Muito obrigada, ser mulher e morar sozinha Já é dificil ... mas com as dicas do dia a dia agora vai melhorar ! A tomada pegou fogo e com a sua ajuda consegui trocar, imensamente grata !
Esse lance de deixar exposto o cobre do fio Henrique ,eu sempre tive cuidado nas tomadas e nos conectores de porcelana do chuveiro. Tu és o primeiro que ouço falar nesse detalhe, bom vídeo Henrique.
Li alguns comentários. É interessante verificar para que as tomadas serão utilizadas antes de efetuar o fechamento. Ex: tomadas da sala, quartos onde serão ligados equipamentos com pouquíssimo potência, não terá problema algum fazer o jamper como demonstrado no vídeo. Agora se for utilizar cargas de potência mais elevadas é prudente derivar direto do fio.
Tudo bem que não haja problema, mas a questão é que infelizmente já "moda" fazer jumper coisa errada feita até por alguns profissionais habilitados, se houvesse fiscalização do órgão responsável não haveria esses tipos de serviço feito por jumper.
Várias pessoas comentando nos vídeos sobre o cruzamento do jump. Liguei pro meu irmão pra tirar a dúvida, já que é a area dele. Falou que assim tá certo e funciona, mas que seria melhor cruzar. Me ajudou bastante e. aida economizei. Valeu pelo vídeo.
Oi *Ubiratan A. Carvalho* ! Obrigado por comentar e assistir! Se inscreva no canal para participar mais dos comentários e receber aviso dos novos vídeos !
cursei elétrica no SENAI,ja faz um tempo.e to voltando pra área.o vídeo de vcs tem me ajudado muito!!! considero uma reciclagem para mim.obrigado por tudo.
Muito muito obrigada. O técnico me cobrou de mão de obra para trocar 3 tomadas. Eu mesma fiz e gastei 60 só de material. E está funcionando super bem! Sou a nova eletricista da rua !
Muito bom... Só agora percebi que tem um erro na instalação das tomadas duplas daqui de casa. Não posso culpar ninguém além de euzinho kkkk. Valeu Professor!
estou concluindo o curso de eletricista instalador no SENAI aqui em Mauá e tenho aprendido muito. No entanto tenho tirado muito proveito de suas aulas pois seus videos são muito fáceis de entender. obrigado continue fazendo mais vídeos como esses.👏👏👏👏👏👏👏👏
Hahahaha! Que bom Edson! Vi que não está inscrito em nosso canal. Não deixe de se inscrever aqui goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações. No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.
Parabéns pela iniciativa. Sempre assisto seus vídeos. Tem gente que gosta de criticar, mas certas criticas não são construtivas... Questão de terminais vai do capricho de cada profissional, sobrecarga nas tomadas, como num outro comentário, precisa ter o conhecimento do que será ligado... Falar que ta errado é fácil, vai fazer vídeo e ensinar do seu jeito. Mais uma vez, parabéns ao canal, sempre com inovações e disseminando o conhecimento pra quem tem interesse em aprender.
Olá Henrique, penso que como os seus vídeos são vistos em todas as regiões do Brasil, atendidas pelas diversas concessionárias de energia elétrica, você deveria sempre que falar em ligações em 220V, explicar que as ligações podem ser por 2 fases (110V+110V) ou 1 fase e um neutro (220V+0).
Lisandro Belderrain,., concordo, até pq eu moro em Maceió -AL, e aqui é 220 F e N,.e tem pessoas que ficam na dúvida quando fala só em 220 fase fase., já que tem regiões que é fase e neutro
Gostaria de agradecer pela informação, pois tanto a padronização entre neutro e fase quanto a forma como eu conectava os fios estavam incorretas e mesmo assim nunca me convenci de que era correto! Obrigado por compartilhar!
Karine maciel elétrica é fascinante baste ter conhecimento e aperfeiçoar cada vez mais e mais. Eu vi que você não fez sua inscrição no canal ainda, Karine maciel. Não deixe de se inscrever aqui goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações. No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.
Sim precisa cruzar, se for aquelas tomadas onde a de baixo fica d cabeça pra baixo, no caso dessa que ele usou vc percebe que as 2 estao com o terra voltado pra cima nesse caso não precisa. Agora se o terra da primeira tomada for voltado pra cima e o da segunda pra baixo é necessario cruzar.
@@JoseGomes-wg7te O que acontece se não cruzar? Não funciona? Dá problema? Liguei umas assim aqui em casa e os eletrodomésticos estão funcionando. Devo refazer?
Olá! Adorei a explicação, simples e eficaz, mas fiquei com uma dúvida... Por que na hora de ligar o cabo do terra você fez ao contrário? As duas ligações anteriores você ligava na direita e trazia para a parte esquerda com (JAN) não sei se escrevi certo... porém na hora do terra, você ligou na esquerda e levou para a direita com o JAN. Tem que ser sempre o oposto? os fios de fase e neutro de um lado e o terra do lado oposto? Ou tanto faz? poderia colocar todos do lado direito com a ligação indo para o esquerdo?
Bianca Torquato Thomy Creio que tanto faz, porque o que essas estruturas fazem é conduzir a corrente que vem da parede. No caso dessa tomada que ele usou, todos os cabos tipo jumper estão à direita. O terra (verde) tá lado a lado, mas talvez isso seja só devido à estrutura da tomada.
Os Bornes de ligação(onde parafusa) do terra são invertidos pra voce nao ligar enganado Ex : fazer um Jump do neutro pro terra da segunda tomada . ! mas nao difere em em nada, de cima pra baixo ou de baixo pra cima, é apenas um padrão brasileiro.
Você diz isso se tratando que, por exemplo, o pino de conexão central (aterramento), que um fique voltado para cima e outro para baixo, não seria isso? No meu ponto de vista cabe isso quando há equipamentos com conector 90º, aí sim fazer de forma invertida as ligações, para que não haja problemas na hora de ligarem os equipamentos. Agora, quando se trata de conectores retos, não há problema em manter as pinos em mesma direção. Sobre a questão "posição certa para a fase e o neutro", concordo, porém há fabricante, mesmo sendo normatizado, não respeita mantendo o informativo gravado na tomada. Na maioria vem somente a letra "N" gravada bastando para identificação do condutor que vai ao borne. Por padrão normatizado, visto de frente o módulo de tomada e com pino de aterramento voltado para cima, à esquerda condutor neutro e à direita condutor fase. No caso de 220v à esquerda fase 1 e direta fase 2. Um forte abraço e DEUS abençoe você e seus familiares.
@@LCMSRJ Quanto ao posicionamento dos módulos de forma invertida, a ideia é essa sim. Vc nunca sabe qual o tipo de pino que vai ser utilizado. Daí, o procedimento "proativo". Fixar o neutro na localização certa não dá nenhum trabalho adicional (assim como o posicionamento dos módulos). Fiz as observações porque entendo que o seu objetivo é a excelência dos serviços. Saúde e Paz! Forte abraço!
