Para se inscrever no meu minicurso de piano (sem nenhum custo), basta acessar este link: www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/?YT&YT-ORG&Minicurso
A primeira música que aprendi foi Primavera de Vivaldi com você Felipe, no Mini Curso pra iniciantes e isso me deixou muito mais empolgada pra aprender.
meu prof. nem música passava. Ele me passava escalas. acordes maiores. menores. notas extensões. era um saco. mas quando ele começou a passar musicas eu já tinha um certo domínio técnico e o ouvido já funcionava com capacidade de distinguir o certo do errado e as mãos não travavam. fiquei satisfeito.
Felipe, quero agradecer pela sua iniciativa de esclarecer e ensinar sobre as técnicas desse instrumento tão lindo. Isso tem sido de uma importância imensa pra mim e, com certeza, para muitos que desejam tocar com mais qualidade. Parabéns e muito obrigada!
É verdade, percebemos que tem alunos que conseguem ver beleza numa simples lição de um método fácil, o que é muito bom, outros acham maçante e não querem estudar.
Boa tarde!! Iniciando os vídeos...espero muito poder aproveitar suas dicas.. Sou inicianteeee,faço aula à oito meses, tenho muita dificuldade com a mão esquerda...mas vamos lá..quero e vou aprender.. Obrigada pelo carinho dos vídeos!!!
Ana Claudia Suas aulas são de grande sabedoria me proporciona á visão musical na pratica que antes, não tinha, estudo a 4 anos sem ajuda de professor leio as partituras mais na pratica é muito dificil, toco teclado, assistindo os seu videos me motivei a compra um piano digital, as teclas do piano são pesadas muito diferente do teclado o som é lindo, os meus dedos estão mais agio, a tecnica do tocar teclado e orgão eletronico é muito diferente do piano, pois predendo dominar os treis instrumentos o que voce me diz?
Olá, Felipe! Talvez fosse interessante indicar este vídeo em suas novas postagens. Acredito que tem muita gente que não sabe disso. Alguns que já tocam; outros que ainda não. Refiro-me à importância da técnica clássica para a música popular. Muitos músicos, sequer, sabem posicionar a mão no teclado! Eu, por exemplo, só soube disso, após te perguntar isso por e-mail. Hoje eu quero tocar na igreja, mas, não, de qualquer maneira. Quero aprender o clássico para aperfeiçoar o popular.
Oi, Felipe. Achei graça na minha discrepância quando você falou em começar com repertório simples, porque eu comecei hoje com Seufzer Tränen Kummer Not de Bach, e toquei todo o primeiro sistema com as duas mãos. Claro, não tenho fluência ainda, mas para quem nunca tocou um piano, eu achei razoável. Pelo menos eu não saí correndo. rs rs rs...
É possível aprender de vários jeitos, mas não é possível fugir de estudar ora um repertório mais sintético, ora mais analítico. Existem coisas que você só aprende se praticá-las muito conscientemente e outras que é melhor fazer sem entender muito. Todos os meus treinamentos atuais trabalham com um repertório mais sintético, mas, por exemplo, para o material sobre partituras, a linha de estudo é analítica.
Muito bom o vídeo. Estou acompanhando seu canal, sempre tive paixão por piano, mas nunca tive incentivo familiar na música e nem condição financeira para tal. Agora depois de adulto, comprei um piano digital, mas fiquei muito perdido com tanto conteúdo variado pela internet, cada um começa de uma forma, métodos de ensinos distintos e acabei praticamente encostando o instrumento. Levando em conta que não tenho condição de pagar aulas particulares para o que seria, a princípio, apenas um hobbie. Mas eu gosto muito de compor e tenho um desejo de me tornar um compositor de trilhas sonoras e jingles, etc, e até músicas populares mesmo (eu componho e tenho ideias o tempo todo, mas a falta de domínio do instrumento me limita a passar o que está na minha cabeça para a prática), e acho que o piano é o instrumento mais completo para tal. Por fim, o que me impede de, eventualmente, ingressar em uma faculdade é que não tenho conhecimento prévio do instrumento e de teoria musica Gostaria de saber quais são suas dicas para um iniciante, que já sabe o básico, estudar por conta própria, saber a hora de avançar no conteúdo, quais fontes buscar e como organizar os estudos. Obrigado desde já.
