@@OsvaldoAiresBade faz o seguinte: manda o link do livro que você escreveu que eu postarei o de Paulo Freire pra você e aí veremos qual é o melhor e qual é o utópico, topa?
1:16:59 Elias: Compra lá meu livro, não sou capitalista mas faço propaganda. Renata: se não fosse capitalista, não vendia o livro... dava de graça, né? Elias: o mercado é anterior ao capitalismo e mesmo no socialismo ele iria continuar existindo, o mercado é uma categoria histórica 👍 Dizem que a Renata todo dia no banho pensa em argumentos pra rebater esse comentário
Categoria histórica é o fracasso do socialismo. Esse xaveco desse moleque do Jabbour não muda nada em relação ao fato de que ele não vive nada do que prega. Obviamente.
É isso q tá faltando na internet brasileira. Gente capacitada academicamente debatendo e afrontando o senso comum que se vende como verdade na internet.
A Renata não sabe absolutamente nada, só fala em ranking de Liberdade econômica, Liberdade de expressão, propriedade privada, pouca presença do estado, pouca burocracia, parece um papagaio, acho que ela repetiu isso umas 30 vezes kkkkkkkk
@@Hebersertorio1 esse será o seu argumento final? Sério? Eu sugiro vc apagar e reescrever, ainda dá tempo. Em uma frase, você conseguiu mostrar pra todo mundo que você não sabe o que é ser professor de uma universidade federal.
@@Hebersertorio1 nem se o cara dedica a vida inteira dele estudando metodicamente o que ele entende voce consegue dar credibilidade talvez seja isso, lhe falta bom senso, e não senso comum - senso comum você tem aos montes.
Impressionada com a Inteligência e nível de conhecimento do Professor Elias. Não o conhecia! Tenho um filho autista, e fiquei mais encantada ainda em saber que o Elias é autista! Parabéns pelo debate e aprendizado!
Fica encantada com as mentiras que ele fala sobre isso aqui também: O historiador Frank Dikötter, autor do importante livro A Grande Fome de Mao, publicou recentemente um artigo no History Today, resumindo o que aconteceu: Mao pensou que poderia catapultar seu país para além de seus concorrentes reunindo aldeões de todo o país em comunas gigantescas. Em busca de um paraíso utópico, tudo foi coletivizado. As pessoas tiveram seu trabalho, suas casas, suas terras, seus pertences e seus meios de subsistência retirados. Nas cantinas coletivas, a comida, distribuída às colheradas de acordo com o mérito, tornou-se uma arma usada para obrigar as pessoas a seguirem todos os ditames do partido. À medida que os incentivos ao trabalho foram removidos, a coerção e a violência foram usadas para compelir os agricultores famintos a trabalhar em projetos de irrigação mal planejados enquanto os campos eram negligenciados. Seguiu-se uma catástrofe de proporções gigantescas. Extrapolando a partir de estatísticas populacionais publicadas, os historiadores especulam que dezenas de milhões de pessoas morreram de fome. Mas as verdadeiras dimensões do que aconteceu só agora estão vindo à tona graças aos relatórios meticulosos que o próprio partido compilou durante a fome…. O que sai desse dossiê maciço e detalhado é um conto de horror no qual Mao surge como um dos maiores assassinos em massa da história, responsável pela morte de pelo menos 45 milhões de pessoas entre 1958 e 1962. a catástrofe que supera as estimativas anteriores, mas também a maneira como muitas pessoas morreram: entre dois e três milhões de vítimas foram torturadas até a morte ou mortas sumariamente, muitas vezes pela menor infração. Quando um menino roubou um punhado de grãos em uma vila de Hunan, o chefe local Xiong Dechang forçou seu pai a enterrá-lo vivo. O pai morreu de desgosto alguns dias depois. O caso de Wang Ziyou foi relatado à liderança central: uma de suas orelhas foi cortada, suas pernas foram amarradas com arame de ferro, uma pedra de dez quilos foi jogada em suas costas e ele foi marcado com uma ferramenta crepitante - punição por cavar até uma batata.
@@Fidelio116 ata, só pq ele fala o que vc não quer ouvir, palhaço, vai estudar igual ele pra ver se consegue criticar no mínimo o objeto de estudo e não a pessoa.
@@luizfernandodeoliveira2832 palhaço é a tua mãe de quatro né querido? Ele só fala mentira, e eu estudei mais do que esse militante sem caráter e por isso indiquei a referência acima. Agora baixa a sua bola de an.a.nalfabeto e fica piano aí. :)
Vou dar um exemplo REAL de *INTERVENCIONISMO ESTATAL na ECONOMIA* .(isso prejudica muito os mais pobres).. o *Brasil é Capitalismo de Estado.* Em 2006 o governo criou o programa PRÓ CAMINHONEIRO. O governo estava dando crédito BARATO para "RENOVAÇÃO" da frota dos caminhoneiros (juros baixos e 6 meses de carência na primeira parcela. Na verdade só conseguia quem tinha empresa aberta, ou seja, Transportadoras... Mas isso não vem ao caso)... Com o estímulo de crédito barato, houve um aumento de procura por caminhões, isso também estimulou as fábricas... Em 2013 +- começaram as inadimplências... Os bancos PRIVADOS subiram as TAXAS de crédito (essa é a mão invisível do mercado. Óbvio que os bancos PRIVADOS não querem ter prejuízo e isso REGULA a economia), PORÉM o governo continuou a oferecer crédito BARATO até 2016... Muita oferta de caminhões nas portas das empresas, preço do frete caiu e a consequência foi uma CRISE no setor do transporte... Em 2018 a MAIOR GREVE DOS CAMINHONEIROS... Veja como o Estado tentando controlar a economia só prejudica o mercado... A mesma coisa aconteceu na China com os prédios e a mesma coisa aconteceu na Crise de 1929. OFERTAR CREDITO também é uma "IMPRESSÃO" de dinheiro (está entre aspas pois não é impressão.. é gerado dinheiro através da *RESERVA FRACIONÁRIA*). O pior disso tudo é entender as CONSEQUÊNCIAS "invisíveis"... Quando o governo estimula ARTIFICIALMENTE um determinado setor da economia, ele deixou de oferecer crédito para OUTRO setor. E isso faz com que o setor que estava tendo dificuldade para adquirir esse crédito não crescesse. (Recomendo pesquisar no RUclips sobre um vídeo no canal T2 EDUCAÇÃO explicando sobre AS CAMPEÃS NACIONAIS). É um ótimo exemplo de INTERVENCIONISMO ESTATAL na ECONOMIA (que resulta em CAPITALISMO DE ESTADO)... *O MAIOR GERADOR DE DESIGUALDADES É CAUSADO PELO PRÓPRIO ESTADO* Precisamos de *LIBERALISMO ECONÔMICO* e Estado MÍNIMO. Observação: Estado mínimo, *NÃO é o fim do Estado* . Fim do Estado é ANARCOCAPITALISMO. O pessoal tá querendo discutir LIBERALISMO, mas nem sabem oq é. 😴 Recomendações de livros: O QUE O GOVERNO FEZ COM O NOSSO DINHEIRO... O MOEDOR DE POBRES... AS SEIS LIÇÕES... LIVRE PARA ESCOLHER... A LEI, por que a esquerda não funciona?... HANS HOPPE, e a insustentável defesa do Estado. Na dúvida, PESQUISEM ! 😉👍
@@mateusoliveira4328 Quanto mais impostos das pessoas, MENOS dinheiro elas terão para investir nelas mesmas (comprar), certo ? A mesma coisa acontece com AS EMPRESAS, quanto MAIS impostos, menos dinheiro para investimento e consequentemente gerará MENOS empregos... Pesquisem sobre a *curva de Laffer* . Transferência de renda é importante, SIM. Mas não tira ninguém da pobreza. 😉
@@marcospp2702 algum dia você vai crescer e vai entender que a iniciativa privada não serve pra gerar empregos e sim gerar lucros. O dono da empresa PRECISA do trabalhador. E o trabalhador PRECISA se submeter à exploração pra não morrer de fome. Pare de passar vergonha
Deveria ter medo de dormir e acordar nisso aqui: O historiador Frank Dikötter, autor do importante livro A Grande Fome de Mao, publicou recentemente um artigo no History Today, resumindo o que aconteceu: Mao pensou que poderia catapultar seu país para além de seus concorrentes reunindo aldeões de todo o país em comunas gigantescas. Em busca de um paraíso utópico, tudo foi coletivizado. As pessoas tiveram seu trabalho, suas casas, suas terras, seus pertences e seus meios de subsistência retirados. Nas cantinas coletivas, a comida, distribuída às colheradas de acordo com o mérito, tornou-se uma arma usada para obrigar as pessoas a seguirem todos os ditames do partido. À medida que os incentivos ao trabalho foram removidos, a coerção e a violência foram usadas para compelir os agricultores famintos a trabalhar em projetos de irrigação mal planejados enquanto os campos eram negligenciados. Seguiu-se uma catástrofe de proporções gigantescas. Extrapolando a partir de estatísticas populacionais publicadas, os historiadores especulam que dezenas de milhões de pessoas morreram de fome. Mas as verdadeiras dimensões do que aconteceu só agora estão vindo à tona graças aos relatórios meticulosos que o próprio partido compilou durante a fome…. O que sai desse dossiê maciço e detalhado é um conto de horror no qual Mao surge como um dos maiores assassinos em massa da história, responsável pela morte de pelo menos 45 milhões de pessoas entre 1958 e 1962. a catástrofe que supera as estimativas anteriores, mas também a maneira como muitas pessoas morreram: entre dois e três milhões de vítimas foram torturadas até a morte ou mortas sumariamente, muitas vezes pela menor infração. Quando um menino roubou um punhado de grãos em uma vila de Hunan, o chefe local Xiong Dechang forçou seu pai a enterrá-lo vivo. O pai morreu de desgosto alguns dias depois. O caso de Wang Ziyou foi relatado à liderança central: uma de suas orelhas foi cortada, suas pernas foram amarradas com arame de ferro, uma pedra de dez quilos foi jogada em suas costas e ele foi marcado com uma ferramenta crepitante - punição por cavar até uma batata.
QUEM PERCEBEU? 3 horas 4 minutos e 22 segundos. Elias afirma que Reagan aumentou o gasto público em % do PIB e a Renata diz que não.. não sabe... segundos depois ela está no celular pesquisando.... descobre que é verdade e nem toca mais no assunto.
Nunca trabalhou na vida. Mais um professor comunista que só sabe de teoria e nunca vivenciou nada na prática. Se diz especialista em China, mas nunca sequer morou lá. É geógrafo mas jura que sabe tudo de economia. Defende uma ditadura, mas não quer viver na ditadura, fica aqui no bem bom da democracia. E ainda se orgulha de ter seus livros aprovados pela ditadura. Ele deve receber um "por fora" da China na verdade. Quem acredita em uma palavra que esse cara fala, é muito otário!
Elias é um comunista socialista vermelhinho sério, muito inteligente, muito preparado, formação sólida. E sabe discutir com calma todos os pontos. A menina linda também domina completamente o tema Liberalismo. Parabéns a todos e ao Moderador.
Cara, o Elias SE ESFORÇANDO pra não humilhar a Renata no "debate" e fazendo de tudo pra não chamar ela de burra. "Você tem dificuldade de sair do simples pro complexo" foi sensacional kkkk. Renatinha pensou que ia humilhar comunista e saiu passando a maior vergonha da vida dela.
Ignorando 100% toda pauta econômica e de eficiência do mundo real e não do mundo fictício da Alice no país das maravilhas, fica fácil dar argumentos vazios pra adolecentes que não sabem matemática basica acreditar.
@@ryandavid801 tem algo que se chama "pensamento critico", coisa que você ainda não desenvolveu por ser adolescente, e que o debatedor também não por ter um nível de autismo específico elevado, mas com o tempo você vai crescer e começar a pensar por si só =)
@@ciorimau, Renata Barreto tem doutorado em geopolítica por acaso, para falar sobre tudo e bancar de especialista em tudo também. Maurício, francamente: o teu argumento é frágil e contraproducente, porque não descontrói nenhuma das ideias do Elias e ainda absolve quem foi irresponsável.
Estou desconstruindo pela sua ótica o seu comentário totalmente ignorante citando o fato dela ter sido uma “estudante de terceiro período universitário “ .
Professor né. Acostumado a ouvir os maiores absurdos, respirar 10 vezes e responder. Igual Freixo com Monark, me ensinou muito sobre paciência e tolerância kkkkk
Gostei da educação deles mas sendo mais fatídico sobre o que o Elias falou, sou da área de aviação civil e nos EUA havia o "livre mercado" das empresas aéreas, disputavam a preferencia do cliente com uma espiral negativa de preço (sempre baixando o preço da passagem para quebrar o outro lado e ganhar a preferencia do consumidor), porém na outra ponta isso também gerava corte de gastos de mão de obra especializada e manutenção adequada, resultado, vários acidentes, o que aconteceu? Estado interveio e proibiu as empresas aéreas de competir, hoje temos hubs igual no Brasil, em um aeroporto X temos mais Latam, no outro temos mais GOL, no outro temos mais Azul (usando como exemplo as empresas BR), obviamente que temos Azul e GOL no mesmo aeroporto, mas por vezes não fazem a mesma rota, ou o mesmo horario, ou o mesmo dia, enfim o Estado Americano viu que precisava regular e proibir o livre mercado em um setor... e agora estamos vendo o Estado americano entrando em guerra comercial com a china aumentando de 25% para 100% a sobretaxa de importação dos carros elétricos chineses, aço e ferro foi de 7.25% para 25%, condutores de 25% para 50% (somente para produtos chineses). Vemos ai então que EUA prega o livre mercado para fora, para dentro é tudo na rédea
Todo crente no comunismo ainda não aprendeu que todo poder corrompe, menos os líderes sacerdotes dessa nefasta religião política É um ingênuo, para não dizer coisa pior. Definitivamente não conhece a nossa natureza, a natureza humana. desconhece a história politica das nações que adotaram essa nefasta ideologia.
Exatamente. Renata é uma metralhadora de frases prontas e clichês fantasiosos. Não sustenta um debate e só faz sucesso entre seus seguidores porque eles são extremamente rasos e reptem tudo que ela diz sem críticas. Parabéns ao professor.
Impressionante como os únicos dados de que Renata dispõe por quase metade do debate são: “deixa eu olhar aqui esse país no ranking de liberdade econômica “…kkkkkkkkkk
esse site reflete a realidade mano, desde carga tributaria ate tempo pra se abrir uma empresa, desde insegurança jurídica até leis trabalhistas, vai se burro assim la na argentina.
Tirando o abismo intelectual entre os dois, o Elias ganha na educação e calma, mesmo tendo um problema de fala (como ele diz) e ela sendo uma comunicadora de carreira. A inteligência fala por si e a educação faz ser agradável ouvir, até a Renata gostou de aprender. Hahaha. Parabéns Dr. Elias! Virei teu fã.
O Elias Jabbour, mesmo carregando a vida toda as consequências de autismo grau leve q lhe rendeu mto bullying na escola, fez por merecer seus títulos e o respeito como Professor Dr.
MELHORES MOMENTOS (De nada!) 00:19:24 Guarde isso. Até chegar aqui 41:21 00:24:37 Você já leu Hamilton? 00:31:19 Você já leu Marx? 00:34:38 Capitalismo bom e moral 00:38:42 Não li Hamilton, mas vi o musical nos EUA. 00:58:47 Você já leu Samuel Pessoa? 00:59:19 Você já leu Friedman? 01:03:40 Você já leu Paul Romer? 01:14:40 Moral americana 01:18:43 Na China, não pode falar do conflito na praça da paz celestial 02:24:02 Só não aprendeu mais do que eu nesse dia. 02:35:33 Você já leu Marx II? 02:37:08 Você já leu Ricardo (David)? (NÃO É POSSÍVEL kkkkk)
É o primeiro vídeo na história do youtube em que há unanimidade nos comentários. hehe. Professor deu aula. E com muita gentileza. Parabéns pra moça, que teve essa aula gratuita.
Que aula ele em todo momento iguinora a realidade e só considera o que ele leu, mas sabemos que o que foi escrito ninguém seguiu, só olha para o que aconteceu como ela citou em várias vezes ele como de se paga de intelectual histórico, mas é um cara em cima do muro em várias vezes um cara sem lado.
@@vmixvmix bicho, nada a ver, primeiro que estudar a sociedade é importante pra caramba, muitos aspectos da realidade são super complexos e, sinto muito, tem que estudar, não basta ver um musical do Hamilton. Segundo, a prática caminha junto dessas análises. Todos os teóricos comunistas participaram concretamente nas questões do seu tempo, inclusive levando a várias revoluções e experiências socialistas bem sucedidas, como na União Soviética e na China, os exemplos mais clássicos.
@@vmixvmix já esse liberalismo ideal dela realmente nunca foi posto em prática. Nem vai. E os economistas liberais sérios sabem disso. Essa visão mais "ancap" é pura ideologia vazia. Os capitalistas (burguesia) e seus aliados sabem que isso é balela.
EU ia até fazer um comentário mais técnico aqui sobre o debate, mas não consigo. Só consigo pensar em "maaano, que surra"! Esse vídeo tem potencial para ser um dos maiores materiais historiográficos anti liberalismo. Parabéns, Elias. E parabéns para a Renata também. Ganhou uma baita aula.
Quando eu vi esse "debate" pensei a mesma coisa, esse vídeo será um registro histórico sobre a "realidade brasileira sobre conhecimento liberal" nas mídias sociais, e um professor dissecando essa "fantasia" de quem acha que entende, porém demostrou não ter conhecimento de nada e ser puro achismo e senso comum. Elias nos brindou com uma aula histórica.
Muito feliz em ver, nos comentários, que o povo viu o que realmente aconteceu. Se eu fosse debater com o Jabour, daria um Google nele antes e uma consultada no Lattes. Após, inventaria uma facada pra não ter que comparecer.
"A sua dificuldade é sair do simples para o complexo" Com essa frase, o professor Elias resume todo o diálogo. Me impressiona como a Renata reduz toda a discussão ao ranking de liberdade econômica. Há um abismo entre os dois. Fica o agradecimento ao professor Elias pela aula.
@@joaogabriel-mq8bb Não burrão, não é medo de ouvir professor mala, más ter discernimento crítico de que toda idéia ali aprendida merece ser analisada a fundo para se ter certeza de que não estamos virando repetidores de ideias ruins.
@@gabriel1468 jdjsjdjsjsjsjjsjsjsjsjshsh entra em uma universidade que eu te garanto que tu não vai se arrepender, meu jovem. Lá tu vai conhecer gente que estuda a fundo os assuntos, não influencers que falam frases de efeito.