@@lhac991, eu fico muito feliz em poder trocar informações de forma muito amigável, onde ambas as partes se respeitam e aprendem, sem precisar denegrir a opinião em outra perspectiva. Sim, concordo com seu ponto de vista e da proatividade, evitando "trabalhos" de ter que inverter depois para o caso de tomadas 90º. Pelo que pude notar, aparelhos de alta demanda vem com conector 90º, como máquina de lavar, ar condicinado, micro-ondas e afins. Agradeço pelas informações, são úteis a quem ler e ainda possuem alguma duvida. Um forte abraço com desejos de muita saúde, paz, conquistas e bênçãos tanto a você como seus familiares. Minha gratidão pelas informações.
@@LCMSRJ Um costume que eu tenho (ocorreu-me agora mencionar) é de instalar as caixas na horizontal de modo a evitar que, eventualmente, um dos plugs 90° fique de cabeça para baixo. Já pensou nisso?
@@lhac991, olha, sendo franco eu esqueci foi de mencionar isso, que seria outra alternativa nesse caso. Como padrão, isto é, mais usual, costumam colocar o pino do aterramento voltado para cima. Num caso em que dois aparelhos que irão na mesma tomada dupla tenham conector 90º, os módulos teriam que ser invertidos da mesma forma tanto na tomada vertical ou horizontal. Se bem que temos modelos que há um espaço maior entre os módulos, outros mais próximos. Seria uma alternativa. Pelo menos eu acho que o correto em tomadas de 90º é que a fio fique voltado para baixo, evitando aquela curva e que pode forçar e até mesmo romper. E como você disse, um aparelho pode vir com conector 90º quando se compra. Quando já temos um aparelho em casa, sabemos como fazer, mas quando ainda será adquirido que vem a questão da inversão dos módulos. Pelo menos temos essa alternativa de inverter os módulos, imagine se fossem fixos sem essa possibilidade, seria uma doideira danada (risos). Porém temos também tomada dupla 4x4 em que os módulos são um ao lado do outro, o que pode ser uma bela alternativa para esses casos.
Professor, seus vídeos me inspiraram a buscar entendimento na área da elétrica e por incrível que pareça, eu mesmo, que não sou da área de elétrica, estou planejando a instalação de toda a rede elétrica da minha residência com rede e circuitos diferenciados para cada utilização. Só posso dizer que sou muito grato. Grande abraço Henrique e que Deus o abençoe abundantemente!!!
Boa tarde. Em termos de espessura, qual o cabo utilizado para fazer o jumper? No meu caso, há um fio de 2,5mm de duas pontas saindo de um interruptor onde já se encontram instaladas duas tomada simples de 10A. Quero substituir as tomadas simples por tomadas duplas.
Faça derivação na própria fiação sempre usando a mesma espessura de fio presente na rede. Esqueça essa história de jumper, não é a forma mais correta nem mais segura de fazer esse tipo de ligação.
Parabéns a equipe do Mundo da Elétrica pela boa comunicação, pela boa fluência no conhecimento apresentado e pelo capricho na elaboração dos vídeos. Pelo bom conjunto da obra de vocês eu acabei me escrevendo em seu canal. Obrigado!
Certo Henrique. Mais a questão é: A capacidade de condução das tomadas são de 10A; Se na primeira tomada estiver fluindo por ela uma corrente de 6A e na Segunda tomada uma corrente de 7A estão dentro da capacidade de condução delas que seria de 10A, mais ai que vem a questão 6+7=13A fluindo nos bornes da primeira tomada a final o ponto de derivação para a segunda tomada foi feito nos bornes da primeira tomada, nesse caso a corrente das duas tomadas somam no ponto de derivação que está sendo os bornes da primeira. A possibilidade de sofrer um aquecimento é grande pois vai está fluindo uma corrente elevada nos bornes da primeira tomada que seria de 13A e não 10A como o fabricante recomenda. Eu faço o ponto de derivação no próprio condutor antes de entrar nelas (tomadas). Só uma sugestão exemplificada. Like e forte abraço a toda Equipe Mundo da Elétrica.
Geralmente em tomadas é usado, cabo 2,5mm² '' suporta uma corrente de ate 21 amperes, se o cabo da rede vier 2,5mm², e você fizer o Jump com cabo 2,5mm², não tem problema não.
Tiago Guimarães Entendi, eu estou querendo ligar um micro-ondas na de 20A e uma fita de led na de 10A. Como eu posso saber se o que vem da rua é de 2,5mm?
É chamado de Bitola, isso é padrão, voce chega em uma loja elétrica(no qual eu trabalho), e pede quero Fio de 2,5mm², pra fazer uma ligação de tomada, podem até te auxiliar lá tbm :)
Como eu disse Geralmente Casa '' Tomadas são 2,5mm²'''' Lampadas 1,5mm² '' ''Chuveiro 127V 6mm OU 10mm'' Chuveiro 220V 4mm'' ou 6mm, Aqui em minas por exemplo é assim, São dividos em Circuitos separados, Tomadas, lampadas, Chuveiro,
Muito bom, estou entrando agora no mundo da eletricidade e seus videos tiram muitas duvidas. E acho que tem muito eletricista que se diz profissional que precisa assistir seus videos.
Essa tbm é uma dúvida que eu tenho, mas as próprias tomadas duplas já tem o espaço destinado para fazer "jumpeamento". Derivar a partir dos cabos de entrada exige conectores ou emendas com fita isolante e isso ocupa muito espaço na caixinha 4x2. (editado: só pra constar que aqui em casa as tomadas duplas eu derivei direto dos cabos de entrada, ficou exprimido mas acho que foi mais adequado) .
Particularmente não faço nas minhas conexoes esse tipo de ligação 1 porque se der problema na tomada que está entrando a fase automaticamente a outra para de funcionar 2 faço a derivação direta no cabo pois assim se der problema em uma das tomadas a outra não para de funcionar
@@estudantedaeletrica5372 então vamos a prática vc fez todo esse proceco aí de janpeamanto entre os bornes blza até aí tudo bem???? Mais aí vem o seu cliente e usa essa tomada de 10 amperes e liga um equipamento com uma potência maior que 10 amperes suporta ou o cabeamento é mal dimecionado, detalhe experiência própria então uma dessas tomadas sofre uma sobrecarga e derrete o borne vc não acha que isso acontecendo a outra tomada não será afetada simples assim cada um faz do jeito que quer ou acha melhor mais na minha opinião não faço esse tipo de ligação em meus serviços!!!!!