+rafaelsantosx Não acho que consigo responder tudo o que você precisa em um único vídeo, mas vou gravar algo para falar do papel da faculdade. Percebo que isso atormenta muitos alunos.
Poxa cara to gostando muito do seu video a alguns anos pensava exatamente isso se eu toco musica popular pra que estudar piano classico mais vi que a tecnica do piano classico ajuda e vai me ajudar muito!!!! parabens tens algum material de sugestao como exercicios e pecas pra piano pra nivel intermediario???
Grande Felipe !! Toco piano a 6 meses ja fui seleccionado para tocar no colegio moro na fronteira uruguai brasil e toquei no uruguay um bolero "El Dia que me quieras" no meu primeiro exame tocarei Odeon de Ernesto Nazareth tenho capacidade e vou conceguir, tem alguma dica para eu tocar odeon obg desde ja !
Oi Felipe estou começando através do seu mini curso. Queria exercitar escalas, mas não descobri onde encontrar. Vc pode dar sugestões de escalas . Muito obrigada
Felipe, boa tarde! Estou te conectando pela primeira vez mais antes de assistir qualquer dos seus vídeos informo; tenho um teclado já conheço os acordes maiores e menores preciso muito praticar. Mais o que quero te dizer é que se eu pegar uma partitura simples com a mão direita devagar já sai alguma coisa, minha dificuldade é usar a mão esquerda quando estou tocando com a direita. Acho que nunca vou conciliar as duas mãos nas teclas.
Ola, Felipe, primeiramente muito obrigada pelo seu minicurso, ainda estou no começo, não sei nada, mas estou tentando repetir o que você ensinou. Estou com dificuldades de saber a altura certa para sentar ( o meu piano é digital). No momento, a minha dificuldade é fazer aquele movimento correto dos dedos todos posicionados sobre as notas. Eu sinto que quando eu toco, muitas vezes, o meu instinto é deixar os outros dedos meio pra cima. Gostaria também de saber se é correto tentar tirar alguma música de ouvido, isso porque depois daquele primeiro exercicio da sinfonia de Beethoven, eu tentei descobrir pelos sons a continuação. Tirei também algumas infantis como Cai cai Balao e Boi Boi Boi. Abraços.
Murici, fico muito feliz que esteja gostando do minicurso. Se preocupe apenas em articular bastante os dedos. Toque com firmeza, "agarrando" cada nota até o fundo. Isso já vai te ajudar tecnicamente muito mais do que se preocupar tanto com a posição deles. Tirar músicas de ouvido é algo muito bom! Continue sem medo nenhum. Um abraço!
olá Felipe. Gosto de suas orientações, está sendo a mim de grande vália. A questão é como faço para flexionar as mãos, torna las menos rígidas, pois minhas mãos ficam rígidas, tensas e doem. Como tirar essas regidas. Grato
+Marcos Cesar Oliveira Escolha peças que sejam simples e toque devagar, tomando muita consciência dos dedos. Se você pensar em correr ou querer seguir o andamento normal de uma peça, nunca vai corrigir o problema. Mantenha-se no básico e lentamente. O mais lento que por necessário para controlar os dedos.
Felipe, o que vc acha das apostilas do Mario Mascarenhas? Pouca gente sabe, mas quem colaborou e, muito, para as partituras dos livros dele foi a pianista Belmira Cardoso. Você acha bom aprender os primeiros anos por elas?
O livro "Curso de Piano" é um bom começo. Ele facilita você olhar e tocar simultaneamente e se deparar com os problemas reais de um pianista logo no início. Porém a pessoa também se apega aos números dos dedilhados e não à notação escrita. É bom usá-lo com alguns outros métodos.
Olá Felipe, suas dicas são ótimas!Motivam a gente!Como gostaria de ter um professor tão entendido como você, você oferece algumas aulas do teu curso, mas você oferece algum tipo de curso a distância em que o aluno possa gravar os exercícios para você conferir, pois o que me desanima dos cursos pela net é que o professor não está vendo o aluno a tocar!
Boa noite, Felipe. É comum sentir um pequeno desconforto na base do polegar e no antebraço na continuação do 5° dedo na direção do cotovelo? O que fazer para não sentir ter desconforto? Ele passa com a continuação? Lembrando que não chega ser dor de verdade...eu paro ou continuo os estudos???? Acompanho sempre todos os seus videos. Abraço!