O economista Elias Jabbour tirou licença do cargo de professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para assessorar a ex-presidente Dilma Rousseff, que agora ocupa o posto de presidente do NDB (Novo Banco do Desenvolvimento), o banco do grupo de nações emergentes Brics. Jabbour já viajou para Xangai, onde deve ficar por um período de dois anos, segundo informações da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo.Em entrevista ao podcast “Inteligência Ltda”, Jabbour foi questionado sobre a aplicação da pena de morte em regimes socialistas e declarou que adotar a medida “não é matar a galera, mas aplicar a lei”. Ele acrescenta ainda que os Estados revolucionários não devem permitir "subversão ao sistema”, uma vez que podem ver a experiência socialista “ir para o buraco”.
O orgulho precede a queda! Elias chegou na humildade e ganhou o debate. Já Renata não somente perdeu o debate como também levou um tombo, caindo do alto de sua arrogância. Parabéns professor.
Elias é esse mongoloide que disse que a moeda é uma criação estatal? Que impressão de moeda não gera inflação? Que dá a desculpa que não há explicação de como se daria uma sociedade comunista porém defende a China, criadora da maior bolha imobiliária da história que vamos ver ano que vem? É sério que você chamar de professor um charlatão desse? Destruo todos os tópicos que esse palerma enunciou no debate, e retardados que nem você bajula.
O economista Elias Jabbour tirou licença do cargo de professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para assessorar a ex-presidente Dilma Rousseff, que agora ocupa o posto de presidente do NDB (Novo Banco do Desenvolvimento), o banco do grupo de nações emergentes Brics. Jabbour já viajou para Xangai, onde deve ficar por um período de dois anos, segundo informações da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo.Em entrevista ao podcast “Inteligência Ltda”, Jabbour foi questionado sobre a aplicação da pena de morte em regimes socialistas e declarou que adotar a medida “não é matar a galera, mas aplicar a lei”. Ele acrescenta ainda que os Estados revolucionários não devem permitir "subversão ao sistema”, uma vez que podem ver a experiência socialista “ir para o buraco”.
Ela falando horrores sobre Bangladesh, e quando o Elias falou que la nao existiam estatais ela ficou com a cara de tacho, e disse que nao conhecia tanto sobre Bangladesh kkkkkkkk essa Renata é o exemplo perfeito dessa galera que ta surgindo na internet e que ficam peruando em assuntos que nao entendem
"Deixa eu citar um fim de mundo qualquer para afirmar minhas falácias que assim ninguém discorda", ai o Elias vai é conhece justamente tal fim de mundo kkkk
Gado de escritor comunista também? Meu Deus. Como reproduzem bosta sem ao menos raciocinar. Não gosto da Renata mas o mano não conseguia nem falar hahahahaha. O velho gado voltou
Pois é. O ranking de liberdade econômica é totalmente não-cientifico. Só quem leva a sério são liberais. Elias com certeza sabe disso. Não questionou pq a Renata é tão fora da realidade que ia achar isso terraplanismo
Cara, você sintetizou brilhantemente a impressão que fiquei ao fim do debate. É precisamente isso! O Elias Jabbour faz uma apresentação que se baseia numa análise conjuntural, isto é, em que a sociedade, a política e a economia são partes de um processo histórico, e que se relacionam e geram complexidades. A Renata se propôs a fazer uma avaliação simplista, a partir de um critério questionável, que é o ranking de liberdade econômica. A pergunta que cabe fazer é: em que medida o conjunto de categorias e características utilizadas pelo ILE para definir o que é capitalismo e socialismo descrevem, de fato, o que são cada coisa? No meu entende não definem, precisamente porque a conjuntura social, política e econômica é o produto de um processo histórico. Com efeito, não dá para fazer uma avaliação, pelo menos pretensamente realista sobre a sociedade, independentemente das variáveis históricas que se apresentam.
A evolução da sociedade e como o *CAPITALISMO* fez parte disso. Uns 15 a 20 anos atrás ninguém acreditaria que pessoas ficariam FAMOSAS, RICAS ou MILIONÁRIAS fazendo vídeos em redes sociais. Antigamente só quem a grande mídia permitisse seria capaz. Esse é o resultado da EVOLUÇÃO do CAPITALISMO e consequentemente as tecnologias que ele nos trouxe... Uns 200 anos atrás 90% da população mundial vivia na EXTREMA POBREZA, hoje, apesar do aumento da população em 6X, apenas 10% vive na extrema pobreza... O dinheiro (moeda de troca) existe dês da Grécia Antiga (milhares de anos atrás). Mas pq só agora toda essa EVOLUÇÃO na CIÊNCIA, na ECONOMIA, na PRODUTIVIDADE, na MEDICINA e na TECNOLOGIA ??? .... Isso foi graças "AO CAPITALISMO MALVADÃO". A evolução do capitalismo é basicamente o seguinte. Antes as trocas eram feitas por ESCAMBO (te dou o que produzo pelo que vc produz), mas dessa forma não conseguíamos guardar qndo não estávamos na época de produção. Foi assim que nasceu o dinheiro 💰 (moeda). Dessa forma podíamos guardar a produção em forma de valor... Agora vem a grande evolução nesses últimos 200 ANOS. Foi quando criou-se os BANCOS. O BANCO é onde o dinheiro de POUPADORES podia ser emprestado para EMPREENDEDORES que começaram a GERAR MAIS RIQUEZA... Novas pessoas podiam emprestar dinheiro para investir em novas ideias, novos produtos, novas fábricas etc... Mas não paramos por aí... Criamos também a "BOLSA DE VALORES", ou seja, VC, pessoa COMUM, pode emprestar o seu dinheiro DIRETAMENTE para as EMPRESAS e com isso ganhar dinheiro com os lucros e crescimento delas. Você passou a ter PARTE da empresa por acreditar no que ela pode oferecer e crescer. ESSA É A EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO que está em constante mudança e sempre se aprimorando. A inteligência artificial mudará muito como nos relacionamos e a maneira de como PRODUZIMOS (iremos PRODUZIR MUITO MAIS). E eu não tenho dúvidas que mudará para MELHOR. Não tenham medo, e é COMUM ter medo, o ser humano sempre tem medo do NOVO... Outra coisa que quero deixar claro é... GOVERNO NÃO PRODUZ RIQUEZA, se o governo fosse auto suficiente ele NÃO cobraria impostos e se IMPRIMIR dinheiro fosse a solução ele também NÃO cobraria impostos. O governo TIRA dinheiro de quem está PRODUZINDO riquezas para dar a quem NÃO PRODUZ RIQUEZA. Transferência de renda é importante, SIM !!! Mas não tira ninguém da POBREZA, apenas supre MOMENTANEAMENTE as necessidades básicas da pessoa naquele momento. Se você quer que as pessoas tenham geladeira, fogão, carro, casa, TV e ALIMENTOS, NÓS, SOCIEDADE precisamos AUMENTAR a PRODUTIVIDADE desses BENS MATERIAIS e ALIMENTOS. Quanto MAIS PRODUZIMOS, MENOS pessoas passarão necessidades. Quando o governo cobra MAIS IMPOSTOS das pessoas e empresas, MENOS dinheiro elas terão para investir e consequentemente gerará MENOS EMPREGOS e MENOS PRODUTIVIDADE. O MAIOR GERADOR DE DESIGUALDADES É CAUSADO PELO PRÓPRIO ESTADO (governos). Não existe NADA nem ninguém que destrói riqueza como o governo, ele é o único que faz isso.
Achei muito bacana ter uma discussão saudável, me sinto na obrigação de fazer uma correção, a Renata menciona que na Dinamarca não existe FGTS mas existe sim. Eu morei lá um ano e inclusive preciso solicitar o meu que está lá parado mas existe sim. Obviamente que não tem o mesmo nome. Mas tem o mesmo conceito.
Se IMPRIMIR não gera INFLAÇÃO, então pq o governo cobra impostos ??? Kkkkkkkkkkkk esse "professor" é uma piada ! Ué é só IMPRIMIR dinheiro kkkkkkkkkkkk
@@s_neves não sou bot, não !!! E qualquer pessoa com bom senso entende que impressão de dinheiro descontrolado gera inflação... Veja Venezuela e agora Argentina. A moeda deve acompanhar o crescimento da riqueza do país. E ele NEGOU isso, disse que IMPRIMIR dinheiro não gera INFLAÇÃO e isso era terraplanismo econômico !!! Kkkkkkkkkkkk
@@marcospp2702Gera inflação a longo prazo segundo um pesquisador x, mas a curto prazo não, segundo o mesmo teórico. como ele disse para Renata. "Você não consegue sair do simples para o complexo"
Que massa! O debate público brasileiro precisa superar o estágio atual apodrecido. Sou professor universitário, de Direito, essa didática e inteligência emocional do Elias é admirável!
@@HomemDoMato51 De fato, o setor mais destruído do Brasil hoje é a Educação. Precisamos todos trabalhar para aprimorar rapidamente nossa Educação, pública e privada, em todos os níveis.
Além daquele índice tosco de Liberdade Econômica da Heritage, site do Mises e outras sub literaturas. Esse pessoal liberal tupiniquim não sai disse. Vivem nessa bolha.
Pior que 1984 é um livro muito foda de distopia, mas tem que ser levado como ficção, não entendo uma pessoa usar como base política e econômica akkaka não faz sentido
eu também kkkkkkkk só que ao invés de assistir todo ano eu assisto quando me sinto mal, ai venho aqui e vejo que existe gente tipo a Renata no mundo e isso me conforta pra dormir tranquilo e agradecer a educação que eu recebi da minha mãe.
Cara to ha 3 meses sem passar 1 día sem assistir nada do professor Elias, eu era neo liberal, depois q vi esse debate pela primeira vez, descobri um mundo de ideias q nao conhecia.
A Renata dizendo que assistiu o Musical Hamilton me lembrou aquele episódio de “Todo Mundo Odeia o Chris” em que a professora de literatura diz para os alunos fazerem um relatório do LIVRO “ Homem Invisível”, e o Chris com preguiça de ler, prefere assistir o FILME. No final descobrimos que ele se dá mal porque o filme e o livro sao histórias diferentes.
Resumo do debate... Professor: "Ué você não leu Alexander Hamilton?" Renata: "Esse livro não li" Professor: "Mas essa é a obra do Alexander Hamilton, é o básico dele" Renata: "Eu já vi um documentário, vi até um musical dele também". Fim.
@@ricardogermanokurtenihlenf3297 Man, ela estudou, ele literalmente da aula, o cara tem no mínimo um mestrado, então tu tem q falar isso pra universidade do rio de janeiro, não nós comentários do RUclips
A sorte dessa menina é que o professor é sério e elegante, se fosse sarcástico e soberbo ele iria passar por cima, voltar, passar novamente, voltar...igual o Pica-Pau fez com o Zeca Urubu no episódio do dinheiro
quando vejo comentários igual voce eu ja sei que o BOSTIL ja acabou mesmo, tu não entendeu nada neh cara? Tu simplesmente defende o cara que defende sua posição politica, tu esta completamente fechado a aprender e evoluir como ser humano... patetico igual todo beta de esquerda
O economista Elias Jabbour tirou licença do cargo de professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para assessorar a ex-presidente Dilma Rousseff, que agora ocupa o posto de presidente do NDB (Novo Banco do Desenvolvimento), o banco do grupo de nações emergentes Brics. Jabbour já viajou para Xangai, onde deve ficar por um período de dois anos, segundo informações da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo.Em entrevista ao podcast “Inteligência Ltda”, Jabbour foi questionado sobre a aplicação da pena de morte em regimes socialistas e declarou que adotar a medida “não é matar a galera, mas aplicar a lei”. Ele acrescenta ainda que os Estados revolucionários não devem permitir "subversão ao sistema”, uma vez que podem ver a experiência socialista “ir para o buraco”.
Nossa, como o Elias consegue debater com alguém assim sem sair do sério? Ela coloca todos os países africanos mais próximos do "socialismo" sem levar em consideração todos os anos de colonização e exploração (que levaram os países mais ricos serem mais ricos) para justificar a pobreza!!!
Nada a ver. Tem países africanos, como Bostwana, que são mais capitalistas e também são os mais ricos da África. O fato é que a África tem pouco capitalismo e por isso não se desenvolve. Agora, os poucos países africanos que são mais liberais também são os mais desenvolvidos. Socialismo não funciona e capitalismo.funciona, em qualquer parte do mundo, em países que foram colonias e em países que não foram colonias.
@@eng.daniel7855 Isso é objetivamente falso. Você obviamente não conhece nada a historia do colonialismo e da continua exploração europeia, mesmo após as independências de países de Africa e Asia.
@@guilhermeocastro há países que foram colonias e enriqueceram porque abraçaram o capitalismo. Há países que não foram colonias e empobreceram porque abraçaram o socialismo. Não importa para que continente vc olhe no mundo ou se o país foi colonia ou não, o capitalismo sempre é superior ao socialismo. Singapura mesmo era uma colonia, era pobre há 50 anos atrás e agora é um dos locais mais ricos do mundo, sendo o local com maior liberdade economica (liberalismo), no mundo. Já nossa vizinha venezuela era riquissima, e extremamente rica em recursos naturais (petroleo) e mesmo assim foi para a extrema pobreza , pois se afastou do capitalismo e começou a abraçar ideais socialistas. Literalmente já dividiram países ao meio com muros, um lado capitalista e o outro socialista.. nem preciso te contar o resultado, né? Não tem mais pr aonde fugir, meu caro, socialismo não funciona. Capitalismo funciona. Senta e chora.
@@eng.daniel7855 kkkkkkk existem 20 países ricos e 180 pobres. Realmente, capitalismo funciona mesmo. E em Singapura, o Estado proíbe você até de comer chiclete!!!
@@luanFcasarin E daí? O mundo não é capitalista, meu caro. A grande maioria dos países são fortemente anticapitalista, antiliberais. O fato é que quanto mais antiliberal é um país, mais pobre ele tende a ser. É só ver os rankings de liberdade econômica. E daí que em singapura o estado proibe de mascar chiclete? Esse é seu grande argumento? Puuuutz. Singapura é o local mais liberal economicamente do mundo, medido pelos rankings de liberdade economica, que medem o nível de liberalismo de forma objetiva. Você tá mais perdido que cego em tiroteio. Desse jeito Logo logo falará que Brasil é capitalista, sendo que o Brasil é um dos países mais socialistas do mundo (novamente, veja os rankings de liberdade economica).
Hummm, teoricamente, sim, mas no caso, ela sabe sobre Comunismo, não necessariamente sabe mais de economia que ela! Isso só mostra como o regime é dispensável para elevar os níveis socioeconômicos de um país, embaso meu argumento com a constatação que o unico país comunista que deram certo são China e Russia, e ambos não são exatamente comunistas kakakakak
Já assisti umas 5x, e cada vez que eu assisto percebo o quão burra a Renata Barreto é. To com medo de atrofiar meu cérebro se assistir mais algumas vezes.
Como que eu estava que não conhecia o Professor Elias? Não se trata aqui de um debate, mas de uma aula dele, para uma aluna que não estuda, teimosa e birrenta. Vi no dia 08/04/2024. Gratidão professor Elias.
RESUMÃO: Renata: "Ah num país dos sonhos não teria essas desigualdades" Elias: "Temos que nos concentrar em mudar nossa realidade e não em viver de sonhos"
O economista Elias Jabbour tirou licença do cargo de professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para assessorar a ex-presidente Dilma Rousseff, que agora ocupa o posto de presidente do NDB (Novo Banco do Desenvolvimento), o banco do grupo de nações emergentes Brics. Jabbour já viajou para Xangai, onde deve ficar por um período de dois anos, segundo informações da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo.Em entrevista ao podcast “Inteligência Ltda”, Jabbour foi questionado sobre a aplicação da pena de morte em regimes socialistas e declarou que adotar a medida “não é matar a galera, mas aplicar a lei”. Ele acrescenta ainda que os Estados revolucionários não devem permitir "subversão ao sistema”, uma vez que podem ver a experiência socialista “ir para o buraco”.
@@CobraFalante-rg5oz você é mesmo discípulo do farsante mentiroso que no Brasil pode ser professor Elias ele defende até o crime organizado. O teu professor já defendeu nesse mesmo Pod a matança de opositores para implantar o socialismo e no debate com a Renata dizendo que o Estado de Israel é terrorista prega de maneira transversa a destruição de Israel entre inúmeros outros absurdos - só condutopatas acham graça nesse tipo de idéia
@@CobraFalante-rg5oz Em 1958, o ditador chinês Mao Tsé-Tung lançou uma campanha chamada “O Grande Salto Adiante”. A ideia era tornar a República Popular da China uma nação desenvolvida e socialmente igualitária em tempo recorde, acelerando a coletivização do campo por meio de de uma reforma agrária forçada e promovendo a industrialização urbana. No entanto, as medidas acabaram dando errado, resultando na Grande Fome Chinesa. Entre as causas para o fracasso estava uma ação que visava o extermínio de pardais. Uma das primeiras ações que envolveram O Grande Salto Adiante foi a Campanha das Quatro Pragas. Seu objetivo era eliminar ratos, moscas, mosquitos e pardais, apontados pelo governo como "ladrões" que roubavam do povo os frutos do seu trabalho. Os pardais foram incluídos na lista porque comiam sementes e grãos, o que supostamente prejudicava os agricultores. Assim, o povo da China foi mobilizado para erradicar os pássaros. Um cidadão escreveu em seu diário que as pessoas batiam panelas e frigideiras ou tocavam tambores para assustar as aves, forçando-as a voar até que caíssem do céu em exaustão. Os ninhos dos pardais também eram derrubados, tendo seus ovos quebrados e seus filhotes mortos. Além disso, zonas de tiro foram criadas para que os pássaros entrassem na mira de atiradores. No entanto, depois que milhares de pardais foram mortos, as colheitas começaram a diminuir, em vez de aumentar. Em 1960, cientistas descobriram que a dieta dos pardais era composta por 3/4 de insetos e apenas 1/4 de grãos. Então, Mao resolveu substituir os pardais por percevejos na lista das quatro pragas, na esperança de melhorar a situação. Mas aí já era tarde demais. Sem pardais para comê-los, as populações de gafanhotos dispararam. As coisas ficaram tão fora de controle que o governo chegou a importar pardais da União Soviética para combater a praga. Com isso, agravaram-se os problemas ambientais já causados pelo Grande Salto Adiante, como o desmatamento generalizado e o mau uso de venenos e pesticidas. O desequilíbrio ecológico contribuiu para a escassez alimentícia que produziu a Grande Fome Chinesa, na qual mais de 30 milhões de pessoas morreram de desnutrição. 🤦♀️
@@OsvaldoAiresBade cara isso daí e uma meia vdd, aconteceu uma campanha de controle de pragas no período mao, eram cinco tipos de pragas que estavam em foco durante essa campanha e os pardais eram umas das 5 mas foi uma campanha de controle não de extermínio.