OLA PROFESSOR! ASSISTI O SEU VIDEO DE COMO INSTALAR TOMADAS DUPLA DA MANEIRA CORRETA, EU OBSERVEI QUE AS TOMADAS TAVA COM OS ORIFICIOS NAS MESMAS POSIÇÕES, O TERRA ORIFICIO CENTRAL DAS DUAS TOMADAS TA PRA CIMA CERTO? SE UMA DAS TOMADAS TIVESSEM COM O ORIFICIO CENTRAL PRA BAIXO EU TERIA QUE FAZER O JAMPER DO FASE E NEUTRO DE UMA TOMADA PRA OUTRA EM X. AGUARDO RESPOSTA. Abrços
Ei João Arguelho! Como tem passado? não seria preciso fazer o jumper em X porque o padrão e que o neutro fique sempre a nossa esquerda Valeu João Arguelho! obrigado pela mensagem =)
João Arguelho, não necessariamente teria que ser feito em X a final esse padrão de tomada é modular, basta você desconectar um bloco de tomada daqueles e inverter a posição.
Jeferson Oliveira todo circuito há essa derivação em paralelo e a corrente será dividida, não apenas no caso dessa tomada. Se for realizado o dimensionamento adequado não dará problema
Ótimo vídeo parabéns. Informação: A empresa ILUMI comercializa no mercado um conjunto com duas tomadas muito fácil de instalar, ligando apenas os cabos de alimentação nos bornes já alimenta as duas tomadas, não precisa de jumper....muito bom...
bom dia professor,sempre assisto seus videos e é muito aprendizadp todos,mas em se tratando desse vejo que a tomada poderia estar com os pinos centrais de frente pro outro,pois as tomadas e fontes tem essa característica de pino central pra frente dos laterais e também poderia se colocado uma derivação de cabos ,se caso uma tomada entra em curto a outra permanece intacta,,,mas muito obrigado por mostrar sua tecnicas e abilidades ,aprendemos muito sobre o contextos.
segundo a engenharia elétrica, esse modelo de ligação esta errado! essas 2 tomadas são de 10A e si ligar dessa maneira, uma acaba sofrendo sobrecarga acima de 10A ex: si ligar em uma tomada algum equipamento com 10A e na outra tomada ligar outro equipamento com 10A, a tomada que esta fornecendo o jump's acaba ficando com 20A
Tudo bom Edson Lima? cada tomada trabalha com a corrente máxima de 10A então neste caso não vai haver sobre carga pois cada uma esta alimentando componentes diferentes, no circuito em série a corrente é a mesma em ambas tomadas Edson Lima, ficamos contentes com sua mensagem! Obrigado
O Edson está correto...oque ele quis dizer é que na lata da tomada onde tem o parafuso que faz a derivação vai ter a corrente das duas tomadas...ou seja podendo ultrapassar os 10 amperes. O correto é fazer derivação no cabo e não na tomada.
Me qualifiquei no SENAI para quem não conhece é a maior escola de São Paulo. E com o meu professor que é um Engenheiro Eletricista aprendi exatamente oque o Edson Lima comentou
eu estava com duvida como ligar um compressor de ar, depois de ver o vídeo de comandos para compressor tirei todas minhas duvidas, obrigado mundo da eletrica
Que bom que pudemos ajudar Vi que não está inscrito em nosso canal. Não deixe de se inscrever aqui goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações. No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.
Olá professor, parabéns pelo Canal! Acabei de pegar tua dica é liguei minha tomada dupla mas após prender na parede direitinho vi q as duas tomadas das geladeiras q ia ligar não cabiam na mesma direção rsrs Tive q desfazer tuudoo e virar uma pra cima e outra baixo. Tá aí uma dica já que as novas tomadas tem três pinos. Obrigadooo!!!
Henrique. Bom dia. Recentemente vi um vídeo da engehall curso, engenheiro andré, em que ensina a fazer essa instalação de outra maneira utilizando conecto de derivação, ou seja, ligar as duas tomadas ao mesmo tempo através de seus fios fase e neutro. Ele condena essa ligação que você faz. A minha finalidade não é fazer embate nem disputa entre profissionais, mais é para esclarecer o que é certo
Meu caro *Luiz Mileze* bom dia! Bem a minha ligação não esta errada ou fora de norma, talvez o intuito do André no vídeo que fez era instruir sobre um maneira mais ágil de realizar, e nesse caso usar conectores pode fazer a instalação ficar sim mais ágil. Ei , obrigado pelo comentário!
Li em algum lugar dizendo que era só fazer um jumper do neutro que está ligado na lâmpada no teto e descer até a caixa da luz/tomada. Por isso seria importante um vídeo explicando esse caso. obrigado pela atenção.
boa noite otimo video e as tomadas de quatro.Vx poderia explicar como como se monta Qdc numa casa que tem um terreno 50metros ja que quadro com medidor fica na garagem sendo que la tenho que colocar um QDC tb. Ja que a casa fica no final do quintal e la tem um salao de cabeleireiro fora de casa em lugar separado. como faco para fazer esses 3 QDC como faco na divisao dos cabos, sei dimencionar so sei como como partir de um quadro para o outro dividindo o cabo principal.
Boa tarde henrique queria q vc falace sobre aterramento , aqui em sp vem duas fazes e um neutro , porem futuramente estou pretendendo colocar uma haste de terra .... bem queria saber se no caso posso levar o cabo da haste de aterramento direto pro qdc interno de casa ?
Muito bom seus vídeos, parabéns!! Aprendi muitas coisas, eu iniciei um curso de Eletrotécnica e estava aprendendo tudo isso, porém tive que parar o curso, mas assim que possível vou retornar...
muito bom. gostaria de pedir um vídeo explicando de onde puxar o fio neutro para instalar um interruptor de luz com tomada. Pois só existe o fio fase e retorno da luz na antiga instalação. obrigado
Boa noite !! Esse vídeo é bom .. Só que hj a BNR 10 condena essa forma de ligação...tem quer ser feito um chicote com derivação para as tomadas ...Isso para não ter sobre carga na primeira tomada que recebe a corrente que vem do circuito.
Prezado professor do Mundo da Elétrica. Como esse vídeo foi publicado em 2 de jun. de 2016 espero que você já tenha mudado a técnica e está ensinando fazer a derivação diretamente do fio e não usando jamper. Abraço.
Eu , particularmente, prefiro fazer o rabicho ou conectores rápido tipo wago entre os cabos para que haja mais contato entre os cobres e mandar cabos individuais para cada conexão da tomada , fazendo o jumper dessa maneira e dependendo o equipamento que for usar nas duas tomadas ao mesmo tempo, ira sobrecarregar o ponto de conexão da primeira tomada, principalmente se for tomadas de cozinhas e áreas de serviço. Forte abraço.
to pretendendo trabalhar na eletropaulo, mas depois eu quero fazer eletrotécnica. . É bom sonhar né, apesar da minha idade ser um pouco avançada..abraço amigo. .
