Filme sobre a arte circense é apresentado na Semana Nacional dos Museus, em Taubaté

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024
  • Durante o mês de maio, entre os dias 14 e 17, o Museu da Imagem e do Som de Taubaté, o MISTAU, promoveu exibições espontâneas do documentário "Sorrir é Resistir - A Arte Circense em Taubaté", um filme de André Ferreira, com direção artística de Luiz Claudio Daniel.
    A ação foi integrada à exposição “Eco Circo Brinquedos Circenses e de Antigamente”, uma mostra que apresentou brinquedos antigos feitos de sucata no espaço de exposições “Leopoldo e Silva”, no prédio sede da Área de Museus. Também fez parte da programação de atividades da 22ª Semana Nacional de Museus, cujo tema em 2024 foi “Museus, Educação e Pesquisa”.
    No dia 22, o Mistau promoveu a projeção do filme e um bate-papo entre os idealizadores da obra e trabalhadores do poder público do segmento cultural. A intenção da roda de conversa foi a de debater sobre a importância da preservação da história e da memória para uma comunidade e um povo, a partir de trabalhos de pesquisa. “Sorrir é Resistir - A Arte Circense em Taubaté” é fruto de iniciativa neste sentido, tanto que a hemeroteca pública da cidade foi um dos ambientes frequentados pelo autor do projeto, o cineasta André Ferreira. Durante a conversa também ocorreram relatos dos profissionais sobre passagens envolvendo a arte circense.
    A obra fílmica “Sorrir é Resistir - A Arte Circense em Taubaté” apresenta histórias de pessoas que vivem e viveram o universo do circo na cidade, seja no picadeiro ou nos bastidores, entremeadas com registros de jornais e fotografias da presença e atuação de artistas de circo no município.
    .
    Imagens: Cláudia Mello
    Edição: Douglas Jefferson

Комментарии •