O que temos a agradecer à Renata foram as oportunidades que toda as suas intervenções abriram para que o professor nos desse essa super aula gratuita. Das menos às mais obtusas ( pra não dizer desinformadas mesmo), todas as intervenções foram muito bem aproveitadas pelo brilhante professor.
No geral eu gostei do professor, mas ele falou várias bobagens tambem. A parte que ele praticamente negou a existência do mercantilismo pra mim foi bastante absurdo. No geral achei a postura da Renata bastante respeitosa, mesmo sendo obrigada a ouvir alguns absurdos. Sigam o conselho do próprio prof Elias Jabbour, não sejam seguidores de manual com cabresto na cara, não é porque vocês concordam com algumas coisas que são obrigados a concordar e abaixar a cabeça pra absolutamente tudo que ele falar... Senso crítico aí
@@aureliomoreira3860 daria pra dizer q o mercantilismo era o esboço e ai surgiu o capitalismo... de certa forma ele foi um estado de transição mesmo...
QUem financiou os Bolcheviks? isso o profee nao fala né? se não mela o esquema de titulos da divida publica e Bancos Centrais da familia rothishilde......
Vai nessa...não cai nessa ilusão socialista. Se Pondé que tem quase 10 mil livros em casa diz que socialismo é a maior utopia da humanidade...não inventa de de colocar o seu pezinho vagabundo (lá no fundo ele existe) nos vermelhinhos.
Tá certa Renata e na prática isto se confirma com os Estados Unidos que no século XIX já era a maior potência industrial do planeta e isto não foi com dinheiro do estado e sim dos investidores através de empréstimos com banqueiros. O Estado só suga o dinheiro da população e em países socialistas ele suga quase todo e por isso esses países não crescem economicamente e o povão se ferra. O problema da Renata é que ela não soube se contrapor as baboseiras ideológicas do professor, ele que não sabe que existe muito mais na prática do que imagina suas teorias de mundinho perfeito pregado por líderes e sacerdotes de ideologias ou religiões. Na prática, a teoria é outra.
@@Gardshirude Aprendi que imposto é bom e ter a Dilma como aluna dá muita grana afinal ela ganha mais de 230 mil na China de onde ela já chamou o vendedor fracassado de livro da editora Boitempo de uma família de comunistas milionários de Belém do Pará cujo único e maior cliente é o Estado em todas as esferas.
@@levimelo3036 Quem tá passando vergonha é quem acredita nessa lorota toda. Não é difícil, basta dar um google e vc vai ver a inflação na china q segundo ele, nunca houve.
Socialismo já poderia ser praticado hoje de forma anárquica, sem a agressão da máfia denominada Estado, com a coletivização de bens entre si de forma voluntária por seus adeptos, para assim eles mostrarem na prática as maravilhas do socialismo, para fazerem de suas atitudes a vitrine daquilo que pregam. Entretanto, curiosamente, nenhum, absolutamente nenhum socialista brasileiro se dispõe a fazer isso. Eles não abdicam de seus privilégios capitalistas, não compartilham nem a senha do wifi com terceiros, quem dirá os seus bens materiais. Por que será? As pessoas aderem a boas ideias, não? Por quem então o socialismo que pregam como "tão bom" só poderia funcionar se for forçado por meio de agressão, de roubo, de quem discorda dele? Por que esses hipócritas pensam que o socialismo só "funcionaria" por meio agressão da máfia denominada Estado? Sim, caro socialista marxista, Estado é uma máfia, uma organização criminosa, pois vive de imposto (fruto de roubo, extorsão) que agride pessoas pacíficas. Roubo = quando terceiro usa de ameaça ou violência contra você para tomar seu patrimônio (ex. dinheiro). Imposto = quando o Estado é esse terceiro. Imposto é roubo.
Vamos fazer uma mega live no insta? Alguém inicia e todos que comprarem bolo são convidados pra aparecer na live com o bolo. Vai mostrando um por um kakakkakakakakaka
Pior é a dificuldade dela de entender que o capitalismo existem duas pontas, tem os países da parte superior que roubam os países da parte inferior e é isso que torna a vida destes tão difícil...
❤️❤️❤️:yt::yt::yt:Socialismo já poderia ser praticado hoje de forma anárquica, sem a agressão da máfia denominada Estado, com a coletivização de bens entre si de forma voluntária por seus adeptos, para assim eles mostrarem na prática as maravilhas do socialismo, para fazerem de suas atitudes a vitrine daquilo que pregam. Entretanto, curiosamente, nenhum, absolutamente nenhum socialista brasileiro se dispõe a fazer isso. Eles não abdicam de seus privilégios capitalistas, não compartilham nem a senha do wifi com terceiros, quem dirá os seus bens materiais. Por que será? As pessoas aderem a boas ideias, não? Por quem então o socialismo que pregam como "tão bom" só poderia funcionar se for forçado por meio de agressão, de roubo, de quem discorda dele? Por que esses hipócritas pensam que o socialismo só "funcionaria" por meio agressão da máfia denominada Estado? Sim, caro socialista marxista, Estado é uma máfia, uma organização criminosa, pois vive de imposto (fruto de roubo, extorsão) que agride pessoas pacíficas. Roubo = quando terceiro usa de ameaça ou violência contra você para tomar seu patrimônio (ex. dinheiro). Imposto = quando o Estado é esse terceiro. Imposto é roubo. :yt::yt::yt:❤️❤️❤️
@@jorgearthur4178 evidência empírica não é nem de longe um sinal de ser raso, muito pelo contrário. Você sim é que demonstra ser raso com esse comentário.
Esse Elias é muito educado, mantém a seriedade e o respeito com sua interlocutora quase 100% do debate, em momentos em que eu simplesmente não conseguiria.
Elias é esse mongoloide que disse que a moeda é uma criação estatal? Que impressão de moeda não gera inflação? Que dá a desculpa que não há explicação de como se daria uma sociedade comunista porém defende a China, criadora da maior bolha imobiliária da história que vamos ver ano que vem? É sério que você chamar de professor um charlatão desse?
Confesso que me abriu uma nova perspectiva acerca da maneira que foi apresentada o socialismo nesse podcast. Não foi um debate, a convidada mais aprendeu do que defendeu a sua tese, nitidamente não soube impor ideias, não sei se por falta de conhecimento ou pelo convidado estar realmente certo. Infelizmente, tive uma visão distorcida sobre a esquerda. Deu a impressão que o socialista que teve que explicar o que é capitalismo para a convidada.
Procure os vídeos do canal História Publica, se tiver interesse em saber mais sobre o tema, o Ian Neves tem uma didática muito boa. Vai mudar ainda mais a sua perspectiva.
Para mim este foi o debate mais produtivo que assisti no inteligência Ltda . Eu que sempre apoiei o capitalismo , cheguei a conclusão que a produtividade depende do dinheiro do povo . Precisamos de um bom estado para poder gerar produtividade . Parabéns . Valeu essa aula de aprendizado
Eu achei bem o contrário. Achei o debate extremamente improdutivo. Ela chegou com os mesmos clichês liberais de sempre, Venezuela ruim, capitalismo bom, sem nenhum estudo prévio nem argumento. Ele ganhou o debate de lavada, parecia que era uma aluna fazendo perguntas para o professor e o professor dando uma aula pra ela. Infelizmente, ele ainda conseguiu jogar na conversa várias fake news e passadas de pano para a China maoista. Em resumo, temos de um lado uma pessoa totalmente despreparada que estudou liberalismo no site do Instituto Von Meses e do outro um professor extremamente preparado mas intelectualmente desonesto e no final ninguém mudou de opinião e ninguém aprendeu nada
A próprio Renata diz q o governo é necessário o problema e quando o Estado se torna absoluta. Tao grande q interfere até noq devemos ou nao dizer. É bizarro ver o cara dizer q Venezuela nao é uma ditadura socialista
A estratégia dela foi bem nítida: falar o máximo possível, atrapalhar o máximo possível para que não sobre muito tempo para o Prof. Elias e assim ele não possa humilhá-la tanto quanto poderia. E ainda assim...
@@alisonribeiro1652 existe uma diferença em causalidade e correlação amigão. Não é que ele não compreende os problemas de inflação. Ele fala q "imprimir dinheiro" igual o FED fez durante esse últimos anos, não gerou a inflação que estamos sofrendo no mundo todo ultimamente, e sim a quebra da cadeia produtiva e a guerra. Com esse exemplo, ele diz q outros países como China q possui 45% de investimento público podem imprimir dinheiro q n vão gerar inflação, como se esse países tivessem a mesma demanda monetária que os EUA têm, já que todo comércio internacional e de comodities é feito com dólar. Apenas o EUA pode fazer isso, isso chama "exportar inflação, já que se o dólar desvalorizar haverá um aquecimento econômico, pq sera mais barato consumir. Enfim, é a mesma coisa de comparar banana com mamão, e economia não se faz dessa forma
Lula ficou entre o zero e o zero absoluto neste ano e terá mesmo desempenho em 2024 Ao completar o primeiro ano de um governo que esteve entre o zero e o zero absoluto em matéria de produzir alguma coisa útil para o País e para os brasileiros, o presidente Lula se despede de 2023 mostrando a intenção de fazer mais do mesmo em 2024. A única ideia que orientou o governo nos últimos doze meses, e que parece resumir a soma total de suas capacidades, foi gastar com a máquina estatal, seus beneficiários e seus clientes. “Gastar”, aí, significa consumir tudo o que o Estado arrecada dos brasileiros - e mais ainda. É a religião da era Lula-3. “Gasto é vida”, sobretudo gasto com nós mesmos e os nossos lençóis de linho egípcio. Não se produz nada; só se consome. Quem tem de produzir é a população. Tem de trabalhar, pagar imposto - foram 3 trilhões de reais em 2023 - e encher o nosso bucho. É a ideologia do parasita-raiz. Lula passou o ano inteiro fazendo uma coisa só: distribuir o dinheiro do Orçamento Federal para as “emendas parlamentares”. É o que eles chamam de “governabilidade”. Entrega-se o Erário público para a compra do apoio de deputados e senadores - que umas vezes vem e outras não vem, o que leva a pagar de novo e cada vez mais. É isso. O resto da ação presidencial este ano foi passar 72 dias viajando para o exterior, através de 24 países diferentes, hotéis “padrão Dubai” e uma coleção sem precedentes de declarações cretinas. O tempo que sobrou ficou para comícios em circuito fechado (o presidente da República não pode sair à rua neste país), na presença e sob o aplauso das ministras e ministros que se especializam em não produzir nada, nunca - dos “indígenas”, das “mulheres”, dos “direitos humanos” e por aí afora. Lula, na sua versão atual, tem um pensamento só, e ele está errado. Diz todos os dias que o crescimento do Brasil depende do gasto público - acha que isso é “investimento”, e que quanto mais o governo gasta mais o País cresce. Déficit, segundo este tipo de entendimento, é uma exigência do progresso. É objetivamente falso. Como diz o próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad: “De dez anos para cá, a gente fez 1 trilhão e 700 bilhões de reais de déficit e a economia não cresceu”. Xeque-mate, mas e daí? Lula não está ligando a mínima para os fatos; não se dá sequer ao trabalho de acreditar naquilo que ele mesmo diz. Não lhe interessa que o déficit é só déficit, e que o “investimento” real não existe. O que conta para ele é a caneta que autoriza gasto do governo, e só isso. Não poderia haver uma maneira pior para o Brasil encerrar ano, em termos de lógica e de intenções na economia, do que o acesso de neurastenia que Lula teve diante do último relatório bianual da OCDE sobre a economia brasileira. A organização, que reúne os países mais prósperos do mundo e é reconhecida pela competência técnica de suas análises econômicas, disse que a dívida pública do Brasil neste momento pode levar à uma situação “claramente insustentável”. Lula se declarou “irritado” com as realidades expostas pela OCDE e chamou a análise de “palpite” - como se ele tivesse alguma ideia do que está falando. É uma grosseria e, de novo, uma estupidez. O Brasil poderia começar a pensar em si mesmo como um país desenvolvido se conseguisse, um dia, ser admitido na OCDE. Lula acha ruim. Não abre mão de continuar no Terceiro Mundo. E o que ainda piora o que já não poderia nem piorar é que já vivemos a imensa desgraça do governo Lula 1 e 2 com produção de pobreza e corrupção mundial e a desgraça ainda maior da continuação desse governo com Dilma - o maior desastre econômico criado por um governo brasileiro. Em nenhum lugar do mundo jamais deu certo a ideologia de esquerda - por isso é considerado como doença.
Ahhhh agora entendi! Ela foi ali pra aprender o que é o capitalismo pra poder dar o curso dela que ela faz a propaganda no final. Agora fez todo o sentido.
Primeira vez que gostei de ouvir um cara com bom senso discutir amigavelmente, sem xingar nem bancar o esquerdista extremo! Deu pra ver que ele só quer a melhora na situação atual do Brasil, muito bom isso!
Depois de ver essas falas da Renata, me sinto preparado para começar meu curso de história freestyle na internet. Vamos começar por onde eu quero... sovietologia freestyle! Bora?!
Isso. Monte um belo curso, venda para seus abiguinhos socialistas, lucre, depois divida os lucros com os mais necessitados e seja um exemplo das maravilhas do socialismo, que tal?
@@duilliamdosreisvieira5474 ele está sim, pois o conhecimento da moça é bem precário ao que ela se propõe a comentar. Então ele fez um comentário humorado dizendo que também pode fazer o que ela faz, já que não precisa de conhecimento pra isso
@@duilliamdosreisvieira5474 sim, já pensei a respeito, porém demanda muita coragem, pois tenho a base bibliográfica pra fazer, mas geralmente os camaradas são muito rígidos e críticos, então as vezes assusta. Quem sabe um dia.
O pior que nem economista ela é, não faz o menor sentido chamar uma pessoa assim para esse debate. Eu sou liberal e fiquei com vergonha alheia assistindo isso, parece que o conhecimento dela se resume à vídeos do RUclips.
Elias já foi preso depois desse debate?! Um espancamento desse grava e circulando nas redes sociais até hoje e ninguém fez nada? Cadê o Ministério Público?!
@@magio4165 uai filho não sei se você já ouviu falar em debate mas nele você não precisa concordar com a ideia do oponente pra respeitar seus argumentos
gado é gado... não adianta... em todas as esferas. A pessoa procurando no google pra falar as coisas enquanto o professor só dava risada das besteiras que ela falava.
Um acadêmico contra uma entusiasta liberal. Toda despreparada e se baseando em sua opinião, ao invés de fatos e dados, que sempre esqueciam de mencionar, mas não de criticar. Uma aula em 3 horas. Incrível, Elias!!
isso, fica lendo sobre a historia do socialismo durante 50 anos enquanto seus filhos sao escravizados em um. foda-se a realidade o que importa é a dialética.
Aonde andam as feministas? Que povo filho da puta por aqui...estamos assistindo violência psicológica contra mulher e ninguém ainda denunciou esse cara para Delegacia da Mulher.
gosto muito de voltar aqui e ver que a liberalzinha que não lê livro foi uma boa escada pro sucesso do nosso querido camarada elias, isso tá na história do youtube br e é lindo
@@lilisan9134 pior que no final do vídeo vc ve o Elias dizendo que vai seguir ela nas redes sociais e tals e dá pra ver que ela já tá respondendo ele de má vontade, que mulherzinha mais asquerosa
@@lilisan9134 o tempo todo ele sendo extremamente respeitoso com o posicionamento (e a falta de conhecimento dela) e ela insistindo em atacar o posicionamento dele e no fim de tudo ainda termina com cara de cu passando a maior vergonha
Elias é esse mongoloide que disse que a moeda é uma criação estatal? Que impressão de moeda não gera inflação? Que dá a desculpa que não há explicação de como se daria uma sociedade comunista porém defende a China, criadora da maior bolha imobiliária da história que vamos ver ano que vem? É sério que você chamar de professor um charlatão desse?
Socialismo já poderia ser praticado hoje de forma anárquica, sem a agressão da máfia denominada Estado, com a coletivização de bens entre si de forma voluntária por seus adeptos, para assim eles mostrarem na prática as maravilhas do socialismo, para fazerem de suas atitudes a vitrine daquilo que pregam. Entretanto, curiosamente, nenhum, absolutamente nenhum socialista brasileiro se dispõe a fazer isso. Eles não abdicam de seus privilégios capitalistas, não compartilham nem a senha do wifi com terceiros, quem dirá os seus bens materiais. Por que será? As pessoas aderem a boas ideias, não? Por quem então o socialismo que pregam como "tão bom" só poderia funcionar se for forçado por meio de agressão, de roubo, de quem discorda dele? Por que esses hipócritas pensam que o socialismo só "funcionaria" por meio agressão da máfia denominada Estado? Sim, caro socialista marxista, Estado é uma máfia, uma organização criminosa, pois vive de imposto (fruto de roubo, extorsão) que agride pessoas pacíficas. Roubo = quando terceiro usa de ameaça ou violência contra você para tomar seu patrimônio (ex. dinheiro). Imposto = quando o Estado é esse terceiro. Imposto é roubo.
O pior é q ela como economista sabe que nenhuma análise macroeconômica decente é feita com apenas um parâmetro e tá ela igual um papagaio repetindo esse tal ranking kkkkkkk
Vim, já sem esperança alguma, ler os comentários e caramba, que surpresa positiva! Graças, um canto na internet que parece racional! Que audiência foda vocês são 🔥
@@Diego_Cherobino infelizmente eu acredito que por ela ser mulher, os liberais gostam de ouvir e defender homens, os cara tem um tesão insano em homem que investe em bitcoin kkk, duvido se fosse o jovem de negócios não tinha um exercício saído das profundezas do inferno defendendo as asneiras.
Cara, nos últimos 4 anos, pro bem da minha própria sanidade, eu tenho evitado olhar comentários sempre que alguém mais a esquerda vai em algum ambiente mais neutro ou de direita. Mas aconteceu algo nos últimos meses que sempre que falho nesse compromisso que firmei com minha saúde mental e dou uma descida pra dar uma olhada nos comentários sou surpreendido positivamente. NÃO É QUERER SER EMOCIONADO MAS ALGO EXTRAORDINÁRIO ESTÁ ACONTECENDO.
