Muito boa a live vendo aqui agora. Essa parte de compiladores e interpretadores é um assunto que me interesso muito. Parabéns material altamente fantástico.
Eu consegui uns 6/7% ligando a flag --experimental-jit, ja com a flag --experimental-jit-interpeter ele perdeu -20% em comparação com a 3.12 Uma coisa que dá diferença, ao baixar o código fonte e compilar, se você ligar a flag --pco, dá uns 20% a mais devido às otimizações de profile do compilador. Mas comparando apenas com e sem o jit, 3.13 com jit e 3.13 sem jit, ambos com pco, o que obtive foi por volta de 6%. O pypy dá bem mais. Mas pelo menos eles arrumaram o console interativo, que agora é coloridinho no 3.13 e não tem nais aquelas chatices de internação em funções e laços qur tinham antes.
@@Dunossauroserá que um dia você não conseguiria trazer a L. Pereira para participar de uma live? Ela é uma das que está trabalhando no Fast python e é brasileira, seria massa uma entrevista com ela. No Github eles tem vários contatos dela.
Eu consegui uns 6/7%. É mais ou menos isso que falam. Até tinha visto 30% quando testei, mas depois eu notei que tinha a ver com a compilação. No windows aquele instalador do padrão que vem do site não usa o máximo de otimização. Como eu baixei o código fonte e compilei no VSC, tinha a opção de ligar o --pco, que o compilador da Microsoft testa o código e gera um profile para achar a opção que fica mais rápido. No padrão, ele vai usar uns Scripts de teste do python lá que vem, você também pode definir um seu, por exemplo, colocar o seu de um código que usa bastante, aí o compilador vai tentar otimizar os binários do compilador para isso. Então era mais isso que tinha dado a melhor que vi, se comparar a opção com e sem o interpretador, da uns 5%. Atenção que tem uma opção lá nos tiers que deixa o código é mais lento (-20% aquil). É aquela segunda opção que é mencionada no site, use só a primeira, acho que enable-jit. Enable-jit-interpreter deixou mais lento. Me parece que a diferença não é muito mesma porque desde o python 3.11 o código pyc já estava mais mastigado. O pypy eu vi muita diferença de desempenho, sem ter de mexer no código. Mas no cpython deve ser difícil vermos muito incremento nas coisas, pois a PSF vai evitar mexer em coisas que tenham algum risco de quebrar a compatibilidade com qualquer código python existente, mesmo que seja algo que quase ninguém use. Aquelas coisas mais dinâmicas do python mesmo que teriam de ser mais restritas para criar um interpretador rápido eles não poderão mexer. Eles tinham que ter feito isso era há 10 anos atrás quando python não era tão popular, aí era mais fácil mexer em coisas que poderiam quebrar alguma compatibilidade, depois que o python explodiu em uso, ficaram muito mais limitados a mexer nas coisas.
Início do sonho // o sonho não era real Zoeiras a parte, entendo como realmente é complicado uma tech nova, mas assim é meio decepcionante por enquanto kkkkkkk
Pô, a cada versão fica mais performático. Isso é inegável. Mas a questão do JIT, ainda temos muito caminho pela frente. Talvez na 3.14 ou 3.15 (com dois anos a mais de maturidade) essa seja a feature das futuras melhorias. Quando o JIT estiver mais refinado, a gente faz uma live explicando as coisas dele.
@@Dunossauro Vai ser maravilhoso quando o JIT estiver realmente sendo um diferencial, até agora os maiores competidores do CPython apostavam em JIT e adaptatividade, se o CPython conseguir isso e a questão do GIL, provavelmente a comunidade vai ficar muito mais forte e unida ao redor da implementação oficial
Muito boa a live vendo aqui agora. Essa parte de compiladores e interpretadores é um assunto que me interesso muito. Parabéns material altamente fantástico.
Edu, muito obrigado pelo conteúdo. Seus vídeos sao incríveis!!!!!!!
Assistindo aqui, obrigado por tanto conteúdo bom!
