Muito atrasado pra isso... Eu sempre fui um jogador de verde e odiava azul. Mas recentemente descobri Simic, e posso dizer que o azul pode fazer coisas incríveis além de tirar a alegria de todos
Não é necessariamente sobre precisar banir ou não as cartas, mas como eu jogo sempre com o mesmo grupo de pessoas, a gente tem uma banlist própria do nosso grupo, onde a gente bane e desbane o que a gente quer. É bem saudável pro nosso grupo, e com isso a gente pode banir cartas não por serem necessariamente broken, mas sim por acharmos que vai deixar os nossos jogos melhores. um exemplo é o sol ring, é uma carta que eu n acho que tem um power level que justifica ser banida, mas ela ainda é boa o suficiente pra entrar em quase qualquer deck (se não qualquer deck), então nós banimos o sol ring simplesmente pra ter uma variedade maior nos nossos decks. É realmente muito bom você poder conversar com as pessoas que você joga e falar "olha, eu realmente acho que essa carta não é divertida, podemos não usar ela" e é algo que eu recomendo que faça quem tem a condição de fazer.
Elba, o Sheldon do comitê de commander já participou de vídeos com Brasileiros antes, e no geral costuma tentar participar de conteúdos da comunidade quando é chamado, então caso venha um segundo vídeo tenta chamar ele pra participar ou até mesmo o Shivam Batt que faz parte do CAG e costuma aparecer quando chamam ele.
Incrível como as cartas do bloco de Urza tornaram o jogo muito mais quebrado até hoje. Estou muito interessado em saber a análise histórica do bloco para entender como isso foi tão impactante e como eles fizeram os designs das cartas.
O engraçado é os fdp falarem q o foco do set (ou de um dos sets, n lembro) era encantamento e não artefato. Sendo q o bloco de Urza foi oq começou a máxima de "bloco focado em artefato quebra quebra o jogo"
@@SASORIBRONGUI1 Existem coleções de zueira no Magic(que são cartas de borda prata) que não valem em um jogo de verdade, na última coleção da Zueira, o organizadores do comander liberaram algumas dessas cartas pra teste, se não desse dor de cabeça eles ia deixar que as cartas pudessem ser utilizadas no jogo, caso contrário "Ban hammer" :D
vc pode sair do jogo quando bem tiver afim, ninguém pode te obrigar a ficar numa mesa q vc n quer "Ha! Botei uma magia com split second na stack, vc n pode desistir!" n funciona Existe essa "regra casual" de alguém só poder desistir em tempo X pra n acontecer de alguém ficar de cu ardido e sair da partida ferrando o jogo dos outros... exemplo: "- Estou dando lifelink pros meus bichos e te atacando - É sério q vc vai me matar agora?! - É só um jogo, relaxa. Próximo turno eu acho que ganho. - Te fode, gasto todas as minhas remoções da mão em permanentes tuas, sacrifico minha strip mine num terreno teu e concedo antes do dano, só pra vc n ganhar vida!" Masssss convenhamos, se alguém quer ser babaca, n importa quantas regras a gente queira botar, n tem como evitar.
carta não-banida que deveria ser banida: Demonic consultation e tainted pact. não era pra você poder se livrar do seu próprio baralho instant speed por 1~2 manas. thassa's oracle sem isso se torna 100% balanceada, inclusive.
Elba, no início do vídeo vc fala do Worldfire ser desbanido. Vc poderia falar mais sobre os critérios de desbanimento? Como o comitê percebe que uma carta que deixou o formato chato anos atrás não irá deixar mais chato hoje em dia?
"Ah então você ta falando que magic é pay to win" Pra mim só existe uma resposta para isso, e é uma que meu amigo ja me diz desde que comecei a jogar magic "Magic não é pay to win, Magic é PAY TO PLAY, irmão"
Elba, sobre Vitória da Coalizão, no cenário atual do commander, pensando nas inúmeras estratégias que exitem, combos repetitivos (vide Curiosidade + Niv Mizzet entre outros), decks de estratégias que ganham naturalmente em poucos turnos, o banimento deste feitiço nesse cenário tão diverso ainda se justifica?
pra min a ilha devia ser banida. Esta carta habilita diversas cartas anti-jogo como couters, bounce Spells entre outras que só servem para atrapalha o jogo. note que o objetivo deste banimento não seria tirar azul do jogo pq eles conseguiriam facilmente gera mana através de diversos artefatos que existem mas sim trazer mais justiça ao jogo, pois é trivial conseguir ter um counter turno 2 e se você nem esta tentando turno 3. Sim isso é uma zoeira ....
