Carla, vi esse seu vídeo ano passado, logo quando você postou. E a primeira vez que assisti, não concordei em nada contigo nesse vídeo. Agora, beirando 1 ano que estou na Alemanha, CONCORDO TOTALMENTE com tudo que vc explicou no vídeo. É a realidade, e vindo para cá tomei esse choque de realidade.
Oi, Bruno! Gravar esse vídeo foi como dar a cara a tapa. Fiquei muito receosa exatamente pelas críticas de quem não conhece essa realidade e romantiza a vida aqui. Claro que eu gostaria que vc continuasse duvidando, ou seja, que vc não passasse por nada disso, mas hj vc entende bem melhor toda emoção que senti ao falar sobre esse tema delicado, mas real. Com todas as lutas que passamos aqui ainda podemos dizer que é um maravilhoso país para se viver. Precisamos ser fortes e lutar contra as dificuldades. cada vitória é um trunfo enorme! Um abraço e boa sorte! Deus abençôe vc!
Oi Carla! Hoje eu entendo perfeitamente toda a emoção que vc sentiu, e também compartilho alguns desses sentimentos, principalmente as saudades. Agradeço por vc querer ter evitado que eu passasse por tudo isso, eu realmente estava bem prepotente quando assisti seu vídeo pela primeira vez, mas acredito muito em uma frase do Steve Jobs: "Foi um remédio muito amargo, mas eu acho que o paciente precisava disso". A Alemanha é um país maravilhoso sim. Todo dia é dia de luta como imigrantes rs! Um abraço, e que Deus te abençoe também, e abençoe toda a sua família! Desejo muito sucesso a vc, sempre! :)
gente nunca ouvi algo tão real, direto e verdadeiro descrevendo a situação do estrangeiro, e como ela falou, provavelmente também em outros países! parabéns
+Jonnas Castro, muito obrigada! Fico feliz por cada comentário como o seu. Quando a gente fala a verdade assim, de cara limpa, corre o risco de ser apenas sensurada, mas para minha surpresa, todos apoiaram e se mostraram de certa forma bem familiarizado com esses temas. É a verdade que falamos desconfortavelmente, mas que precisa ser falada. Um abraço!
Parabéns Carla, Excelente vídeo, sincero e emocionante. Você mostrou situações que acontecerão com os emigrantes e que poucas vezes são previstas. Apontou alternativas para todos os que estamos incomodados com o Brasil atual e alertou - sabiamente - que qualquer que seja a opção tomada, ela implicará em custos pessoais. Obrigado por ensinar aos que querem aprender e por mostrar a enorme importância de estudar e planejar muito estas mudanças em nossas vidas. Geraldo Machado
Carla, meus parabéns pelo vídeo! Cheguei na Alemanha há pouco menos de um ano e me identifiquei com vários dos pontos que você salientou! Uma ótima orientação para os que querem vir e também para os que já estão aqui. Com certeza, faz refletir! Abraços!
chorei contigo eu cheguei a 1 mês da Alemanha..não aguentei meu marido é alemao e minha filha tb.. e eu cheguei aqui e não quis mas voltar tenho um vídeo no meu canal onde abordo esse tema! ! beijos adorei o vídeo! !!
Thaisa e muito difícil temos que ter muita paciência por questão cultural o shock cultural e terrível! !! Olha lá meu vídeo se chama "ilusão na europa, pense bem antes de sair do brasil" Beijos e fica na paz.
Nossa menina, excelente vídeo! !!!! Só falou verdades. Chorei litros aqui ouvindo você falar da crise existencial e da saudade. Acredite uns 10 minutos antes de assistir ao seu vídeo eu estava no colo de meu marido chorando, nunca fiquei tanto tempo longe da minha família, nunca tinha percebido que seria tão difícil estar aqui. Olha que estou aqui somente há 3 meses, mas está sendo intenso, peço a Deus que me dê forças todos os dias. Quanto ao status profissional, misericórdia, como foi verdadeira a sua colocação, sou enfermeira com 3 pós graduações, com mais de 15 anos de atuação na área, com um currículo mega estruturado, já trabalhei em hospitais de alto nível e super reconhecidos em São Paulo e até no mundo. ..... mas e aqui? ???? Não sou nada! !!!! Não perdi minha essência e nunca perderei, mas quanto a profissão, nada mesmo!!!! E sei que terei que esperar um tempo longo pra poder voltar a exercer minha profissão e recomeçar minha vida. Mas não está sendo fácil. Desculpe o texto gigante, mas você hoje falou de um assunto que me atormenta todos os dias. Obrigada.
+Zuleika Oliveira Miranda Não perder a essência. Gostei muito dessa frase! Este sempre foi meu lema. Sei quem sou e mais ainda, sei como Deus me vê! :) Sua situação é exatamente o que se vê por aqui...mas falando poucos creem. Bjo e que a gente continue feliz independente disso!
Obrigado Carla Schulz pela sua honestidade, clareza e principalmente humildade em falar abertamente sobre a situação em querer morar em outro país. Entendi claramente e irei planejar a conhecer a Alemanha. Um país que predeu 2 Guerras Mundiais seguidas e ter esta força toda de desenvolvimento. Impressionante !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
+Marcus Vinicius Oliveira do Nascimento Conceição É um país incrível. Vou sempre me render aos seus encantos, apesar de toda realidade que expus no vídeo. Um abraço e obrigada por comentar!
Você falou algo super legal. Falar de realidade. Ano passado eu ouvi uma colega falando, nossa estou reformando meu apartamento no Brasil e vamos comprar outro. Falei e dei os parabéns. Mas foi dentro do exemplo que voce falou: Casou com quem já tinha dinheiro. Eu estou aqui com o meu marido Brasileiro e lutando para nos matermos. Viemos viver aqui, pela segurança, saúde e educação e tem gente que vivemos luxando aqui. Daqui que eu explique que não é assim. Prefiro me calar. Ah eu aaaamooooooooooooooo frio!! rs Super legal sua dica, esse video é bem legal.
Você é a unica que vi, por aqui que conta a verdade, neste sentido a saudade da família é grande vai fazer um ano que estou aqui e vejo que nada é fácil apesar de está casada e aprendo o idioma que tb não é facil. beijos amei seus vídeos estou escrita e não pensei duas vezes em me escrever no seu canal. Prima!!! deine Video. kuss 😘
Oi Carla! Obrigado pelo vídeo! Minha breve partida do Brasil está desencadeando uma crise na minha família. Como está insuportável viver aqui, de repente todo mundo quer fazer o mesmo - primos, mãe, irmão... Mas, eu já morei fora antes, e entendo muito do que você está falando nesse vídeo. Então quando meus familiares vêm me pedindo pra "preparar as coisas" pra eles irem também eu sou obrigado a ser chato, pois sei que muitos deles têm aquele sonho surreal do que é morar fora, e não se sujeitariam aos percalços de uma vida de imigrante (como o local de trabalho por exemplo, ser garçom, faxineiro e etc.). Daqui pra frente eu vou simplesmente pedir pra eles assistirem seu vídeo. :D
+Paulo Steiner É exatamente assim. Mesmo a gente falando muitos não acreditam. Viver aqui é melhor que estar no Brasil, mas há um preço a pagar e é preciso disposição para isso. Desejo boa sorte com todos os seus planos e se quiser compartilhar o vídeo agradeço muito!
Carla o seu vídeo é muito informativo, eu vivo na Alemanha também e depois de oito anos consegui fazer meu Ausbildung como sozialpädagogische Assistentin e hoje depois de quase nove anos comecei a ter uma vida normal como um alemão aqui. Um alemão que sai todos os dias vai trabalhar na sua profissão e a noite volta pra casa! Eu compartilhei seu vídeo no meu facebook pois todas as pessoas que tem interesse em vir pra Alemanha deveriam assistir seu vídeo. Muitas pessoas também me perguntam isso e vou sempre indicar seu canal e seu vídeo!
+Ana Priscila Hinrichs, depois de 8 anos, mas vc venceu esse, que é um dos maiores obstáculos! Com certeza vc se esforçou para isso e hj pode desfrutar! Parabéns!!!! O que as pessoas não entendem é que o caminho é árduo e nada acontece de um dia para o outro. Sempre incentivo a quem está aqui a estudar o máximo que puder. No meu caso estudei até o B2+ e na hora de me dedicar ao Ausbildung me dei conta de que não teria como estar 8 horas por dia fora com duas crianças e marido trabalhando. Meus filhos ficariam com o meu resto e meu coração doeu, porque eles só tem a mim e ao pai. Como meus planos são de voltar e viver de comércio, o curso daqui não me serviria pra nada lá. Então, resolvi viver nesse propósito e me sinto feliz por ter encontrado meu norte. Estamos investindo em nossos sonhos, vida de interior no Brasil, poder cuidar da minha mãe e estar perto da família e amigos antigos. Definitivamente, correrei o risco de voltar para Alemanha, mas se um dia isso acontecer, será uma escolha mais que nunca consciente. Um abraço e obrigada por divulgar nosso canal!!! :)
Olá Carla! Eu concordei tão bem com o que você falou. Eu moro há 13 anos na Holanda. Mesmo com cidadania holandesa e pessoas da familia por perto não foi garantia de que tudo daria certo. Eu experienciei tudo isso aí que você falou. Como eu cheguei no começo de outubro eu só pude começar o curso de holandês em novembro. Esse primeiro mês foi bem complicado. A minha prima que fala português tinha que me acompanhar em praticamente tudo. Toda semana eu tinha hora marcada em uma determinada instância e muita papelada mesmo. Como no Brasil não existe curso de holandês eu tive que aprender aqui mesmo. Então só esse processo inicial durou uns 2 anos. O meu holandês ainda era bem limitado. Eu sai do Brasil com meu diploma de Belas Artes então eu queria dar aulas particulares assim que desse. Eu tive um benefício gratúito que foi a validação e tradução do meu diploma. Quando o meu diploma foi reconhecido e eu senti um alívio enorme! Hoje eu só dou aulas de piano mas nos primeiros 5 anos eu trabalhei de faxineira. Você tem razão quando fala que as pessoas no Brasil tem a aquela idéia de que a gente é rico. Eu sempre digo que a gente ganha em euros mas também tem que pagar as contas em euros! O dinheiro não falta mas também não sobra! Uma outra questão que me irrita um pouco é talvez vocês também experienciem isso, é quando a gente vai de férias aqui pela Europa. As pessoas no Brasil tendem a ver isso como luxo. Mas eu diria que pra nós é uma necessidade, já que não temos o sol e num momento o nosso corpo sente os efeitos da falta de vitamina D. Eu diria que o processo de aclimatação, no meu caso, durou 10 anos. Porque depois de10 anos eu comecei a sentir que eu realmente faço parte da comunidade, e eu moro numa cidade pequena e conservadora. Depois de tantos anos morando aqui as pessoas já se acostumaram comigo. É claro que o meu holandês não vai ser perfeito, a minha escrita tem um errinho aqui e ali, mas as pessoas aqui entendem isso e aceitam, pra elas o meu nível de holandês já é suficiente. Aqui tem um programa de tv super engraçado de holandeses que emigram. A maioria dos holandeses emigram dentro da Europa, Austrália e Canadá. Eles se preparam muito bem pra deixar o pais mas não se preparam para o que vem pela frente...Eles vendem tudo e querem montar um negócio que geralmente é B&B, restaurante ou camping. E olha que eles vão com um budget de 20 ou 30 mil euros pra poder se sustentar no começo e esse dinheiro acaba muito rápido! E sem contar que muitos são enganados na hora de comprar um imóvel e por aí vai. É gente...na Europa também existe picaretagem... E a maioria das histórias são de holandeses emigrando dentro da Europa, então vocês imaginem nós que mudamos de continente! Emigrar não é pra todo mundo! Muito sucesso pra vocês aí na Alemanha!
Nossa adorei vc falou tudo o que realmente é!! Eu moro aqui também, sei bem como é.... Faz 10 anos q estou aqui e pagamos aluguel, é tantos impostos tenho 2 filhas no final das contas trabalhamos para viver... Há e faz 6 anos que não vejo minha família e bem como vc disse as férias escolar, os bilhetes são caríssimos... Enfim me indentifiquei muito com tudo que vc falou... Beijos
Adorei Carla,vc falou tudo de forma mais sincera e realista possível. ja vi varias pessoas abrirem a boca e falarem que aprederam alemao em 6 meses,hahaha , só quem tá aki e conhece a real que sabe que isso é quase impossível!!! Infelismente as pessoas pensam que tudo sao flores, Bjos nega, e parabéns!!!!
Carla, amei o seu vídeo, obrigada por ter compartilhado. Vc expôs os seus sentimentos de uma forma sincera e pura, parabéns! Já passei por todo esse carrossel de emoções e parece que estou entrando de novo na roda aqui na Alemanha (já morei no Canadá e Inglaterra). Tudo o que vc falou e verdade, principalmente a parte da dificuldade de voltar ao Brasil depois de ter morado tanto tempo fora... Te desejo felicidades e paz no coração. Boa sorte. Bjs.
Oi Carla, muito obrigado por este vídeo! Eu cheguei na Alemanha fazem 3 semanas apenas e consigo entender o que você esta dizendo, em todos os sentidos. Espero que você esteja bem agora, mais animada, mais feliz! :) Obrigado mais uma vez.
+Valter Henrique São momentos, Valter. Momentos de profunda reflexão e de encarar a realidade sem maquiagem. Mas estou bem sim!! Com as crianças alegres e espoletas que tenho, nem dá muito tempo para pensar nisso tudo! :) Obrigada por comentar e continue com a gente!
Carla, Amei o vídeo! Meu namorado é italiano e eu sou Brasileira, e ele tem um certa estabilidade na Itália.. Quer que eu vá morar lá, mas depois que passei 6 meses na casa dele eu percebi que morar longe da minha família é quase como um castigo para mim.. Tinha vontade de pegar um avião e voltar sempre que percebia que estava perdendo momentos importantes ao lado das pessoas que eu amo.. Todos tentam me convencer que quando eu tiver filhos e montar minha própria família, que esse sentimento vai passar, mas eu discordo... Acho que quando eu tiver filhos vai ser a hora que eu vou precisar ainda mais da minha família.. Muito difícil... Sei que teria uma qualidade de vida muito melhor na Itália, mas por enquanto nada paga estar ao lado das pessoas que eu amo.. Ví que você ficou emocionada.. Espero que seus planos deem certo! Um beijo e fica com Deus!
Amei o seu vídeo. Fiquei emocionada, impossível conter as lágrimas. Meu esposo e eu planejamos nos mudar para a Alemanha no próximo ano, e tudo o que VC mencionou são os exatos aspectos que por aqui analisamos e de certa forma já sofremos até por antecipação, principalmente no que tange ao distanciamento da família. Mas por ora a vontade de propiciar um melhor crescimento cultural para nosso filho nos encoraja a experimentar. Obrigada por compartilhar sobretudo sua humanidade, sua verdade, sua realidade, para que nossa caminhada definitivamente não seja idealizada pelos contos de fadas. Obrigada!!!
