Exato, o plot do varys no quinto livro é um retcon e não encaixa com a motivação dele no primeiro livro. Martin teve a ideia da criação do aegon só depois de criar a lore dos blackfire, oq já dá um spoiler doq vai vir no sexto livro em relação a esse personagem
Quando li a dança dos dragões senti que o Griff era apanas mais uma aposta de Illyrio Varys. Talvez ele queiram apanas guardar o Griff pra usar como carta na manga. Visto que ele é o oposto da Dany e do Viserys, que já eram bem conhecidos.
Poderia não existir ESSE Aegon, mas a ideia de um blackfire ameaçando o triunfo da Dany com auxilio do Ilírio e do Varys já existe desde a fúria dos reis, quando ocorre a profecia sobre o dragão do pantomimeiro.
Acredito que o plano era que a Daenerys fosse a coisa que eles pretendiam usar para enfraquecer westeros. Antes da interferência do mindinho, não havia guerra dos cinco reis. Agora imagina a festa que ele fez quando descobriu que os ovos de dragão eclodiram
E faz total sentido, já que os dragões estavam extintos há mais de século. Seria como imaginar o retorno dos dodôs no nosso mundo. (Saudade de tudo o que não vivi com meus dodôs de estimação 😢)
Achei interessante o comentário que falou que o Illyrio deu os ovos como um financiamento pra Dany... ele não esperava que eles eclodissem, só deu como um presente chique de casamento e forma de ela conseguir dinheiro caso tivesse problemas.
Acho que ele estava ostentando para os outros comerciantes. lembra que ela estava recebendo muitos presentes. Como o Ilírio que organizou o casamento ele tinha que dar o melhor presente.
Ao meu ver o fato do Illyrio ter casado a Daenerys com o Drogo era a forma de ''matar 2 coelhos com uma cajadada só'' sendo a melhor forma de tirar a Daenerys e o Viserys do caminho. O Illyrio por viver em pentos conhecia muito bem o povo Dothraki para saber que o Drogo nunca atravessaria o Mar Estreito até pq a ''água que os cavalos não bebem'' é um grande tabu para os Dothraki e a conversa de um grande exército para conquistar Westero era balela para aquietar o Viserys e ele concordar com o casamento. Isso tiraria de cena os 2 e depois do casamento a Daenerys supostamente nunca iria conseguir sair disso, como o Thiago mesmo disse ela poderia morrer por diversas razões e mesmo que sobrevivesse e acontecesse algo com o Drogo ela iria ser enviada para o Dosh Khaleen. Devido o Illyrio ter hospedado os 2 por 1 ano fez com que obviamente ele percebesse que o Viserys era doido de pedra e foi só fazer 2+2 para ver que colocar junto o ego do Viserys, uma promessa de exercito para a conquita que ele desejou a vida toda e um povo agressivo e visceral como os Dothraki iria em algum momento dar errado (e no fim deu pq o Viserys é uma anta). Tudo isso para ele ter o caminho livre de Targaryens legítimos e sobrar apenas ''Aegon o último Targaryen'' sendo ele quem fosse nínguem iria questionar . E ele teria uma gama de jovens ladys para casar e ganhar apoio local sem nenhum impedimento ou competição. Sobre o ponto de vender ou não os ovos eu acredito pessoalmente que o Illyrio nem precisava desse dinheiro para comprar Imaculados e foi realmente só o que pareceu um presente representativo para o casamento. Ele tinha o Jovem Aegon na manga há anos mas ele precisava de alguns fatores para poder concluir o plano como a maioridade do menino para não necessitar de regência, a barra limpa do Viserys e da Daenerys e com as mãos limpas para facilitar o plano dele até pq se ele assassinasse eles antes Westeros não estaria enfraquecido e o Robert sempre esteve distraído com os 2 o suficiente para que o Illyrio e o Varys criassem o Aegon e planejassem com calma e sem chamar atenção. Mas a coisa toda desandou quando os dragões nasceram mas o Illyrio realinhou seus planos e tentou casar o Jovem Aegon com a Daenerys pq apesar de ela ter dragões o Illyrio ainda possuia aquela imagem de menina perdida e manipulável que residiu na casa dele e não contava com ela pegando seus navios e indo embora para as cidades escravagistas e fazendo tudo oque fez e ele novamente realinhou os seus planos e tentou de novo casar o menino Aegon com ela como última tentativa de por as mãos nos dragões e ele não contava com o intrometimento do Tyrion mas eu quero ver qual vai ser a mudança de planos dele dessa vez nos Ventos de Inverno.
Seu comentário foi uma epifania pra mim que sempre tentei entender porque raios o varys dava informações da Dany pro Robert (inclusive Jorah estava lá pra matar ela no primeiro livro, mas tanto Jorah se arrependeu quanto o varys mais à frente deixou claro que apoiava o casamento do aegon e Dany. Agora fico pensando o quanto era óbvio que Varys e Illyrio queriam se livrar dos irmãos targaryen mas quando a Dany reapareceu com os dragões, o pensamento de ambos mudou.
Acredito que essa é a resposta que faz mais sentido para mim. Pode até ser que o GRRM não tenha pensado no Jovem Griff desde o início, mas, pelo menos, acredito que essa explicação liga os pontos e não deixa buracos.
@@isaacmatos297 cara a página eu nao me recordo, mas Jorah estava com os dothrakhs pra espionar a Daenerys pro Varys, que passava as informações pro Robert. "Querer matar ela" não, mas tava lá pra ajudar no serviço. Por isso ele sabia do vinho envenenado e depois Barristan lá pro terceiro livro dedura ele pra Daenerys
O erro do plano deles é que não tem erros, ponto final. Assim como o mindinho eles estão trabalhando em várias frentes, se adaptam seus planos e melhoram suas forças
Não é assim que funciona,uma das regras das Crônicas é que nada é 100%,nem mesmo a morte,a qualquer segundo eles podem morrer se darem de frente com a pessoa errada que não pode ser convencida por nenhum meio.
@@lucasrodrigues-gv9dw Tywin Lannister é bem fácil na realidade de se safar,basta babar o ovo dele e fingir se inofensivo.o Roose Bolton e o Euron Greyjoy dos livros fazem o Tywin parecer gatinho manso.
@@lucasrodrigues-gv9dw de fato, pode ocorrer mortes repentinas nas crônicas, porém 99% das mortes ocorrem por erros da própria pessoa e poderiam ser precavidos. Tawir morreu por tratar mal seu filho e por não ter um guarda real na porta ( ou um mero cavaleiro), o jovem lobo por causa do casamento yolo, need por causa de sua confiança, vucerys por maltratar a irmã e porta uma arma em um local inadequado. As duas grandes excessos foram o lorde do Vale e mão do rei barantron e o irmão de tarwi, que estavam meio distantes de sua influência
Chegando agora para um tema que sempre despertou a minha curiosidade, pois sempre achei esse possível plano do Varys e do Illyrium muito confuso, desde o livro.
Nesse ponto, eu prefiro a "resolução" da série, em não ter colocado o Jovem Griff. Sei que podem ter pessoas que gostam, mas acho o arco da Catelyn ter "ressuscitado" bem caído pois tira um pouco o peso da morte dela, e o Jovem Griff, um suposto filho do Rhaegar que sobreviveu, é um arco que mais complica a história do que ajuda. Não é atoa que o tio Martin está demorando a escrever o livro... Kkkkk
@@ronielysoares8818 O da Cat ainda acho interessante pq sem isso a irmandade é só um bando de mlk que existe. Não que isso seja impossível, mas narrativamente eles não teriam propósito e a saga da cat tem potencial de encerrar bem o arco da Arya. Mas a saga do jovem Griff também acho meio um erro pq para mim parece que único propósito dele é servir de escada para a Dany, sendo que parecer ser só pq sim. Pensa aqui, o mais provável é que Griff derrote Cersei e depois sirva de obstáculo para a Dany, mas dava para fazer um arco quase igual, só deixando a Cersei e os Lanister como obstáculo final ao trono de ferro. Os livros se tornaram muito complexos, para encerrar tudo em 2 livros vai ser complicado, acho que coisas vão ficar corridas e espero que seja só isso e que a "saga principal" os outros, seja tratada com mais respeito
não lembro de quem eu ouvi dizer, acho que foi a mikannn, mas toda a história dos blackfyre (e eu realmente acho que o aegon seja um blackfyre) foi pensado depois do primeiro ou segundo livro, e por isso tem esses furos no plano do lord sereia (varys)
Eu gosto do Jovem Griff, mas também acho que a forma como o Illyrio ajudou a Dany no início se configura como plot hole. O dono G.R.R ama demais as plot Blackfyre e se empolgou, não sei como ele vai contornar essas questões e talvez a explicação acabe sendo " o varys e o illyrio são misteriosos e estavam apostando em vários cavalos " mas não sei
Não tem plot hole nenhum. O plano era casar a Daenerys com o Drogo pra dar um exército dothraki ao Viserys e tocar barbaramente o terror em Westeros antes do real candidato deles poder aparecer como salvador. Pode até ser que no começo não havia a ideia do Jovem Griff "ser" o Aegon ou contexto dos Blackfyre desenvolvido, mas o plano deles claramente é esse e tá lá com todas as letras. Quando a Daenerys tira 3 dragões da manga e fica importante aí é que eles começam a querer trazer ela pro plano, mas até ali ela era moeda de troca pra ter os dothraki e nada mais.