Boa noite Henrique. Gostaria de fazer uma observação no seu vídeo. Temos alguns locais no Brasil onde a DDP (diferença de potencial ) entre a fase e o neutro é 220 V, portanto, nem sempre teremos dois fios fases para alimentar uma tomada de 220 V. Um detalhe que você poderia ter mostrado no final do vídeo é que a tomada deve ser posicionada sempre com o pino central (terra) voltado para cima. Parabéns por mais um excelente vídeo.
Muito obrigada, ser mulher e morar sozinha Já é dificil ... mas com as dicas do dia a dia agora vai melhorar ! A tomada pegou fogo e com a sua ajuda consegui trocar, imensamente grata !
vai pegar fogo de novo.
@@vovoninja chegou o comenta bosta
@@LorenzoGiordanoGomes naao precisava se dar ao trabalho de vir. mas jaa que veio...
Esse lance de deixar exposto o cobre do fio Henrique ,eu sempre tive cuidado nas tomadas e nos conectores de porcelana do chuveiro. Tu és o primeiro que ouço falar nesse detalhe, bom vídeo Henrique.
*Só Aviões* temos que ficar atento aos detalhes... 😎 parabéns pela dedicação em fazer o trabalho bem feito
Li alguns comentários.
É interessante verificar para que as tomadas serão utilizadas antes de efetuar o fechamento.
Ex: tomadas da sala, quartos onde serão ligados equipamentos com pouquíssimo potência, não terá problema algum fazer o jamper como demonstrado no vídeo.
Agora se for utilizar cargas de potência mais elevadas é prudente derivar direto do fio.
Tudo bem que não haja problema, mas a questão é que infelizmente já "moda" fazer jumper coisa errada feita até por alguns profissionais habilitados, se houvesse fiscalização do órgão responsável não haveria esses tipos de serviço feito por jumper.
Fazendo uma "sangria" no fio?
@@oficinabailon Sim, ou seja retirar o jumper pra colocar pontos de conexão independente mesmo estando no mesmo circuito
@@R09W10 muito obrigada. Entendi
@@oficinabailon De nada qualquer pode perguntar
Várias pessoas comentando nos vídeos sobre o cruzamento do jump. Liguei pro meu irmão pra tirar a dúvida, já que é a area dele. Falou que assim tá certo e funciona, mas que seria melhor cruzar.
Me ajudou bastante e. aida economizei.
Valeu pelo vídeo.
Oi *Ubiratan A. Carvalho* ! Obrigado por comentar e assistir! Se inscreva no canal para participar mais dos comentários e receber aviso dos novos vídeos !
Excelente vídeo Professor . Vídeo digno de Nota 10 e muito bem explicado.
cursei elétrica no SENAI,ja faz um tempo.e to voltando pra área.o vídeo de vcs tem me ajudado muito!!! considero uma reciclagem para mim.obrigado por tudo.
Ficamos felizes em saber que estamos ajudado. Muito obrigado por nos assistir.
Muito bom vídeo... sempre bem explicado, que até leigos conseguem entender perfeitamente. Parabéns!!
Agradeço esta mensagem, que bom que está de simples entendimento.
Muito muito obrigada. O técnico me cobrou de mão de obra para trocar 3 tomadas. Eu mesma fiz e gastei 60 só de material. E está funcionando super bem! Sou a nova eletricista da rua !
Muito bom... Só agora percebi que tem um erro na instalação das tomadas duplas daqui de casa. Não posso culpar ninguém além de euzinho kkkk. Valeu Professor!
Bom que pode constatar o erro, fico mesmo feliz em ajudar.
Vou desfazer esse erro assim que possível Mundo da Elétrica. Obrigado sempre!
Por nada, precisando estamos aqui!
Mas o erro é o que?
estou concluindo o curso de eletricista instalador no SENAI aqui em Mauá e tenho aprendido muito. No entanto tenho tirado muito proveito de suas aulas pois seus videos são muito fáceis de entender. obrigado continue fazendo mais vídeos como esses.👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito obrigado por nos assistir Carlos Roberto Ramos de Oliveira!
É nois!!!!
=)
Eu, que sou uma porta, consegui com as suas intruções. Obrigado!! 🙏
Hahahaha! Que bom Edson! Vi que não está inscrito em nosso canal.
Não deixe de se inscrever aqui goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações.
No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.
Parabéns pela iniciativa. Sempre assisto seus vídeos.
Tem gente que gosta de criticar, mas certas criticas não são construtivas... Questão de terminais vai do capricho de cada profissional, sobrecarga nas tomadas, como num outro comentário, precisa ter o conhecimento do que será ligado... Falar que ta errado é fácil, vai fazer vídeo e ensinar do seu jeito.
Mais uma vez, parabéns ao canal, sempre com inovações e disseminando o conhecimento pra quem tem interesse em aprender.
Segundo o engenheiro André Mafra...o correto n seria fazer uma derivação do cabo geral para o outro ponto de tomada?
E o melhor que vcs ensinam dentro das normas nbr,pra quem é iniciante como eu,isso é fantástico.
Seguir a norma é muito importante.
Olá Henrique, penso que como os seus vídeos são vistos em todas as regiões do Brasil, atendidas pelas diversas concessionárias de energia elétrica, você deveria sempre que falar em ligações em 220V, explicar que as ligações podem ser por 2 fases (110V+110V) ou 1 fase e um neutro (220V+0).
Uma boa dica, agradeço, vou passar sempre a falar de ambas as tensões.
Em AL também,aqui é 220 e só usa uma fase.
Lisandro Belderrain,., concordo, até pq eu moro em Maceió -AL, e aqui é 220 F e N,.e tem pessoas que ficam na dúvida quando fala só em 220 fase fase., já que tem regiões que é fase e neutro
Lisandro Belderrain na verdade não é 110+110v...é 127+127v é = 220v pois é raiz de 3 mas acho que você não sabe isso
Christopher Lima p
parabéns jovem.... tudo de bom pra vc, tah ajudando muito quem não tem noção de elétrica.... isso é um exemplo de cidadania no país. abraços! ! !
Agradeço demais por este apoio. Nos ajude também divulgando nosso canal.
Boa tarde,, discordo dessa montagem porque por mais que sejam tomadas separadas não permitem plugar duas fontes ou plugues macho com 3 pinos (2 p + t)
essa dica acredito que ajudou muitos eletricistas por aí!
Muito obrigado ;-)
Ola amigo como instalar um tomada dupla da marca Veltra, modelo Venice, é bem diferente dessas.
Gostaria de agradecer pela informação, pois tanto a padronização entre neutro e fase quanto a forma como eu conectava os fios estavam incorretas e mesmo assim nunca me convenci de que era correto! Obrigado por compartilhar!