Carla, gostaria de te parabenizar pelo conteúdo fantástico deste vídeo. Você tocou, de forma muito sóbria, aberta e ampla, em vários assuntos importantes para quem toma a decisão de ir morar em um país como a Alemanha. Gostei principalmente do seu tom, não generalizando situações, mas comentando diversos aspectos que podem afetar pessoas diferentes de maneiras diferentes. Eu mesma morei na Alemanha por três anos, cheguei já falando o idioma bem, amo o frio mesmo no inverno, trabalhei na minha área,mas por outro lado vivenciei diversas das experiências menos positivas que você comentou. Que bom que você tomou seu tempo e dedicação para compartilhar estas experiências!
Parabéns pelo vídeo Carlinha!Assisto e curto todossss! Me emocionei com suas palavras... sei bem o que você esta sentindo quanto à distância e a saudade da família... Vivi em Portugal há uns anos atrás... e agora pretendo ir pra Alemanha... como você mesma disse, vou como uma analfabeta mesmo... aqui no Brasil sou enfermeira pós graduada... trabalho há 05 anos em 02 UTI´s Pediátricas... é uma luta diária... pois são 72 hs por semana de trabalho, pra tentar pelo menos manter um patamar de vida desejável...(o preço que a gente paga digamos assim...) E aí penso... " Ainda não sou mãe... vivo em um país onde a criminalidade toma conta... a saúde é caótica, e a educação nem se fala..A gente paga impostos absurdos sem nem ver em que está sendo aplicado... Pois é tudo péssimo..." E se eu tivesse que trabalhar desse jeito que eu trabalho e ainda com filho pra criar? Nem pensar... colocar em escola pública não dá... se manter em um emprego só...piorou!!! Então são certas coisas que a gente tem que colocar mesmo na "balança" ... não é esse futuro que gostaria de dar ao meu filho(a)...sendo uma mãe ausente, devido ao excesso de trabalho... ou presente privando ele(a) com as dificuldades da vida... Não que aí não tenha!!! Mas existe um preço a se pagar quando você abdica de algumas coisas... Nem tudo são mesmo flores... Estou indo disposta a saber o que irei enfrentar... e com humildade e um sorriso no rosto a gente chega lá!!! :) A realidade daqui é muito diferente! é como eu sempre digo... "Quando a gente conhece o outro lado... a gente percebe que o Brasil infelizmente só é bom para o turismo..." Pois não te dá suporte pra viver em paz... infelizmente... :( Em Portugal, com toda crise econômica, ainda era melhor... dias frios virão... dias nublados também... mas tudo depende da forma que enxergamos as coisas...
+Adriana Voss Adorei seu comentário. Vc está certa em planejar o bem estar de seus filhos mesmo antes de tê-los. Vc já conhece o lado de cá, com certeza está vindo com as expectativas corretas. Quero tanto voltar para o Brasil, ms do jeito que as coisas estão indo, vou ficar por aqui mesmo. Desejo que Deus abençôe seus planos. Um abraço!
Até chorei agora, as vezes pensamos que ir para outro pais vai ser perfeito, vai resolver os nossos problemas, mas você vai ter que abrir a mão de muitas coisas, para pagar outros preços, realmente aqui você é um advogado, mas ai sem a língua você não é nada. Por isso tem que pensar muitooooo bem antes de começar novas aventuras. Eu gostaria muito que esse brasil fosse melhor, infelizmente está horrível de se viver, não só das coisas estarem caras, não ter educação, mas eu não aguento olhar na rua para um mendigo, para um cachorro machucado ou passando fome, na chuva. Crianças abandonadas, mesmo isso existindo em qualquer lugar, poderia ser diferente, poderia ter mais estrutura, mais investimentos, isso falta aqui,mesmo falando que brasileiro é amoroso. È ai que nos enganamos, as pessoas só pensam em dinheiro e status e está acabando com nos. Muito bom esse vídeo, parabéns pelo canal, e por compartilhar informações com nós. Sucesso pra você e melhoras para o seu pai!!!
+Jennye Martins , faço minhas as suas palavras. Se tem algo que me deixa realmente deprimida e sofrida demais é ver uma criança abandonada. Me dói até o fundo do coração. Isso a gente não vê aqui, mas sabe que há entre nosso povo entre tantos outros. Não vejo a hora de ver Jesus chegando logo para dar fim a esse mal. Vc tem razão! Bjo e obrigada por escrever!
Carla, há pouco tempo tbm, enfrentei uma crise depressiva horrível. Meu cabelo tbm caiu muito. Esse período de inverno p nós. realmente é uma barra. Gosto muito dos seus vídeos, vc é muito realista. Carol, vc falou tudo! Vc descreveu toda a minha vida nesse vídeo. Eu já tive muito conflitos com o meu marido por causa das minhas crises de saudade do Brasil.
Carla você falou só a verdade. Eu vivo na Áustria e é a mesma coisa. Nos 28 anos que eu vivo aqui foi de muita luta. Eu era advogada no Brasil, cheguei aqui a Áustria tinha acabado de entrar na a EU ,mas teria que esperar 5 anos para ser incluida em todas as leis da Comunidade. Eu tentei tudo e não consegui reconhecer meu diploma, então desisti e fui fazer um outro estudo como assistente social, hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz . Eu trabalho há mais de 20 anos como assistente para crianças em escolas primárias. A gente tem que ser flexível e aceitar o novo. 🤗🌷
Carla! Quanto realismo e emoção! Obrigado por compartilhar. Penso que você expôs todas as questões de maneira muito verdadeira e prática. Coisas que não paramos para pensar. Enxergamos só o lado positivo e as ostentações mentirosas reforçam essa ideia enganosa. Achei seu conselho ao final algo fruto de muita sabedoria! Obrigado!
+Julio Dornelles Goulart Muito obrigada, Julio. A verdade precisa ser desnudada. O país é maravilhoso, mas como estrangeiros teremos sempre um preço a pagar.
Carla seu vídeo é muito importante para que a realidade seja conhecida. A vida aqui é muito boa em muitas coisas, mas para quem vem de outra cultura pode ser até desesperador. Ou vc se adapta ou precisa sim voltar. Eu voltei e não me arrependo nem um pouco de ter gastado todo o dinheiro que tinha para tentar a vida no Brasil. No meu caso não deu certo por infinitos problemas, mas conheço muita gente que voltou e está muito bem e feliz lá. A pior coisa que tem é vc ficar naquela dúvida cruel e ser infeliz por isso. Fácil não é em lugar nenhum, por isso o melhor a fazer é ficar onde se sente bem e feliz. Um grande beijo pra vc e muito sucesso na sua vida.
+Vida na Alemanha by Marubarby Isso mesmo, Maru. Aqui ou lá, o importante é se sentir confortável, e estar pronto para enfrentar os problemas de um ou outro país. São problemas diferentes, por isso cada um deve pesar o que tem mais valor, o que está disposto a suportar. O Brasil está difícil sim, e muito. Por isso fico aqui, mas não minto pra ninguém...há dias de núvens negras em que a saudade e outros sentimentos me levam a pensar em voltar. Vc fez certinho. Voltou para o Brasil e de cabeça fria pode sentir qual seria realmente seu lugar. Um abraço bem grande e muitos mimos para o baby!
Nossa, sério, o MELHOR VÍDEO DO TEU CANAL! E Top5 de todos os vídeos que já vi no youtube, e olha que assisto vídeo hein? Chorei contigo, nossa, é muito a realidade...Estou há quase 7 meses na Alemanha e vc descreveu tudo o que venho sentindo nesses meses... Ah, só uma coisa, a saúde é boa, mas caaaaaara....Pelo menos p/ quem tem mais de 30 e não trabalha, só estuda, que é meu caso.. =/ Beijão Carla e Parabéns!! Obs: Continua na dieta? tá magrinha...linda linda! \o/
Oi Carla ... adorei seu vídeo ... sua sinceridade me emocionou!!! Já fui três vezes para a Alemanha, a primeira vez fiquei senti na pele as dificuldades climáticas, realmente o frio intenso é algo que entristece muito os brasileiro. Estou me preparando para viver na Alemanha... e estou ciente que terei muitas dificuldades ... mas procuro ter pensamentos positivo e pés no chão!!! Beijossssssss
+Fabiana Souza da Silva Vc vai amar viver aqui, mas é sempre bom estar ciente de tudo isso, para não se frustrar e fazer uma escolha consciente. Desejo boa viagem e tuuudo de bom por aqui!
Muito bom o vídeo, Carla!!! Pergunto: o que é ter riqueza? A maioria das pessoas citam a riqueza com algo simplesmente monetário! Eu vejo a riqueza como ter uma vida segura, é poder trabalhar muito e ser recompensado por isso e por consequência poder dar qualidade de vida para si e para a própria família. Aqui no Brasil o nosso dinheiro cada dia vale menos... pagamos muito e não temos ensino nem saúde de qualidade. Cada dia que passa somos sufocados mais e mais. Esse final de semana houveram vários "arrastões" aqui nas praias da zona sul do Rio de Janeiro. Não temos dinheiro, nem saúde, nem educação, nem direito ao lazer. Os que são conhecidos como "ricos" aqui também não possuem traquilidade. Enfim o que nós aqui no Brasil temos? A minha resposta é NADA!!! Imagino que o processo de emigração não deva ser nada fácil, mas eu particularmente acredito que no final das contas o saldo com certeza é muito positivo!!!! Obrigado pelo vídeo, por ajudar a solidificar o meu objetivo.
Adorei seu vídeo!!! Vejo sempre vídeos de pessoas falando como se morar aqui fosse só maravilhas... Ou pessoas no Brasil que acham q a vida aqui é perfeita, cheia de oportunidade, q ninguém passa necessidade etc... Vc foi muito feliz em td q falou! Parabéns pelo vídeo!!
+Tamam Abdalla Ser realista assusta um pouco. Muitos imaginam que aqui se encontra árvore de dinheiro no quintal de cada um. Não, a vida aqui é suada e tem suas lutas emocionais também. Podem ser problemas diferentes, mas é preciso da mesma forma disposição para aguentar. Há muitas flores, mas nem tudo aqui é jardim!!! Bjo! Obrigada por comentar!
Aff até chorei , pois passei por coisas que vc e miios brasil. passam ou ja passram. Nossa foi o melhor video que ha assisti. Parabens vou ate compartilhar para ver se o povo no Brasil entende o que eu digo. Pq as vezes parace q o que vivi e vivo é algo pessoal. Bju bem grande. Parabebs outra vez.
Excelente vídeo! Muito realista. As pessoas se deslumbram com coisas materiais e acabam não pensando em tudo isso que mencionastes com riqueza de detalhes. Se a pessoa está disposta a enfrentar toda essa parte emocional e ter humildade para recomeçar, creio que valha muito a pena ir embora do Brasil para a Europa, pelos filhos, para que tenham educação de qualidade, para que sejam poliglotas, tenham oportunidades melhores, para viver com eles em segurança, tendo saúde...enfim, qualidade de vida e não enriquecimento financeiro. Sou advogada, estou indo para Portugal fazer mestrado e pretendo fazer doutorado na Alemanha. Ainda não tenho filhos e penso ser um ótimo lugar para tê-los e criá-los. Temos parentes em Portugal, acredito que este fator irá nos ajudar muito (meu esposo e eu), pois, serão nossa base familiar longe do Brasil. Sou nova no canal e estou adorando teus vídeos. Parabéns! Deus cubra a ti e tua família de bençãos todos os dias :)
+IVAD GONZ, vc tem razão, Davi. Já vivi em Londres e vi muitos brasileiros implorando por ajuda para encontrar um trabalho, qq coisa servia! Vi outros voltando para o Brasil só com a roupa do corpo. Também vi outros vencendo e se dando muito bem, mas não sem esforços e renúncias, muitas vezes vivendo em um pequeno quarto numa casa com outras famílias. Enfim, todos podemos vencer! Todos podemos lutar e alcançar a vitória, mas ninguém pode negar que há um preço e muitas vezes alto a pagar!
Olá Carla. Muito lúcida a sua explanação. Eu sou inscrito em três canais de brasileiros na Alemanha: o seu, o da Marubarbi e o do Cris. E todas vocês já fizeram vídeo semelhante. A Marubarbi, que tem os familiares do marido por perto (Áustria) já voltou ao Brasil e depois retornou à Alemanha. Eu sinto que sair do nosso pais é algo como sangrar o coração. É uma pena que um país tão lindo e de clima tão amigável como o nosso, tenha ficado tão hostil às pessoas de bem, que cresce em nós que aqui ficamos o desejo de sair, não exatamente pelo dinheiro, mas sobretudo pela paz que aqui não existe mais! Torço por você e sua linda família!]
Carla, este video deveria ser visto por todo mundo que quer morar fora, vc foi muito honesta em se abrir desse jeito, parabéns. Eu comentei as mesmas coisas há uns dias no Snapchat e repito: o preço de morar em outro país é alto. É bom? É! É enriquecedor? É Mas nem tudo são flores. Mudar de país é para quem tem estômago. Estou na NZ há um ano e meio e pretendemos morar em outros lugares, mas acho que uma hora voltaremos ao Br. Quanto à vc (e sem querer me meter, risos) pense na educação dos seus filhos, a gente tem a idéia de que voltar pro Br pode ser muito legal (e pode ser, êêê!) mas escolas boas custam uma fortuna. Só pra te atualizar, minha amiga colocou a menina dela de quatro anos (quatro, hem!) numa escola bilingue pra que ela aprenda inglês desde pequena e não sofra como a gente sofre pra aprender depois de adultos. Sabe quanto a mensalidade? 2,500/mês, fora todo o resto. É duro, muito duro. Bj
Parabéns mais uma vez pelo video esclarecedor! Isso é válido pra qualquer país da Europa...falo por experiência própria, viver no estrangeiro é pura ilusão...mas, Deus há-de nos ajudar a ultrapassar todas as dificuldades. Força para todos nós k estamos longe dos nossos entes queridos!
Os vídeos são ótimos e as informações também.. =D só uma dica, a gente fica ouvindo um monte de cliques ao fundo, parece que há alguém manuseando um mouse.. é bastante incômodo.. espero contribuir positivamente. =)
+Hélen Cristine Setim, obrigada pela observação. Acabo de decretar que enquanto eu estiver gravando Negão não poderá mais usar o PC dele ao meu lado! :)
Carla minha linda, concordo em tudo que voce falou. Moro nos Estados Unidos ha 15 anos e nao incentivo ninguem a vir morar aqui. Voce tem que ser muito forte e a renuncia e imensa. As pessoas nao sabem o preco que pagam por morar em outro pais, as vantagens sao muitas porem as renuncias sao grandes tambem. Gracas a Deus amo minha vida aqui, lutei muito, chorei bastante e ate hoje nao fiquei rica. Rsrsrsrs Deus te abencoe juntamente com sua linda familia. bjs!!!
+Ana Zach É isso mesmo. Digo sempre que só vale a pena para quem estiver disposto a pagar o preço. Obrigada por escrever, por compartilhar com a gente sua experiência! :) Bjo, continue com a gente e muitas bênçãos de Deus para vc tb!