É bem provável q ele tenha realmente só incluído o plot do Griff posteriormente, mas acho q tá longe de ser um furo. Um plano ambicioso como tomar os 7 reinos não pode ser um all-in. Faz total sentido estrategista terem dois ou mais planos acontecendo simultaneamente, e fortalecer ambos o máximo que puderem. Os planos com o jovem Griff estavam saindo perfeitamente como esperado, e o dos órfãos totalmente fora de controle, faz sentido enviar mais recursos pra esse.
20:40 Faz todo sentido Ilírio enviar Sor Barristan Selmy para Daenerys, considerando que ela estava estagnada em Meereen e enfrentando adversários de todos os lados. Sor Barristan é um guerreiro habilidoso e um general indispensável naquela situação. Uma vez mais, Varys e Ilírio demonstram sua genialidade.
Acho que ele só enviou Selmy pra levá-la de volta e casar ela com Aegon. Se Barristan tivesse falado a verdade desde o início ela não teria ido até a Baía dos Escravos.
Mas Barristan encontra ela ainda em Qarth e com a missão de levar Daenerys de volta para Lys. Mas a conselho do Jorah ela vai para Astapor. Barristan vai a contra gosto com eles, mas n tem escolha se não segui-la e tentar convencê-la a voltar.
Ilyrio vivendo com o Viserys e sabendo que ele é louco podia tentar usar a narrativa de um rei louco contra um príncipe bom, como foi com o Aerys e o Rhaegar pq ia fzr o lado do FAegon ficar melhor e comparar ele diretamente com o seu suposto pai, além de depois casar com q Daenerys como se resgatasse ela. Sq sobre os ovos e o Khal drogo eu n sei
O que faz mais sentido é que eles criaram Dany. Visetis e Aegon como um modo de ter várias opções. Como Viserys se mostrou um merda e o jovem Aegon muito mais maleável, resolveram se livrar dele e da Dany por meio do casamento com o Drogo e botar todas as fichas no Aegon. Porém com a reviravolta dos Dragões e da Dany se tornando uma liderança poderosa, voltaram a incluir ela nos planos, enviaram o Barristan, Belwas, etc. Mas a ideia era focar no Aegon e não na Dany e Viserys. E discordo que o Martin só tenha pensado no Griff ao escrever o festim. Ele colocou a profecia sobre o Dragão do Pantomimeiro e referèncias sobre a companhia dourada desde os primeiros 2 livros. Com certeza ja havia planejado introduzir um blackfire na história. Até ppde ser que não exatamente da forma como aconteceu, mas não é como se o cerne da ideia tenha surgido somente em 2004.
Eles não resolveram se livrar dos irmãos Targaryens,o objetivo era levar o exército de Drogo pra Westeros, tanto que Ilirio avisa o Mormond que vão matar Viserys e Daenerys.
Acho precipitado considerar um erro enquanto faltam dois livros que podem responder, de alguma maneira inesperada por nós, essas questões. Não que ele não possa errar kk mas vejo como um arco muito em aberto que so no proximo livro poderemos entender melhor, ja que foi introduzido tardiamente. Talvez a introducao tardia seja um erro, mas talvez seja algo completamente intencional visando algo que so será esclarecido adiante, etc. Ótimo vídeo! Edit: por exemplo, talvez o Aegon até tenha sido inventado no meio da história mesmo, mas não imagino que o Martin enfiaria ele desnecessariamente e comprometeria a história já construída sem pensar em como articular de modo que fizesse sentido, pelo menos nesses pontos principais que se tornam pontas muito soltas se ele não tiver algo a ser mostrado futuramente.
Parabéns pelo vídeo Thiago!! Não sei se é o objetivo do canal, mas gostaria de ver você gravando um vídeo sobre suas impressões dos 2 trailers de House Of The Dragon, e o que você espera da série. Novamente parabéns pelo trabalho!!
21:43 => Então Thiagão, eu não acho que o Martin resolveu criar o fAegon no livro "O Festim dos Corvos" de 2005 porque ele já fala em dragões falsos e dragões pantomineiros desde do livro "A Fúria dos Reis" de 1998 no penúltimo capítulo da Daenerys... Ele já tinha algum plano sobre um possível Targaryen farsante desde 1998, mesmo que provavelmente ainda não tivesse uma noção clara de como faria esse plot... Ainda assim, concordo contigo que é muito provável que ele não pensou nisso desde o primeiro livro "A Guerra dos Tronos" de 1996 e provavelmente nessa época ele pretendia que Illyrio Mopatis e Varys fossem aliados dos Targaryens mesmo... De qualque forma, excelente vídeo, como sempre...
Acredito que o Jovem Griff é um outro investimento de Varys e Illyrio, tendo em vista que Viserys era um cara muito cruel e limitado, e Danny ainda não tinha " despertado ", mas também acredito que Martin só queria nos fazer pensar mais sobre essas questões de legitimidade e dividir um pouco o foco dos leitores nesse sentido, já que o Jovem Griff é uma figura que passa muita e nenhuma legitimidade, mas que tu tende a simpatizar.
Um dos meus personagens favoritos sem POV é o Jovem Griff (e a turma dele), mas realmente ficam algumas pontas soltas. Acho que faz sentido, como alguns disseram, que não vale a pena eles investirem só em uma frente, até pq Essos é deveras perigoso. Com relação ao ovos, penso que se tratam apenas de um bom presente de casamento, nada mais além disso. O que mais me pega é realmente o casamento da Daenerys com o Drogo, mas até isso dá pra explicar pensando que a ideia era deixar o Aegon livre pra firmar algum acordo por casamento (já que a Aryane estava prometida para o Vyseris e eles pareciam já ter identificado que o príncipe era uma cópia do pai).
O apoio do Illyrio e do Varys ao jovem Griffin também pode ser para legitimar mais ainda a Dany, fazendo emergir como um Targaryen e desmascarando a "origem blackfyre" já que ele tem a companhia dourada a seu dispor. Juntando o caos do pós guerra, com o surgimento de um possível filho do Rhaegar e a vinda da Dany com os dragões provando que ela é uma verdadeira Targaryen. (resumo: o jovem griffin pode ser apenas uma forma de não dar brecha para ilegítimar a Dany, se é que isso é possível). *muito bom a ambientação(as chuvas de castamere) do seus vídeos Thiago parabéns.
Já pararam pra pensar que o Stannis contratou a companhia dourada, porém a mesma está com o Joven Griff. Teria alguma possibilidade do Joven Griff ir ao norte ajudar o Stannis liderando a companhia dourada?
