento que deveria ser mais acessível para os católicos. Muito obrigada pela sua iniciativa! Aprendo bastante com seus vídeos!
BOM Dia padre muito importante
Faço leitura e muito bom suas pregações 👏👏👏👏👏
Que dicas importante
Pe estou muito feliz com essas dicas, estou aprendendo muito com o senhor !
Obrigado pela orientação. Deus seja louvado.
Eu amo suas esplicasoes muito boa sua benção padre
Gostei
Excelentes dicas, Pe. Agora o que nós vemos por aí é o ministério de música se preocupar mais com os microfones dos cantores do que com os do padres e comentaristas. Ótimo domingo, Pe.
Amém.
Muito boas dicas!
Bom dia, Padre! Gostei muito da aula! Obrigada. Deus lhe pague🙏
Deus abençoe para que sempre o senhor possa estar passando boas dicas para nós.
Obrigado padre eu compartilho seuu encenação que son muito excelentes e vc lindas Pará mi comunidade do Peru obrigado um abraço
Amém
Pe. José Carlos, gosto muito dos seus vídeos, aprendi e continuo aprendendo muito com seus ensinamentos, comprei o livro de sua autoria "Curso de Formação Para Leitores e Comentaristas" estou gostando muito, está me ajudando bastante, se tornou meu livro de consulta.
Deus o abençõe!!
Um fraterno abraço.
Gostei muito padre
Obrigada por esta dica padre , já passei pra equipe de liturgia pra qual faço parte pois todos estamos precisando de orientações!!!!
Muito obrigada Padre isso é muito importante para nós ler de maneira correta e que as pessoas entendem
A benção Padre! Excelente aula, são tantos que precisão ver este vídeo! Obrigado.
Amém! Muito bom padre José Carlos! Obrigada👍
Parabéns Padre senhor é meu professor sobre liturgia obg🙏🙏❤️🙌🙌
Muito obrigado por tudo, padre.
Obg Deus lhe a bençãos mais e mais🙌🙌❤️❤️❤️
Muito boas suas orientações. Tenho dificuldade em usar o microfone durante a leitura. Vou tentar treinar mais. Obrigada.
Tenho aplicado os seus ensinamentos aqui na comunidade.
Gente amei 💘💘
Sua bênção padre ,amei o video muito bom
Padre, vc è mil !
Maravilhoso as dicas
Sua benção padre
Me dê sua bênção padre, amei a dica obrigada
Deus abençoe
Gratidão padre na minha paróquia os microfones falha demais bem na hora da celebração irrita muito .
Ri muito com a parte do medo do microfone dar choque! Kkkkkkkk
Amei esse vídeo
Bom dia, salve Maria, o que devo fazer para acabar com o nervosismo quando sei que estou escalada pra fazer leitura?
Ok ,vou fazer treinamento, nessa posição, agora, sim, tem que ter o regulamento,
Certo,
👏👏
Bom dia
Para uma boa proclamação:
• No ambão, coloque-se em pé, com a cabeça erguida e as costas retas para poder respirar melhor. Onde houver microfone, veja se está ligado e se está na altura e na distância certa para a boca;
• Olhe para a assembleia. Estabeleça contato reunindo e chamando o povo com o olhar, como uma ponte até às últimas fileiras. Tudo em silêncio. É o silêncio que valoriza a palavra;
• Proclame a leitura pausadamente, dando todo sentido à Palavra, sem atropelos. Que a proclamação seja tão bem realizada que a assembleia não necessite de folhetos;
• Ao terminar a proclamação da Palavra, diga ou cante: “Palavra do Senhor!” e, somente isto. Se esta conclusão for cantada, é bom que os outros proclamadores também cantem, para que se crie uma harmonia celebrativa. Não se mostra o Livro para a assembleia após a proclamação, porque toda nossa reverência e atenção devem se concentrar na Palavra Proclamada que foi ouvida e já deve estar em nosso coração;
• A conclusão Palavra do Senhor (ou Palavra da Salvação) no final das leituras, também pode ser cantada por um cantor distinto do leitor que proclamou a leitura, respondendo todos com a aclamação. Deste modo, a assembleia reunida honra a Palavra de Deus, recebida com fé e com espírito de ação de graças.