Voce so falou a verdade, as vezes as pessoas nao entendem a nossa sinceridade. Nao vale a pena vir para um pais e nao saber a lingua, e nao ser legal. Falo isso por experiencia propria, cheguei aqui nao falava a lingua e fiquei ilegal por 3 anos. Hoje sou legal falo a lingua, mas para que o hoje chegasse foi muita luta e muitas lagrimas. Deus abencoe voces. Bjs!!!
Parabéns pelo vídeo , pelas questões colocadas! Isso vai ajudar muito á todos nós á pensar melhor ,com calma, pra não se decepcionar depois , e não fantasiar tanto a vida no exterior! Abraços!
+Francisco Broglio Espero realmente que seja assim, que ajude. Aqui é um bom país para se viver, mas nem tudo é maravilha! Falamos muito sobre os pontos positivos, mas os negativos precisam ser abordados francamente.
Muito bom!!! Morei 4 anos legalmente na Alemanha e sei exatamente em detalhes do que você está falando no vídeo. Voltei para o Brasil há quase 5 anos, fui à Alemanha a passeio ano passado pra visitar amigos e jamais cogitei a possibilidade de ficar novamente. Não mesmo!!! Boa sorte pra quem ainda for, vocês vão precisar rs.
Eu considero o seu vídeo de interesse público!!!!!!!! O seu vídeo devia passar na tv Globo, e mesmo ser traduzido para outras línguas ! Estou a100% de acordo com você. É um sentimento terrível viver longe da família... Un abraço
+tixir antonio, muito obrigada por suas palavras! Abri meu coração sem reservas aqui, porque esse não é só o meu, mas o caso de tantas outras que vivem aqui e só desabafam com quem realmente tem confiança, porque muitos julgam mal e criticam as pessoas que dizem querer voltar para o Brasil, ou que tem dificuldades com o idioma, ou que se deprimem no inverno...e o pior, quem está no Brasil tem uma ideia bem errônea da situação aqui. Familiares que pensam que estão vivendo no mar de rosas, cheios de dinheiro e exigem até além da conta. Graças a Deus esse não é meu caso, mas já vi amigas chorando porque os próprios pais exigem mais do que elas podem, achando que estão ricas só pelo fato de estarem aqui. Então, a verdade seja dita, o país é muito bom, mas não é nossa casa, nosso idioma, nosso povo, nosso clima...há um preço a pagar!!! Ajude a divulgar, pode ser que outros tb gostem desse tema. Um abraço!
+Carla Schulz Pois é, muita gente acha que estar na Europa é chique e torna todo mundo chique e rico automaticamente. Mais fácil é ser chique no Brasil, aqui a gente se vira como pode.
Carla, consegui sentir todo o sentimento que vc tem aí... Me sinto muito confusa agora com o que fazer (já estava decidida a ir praí), mas sei que é uma decisão muito importante, tenho que pensar bem...colocando na balança o que realmente quero.Te agradeço por contar como se sente!
Oi, Suellen. Não posso negar que o país é maravilhoso e nos sentimos em um sistema que realmente funciona. Se você estiver muito insatisfeita com sua situação aí vale a pena tentar. Não penso em desanimar ninguém, mas é muito importante ter maturidade ao tomar uma decisão como esta. Quando vim, tinha muito mais sonho e ilusão que realidade aos meus olhos. Pode ser que vc consiga vencer todos esses pontos muito bem e que vc consiga se manter no foco que te trouxe até aqui. Ore e Deus irá te conduzir. Um abraço!
Suellen Marquezini, se vc tem vontade e está disposta a lutar venha. Eu moro na Alemanha há 2 anos e faço das palavras da Carla minhas tbm. Se vc tem forças p lutar, lute pelos seus objetivos. Afinal, viver aqui tbm tem pontos positivos.
Karla Neves Obrigada! Eu e meu marido decidimos vir pra Itália, pesamos muitas coisas e dentre elas o idioma...estou aqui há 6 meses e confesso que não está sendo tão fácil...realmente morar longe da família é algo doloroso, mas estou disposta a me esforçar para que dê certo...a qualidade de vida não se compara...espero me adaptar e poder algum dia me sentir a vontade nesse País.
+Allan Püttjer, alguns discordam, claro, mas não podemos negar que apesar do país nos oferecer excelentes condições de vida, tudo isso de uma forma ou outra é realidade. Vc experimentou isso e hj eve ter vencido toda essa luta. Vc aceitou pagar o preço! Um abraço!
Oi Carla, tenho acompanhado muito seus vídeos e estou adorando. Este em especial reflete mto do que tenho pensado ultimamente: o Ser estrangeiro na Alemanha. Estou indo fazer doutorado ai e vou ficar 4 anos, e tudo o que vc menciona no vídeo reflete um pouco do medo que sinto, de estar preparado para responder todas as perguntas que formulou durante o vídeo. Entretanto as respostas é algo que somente saberei tentando, vivendo por ai. Um grande abraço sou seu fã e que Deus lhe ilumine cada dia mais.
Penso exatamente como vc. Qdo temos filhos, eles sao alemaes, conhecem a vida aqui, esse é o universo deles, qdo voltamos para morar no Brasil estamos tirando nossos filhos do Habitat natural deles, por certo terao dificuldades em se adaptar a uma realidade que nao é a deles, como vc bem disse, o que temos aqui é a qualidade de vida e tudo regrado a muita educacao , leis e regras que estao ai para serem cumpridas. Por ex. se uma crianca falta a escola por alguns dias e a escola nao é informada vc recebe a visita da policia, do assistente social etc, podendo até perder a guarda da sua crianca, sao coisas que as pessoas nao imaginam que possa acontecer aqui na alemanha. entao ha de se cumprir as leis, as regras e Normas.
Carla, seu vídeo traduz meu sentimento 100%. Moro há 3 anos e meio aqui, vim formada numa universidade excelente, falando inglês, com passaporte alemão, falando A2 de alemão... e minha vida foi exatamente o que vc descreveu. Limpei restaurante, trabalhei em linha de produção numa fábrica, trabalhos extenuantes e que eu realmente precisei de muita humildade pra continuar. Meu nome é alemão, minha aparência, tudo, mas pra eles (e pra mim tbm!) eu sou 100% estrangeira, imigrante. Agora só que tô pegando confiança no meu alemão e vou começar a aprender uma profissão do zero, com a meninada que tem metade da minha idade. É isso aí... o preço é realmente alto! E até agora não consegui juntar dinheiro nenhum, mesmo sem filhos, pq os gastos com cursos de alemão, tradução de documentos, ida pro Brasil e algumas poucas viagens sugam todo o dinheiro que com muuuito esforço consegui juntar... E nem vou falar sobre perder a convivência com a família, senão vai cair um cisco no mru olho aqui como caiu no seu... rs Muito legal sua iniciativa de mostrar esse outro lado pras pessoas que ainda tem tanta ilusão com relação à mudar pra cá. Um beijão! ❤
Carla parabéns pelo Video tao esclarecedor, eu moro na Alemanha há 20 anos e tenho me deparado com muitas brasileiras que por algum motivo passaram a odiar o Brasil e a adorar a Alemanha esquecendo-se completamente sua condicao de estrangeirismo, como vc mesma citou nao basta ter nacionalidade alema, diplomas alemaes e se sentir integrado e dominador do idioma, somos e seremos sempre ESTRANGEIROS fora do nosso país de origem. Outro ponto que concordo plenamente contigo sao mulheres brasileiras que casaram com homens alemaes em uma condicao de vida financeira mais estavel e passaram a ser "ricas, cultas, diplomadas, viajadas e descoladas" triste mas conheco uma porcao assim, falam "adevogado, para mim fazer, escrevem agente" e por ai vai mas sao meninas ricas... Como eu digo sempre uma coisa e vc vir para cá casada ou nao e crescer por merito proprio outra bem diferente é ter quem te sustente e banque seus custos. O idioma é mega dificil, a maioria das pessoas aqui se viram bem, mas atencao se viram significa que falam errado mas falam, e ai o nivel de aprendizado varia de pessoa para pessoa, mesmo pq tem aquelas que estudaram pouco no Brasil e por certo terao mais dificuldade em aprender outro idioma.
Com meu cunhado foi assim, com quase 30 anos de Alemanha, colocou tudo no container e voltou pro Brasil, em menos de 1 ano la estava ele voltando para ai de novo. E...quero morar ai nao! mas vamos sim ficar por um tempo pra aprender o idioma. Esse negócio de dias cinzentos nao é comigo nao! esses dias aqui ficou 3 dias nublado e eu ja fiquei meia depre, imagina 6 meses? (me interna!) rsrs. Bjusss Carlinha
Parabens pelo seu video. Foi bem esclarecedor para as pessoas que no conhecem a realidade na Alemanha. Voce foi bem realista, porque o que tem mais na internet sao pessoas vendendo ilusao.
Estou amando os videos e vejo muita sabedoria nas tuas palavras, muitas das vezes temos que parar pra pensar que temos as maiores riquezas ao nosso lado que são nossos pais, nossa familia.Claro que temos o direito de sonhar, mas temos que pensar com a razão, e por os pós e contra em ação nas decisões, se vai compensar ou não estas decisões para nossa vida.
Oi Carla amei o vídeo, estou me preparando para ir morar na Alemanha meu marido vai a trabalho e eu vou acompanha lo vou ser sincera estou preocupada principalmente com a falta que tenho certeza que vou ter da minha família que amo muito mais ao mesmo tempo sei que a oportunidade que esta a nossa frente é muito boa tenho orado e pedido a DEUS que me de forças para seguir sem me desesperar obrigado pelo vídeo bjs
tudo q essa mulher falou e verdade . TUDO . moro a 11 anos nesse pais , por sorte vim como crianca ,12 anos, e aprendi a lingua realmente em 3 anos. para finalizar ,a alemanha e um pais com qualidade de vida alta, mas o preco a pagar e mto trabalho,estresse e falta de divercao para jovens, e um inverno pra matar. sem sol falta vitamina c no corpo e alguns hormonios , o q faz realmente almentar o numero de depresao e morte.
Olá Carla Você é maravilhosa, seus vídeos são perfeitos, você é muito verdadeira. Adorei conhecer o seu canal, seu trabalho é excelente parabéns. Continue com os vídeos!!! beijos lindona
Carla, vc é muito altruísta, honesta e gentil. Qualidades muito incomuns. Eu sou formado em psicologia e sou servidor público, mas não na minha há área, aqui no Brasil. Tenho uma vida estabilizada aqui. Tenho amigos e amigas que foram morar na Europa pra acompanhar cônjuges ou para viver melhor, é como você diz, eles falam as mesmas coisas. Todos adoram muitas coisas que são boas e terminam por encantar aí na Europa. Mas se pudessem viveriam aqui no Brasil, se aqui tivesse qualidade de vida. Comecei acompanhando alguns canais como o seu ha alguns meses, mais por curiosidade, é tentador experimentar novas experiências, sempre ha coisas positivas do outro lado. Olha, tudo de bom pra vc. Abraços querida
Muito bom Carla...geralmente o que vejo são pessoas falando que sente saudades da família e que se pudessem as trariam para Alemanha para então ser perfeito já que no Brasil está bem ruim de se viver. Essa parte dos seus filhos não conhecerem a família eh interessante...nunca tinha parado pra pensar mas eh complicado mesmo...aí ficam sem ninguém... e aqui ficam sem estudo...realmente eh difícil tomar qualquer decisão de ir ou voltar pq lidamos diretamente com razão ou emoção... mto reflexivo seu vídeo...Parabéns...posso sugerir algo fora do tema? Vc falou do inverno...nunca vi nenhum vídeo explicando em detalhes em questão da quantidade de roupas...temperatura... se mesmo com roupa própria sentimos frios....se no inverno sai sol...uma professora minha disse que sente mais frio em SP do que ai pois aqui não temos estrutura para o inverno...já aí tem aquecimento em todos os lugares...casa...ônibus...restaurante...torneira....seria interessante ver um vídeo sobre isso...bjooo
+Natalia Flesch Exposito Oi, Natalia! Obrigada pela sujestão. O inverno está as portas e farei sim, um vídeo bem claro sobre o tema. Um abraço e obrigada pelo comentário tão rico!
Parabéns pela abordagem realista da situação. A Alemanha não é o lugar onde se vai para ficar rico, é mais pra viver uma vida estável e com toda uma estrutura social que ainda falta no Brasil. Conheço algumas pessoas no Brasil que enriqueceram vindo de baixo, aqui os que conheço que são ricos são herdeiros que tocam os negócios da família. A verdade é que não dá pra ter tudo! Temos que saber quais são as nossas prioridades. Um abraço!
Oi Carla, estou amando seus vídeos. Como muitos, tenho vontade de morar fora do Brasil, minha escolha é a Alemanha. Tenho algumas dúvidas e ficaria muito feliz se me respondesse. Minha vontade é viver bem, e claro juntar alguma graninha. Não tenho filhos, gostaria de saber se assim fica mais fácil e barato? Sobre frio e dias nublados estou acostumada, moro no sul(Rio grande do sul). Morei a maior parte em praia(mas, mesmo assim é frio no inverno) e atualmente moro em Gramado(serra, frio, dias e dias nublados e chuvosos) acho que o clima se assemelha ai, tirando a neve. Então, não teria muitos problemas. Sobre a língua pretendo fazer inglês aqui e começar o alemão para ter uma noção já, você acha que aprendendo aqui facilitaria mais? Quanto a trabalho não me importo com o nível de trabalho nem as horas trabalhadas... Se esforçando bastante e trabalhando o máximo de horas permitido, tem como juntar algum dinheiro? Caso seja possível fazer extras, quais tipos de extras existe aí? Minha vontade é continuar aí se gostar, não pretendo voltar ao Brasil(a não ser para visitar). Então o dinheiro que pretendo juntar seria para comprar uma casa, você acha possível. Obrigada e continue com os vídeos!!!! :D
+Alícia Grossmann, principalmente por estar vindo sem filhos, vc terá muitas oportunidades de viver sua vida ao máximo aqui. Claro que vcs dois trabalhando poderão juntar dinheiro e até pagar a prestação de uma casa no Brasil, desde que o foco seja esse. Ao chegar dê prioridade ao idioma. Vcs farão curso de alemão (Integrationskurs) e então se sentirão mais seguros. Não entendo muito de horas extras, mas os dois trabalhando e não escolhendo altos padrões de vida, conseguirão sim. Boa sorte e que tudo dê certo para vcs!!!
