Cara um cabo de 1kv suporta 30% mais corrente do que 750V por ter isolamento duplo por isso a equivalência em um área de cobre menor além de se ser melhor para subterrâneo sim excelente informação.
Fala mestre! Certa vez fiz a reforma de um padrão o qual reduzimos a seção do condutor utilizando cabo com isolamento em EPR 1kV, após o carro da concessionária retornar os "técnicos" disseram que não iriam religar porque não era a seção correta, tirei um print da norma e mostrei. "Ah não, se tá na norma tudo bem" Muita gente quebra cabeça a toa com coisas desse tipo, fazem o cliente pagar mais.
@@LeonidasBorgesEletrica Economicamente dá para usar um cabo EPR 1KV com bitola menor pois ele suporta calor, o problema é queda de tensão por causa da bitola menor.
@@dschannel1171 Não é só a seção que conta na queda de tensão, o comprimento tem o mesmo peso! Quantos metros de condutores se usa no padrão? O mesmo ocorre em instalações onde o calculo de dimencionamento exige condutores de 10mm² porém o equipamento tem em sua entrada cabos de 4 ou 6mm², ex chuveiro. Porém os seus condutores tem apenas 40cm.
Show de aula. Eu sempre que vou dimensionar a carga das casas e do padrão de entrada. Eu vou na norma da concessionária de energia e vejo a tabela de cargas deles. Parabéns professor
Então, mas aquela tabela só serve para a montagem do padrão, para dimensionar para a instalação precisamos utilizar as tabelas da norma NBR-5410 e fazer os cálculos de correção. Lembra a norma da concessionária não tem competência para a instalação.
Boa noite, Leônidas! Esse vídeo é forte. Vai abrir a mente de muitos eletricistas. O problema é que as Concessionárias e deus profissionais se acham donos da verdade. Triste situação! Os clientes sofrem. Os eletricistas instaladores, também.
Além de serem normas diferentes, há vários fatores que influenciam aí nessa situação, como método de instalação, queda de tensão, tipo de cabo, agrupamento e temperatura... Tudo isso pode ocasionar a mudança da bitola do cabo... Provavelmente o cenário que o projeto considerou foi diferente do que a concessionária enxergou, o que ocasionou a utilização de um cabo mais grosso no projeto, mesmo estando trabalhando com os mesmos 125A da concessionária.
Vc tem razão no ponto que diz a falta de conhecimento de muitos eletricista, pois tem muitos que se acha profissional mas se vc perguntar qual condutor elétrico vai ser necessário eles te respondem que não é condutor elétrico e sim FIO.
Bom dia Leônidas!!! Conhecia sim essa diferença entre as normas, mas confesso que comecei a estudar a NBR 5410, depois que comecei a seguir o seu canal.
Boa noite, ei pia eu fiz minha elétrica em casa só olhando teus vídios, coloquei dps e dr ,até hoje tudo certo valeu pelas dicas ,só tive q trocar meu chuveiro por um brindado!!,olha q não sou eletricista mas agora tou gostando da coisa kkk
Realmente eu nunca tinha me atentado à este fato. Até mesmo porque, eu pego muito serviço sem projeto. E, são vídeos como esses que eu me mantenho atualizado com relação as normas.
Infelizmente uma coisa absurda que ouvi de um eletricista que retirou o aterramento de uma casa alegando que o neutro da concessionária já era aterrado... Inacreditável.
Parabéns professor, uma excelente vídeo aula. Em todos os padrões de entrada realmente temos que seguir as normas das concessionárias de energia local. Varia de cada Concessionária.
Mandou bem! Eu já não tenho paciência para tentar explicar para quem não busca informações e atualizações e ainda se acham o dono da razão Deveria ter cobrado pela explicação que você deu à eles
Vc está corretíssimo, mas os contratados pela Concessionária assim como muitos eletricistas instaladores não sabem ou por qq outra razão acabam conflitando. O seu vídeo é esclarecedor.
Muito bacana a explicação do assunto das normas concessionária e NBR 10. Tinha essa visão mas isso é bem polêmico, por falta de informações de ambas as partes.
