Guilherme, para você ler uma obra precisa ser o primeiro capítulo somente e quantas linhas precisa ter um capítulo para ser considerado comercial? Obrigado.
Comecei a escrever histórias recentemente, e seu canal está me ajudando demais. Sinto que a minha escrita é beem amadora, e comparando com os livros que já li, tem uma enorme diferença. Muito obrigada por compartilhar suas dicas! Irei tomar os pontos comentados para o meu livro. 18:48 Ri de mais nessa parte kkkk
Quando tenho uma nova ideia e não quero perde-la costumo escrever desta mesma maneira, resumida e direta, dizendo exatamente o que está acontecendo. Para que num segundo momento, com um olhar crítico e literário comece a reescrever o trecho.
Orbe, não sei se você vai concordar comigo, mas se nota na escrita desse texto uma grande influência de outras mídias, como animes e mangás/manhwa. Posso estar errado, mas parece que o autor consume muito essas mídias e esquece de adaptar essa influência ao gênero literário. Ao assistir um anime, temos a paciência de ficar minutos vendo cenas e diálogos desnecessários, mas em livros cada frase é importante para prender o leitor. O leitor é menos paciente que o espectador. Uma sugestão bacana pro autor da história é buscar ler outros livros com uma temática parecida, para ver o como eles abordam. E uma outra ideia, mas essa não é algo técnico, mas sim uma sugestão, seria criar um universo mais autêntico, singular. O universo da história parece muito o que já se vê muito de mídias orientais; é como ver Kimetsu no Yaiba em formato de texto em prosa. Será que não seria legal diversificar os nomes para eles não serem exclusivamente nomes orientais? Será que não ficaria legal colocar um elemento único nas batalhas que deixasse elas mais diferentes do que já se tem por ai? A ideia do aluno com o mestre sábio já é uma ideia muito utilizada, o que poderia colocar para deixar ela mais criativa? Enfim... acho que buscar formas de deixar a história mais única seria bem interessante.
Acredito que o um dos maiores problemas da maioria dos novos escritores é a falta de referência literária. Até deve ser o tema do próximo vídeo do canal. Faz falta e não é algo que se pega rápido. Por isso que ler bastante é uma das dicas mais repetidas.
Não sou o Gui mas do tempo que acompanho o canal isso é bem comum. Até em animações diálogos ruins ou enrolação não atrai atenção do telespectador então funciona em praticamente qualquer mídia. Eu acho q faltou muito contexto do ambiente e nas cenas
O que parece é que os escritores Br pararam no tempo, seja magakás ou escritores mesmo. Estão fazendo obras com uma pegada muito distante no tempo, parece até aquelas histórias do início dos anos 90.
@@silva7206 Não sou o maior leitor do mundo e como escritor, tenho mais a vontade que a experiência, mas acho que isso de parar no tempo é "normal", já que livros são antigos, os livros mais aclamados são antigos, então mesmo quem lê muito vai buscar a estética antiga, já que é a "única" que existe.
Eu só sei o que é cultivo, pq consumo c - dramas chinêses, do gênero wuxia, xianxia e xuanhuan, e pesquisei um pouco e descubri que era uma prática espiritual. Eu tava escrevendo um romance que tem essa questão, mas eu inspirei no gênero xuanhuan. Uma mescla do oriental e ocidental, então usei meditação, energia espiritual, manta, etc.
No geral, Murim é um termo dado a um submundo onde as artes marciais, de todas as formas e geralmente excedendo as capacidades humanas, são tratadas sem interferir nas políticas e leis do Estado Nação que se encontra, tendo suas próprias leis e códigos de conduta. Mais ou menos isso rsrs excelente quadro. Boa sorte e mais sucesso. \o/
Nunca antes ouvi falar desse gênero. O pássaro na árvore estranhamente chamou a minha atenção. Nomes de magias menos longos. Anotado. É difícil construir cenas para apresentar um pouco do cotidiano do personagem sem sem querer, parar de desenvolver o enredo principal da história. Pensei que o Kevin seria do tipo arrogante e achado como é normalmente feito, gostei que ele tenha cortado esse clichê. 46 abdominais em menos de um minuto. Rapaz já está insano. Sim, é insanamente difícil escrever cenas de ação. Antecipação narrativa. Anotado. Se esse fosse o quadro principal e mais frequente nesse canal, já estaria de muito bom tamanho. 😂 No final, todos os ensinamentos vão sendo passado aos poucos.
Kkkkk eu queria fazer mais vídeos dessa série, tipo vídeos extras em outro dia, ou intercalar com os outros assuntos, mas ele dá tanto trabalho que complica, mas de repente acontece um dia quando tiver condições de contratar alguém para editar os vídeos.