Você cita algumas coisas óbvias que a maioria das pessoas esquece! Muito válido! A questão da distância dos pais, vê-los envelhecendo, é algo difícil... A primeira vez que minha mãe veio me visitar, um ano e pouco depois que deixei o Brasil, eu me assustei ao vê-la, num primeiro momento... Como ela estava diferente, mais velha, mais magra, mais frágil! Abracei com medo de quebrar! Mais uma coisa, que não é lá muito relevante: adorei seu português! Eu leio e escrevo muito, morando aqui às vezes esqueço palavras e isso me dói profundamente porque sou apaixonada pela nossa língua portuguesa! Nós, brasileiros, sabemos que parte da nossa população não domina o próprio idioma, fico sempre feliz ao ver alguém que fala corretamente, dá gosto de escutar; e quem mora fora e não pratica a língua todos os dias, é complicado, a gente vai perdendo mesmo... Um beijo e sucesso!
olá Carla, adorei seu vídeo vivo em Portugal faz 14 anos, e pagamos um preço altíssimo e concordo com vc em tudo. Até pq tive que muda muita coisa, Brasil e Portugal não é igual. bjs
O video é simplesmente perfeito, sem tirar nen colocar....mas pode ter certeza q mesmo assistindo este video, a maioria que tem a intençao de ir prefere pagar para ver...ai onde quebra a cara...morei por 6 anos na Italia só n senti dificuldade no idioma
😭😭😭 Carla, Vc me fez chorar. É tudo isso e a falar ninguém sente a metade do que sentimos. Sempre disse e insisto que não volto para Portugal para viver a não ser num pote, de resto é o melhor país para fazer férias 😜 Irritam-me as pessoas que acham que nós aqui somos donos do Deutsche Bank! É como vc diz aqui nós somos analfabetos e enquanto não aprendermos a língua é para esquecer trabalho, cursos profissionalizantes, etc. nada acontece se não formos persistentes e humildes. Outra coisa Carla, não volta para o Brasil enquanto seus filhos não forem independentes. A verdade é que quem tira um curso na Alemanha ou aprende uma profissão aqui, pode trabalhar em qualquer ponto do Mundo, o contrário já não acontece. Pensem nisso. Adoro seus vídeos, me identifico mto. Bjs
Parabens pelo seus videos,voce fala tao bem e tao calmamente que devia ser psicologa rsrs.. estou adorando aprender com suas experiencias, ainda nao tive a oportunidade de viver fora do Brasil mais logo que puder quero viver minhas própias experiencias tambem.. Bjos fica com Deus
Concordo com voce em alguns pontos...realmente ficar longe da familia é sempre punk , é o preço que todo imigrante paga e lidar com a saudade é dificil... Ainda bem que na atualidade temos a internete que ajuda a diminuir as distancias . No entanto , sair em busca de qualidade de vida e vivenciar uma outra cultura é sempre valido , afinal o mundo é colorido alem das fronteiras do Brasil... Tbm concordo que é uma ilusão pensar que vai ficar rico em pouco tempo pq mudou de país , a realidade nua e crua é outra! Sucesso no seu canal...voce é uma fofaaaaa...
É assim mm. Minha filha estudou aqui no Brasil alemão vários anos pq sabia q depois d formada iria pra Alemanha. Qdo chegou no Estado q mora teve q legalizar o diploma ai teve q estudar alemão pq como vc disse é preciso morar 2 a 3 anos pra falar fluente. Fez a prova e começou a trabalhar. Durante esse tempo foi muitoooooo difícil. Tb sou inscrita no canal da Marubarby q comentou sobre isso.Morar fora não é fácil!!!!! bjssss
Estava conversando com meu marido outro dia e até chorei - amo meu país e gostaria de voltar à viver no Brasil. Mas num outro Brasil... Num Brasil melhor... E do jeito que a coisa está... Nós sabemos que nossos problemas tem raízes enormes, de são séculos e séculos de má plantação que temos colhido à duras penas! É muito triste reconhecer que não vou viver pra ver o meu país ser um lugar melhor, aonde eu teria prazer e orgulho de criar meus filhos. O que você fala no vídeo é verdade - não nos sentimos 100% felizes aqui (nem que seja só por uma fase, ou uma fase que vai e volta), mas também não conseguiríamos voltar a viver no Brasil depois de viver num país de primeiro mundo como é a Alemanha. Nos tornamos apátridas, de uma certa forma...
Parabéns Carla pelo ótimo vídeo. Realmente, é muito complicado quando a gente volta para o Brasil. Percebemos que o dinheiro de impostos na Alemanha é muito bem utilizado para a população, ao contrário do Brazil, onde as pessoas metem a mão na cara dura. Aqui podemos dormir até de porta aberta as vezes, ahaha, apesar do Frio de matar que está fazendo agora, caminhar tranquilamente sem ficar com medo de ser assaltado e outras coisas mais. Parabéns pelo depoimento. Estou morando em Berlin e está sendo uma experiência de vida fantástica, apesar de eu não falar nada em Alemão (me virando com inglês apenas). Nunca pensei que iria fica com saudade do Sol um dia, mas aqui estou com saudade do Bendito, pois a "luz do dia" (pois o céu fica nublado o dia todo) dura poucas horas, sendo que 4 da tarde já está anoitecendo. Nada fácil para quem veio do Amazonas, mas a gente supera. Parabéns pelo trabalho!
Legal, parabéns pelo post. Falou várias verdades...muita gente acha que é fácil, que é só glamour e maravilhas...mas esquecem ou não sabem o preço a pagar, que não é pouco!! Mas ainda assim, aqui é MUITO melhor pra se viver que o Brasil. E nos últimos 10 anos, o país tem piorado ridiculamente em termos de violência, saúde, corrupção....graças ao governo atual. É só ver o noticiário, ler as notícias, conversar com as pessoas - todas tem casos diários pra contar. Os patriotas "cegos" vão à loucura rsrs. O Brasil tem muitas coisas boas, mas infelizmente pra mim, MUITO MAIS coisas ruins e que não vão mudar, pelo contrário, tem piorado bastante. E aqui é muito bom, mas como vc disse não é nada fácil. Precisa estar preparado e disposto.
+Arthur Naganawa, vc tem razão, a vida no Brasil está muito difícil. Por esta razão ficamos ainda por aqui por nosos filhos. Temos planos de voltar, mas não para cidade. Queremos uma vidinha de interior, plantar, colher, energia limpa, poço, galinhas...e o sonhado comércio! Ai, que sonho! Estamos lutando por isso e nossa alegria GANHOU UM FOCO!!! Mas a verdade é que aqui, por melhor que seja, temos sim um preço a pagar! Poucos falam sobre, mas é a verdade. Obrigada por escrever!!! Um abraço!
Você disse tudo que sinto eu tenho só 1 ano aqui mas sinto tanta faltar das pessoas que amo dói tanto aí ficar a dúvida discubrir que amo meu país aquela gente feliz como você diz o social e a violencia nos nem pensa e sim o que vem e só sentimentos bom pessoas que amamos mesmo que a alma se alegrar seus pensamentos são os meus adorei você 💛
Oi Carla nossa adorei sua franqueza ,passando pra nós aqui no Brasil como é viver fora, no exterior. Obrigado pela sinceridade e as palavras de fácil entendimento de como é viver aí; e o que vamos encontrar quando chegarmos. E mais uma vez obrigado amiga felicidade pra você e familia.
Me identifiquei bastante com tudo q vc disse. Tambem estou no time das pessoas q nao aguenta mais de saudade de casa e sei que tb corro risco de me arrepender. Mas acabo meu doutorado e volto correndo mes q vem, se Deus quiser. Volto pra te falar como ta sendo a readaptacao! hehehe bjao
Vc sabe bem como dói a saudade. mas que bom que vc sabe que vai voltar e muito feliz com seu doutorado!!!! :) Que alegria! Volte e nos conte sua experiência de readaptação. Será muito legal ler seu depoimento! Um abraço!
Nossa , esse vídeo foi o único que realmente me preparou para morar na Alemanha . Eu era recém formada em odontologia no Brasil , era reconhecida como " Doutora " e agora me vejo aqui como uma " analfabeta " . Complicado essa mudança de " status " em 11 horas de vôo .
Olá Carla, Boa nte! Meu nome é Ana Cristina e o motivo do meu contato é pq estou de mudança para Alemanhã com minha filha q tem 11 anos e tenho duvidas a respeito de documentação de escola dela, na vdd o q preciso levar para aí. Gostaria se possivel de umas informações.. Please!
Dia 5 de outubro estou indo para Alemanha, fui em 2007 com a universidade fazer um curso,mas já estou sentindo em sair mas trabalho aqui está muito dificil, sou professora e ed. física mas estou disposta em trabalhar com qualquer coisa, e estou tentando por ser "sozinha", tenho 33 anos sou solteira tenho apenas 1 irmão que é casado com 2 filhos e vivo com minha mãe pois meu pai já faleceu as 15 anos, quero arriscar em trabalhar em qualquer coisa e me sustentar do que continuar aqui e ser totalmente dependente da minha mãe nunca ganhei o suficiente para ajuda-la em casa, não quero status só quero independência. Não imagino mas sei que é muito dificil ficar longe da família, tenho primos nos EUA a mais de 15 anos e que ainda manda msg chorando de sdd. Inicialmente fico na casa de uma amiga na Suiça se ela conseguir me ajudar eu vou para Alemanha. Vc falou do barulho em outro video, sofro de mais com isso aqui, vizinho acha que sou obrigada a escutar o que ele quer a qualquer dia e horário, outra coisa é horário não suporto atrasos nem visitas inesperadas as vezes falo pra minha mãe que NASCI NO PAIS ERRADO quando fui em 2007 fiquei tranquila e só passei raiva com brasileiro que foi junto para fazer o curso e não respeitou as regras. E isso gostei dos seus vídeos e da sua família, seus filhos são lindos mas imagino que o sacrifício de ficar longe a família compensa pela qualidade de vida e segurança que vc proporciona pra eles ai. Estarei perto Konstanz quem sabe um dia nos vemos. Bjs
Camila, vc vai se dar bem aqui. Já vi que é guerreira e tem foco. Não está vindo como Alice no País das Maravilhas. Aqui é o país onde se pode viver com dignidade, respeito, saúde, segurança...tudo isso vc vai ter. Por experiência de seus primos vc já deve estar bem ciente das dificuldades de ser estrangeiro, mas o esforço é muito válido! Vc vai vencer!!!!
Carla Schulz Sei meu diploma é reconhecido na alemanha a dificuldade é o idioma se não já teria feito pedido de visto de trabalha mas aqui ou eu pagava as passagens ou estudava o alemão, não consegui concluir a minha pós graduação por falta de estabilidade de emprego e ainda to devendo, só não estou com nome sujo pq instituição de ensino não suja o nome da pessoa. Espero que minha amiga me ajude pq tudo que tenho esta nessa viagem, se por um acaso ela disser que no inverno é mais difícil conseguir qualquer tipo de trabalho e eu precisar voltar minha situação vai apertar e muito até juntar tudo de novo aff, A unica coisa que quero é INDEPENDENCIA, só não vendo meu corpo rs, de resto trabalho com qualquer coisa. bj
Alguém comentou sobre a questão dos filhos. Realmente, acho que uma coisa muito difícil é voltar ao Brasil quando seus filhos foram criados aqui. Porque para eles, a casa deles é aqui. Tenho uma amiga norueguesa que é filha de um casal imigrante de indianos. E ela me disse que apesar de seus pais serem indianos, ela é norueguesa e não gosta da India de jeito nenhum. Disse-me que todos os amigos dela que tinham essa situação (filhos de indianos nascidos na noruega) cujos pais voltaram para a India em algum momento, tiveram problemas. Principalmente quando os filhos eram adolescentes pois eles não se adaptavam de jeito nenhum, e os pais acabaram tendo que voltar a Noruega. Então se é difícil quando vc é solteiro ou casado sem filhos, multiplique essa dificuldade em 10 no caso de filhos.
Carla adoro teus vídeos..tenho um a filha ai na Alemanha e tudo que você falou ela me.disse...faz 2 dois anos que não me comunico com.ela me preocupo dela tá passando por esse sentimentos..obrigado
Carlinha, vc tirou aquele video onde fala sobre a importancia de ter o alemao na area da saúde? Em um outro canal falaram q soh com o inglês era possível e eu disse q não, falei do seu canal e se interessaram em saber mais, mas nao achei o video 🙂
Oi, Pati! Alguns vídeos apaguei para deixar só eu e as crianças, mas nem lembro que vídeo é esse. Para trabalhar em hospitais não adianta ter só inglês não. Você tem que se comunicar em alemão e qualquer erro por falta de uma comunicação clara pode ser fatal, por isso não há chance. Claro, se vc fala inglês pode aproveitar como segundo idioma, levando em conta que alguns pacientes não falem alemão, mas inglês. Isso serve para qualquer outro idioma. Como vc vai entender o que um paciente alemão fala? Como vai responder a uma pergunta, dar uma orientação? Por isso eles não aceitam. Senti isso na pele há uns anos atrás. Talvez trabalhar na cozinha do hospital, ou na faxina, ou em alguma outra área seja mais fácil sim, mas diretamente com pacientes, não. Beijo, Pati!!! :)
Carla, vi esse seu vídeo ano passado, logo quando você postou. E a primeira vez que assisti, não concordei em nada contigo nesse vídeo. Agora, beirando 1 ano que estou na Alemanha, CONCORDO TOTALMENTE com tudo que vc explicou no vídeo. É a realidade, e vindo para cá tomei esse choque de realidade.
Oi, Bruno! Gravar esse vídeo foi como dar a cara a tapa. Fiquei muito receosa exatamente pelas críticas de quem não conhece essa realidade e romantiza a vida aqui. Claro que eu gostaria que vc continuasse duvidando, ou seja, que vc não passasse por nada disso, mas hj vc entende bem melhor toda emoção que senti ao falar sobre esse tema delicado, mas real. Com todas as lutas que passamos aqui ainda podemos dizer que é um maravilhoso país para se viver. Precisamos ser fortes e lutar contra as dificuldades. cada vitória é um trunfo enorme! Um abraço e boa sorte! Deus abençôe vc!
Oi Carla! Hoje eu entendo perfeitamente toda a emoção que vc sentiu, e também compartilho alguns desses sentimentos, principalmente as saudades. Agradeço por vc querer ter evitado que eu passasse por tudo isso, eu realmente estava bem prepotente quando assisti seu vídeo pela primeira vez, mas acredito muito em uma frase do Steve Jobs: "Foi um remédio muito amargo, mas eu acho que o paciente precisava disso".
A Alemanha é um país maravilhoso sim. Todo dia é dia de luta como imigrantes rs!
Um abraço, e que Deus te abençoe também, e abençoe toda a sua família! Desejo muito sucesso a vc, sempre! :)
gente nunca ouvi algo tão real, direto e verdadeiro descrevendo a situação do estrangeiro, e como ela falou, provavelmente também em outros países! parabéns
+Jonnas Castro, muito obrigada! Fico feliz por cada comentário como o seu. Quando a gente fala a verdade assim, de cara limpa, corre o risco de ser apenas sensurada, mas para minha surpresa, todos apoiaram e se mostraram de certa forma bem familiarizado com esses temas. É a verdade que falamos desconfortavelmente, mas que precisa ser falada. Um abraço!
Parabéns pelo seu programa. Moro na Áustria há 2 anos. Você me sensibilizou-me quando falou da família... Verdade. Esta vida é muito complicada mesmo.
