E um adendo, não só na área médica, mas também na geologia. Agora estão conseguindo criar os primeiros modelos de previsão de terremotos, algo que é um problema muito antigo da humanidade que até então não havia como prever.
Prevê terremoto do que adianta, nenhuma tecnologia será capaz de deter a fúria da natureza, mola de aço e bolas de ferros não podem parar a insensatez humana. Há Profecias que dizem que haverá um grande terremoto que farão com que ilhas inteiras desapareçam num piscar de olhos e que o bramido do mar com suas ondas irão encher o mundo de terror. Será que um grande terremoto poderia diminuir a altura do bloco continental afundando-o levemente e dando ao mar a possibilidade de subir sobre o bloco continental como uma caixa que se afunda quando alguém empurra para baixo em um tanque cheio d'água? Breve soarão as 7 trombetas de Deus e nenhum cientista ou ciência desse mundo será capaz de prevê ou descreve os acontecimentos finais. Jesus está voltado para o espanto de todos os demais incrédulos
Minha vida mudou com a IA generativa. Não consigo ficar um dia sem usá-la, tornou-se imprescindível no trabalho, nos estudos e na vida. Mas ela continua sendo uma ferramenta, assim como a internet, o computador e os demais aplicativos. Em nenhum momento ela substituiu o que já fazia, apenas consigo fazer de forma mais rápida gastando menos tempo.
@@PedroSilva-rm1dueu estou usando o Copilot da Microsoft e resumos de reunião, lista de citações, plano de ação após a reunião, resumo geral, entre outros. Nada cinematográfico, mas é uma forma de ganhar tempo.
Eu tb! Uso muito. Uso para estudos, para discutir técnicas, para corrigir alguns algoritmos e compreender melhor sugestões de scripts. Estudar idiomas, planejamento profissional… Uso pra muita coisa. Troco muita ideia com o ChatGPT. Mas como você, uso como ferramenta, pois ela ainda erra um bocado. Tem errado cada vez menos, mas se eu não soubesse do que eu estou tratando com ele, coisas erradas passariam.
Eu acredito que seja como vocês falaram sobre a bolha da internet nos anos 2000. Muita coisa vai ficar pelo caminho, mas quando se consolidar as boas ideias vão sim mudar muita coisa no mundo, exatamente como a internet fez.
Não é como não tivesse gerado uma da piores crises mundiais que acelerou a desindustrialização do brasil, ainda mais, até hoje o Brasil não conseguiu se recuperar e continua sofrendo os efeitos
sou uma cientista.. dra em quimica.. desenvolvo produtos farmacologicos... gemini esta me ajudando muitoooooo! antes demorava 30dias.para escrever.um.projeto de.fomento. hj escrevo.em 2dias.)
Excelente tema que vcs trouxeram do Nicolelis. Sou mestrando na área neurociência e justamente na área dele , a de sinais sensório motoro, onde o Nicolelis é o cara. Ele é realmente bem cético e conforme vcs leram o artigo . O cerne da questão realmente é a comparação de que a IA seja , ou possa se tornar melhor que os processos cerebrais . E como ele bem cita não somos de pensamentos binários e nosso aprendizado leva em conta vários processos , aonde vários destes, dependem de uma internalização para significância que precisa de outros estímulos , como os de vias emocionais , e em cada aprendizado se torna bem singular . Resumindo . Para coisas gerais , de consultas ou até aprendizagem de modelos gráficos e de linguagem a IA é ok. Mas de forma a criar com base em uma vivência muito peculiar , seja criativamente ou insights únicos (aqueles que volta e meia permeia um grande matemático , cientista ....) , bem a isso que o Nicolelis refuta a inelegibilidade da IA em nos suplantar . Claro q ele pode explicar muito melhor do que eu . Mas resumindo entendo tbm da mesma forma. Estão depositando muitas expectativas , boa parte possível hoje ou em futuro próximo e outros que estão superestimando demais (exemplo a Neuralink q o Nicolelis já fazia boa parte das leituras de sinais e seu processamento na 2ª metade do século passado. Outro exemplo tem Paper bem interessante apontando problema na leitura de imagens com IA em radiologia médica e invalidando vários resultados em artigos que os citaram .
Sempre temos que pensar com equilíbrio, desconfiança e atenção pra não perder oportunidades. O hype pode sim existir, mas não ser exatamente bolha. Mandaram bem nas considerações.
Não conseguiu torna um protejo viável a larga escala, ideia é lixo se você não consegue fabricar e colocar no mercado para um grande número de pessoas. Igual os aviões que hoje não tem nada de parecido com os primeiros, tudo um lixo, quem tirou do papel realmente foi os asas a lona, isso sim é ser foda, permitir a produção em larga escala até você ter passagens de 3 mil para os EUA ou qualquer outro país dentro de uma máquina com 100 toneladas.
@@gdevivas bom dia! Você conhece alguma grande contribuição objetiva dele? Sinceramente, vejo muitos elogios, mas nunca encontrei nada objetivo… o que me lembro foi que Gastou milhões de dinheiro público para fazer o exoesqueleto… criou grandes expectativas e no dia da apresentação reclamou que houve corte da apresentação… que na minha opinião foi ridícula… tanto que nunca mais ouvir falar sobre o projeto do tal exoesqueleto…
Salvar e/ou melhorar a condição de vida das pessoas é sempre um investimento válido. É empolgante ver que as inteligências artificiais estão ajudando muito no diagnostico de doenças como o câncer.
Excelente vídeo! Akita também tem a mesma visão de vocês. A IA virou uma grande bolha em função dos oportunistas, mas veio para ficar e temos que usarr a IA para nos ajudar e quem não utilizar dependendo da profissão vai ficar atrasado em relação ao concorrente.
Nossa, vocês estão de parabéns por levantarem esses dados sobre os avanços na área da saúde e os benefícios desses avanços para as pessoas. Não se tratam só de números em planilhas e valores na bolsa de valores, estamos falando de qualidade de vida.
sou programador senior e tenho bastante experiência, quando surgiu a I.A ( com o chatGpt) ouvi muitos burburinhos de que a area de tecnologia estava ameaçada, eu sempre muito cético, não dei bola pra isso, e até imaginava que se tratava de outras inteligências como por exemplo ( a siri do iphone ou a bixbi do samsung) até que comecei a utilizar e fazer testes com essa nova I.A e fiquei impressionado, realmente, é uma grande revolução da tecnologia. Portanto, financeiramente falando, na minha opinião não é uma bolha, é apenas a adaptação do mundo a essa nova tecnologia e como esse retorno financeiro será obtido, ou seja, os investidores não estão aguentando esperar o retorno, simples.
Não sou formado nem cientista Sou apenas um observador gosto de olhar para a rua e na minha rua não tem mais vigia na minha cidade não tem mais sindicado de vigia O pedreiro não tem mais servente ele agora usa a bitoneira Na minga cidade nao tem mais datilografa e ainda tem gente que fala que a tecnologia é uma bolha
IA é uma ferramenta, como qualquer outra, se bem usada para um propósito pode gerar valor. Mas o que me incomoda é como as empresas vendem isso nos summit’s da vida por aí, como uma revolução. O Dr. Nicolelis aponta um caminho interessante que devemos observar, o futuro não se resume em IA.
Eu sou analista de banco de dados e atualmente minha empresa está migrando para o GCP, q só tive antes a oportunidade de estudar a parte teórica. Estou há quase 3 meses nesse projeto usando bastante o Bigquery e o chat gpt me ajudou MUUUITO em questão de entendimento de funcionalidades, testar formulas, identificar as diferenças de sintaxe. Atualmente estou desenvolvendo notebooks em python e scripts em java com o Google app script e, graças a IA, já adiantei mais de 2 semanas de trabalho em 2 dias, sem contar q uso os códigos q me fornece para estudo, tendo em vista q python e java não são minha especialidade. Conclusão... Quem diz q IA n ajuda na produtividade é pq não tá sabendo como usar da maneira correta.
Tem muito marketing sim envolvido, eu mesmo ja presenciei uma empresa falando que seu sistema tinha A.I. e eu pedi um exemplo prático e fiquei no vazio. Outro cliente já me colocou que ele precisava ficar criando todos os dias regras novas e formas novas e nada era criado do nada. Então o seu vídeo foi realmente muito bem esclarecido o momento, concordo com seus argumentos, temo um I.A muito importante e que está sim dando valor, mas como vocês disseram não é bolha mas está sim um pouco "inflado". Valeu excelente vídeo...
Mais um vídeo super legal de vocês! Adoro! Não deixem também de conferir as ideias do Pena Spinelli, ele esteve a pouco tempo no canal Ciência sem fim, ele tbm tem uma ideia bem fundamentada sobre a evolução das IAs.
Esse recorte de tecnologia que hoje tá no mercado chamada de "IA" pode sim ser uma bolha. Mas isso é o início de algo com potencial revolucionário, de impacto social sem precedentes, como a Internet, energia elétrica, tecnologia nuclear, sistema financeiro, televisão, smartphone e etc...