Elba o que tu pensa sobre as freespels? Como seria os formatos sem elas? Ela são benéficas ou maléficas? Beijo pra ti e pra Isis(saudade dela por aqui), sou fã desse casal!
Interessante então, uma boa parte das cartas são banidas por conta da logística ou por deixar o jogo relativamente chato, terminei o vídeo me perguntando então, e as cartas que rodam na maioria dos decks de chaos, como Knowledge Pool por exemplo, que geralmente fazem os 2, tem uma logística relativamente complicada, e estende o jogo muito, tem algum motivo em especifico para não serem banidas ? De fato, não são cartas muito fortes, bem, pode ser só pira minnha de achar chato e demorado jogar contra, mas se não for, são por que as cartas de chaos individualmente além de não serem fortes, não são tão problemáticas assim ? já que no geral quando aparece um Confusion in the ranks na mesa, logo depois vem um Planar Chaos, ai depois um chato p kct de um Scrambleverse, e por ai vai, são por que sozinhas elas nem são isso tudo ? só consigo pensar nisso no momento, pq sério, chatas e complicadas elas são. Ah sim, não é que eu quero que elas sejam banidas, nem ligo na real, mas é só que, vendo o vídeo, me parece que elas se encaixam bastante no "padrão" do Comitê de martelada kk
44:49 Elba só pra buscar a (The World Tree) e isso que eu faço com os dois em jogo já era. Combinação perfeita Golos e The World Tree, tirando que jogão em qualquer deck os dois ainda mas tendo Golos como comandante.
Elba, como funciona a questão de idioma das cartas? Tipo, se eu BR com cartas em pt BR, ir em um evento nos EUA por exemplo, é bem aceito eu jogar com cartas em outro idioma?
pergunta sobre o combo pesadelo recorrente com simulacro, como o pesadelo faz o sacrificio antes do ressurect, eu não poderia sacrificar simulacro e então depois reviver o simulacro? no mesmo cast no caso
O vídeo sobre cartas cujo não-banimento é polêmico há de ser muito interessante. Boa parte das cartas em listas de banidas (não só em Commander) a gente olha e fala 'mas óbvio que é banido, isso é forte demais!', mas será mesmo que é óbvio? Legacy é cheio de estratégia poderosíssima no vácuo, mas quando colocado no ambiente em que há outros decks tão fortes quanto fica 'justo'. Adorei você ter explicado a lógica do 'isso torna o jogo até aqui irrelevante'. Gostaria de ver mais vídeos sobre banidas em outros formatos, para falar a verdade (e sobre coisas desbanidas também ^^ isso acaba contando um pouco da história do formato, né?).
Minha questão sobre a Iona, é a mesma que a do professor. (Não só pq eu tenho uma kaalia) Mas ele diz que SE vc tiver mana suficiente pra fazer a Iona, SE vc tiver um deck com branco, SE vc escolher a cor do mono player e por algum motivo vc quieta tirar ele, SE nenhum outro player tirar a Iona e por aí vai... São muitos 'SE' pra uma carta. Ao contrário de cartas que podem ser banidas, como Winter orb, que além de incolor, ser só duas manas e afeta a todos.
no caso do fura-casco, é ainda pior: na PIOR das hipóteses, purgatório do commander. Quando faziam esse esquema de Rodas + fura-casco, também rampava 21 tesouros Se mais ninguém tivesse counter, não só impedia os outros de jogar como era praticamente "próximo jogo"
Acho que mais que prender num purgatório, a Erayo é banida porque é um combo muito fácil na zona de comando, o RC poderia olhar Niv-Mizzet, Vito e essas outras peças de combo que ficam na zona de comando também.
bem, você falou que na época não tinha jeito de lidar com o Emrakul ou seja hoje tem. Eu vejo que ele é forte mas hoje em dia ele ainda merece ser banido?