KKKKKKKKKK PQP "Nao parece que ele está plantando alguma coisa" ME QUEBROU INTEIRO KKKKKKK Admito que nq primeira vez que li cultivo pensei "oxi, ta plantando o que?"
Estou planejando uma história assim, de cultivo, mas as referências que eu tenho são obras grandes como Martial Peak, Renegade Immortal, Against The gods, e durante minha construção de mundo, acabei criando coisas que soh serão usadas do meio pro fim da história KKK, mas agora que realmente vou começar a escrever, estou focando apenas no ambiente em que o protagonista estará inserido no início e alguns conceitos que serão usado nele, enfim, espero não estar me precipitado 😅
Essa história está perfeita, vou procurar para ler. Eu amei a história e quero muito acompanhar. Que narração boa, coloquei o fone e escutei a narração da história com a música de fundo, perfeito
Gulherme eu posso revela o grande vilão de uma historia de invertigação que so o leitor saiba e os personagem não tipo como death note? Ps: eu sou novo nesse genero de investigão e eu estou criando um eu adoraria que vc me desse algumas dicas?
Parabéns pelos seus vídeos, eles ajudam muito. Eu escrevo por diversão, escrevo várias histórias que se passam num mesmo universo fantasioso em épocas diferentes, é seus vídeos tem feito eu melhorar cada vez mais, muito obrigado.
Comentário bem atrasado. Mas vamos lá kkkk Autores de novels que já li usam onomatopeias no texto. Vale dizer ao autor que se ele for usar pode afastar muito leitor que não tem naturalidade com isto. Quanto a história achei muito hushado. O que foi lido pareceu um parágrafo de 10 linhas sem vírgulas. Faltou um pouco se pausas pontuais. Tô aprendendo também
meu primeiro capitulo está muito parado, serve só mais de introdução, fico vendo o primeiro capitulo dos outros e é bem mais agitado, mesmo minha historia tenha momentos de ação. ( acho que como começa em só uma cidade, antes de qualquer assunto começar, ele fica parado mesmo )
Poderia criar um prompt do chatgpt que estrutura o capitulo da historia ou um que corrija os erros ou faça o chatgpt dar sugestões de melhorias no capítulos. Ai você vende essses prompts por uns 29 reais.
Acredito que essas coisas o chatgpt já faça normalmente. E acho que pode atrapalhar mais que ajudar, pq pode causar dependência no autor. Mas não sou contra o uso de inteligência artificiais como ferramentas para auxiliar, mas esses detalhes acho que não precisaria e travaram a criatividade. Pq cada capítulo tem uma dinâmica particular e o autor precisa saber explorar os momentos e sair dos padrões.
Já tentei fazer isso pelo Chatgpt com diversos prompt, porém ele insiste em alterar o texto. A mudança mais grave que ele fez foi mudar o cenário sendo que eu pedi somente para organizar o texto 😂😂
Moço, você pode dar sua opinião sobre uma dúvida que tenho sobre meu livro? É um dark romance de vampiros, porém a protagonista não conhece o vampiro no primeiro capítulo. Estou introduzindo com detalhes sutis, como o ar se tornar gélido do nada, um mão fria tocar a protagonista. No primeiro capítulo ela conhece um lobo, porém não sabe o que ele é. Acha que estou desviando do tema central? Introduzindo um lobo logo no começo?
Tudo depende do contexto. Assim fica difícil afirmar. Qual a relevância desse Lobo? Talvez seja melhor apresentar o vampiro primeiro, mas depende do contexto da história.
@@NovoOrbe Agradeço por dar sua opinião 😃 Depois de começar a escrever o primeiro capítulo fiquei com essa dúvida, pois se não apresentar um vampiro logo no começo pode não atrair o público de Dark romance vampírico. No caso eles seriam apresentados, pouco a pouco. Mas o público talvez goste de ver o casal se encontrando logo no começo. O lobo é um coadjuvante no caso. Aqui a sinopse do livro: Angel Conti: "Vampiros não podem ter filhos, porém eu nasci. Há muitos anos, a única garota nascida de uma humana e um vampiro, teve muita força e poder guardado em suas veias. Mas o poder nunca foi dela, era do indivíduo que bebesse seu sangue. O sanguessuga que a aprisionou não conseguiu deixar de sugá-la e drenou até a última gota. Quanto a mim...creio que meu destino será pior, pois o dobro de poder corre em minhas veias". Angel acreditava que seus pesadelos eram apenas isso - sonhos estranhos e perturbadores. Mas quando dois homens, quase impossíveis de distinguir um do outro, surgem de uma escuridão, tudo muda. Um deles, com um olhar gelado e uma aura de rancor, parece desejar algo de profundo e obscuro; o outro, sério e envolto em mistério, revela uma obsessão igualmente intensa. À medida que seus pesadelos se entrelaçam com sua realidade, Angel se vê no centro de um conflito sobrenatural, onde seu próprio sangue pode ser a chave para um destino mortal. Em quem confiar, quando esses dois homens, tão similares quanto enigmáticos, parecem lutar desesperadamente entre si, por algo que ela mal compreende?
