Suspensão da Leishtec - Alerta Vacinal
HTML-код
- Опубликовано: 23 ноя 2024
- A vacina contra a leishmaniose está SUSPENSA! 🐾
🩺 Toda vacina pode gerar reação, é um fato, mas recentemente a Leishtec passou apresentou mais reações que o normal e, para garantir a segurança de nossos animais, alguns lotes dessa vacina estão oficialmente suspensos.
Acompanhe o vídeo para entender mais sobre o fato e não esqueça de deixar nos comentários se você costuma vacinar seu animal contra a leishmaniose ou se ele já apresentou reação. Gostaria que, principalmente aqueles que tem pets que nunca tiveram reação comentassem também, pois o objetivo do vídeo é mostrar a realidade e não condenar a vacinação.
Vacinar é um gesto de amor. É nossa responsabilidade proteger nossos animais e esse sim é o meu objetivo aqui.
Espero que isso seja temporário para voltarmos a proteger nossos animais e nos resguardar também dessa que é uma zoonose importante aqui na nossa região.
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @vetdescomplica
Assiste o vídeo na íntegra para não perder nenhum detalhe e SE INSCREVE no canal! Não esqueça de clicar no sininho para receber as notificações sempre que sair vídeo novo!
Fui a veterinaria hoje e fiquei triste com a noticia da suspensão. Tenho duas doguinhas que tomam ha anos. Nunca teve problema. Nesse tempo sempre fazem teste para leishmaniose anualmente no check-up para limpeza de tártaro e gracas a nunca deu nada. Vamos aguardar, não queria deixar elas sem vacina😢
Mas existem outras formas de proteção: coleiras, repelentes... sem proteção é que não pode ficar!
@@vetdescomplica sim, vou usar a coleirinha. O importante é proteger como pudermos nossos amorzinhos.
Sempre faço a vacinação da minha cachorrinha, nunca percebi reação, acho de extrema necessidade, ainda mais quando se mora em área de risco. Espero que tudo isso se resolva logo.
Obrigado por deixar esse relato, pois é preciso mostrar que as reações não são comuns e que a vacinação não é um momento de risco. Vacinar é um ato de amor!
Tenho 2 shitzu de aproximadamente 6Kg. Não tiveram reação a vacina
Mais dois que saíram bem. É importante registrar! Obrigado, Bruna.
Tenho um dog com leshi desde 2014. Toma leishitec dupla semestralmente, o mitelforam ajudaria substituindo até voltar a comercialização dela Novamente?
É preciso fazer um estadiamento para entender o grau da doença antes de qualquer orientação, certo, Sandra. A melhor pessoa para te informar sobre o novo protocolo de tratamento para o seu pet é o veterinário que faz esse acompanhamento. Parabéns por fazer o acompanhamento semestral, gostaria que mais tutores fossem responsáveis assim com uma doença tão importante para a saúde pública como é a Leishmaniose.
O advantage max 3 é eficaz na prevenção da Leish?
Ele mata mosquitos após a picada, mas neste momento pode haver a infecção. O ideal é evitar que o mosquito se aproxime do pet, seja com coleiras repelentes, evitando passear com o pet em horários do mosquito. Ter a planta citronela tbm repele o mosquito.
@@vetdescomplica então não é eficaz contra o mosquito! Na propaganda da Bayer, diz que é!
É eficaz, mas funciona como o remédio para carrapato, que mata APÓS a picada (momento em que há a ingestão do produto pelo parasita). Ele mata o mosquito, sendo eficaz, mas para prevenção da Leish é mehor evitar a picada que matar o mosquito durante sua alimentação.
Não há como se livrar do mosquito, mas todos que o picarem vão morrer, reduzindo a população deles.
Eu uso a vacina pra fazer imunoterapia para leishmaniose, oq fazer já q a vacina está suspensa?
Por enquanto deve ser estimulado o sistema imune por outras vias, já que não é mais viável usar a vacina.
Tenho um filhote de 66 dias. Quando devo vacina-lo ?
A partir de 45 dias para as virais e, com 3 meses, para a raiva, André. Em relação a essa vacina aqui do vídeo, continua suspensa, ok? Então não procure essa vacina para o seu animal, até porque ele ainda não tem idade para tomá-la.
@@vetdescomplica muito obrigado doutor.
@@vetdescomplica Obrigado pelas explicações.
Estou muito preocupada com essa suspensão. O reforço anual da minha shi tzu é em agosto. Ela toma desde um ano de idade e já tem 7, nunca tivemos problemas de reações. No máximo dor no local e a queda de pelo na região.
