Puxa, muito obrigado por citarem nosso Canal! Fiquei muito envaidecido. Bruno, você conseguiu resumir vários vídeos do nosso Canal, que abordam o conceito de Orìṣà, de forma espetacular! Valeu!!!!
Meu caro! Que felicidade te ver por aqui! Sou realmente muito grato por todo conteúdo que disponibiliza. São preciosas fontes de estudos. Fico ainda mais feliz que tenha gostado do material, pois em grande parte seus vídeos e textos foram referências diretas. Um forte abraço!!
Extraordinário!!! Parabéns por tratar de um assunto tão importante para as religiões de matriz africana e como meio de esclarecer a dúvida de muitos que acham legal mas, por qualquer motivo não praticam, mas gostariam de entender um pouco mais do assunto. Excelente vídeo!!!
4:12 Bruno Bruno geralmente a Imagem desse orixá sentado com o Oráculo do Ifá aberto é do Orunmila que é o Porta Voz das Mensagens e do Saber de Olodum Ou o Criador pro povo yorubá, Vídeo muito bacana estou gostando dele, gosto muito quando vc e o Léo falam sobre Orisas 😻😄
Gostei e ótima indicação de canal, de quem entende muito do assunto. Muito interessante que além dos exemplos, ele nos passa a bibliografia para nos aprofundarmos mais. Axé!
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 nn Men, mais e da religião deles, eu sei que tem uns que fazem na rua e isso é coisa de otário meu irmão. Mas na religião deles isso tem um motivo. E rapaz eu sei oq fizeram com seu galo Branco e isso foi ruim, mas sair generalizado e ficar falando que todos são ruins como esse merda que fez isso é parte ruim da sua parte tbm! Mais AGR eu te pergunto é certo os cristãos*msm pergunta que vc faria talvez* quebrar e etc, templos de outras religiãoes no Brasil?
Na liturgia do terreiro do qual faço parte, nos é ensinado que não somos filhos de um ou outro Orixá, ao invés disso somos influenciados simultaneamente por todos, e até por isso não usamos guias(fios de conta), pois teríamos que usar uma guia para cada Orixá....
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 ato de pessoas ignorantes que acreditam neste tipo de sacrifício. Que justificam suas maldades em seus atos. Deus é bom o que estraga a humanidade é a falta Dele.
@@deboraperalta796 A alguns anos atrás eu comecei a criar um pintinho como meu animal de estimação.Eu o comprei de um senhor que vendia ou trocava pintinhos em uma Kombi.Esse pintinho foi crescendo,crescendo e crescendo até um dia que ele se transformou em um belíssimo galo Branco. Eu cuidei desse pintinho com muito amor e carinho até um dia que um pai de santo viu esse galo Branco lindo e quis ele para matar em seus rituais. Ele sabia que eu não iria vender o galo então ele foi até o dono do aviário e comprou sem minha autorização o galo Branco e matou em rituais do candomblé.Eu lhe pergunto foi certo o que ele fez com meu amado galo Branco??O que acha disso?
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 o erro não foi seu . Não tente justificar com erros de outras pessoas. A maldade e ignorância está no ato dele e não sei
Sensacional a explicação do Bruno! É assim mesmo que acontece as mudanças na sua vida. Frequento uma casa de umbanda e é só gratidão. Nem lembro mais dos meus vícios, defeitos e erros cometidos. Digamos que sou uma pessoa 90 por cento melhor. Devo a eles minha serenidade nesse momento tão difícil. Estou igual Jesus Cristo em meio a uma tempestade: esperando passar tranquilamente. Se alguém quer, porque tem que querer, entregue-se a estas energias.
Ele falou somente coisas superficiais.Ele não lhe falou sobre as maldades que eles fazem contra os animais. Ele não lhe falou sobre o lado terrível dessa religião.
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 e te pergunto qual é o lado ruim da religião? E qual sua religião é a sua? Todas as religiãoes fazem coisas ruins lembra.
Primeiramente, parabéns pela iniciativa e boa vontade. A cultura Africana, para ser assertivo e honesto, não apenas de um ponto de vista pessoal mas social e cultural, é intensa, profunda e complexa. O que leva o conteúdo do vídeo, apesar de pontos importantes a se considerar importantes, essenciais e até interessantes, serem contudo superficiais. Pois, como afirmei e com um estudo mais aprofundado, não será difícil ver a intensidade na complexidade envolvida em casa nação, os tabus, as interpretações, a existência de um orixá para uma nação, como a ausência do mesmo em outra, e dentre muitos outros vieses, encontros e desencontros contextuais e mitológicos. Eu indico o livro: Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo (Tradução de Maria Aparecida da Nóbrega)
Que vídeo maravilhoso, amei entender a cultura sobre outro pronto de vista e tradição, estava mais acostunada com as histórias que eu ouvia aqui do Brasil mesmo❤❤
Nossa, achei isso muito importante. As pessoas falam tanto e tanto sobre errar o orixá, cara. Falam tanto sobre punição. Difícil, né? Parabéns pelo canal.
Muito bom, gostei muito da sua explicação. E deixou um ponto importante, os Orixás estão na nossa vida para abrir caminhos que serão bons, mas devemos ter em mente que se não houver nosso esforço individual, essa benção se perde. Aṣè!
10:52 cara lembro que quando conversei em um terreiro no qual estava os diregentes Não gostaram e ainda chamaram minha atenção MAAAAAAAS.... Quando conversei isso com o SEU tranca Rua ele não só concordou como me apontou vários pontos que nunca tinha parado pra observar, é engraçado como as entidades tem uma visão mais livre de dogmas do que os próprios praticantes encarnados, le bro inclusive que por conselho de algumas entidades da casa pra que eu mantivesse essa linha de raciocínio a exemplo de orixá/esfera fora das práticas do terreiro e que só fizesse de maneira mais pessoal pois como esse sistema não era compartilhado com a maioria poderia dar confusão, mas os guias gostaram da minha forma de estudos (que inclusive aprendi muito com o professor Leo) o que me deixou super feliz na ocasião ❤️✌️😁
Eu sei que eles existem mais também sei que querem algo... Poriso eu confio em Deus um Deus maior que todos os outros vai e pesquisa uma pessoa manifestada vê o nome do demônio e pesquisa
@Mario Filho eu amo o trabalho dele das entrevistas do Bial na globo e todas as outras entrevista acompanho o trabalho dele @bruno lanaro sou Madrinha do canal e ótimo o trabalho de vocês..