Parabéns Carla,
Excelente vídeo, sincero e emocionante. Você mostrou situações que acontecerão com os emigrantes e que poucas vezes são previstas. Apontou alternativas para todos os que estamos incomodados com o Brasil atual e alertou - sabiamente - que qualquer que seja a opção tomada, ela implicará em custos pessoais.
Obrigado por ensinar aos que querem aprender e por mostrar a enorme importância de estudar e planejar muito estas mudanças em nossas vidas.
Geraldo Machado
Carla, meus parabéns pelo vídeo!
Cheguei na Alemanha há pouco menos de um ano e me identifiquei com vários dos pontos que você salientou!
Uma ótima orientação para os que querem vir e também para os que já estão aqui. Com certeza, faz refletir!
Abraços!
chorei contigo eu cheguei a 1 mês da Alemanha..não aguentei meu marido é alemao e minha filha tb.. e eu cheguei aqui e não quis mas voltar tenho um vídeo no meu canal onde abordo esse tema! ! beijos adorei o vídeo! !!
Thaisa e muito difícil temos que ter muita paciência por questão cultural o shock cultural e terrível! !! Olha lá meu vídeo se chama "ilusão na europa, pense bem antes de sair do brasil" Beijos e fica na paz.
Nossa menina, excelente vídeo! !!!! Só falou verdades. Chorei litros aqui ouvindo você falar da crise existencial e da saudade. Acredite uns 10 minutos antes de assistir ao seu vídeo eu estava no colo de meu marido chorando, nunca fiquei tanto tempo longe da minha família, nunca tinha percebido que seria tão difícil estar aqui. Olha que estou aqui somente há 3 meses, mas está sendo intenso, peço a Deus que me dê forças todos os dias.
Quanto ao status profissional, misericórdia, como foi verdadeira a sua colocação, sou enfermeira com 3 pós graduações, com mais de 15 anos de atuação na área, com um currículo mega estruturado, já trabalhei em hospitais de alto nível e super reconhecidos em São Paulo e até no mundo. ..... mas e aqui? ???? Não sou nada! !!!! Não perdi minha essência e nunca perderei, mas quanto a profissão, nada mesmo!!!! E sei que terei que esperar um tempo longo pra poder voltar a exercer minha profissão e recomeçar minha vida. Mas não está sendo fácil.
Desculpe o texto gigante, mas você hoje falou de um assunto que me atormenta todos os dias.
Obrigada.
+Zuleika Oliveira Miranda Não perder a essência. Gostei muito dessa frase! Este sempre foi meu lema. Sei quem sou e mais ainda, sei como Deus me vê! :) Sua situação é exatamente o que se vê por aqui...mas falando poucos creem. Bjo e que a gente continue feliz independente disso!
Isso aí Carla.... Sejamos felizes sempre, e que Deus nos abençoe, proteja e ilumine todos os dias.
Beijo querida.
Obrigado Carla Schulz pela sua honestidade, clareza e principalmente humildade em falar abertamente sobre a situação em querer morar em outro país. Entendi claramente e irei planejar a conhecer a Alemanha. Um país que predeu 2 Guerras Mundiais seguidas e ter esta força toda de desenvolvimento. Impressionante !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
+Marcus Vinicius Oliveira do Nascimento Conceição É um país incrível. Vou sempre me render aos seus encantos, apesar de toda realidade que expus no vídeo. Um abraço e obrigada por comentar!
Você falou algo super legal. Falar de realidade.
Ano passado eu ouvi uma colega falando, nossa estou reformando meu apartamento no Brasil e vamos comprar outro. Falei e dei os parabéns. Mas foi dentro do exemplo que voce falou: Casou com quem já tinha dinheiro.
Eu estou aqui com o meu marido Brasileiro e lutando para nos matermos. Viemos viver aqui, pela segurança, saúde e educação e tem gente que vivemos luxando aqui. Daqui que eu explique que não é assim. Prefiro me calar.
Ah eu aaaamooooooooooooooo frio!! rs
Super legal sua dica, esse video é bem legal.
Você é a unica que vi, por aqui que conta a verdade, neste sentido a saudade da família é grande vai fazer um ano que estou aqui e vejo que nada é fácil apesar de está casada e aprendo o idioma que tb não é facil.
beijos amei seus vídeos estou escrita e não pensei duas vezes em me escrever no seu canal. Prima!!! deine Video.
kuss 😘
+Polessa Santos Muito obrigada pelas palavras! Fico feliz que tenha gostado. É a realidade sem maquiagem! :)
Oi Carla! Obrigado pelo vídeo!
Minha breve partida do Brasil está desencadeando uma crise na minha família. Como está insuportável viver aqui, de repente todo mundo quer fazer o mesmo - primos, mãe, irmão... Mas, eu já morei fora antes, e entendo muito do que você está falando nesse vídeo. Então quando meus familiares vêm me pedindo pra "preparar as coisas" pra eles irem também eu sou obrigado a ser chato, pois sei que muitos deles têm aquele sonho surreal do que é morar fora, e não se sujeitariam aos percalços de uma vida de imigrante (como o local de trabalho por exemplo, ser garçom, faxineiro e etc.).
Daqui pra frente eu vou simplesmente pedir pra eles assistirem seu vídeo. :D
+Paulo Steiner É exatamente assim. Mesmo a gente falando muitos não acreditam. Viver aqui é melhor que estar no Brasil, mas há um preço a pagar e é preciso disposição para isso. Desejo boa sorte com todos os seus planos e se quiser compartilhar o vídeo agradeço muito!
Carla o seu vídeo é muito informativo, eu vivo na Alemanha também e depois de oito anos consegui fazer meu Ausbildung como sozialpädagogische Assistentin e hoje depois de quase nove anos comecei a ter uma vida normal como um alemão aqui. Um alemão que sai todos os dias vai trabalhar na sua profissão e a noite volta pra casa! Eu compartilhei seu vídeo no meu facebook pois todas as pessoas que tem interesse em vir pra Alemanha deveriam assistir seu vídeo. Muitas pessoas também me perguntam isso e vou sempre indicar seu canal e seu vídeo!
+Ana Priscila Hinrichs, depois de 8 anos, mas vc venceu esse, que é um dos maiores obstáculos! Com certeza vc se esforçou para isso e hj pode desfrutar! Parabéns!!!! O que as pessoas não entendem é que o caminho é árduo e nada acontece de um dia para o outro. Sempre incentivo a quem está aqui a estudar o máximo que puder. No meu caso estudei até o B2+ e na hora de me dedicar ao Ausbildung me dei conta de que não teria como estar 8 horas por dia fora com duas crianças e marido trabalhando. Meus filhos ficariam com o meu resto e meu coração doeu, porque eles só tem a mim e ao pai. Como meus planos são de voltar e viver de comércio, o curso daqui não me serviria pra nada lá. Então, resolvi viver nesse propósito e me sinto feliz por ter encontrado meu norte. Estamos investindo em nossos sonhos, vida de interior no Brasil, poder cuidar da minha mãe e estar perto da família e amigos antigos. Definitivamente, correrei o risco de voltar para Alemanha, mas se um dia isso acontecer, será uma escolha mais que nunca consciente. Um abraço e obrigada por divulgar nosso canal!!! :)
Olá Carla! Eu concordei tão bem com o que você falou.
Eu moro há 13 anos na Holanda. Mesmo com cidadania holandesa e pessoas da familia por perto não foi garantia de que tudo daria certo. Eu experienciei tudo isso aí que você falou. Como eu cheguei no começo de outubro eu só pude começar o curso de holandês em novembro. Esse primeiro mês foi bem complicado. A minha prima que fala português tinha que me acompanhar em praticamente tudo. Toda semana eu tinha hora marcada em uma determinada instância e muita papelada mesmo. Como no Brasil não existe curso de holandês eu tive que aprender aqui mesmo. Então só esse processo inicial durou uns 2 anos. O meu holandês ainda era bem limitado. Eu sai do Brasil com meu diploma de Belas Artes então eu queria dar aulas particulares assim que desse. Eu tive um benefício gratúito que foi a validação e tradução do meu diploma. Quando o meu diploma foi reconhecido e eu senti um alívio enorme!
Hoje eu só dou aulas de piano mas nos primeiros 5 anos eu trabalhei de faxineira. Você tem razão quando fala que as pessoas no Brasil tem a aquela idéia de que a gente é rico. Eu sempre digo que a gente ganha em euros mas também tem que pagar as contas em euros! O dinheiro não falta mas também não sobra! Uma outra questão que me irrita um pouco é talvez vocês também experienciem isso, é quando a gente vai de férias aqui pela Europa. As pessoas no Brasil tendem a ver isso como luxo. Mas eu diria que pra nós é uma necessidade, já que não temos o sol e num momento o nosso corpo sente os efeitos da falta de vitamina D. Eu diria que o processo de aclimatação, no meu caso, durou 10 anos. Porque depois de10 anos eu comecei a sentir que eu realmente faço parte da comunidade, e eu moro numa cidade pequena e conservadora. Depois de tantos anos morando aqui as pessoas já se acostumaram comigo. É claro que o meu holandês não vai ser perfeito, a minha escrita tem um errinho aqui e ali, mas as pessoas aqui entendem isso e aceitam, pra elas o meu nível de holandês já é suficiente. Aqui tem um programa de tv super engraçado de holandeses que emigram. A maioria dos holandeses emigram dentro da Europa, Austrália e Canadá. Eles se preparam muito bem pra deixar o pais mas não se preparam para o que vem pela frente...Eles vendem tudo e querem montar um negócio que geralmente é B&B, restaurante ou camping. E olha que eles vão com um budget de 20 ou 30 mil euros pra poder se sustentar no começo e esse dinheiro acaba muito rápido! E sem contar que muitos são enganados na hora de comprar um imóvel e por aí vai. É gente...na Europa também existe picaretagem... E a maioria das histórias são de holandeses emigrando dentro da Europa, então vocês imaginem nós que mudamos de continente! Emigrar não é pra todo mundo! Muito sucesso pra vocês aí na Alemanha!
Nossa adorei vc falou tudo o que realmente é!! Eu moro aqui também, sei bem como é.... Faz 10 anos q estou aqui e pagamos aluguel, é tantos impostos tenho 2 filhas no final das contas trabalhamos para viver... Há e faz 6 anos que não vejo minha família e bem como vc disse as férias escolar, os bilhetes são caríssimos... Enfim me indentifiquei muito com tudo que vc falou... Beijos
Adorei Carla,vc falou tudo de forma mais sincera e realista possível. ja vi varias pessoas abrirem a boca e falarem que aprederam alemao em 6 meses,hahaha , só quem tá aki e conhece a real que sabe que isso é quase impossível!!! Infelismente as pessoas pensam que tudo sao flores, Bjos nega, e parabéns!!!!
Lilly Essence
Lilly Essence
Carla, amei o seu vídeo, obrigada por ter compartilhado. Vc expôs os seus sentimentos de uma forma sincera e pura, parabéns! Já passei por todo esse carrossel de emoções e parece que estou entrando de novo na roda aqui na Alemanha (já morei no Canadá e Inglaterra). Tudo o que vc falou e verdade, principalmente a parte da dificuldade de voltar ao Brasil depois de ter morado tanto tempo fora... Te desejo felicidades e paz no coração. Boa sorte. Bjs.
Ela tem razão em tudo o que ela falou! Adorei esse vídeo!!! Ela conseguiu descrever o que acontece de verdade!!!
Oi Carla, muito obrigado por este vídeo! Eu cheguei na Alemanha fazem 3 semanas apenas e consigo entender o que você esta dizendo, em todos os sentidos. Espero que você esteja bem agora, mais animada, mais feliz! :)
Obrigado mais uma vez.
+Valter Henrique São momentos, Valter. Momentos de profunda reflexão e de encarar a realidade sem maquiagem. Mas estou bem sim!! Com as crianças alegres e espoletas que tenho, nem dá muito tempo para pensar nisso tudo! :) Obrigada por comentar e continue com a gente!
Carla,
Amei o vídeo!
Meu namorado é italiano e eu sou Brasileira, e ele tem um certa estabilidade na Itália.. Quer que eu vá morar lá, mas depois que passei 6 meses na casa dele eu percebi que morar longe da minha família é quase como um castigo para mim..
Tinha vontade de pegar um avião e voltar sempre que percebia que estava perdendo momentos importantes ao lado das pessoas que eu amo..
Todos tentam me convencer que quando eu tiver filhos e montar minha própria família, que esse sentimento vai passar, mas eu discordo... Acho que quando eu tiver filhos vai ser a hora que eu vou precisar ainda mais da minha família..
Muito difícil...
Sei que teria uma qualidade de vida muito melhor na Itália, mas por enquanto nada paga estar ao lado das pessoas que eu amo..
Ví que você ficou emocionada.. Espero que seus planos deem certo! Um beijo e fica com Deus!
Amei o seu vídeo. Fiquei emocionada, impossível conter as lágrimas. Meu esposo e eu planejamos nos mudar para a Alemanha no próximo ano, e tudo o que VC mencionou são os exatos aspectos que por aqui analisamos e de certa forma já sofremos até por antecipação, principalmente no que tange ao distanciamento da família. Mas por ora a vontade de propiciar um melhor crescimento cultural para nosso filho nos encoraja a experimentar. Obrigada por compartilhar sobretudo sua humanidade, sua verdade, sua realidade, para que nossa caminhada definitivamente não seja idealizada pelos contos de fadas. Obrigada!!!
Oi Carla, parabéns de novo... seus vídeos estão cada vez melhores... muito bom mesmo.
Carla, gostaria de te parabenizar pelo conteúdo fantástico deste vídeo. Você tocou, de forma muito sóbria, aberta e ampla, em vários assuntos importantes para quem toma a decisão de ir morar em um país como a Alemanha. Gostei principalmente do seu tom, não generalizando situações, mas comentando diversos aspectos que podem afetar pessoas diferentes de maneiras diferentes. Eu mesma morei na Alemanha por três anos, cheguei já falando o idioma bem, amo o frio mesmo no inverno, trabalhei na minha área,mas por outro lado vivenciei diversas das experiências menos positivas que você comentou. Que bom que você tomou seu tempo e dedicação para compartilhar estas experiências!
Muito legal... bons questionamentos... Adorei o vídeo Carla.