Isso é falta de postura correta! Aula presencial com professor para tocar do jeito certo é fundamental, pois sem um pianista experiente para supervisionar e corrigir, pode levar à lesões nos tendões, problemas de coluna e etc.
obrigado pela resposta. dois pontos me preocupam, 1. se a execução de algum exercício estiver errada, como corrigir? 2. como acompanhar a evolução do aluno? se a acrescido já está adequada e podemos avançar para a próxima lição. enfim, apenas preocupação com esses aspectos. agradeço sua atenção e em breve começo o curso.
+Elton Luis Elton, por favor, envie uma mensagem por e-mail, por aqui eu perco o histórico das mensagens e alimento uma confusão enorme de mensagens sem ligação uma com a outra.
BOA NOITE FELIPE , EU SOU REINALDO GALVÃO. ESTOU COM UMA DÚVIDA, O ESTUDO DE MUSICA ERODITA,MUSICA CLASSICA, QUEM ESTUDA ESSA FORMA , TEM CONDIÇÃO DE ACOMPANHAR ALGUEM CANTANDO, OU TEM QUE FAZER OUTRO TIPO DE ESTUDO, OBRIGADO
parabéns pelo trabalho. estou decidido a comprar o curso. porém, tentos reservas quanto a efetividade de um curso a distância. você se incomoda de tecer algumas palavras sobre o aprendizado? se de fato eh possível aprender dessa forma? muito obrigado e mais uma vez parabéns.
+Elton Luis Não me incomodo, mas seria improdutivo tentar responder uma pergunta tão ampla por aqui. Diga exatamente qual é a sua objeção. Pode ser que no futuro eu publique algo sobre isso, provavelmente no blog, onde esse tipo de assunto se encaixa melhor. Sem sombra de dúvida a preferência última para o aprendizado mais eficaz é a aula presencial com um bom professor particular. Agora, na perspectiva que o meu trabalho tem a pretensão de chegar na internet, que é a formação de um pianista amador (resumindo: "não-profissional"), um professor que sabe o que está fazendo, com domínio dos problemas próprios do ensino do piano, é perfeitamente possível. Nem sequer a questão disciplinar é diferente de frequentar aulas particulares, já que o aluno precisa estudar fora do tempo de aula do mesmo jeito.
comocei tocar ano passado, e espero passar ano q vem na faculdade, eu peguei um reperto pesadissimo de começo, tem uma peça do mandelsoson com maos tocando ate formulas de compasso diferente, e as vzs percebo q os unicos 2 prof de piano q ja tive, nunca se importaram com escalaas, exercicios tecnicos, stacatos e etc, como acontecia no violino, tudo EH PEÇA PEÇA PEÇA PEÇA PEÇA ... ta tenso : (
alguns dizem q piano eh assim msm, eu ainda to no microkosmo e ainda nao entendi como funciona a leitura a primeira vista, como vc faz felipe ? eu acho q vou acabar fazendo licenciatura msm
a ultima pergunta e acho q mais facil de responder heheheh :) tem um trinado numa peça de bach, q eh um pouco longo, e pra dificultar tem q ser leve,e eu com essa minha mao de pedreiro kkkkk, mas enfim eu nao consigo acelerar ele mais de 100 bpm e 100 ja fica bem esquisitao acentuando algumas partes, eu escolhi a peça pq achei q fica alternando entre dois dedos era facil mas parece q eh mt mais dificil q fazer uma escala kkkkkk
Bom dia! Parabéns pelos vídeos. Pergunta: as escolas oferecem cursos de piano erudito e de piano popular, inclusive com "métodos" diferentes. Isso confere? Qual a diferença?
A diferença entre os estudos dos dois repertórios? O erudito parte da leitura de partituras, enquanto o popular geralmente parte do acompanhamento. Não existe um tipo de repertório correto a se seguir, o que existe são professores que sabem ou não o que estão fazendo.
Olá Felipe,me escrevi no seu canal ,tenho um sonho de aprender tocar piano, mais não dar para fazer aula,pois tenho pouco tempo,faço faculdade, preciso da sua ajuda.