Muito obrigado =]
Amigo...Vc fez o jampe as duas tomadas , se vier dar sobre carga vai passar mais para uma tomada! !
nao acredito que é tao facil. parabens pelo canal ajuda muito quem é leigo em eletrica
Karine maciel
elétrica é fascinante baste ter conhecimento e aperfeiçoar cada vez mais e mais.
Eu vi que você não fez sua inscrição no canal ainda, Karine maciel.
Não deixe de se inscrever aqui goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações.
No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.
Oi, me tira uma dúvida quando for tomada dupla não precisa cruzar os Jump´s de acordo com a posição do neutro ou posso ligar no mesmo lado?
Gilgleison martins
deve ser ligado da mesma forma, em paralelos entre eles.
Mundo da Elétrica comprei uma máquina de lavar e uma tv mais não tem fio terra na tomadas como faço pra colocar?
Sim precisa cruzar, se for aquelas tomadas onde a de baixo fica d cabeça pra baixo, no caso dessa que ele usou vc percebe que as 2 estao com o terra voltado pra cima nesse caso não precisa.
Agora se o terra da primeira tomada for voltado pra cima e o da segunda pra baixo é necessario cruzar.
Olá, bom dia! Minha tomada é FAME,NO meio ela tem passagem entre os pólos. Posso passar os fios direto?
@@JoseGomes-wg7te O que acontece se não cruzar? Não funciona? Dá problema? Liguei umas assim aqui em casa e os eletrodomésticos estão funcionando. Devo refazer?
Para mim e o melhor professor que ja vi ate hoje, ensina muito bem de forma clara e objetiva parabéns
Nossa fico mesmo muito contente em ler isso *_*
Olá! Adorei a explicação, simples e eficaz, mas fiquei com uma dúvida... Por que na hora de ligar o cabo do terra você fez ao contrário? As duas ligações anteriores você ligava na direita e trazia para a parte esquerda com (JAN) não sei se escrevi certo... porém na hora do terra, você ligou na esquerda e levou para a direita com o JAN.
Tem que ser sempre o oposto? os fios de fase e neutro de um lado e o terra do lado oposto? Ou tanto faz? poderia colocar todos do lado direito com a ligação indo para o esquerdo?
Bianca Torquato Thomy Creio que tanto faz, porque o que essas estruturas fazem é conduzir a corrente que vem da parede. No caso dessa tomada que ele usou, todos os cabos tipo jumper estão à direita. O terra (verde) tá lado a lado, mas talvez isso seja só devido à estrutura da tomada.
A tomada já vem com esta disposição indicada no corpo para evitar erros.
Tava com essa duvida tbm .
Os Bornes de ligação(onde parafusa) do terra são invertidos pra voce nao ligar enganado Ex : fazer um Jump do neutro pro terra da segunda tomada . ! mas nao difere em em nada, de cima pra baixo ou de baixo pra cima, é apenas um padrão brasileiro.
Eu fiz mas não usei o fio terra o que pode acontecer
amigão, sempre vejo seus videos, pois nao fica so na teoria, e tbm na prática que é o excencial vc ta de parabéns
Obrigado, agradeço demais por nos assistir.
A ideia é sempre melhorar.
Obrigada, agora posso fazer em casa 💪🏽
Gostei do vídeo. Agora entendi como muda de 110 para 220... e é bem simples. gostei!
Os 2 módulos de tomada devem ser fixados de forma invertida. Outra coisa: há posição certa para a fase e o neutro. Faltaram estas informações.
Você diz isso se tratando que, por exemplo, o pino de conexão central (aterramento), que um fique voltado para cima e outro para baixo, não seria isso? No meu ponto de vista cabe isso quando há equipamentos com conector 90º, aí sim fazer de forma invertida as ligações, para que não haja problemas na hora de ligarem os equipamentos. Agora, quando se trata de conectores retos, não há problema em manter as pinos em mesma direção.
Sobre a questão "posição certa para a fase e o neutro", concordo, porém há fabricante, mesmo sendo normatizado, não respeita mantendo o informativo gravado na tomada. Na maioria vem somente a letra "N" gravada bastando para identificação do condutor que vai ao borne. Por padrão normatizado, visto de frente o módulo de tomada e com pino de aterramento voltado para cima, à esquerda condutor neutro e à direita condutor fase. No caso de 220v à esquerda fase 1 e direta fase 2.
Um forte abraço e DEUS abençoe você e seus familiares.
@@LCMSRJ Quanto ao posicionamento dos módulos de forma invertida, a ideia é essa sim. Vc nunca sabe qual o tipo de pino que vai ser utilizado. Daí, o procedimento "proativo".
Fixar o neutro na localização certa não dá nenhum trabalho adicional (assim como o posicionamento dos módulos).
Fiz as observações porque entendo que o seu objetivo é a excelência dos serviços.
Saúde e Paz! Forte abraço!
@@lhac991, eu fico muito feliz em poder trocar informações de forma muito amigável, onde ambas as partes se respeitam e aprendem, sem precisar denegrir a opinião em outra perspectiva.
Sim, concordo com seu ponto de vista e da proatividade, evitando "trabalhos" de ter que inverter depois para o caso de tomadas 90º. Pelo que pude notar, aparelhos de alta demanda vem com conector 90º, como máquina de lavar, ar condicinado, micro-ondas e afins.
Agradeço pelas informações, são úteis a quem ler e ainda possuem alguma duvida.
Um forte abraço com desejos de muita saúde, paz, conquistas e bênçãos tanto a você como seus familiares. Minha gratidão pelas informações.
@@LCMSRJ Um costume que eu tenho (ocorreu-me agora mencionar) é de instalar as caixas na horizontal de modo a evitar que, eventualmente, um dos plugs 90° fique de cabeça para baixo. Já pensou nisso?
@@lhac991, olha, sendo franco eu esqueci foi de mencionar isso, que seria outra alternativa nesse caso. Como padrão, isto é, mais usual, costumam colocar o pino do aterramento voltado para cima. Num caso em que dois aparelhos que irão na mesma tomada dupla tenham conector 90º, os módulos teriam que ser invertidos da mesma forma tanto na tomada vertical ou horizontal. Se bem que temos modelos que há um espaço maior entre os módulos, outros mais próximos. Seria uma alternativa. Pelo menos eu acho que o correto em tomadas de 90º é que a fio fique voltado para baixo, evitando aquela curva e que pode forçar e até mesmo romper. E como você disse, um aparelho pode vir com conector 90º quando se compra. Quando já temos um aparelho em casa, sabemos como fazer, mas quando ainda será adquirido que vem a questão da inversão dos módulos.
Pelo menos temos essa alternativa de inverter os módulos, imagine se fossem fixos sem essa possibilidade, seria uma doideira danada (risos). Porém temos também tomada dupla 4x4 em que os módulos são um ao lado do outro, o que pode ser uma bela alternativa para esses casos.