Socialismo já poderia ser praticado hoje de forma anárquica, sem a agressão da máfia denominada Estado, com a coletivização de bens entre si de forma voluntária por seus adeptos, para assim eles mostrarem na prática as maravilhas do socialismo, para fazerem de suas atitudes a vitrine daquilo que pregam. Entretanto, curiosamente, nenhum, absolutamente nenhum socialista brasileiro se dispõe a fazer isso. Eles não abdicam de seus privilégios capitalistas, não compartilham nem a senha do wifi com terceiros, quem dirá os seus bens materiais. Por que será? As pessoas aderem a boas ideias, não? Por quem então o socialismo que pregam como "tão bom" só poderia funcionar se for forçado por meio de agressão, de roubo, de quem discorda dele? Por que esses hipócritas pensam que o socialismo só "funcionaria" por meio agressão da máfia denominada Estado? Sim, caro socialista marxista, Estado é uma máfia, uma organização criminosa, pois vive de imposto (fruto de roubo, extorsão) que agride pessoas pacíficas. Roubo = quando terceiro usa de ameaça ou violência contra você para tomar seu patrimônio (ex. dinheiro). Imposto = quando o Estado é esse terceiro. Imposto é roubo.
Resumindo. As grandes potências capitalistas empurram o liberalismo nos outros países. Enquanto isso, o Estado é extremamente atuante no protecionismo deles.
Até mesmo dentro delas, só ler sobre o caso da gamestop, só porque um grupo de nerds estavam atuando na bolsa dos EUA alterando tudo, o Estado foi lá e caiu em cima rsrs.
Já fui simpatizante do liberalismo, lembro das reuniões que eu frequentava na faculdade eles amavam citar os Eua como exemplo de economia liberal. Passei mais de 1 mês estudando economia americana e internacional, resumindo: as maiores economias do mundo são protecionistas, e isso é bem óbvio. Qual é a lógica de um país expor sua economia para se tornar refém do mercado internacional? Também acho ridículo o discurso de que imposto é roubo, não existe estado sem imposto. Mas os liberais ficam putinhos quando falamos sobre taxação de grandes fortunas, com a desculpa de fuga de capital. Foda mesmo é pobre ter que sustentar rico que quase não paga imposto!💁♀
Não conhecia esse Elias Jabbour. O cara simplesmente deitou e rolou no debate, os argumentos dele são muito bons. A Renata fica entrando em pontos morais o tempo todo, não sei se é uma fraca argumentação dela ou se um reducionismo que os liberais costumam fazer, mas isso deixou ela com um nível de argumentação frágil do início ao fim. Parabéns ao Elias que manteve a calma, ótima oratória e o mais importante: argumentos coesos e uma justificativa que não recorria a uma posição academecista o tempo todo e permitiu que alguém leigo como eu nestes assuntos compreendesse toda a argumentação. Gostaria de ver mais acadêmicos como ele participando de debates públicos, isso é muito enriquecedor.
Cara, eu odeio essa Renata, mas o Jabbour cai em contradição o tempo inteiro, diz que na Venezuela tem democracia porque teve 'eleições', enquanto que o impeachment pautado na constituição brasileira é "golpe de estado"....diz que expropriação de propriedade privada é legítimo e depois diz que o confisco das reservas da Venezuela é "roubo" Ele fala que não trabalha com "gradações subjetivas" "ou é ou não é". E 2 segundos depois fala: "precisamos analisar com calma esse assunto complexo, existem nuances" O cara conseguiu ser negacionista do genocídio dos muçulmanos na China, uma coisa que já está mais do que comprovada, nem a extrema-esquerda mundial não consegue mais esconder isso. E ele chama isso de "mamadeira de piroca", pelo amor de deus! o Jabbour foi negacionista também ao falar sobre o massacre da praça Celestial, disse que na China não existe censura sobre o tema, puta que pariu mermão, esse cara tá dizendo com todas as letras na nossa cara: "A TERRA É PLANA" como ele consegue passar pano pra essas barbáries? quem acha que esse cara "humilhou" no debate, precisa colocar a mão na consciência, urgentemente, você já está praticamente morto por dentro!!!!!!
Ela ficou entrando na pauta moral pq é única tábua de salvação que sobrou para os liberias da extrema-direita, é método, se na economia não convence vamos para a pânico moral.
Acauã, tem um canal muito bom de acompanhar e que traz muita discussão rica, aprofundada, radical(no sentido de ir na raiz do problema), que é o Conexão Xangai. Só tem gente fera: o próprio Elias Jabbour (monstro, dispensa comentários), o inteligentíssimo professor André Roncaglia (inacreditável a capacidade de sintase dele) Uallace Moreira (gigante também, domina muito). Antes o grande professor Paulo Galla também participava, atualmente são só os três primeiros citados. A ideia do canal é ser um contra ponto ao programa conhecido da GloboNews, Manhattan Connection. Explorando e discutindo mais criticamente a política econômica brasileira (e o senso comum). Então com frequência eles trazem um convidado igualmente fera pra falar sobre os temas relevantes.
@@Solek95 sim, diversas nuances, mas que o fator mais determinante para se entender uma economia capitalista é esse ranking de "liberdade econômica". Ou seja, pra Renata a determinação mais essencial do que é o modo de produção capitalista se encontra na posição de determinado estado-nação dentro de UM ranking montado sem nenhum rigor acadêmico, nenhum tipo de estudo científico avaliado por pares em alguma universidade de relevância mundial, e que foi construído unicamente por um Think Tank liberal norte-americano. Percebe o quão subjetiva é essa base que determina todo o entendimento dela sobre o que define o capitalismo? O capitalismo é essencialmente pautado pela propriedade privada dos meios de produção, não havendo modo de produção capitalista sem esse fator estando presente. Isso é um critério material, observável na realidade e validado por toda produção de conhecimento científico sobre as sociedades humanas desde o florescimento do capitalismo
Esse professor é brabo! Deu aula. Se preocupou em narrar os fatos históricos sem uma visão romantizada de ideologias. Ela tentou formatar as ideias dele o tempo todo, mas demonstrou raso conhecimento sobre as complexidades. "Sem adjetivos Renata" Elias Jabbour
Todo crente no comunismo, exceto seus líderes que só pensam no poder, ainda não aprendeu que todo poder corrompe. É um ingênuo, para não dizer coisa pior. Definitivamente não conhece a nossa natureza, a natureza humana.
Esse "professor" é mais um crente de uma religião política como ele mesmo afirma. Como toda ideologia ou religião, a "verdade" é determinada por seus líderes e sacerdotes, escorada em livros de autores também crentes . Esses crentes, hospedeiros e transmissores da salvação da humanidade como preconiza em suas promessas de paraíso aqui na terra só se esquecem de uma coisa que é obstáculo fatal de seus delírios : a nossa natureza, a natureza humana que, como já dizia Shakespeare 'que existe mais nela do que imagina a nossa vã filosofia e que todo poder corrompe.'..
Todos deveriam assistir a esse debate para entender a importância do estudo em nossa vida.
Verdade!! Rsrs
Sair do senso comum neh.
Você quer dizer o quanto é inútil o pouco estudo que existe hoje no Brasil de Paulo Freire
Verdade!
Renata = charlatã 🤣🤣💩💩
@@OsvaldoAiresBade faz o seguinte: manda o link do livro que você escreveu que eu postarei o de Paulo Freire pra você e aí veremos qual é o melhor e qual é o utópico, topa?
1:16:59
Elias: Compra lá meu livro, não sou capitalista mas faço propaganda.
Renata: se não fosse capitalista, não vendia o livro... dava de graça, né?
Elias: o mercado é anterior ao capitalismo e mesmo no socialismo ele iria continuar existindo, o mercado é uma categoria histórica 👍
Dizem que a Renata todo dia no banho pensa em argumentos pra rebater esse comentário
Boa ksksksks
Rebater um comentário tão sem sentido desse é realmente muito difícil
Categoria histórica é o fracasso do socialismo. Esse xaveco desse moleque do Jabbour não muda nada em relação ao fato de que ele não vive nada do que prega. Obviamente.
@@TheXxmatheusesixX com certeza, seu comentário por exemplo já o rebateu, né?
@@TheXxmatheusesixX comentário idiota o seu, tão ruim quanto a Renata kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É isso q tá faltando na internet brasileira. Gente capacitada academicamente debatendo e afrontando o senso comum que se vende como verdade na internet.
kkkkkk usa uma tese de doutorado pra sobreviver e esquece o senso comum então
Se diz gente para se referir a mais de um indivíduo. Mas neste debate eu só vi uma pessoa capacitada academicamente, que era o professor.
A Renata não sabe absolutamente nada, só fala em ranking de Liberdade econômica, Liberdade de expressão, propriedade privada, pouca presença do estado, pouca burocracia, parece um papagaio, acho que ela repetiu isso umas 30 vezes kkkkkkkk
@@Hebersertorio1 esse será o seu argumento final? Sério? Eu sugiro vc apagar e reescrever, ainda dá tempo. Em uma frase, você conseguiu mostrar pra todo mundo que você não sabe o que é ser professor de uma universidade federal.
@@Hebersertorio1 nem se o cara dedica a vida inteira dele estudando metodicamente o que ele entende voce consegue dar credibilidade
talvez seja isso, lhe falta bom senso, e não senso comum - senso comum você tem aos montes.
Ouvindo novamente essa aula e pensando o quanto a Renata é privilegiada por receber essa aula particular. Que inveja!!
Professor Elias fez ela saber mais do um musical KKKKKKKKKKKKK muito privilegiada
Todo comunista é alienado, burro ou sustentado por algum governo!
Impressionada com a Inteligência e nível de conhecimento do Professor Elias. Não o conhecia! Tenho um filho autista, e fiquei mais encantada ainda em saber que o Elias é autista! Parabéns pelo debate e aprendizado!
Fica encantada com as mentiras que ele fala sobre isso aqui também:
O historiador Frank Dikötter, autor do importante livro A Grande Fome de Mao, publicou recentemente um artigo no History Today, resumindo o que aconteceu:
Mao pensou que poderia catapultar seu país para além de seus concorrentes reunindo aldeões de todo o país em comunas gigantescas. Em busca de um paraíso utópico, tudo foi coletivizado. As pessoas tiveram seu trabalho, suas casas, suas terras, seus pertences e seus meios de subsistência retirados. Nas cantinas coletivas, a comida, distribuída às colheradas de acordo com o mérito, tornou-se uma arma usada para obrigar as pessoas a seguirem todos os ditames do partido. À medida que os incentivos ao trabalho foram removidos, a coerção e a violência foram usadas para compelir os agricultores famintos a trabalhar em projetos de irrigação mal planejados enquanto os campos eram negligenciados.
Seguiu-se uma catástrofe de proporções gigantescas. Extrapolando a partir de estatísticas populacionais publicadas, os historiadores especulam que dezenas de milhões de pessoas morreram de fome. Mas as verdadeiras dimensões do que aconteceu só agora estão vindo à tona graças aos relatórios meticulosos que o próprio partido compilou durante a fome…. O que sai desse dossiê maciço e detalhado é um conto de horror no qual Mao surge como um dos maiores assassinos em massa da história, responsável pela morte de pelo menos 45 milhões de pessoas entre 1958 e 1962. a catástrofe que supera as estimativas anteriores, mas também a maneira como muitas pessoas morreram: entre dois e três milhões de vítimas foram torturadas até a morte ou mortas sumariamente, muitas vezes pela menor infração.
Quando um menino roubou um punhado de grãos em uma vila de Hunan, o chefe local Xiong Dechang forçou seu pai a enterrá-lo vivo. O pai morreu de desgosto alguns dias depois. O caso de Wang Ziyou foi relatado à liderança central: uma de suas orelhas foi cortada, suas pernas foram amarradas com arame de ferro, uma pedra de dez quilos foi jogada em suas costas e ele foi marcado com uma ferramenta crepitante - punição por cavar até uma batata.
Caraca que foda não sabia, os autistas são incríveis.
@@luizfernandodeoliveira2832 esse do vídeo é incrivelmente mentiroso e com desvios de caráter.
@@Fidelio116 ata, só pq ele fala o que vc não quer ouvir, palhaço, vai estudar igual ele pra ver se consegue criticar no mínimo o objeto de estudo e não a pessoa.
@@luizfernandodeoliveira2832 palhaço é a tua mãe de quatro né querido? Ele só fala mentira, e eu estudei mais do que esse militante sem caráter e por isso indiquei a referência acima. Agora baixa a sua bola de an.a.nalfabeto e fica piano aí. :)
Parabéns Renata, conseguiu se manter firme durante essa aula. Eu teria simulado um desmaio kaakkakakaak.
Caralho, eu tava pensando exatamente isso. Qdo ela mexia no celular só podia ser isso: “formas de simular um infarto durante uma discussão”.
Vdd mas e o ranking de liberdade econômica?
Fingia ataque cardíaco kkk
kkkkkkkkkkkkkk
Boa....kkkkkkkkk
Esse debate é didático pra quem quer entender um debate entre Ciência x Senso comum...
ciência é o lado que te convém?
Vou dar um exemplo REAL de *INTERVENCIONISMO ESTATAL na ECONOMIA* .(isso prejudica muito os mais pobres).. o *Brasil é Capitalismo de Estado.*
Em 2006 o governo criou o programa PRÓ CAMINHONEIRO. O governo estava dando crédito BARATO para "RENOVAÇÃO" da frota dos caminhoneiros (juros baixos e 6 meses de carência na primeira parcela. Na verdade só conseguia quem tinha empresa aberta, ou seja, Transportadoras... Mas isso não vem ao caso)...
Com o estímulo de crédito barato, houve um aumento de procura por caminhões, isso também estimulou as fábricas...
Em 2013 +- começaram as inadimplências... Os bancos PRIVADOS subiram as TAXAS de crédito (essa é a mão invisível do mercado. Óbvio que os bancos PRIVADOS não querem ter prejuízo e isso REGULA a economia), PORÉM o governo continuou a oferecer crédito BARATO até 2016...
Muita oferta de caminhões nas portas das empresas, preço do frete caiu e a consequência foi uma CRISE no setor do transporte...
Em 2018 a MAIOR GREVE DOS CAMINHONEIROS...
Veja como o Estado tentando controlar a economia só prejudica o mercado...
A mesma coisa aconteceu na China com os prédios e a mesma coisa aconteceu na Crise de 1929.
OFERTAR CREDITO também é uma "IMPRESSÃO" de dinheiro (está entre aspas pois não é impressão.. é gerado dinheiro através da *RESERVA FRACIONÁRIA*).
O pior disso tudo é entender as CONSEQUÊNCIAS "invisíveis"... Quando o governo estimula ARTIFICIALMENTE um determinado setor da economia, ele deixou de oferecer crédito para OUTRO setor. E isso faz com que o setor que estava tendo dificuldade para adquirir esse crédito não crescesse.
(Recomendo pesquisar no RUclips sobre um vídeo no canal T2 EDUCAÇÃO explicando sobre AS CAMPEÃS NACIONAIS). É um ótimo exemplo de INTERVENCIONISMO ESTATAL na ECONOMIA (que resulta em CAPITALISMO DE ESTADO)...
*O MAIOR GERADOR DE DESIGUALDADES É CAUSADO PELO PRÓPRIO ESTADO*
Precisamos de *LIBERALISMO ECONÔMICO* e Estado MÍNIMO.
Observação: Estado mínimo, *NÃO é o fim do Estado* . Fim do Estado é ANARCOCAPITALISMO. O pessoal tá querendo discutir LIBERALISMO, mas nem sabem oq é. 😴
Recomendações de livros: O QUE O GOVERNO FEZ COM O NOSSO DINHEIRO... O MOEDOR DE POBRES... AS SEIS LIÇÕES... LIVRE PARA ESCOLHER... A LEI, por que a esquerda não funciona?... HANS HOPPE, e a insustentável defesa do Estado.
Na dúvida, PESQUISEM ! 😉👍
Esse debate é entre ciência e crendices.
@@mateusoliveira4328
Quanto mais impostos das pessoas, MENOS dinheiro elas terão para investir nelas mesmas (comprar), certo ?
A mesma coisa acontece com AS EMPRESAS, quanto MAIS impostos, menos dinheiro para investimento e consequentemente gerará MENOS empregos... Pesquisem sobre a *curva de Laffer* . Transferência de renda é importante, SIM. Mas não tira ninguém da pobreza. 😉
@@marcospp2702 algum dia você vai crescer e vai entender que a iniciativa privada não serve pra gerar empregos e sim gerar lucros.
O dono da empresa PRECISA do trabalhador. E o trabalhador PRECISA se submeter à exploração pra não morrer de fome.
Pare de passar vergonha
Meu Deus. Esse debate é como um presente pessoal do Elias para os brasileiros.
Esse Elias e típico comunista nega a realidade dos fatos
Às vezes tenho medo de dormir e sonhar com a Renata me mostrando o ranking de liberdade econômica.
Super trunfo
Kkkkkkkkkk real
@ヴァドス Vados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkk
Deveria ter medo de dormir e acordar nisso aqui:
O historiador Frank Dikötter, autor do importante livro A Grande Fome de Mao, publicou recentemente um artigo no History Today, resumindo o que aconteceu:
Mao pensou que poderia catapultar seu país para além de seus concorrentes reunindo aldeões de todo o país em comunas gigantescas. Em busca de um paraíso utópico, tudo foi coletivizado. As pessoas tiveram seu trabalho, suas casas, suas terras, seus pertences e seus meios de subsistência retirados. Nas cantinas coletivas, a comida, distribuída às colheradas de acordo com o mérito, tornou-se uma arma usada para obrigar as pessoas a seguirem todos os ditames do partido. À medida que os incentivos ao trabalho foram removidos, a coerção e a violência foram usadas para compelir os agricultores famintos a trabalhar em projetos de irrigação mal planejados enquanto os campos eram negligenciados.
Seguiu-se uma catástrofe de proporções gigantescas. Extrapolando a partir de estatísticas populacionais publicadas, os historiadores especulam que dezenas de milhões de pessoas morreram de fome. Mas as verdadeiras dimensões do que aconteceu só agora estão vindo à tona graças aos relatórios meticulosos que o próprio partido compilou durante a fome…. O que sai desse dossiê maciço e detalhado é um conto de horror no qual Mao surge como um dos maiores assassinos em massa da história, responsável pela morte de pelo menos 45 milhões de pessoas entre 1958 e 1962. a catástrofe que supera as estimativas anteriores, mas também a maneira como muitas pessoas morreram: entre dois e três milhões de vítimas foram torturadas até a morte ou mortas sumariamente, muitas vezes pela menor infração.
Quando um menino roubou um punhado de grãos em uma vila de Hunan, o chefe local Xiong Dechang forçou seu pai a enterrá-lo vivo. O pai morreu de desgosto alguns dias depois. O caso de Wang Ziyou foi relatado à liderança central: uma de suas orelhas foi cortada, suas pernas foram amarradas com arame de ferro, uma pedra de dez quilos foi jogada em suas costas e ele foi marcado com uma ferramenta crepitante - punição por cavar até uma batata.
QUEM PERCEBEU?
3 horas 4 minutos e 22 segundos.
