Fato Típico - Aula 6.8 | Curso de Direito Penal - Parte Geral

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 окт 2024
  • Vídeo do projeto “Curso de Direito Penal”, no qual falamos sobre temas relativos à Teoria do Crime.
    Se gostou desse vídeo, compartilhe!
    Minhas redes sociais:
    Instagram: @professorfabioroque
    Facebook: Fábio Roque Araújo

Комментарии • 5

  • @thiagofortal1
    @thiagofortal1 3 месяца назад +1

    Esperamos a continuação do curso, professor

  • @juberlanialima6386
    @juberlanialima6386 29 дней назад

    Gratidão pelas suas aulas

  • @amintufi7449
    @amintufi7449 3 месяца назад +2

    Espécies de Dolo
    Dolo direto, determinado ou intencional: é a vontade consciente dirigida especificamente à produção do resultado típico (teoria da vontade).
    Dolo indireto: a vontade do agente não se fixa num só direção.
    Dolo indireto eventual: o agente visualiza + de um resultado e direciona sua conduta para atingir um deles, mas assume o risco de causar outro (teoria do assentimento). Assumir o risco é aceitá-lo com indiferença "Seja como for, dê no que der, em qualquer caso não deixo de agir" (Reinhart Frank) o cara liga o "Foda-se!"
    O dolo direto e o dolo eventual recebem o mesmo tratamento pelo Código Penal, mas existem situações excepcionais em que o legislador exige o dolo direto para configuração do crime (receptação 180, caput) e também a Denunciação Caluniosa (art 339) neles o agente "Sabe" palavra-chave. Frise-se por conta desse dolo deu problema em responder a prova de Juiz TJ/ES FGV "Kátia, ao avistar um automóvel...aproxima-se do veículo e, com uma pedra, quadra o vidro da porta do motorista...retira as peças de elevado valor comercial do automóvel e propõe a Leopoldo... LEOPOLDO, embora não soubesse da procedência das peças, desconfia que possam ser de origem criminosa, mas, considerando vantajosa a oferta, adquire as mercadorias, no intuito de revendê-las com grande lucro, admitindo a possibilidade de estar comprando produto de crime antecedente. D) Kátia cometeu crime de furto simples, e Leopoldo, o delito de receptação qualificada. (muitos candidatos não concordaram com a tipificação do Leopoldo art180 parágrafo 1)
    Dolo indireto alternativo: o agente realiza mais de um resultado, direcionando sua conduta para atingir, indistintamente, qualquer um deles ex agredir a vítima, sendo indiferente se vai causar lesão corporal ou morte.
    Como se prova o dolo eventual?
    O dolo eventual, na prática, não é extraído da mente do autor, mas sim, das circunstâncias.