Numa história separada em capítulos e volumes, é melhor reiniciar os capítulos a cada volume ou continuar? Exemplo: Volume 1: Cap. 1, 2 e 3. Volume 2: Cap. 1 e 2. Ou Volume 1: Cap. 1, 2 e 3. Volume 2: Cap. 4 e 5.
Isso depende. Na minha opinião se forem livros diferentes, com capas, edições separadas, acho melhor reiniciar os números dos capítulos. Mas se for tudo em uma única entrega, talvez seja melhor continuar a contagem.
@@NovoOrbe vou tentar por aqui heheheh Vamos ver se consigo me fazer entender. Tenho uma historia que venho desenvolvendo na minha cabeça há alguns anos, hoje com pouco tempo tenho passado ela para o papel, organizando as ideias e tentando montar em forma de hq, mas tambem poderia ser una historia de livro, agora que escrevi tudo isso percebi que era desnecessario esse background para a minha pergunta kkkk Minha historia se passa em um mundo de fantasia, num mapa fictício, eu não determinei data, mas na historia o vilão é uma versão de Lúcifer, de forma totalmente diferente da biblia, minha duvida é... Se eu não determino data nessa fantasia, e esse mundo não existe, eu preciso me apegar a coerencia historica? Tipo, vestimentas armas costumes? Tenho medo de ficar estranho usar na historia uma arma que foi de uma epoca ou local X e uma vestimenta que ja foi de uma epoca Y... não tem nada do mundo moderno na historia, mas de resto tem bastante mistura, tem muito problema isso?
Orbe, meu xará! Então cara, eu iniciei recentemente uma história, no caso, pelo planejamento. Acho que a forma como estou planejando a minha história vai me atrasar, eu escrevo os fatos mais importantes, mas, ainda possui muitos detalhes. Você acha que eu devo apenas ditar, rapidamente, eventos da história ou continuo a detalhar os acontecimentos, ainda que seja apenas um planejamento?
Tenta ver uma forma que fique melhor para você. Para mim detalhar muito não ajuda tanto, de repente para você já ajuda. Fica difícil dizer assim. Vai ajustando para sua necessidade até ficar confortável. O planejamento precisa ajudar. Se está atrapalhando tem alguma coisa errada, de repente por querer anotar muita coisa que não precisa.
Guilherme, eu comecei a criar uma história de light novel de uma maid de combate com um poder da tripofobia imbuída no seu braço esquerdo e ai eu queria saber sua opinião sobre essa história você acha uma idéia legal?
@@NovoOrbe seria medo de buracos, é um transtorno psicológico caracterizado pela fobia de imagens ou objetos que apresentam buracos ou padrões regulares.
Pelo que li de light novel até agora (pouco) me pareceu que os capitulos são curtos, de 5 a 10 páginas normalmente com o texto bem grande, oq da pouco texto corrido na verdade. Essa informação está correta? Outra questão que tenho é quantos desenhos posso por na minha light novel? Li em algum lugar que era no máximo 15 em uma ediçãocom 250 páginas mas gostaria de por uma por capítulo, ajudaria saber quantos capítulos tem por edição também e se essa quantidade de páginas (250) é meio que padrão. Obrigado e parabéns pelo vídeo
Olha, não sou um especialista no assunto. Não sou exatamente um escritor de light novel, então esses detalhes não tenho base para afirmar (posso falar besteira). Mas acredito que essas coisas não são regras. Se você seguir pelo caminho da publicação independente, quem manda no seu livro é você e você define tudo que vai ter nele e como vai ter.
@@NovoOrbe RUclips é bem trabalhoso mesmo, ainda assim vc ajuda muito escritores que estão no começo ou querem aprimorar a escrita isso é muito legal 🤌
Sobre projetos grandes de mais pra novatos você recomenda engavetar por hora e forcar em projetos menores, ou ir fazendo capítulos medíocres pra ganhar experiência mesmo?
Projetos grandes são um problema para quem está começando. Até pq muitas vezes a pessoa não tem experiência o suficiente para saber se vale a pena ou não investir tempo no projeto. Tem ideias que achamos que são incríveis, mas às vezes o tempo mostra que não são tão boas assim. Recomendo focar em histórias menores sim, e até pode ser nesse universo da história maior, até ajudaria na criação dela, tipo um spin-off mesmo. Mas se tem a convicção que a história longa é realmente muito boa e é o que quer escrever, só vai. Mas dificilmente seu primeiro livro será seu melhor livro.