Elias afirma que Reagan aumentou o gasto público em % do PIB e a Renata diz que não.. não sabe... segundos depois ela está no celular pesquisando.... descobre que é verdade e nem toca mais no assunto.
Tinham que retirar o celulares dos participantes rsrs. No caso, da participante
Up
Rsrsrsrs... é verdade, cara.
Excelente observação, lembrou Ciro que não parava de olhar sua assessoria com Duviver.
@@fabiovbn Taí, concordo com vc, cara.
Elias presta um grande serviço se expondo à mídia. O cara sai da ufrj e vai pra galera. Valeu Elias. Vc me inspira!
diferente de influencer
UERJ *
Nunca trabalhou na vida. Mais um professor comunista que só sabe de teoria e nunca vivenciou nada na prática. Se diz especialista em China, mas nunca sequer morou lá. É geógrafo mas jura que sabe tudo de economia. Defende uma ditadura, mas não quer viver na ditadura, fica aqui no bem bom da democracia. E ainda se orgulha de ter seus livros aprovados pela ditadura. Ele deve receber um "por fora" da China na verdade. Quem acredita em uma palavra que esse cara fala, é muito otário!
Elias é um comunista socialista vermelhinho sério, muito inteligente, muito preparado, formação sólida. E sabe discutir com calma todos os pontos.
A menina linda também domina completamente o tema Liberalismo. Parabéns a todos e ao Moderador.
@@jairocabral3952 Por que chamar ela de linda? é um debate, não concurso de beleza.
Cara, o Elias SE ESFORÇANDO pra não humilhar a Renata no "debate" e fazendo de tudo pra não chamar ela de burra. "Você tem dificuldade de sair do simples pro complexo" foi sensacional kkkk. Renatinha pensou que ia humilhar comunista e saiu passando a maior vergonha da vida dela.
Ignorando 100% toda pauta econômica e de eficiência do mundo real e não do mundo fictício da Alice no país das maravilhas, fica fácil dar argumentos vazios pra adolecentes que não sabem matemática basica acreditar.
De fato 😂😂😂
@@matheusschmidt6065 tá falando da Renata ?
@@ryandavid801 tem algo que se chama "pensamento critico", coisa que você ainda não desenvolveu por ser adolescente, e que o debatedor também não por ter um nível de autismo específico elevado, mas com o tempo você vai crescer e começar a pensar por si só =)
@@matheusschmidt6065 claramente aluno do ex olavo KKKKKKK senta aí e aprende, burraldo
Renata foi uma estudante do terceiro período de economia, na frente de um professor universitário paciente e com conhecimento de causa.
terceiro periodo? nem vestibulando!!!
O cara nem formado em economia é .
@@ciorimau, Renata Barreto tem doutorado em geopolítica por acaso, para falar sobre tudo e bancar de especialista em tudo também. Maurício, francamente: o teu argumento é frágil e contraproducente, porque não descontrói nenhuma das ideias do Elias e ainda absolve quem foi irresponsável.
@@ciorimau e daí?
Estou desconstruindo pela sua ótica o seu comentário totalmente ignorante citando o fato dela ter sido uma “estudante de terceiro período universitário “ .
Renata é privilegiada, tirou todas as suas dúvidas diretamente com o professor Elias kkkkkkk
😂😂😂😂
😆😆
Antes fosse. Ela não entendeu nada kkkkkkkkkkkk
*Elias Tergiversando*
O cara não fala nada com nada, a Renata deu um show de lógica perto desse cara
Uma coisa ninguém pode negar, esse cara tem muita paciência!
Um bom professor geralmente tem Paciência com seus alunos rsrs
Professor né. Acostumado a ouvir os maiores absurdos, respirar 10 vezes e responder. Igual Freixo com Monark, me ensinou muito sobre paciência e tolerância kkkkk
E sabe enganar otários!
E uma audiência de otários!
@@ricardorocha1870 Ele é um "debatedor profissional". Usa técnicas de argumentação para fingir que venceu o debate.
Gostei da educação deles mas sendo mais fatídico sobre o que o Elias falou, sou da área de aviação civil e nos EUA havia o "livre mercado" das empresas aéreas, disputavam a preferencia do cliente com uma espiral negativa de preço (sempre baixando o preço da passagem para quebrar o outro lado e ganhar a preferencia do consumidor), porém na outra ponta isso também gerava corte de gastos de mão de obra especializada e manutenção adequada, resultado, vários acidentes, o que aconteceu? Estado interveio e proibiu as empresas aéreas de competir, hoje temos hubs igual no Brasil, em um aeroporto X temos mais Latam, no outro temos mais GOL, no outro temos mais Azul (usando como exemplo as empresas BR), obviamente que temos Azul e GOL no mesmo aeroporto, mas por vezes não fazem a mesma rota, ou o mesmo horario, ou o mesmo dia, enfim o Estado Americano viu que precisava regular e proibir o livre mercado em um setor... e agora estamos vendo o Estado americano entrando em guerra comercial com a china aumentando de 25% para 100% a sobretaxa de importação dos carros elétricos chineses, aço e ferro foi de 7.25% para 25%, condutores de 25% para 50% (somente para produtos chineses). Vemos ai então que EUA prega o livre mercado para fora, para dentro é tudo na rédea
É meus amigos, frases prontas não vencem um conteúdo científico sistemático. Parabéns ao professor.
Não tem nada de científico em mentir e fazer proselitismo ideológico furado.
Todo crente no comunismo ainda não aprendeu que todo poder corrompe, menos os líderes sacerdotes dessa nefasta religião política É um ingênuo, para não dizer coisa pior. Definitivamente não conhece a nossa natureza, a natureza humana. desconhece a história politica das nações que adotaram essa nefasta ideologia.
O conteúdo sistemático quebrou o país com Dilma e agora com Lula
Exatamente. Renata é uma metralhadora de frases prontas e clichês fantasiosos. Não sustenta um debate e só faz sucesso entre seus seguidores porque eles são extremamente rasos e reptem tudo que ela diz sem críticas. Parabéns ao professor.
@@noellesilva1640 Tudo isso pra acumular salário público na China e quebrar o país com Dilma e Lula.
Impressionante como os únicos dados de que Renata dispõe por quase metade do debate são: “deixa eu olhar aqui esse país no ranking de liberdade econômica “…kkkkkkkkkk
😅😅😅😅😅😅😅😅
esse site reflete a realidade mano, desde carga tributaria ate tempo pra se abrir uma empresa, desde insegurança jurídica até leis trabalhistas, vai se burro assim la na argentina.
Caraleooooo kkkkkkk pode crer..
sim, pois o debate é sobre isso...um defendendo o livre mercado e o outro defendendo a intervencao do estado na economia..
@@jorgeluizreisjr.2637 o problema que esse indice é fraude e sem base cientifica kkkkkk
Tirando o abismo intelectual entre os dois, o Elias ganha na educação e calma, mesmo tendo um problema de fala (como ele diz) e ela sendo uma comunicadora de carreira. A inteligência fala por si e a educação faz ser agradável ouvir, até a Renata gostou de aprender. Hahaha. Parabéns Dr. Elias! Virei teu fã.
Ele diz em um dos seus vídeos que foi diagnosticado com autismo quando criança. Isso o prejudica na interação e combate que um debate gera.
Sim, essa renata nao deixa o Elias falar!
O Elias Jabbour, mesmo carregando a vida toda as consequências de autismo grau leve q lhe rendeu mto bullying na escola, fez por merecer seus títulos e o respeito como Professor Dr.
Abismo foi apelido né
@@gorettilopes não existe autismo leve
MELHORES MOMENTOS (De nada!)
00:19:24 Guarde isso. Até chegar aqui 41:21
00:24:37 Você já leu Hamilton?
00:31:19 Você já leu Marx?
00:34:38 Capitalismo bom e moral
00:38:42 Não li Hamilton, mas vi o musical nos EUA.
00:58:47 Você já leu Samuel Pessoa?
00:59:19 Você já leu Friedman?
01:03:40 Você já leu Paul Romer?
01:14:40 Moral americana
01:18:43 Na China, não pode falar do conflito na praça da paz celestial
02:24:02 Só não aprendeu mais do que eu nesse dia.
02:35:33 Você já leu Marx II?
02:37:08 Você já leu Ricardo (David)? (NÃO É POSSÍVEL kkkkk)
ASHWASASWHA OBRIGADA
na moral q maravilha kkkkk
up
Obrigado amigo. Você é um amigo. Hehehehehe
Esqueceu dele falando que mercado é uma categoria histórico e ela calada
É o primeiro vídeo na história do youtube em que há unanimidade nos comentários. hehe. Professor deu aula. E com muita gentileza. Parabéns pra moça, que teve essa aula gratuita.
Que aula ele em todo momento iguinora a realidade e só considera o que ele leu, mas sabemos que o que foi escrito ninguém seguiu, só olha para o que aconteceu como ela citou em várias vezes ele como de se paga de intelectual histórico, mas é um cara em cima do muro em várias vezes um cara sem lado.
@@vmixvmix pov: oq vc chama de em cima do muro é o materialismo histórico.
@@vmixvmix bicho, nada a ver, primeiro que estudar a sociedade é importante pra caramba, muitos aspectos da realidade são super complexos e, sinto muito, tem que estudar, não basta ver um musical do Hamilton. Segundo, a prática caminha junto dessas análises. Todos os teóricos comunistas participaram concretamente nas questões do seu tempo, inclusive levando a várias revoluções e experiências socialistas bem sucedidas, como na União Soviética e na China, os exemplos mais clássicos.
@@vmixvmix já esse liberalismo ideal dela realmente nunca foi posto em prática. Nem vai. E os economistas liberais sérios sabem disso. Essa visão mais "ancap" é pura ideologia vazia. Os capitalistas (burguesia) e seus aliados sabem que isso é balela.
@@vmixvmix graças a Deus um comentário lúcido.
EU ia até fazer um comentário mais técnico aqui sobre o debate, mas não consigo.
Só consigo pensar em "maaano, que surra"!
Esse vídeo tem potencial para ser um dos maiores materiais historiográficos anti liberalismo.
Parabéns, Elias.
E parabéns para a Renata também. Ganhou uma baita aula.
sua visão é honesta e necessária !
Quando eu vi esse "debate" pensei a mesma coisa, esse vídeo será um registro histórico sobre a "realidade brasileira sobre conhecimento liberal" nas mídias sociais, e um professor dissecando essa "fantasia" de quem acha que entende, porém demostrou não ter conhecimento de nada e ser puro achismo e senso comum.
Elias nos brindou com uma aula histórica.
Sem defende o Socialismo ou Capitalismo, a diferença aí não foi um tema ser melhor q o outro e sim o preparo do Jabbour ser muito acima do da Renata!
nem conhecia ele me impressione com a capacidade do cara,muito preparado.
Surra do Elias na Renata? Kkkkk aiaia
Admiro muito a forma rápida como a Renata consulta o Google. Parabéns pra ela.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Ela só deixou aberta a página da heritage foundation no índice de liberdade econômica. Se procurou outra coisa eu não vi.
Kkkkkkkkkkkkk
🗣️
Tá com medo do professor perder pro google?
Parabéns a Renata por não desistir, eu iria simular um infarto pra acabar com essa surra 😅😅😅😅
😂😂😂😂 ri alto
Absurdos falou o Elias, tipo de socialista.
@@isabelyguedesguedes4304Além de gada defende o laMarçal. 🤣🤣🤣🤣🤣 Quando mulher inventa de ser .urra, é com força.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@ThiagoDisturbed Não precisa ser misógino pra falar que ela foi uma otária, tá?
Muito feliz em ver, nos comentários, que o povo viu o que realmente aconteceu.
Se eu fosse debater com o Jabour, daria um Google nele antes e uma consultada no Lattes. Após, inventaria uma facada pra não ter que comparecer.
Muito bom!! Hahahaha! 😂😂😂😂😂😂
Plot Twist 🤣
Boa 😂😂😂
Kkkkk bem por aí!!
Mas já que tava lá.... Fingia que tava passando mal uma queda de pressão e saía de lá carregado!
"A sua dificuldade é sair do simples para o complexo"
Com essa frase, o professor Elias resume todo o diálogo. Me impressiona como a Renata reduz toda a discussão ao ranking de liberdade econômica. Há um abismo entre os dois. Fica o agradecimento ao professor Elias pela aula.
claro que nao mano, ela sabe muito mais q ele, ele nunca viu o musical
Nem analista de sistemas é tão 0 ou 1 quanto esses liberais trouxas
@@joaoricardo1078 Ela se estendeu demais, eu só responderia com a foto de satélite da Coréia do Sul e Norte.
Sim, pq por mais dificil que seja acreditar, vc é mais burro q ela
Foi um bom debate, eu gostei do Jabour. Muito bom! Precisamos sair de frases lacradoras... estamos viciados em lacradas e mitadas
Diferença entre um professor e um 'influencer' é gritante! Agora fica claro porque essa galera tem pavor de Universidade; ela liberta!
Kkkk Vai pra universidade pensando assim e saia mais um gado achando que pensa por si, sem nem saber a origem das ideias que pensa.
@@gabriel1468 Mais um que tem medo da universidade....
@@joaogabriel-mq8bb Não burrão, não é medo de ouvir professor mala, más ter discernimento crítico de que toda idéia ali aprendida merece ser analisada a fundo para se ter certeza de que não estamos virando repetidores de ideias ruins.
@@gabriel1468 jdjsjdjsjsjsjjsjsjsjsjshsh entra em uma universidade que eu te garanto que tu não vai se arrepender, meu jovem. Lá tu vai conhecer gente que estuda a fundo os assuntos, não influencers que falam frases de efeito.
@@gabriel1468 E quais seriam as ideias corretas?
Em 2024 pude finalmente constatar, foi um debate equilibrado! Uma hora o Elias Batia, outra hora a Renata apanhava.
😮😂😂😂😂😂😂😂
O economista Elias Jabbour tirou licença do cargo de professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para assessorar a ex-presidente Dilma Rousseff, que agora ocupa o posto de presidente do NDB (Novo Banco do Desenvolvimento), o banco do grupo de nações emergentes Brics. Jabbour já viajou para Xangai, onde deve ficar por um período de dois anos, segundo informações da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo.Em entrevista ao podcast “Inteligência Ltda”, Jabbour foi questionado sobre a aplicação da pena de morte em regimes socialistas e declarou que adotar a medida “não é matar a galera, mas aplicar a lei”. Ele acrescenta ainda que os Estados revolucionários não devem permitir "subversão ao sistema”, uma vez que podem ver a experiência socialista “ir para o buraco”.
O orgulho precede a queda! Elias chegou na humildade e ganhou o debate. Já Renata não somente perdeu o debate como também levou um tombo, caindo do alto de sua arrogância. Parabéns professor.
A Renata ganhou sim. Uma aula grátis e um livro premiado
Na vdd o que fez o Elias ganhar, não foi a humildade, e sim os anos acadêmicos que na internet os pseudo especialistas não possuem
Elias é esse mongoloide que disse que a moeda é uma criação estatal? Que impressão de moeda não gera inflação? Que dá a desculpa que não há explicação de como se daria uma sociedade comunista porém defende a China, criadora da maior bolha imobiliária da história que vamos ver ano que vem? É sério que você chamar de professor um charlatão desse? Destruo todos os tópicos que esse palerma enunciou no debate, e retardados que nem você bajula.
@@cendyandreoli e o fato de ter rebatido todos achismos com fatos.
O economista Elias Jabbour tirou licença do cargo de professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para assessorar a ex-presidente Dilma Rousseff, que agora ocupa o posto de presidente do NDB (Novo Banco do Desenvolvimento), o banco do grupo de nações emergentes Brics. Jabbour já viajou para Xangai, onde deve ficar por um período de dois anos, segundo informações da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo.Em entrevista ao podcast “Inteligência Ltda”, Jabbour foi questionado sobre a aplicação da pena de morte em regimes socialistas e declarou que adotar a medida “não é matar a galera, mas aplicar a lei”. Ele acrescenta ainda que os Estados revolucionários não devem permitir "subversão ao sistema”, uma vez que podem ver a experiência socialista “ir para o buraco”.
Ela falando horrores sobre Bangladesh, e quando o Elias falou que la nao existiam estatais ela ficou com a cara de tacho, e disse que nao conhecia tanto sobre Bangladesh kkkkkkkk essa Renata é o exemplo perfeito dessa galera que ta surgindo na internet e que ficam peruando em assuntos que nao entendem
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK que piada essa parte MDS que vergonha
"Deixa eu citar um fim de mundo qualquer para afirmar minhas falácias que assim ninguém discorda", ai o Elias vai é conhece justamente tal fim de mundo kkkk
Esses são os "professores" que vendem curso na internet kkkkkkkk
Coach
Gado de escritor comunista também? Meu Deus. Como reproduzem bosta sem ao menos raciocinar. Não gosto da Renata mas o mano não conseguia nem falar hahahahaha. O velho gado voltou
Elias: história e consenso científico
Renata: ranking de "liberdade econômica" do Heritage Foundation, um think tank conservador norte-americano
Pois é. O ranking de liberdade econômica é totalmente não-cientifico. Só quem leva a sério são liberais. Elias com certeza sabe disso. Não questionou pq a Renata é tão fora da realidade que ia achar isso terraplanismo
e vozes da cabeça dela
Cara, você sintetizou brilhantemente a impressão que fiquei ao fim do debate. É precisamente isso! O Elias Jabbour faz uma apresentação que se baseia numa análise conjuntural, isto é, em que a sociedade, a política e a economia são partes de um processo histórico, e que se relacionam e geram complexidades. A Renata se propôs a fazer uma avaliação simplista, a partir de um critério questionável, que é o ranking de liberdade econômica. A pergunta que cabe fazer é: em que medida o conjunto de categorias e características utilizadas pelo ILE para definir o que é capitalismo e socialismo descrevem, de fato, o que são cada coisa? No meu entende não definem, precisamente porque a conjuntura social, política e econômica é o produto de um processo histórico. Com efeito, não dá para fazer uma avaliação, pelo menos pretensamente realista sobre a sociedade, independentemente das variáveis históricas que se apresentam.
Vc está sendo falacioso. Além da Heritage Foundation, ela embasa seus argumentos no ódio que Mao tinha dos pardais
@@averroes238 bem notado
Assistindo de novo essa pérola. Acho que deveriam convidar os dois novamente
Elias com livros e a Renata com documentário de netflix e musical. Meu Deus que surra GIGANTE!
Pois é. Eu fiquei de boca aberta um instante, e depois exclamei: "NÃÃÃÃÃÃO! Sério que ela citou um musical como fonte?!".
Essa hora me deu uma vergonha alheia absurda, na moral... Eu teria vergonha real!!
@@AdrianaCLima-gg7dy Eu fiquei besta... Não acreditei no que eu tava ouvindo kkkkkkkk
Gente eu estou chorando de rir kkkkkkkkk
A evolução da sociedade e como o *CAPITALISMO* fez parte disso.