Uma teoria possível: o Varys diz sobre o plano no primeiro livro quando conta a charada do "quem tem o poder", pra indicar q o poder está em quem as pessoas acreditam q está. No caso, o jovem Griffy pode ser ou não targerian, mas isso no final não importa. O importante é q as pessoas acreditem q ele é o herdeiro legítimo do trono e por isso tem direito de governar. Acho q o plano sempre foi colocar esse garoto no governo (e possivelmente é um bastardo targeryan), mas o esconderam a sete chaves pra poder lapidar ele de acordo com seus ideias sem levantar suspeitas. Acho q ambos nunca acreditaram q os targeryan eram os legítimos herdeiros do trono, então não tinham pq ajudar o Viserys e a Dany. A ideia do Ilirioe de manter eles vivos provavelmente fosse pra desviar as atenções da corte pra essas duas crianças e tbm pra manter os rumores em Westeros q ainda existiam herdeiros targeryan vivos (mantendo sempre no imaginário popular uma insurgência dessa casa ao poder novamente). Daí foram adaptando o plano deles de acordo com as circunstâncias. É possível q o Ilirio tenha se aproveitado da sua posição pra poder consultar videntes (q são muito comuns em Essos) pra poder saber quanto tempo as crianças targeryan iriam sobreviver, e nessa, ele deve ter descoberto algo como q um dragão de 3 cabeças nasceria de uma Kaleesi, e os dotrhaky invadiram Westeros. Pro Ilirio, isso significaria q se ele casasse a Dany com o Kal mais forte dos Dothraky, acabaria q as crianças iriam conseguir fazer (de alguma forma) convencer o Kal a atacar Westeros. Os ovos foram meio q uma ferramenta pra fazer isso acontecer (lembrando q os ovos poderiam ter sido dados pro Viserys, q era pra ser o legítimo rei. Se foram dados pra Dany, deve ter sido por um motivo muito mais forte do q um presente de casamento. Possivelmente, por conta de uma profecia). Mas, msm com isso, eles não queriam os dois no poder, na verdade. Eles queriam msm era q as crianças buscassem invadir Westeros em um momento em q o reino estivesse uma loucura. Queriam q plebeus e nobres estivessem descontentes com o governo (e isso conseguiram), pra q então, de repente, viessem os descendentes targeryan atravessando o mar estreito com um exército. O q eles queriam msm era q as crianças se matassem na guerra e q isso fortalecesse a ideia de q os targeryan eram a única solução pro reino. Daí, com todas as forças divididas e em frangalhos, viria o verdadeiro salvador, q seria o filho legítimo do príncipe q todos amavam, e a historinha toda. Com o apoio da companhia dourada, o jovem Griffy conquistaria o poder, e o John Conintom diria pra ele como isso só foi possível graças ao Varys e Ilirio. E final feliz! Só q, tudo mudou quando a Dany conseguiu chocar os ovos e conquistar cidades. Pq ela virou uma ameaça real, podendo conquistar Westeros msm. Daí, os planos tiveram q ser ajustados
Talvez George R.R. Martin tenha planejado usar Viserys como uma peça descartável desde o início. Varys e Ilyrio podem ter pensado em enviar Viserys para Westeros com os Dothrakis não para reconquistar o trono, mas para criar caos, usando sua personalidade difícil para desestabilizar as coisas. Isso abriria caminho para o Jovem Griff, que poderia surgir como um herói, além de ter uma pretensão melhor ao trono. O presente para Daenerys pode ter sido uma forma de garantir seu casamento com Drogo, mas, se os Targaryen fossem derrotados, Ilyrio e Varys poderiam tentar recuperar ou roubar os ovos de dragão a qualquer momento. No entanto, os planos saíram do controle quando Viserys e Drogo morreram.Acredito que o Jovem Griff sempre foi o plano principal deles. Só depois, com o nascimento dos dragões, eles podem ter visto vantagem em casar ele com Daenerys. É interessante lembrar que Ilyrio e Varys foram muito mais cuidadosos com o Jovem Griff do que com Viserys e Daenerys. Se o plano fosse realmente o mesmo para todos, eles não teriam entregado Viserys e Daenerys aos Dothrakis. Para mim, o objetivo deles sempre foi usar Daenerys e, principalmente, Viserys, mas, como sempre, Ilyrio e Varys se adaptam aos acontecimentos.
Começa a introduzir o cavaleiro dos sete reinos no canal. Queria que falasse sobre teorias da Rohanne Webber mas acho que o público ficaria perdido pois é mt nichado
Cara, na minha opinião: os filhos conhecidos da casa targaryan são extremamente visados. Logo aproximar o herdeiro deles,o faria cair no radar da casa Barateon. Já o casamento da Dani me parece uma forma de livrar Pentos de um saque e ainda adquirir um possível aliado entre os mais fortes "cavaleiros" (no sentido de cavalaria) de todo mundo. Sobre ele não existir eu discordo, aliás, se não a profecia do dragão de pantomineiro não faria sentido. Como um comerciante e um investidor, o Ilyrio só não quis investir todos os recursos em uma única cesta. Ainda mais depois de conhecer o Rei mendigo.
Acredito que os caminhos do plano tenham mudado com as variáreis, mas desde o início o objetivo era colocar o Aegon no trono. Inicialmente Viserys e Daenerys chegariam como barbaros devastando ainda mais o reino depois de todo o caos da guerra dos cinco reis e depois o Aegon chegaria como o real herdeiro do trono para derrota-los, se casas com alguma casa que estivesse com mais poder depois da guerra e ser o "rei perfeito". Mas com a morte do Viserys e o nascimento dos dragões os planos mudaram (afinal, dragões) e agora eles pretendiam casar o Aegon com a Daenerys para ai sim voltar com os "Targaryen" a westeros com toda a gloria da casa. Em ambas essas situações eles só não contavam que a Daenerys seria tão obstinada em se tornar Rainha.
Concordo, sempre pensei dessa forma. Que o plano original fosse o Viserys/Daenerys chegarem em Westeros com um exército de "barbáros", achando que eles já contabilizavam a morte do Viserys, por ele ser um merda, e o jovem Griff derrotar eles, usando um exército westerosi (por mais que a Golden Company seja formada por descendentes de westerosis). Mas a Dany chocar os ovos mudou todo o plano. O envio do Sor Selmy para a Daenerys foi pra ter alguém de confiança junto a ela, porém, foi de improviso, devido a mudança de cenário. Assim como tudo que se seguiu a partir da morte do Khal Drogo e do nascimento dos Dragões
@@mei8019 Os ovos pra literalmente todo mundo eram só presentes caros. Até pra os dotraki era normal as cidades livres darem presentes caros pra evitar saques.
De certa forma eu acho que você mesmo preencheu as lacunas que apontou, vamos la 1: A guerra dos 5 reis foi um evento muito mais ligado as movimentações e ambições do mindinho que do Varys e Illyrio, naturalmente quando o plano foi traçado originalmente nao tinha como ambos saberem a bagunça que estaria em westeros e nem quando 2: dessa forma eles precisavam de dois pontos: 1) uma baderna/2) um heroi A baderna seria feita justamente pelo Viserys, ele chegaria em westeros com um exército de bárbaros iria fazer uma bagunça nunca antes vista, mas pela sua arrogancia, burrice e tudo mais estava fadado a fracassar e caso conseguisse vencer estaria incrivelmente fragilizado tanto de forma belica quanto aos olhos dos lordes e do povo por ter feito uma carnificina e nesse momento teriamos o salvador Aegon VI chegando e limpando a bagunça (e talvez tomar Daenerys apos isso) Literalmente eles precisavam criar uma doença e dar a cura pra ela 3) Os ovos sao simplesmente presentes absurdamente caros, Illyrio nao imaginou nada demais com eles Porem posteriormente a Daenerys eclodir e se consolidar como uma força belica tudo mudou 4) Após daenerys despertar como uma potência latente/Viserys morrer e a guerra dos 5 reis explodiu em westeros a dupla nao precisava mais criar a doença, ela ja estava la agora era so preciso montar uma força grande o suficiente pra tomar Westeros entao o casamento de Aegon e Danerys se tornou a melhor opção Conclusão: basicamente Daenerys no plano original seria so carne para atrair o melhor exército bárbaro possível para Viserys fazer a maior confusão possível para Griff corrigir Porem indo contra todas as prospectivas possíveis ela se tornou "khal" despertou dragoes e iniciou uma campanha militar para ganhar recursos SOZINHA que se tornaram maiores que os recursos que o jovem griff possuía, os planos de atualizaram se mandou selmy para acompanhar a mesma ate pq corria o risco dele desmascarar griff E agora se junta os dois poderes para tomar Westeros ja fragilizada Nao sei se martin pensou nisso depois mas eu vejo que faz sentido a dinâmica do planejamento dos personagens os planos nao são imutáveis e nem lineares pq a vida nao é assim como teve várias variantes nao calculadas eles foram adaptando o plano ate a versao atual dele E provavelmente isso ainda tem chance de mudar mais com talves mudando a perspectiva e talvez pequeno griffo sendo o chamariz e Daenerys a salvadora
Sim, acho que ninguem botava fé que ovos petrificados chocassem ja que ninguem conseguiu fazer isso desde a queda de Valiria provavelmente. Pq nem mesmo os Targaryen chovam ovos petrificados, acontecia de ovos "normais" chocarem e nascer normalmente. Os que tentaram chocar ovos petrificados falharam miseravelmente.