Parabéns pelo vídeo Carlinha!Assisto e curto todossss! Me emocionei com suas palavras... sei bem o que você esta sentindo quanto à distância e a saudade da família... Vivi em Portugal há uns anos atrás... e agora pretendo ir pra Alemanha... como você mesma disse, vou como uma analfabeta mesmo... aqui no Brasil sou enfermeira pós graduada... trabalho há 05 anos em 02 UTI´s Pediátricas... é uma luta diária... pois são 72 hs por semana de trabalho, pra tentar pelo menos manter um patamar de vida desejável...(o preço que a gente paga digamos assim...) E aí penso... " Ainda não sou mãe... vivo em um país onde a criminalidade toma conta... a saúde é caótica, e a educação nem se fala..A gente paga impostos absurdos sem nem ver em que está sendo aplicado... Pois é tudo péssimo..." E se eu tivesse que trabalhar desse jeito que eu trabalho e ainda com filho pra criar? Nem pensar... colocar em escola pública não dá... se manter em um emprego só...piorou!!! Então são certas coisas que a gente tem que colocar mesmo na "balança" ... não é esse futuro que gostaria de dar ao meu filho(a)...sendo uma mãe ausente, devido ao excesso de trabalho... ou presente privando ele(a) com as dificuldades da vida... Não que aí não tenha!!! Mas existe um preço a se pagar quando você abdica de algumas coisas... Nem tudo são mesmo flores... Estou indo disposta a saber o que irei enfrentar... e com humildade e um sorriso no rosto a gente chega lá!!! :) A realidade daqui é muito diferente! é como eu sempre digo... "Quando a gente conhece o outro lado... a gente percebe que o Brasil infelizmente só é bom para o turismo..." Pois não te dá suporte pra viver em paz... infelizmente... :( Em Portugal, com toda crise econômica, ainda era melhor... dias frios virão... dias nublados também... mas tudo depende da forma que enxergamos as coisas...
+Adriana Voss Adorei seu comentário. Vc está certa em planejar o bem estar de seus filhos mesmo antes de tê-los. Vc já conhece o lado de cá, com certeza está vindo com as expectativas corretas. Quero tanto voltar para o Brasil, ms do jeito que as coisas estão indo, vou ficar por aqui mesmo. Desejo que Deus abençôe seus planos. Um abraço!
Até chorei agora, as vezes pensamos que ir para outro pais vai ser perfeito, vai resolver os nossos problemas, mas você vai ter que abrir a mão de muitas coisas, para pagar outros preços, realmente aqui você é um advogado, mas ai sem a língua você não é nada. Por isso tem que pensar muitooooo bem antes de começar novas aventuras. Eu gostaria muito que esse brasil fosse melhor, infelizmente está horrível de se viver, não só das coisas estarem caras, não ter educação, mas eu não aguento olhar na rua para um mendigo, para um cachorro machucado ou passando fome, na chuva. Crianças abandonadas, mesmo isso existindo em qualquer lugar, poderia ser diferente, poderia ter mais estrutura, mais investimentos, isso falta aqui,mesmo falando que brasileiro é amoroso. È ai que nos enganamos, as pessoas só pensam em dinheiro e status e está acabando com nos. Muito bom esse vídeo, parabéns pelo canal, e por compartilhar informações com nós. Sucesso pra você e melhoras para o seu pai!!!
+Jennye Martins , faço minhas as suas palavras. Se tem algo que me deixa realmente deprimida e sofrida demais é ver uma criança abandonada. Me dói até o fundo do coração. Isso a gente não vê aqui, mas sabe que há entre nosso povo entre tantos outros. Não vejo a hora de ver Jesus chegando logo para dar fim a esse mal. Vc tem razão! Bjo e obrigada por escrever!
Carla, há pouco tempo tbm, enfrentei uma crise depressiva horrível.
Meu cabelo tbm caiu muito.
Esse período de inverno p nós. realmente é uma barra.
Gosto muito dos seus vídeos, vc é muito realista.
Carol, vc falou tudo!
Vc descreveu toda a minha vida nesse vídeo.
Eu já tive muito conflitos com o meu marido por causa das minhas crises de saudade do Brasil.
Carla você falou só a verdade. Eu vivo na Áustria e é a mesma coisa. Nos 28 anos que eu vivo aqui foi de muita luta. Eu era advogada no Brasil, cheguei aqui a Áustria tinha acabado de entrar na a EU ,mas teria que esperar 5 anos para ser incluida em todas as leis da Comunidade. Eu tentei tudo e não consegui reconhecer meu diploma, então desisti e fui fazer um outro estudo como assistente social, hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz . Eu trabalho há mais de 20 anos como assistente para crianças em escolas primárias. A gente tem que ser flexível e aceitar o novo. 🤗🌷
Carla! Quanto realismo e emoção! Obrigado por compartilhar. Penso que você expôs todas as questões de maneira muito verdadeira e prática. Coisas que não paramos para pensar. Enxergamos só o lado positivo e as ostentações mentirosas reforçam essa ideia enganosa. Achei seu conselho ao final algo fruto de muita sabedoria! Obrigado!
+Julio Dornelles Goulart Muito obrigada, Julio. A verdade precisa ser desnudada. O país é maravilhoso, mas como estrangeiros teremos sempre um preço a pagar.
Carla seu vídeo é muito importante para que a realidade seja conhecida. A vida aqui é muito boa em muitas coisas, mas para quem vem de outra cultura pode ser até desesperador. Ou vc se adapta ou precisa sim voltar. Eu voltei e não me arrependo nem um pouco de ter gastado todo o dinheiro que tinha para tentar a vida no Brasil. No meu caso não deu certo por infinitos problemas, mas conheço muita gente que voltou e está muito bem e feliz lá. A pior coisa que tem é vc ficar naquela dúvida cruel e ser infeliz por isso. Fácil não é em lugar nenhum, por isso o melhor a fazer é ficar onde se sente bem e feliz. Um grande beijo pra vc e muito sucesso na sua vida.
+Vida na Alemanha by Marubarby Isso mesmo, Maru. Aqui ou lá, o importante é se sentir confortável, e estar pronto para enfrentar os problemas de um ou outro país. São problemas diferentes, por isso cada um deve pesar o que tem mais valor, o que está disposto a suportar. O Brasil está difícil sim, e muito. Por isso fico aqui, mas não minto pra ninguém...há dias de núvens negras em que a saudade e outros sentimentos me levam a pensar em voltar. Vc fez certinho. Voltou para o Brasil e de cabeça fria pode sentir qual seria realmente seu lugar. Um abraço bem grande e muitos mimos para o baby!
Hoje em dia você ta na alemanha de novo ! \o/
Nossa, sério, o MELHOR VÍDEO DO TEU CANAL! E Top5 de todos os vídeos que já vi no youtube, e olha que assisto vídeo hein?
Chorei contigo, nossa, é muito a realidade...Estou há quase 7 meses na Alemanha e vc descreveu tudo o que venho sentindo nesses meses...
Ah, só uma coisa, a saúde é boa, mas caaaaaara....Pelo menos p/ quem tem mais de 30 e não trabalha, só estuda, que é meu caso.. =/
Beijão Carla e Parabéns!!
Obs: Continua na dieta? tá magrinha...linda linda! \o/
Oi Carla ... adorei seu vídeo ... sua sinceridade me emocionou!!! Já fui três vezes para a Alemanha, a primeira vez fiquei senti na pele as dificuldades climáticas, realmente o frio intenso é algo que entristece muito os brasileiro. Estou me preparando para viver na Alemanha... e estou ciente que terei muitas dificuldades ... mas procuro ter pensamentos positivo e pés no chão!!! Beijossssssss
+Fabiana Souza da Silva Vc vai amar viver aqui, mas é sempre bom estar ciente de tudo isso, para não se frustrar e fazer uma escolha consciente. Desejo boa viagem e tuuudo de bom por aqui!
Muito bom o vídeo, Carla!!!
Pergunto: o que é ter riqueza? A maioria das pessoas citam a riqueza com algo simplesmente monetário! Eu vejo a riqueza como ter uma vida segura, é poder trabalhar muito e ser recompensado por isso e por consequência poder dar qualidade de vida para si e para a própria família. Aqui no Brasil o nosso dinheiro cada dia vale menos... pagamos muito e não temos ensino nem saúde de qualidade. Cada dia que passa somos sufocados mais e mais. Esse final de semana houveram vários "arrastões" aqui nas praias da zona sul do Rio de Janeiro. Não temos dinheiro, nem saúde, nem educação, nem direito ao lazer. Os que são conhecidos como "ricos" aqui também não possuem traquilidade. Enfim o que nós aqui no Brasil temos? A minha resposta é NADA!!! Imagino que o processo de emigração não deva ser nada fácil, mas eu particularmente acredito que no final das contas o saldo com certeza é muito positivo!!!! Obrigado pelo vídeo, por ajudar a solidificar o meu objetivo.
Adorei seu vídeo!!! Vejo sempre vídeos de pessoas falando como se morar aqui fosse só maravilhas... Ou pessoas no Brasil que acham q a vida aqui é perfeita, cheia de oportunidade, q ninguém passa necessidade etc... Vc foi muito feliz em td q falou! Parabéns pelo vídeo!!
+Tamam Abdalla Ser realista assusta um pouco. Muitos imaginam que aqui se encontra árvore de dinheiro no quintal de cada um. Não, a vida aqui é suada e tem suas lutas emocionais também. Podem ser problemas diferentes, mas é preciso da mesma forma disposição para aguentar. Há muitas flores, mas nem tudo aqui é jardim!!! Bjo! Obrigada por comentar!
Aff até chorei , pois passei por coisas que vc e miios brasil. passam ou ja passram. Nossa foi o melhor video que ha assisti. Parabens vou ate compartilhar para ver se o povo no Brasil entende o que eu digo. Pq as vezes parace q o que vivi e vivo é algo pessoal. Bju bem grande. Parabebs outra vez.
Excelente vídeo! Muito realista. As pessoas se deslumbram com coisas materiais e acabam não pensando em tudo isso que mencionastes com riqueza de detalhes. Se a pessoa está disposta a enfrentar toda essa parte emocional e ter humildade para recomeçar, creio que valha muito a pena ir embora do Brasil para a Europa, pelos filhos, para que tenham educação de qualidade, para que sejam poliglotas, tenham oportunidades melhores, para viver com eles em segurança, tendo saúde...enfim, qualidade de vida e não enriquecimento financeiro. Sou advogada, estou indo para Portugal fazer mestrado e pretendo fazer doutorado na Alemanha. Ainda não tenho filhos e penso ser um ótimo lugar para tê-los e criá-los. Temos parentes em Portugal, acredito que este fator irá nos ajudar muito (meu esposo e eu), pois, serão nossa base familiar longe do Brasil. Sou nova no canal e estou adorando teus vídeos. Parabéns! Deus cubra a ti e tua família de bençãos todos os dias :)
CARLA, EU VIVI E ESTUDEI EM PAÍSES DIFERENTES, E CONSIDERO SEU DEPOIMENTO VÁLIDO NÃO SÓ PARA A ALEMANHA, MAS PARA TODA A EUROPA. UM ABRAÇO. DAVI.
+IVAD GONZ, vc tem razão, Davi. Já vivi em Londres e vi muitos brasileiros implorando por ajuda para encontrar um trabalho, qq coisa servia! Vi outros voltando para o Brasil só com a roupa do corpo. Também vi outros vencendo e se dando muito bem, mas não sem esforços e renúncias, muitas vezes vivendo em um pequeno quarto numa casa com outras famílias. Enfim, todos podemos vencer! Todos podemos lutar e alcançar a vitória, mas ninguém pode negar que há um preço e muitas vezes alto a pagar!
Parabéns pelo vídeo, sensatez e transparência!
Olá Carla. Muito lúcida a sua explanação. Eu sou inscrito em três canais de brasileiros na Alemanha: o seu, o da Marubarbi e o do Cris. E todas vocês já fizeram vídeo semelhante. A Marubarbi, que tem os familiares do marido por perto (Áustria) já voltou ao Brasil e depois retornou à Alemanha. Eu sinto que sair do nosso pais é algo como sangrar o coração. É uma pena que um país tão lindo e de clima tão amigável como o nosso, tenha ficado tão hostil às pessoas de bem, que cresce em nós que aqui ficamos o desejo de sair, não exatamente pelo dinheiro, mas sobretudo pela paz que aqui não existe mais! Torço por você e sua linda família!]
+Prema Se o Brasil tivesse a política que temos aqui, seria o melhor lugar do mundo para se viver.
Carla, este video deveria ser visto por todo mundo que quer morar fora, vc foi muito honesta em se abrir desse jeito, parabéns.
Eu comentei as mesmas coisas há uns dias no Snapchat e repito: o preço de morar em outro país é alto.
É bom? É!
É enriquecedor? É
Mas nem tudo são flores.
Mudar de país é para quem tem estômago. Estou na NZ há um ano e meio e pretendemos morar em outros lugares, mas acho que uma hora voltaremos ao Br. Quanto à vc (e sem querer me meter, risos) pense na educação dos seus filhos, a gente tem a idéia de que voltar pro Br pode ser muito legal (e pode ser, êêê!) mas escolas boas custam uma fortuna. Só pra te atualizar, minha amiga colocou a menina dela de quatro anos (quatro, hem!) numa escola bilingue pra que ela aprenda inglês desde pequena e não sofra como a gente sofre pra aprender depois de adultos. Sabe quanto a mensalidade? 2,500/mês, fora todo o resto. É duro, muito duro.
Bj
Parabéns mais uma vez pelo video esclarecedor! Isso é válido pra qualquer país da Europa...falo por experiência própria, viver no estrangeiro é pura ilusão...mas, Deus há-de nos ajudar a ultrapassar todas as dificuldades. Força para todos nós k estamos longe dos nossos entes queridos!
+Cristina Lopes Muito agradecida! :)
Os vídeos são ótimos e as informações também.. =D só uma dica, a gente fica ouvindo um monte de cliques ao fundo, parece que há alguém manuseando um mouse.. é bastante incômodo.. espero contribuir positivamente. =)
+Hélen Cristine Setim, obrigada pela observação. Acabo de decretar que enquanto eu estiver gravando Negão não poderá mais usar o PC dele ao meu lado! :)
Carla minha linda, concordo em tudo que voce falou. Moro nos Estados Unidos ha 15 anos e nao incentivo ninguem a vir morar aqui. Voce tem que ser muito forte e a renuncia e imensa. As pessoas nao sabem o preco que pagam por morar em outro pais, as vantagens sao muitas porem as renuncias sao grandes tambem. Gracas a Deus amo minha vida aqui, lutei muito, chorei bastante e ate hoje nao fiquei rica. Rsrsrsrs
Deus te abencoe juntamente com sua linda familia. bjs!!!
+Ana Zach É isso mesmo. Digo sempre que só vale a pena para quem estiver disposto a pagar o preço. Obrigada por escrever, por compartilhar com a gente sua experiência! :) Bjo, continue com a gente e muitas bênçãos de Deus para vc tb!
Voce so falou a verdade, as vezes as pessoas nao entendem a nossa sinceridade. Nao vale a pena vir para um pais e nao saber a lingua, e nao ser legal. Falo isso por experiencia propria, cheguei aqui nao falava a lingua e fiquei ilegal por 3 anos. Hoje sou legal falo a lingua, mas para que o hoje chegasse foi muita luta e muitas lagrimas. Deus abencoe voces. Bjs!!!
Parabéns pelo vídeo , pelas questões colocadas! Isso vai ajudar muito á todos nós á pensar melhor ,com calma, pra não se decepcionar depois , e não fantasiar tanto a vida no exterior! Abraços!