Bom, não sei se irá me responder, mas espero que sim. Gostaria de saber como faço para poder entrar em contato com você, pois, queria lhe mostrar algo que estou reescrevendo. Um conto de aventura que se baseia em um estilo RPG e gosto da forma que explica e de como aborda alguns assuntos. Se possível, aviste-me por favor rs. Abraços
Orbe, você tem alguma indicação de leitura? Eu tentei ler algumas obras aleatórias na Kiniga e na Vulcan mas não consegui achar algo que me chamasse tanto a atenção. Obrigado desde da ja.
Que tipo de história você gosta? Leia os clássicos do gênero que curte. Como gosto de fantasia eu recomendo esses: O Hobbit O Senhor dos Anéis Game of Thrones Jogador Número 1 O Nome do Vento As Crônicas de Narnia Esses são os que lembro agora. Mas recomendo também: O Pequeno Príncipe Duna Memórias Póstumas de Brás Cubas Orgulho e Preconceito Tenta ler livros principalmente do gênero que escreve, mas ampliar para outros tipos de histórias pode ajudar bastante a aumentar o repertório.
Só não recomendaria meu curso se você já for uma escritora experiente, com livro publicado, essas coisas. Meu curso é para escritores iniciantes, e vou do básico ao avançado. E trato de forma que dá para aproveitar para qualquer tipo de história.
Então acredito que pode te ajudar sim. Mas qualquer coisa só entrar em contato que estou planejando acrescentar aulas mais específicas no curso. E vou colocar de acordo com o que os alunos preferirem.
Gulherme eu posso tir pedir uma opinião?é melhor fazer uma representação de jesus ou uma analogia? Ps: é porque eu tenho uma historia e não queria descartar ele então o que eu faço para não da polemica?
👉 CURSO: Escreva seu Livro na Prática
🔹 novoorbe.org/escreva-seu-livro-na-pratica/
Como faço para que você analise o primeiro capítulo da minha história? necessário ser membro?
não precisa ser em vídeo.
@@Eryck-Santos, também queria saber. Tô com uma história aqui e queria que ele avaliasse.
Também quero... tenho um resumo dela e gostaria muito de mostrá-lo.🙏🙏
Guilherme, para você ler uma obra precisa ser o primeiro capítulo somente e quantas linhas precisa ter um capítulo para ser considerado comercial? Obrigado.
@@silva7206 , linhas? O meu deu 6 páginas.
Vídeos como esse de análise de histórias é muito bom, dá para extrair muitos aprendizados. Obrigado por compartilhar conosco!
Fico feliz por saber disso 🙌😁
Comecei a escrever histórias recentemente, e seu canal está me ajudando demais. Sinto que a minha escrita é beem amadora, e comparando com os livros que já li, tem uma enorme diferença. Muito obrigada por compartilhar suas dicas! Irei tomar os pontos comentados para o meu livro.
18:48 Ri de mais nessa parte kkkk
Kkkkkk espero que continue te ajudando 🙌
Quando tenho uma nova ideia e não quero perde-la costumo escrever desta mesma maneira, resumida e direta, dizendo exatamente o que está acontecendo. Para que num segundo momento, com um olhar crítico e literário comece a reescrever o trecho.
É uma boa prática. Geralmente eu faço isso no roteiro com lembrete mesmo.
Rapaz, que mãe de aço kakakakakakksk o filho todo ferido e ela sem esboçar uma única emoção kakakkkks
Kkkkkk mãe braba
Orbe, não sei se você vai concordar comigo, mas se nota na escrita desse texto uma grande influência de outras mídias, como animes e mangás/manhwa. Posso estar errado, mas parece que o autor consume muito essas mídias e esquece de adaptar essa influência ao gênero literário. Ao assistir um anime, temos a paciência de ficar minutos vendo cenas e diálogos desnecessários, mas em livros cada frase é importante para prender o leitor. O leitor é menos paciente que o espectador. Uma sugestão bacana pro autor da história é buscar ler outros livros com uma temática parecida, para ver o como eles abordam. E uma outra ideia, mas essa não é algo técnico, mas sim uma sugestão, seria criar um universo mais autêntico, singular. O universo da história parece muito o que já se vê muito de mídias orientais; é como ver Kimetsu no Yaiba em formato de texto em prosa. Será que não seria legal diversificar os nomes para eles não serem exclusivamente nomes orientais? Será que não ficaria legal colocar um elemento único nas batalhas que deixasse elas mais diferentes do que já se tem por ai? A ideia do aluno com o mestre sábio já é uma ideia muito utilizada, o que poderia colocar para deixar ela mais criativa? Enfim... acho que buscar formas de deixar a história mais única seria bem interessante.