Grato pela apresentação! Posicionamentos interessantes. Vale apontar a interrelação entre a cosmovisão yoruba e o aporte bantu no cenário brasileiro para a consolidação de um conceito moderno de orixá, particularmente entre as muitas umbandas.
Minha mãe teve um centro de Umbanda de Terreiro, ela recebia o Compadre Tiriri. E agora eu entendi melhor suas ações. Ela já faleceu há anos. Eu somente posso agradecer à todas as entidades, porque elas sempre estiveram nos ajudando e eu agora entendo melhor muita coisa que tem acontecido comigo.
Gratidão bom dia, sou novo buscador, eu iniciei no Santo Daime batizei no dia São Jorge, consagro sempre na Ayahuasca, normalmente sempre faço oferendas Mãe Natureza e agora vou fazer também a São Jorge, posso seguir ao Santo Daime e mesmo tempo seguir ao São Jorge?🙏❤️🙏
@@friedrichwilhelmnietzsche3485é errado falar matação, mais vc só falar que essa religião só faz coisa ruim é errado tbm meu amigo. Nn gosto dessas coisas mais respeito é oq importa aqui
Seria ótimo se assim como fizeram o filme deuses do egito, fizessem um pra os orixás. Ia ser top, ver atores interpretados essas fantásticas forças da natureza.
Tambem sinto isso...cada fase da vida é um aprendizado. São diferentes vibracoes que sintonizam com essa ou aquela energia...os Orixas são Amor! Essa coisa de brigas, vaidades e ressentimentos é um problema do medium e da casa! Saulo Calderon, em um dos seus desdobramentos astrais, descreveu uma entidade toda vestida de palha e claramente afro que dançava para limpar um ambiente do umbral...seria o proprio orixa ou uma entidade que assune aquela forma energetica antiga? Egregoras sao conceitos que ajudam muito a entender isso tudo...
Excelente... mas creio que cada casa tem seus saberes orais e além do mais, cada caso é um caso, cada filho vai olhar pra sua ancestralidade e isso pode conduzir muito nas decisões do Ori. Eu recebo as bênçãos de todos vodunces, mas é minha mãe Nanã que cuida da minha cabeça. Carrego seus arquétipos e acho bem difícil essas mudanças de vodun, mas cada casa é uma casa. Há outras relações arquétipas na tradição yurubá/ jeje/ nagô e algo que me encanta é a busca pela manutenção do mistério. O Ori, nosso vodun de cabeça decide, mas existem locais em África por exemplo que todos são filhos de Yansa ou Sobô etc. O que praticamos aqui é um reflexo muito atravessado por inúmeras práticas do nosso território Brasil. E eu acho isso bonito. Tem muito a se pensar sobre as religiões de matriz africana. Muito deixada e lado ainda por um infeliz racismo religioso. Mas gostei muito do vídeo. E gosto da sua postura sempre respeitosa.
Bom dia 🔆 Bruno 🌹 Que video maravilhoso , me deu uma boa compreensão do assunto. Apesar de eu ser de outra religião eu abro meu leque para aprender e conhecer tudo .Não importa a religião. Por isto eu gosto muito deste canal porque aborda os temas de forma simples. Gratidão ❤🙏😘🌷
Outro tema polêmico: Quais as diferenças entre as psicoterapias do psicólogo, do psiquiátra, psicanalista, do mago/sacerdote/astrólogo tradicional/espiritualista (que diagnostica e prescreve nessa zona cinzenta tbm) ?
Gostei que o humor voltou bem kkkkkkk sempre vai vir alguém pata falar que é falta de respeito e tals... Mas quem acompanha o canal a bastante tempo, entende, aprende e se diverte! Parabéns
A alguns anos atrás eu comecei a criar um pintinho como meu animal de estimação.Eu o comprei de um senhor que vendia ou trocava pintinhos em uma Kombi.Esse pintinho foi crescendo,crescendo e crescendo até um dia que ele se transformou em um belíssimo galo Branco. Eu cuidei desse pintinho com muito amor e carinho até um dia que um pai de santo viu esse galo Branco lindo e quis ele para matar em seus rituais. Ele sabia que eu não iria vender o galo então ele foi até o dono do aviário e comprou sem minha autorização o galo Branco e matou em rituais do candomblé.Eu lhe pergunto foi certo o que ele fez com meu amado galo Branco?? Nessa época eu era um menino de 13 anos e era muito apegado ao galo
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 bem triste sua história, perder alguém querido nunca é fácil, ainda mais dessa forma... Realmente a pessoa n teria permissão para acabar com aquela vida. Nem todo centro de umbanda e candomblé fazem sacrifício, eu também acho errado.. Aqui no canal eles falam de outras formas de continuar o ritual sem utilizar de animais vivos.
10:12 essas conversas de correlação entre orixás e outras energias já trouxe tanta treta comigo e pessoas do terreiro.... Complicado RS* mas concordo com esse ponto com algumas ressalvas mas concordo, o vídeo tá muito foda
A alguns anos atrás eu comecei a criar um pintinho como meu animal de estimação.Eu o comprei de um senhor que vendia ou trocava pintinhos em uma Kombi.Esse pintinho foi crescendo,crescendo e crescendo até um dia que ele se transformou em um belíssimo galo Branco. Eu cuidei desse pintinho com muito amor e carinho até um dia que um pai de santo viu esse galo Branco lindo e quis ele para matar em seus rituais. Ele sabia que eu não iria vender o galo então ele foi até o dono do aviário e comprou sem minha autorização o galo Branco e matou em rituais do candomblé.Eu lhe pergunto foi certo o que ele fez com meu amado galo Branco??
@@friedrichwilhelmnietzsche3485sim, porque ele pagou pelo animal. Pode fazer o uso que desejar e como disse a as vísceras são usadas e a carne serve de alimento das pessoas do terreiro.
A alguns anos atrás eu comecei a criar um pintinho como meu animal de estimação.Eu o comprei de um senhor que vendia ou trocava pintinhos em uma Kombi.Esse pintinho foi crescendo,crescendo e crescendo até um dia que ele se transformou em um belíssimo galo Branco. Eu cuidei desse pintinho com muito amor e carinho até um dia que um pai de santo viu esse galo Branco lindo e quis ele para matar em seus rituais do candomblê. Ele sabia que eu não iria vender o galo então ele foi até o dono do aviário e comprou sem minha autorização o galo Branco e matou em rituais do candomblé.Eu lhe pergunto foi certo o que ele fez com meu amado galo Branco??