Acho "bolha" uma palavra muito forte. Mas o marketing está muito pesado com a IA, até sistemas que se usam há mais de duas décadas como o de controle de luminosidade de TVs agora é chamado de IA. Pode haver uma bolha de marketing. Já a tecnologia eu concordo que tenderá a estagnar, mas agora foi consolidada como uma ferramenta amplamente utilizada. Em algum momento ela vai parar ou diminuir o ritmo da evolução como "inteligência" mas talvez evolua em performance de sua heurística e economia de energia. Mas se tornou uma ferramenta indispensável e em franca evolução em suas funcionalidades devido à sua popularização. É algo que está mudando a forma como vivemos.
A bolha é real. O mercado de I.A. cresceu desporcionalmente ao uso real da mesma e retornos financeiros. Muito parecido com o que ocorreu com a bolha da Internet. Isso que dizer que a I.A. não vai evoluir e se tornar parte essencial na economia e nossas vidas num geral? É claro que não. Ela vai evoluir muito além do que podemos vislumbrar hoje. Só que não na velocidade que o mercado financeiro gostaria. Bolha é isso.
Eu acho que tem muito potencial de crescimento acelerado ainda. Se é uma bolha tá longe de estourar. Lembrando que o mercado de Games, que é o maior, ainda nem começou a explorar isso direito. Acredito que o deslumbre e o ineditismo que a IA ainda pode gerar nos próximos anos é gigantesco.
@@noobhashPotencial, até o cocô de barata tem para algo. Estão cogitando ser uma bolha das .com 2.0 porque o dinheiro investido ainda não está reformando. Que vai sobrar muita inovação é fato, mas o foco é o retorno do dinheiro investido com uma boa margem de lucro e não o endeusamento da tecnologia x ou y.
O problema dos analistas de mercado é que eles pensam que as tecnologias disruptivas crescem exponencialmente rumo ao infinito e não se toca que chega em um momento que aquela tecnologia já chegou no limite e fica mais difícil de progredir novos avanços.
Na minha opinião isso não tem nada a ver com bolha… o conceito de bolha é que pode estourar e vir a ruir. Com a IA eu acho que essa chance é bem baixa, não é zero pq nada é 100% estável, mas o tanto de valor que já gerou e que ainda vai gerar é absurdo. Bolhas não geram valor
Creio que a humanidade desenvolveu e segue desenvolvendo justamente por reiterar ideias já existentes, e com base nelas fazer melhorias. Prédios, aviões modernos, só existem porque revisamos nossas construções prévias e melhoramos com o tempo. Nós devs que o digamos. Fazemos um MVP funcional de algo, e depois refatoramos (se houver oportunidade 😂), e nem sempre precisamos de ideias novas pra melhorar as coisas, mas simplesmente revisar e repensar sobre. Aplicando isso na ideia das IAs, não consigo achar que utilizar mesmos modelos e mesmas bases de análise sejam um problema, até porque a humanidade vai seguir criando, descobrindo e discutindo coisas novas, e isso servirá para alimentar os modelos de linguagem das IAs. Interessante a ideia do artigo, mas, me pareceu uma análise muito simplória que não criou relação ao como, de fato, uma inteligência “não” artificial processa e cria dados (que parcialmente, é como mencionei acima). Lembrando que não li o artigo. Opinião baseada no resumo do vídeo somente. Independentemente, ótimo vídeo!! Vocês são um casal exemplar, e gosto demais da sintonia de vocês, que é o que mais me trás de volta aos vídeos do que o conteúdo em si. Sucesso!!
@@fragosomorales Abraçe o futuro amigo! Melhor chegar p uma ia e perguntar: "fumo, bebo, passo o dia na internet e não me exercito, qual câncer eu posso ter?" e com base na resposta dela já começar a tomar suco verde e fazer terapia de sol.
É que os temas relacionados à saúde possuem muito mais variáveis do que apenas as visíveis nos exames, infelizmente, por isso, visão computacional é muito complexa, porque costuma depender de outras metodologias estatísticas.
Se é ou não não sei, o que sei que me ajudou muito no meu trabalho como design e programação 😅 Pra mim que não sou um sênior AI melhor coisa que já inventaram. Trabalhos que antes levavam dias agora faço em minutos.
Imagine você chegar em um hospital dando entrada na emergência, uma AI da um prontuário para o médico instantaneamente dizendo todo histórico do paciente, uma espécie de assistente virtual do médico.
Eu procurei e li o relatório do Goldman Sachs. Esse "consumo equivalente ao de Portugal, Grécia e Holanda" se refere a TODOS os datacenters. Bancos 24 horas, maquinhas de bancos, sites da Internet, dados de empresas em nuvem, servidores de corretoras de bitcoin, etc, etc, etc. Não é só IA não gente!
O ironico desse caso é que a dita bolha nasce da expectativa que seres humanos em situação de poder tem de substituir outros seres humanos no chão de fábrica de todo e qualquer segmento possível.
Com certeza é uma ferramenta muito boa! Uso todos os dias o Copilot no trabalho e Codium nos projetos pessoais, e o ganho de produtividade é bem grande (principalmente pra coisas repetitivas). Mas tbm acho que é uma novidade que precisa amadurecer, bem como o vídeo destacou. O consumo de energia está sendo absurdo e isso afeta o preço pra usar o serviço e o meio ambiente tbm. Vai ainda levar uns anos até que IA seja algo maduro e confiável. Por enquanto é hype, assim como muitos outros que surgiram.
Eu não conhecia o canal de vcs. Agora q o RUclips veio indicar vídeos de vcs, por causa do tema Inteligência Artifiicial. Gostei muito do vídeo, achei os dois parecendo bem entendidos do que estão falando. Por causa disso, já me inscrevi e vou assistir uns outros vídeos de vcs... Abraço!
Estamos apenas no começo da IA. Os maiores especialistas no assunto já estão pensando nas soluções para os grandes problemas que poderão vir. É ingenuidade achar que IA é só uma onda.
I.A a longo prazo pode trazer vários benefícios para a população mais pobre... agora, infelizmente é para poucos. E a meu ver, infelizmente, a I.A também veio para "retirar" empregos e aumentar a carga de trabalho de várias pessoas. Eu uso como leigo, acho mt interessante e percebo que facilita demais a vida. Só que as pessoas terão que se adaptar... senão ficarão para trás.
Falando como designer, entendo que a proposta de valor da IA não é clara. Desse modo, o imaginário público tem dificuldade para assimilar o que fazer com ela.
É parcialmente uma bolha sim, vai depender do tempo de análise. Muitos investidores acabam investindo em negócios apenas por levar a bussword "IA", e quando a frustração vem acaba fazendo com que vários players sejam afetados. Porém, quanto mais valor for apresentado, mais sólidos serão as empresas e seu capital.
IA não é uma bolha, mas com certeza é cedo para dizer o que ela realmente é ou onde pode chegar. Pelo bem ou pelo mal, muitas coisas podem ser feitas com ela, os limites ainda estão longe de serem alcançados.
Uma coisa é indiscutível, temos hoje "um recém-nascido" que certamente vai crescer, e quando ele amadurecer nada mais será como antes. Foi assim, com as máquinas, foi assim com os computadores, foi assim com a internet, foi assim com os smart Phones e será assim com as I.A´s.
@@emanuelmartins9508 Não entendi, o Bitcoin esta vivo e forte +50mil Dolares hoje. Impressoras 3D existem e continuam evoluindo, só não sei sobre fusão a frio assunto que não esta no meu radar..
Exatamente!!! IA está engatinhando... Daqui uns 10 anos, vai acontecer uma ruptura total sem precedentes na história da humanidade. Não adianta querer ir contra....
Que é uma bolha não resta dúvida, mas está agregando tanto valor, que quando estourar o ser legado certamente compensará menos para quem investiu tudo que tinha, que parece não ser o caso de trabalha com trilhões: Eles sempre tem mais.
Месяц назад+1
Pelo visto, o problema é com as IAs generativas, porque Visão Computacional por exemplo, prova seu valor todo santo dia.
Concordo muito, o investimento pesado em LLM não faz muito sentido para mim, ainda mais com modelos open source por aí Já o investimento em desenvolvimento de modelos pra solucionar problemas específicos faz muito sentido para mim
É marketing na grande maioria, os sistemas que realmente se beneficiam de IA não são nada mirabolantes nem nada relacionado a algo futurista. Fora isso há uma forçada de barra para desenvolver IAs onde nem fazem sentido, tipo na leitura de um dispositivo analógico por reconhecimento de imagem, sendo que já existe um dispositivo digital idêntico que fornece a leitura por padrão.