Acredito que o um dos maiores problemas da maioria dos novos escritores é a falta de referência literária. Até deve ser o tema do próximo vídeo do canal. Faz falta e não é algo que se pega rápido. Por isso que ler bastante é uma das dicas mais repetidas.
Não sou o Gui mas do tempo que acompanho o canal isso é bem comum. Até em animações diálogos ruins ou enrolação não atrai atenção do telespectador então funciona em praticamente qualquer mídia. Eu acho q faltou muito contexto do ambiente e nas cenas
@@NovoOrbe, como fasso para enviar a minha história para você avaliar? 😊
O que parece é que os escritores Br pararam no tempo, seja magakás ou escritores mesmo. Estão fazendo obras com uma pegada muito distante no tempo, parece até aquelas histórias do início dos anos 90.
@@silva7206 Não sou o maior leitor do mundo e como escritor, tenho mais a vontade que a experiência, mas acho que isso de parar no tempo é "normal", já que livros são antigos, os livros mais aclamados são antigos, então mesmo quem lê muito vai buscar a estética antiga, já que é a "única" que existe.
Ksksksksksk tadin do velho, ta esganando ele kskskskaksk 4:21
Eu só sei o que é cultivo, pq consumo c - dramas chinêses, do gênero wuxia, xianxia e xuanhuan, e pesquisei um pouco e descubri que era uma prática espiritual. Eu tava escrevendo um romance que tem essa questão, mas eu inspirei no gênero xuanhuan. Uma mescla do oriental e ocidental, então usei meditação, energia espiritual, manta, etc.
4:08 "mão no pescoço do veio", kkkkkk. Nessa parte achei engraçado
No geral, Murim é um termo dado a um submundo onde as artes marciais, de todas as formas e geralmente excedendo as capacidades humanas, são tratadas sem interferir nas políticas e leis do Estado Nação que se encontra, tendo suas próprias leis e códigos de conduta.
Mais ou menos isso rsrs excelente quadro. Boa sorte e mais sucesso. \o/
🙌🙌🙌
12:00 Você é muito bom lendo!
Nossa, eu já não gosto de me escutar lendo rs
Nunca antes ouvi falar desse gênero.
O pássaro na árvore estranhamente chamou a minha atenção.
Nomes de magias menos longos. Anotado.
É difícil construir cenas para apresentar um pouco do cotidiano do personagem sem sem querer, parar de desenvolver o enredo principal da história.
Pensei que o Kevin seria do tipo arrogante e achado como é normalmente feito, gostei que ele tenha cortado esse clichê.
46 abdominais em menos de um minuto. Rapaz já está insano.
Sim, é insanamente difícil escrever cenas de ação.
Antecipação narrativa. Anotado.
Se esse fosse o quadro principal e mais frequente nesse canal, já estaria de muito bom tamanho. 😂
No final, todos os ensinamentos vão sendo passado aos poucos.
Kkkkk eu queria fazer mais vídeos dessa série, tipo vídeos extras em outro dia, ou intercalar com os outros assuntos, mas ele dá tanto trabalho que complica, mas de repente acontece um dia quando tiver condições de contratar alguém para editar os vídeos.
KKKKKKKKKK PQP "Nao parece que ele está plantando alguma coisa" ME QUEBROU INTEIRO KKKKKKK
Admito que nq primeira vez que li cultivo pensei "oxi, ta plantando o que?"
🤣🤣🤣🤣
Também estranhei bastante quando comecei a consumir obras deste gênero KKKKKKKK
Estou planejando uma história assim, de cultivo, mas as referências que eu tenho são obras grandes como Martial Peak, Renegade Immortal, Against The gods, e durante minha construção de mundo, acabei criando coisas que soh serão usadas do meio pro fim da história KKK, mas agora que realmente vou começar a escrever, estou focando apenas no ambiente em que o protagonista estará inserido no início e alguns conceitos que serão usado nele, enfim, espero não estar me precipitado 😅
É comum autores começarem pelo final kk até ajuda
Essa história está perfeita, vou procurar para ler. Eu amei a história e quero muito acompanhar. Que narração boa, coloquei o fone e escutei a narração da história com a música de fundo, perfeito
Oi mn aqui é o criador da obra
@@Sr_dark3061 eai mano, parabéns pela sua obra. Onde posso encontrar para ler?
@@GuildaMazino pesquisa no Google o guerreiro solitário novel mania
@@GuildaMazino depois que vc ler me fala o que vc achou
@@Sr_dark3061 você não me falou onde eu posso ler
O início é bem parecido com o da minha história kkkkkk
Gulherme feliz pascoa
Feliz Páscoa 🙌
Gulherme eu posso revela o grande vilão de uma historia de invertigação que so o leitor saiba e os personagem não tipo como death note?