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 Não tô aqui pra julgar preceitos da religião de ninguém e nem como cada um conduz a sua vida. Ele ter feito sem a sua autorização foi errado, mas nota-se que seu comentário vai além disso. Eu sou vegana e não concordo com a morte de nenhum animal, mas isso é uma decisão que rege apenas a mim mesma. Se uma determinada religião tem essa prática, cabe aos seus praticantes decidir se isso faz sentido ou não.
Bruno! Pode fazer vídeos sobre as personalidades MTBI? Eu sempre fui esquisitão e nos testes deram que sou INFJ. Estou doido atrás de mais informações... Abraços!
Muito obrigado por este vídeo, ele foi muito didático! Às vezes quando pesquisamos o significado de uma palavra em sites acabamos um pouco confusos justamente pela grande quantidade de vocábulos em uma língua que desconhecemos e por isso nossa compreensão fica mais limitada. O bom deste vídeo é praticidade na adaptação dos termos. Muito obrigado mesmo ❤
Gostaria de ver esse vídeo no ponto de vista de um baba do candomblé (Ketu) algumas coisas são diferentes quando se trata de candomblé, pois na umbanda não se inicia em orixá
Acredito que a tradição yorubá é a correta, uma vez que o conceito nasceu nesta tradição. Mas o importante é ver os orixás como divindades e não como seres humanos, como já ouvi por aí.
Olá... Vídeo dinâmico e com linguagem simples e direta, parabéns. Tenho uma dúvida e gostaria de saber sua opinião. No terreiro onde conheci a umbanda se ensina ou se prática que : O " seu orixá " ou ser filho desse ou aquele, é determinado pelo seu dia de nascimento na semana. Por ex: Nasceu Sábado é filho de Oxalá, domingo Nanã, e assim por diante. Já ouviu falar disso? Se sim, qual a sua opinião?
Mario Filho eh joia preciosa mesmo. Eu o vi pela primeira vez aqui no canal do Conhecimentos, em uma live. Outra vida ter alguém com conhecimentos e que seja capaz de responder nossas duvidas sem enrolação (grande parte dos lideres religiosos apenas reproduzem coisas sem nem mesmo saber a razão).
Parabéns pelo vídeo. Eu acredito que pode causar alguma confusão quando se diz que alguns candomblés tratam o orixá - título do vídeo - como força ou elemento da natureza diferente da """""""tradição""""""""" yorubá que trata do orixá como divindade. Na verdade, os candomblés - assim no plural - trazem a marca de várias culturas ou nações africanas. A yorubá e uma delas. Resumindo, ao contrário do que o vídeo pode dar margem, a cultura de enxergar, permita-me, as entidades não apenas como divindades (cultura yorubana) vem do fato de existirem diferentes candomblés formados por junção (geralmente) de culturas (tradições) africanas diferentes. Bantu, Nagôs, Jejes entre outras (Congo, Angola). Fazer o caminho de volta em busca de uma tradição - uma forma pura - pode soar meio fora de lugar. Então, elemento da natureza ou divindade, o importante é saber que os povos africanos, aqui escravizados, não tiveram como manter sua tradição separada (pura, digamos). A essência é africana e fruto de uma mistura de tradições de vários povos que não podemos (ainda bem) querer separar para buscar uma tradição a fim de explicar um fenômeno tão complexo, como uma forma religiosa que era múltipla no continete Africano e que aqui, por conta da colonização, foi forçada a se misturar, inclusive incorporando elementos da cultura local (indígena) e do catolicismo. Fazer uma viagem ao Benin, ao Togo ou à Nigéria em busca da tradição é um esforço louvável, mas não vai responder à complexidade do que são os Candomblés no Brasil (Bahia, principalmente). A Umbanda é outra história. Escrevi demais! Kkkkkkkkkkkkkk Axé a todos!
3 года назад
Bom dia. Se eu falo de Òrìṣà eu tenho que me reportar à tradição iorubá, pois a palavra designa uma divindade desse povo.
11:14 eu não sei se vc já pesquisou a respeito mas tem um certo ponto de vista que entende que como as tribos yorubas eram guerreiras durante boa parte da sua história antiga Todos os mais de 400 orixás que eram e ainda são cultuados pelo próprio Povo yorubas tinham conotação de Guerreiros em algum ponto, No caso de Ogum seria Não só o combate mais também o fornecimento das armas ou daquilo que fosse necessário para um combate (físico,mental emocional e etc..) e quanto Xangô Seria O Combate, a Guerra e também a Manutenção do Poder, mas Também as Escolhas e a decisão no campo de batalha (seja ela literal ou na vida como um todo) nesse ponto a Relação que fazem dele com Binnah (ou até mesmo Saturno) com a restrição que leva ao Foco e escolha do que é Melhor para uma situação acaba batendo muito não acha? Esse vídeo tá muito bom
Boa tarde Bruno, estou procurando e querendo saber mais sobre o Budismo aqui no RJ Capital. Teria como fazer um vídeo falando sobre os templos aqui na Cidade e mais sobre essa religião? Por exemplo, eu não sei ainda aonde tem templos para meditação e até aprender sobre a religião aqui no RJ Capital.
Muito bom, é um video esclarecedor, de linguagem simples. Tipo de vídeo que até quem não conhece passa a entender e corre o Risco de dar lição em quem acha que sabe hahahaha
A alguns anos atrás eu comecei a criar um pintinho como meu animal de estimação.Eu o comprei de um senhor que vendia ou trocava pintinhos em uma Kombi.Esse pintinho foi crescendo,crescendo e crescendo até um dia que ele se transformou em um belíssimo galo Branco. Eu cuidei desse pintinho com muito amor e carinho até um dia que um pai de santo viu esse galo Branco lindo e quis ele para matar em seus rituais. Ele sabia que eu não iria vender o galo então ele foi até o dono do aviário e comprou sem minha autorização o galo Branco e matou em rituais do candomblé.Eu lhe pergunto foi certo o que ele fez com meu amado galo Branco?? Nessa época eu era muito novo e apegado ao galo Branco.