Eu tenho um Golos Shrines com portões, a Sisay seria uma commander muito melhor do que ele, mas eu escolhi ele apenas pelo flavor, um peregrino (muito estiloso, diga-se de passagem) que passa pelos portões em busca dos sacrários. Por sorte, meu playgroup sabe o quão groselha ele é e eu continuo jogando com ele. Mas muito bom esse vídeo, tem muitas cartas que eu achava que o motivos de banimento eram outros (por exemplo, flash ou Emrakul).
Pra mim uma carta que tem o mesmo problema do motor do paradoxo é o tampo de adivinhação do sensei, o cara baixa ele e ele ali fazendo as parada e vc sabe q ele tá combado, mas ainda não ganhou o jogo, e aí vc fica jogando sem jogar
Para mim, tem algumas cartas que entram em absolutamente qualquer deck (Caverna das Almas, por exemplo) e algumas que são quase isso. Tira a graça do formato por torná-lo repetitivo d+ e muitas vezes quebrado, o formato que foi feito p/ desenvolver bastante o jogo acaba entre 2 e 5 turnos, raramente 6 ou 7. Ter algumas staples acho massa, mas commander tem DEMAIS, chega a ser absurdo. Na minha visão, deveria ser criado um novo formato de commander que tornasse o jogo mais equilibrado (e potencialmente bem mais barato) p/ quem joga casual. Baseado nisso, eu mesmo estou criando esse formato p/ jogar com meus amigos, já está quase pronto e já estou criando uma expansão p/ ele, esta seria um modo alternativo de jogar adicionando regras p/ um jogo + dinâmico, estratégico e político inspiradas no que creio serem os principais arquétipos de deck de Commander! Estou MUITO ANSIOSO p/ testar o formato e a expansão c/ a galera! 🤩✨👊🏽
Fala Elba, beleza? Na minha visão os tutores poderiam ser banidos por ajudar na homogeneização do formato e quebram um pouco a ideia de todo jogo ser diferente por conta do formato ser singleton. Outro tipo de carta que poderia ser banido são as fast mana, como mana crypt, mana vault e até mesmo sol ring, acho que elas dão uma vantagem muito grande para quem sai com essas peças logo no início do jogo. Esses dois tipos de cartas na minha visão poderiam ser banidos, mas não necessariamente precisam. Abraço!
Mas é por isso que serve os oponentes. Se um cara tá saindo na frente porque fez mana sol ring e sinete e os TRÊS oponentes não tiverem capacidade de lidar com ele, é porque merecem perder. Toda multimesa que jogo algm sai rampado e te garanto por mais que ele tenha vantagem inicial, ele só tomara remoção e foco e provavelmente não ganha. Vira o "archenemy" do momento como e a pegada de todo mesao.
E dizer que banir tutor porque quebra o singleton e a mesma coisa que querer banir cartas que vc pode castar duas vezes (ou mais) ou são recursivas. Como muldrotha que casta do grave. Arqueomante, eternal witness que recupera. Fora as mecânicas de recapitular e a própria kess.
na moral, jogo com o magus do grimório (versão criatura da biblioteca de alexandria) e altamente recomendo! Duas manas por um mana dork que varias vezes te compra uma carta todo turno
cara, n da pra entender pq mox são banidas e mana crypt e sol ring não são, essas duas são muito mais fortes. a única coisa é q mox ta na lista reservada, mas se levam a disponibilidade da carta em conta, deviam banir dual land tbm e secret lair tbm
A Iona acho que ela precisa estar sim banida, principalmente por ela poder ser sua comandante, por que ela basicamente pune uma pessoa por ela ter montado o deck mono color, isso quase mostra algo como "deck mono color é o jeito errado de jogar commander", se eu fui pra lojinha jogar e vejo uma mesa que antes de começar o jogo vejo que o cara vai jogar de Iona, eu nem começo, eu levanto da mesa e vou pra outra pq se eu tiver de mono color vou ter que fazer speedrun de commander, pq se não ganhar rapido, ela entra em jogo e eu não jogo mais ficando assim no purgatorio do commander
Posso almoçar agora
aquele almoço de 1 hora e meia uhmmmmm delicia
Djoko 🤝 Elba
Vídeos mais longos do que filmes do Tarantino
E eu assisto todos
Caraca, essa me pegou desprevenido hehehe. Elba 🤝 Djoko
Uma hora e meia de almoço djoko ? Rs
Eu almocei, jantei e terminei agora no café da manhã.