A IA sempre atuaou no planeta discretamente, agora diante das necessidades e rendição a esse comando, ela chega com todo seu potencial de dominação, enquanto humanos pensam que controlam esse sistema, ledo engano pois ela é de outras dimensões, aqui ser humano só vai ter direito de ser dirigido por ela. ❤❤❤
Piaget, Vigotski e Chomsky, são fontes importantes para se consultar quando se fala de aprendizado e linguagem, alias estudaram bem o tema. Acontece que estudando a questão de como as coisas acontecem, na tomada de decisão pela IA, aqui mais no meu tema, LLM, acho que o Nicolelis poderia nos ajudar mais. Não vai estourar a não ser para o lado de quem não estudar. Se não soubermos como funciona vamos ser apenas usuários de uma ferramenta.
Eu conheço IA desde a falculdade em 2000 ... não tem essa coisa de bolha ... sempre existiu ... o que mudou é que ficou famosinho .. nada mais ... é uma forma de automatizar processos manuais ... simples assim ...
Eu trabalho na área de Archviz, isso no ambiente artístico tem gerado pontos positivos e negativos, mas eu individualmente acredito que esta super dimensionada, foi entregue de forma irresponsável, por exemplo, no meu ambiente de trabalho tem sido muito criticada pelo fato de as I.A literalmente copiarem estilo únicos de forma banal, diminuindo valor de trabalho, copyritgh? Completamente ignorados, isso cria uma instabilidade em carreiras gigante, ate que momento será rentável trabalhar como artista? Hoje conseguimos ainda utilizar dentro dos nossos workflows, mas não é algo 100%, aquela sensação de somos artesões que produzem "X" imagens por semana e do nada chega uma nova indústria que produz 10,20 imagens por dia...O desbalanço disso é absurdo.
O Gemini integrado ao Android Studio aumenta bastante a produtividade em projetos Android com Kotlin. O mesmo pode ser dito para o Intellij IDEA para projetos backend com Spring.
Vejo todo mundo falando que usa ia no trampo, mas eu nunca vi alguém de fato utilizando, quando dando manutenção em um sistema, como ela pode ser util?
@@emanuelmartins9508 Tentarei explicar com um exemplo: imagine-se montando um mapper para DTO a partir de uma entidade de domínio; antes da ia generativa integrada à IDE, o código seria todo manual; com a IA Generativa integrada, ao começar a montar o mapper, a IA sugere o restante da construção a partir das primeiras linhas, então é só apertar o e o código aparece praticamente pronto - e seguindo seu padrão de código -, bastanto apenas revisar e corrigir (se necessário).
Acho que é uma bolha sim Mas a questão de sempre sair algo de bom, isso sempre acontece, mesmo já ficando provado que passamos por uma bolha - bolha não é sinônimo de que algo ruim, que não vai dá em nada, é só mais um assunto em alto, que todo mundo fala e que daqui a pouco surge outro e assim vai Quem já passou por algumas, acaba se acostumando ou deveria 😅
@@noobhash mas chegou mesmo. O resto agora são só ajustes, pois ela ainda é meio burra. IA não é mágica, ela apenas condensa o conhecimento humano em um programa, consumindo o banco de dados de diversos sites e aplicações. Nada mais que isso.
@@Pedroramossss Não, não esta. se vc achar que não ir pra um GPT5 é pq chegou num teto, não sabe nada de IA. não esta nem perto de um teto. mais parâmetros não é sinônimo de inteligencia. pra chegar um teto teria que tornar cada palavra em cada idioma em forma de código logico e objetivo. o ramo da logica não esta nem perto disso e por consequência a IA não esta perto do teto. isso tbm não significa que possam fazer um skynet com oque já existe, apenas quero dizer que para ser segura logicamente esta bem longe do teto.
Para quem é programador é bolha com certeza, chegará o momento que ele será trocado pela máquina, e não vai demorar, vão ficar só meia dúzia de profissionais muito experientes para inserir prompts e resolver bugs pequenos.
Leva a mal não, isso ta igual quando lançou a internet, se levantavam varias pessoas falando varias coisa tendo previsões ruins, outras com boas previsões... A verdade que estamos passando por uma revolução tecnológica, que a cada ano vai amadurecer mais ainda. Se realmente fosse uma bolha a estourar, grandes empresa não estaria investindo pesado, não so grandes empresas, na verdade todas as empresas. haha isso não é mais reversível, a IA chegou e o conselho e começar a se adaptar a essa nova realidade.
Eu já falo que é uma bolha faz tempo. Mas, não que vai acabar, não é isso. A IA veio para ficar. Mas, estamos todos loucos com tantas ferramentas similares e no fim, AINDA, não estamos entendendo todas as funcionalidades da IA. Eu torço para essa bolha estourar logo, o marketing exagerado estourar junto e finalmente sobrar a tecnologia e o aprimoramento dela. IA é maravilhoso e um avanço, mas a bolha PRECISA estourar.
Difícil. Pq essas doenças não são apenas orgânicas, tem causas multifatorias e até imprevisíveis. Uma pessoa com propensão a bipolaridade pode nunca abrir quadro se ela se desenvolveu em um ambiente estável, por exemplo.
O Nicolelis é um bom especialista em medicina, mas geralmente o pessoal da medicina não é muito bom com tecnologia. Falar em bolha de IA nesse momento é a mesma coisa que começar a falar de novo em "bolha da internet", muita gente não lembra, mas o que não faltou foi especialista falando em internet ser uma bolha que segundo eles seria uma moda passageira.
Como toda bolha algo residual e que agrega valor fica. Mas a maior parte vai pelo ralo com muita gente tendo colocado muito tempo e dinheiro em apostas que não se concretizaram
Muita gente esquece que usando uma LLM é muito fácil gerar e aumentar dados sintéticamente para treinar outra LLM. Quem já testou sabe que é possível aumentar a qualidade do chat GPT pedindo para ele raciocinar em mais passos, agora imagina comprimir esses passos intermediários e usar só a resposta final para treinar uma LLM maior ainda. Além disso existem outros métodos de aumentar a qualidade da geração usando redes neurais em loops de geradores e avalidadores e permitindo mais interações. Isso sem considerar multi-modalidades como treinar em audio e vídeo. Fora que é possível validar a geração externamente e usar isso para aumentar a qualidade das gerações. No paradigma de machine learning qualquer aumento na capacidade de avaliação pode ser traduzido em um aumento da qualidade da geração por reforço no treinamento.
Já que vocês entraram no assunto de investimentos, bem que vocês poderiam falar de empresas com potenciais no mundo da tecnologia, por ex. a NVIDEA já estourou já mas tem uma empresa que ninguém esta vendo que esta investindo em energia renováveis, ou uma empresa com chipstes mais autonômicos etc...
O mercado financeiro ficará #promissor com a nova acertividade matemática das inteligências artificiais saltaram de 4% nas olimpíadas de matemática para 80% (média), a bolsa de valores e seus trades já tem utilizado muito as I.As
14:45 Houston, we have a problem. Professor Willian E. Rees desde sempre e o casal Meadows, em 1972, com Limites do Crescimento, já desenharam bonitinho onde tudo isso vai parar. É a distopia se desenhando, cyberpunk 2077 chegando.
resumo: O vídeo discute a possibilidade de uma bolha na Inteligência Artificial (IA), destacando um artigo de Miguel Nicolelis e a opinião de outro investidor que questionam o futuro da IA. O apresentador analisa os argumentos apresentados, abordando tanto os riscos de uma bolha quanto os benefícios que a IA já está gerando, especialmente na área da saúde, como a previsão de câncer de mama. O vídeo também menciona o impacto econômico de grandes empresas como Microsoft e Nvidia, e como elas estão se posicionando no mercado. Conclui que, apesar de haver muito marketing em torno da IA, ela continua gerando valor significativo.
@@edmilson1178 obrigado meu amigo, é uma extrensão que estou criando e coloquei no meu crhome. eu vou no video ,e ele baixa a transcrição e joga no gtp e me retorna o resumo. e faz um post .
6:59 Eu não concordo completamente com essa visão, e explico porque ! Essa afirmação de que tudo que temos de resposta vindo de um LLM são sempre informações já existente, isso não é completamente verdade, porque desconsidera o CONHECIMENTO POR INFERÊNCIA, que é justamente, obter NOVAS INFORMAÇÕES relevantes apartir de uma combinação gigantesca de informações nunca combinada antes, O Akita também peca nesse mesmo erro de afirmação, e desconsidera também o mesmo fato, com relação a isso, ele é pessimista, Eu já sou mais ponderado nessa questão, nem pessimista e nem otimista, acontece que ainda não temos hardware capaz de gerar um modelo LLM que tenha uma janela de memorização tão grande, que as respostas sejam extremamente rápida em virtude desse tamanho de janela de memória a longo prazo, então é por isso que eu não afirmo que isso não seja possivel, não esqueçam que antigamente as rns não era possivel na prática, devido a limitações de hardware, E acredito que os LLMs em um futuro será muito mais eficaz e acertivo devido também aos recursos de hardware.