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 que bom, eu também não como carne e tenho uma galinha de estimação, mas isso não me faz melhor que ninguém, não me da o direito de praticar a religião do outro e menos ainda criticar o que fazem ou deixam de fazer. Só me da o direto de seguir minha vida entendendo que compaixão não tem tanto a ver com o meu ponto de vista. Aproveita e segue lá a @galinhatiti tem mais um monte de galinhas com a mesma história que a sua ou parecida, tem galinhas precisando de doação, ajuda um monte de coisas que seguimos e ajudamos. Abre um canal pra vc e defende o que acredita, mas nunca, nunca mais critique a religião dos outros, porque atualmente isso é intolerância e as consequências são bem reais.
@@engluanareccio3674 Você percebeu o que esse pai de santo fez??Ele feriu uma criança de mais ou menos 13 anos que não fez nada de errado,o que essa criança fez foi somente amar profundamente um pintinho.Mas ele não quis saber dos sentimentos dessa criança e de certa forma tomou meu animalzinho de estimação para satisfazer a religião dele.Ele não quis saber dos meus sentimentos. Agora eu pergunto é correto isso que ele fez em nome da religião dele? O que esse pai de santo fez foi um crime contra a vida do galo Branco e contra meus sentimentos. O que você faria se alguém cometesse algum tipo de crime contra você,o que você faria???
@@engluanareccio3674 Isso que relatei demonstra que a sociedade é conivente com as coisas terríveis.Não querendo saber que vão ter que pagar pelos atos ruins que praticam contra a vida. A natureza já demonstrou com o CORONA VIRUS que retribui a cada um segundo suas obras.
acho complicado essa tendência que a gente aqui no ocidente tem de separar divindades de emanações, como se fossem uma dicotomia excludente. Me dá a impressão de que depende da tendência teológica à qual quem analisa adere. É razoável que para nós de um plano de fundo monoteísta (mônada pessoal + hipóstases impessoais) os orixás sejam concebidos como energias da natureza e não como divindades (hipóstases pessoais) tal qual uma cultura menos aderente à teologia monoteísta pode identificar. Pra um eclético, não deixam de ser duas formas distintas de entender a mesma coisa. Duas perspectivas.
A alguns anos atrás(eu tinha uns 13 anos) eu comecei a criar um pintinho como meu animal de estimação.Eu o comprei de um senhor que vendia ou trocava pintinhos em uma Kombi.Esse pintinho foi crescendo,crescendo e crescendo até um dia que ele se transformou em um belíssimo galo Branco. Eu cuidei desse pintinho com muito amor e carinho até um dia que um pai de santo viu esse galo Branco lindo e quis ele para matar em seus rituais. Ele sabia que eu não iria vender o galo então ele foi até o dono do aviário e comprou sem minha autorização o galo Branco e matou em rituais do candomblé.Eu lhe pergunto foi certo o que ele fez com meu amado galo Branco??
Puxa, muito obrigado por citarem nosso Canal!
Fiquei muito envaidecido.
Bruno, você conseguiu resumir vários vídeos do nosso Canal, que abordam o conceito de Orìṣà, de forma espetacular!
Valeu!!!!
Meu caro! Que felicidade te ver por aqui!
Sou realmente muito grato por todo conteúdo que disponibiliza. São preciosas fontes de estudos.
Fico ainda mais feliz que tenha gostado do material, pois em grande parte seus vídeos e textos foram referências diretas.
Um forte abraço!!
Seu canal é incrível!!
@@brunolanaro, sim gostei e muito!
Muito Axé para todos!!!
@@julianosilva6586, muito obrigado!
@Tradição - Mário Filho gosto muito mesmo do seu canal!
"terceirização da culpa". Ótima colocação; muito comum nos chãos das religiões todas. Obrigado pelo vídeo.
Extraordinário!!! Parabéns por tratar de um assunto tão importante para as religiões de matriz africana e como meio de esclarecer a dúvida de muitos que acham legal mas, por qualquer motivo não praticam, mas gostariam de entender um pouco mais do assunto. Excelente vídeo!!!
Like sem assistir, certeza que é ótimo
Like no comentário do like antes de assistir, antes de assistir kkkkkkk certeza que é ótimo! 😜🤣
@@sirvitinII 😂😂🤣😂🤣
Padrão
ljh.
Como faço pra acabar com o medo de sair de casa
4:12 Bruno Bruno geralmente a Imagem desse orixá sentado com o Oráculo do Ifá aberto é do Orunmila que é o Porta Voz das Mensagens e do Saber de Olodum Ou o Criador pro povo yorubá, Vídeo muito bacana estou gostando dele, gosto muito quando vc e o Léo falam sobre Orisas 😻😄
Incrivelmente incrível!!! Gratidão pelo canal de vocês!!! Muito axé!!!
Adorei o vídeo! 😃 Principalmente a parte da explicação do Ori. 👏🏻 O meu é Oxumarê. Gratidão! 🙏🏻
Gostei e ótima indicação de canal, de quem entende muito do assunto. Muito interessante que além dos exemplos, ele nos passa a bibliografia para nos aprofundarmos mais. Axé!
Você exalta uma religião que sacrifica animais?
Rapaz o que é compaixão?
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 nn Men, mais e da religião deles, eu sei que tem uns que fazem na rua e isso é coisa de otário meu irmão. Mas na religião deles isso tem um motivo.
E rapaz eu sei oq fizeram com seu galo Branco e isso foi ruim, mas sair generalizado e ficar falando que todos são ruins como esse merda que fez isso é parte ruim da sua parte tbm!
Mais AGR eu te pergunto é certo os cristãos*msm pergunta que vc faria talvez* quebrar e etc, templos de outras religiãoes no Brasil?
@@Scp--lo5kp Rapaz,nessa religião não existe bonzinho.
Esses espíritos que incorporam lá são maus,são da maldade.
Na liturgia do terreiro do qual faço parte, nos é ensinado que não somos filhos de um ou outro Orixá, ao invés disso somos influenciados simultaneamente por todos, e até por isso não usamos guias(fios de conta), pois teríamos que usar uma guia para cada Orixá....
Precisamos muito de vídeos assim para que finalmente acabe com a discriminação e a falta de respeito .. muito axé para o canal
Você acha correto matar animais indefesos em sacrifícios?
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 ato de pessoas ignorantes que acreditam neste tipo de sacrifício. Que justificam suas maldades em seus atos. Deus é bom o que estraga a humanidade é a falta Dele.
@@deboraperalta796 A alguns anos atrás eu comecei a criar um pintinho como meu animal de estimação.Eu o comprei de um senhor que vendia ou trocava pintinhos em uma Kombi.Esse pintinho foi crescendo,crescendo e crescendo até um dia que ele se transformou em um belíssimo galo Branco.