Pois é, Iracema. Estamos aguardando novidades. Ainda faltam 20 dias para agosto e espero que exista algum posicionamento da empresa até lá.
Obrigado por registrar que sua filhota sempre tomou e está bem. =D
A vacina continua suspensa?
Até hoje. Inacreditável.
Minha cachorrinha toma a vacina da leishmania há muito tempo e nunca teve reação. Agora chegou o momento da revacinação anual e ainda sem a opção da vacina. É bem preocupante.
Muito! Mas há outras formas de prevenir.
Eu paguei o combo completo e a veterinária não quer estornar o cartão.
Estamos todos aguardando a resposta da empresa sobre esse tipo de situação. Se a CEVA substituir o estoque, você deve receber as vacinas. Vamos aguardar, mas não deixe de acompanhar, até pq se não for favorável ao consumidor você tem direitos protegidos por lei.
E o cão que faz imunoterapia? O o meu estava tendo ótimos resultados!
Usar a vacina como tratamento? Normalmente tem bons resultados sim. Agora temos que ver outras formas de tratar.
Professor continue postando seus videos tanto de anatomia e fisiologia animal! Esta me ajudando muito na faculdade.. por favor! Continue com as aulas bi
Vou continuar sim, faz tempo que não trago aulas mesmo. A próxima está marcada para o dia 27 sobre doenças infecciosas, mais especificamente Erlichiose. As de anatomia estou tentando conseguir um programa para mostrar todas as estruturas interessantes para se conhecer através de modelos 3D. Vai dar certo. Obrigado pela sugestão! =D
Oi Dr, bom dia!
Estou bastante preocupada com isso, já que moro em região endêmica e mês q vem teria q fzer o reforço anual, fiquei sabendo agora dessa informação. Uso todos os produtos necessários p proteger meu cachorro contra a leishmaniose, desde de repelente a coleira, mas sei q a vacina é de todos a melhor proteção e oq me deixava mais tranquila. Espero q solucione logo esse problema, já perdi outros cachorros pq tiveram essa doença, sei como é duro o tratamento e o curso da mesma, eles sofrem demais, n desejo isso p nhum bichinho e nem tutor😢😢.
Por favor, assim q tiver novas informações grava p gente. Obg desde já.
Assim que eu receber novidades da empresa ou de colegas veterinários farei um novo vídeo informando. Sei o quanto a prevenção é importante. Por enquanto, seguimos protegendo com outras estratégias.
@@vetdescomplica Muito obgg😘
Sou tutora e fui aplicar o reforço anual na minha cachorra e recebi essa informação!! Ela nunca teve qualquer reação e francamente quero muito saber como vai ficar ja q ela vai perder a data do reforço anual!!
Estamos todos aguardando o desenrolar dessa situação, entender o que vai acontecer com os protocolos e qual solução a empresa vai dar para essas dúvidas. Esperamos poder proteger nossos animais e contar com a CEVA mais uma vez. Com certeza ela terá uma solução viável, pois é uma empresa séria.
O meu cachorro voltou a ficar doente. Acredito que por falta da vacina. Acho que há um jogo de interesses muito grande nessa polêmica toda.
Meus 2 cachorros fizeram o protocolo inicial das 3 doses em 2021. Fizeram o reforço anual em 2022. E ja esta na semana do reforco anual novamente. Apenas a menor teve reação significativa, ficou bem molezinha. Alguma novidade? A empresa ja se posicionou? Espero que nao tenha que fazer o protocolo inicial novamente caso perca o reforco anual.
Pois é, Gabriel, ainda sem retorno da empresa.
A grande questão é como vai ficar esse reforço, pois recomeçar todo o protocolo é bastante oneroso.
Na clínica pública é possível realizar essa vacina esse período?
Não, as vacinas não devem ser aplicadas até segunda ordem da própria fabricante!
Existe algum risco caso o cão tomou vacina desses lotes ? Vacinei em março. Não deu reação. Pode dar alguma outra complicação?
Boa pergunta. Não, não existe outra comprovada complicação pós vacinal da leish. O que foi passado é que a reação é pós vacinal, podendo ocorrer, geralmente, entre 20 min a 2 h após a aplicação. Os primeiros 20 min é onde acontece 90% dos casos. São raros os casos que ocorrem após o animal voltar pra casa, mas é justamente para evitar as reações que os lotes foram suspensos.
Você pode fazer videos sobre a semiologia de cada sistema? além dos que já estão no canal... seus videos são incriveis e ajudam demais! Obrigada por compartilhar tanto!