Professor, seus vídeos me inspiraram a buscar entendimento na área da elétrica e por incrível que pareça, eu mesmo, que não sou da área de elétrica, estou planejando a instalação de toda a rede elétrica da minha residência com rede e circuitos diferenciados para cada utilização. Só posso dizer que sou muito grato. Grande abraço Henrique e que Deus o abençoe abundantemente!!!
Valeu pelo apoio Valdenor Maciel!
Boa tarde. Em termos de espessura, qual o cabo utilizado para fazer o jumper? No meu caso, há um fio de 2,5mm de duas pontas saindo de um interruptor onde já se encontram instaladas duas tomada simples de 10A. Quero substituir as tomadas simples por tomadas duplas.
Rafael Bittencourt Kiffer , não faça jumper. A derivação deve ser sempre nos fios e não no borner da tomada.
Faça derivação na própria fiação sempre usando a mesma espessura de fio presente na rede. Esqueça essa história de jumper, não é a forma mais correta nem mais segura de fazer esse tipo de ligação.
Parabéns a equipe do Mundo da Elétrica pela boa comunicação, pela boa fluência no conhecimento apresentado e pelo capricho na elaboração dos vídeos. Pelo bom conjunto da obra de vocês eu acabei me escrevendo em seu canal. Obrigado!
Obrigado pelo elogio Joao!Valeu mesmo
Certo Henrique. Mais a questão é: A capacidade de condução das tomadas são de 10A; Se na primeira tomada estiver fluindo por ela uma corrente de 6A e na Segunda tomada uma corrente de 7A estão dentro da capacidade de condução delas que seria de 10A, mais ai que vem a questão 6+7=13A fluindo nos bornes da primeira tomada a final o ponto de derivação para a segunda tomada foi feito nos bornes da primeira tomada, nesse caso a corrente das duas tomadas somam no ponto de derivação que está sendo os bornes da primeira. A possibilidade de sofrer um aquecimento é grande pois vai está fluindo uma corrente elevada nos bornes da primeira tomada que seria de 13A e não 10A como o fabricante recomenda.
Eu faço o ponto de derivação no próprio condutor antes de entrar nelas (tomadas).
Só uma sugestão exemplificada.
Like e forte abraço a toda Equipe Mundo da Elétrica.
Se fosse assim o disjuntor deveria desarmar por conta da amperagem ser superior a 10 A
@@vaiqueesua não se usa disjuntores de 10a para circuitos de tomada
@@zklpguedes6418 E usa de quanto então?
É muito relativo amigo, vai depender da quantidade de tomadas que vai ser instalada no circuito, pra isso existe um cálculo
@@vaiqueesua 16a para cabos de 2,5
canal muito útil para ampliar o conhecimento no mundo da elétrica...!já virou minha rotina acessa-lo..
Obrigado, vídeos novos todas as terças, quintas e sábados. Não perca as novidades.
Haveria algum problema em ligar uma tomada 20A com uma 10A? O jumpeamento seria o mesmo?
Abs.
???
Geralmente em tomadas é usado, cabo 2,5mm² '' suporta uma corrente de ate 21 amperes, se o cabo da rede vier 2,5mm², e você fizer o Jump com cabo 2,5mm², não tem problema não.
Tiago Guimarães Entendi, eu estou querendo ligar um micro-ondas na de 20A e uma fita de led na de 10A. Como eu posso saber se o que vem da rua é de 2,5mm?
É chamado de Bitola, isso é padrão, voce chega em uma loja elétrica(no qual eu trabalho), e pede quero Fio de 2,5mm², pra fazer uma ligação de tomada, podem até te auxiliar lá tbm :)
Como eu disse Geralmente Casa '' Tomadas são 2,5mm²'''' Lampadas 1,5mm² '' ''Chuveiro 127V 6mm OU 10mm'' Chuveiro 220V 4mm'' ou 6mm, Aqui em minas por exemplo é assim, São dividos em Circuitos separados, Tomadas, lampadas, Chuveiro,
Muito bom, estou entrando agora no mundo da eletricidade e seus videos tiram muitas duvidas. E acho que tem muito eletricista que se diz profissional que precisa assistir seus videos.
Obrigado Marcio! Fico feliz em colaborar com o aprendizado das pessoas!
Esse jumpeamento é inadequado. O certo é haver uma derivação do cabo de entrada, para as duas tomadas
Tu sabe de nada!
Essa tbm é uma dúvida que eu tenho, mas as próprias tomadas duplas já tem o espaço destinado para fazer "jumpeamento". Derivar a partir dos cabos de entrada exige conectores ou emendas com fita isolante e isso ocupa muito espaço na caixinha 4x2. (editado: só pra constar que aqui em casa as tomadas duplas eu derivei direto dos cabos de entrada, ficou exprimido mas acho que foi mais adequado) .
Particularmente não faço nas minhas conexoes esse tipo de ligação 1 porque se der problema na tomada que está entrando a fase automaticamente a outra para de funcionar 2 faço a derivação direta no cabo pois assim se der problema em uma das tomadas a outra não para de funcionar
@@clebersouza191 problema ? acho difícil dar problema nesse tipo de instalação.
@@estudantedaeletrica5372 então vamos a prática vc fez todo esse proceco aí de janpeamanto entre os bornes blza até aí tudo bem???? Mais aí vem o seu cliente e usa essa tomada de 10 amperes e liga um equipamento com uma potência maior que 10 amperes suporta ou o cabeamento é mal dimecionado, detalhe experiência própria então uma dessas tomadas sofre uma sobrecarga e derrete o borne vc não acha que isso acontecendo a outra tomada não será afetada simples assim cada um faz do jeito que quer ou acha melhor mais na minha opinião não faço esse tipo de ligação em meus serviços!!!!!
Otima dica de como montar corretamente uma tomada dupla.
Dentro da norma e sempre com qualidade.
Aki em Maceió Alagoas e 220v só que tem fase e neutro e não 2 fases .
Sim sistema monopolar 380/220V :)
Olá, sou Celso prado.
Gosto muito e aproveito vossas dicas.
Parabéns, continue com outras dicas mas não saia do assunto
Obrigado, precisando estamos por aqui!
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!
Agradeço este apoio e a mensagem. Obrigado
Bom final de semana obrigado pelas aulas da semana até a próxima
Obrigado, Um excelente final de semana para você também. Semana que vem tem mais.