*Leonidas. Isso já bugou minha cabeça....numa mureta na norma da concessionária hora pedia 2.4 de uma haste a outra hora pedia 3 m . Aí hora dizia que era pra fazer o aterramento seguindo a nbr 5410, na norma fala 2.4 entre uma e outra . Aí eu com medo de colocar 3m e não passar....e também fiquei com medo de colocar 2.4m e não passar. Deu tudo certo ..passou com 2.4m mesmo*
Elas podem não ter competência uma sobre a outra, mais causam muita confusão! Acredito que seria necessário que um acordo para facilitar! Mais como você disse estamos no Brasil!
Mas não tem como fazer uma norma só ou um acordo, pois elas tratam de coisas totalmente diferentes. É totalmente diferente as necessidades de uma instalação em relação à entrada de energia.
Estamos no Brasil ! Se pode complicar, pra que facilitar ! Concordo que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, mais seria um sonho que as normas conversassem entre sí. Concessionárias + NBR 5410 + fabricantes.
Excelente vídeo! Mas nesse caso poderia ter sido feita a instalação pra essa casa com cabo 35 mm de 1 kv, daí não precisaria trocar o cabo do padrão para 50 mm, certo?
Tem que considerar que os condutores do padrão devem apenas 7m ou proximo disso, já as fiações da instalação tem que considerar não somente a secção mas o comprimento dos condutores. A concecionária projeta que com tal condutor ela consegue te entregar no padrão uma corrente X com uma queda de tensão Y. Do padrão para dentro o eletricista vai ter que fazer os calculos dele.
Boa noite. Vc foi perfeito na explicação, são coisas totalmente distintas. Mas conforme vc disse aí, falta conhecimento de alguns eletricista, normas são o básico.
Vídeo importantíssimo, Mas se você tem a opção de escolher o cabo de 50mm, obedecendo tanto a norma da concessionária quanto a norma da nr10 então fassa com o de 50mm assim evita esse tipo de transtorno.
@@LeonidasBorgesEletrica O melhor cenário seria 50mm EPR 1KV para manter a tensão mais estável e ao mesmo tempo proteger da umidade, pois embora esse tipo de cabo suporte mais calor e consequentemente aguente uma corrente maior usando bitola menor, usar bitola mais fina aumenta a queda de tensão. Infelizmente essa é uma opção mais cara.
No meu entendimento, as Normas são distintas, porém tinham alguma correlação por tratar-se de assuntos semelhantes. Fiz um padrão monofásico e sei como as concessionárias são bastante criteriosas, porém ao fazer a instalação no imóvel cabe ao eletricista ser criterioso com o seu serviço, pois é ligado ao órgão de classe CFT, se for denunciado por imperícia.
Na minha opinião esse assunto é indiscutível. Se formos analizar uma simples tabela da própria NBR5410 , dois cabos de MESMA SECÇÃO NOMINAL , sendo um de 750V e outro de 1KV , tem capacidade de condução de corrente diferente. O cabo de 1KV sempre conduz mais corrente se utilizado no mesmo método de instalação !!!
A questão toda é que no projeto foi solicitado 50mm, para a instalação. Mas por falta de conhecimento a manutenção achou que no padrão deveria seguir o projeto, mas não é assim que funciona
Além que os condutores do padrão se limitam a meia duzia de metros! Assim como muitos contestam quando os calculos pedem cabo 10mm² para o chuveiro sendo que ele tem cabos de 4 ou 6mm², porém tem apenas 40cm. No projeto da consecionária ela sabe que consegue entregar a corrente X com uma queda de tensão Y com tal condutor.
Tem que considerar que mesmo assim não está fora da norma! Em mesmo cenário onde um cabo de 50mm² com isolação de PVC suporta 151A o cabo com isolação EPR XLPE de 35mm² suporta 164A
Aqui a norma da concessionária fala e a NBR 5410 diz a mesma coisa, que ligação bi ou trifásica as fases não podem ser seccionadas individualmente. Ai o que se encontra nos medidores disjuntores mono em cada fase. Se a própria concessionária diz não poder eles mesmo quando vão ligar aceitam
Sim, isso é fato. Até outro dia eu estava trocando informações com outro criador de conteudo, que é de SP capital e lá é concessionaria diferente de SP interior onde eu moro. Havia um sistema trifasico, que alimentava três medidores, só que o disjuntor geral estava antes dos medidores. Eu até questionei de ser errado isso, pois da muito conforto em casos de adulteração ou desvio de energia do medidor. Mas ele disse que na grande São Paulo é assim, por conta de transito intenso e falta de lugar pra estacionar o caminhão e fazer o desligamento aéreo. Ai a concessionaria de lá adotou essa pratica, para nos casos de substituição de medidores, dar segurança ao operador e não necessitar de usar o caminhão pra desligamento aéreo. Ainda achei estranho, mas SP capital nada é normal mesmo. Mas no seu caso, eu achei foi falta de humildade dos colegas, em nem procurar saber se vc estava certo. Se esses caras forem trabalhar em prédios, que já nem usam cabos mais, é placas de barramentos. Eles vão pedir pro edifício mudar tudo também?
