Como se tornar um DESENVOLVER ANDROID: Esse roadmap não tem erro!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 окт 2024

Комментарии • 27

  • @yorranpetrick7225
    @yorranpetrick7225 4 месяца назад +14

    Seria interessante você criar seu próprio roadmap
    Quem concorda dá like

    • @AlexFelipeDev
      @AlexFelipeDev  4 месяца назад +4

      Eu vou tentar reservar um tempo pra isso, pq demanda bastante tempo fazer um roadmap legal, mas com certeza está no meu radar, seja um vídeo ou trocando ideia com vcs numa live, enfim...

    • @igor-steffano
      @igor-steffano 4 месяца назад +1

      Acho que seria bem legal! Pensa com carinho e tenta fazer esse conteudo!

  • @GantSamma
    @GantSamma 3 месяца назад +2

    Voce pretende lançar um curso?
    Seria muito legal pegar um cronograma completo.

    • @AlexFelipeDev
      @AlexFelipeDev  3 месяца назад +1

      Eu pretendo lançar sim, provavelmente eu vou começar com um curso bem completo de Kotlin, a linguagem mesmo!

  • @segodimo
    @segodimo 4 месяца назад +2

    esse videos ajudam demais Alex, muito obrigado pelos dois roadmaps ^ ^ !! eu ja estou na Alura fazendo teus videos

    • @AlexFelipeDev
      @AlexFelipeDev  4 месяца назад

      Show demais! Fique à vontade para explorar o conteúdo do canal, e massa que faz os cursos lá na Alura, o grande ponto é que não irei mais atualizar o conteúdo de lá, então as coisas mais recentes estarão aqui no canal ou em um possível futuro curso que farei 👀

  • @bellumx
    @bellumx 4 месяца назад +1

    Onde aprender, alex, pode dar uma visão de onde a gente pode aprender ?

    • @AlexFelipeDev
      @AlexFelipeDev  4 месяца назад

      Opa, Kaa! De boas? A maioria do conteúdo é possível encontrar na documentação e em boa parte dos vídeos aqui do canal, fique à vontade para listar os conteúdos que quer aprender que eu tento linkar os materiais

  • @newtyzito
    @newtyzito 4 месяца назад +3

    Valeu pelo video! Eu vou deixar uma sugestão de conteúdo, já que vejo pouco por ai. Sobre melhorar performance e analisar o desempenho do Compose ( ia me ajudar muito :D )

    • @AlexFelipeDev
      @AlexFelipeDev  4 месяца назад +1

      Salve, Newtyzito! Cara, esse é um tema brabo mesmo! Eu vou analisar o que poderia trazer de conteúdo, talvez posso focar em algumas ferramentas!

  • @leandromendes8134
    @leandromendes8134 4 месяца назад +2

    Estou usando o Roadmap para encontrar o que estudar é muito bom principalmente quando é bem completo

  • @lucasdelima6500
    @lucasdelima6500 3 месяца назад +1

    Recomenda algum curso pago ou grátis para Android Nativo com jetpack compose?

    • @AlexFelipeDev
      @AlexFelipeDev  3 месяца назад +1

      Opa, Lucas, tudo bem? Eu gravei cursos na Alura, mas eles não estão mais atualizados... Então eu recomendo que veja os conteúdos que estão disponível no Android codelabs developer.android.com/get-started/codelabs
      Eu pretendo criar novos cursos e publicá-los em uma plataforma que tenho mais controle, como aqui no RUclips, Hotmart ou algo do gênero.

    • @lucasdelima6500
      @lucasdelima6500 3 месяца назад

      @@AlexFelipeDev Obrigado!!!

  • @brunno_gonzalez_dev
    @brunno_gonzalez_dev 4 месяца назад +1

    Deixando 2 centavos. Da parte de animação ( sem compose ) vale muito a pena focar em ValueAnimator e ObjectAnimator. Trabalho fazendo componentes de Design System com animações no meu dia a dia e é algo bastante usado esses... ( principalmente quando o Desing System não puder ter dependência com libs de terceiros)

    • @AlexFelipeDev
      @AlexFelipeDev  4 месяца назад +1

      Ai sim, Brunno! Vlw por complementar nesse tópico!

  • @TiPiKaHGameS
    @TiPiKaHGameS 4 месяца назад +1

    Tou estudando pela Alura. Com vc lá kkkk que top! Mais n tem esse roodmap aí não. Sentir falta de aprender em kotlin. Lá eles jogam pro Java o básico.

    • @AlexFelipeDev
      @AlexFelipeDev  4 месяца назад

      Que estranho... Desde o ano passado não crio conteúdo para a Alura, então muita coisa que está publicada está desatualizada... Também, estou sem acesso ao material para entender o que está sendo passado

    • @fabiobecher4785
      @fabiobecher4785 2 месяца назад

      ​@@AlexFelipeDevrealmente o curso de Android básico está sendo oferecido com Java. Tbm gostaria de aprender direito com kotlin.