Ps: eu sou novo nesse genero de investigão e eu estou criando um eu adoraria que vc me desse algumas dicas?
Pode sim. Só precisa conduzir bem o desenvolvimento da história.
Parabéns pelos seus vídeos, eles ajudam muito. Eu escrevo por diversão, escrevo várias histórias que se passam num mesmo universo fantasioso em épocas diferentes, é seus vídeos tem feito eu melhorar cada vez mais, muito obrigado.
Eu que agradeço 😁🙌
Gulherme onde vc esta fazendo live?
Parei de fazer live faz um tempo. Dava muito trabalho e eu não gostava de fazer.
Curti esse lance de analises de histórias. Estou pensando em enviar a minha, talvez.
🙌
Comentário bem atrasado. Mas vamos lá kkkk
Autores de novels que já li usam onomatopeias no texto. Vale dizer ao autor que se ele for usar pode afastar muito leitor que não tem naturalidade com isto.
Quanto a história achei muito hushado. O que foi lido pareceu um parágrafo de 10 linhas sem vírgulas. Faltou um pouco se pausas pontuais.
Tô aprendendo também
meu primeiro capitulo está muito parado, serve só mais de introdução, fico vendo o primeiro capitulo dos outros e é bem mais agitado, mesmo minha historia tenha momentos de ação. ( acho que como começa em só uma cidade, antes de qualquer assunto começar, ele fica parado mesmo )
Ficar parado não é exatamente um problema, o problema é ser desinteressante. Não é exatamente a agitação que faz ficar bom.
Salve gulherme
Salve ✌️
O que eu faço para a minha historia aparecer no seu canal?
Ele explica no minuto 1:16
👆
*DEUS do CÉU, foram 20 minutos de TatSuya e a história NÃO avançou pra lugar algum. PUTZ !😬🥺*
Poderia criar um prompt do chatgpt que estrutura o capitulo da historia ou um que corrija os erros ou faça o chatgpt dar sugestões de melhorias no capítulos.
Ai você vende essses prompts por uns 29 reais.
Acredito que essas coisas o chatgpt já faça normalmente. E acho que pode atrapalhar mais que ajudar, pq pode causar dependência no autor. Mas não sou contra o uso de inteligência artificiais como ferramentas para auxiliar, mas esses detalhes acho que não precisaria e travaram a criatividade. Pq cada capítulo tem uma dinâmica particular e o autor precisa saber explorar os momentos e sair dos padrões.
Já tentei fazer isso pelo Chatgpt com diversos prompt, porém ele insiste em alterar o texto.
A mudança mais grave que ele fez foi mudar o cenário sendo que eu pedi somente para organizar o texto 😂😂
Moço, você pode dar sua opinião sobre uma dúvida que tenho sobre meu livro?
É um dark romance de vampiros, porém a protagonista não conhece o vampiro no primeiro capítulo. Estou introduzindo com detalhes sutis, como o ar se tornar gélido do nada, um mão fria tocar a protagonista.
No primeiro capítulo ela conhece um lobo, porém não sabe o que ele é.
Acha que estou desviando do tema central? Introduzindo um lobo logo no começo?
Tudo depende do contexto. Assim fica difícil afirmar. Qual a relevância desse Lobo? Talvez seja melhor apresentar o vampiro primeiro, mas depende do contexto da história.
@@NovoOrbe
Agradeço por dar sua opinião 😃
Depois de começar a escrever o primeiro capítulo fiquei com essa dúvida, pois se não apresentar um vampiro logo no começo pode não atrair o público de Dark romance vampírico.
No caso eles seriam apresentados, pouco a pouco. Mas o público talvez goste de ver o casal se encontrando logo no começo.
O lobo é um coadjuvante no caso.
Aqui a sinopse do livro:
Angel Conti:
"Vampiros não podem ter filhos, porém eu nasci. Há muitos anos, a única garota nascida de uma humana e um vampiro, teve muita força e poder guardado em suas veias. Mas o poder nunca foi dela, era do indivíduo que bebesse seu sangue.
O sanguessuga que a aprisionou não conseguiu deixar de sugá-la e drenou até a última gota.
Quanto a mim...creio que meu destino será pior, pois o dobro de poder corre em minhas veias".
Angel acreditava que seus pesadelos eram apenas isso - sonhos estranhos e perturbadores. Mas quando dois homens, quase impossíveis de distinguir um do outro, surgem de uma escuridão, tudo muda. Um deles, com um olhar gelado e uma aura de rancor, parece desejar algo de profundo e obscuro; o outro, sério e envolto em mistério, revela uma obsessão igualmente intensa. À medida que seus pesadelos se entrelaçam com sua realidade, Angel se vê no centro de um conflito sobrenatural, onde seu próprio sangue pode ser a chave para um destino mortal. Em quem confiar, quando esses dois homens, tão similares quanto enigmáticos, parecem lutar desesperadamente entre si, por algo que ela mal compreende?