• Distancie-se do ambão com toda calma e tranquilidade, reverenciando o altar com a inclinação profunda;
• Não se leva folheto ou similar ao ambão, as leituras são feitas do livro próprio. Na Liturgia, a Palavra de Deus é proferida através do Livro Litúrgico (Lecionário ou Evangeliário). O texto das preces pode ser levado ou já estar junto ao ambão.
Grata! Por gentileza, é correto bater na cápsula do microfone para testar e dizer: Jesus...?
👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏🙏
Em tempo de pandemia, como higienizar o microfone que será usado por várias pessoas, durante uma celebração?
É Importante que a pessoa que sempre faz leituras na missa, tenha seu próprio microfone? Qual o modelo ideal?
@@rinalvaalves5847melhor usar álcool gel todos.
Sempre fico nervosoa kkk🙈🙈🙈
Hj mesmo presenciei essa sena, bateu no microfone.
Na Missa Tridentina não se usa microfone no coral. Só o padre usa na hora da leitura da carta e do Evangelho no vernáculo, e no sermão.O canto é o gregoriano.
Eu comecei minha caminhada como proclamadora e ainda fico nervosa e minha voz, que é potente, fica baixa 😱. O sistema de som da paróquia é ruim e logo o microfone dos proclamadores deixa a desejar.
Padre José, com relação aos abusos litúrgico, o que fazer quando o padre no momento da comunhão fica sentado, deixando por conta só dos ministros da eucaristia?
Depende do contexto. Pode ser que ele tenha algum problema de saúde e por isso tenha dificuldade de ajudar na distribuição da eucaristia.
Padre quero te dizer uma coisa , muitos milagres acontece pelos seus vídeos . Mais as pessoas tem vergonha de contar para o senhor , um poder de realizar milagres está acondicionado ao senhor . Na minha vida aconteceu o primeiro milagre desde quando comecei a assistir seus vídeos . Estou falando para o senhor para que o senhor fique sabendo da força divina que paira sobre o senhor . O senhor surgiu em um vídeo no RUclips hoje sábado 9 / 11 / 2019 exortado sobre como usar o microfone e amanhã domingo eu vou fazer a leitura da segunda carta de São Paulo aos tessalonicenses na missa da tarde e então apareceu no RUclips o seu vídeo . Provavelmente foi gravado em outro dia , mais sem eu pensar nisso ou procura lo ele subiu no RUclips justamente nas vésperas . Isso não foi uma simples coincidência , o senhor encinou como que faria de modo mais santo possível aquilo que eu vou fazer amanhã na matriz da paróquia de São Pedro , em baixo guandu ES . Como pode as coisas combinar tão perfeitamente assim . Agora você está sabendo o quanto Deus age através de você . Diariamente Reso para o papa e para todos os bispos e padres do mundo inteiro Enfim para toda a igreja . Que caminhamos juntos para o céu , um rezando pelo outro . Padre se o senhor ver isso essa noite ainda reze por mim para que faço o melhor amanhã na missa . Mais caso o senhor leia isto depois de amanhã domingo dia 10/ 11 tudo bem . 🌌
Desculpe , usei a palavra ( você ) o certo é ( Senhor ) . Esqueci de ver a data também , mais depois que enviei , fui ver , realmente foi gravado hoje , o que confirmou o milagre .
Obrigado pelas suas animadoras palavras. Conte com minhas orações. Tenho certeza que você fará uma brilhante leitura, emprestando seus lábios e sua voz na proclamação da Palavra de Deus.
Deus abençoe sua vida e missão. Você já está nas minhas orações.