Uns 15 a 20 anos atrás ninguém acreditaria que pessoas ficariam FAMOSAS, RICAS ou MILIONÁRIAS fazendo vídeos em redes sociais. Antigamente só quem a grande mídia permitisse seria capaz.
Esse é o resultado da EVOLUÇÃO do CAPITALISMO e consequentemente as tecnologias que ele nos trouxe...
Uns 200 anos atrás 90% da população mundial vivia na EXTREMA POBREZA, hoje, apesar do aumento da população em 6X, apenas 10% vive na extrema pobreza... O dinheiro (moeda de troca) existe dês da Grécia Antiga (milhares de anos atrás). Mas pq só agora toda essa EVOLUÇÃO na CIÊNCIA, na ECONOMIA, na PRODUTIVIDADE, na MEDICINA e na TECNOLOGIA ??? .... Isso foi graças "AO CAPITALISMO MALVADÃO".
A evolução do capitalismo é basicamente o seguinte. Antes as trocas eram feitas por ESCAMBO (te dou o que produzo pelo que vc produz), mas dessa forma não conseguíamos guardar qndo não estávamos na época de produção. Foi assim que nasceu o dinheiro 💰 (moeda).
Dessa forma podíamos guardar a produção em forma de valor...
Agora vem a grande evolução nesses últimos 200 ANOS. Foi quando criou-se os BANCOS. O BANCO é onde o dinheiro de POUPADORES podia ser emprestado para EMPREENDEDORES que começaram a GERAR MAIS RIQUEZA...
Novas pessoas podiam emprestar dinheiro para investir em novas ideias, novos produtos, novas fábricas etc...
Mas não paramos por aí... Criamos também a "BOLSA DE VALORES", ou seja, VC, pessoa COMUM, pode emprestar o seu dinheiro DIRETAMENTE para as EMPRESAS e com isso ganhar dinheiro com os lucros e crescimento delas.
Você passou a ter PARTE da empresa por acreditar no que ela pode oferecer e crescer.
ESSA É A EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO que está em constante mudança e sempre se aprimorando.
A inteligência artificial mudará muito como nos relacionamos e a maneira de como PRODUZIMOS (iremos PRODUZIR MUITO MAIS). E eu não tenho dúvidas que mudará para MELHOR. Não tenham medo, e é COMUM ter medo, o ser humano sempre tem medo do NOVO...
Outra coisa que quero deixar claro é... GOVERNO NÃO PRODUZ RIQUEZA, se o governo fosse auto suficiente ele NÃO cobraria impostos e se IMPRIMIR dinheiro fosse a solução ele também NÃO cobraria impostos. O governo TIRA dinheiro de quem está PRODUZINDO riquezas para dar a quem NÃO PRODUZ RIQUEZA. Transferência de renda é importante, SIM !!! Mas não tira ninguém da POBREZA, apenas supre MOMENTANEAMENTE as necessidades básicas da pessoa naquele momento.
Se você quer que as pessoas tenham geladeira, fogão, carro, casa, TV e ALIMENTOS, NÓS, SOCIEDADE precisamos AUMENTAR a PRODUTIVIDADE desses BENS MATERIAIS e ALIMENTOS. Quanto MAIS PRODUZIMOS, MENOS pessoas passarão necessidades.
Quando o governo cobra MAIS IMPOSTOS das pessoas e empresas, MENOS dinheiro elas terão para investir e consequentemente gerará MENOS EMPREGOS e MENOS PRODUTIVIDADE.
O MAIOR GERADOR DE DESIGUALDADES É CAUSADO PELO PRÓPRIO ESTADO (governos). Não existe NADA nem ninguém que destrói riqueza como o governo, ele é o único que faz isso.
Achei muito bacana ter uma discussão saudável, me sinto na obrigação de fazer uma correção, a Renata menciona que na Dinamarca não existe FGTS mas existe sim. Eu morei lá um ano e inclusive preciso solicitar o meu que está lá parado mas existe sim. Obviamente que não tem o mesmo nome. Mas tem o mesmo conceito.
Se fosse a única mentira dela tava ótimo! Kkkk
Se IMPRIMIR não gera INFLAÇÃO, então pq o governo cobra impostos ??? Kkkkkkkkkkkk esse "professor" é uma piada ! Ué é só IMPRIMIR dinheiro kkkkkkkkkkkk
@@marcospp2702 mano vc é um bot? Só ver a parte final que ele explica bem isso.
@@s_neves não sou bot, não !!! E qualquer pessoa com bom senso entende que impressão de dinheiro descontrolado gera inflação... Veja Venezuela e agora Argentina. A moeda deve acompanhar o crescimento da riqueza do país. E ele NEGOU isso, disse que IMPRIMIR dinheiro não gera INFLAÇÃO e isso era terraplanismo econômico !!! Kkkkkkkkkkkk
@@marcospp2702Gera inflação a longo prazo segundo um pesquisador x, mas a curto prazo não, segundo o mesmo teórico. como ele disse para Renata. "Você não consegue sair do simples para o complexo"
Ela tinha o índice de liberdade econômica e um sonho
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
JKKKKKKKĶKKKKKKKKKKKKKKKK Elias traz diversos dados e autores
renata: "ah mas a liberdade econômica"
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK FODAAA
Hahahhaahhahaha
Virei fã do Elias pela sua paciência e tolerância budista.
Que massa! O debate público brasileiro precisa superar o estágio atual apodrecido. Sou professor universitário, de Direito, essa didática e inteligência emocional do Elias é admirável!
Com toda a convicção do mundo ! E ela muito reativa e com lapsos de soberba
Tive a mesma percepção do debate.A base geral do nosso ensino não é voltada para aprendermos interpretar as coisas, o erro(ou acerto rs) está aí!
Sou fã do Elias, além de ser um gentleman marxista, ele ainda mete uns jabá no meio dos programas.
@@HomemDoMato51 De fato, o setor mais destruído do Brasil hoje é a Educação. Precisamos todos trabalhar para aprimorar rapidamente nossa Educação, pública e privada, em todos os níveis.
Fontes da Renata: um musical, um documentário, um livro de ficção (1984). Não sei como não falou do Brasil Paralelo e ZAP.
Exatamente kkkk
Terra Brasil notícias
Além daquele índice tosco de Liberdade Econômica da Heritage, site do Mises e outras sub literaturas. Esse pessoal liberal tupiniquim não sai disse. Vivem nessa bolha.
Pior que 1984 é um livro muito foda de distopia, mas tem que ser levado como ficção, não entendo uma pessoa usar como base política e econômica akkaka não faz sentido
@@DONI-st8mq Revolução dos bichos tbm é mt bom, mas tem que ler com cuidado😌
Eu assisto isso todo ano. "Eu não trabalho com adjetivo, eu trabalho com processo histórico" . Obg professor Elias ❤️
Todo ano, check in 🤙
Poh irmão nessa parte ele acabou com o discurso dela kkkk.
eu também kkkkkkkk só que ao invés de assistir todo ano eu assisto quando me sinto mal, ai venho aqui e vejo que existe gente tipo a Renata no mundo e isso me conforta pra dormir tranquilo e agradecer a educação que eu recebi da minha mãe.
Tô assistindo hoje pra me divertir!! Hahahahahahaha
Cara to ha 3 meses sem passar 1 día sem assistir nada do professor Elias, eu era neo liberal, depois q vi esse debate pela primeira vez, descobri um mundo de ideias q nao conhecia.
Esse debate é o grande motivo pelo qual o Hoc nunca vai debater com Elias, na verdade nem com o Felipe Durante o cara se aquenta.
A Renata dizendo que assistiu o Musical Hamilton me lembrou aquele episódio de “Todo Mundo Odeia o Chris” em que a professora de literatura diz para os alunos fazerem um relatório do LIVRO “ Homem Invisível”, e o Chris com preguiça de ler, prefere assistir o FILME. No final descobrimos que ele se dá mal porque o filme e o livro sao histórias diferentes.
kkkkkk assisti esse ep esses dias mano
@@RodrigoSoletti nitpicking
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
caraca mano tua colocação foi excelente, parabéns
É aí Lula e Dilma quebraram o pais
Resumo do debate...
Professor: "Ué você não leu Alexander Hamilton?"
Renata: "Esse livro não li"
Professor: "Mas essa é a obra do Alexander Hamilton, é o básico dele"
Renata: "Eu já vi um documentário, vi até um musical dele também".
Fim.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Eu ouvindo isso: 💀
Gente ri muito nessa parte. Senti a famosa vergonha alheia. Ela levou um surra. Ela precisa frequentar as aulas dessa professor.
@@zidokthepriest você virou o Olavo de Carvalho?
@@MauricioCorreiaLuz KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Quanto menos a pessoa sabe sobre algo, maior a certeza de que tá certa. Ela é um exemplo disso
Efeito Dunning-Kruger sendo posto à prova
O cara começa nervoso se cobrando ao máximo e a limitada toda confiante na burrice. No final ele mostrou a que veio e ela também.
kkkkk etude. Já leu algo de economia ? Ela sabe. Ele engana. cansativo...
@@onlytrue7348 Ela falando de mercantilismo e formação natural do capitalismo kkkk, meu deus do céu lllllllkkkkk
@@ricardogermanokurtenihlenf3297 Man, ela estudou, ele literalmente da aula, o cara tem no mínimo um mestrado, então tu tem q falar isso pra universidade do rio de janeiro, não nós comentários do RUclips
A sorte dessa menina é que o professor é sério e elegante, se fosse sarcástico e soberbo ele iria passar por cima, voltar, passar novamente, voltar...igual o Pica-Pau fez com o Zeca Urubu no episódio do dinheiro
quando vejo comentários igual voce eu ja sei que o BOSTIL ja acabou mesmo, tu não entendeu nada neh cara? Tu simplesmente defende o cara que defende sua posição politica, tu esta completamente fechado a aprender e evoluir como ser humano... patetico igual todo beta de esquerda
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@NeandertrolloficialHAHAHA beta de esquerda.. vsf adolescente. Esses foi um embate entre ciência (sim, história é ciência humana) e fanfic (Renata)
@@Neandertrolloficialse for chorar manda áudio. Essa mina só não passou mais vergonha pq o Elias é um cara de boa.
O economista Elias Jabbour tirou licença do cargo de professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para assessorar a ex-presidente Dilma Rousseff, que agora ocupa o posto de presidente do NDB (Novo Banco do Desenvolvimento), o banco do grupo de nações emergentes Brics. Jabbour já viajou para Xangai, onde deve ficar por um período de dois anos, segundo informações da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo.Em entrevista ao podcast “Inteligência Ltda”, Jabbour foi questionado sobre a aplicação da pena de morte em regimes socialistas e declarou que adotar a medida “não é matar a galera, mas aplicar a lei”. Ele acrescenta ainda que os Estados revolucionários não devem permitir "subversão ao sistema”, uma vez que podem ver a experiência socialista “ir para o buraco”.
Nossa, como o Elias consegue debater com alguém assim sem sair do sério? Ela coloca todos os países africanos mais próximos do "socialismo" sem levar em consideração todos os anos de colonização e exploração (que levaram os países mais ricos serem mais ricos) para justificar a pobreza!!!
Nada a ver. Tem países africanos, como Bostwana, que são mais capitalistas e também são os mais ricos da África. O fato é que a África tem pouco capitalismo e por isso não se desenvolve. Agora, os poucos países africanos que são mais liberais também são os mais desenvolvidos. Socialismo não funciona e capitalismo.funciona, em qualquer parte do mundo, em países que foram colonias e em países que não foram colonias.
@@eng.daniel7855 Isso é objetivamente falso. Você obviamente não conhece nada a historia do colonialismo e da continua exploração europeia, mesmo após as independências de países de Africa e Asia.
@@guilhermeocastro há países que foram colonias e enriqueceram porque abraçaram o capitalismo. Há países que não foram colonias e empobreceram porque abraçaram o socialismo. Não importa para que continente vc olhe no mundo ou se o país foi colonia ou não, o capitalismo sempre é superior ao socialismo. Singapura mesmo era uma colonia, era pobre há 50 anos atrás e agora é um dos locais mais ricos do mundo, sendo o local com maior liberdade economica (liberalismo), no mundo. Já nossa vizinha venezuela era riquissima, e extremamente rica em recursos naturais (petroleo) e mesmo assim foi para a extrema pobreza , pois se afastou do capitalismo e começou a abraçar ideais socialistas. Literalmente já dividiram países ao meio com muros, um lado capitalista e o outro socialista.. nem preciso te contar o resultado, né? Não tem mais pr aonde fugir, meu caro, socialismo não funciona. Capitalismo funciona. Senta e chora.
@@eng.daniel7855 kkkkkkk existem 20 países ricos e 180 pobres. Realmente, capitalismo funciona mesmo. E em Singapura, o Estado proíbe você até de comer chiclete!!!
@@luanFcasarin E daí? O mundo não é capitalista, meu caro. A grande maioria dos países são fortemente anticapitalista, antiliberais. O fato é que quanto mais antiliberal é um país, mais pobre ele tende a ser. É só ver os rankings de liberdade econômica. E daí que em singapura o estado proibe de mascar chiclete? Esse é seu grande argumento? Puuuutz. Singapura é o local mais liberal economicamente do mundo, medido pelos rankings de liberdade economica, que medem o nível de liberalismo de forma objetiva. Você tá mais perdido que cego em tiroteio. Desse jeito Logo logo falará que Brasil é capitalista, sendo que o Brasil é um dos países mais socialistas do mundo (novamente, veja os rankings de liberdade economica).
Esse debate é tipo maratona de Senhor dos Anéis, de tempos em tempos vale a pena ver pra se deliciar de novo.
Hummm, teoricamente, sim, mas no caso, ela sabe sobre Comunismo, não necessariamente sabe mais de economia que ela!
Isso só mostra como o regime é dispensável para elevar os níveis socioeconômicos de um país, embaso meu argumento com a constatação que o unico país comunista que deram certo são China e Russia, e ambos não são exatamente comunistas kakakakak
Estou aqui pela sexta vez para ouvir o professor e o aluno .
sim kkkk
Já assisti umas 5x, e cada vez que eu assisto percebo o quão burra a Renata Barreto é. To com medo de atrofiar meu cérebro se assistir mais algumas vezes.
@@Tuatia113concordo plenamente
Como que eu estava que não conhecia o Professor Elias? Não se trata aqui de um debate, mas de uma aula dele, para uma aluna que não estuda, teimosa e birrenta. Vi no dia 08/04/2024. Gratidão professor Elias.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk enganada detectada
Acho que é a terceira vez que vejo esse debate e saio de alma lavada, obrigada Jabbour, você é minha inspiração❤
Fonte: "Assisti um musical" (Barreto Renata).
Não deixem esse vídeo que se tornou um clássico da internet morrer!
@Sebald Linz von Dorndorf siiiiim, com torta e tudo ! 🎉🎂
Mais 1 aqui
@@tatianasilvestre7494 a torta na cara dela foi cada argumento do Elias
Esse Elias defender abertamente um genocídio....Se fosse o Monark falando o que ele falou tava rodando o mundo inteiro a notícia...
@@pirolovini oi, podia botar o tempo aonde ele falou isso?
RESUMÃO:
Renata: "Ah num país dos sonhos não teria essas desigualdades"
Elias: "Temos que nos concentrar em mudar nossa realidade e não em viver de sonhos"
Só faltou ele mostrar como ajudar a mudar a nossa realidade
@@Leduardo978 através do socialismo.
O economista Elias Jabbour tirou licença do cargo de professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para assessorar a ex-presidente Dilma Rousseff, que agora ocupa o posto de presidente do NDB (Novo Banco do Desenvolvimento), o banco do grupo de nações emergentes Brics. Jabbour já viajou para Xangai, onde deve ficar por um período de dois anos, segundo informações da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo.Em entrevista ao podcast “Inteligência Ltda”, Jabbour foi questionado sobre a aplicação da pena de morte em regimes socialistas e declarou que adotar a medida “não é matar a galera, mas aplicar a lei”. Ele acrescenta ainda que os Estados revolucionários não devem permitir "subversão ao sistema”, uma vez que podem ver a experiência socialista “ir para o buraco”.
"mas então vc não leu o livro?"
"eu vi o musical"
acho que ja vi umas 500x e eu sempre raxo o bico nessa parte
@@filipeleite5174 Hamilton é discutido logo no início da debate as 7:15 o resto é "narrativa relativa".
@@CobraFalante-rg5oz Mao Tsé-Tung não mandou caçar os pardais?!
@@CobraFalante-rg5oz você é mesmo discípulo do farsante mentiroso que no Brasil pode ser professor Elias ele defende até o crime organizado. O teu professor já defendeu nesse mesmo Pod a matança de opositores para implantar o socialismo e no debate com a Renata dizendo que o Estado de Israel é terrorista prega de maneira transversa a destruição de Israel entre inúmeros outros absurdos - só condutopatas acham graça nesse tipo de idéia
@@CobraFalante-rg5oz
Em 1958, o ditador chinês Mao Tsé-Tung lançou uma campanha chamada “O Grande Salto Adiante”. A ideia era tornar a República Popular da China uma nação desenvolvida e socialmente igualitária em tempo recorde, acelerando a coletivização do campo por meio de de uma reforma agrária forçada e promovendo a industrialização urbana. No entanto, as medidas acabaram dando errado, resultando na Grande Fome Chinesa. Entre as causas para o fracasso estava uma ação que visava o extermínio de pardais.
Uma das primeiras ações que envolveram O Grande Salto Adiante foi a Campanha das Quatro Pragas. Seu objetivo era eliminar ratos, moscas, mosquitos e pardais, apontados pelo governo como "ladrões" que roubavam do povo os frutos do seu trabalho. Os pardais foram incluídos na lista porque comiam sementes e grãos, o que supostamente prejudicava os agricultores.
Assim, o povo da China foi mobilizado para erradicar os pássaros. Um cidadão escreveu em seu diário que as pessoas batiam panelas e frigideiras ou tocavam tambores para assustar as aves, forçando-as a voar até que caíssem do céu em exaustão. Os ninhos dos pardais também eram derrubados, tendo seus ovos quebrados e seus filhotes mortos. Além disso, zonas de tiro foram criadas para que os pássaros entrassem na mira de atiradores.
No entanto, depois que milhares de pardais foram mortos, as colheitas começaram a diminuir, em vez de aumentar. Em 1960, cientistas descobriram que a dieta dos pardais era composta por 3/4 de insetos e apenas 1/4 de grãos. Então, Mao resolveu substituir os pardais por percevejos na lista das quatro pragas, na esperança de melhorar a situação. Mas aí já era tarde demais.