Na verdade não é bem assim. A norma NBR-5410 determina que ela tem competência a partir do ponto de entrega, ou seja, na saída do padrão de entrada de energia, não mas saída do disjuntor. Isso quer dizer que a partir da caixa de passagem é NBR-5410. Se fosse a partir do disjuntor o padrão ficaria “dividido” metade da NBR metade da concessionária não faz sentido isso.
É isso mesmo, muitos profissionais se confundem, e ainda falam que a concessionária está errada, ora! que ela tem a sua engenharia, quem só eu pra falar! Cada concessionária tem suas próprias normas!
O cabo de 35mm 1KV é resistente ao calor e pode ser usado no lugar do 50mm, porém isso tende a trazer outro problema, como o cabo é mais fino, isso vai acentuar a queda de tensão até o padrão, o ideal seria usar o 50mm 1KV para evitar a umidade e a queda de tensão ao mesmo tempo, mas claro, isso fica mais caro.
Em um projeto de entrada de energia os materiais de entrada é em função da energia solicitada pelo cliente, e das condições do local da entrada, o que tem para atrás do disjuntor de entrada é de responsabilidade do projetista, cujo projeto deve ser submetido à aprovação da concessionária.
Na verdade a concessionária não tem competência para aprovar projeto da instalação. Só alguns tipos de padrão de entrada a concessionária pede projeto, mas é o projeto da entrada de energia, não da instalação.
Boa tarde, pode me dizer, porque, o condutor, mais fino seria suficiente para a instalação e o cliente optou em colocar um condutor mais grosso ou de bitola maior, regando um maior gasto, para ele e o que comprova que a bitola mais fina já seria suficiente para o cliente, sendo assim ele poderia fazer toda a instalação dele com a bitola mais fina ou menor regando assim uma grande economia para ele com a mesma segurança do condutor de bitola maior?
Existe uma teoria se vocé quer evoluir e subir deixe tudo melhor aonde você for obrigado pelas aulas Eu não tinha a nova norma da copel pra padrão copel procurei seu canal e encontrei com montar o novo padrão Copel e onde vai spritbot no aterramento da astra do medido e a estradão pra casa do cliente obrigadoeu amigo sua sabedoria e necessária e bem vinda
Boa noite Mestre. Me tire uma dúvida no caso se permanecesse o cabo 35mm no padrão não traria problema na instalação já que o disjuntor do padrão seria de uma amperagem menor do QDC
Boa tarde. Como assim amperagem menor. O padrão foi montado conforme a corrente necessária, utilizando o cabo indicado. Como expliquei no vídeo, não era necessário trocar o cabo
Uma coisa é as regras da concessionária e outra coisa é as regras da física, a NBR 5410 pode ser testada em ensaios técnicos e comprovado a correlação entre norma e realidade empírica.
Boa tarde.. estou precisando comprar um MULTÍMETRO pra começar na elétrica..vc pode me indicar uma boa marca (modelo médio) obrigado e parabéns pelo ensinamento,,que tanto tem me ajudado 👍
Eu não aconselho comprar multímetro, normalmente o alicate amperímetro é melhor, mas vai depender do tipo de serviço que você faz e quais características são importantes para você. Sabendo isso, você precisa ver qual modelo se enquadra melhor entre os que estão disponíveis onde você deseja comprar
Posso ligar cabo de entrada com bitola mais baixa que a comsesionaria pois a demanda de varga total so vira meses mais tarde e chegaram novos cabos a entrada
Sou Daniel Eletricista de Sorocaba SP DEUS TE ABENÇOE GUERREIRO TAMOS JUNTOS
Amém. Abraço
Completamente certo é dessa forma mesmo que é feito muito bem explicado parabéns
Excelente explicação sobre as normas que cabe a cada um.👍🏻👍🏻👍🏻
Parabéns esclarecedora a sua explicação, embora eu já sabia. Tenho colegas que eu dizia isto e eles não acreditavam.