Vamos fazer um Macarrão ao Molho Madeira: Ingredientes: 250g de macarrão de sua preferência 1/2 xícara de molho madeira 2 colheres de sopa de ketchup 1 colher de chá de colorau 1 cebola pequena picada 2 dentes de alho picados Sal e pimenta a gosto Azeite de oliva Instruções: Cozinhe o macarrão em água fervente com sal de acordo com as instruções da embalagem até ficar al dente. Escorra e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados. Adicione o molho madeira, o ketchup e o colorau na frigideira. Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo para apurar os sabores. Acrescente o macarrão cozido à frigideira com o molho e misture tudo delicadamente para que o macarrão absorva o molho. Cozinhe por mais alguns minutos em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até o macarrão estar bem envolvido no molho e aquecido por completo. Sirva o Macarrão ao Molho Madeira com um pouco de queijo ralado por cima, se desejar, e aproveite! Espero que goste da receita!
Infelizmente acho muito provável que o George R. R. Martin tenha errado nessa parte nos livros, vendo este vídeo a gente percebe situações que são bastante contraditórias mesmo. Gosto bastante do arco do Jovem Griff e também me dá esperança que por isso o final dos livros pode ser bem diferente do da série, e acho muito interessante a existência do arco dele na história, mas esses erros do plano desses dois realmente me faz pensar que no meio da escrita da história o Martin colocou esse personagem e agora tá difícil de meio que justificar as ações do Varys e do Ilyrio. Praticamente um dos "nós" da história das Crônicas de Gelo e Fogo.
Acredito que o objetivo foi exatamente deixar Danny e Viserys em evidência, sendo foco dos inimigos e afins enquanto levavam o jovem Griff comendo pelas beiradas e na surdina. Mas depois dos ovos eclodiram e das conquistas da Danny ficaria difícil voltar atrás já que ela saberia e foi mais inteligente continuar a estar nas graças dela doque começar a apoiar diretamente outro pretenso Targaryen
É claro que essas inconsistências são apenas furos narrativos, que existem porque o Martin não tinha planejado um Jovem Griff desde o início. Mas usar os ovos pra comprar um exército de imaculados seria um péssimo plano também, visto que ninguém veria com bons olhos um rei com um exército de escravos. A explicação pra mim que cobre isso é que Ilyrio tem muito mais dinheiro do que valem os ovos, ele não precisava deles pra comprar exércitos pro Aegon e deu pra Dany porque não via utilidade pra eles (apesar que seria o presente perfeito pro rei "Targaryen" que eles apoiam de verdade. Enfim, eu acho que esses furos só vão ser ignorados mesmo.
Achei toda a sua analise interessantíssima, mas embora eu também acredite que o Aegon foi algo criado meio que de "última hora", não acho que os pontos apresentados sejam furos. Eu acredito que de início, o plano de Varys e do Illyrio era de fazer o Viserys atacar Westeros com um exercito de Dothrakis e no processo torna-lo um "novo Rei Louco", apenas para o Aegon chegar com a companhia dourada como um alguém que iria contra o Viserys e dessa forma ganhar o apoio dos nobres. Deve-se lembrar também que o Illyrio é um homem extremamente rico, e embora os ovos de dragões fossem muito valiosos, vende-los em troca de imaculados não seria uma necessidade para ele. E mesmo que eles tivessem um valor simbólico, no estado em que eles se encontravam eram "apenas" pedras e como citado no vídeo, inúmeras pessoas já tiveram posse deles, e nem por isso se tornaram reis. Eles serem entregues a Daenerys foi apenas agrado do Illyrio. É somente após a Daenerys conseguir choca-los que o Illyrio percebe o tamanho da cagada que fez e pede para que ela volte para Pentos, muito possivelmente para casa-la com o Aegon e ter os dragões dela ao seu lado. É por isso que ele manda o Barristan Selmy atrás dela, pois ele não sabia que ela iria mudar de caminho e ir para a Baía dos Escravos. Para mim, é isso o que torna as conspirações dos livros tão interessantes, pois algo sempre dá errado e os personagens precisam refazer os seus planos, como foi o caso do Doran, do Tywin e como eu também acredito que ocorreu com o Varys. E mais uma vez lembrando que essa é apenas minha interpretação, e eu posso muito bem estar equivocado em um ou mais aspectos.
eu acho que pode ter ocorrido uma mudança de planos dos iliyrio e do varys ou eles terem uma perspectiva de ter uma opção extra caso a daenerys morresse, já q casar ela com um dotraki era bem arriscado. O jovem griffi seria um plano para um possível casamento ou um plano secundário caso tudo desandasse lá com o kal drogo.
o dragão de pantomimeiro é citado no primeiro livro? porque o jovem Griff pode ser interpretado como o dragão de pantomimeiro isso poderia ser uma pista da intenção inicial do Martin para essa parte da historia.
Olha, concordo com o ponto do Martin não ter planejado o Griff/Aegon desde o começo. MAS, a inserção dele é tudo menos irrelevante, confusa e deslocada, visto que o nome do 5 livro é A Dança dos Dragões e um dos principais nomes da 1ª Dança é justamente o Aegon, que não deixou descendência. Os planos do Ilyrio e Varys são instaurar a confusão e o caos em Westeros, dar ovos e se livrar de 2 herdeiros Targaryen só mostra que a Teoria Blackfyre não é bem uma teoria (vale lembrar que tudo isso é teoria). Eles não contavam com os ovos chocando. Acho que o que menos importa nessa saga toda é o final do Trono de Ferro, nisso remo contra e acho que o nome mais condizente é o Aegon Blackfyre. E não acho que ele seja um dos problemas do Martin, ele diz que tem Fogo e Sangue 2 pronto e não entrega por falar muito dos Blackfyre e dar spoilers da série principal, ao menos foi o que li. Nisso também contamos com Dunk e Eeg, que também vai entregar muito nos 3 ou 4 contos finais agora que todos sabem que Eeg é Aegon, e que tem que sair nos próximos anos. Na minha visão o que está atrasando é o perfeccionismo literário de querer entregar algo que feche teorias sem desmentir as outras, e o tal personagem que ele matou antes da hora.
Tem uma teoria que fala que o Jovem Griff é na verdade filho do Ilírio com alguma descendente Blackfyre. Inclusive a espada que ele pede pro Septão entregar pro Jovem Griff seria a espada Blackfyre.
10:12 Concordo que Illyrio deu os ovos de dragão como uma fonte de financiamento para Daenerys, cruzando os calazares pelo mar. Sem contar, que os ovos, seriam a sementinha da ganância. Se Drogo não cruzasse o mar pela Daenerys, cruzaria por ganância. E porque não deu nada para o Aegon? Porque para ele não existe necessidade de financiamento!
acho que o Illyrio nem sonhava que os ovos de dragão eclodiriam, acho que eles esperavam que o casamento da Daenerys falharia de alguma forma, nao sei.
as vezes o Ilyrio só mudou de lado no meio de todo o jogo. ou joga nas duas frentes. essa ideia de que tudo de “bom” deveria ter ido para o Aegon não beneficiaria o Illyrio de forma alguma, afinal, se todas as fichas certas tivessem ido para o Aegon e mesmo assim ele perdesse, com que garantia ele poderia flipar para o lado da Daenerys?