OLA PROFESSOR! ASSISTI O SEU VIDEO DE COMO INSTALAR TOMADAS DUPLA DA MANEIRA CORRETA, EU OBSERVEI QUE AS TOMADAS TAVA COM OS ORIFICIOS NAS MESMAS POSIÇÕES, O TERRA ORIFICIO CENTRAL DAS DUAS TOMADAS TA PRA CIMA CERTO? SE UMA DAS TOMADAS TIVESSEM COM O ORIFICIO CENTRAL PRA BAIXO EU TERIA QUE FAZER O JAMPER DO FASE E NEUTRO DE UMA TOMADA PRA OUTRA EM X. AGUARDO RESPOSTA. Abrços
Ei João Arguelho! Como tem passado? não seria preciso fazer o jumper em X porque o padrão e que o neutro fique sempre a nossa esquerda Valeu João Arguelho! obrigado pela mensagem =)
João Arguelho, não necessariamente teria que ser feito em X a final esse padrão de tomada é modular, basta você desconectar um bloco de tomada daqueles e inverter a posição.
OLÁ HENRIQUE TEUS VIDEOAULAS SÃO SHOW, VALEU.
Valeu demais pelo apoio! =)
Mas nesse caso aí, uma tomada fica dependente da outra, e se ambas estiver sendo usada a capacidade de Amperagem de uma será o dobro...
A amperagem e de 10a por tomada.
Jeferson Oliveira todo circuito há essa derivação em paralelo e a corrente será dividida, não apenas no caso dessa tomada. Se for realizado o dimensionamento adequado não dará problema
muito bom seus vídeos aprende muitas coisas com seus vídeos que Deus li abençoe
Obrigado Jackson Sousa! Ficamos satisfeitos com sua mensagem!
Esse tipo de ligação não estaria exigindo de mais da tomada que está sendo jampeada
Concordo , essa ligação no meu ver esta errada !
Totalmente errada.A sua explanação é a correta.Vai sobrecarregar uma conexão.
Ótimo vídeo parabéns.
Informação: A empresa ILUMI comercializa no mercado um conjunto com duas tomadas muito fácil de instalar, ligando apenas os cabos de alimentação nos bornes já alimenta as duas tomadas, não precisa de jumper....muito bom...
bom dia professor,sempre assisto seus videos e é muito aprendizadp todos,mas em se tratando desse vejo que a tomada poderia estar com os pinos centrais de frente pro outro,pois as tomadas e fontes tem essa característica de pino central pra frente dos laterais e também poderia se colocado uma derivação de cabos ,se caso uma tomada entra em curto a outra permanece intacta,,,mas muito obrigado por mostrar sua tecnicas e abilidades ,aprendemos muito sobre o contextos.
segundo a engenharia elétrica, esse modelo de ligação esta errado! essas 2 tomadas são de 10A e si ligar dessa maneira, uma acaba sofrendo sobrecarga acima de 10A
ex: si ligar em uma tomada algum equipamento com 10A e na outra tomada ligar outro equipamento com 10A, a tomada que esta fornecendo o jump's acaba ficando com 20A
Tudo bom Edson Lima? cada tomada trabalha com a corrente máxima de 10A então neste caso não vai haver sobre carga pois cada uma esta alimentando componentes diferentes, no circuito em série a corrente é a mesma em ambas tomadas Edson Lima, ficamos contentes com sua mensagem! Obrigado
Edson vc é Pedricista?
Mundo da Elétrica circuito serie divide tensão,paralelo divide a corrente.
O Edson está correto...oque ele quis dizer é que na lata da tomada onde tem o parafuso que faz a derivação vai ter a corrente das duas tomadas...ou seja podendo ultrapassar os 10 amperes. O correto é fazer derivação no cabo e não na tomada.
Me qualifiquei no SENAI para quem não conhece é a maior escola de São Paulo. E com o meu professor que é um Engenheiro Eletricista aprendi exatamente oque o Edson Lima comentou
me ajudou bastante parabem eu tou contruindo meu salao de cabelo tou precizando fazer umas estalacoes completa
Engenhall já mostrou a forma correta. Assim vai sobrecarregar o borne de onde está a derivação.
Engehall ganha para fazer propaganda da Waggo. Não a nada de errado aí.
melhor explicação da internet 💯%👏
muito boa a explicação...
vcs estão de parabéns, fazem um excenlente trabalho ...
de ensino e divulgação...
Olha... muito obrigado *LEONARDO BARBOSA* !
Obrigado mais uma vez. aprendo muito com todos vcs.
eu estava com duvida como ligar um compressor de ar, depois de ver o vídeo de comandos para compressor tirei todas minhas duvidas, obrigado mundo da eletrica
Que bom que pudemos ajudar
Vi que não está inscrito em nosso canal.
Não deixe de se inscrever aqui goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações.
No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.
Fiz o curso de comandos elétricos no SENAI e estou me aperfeiçoando no mundo da elétrica, não aprende quem não quer.
É sempre bom estudar! Ficamos felizes em colaborar com seu aprendizado!
Deus Abençoe tua vida e toda a sua Família
Muito obrigado pela explicação Deus te abençoe sempre Araçatuba sp
ecelente tuas informscoes esta de parabens , venho indicando p varios proficionais que deus continue ti abencoando .
Amém, agradeço todo o apoio.
como sempre aprendo muito com os vídeos do canal...
parabéns pelo trabalho realizado.
Agradeço demais todo apoio. Obrigado pela mensagem.
O dia que tiver um curso com essa galera eu quero participar maravilha ...
Se tiver ao meu alcance estarei com vocês, muito bom !!!
*Anderson Batista* lançamos o curso! A primeira turma já está quase fechando! olha aí! eletri.ca/curso
Nunca pensei em ver um vídeo que ensinasse errado nesse canal. Caiu no meu conceito.
Muito bom, é isso aí . Serviços realizado com segurança e objetivo, tirou minhas dúvidas. OBRIGADOOOOOOOOOOO.
Temos vídeos novos às terças, quintas e sábados. Obrigado por nos assistir Mião Mião!
Olá professor, parabéns pelo Canal! Acabei de pegar tua dica é liguei minha tomada dupla mas após prender na parede direitinho vi q as duas tomadas das geladeiras q ia ligar não cabiam na mesma direção rsrs Tive q desfazer tuudoo e virar uma pra cima e outra baixo. Tá aí uma dica já que as novas tomadas tem três pinos. Obrigadooo!!!
Muinto bom profesor cada dia mais aprendo com vc parabens.
Obrigado por nos assistir, fico feliz que tenha gostado.
Muito bem executado, com capricho e segurança. Parabéns.
FALOU TUDO SEM ENROLAR OBRIGADO SOROCABA SP.
seus vídeos são mto explicativo parabéns eu estou aprendendo mto com suas dicas...
mto obrigado..
Obrigado, precisando estamos por aqui!
Gratidão Gratidão Gratidão
Deus Ilumine sempre
Paz e Luz para nós todos
muito bom , esse vídeo ,
se puder posta um vídeo de quadro de distribuição ,
montando fase e neutro ,
obrigado , gosto muito de seus vídeos. .