Sim, muita gente não sabe. Valeu
Eu considero - me um aprendiz ainda,mas, isso eu já sabia há muito tempo. Já disse isso pra várias pessoas que fiz alguns trabalhos.
Cara um cabo de 1kv suporta 30% mais corrente do que 750V por ter isolamento duplo por isso a equivalência em um área de cobre menor além de se ser melhor para subterrâneo sim excelente informação.
Sim já sabia, PVC e HEPR são diferente os tipos de isolação e resistência dos cabos dentre outras informações referentes aos mesmos.
Você tem toda a razão Leônidas e isso mesmo cara
Fala mestre!
Certa vez fiz a reforma de um padrão o qual reduzimos a seção do condutor utilizando cabo com isolamento em EPR 1kV, após o carro da concessionária retornar os "técnicos" disseram que não iriam religar porque não era a seção correta, tirei um print da norma e mostrei.
"Ah não, se tá na norma tudo bem"
Muita gente quebra cabeça a toa com coisas desse tipo, fazem o cliente pagar mais.
Sim, muitos funcionários da concessionária não sabem dessas coisas
@@LeonidasBorgesEletrica Economicamente dá para usar um cabo EPR 1KV com bitola menor pois ele suporta calor, o problema é queda de tensão por causa da bitola menor.
@@dschannel1171 Não é só a seção que conta na queda de tensão, o comprimento tem o mesmo peso! Quantos metros de condutores se usa no padrão?
O mesmo ocorre em instalações onde o calculo de dimencionamento exige condutores de 10mm² porém o equipamento tem em sua entrada cabos de 4 ou 6mm², ex chuveiro. Porém os seus condutores tem apenas 40cm.
Show de aula. Eu sempre que vou dimensionar a carga das casas e do padrão de entrada. Eu vou na norma da concessionária de energia e vejo a tabela de cargas deles. Parabéns professor
Então, mas aquela tabela só serve para a montagem do padrão, para dimensionar para a instalação precisamos utilizar as tabelas da norma NBR-5410 e fazer os cálculos de correção. Lembra a norma da concessionária não tem competência para a instalação.
Excelente. Eu não sabia. Muito esclarecedor
Boa noite, trabalho na concessionaria Celesc, e aqui se usa a nbr 5410 como base, e para disjuntor de 125 A subterrâneo exige-se cabo 50 mm 1KV
Boa noite. Todas as normas tem base nos mesmos critérios por isso em alguns casos são parecidas
Aqui em santa Catarina, no padrão de energia com disjuntor de 125ah precisa de cabo de 70mm se não a concessionária reprova e não liga
Perfeito. A dica geral é na hora de comentar é Se for pra ser arrogante e metido a besta com ego inflado, nunca comente NADA. 😉✌
Kkkkkk. Verdade
@@LeonidasBorgesEletrica A anos eu meto logo a real em gente escrota mano. kkk Não tenho papas nos dedos não. Abraço saúde pra vc.
Eu não tinha estas iformações obrigada por nos ensinar
Eu suspeitava que sim, mas sua explicação foi excelente.
Legal, muito obrigado amigo
Eu não tinha obbservado isso.
Valeu pela explicação
Boa noite, Leônidas! Esse vídeo é forte. Vai abrir a mente de muitos eletricistas. O problema é que as Concessionárias e deus profissionais se acham donos da verdade.
Triste situação!
Os clientes sofrem. Os eletricistas instaladores, também.
Boa noite. Mas quando se trata do padrão da concessionária é eles que “mandam”
exatamente meu amigo boa e @leonidas borges elétrica por que a condutibilidade do cobre em um cabo de 1KV e maior do que a de um de 750v .
Bem interessante mesmo, gostei da explicação. Boa noite meu amigo.Leonidas.
