Documentário do Centenário de Corumbaíba Goiás

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 сен 2024
  • (STUDIO NÁVIO LEÃO 64 3411 2833 / 64 9607-2600)
    Corumbaíba é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2010, é de 8.181 habitantes.
    Situado no Sudeste de Goiás, o município de Corumbaíba é banhado pelos rios Corumbá, Paranaíba e Veríssimo. A região foi desbravada por bandeirantes paulistas, no fim do Século XIX. A parte que hoje compreende o município era uma fazenda denominada Arrependidos, pertencente à família do paulista Francisco das Neves e outros. A atual sede era um ponto forçado da passagem de viajantes que, vindo de São Paulo e outros pontos do país, demandavam a capital de Goiás. Naquela época, mais ou menos em 1884, a sede da fazenda contava com um aglomerado de casas que recebeu o nome de Arraial Novo dos Paulistas. Pertencia ao município de Catalão.
    Em 1885, Manoel Francisco das Neves e a família Ferreira de Cubas, também condômina da Fazenda Arrependidos, doaram à Igreja Católica uma gleba de terras de 200 alqueires em honra ao Senhor Bom Jesus da Cana Verde, erguendo-se uma capelinha e posteriormente foi instalada a sede do Arraial Novo dos Paulistas. A partir de então, começou a desenvolver o povoado com a colaboração de negros, espanhóis e brasileiros, sendo a maioria composta de criadores e fazendeiros.
    Pela lei estadual n° 266, de 12 de julho de 1905, foi o povoado elevado à categoria de vila, com o nome de Vila Xavier de Almeida, sendo instalada em 12 de fevereiro de 1906. Pela lei n°351, de 20 de julho de 1909, sua denominação foi mudada para Corumbaíba.
    Em 1911, na divisão administrativa, o município era composto dos distritos de Corumbaíba e Nova Aurora.
    Pela lei n° 399, de 28 de maio de 1912, é elevado à categoria de cidade.
    Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município compõe-se apenas do distrito-sede e na referente a 1936, figura com mais o distrito de Areião. Pelo decreto-lei estadual n° 1233, de 31 de outubro de 1938, foi extinto o distrito de Areião. Pelo decreto nº 4147, de 19 de dezembro de 1933, criou-se a comarca de Corumbaíba, sendo instalada em 17 de janeiro de 1934.
    Sete vereadores em exercício compunham o legislativo municipal, sendo prefeito o Sr. Manoel Antonio do Amaral.
    Lenda - Conta-se que, na área do município, coberta por densa mata virgem, havia uma loba branca, que foi batizada pelo nome de Galga, que uivava freqüentemente. Quem tivesse a sorte de ver o animal seria muito feliz. Manoel Francisco das Neves, grande fazendeiro da região, teria visto a loba, e, agradecendo pela sorte, mandou erguer uma capela em louvor a Bom Jesus da Cana Verde, em torno da qual surgiu o núcleo de habitantes.
    Localização - O município está situado no sudeste do Estado de Goiás.
    Suas terras são banhadas pelos rios Paranaíba e Corumbá. Paranaíba que corre de leste para oeste e Corumbá, do norte para o sul, além do rio Veríssimo e de inúmeros ribeirões e córregos. Na divisa do município com o de Buriti Alegre, o rio Piracanjuba verte suas águas no Corumbá. Os limites do município são os seguintes: ao norte, com os municípios de Ipameri e Caldas Novas; ao sul, com os municípios de Araguari e Tupaciguara ambos do estado de Minas Gerais; a leste, Nova Aurora e Cumari; e a oeste, Marzagão e Buriti Alegre.
    As coordenadas geográficas da sede do município são: 18° 08 de latitude sul e 48° 33 de latitude W.Gr.
    Altitude - A cidade de Corumbaíba esta situada a 650 metros de altitude e grande parte do município não ultrapassa altura superior a 800 metros.
    Área - A área do município é de 1884 quilômetros quadrados, representando 0,55% da superfície geral do estado de Goiás.
    Acidentes Geográficos - Os principais acidentes geográficos do município são: serra da Patrona e morro Mangaba.
    Recursos Hidricos - Dentre os rios, citam-se o Paranaíba, o Corumbá e o Veríssimo, além de inúmeros outros afluentes destes. Salienta-se que o rio Piracanjuba, na divisa do município com Buriti Alegre, faz barra com o rio Corumbá. O município possui ainda inumeros corregos, ribeirões, lagos e cacheiras.
    Riquezas Naturais - O município é rico em minérios, tais como: apatita, pedras coradas, diamantes, tintas, prata vermelha, calcário, ferro, cromo, magnésio, mica, rutilo, quartzo, ouro, piritas, bauxitas, terras fosfatadas, areia e argila em geral. Não há exploração desses minérios. As matas são ricas em madeiras de lei, tais como: jatobá, cedro, angico, aroeira, peroba, e outras. O Município destaca-se na produção de leite, e na agricultura desenvolve o plantio de arroz, milho e feijão e soja.
    Em Corumbaíba, os visitantes não podem deixar de conferir a Cadeia Pública (Casa de Câmara e Cadeia), tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, e também o Lago do Rio Paranaíba, a Ilha da Fantasia, o Rio Corumbá e as cachoeiras.

Комментарии • 6

  • @danilorocha8265
    @danilorocha8265 3 года назад +1

    Muito bom documentário, gostaria que todas cidades centenárias goianas tivessem um resumo tão completo de sua história.

  • @LuizAlberto-zl2sc
    @LuizAlberto-zl2sc 2 месяца назад

    Parabéns pelo excelente documentário sobre os 100 anos de Corumbaíba. Abraço Luiz e Graça ❤

  • @juciarasilvasantosjuciara6977
    @juciarasilvasantosjuciara6977 3 года назад

    Boa tarde amigo

  • @LuisAndreALima
    @LuisAndreALima  12 лет назад

    PRODUÇÃO - (STUDIO NÁVIO LEÃO 64 3411 2833 / 64 9607-2600)

  • @HAMZAABDULLAHISLAMISLAM
    @HAMZAABDULLAHISLAMISLAM 7 лет назад

    Bom lembra que eu fui o Roteirista desse documentário, Alhamidu Lillah.

  • @osvaldopereira9206
    @osvaldopereira9206 3 года назад

    NAO CONHEÇO MAS POR VER AS PESSOAS ESCRARECENDO TUDO INDICA QUE E UMA CIDADE MUITO BOA PRETENDO CONHECER ESSE PREFEITO POSSO TAR ENGANADO MAS ELE TEM TUDO PRA DAR O MELHOR PRA CIDADE SOU DE GOIANIA VILA PARAÍSO. OSVALDO PEREIRA