KEYNES E O INTERVENCIONISMO ESTATAL NA ECONOMIA | PROF. CRISTIANO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • KEYNES E O INTERVENCIONISMO ESTATAL NA ECONOMIA | PROF. CRISTIANO
    • KEYNES E O INTERVENCIO...
    No século XIX, o cenário econômico estava divido em duas teorias econômicas: Teoria Liberal e Teoria Marxista. A última, tendo como maestro o ideólogo Karl Marx, defendia a ideia de que o Estado deveria ser forte e predominante, ou seja, controlando os meios de produções e toda a economia de um país. Contrapondo essas ideias, a teoria liberal, tendo como fundador o economista e filósofo Adam Smith, defendia o funcionamento do livre mercado. Nessa teoria, o estado deverá garantir apenas direito à propriedade privada.
    A doutrina Keynesiana ficou conhecida como uma “revisão da teoria liberal”. Nesta teoria, o Estado deveria intervir na economia sempre que fosse necessário, afim de evitar a retração econômica e garantir o pleno emprego.
    Principais Características do Keynesianismo:
    Defesa da intervenção estatal em áreas que as empresas privadas não podem ou não desejam atuar; Oposição ao sistema liberal; Redução de taxas de juros; Equilíbrio entre demanda e oferta; Garantia do Pleno Emprego; Introdução de benefícios sociais para a população de baixa renda, a fim de garantir um sustento mínimo;
    EMAIL: cristiano.barroso@educacao.mg.gov.br
    profilocri.blog...
    Curriculum Lattes: lattes.cnpq.br/...
    Site: saberemfoco.we...
    Canal: / cpbbh .

Комментарии • 13