Quando eu era criança, meu prof tinha uma banda e queria me ensinar as músicas que ele tocava nela, e eu simplesmente odiava! Desisti dele kkk eu era uma criança que gostava de música erudita
Para se inscrever no meu minicurso de piano (sem nenhum custo), basta acessar este link: www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/?YT&YT-ORG&Minicurso
A primeira música que aprendi foi Primavera de Vivaldi com você Felipe, no Mini Curso pra iniciantes e isso me deixou muito mais empolgada pra aprender.
valeu felipe, quero ser um pianista é meu sonho desde criança, a pesar de ter 37 anos, vejo que nunca é tarde para aprender!
reinaldo galvão galvão idem
reinaldo galvão galvão Siga o seu sonho!
Conseguiu aprender Reinaldo?
Como você tá tocando Reinaldo?
meu prof. nem música passava. Ele me passava escalas. acordes maiores. menores. notas extensões. era um saco. mas quando ele começou a passar musicas eu já tinha um certo domínio técnico e o ouvido já funcionava com capacidade de distinguir o certo do errado e as mãos não travavam. fiquei satisfeito.
Pois é, isso também funciona, mas não precisa ser assim...
Amo suas aulas
Eu nem tocava nada já to conseguindo tocar algumas musicas
Sem dúvida um grande homem das artes que sabe ensinar, mesmo EaD!
Legal.
Suas aulas são muito boas. Parabéns, "Rodrigo".
É por isso que sempre repito meu nome no começo dos vídeos... hahaha
Bruno, o nome dele é Felipe Scagliusi. O Grande!
Felipe, quero agradecer pela sua iniciativa de esclarecer e ensinar sobre as técnicas desse instrumento tão lindo. Isso tem sido de uma importância imensa pra mim e, com certeza, para muitos que desejam tocar com mais qualidade. Parabéns e muito obrigada!
Obrigado eu, Regina!!
Parabéns pela iniciativa. Irei assistir aos 30 vídeos e me cadastrarei para receber o minicurso. Forte abraço!
Gostei ensinando por frases foi legal.
Você poderia compartilhar o título de algumas músicas de qualidade para iniciantes? Seu canal é ótimo! Obrigada desde já :)
gostei muito dos videos, colaborou com minha aprendizagem, muito obrigada!
+Stela Roldao Bom saber, Stela! Abraço.
É verdade, percebemos que tem alunos que conseguem ver beleza numa simples lição de um método fácil, o que é muito bom, outros acham maçante e não querem estudar.
Monta uma playlist por favor
Suas aulas são muito interessantes! Muito obrigado!
Obrigado, Jomar!
Muito Bom Gostei.
Boa tarde!!
Iniciando os vídeos...espero muito poder aproveitar suas dicas.. Sou inicianteeee,faço aula à oito meses, tenho muita dificuldade com a mão esquerda...mas vamos lá..quero e vou aprender..
Obrigada pelo carinho dos vídeos!!!
+suzel possebom Eu que agradeço a mensagem, Suzel! Espero mesmo poder ajudar...
Ana Claudia
Suas aulas são de grande sabedoria me proporciona á visão musical na pratica que antes, não tinha, estudo a 4 anos sem ajuda de professor leio as partituras mais na pratica é muito dificil, toco teclado, assistindo os seu videos me motivei a compra um piano digital, as teclas do piano são pesadas muito diferente do teclado o som é lindo, os meus dedos estão mais agio, a tecnica do tocar teclado e orgão eletronico é muito diferente do piano, pois predendo dominar os treis instrumentos o que voce me diz?
Dedique-se em um instrumento, sem ficar variando o seu foco de aprendizado. Senão você não aprenderá nenhum dos três.
Olá, Felipe! Talvez fosse interessante indicar este vídeo em suas novas postagens. Acredito que tem muita gente que não sabe disso. Alguns que já tocam; outros que ainda não. Refiro-me à importância da técnica clássica para a música popular. Muitos músicos, sequer, sabem posicionar a mão no teclado! Eu, por exemplo, só soube disso, após te perguntar isso por e-mail. Hoje eu quero tocar na igreja, mas, não, de qualquer maneira. Quero aprender o clássico para aperfeiçoar o popular.