Eu cuidei desse pintinho com muito amor e carinho até um dia que um pai de santo viu esse galo Branco lindo e quis ele para matar em seus rituais.
Ele sabia que eu não iria vender o galo então ele foi até o dono do aviário e comprou sem minha autorização o galo Branco e matou em rituais do candomblé.Eu lhe pergunto foi certo o que ele fez com meu amado galo Branco??O que acha disso?
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 o erro não foi seu . Não tente justificar com erros de outras pessoas. A maldade e ignorância está no ato dele e não sei
O mal não está nas religiões, está no coração das pessoas que usam as religiões de forma errada
Sensacional a explicação do Bruno! É assim mesmo que acontece as mudanças na sua vida. Frequento uma casa de umbanda e é só gratidão. Nem lembro mais dos meus vícios, defeitos e erros cometidos. Digamos que sou uma pessoa 90 por cento melhor. Devo a eles minha serenidade nesse momento tão difícil. Estou igual Jesus Cristo em meio a uma tempestade: esperando passar tranquilamente. Se alguém quer, porque tem que querer, entregue-se a estas energias.
O vídeo mais compreensivo do mundo que já vi até hoje, obrigado pela indicação.
Ele falou somente coisas superficiais.Ele não lhe falou sobre as maldades que eles fazem contra os animais.
Ele não lhe falou sobre o lado terrível dessa religião.
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 e te pergunto qual é o lado ruim da religião? E qual sua religião é a sua?
Todas as religiãoes fazem coisas ruins lembra.
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 ele falou das coisas sobre os oxalas lembra e nn das pessoas da religião
Meu Deus, nunca vi uma explicaçao tao perfeita 🤗🤗🤗🤗🤗
minhas saudações, mas que explicação espetacular, obrigado por postar esse vídeo, riqueza de esclarecimento.👍👍👍
Primeiramente, parabéns pela iniciativa e boa vontade.
A cultura Africana, para ser assertivo e honesto, não apenas de um ponto de vista pessoal mas social e cultural, é intensa, profunda e complexa. O que leva o conteúdo do vídeo, apesar de pontos importantes a se considerar importantes, essenciais e até interessantes, serem contudo superficiais. Pois, como afirmei e com um estudo mais aprofundado, não será difícil ver a intensidade na complexidade envolvida em casa nação, os tabus, as interpretações, a existência de um orixá para uma nação, como a ausência do mesmo em outra, e dentre muitos outros vieses, encontros e desencontros contextuais e mitológicos.
Eu indico o livro: Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo
(Tradução de Maria Aparecida da Nóbrega)
Eu adoro o canal do Mário Filho! Muito bom e esclarecedor. Excelente recomendação!
Muito obrigado!
Concordo, o cara é fera! Aprendi demais no último ano
@@laurafernandez1964, muitíssimo obrigado!
Lindo demais. Bruno, você explica de forma didática e poetica. Parabéns!
Obrigado pelo seu trabalho, me ajudou muito a tirar minhas dúvidas.
Adoro todos os temas que falam sobre os ORIXÁS... leio muito sobre o assunto.
Muito obrigada pelas explicações. Parabéns pelo puder de síntese. Muito Axé para você.
Adorei 👏👏👏
Fico muito feliz quando vcs falam sobre orixás, umbanda e candomblé!
Que vídeo maravilhoso, amei entender a cultura sobre outro pronto de vista e tradição, estava mais acostunada com as histórias que eu ouvia aqui do Brasil mesmo❤❤
Nossa, achei isso muito importante. As pessoas falam tanto e tanto sobre errar o orixá, cara. Falam tanto sobre punição. Difícil, né? Parabéns pelo canal.
Muito bom, gostei muito da sua explicação. E deixou um ponto importante, os Orixás estão na nossa vida para abrir caminhos que serão bons, mas devemos ter em mente que se não houver nosso esforço individual, essa benção se perde. Aṣè!
10:52 cara lembro que quando conversei em um terreiro no qual estava os diregentes Não gostaram e ainda chamaram minha atenção MAAAAAAAS.... Quando conversei isso com o SEU tranca Rua ele não só concordou como me apontou vários pontos que nunca tinha parado pra observar, é engraçado como as entidades tem uma visão mais livre de dogmas do que os próprios praticantes encarnados, le bro inclusive que por conselho de algumas entidades da casa pra que eu mantivesse essa linha de raciocínio a exemplo de orixá/esfera fora das práticas do terreiro e que só fizesse de maneira mais pessoal pois como esse sistema não era compartilhado com a maioria poderia dar confusão, mas os guias gostaram da minha forma de estudos (que inclusive aprendi muito com o professor Leo) o que me deixou super feliz na ocasião ❤️✌️😁
vc era cristão antes de entra pra religião?
Eu sei que eles existem mais também sei que querem algo...
Poriso eu confio em Deus um Deus maior que todos os outros vai e pesquisa uma pessoa manifestada vê o nome do demônio e pesquisa
Nossa... uau, você explica muito bem!! Adorei o vídeo e achei muito informativo. Bem didático
@Mario Filho eu amo o trabalho dele das entrevistas do Bial na globo e todas as outras entrevista acompanho o trabalho dele @bruno lanaro sou Madrinha do canal e ótimo o trabalho de vocês..
Muito obrigado!
Grato pela apresentação! Posicionamentos interessantes. Vale apontar a interrelação entre a cosmovisão yoruba e o aporte bantu no cenário brasileiro para a consolidação de um conceito moderno de orixá, particularmente entre as muitas umbandas.
Oi, onde posso ver ou estudar sobre essa interralação?
Minha mãe teve um centro de Umbanda de Terreiro, ela recebia o Compadre Tiriri. E agora eu entendi melhor suas ações. Ela já faleceu há anos. Eu somente posso agradecer à todas as entidades, porque elas sempre estiveram nos ajudando e eu agora entendo melhor muita coisa que tem acontecido comigo.
Ele pode seguir vc como proteção .. como ela já morreu
Ou vc continua cuidando pra ele te proteger
Amei ouvir tudo isso. Algumas coisas eu pensava mas nunca ouvi alguém dizer. Obrigada!!