Boa noite. Muito obrigado
Além de serem normas diferentes, há vários fatores que influenciam aí nessa situação, como método de instalação, queda de tensão, tipo de cabo, agrupamento e temperatura... Tudo isso pode ocasionar a mudança da bitola do cabo... Provavelmente o cenário que o projeto considerou foi diferente do que a concessionária enxergou, o que ocasionou a utilização de um cabo mais grosso no projeto, mesmo estando trabalhando com os mesmos 125A da concessionária.
Sim, os métodos de dimensionamento são diferentes
Sem contar que são tipos de materiais isolantes destintos, cada um suportando uma devida temperatura!
Eu contesto porque a NBR 5410 tem autoridade para exigir na questão de identificação dos componentes tipo cabo cores e níveis de tensão entre outros
@@marcosirmao5097 loo
Boa noite , sim os dois tem fatores muitos diferente, mas muita gente desconhece isto,abraço
Eu não sabia Leônidas, valeu muito obrigado mestre 👏👏🖒🖒
Legal, muito obrigado
Olaaa eu sabia ms sempre é bom tocarr nesses assuntos q tão pouco os são abordados no dia a dia😊😊
Show de explicação parabéns pela iniciativa valeu mesmo.
Muito obrigado
Excelente aula
Vc tem razão no ponto que diz a falta de conhecimento de muitos eletricista, pois tem muitos que se acha profissional mas se vc perguntar qual condutor elétrico vai ser necessário eles te respondem que não é condutor elétrico e sim FIO.
Pois é hoje em dia tem de tudo
Bom dia Leônidas!!!
Conhecia sim essa diferença entre as normas, mas confesso que comecei a estudar a NBR 5410, depois que comecei a seguir o seu canal.
Bom dia. Que legal, sempre é bom aprender sobre as normas
super esclarecido ,soquem nao entende de eletrica é que fica misturando as coisas kkkk parabens pelo detalhe
É muitas pessoas não entendem
Boa noite aqui em São Paulo uma cx E não é permitido usar cabo acima de 35mm ,medição direta,acima disso é medição indireta.
Parabéns Leônidas
Certíssimo👏👏👏👏👏👏enfim tem quem complica😂😂😂😂😂😂😂assim descomplica
Aprendi isso na prática à duras penas
Obrigado meu amigo gostei do vídeo pra mim foi um novo conhecimento
Muito obrigado
Boa noite, ei pia eu fiz minha elétrica em casa só olhando teus vídios, coloquei dps e dr ,até hoje tudo certo valeu pelas dicas ,só tive q trocar meu chuveiro por um brindado!!,olha q não sou eletricista mas agora tou gostando da coisa kkk
Bom dia. É, depois que vamos aprendendo começamos a gostar
Não sabia professor vim saber agora que você explicou
Legal meu amigo
Parabéns pela explicação e vou ser sincero eu não sabia a diferença das normas mas nunca entrei em conflito e vc foi o primeiro a explicar obrigado.
Legal, é muito bom aprender sempre
Realmente eu nunca tinha me atentado à este fato. Até mesmo porque, eu pego muito serviço sem projeto. E, são vídeos como esses que eu me mantenho atualizado com relação as normas.
Nossa! Que conhecimento bacana foi compartilhado. Valeu... Já dei o 👍
Legal, muito obrigado
Obrigado pela explicação Professor ! Sou novo no canal mas tenho aprendido muito com Sr. !
Que legal, seja bem vindo.
@@LeonidasBorgesEletrica Obrigado !
E isso aí Leônidas mandou bem.
Valeu meu amigo
Infelizmente uma coisa absurda que ouvi de um eletricista que retirou o aterramento de uma casa alegando que o neutro da concessionária já era aterrado...
Inacreditável.
Sim, essas coisas eu já ouvi até de profissionais responsáveis pela concessionária
Parabéns professor, uma excelente vídeo aula. Em todos os padrões de entrada realmente temos que seguir as normas das concessionárias de energia local. Varia de cada Concessionária.
Muito obrigado. É isso mesmo.
Mandou bem!
Eu já não tenho paciência para tentar explicar para quem não busca informações e atualizações e ainda se acham o dono da razão
Deveria ter cobrado pela explicação que você deu à eles
Kkkkkkkk faz parte, tem gente que é complicado
E isso mesmo , abraço e sucesso.
Vc está corretíssimo, mas os contratados pela Concessionária assim como muitos eletricistas instaladores não sabem ou por qq outra razão acabam conflitando. O seu vídeo é esclarecedor.