Sobre QDC temos alguns vídeos veja:
ruclips.net/video/VlGnnfVM3qA/видео.html
ruclips.net/video/5UztgT8XVY4/видео.html
ruclips.net/video/4avlmLXbtac/видео.html
ruclips.net/video/aw-l2u2byrw/видео.html
ruclips.net/video/BMhUnpOMFrQ/видео.html
Muito bom seus videos, está me ajudando muito no curso que estou fazendo. Abraço!
Eu que agradeço o apoio.
Henrique. Bom dia.
Recentemente vi um vídeo da engehall curso, engenheiro andré, em que ensina a fazer essa instalação de outra maneira utilizando conecto de derivação, ou seja, ligar as duas tomadas ao mesmo tempo através de seus fios fase e neutro. Ele condena essa ligação que você faz. A minha finalidade não é fazer embate nem disputa entre profissionais, mais é para esclarecer o que é certo
Meu caro *Luiz Mileze* bom dia! Bem a minha ligação não esta errada ou fora de norma, talvez o intuito do André no vídeo que fez era instruir sobre um maneira mais ágil de realizar, e nesse caso usar conectores pode fazer a instalação ficar sim mais ágil. Ei , obrigado pelo comentário!
Obrigado! (todo dia utilizo seus vídeos e comento kkk)
Obrigado por participar sempre!
muito obrigado mesmo, fiz aqui em casa e deu certo. muito obrigado.
Ahh legal! Qual vídeo você gostou mais até agora?
sinceramente, gosto de todos.
Ficamos lisongeados! Obrigado ;-)
Ótimo vídeo. Direto ao ponto sem rodeios.
Obrigado eu que agradeço pelo apoio e por se inscrever. Não perca nossas atualizações, novos vídeos as terças, quintas e sábados.
Que bom saber que esse é modo certo! Pq só fazia errado!😅
Rs, agora que aprendeu nada de fazer errado de novo rs.
Muito bom.. Gosto bastante desses videos pratico..likes
Valeu Tobias! Obrigado por participar !
Nossa, tem uma tomada assim em casa 😱, irei arrumar ela
. Obrigado
Valeu pela aula. Também faço assim. O fabricante permite fazer esse tipo de ligação e o produto possui essa estrutura.
Opa! Valeu professor, pedido atendido finalmente, rsrsrs.
Peço desculpas pela demora rs.
que nada, nem demorou.......muito!!! rsrsrs. Sério, show de bola a sua didática, impar...
poxa que bom rs.
Li em algum lugar dizendo que era só fazer um jumper do neutro que está ligado na lâmpada no teto e descer até a caixa da luz/tomada. Por isso seria importante um vídeo explicando esse caso. obrigado pela atenção.
Muito agradecido por mais um ensinamento.
Fico feliz em saber que esta aprendendo... Muito obrigado por nos assistir.
Valeu
;-)
boa noite otimo video e as tomadas de quatro.Vx poderia explicar como como se monta Qdc numa casa que tem um terreno 50metros ja que quadro com medidor fica na garagem sendo que la tenho que colocar um QDC tb. Ja que a casa fica no final do quintal e la tem um salao de cabeleireiro fora de casa em lugar separado. como faco para fazer esses 3 QDC como faco na divisao dos cabos, sei dimencionar so sei como como partir de um quadro para o outro dividindo o cabo principal.
Muito bom seus vídeos. Aprendendo muito. Sucesso.
Ficamos felizes em saber, obrigado!
Caramba parabéns, muito bem explicado
Boa tarde henrique queria q vc falace sobre aterramento , aqui em sp vem duas fazes e um neutro , porem futuramente estou pretendendo colocar uma haste de terra .... bem queria saber se no caso posso levar o cabo da haste de aterramento direto pro qdc interno de casa ?
Excelente explicação!SIMPLES E DESCOMPLICADO.
Obrigado, vídeos novos todas as terças, quintas e sábados. Não perca as novidades.
Muito bom seus vídeos, parabéns!! Aprendi muitas coisas, eu iniciei um curso de Eletrotécnica e estava aprendendo tudo isso, porém tive que parar o curso, mas assim que possível vou retornar...
Realmente estou torcendo para que retome seu curso e consiga finalizar :)
muito bom. gostaria de pedir um vídeo explicando de onde puxar o fio neutro para instalar um interruptor de luz com tomada. Pois só existe o fio fase e retorno da luz na antiga instalação. obrigado
Tem de ser analisado os circuitos e "casar" a fase e neutro de mesmo circuito.
Boa noite !!
Esse vídeo é bom ..
Só que hj a BNR 10 condena essa forma de ligação...tem quer ser feito um chicote com derivação para as tomadas ...Isso para não ter sobre carga na primeira tomada que recebe a corrente que vem do circuito.
Essa forma dependendo do uso num pode sobrecarregar?
muito bom sou um admirador do seu trabalho parabens.
Valeu! Inscreve lá no canal pra acompanhar todos os vídeos goo.gl/0a6d9A
Prezado professor do Mundo da Elétrica.
Como esse vídeo foi publicado em 2 de jun. de 2016 espero que você já tenha mudado a técnica e está ensinando fazer a derivação diretamente do fio e não usando jamper. Abraço.
Parabéns pelo seus vídeos! ! uma sugestão de vídeo, aterramento ideal do início ao fim. valeu
Obrigado por participar e pela sugestão Luciano! Anotado.
Eu , particularmente, prefiro fazer o rabicho ou conectores rápido tipo wago entre os cabos para que haja mais contato entre os cobres e mandar cabos individuais para cada conexão da tomada , fazendo o jumper dessa maneira e dependendo o equipamento que for usar nas duas tomadas ao mesmo tempo, ira sobrecarregar o ponto de conexão da primeira tomada, principalmente se for tomadas de cozinhas e áreas de serviço. Forte abraço.
to pretendendo trabalhar na eletropaulo,
mas depois eu quero fazer eletrotécnica. .
É bom sonhar né,
apesar da minha idade ser um pouco avançada..abraço amigo. .
Que legal Matheus! Obrigado por nos prestigiar.
Boa noite Henrique.
Gostaria de fazer uma observação no seu vídeo. Temos alguns locais no Brasil onde a DDP (diferença de potencial ) entre a fase e o neutro é 220 V, portanto, nem sempre teremos dois fios fases para alimentar uma tomada de 220 V.
Um detalhe que você poderia ter mostrado no final do vídeo é que a tomada deve ser posicionada sempre com o pino central (terra) voltado para cima.
Parabéns por mais um excelente vídeo.
Show de bola Prof. Parabéns.
Obrigado, que bom que gostou.
valeu eu vi, muito bom , obrigado por todos os vídeos postados. .abraço.
Valeu Matheus! Obrigado por participar!
Valeu Professor, muito didático.
Obrigado Marco, fico feliz que tenha gostado!;-)