Gratidão bom dia, sou novo buscador, eu iniciei no Santo Daime batizei no dia São Jorge, consagro sempre na Ayahuasca, normalmente sempre faço oferendas Mãe Natureza e agora vou fazer também a São Jorge, posso seguir ao Santo Daime e mesmo tempo seguir ao São Jorge?🙏❤️🙏
Bruno
Bom Dia
Obrigada🙏🙏, por mais está dedicação
Conhecimento!!!
Linda semana com muito AXÉ 🍃🍂🍃🍂🍃🍂
Ana
Você sabia que se você pedir ao orixá para matar alguém eles matam desde que você sacrifique algum animal?
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 e vc qual sua religião?
Show! Muito bom ter videos assim!!! Gratidão!!!
Um dos melhores vídeos sobre o assunto
Ótimo! Não forçou barra nem tendenciou. Muito sensato. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
O que você acha da matança de animais no candomblé?
@@friedrichwilhelmnietzsche3485é errado falar matação, mais vc só falar que essa religião só faz coisa ruim é errado tbm meu amigo. Nn gosto dessas coisas mais respeito é oq importa aqui
Seria ótimo se assim como fizeram o filme deuses do egito, fizessem um pra os orixás. Ia ser top, ver atores interpretados essas fantásticas forças da natureza.
Na terceira temporada de deuses americanos foram inseridos alguns orixás, vale muito a pena ver
Sim. Seria ótimo!👍🏻
Em Besouro, filme brasileiro, aparecem muitas referências às divindades de matriz africana.
Muito interessante a maneira como está sendo explicado. Gratidão!
Adorei esse documentário sobre o que são orixás. ❤️
Extremamente didático! Muito bom!
Tambem sinto isso...cada fase da vida é um aprendizado. São diferentes vibracoes que sintonizam com essa ou aquela energia...os Orixas são Amor! Essa coisa de brigas, vaidades e ressentimentos é um problema do medium e da casa! Saulo Calderon, em um dos seus desdobramentos astrais, descreveu uma entidade toda vestida de palha e claramente afro que dançava para limpar um ambiente do umbral...seria o proprio orixa ou uma entidade que assune aquela forma energetica antiga? Egregoras sao conceitos que ajudam muito a entender isso tudo...
Corretíssimo, muito coerente e cuidadoso!
Perfeito, eu também faço correlações através da Magia Divina❤️
Luana como faço pra acabar com o medo de sair de casa
Excelente... mas creio que cada casa tem seus saberes orais e além do mais, cada caso é um caso, cada filho vai olhar pra sua ancestralidade e isso pode conduzir muito nas decisões do Ori. Eu recebo as bênçãos de todos vodunces, mas é minha mãe Nanã que cuida da minha cabeça. Carrego seus arquétipos e acho bem difícil essas mudanças de vodun, mas cada casa é uma casa. Há outras relações arquétipas na tradição yurubá/ jeje/ nagô e algo que me encanta é a busca pela manutenção do mistério. O Ori, nosso vodun de cabeça decide, mas existem locais em África por exemplo que todos são filhos de Yansa ou Sobô etc. O que praticamos aqui é um reflexo muito atravessado por inúmeras práticas do nosso território Brasil. E eu acho isso bonito. Tem muito a se pensar sobre as religiões de matriz africana. Muito deixada e lado ainda por um infeliz racismo religioso. Mas gostei muito do vídeo. E gosto da sua postura sempre respeitosa.
Adorei as explicações, claras que objetivas,gostei continue postando
❤❤❤ 13:04
Oya
Mário Filho sabe tanto, que é um Pai Mário.
Muito obrigado!
Adorei a maneira como abordou o tema...
Novo por aqui , orixás e estou querendo estuda mais sobre
Bom dia 🔆
Bruno 🌹
Que video maravilhoso , me deu uma boa compreensão do assunto. Apesar de eu ser de outra religião eu abro meu leque para aprender e conhecer tudo .Não importa a religião. Por isto eu gosto muito deste canal porque aborda os temas de forma simples. Gratidão ❤🙏😘🌷
Outro tema polêmico: Quais as diferenças entre as psicoterapias do psicólogo, do psiquiátra, psicanalista, do mago/sacerdote/astrólogo tradicional/espiritualista (que diagnostica e prescreve nessa zona cinzenta tbm) ?
Excelente tema. Gratidão pelas informações
Obrigada pelas palavras esclarecedoras.
Muito esclarecedor. Obrigada!
Vídeo excelente, apoio de Portugal 🇵🇹
Exatamente o Sr e muito sábio sou de Matriz Africana.
Muito obrigada pela informação.
Vídeo maravilhoso normalmente aprendemos sobre de uma forma superficial e aqui consegui intender um pouco mais felicidades
Gostei que o humor voltou bem kkkkkkk sempre vai vir alguém pata falar que é falta de respeito e tals... Mas quem acompanha o canal a bastante tempo, entende, aprende e se diverte!
Parabéns
A alguns anos atrás eu comecei a criar um pintinho como meu animal de estimação.Eu o comprei de um senhor que vendia ou trocava pintinhos em uma Kombi.Esse pintinho foi crescendo,crescendo e crescendo até um dia que ele se transformou em um belíssimo galo Branco.
Eu cuidei desse pintinho com muito amor e carinho até um dia que um pai de santo viu esse galo Branco lindo e quis ele para matar em seus rituais.
Ele sabia que eu não iria vender o galo então ele foi até o dono do aviário e comprou sem minha autorização o galo Branco e matou em rituais do candomblé.Eu lhe pergunto foi certo o que ele fez com meu amado galo Branco??
Nessa época eu era um menino de 13 anos e era muito apegado ao galo
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 bem triste sua história, perder alguém querido nunca é fácil, ainda mais dessa forma... Realmente a pessoa n teria permissão para acabar com aquela vida.
Nem todo centro de umbanda e candomblé fazem sacrifício, eu também acho errado.. Aqui no canal eles falam de outras formas de continuar o ritual sem utilizar de animais vivos.
@@desalmadododo Até hoje me lembro com dor desse episódio em que fui tratar do meu galo Branco e ele não estava mais lá.
10:12 essas conversas de correlação entre orixás e outras energias já trouxe tanta treta comigo e pessoas do terreiro.... Complicado RS* mas concordo com esse ponto com algumas ressalvas mas concordo, o vídeo tá muito foda
A alguns anos atrás eu comecei a criar um pintinho como meu animal de estimação.Eu o comprei de um senhor que vendia ou trocava pintinhos em uma Kombi.Esse pintinho foi crescendo,crescendo e crescendo até um dia que ele se transformou em um belíssimo galo Branco.