Oi, Felipe. Achei graça na minha discrepância quando você falou em começar com repertório simples, porque eu comecei hoje com Seufzer Tränen Kummer Not de Bach, e toquei todo o primeiro sistema com as duas mãos. Claro, não tenho fluência ainda, mas para quem nunca tocou um piano, eu achei razoável. Pelo menos eu não saí correndo. rs rs rs...
É possível aprender de vários jeitos, mas não é possível fugir de estudar ora um repertório mais sintético, ora mais analítico. Existem coisas que você só aprende se praticá-las muito conscientemente e outras que é melhor fazer sem entender muito. Todos os meus treinamentos atuais trabalham com um repertório mais sintético, mas, por exemplo, para o material sobre partituras, a linha de estudo é analítica.
Felipe Scagliusi Obrigada, Felipe. Aos poucos estou assistindo todos os teus vídeos. ☺
Muito bom o vídeo. Estou acompanhando seu canal, sempre tive paixão por piano, mas nunca tive incentivo familiar na música e nem condição financeira para tal. Agora depois de adulto, comprei um piano digital, mas fiquei muito perdido com tanto conteúdo variado pela internet, cada um começa de uma forma, métodos de ensinos distintos e acabei praticamente encostando o instrumento. Levando em conta que não tenho condição de pagar aulas particulares para o que seria, a princípio, apenas um hobbie. Mas eu gosto muito de compor e tenho um desejo de me tornar um compositor de trilhas sonoras e jingles, etc, e até músicas populares mesmo (eu componho e tenho ideias o tempo todo, mas a falta de domínio do instrumento me limita a passar o que está na minha cabeça para a prática), e acho que o piano é o instrumento mais completo para tal. Por fim, o que me impede de, eventualmente, ingressar em uma faculdade é que não tenho conhecimento prévio do instrumento e de teoria musica Gostaria de saber quais são suas dicas para um iniciante, que já sabe o básico, estudar por conta própria, saber a hora de avançar no conteúdo, quais fontes buscar e como organizar os estudos. Obrigado desde já.
+rafaelsantosx Não acho que consigo responder tudo o que você precisa em um único vídeo, mas vou gravar algo para falar do papel da faculdade. Percebo que isso atormenta muitos alunos.
Ótimo vídeo
Obrigado nota 1000
To aprendendo a 4 meses, comecei com sonata ao luar 3 movimento, ta osso, sinto com se tivesse 10 anos tocando 😂
Poxa cara to gostando muito do seu video a alguns anos pensava exatamente isso se eu toco musica popular pra que estudar piano classico mais vi que a tecnica do piano classico ajuda e vai me ajudar muito!!!! parabens tens algum material de sugestao como exercicios e pecas pra piano pra nivel intermediario???
+Sandro Cesar Clemente Estou preparando material para outros níveis, Sandro. Em breve, apresentarei as novidades.
Grande Felipe !! Toco piano a 6 meses ja fui seleccionado para tocar no colegio moro na fronteira uruguai brasil e toquei no uruguay um bolero "El Dia que me quieras" no meu primeiro exame tocarei Odeon de Ernesto Nazareth tenho capacidade e vou conceguir, tem alguma dica para eu tocar odeon obg desde ja !
muito bom!!! ok
Obrigado, Johannes.
Oi Felipe estou começando através do seu mini curso. Queria exercitar escalas, mas não descobri onde encontrar. Vc pode dar sugestões de escalas . Muito obrigada
Oi, Luiza. Já gravei vídeos sobre escalas. Dê uma pesquisada aqui no canal.
Felipe, boa tarde! Estou te conectando pela primeira vez mais antes de assistir qualquer dos seus vídeos informo; tenho um teclado já conheço os acordes maiores e menores preciso muito praticar. Mais o que quero te dizer é que se eu pegar uma partitura simples com a mão direita devagar já sai alguma coisa, minha dificuldade é usar a mão esquerda quando estou tocando com a direita. Acho que nunca vou conciliar as duas mãos nas teclas.
ok
Ola, Felipe, primeiramente muito obrigada pelo seu minicurso, ainda estou no começo, não sei nada, mas estou tentando repetir o que você ensinou. Estou com dificuldades de saber a altura certa para sentar ( o meu piano é digital). No momento, a minha dificuldade é fazer aquele movimento correto dos dedos todos posicionados sobre as notas. Eu sinto que quando eu toco, muitas vezes, o meu instinto é deixar os outros dedos meio pra cima. Gostaria também de saber se é correto tentar tirar alguma música de ouvido, isso porque depois daquele primeiro exercicio da sinfonia de Beethoven, eu tentei descobrir pelos sons a continuação. Tirei também algumas infantis como Cai cai Balao e Boi Boi Boi. Abraços.