+Francisco Broglio Espero realmente que seja assim, que ajude. Aqui é um bom país para se viver, mas nem tudo é maravilha! Falamos muito sobre os pontos positivos, mas os negativos precisam ser abordados francamente.
Muito bom!!! Morei 4 anos legalmente na Alemanha e sei exatamente em detalhes do que você está falando no vídeo. Voltei para o Brasil há quase 5 anos, fui à Alemanha a passeio ano passado pra visitar amigos e jamais cogitei a possibilidade de ficar novamente. Não mesmo!!! Boa sorte pra quem ainda for, vocês vão precisar rs.
Eu considero o seu vídeo de interesse público!!!!!!!! O seu vídeo devia passar na tv Globo, e mesmo ser traduzido para outras línguas ! Estou a100% de acordo com você. É um sentimento terrível viver longe da família... Un abraço
+tixir antonio, muito obrigada por suas palavras! Abri meu coração sem reservas aqui, porque esse não é só o meu, mas o caso de tantas outras que vivem aqui e só desabafam com quem realmente tem confiança, porque muitos julgam mal e criticam as pessoas que dizem querer voltar para o Brasil, ou que tem dificuldades com o idioma, ou que se deprimem no inverno...e o pior, quem está no Brasil tem uma ideia bem errônea da situação aqui. Familiares que pensam que estão vivendo no mar de rosas, cheios de dinheiro e exigem até além da conta. Graças a Deus esse não é meu caso, mas já vi amigas chorando porque os próprios pais exigem mais do que elas podem, achando que estão ricas só pelo fato de estarem aqui. Então, a verdade seja dita, o país é muito bom, mas não é nossa casa, nosso idioma, nosso povo, nosso clima...há um preço a pagar!!! Ajude a divulgar, pode ser que outros tb gostem desse tema. Um abraço!
+Carla Schulz Pois é, muita gente acha que estar na Europa é chique e torna todo mundo chique e rico automaticamente. Mais fácil é ser chique no Brasil, aqui a gente se vira como pode.
É verdade, muito gente pensa que estar na Europa é chique.
Carla, consegui sentir todo o sentimento que vc tem aí... Me sinto muito confusa agora com o que fazer (já estava decidida a ir praí), mas sei que é uma decisão muito importante, tenho que pensar bem...colocando na balança o que realmente quero.Te agradeço por contar como se sente!
Oi, Suellen. Não posso negar que o país é maravilhoso e nos sentimos em um sistema que realmente funciona. Se você estiver muito insatisfeita com sua situação aí vale a pena tentar. Não penso em desanimar ninguém, mas é muito importante ter maturidade ao tomar uma decisão como esta. Quando vim, tinha muito mais sonho e ilusão que realidade aos meus olhos. Pode ser que vc consiga vencer todos esses pontos muito bem e que vc consiga se manter no foco que te trouxe até aqui. Ore e Deus irá te conduzir. Um abraço!
+Carla Schulz Obrigada querida! Adoro seus vídeos! São motivadores pra quem quer tentar uma vida melhor! Tudo de bom pra você e sua família!
Suellen Marquezini, se vc tem vontade e está disposta a lutar venha.
Eu moro na Alemanha há 2 anos e faço das palavras da Carla minhas tbm.
Se vc tem forças p lutar, lute pelos seus objetivos.
Afinal, viver aqui tbm tem pontos positivos.
Karla Neves Obrigada! Eu e meu marido decidimos vir pra Itália, pesamos muitas coisas e dentre elas o idioma...estou aqui há 6 meses e confesso que não está sendo tão fácil...realmente morar longe da família é algo doloroso, mas estou disposta a me esforçar para que dê certo...a qualidade de vida não se compara...espero me adaptar e poder algum dia me sentir a vontade nesse País.
O melhor video que ja vi! Já morei em 3 países, e foi a melhor descrição do sentimento de estar fora do Brasil
+Allan Püttjer, alguns discordam, claro, mas não podemos negar que apesar do país nos oferecer excelentes condições de vida, tudo isso de uma forma ou outra é realidade. Vc experimentou isso e hj eve ter vencido toda essa luta. Vc aceitou pagar o preço! Um abraço!
Muito sábias suas palavras.
Oi Carla, tenho acompanhado muito seus vídeos e estou adorando. Este em especial reflete mto do que tenho pensado ultimamente: o Ser estrangeiro na Alemanha. Estou indo fazer doutorado ai e vou ficar 4 anos, e tudo o que vc menciona no vídeo reflete um pouco do medo que sinto, de estar preparado para responder todas as perguntas que formulou durante o vídeo. Entretanto as respostas é algo que somente saberei tentando, vivendo por ai. Um grande abraço sou seu fã e que Deus lhe ilumine cada dia mais.
Penso exatamente como vc. Qdo temos filhos, eles sao alemaes, conhecem a vida aqui, esse é o universo deles, qdo voltamos para morar no Brasil estamos tirando nossos filhos do Habitat natural deles, por certo terao dificuldades em se adaptar a uma realidade que nao é a deles, como vc bem disse, o que temos aqui é a qualidade de vida e tudo regrado a muita educacao , leis e regras que estao ai para serem cumpridas. Por ex. se uma crianca falta a escola por alguns dias e a escola nao é informada vc recebe a visita da policia, do assistente social etc, podendo até perder a guarda da sua crianca, sao coisas que as pessoas nao imaginam que possa acontecer aqui na alemanha. entao ha de se cumprir as leis, as regras e Normas.
Carla, seu vídeo traduz meu sentimento 100%. Moro há 3 anos e meio aqui, vim formada numa universidade excelente, falando inglês, com passaporte alemão, falando A2 de alemão... e minha vida foi exatamente o que vc descreveu. Limpei restaurante, trabalhei em linha de produção numa fábrica, trabalhos extenuantes e que eu realmente precisei de muita humildade pra continuar. Meu nome é alemão, minha aparência, tudo, mas pra eles (e pra mim tbm!) eu sou 100% estrangeira, imigrante. Agora só que tô pegando confiança no meu alemão e vou começar a aprender uma profissão do zero, com a meninada que tem metade da minha idade. É isso aí... o preço é realmente alto! E até agora não consegui juntar dinheiro nenhum, mesmo sem filhos, pq os gastos com cursos de alemão, tradução de documentos, ida pro Brasil e algumas poucas viagens sugam todo o dinheiro que com muuuito esforço consegui juntar... E nem vou falar sobre perder a convivência com a família, senão vai cair um cisco no mru olho aqui como caiu no seu... rs Muito legal sua iniciativa de mostrar esse outro lado pras pessoas que ainda tem tanta ilusão com relação à mudar pra cá. Um beijão! ❤
Carla parabéns pelo Video tao esclarecedor, eu moro na Alemanha há 20 anos e tenho me deparado com muitas brasileiras que por algum motivo passaram a odiar o Brasil e a adorar a Alemanha esquecendo-se completamente sua condicao de estrangeirismo, como vc mesma citou nao basta ter nacionalidade alema, diplomas alemaes e se sentir integrado e dominador do idioma, somos e seremos sempre ESTRANGEIROS fora do nosso país de origem. Outro ponto que concordo plenamente contigo sao mulheres brasileiras que casaram com homens alemaes em uma condicao de vida financeira mais estavel e passaram a ser "ricas, cultas, diplomadas, viajadas e descoladas" triste mas conheco uma porcao assim, falam "adevogado, para mim fazer, escrevem agente" e por ai vai mas sao meninas ricas... Como eu digo sempre uma coisa e vc vir para cá casada ou nao e crescer por merito proprio outra bem diferente é ter quem te sustente e banque seus custos. O idioma é mega dificil, a maioria das pessoas aqui se viram bem, mas atencao se viram significa que falam errado mas falam, e ai o nivel de aprendizado varia de pessoa para pessoa, mesmo pq tem aquelas que estudaram pouco no Brasil e por certo terao mais dificuldade em aprender outro idioma.
+Andrea Barbosa , para vc que vive aqui há 20 anos, sento e ouço a experiência. Vc sabe muito bem o que fala. É bem isso mesmo!
Com meu cunhado foi assim, com quase 30 anos de Alemanha, colocou tudo no container e voltou pro Brasil, em menos de 1 ano la estava ele voltando para ai de novo.
E...quero morar ai nao! mas vamos sim ficar por um tempo pra aprender o idioma. Esse negócio de dias cinzentos nao é comigo nao! esses dias aqui ficou 3 dias nublado e eu ja fiquei meia depre, imagina 6 meses? (me interna!) rsrs. Bjusss Carlinha
Delícia de vídeo, muito esclarecedor, aqui no nosso Brasil, são tantas as dificuldades, mas aqui é nossa terra, nossa língua, nossos costumes. Bjs
+Meire Lisboa Ai, que saudade do Brasil!
Parabens pelo seu video. Foi bem esclarecedor para as pessoas que no conhecem a realidade na Alemanha. Voce foi bem realista, porque o que tem mais na internet sao pessoas vendendo ilusao.
Ótimo vídeo Carla, as pessoas idealizam muito ir para o exterior e ficar desde o começo bem na fita... 👍
Estou amando os videos e vejo muita sabedoria nas tuas palavras, muitas das vezes temos que parar pra pensar que temos as maiores riquezas ao nosso lado que são nossos pais, nossa familia.Claro que temos o direito de sonhar, mas temos que pensar com a razão, e por os pós e contra em ação nas decisões, se vai compensar ou não estas decisões para nossa vida.
Parabéns por essa simplicidade permeada de propriedade e sabedoria. Ja vou me inscrever.
Muito obrigada pelas palavras!!! E por se inscrever também. Um prazer ter vc aqui!
Eu chorei com vc... Só quem vive entende. Somos 5 aqui em casa, ir ao Brasil é um investimento muito alto.
+Frau S. M. Stümke Pois é...só a gente sabe onde aperta o sapato! Um abraço para vcs!!!
Oi Carla amei o vídeo, estou me preparando para ir morar na Alemanha meu marido vai a trabalho e eu vou acompanha lo vou ser sincera estou preocupada principalmente com a falta que tenho certeza que vou ter da minha família que amo muito mais ao mesmo tempo sei que a oportunidade que esta a nossa frente é muito boa tenho orado e pedido a DEUS que me de forças para seguir sem me desesperar obrigado pelo vídeo bjs
parabens pelo canal, pela educação e simplicidade!
+carlos eduardo herrera Obrigada!!!!!
tudo q essa mulher falou e verdade . TUDO . moro a 11 anos nesse pais , por sorte vim como crianca ,12 anos, e aprendi a lingua realmente em 3 anos. para finalizar ,a alemanha e um pais com qualidade de vida alta, mas o preco a pagar e mto trabalho,estresse e falta de divercao para jovens, e um inverno pra matar. sem sol falta vitamina c no corpo e alguns hormonios , o q faz realmente almentar o numero de depresao e morte.
Carla, gosto muito dos seus videos, da sua simplicidade e etc...obg por informaçoes tao valiosas, que Deus abençoe voce e toda sua familia...abraço...
Olá Carla
Você é maravilhosa, seus vídeos são perfeitos, você é muito verdadeira.
Adorei conhecer o seu canal, seu trabalho é excelente parabéns.
Continue com os vídeos!!!
beijos lindona
+Ana Talita Muito obrigada!!!!! :)
Muito bom o vídeo. É isso mesmo, tem que alertar para a realidade. As pessoas vão na ilusão. Muito bom seu vídeo. bjs
Excelente vídeo, Carla..
Eu entendo bastante também sobre a saudade que faz o coração sangrar..
Beijos.
Carla, vc é muito altruísta, honesta e gentil. Qualidades muito incomuns. Eu sou formado em psicologia e sou servidor público, mas não na minha há área, aqui no Brasil. Tenho uma vida estabilizada aqui. Tenho amigos e amigas que foram morar na Europa pra acompanhar cônjuges ou para viver melhor, é como você diz, eles falam as mesmas coisas. Todos adoram muitas coisas que são boas e terminam por encantar aí na Europa. Mas se pudessem viveriam aqui no Brasil, se aqui tivesse qualidade de vida. Comecei acompanhando alguns canais como o seu ha alguns meses, mais por curiosidade, é tentador experimentar novas experiências, sempre ha coisas positivas do outro lado. Olha, tudo de bom pra vc. Abraços querida
Um relato sensível para uma boa reflexão. Gosto do seu tom realista e pacífico (para alguns pode parecer contraditório...).
Tão verdade! Que realidade! Quero dizer-te em outro momento sobre nós dois: Dalva e Hans. Shalom Karla.❤
Muito bom Carla...geralmente o que vejo são pessoas falando que sente saudades da família e que se pudessem as trariam para Alemanha para então ser perfeito já que no Brasil está bem ruim de se viver. Essa parte dos seus filhos não conhecerem a família eh interessante...nunca tinha parado pra pensar mas eh complicado mesmo...aí ficam sem ninguém... e aqui ficam sem estudo...realmente eh difícil tomar qualquer decisão de ir ou voltar pq lidamos diretamente com razão ou emoção... mto reflexivo seu vídeo...Parabéns...posso sugerir algo fora do tema? Vc falou do inverno...nunca vi nenhum vídeo explicando em detalhes em questão da quantidade de roupas...temperatura... se mesmo com roupa própria sentimos frios....se no inverno sai sol...uma professora minha disse que sente mais frio em SP do que ai pois aqui não temos estrutura para o inverno...já aí tem aquecimento em todos os lugares...casa...ônibus...restaurante...torneira....seria interessante ver um vídeo sobre isso...bjooo
+Natalia Flesch Exposito Oi, Natalia! Obrigada pela sujestão. O inverno está as portas e farei sim, um vídeo bem claro sobre o tema. Um abraço e obrigada pelo comentário tão rico!
Boa noite!
Carla, verdade, esse seu video fala com muita clareza, gostei muito.
Parabéns pela abordagem realista da situação. A Alemanha não é o lugar onde se vai para ficar rico, é mais pra viver uma vida estável e com toda uma estrutura social que ainda falta no Brasil. Conheço algumas pessoas no Brasil que enriqueceram vindo de baixo, aqui os que conheço que são ricos são herdeiros que tocam os negócios da família. A verdade é que não dá pra ter tudo! Temos que saber quais são as nossas prioridades. Um abraço!
+Renata Sporleder Isso mesmo. Concordo!