Muito bom 👏🏻.Que humano vai ter conhecimento de todas as áreas em alto nível?Até o momento nenhum,então a IA sem dúvidas vai ajudar MUITO nessa questão e cada vez vai ser mais aprimorada.
Arrisco a dizer que, vc não consegue reunir tantas mentes brilhantes em um só lugar, por uma só causa, então a Inteligência artificial reuni tudo isso, e claro reunindo tudo que já foi criado e encontrado em um só lugar, por uma só Causa. com base nisso vai e vai.
Eu acho que pode "dar ruim" se as pessoas se basearem cada vez mais em IAs que por sua vez são baseadas em modelos (o passado como vcs disseram) e em alucinações de IA. Aí é com certeza uma "involução" da humanidade. Uma coisa que estou começando a ouvir é que está ficando meio inviável escalar cada vez mais os modelos e treinar as IAs por causa da questão de consumo elétrico cada vez maior.
Olá! Sou geólogo e faço mestrado na área de deep learning. Posso adiantar que na área da geologia o potencial de aplicação é gigantesco e ainda tem muita coisa a ser desenvolvida. Esse desenvolvimento atualmente ocorre à passos lentos, porém já tem visibilidade. Acredito que o mesmo esteja ocorrendo em outras áreas, à exemplo da medicina, como citado no vídeo. Diante disso creio que não seja uma bolha e caso venha se tornar, está muito longe de ocorrer esse estouro.
Sinceramente, é o começo de uma nova onda tecnológia... será mais comum em nosso dia a dia dispositivos com IA integrada, desde uma máquina de lava-louças como uma churrasqueira, geladeira, enfim, vai ter muita aplicação pra deixar as pessoas com tempo mais livre para outras atividades... senão, qual seria o intuito de ter uma IA? Qualidade de vida deve ser a prioridade!
Eles estão apostando na preguiça, mas a Internet, ou seja, o desenvolvimento, é extremamente dinâmico e será preciso raciocínio e conhecimento. Ia, pra mim agora, é, somente uma idéia e um browser, apenas isso.
Eu acho muito engraçado que a galera que ao tentar refutar o Miguel Nicolelis, que é sim uma autoridade no assunto, ao invés de mostrar o contraponto ao argumento dele apenas dizem que ele tá magoado e com inveja.
Ainda não perceberam que esse é o mecanismo do Vale do Silício: periodicamente, cria-se um hype para atrair investimentos. A IA tem seu valor, assim como tiveram o Big Data, o Blockchain, etc. Mas a desproporção nada mais é do que storytelling para atrair capital. Se a bolha da IA já estourou ou não, outras virão. Esse é o jogo!
Invisto em desenvolver tecnologia de I.A. p/ drones. Estudo pra associar chatbots com um corpo físico de robôs voadores (drones). Assim eles não farão só trabalhos intelectuais, mas físicos também.
O mais engraçado é assistir esse video depois do lançamento do o1. Só resolveu a prova do ITA 2024 sem errar nenhuma questão…acertou 86% das questões da prova de residência medica da USP… É Hype galera! Confia!
é hype mesmo. Ele nao fez a questao "sem errar". Ele errou várias vezes antes de acertar, embora vc só veja o acerto... é tentativa e erro ali. Ele tira a prova final e exibe o resultado quando acerta
@@Pedroramossss hahahaa é. É hype sim! Uma coisa não humana acertar uma coisa que só humanos conseguiam… a maioria das pessoas tá é maluca. Achar que isso é trivial. E mais…os mega capitalistas investindo centenas de bilhões nisso. Mas deve ser só hype. O Nocolelis é quem sabe.
O conhecimento do Miguel Nicolelis sobre Computação em geral, Redes Neurais e Machine Learning é bem restrito. Ele entende em alto nível, mas a especialidade dele é em Medicina e na interação homem-máquina (mais do lado do homem :D). O problema maior que vejo é o problema histórico da IA de expectativa X realidade. Já aconteceu isso 3x anteriormente e o resultado é sempre o mesmo, algum breakthrough acontece, a comunidade ou o mercado se enche de perspectivas no futuro, há um investimento pesado para tentar acelerar os resultados e ao não receberem retornos equivalentes aos investimentos, a bolha estoura. É claro que o campo de estudo continuar evoluindo, mas já tem VCs e LPs esperando startups de US$ 1bi com 1 fundador, o que é uma balela tremenda. Também há uma expectativa de aumento de produtividade de 5-10x para os desenvolvedores, e o que temos observado nas empresas aqui no vale é 10-15% de aumento de produtividade.
Cara, ele foi um dos primeiros profissionais da área médica do mundo a usar ML. Ele já usava ML quando o mercado ainda nem chamava de ML e sim de estatística multivariada 😅
@@costadev8970 Minha formação é em computação, tenho trabalhado em Big techs na área no Vale do Silício há mais de 10 anos, pesquiso e escrevo na área desde 2000. Já ouvi algumas talks e conversas do Miguel sobre o assunto para platéias técnicas e não técnicas. Ele tem domínio sobre aplicação das metaheurísticas e um entendimento genérico de teoria do aprendizado estatístico, mas no conhecimento específico e profundo, sobretudo na matemática, ele não faz a menor idéia de como as coisas realmente funcionam.
@@FernandoPosserPinheiro Depois só procura todas as publicações do Nicolelis que utilizam alguma técnica de IA e note que a maioria é de aplicação direta de técnica existente, e quando há algum aprofundamento na área da computação sempre há um pesquisador da área de IA junto no artigo, que provalmente escreve essa parte.
Estamos concorrendo ao Top 3 no iBest como melhor Canal de Tecnologia.
Vote no Código Fonte TV em: premioibest.vote/369568100
Pronto, votados!
E um adendo, não só na área médica, mas também na geologia. Agora estão conseguindo criar os primeiros modelos de previsão de terremotos, algo que é um problema muito antigo da humanidade que até então não havia como prever.
a IA é um potêncializador, vai potêncializar praticamente todas as areas, infelizmente pro mal tbem.
Prevê terremoto do que adianta, nenhuma tecnologia será capaz de deter a fúria da natureza, mola de aço e bolas de ferros não podem parar a insensatez humana.
Há Profecias que dizem que haverá um grande terremoto que farão com que ilhas inteiras desapareçam num piscar de olhos e que o bramido do mar com suas ondas irão encher o mundo de terror. Será que um grande terremoto poderia diminuir a altura do bloco continental afundando-o levemente e dando ao mar a possibilidade de subir sobre o bloco continental como uma caixa que se afunda quando alguém empurra para baixo em um tanque cheio d'água?
Breve soarão as 7 trombetas de Deus e nenhum cientista ou ciência desse mundo será capaz de prevê ou descreve os acontecimentos finais.
Jesus está voltado para o espanto de todos os demais incrédulos
criar modelos sim, mas se os modelos vão conseguir prever o próximo terremoto da falha de san andreas, aí é outra história..
ok... mas os recentes modelos de previsão de terremotos não são nem os primeiros nem utilizam ias generativas...
Que legal! Tem link?
Minha vida mudou com a IA generativa. Não consigo ficar um dia sem usá-la, tornou-se imprescindível no trabalho, nos estudos e na vida. Mas ela continua sendo uma ferramenta, assim como a internet, o computador e os demais aplicativos. Em nenhum momento ela substituiu o que já fazia, apenas consigo fazer de forma mais rápida gastando menos tempo.
Mesmo para mim
Onde tu costuma usar IA generativa no teu dia a dia?
@@PedroSilva-rm1dueu estou usando o Copilot da Microsoft e resumos de reunião, lista de citações, plano de ação após a reunião, resumo geral, entre outros. Nada cinematográfico, mas é uma forma de ganhar tempo.
Cuidado com a alta dependência. Tudo que não se usa atrofia.
Eu tb! Uso muito. Uso para estudos, para discutir técnicas, para corrigir alguns algoritmos e compreender melhor sugestões de scripts. Estudar idiomas, planejamento profissional… Uso pra muita coisa. Troco muita ideia com o ChatGPT. Mas como você, uso como ferramenta, pois ela ainda erra um bocado. Tem errado cada vez menos, mas se eu não soubesse do que eu estou tratando com ele, coisas erradas passariam.
Eu acredito que seja como vocês falaram sobre a bolha da internet nos anos 2000. Muita coisa vai ficar pelo caminho, mas quando se consolidar as boas ideias vão sim mudar muita coisa no mundo, exatamente como a internet fez.
Não é como não tivesse gerado uma da piores crises mundiais que acelerou a desindustrialização do brasil, ainda mais, até hoje o Brasil não conseguiu se recuperar e continua sofrendo os efeitos
sou uma cientista.. dra em quimica.. desenvolvo produtos farmacologicos... gemini esta me ajudando muitoooooo! antes demorava 30dias.para escrever.um.projeto de.fomento. hj escrevo.em 2dias.)