Aoba. Comentário do engajamento
Eu consegui uns 6/7% ligando a flag --experimental-jit, ja com a flag --experimental-jit-interpeter ele perdeu -20% em comparação com a 3.12
Uma coisa que dá diferença, ao baixar o código fonte e compilar, se você ligar a flag --pco, dá uns 20% a mais devido às otimizações de profile do compilador. Mas comparando apenas com e sem o jit, 3.13 com jit e 3.13 sem jit, ambos com pco, o que obtive foi por volta de 6%.
O pypy dá bem mais. Mas pelo menos eles arrumaram o console interativo, que agora é coloridinho no 3.13 e não tem nais aquelas chatices de internação em funções e laços qur tinham antes.
Então, eu preferi ainda não falar sobre o JIT nessa live. Principalmente para ter um tempo pra comparar com as outras tecnologias de JIT
@@Dunossauroserá que um dia você não conseguiria trazer a L. Pereira para participar de uma live? Ela é uma das que está trabalhando no Fast python e é brasileira, seria massa uma entrevista com ela. No Github eles tem vários contatos dela.
kkkkkkk agora que eu vi o detalhe do python dentro do foguete
hahahahahha
1:59:45 acho que o jit aumenta uns 50% meu chute
Eu consegui uns 6/7%. É mais ou menos isso que falam. Até tinha visto 30% quando testei, mas depois eu notei que tinha a ver com a compilação.
No windows aquele instalador do padrão que vem do site não usa o máximo de otimização. Como eu baixei o código fonte e compilei no VSC, tinha a opção de ligar o --pco, que o compilador da Microsoft testa o código e gera um profile para achar a opção que fica mais rápido. No padrão, ele vai usar uns Scripts de teste do python lá que vem, você também pode definir um seu, por exemplo, colocar o seu de um código que usa bastante, aí o compilador vai tentar otimizar os binários do compilador para isso.
Então era mais isso que tinha dado a melhor que vi, se comparar a opção com e sem o interpretador, da uns 5%. Atenção que tem uma opção lá nos tiers que deixa o código é mais lento (-20% aquil). É aquela segunda opção que é mencionada no site, use só a primeira, acho que enable-jit. Enable-jit-interpreter deixou mais lento.
Me parece que a diferença não é muito mesma porque desde o python 3.11 o código pyc já estava mais mastigado.
O pypy eu vi muita diferença de desempenho, sem ter de mexer no código. Mas no cpython deve ser difícil vermos muito incremento nas coisas, pois a PSF vai evitar mexer em coisas que tenham algum risco de quebrar a compatibilidade com qualquer código python existente, mesmo que seja algo que quase ninguém use. Aquelas coisas mais dinâmicas do python mesmo que teriam de ser mais restritas para criar um interpretador rápido eles não poderão mexer.
Eles tinham que ter feito isso era há 10 anos atrás quando python não era tão popular, aí era mais fácil mexer em coisas que poderiam quebrar alguma compatibilidade, depois que o python explodiu em uso, ficaram muito mais limitados a mexer nas coisas.
Qual é seu setup de gravação? Camera, lentes etc? A qualidade está excelente.
De câmera eu tenho uma dslr de entrada, uma canon sl3, lente uma sigma art 18-35 f1.8.
Se quiser saber de mais alguma coisa, pode perguntar xD
Início do sonho // o sonho não era real
Zoeiras a parte, entendo como realmente é complicado uma tech nova, mas assim é meio decepcionante por enquanto kkkkkkk
Pô, a cada versão fica mais performático. Isso é inegável.
Mas a questão do JIT, ainda temos muito caminho pela frente. Talvez na 3.14 ou 3.15 (com dois anos a mais de maturidade) essa seja a feature das futuras melhorias.
Quando o JIT estiver mais refinado, a gente faz uma live explicando as coisas dele.
@@Dunossauro Vai ser maravilhoso quando o JIT estiver realmente sendo um diferencial, até agora os maiores competidores do CPython apostavam em JIT e adaptatividade, se o CPython conseguir isso e a questão do GIL, provavelmente a comunidade vai ficar muito mais forte e unida ao redor da implementação oficial