Oi Carla, estou amando seus vídeos. Como muitos, tenho vontade de morar fora do Brasil, minha escolha é a Alemanha. Tenho algumas dúvidas e ficaria muito feliz se me respondesse. Minha vontade é viver bem, e claro juntar alguma graninha. Não tenho filhos, gostaria de saber se assim fica mais fácil e barato? Sobre frio e dias nublados estou acostumada, moro no sul(Rio grande do sul). Morei a maior parte em praia(mas, mesmo assim é frio no inverno) e atualmente moro em Gramado(serra, frio, dias e dias nublados e chuvosos) acho que o clima se assemelha ai, tirando a neve. Então, não teria muitos problemas. Sobre a língua pretendo fazer inglês aqui e começar o alemão para ter uma noção já, você acha que aprendendo aqui facilitaria mais? Quanto a trabalho não me importo com o nível de trabalho nem as horas trabalhadas... Se esforçando bastante e trabalhando o máximo de horas permitido, tem como juntar algum dinheiro? Caso seja possível fazer extras, quais tipos de extras existe aí? Minha vontade é continuar aí se gostar, não pretendo voltar ao Brasil(a não ser para visitar). Então o dinheiro que pretendo juntar seria para comprar uma casa, você acha possível. Obrigada e continue com os vídeos!!!! :D
+Alícia Grossmann, principalmente por estar vindo sem filhos, vc terá muitas oportunidades de viver sua vida ao máximo aqui. Claro que vcs dois trabalhando poderão juntar dinheiro e até pagar a prestação de uma casa no Brasil, desde que o foco seja esse. Ao chegar dê prioridade ao idioma. Vcs farão curso de alemão (Integrationskurs) e então se sentirão mais seguros. Não entendo muito de horas extras, mas os dois trabalhando e não escolhendo altos padrões de vida, conseguirão sim. Boa sorte e que tudo dê certo para vcs!!!
Que Deus te abençoe sempre você e família ❤❤❤❤❤❤
Você cita algumas coisas óbvias que a maioria das pessoas esquece! Muito válido!
A questão da distância dos pais, vê-los envelhecendo, é algo difícil... A primeira vez que minha mãe veio me visitar, um ano e pouco depois que deixei o Brasil, eu me assustei ao vê-la, num primeiro momento... Como ela estava diferente, mais velha, mais magra, mais frágil! Abracei com medo de quebrar!
Mais uma coisa, que não é lá muito relevante: adorei seu português! Eu leio e escrevo muito, morando aqui às vezes esqueço palavras e isso me dói profundamente porque sou apaixonada pela nossa língua portuguesa! Nós, brasileiros, sabemos que parte da nossa população não domina o próprio idioma, fico sempre feliz ao ver alguém que fala corretamente, dá gosto de escutar; e quem mora fora e não pratica a língua todos os dias, é complicado, a gente vai perdendo mesmo...
Um beijo e sucesso!
olá Carla, adorei seu vídeo vivo em Portugal faz 14 anos, e pagamos um preço altíssimo e concordo com vc em tudo. Até pq tive que muda muita coisa, Brasil e Portugal não é igual. bjs
AMO seus vídeos... por favor volte a gravar!!!
O video é simplesmente perfeito, sem tirar nen colocar....mas pode ter certeza q mesmo assistindo este video, a maioria que tem a intençao de ir prefere pagar para ver...ai onde quebra a cara...morei por 6 anos na Italia só n senti dificuldade no idioma
😭😭😭 Carla, Vc me fez chorar. É tudo isso e a falar ninguém sente a metade do que sentimos.
Sempre disse e insisto que não volto para Portugal para viver a não ser num pote, de resto é o melhor país para fazer férias 😜
Irritam-me as pessoas que acham que nós aqui somos donos do Deutsche Bank!
É como vc diz aqui nós somos analfabetos e enquanto não aprendermos a língua é para esquecer trabalho, cursos profissionalizantes, etc. nada acontece se não formos persistentes e humildes.
Outra coisa Carla, não volta para o Brasil enquanto seus filhos não forem independentes.
A verdade é que quem tira um curso na Alemanha ou aprende uma profissão aqui, pode trabalhar em qualquer ponto do Mundo, o contrário já não acontece. Pensem nisso. Adoro seus vídeos, me identifico mto. Bjs
Perfeito seu video Carla! Parabéns e obrigado!
Parabens pelo seus videos,voce fala tao bem e tao calmamente que devia ser psicologa rsrs.. estou adorando aprender com suas experiencias, ainda nao tive a oportunidade de viver fora do Brasil mais logo que puder quero viver minhas própias experiencias tambem.. Bjos fica com Deus
Concordo com voce em alguns pontos...realmente ficar longe da familia é sempre punk , é o preço que todo imigrante paga e lidar com a saudade é dificil... Ainda bem que na atualidade temos a internete que ajuda a diminuir as distancias . No entanto , sair em busca de qualidade de vida e vivenciar uma outra cultura é sempre valido , afinal o mundo é colorido alem das fronteiras do Brasil... Tbm concordo que é uma ilusão pensar que vai ficar rico em pouco tempo pq mudou de país , a realidade nua e crua é outra! Sucesso no seu canal...voce é uma fofaaaaa...
É assim mm. Minha filha estudou aqui no Brasil alemão vários anos pq sabia q depois d formada iria pra Alemanha. Qdo chegou no Estado q mora teve q legalizar o diploma ai teve q estudar alemão pq como vc disse é preciso morar 2 a 3 anos pra falar fluente. Fez a prova e começou a trabalhar. Durante esse tempo foi muitoooooo difícil. Tb sou inscrita no canal da Marubarby q comentou sobre isso.Morar fora não é fácil!!!!! bjssss
Oi Carla,
Eu amei esse vídeo!
Carla vc acha que eu, minha mãe, meu esposo e minhas filhas conseguiria viver aí, mesmo sem ter cidadania?
Estava conversando com meu marido outro dia e até chorei - amo meu país e gostaria de voltar à viver no Brasil. Mas num outro Brasil... Num Brasil melhor... E do jeito que a coisa está... Nós sabemos que nossos problemas tem raízes enormes, de são séculos e séculos de má plantação que temos colhido à duras penas! É muito triste reconhecer que não vou viver pra ver o meu país ser um lugar melhor, aonde eu teria prazer e orgulho de criar meus filhos.
O que você fala no vídeo é verdade - não nos sentimos 100% felizes aqui (nem que seja só por uma fase, ou uma fase que vai e volta), mas também não conseguiríamos voltar a viver no Brasil depois de viver num país de primeiro mundo como é a Alemanha. Nos tornamos apátridas, de uma certa forma...
Parabéns Carla pelo ótimo vídeo. Realmente, é muito complicado quando a gente volta para o Brasil. Percebemos que o dinheiro de impostos na Alemanha é muito bem utilizado para a população, ao contrário do Brazil, onde as pessoas metem a mão na cara dura. Aqui podemos dormir até de porta aberta as vezes, ahaha, apesar do Frio de matar que está fazendo agora, caminhar tranquilamente sem ficar com medo de ser assaltado e outras coisas mais. Parabéns pelo depoimento. Estou morando em Berlin e está sendo uma experiência de vida fantástica, apesar de eu não falar nada em Alemão (me virando com inglês apenas). Nunca pensei que iria fica com saudade do Sol um dia, mas aqui estou com saudade do Bendito, pois a "luz do dia" (pois o céu fica nublado o dia todo) dura poucas horas, sendo que 4 da tarde já está anoitecendo. Nada fácil para quem veio do Amazonas, mas a gente supera. Parabéns pelo trabalho!
Legal, parabéns pelo post. Falou várias verdades...muita gente acha que é fácil, que é só glamour e maravilhas...mas esquecem ou não sabem o preço a pagar, que não é pouco!! Mas ainda assim, aqui é MUITO melhor pra se viver que o Brasil. E nos últimos 10 anos, o país tem piorado ridiculamente em termos de violência, saúde, corrupção....graças ao governo atual. É só ver o noticiário, ler as notícias, conversar com as pessoas - todas tem casos diários pra contar. Os patriotas "cegos" vão à loucura rsrs.
O Brasil tem muitas coisas boas, mas infelizmente pra mim, MUITO MAIS coisas ruins e que não vão mudar, pelo contrário, tem piorado bastante. E aqui é muito bom, mas como vc disse não é nada fácil. Precisa estar preparado e disposto.
+Arthur Naganawa, vc tem razão, a vida no Brasil está muito difícil. Por esta razão ficamos ainda por aqui por nosos filhos. Temos planos de voltar, mas não para cidade. Queremos uma vidinha de interior, plantar, colher, energia limpa, poço, galinhas...e o sonhado comércio! Ai, que sonho! Estamos lutando por isso e nossa alegria GANHOU UM FOCO!!! Mas a verdade é que aqui, por melhor que seja, temos sim um preço a pagar! Poucos falam sobre, mas é a verdade. Obrigada por escrever!!! Um abraço!
Falou tudo !! a pura verdade Parabens por esse video !!
Chorei quando você falou sobre a família nativa. 😪
+Raí Guedes :(
Você disse tudo que sinto eu tenho só 1 ano aqui mas sinto tanta faltar das pessoas que amo dói tanto aí ficar a dúvida discubrir que amo meu país aquela gente feliz como você diz o social e a violencia nos nem pensa e sim o que vem e só sentimentos bom pessoas que amamos mesmo que a alma se alegrar seus pensamentos são os meus adorei você 💛
Oi Carla nossa adorei sua franqueza ,passando pra nós aqui no Brasil como é viver fora, no exterior. Obrigado pela sinceridade e as palavras de fácil entendimento de como é viver aí; e o que vamos encontrar quando chegarmos. E mais uma vez obrigado amiga felicidade pra você e familia.
Me identifiquei bastante com tudo q vc disse. Tambem estou no time das pessoas q nao aguenta mais de saudade de casa e sei que tb corro risco de me arrepender. Mas acabo meu doutorado e volto correndo mes q vem, se Deus quiser. Volto pra te falar como ta sendo a readaptacao! hehehe bjao
Vc sabe bem como dói a saudade. mas que bom que vc sabe que vai voltar e muito feliz com seu doutorado!!!! :) Que alegria! Volte e nos conte sua experiência de readaptação. Será muito legal ler seu depoimento! Um abraço!
Parabéns... continue com essa simpatia
Nossa , esse vídeo foi o único que realmente me preparou para morar na Alemanha . Eu era recém formada em odontologia no Brasil , era reconhecida como " Doutora " e agora me vejo aqui como uma " analfabeta " . Complicado essa mudança de " status " em 11 horas de vôo .
Carla muito obrigado pelas dicas estou amando seus vídeos
Olá Carla, Boa nte! Meu nome é Ana Cristina e o motivo do meu contato é pq estou de mudança para Alemanhã com minha filha q tem 11 anos e tenho duvidas a respeito de documentação de escola dela, na vdd o q preciso levar para aí. Gostaria se possivel de umas informações.. Please!
Dia 5 de outubro estou indo para Alemanha, fui em 2007 com a universidade fazer um curso,mas já estou sentindo em sair mas trabalho aqui está muito dificil, sou professora e ed. física mas estou disposta em trabalhar com qualquer coisa, e estou tentando por ser "sozinha", tenho 33 anos sou solteira tenho apenas 1 irmão que é casado com 2 filhos e vivo com minha mãe pois meu pai já faleceu as 15 anos, quero arriscar em trabalhar em qualquer coisa e me sustentar do que continuar aqui e ser totalmente dependente da minha mãe nunca ganhei o suficiente para ajuda-la em casa, não quero status só quero independência. Não imagino mas sei que é muito dificil ficar longe da família, tenho primos nos EUA a mais de 15 anos e que ainda manda msg chorando de sdd. Inicialmente fico na casa de uma amiga na Suiça se ela conseguir me ajudar eu vou para Alemanha. Vc falou do barulho em outro video, sofro de mais com isso aqui, vizinho acha que sou obrigada a escutar o que ele quer a qualquer dia e horário, outra coisa é horário não suporto atrasos nem visitas inesperadas as vezes falo pra minha mãe que NASCI NO PAIS ERRADO quando fui em 2007 fiquei tranquila e só passei raiva com brasileiro que foi junto para fazer o curso e não respeitou as regras. E isso gostei dos seus vídeos e da sua família, seus filhos são lindos mas imagino que o sacrifício de ficar longe a família compensa pela qualidade de vida e segurança que vc proporciona pra eles ai. Estarei perto Konstanz quem sabe um dia nos vemos. Bjs
Camila, vc vai se dar bem aqui. Já vi que é guerreira e tem foco. Não está vindo como Alice no País das Maravilhas. Aqui é o país onde se pode viver com dignidade, respeito, saúde, segurança...tudo isso vc vai ter. Por experiência de seus primos vc já deve estar bem ciente das dificuldades de ser estrangeiro, mas o esforço é muito válido! Vc vai vencer!!!!
Carla Schulz Sei meu diploma é reconhecido na alemanha a dificuldade é o idioma se não já teria feito pedido de visto de trabalha mas aqui ou eu pagava as passagens ou estudava o alemão, não consegui concluir a minha pós graduação por falta de estabilidade de emprego e ainda to devendo, só não estou com nome sujo pq instituição de ensino não suja o nome da pessoa. Espero que minha amiga me ajude pq tudo que tenho esta nessa viagem, se por um acaso ela disser que no inverno é mais difícil conseguir qualquer tipo de trabalho e eu precisar voltar minha situação vai apertar e muito até juntar tudo de novo aff, A unica coisa que quero é INDEPENDENCIA, só não vendo meu corpo rs, de resto trabalho com qualquer coisa. bj
Alguém comentou sobre a questão dos filhos. Realmente, acho que uma coisa muito difícil é voltar ao Brasil quando seus filhos foram criados aqui. Porque para eles, a casa deles é aqui. Tenho uma amiga norueguesa que é filha de um casal imigrante de indianos. E ela me disse que apesar de seus pais serem indianos, ela é norueguesa e não gosta da India de jeito nenhum. Disse-me que todos os amigos dela que tinham essa situação (filhos de indianos nascidos na noruega) cujos pais voltaram para a India em algum momento, tiveram problemas. Principalmente quando os filhos eram adolescentes pois eles não se adaptavam de jeito nenhum, e os pais acabaram tendo que voltar a Noruega. Então se é difícil quando vc é solteiro ou casado sem filhos, multiplique essa dificuldade em 10 no caso de filhos.
Carla adoro teus vídeos..tenho um a filha ai na Alemanha e tudo que você falou ela me.disse...faz 2 dois anos que não me comunico com.ela me preocupo dela tá passando por esse sentimentos..obrigado
Carlinha, vc tirou aquele video onde fala sobre a importancia de ter o alemao na area da saúde? Em um outro canal falaram q soh com o inglês era possível e eu disse q não, falei do seu canal e se interessaram em saber mais, mas nao achei o video 🙂
Oi, Pati! Alguns vídeos apaguei para deixar só eu e as crianças, mas nem lembro que vídeo é esse. Para trabalhar em hospitais não adianta ter só inglês não. Você tem que se comunicar em alemão e qualquer erro por falta de uma comunicação clara pode ser fatal, por isso não há chance. Claro, se vc fala inglês pode aproveitar como segundo idioma, levando em conta que alguns pacientes não falem alemão, mas inglês. Isso serve para qualquer outro idioma. Como vc vai entender o que um paciente alemão fala? Como vai responder a uma pergunta, dar uma orientação? Por isso eles não aceitam. Senti isso na pele há uns anos atrás. Talvez trabalhar na cozinha do hospital, ou na faxina, ou em alguma outra área seja mais fácil sim, mas diretamente com pacientes, não. Beijo, Pati!!! :)
@@carlaermlich que linda! Obrigada por responder, vou compartilhar seu canal p essa pessoa que perguntou sobre isso 😍😍😍 beijinhos 😚