GOVERNO LULA RECUSA AJUDA DO URUGUAI (que tem governo de direita) PARA ATUAR NO RIO GRANDE DO SUL!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 май 2024
  • • GOVERNO LULA RECUSA AJ...
    O governo do presidente Lula dispensou a oferta de ajuda do Uruguai para auxiliar no resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), havia solicitado apoio às autoridades uruguaias no último sábado, 4.
    O pedido incluía duas lanchas motorizadas com suas tripulações, dois drones com operadores uruguaios para busca de pessoas isoladas e um avião de transporte Lockheed KC-130 H Hercules, que poderia transportar as lanchas para as regiões afetadas e também ajudar no transporte de doações humanitárias arrecadadas no Uruguai.
    Embora o governo uruguaio tenha dado sinal verde para o empréstimo dos equipamentos, segundo reportagem da Folha de São Paulo, o governo federal brasileiro recusou a oferta sob a justificativa de que os equipamentos não eram necessários naquele momento.
    “Recebemos a informação extraoficial de que o comando [operacional] no Rio Grande do Sul achou que não era necessário”, disse à Folha José Henrique Medeiros Pires, secretário-executivo do governo do Rio Grande do Sul.
    O que diz o governo petista
    De acordo com o Ministério da Defesa, a recusa da oferta se deu por restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre. O ministério afirmou que o Brasil possui uma aeronave KC-390 que atende às necessidades de transporte, pois pode pousar em pistas menores e transportar cargas maiores.
    No entanto, Pires ressaltou que há outros aeroportos operacionais no Rio Grande do Sul com condições de receber a aeronave uruguaia. Durante uma audiência no Senado, ele mencionou a oferta uruguaia e pediu agilidade da Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, para autorizar a entrada das lanchas no Brasil.
    Ajuda Argentina
    O Ministério das Relações Exteriores argentino disponibilizou uma brigada de 20 militares e cães da Polícia Federal argentina, especialistas em logística da equipe de assistência humanitária do Estado, um avião para transporte de pessoas ou cargas, três helicópteros para retirada de pessoas de áreas afetadas, uma equipe móvel de saúde, mergulhadores táticos da Marinha local, engenheiros de barco e pastilhas para purificar água.
    O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não dispensou a oferta de ajuda do governo do Uruguai no resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. É o que afirma em nota a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência. A pasta informou que o helicóptero disponibilizado pelo governo do presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, já estaria, inclusive, atuando nas operações de busca e salvamento no estado do Sul, mas admite que uma aeronave oferecida ao Brasil não precisou ser utilizada.
    A notícia de que o governo petista teria recusado a ajuda do país governado pela centro-direita movimentou a oposição, nas redes sociais.
    Rio Grande do Sul: chega a 100 número de mortes pelas enchentes
    Fontes do governo do país vizinho questionadas pelo Correio disseram saber que a ajuda estava autorizada pelo governo uruguaio, mas disseram desconhecer qualquer informação de recusa do Brasil em receber os militares e aeronaves que saíram de Montevidéu.
    O Ministério das Relações Exteriores informou não ter informações sobre a lista de voluntários e apoio presentes no estado e indicou que todas as informações estão sendo concentradas pelas forças militares que fazem o controle operacional, em Porto Alegre, da força-tarefa de resgate.
    vai abrir Base Aérea de Canoas para operações de voos comerciais
    Após a repercussão das notícias de recusa, nesta quarta-feira (8/5), o Planalto desmentiu a notícia e garantiu que um helicóptero que foi emprestado pelo país vizinho já está em operação no estado e tem sido de grande importância no auxílio dos socorristas.
    A nota da Presidência da República ainda aponta que os apoios são analisados conforme a necessidade de resposta das esquipes de resgate. “São falsas as notícias de que o Brasil teria desprezado ajuda do Uruguai ou qualquer outro país. Todas as ofertas de auxílio são bem-vindas, serão analisadas conforme a adequação às urgências e serão bem recebidas.”
    Por fim, o governo comunica que o Uruguai também ofereceu um avião para o transporte de cargas, o Lockheed KC-130 H Hercules, que, em função de suas características operacionais e da atuação da frota dos cargueiros Embraer kc-390 da Força Aérea brasileira, não atenderia, nesse momento, às necessidades da operação de resgate.
    Em nota, o ministério da Defesa disse que o Comando Militar Conjunto “declinou da oferta da aeronave por restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre”.
    Compartilhe este vídeo no WhatsApp, no Telegram e nas suas redes sociais:
    • GOVERNO LULA RECUSA AJ...
    #lula #uruguai #gauchos #uruguay #uruguaio #governolula #presidentedobrasil #presidentelula #política #ajudahumanitária #ajudahumanitaria #noticia #jornalismo #augustorocha #gaúcho #portoalegre #direitabrasileira
    Editar com InShot: inshotshare.app

Комментарии • 2

  • @ritadepaula6623
    @ritadepaula6623 Месяц назад +1

    Isso é mentira sem precedentes 😢😢