Numa história separada em capítulos e volumes, é melhor reiniciar os capítulos a cada volume ou continuar?
Exemplo:
Volume 1: Cap. 1, 2 e 3.
Volume 2: Cap. 1 e 2.
Ou
Volume 1: Cap. 1, 2 e 3.
Volume 2: Cap. 4 e 5.
Isso depende. Na minha opinião se forem livros diferentes, com capas, edições separadas, acho melhor reiniciar os números dos capítulos. Mas se for tudo em uma única entrega, talvez seja melhor continuar a contagem.
Orbe, vc fez algum vídeo sobre transição de vilões?
Até o momento ainda não
Faça uma análise do meeeeeu
🙌😁
Guilherme, qual o melhor lugar para te fazer pergunta?
Pode ser por aqui mesmo se quiser. Ou pelo e-mail de contato contatonovoorbe@gmail.com
@@NovoOrbe vou tentar por aqui heheheh
Vamos ver se consigo me fazer entender.
Tenho uma historia que venho desenvolvendo na minha cabeça há alguns anos, hoje com pouco tempo tenho passado ela para o papel, organizando as ideias e tentando montar em forma de hq, mas tambem poderia ser una historia de livro, agora que escrevi tudo isso percebi que era desnecessario esse background para a minha pergunta kkkk
Minha historia se passa em um mundo de fantasia, num mapa fictício, eu não determinei data, mas na historia o vilão é uma versão de Lúcifer, de forma totalmente diferente da biblia, minha duvida é...
Se eu não determino data nessa fantasia, e esse mundo não existe, eu preciso me apegar a coerencia historica? Tipo, vestimentas armas costumes?
Tenho medo de ficar estranho usar na historia uma arma que foi de uma epoca ou local X e uma vestimenta que ja foi de uma epoca Y... não tem nada do mundo moderno na historia, mas de resto tem bastante mistura, tem muito problema isso?
Esqueci de explicar pq falei do vilão ser o Lúcifer, é justamente por ele ainda não ser um anjo caido, se isso me obrigaria a fazer a historia datada
Orbe, meu xará! Então cara, eu iniciei recentemente uma história, no caso, pelo planejamento. Acho que a forma como estou planejando a minha história vai me atrasar, eu escrevo os fatos mais importantes, mas, ainda possui muitos detalhes. Você acha que eu devo apenas ditar, rapidamente, eventos da história ou continuo a detalhar os acontecimentos, ainda que seja apenas um planejamento?
Tenta ver uma forma que fique melhor para você. Para mim detalhar muito não ajuda tanto, de repente para você já ajuda. Fica difícil dizer assim. Vai ajustando para sua necessidade até ficar confortável. O planejamento precisa ajudar. Se está atrapalhando tem alguma coisa errada, de repente por querer anotar muita coisa que não precisa.
@@NovoOrbe Valeu Orbe!
Guilherme, eu comecei a criar uma história de light novel de uma maid de combate com um poder da tripofobia imbuída no seu braço esquerdo e ai eu queria saber sua opinião sobre essa história você acha uma idéia legal?
Opa 🙌 primeiro eu precisaria saber o que seria uma tripofobia rs
@@NovoOrbe seria medo de buracos, é um transtorno psicológico caracterizado pela fobia de imagens ou objetos que apresentam buracos ou padrões regulares.
Aí eu pensei nessa fobia como um poder para uma protagonista empregada de combate num mundo de fantasia
Não consegui visualizar um uso prático em uma luta, mas se você acha interessante, vai na fé. Primeiro é você gostar, depois foca no resto.
Gulherme tem que saber todas as materias escolares para ser escritor?
Não precisa. Mas conhecimento não ocupa espaço.
Pelo que li de light novel até agora (pouco) me pareceu que os capitulos são curtos, de 5 a 10 páginas normalmente com o texto bem grande, oq da pouco texto corrido na verdade. Essa informação está correta? Outra questão que tenho é quantos desenhos posso por na minha light novel? Li em algum lugar que era no máximo 15 em uma ediçãocom 250 páginas mas gostaria de por uma por capítulo, ajudaria saber quantos capítulos tem por edição também e se essa quantidade de páginas (250) é meio que padrão. Obrigado e parabéns pelo vídeo
Olha, não sou um especialista no assunto. Não sou exatamente um escritor de light novel, então esses detalhes não tenho base para afirmar (posso falar besteira). Mas acredito que essas coisas não são regras. Se você seguir pelo caminho da publicação independente, quem manda no seu livro é você e você define tudo que vai ter nele e como vai ter.