Sem pardais para comê-los, as populações de gafanhotos dispararam. As coisas ficaram tão fora de controle que o governo chegou a importar pardais da União Soviética para combater a praga. Com isso, agravaram-se os problemas ambientais já causados pelo Grande Salto Adiante, como o desmatamento generalizado e o mau uso de venenos e pesticidas. O desequilíbrio ecológico contribuiu para a escassez alimentícia que produziu a Grande Fome Chinesa, na qual mais de 30 milhões de pessoas morreram de desnutrição. 🤦♀️
@@OsvaldoAiresBade cara isso daí e uma meia vdd, aconteceu uma campanha de controle de pragas no período mao, eram cinco tipos de pragas que estavam em foco durante essa campanha e os pardais eram umas das 5 mas foi uma campanha de controle não de extermínio.
Elias é foda demais! Vejo esse vídeo toda semana.
O que temos a agradecer à Renata foram as oportunidades que toda as suas intervenções abriram para que o professor nos desse essa super aula gratuita. Das menos às mais obtusas ( pra não dizer desinformadas mesmo), todas as intervenções foram muito bem aproveitadas pelo brilhante professor.
No geral eu gostei do professor, mas ele falou várias bobagens tambem. A parte que ele praticamente negou a existência do mercantilismo pra mim foi bastante absurdo. No geral achei a postura da Renata bastante respeitosa, mesmo sendo obrigada a ouvir alguns absurdos.
Sigam o conselho do próprio prof Elias Jabbour, não sejam seguidores de manual com cabresto na cara, não é porque vocês concordam com algumas coisas que são obrigados a concordar e abaixar a cabeça pra absolutamente tudo que ele falar... Senso crítico aí
@@aureliomoreira3860 ele nao negou a existencia do mercantilismo, disse ou que foi uma transição ou já do atual modelo.
@@aureliomoreira3860 daria pra dizer q o mercantilismo era o esboço e ai surgiu o capitalismo... de certa forma ele foi um estado de transição mesmo...
@@igorpinto5677 Verdade. E aqui se encaixa o " Sair do simples para o compexo".
Parabéns ao Elias pela paciência ao tentar discutir com a coach influencer Renata, cuja fonte é um musical nos EUA!
Muita vergonha alheia quando ela falou que viu em um musical.
QUem financiou os Bolcheviks? isso o profee nao fala né? se não mela o esquema de titulos da divida publica e Bancos Centrais da familia rothishilde......
Vai nessa...não cai nessa ilusão socialista. Se Pondé que tem quase 10 mil livros em casa diz que socialismo é a maior utopia da humanidade...não inventa de de colocar o seu pezinho vagabundo (lá no fundo ele existe) nos vermelhinhos.
Esse debate vai ficar marcado na história da Internet
@@tamiparr Nao le nem o que ela defende kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
“A sua dificuldade é sair do simples para o complexo”. Elias Jabour resumiu o debate.
Tá certa Renata e na prática isto se confirma com os Estados Unidos que no século XIX já era a maior potência industrial do planeta e isto não foi com dinheiro do estado e sim dos investidores através de empréstimos com banqueiros. O Estado só suga o dinheiro da população e em países socialistas ele suga quase todo e por isso esses países não crescem economicamente e o povão se ferra.
O problema da Renata é que ela não soube se contrapor as baboseiras ideológicas do professor, ele que não sabe que existe muito mais na prática do que imagina suas teorias de mundinho perfeito pregado por líderes e sacerdotes de ideologias ou religiões. Na prática, a teoria é outra.
exato
1:31:34
A arrogância e a sensatez. Parabéns Elias🤌🤝👏👏👏👏👏👏👏👏
Estamos aqui, 1 ano e 1 mês após essa macetada ainda comemorando a didática de Elias Jabbá
Realmente o Jabbá pra vender livro foi o maior
Aprendi c/ ele q imprimir dinheiro n causa inflação, pronto, o problema do mundo acabou, é só imprimir dinheiro infinito e distribuir p/ geral.
@@Gardshirude Aprendi que imposto é bom e ter a Dilma como aluna dá muita grana afinal ela ganha mais de 230 mil na China de onde ela já chamou o vendedor fracassado de livro da editora Boitempo de uma família de comunistas milionários de Belém do Pará cujo único e maior cliente é o Estado em todas as esferas.
@@GardshirudeNão passe vergonha, reveja essa parte, tenho ctz que vc consegue entender!
@@levimelo3036 Quem tá passando vergonha é quem acredita nessa lorota toda. Não é difícil, basta dar um google e vc vai ver a inflação na china q segundo ele, nunca houve.
Renata, olha so Renata. Então Renata. Renata... parabéns ao professor Elias. Mostrou que professor de fato tem q ter muita paciência.
Ba Renata que sacanagen colocar você debater com , um mestre como Elias jabbour excelente aula professor
Foi literalemehte "jantada!"
professor Elias, malabarista de dados.
Socialismo já poderia ser praticado hoje de forma anárquica, sem a agressão da máfia denominada Estado, com a coletivização de bens entre si de forma voluntária por seus adeptos, para assim eles mostrarem na prática as maravilhas do socialismo, para fazerem de suas atitudes a vitrine daquilo que pregam. Entretanto, curiosamente, nenhum, absolutamente nenhum socialista brasileiro se dispõe a fazer isso. Eles não abdicam de seus privilégios capitalistas, não compartilham nem a senha do wifi com terceiros, quem dirá os seus bens materiais. Por que será? As pessoas aderem a boas ideias, não? Por quem então o socialismo que pregam como "tão bom" só poderia funcionar se for forçado por meio de agressão, de roubo, de quem discorda dele? Por que esses hipócritas pensam que o socialismo só "funcionaria" por meio agressão da máfia denominada Estado? Sim, caro socialista marxista, Estado é uma máfia, uma organização criminosa, pois vive de imposto (fruto de roubo, extorsão) que agride pessoas pacíficas. Roubo = quando terceiro usa de ameaça ou violência contra você para tomar seu patrimônio (ex. dinheiro). Imposto = quando o Estado é esse terceiro. Imposto é roubo.
@@detudoumpouco3767Olha, temos um expert aqui.. em nada.
só passando aqui de bobeira pra dizer que esse é meu vídeo favorito da internet. Vou trazer um bolo de aniversário quando ele completar 1 ano de vida.
Eu trago o refri
Eu trago os salgadinhos ✊🏼🤭🎂
Sem dúvida,esse vídeo merece esse presente. É um documento histórico,uma aula sem igual
Eu trago a barriga
Vamos fazer uma mega live no insta? Alguém inicia e todos que comprarem bolo são convidados pra aparecer na live com o bolo. Vai mostrando um por um kakakkakakakakaka
Fui até a parte na qual a fonte é : "No musical que eu vi nos EUA" 😂😂😂
Você e todo mundo, né?!😅
.
Renata é a personificação exata do ditado: Quanto menos você sabe, mais você fala.
Isso.
Vc tava bêbada e não assistiu..
Ela deu show e humilhou o tonto esquerdo4patas kkkk
Elias consegue ser ignorante falando pouco kkkkk
@@Vinicius-gy8wk chora kkkk
@@Vinicius-gy8wk tá chorando em todos os comentários cara kkkkk
Cada vez que essa Renata fala de "ranking de liberdade econômica" uma fada morre.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK FOGE SININHO
hahahahahahahah
Por isso nunca vi uma
😂😂😂😂😂
Pior é a dificuldade dela de entender que o capitalismo existem duas pontas, tem os países da parte superior que roubam os países da parte inferior e é isso que torna a vida destes tão difícil...
Uma verdadeira aula do professor Jabbour!👏
Ela se estendeu demais, eu só responderia com a foto de satélite da Coréia do Sul e Norte.
@@albertosoares7664 o que mostra que você é raso que nem ela
❤️❤️❤️:yt::yt::yt:Socialismo já poderia ser praticado hoje de forma anárquica, sem a agressão da máfia denominada Estado, com a coletivização de bens entre si de forma voluntária por seus adeptos, para assim eles mostrarem na prática as maravilhas do socialismo, para fazerem de suas atitudes a vitrine daquilo que pregam. Entretanto, curiosamente, nenhum, absolutamente nenhum socialista brasileiro se dispõe a fazer isso. Eles não abdicam de seus privilégios capitalistas, não compartilham nem a senha do wifi com terceiros, quem dirá os seus bens materiais. Por que será? As pessoas aderem a boas ideias, não? Por quem então o socialismo que pregam como "tão bom" só poderia funcionar se for forçado por meio de agressão, de roubo, de quem discorda dele? Por que esses hipócritas pensam que o socialismo só "funcionaria" por meio agressão da máfia denominada Estado? Sim, caro socialista marxista, Estado é uma máfia, uma organização criminosa, pois vive de imposto (fruto de roubo, extorsão) que agride pessoas pacíficas. Roubo = quando terceiro usa de ameaça ou violência contra você para tomar seu patrimônio (ex. dinheiro). Imposto = quando o Estado é esse terceiro. Imposto é roubo. :yt::yt::yt:❤️❤️❤️
@@jorgearthur4178 evidência empírica não é nem de longe um sinal de ser raso, muito pelo contrário. Você sim é que demonstra ser raso com esse comentário.
Esse Elias é muito educado, mantém a seriedade e o respeito com sua interlocutora quase 100% do debate, em momentos em que eu simplesmente não conseguiria.
Se pedir para a Renata citar um defeito dos EUA, ela vai responder que é o perfeccionismo. Kkk
Mano, o tanto que eu ri do seu comentário kkkkkkkkkkkkkk
Kkkkk racheiiiiii😂😂😂😂
@@dorca9489 kkkkk eu também kkkk
coe doidão hahhahahahahahahahahaha
Kkkkkkk
Muito satisfatório ver alguém expondo essa menina. Quando ela fala sozinha ela parece muito mais inteligente do que realmente é…
tudo bem so que o professor e meio bitata tinha que ter legenda ele tem problma de dicçao
@@luisadatanet8569 kkkkk verdade, adorei o debate, mas tive que pausar e voltar em alguns momentos para entender o que ele estava falando.
@@luisadatanet8569 ele é autista e foi diagnosticado tardiamente. Isso lhe rendeu essa dificuldade na fala.
@@luisadatanet8569 ele tem um grau de autismo.... eu estranhei no comecinho mas acostumei... Ele é maravilhoso e didático
retórica de Perelman, baseia em entreter o auditório independente se o que se fala é falasioso ou não.
Boatos de que até hoje o Elias tá esperando as referências bibliográficas que a Renata citou 😂😂😂
Mentirosa
Hahahahahaha
Elias é esse mongoloide que disse que a moeda é uma criação estatal? Que impressão de moeda não gera inflação? Que dá a desculpa que não há explicação de como se daria uma sociedade comunista porém defende a China, criadora da maior bolha imobiliária da história que vamos ver ano que vem? É sério que você chamar de professor um charlatão desse?
Por preguiça! Pq com internet, qualquer ser com meia dúzia de neurônios consegue achar.
Kkkkkkkkkkk, verdade.
Caramba, já faz um ano que a Renata Barreto teve essa aula particular, furando a bolha dos musicais que ela assistia.
HAHAHA
Confesso que me abriu uma nova perspectiva acerca da maneira que foi apresentada o socialismo nesse podcast. Não foi um debate, a convidada mais aprendeu do que defendeu a sua tese, nitidamente não soube impor ideias, não sei se por falta de conhecimento ou pelo convidado estar realmente certo. Infelizmente, tive uma visão distorcida sobre a esquerda. Deu a impressão que o socialista que teve que explicar o que é capitalismo para a convidada.
Procure os vídeos do canal História Publica, se tiver interesse em saber mais sobre o tema, o Ian Neves tem uma didática muito boa. Vai mudar ainda mais a sua perspectiva.
Muito legal você ter honestidade intelectual e reconhecer os espantalhos que são alçados por aí e a gente cai.
Ninguém sabe mais sobre capitalismo do que um socialista.
A esquerda que você conhece é a esquerda liberal. A esquerda radical nunca teve um espaço como esse na internet.
Oh, meu amigo. São tantas mentiras ditas sobre o socialismo. Esse podcast foi uma aula do Prof. Jabbour
Como o Elias consegue ouvir tanta besteira por segundo com tanta paciência, esse guerreiro merece uma medalha.
Isso se chama professor rsrs
Porra, que comentário incrível kkkkkkk obrigada por isso, Rafael
Professor tem que se acostumar com isso se quiser sobreviver infelizmente
o deus da pasciência. Eu não conseguiria.
Para mim este foi o debate mais produtivo que assisti no inteligência Ltda . Eu que sempre apoiei o capitalismo , cheguei a conclusão que a produtividade depende do dinheiro do povo . Precisamos de um bom estado para poder gerar produtividade . Parabéns . Valeu essa aula de aprendizado
Eu achei bem o contrário. Achei o debate extremamente improdutivo.
Ela chegou com os mesmos clichês liberais de sempre, Venezuela ruim, capitalismo bom, sem nenhum estudo prévio nem argumento.
Ele ganhou o debate de lavada, parecia que era uma aluna fazendo perguntas para o professor e o professor dando uma aula pra ela.
Infelizmente, ele ainda conseguiu jogar na conversa várias fake news e passadas de pano para a China maoista.
Em resumo, temos de um lado uma pessoa totalmente despreparada que estudou liberalismo no site do Instituto Von Meses e do outro um professor extremamente preparado mas intelectualmente desonesto e no final ninguém mudou de opinião e ninguém aprendeu nada
Sempre foi mano, o povo prescisa de dinheiro pra rodar a economia de um país e expandir educação e tecnologias pra podermos avançar.
Elias é monstro demais vei, vale a pena ver denovo, serião!.
👏🏼
A próprio Renata diz q o governo é necessário o problema e quando o Estado se torna absoluta. Tao grande q interfere até noq devemos ou nao dizer. É bizarro ver o cara dizer q Venezuela nao é uma ditadura socialista
A estratégia dela foi bem nítida: falar o máximo possível, atrapalhar o máximo possível para que não sobre muito tempo para o Prof. Elias e assim ele não possa humilhá-la tanto quanto poderia. E ainda assim...
Mudei completamente minha percepção sobre economia, esse cara é muito inteligente
passou a acreditar em papai noel também?
@@arthurvinicius5564, enquanto ele utiliza a base material para desenvolver seus argumentos, vc faz uso de idealismo barato.
@@alisonribeiro1652 existe uma diferença em causalidade e correlação amigão. Não é que ele não compreende os problemas de inflação. Ele fala q "imprimir dinheiro" igual o FED fez durante esse últimos anos, não gerou a inflação que estamos sofrendo no mundo todo ultimamente, e sim a quebra da cadeia produtiva e a guerra. Com esse exemplo, ele diz q outros países como China q possui 45% de investimento público podem imprimir dinheiro q n vão gerar inflação, como se esse países tivessem a mesma demanda monetária que os EUA têm, já que todo comércio internacional e de comodities é feito com dólar. Apenas o EUA pode fazer isso, isso chama "exportar inflação, já que se o dólar desvalorizar haverá um aquecimento econômico, pq sera mais barato consumir. Enfim, é a mesma coisa de comparar banana com mamão, e economia não se faz dessa forma
@@arthurvinicius5564 Kkkkkkkkkkkk a economias mundiais usam dólar porque os EUA são uma força hegemônica, simples assim.
@@guilhermeteodosio40 os países passaram a usar o dólar pq amigão? Think about!!!!
Depois de ouvir a Renata basear seu conhecimento em um musicalzl, vou cursar paleontologia apenas vendo os videos do Pirula.
Lula ficou entre o zero e o zero absoluto neste ano e terá mesmo desempenho em 2024
Ao completar o primeiro ano de um governo que esteve entre o zero e o zero absoluto em matéria de produzir alguma coisa útil para o País e para os brasileiros, o presidente Lula se despede de 2023 mostrando a intenção de fazer mais do mesmo em 2024. A única ideia que orientou o governo nos últimos doze meses, e que parece resumir a soma total de suas capacidades, foi gastar com a máquina estatal, seus beneficiários e seus clientes. “Gastar”, aí, significa consumir tudo o que o Estado arrecada dos brasileiros - e mais ainda. É a religião da era Lula-3. “Gasto é vida”, sobretudo gasto com nós mesmos e os nossos lençóis de linho egípcio. Não se produz nada; só se consome. Quem tem de produzir é a população. Tem de trabalhar, pagar imposto - foram 3 trilhões de reais em 2023 - e encher o nosso bucho. É a ideologia do parasita-raiz.
Lula passou o ano inteiro fazendo uma coisa só: distribuir o dinheiro do Orçamento Federal para as “emendas parlamentares”. É o que eles chamam de “governabilidade”. Entrega-se o Erário público para a compra do apoio de deputados e senadores - que umas vezes vem e outras não vem, o que leva a pagar de novo e cada vez mais. É isso. O resto da ação presidencial este ano foi passar 72 dias viajando para o exterior, através de 24 países diferentes, hotéis “padrão Dubai” e uma coleção sem precedentes de declarações cretinas. O tempo que sobrou ficou para comícios em circuito fechado (o presidente da República não pode sair à rua neste país), na presença e sob o aplauso das ministras e ministros que se especializam em não produzir nada, nunca - dos “indígenas”, das “mulheres”, dos “direitos humanos” e por aí afora.
Lula, na sua versão atual, tem um pensamento só, e ele está errado. Diz todos os dias que o crescimento do Brasil depende do gasto público - acha que isso é “investimento”, e que quanto mais o governo gasta mais o País cresce. Déficit, segundo este tipo de entendimento, é uma exigência do progresso. É objetivamente falso. Como diz o próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad: “De dez anos para cá, a gente fez 1 trilhão e 700 bilhões de reais de déficit e a economia não cresceu”. Xeque-mate, mas e daí? Lula não está ligando a mínima para os fatos; não se dá sequer ao trabalho de acreditar naquilo que ele mesmo diz. Não lhe interessa que o déficit é só déficit, e que o “investimento” real não existe. O que conta para ele é a caneta que autoriza gasto do governo, e só isso.
Não poderia haver uma maneira pior para o Brasil encerrar ano, em termos de lógica e de intenções na economia, do que o acesso de neurastenia que Lula teve diante do último relatório bianual da OCDE sobre a economia brasileira. A organização, que reúne os países mais prósperos do mundo e é reconhecida pela competência técnica de suas análises econômicas, disse que a dívida pública do Brasil neste momento pode levar à uma situação “claramente insustentável”. Lula se declarou “irritado” com as realidades expostas pela OCDE e chamou a análise de “palpite” - como se ele tivesse alguma ideia do que está falando. É uma grosseria e, de novo, uma estupidez. O Brasil poderia começar a pensar em si mesmo como um país desenvolvido se conseguisse, um dia, ser admitido na OCDE. Lula acha ruim. Não abre mão de continuar no Terceiro Mundo.