Amo os filmes do Elba, baita diretor foda
Esse diretor só lança pérolas cinematográficas
O ator não é bonito, mas o carisma deixa a gente apegado ao personagem 🤣🤣
Acho muito interessante essa vanguarda monologuista
não entendo como essas obras tem dislikes. Bando de infiéis
Estilo irmãos cohen
Eu acho que a carta Ilha deveria ser banida, motivos: gera mana azul
Muito atrasado pra isso... Eu sempre fui um jogador de verde e odiava azul. Mas recentemente descobri Simic, e posso dizer que o azul pode fazer coisas incríveis além de tirar a alegria de todos
@@Leonardodeboni0406 tb mano
Não é necessariamente sobre precisar banir ou não as cartas, mas como eu jogo sempre com o mesmo grupo de pessoas, a gente tem uma banlist própria do nosso grupo, onde a gente bane e desbane o que a gente quer. É bem saudável pro nosso grupo, e com isso a gente pode banir cartas não por serem necessariamente broken, mas sim por acharmos que vai deixar os nossos jogos melhores. um exemplo é o sol ring, é uma carta que eu n acho que tem um power level que justifica ser banida, mas ela ainda é boa o suficiente pra entrar em quase qualquer deck (se não qualquer deck), então nós banimos o sol ring simplesmente pra ter uma variedade maior nos nossos decks. É realmente muito bom você poder conversar com as pessoas que você joga e falar "olha, eu realmente acho que essa carta não é divertida, podemos não usar ela" e é algo que eu recomendo que faça quem tem a condição de fazer.
Elba, o Sheldon do comitê de commander já participou de vídeos com Brasileiros antes, e no geral costuma tentar participar de conteúdos da comunidade quando é chamado, então caso venha um segundo vídeo tenta chamar ele pra participar ou até mesmo o Shivam Batt que faz parte do CAG e costuma aparecer quando chamam ele.
up 👆
Incrível como as cartas do bloco de Urza tornaram o jogo muito mais quebrado até hoje. Estou muito interessado em saber a análise histórica do bloco para entender como isso foi tão impactante e como eles fizeram os designs das cartas.
O engraçado é os fdp falarem q o foco do set (ou de um dos sets, n lembro) era encantamento e não artefato. Sendo q o bloco de Urza foi oq começou a máxima de "bloco focado em artefato quebra quebra o jogo"
Tô ansioso pela análise tb. Até pq eu comecei a jogar Magic logo antes do bloco sair, então tenho uma memória afetiva muito forte com Urza
Cara, adoro esses vídeos do Elba onde é quase ou mais de uma hora ele comentando e dando sua opinião sobre qualquer assunto kkkkkkk
Pra quem é encarregado pelas atividades domésticas e tem um fone Bluetooth, esses vídeos são uma mão na roda.
Esse dias eu estava olhando as lista de banida, me perguntando sobre essa e aquela carta...
Ótimo vídeo, Elba!
Será um sonho??? Um vídeo de 1h34min?? A louça da semana tá garantida
Esse é o tipo de video tao bom que eu vo guarda pra assistir amanha tomando uma breja
Adoro os vídeos do Elba mano, é tipo uma longa conversa com um amigo bem ácido. Curto pra caralho.
Elba, como ficou aquela história de borda prata no commander?
Alguém pode me explicar doq se trata?
@@SASORIBRONGUI1 Existem coleções de zueira no Magic(que são cartas de borda prata) que não valem em um jogo de verdade, na última coleção da Zueira, o organizadores do comander liberaram algumas dessas cartas pra teste, se não desse dor de cabeça eles ia deixar que as cartas pudessem ser utilizadas no jogo, caso contrário "Ban hammer" :D
Esse tipo de longa-metragem me faz perceber que este é o melhor canal do RUclips. Valeu, Elba. ❤
Olha só, um vídeo com 1 Pirulla de duração... Amei!
Muito bom!! Tem um grupo de amigos que animaram jogar um "brawl legacy". Resolvi fazer uma banlist para isso e esse vídeo me ajudou muito.
Faz um vídeo sobre o MIL no commander. Agora temos muitas opções interessantes com essa interação. Além do Bruvac como comandante MONO U.
Se tudo der errado, o Garth One-Eye pode vir a se tornar um Golos 2. Ele é um ótimo commander toll box.
Esse vídeo teve uma hora e meia, mas pareceu um curta de quarta de 15 minutos, explicação excelente e direta, a ponto que eu nem vi o tempo passar!!!