Sinceramente parece que o Martin não revela os planos destes personagens para que se ele mudar de ideia n deixar furo de roteiro não faz sentido o Varys querer salvar o Ned e o Robert para evitar o caos e ao mesmo tempo matar o Kevan para criar o caos
Na vdd eles sabiam que o Griff é fake, eles só mantiveram ele com essa narrativa, para caso a Daenerys falhasse de alguma forma, ele é apenas um banco de reserva, tipo se esse Targarien morrer, têm esse outro aqui....
Aegon é Blackfire assim como varys,Dany não era nada além de uma moeda de troca para que ceu irmão ganhasse um exército,viseres invadiria westeros com uma armada selvagem e estrangeira(o filho do rei loco)tacando terror aí aegon(filho do príncipe perfeito)chegaria para salvar o dia com um exército de descendentes de westerosis(companhia dourada).
Tem um vídeo da autópsia da Mikannn que ela fala que o GRRM só criou os Blackfire quando estava escrevendo o terceiro livro, acho que por isso os irmãos foram mais beneficiados do que o FAegon, já que até a Tormenta ele nem existiria
Eu tenho uma teoria talvez eles queriam que a danerys e o viserys atacassem Westeros talvez em conjunto com o jovem grift e no meio do caminho e o viserys fosse de arrasta ou até que eles enfraquecessem mais Westeros. E o motivo talvez fosse de não deixar ele aparente pq como sabemos o Robert sabia mais ou menos sobre a danerys e visery e oque eles estavam fazendo mas não do jovem grift que podia chegar a qualquer momento e tomar o poder pq não teria nenhum perigo.
Acredito que o plano deles fosse fazer o Viserys invadir Westeros com os dothraki para que tudo ficasse um caos do que ja estaria, então o jovem Griff seria o "salvador", invadindo Westeros e derrotando Viserys. Porem os planos mudaram quando a Dany ganhou mais popularidade e foi conquistando mais terras.
Mais fácil só pensar que eles tinham dois planos paralelos para o caso de precisar de um plano B. Só que conforme o Plano B (Daeneris) cresceu, acharam melhor juntar os dois, mandando o Faegon pra casar com ela. Na prática, foi o Martin criando esse outro plano no meio dos livros, mas dentro da trama, acho uma desculpa mais convincente
o cavaleiro daria legitimidade ou tiraria totalmente, afinal ele conhecia a familia real. traços valerianos sao marcantes mas n são unicos, certamente a parte dornesa deve dar caracteristicas unicas p eagon verdadeiro
O que eu acho: 1 - Illyrio não queria derramar sangue Targuerian, aproveita para ter um plano "B", afastando Daenerys e Viserys; 2 - ao mesmo tempo em que fortalece os laços com os dothraki; 3 - não acreditando que voltariam tão cedo, muito menos que Daenerys teria tamanha importância presenteia com os ovos que valorizam ainda mais o "dote" de casamento ao mesmo tempo em que permite que os possíveis herdeiros dela ou do irmão possam ser reconhecidos e legitimados 4 - tudo isso sabendo que os dothraki tem seu próprio tempo e modo para cumprir uma promessa - no caso o exército para o Viserys 5 - Jamais imaginaram que estariam ajudando a criar a "Não Queimada"
Minha teoria pessoal é que: O Illyrio e o Varys investiram no Viserys e na Daenerys para poder criar um vilão tão maligno e caricato para o povo westerosi, que o Faegon surgiria como essa figura messiânica que salvaria Westeros desses invasores ilegítimos e seu exército de selvagens. Deixa eu desenvolver essa ideia Pensa só: Viserys invade Westeros com uma horda bárbara selvagem no período mais instável dos Sete Reinos, desgastando a aristocracia westerosi e seu poderio militar, e voltando todos do reino contra ele. Pra piorar, o Viserys se mostra uma vergonha como monarca, mergulhando o reino mais fundo na miséria e tirania. De repente, vindo junto da Companhia Dourada (que vale lembrar, é composta em sua maioria por westerosis exilados, ou seja, não soam tão "estrangeiros" para o povo) surge Aegon VI "Targaryen", um herdeiro perdido e salvador da patria, que derrota o enfraquecido Viserys (por já ter se desgastado com sua campanha militar) toma o trono e é aclamado como herói do reino, que salvou os pobres e inocentes westerosis desse invasor bárbaro e tirano. Pra mim é o plano perfeito
Eu concordo com a opinião de que o Jovem Griff foi algo que o Martin pensou mais tarde e não encaixou bem. Mas dentro do mundo eu gosto de imaginar que ele foi criado como um plano B que acabou se tornando mais convincente para o Illyrio e o Varys do que o plano A conforme as coisas foram saindo dos trilhos, com a morte do Viserys e a Dany foi passando mais e mais tempo na Baía dos Escravos, fugindo do controle dos dois enquanto o Jovem Griff estava seguindo certinho na rota traçada por eles.
Não pode ser apenas um plano B do Varys? Que ele possa ter varios planos e que na medida que o Plano da DAny foi dando errado ele levantado esse do Aegon como plano B?
Estou 6 meses atrasado para esse vídeo, mas, eu acho que a melhor explicação para o plano é que o Viserys é o Illyrio não podiam colocar todos os ovos na mesma cesta. Investir em duas facções diferentes fazem muito sentido pra um plano de longuíssimo prazo como esse, e com todas as incertezas que podem ter ao longo da vida desses pretendentes a rei. Quando chegasse a hora, eles poderiam avaliar qual seria a melhor opção: Juntar os dois, ou colocar um contra o outro. Obviamente o plano tem muitas falhas, mas acho que pode ter sido a melhor opção que eles pensaram lá. E claro que tem a versão chata, que é que como o Martin ainda não tinha o plot do Jovem Griff pensado ainda, esses tipos de "furos" iriam inevitavelmente acontecer.
Minhas teorias pra o que vai acontecer nos últimos dois livros: Daenerys eventualmente irá a Westeros depois de destruir os escravistas, com a ajuda das estratégias de Tyrion Lannister que também resolverá o mistério dos filhos da Harpia, ser Barristan morrerá, Dany só irá para Westeros nas últimas páginas, Victarion se unirá à ela Jon vai ressuscitar após Selyse queimar Shireen viva e ele vai ajudar o Stannis à liderar o exército na Guerra do Gelo. Ramsay, Mance Rayder, Mors Umber, Hosteen Frey, Stannis e Roose morrem, Rickon vira o rei do Norte Cersei destrói os pardais e mata Margaery com fogo-vivo, Robert Strong corta Lancel ao meio Lord Mace Tyrell morre na batalha de aço caindo de um penhasco que nem o pai. Aegon ganha a guerra Euron destrói a frota Redwyne e saqueia Oldtown, Garlan morre na batalha e Sam escapa com os escritos dos meistres Lady Stoneheart decide usar Jaime e Brienne para se infiltrar nas gêmeas e matar todos os Frey e Devan Lannister, ela mata Walder pessoalmente Aegon marcha até Porto Real e descobre que está com escamagris assim como Connington Varys incita a população de Porto Real contra Cersei e na invasão de Aegon eles ajudam o exército da Companhia Dourada e de Dorne na invasão, Cersei escapa com Qyburn e Robert Strong para Casterly Rock, Tommen é assassinado por Varys, Jon Connington enlouquece ao ouvir os sinos e queima parte de Porto Real morrendo no process, Aegon domina Porto Real Doran ao saber da vitória de Aegon, manda matar Myrcella Areo Hotah encontra Estrela Negra e eles lutam, ambos morrem Bran e as Crianças da Floresta são atacados pelos Outros, é revelado que Jojen já morreu. Hodor morre que nem na série. Bran e Meera são salvos por Mãos Frias que é revelado como o guarda da noite que se tornou o “Rei da Noite” Qyburn fala para uma Cersei enlutada sobre Euron Greyjoy e as pretensões do mesmo em relação a magia e dominação, ela decide mandar um carta a ele dizendo que Qyburn pode ajuda-lo em relação aos conhecimentos sombrios (inclusive mencionando a criação de ser Robert Strong) Mindinho irá orquestrar a morte de Harry para não perder Sansa, obtendo sucesso. Sansa começará a entender o jogo de mindinho o usando contra ele mesmo. No final Mindinho será exposto e executado por Yohn Royce, que o jogará da Porta da Lua Outras previsões que eu tenho. Cersei e Euron irão liderar os Outros através de Magia sombria, Qyburn será revelado como um profeta do Grande Outro (o que o levou a ser expulso da Cidadela), Segunda Dança dos Dragões, Aegon será exposto como um impostor por Dany e filho de Ilyrio (que orquestrou tudo para ter o controle do reino), Illyrio terá a morte de Varys na série enquanto Aegon fake terá a morte de Cersei da série, Varys, Doran, Arianne, Serpentes de Areia serão mortos nessa batalha, Arya eventualmente encontrará Lady Stoneheart e irá matar a zumbi em misericórdia a sua mãe e o resto da Irmandade Sem Bandeiras, o que também à fará abandonar sua lista de vingança após ver o monstro que a mãe se tornou, Davos faz com que Melisandre e Selyse sejam enforcadas pela morte de Shireen, Jon e e Dany se unem, no testamento de Robb Jon é legitimado Stark, Euron matará Victarion do mesmo jeito que o Rei da Noite matou Theon, Cersei mandará Robert Strong para matar Daenerys e Jon, Jorah e Verme Cinzento lutarão com ele, o elmo dele irá cair sendo revelada a cabeça de Robb Stark no corpo de Gregor Clegane, nada consegue matar Robert Strong, Jorah será mortalmente ferido e Verme Cinzento morto, Jon quase perde a batalha quando Rhaegal o salva, matando Robert queimado, o Norte será destruído pelos Outros, Euron e Cersei ficarão com aparências monstruosas devido a magia dos outros de Qyburn, Cersei ficará sombria semelhante à um fantasma ou demônio enquanto Euron terá tentáculos no lugar do rosto e dos braços. A batalha entre o exército de gelo de Euron e os dragões de fofo de Daenerys destroem a maior parte de Westeros, Porto Real é totalmente destruída. Dany é revelada como Azor Ahai, Euron e Daenerys morrem na batalha final, Cersei será morta por Jaime estrangulada e o mesmo morrerá logo em seguida, Qyburn é esfaqueado com a faca de aço valiriano por Arya, encerrando a profecia dos Outros, Jon será dado como morto, mas no final será revelado que ele sobreviveu e está vivendo como um selvagem no extremo Norte sendo agora chamado por outro nome. Os sobreviventes Tyrion, Missandei, Ellaria, Trystane, Sansa, Robin, Rickon se reunem e decidem mudar o sistema de Westeros tornando agora uma democracia eletiva.