Murici, fico muito feliz que esteja gostando do minicurso. Se preocupe apenas em articular bastante os dedos. Toque com firmeza, "agarrando" cada nota até o fundo. Isso já vai te ajudar tecnicamente muito mais do que se preocupar tanto com a posição deles. Tirar músicas de ouvido é algo muito bom! Continue sem medo nenhum. Um abraço!
Músicas Clássicas!!!!
olá Felipe.
Gosto de suas orientações, está sendo a mim de grande vália.
A questão é como faço para flexionar as mãos, torna las menos rígidas, pois minhas mãos ficam rígidas, tensas e doem. Como tirar essas regidas.
Grato
+Marcos Cesar Oliveira Escolha peças que sejam simples e toque devagar, tomando muita consciência dos dedos. Se você pensar em correr ou querer seguir o andamento normal de uma peça, nunca vai corrigir o problema. Mantenha-se no básico e lentamente. O mais lento que por necessário para controlar os dedos.
Tem criar playlist dos vídeos no canal, professor. Fica mais fácil de assistir em sequência. Abraço
Tem nada.
@@FelipeScagliusi De fato não tem, mas seria bacana. Abraço.
Felipe, o que vc acha das apostilas do Mario Mascarenhas? Pouca gente sabe, mas quem colaborou e, muito, para as partituras dos livros dele foi a pianista Belmira Cardoso. Você acha bom aprender os primeiros anos por elas?
O livro "Curso de Piano" é um bom começo. Ele facilita você olhar e tocar simultaneamente e se deparar com os problemas reais de um pianista logo no início. Porém a pessoa também se apega aos números dos dedilhados e não à notação escrita. É bom usá-lo com alguns outros métodos.
@@FelipeScagliusi Comecei com meu piano é divertido 1 e 2 e agora estou nele. Muito obrigada, seu conteúdo tem ajudado demais.
Felipe qual e a musica que voce toca na transiçao entre as exlicaçoes?
Esta: ruclips.net/video/4uCsQh77CME/видео.html
Olá Felipe, suas dicas são ótimas!Motivam a gente!Como gostaria de ter um professor tão entendido como você, você oferece algumas aulas do teu curso, mas você oferece algum tipo de curso a distância em que o aluno possa gravar os exercícios para você conferir, pois o que me desanima dos cursos pela net é que o professor não está vendo o aluno a tocar!
Ge, em todos os treinamentos que ofereço, os alunos me enviam vídeos executando alguma coisa do material. A coisa não é na cega pro aluno, não.
Então no caso, há um acompanhamento para ver se está no caminho certo, não é só pagar, ver os vídeos e se virar sozinha?
Curso para primeira fase, para iniciante, quanto tempo dura?
Aulas presenciais você dá em São Paulo?
Entre em contato por e-mail, por favor. Aqui não é o lugar adequado pra se tratar dessas coisas.
Boa noite, Felipe. É comum sentir um pequeno desconforto na base do polegar e no antebraço na continuação do 5° dedo na direção do cotovelo? O que fazer para não sentir ter desconforto? Ele passa com a continuação? Lembrando que não chega ser dor de verdade...eu paro ou continuo os estudos???? Acompanho sempre todos os seus videos. Abraço!
Isso é falta de postura correta! Aula presencial com professor para tocar do jeito certo é fundamental, pois sem um pianista experiente para supervisionar e corrigir, pode levar à lesões nos tendões, problemas de coluna e etc.
Eu não tenho piano 😭😭😭😭😭
obrigado pela resposta. dois pontos me preocupam, 1. se a execução de algum exercício estiver errada, como corrigir? 2. como acompanhar a evolução do aluno? se a acrescido já está adequada e podemos avançar para a próxima lição. enfim, apenas preocupação com esses aspectos. agradeço sua atenção e em breve começo o curso.
corrigindo um trecho... se a execução do exercício já está adequada e podemos prosseguir para a próxima lição.