Sugestão anotada! O próximo que pretendo fazer de semiologia é do sistema nervoso, para avaliações clínicas melhores. É complexo, mas tenho certeza que vai ajudar bastante. O garoto propaganda eu já tenho.
Meu cachorro começou o ciclo vacinal em abril agora, de 2023. No dia de aplicar a segunda dose, não havia vacina na clínica e foi feito o pedido para que a outra unidade enviasse uma ampola. Nesse meio tempo o veterinário entrou em contato dizendo que as vacinas haviam sido recolhidas.
Até agora não sei em que pé anda a coisa. Qd questionei como ficaria a situação do meu cachorro (e a minha, do ponto de vista financeiro) ele disse que alguma imunidade ele já tem. Não fiquei muito convencido, na verdade.
Em termos de reação, ele não apresentou nenhuma.
A teroria diz que sim, o início da imunidade ele já tem, contudo a indicação de três doses baseia-se em estudos que provam que a quantidade de anticorpos necessária para a proteção depende desses 3 estímulos ao sistema imunológico.
Quanto ao andamento disso, não ouvi falar de nenhuma atualização... já faz tempo.
Meu cachorro de 5kg Biewer teve uma anafilaxia na segunda dose de reforço. Teve hipotensao, vomito, cianose, após minutos da aplicação. Foi prontamente atendido e revertida a reação. Mas o susto foi imenso p nós e p a veterinaria. Notificamos o caso.
Foi graças a esse tipo de atitude, a notificação, que a empresa pode identificar o problema e evitar complicações maiores. Fico feliz que ele tenha ficado bem! =]
Infelizmente meu filhinho não teve a mesma sorte. Só hoje estou sabendo disso. O veterinário nunca soube o que houve, nem cogitou essa hipótese, foi no início de 2022. No dia da segunda aplicação ele faleceu, muito rápido.
Minha cachorra fez o protocolo completo, porém, quando chegou no período do reforço este ano, perdemos o prazo. Ai, ela reiniciou o esquema, iria pra segunda dose hoje. Graças a Deus ela não teve nenhuma reação, mas fico preocupada como faremos a partir de então. Já tive uma cachorra com leishmaniose, sofremos demais. Não queremos passar por isso novamente.
Entendo a preocupação. Existem outras formas de proteger, como coleiras, repelentes e produtos para casa para evitar a presença do mosquito. Por enquanto vamos trabalhando dessa forma.
Meu cachorro tomava essa vacina até o principio desse ano. Os níveis dos indicadores da doença caíram muito. O meu animal não parecia mais doente. Hoje a doença voltou a aparecer no meu cão. Ele já está velho e medicamentos para calazar afeta muito os rins. Acho que a solução é deixar ele morrer em função da doença. OBs. Vi mesmo que ele tinha uma reação bem forte com relação dessa vacina mas acredito que a falta dela vai ser muito pior. Inclusive no espalhamento da doença.
Eu entendi que seu cachorrinho estava tomando a vacina mesmo com o bichinho já contaminado? É uma forma de tratamento? Quando liberarem vou procurar para tratar o meu desta forma também.
Lamento pela situação do seu filhote. Realmente o tratamento afeta bastante os rins. A vacina era usada como tratamento e ajudava bastante.
Sim, é um forma de o corpo aumentar a imunidade específica para isso, mas até hoje sem retorno da vacina.
Apliquei e deu alergia .Isto aconteceu na primeira vez que ela tomou .
Interessante, normalmente reações alérgicas acontecem a partir do segundo contato, mas é comum esse tipo de comentário sobre essa vacina. Esperamos que tudo se resolva da melhor forma!
Essa suspensão me pegou de surpresa , pois há um ano pedir meu cachorro vítima de leishmaniose , foi terrível ! Ai agora estou com 2 filhotes dando início às vacinas porém fiquei sabendo que essa vacina especificamente eles não poderão tomar , me deixou muito preocupada, pois não sei o que fazer já que são filhotes e nem podem usar a coleira ainda, e com relação a prevenção, uma vez que a vacina seria a principal fonte de proteção 😢
Sim, pegou a todos de surpresa. Lamentamos muito pelo ocorrido e estamos aguardando alguém preencher essa lacuna do mercado, pois com certeza demanda tem!
A minha tem 4 anos ! Ela toma deste pequena ! Nas 2 dose que ela tomou nao teve reação, mais na terceira que foi no ano passado ela teve sim , ela tomou na clínica, quando cheguei em casa , quando olhei para ela ela estava com o fucinho inchando, e depois o corpo todo , levei novamente ela lá na clinica as presas, aí a veterinaria aplicou um corticoide!