Elba pergunta do milhão:
Conceder no commander é instant ou sorcery speed?
(ou a qualquer momento que você poderia virar um terreno?)
Em teoria, conceder é instant, mas tem loja que bota regra de só poder conceder como sorc pq isso afeta o resultado de commander competitivo.
vc pode sair do jogo quando bem tiver afim, ninguém pode te obrigar a ficar numa mesa q vc n quer
"Ha! Botei uma magia com split second na stack, vc n pode desistir!" n funciona
Existe essa "regra casual" de alguém só poder desistir em tempo X pra n acontecer de alguém ficar de cu ardido e sair da partida ferrando o jogo dos outros... exemplo:
"- Estou dando lifelink pros meus bichos e te atacando
- É sério q vc vai me matar agora?!
- É só um jogo, relaxa. Próximo turno eu acho que ganho.
- Te fode, gasto todas as minhas remoções da mão em permanentes tuas, sacrifico minha strip mine num terreno teu e concedo antes do dano, só pra vc n ganhar vida!"
Masssss convenhamos, se alguém quer ser babaca, n importa quantas regras a gente queira botar, n tem como evitar.
@@zaratrustamaster algo que pode ser feito em situações desse tipo é o dano é causado independente da desistência
esse filme da uns 4 Almoços, obg Elba
carta não-banida que deveria ser banida:
Demonic consultation e tainted pact.
não era pra você poder se livrar do seu próprio baralho instant speed por 1~2 manas.
thassa's oracle sem isso se torna 100% balanceada, inclusive.
Concordo que é o combo mais idiota, sou completamente contra o banimento mesmo assim 😂
Elba oldschool, finalmente um vídeo com um Pirula e meio de duração
Da série, vídeos que eu nn sabia que precisava. Obrigado Elba.
Elba, no início do vídeo vc fala do Worldfire ser desbanido. Vc poderia falar mais sobre os critérios de desbanimento? Como o comitê percebe que uma carta que deixou o formato chato anos atrás não irá deixar mais chato hoje em dia?
Carta que Deveria ser Banida: Ilha.
Motivo: Azul é chato de mais.
Imagina? Terreno que faz mana colorido, entra de pé e pode ter qualquer número no deck? Mto quebrado.
@@seila9193 pior de tudo, mana azul, se mox safira é banida ilha tbm deveria
@@atilakakimori6960 Dizem que mox é uma ilha piorada. Mox só pode ter uma no deck e faz a mesma coisa que ilha.
"Ah então você ta falando que magic é pay to win"
Pra mim só existe uma resposta para isso, e é uma que meu amigo ja me diz desde que comecei a jogar magic
"Magic não é pay to win, Magic é PAY TO PLAY, irmão"
Existe algum card game que não seja assim ?
Eae chapaaaa TSSSSSSSS
Eae chapaaaa TSSSSSSSS
@@vitorguerreiro3902 físicos são praticamente impossíveis de jogar sem dinheiro
@@59day19 não sendo físico, legends of Runeterra é muito bom, fica a dica
Thassa's Oracle se encaixa direitinho na categoria "cartas que voce ganha do nada", hehe
Até pq ficar sem carta no baralho é uma coisa que acontece de uma vez né kkkk
só se for um combando com ao menos uma outra carta, não da pra ganhar do nada sem combar (exatamente como uma das cartas que ele falou)
Fastbond com crisol dos mundos pode repetir aqueles terrenos que sacrificam pra ativar algum efeito (como areia movediça) ao custo de 1 de vida?
1:08:03 "Já tá jogando muito ai hein irmão", AHAHHAHAH, irei rir até a hora de dormir!
Eu indo na academia fazer cardio, uma hora e meia depois:
"Caramba que hoje o treino rendeu."
46:39 Meren citada no video: CHECK!
Eu: Mal li o titulo
Também eu: Like instantaneo
Elba Cartoon na thumb!
Ficou muito bom!
3 vez que vejo esse vídeo, a cada 6 messes eu vejo pq esqueço, e o modo que o elba explica faz eu me divertir toda vez kkk
"plus a mais adicional que vem pra somar" perfeição! kkkkkkkk
Elba, sobre Vitória da Coalizão, no cenário atual do commander, pensando nas inúmeras estratégias que exitem, combos repetitivos (vide Curiosidade + Niv Mizzet entre outros), decks de estratégias que ganham naturalmente em poucos turnos, o banimento deste feitiço nesse cenário tão diverso ainda se justifica?
