Soajo (História e caracterização)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 сен 2024
  • O último dos excertos do programa "POVO QUE CANTA" gravado no Soajo que vou publicar.
    Fala da História, Cultura, Tradições e modos de vida do povo do Soajo.
    "No concelho de Arcos de Valdevez, Alto-Minho, o SOAJO - povoação caracteristicamente montanhesa no sopé da serra que tem o seu nome - vive ao ritmo lento do trabalho agrícola e do pastoreio. O pousio é desconhecido e a agricultura praticada em pequenas glebas dispersas pelas encostas. As culturas limitam-se ao milho -de regadio e sequeiro - centeio, batatas, vinho, azeite, cera e mel. Na pastorícia, por "vezeiras", os rebanhos pertencentes a diversos donos são guardados pelo mesmo pastor. O gado é levado para a serre, onde fica até Setembro, o mais tardar princípios de Outubro - altura em que se colhe o milho. No interior da serra - dada a exiguidade das áreas cultivadas em redor da povoação - encontram-se as chamadas "BRANDAS", núcleos de povoamento temporário de carácter agricola ou pastoril ou misto, constituidos por choupanas e leiras de cultivo, onde o Soajeiro habita apenas na altura das sementeiras e das ceifas.
    O Pelourinho, "rude no material e na arte", segundo LEITE DE VASCONCELOS, e cujo simbolismo é diversamente interpretado.
    Em volta da eira comum, a presença - hierática - dos espigueiros, mais conhecidos por canastros ou caniços - onde o milho vai a secar antes de ser malhado. Para evitar a subida de roedores, os espigueiros têm a sua armação assente sobre pedras arredondadas ou mós. As fendas verticais destinam-se à ventilação.
    Quem pretende utilizar a eira comum para a sua malha, coloca, na véspera do dia, uma vassoura de giesta debaixo de uma pedra, sinal por todos entendido.
    Solidários entre si, os Soajeiros são conhecidos na nossa história pela sua independência e espírito de combatividade, de que é exemplo, entre outros, a figura quase lendária do Juíz do Soajo, e sem esquecer a fomosa rixa que eles, Soajeiros, há pouco mais de meio século tiveram com gente dos Arcos de Valdevez, onde um dos seus tinha sido maltratado. Combinada a desafronta, juntou-se um numeroso grupo de Soajeiros que, no dia marcado, varreu literalmente a Feira dos Arcos com paus, de que eram temidos jogadores. A quem procurava dissuadi-los, respondiam - "quando saímos do Soajo, já os sinos ficaram a tocar pelos que hão-de morrer".
    Os Soajeiros conseguiram do Rei D. Dinis que "não seja permitida demora dos cavaleiros fidalgos naquelas paragens, senão o tempo suficiente que leva a esfriar um pão, exposto ao ar, na ponta de uma lança".
    A deliberação tomada por aquele Rei respondia a uma queixa que lhe apresentaram os Soajeiros contra os fidalgos, os quais, "tratando-lhes as filhas e as mulheres pouco decorosamente", foram compelidos a "vender tudo o que ali possuiam e ir morar noutra parte, não sendo nunca mais permitido a qualquer fidalgo ou cavaleiro adquirir bens do dito concelho"."
    Autor: Michel Giacometti
    "Povo que Canta", RTP1970
    Agradecimento ao Sr. Domingos Morais, através do qual cheguei a estes vídeos de Michel Giacometti e, também, aos Guiões deste programa "POVO QUE CANTA".

Комментарии • 5

  • @galaxionstar
    @galaxionstar 15 лет назад

    Obrigado Fernando pelo este series de videos do nosso Portugal. E historia de Portugal e linda e devemos ter muito orgulho de ser Portugueses. Obrigado

  • @Gildosarcos
    @Gildosarcos 15 лет назад

    Terra lindissima que é o Soajo!!! Obrigado Fernando.

  • @Estanhado
    @Estanhado 15 лет назад

    Como se estivesse a fazer um filme da minha passagem pela linda "Currais" das Terras do Barroso...
    Os Arcos de Valdevez, na sua componente rural, tem muitas semelhanças com aquilo que nos anos 60 e 70, do século passado, vivi bem vivido e, hoje, constitui os alicerces de um olhar com saudade para os velhos tempos de infância.
    (...)

  • @mbritobarcelona
    @mbritobarcelona 15 лет назад

    Fantastico espectacular y obrigado amigo Fernando porel maravilloso video que voce poso aqui y poro trabalho que isto ten que ter pra poder voce encontrar istes reporta_gen parabems video de muito valor

  • @Estanhado
    @Estanhado 15 лет назад

    (...)
    Tal como Camilo Castelo Branco se refere em relação às suas origens de "aldeão" em Vilarinho da Samardã, também experimentei essa condição pelo meu Barroso. Dali até aos Arcos, passando pela Serra do Gerês, apenas uma cordilheira nos "separa" e como comunidades assentes no mesmo tipo de "modus vivendi".
    PARABÈNS PELO ESFORÇO EM FAVOR DA CULTURA!!