Eu cuidei desse pintinho com muito amor e carinho até um dia que um pai de santo viu esse galo Branco lindo e quis ele para matar em seus rituais.
Ele sabia que eu não iria vender o galo então ele foi até o dono do aviário e comprou sem minha autorização o galo Branco e matou em rituais do candomblé.Eu lhe pergunto foi certo o que ele fez com meu amado galo Branco??
@@friedrichwilhelmnietzsche3485sim, porque ele pagou pelo animal.
Pode fazer o uso que desejar e como disse a as vísceras são usadas e a carne serve de alimento das pessoas do terreiro.
grata ! Bruno e o taro de vcs heim
Muitoooo esclarecedor...
Gratidão.🙏💜🙏
Muito bom vídeo!!! Parabéns pelo trabalho excelente mais uma vez
Vídeo topssimo adorei 💞 Gratidão 🙏💕
✨Adorei. Parabéns e Obrigada.🌹
Bruno sutilmente dando esporro em quem faz merda e bota culpa em treta de orixá é meu espírito animal hahhaha
A alguns anos atrás eu comecei a criar um pintinho como meu animal de estimação.Eu o comprei de um senhor que vendia ou trocava pintinhos em uma Kombi.Esse pintinho foi crescendo,crescendo e crescendo até um dia que ele se transformou em um belíssimo galo Branco.
Eu cuidei desse pintinho com muito amor e carinho até um dia que um pai de santo viu esse galo Branco lindo e quis ele para matar em seus rituais do candomblê.
Ele sabia que eu não iria vender o galo então ele foi até o dono do aviário e comprou sem minha autorização o galo Branco e matou em rituais do candomblé.Eu lhe pergunto foi certo o que ele fez com meu amado galo Branco??
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 Não tô aqui pra julgar preceitos da religião de ninguém e nem como cada um conduz a sua vida. Ele ter feito sem a sua autorização foi errado, mas nota-se que seu comentário vai além disso. Eu sou vegana e não concordo com a morte de nenhum animal, mas isso é uma decisão que rege apenas a mim mesma. Se uma determinada religião tem essa prática, cabe aos seus praticantes decidir se isso faz sentido ou não.
@@DanyPicles Até hoje me lembro com dor da maldade que esse pai de santo fez comigo quando eu era criança.
Show adorei os esclarecimentos
Bruno! Pode fazer vídeos sobre as personalidades MTBI? Eu sempre fui esquisitão e nos testes deram que sou INFJ. Estou doido atrás de mais informações... Abraços!
estuda as funções cognitivas, é mais confiável
Muito bom!🙏
minha vida mudou depois desse canal ✨✨✨✨
Muito, muito bom! Vou usar de referência em minha live.
Muito obrigado por este vídeo, ele foi muito didático! Às vezes quando pesquisamos o significado de uma palavra em sites acabamos um pouco confusos justamente pela grande quantidade de vocábulos em uma língua que desconhecemos e por isso nossa compreensão fica mais limitada. O bom deste vídeo é praticidade na adaptação dos termos. Muito obrigado mesmo ❤
Pelo oq eu entendi ORI é o nosso eu superior? É a forma q eu consigo entender. Me confirmem por favor p não ficar dúvidas 😊
Gostei do conteúdo, então conectamos com os orixás através da nossa mente?
Parabéns! Vídeo fantástico.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💚
Eu adoro o conteúdo do canal de vocês, Parabéns!!!!
gratidão por esse video, muito bom...
Gostaria de ver esse vídeo no ponto de vista de um baba do candomblé (Ketu) algumas coisas são diferentes quando se trata de candomblé, pois na umbanda não se inicia em orixá
Acredito que a tradição yorubá é a correta, uma vez que o conceito nasceu nesta tradição. Mas o importante é ver os orixás como divindades e não como seres humanos, como já ouvi por aí.
Olá... Vídeo dinâmico e com linguagem simples e direta, parabéns. Tenho uma dúvida e gostaria de saber sua opinião. No terreiro onde conheci a umbanda se ensina ou se prática que : O " seu orixá " ou ser filho desse ou aquele, é determinado pelo seu dia de nascimento na semana. Por ex: Nasceu Sábado é filho de Oxalá, domingo Nanã, e assim por diante. Já ouviu falar disso? Se sim, qual a sua opinião?
O Ori pode ser comparado com um Eu Superior, por exemplo?
Boa pergunta. Já ouvi falar que Ori é orixá.
Sim
Vídeo maravilhoso 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Interessante várias pessoas entrarem na mesma viagem...Com todo respeito. O cara que inventou tudo isso tem poder de persuasão
Namastê 🙏🏽.
Seria realmente excepcional, se vcs chamasse o Guilherme Romano para conversar sobre a índia é as tradições que lá habitam
Mario Filho eh joia preciosa mesmo. Eu o vi pela primeira vez aqui no canal do Conhecimentos, em uma live. Outra vida ter alguém com conhecimentos e que seja capaz de responder nossas duvidas sem enrolação (grande parte dos lideres religiosos apenas reproduzem coisas sem nem mesmo saber a razão).
Muito obrigado pela consideração!
Axé!
Gratidão pela explicação
Parabéns pelo vídeo. Eu acredito que pode causar alguma confusão quando se diz que alguns candomblés tratam o orixá - título do vídeo - como força ou elemento da natureza diferente da """""""tradição""""""""" yorubá que trata do orixá como divindade. Na verdade, os candomblés - assim no plural - trazem a marca de várias culturas ou nações africanas. A yorubá e uma delas. Resumindo, ao contrário do que o vídeo pode dar margem, a cultura de enxergar, permita-me, as entidades não apenas como divindades (cultura yorubana) vem do fato de existirem diferentes candomblés formados por junção (geralmente) de culturas (tradições) africanas diferentes. Bantu, Nagôs, Jejes entre outras (Congo, Angola). Fazer o caminho de volta em busca de uma tradição - uma forma pura - pode soar meio fora de lugar. Então, elemento da natureza ou divindade, o importante é saber que os povos africanos, aqui escravizados, não tiveram como manter sua tradição separada (pura, digamos). A essência é africana e fruto de uma mistura de tradições de vários povos que não podemos (ainda bem) querer separar para buscar uma tradição a fim de explicar um fenômeno tão complexo, como uma forma religiosa que era múltipla no continete Africano e que aqui, por conta da colonização, foi forçada a se misturar, inclusive incorporando elementos da cultura local (indígena) e do catolicismo. Fazer uma viagem ao Benin, ao Togo ou à Nigéria em busca da tradição é um esforço louvável, mas não vai responder à complexidade do que são os Candomblés no Brasil (Bahia, principalmente). A Umbanda é outra história. Escrevi demais! Kkkkkkkkkkkkkk Axé a todos!