É, Juliana, reações assim são preocupantes. Normalmente acontecem em até 20 min após a aplicação, mas essas reações tardias são as mais perigosas justamente por não estar mais presente em um ambiente preparado. Muitas vezes o pet já voltou pra casa. Pelo que entendi sua filhota ficou bem, fico feliz por isso =D
Minha cachorra tomou uma dose, a vacina foi suspensa duas semanas depois e nao fizemos o reforço, um mes depois ela faleceu, misteriosamente
Sinto muito por sua perda, Thiago.
Geralmente a orientação é refazer o protocolo inicial quando se perde um reforço.
Eu tenho uma cachorrinha de menos de 3kg que quase morreu com o protocolo inicial e toda época de reforço a gente sempre ficou com atenção redobrada e na clínica todo mundo já ficava de sobreaviso.
Ela perdeu a data do reforço por causa dessa suspensão atual. Vamos ter que seguir sem refazer esse protocolo pra não arriscar. E redobrar os cuidados, que já são há nível psicotico aqui em casa…
Mas eu fico aqui morrendo de ansiedade pq eu já tive um cachorro com essa doença é foi um pesadelo o tratamento.
Eles precisam urgentemente rever essas dosagens recomendadas pra cães de porte miniatura. Tudo é recomendado pra cães de zero a 10kg! Gente isso não faz sentido nenhum!!! Botar a mesma dosagem de um cão de 2,5kg e um cão de 10kg!
Isso que é importante: reconhecer a condição do animal e trabalhar em cima disso. Por garantia eu sempre peso o animal antes da vacinação pra já saber as doses do que usar em caso de reação. É o ideal.
A informação que tive foi que a suspensão não se deveu a reações, mas a uma baixa quantidade do reagente principal nos lotes produzidos em 2022 e 2023, ou seja, a vacina não teria efetividade.
Toda informação é bem vinda.
Seria muito legal também alguns videos abordando farmacologia, farmacocinética, farmacodinâmica... porque não se ve muito esse conteudo para vets aqui no youtube
Farmacologia é bem mais aprofundada e conheço alguns canais que são especializados. Acabo que estudo por eles. Um deles é o NAVE, de anestesiologia, mas vou providenciar mais material sobre farmacologia sim!
Estou nas doses de reforço do Thour. Nunca teve reação.
Vacina é saúde! Obrigado por registrar aqui!
PS: não faça o reforço dessa vacina especificamente até a fabricante voltar a autorizar, ok?
Vácinei em janeiro de 2023. Não de reação.
Maravilha!
Minha Lhasa de 3 anos teve reação a um mês, sendo que ela já fez o primeiro protocolo e a vacina de dois anos, ou seja ela já havia tomado 4 vacinas sem nenhuma reação
As reações são imprevisíveis. Normalmente acontecem após o primeiro contato, onde o organismo identifica aquela substância como estranha e, no próximo contato, ele reage. Isso pode acontecer a qualquer momento ao longo da vida, assim como existem seres humanos que desenvolvem alergias ao longo da vida.
@@vetdescomplica Ao longo da vida?!
Meu cachorro tem Leishmoniose e já faz uso da Leishtec a 3 anos e em nenhum fez teve reação, na verdade eu acho que é a vacina que está mantendo ele vivo até agora, com a notícia da suspensão da vacina me deixou muitoo preocupada, pois sem o reforço anual da vacina não sei o que vou fazer 😢. Talvez agora o meu cachorro, sem a vacina da Leishtec terá poucos anos de vida😢.
Desculpe, mas tem alguma coisa estranha nessa história. Pelo que entendi (tanto deste vídeo qt do meu veterinário) a vacina só aplica em animais que NÃO estão doentes. Tanto q tem que fazer um exame pra atestar isso antes de iniciar o ciclo vacinal.
Estou perdendo alguma coisa? Entendi errado?
Existem outros fatores para manter seu cão bem, como alimentação, cuidados e limpeza do ambiente, por exemplo. Vacina nenhuma tem a capacidade de suporte de vida, apesar de melhorar essa condição.
Podemos usar a vacina como tratamento também, como forma de mostrar ao organismo o patógeno e ele conseguir se preparar mais especificamente para aquele agente específico. É genial, na verdade.
também estou passando por isso; tenho uma cachorra com Leish e essa vacina tem feito parte do tratamento dela há 3 anos! ela nunca teve efeito colateral, muito pelo contrário, com ela, a carga do virus estagnou e ela leva uma vida normal; agora eu não sei o que fazer...
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
uhul =D