Pra pesquisar artigos tbm ajuda muito, peço referências e vou atrás pra ler, isso dando um comando de estilo "prompt" pra ela errar menos
gosto do chatgpt, uso para estudar.
Excelente tema que vcs trouxeram do Nicolelis. Sou mestrando na área neurociência e justamente na área dele , a de sinais sensório motoro, onde o Nicolelis é o cara.
Ele é realmente bem cético e conforme vcs leram o artigo . O cerne da questão realmente é a comparação de que a IA seja , ou possa se tornar melhor que os processos cerebrais . E como ele bem cita não somos de pensamentos binários e nosso aprendizado leva em conta vários processos , aonde vários destes, dependem de uma internalização para significância que precisa de outros estímulos , como os de vias emocionais , e em cada aprendizado se torna bem singular .
Resumindo . Para coisas gerais , de consultas ou até aprendizagem de modelos gráficos e de linguagem a IA é ok. Mas de forma a criar com base em uma vivência muito peculiar , seja criativamente ou insights únicos (aqueles que volta e meia permeia um grande matemático , cientista ....) , bem a isso que o Nicolelis refuta a inelegibilidade da IA em nos suplantar .
Claro q ele pode explicar muito melhor do que eu . Mas resumindo entendo tbm da mesma forma.
Estão depositando muitas expectativas , boa parte possível hoje ou em futuro próximo e outros que estão superestimando demais (exemplo a Neuralink q o Nicolelis já fazia boa parte das leituras de sinais e seu processamento na 2ª metade do século passado.
Outro exemplo tem Paper bem interessante apontando problema na leitura de imagens com IA em radiologia médica e invalidando vários resultados em artigos que os citaram .
Muito bom comentário
Excelente comentário!
Ótimas observações! Nicolelis é mesmo o Cara!
Sempre temos que pensar com equilíbrio, desconfiança e atenção pra não perder oportunidades. O hype pode sim existir, mas não ser exatamente bolha. Mandaram bem nas considerações.
Nicollelis merece Nobel
Não conseguiu torna um protejo viável a larga escala, ideia é lixo se você não consegue fabricar e colocar no mercado para um grande número de pessoas. Igual os aviões que hoje não tem nada de parecido com os primeiros, tudo um lixo, quem tirou do papel realmente foi os asas a lona, isso sim é ser foda, permitir a produção em larga escala até você ter passagens de 3 mil para os EUA ou qualquer outro país dentro de uma máquina com 100 toneladas.
Pelo amor de Deus kkkkk
@@humbertoplobato posso apostar que nem sabe de quem se trata. Simplesmente o mais influente neurocientista do mundo.
@@gdevivas bom dia! Você conhece alguma grande contribuição objetiva dele? Sinceramente, vejo muitos elogios, mas nunca encontrei nada objetivo… o que me lembro foi que Gastou milhões de dinheiro público para fazer o exoesqueleto… criou grandes expectativas e no dia da apresentação reclamou que houve corte da apresentação… que na minha opinião foi ridícula… tanto que nunca mais ouvir falar sobre o projeto do tal exoesqueleto…
Procure em Robótica rsrsr
Salvar e/ou melhorar a condição de vida das pessoas é sempre um investimento válido.
É empolgante ver que as inteligências artificiais estão ajudando muito no diagnostico de doenças como o câncer.
Excelente vídeo! Akita também tem a mesma visão de vocês. A IA virou uma grande bolha em função dos oportunistas, mas veio para ficar e temos que usarr a IA para nos ajudar e quem não utilizar dependendo da profissão vai ficar atrasado em relação ao concorrente.
🎯
Nossa, vocês estão de parabéns por levantarem esses dados sobre os avanços na área da saúde e os benefícios desses avanços para as pessoas. Não se tratam só de números em planilhas e valores na bolsa de valores, estamos falando de qualidade de vida.
Não é bolha. Tem muito marketing envolvido. Está gerando um ótimo resultado. 🚀
Papo muito interessante! O importante é estar sempre atualizado para aproveitar o melhor dessas situações.
sou programador senior e tenho bastante experiência, quando surgiu a I.A ( com o chatGpt) ouvi muitos burburinhos de que a area de tecnologia estava ameaçada, eu sempre muito cético, não dei bola pra isso, e até imaginava que se tratava de outras inteligências como por exemplo ( a siri do iphone ou a bixbi do samsung) até que comecei a utilizar e fazer testes com essa nova I.A e fiquei impressionado, realmente, é uma grande revolução da tecnologia. Portanto, financeiramente falando, na minha opinião não é uma bolha, é apenas a adaptação do mundo a essa nova tecnologia e como esse retorno financeiro será obtido, ou seja, os investidores não estão aguentando esperar o retorno, simples.
Não sou formado nem cientista Sou apenas um observador gosto de olhar para a rua e na minha rua não tem mais vigia na minha cidade não tem mais sindicado de vigia O pedreiro não tem mais servente ele agora usa a bitoneira Na minga cidade nao tem mais datilografa e ainda tem gente que fala que a tecnologia é uma bolha
IA é uma ferramenta, como qualquer outra, se bem usada para um propósito pode gerar valor. Mas o que me incomoda é como as empresas vendem isso nos summit’s da vida por aí, como uma revolução. O Dr. Nicolelis aponta um caminho interessante que devemos observar, o futuro não se resume em IA.
Eu sou analista de banco de dados e atualmente minha empresa está migrando para o GCP, q só tive antes a oportunidade de estudar a parte teórica.
Estou há quase 3 meses nesse projeto usando bastante o Bigquery e o chat gpt me ajudou MUUUITO em questão de entendimento de funcionalidades, testar formulas, identificar as diferenças de sintaxe.
Atualmente estou desenvolvendo notebooks em python e scripts em java com o Google app script e, graças a IA, já adiantei mais de 2 semanas de trabalho em 2 dias, sem contar q uso os códigos q me fornece para estudo, tendo em vista q python e java não são minha especialidade.
Conclusão... Quem diz q IA n ajuda na produtividade é pq não tá sabendo como usar da maneira correta.
Ajudar é uma coisa, substituir todo mundo como uns pregam é outra…
IA é igual no code, se você não domina a tecnologia ela te ajuda, se conhece, ela te atrapalha
Não existe IA, o termo correto é LLM.
Se tu pegar um projeto teu que esteja quebrado e pedir pro ChatGPT corrigir, ele não vai nada.
@@velhoguidsdEle não vai corrigir, mas pode te ajudar a entender o erro para corrigir
@@MrK92SK8vai acontecer, é só questão de tempo. Qual a dificuldade de entender isso?
Muita gente falando do que não sabem! Que bom vocês pra esclarecer um pouco pra gente!
Tem muito marketing sim envolvido, eu mesmo ja presenciei uma empresa falando que seu sistema tinha A.I. e eu pedi um exemplo prático e fiquei no vazio. Outro cliente já me colocou que ele precisava ficar criando todos os dias regras novas e formas novas e nada era criado do nada. Então o seu vídeo foi realmente muito bem esclarecido o momento, concordo com seus argumentos, temo um I.A muito importante e que está sim dando valor, mas como vocês disseram não é bolha mas está sim um pouco "inflado". Valeu excelente vídeo...
Mais um vídeo super legal de vocês! Adoro! Não deixem também de conferir as ideias do Pena Spinelli, ele esteve a pouco tempo no canal Ciência sem fim, ele tbm tem uma ideia bem fundamentada sobre a evolução das IAs.
Esse recorte de tecnologia que hoje tá no mercado chamada de "IA" pode sim ser uma bolha. Mas isso é o início de algo com potencial revolucionário, de impacto social sem precedentes, como a Internet, energia elétrica, tecnologia nuclear, sistema financeiro, televisão, smartphone e etc...
Acho "bolha" uma palavra muito forte. Mas o marketing está muito pesado com a IA, até sistemas que se usam há mais de duas décadas como o de controle de luminosidade de TVs agora é chamado de IA.
Pode haver uma bolha de marketing. Já a tecnologia eu concordo que tenderá a estagnar, mas agora foi consolidada como uma ferramenta amplamente utilizada.
Em algum momento ela vai parar ou diminuir o ritmo da evolução como "inteligência" mas talvez evolua em performance de sua heurística e economia de energia. Mas se tornou uma ferramenta indispensável e em franca evolução em suas funcionalidades devido à sua popularização. É algo que está mudando a forma como vivemos.
A bolha é real. O mercado de I.A. cresceu desporcionalmente ao uso real da mesma e retornos financeiros. Muito parecido com o que ocorreu com a bolha da Internet. Isso que dizer que a I.A. não vai evoluir e se tornar parte essencial na economia e nossas vidas num geral? É claro que não. Ela vai evoluir muito além do que podemos vislumbrar hoje. Só que não na velocidade que o mercado financeiro gostaria. Bolha é isso.