E o que ainda piora o que já não poderia nem piorar é que já vivemos a imensa desgraça do governo Lula 1 e 2 com produção de pobreza e corrupção mundial e a desgraça ainda maior da continuação desse governo com Dilma - o maior desastre econômico criado por um governo brasileiro.
Em nenhum lugar do mundo jamais deu certo a ideologia de esquerda - por isso é considerado como doença.
Assiste jurassic.park
.... apesar de que eu acho o pirula otimoooo 😂😂😂😂😂
E especialização com Jurassic Park rs
Melhor assistindo Jurrasic Park kkkk mais emocionante
Ahhhh agora entendi! Ela foi ali pra aprender o que é o capitalismo pra poder dar o curso dela que ela faz a propaganda no final. Agora fez todo o sentido.
Stonks😆
Perfeito
A pessoa mostra que não sabe nada de capitalismo e socialismo pra no final anunciar um curso chamado “capitalismo e socialismo”. É duro.
Primeira vez que gostei de ouvir um cara com bom senso discutir amigavelmente, sem xingar nem bancar o esquerdista extremo!
Deu pra ver que ele só quer a melhora na situação atual do Brasil, muito bom isso!
Depois de ver essas falas da Renata, me sinto preparado para começar meu curso de história freestyle na internet. Vamos começar por onde eu quero... sovietologia freestyle! Bora?!
Isso. Monte um belo curso, venda para seus abiguinhos socialistas, lucre, depois divida os lucros com os mais necessitados e seja um exemplo das maravilhas do socialismo, que tal?
Eu sou lerdo ( de verdade). Vc está sendo sarcástico?
@@duilliamdosreisvieira5474 ele está sim, pois o conhecimento da moça é bem precário ao que ela se propõe a comentar. Então ele fez um comentário humorado dizendo que também pode fazer o que ela faz, já que não precisa de conhecimento pra isso
@@brunofelipe4670 pelo amor, o que ela sabe do Hamilton é o que ela viu num músical!
@@duilliamdosreisvieira5474 sim, já pensei a respeito, porém demanda muita coragem, pois tenho a base bibliográfica pra fazer, mas geralmente os camaradas são muito rígidos e críticos, então as vezes assusta.
Quem sabe um dia.
Ser economista e não se relacionar com história, filosofia, geografia nasce a Renata.
E nem com a própria Economia porque como assim nunca leu David Ricardo? Nem Ricardo, nem Marx. =S
O pior que nem economista ela é, não faz o menor sentido chamar uma pessoa assim para esse debate. Eu sou liberal e fiquei com vergonha alheia assistindo isso, parece que o conhecimento dela se resume à vídeos do RUclips.
@@gtracing7412 e ele vai fazer oq, morrer? kkkk
@@gtracing7412 mas o capitalismo na visão dele é uma etapa a ser superada, assim como o aconteceu como o feudalismo
@@gtracing7412 mas aonde que essas coisas só são possíveis graças ao capitalismo?
Eu venho sempre aqui ver essa surra quando estou me sentindo um pouco abatido para me animar. 😂
To aqui pela quarta vez fazendo isso 😂
Quando estou triste, gosto de ver o debate do Brigadeiro vs Kogos + Nando Moura
Fazendo isso agora
Essa surra é inesquecível 😂.
Que surra vergonhosa . Deu pena . Vejo sempre para rir e ver essa mentirosa .
Elias já foi preso depois desse debate?! Um espancamento desse grava e circulando nas redes sociais até hoje e ninguém fez nada? Cadê o Ministério Público?!
Ela ainda mentiu muito…
😂😂
Me considero liberal e quero deixar registrado que esse senhor amassou a renata.
Considero-me um celta e ela foi amassada em todos os aspecto, educação foi aplicada!
Liberal? Aham sei
Liberal que concorda com socialista kkj
@@magio4165 uai filho não sei se você já ouviu falar em debate mas nele você não precisa concordar com a ideia do oponente pra respeitar seus argumentos
@@hphp5924 não sei se vc sabe, mas concordar é uma coisa e respeitar é outra.
A lógica da Renata Barreto: o país é rico, logo, capitalista; se o país é pobre, então mais próximo do socialismo.
E ela cita os dez piores vinculando a cuba e Venezuela. Terraplanista convicta.
É uai
@@robertaguiar3411 China?
Fato! Lembrando que capitalismo pra Escola austríaca são relações voluntarias, não posses de meios de produção, essas são chamadas de corporativismo.
gado é gado... não adianta... em todas as esferas. A pessoa procurando no google pra falar as coisas enquanto o professor só dava risada das besteiras que ela falava.
Um acadêmico contra uma entusiasta liberal. Toda despreparada e se baseando em sua opinião, ao invés de fatos e dados, que sempre esqueciam de mencionar, mas não de criticar. Uma aula em 3 horas. Incrível, Elias!!
Acadêmico hj em dia simboliza um militante rancorosos com a realidade.
Ele inventou dados e informações.
Que privilégio dessa Renata. Aula magistral do professor.
isso, fica lendo sobre a historia do socialismo durante 50 anos enquanto seus filhos sao escravizados em um. foda-se a realidade o que importa é a dialética.
😂👏👏👏 Ao vivo e em cores..
E professor Elias teve muita paciência com ela
@@suzanefardin8202 pra caralho. Muito paciente
Kkk
"A sua dificuldade Renata é que você não consegue sair do simples pro complexo" (JABBOUR, 2022)
Isso aí foi de FUDE hahahahahahahaha
Aonde andam as feministas? Que povo filho da puta por aqui...estamos assistindo violência psicológica contra mulher e ninguém ainda denunciou esse cara para Delegacia da Mulher.
Eu queria ter a classe pra chamar alguém de burro desse jeito tão elegante. Eu no lugar dele só falaria "Renata, você é uma jumenta"
Essa foi foda kkkkkk
Genial análise.
gosto muito de voltar aqui e ver que a liberalzinha que não lê livro foi uma boa escada pro sucesso do nosso querido camarada elias, isso tá na história do youtube br e é lindo
Mano, eu acho que já assisti mais de 20 vezes esse debate kkkk negócio é ir memorizando
Ela bloqueou o Elias no Twitter. Ele mencionou isso no canal dele. Eele passou o trator
@@fabriciozampoli5568 Eu também kkk. O vídeo é gostoso demais
@@lilisan9134 pior que no final do vídeo vc ve o Elias dizendo que vai seguir ela nas redes sociais e tals e dá pra ver que ela já tá respondendo ele de má vontade, que mulherzinha mais asquerosa
@@lilisan9134 o tempo todo ele sendo extremamente respeitoso com o posicionamento (e a falta de conhecimento dela) e ela insistindo em atacar o posicionamento dele e no fim de tudo ainda termina com cara de cu passando a maior vergonha
O Elias é um verdadeiro professor e que paciencia! Como é instrutivo ouvi-lo lecionar.
Sentimento fortíssimo de vergonha alheia. Elias é um herói por ter suportado essas 3h aí ao lado dessa senhora
Elias é esse mongoloide que disse que a moeda é uma criação estatal? Que impressão de moeda não gera inflação? Que dá a desculpa que não há explicação de como se daria uma sociedade comunista porém defende a China, criadora da maior bolha imobiliária da história que vamos ver ano que vem? É sério que você chamar de professor um charlatão desse?
Simplesmente majestosa a aula do Professor Jabbour!
Ela se estendeu demais, eu só responderia com a foto de satélite da Coréia do Sul e Norte.
@@albertosoares7664 tem a ver mesmo 🤔
Em contrapartida...
Socialismo já poderia ser praticado hoje de forma anárquica, sem a agressão da máfia denominada Estado, com a coletivização de bens entre si de forma voluntária por seus adeptos, para assim eles mostrarem na prática as maravilhas do socialismo, para fazerem de suas atitudes a vitrine daquilo que pregam. Entretanto, curiosamente, nenhum, absolutamente nenhum socialista brasileiro se dispõe a fazer isso. Eles não abdicam de seus privilégios capitalistas, não compartilham nem a senha do wifi com terceiros, quem dirá os seus bens materiais. Por que será? As pessoas aderem a boas ideias, não? Por quem então o socialismo que pregam como "tão bom" só poderia funcionar se for forçado por meio de agressão, de roubo, de quem discorda dele? Por que esses hipócritas pensam que o socialismo só "funcionaria" por meio agressão da máfia denominada Estado? Sim, caro socialista marxista, Estado é uma máfia, uma organização criminosa, pois vive de imposto (fruto de roubo, extorsão) que agride pessoas pacíficas. Roubo = quando terceiro usa de ameaça ou violência contra você para tomar seu patrimônio (ex. dinheiro). Imposto = quando o Estado é esse terceiro. Imposto é roubo.
@@frankcastle3846 anarcocapitalismo também não é uma utopia?
Toda vez que a Renata fala "Ranking de liberdade economica" uma fada morre
Kkkkk mano
🤣🤣🤣 kkkkkk
O pior é q ela como economista sabe que nenhuma análise macroeconômica decente é feita com apenas um parâmetro e tá ela igual um papagaio repetindo esse tal ranking kkkkkkk
dá muita raiva. E na parte que ela fala: “como vc confia nos dados da China?” Sendo que ela tá dando dados dos EUA 😂
@@gustavoaleff13 a China é a mais nova aposta dos autoritários - fracassados
como é incrível ouvir o Elias...
Vim, já sem esperança alguma, ler os comentários e caramba, que surpresa positiva! Graças, um canto na internet que parece racional! Que audiência foda vocês são 🔥
Olha isso é novidade... Normalmente só tem Anarcocapitalista e liberal/conservador repetindo falácias
Também fiquei impressionado com os comentários. A maioria me impressionou de forma positiva! Um oásis no meio de tanta bobagem!
@@Diego_Cherobino infelizmente eu acredito que por ela ser mulher, os liberais gostam de ouvir e defender homens, os cara tem um tesão insano em homem que investe em bitcoin kkk, duvido se fosse o jovem de negócios não tinha um exercício saído das profundezas do inferno defendendo as asneiras.
Fiquei surpreso (positivamente) também! Um espectro ronda nos comentários dos vídeos do vilela...
Cara, nos últimos 4 anos, pro bem da minha própria sanidade, eu tenho evitado olhar comentários sempre que alguém mais a esquerda vai em algum ambiente mais neutro ou de direita. Mas aconteceu algo nos últimos meses que sempre que falho nesse compromisso que firmei com minha saúde mental e dou uma descida pra dar uma olhada nos comentários sou surpreendido positivamente. NÃO É QUERER SER EMOCIONADO MAS ALGO EXTRAORDINÁRIO ESTÁ ACONTECENDO.
A Renata realmente representou o nome do canal: Inteligência limitada
Socialismo já poderia ser praticado hoje de forma anárquica, sem a agressão da máfia denominada Estado, com a coletivização de bens entre si de forma voluntária por seus adeptos, para assim eles mostrarem na prática as maravilhas do socialismo, para fazerem de suas atitudes a vitrine daquilo que pregam. Entretanto, curiosamente, nenhum, absolutamente nenhum socialista brasileiro se dispõe a fazer isso. Eles não abdicam de seus privilégios capitalistas, não compartilham nem a senha do wifi com terceiros, quem dirá os seus bens materiais. Por que será? As pessoas aderem a boas ideias, não? Por quem então o socialismo que pregam como "tão bom" só poderia funcionar se for forçado por meio de agressão, de roubo, de quem discorda dele? Por que esses hipócritas pensam que o socialismo só "funcionaria" por meio agressão da máfia denominada Estado? Sim, caro socialista marxista, Estado é uma máfia, uma organização criminosa, pois vive de imposto (fruto de roubo, extorsão) que agride pessoas pacíficas. Roubo = quando terceiro usa de ameaça ou violência contra você para tomar seu patrimônio (ex. dinheiro). Imposto = quando o Estado é esse terceiro. Imposto é roubo.
Kkkkkkkk genial
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Qui é isso camarada
Boa, comuna
Resumindo. As grandes potências capitalistas empurram o liberalismo nos outros países. Enquanto isso, o Estado é extremamente atuante no protecionismo deles.
Até mesmo dentro delas, só ler sobre o caso da gamestop, só porque um grupo de nerds estavam atuando na bolsa dos EUA alterando tudo, o Estado foi lá e caiu em cima rsrs.
Claro é isso mesmo
Quando se estuda comércio internacional se constata isso facilmente
Definiu bem... Fiquei embasbacado com a falta de conhecimento da senhora.. Em beleza e conhecimento eles são opostos....
Já fui simpatizante do liberalismo, lembro das reuniões que eu frequentava na faculdade eles amavam citar os Eua como exemplo de economia liberal. Passei mais de 1 mês estudando economia americana e internacional, resumindo: as maiores economias do mundo são protecionistas, e isso é bem óbvio. Qual é a lógica de um país expor sua economia para se tornar refém do mercado internacional? Também acho ridículo o discurso de que imposto é roubo, não existe estado sem imposto. Mas os liberais ficam putinhos quando falamos sobre taxação de grandes fortunas, com a desculpa de fuga de capital. Foda mesmo é pobre ter que sustentar rico que quase não paga imposto!💁♀
Aula do professor Elias , OTIMO , obrigado professor.
Não conhecia esse Elias Jabbour. O cara simplesmente deitou e rolou no debate, os argumentos dele são muito bons. A Renata fica entrando em pontos morais o tempo todo, não sei se é uma fraca argumentação dela ou se um reducionismo que os liberais costumam fazer, mas isso deixou ela com um nível de argumentação frágil do início ao fim. Parabéns ao Elias que manteve a calma, ótima oratória e o mais importante: argumentos coesos e uma justificativa que não recorria a uma posição academecista o tempo todo e permitiu que alguém leigo como eu nestes assuntos compreendesse toda a argumentação.
Gostaria de ver mais acadêmicos como ele participando de debates públicos, isso é muito enriquecedor.
Cara, eu odeio essa Renata, mas o Jabbour cai em contradição o tempo inteiro, diz que na Venezuela tem democracia porque teve 'eleições', enquanto que o impeachment pautado na constituição brasileira é "golpe de estado"....diz que expropriação de propriedade privada é legítimo e depois diz que o confisco das reservas da Venezuela é "roubo"
Ele fala que não trabalha com "gradações subjetivas" "ou é ou não é". E 2 segundos depois fala: "precisamos analisar com calma esse assunto complexo, existem nuances"
O cara conseguiu ser negacionista do genocídio dos muçulmanos na China, uma coisa que já está mais do que comprovada, nem a extrema-esquerda mundial não consegue mais esconder isso. E ele chama isso de "mamadeira de piroca", pelo amor de deus!
o Jabbour foi negacionista também ao falar sobre o massacre da praça Celestial, disse que na China não existe censura sobre o tema, puta que pariu mermão, esse cara tá dizendo com todas as letras na nossa cara: "A TERRA É PLANA"
como ele consegue passar pano pra essas barbáries?
quem acha que esse cara "humilhou" no debate, precisa colocar a mão na consciência, urgentemente, você já está praticamente morto por dentro!!!!!!
Ela ficou entrando na pauta moral pq é única tábua de salvação que sobrou para os liberias da extrema-direita, é método, se na economia não convence vamos para a pânico moral.
Acauã, tem um canal muito bom de acompanhar e que traz muita discussão rica, aprofundada, radical(no sentido de ir na raiz do problema), que é o Conexão Xangai. Só tem gente fera: o próprio Elias Jabbour (monstro, dispensa comentários), o inteligentíssimo professor André Roncaglia (inacreditável a capacidade de sintase dele) Uallace Moreira (gigante também, domina muito). Antes o grande professor Paulo Galla também participava, atualmente são só os três primeiros citados.
A ideia do canal é ser um contra ponto ao programa conhecido da GloboNews, Manhattan Connection. Explorando e discutindo mais criticamente a política econômica brasileira (e o senso comum). Então com frequência eles trazem um convidado igualmente fera pra falar sobre os temas relevantes.
@@ribeiroolucass valeu pela dica, meu mano! Vou procurar o conteúdo de lá.
A Renata Barreto altera a todo momento a definição de Capitalismo e cria a definição ao bel prazer dela.
exatamente! e ora os EUA é o paraíso do libelismo e depois a crise de 2008 foi culpa do Estado americano. É um discurso muito maniqueísta
Ela fala que o capitalismo tem diversas nuances e ele fala o mesmo do comunismo tanto que a China é cheia de bilionários
@@Solek95 sim, diversas nuances, mas que o fator mais determinante para se entender uma economia capitalista é esse ranking de "liberdade econômica". Ou seja, pra Renata a determinação mais essencial do que é o modo de produção capitalista se encontra na posição de determinado estado-nação dentro de UM ranking montado sem nenhum rigor acadêmico, nenhum tipo de estudo científico avaliado por pares em alguma universidade de relevância mundial, e que foi construído unicamente por um Think Tank liberal norte-americano. Percebe o quão subjetiva é essa base que determina todo o entendimento dela sobre o que define o capitalismo? O capitalismo é essencialmente pautado pela propriedade privada dos meios de produção, não havendo modo de produção capitalista sem esse fator estando presente. Isso é um critério material, observável na realidade e validado por toda produção de conhecimento científico sobre as sociedades humanas desde o florescimento do capitalismo
Eu só responderia com a foto de satélite da Coréia do Sul e Norte.
Teses free style 😂😂😂😂😂
Esse professor é brabo! Deu aula. Se preocupou em narrar os fatos históricos sem uma visão romantizada de ideologias. Ela tentou formatar as ideias dele o tempo todo, mas demonstrou raso conhecimento sobre as complexidades.
"Sem adjetivos Renata"
Elias Jabbour
a dificuldade da Renata é sair do simples ir pro complexo
@@afgfgsf hoje esse termo esta no dicionario na palavra burro
@@afgfgsf de a adianta o complexo quando é o simples q interessa p o povo famelico
Todo crente no comunismo, exceto seus líderes que só pensam no poder, ainda não aprendeu que todo poder corrompe. É um ingênuo, para não dizer coisa pior. Definitivamente não conhece a nossa natureza, a natureza humana.
Esse "professor" é mais um crente de uma religião política como ele mesmo afirma.
Como toda ideologia ou religião, a "verdade" é determinada por seus líderes e sacerdotes, escorada em livros de autores também crentes .
Esses crentes, hospedeiros e transmissores da salvação da humanidade como preconiza em suas promessas de paraíso aqui na terra só se esquecem de uma coisa que é obstáculo fatal de seus delírios : a nossa natureza, a natureza humana que, como já dizia Shakespeare 'que existe mais nela do que imagina a nossa vã filosofia e que todo poder corrompe.'..
Jones e Elias, obrigado.
Era pra ser um debate, mas acabou se tornando uma aula ! Não conhecia esse cara, muito foda!