Bom dia.
Se eu falo de Òrìṣà eu tenho que me reportar à tradição iorubá, pois a palavra designa uma divindade desse povo.
11:14 eu não sei se vc já pesquisou a respeito mas tem um certo ponto de vista que entende que como as tribos yorubas eram guerreiras durante boa parte da sua história antiga Todos os mais de 400 orixás que eram e ainda são cultuados pelo próprio Povo yorubas tinham conotação de Guerreiros em algum ponto, No caso de Ogum seria Não só o combate mais também o fornecimento das armas ou daquilo que fosse necessário para um combate (físico,mental emocional e etc..) e quanto Xangô Seria O Combate, a Guerra e também a Manutenção do Poder, mas Também as Escolhas e a decisão no campo de batalha (seja ela literal ou na vida como um todo) nesse ponto a Relação que fazem dele com Binnah (ou até mesmo Saturno) com a restrição que leva ao Foco e escolha do que é Melhor para uma situação acaba batendo muito não acha? Esse vídeo tá muito bom
Adorei a explicação, porém, essa imagem pulando o tempo todo ... kkkk... atrapalhou muito. Mas é só um comentário, o conteúdo foi ótimo.
Que explicação perfeita
Ótimo vídeo,parabéns para o canal.
Complementou a teoria de história do meu filho na 5 serie obrigada!
Boa tarde Bruno, estou procurando e querendo saber mais sobre o Budismo aqui no RJ Capital.
Teria como fazer um vídeo falando sobre os templos aqui na Cidade e mais sobre essa religião?
Por exemplo, eu não sei ainda aonde tem templos para meditação e até aprender sobre a religião aqui no RJ Capital.
Muito bom, é um video esclarecedor, de linguagem simples. Tipo de vídeo que até quem não conhece passa a entender e corre o Risco de dar lição em quem acha que sabe hahahaha
A alguns anos atrás eu comecei a criar um pintinho como meu animal de estimação.Eu o comprei de um senhor que vendia ou trocava pintinhos em uma Kombi.Esse pintinho foi crescendo,crescendo e crescendo até um dia que ele se transformou em um belíssimo galo Branco.
Eu cuidei desse pintinho com muito amor e carinho até um dia que um pai de santo viu esse galo Branco lindo e quis ele para matar em seus rituais.
Ele sabia que eu não iria vender o galo então ele foi até o dono do aviário e comprou sem minha autorização o galo Branco e matou em rituais do candomblé.Eu lhe pergunto foi certo o que ele fez com meu amado galo Branco??
Nessa época eu era muito novo e apegado ao galo Branco.
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 que bom, eu também não como carne e tenho uma galinha de estimação, mas isso não me faz melhor que ninguém, não me da o direito de praticar a religião do outro e menos ainda criticar o que fazem ou deixam de fazer. Só me da o direto de seguir minha vida entendendo que compaixão não tem tanto a ver com o meu ponto de vista. Aproveita e segue lá a @galinhatiti tem mais um monte de galinhas com a mesma história que a sua ou parecida, tem galinhas precisando de doação, ajuda um monte de coisas que seguimos e ajudamos. Abre um canal pra vc e defende o que acredita, mas nunca, nunca mais critique a religião dos outros, porque atualmente isso é intolerância e as consequências são bem reais.
@@engluanareccio3674 Você percebeu o que esse pai de santo fez??Ele feriu uma criança de mais ou menos 13 anos que não fez nada de errado,o que essa criança fez foi somente amar profundamente um pintinho.Mas ele não quis saber dos sentimentos dessa criança e de certa forma tomou meu animalzinho de estimação para satisfazer a religião dele.Ele não quis saber dos meus sentimentos.
Agora eu pergunto é correto isso que ele fez em nome da religião dele?
O que esse pai de santo fez foi um crime contra a vida do galo Branco e contra meus sentimentos.
O que você faria se alguém cometesse algum tipo de crime contra você,o que você faria???
Busca ajuda emocional, vai te fazer bem..
@@engluanareccio3674 Isso que relatei demonstra que a sociedade é conivente com as coisas terríveis.Não querendo saber que vão ter que pagar pelos atos ruins que praticam contra a vida.
A natureza já demonstrou com o CORONA VIRUS que retribui a cada um segundo suas obras.
Oi meu nobre eu isac gosto muito sobre esse assunto
acho complicado essa tendência que a gente aqui no ocidente tem de separar divindades de emanações, como se fossem uma dicotomia excludente. Me dá a impressão de que depende da tendência teológica à qual quem analisa adere.
É razoável que para nós de um plano de fundo monoteísta (mônada pessoal + hipóstases impessoais) os orixás sejam concebidos como energias da natureza e não como divindades (hipóstases pessoais) tal qual uma cultura menos aderente à teologia monoteísta pode identificar.
Pra um eclético, não deixam de ser duas formas distintas de entender a mesma coisa. Duas perspectivas.
A alguns anos atrás(eu tinha uns 13 anos) eu comecei a criar um pintinho como meu animal de estimação.Eu o comprei de um senhor que vendia ou trocava pintinhos em uma Kombi.Esse pintinho foi crescendo,crescendo e crescendo até um dia que ele se transformou em um belíssimo galo Branco.
Eu cuidei desse pintinho com muito amor e carinho até um dia que um pai de santo viu esse galo Branco lindo e quis ele para matar em seus rituais.
Ele sabia que eu não iria vender o galo então ele foi até o dono do aviário e comprou sem minha autorização o galo Branco e matou em rituais do candomblé.Eu lhe pergunto foi certo o que ele fez com meu amado galo Branco??
alguns sacerdotes batem na tecla de que o candomblé é monoteísta, já que os orixás são como digamos "partes" do grande criador.
Vc sabe me dizer o porquê temos que oferecer comida para os orixás chama obrigação gostaria de aprender mais
Maravilhosa e explicaçao amei
Pergunta: tem como saber que orixa já abençoou meu ori?
Explicou de uma maneira simples e objetiva, agora surgiu uma LUZ na minha cabeça, gratidão,AXE