Eu acho que tem muito potencial de crescimento acelerado ainda. Se é uma bolha tá longe de estourar. Lembrando que o mercado de Games, que é o maior, ainda nem começou a explorar isso direito. Acredito que o deslumbre e o ineditismo que a IA ainda pode gerar nos próximos anos é gigantesco.
Isso depende da pressa de retorno dos investidores.
@@noobhashPotencial, até o cocô de barata tem para algo. Estão cogitando ser uma bolha das .com 2.0 porque o dinheiro investido ainda não está reformando.
Que vai sobrar muita inovação é fato, mas o foco é o retorno do dinheiro investido com uma boa margem de lucro e não o endeusamento da tecnologia x ou y.
O problema dos analistas de mercado é que eles pensam que as tecnologias disruptivas crescem exponencialmente rumo ao infinito e não se toca que chega em um momento que aquela tecnologia já chegou no limite e fica mais difícil de progredir novos avanços.
Na minha opinião isso não tem nada a ver com bolha… o conceito de bolha é que pode estourar e vir a ruir. Com a IA eu acho que essa chance é bem baixa, não é zero pq nada é 100% estável, mas o tanto de valor que já gerou e que ainda vai gerar é absurdo. Bolhas não geram valor
Creio que a humanidade desenvolveu e segue desenvolvendo justamente por reiterar ideias já existentes, e com base nelas fazer melhorias. Prédios, aviões modernos, só existem porque revisamos nossas construções prévias e melhoramos com o tempo.
Nós devs que o digamos. Fazemos um MVP funcional de algo, e depois refatoramos (se houver oportunidade 😂), e nem sempre precisamos de ideias novas pra melhorar as coisas, mas simplesmente revisar e repensar sobre.
Aplicando isso na ideia das IAs, não consigo achar que utilizar mesmos modelos e mesmas bases de análise sejam um problema, até porque a humanidade vai seguir criando, descobrindo e discutindo coisas novas, e isso servirá para alimentar os modelos de linguagem das IAs.
Interessante a ideia do artigo, mas, me pareceu uma análise muito simplória que não criou relação ao como, de fato, uma inteligência “não” artificial processa e cria dados (que parcialmente, é como mencionei acima). Lembrando que não li o artigo. Opinião baseada no resumo do vídeo somente.
Independentemente, ótimo vídeo!! Vocês são um casal exemplar, e gosto demais da sintonia de vocês, que é o que mais me trás de volta aos vídeos do que o conteúdo em si. Sucesso!!
Só a possibilidade da prever o câncer anos antes e salvar vidas, ja vale!
Não seria melhor levar uma vida pra prevenir o câncer?
@@fragosomorales Abraçe o futuro amigo! Melhor chegar p uma ia e perguntar: "fumo, bebo, passo o dia na internet e não me exercito, qual câncer eu posso ter?" e com base na resposta dela já começar a tomar suco verde e fazer terapia de sol.
É que os temas relacionados à saúde possuem muito mais variáveis do que apenas as visíveis nos exames, infelizmente, por isso, visão computacional é muito complexa, porque costuma depender de outras metodologias estatísticas.
Se é ou não não sei, o que sei que me ajudou muito no meu trabalho como design e programação 😅
Pra mim que não sou um sênior AI melhor coisa que já inventaram. Trabalhos que antes levavam dias agora faço em minutos.
Nico é o cara!
Imagine você chegar em um hospital dando entrada na emergência, uma AI da um prontuário para o médico instantaneamente dizendo todo histórico do paciente, uma espécie de assistente virtual do médico.
Nível de qualidade desse canal é MONSTER 🎉
Andei bem ocupada, ainda estou ....mas achei um espacinho pra dar um alô....
Eu procurei e li o relatório do Goldman Sachs. Esse "consumo equivalente ao de Portugal, Grécia e Holanda" se refere a TODOS os datacenters. Bancos 24 horas, maquinhas de bancos, sites da Internet, dados de empresas em nuvem, servidores de corretoras de bitcoin, etc, etc, etc. Não é só IA não gente!
Sou FÃ do ChaGPT! Ferramenta maravilhosa. Aumenta a produtividade em 3x (no mínimo)!
Esse é esperto!
Vendendo o próprio peixe, marketing gerando expectativas desproporcionais fechando o ciclo vicioso de sempre.
O ironico desse caso é que a dita bolha nasce da expectativa que seres humanos em situação de poder tem de substituir outros seres humanos no chão de fábrica de todo e qualquer segmento possível.
Com certeza é uma ferramenta muito boa! Uso todos os dias o Copilot no trabalho e Codium nos projetos pessoais, e o ganho de produtividade é bem grande (principalmente pra coisas repetitivas). Mas tbm acho que é uma novidade que precisa amadurecer, bem como o vídeo destacou. O consumo de energia está sendo absurdo e isso afeta o preço pra usar o serviço e o meio ambiente tbm. Vai ainda levar uns anos até que IA seja algo maduro e confiável. Por enquanto é hype, assim como muitos outros que surgiram.
Eu não conhecia o canal de vcs.
Agora q o RUclips veio indicar vídeos de vcs, por causa do tema Inteligência Artifiicial.
Gostei muito do vídeo, achei os dois parecendo bem entendidos do que estão falando.
Por causa disso, já me inscrevi e vou assistir uns outros vídeos de vcs...
Abraço!
Não é a bolha da IA que vai estourar, mas sim o hype de venda de cursos e trocentas IAs diferentes que fazem basicamente a mesma coisa.
Exatamente isso!!!
Boa discução, apreciei o vídeo!!!
Mais um video otimo, com fontes e dados explicativos, top
Estamos apenas no começo da IA. Os maiores especialistas no assunto já estão pensando nas soluções para os grandes problemas que poderão vir. É ingenuidade achar que IA é só uma onda.
Mais um vídeo top, conteúdo de vocês é muito profundo, bom para nós que já temos experiência e perfeito para novos programadores.
I.A a longo prazo pode trazer vários benefícios para a população mais pobre... agora, infelizmente é para poucos. E a meu ver, infelizmente, a I.A também veio para "retirar" empregos e aumentar a carga de trabalho de várias pessoas. Eu uso como leigo, acho mt interessante e percebo que facilita demais a vida. Só que as pessoas terão que se adaptar... senão ficarão para trás.
Falando como designer, entendo que a proposta de valor da IA não é clara. Desse modo, o imaginário público tem dificuldade para assimilar o que fazer com ela.
VOTEI EM VCS NO IBEST RUMO AO MELHOR CANAL!PARABÉNS.
Nicolelis devia falar sobre o q ele entende
Com toda certeza vc entende mais que ele 😂😂😂😂
É parcialmente uma bolha sim, vai depender do tempo de análise. Muitos investidores acabam investindo em negócios apenas por levar a bussword "IA", e quando a frustração vem acaba fazendo com que vários players sejam afetados. Porém, quanto mais valor for apresentado, mais sólidos serão as empresas e seu capital.
Miguel é um cara extremamente resolvaltado em ficado de fora da neuralink
IA não é uma bolha, mas com certeza é cedo para dizer o que ela realmente é ou onde pode chegar. Pelo bem ou pelo mal, muitas coisas podem ser feitas com ela, os limites ainda estão longe de serem alcançados.
Uma coisa é indiscutível, temos hoje "um recém-nascido" que certamente vai crescer, e quando ele amadurecer nada mais será como antes. Foi assim, com as máquinas, foi assim com os computadores, foi assim com a internet, foi assim com os smart Phones e será assim com as I.A´s.
Ou não né. diziam o mesmo do bitcoin, da impressora 3d, da fusão a frio e por aí vai...
@@emanuelmartins9508 Não entendi, o Bitcoin esta vivo e forte +50mil Dolares hoje. Impressoras 3D existem e continuam evoluindo, só não sei sobre fusão a frio assunto que não esta no meu radar..
@@emanuelmartins9508impressora 3D e bitcoin são fracassos pra você? 😂
Exatamente!!! IA está engatinhando... Daqui uns 10 anos, vai acontecer uma ruptura total sem precedentes na história da humanidade. Não adianta querer ir contra....
Nos estamos usando a IA na Fundação...eu nai estou usando mas vou utilizar.
Gostaria muito da análise da pesquisa do Github, abraço
Muito bacana esse conteúdo, nos deixando sempre informados
Grato!
Que é uma bolha não resta dúvida, mas está agregando tanto valor, que quando estourar o ser legado certamente compensará menos para quem investiu tudo que tinha, que parece não ser o caso de trabalha com trilhões: Eles sempre tem mais.
Pelo visto, o problema é com as IAs generativas, porque Visão Computacional por exemplo, prova seu valor todo santo dia.
Concordo muito, o investimento pesado em LLM não faz muito sentido para mim, ainda mais com modelos open source por aí
Já o investimento em desenvolvimento de modelos pra solucionar problemas específicos faz muito sentido para mim
É marketing na grande maioria, os sistemas que realmente se beneficiam de IA não são nada mirabolantes nem nada relacionado a algo futurista. Fora isso há uma forçada de barra para desenvolver IAs onde nem fazem sentido, tipo na leitura de um dispositivo analógico por reconhecimento de imagem, sendo que já existe um dispositivo digital idêntico que fornece a leitura por padrão.
