Sartre e a critica da democracia burguesa | Silvio Almeida

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 28 окт 2024

Комментарии • 19

  • @wslyvl
    @wslyvl 8 лет назад +13

    Sartre, desde seu esboço à teoria das emoções, no seu contato com os movimentos fenologicos e a introdução ao existencialismo, tem sido resposta para muitas das minhas inquietações. As anomalias da atual democracia e prática política deve ser de conhecimento das comunidades para uma real mudança.
    Próximo livro que eu vou ler, pode ter certeza.

  • @joycecesarpirespires6663
    @joycecesarpirespires6663 Месяц назад

    Todo apoio ao Silvio Almeida ❤

  • @elainesendo8225
    @elainesendo8225 8 лет назад +10

    De fato, acatamos a estrutura judiciária como dada....Sem nos darmos conta de que tanto o juiz quanto as leis estão imersos numa realidade política, social, cultural, com todo o jogo de forças embutidas nelas.

  • @carlosmelo8429
    @carlosmelo8429 8 лет назад +8

    Super ansioso para ler esse livro.

  • @matogrosso555
    @matogrosso555 3 года назад

    Boa!

  • @Fabiowsousa
    @Fabiowsousa 5 лет назад +1

    Vou adquirir, professor!

  • @Pitimitzi
    @Pitimitzi 8 лет назад +4

    ABSTRAÇÃO HIPOSTASIADA
    Para alguns, a Filosofia aparece como um meio homogêneo: os pensamentos nascem e morrem nele, os sistemas nele se edificam para nele desmoronar. Outros consideram-na como uma certa atitude cuja adoção estaria sempre ao alcance de nossa liberdade. Ainda para outros, é vista como determinado setor da cultura. Em nossa opinião, a Filosofia não existe; sob qualquer forma que seja considerada, essa sombra da ciência, essa eminência parda da humanidade não passa de uma abstração hipostasiada. De fato, existem várias filosofias. Ou melhor - porque nunca encontrareis, em determinado momento mais do que uma que seja viva -, em certas circunstâncias bem definidas, uma filosofia se constitui para dar expressão ao movimento geral da sociedade; e, enquanto vive, é ela que serve de meio cultural aos contemporâneos. Esse objeto desconcertante apresenta-se, simultaneamente sob aspectos profundamente distintos, cuja unificação opera constantemente. ”
    - Crítica da Razão Dialética, Jean-Paul Sartre

    • @lgcampinas
      @lgcampinas 5 лет назад

      Filosofia: Eminência Parda
      Essa é uma definição interessante.
      Principalmente quando, ao assistirmos o vídeo apresentado, constatamos a afirmação de que existe uma necessidade, segundo o discursante (citando Sartre), de uma mudança, não epidérmica, mas RADICAL. Ressaltando que o tema do vídeo é intitulado de DEMOCRACIA BURGUESA.
      Então a pergunta que não quer calar é:
      Quem vai levar as armas ?
      Porque a MUDANÇA RADICAL, leia-se, violência pelas armas, é a ferramenta "filosófica" nebulosa que nunca foi descortinada pela filosofia.
      Trabalho que é bom, NADA !

  • @neiltonjunior3400
    @neiltonjunior3400 7 лет назад +10

    Burguesia é os livros que são vendidos na boitempo que é caro demais

    • @jeancarvalho3930
      @jeancarvalho3930 5 лет назад +3

      É caro produzir livros de qualidade no Brasil. As tiragens não podem ser muito grandes porque a população, em geral, lê pouco (consome poucos livros); e, por não haver grande tiragem, o preço de bons livros sobre e poucos podem comprá-los. É um ciclo vicioso.

    • @matheusibane2888
      @matheusibane2888 5 лет назад +2

      A edição do capital em capa dura só compro se um dia me tornar burguês ou se pintar um emprego nesse ano. Kkkkkk rindo de desespero

  • @allefreis2585
    @allefreis2585 6 лет назад +1

    "A existência precede a sua essência"

  • @allefreis2585
    @allefreis2585 6 лет назад

    O homem é o ser e o nada ao mesmo tempo.O homem é um ser contigente segundo; (sartre) não existe razões matáfisicas para o ser humano existir, ele como (rosseau) também contraria aristóteles na filósofia potência e Ato onde para aristóteles a partir da minha essência tenho ou não minha escolhas virtuosas para se atingir o fim. Sarte diz:nós escolhemos nossos fins,como iremos existir etc.. OHomem precede à essência devido a nossa liberdade por sermos livres. O homem é livre para ter suas escolhas tanto coletivas como indíviduais, porém devido a nossa liberdade podemos ter boas escolhas ou nem tantas dai surge uma frase genial! O inferno são os outros temos mania de colocar culpa nas pessoas por não termos se tornado alguém que queriamos ser,temos mania de culpar todos uma maneira de se auto blindar à nossa má existência.

  • @jozahfa
    @jozahfa Год назад

    Sartre foi um pensador contrarrevolucionário, contrário aos trabalhadores.

  • @lgcampinas
    @lgcampinas 5 лет назад

    Vasio !