Elba eu nem gosto de Magic mas seu carisma que cativa. Parabéns pelo seu trabalho.
pra min a ilha devia ser banida. Esta carta habilita diversas cartas anti-jogo como couters, bounce Spells entre outras que só servem para atrapalha o jogo. note que o objetivo deste banimento não seria tirar azul do jogo pq eles conseguiriam facilmente gera mana através de diversos artefatos que existem mas sim trazer mais justiça ao jogo, pois é trivial conseguir ter um counter turno 2 e se você nem esta tentando turno 3.
Sim isso é uma zoeira ....
Muito interessante. Valeu pelo conteúdo, Elba!
1 hora e meia de vídeo do elbinha falando de commander e cartas, meu deus obrigado por alegrar meu jantar
As novas Thumbnails estão tão bonitinhas
Elba o que tu pensa sobre as freespels? Como seria os formatos sem elas? Ela são benéficas ou maléficas? Beijo pra ti e pra Isis(saudade dela por aqui), sou fã desse casal!
Adorei o desenho do Elba na thumb
Pergunta pq o combo Thassa Oracle e Tainted não é banido ainda
Craterhoof Behemoth não é basicamente uma carta que conjurei e ganhei? Deveria ser banida também?
So eu acho que esse video poderia ter 3 horas
O Michael Jackson no fundo, Aaauuuuuu!
Esse jogo era muito bom haha
Olha,ouvir você explicando por que as cartas são banidas em quanto eu arranco meus cisos fora foi uma experiência sublime. Obrigado!
como assim mano kkkkkk
experiência unica
como tu fez isso
Obrigado por um vídeo de 1h e meia Elba, tenho vídeo pra acompanhar durante minhas janelas até segunda
Dando like antes de assistir pois este é o tipo de vídeo que mais gosto porém ninguém faz.
Explicando os motivos de certas características do MTG.
Interessante então, uma boa parte das cartas são banidas por conta da logística ou por deixar o jogo relativamente chato, terminei o vídeo me perguntando então, e as cartas que rodam na maioria dos decks de chaos, como Knowledge Pool por exemplo, que geralmente fazem os 2, tem uma logística relativamente complicada, e estende o jogo muito, tem algum motivo em especifico para não serem banidas ? De fato, não são cartas muito fortes, bem, pode ser só pira minnha de achar chato e demorado jogar contra, mas se não for, são por que as cartas de chaos individualmente além de não serem fortes, não são tão problemáticas assim ? já que no geral quando aparece um Confusion in the ranks na mesa, logo depois vem um Planar Chaos, ai depois um chato p kct de um Scrambleverse, e por ai vai, são por que sozinhas elas nem são isso tudo ? só consigo pensar nisso no momento, pq sério, chatas e complicadas elas são. Ah sim, não é que eu quero que elas sejam banidas, nem ligo na real, mas é só que, vendo o vídeo, me parece que elas se encaixam bastante no "padrão" do Comitê de martelada kk
Não sei nada de Magic, não entendi nada desse vídeo, adorei
44:49 Elba só pra buscar a (The World Tree) e isso que eu faço com os dois em jogo já era.
Combinação perfeita Golos e The World Tree, tirando que jogão em qualquer deck os dois ainda mas tendo Golos como comandante.
Quero lembra-los que Meren foi citada de novo pra continuar a tradição.
39:15 flash estava estragando commander competitivo. Oráculo de tassa, demonic consultation, enviaram lembranças.
Elba, o nome da carta agora tem uma tradução oficial e é Lótus Preto. Dá pra ver o texto no Garth Caolho. 18:00
Deveria banir: Tergrid. (Minha humilde opinião)
Ela gera um valor absurdo com qualquer descarte e sacrifício besta.
Elba, como funciona a questão de idioma das cartas? Tipo, se eu BR com cartas em pt BR, ir em um evento nos EUA por exemplo, é bem aceito eu jogar com cartas em outro idioma?
Gosto de vídeo longo assim Elba.De vez em quando é legal.Sei que cansa,mas tenta fazer mais por favor 😁.