É bolha sim, assim como internet, computador pessoal, interface grafica e energia eletrica.
A IA sempre atuaou no planeta discretamente, agora diante das necessidades e rendição a esse comando, ela chega com todo seu potencial de dominação, enquanto humanos pensam que controlam esse sistema, ledo engano pois ela é de outras dimensões, aqui ser humano só vai ter direito de ser dirigido por ela. ❤❤❤
Piaget, Vigotski e Chomsky, são fontes importantes para se consultar quando se fala de aprendizado e linguagem, alias estudaram bem o tema. Acontece que estudando a questão de como as coisas acontecem, na tomada de decisão pela IA, aqui mais no meu tema, LLM, acho que o Nicolelis poderia nos ajudar mais. Não vai estourar a não ser para o lado de quem não estudar. Se não soubermos como funciona vamos ser apenas usuários de uma ferramenta.
Concordo
a IA ajuda demais no meus estudos e aprendizados, mas acho que a devolução do investimento não tá batendo kkkk bolha estourando
Eu conheço IA desde a falculdade em 2000 ... não tem essa coisa de bolha ... sempre existiu ... o que mudou é que ficou famosinho .. nada mais ... é uma forma de automatizar processos manuais ... simples assim ...
O ChatGpt facilita demais a vida.
Eu trabalho na área de Archviz, isso no ambiente artístico tem gerado pontos positivos e negativos, mas eu individualmente acredito que esta super dimensionada, foi entregue de forma irresponsável, por exemplo, no meu ambiente de trabalho tem sido muito criticada pelo fato de as I.A literalmente copiarem estilo únicos de forma banal, diminuindo valor de trabalho, copyritgh? Completamente ignorados, isso cria uma instabilidade em carreiras gigante, ate que momento será rentável trabalhar como artista? Hoje conseguimos ainda utilizar dentro dos nossos workflows, mas não é algo 100%, aquela sensação de somos artesões que produzem "X" imagens por semana e do nada chega uma nova indústria que produz 10,20 imagens por dia...O desbalanço disso é absurdo.
O Gemini integrado ao Android Studio aumenta bastante a produtividade em projetos Android com Kotlin.
O mesmo pode ser dito para o Intellij IDEA para projetos backend com Spring.
Vejo todo mundo falando que usa ia no trampo, mas eu nunca vi alguém de fato utilizando, quando dando manutenção em um sistema, como ela pode ser util?
@@emanuelmartins9508 Tentarei explicar com um exemplo: imagine-se montando um mapper para DTO a partir de uma entidade de domínio; antes da ia generativa integrada à IDE, o código seria todo manual; com a IA Generativa integrada, ao começar a montar o mapper, a IA sugere o restante da construção a partir das primeiras linhas, então é só apertar o e o código aparece praticamente pronto - e seguindo seu padrão de código -, bastanto apenas revisar e corrigir (se necessário).
@@santdev resumindo, é um autocompletar diferentinho.
@@wortis683 😅
Acho que é uma bolha sim
Mas a questão de sempre sair algo de bom, isso sempre acontece, mesmo já ficando provado que passamos por uma bolha - bolha não é sinônimo de que algo ruim, que não vai dá em nada, é só mais um assunto em alto, que todo mundo fala e que daqui a pouco surge outro e assim vai
Quem já passou por algumas, acaba se acostumando ou deveria 😅
IA já chegou no teto, e tá tudo bem.
Ela ajuda bastante no patamar que está hoje.
teto? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Falar que IA chegou no teto é o mesmo que chamar um recém nascido de idoso
@@noobhash mas chegou mesmo. O resto agora são só ajustes, pois ela ainda é meio burra.
IA não é mágica, ela apenas condensa o conhecimento humano em um programa, consumindo o banco de dados de diversos sites e aplicações.
Nada mais que isso.
@@RickandMorty-dt1md Sim, está chegando em um teto
@@Pedroramossss Não, não esta. se vc achar que não ir pra um GPT5 é pq chegou num teto, não sabe nada de IA.
não esta nem perto de um teto. mais parâmetros não é sinônimo de inteligencia.
pra chegar um teto teria que tornar cada palavra em cada idioma em forma de código logico e objetivo. o ramo da logica não esta nem perto disso e por consequência a IA não esta perto do teto.
isso tbm não significa que possam fazer um skynet com oque já existe, apenas quero dizer que para ser segura logicamente esta bem longe do teto.
chatgpt me recomendou seu canal kk
Eu sou de Jacareí e gostaria muito de conhecê-los. Trabalho com projetos industriais e aplico IA tbm, ainda devagar mas evoluindo.
Para quem é programador é bolha com certeza, chegará o momento que ele será trocado pela máquina, e não vai demorar, vão ficar só meia dúzia de profissionais muito experientes para inserir prompts e resolver bugs pequenos.
Duvida...Você programa? De um exemplo de um software feito em IA
Discordo fera
Leva a mal não, isso ta igual quando lançou a internet, se levantavam varias pessoas falando varias coisa tendo previsões ruins, outras com boas previsões... A verdade que estamos passando por uma revolução tecnológica, que a cada ano vai amadurecer mais ainda.
Se realmente fosse uma bolha a estourar, grandes empresa não estaria investindo pesado, não so grandes empresas, na verdade todas as empresas. haha
isso não é mais reversível, a IA chegou e o conselho e começar a se adaptar a essa nova realidade.
Muito bom!
Marketing sempre tem ...eu fui a um seminário de UA há maus de 29 amos. Nai e bolha ...marketing sempre tem. ..
Midelis matematicis; cálculo numerici; equações diferenciais parciais; sistemas dinamucas; teoria do cais . Redes neuras que tentan reproduzir atratires caóticas .
Eu já falo que é uma bolha faz tempo. Mas, não que vai acabar, não é isso. A IA veio para ficar. Mas, estamos todos loucos com tantas ferramentas similares e no fim, AINDA, não estamos entendendo todas as funcionalidades da IA. Eu torço para essa bolha estourar logo, o marketing exagerado estourar junto e finalmente sobrar a tecnologia e o aprimoramento dela. IA é maravilhoso e um avanço, mas a bolha PRECISA estourar.
Hr, já não precisamos mais fugir para as colinas?
Imagina se a IA conseguir prever doenças mentais como depressão, esquizofrenia, bipolaridade. Seria um avanço tremendo pra humanidade.
Difícil. Pq essas doenças não são apenas orgânicas, tem causas multifatorias e até imprevisíveis. Uma pessoa com propensão a bipolaridade pode nunca abrir quadro se ela se desenvolveu em um ambiente estável, por exemplo.
O Nicolelis é um bom especialista em medicina, mas geralmente o pessoal da medicina não é muito bom com tecnologia. Falar em bolha de IA nesse momento é a mesma coisa que começar a falar de novo em "bolha da internet", muita gente não lembra, mas o que não faltou foi especialista falando em internet ser uma bolha que segundo eles seria uma moda passageira.
ele programa também.
Como toda bolha algo residual e que agrega valor fica. Mas a maior parte vai pelo ralo com muita gente tendo colocado muito tempo e dinheiro em apostas que não se concretizaram
Acredito que não seja tão fácil de estoura a bolha de IA, mas acredito q vai mudar muito ainda.
Muita gente esquece que usando uma LLM é muito fácil gerar e aumentar dados sintéticamente para treinar outra LLM. Quem já testou sabe que é possível aumentar a qualidade do chat GPT pedindo para ele raciocinar em mais passos, agora imagina comprimir esses passos intermediários e usar só a resposta final para treinar uma LLM maior ainda. Além disso existem outros métodos de aumentar a qualidade da geração usando redes neurais em loops de geradores e avalidadores e permitindo mais interações. Isso sem considerar multi-modalidades como treinar em audio e vídeo. Fora que é possível validar a geração externamente e usar isso para aumentar a qualidade das gerações. No paradigma de machine learning qualquer aumento na capacidade de avaliação pode ser traduzido em um aumento da qualidade da geração por reforço no treinamento.
Já que vocês entraram no assunto de investimentos, bem que vocês poderiam falar de empresas com potenciais no mundo da tecnologia, por ex. a NVIDEA já estourou já mas tem uma empresa que ninguém esta vendo que esta investindo em energia renováveis, ou uma empresa com chipstes mais autonômicos etc...
Eu falo isso desde início .. igual carro elétrico...
I.A. entendo tanto uma bolha quanto WWW era, e olha por onde estamos olhando este video, hehe.