Não sei o que vc bebeu, mas quero 2 kkkkk. Zueiras a parte, tem algumas partes que tem lógica tipo os fatos de nossa querida Cat, mas o principal, o arco dos outros vc tá viajando. Até acho possível Euron virar tipo um general dos outros, mas seria mais ele sendo um Boss Zumbi do que um controle. O ritual dele tem tudo para elouquecer ele mais ainda tem outros detalhes também que não tem lógica tipo Areo e Estrela negra morrerem sem motivo e Doran querer matar uma criança
@@Fabio-Mil-G a Daenerys tem que causar algum efeito. Não adianta tudo isso acontecer pra simplesmente alguém sentar no trono denovo e continuar o mesmo sistema ou os Targaryen simplesmente voltarem e voltar tudo como era antes.
Pra mim é mais fácil considerar que: 1: O jovem Griff seria uma espécie de plano A de longuíssimo prazo (desconsiderando ser um arco criado depois) 2: A pretensão do Viserys de início seria um plano B talvez, descartado após Illírio perceber o quão ruim ele seria como rei 3: Dany seria o plano C ou reserva, mas se tornou a melhor pretensão, até melhor que a do próprio Aegon, mas só depois do nascimento dos dragões.
Acho que Ilyrio e Varys nunca pensaram em Daenerys como rainha de Westeros e sim usaram ela como cortina de fumaça para emplacar o principal candidato deles ao trono que é o Jovem Griff que pra mim é um Blackfire
Acho que queriam ela para casar com ele. Assim não aconteceria dele ter que casar com uma das casa e ja começar a dar mais poder pra casa X ou Y logo de cara. Assim poderia consolidar melhor o governo.
@@ze_filho3177 Talvez. Mas isso de casa nem sempre da vantagem. Pq é uma casa só que você as outras podem se sentir resentidas ou injutiçadas. Fora que acasa pode ser gananciosa e te fuder la na frente. Temos exemplos claros com o Hightower que casaram só pra por sangue deles n trono e tentaram destruir as outras linhages Targaryen que ñ eram deles. (O q a Alicent fez foi basicamente trair o Viserys assim que ele morreu.) Temos os Lannister com exemplo tbm. Que traíram os Targaryen e tbm os Baratheon. Casa com outra casa ñ é tão bom assim quando ta todo mundo se apunhalando pelas costas ou pela frente mesmo.
@@ShadowLugia_Yang mas oq eu falo sobre casamento é só a afirmação junto as famílias do continente e firmar acordos... Hightower's eram uma casa influente e realmente queriam(e com razão) dar foco na sua linhagem, tendo em vista que a pretensão do homem é maior que a da mulher no trono(contexto Westeros). Lanister's trairam os dragões, por conta das loucuras do Rei Louco, mas o reino teve anos prósperos no período de Twin como mão... Acho que se casassem o Blackfire com alguém da campina seria interessante
Concordo e também acho que foi um “erro” do GRRM, mas acho legal tentarmos teorizar para encaixarmos as informações. Espero que as pontas soltas se amarrem no sexto livro, mas enquanto isso eu tenho um raciocínio e queria muito que vocês me ajudassem a ver se faz sentido! Talvez o plano original seria criar Viserys e Dany desde sempre como bode expiatórios do Jovem Griff. Se tudo saísse como o planejado, eles deixariam o Viserys invadir Westeros com um exército dothraki exatamente para ele não ser bem visto pelos lordes. Por isso não venderam os ovos para comprar Imaculados por ex, porque um exército dothaki traria bem mais essa ideia de "bárbaros". O próprio Illyrio parece desdenhar e debochar da historinha de que "o povo reza pela volta de Viserys" no primeiro livro, o que na minha opinião é um forte indício de que ele mesmo não acreditava no príncipe. A ideia então seria manter o Jovem Griff em segredo como uma arma guardada a ser revelada no momento crucial. Por isso também não o casaram com a Dany (pré surgimento dos dragões), porque isso revelaria ao Viserys a existência de um pretendente de maior relevância ao cargo e bagunçaria o efeito surpresa. Assim, quando Viserys estivesse iniciando sua invasão com exércitos "bárbaros" e sua incapacidade, Varys/Illyrio revelariam o Jovem Griff como a "salvação" e a alternativa mais plausível para as Casas, com sua maior legitimidade, um exército melhor e todo o papo de como ele foi criado para ser um Rei. "Mas esse plano tinha muitas chances de dar errado, e se o Drogo não desse os exércitos, e se Viserys ou Dany morressem?" Eu realmente acho que para Varys/Illyrio, tanto fazia! O que eles queriam era o Jovem Griff, então Viserys/Dany eram uma pedra no sapato que eles tentaram dar uma utilidade. A primeira ideia seria usá-los como uma ferramenta para dar mais credibilidade pro Griff, mas se não desse certo, ok, eles tentariam a invasão do "bebê Aegon" sem essa carta na manga. "Mas se Viserys/Dany eram tão descartáveis, por que não matá-los de uma vez e assim deixar o Jovem Griff como único Targaryen vivo, ou por que não matar Viserys logo e casar Griff com Dany?" Acho que: 1) o plano A era usá-los como bode expiatórios, como já falei, e assim ajudar na pretensão do "bebê Aegon", mas acredito que se os dothraki demorassem e não houvesse dragões, Griff invadiria Westeros sem a pré-invasão dothraki, e Varys/Illyrio aí sim mandariam matar os irmãos (ou talvez somente Viserys); 2) Varys/Illyrio nunca colocariam suas fichas em uma só cesta… e se eles matassem os dois irmãos e um tempo depois, por um acidente, o Jovem Griff morresse também, o que eles fariam? Nessa situação aí sim eles teriam de se voltar com mais seriedade para a reivindicação do Viserys; 3) talvez não casaram Griff com Dany e mataram Viserys no início porque realmente queriam usá-lo como bode expiatório, ou porque não queriam os Targaryen se envolvendo na conquista de um Blackfyre (isso antes dos dragões), ou porque achavam que se algo acontecesse com Griff, teriam Viserys como um estepe. Acho que praticamente tudo muda a partir do momento em que os ovos eclodem (para a surpresa de todos). Agora, com Viserys morto e três dragões vivos, eles não podem mais enxergar a Dany apenas como algo descartável, ela criou o desejo da conquista e seus dragões dão muito mais vantagem pra ela do que para o Griff. Então os planos novamente se adequam e eles resolvem casar os dois, para assim legitimar mais sua causa e solucionar uma possível reivindicação de Dany. Acho que mandar o Selmy e Tyrion para ela (pós dragões) ou para Griff daria na mesma, porque depois eles enviariam o próprio Griff para se unir com a Dany. Obs: isso faz muito mais sentido na minha cabeça se pensarmos que Varys/Illyrio queriam no início a ascensão dos Blackfyre e não dos Targaryen, e por isso todo esse esforço para colocar o Jovem Griff e não Viserys, além de claramente considerarem Griff melhor para o cargo. Acho que a ideia seria revelar a verdadeira identidade após terem conquistado Westeros. Enfim, é claro que não cobre todos os pontos e deve ter furos, mas é uma ideia…
Assistir somente a serie. De onde vem essa tal jovem Griff, o Aegon não é o Jon Snow ?? Na final do video apareceu indicação de um outro video com o tema do Griff, e Blackfyre que não me lembro, vou assistir...