Gulherme Tem que ser com esse tipo de narrativa?
Pode ser sim.
Gulherme como eu faço para compriender seus ensinamentos no video?
Vish acho que não complico muito. Não precisa entender tudo não
encontrei seu canal a alguns dias, e queria saber se está ativo em outras plataformas alem do youtube ?
No momento só aqui mesmo e quase não estou dando conta.
@@NovoOrbe Entendi...só tenho a agradecer seus videos estão me ajudando muito a melhorar minha narrativa 😁
@@NovoOrbe RUclips é bem trabalhoso mesmo, ainda assim vc ajuda muito escritores que estão no começo ou querem aprimorar a escrita isso é muito legal 🤌
@@Harley_wiw 🙌😁
Em que epoca se passar essa historia?
Não faço ideia. Parece ser em um mundo inventado.
Sobre projetos grandes de mais pra novatos você recomenda engavetar por hora e forcar em projetos menores, ou ir fazendo capítulos medíocres pra ganhar experiência mesmo?
Projetos grandes são um problema para quem está começando. Até pq muitas vezes a pessoa não tem experiência o suficiente para saber se vale a pena ou não investir tempo no projeto. Tem ideias que achamos que são incríveis, mas às vezes o tempo mostra que não são tão boas assim. Recomendo focar em histórias menores sim, e até pode ser nesse universo da história maior, até ajudaria na criação dela, tipo um spin-off mesmo. Mas se tem a convicção que a história longa é realmente muito boa e é o que quer escrever, só vai. Mas dificilmente seu primeiro livro será seu melhor livro.
@@NovoOrbe vlw pela dica, acha que da bom escrever livros em paralelo ou melhor focar em só um?
@@Faircrow acho melhor focar em um.
@@NovoOrbe blz
Bom, não sei se irá me responder, mas espero que sim. Gostaria de saber como faço para poder entrar em contato com você, pois, queria lhe mostrar algo que estou reescrevendo. Um conto de aventura que se baseia em um estilo RPG e gosto da forma que explica e de como aborda alguns assuntos. Se possível, aviste-me por favor rs. Abraços
Pode enviar pelo e-mail de contato contatonovoorbe@gmail.com e explica melhor por lá
Orbe, você tem alguma indicação de leitura? Eu tentei ler algumas obras aleatórias na Kiniga e na Vulcan mas não consegui achar algo que me chamasse tanto a atenção. Obrigado desde da ja.
Que tipo de história você gosta? Leia os clássicos do gênero que curte. Como gosto de fantasia eu recomendo esses:
O Hobbit
O Senhor dos Anéis
Game of Thrones
Jogador Número 1
O Nome do Vento
As Crônicas de Narnia
Esses são os que lembro agora. Mas recomendo também:
O Pequeno Príncipe
Duna
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Orgulho e Preconceito
Tenta ler livros principalmente do gênero que escreve, mas ampliar para outros tipos de histórias pode ajudar bastante a aumentar o repertório.
@@NovoOrbe vlw professor
Sou escritora de romance e fantasia comuns, sem ser do gênero que você escreve e revisa, seu curso é recomendado para mim?
Só não recomendaria meu curso se você já for uma escritora experiente, com livro publicado, essas coisas. Meu curso é para escritores iniciantes, e vou do básico ao avançado. E trato de forma que dá para aproveitar para qualquer tipo de história.
@@NovoOrbe Sou iniciante ainda. Escrevo há uns bons anos, mas somente com conhecimento adquiridos pelo RUclips, Pinterest etc.
Então acredito que pode te ajudar sim. Mas qualquer coisa só entrar em contato que estou planejando acrescentar aulas mais específicas no curso. E vou colocar de acordo com o que os alunos preferirem.
@@NovoOrbe Entendo. Pode deixar, entro em contanto sim.
Gulherme eu posso tir pedir uma opinião?é melhor fazer uma representação de jesus ou uma analogia?
Ps: é porque eu tenho uma historia e não queria descartar ele então o que eu faço para não da polemica?
Não se preocupe tanto com isso. Faça a história que realmente quer escrever.
13:52 Meu deus esse garoto só sabe treinar? Mano, não tem folguinha?
É o padrão normal dos personagens de manhwa kkkkkkk na vdd até achei que tá treinando de menos kwkkakks
Não julgo o nome gigante da técnica pq realmente é um padrão quando falamos desse gênero
Também não julgo. É algo já muito usado em outras mídias.
Guilherme volta a ser nosso professor a nova professora de artes é maluca 😭💔
😔 poxa. Mas não sai pq eu quis 😔
Gulherme pode repetir o nome do personagem varias vezes? Não é so três?
Não tem regra para isso. O importante é não ficar repetitivo.