O mercado financeiro ficará #promissor com a nova acertividade matemática das inteligências artificiais saltaram de 4% nas olimpíadas de matemática para 80% (média), a bolsa de valores e seus trades já tem utilizado muito as I.As
14:45 Houston, we have a problem. Professor Willian E. Rees desde sempre e o casal Meadows, em 1972, com Limites do Crescimento, já desenharam bonitinho onde tudo isso vai parar. É a distopia se desenhando, cyberpunk 2077 chegando.
resumo:
O vídeo discute a possibilidade de uma bolha na Inteligência Artificial (IA), destacando um artigo de Miguel Nicolelis e a opinião de outro investidor que questionam o futuro da IA. O apresentador analisa os argumentos apresentados, abordando tanto os riscos de uma bolha quanto os benefícios que a IA já está gerando, especialmente na área da saúde, como a previsão de câncer de mama. O vídeo também menciona o impacto econômico de grandes empresas como Microsoft e Nvidia, e como elas estão se posicionando no mercado. Conclui que, apesar de haver muito marketing em torno da IA, ela continua gerando valor significativo.
Excelente resumo, mas qual é o objetivo do resumo?
@@edmilson1178 obrigado meu amigo, é uma extrensão que estou criando e coloquei no meu crhome.
eu vou no video ,e ele baixa a transcrição e joga no gtp e me retorna o resumo. e faz um post .
@@osmaloureiro E a IA ainda coloca o que concluiu, como se fosse um humano! :)😆
6:59 Eu não concordo completamente com essa visão, e explico porque ! Essa afirmação de que tudo que temos de resposta vindo de um LLM são sempre informações já existente, isso não é completamente verdade, porque desconsidera o CONHECIMENTO POR INFERÊNCIA, que é justamente, obter NOVAS INFORMAÇÕES relevantes apartir de uma combinação gigantesca de informações nunca combinada antes, O Akita também peca nesse mesmo erro de afirmação, e desconsidera também o mesmo fato, com relação a isso, ele é pessimista, Eu já sou mais ponderado nessa questão, nem pessimista e nem otimista, acontece que ainda não temos hardware capaz de gerar um modelo LLM que tenha uma janela de memorização tão grande, que as respostas sejam extremamente rápida em virtude desse tamanho de janela de memória a longo prazo, então é por isso que eu não afirmo que isso não seja possivel, não esqueçam que antigamente as rns não era possivel na prática, devido a limitações de hardware, E acredito que os LLMs em um futuro será muito mais eficaz e acertivo devido também aos recursos de hardware.
Muito bom 👏🏻.Que humano vai ter conhecimento de todas as áreas em alto nível?Até o momento nenhum,então a IA sem dúvidas vai ajudar MUITO nessa questão e cada vez vai ser mais aprimorada.
Vão mesclar uma IA num computador quântico.
Lembro de quando falavam de Blockchain. Achei que até minha geladeira iria estar em uma blockchain, até hoje estou esperando. kkkkkkkkkk
Vocês poderia fazer um vídeo falando do zk framework? Achei pouco conteúdo sobre isso e comecei um trabalho que utiliza ele
Todas as coisas novas sao basadas em coisas do passado.
Arrisco a dizer que, vc não consegue reunir tantas mentes brilhantes em um só lugar, por uma só causa, então a Inteligência artificial reuni tudo isso, e claro reunindo tudo que já foi criado e encontrado em um só lugar, por uma só Causa. com base nisso vai e vai.
O hype do momento é falar mal do "hype da IA"
Preguiça desse povo, tudo que é novidade é pirâmide e bolha.
Eu acho que pode "dar ruim" se as pessoas se basearem cada vez mais em IAs que por sua vez são baseadas em modelos (o passado como vcs disseram) e em alucinações de IA. Aí é com certeza uma "involução" da humanidade.
Uma coisa que estou começando a ouvir é que está ficando meio inviável escalar cada vez mais os modelos e treinar as IAs por causa da questão de consumo elétrico cada vez maior.
Olá! Sou geólogo e faço mestrado na área de deep learning. Posso adiantar que na área da geologia o potencial de aplicação é gigantesco e ainda tem muita coisa a ser desenvolvida. Esse desenvolvimento atualmente ocorre à passos lentos, porém já tem visibilidade. Acredito que o mesmo esteja ocorrendo em outras áreas, à exemplo da medicina, como citado no vídeo. Diante disso creio que não seja uma bolha e caso venha se tornar, está muito longe de ocorrer esse estouro.
é uma super bolha. Se vc acha que não é, desafio a colocar uma alta grana na Nvidia agora
Sinceramente, é o começo de uma nova onda tecnológia... será mais comum em nosso dia a dia dispositivos com IA integrada, desde uma máquina de lava-louças como uma churrasqueira, geladeira, enfim, vai ter muita aplicação pra deixar as pessoas com tempo mais livre para outras atividades... senão, qual seria o intuito de ter uma IA? Qualidade de vida deve ser a prioridade!
Eles estão apostando na preguiça, mas a Internet, ou seja, o desenvolvimento, é extremamente dinâmico e será preciso raciocínio e conhecimento. Ia, pra mim agora, é, somente uma idéia e um browser, apenas isso.
Eu acho muito engraçado que a galera que ao tentar refutar o Miguel Nicolelis, que é sim uma autoridade no assunto, ao invés de mostrar o contraponto ao argumento dele apenas dizem que ele tá magoado e com inveja.
Ainda não perceberam que esse é o mecanismo do Vale do Silício: periodicamente, cria-se um hype para atrair investimentos. A IA tem seu valor, assim como tiveram o Big Data, o Blockchain, etc. Mas a desproporção nada mais é do que storytelling para atrair capital. Se a bolha da IA já estourou ou não, outras virão. Esse é o jogo!
Invisto em desenvolver tecnologia de I.A. p/ drones.
Estudo pra associar chatbots com um corpo físico de robôs voadores (drones).
Assim eles não farão só trabalhos intelectuais, mas físicos também.
O mais engraçado é assistir esse video depois do lançamento do o1. Só resolveu a prova do ITA 2024 sem errar nenhuma questão…acertou 86% das questões da prova de residência medica da USP…
É Hype galera! Confia!
é hype mesmo. Ele nao fez a questao "sem errar". Ele errou várias vezes antes de acertar, embora vc só veja o acerto... é tentativa e erro ali. Ele tira a prova final e exibe o resultado quando acerta
@@Pedroramossss hahahaa é. É hype sim! Uma coisa não humana acertar uma coisa que só humanos conseguiam… a maioria das pessoas tá é maluca. Achar que isso é trivial.
E mais…os mega capitalistas investindo centenas de bilhões nisso. Mas deve ser só hype.
O Nocolelis é quem sabe.
@@andradsamuel mega capitalistas torraram muita grana também no metaverso
O vídeo sobre a pesquisa do github copilot já saiu?
Sim. Aí vai o link: ruclips.net/video/d8cQn15P5TY/видео.html
O conhecimento do Miguel Nicolelis sobre Computação em geral, Redes Neurais e Machine Learning é bem restrito. Ele entende em alto nível, mas a especialidade dele é em Medicina e na interação homem-máquina (mais do lado do homem :D). O problema maior que vejo é o problema histórico da IA de expectativa X realidade. Já aconteceu isso 3x anteriormente e o resultado é sempre o mesmo, algum breakthrough acontece, a comunidade ou o mercado se enche de perspectivas no futuro, há um investimento pesado para tentar acelerar os resultados e ao não receberem retornos equivalentes aos investimentos, a bolha estoura. É claro que o campo de estudo continuar evoluindo, mas já tem VCs e LPs esperando startups de US$ 1bi com 1 fundador, o que é uma balela tremenda. Também há uma expectativa de aumento de produtividade de 5-10x para os desenvolvedores, e o que temos observado nas empresas aqui no vale é 10-15% de aumento de produtividade.
Como você sabe que o conhecimento dele sobre redes neurais e machine learning é bem restrito?
Cara, ele foi um dos primeiros profissionais da área médica do mundo a usar ML. Ele já usava ML quando o mercado ainda nem chamava de ML e sim de estatística multivariada 😅
@@costadev8970 Minha formação é em computação, tenho trabalhado em Big techs na área no Vale do Silício há mais de 10 anos, pesquiso e escrevo na área desde 2000. Já ouvi algumas talks e conversas do Miguel sobre o assunto para platéias técnicas e não técnicas. Ele tem domínio sobre aplicação das metaheurísticas e um entendimento genérico de teoria do aprendizado estatístico, mas no conhecimento específico e profundo, sobretudo na matemática, ele não faz a menor idéia de como as coisas realmente funcionam.
@@FernandoPosserPinheiro falou bem: usar! Entre utilizar e conhecer existe uma distância enorme.
@@FernandoPosserPinheiro Depois só procura todas as publicações do Nicolelis que utilizam alguma técnica de IA e note que a maioria é de aplicação direta de técnica existente, e quando há algum aprofundamento na área da computação sempre há um pesquisador da área de IA junto no artigo, que provalmente escreve essa parte.