+Elton Luis Elton, por favor, envie uma mensagem por e-mail, por aqui eu perco o histórico das mensagens e alimento uma confusão enorme de mensagens sem ligação uma com a outra.
BOA NOITE FELIPE , EU SOU REINALDO GALVÃO. ESTOU COM UMA DÚVIDA, O ESTUDO DE MUSICA ERODITA,MUSICA CLASSICA, QUEM ESTUDA ESSA FORMA , TEM CONDIÇÃO DE ACOMPANHAR ALGUEM CANTANDO, OU TEM QUE FAZER OUTRO TIPO DE ESTUDO, OBRIGADO
Oi Felipe! Não recebi o minicurso de piano :s Tentei duas vezes e não recebi nada! Pode ajudar-me?
parabéns pelo trabalho. estou decidido a comprar o curso. porém, tentos reservas quanto a efetividade de um curso a distância. você se incomoda de tecer algumas palavras sobre o aprendizado? se de fato eh possível aprender dessa forma? muito obrigado e mais uma vez parabéns.
+Elton Luis Não me incomodo, mas seria improdutivo tentar responder uma pergunta tão ampla por aqui. Diga exatamente qual é a sua objeção. Pode ser que no futuro eu publique algo sobre isso, provavelmente no blog, onde esse tipo de assunto se encaixa melhor.
Sem sombra de dúvida a preferência última para o aprendizado mais eficaz é a aula presencial com um bom professor particular. Agora, na perspectiva que o meu trabalho tem a pretensão de chegar na internet, que é a formação de um pianista amador (resumindo: "não-profissional"), um professor que sabe o que está fazendo, com domínio dos problemas próprios do ensino do piano, é perfeitamente possível. Nem sequer a questão disciplinar é diferente de frequentar aulas particulares, já que o aluno precisa estudar fora do tempo de aula do mesmo jeito.
Onde vc leciona?
Só ensino pela internet.
comocei tocar ano passado, e espero passar ano q vem na faculdade, eu peguei um reperto pesadissimo de começo, tem uma peça do mandelsoson com maos tocando ate formulas de compasso diferente, e as vzs percebo q os unicos 2 prof de piano q ja tive, nunca se importaram com escalaas, exercicios tecnicos, stacatos e etc, como acontecia no violino, tudo EH PEÇA PEÇA PEÇA PEÇA PEÇA ... ta tenso : (
Vixe, aí fica difícil.
alguns dizem q piano eh assim msm, eu ainda to no microkosmo e ainda nao entendi como funciona a leitura a primeira vista, como vc faz felipe ? eu acho q vou acabar fazendo licenciatura msm
a ultima pergunta e acho q mais facil de responder heheheh :) tem um trinado numa peça de bach, q eh um pouco longo, e pra dificultar tem q ser leve,e eu com essa minha mao de pedreiro kkkkk, mas enfim eu nao consigo acelerar ele mais de 100 bpm e 100 ja fica bem esquisitao acentuando algumas partes, eu escolhi a peça pq achei q fica alternando entre dois dedos era facil mas parece q eh mt mais dificil q fazer uma escala kkkkkk
Bom dia! Parabéns pelos vídeos. Pergunta: as escolas oferecem cursos de piano erudito e de piano popular, inclusive com "métodos" diferentes. Isso confere? Qual a diferença?
A diferença entre os estudos dos dois repertórios? O erudito parte da leitura de partituras, enquanto o popular geralmente parte do acompanhamento. Não existe um tipo de repertório correto a se seguir, o que existe são professores que sabem ou não o que estão fazendo.
Olá Felipe,me escrevi no seu canal ,tenho um sonho de aprender tocar piano, mais não dar para fazer aula,pois tenho pouco tempo,faço faculdade, preciso da sua ajuda.
Existe aquela técnica avassaladora pros altamente ocupados: 20 minutos por dia!
vc tem curso online de teclado?
Visite o meu site: www.aprendendopiano.com.br
Quando eu era criança, meu prof tinha uma banda e queria me ensinar as músicas que ele tocava nela, e eu simplesmente odiava! Desisti dele kkk eu era uma criança que gostava de música erudita
Eita, baita azar! Mas agora dá pra correr atrás do prejuízo.
mas qual é o repertório? Você não informou....
Não informei porque não existe um repertório genérico. Tem sempre de ver a situação do estudante.