Sinceramente, francamente e honestamente... Esse é o melhor canal BR de Magic. Abração ElbaRamalho e obg pelos videos
Um dos melhores vídeos do canal!
pergunta sobre o combo pesadelo recorrente com simulacro, como o pesadelo faz o sacrificio antes do ressurect, eu não poderia sacrificar simulacro e então depois reviver o simulacro? no mesmo cast no caso
O vídeo sobre cartas cujo não-banimento é polêmico há de ser muito interessante. Boa parte das cartas em listas de banidas (não só em Commander) a gente olha e fala 'mas óbvio que é banido, isso é forte demais!', mas será mesmo que é óbvio? Legacy é cheio de estratégia poderosíssima no vácuo, mas quando colocado no ambiente em que há outros decks tão fortes quanto fica 'justo'.
Adorei você ter explicado a lógica do 'isso torna o jogo até aqui irrelevante'. Gostaria de ver mais vídeos sobre banidas em outros formatos, para falar a verdade (e sobre coisas desbanidas também ^^ isso acaba contando um pouco da história do formato, né?).
"Cripta de mana é usada por todo mundo"...
Oxe cadê a minha?
Estamos a: 00 dias sem o Elba citar a Meren.
Minha questão sobre a Iona, é a mesma que a do professor. (Não só pq eu tenho uma kaalia)
Mas ele diz que SE vc tiver mana suficiente pra fazer a Iona, SE vc tiver um deck com branco, SE vc escolher a cor do mono player e por algum motivo vc quieta tirar ele, SE nenhum outro player tirar a Iona e por aí vai... São muitos 'SE' pra uma carta. Ao contrário de cartas que podem ser banidas, como Winter orb, que além de incolor, ser só duas manas e afeta a todos.
A alegoria purgatório do Commander é perfeita...
Engraçado que eu nunca joguei, nem sei jogar mas acho da hora ouvir o Elba falando sobre o assunto
'Elba' é definitivamente o Milton Neves do Magic.
Elba é o unico capaz de me fazer ver um video de 1 hora e meia sobre um assunto o qual eu não entendo nada e não tenho minimo de interesse em entender
Conteúdo foda Elba! Parabéns!
É possível jogar Magic entre 4 pessoas se enfrentando simultaneamente?
Não sei nem do que o Elba tá falando, mas vou ver o vídeo até o final.
no caso do fura-casco, é ainda pior: na PIOR das hipóteses, purgatório do commander. Quando faziam esse esquema de Rodas + fura-casco, também rampava 21 tesouros
Se mais ninguém tivesse counter, não só impedia os outros de jogar como era praticamente "próximo jogo"
Afinal existem cartas banidas como comandante e que podem ser 99?
Acho que mais que prender num purgatório, a Erayo é banida porque é um combo muito fácil na zona de comando, o RC poderia olhar Niv-Mizzet, Vito e essas outras peças de combo que ficam na zona de comando também.
Kkkkk " hei Macarena" clássico do El baramalho
Um exemplo de como Balance é quebrado? Resolve um Balance aí depois de um Teferi's Protection e vê se tem algum oponente sorrindo.
bem, você falou que na época não tinha jeito de lidar com o Emrakul ou seja hoje tem. Eu vejo que ele é forte mas hoje em dia ele ainda merece ser banido?
Eu tenho um Golos Shrines com portões, a Sisay seria uma commander muito melhor do que ele, mas eu escolhi ele apenas pelo flavor, um peregrino (muito estiloso, diga-se de passagem) que passa pelos portões em busca dos sacrários. Por sorte, meu playgroup sabe o quão groselha ele é e eu continuo jogando com ele. Mas muito bom esse vídeo, tem muitas cartas que eu achava que o motivos de banimento eram outros (por exemplo, flash ou Emrakul).
Video do elba de mais de uma hora = Almoço infinito
Se o golos buscasse só terreno básico, ele seria banido?
Pra mim uma carta que tem o mesmo problema do motor do paradoxo é o tampo de adivinhação do sensei, o cara baixa ele e ele ali fazendo as parada e vc sabe q ele tá combado, mas ainda não ganhou o jogo, e aí vc fica jogando sem jogar
Meu favorito, uma vídeo análise de horas sobre a lista de banimentos de um jogo que eu nem jogo! Kkkk
Para mim, tem algumas cartas que entram em absolutamente qualquer deck (Caverna das Almas, por exemplo) e algumas que são quase isso. Tira a graça do formato por torná-lo repetitivo d+ e muitas vezes quebrado, o formato que foi feito p/ desenvolver bastante o jogo acaba entre 2 e 5 turnos, raramente 6 ou 7. Ter algumas staples acho massa, mas commander tem DEMAIS, chega a ser absurdo.