Verdade. Muito obrigado
Muito bacana a explicação do assunto das normas concessionária e NBR 10. Tinha essa visão mas isso é bem polêmico, por falta de informações de ambas as partes.
Sim, muita gente acaba confundindo tudo
Eu não sabia dessa divisão de competência. Valeu pela explicação e pela dica 👏👍🏻
Muito obrigado André
Parabéns Leonidas, conteúdo top, continue assim
*Leonidas. Isso já bugou minha cabeça....numa mureta na norma da concessionária hora pedia 2.4 de uma haste a outra hora pedia 3 m . Aí hora dizia que era pra fazer o aterramento seguindo a nbr 5410, na norma fala 2.4 entre uma e outra . Aí eu com medo de colocar 3m e não passar....e também fiquei com medo de colocar 2.4m e não passar. Deu tudo certo ..passou com 2.4m mesmo*
Provavelmente cada item tem limites definidos
Elas podem não ter competência uma sobre a outra, mais causam muita confusão! Acredito que seria necessário que um acordo para facilitar! Mais como você disse estamos no Brasil!
Mas não tem como fazer uma norma só ou um acordo, pois elas tratam de coisas totalmente diferentes. É totalmente diferente as necessidades de uma instalação em relação à entrada de energia.
Gostei muito do seu comentário
O problema é que as normas das concessionárias muda todo ano. Trabalhei em uma concessionária por dez anos na Bahia.
É algumas sempre estão atualizando
Gostei parabéns Mestre
Estamos no Brasil ! Se pode complicar, pra que facilitar !
Concordo que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, mais seria um sonho que as normas conversassem entre sí.
Concessionárias + NBR 5410 + fabricantes.
Sim leonardo correto
Eu já sabia. Obrigado pelo reforço da informação.
Itaberaba/Bahia.
Sempre é bom rever né. Abraço
correto trabalho na área interna vejo de todas as formas
Muito obrigado
Boa tarde Professor, não sabia desse detalhe, obrigado pela informação.
Boa noite. Valeu
Olá amigão, passando aqui para prestigiar mais uma grande aula de um grande profissional. Abraços de um amigo
Excelente vídeo! Mas nesse caso poderia ter sido feita a instalação pra essa casa com cabo 35 mm de 1 kv, daí não precisaria trocar o cabo do padrão para 50 mm, certo?
Tem que considerar que os condutores do padrão devem apenas 7m ou proximo disso, já as fiações da instalação tem que considerar não somente a secção mas o comprimento dos condutores.
A concecionária projeta que com tal condutor ela consegue te entregar no padrão uma corrente X com uma queda de tensão Y. Do padrão para dentro o eletricista vai ter que fazer os calculos dele.
Boa noite.
Vc foi perfeito na explicação, são coisas totalmente distintas.
Mas conforme vc disse aí, falta conhecimento de alguns eletricista, normas são o básico.
Boa noite. É muitos eletricistas não sabem
Conhecimento e tudo mestre parabéns pelo vídeo show
Isso é verdade. Obrigado
Vídeo importantíssimo, Mas se você tem a opção de escolher o cabo de 50mm, obedecendo tanto a norma da concessionária quanto a norma da nr10 então fassa com o de 50mm assim evita esse tipo de transtorno.
Essa é a questão, a NBR-5410 não tem competência para o padrão. Então eu só preciso seguir o padrão da concessionária
@@LeonidasBorgesEletrica O melhor cenário seria 50mm EPR 1KV para manter a tensão mais estável e ao mesmo tempo proteger da umidade, pois embora esse tipo de cabo suporte mais calor e consequentemente aguente uma corrente maior usando bitola menor, usar bitola mais fina aumenta a queda de tensão. Infelizmente essa é uma opção mais cara.
Leônidas o aterramento da caixa do padrão foi feito com condutor mais grosso? Não deveria ser 10mm2 como está na NTC901100?
Eu não sabia também eu acompanho os seus vídeos sou de Cianorte Paraná OK
Que legal. Começo Cianorte ótima cidade
Pensa num cara fera 👏
Valeu meu amigo
No meu entendimento, as Normas são distintas, porém tinham alguma correlação por tratar-se de assuntos semelhantes. Fiz um padrão monofásico e sei como as concessionárias são bastante criteriosas, porém ao fazer a instalação no imóvel cabe ao eletricista ser criterioso com o seu serviço, pois é ligado ao órgão de classe CFT, se for denunciado por imperícia.