Para mim o objetivo dos dois nunca foi colocar os Targaryen no poder, mas sim, os Blackfyre. Pensa bem, Dany e Viserys são os últimos herdeiros conhecidos da dinastia Targaryen e poderiam mover um exército contra os Sete Reinos. Após a guerra apareceria o jovem Griff para derrotar os Targaryen enfraquecidos.
6:57 Casar Daenerys e Aegon colidiria com as pretensões do Viserys. Que naquela altura da obra, tinha muita influência sobre a Daenerys. Ou seja, não é realmente inteligente! Somando a isto, deixariam de ter um khalazar para usar na guerra. Novamente, casa-los seria um desperdicio de possibilidades.
Pra mim o Martin não teve essa ideia do jovem Griff tão tardiamente por volta de 2011 no quinto livro, já que desde o segundo livro já tem menção do dragão do pantomimeiro. Pra mim a ideia original do varys e o illyrio, era fazer o Viserys, invadir westeros, com o Khalassar, deixar o reino destruido, fazer os lords ficarem opostos ao Viserys e assim ficar mais fácil, pra companhia dourada colocar um Blackfire como rei. Mas tudo mudou quando a Daenerys fez os ovos eclodiram, ficar viúva, e se tornar alguém útil para eles, e tentar casar ela com o jovem Griff
Tudo deu ruim quando viseres e drogon morreram (yllyrio não queria que vi você com Dany),os planos mudaram,sor vovô foi enviado para trazer Dany de volta não para servila, Dany não quis ir e os planos mudaram de novo
Foi estabelecido que os Doraraki não fazem trocas. Aceitam presentes depois retribuem os presentes. Deram a danny em casamento e deram os ovos. Presentes valiosos que Drogo eventualmente retribuiriam. Esconder o Aegon do viserys e da danny faz todo sentido. Já que o Aegon tem uma reivindicação do trono melhor. Destino da viserys e da danny é conhecido. Se fossem assassinados pelo Robert motivariam a vingança do Drogo. Então os dois viserys e danny protegem o aegon. Mas o plano muda completamente com a danny tendo dragões. Tornando ela um artigo de muito mais valor.
Eu acho que o Varys e o Ilyrio só queriam se livrar dos Viserys e da Daenerys como reis/rainha, com o Viserys cavando a própria cova em Vaes Dothraki e Daenerys se casando pra ter um exército dothraki pra ajudar o Aegon VI e sua companhia dourada na conquista de Westeros, assim eles poderiam arrumar uma rainha pra ele de alguma grande casa de Westeros pra fortificar uma aliança, após os ovos chocarem (algo que Ilyrio não esperava) ele decidiu que dragões seriam mais importantes do que o exército de qualquer grande casa de Westeros, por isso Aegon VI iria a Meeren pra se casar com a Dany
Thiago, existe alguma versão das crônicas em que ela é mais ilustrada? Minha sobrinha tem 16 anos e adora coisas medievais, queria começar a incentivar a leitura como hábito pra ela, mas acredito que precisaria de algo mais ilustrado para prender a atenção dela, poderia me informar se existe essa versão?
Pra mim o plano deles era pôr o Viserys como um vilão aos olhos dos 7 reinos, chegando em Westeros com um exército de bárbaros dotraki tocando o terror e iriam fazer o jovem griff surgir como um herói com a companhia dourada lutando contra o viserys e "salvando" os 7 reinos dos bárbaros, o que iria fazer com que a campanha do jovem griff já iniciasse com uma fama positivo para os outros lordes e ele pudesse já angariar aliados políticos
Chegando aqui 6 meses depois do video ser lançado 😂. Ao ler, o que eu entendo (ainda mais considerando que jovem Griff não é o Aegon de verdade), é que eles queriam se livrar da Daenerys e do Viserys por serem de verdade, e a duvida poderia existir "será que esse Aegon é Aegon mesmo?". Enquanto que o Viserys eles saberiam que era real, o Robert sempre "monitorou" eles dois, outros lordes podem ter feito isso também. Ao casar a Daenerys com um Khal, eles sabiam que ele dificilmente iria querer atravessar pra Westeros, dessa forma, o Viserys não teria um exército, e se morresse por lá, melhor ainda. Quanto aos ovos de dragão, por mais valiosos que fossem, não tinham utilidade prática, dinheiro não é um problema pro Illirio e pro Varys, acho que foi aquela leve aposta "vai que da alguma coisa, vão lembrar desse gesto, e posso tentar algo depois", não que os ovos renasceriam, mas se por acaso o Drogo fosse convencido a ir pra Westeros. Quanto ao pq não casar a Daenerya com o Aegon pra aumentar a legitimidade, Viserys se achava o Rei, eles teriam que lidar com isso, e apesar de não ser um problema se livrar dele, alcasar com a Daenerys trás poucos benefícios políticos e militares naquele momento da trama.
"O dragão do pantomimeiro" é citado na visao da casa dos imortais, não? Eu acho que o Jovem Griff era só o plano B da dupla Illyrio e Varys. Quando, inesperadamente ou não, o Viserys morreu, a Danny poderia se casar com o J Griffin, mas aí os ovos eclodiram e a essa altura ja se sabe q manipular a Danaerys seria bastante dificil. Então, né? O Jovem Griffin virou o protaginista na trama de Varyllio 😂 lembremos q ele provavelmente é um Blackfyre
Oiee Então... Eu vi, há muitos anos, uma teoria de que a esposa falecida do Illyrio seria uma blackfyre, e todo esse esforço dele para coroar o rapaz seria para colocar o filho dela/deles no trono. Eu sempre achei isso meio romântico demais, sei lá... Mas era uma teoria.