Na minha visão, deveria ser criado um novo formato de commander que tornasse o jogo mais equilibrado (e potencialmente bem mais barato) p/ quem joga casual. Baseado nisso, eu mesmo estou criando esse formato p/ jogar com meus amigos, já está quase pronto e já estou criando uma expansão p/ ele, esta seria um modo alternativo de jogar adicionando regras p/ um jogo + dinâmico, estratégico e político inspiradas no que creio serem os principais arquétipos de deck de Commander!
Estou MUITO ANSIOSO p/ testar o formato e a expansão c/ a galera! 🤩✨👊🏽
"Você fez o seu ô lolô pelado, você dançou de bambolê, com a bunda de fora, na luz da meia noite." Demais.
O "purgatório de magic" pode ser destruído com uma frase simples "Eu Concedo", e saia da mesa.
Fala Elba, beleza? Na minha visão os tutores poderiam ser banidos por ajudar na homogeneização do formato e quebram um pouco a ideia de todo jogo ser diferente por conta do formato ser singleton. Outro tipo de carta que poderia ser banido são as fast mana, como mana crypt, mana vault e até mesmo sol ring, acho que elas dão uma vantagem muito grande para quem sai com essas peças logo no início do jogo. Esses dois tipos de cartas na minha visão poderiam ser banidos, mas não necessariamente precisam. Abraço!
Concordo totalmente.
Mas é por isso que serve os oponentes. Se um cara tá saindo na frente porque fez mana sol ring e sinete e os TRÊS oponentes não tiverem capacidade de lidar com ele, é porque merecem perder.
Toda multimesa que jogo algm sai rampado e te garanto por mais que ele tenha vantagem inicial, ele só tomara remoção e foco e provavelmente não ganha. Vira o "archenemy" do momento como e a pegada de todo mesao.
E dizer que banir tutor porque quebra o singleton e a mesma coisa que querer banir cartas que vc pode castar duas vezes (ou mais) ou são recursivas. Como muldrotha que casta do grave. Arqueomante, eternal witness que recupera. Fora as mecânicas de recapitular e a própria kess.
KKKKKKK essa thumb ficou MARAVILHOSA
Esse video me fez saber q o scryfall tem uma api publica, depois vou fazer umas coisas com isso
na moral, jogo com o magus do grimório (versão criatura da biblioteca de alexandria) e altamente recomendo! Duas manas por um mana dork que varias vezes te compra uma carta todo turno
Claro que esses banimentos é para Commander competitivo.. no mesão entre amigos, e se for de comum acordo, podemos jogar com elas normalmente
cara, n da pra entender pq mox são banidas e mana crypt e sol ring não são, essas duas são muito mais fortes. a única coisa é q mox ta na lista reservada, mas se levam a disponibilidade da carta em conta, deviam banir dual land tbm e secret lair tbm
A Iona acho que ela precisa estar sim banida, principalmente por ela poder ser sua comandante, por que ela basicamente pune uma pessoa por ela ter montado o deck mono color, isso quase mostra algo como "deck mono color é o jeito errado de jogar commander", se eu fui pra lojinha jogar e vejo uma mesa que antes de começar o jogo vejo que o cara vai jogar de Iona, eu nem começo, eu levanto da mesa e vou pra outra pq se eu tiver de mono color vou ter que fazer speedrun de commander, pq se não ganhar rapido, ela entra em jogo e eu não jogo mais ficando assim no purgatorio do commander
Deviriam banir Godo pro meu vizinho parar de combar no turno 1.
Elba se meu oponente faz uma Iona e escolhe branco eu não posso mas utilizar multicolorida que utiliza o branco?? Exemplo: mortificar
É muito louco o fato de eu ver um vídeo enorme falando sobre banimento do comander sendo que não jogo nada de Magic. Elba é muito bom
Amigo recomendo começar voce vai se divertir pra caralho
Porque o canal nunca fez análise das outras coleções de zoeira do Magic? Daria um vídeo muito foda!
Elba, faz vídeo de cartas pra deck tribal?