  • @GabrielAlc23
    @GabrielAlc23 4 месяца назад +2

    Mano, eu tenho 17 anos e estou estudando mobile, antes estava focado em PHP com laravel, e JS com react e RN, mas me identifiquei muito com mobile, e estou estudando flutter, para o futuro você acha que é mais interessante eu focar em híbrido ou nativo, e qual tecnologia também?, estou com alguns projetos na cabeça também para lançar na playstore...mas tbm qro conseguir meu primeiro emprego

    • @LucasSilva-jd2bf
      @LucasSilva-jd2bf 4 месяца назад +3

      Eu acharia interessante você focar em duas tecnologias: uma híbrida e uma nativa. Se a sua intenção é desenvolver pra Android, aprende Kotlin e Flutter ou Kotlin e RN. Você poderia continuar com Flutter até ficar mais confortável com a linguagem, conhecer as principais bibliotecas, etc. Quando você achar que chegou nesse ponto, pega os apps que desenvolveu em Flutter e desenvolve eles em Kotlin. A experiência vai ser muito boa.
      No momento eu tô estudando as duas tecnologias e posso te dizer que Flutter é bem mais fácil de aprender porque é muito mais simples, mas tô gostando bastante de Kotlin também. Quando a gente fala de UI, no Jetpack Compose eu preciso criar alguns widgets ou implementar funcionalidades (como enabled, selected, etc) que já existem por padrão no Flutter. No Flutter também é mais fácil lidar com dependências. Senti muita falta dessas coisas quando comecei a aprender nativo, mas acho que o nativo é muito mais "poderoso" porque Kotlin é uma linguagem muito superior à Dart.

    • @AlexFelipeDev
      @AlexFelipeDev  4 месяца назад +2

      Salve Gabriel! Quando eu estava na sua idade eu estudava de tudo e não me arrependo, pois foi importante para ter uma noção de como funciona as diferentes areas de tecnologia, seja back-end, front-end web e mobile.
      Legal que vc está indo para uma area que gostou e assim como falou, o Flutter vai ser uma excelente ferramenta de entrada, pois a curva de aprendizado dele é pequena e tem vaga no mercado. O grande detalhe é que ele não é a ferramenta para vc se destacar no mercado, pois mesmo que seja Flutter, o nativo estará presente, seja para resolver um detalhe mais específico, ou até mesmo alguns projetos que precisam de conhecimento de nativo.
      Em outras palavras, se vc quer evoluir e se especializar, o ideal é que vc também aprenda mais sobre uma das plataformas nativas, seja Android ou iOS.
      De qualquer forma, vc pode conseguir uma primeira vaga apenas estudando Flutter, mas entenda que quanto mais conhecimento diverso vc tiver ou se especializar em linguagens, frameworks ou ferramentas, mais valorizado vc será! Portanto, ao mesmo tempo que está focado no Flutter, também dê a oportunidade para conhecer outros pontos comuns dentro do mobile, como é o caso do nativo

    • @AlexFelipeDev
      @AlexFelipeDev  4 месяца назад +1

      Show demais o seu ponto de vista, Lucas! Na minha visão, eu acho o Compose mais fácil para resolver as coisas hahaha
      Acho que seria bom fazer um conteúdo 'de Flutter para compose', né? Só que não tenho tanta habilidade com o Flutter para fazer algo que faça muito sentido no Flutter e mostrar como seria no Compose

    • @LucasSilva-jd2bf
      @LucasSilva-jd2bf 4 месяца назад

      @@AlexFelipeDev Eu acho que o Compose é mais customizável, isso ajuda muito na hora de desenvolver algumas UIs. Mas o Flutter tem widgets mais "completos" de fábrica, o que ajuda os iniciantes. Um exemplo que posso dar é o fato do Flutter ter um widget chamado ListTile que já vem com propriedades de `selected` e `enabled`. O Compose tem um componente equivalente que se chama ListItem (que por algum motivo é pouco conhecido), mas ele não tem as mesmas propriedades que o ListTile do Flutter, então você precisa implementar toda a lógica de selection e enabled, o que não é fácil para os iniciantes.
      Outro exemplo seria que o Flutter possui widgets baseados nesse ListTile, como o SwitchListTile pra switches, RadioListTile pra RadioButtons e CheckboxListTile pra checkbox. No Compose, você precisa manualmente colocar o Switch no `trailingContent` do ListItem. E caso o seu ListItem implemente as funções de `selected` e `enabled`, você também precisa implementar essa lógica no Switch. Enquanto isso, o Flutter já vem com essa lógica de fábrica.
      Quando se trata de UI, essa foi a maior diferença que senti quando comecei a estudar o nativo. O Flutter possui mais widgets prontos, o que acaba tornando o desenvolvimento de telas e componentes mais prático pra iniciantes, que ainda não sabem criar componentes customizados. Mas quando você ganha experiência, acho que o Compose pode acabar se tornando mais atrativo.
      Se você tiver interesse em discutir sobre um conteúdo de Flutter pra Compose, entra no discord do Kotlin Devs Brasil (no site kotlinbr.dev) que posso entrar em mais detalhes sobre essa jornada.
      Também gostaria de pedir um vídeo sobre Voyager, uma biblioteca de navegação multiplatform pra Compose feita por um brasileiro.

    • @LucasSilva-jd2bf
      @LucasSilva-jd2bf 4 месяца назад

      @@AlexFelipeDev Acho que quando a gente fala de componentes customizados, também achei o Compose mais fácil. Mas o Flutter tem widgets muito convenientes já de fábrica. Por exemplo, o Flutter tem o ListTile que já implementa as lógicas de `selected` e `enabled`. O Compose tem um widget equivalente chamado ListItem (que inclusive é muito pouco conhecido), mas você precisa implementar manualmente essas lógicas quando necessário. O Flutter também já vêm com widgets como o SwitchListTile, enquanto no Compose a gente precisa fazer nosso próprio SwitchListItem utilizando uma combinação de ListItem e Switch.
      Eu nunca havia estudado desenvolvimento mobile antes, mas com Flutter foi muito simples de construir as UIs no começo. Com Compose acabei sofrendo um pouco no começo, pois estava muito acostumado com os widgets já prontos que o Flutter entrega.