Na minha opinião esse assunto é indiscutível. Se formos analizar uma simples tabela da própria NBR5410 , dois cabos de MESMA SECÇÃO NOMINAL , sendo um de 750V e outro de 1KV , tem capacidade de condução de corrente diferente. O cabo de 1KV sempre conduz mais corrente se utilizado no mesmo método de instalação !!!
A questão toda é que no projeto foi solicitado 50mm, para a instalação. Mas por falta de conhecimento a manutenção achou que no padrão deveria seguir o projeto, mas não é assim que funciona
Além que os condutores do padrão se limitam a meia duzia de metros!
Assim como muitos contestam quando os calculos pedem cabo 10mm² para o chuveiro sendo que ele tem cabos de 4 ou 6mm², porém tem apenas 40cm.
No projeto da consecionária ela sabe que consegue entregar a corrente X com uma queda de tensão Y com tal condutor.
Ótima explicação!
Muito obrigado
Show de bola professor.
Muito obrigado amigo
Tem que considerar que mesmo assim não está fora da norma! Em mesmo cenário onde um cabo de 50mm² com isolação de PVC suporta 151A o cabo com isolação EPR XLPE de 35mm² suporta 164A
Com certeza.
Aqui a norma da concessionária fala e a NBR 5410 diz a mesma coisa, que ligação bi ou trifásica as fases não podem ser seccionadas individualmente. Ai o que se encontra nos medidores disjuntores mono em cada fase. Se a própria concessionária diz não poder eles mesmo quando vão ligar aceitam
Esses problemas é que complicam
bom dia sim já sabia pos nas concessionária e recon
Estou iniciando na área, valeu por tirar essa dúvida.
Legal, grande abraço
Boa noite professor,eu sabia abraço 👍
Bom dia. Legal, grande abraço.
Legal.
Campinas -- SP 22/08/22
Verdade.!
Sim, isso é fato. Até outro dia eu estava trocando informações com outro criador de conteudo, que é de SP capital e lá é concessionaria diferente de SP interior onde eu moro.
Havia um sistema trifasico, que alimentava três medidores, só que o disjuntor geral estava antes dos medidores. Eu até questionei de ser errado isso, pois da muito conforto em casos de adulteração ou desvio de energia do medidor. Mas ele disse que na grande São Paulo é assim, por conta de transito intenso e falta de lugar pra estacionar o caminhão e fazer o desligamento aéreo. Ai a concessionaria de lá adotou essa pratica, para nos casos de substituição de medidores, dar segurança ao operador e não necessitar de usar o caminhão pra desligamento aéreo.
Ainda achei estranho, mas SP capital nada é normal mesmo.
Mas no seu caso, eu achei foi falta de humildade dos colegas, em nem procurar saber se vc estava certo. Se esses caras forem trabalhar em prédios, que já nem usam cabos mais, é placas de barramentos. Eles vão pedir pro edifício mudar tudo também?
O problema é que muitos são assim, quanto menos sabe mais quer discutir.
Eu também sempre achei estranho o disjuntor antes do relógio.
Sim ...no curso q fiz no Senai em 2009...faz tempo ....
Legal
@@LeonidasBorgesEletrica mas já tô precisando fazer uma reciclagem kkk
Muito bom , Parabéns.
Muito obrigado Edvaldo
Muito bom,excelente explicação.
Muito obrigado. Boa noite
pelo q os professores me ensinaram do ramal da concessionária até o medidor e norma deles da saída dos disjuntores do padrão para edição e da nbr 10
Na verdade não é bem assim. A norma NBR-5410 determina que ela tem competência a partir do ponto de entrega, ou seja, na saída do padrão de entrada de energia, não mas saída do disjuntor. Isso quer dizer que a partir da caixa de passagem é NBR-5410. Se fosse a partir do disjuntor o padrão ficaria “dividido” metade da NBR metade da concessionária não faz sentido isso.
Top. Parabéns
É isso mesmo, muitos profissionais se confundem, e ainda falam que a concessionária está errada, ora! que ela tem a sua engenharia, quem só eu pra falar! Cada concessionária tem suas próprias normas!