Desculpe , usei a palavra ( você ) o certo é ( Senhor ) esqueci de ver a data do vídeo também , agora percebi aqui , foi realmente gravado hoje , o que confirma o milagre .
Padre, na minha paróquia tem comentarista que após anunciar o canto, o mesmo canta no microfone, isso é correto?
Não é o mais indicado. Aliás, Não se deve anunciar o canto.
" Nestes tempo da minha vivência eu só pequei num microfone uma vez ,na festa e missa de Nossa Senhora Aparecida na praça da cemig em contagem pelo padre que batizou meu filho na hora que foi cantar mãe do céu morena a missa foi celebrada encima de uma carreta junto com outras pessoas que um dia antes fiz uma coroação de adultos na igreja uns meses depois que perdi meu marido foi muito bom e emocionante? precisa mais ? Bom dia .
Obrigada por ter concordado comigo sua bênção suas bênçãos é muito importante pra que é cristão.
Eu sou excluída em quase tudo só Deus não me excluir pois tudo que peço ele me da.
A cabeça, as mãos e a voz
• É indispensável manter a cabeça nem muito baixa, nem muito levantada.
• Quanto às mãos, elas são instrumentos perigosos para o leitor. As mãos sempre demonstram o quanto estamos seguros ou inseguros e o nervosismo muitas vezes nos deixa sem saber o que fazer com elas. Não é agradável ver um leitor de braços caídos ao longo do corpo, com uma das mãos no bolso, de braços cruzados ou de mãos para trás. As mãos devem estar postas ou estar nas bordas do Lecionário.
• A voz deve ser projetada para frente, o que pressupõe o livro colocado a uma boa altura.
• Se o leitor usa óculos, este, deve vir com eles já postos.
Só um adendo padre: o microfone "deve" ficar levemente para um lado da boca (destro/a ou conhoto/a), visto a preocupação com as pessoas que fazem a leitura labial (surdas).
No domingo fiquei tão nervosa que engoli uma palavra😢
A gente as vezes tem e medo do.padre
Nem falar presenti que eu estava falando baixo não estava manuseando direito marminino e padre fale bem mas alto.
. O rosto e os olhos do leitor:
• Nenhum leitor deve se esquecer de que o ato de ler se faz com o corpo todo e com aquilo que o envolve: vestes, posição do corpo, modo de olhar a assembleia ou forma de estar diante dela.
• O rosto e o olhar do leitor deve espelhar a lealdade, a franqueza, a verdade e a sinceridade do seu coração. Os olhos são os mais expressivos e poderosos comunicadores, eles falam uma linguagem sem palavras. O olhar pode exprimir tudo mas é principalmente na expressão dos sentimentos de ternura e simpatia que o olhar tem mais poder.
Preparar o Microfone:
• Uma vez chegado ao local da leitura, o primeiro gesto do leitor deve ser para o microfone, no caso dele existir, a fim de o adaptar à sua estrutura, tendo previamente o cuidado de desligar o interruptor caso não esteja em um pedestal. Em seguida, liga-o de novo. Cuide que o microfone esteja direcionado à boca do leitor, mantendo uma distância suficiente para perceber a qualidade e o volume conveniente para aquele microfone.
• É também responsabilidade dos leitores preparar antecipadamente o Lecionário, localizando as leituras para a celebração. Para isso, sempre é bom consultar o Diretório Litúrgico Anual a fim de não errar.
• O seu segundo gesto deve ser para o Lecionário. Deve verificar, apesar de ele próprio o ter preparado, se ainda está aberto na página certa, se não tenha acontecido do leitor anterior/vento tenha mudado. Neste caso, o leitor começa a procurar a leitura que deve ler, mas deve fazê-lo com discrição, evitando nervosismo próprio dessas situações, procurando não fazer barulho com as páginas, nem molhar o dedo com saliva para voltar as folhas.
Amém.