Spirit House / Casa Cordoba / Emilio Ambasz

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 29 май 2024
  • Spirit House / Casa Cordoba / Emilio Ambasz
    Link Model : sumakeredu.gumroad.com/l/Spir...
    Link ENSCAPE : sumakeredu.gumroad.com/l/Spir...
    Link Enscape Asset : sumakeredu.gumroad.com/l/ENSC...
    Link Gumroad : sumakeredu.gumroad.com
    Clássicos da Arquitetura: Casa Cordoba / Emilio Ambasz
    Curadoria de ArchDaily
    HABITAÇÃO COLETIVA

    CHILE
    Arquitetos: Emilio Ambasz Emilio Ambasz; Emilio Ambasz Emilio Ambasz
    Ano:
    1975
    Fotografias:Michele Alassio
    Situada em um promontório com vistas para um lago, a casa aparece como um hierático muito poderoso, somente após a última curva da estrada. Anteriormente uma proeminência sem árvores, o entorno da casa foi preenchido com oliveiras.
    Guardar no Meu ArchDaily© Michele Alassio
    Duas paredes altas, brancas, de estuque áspero, encontram-se em um ângulo reto, e criam uma envoltória para a casa e definem sua entrada. A partir desta entrada, degraus, de cada vez maiores largura, como um auditório, direcionam para um pátio quadrado ao ar livre no qual a casa se abre. As paredes externas da borda são orientadas ao Norte, para que sua varanda seja sombreada, e a luz que entra na casa seja moderada pela reflexão da luz solar nos lados internos das paredes. A orientação das paredes abriga a casa dos ventos vindos do norte.
    Guardar no Meu ArchDaily© Michele Alassio
    A casa está centrada em torno do pátio quadrado, no qual todas as salas se abrem, seguindo a tradição árabe-andaluz. Este pátio quadrado formal é uma extensão ao ar livre dos espaços de estar, uma vez que paredes de vidro afastam-se para permitir a livre circulação a partir do exterior ao interior. Uma galeria coberta é orientada para estar sempre sombreada, definindo os dois outros lados do pátio, e servindo como a transição entre a casa e o pátio.
    Guardar no Meu ArchDaily© Michele Alassio
    O interior da casa consiste, simplesmente, de um grande espaço contínuo, definido em um lado por longas paredes sinuosas, com diferentes áreas definidas por cavidades suaves escavadas no chão e ecoadas no teto acima. As paredes perimetrais são lavados pela luz difusa suave descendente das claraboias. Todas as necessidades práticas e serviços (cozinha, banheiros, depósito, etc.) são satisfeitas por volumes inseridos ao lado da sala de estar. As áreas de descanso e de dormir estão nas alcovas quiescentes fechadas dentro das paredes laterais. O segundo pátio curvilíneo informal garante a ventilação cruzada e permite um acesso mais direto e informal ao exterior.
    Guardar no Meu ArchDaily© Michele Alassio
    A varanda - outra reminiscência da arquitetura andaluza e um exemplo notável do artesanato regional, composto por mais de 3.000 peças - fornece uma visão do lago e da paisagem circundante. O conjunto da casa e sua sacada, embora não por intenção consciente, recorda as sempre presentes torres de observação da Andaluzia (Atalaya), usadas para observar os movimentos de tropas mouras e piratas. Para subir à varanda, duas escadas metálicas em balanço são fornecidas, projetadas de forma que uma convida a subir, e a outra favorece a descida. A água, correndo para baixo, cria uma grande quantidade de som no fundo da escada e na fonte central semi-circular que a coleta. Enquanto o visitante sobe para a varanda, onde a água se origina, o som se torna mais silencioso até que parece tornar-se um silêncio líquido.
    Guardar no Meu ArchDaily© Michele Alassio
    A casa foi construída aberta, e em seguida a terra foi coletada contra suas paredes para criar um acostamento de terra, envolvente, isolando a casa. A técnica construtiva, como praticada por construtores locais, é de concreto e tijolos: piso de concreto e placas de parede descansando em leitos de areia; um forro de fibra de vidro, selado nas junções, é enrolado inteiramente em torno das superfícies enterradas. Paredes duplas e colunas delgadas apoiam uma cobertura abobadada de concreto em vários lugares para ajudar a definir áreas de estar.
    Guardar no Meu ArchDaily© Michele Alassio
    Para manter a casa fresca no clima quente e seco do sul da Espanha, ela possui o isolamento térmico da terra na cobertura. Além do conforto térmico, ela integra o telhado à vegetação circundante.

Комментарии •