É exatamente isso mesmo
Sim já sabia a concessionária tem são outras exigências
É isso mesmo
O cabo de 35mm 1KV é resistente ao calor e pode ser usado no lugar do 50mm, porém isso tende a trazer outro problema, como o cabo é mais fino, isso vai acentuar a queda de tensão até o padrão, o ideal seria usar o 50mm 1KV para evitar a umidade e a queda de tensão ao mesmo tempo, mas claro, isso fica mais caro.
Não vai gerar queda de tensão, pois a capacidade de condução de corrente do cabo 1kV é maior.
Em um projeto de entrada de energia os materiais de entrada é em função da energia solicitada pelo cliente, e das condições do local da entrada, o que tem para atrás do disjuntor de entrada é de responsabilidade do projetista, cujo projeto deve ser submetido à aprovação da concessionária.
Na verdade a concessionária não tem competência para aprovar projeto da instalação. Só alguns tipos de padrão de entrada a concessionária pede projeto, mas é o projeto da entrada de energia, não da instalação.
Muito Bom LB, Parabéns !
Muito obrigado Fernando
a tenção a concecionaria e a instalação eletrica da casa e regulamentada pela ANEEL e PELA IEC COMISAO INTERNACIONAL DE ELETROTECNICA!
Sou adepto a pecar pelo excesso ,assim não gera conflitos e o clinte fica mais seguro.
Sempre que tem normas eu sigo ela. Pois não adianta ter excesso desnecessário fazendo o cliente gastar mais.
Boa tarde, pode me dizer, porque, o condutor, mais fino seria suficiente para a instalação e o cliente optou em colocar um condutor mais grosso ou de bitola maior, regando um maior gasto, para ele e o que comprova que a bitola mais fina já seria suficiente para o cliente, sendo assim ele poderia fazer toda a instalação dele com a bitola mais fina ou menor regando assim uma grande economia para ele com a mesma segurança do condutor de bitola maior?
Existe uma teoria se vocé quer evoluir e subir deixe tudo melhor aonde você for obrigado pelas aulas
Eu não tinha a nova norma da copel pra padrão copel procurei seu canal e encontrei com montar o novo padrão Copel e onde vai spritbot no aterramento da astra do medido e a estradão pra casa do cliente obrigadoeu amigo sua sabedoria e necessária e bem vinda
Legal. Abraço
Boa noite Leônidas, compreendo q que a norma de cada um é diferente,não entendi porque pode ser cabo 35 ou 50 tanto faz. Abraço
Cada tipo de condutor tem uma capacidade de condução de corrente diferente
@@LeonidasBorgesEletrica muita gente ficou perdido nessa questão, inclusive eu kkk poderia fazer uma explicação mais clara
Boa noite Mestre. Me tire uma dúvida no caso se permanecesse o cabo 35mm no padrão não traria problema na instalação já que o disjuntor do padrão seria de uma amperagem menor do QDC
Boa tarde. Como assim amperagem menor. O padrão foi montado conforme a corrente necessária, utilizando o cabo indicado. Como expliquei no vídeo, não era necessário trocar o cabo
Uma coisa é as regras da concessionária e outra coisa é as regras da física, a NBR 5410 pode ser testada em ensaios técnicos e comprovado a correlação entre norma e realidade empírica.
As duas estavam certas nesse caso. O errado foi o profissional no local sem conhecimento técnico falar besteira
Boa tarde.. estou precisando comprar um MULTÍMETRO pra começar na elétrica..vc pode me indicar uma boa marca (modelo médio) obrigado e parabéns pelo ensinamento,,que tanto tem me ajudado 👍
Eu não aconselho comprar multímetro, normalmente o alicate amperímetro é melhor, mas vai depender do tipo de serviço que você faz e quais características são importantes para você. Sabendo isso, você precisa ver qual modelo se enquadra melhor entre os que estão disponíveis onde você deseja comprar
Ok
Posso ligar cabo de entrada com bitola mais baixa que a comsesionaria pois a demanda de varga total so vira meses mais tarde e chegaram novos cabos a entrada
Precisa confirmar com a concessionária, provavelmente você precisará colocar disjuntor compatível
Boa tarde eu não sabia
ótimo vídeo,, excelente conteudo!!!!!!!
Muito obrigado Gilmar