Tem uma coisa crucial que vc tá ignorando aqui: a ascensão totalmente inesperada da Daenerys e o impacto disso nos planos da dupla. A Daenerys trouxe uma mudança de cenário tão drástica que obrigou o Ilyrio e o Varys a mudar os planos no meio do caminho. Ou melhor, adaptar os planos. No início da história a Daenerys não era nada além de moeda de troca. A ideia do acordo com o Drogo era a de dar o exército "selvagem", "bábaro" para o Viserys invadir Westeros e ser mais uma peça no caos da guerra que eles estavam planejando. Nada mais que isso. Sobre os ovos, eu acho que a gente tende a dar muita importância para eles porque a gente já sabe o que rola lá na frente, mas pros personagens naquele momento eles não eram muito mais que relíquias exóticas. Ou seja, pra mim foi um simples presente de casamento mesmo que o Ilyrio achou adequado dar a uma princesa Targaryen, nada mais que isso. Como você mesmo pontua no video, pra ele era impensável que os ovos pudessem eclodir. Sobre vender os ovos para comprar Imaculados, acho que dinheiro não era problema pra eles. Se eles julgassem que a causa deles precisasse desse reforço bélico, acho que eles simplesmente comprariam e pronto. Não iria ser os ovos que fariam diferença nisso. Mas não acho que o Ilyrio e o Varys consideraram aumentar suas forças para além de equipar o Viserys com os selvagens dothraki no intuito de causar esse primeiro caos e manter o Jovem Griff com a sua Companhia Dourada, que eles provavelmente consideravam força bélica suficiente pra sua causa. Mas aí o Viserys morre, o Drogo morre e a Daenerys faz nascer 3 dragões dos ovos. Malandro, aí a garota ficou importante né. Porque dragões no jogo muda a história toda. Pra piorar ela ainda arruma um exército de Imaculados e vira rainha na Baía dos Escravos. E aí imagino que Ilyrio e Varys começam a tentar de toda maneira redirecionar o plano deles primeiro enviando o Barristan para tentar trazer a Daenerys de volta a Pentos, onde provavelmente iriam tentar uni-la ao Jovem Griff, mas aí como ela não foi eles tentam depois enviar o próprio Jovem Griff junto com Jon Cornington e Tyrion para ela na ideia de propor casamento e evitar que ela virasse uma ameaça. Já que existem dragões na jogada, melhor que eles venham para o nosso lado. Mas aí o Tyrion decide melar o plano ao convencer o menino a mudar de rota. Então ficamos nesse ponto onde as coisas estão. Eu não vejo essas "inconsistências" no plano do Varys e do Ilyrio como furo na história. No fim o intuito dos dois é claro e o plano deles de usar o Viserys como esse elemento a mais no caos é até bastante simples de entender. O que acabou acontecendo é que a Daenerys inesperadamente se tornou importante demais para ser ignorada e aí obrigou os dois a tentar de todas as formas agregar essa força absurda que ela conseguiu reunir à causa deles. Acho que é por aí.
Faz sentindo ele ser um blackfire, colocaram o viserys de bucha pra criar mais um pouco de caos junto com os dothrak e depois vir o Aegon como salvador com a companhia dourada, destruindo o khalazar e subjulgando os falsos Reis, a Daenerys ter dragões foi puro acaso do destino, pra ele so tava dando pedras bonitas a menina que morreria pros seus planos darem certo, o selmy era sem utilidade para o Aegon naquele momento, era muito mais útil lembrando a Daenerys que o objetivo final era westeros, alem de proteger a garota que ja tinha cabeça a prêmio até o Aegon se mostrar pra ela.
Se for para especular, talvez o plano fosse utilizar a legitimidade do Viserys, que não poderia ser contestada, para ver o quanto os lordes iriam aderir a causa dos dragões, uma vez que uma força considerável se reunisse seria fácil retirar o Viserys do jogo, mortes ocorrem durante guerras e uma vez que o caminho estivesse livre seria possível casar a Dany com o Faegon kkkkk E assim ter apoio, legitimidade e uma figura melhor para monarca
21:59 Acho que essa é a maior prova de que o Agon é um falso Targaryen... Vamos lá: Eu acho que até a morte do irmão da Dany o plano do Varys e do Illyrio era focado neles justamente por apenas eles existirem... Quando o rapaz morreu com o ouro derretido o Varys e o Illyrio tiveram de improvisar inventando o jovem Agon, pq os planos deles precisam ter um Rei, mais cedo no vídeo vc comentou que o Illyrio percebeu naquele 1 ano que os dois irmãos ficaram na casa dele que o irmão da dany seria um péssimo rei, mas acho que para eles não depende disso, precisa ser um rei Targaryen, não um bom rei Targaryen. Por isso inventaram o Agon, e se parar pra pensar... se pensar que ele passou a existir nos planos só dps da morte do irmão da dany, as coisas fazem muito sentido... Eu não acho que tenha sido um erro do R R Martin
Dany agora era importante e aegon foi enviado para de casar com ela,tyrion ia junto para servir os dois,o novo plano era aegon e Dany voltarem para westeros com a companhia os imaculados e os dragões para pacificar o reino
O arco do Varys e de Ilyrio nos livros é riquíssimo
Na série o Ilyrio só aparece uma ou duas vezes
O Ilyrio aparece várias vezes na primeira temporada, depois ele simplesmente some.
Eu acho que o Varys não mandou o sor barristan pro jovem Griff pq ele podia desmascarar o guri como um blackfire
Isso faz sentido, eles não confiavam tanto no Barristan.
O Varys e o Ilyrio são empreendedores. Eles nunca vão colocar as suas fichas numa cesta, eles vão diversificar seus fichas.
Eu também acho... Eu tenho impressão que eles deram recursos variados para os 2 lados, melhor 2 pretendentes ao trono do que nenhum...
Foi exatamente o que eu pensei... E se o jovem Griff for o plano B?
exatamente. apostaram nas duas frentes. Dar ovos de dragão e apoiar a história com os dothraki serviriam como prova de lealdade. Vai que cola
O mais provável que não existia Aegon no começo ,o Martin só decidiu colocar o Aegon depois de escrever o cavaleiro dos 7 reinos
Qual Aegon ?
@@robertoprimordial2633 Aegon VI, o que supostamente é o filho do Rhaegar
Exato, o plot do varys no quinto livro é um retcon e não encaixa com a motivação dele no primeiro livro. Martin teve a ideia da criação do aegon só depois de criar a lore dos blackfire, oq já dá um spoiler doq vai vir no sexto livro em relação a esse personagem
Quando li a dança dos dragões senti que o Griff era apanas mais uma aposta de Illyrio Varys. Talvez ele queiram apanas guardar o Griff pra usar como carta na manga. Visto que ele é o oposto da Dany e do Viserys, que já eram bem conhecidos.
Poderia não existir ESSE Aegon, mas a ideia de um blackfire ameaçando o triunfo da Dany com auxilio do Ilírio e do Varys já existe desde a fúria dos reis, quando ocorre a profecia sobre o dragão do pantomimeiro.
Acredito que o plano era que a Daenerys fosse a coisa que eles pretendiam usar para enfraquecer westeros. Antes da interferência do mindinho, não havia guerra dos cinco reis. Agora imagina a festa que ele fez quando descobriu que os ovos de dragão eclodiram
Eu adoro que um dos fatos que eles não conseguiram prever é o fucking nascimento dos dragões naquele universo lkkkkkk
E faz total sentido, já que os dragões estavam extintos há mais de século. Seria como imaginar o retorno dos dodôs no nosso mundo. (Saudade de tudo o que não vivi com meus dodôs de estimação 😢)
Achei interessante o comentário que falou que o Illyrio deu os ovos como um financiamento pra Dany... ele não esperava que eles eclodissem, só deu como um presente chique de casamento e forma de ela conseguir dinheiro caso tivesse problemas.
Acho que ele estava ostentando para os outros comerciantes. lembra que ela estava recebendo muitos presentes. Como o Ilírio que organizou o casamento ele tinha que dar o melhor presente.
@@viniciusfs666 faz mais sentido ainda!
Seria interessante se o jovem Griff fosse descendente da princesa Saera
Ao meu ver o fato do Illyrio ter casado a Daenerys com o Drogo era a forma de ''matar 2 coelhos com uma cajadada só'' sendo a melhor forma de tirar a Daenerys e o Viserys do caminho. O Illyrio por viver em pentos conhecia muito bem o povo Dothraki para saber que o Drogo nunca atravessaria o Mar Estreito até pq a ''água que os cavalos não bebem'' é um grande tabu para os Dothraki e a conversa de um grande exército para conquistar Westero era balela para aquietar o Viserys e ele concordar com o casamento. Isso tiraria de cena os 2 e depois do casamento a Daenerys supostamente nunca iria conseguir sair disso, como o Thiago mesmo disse ela poderia morrer por diversas razões e mesmo que sobrevivesse e acontecesse algo com o Drogo ela iria ser enviada para o Dosh Khaleen. Devido o Illyrio ter hospedado os 2 por 1 ano fez com que obviamente ele percebesse que o Viserys era doido de pedra e foi só fazer 2+2 para ver que colocar junto o ego do Viserys, uma promessa de exercito para a conquita que ele desejou a vida toda e um povo agressivo e visceral como os Dothraki iria em algum momento dar errado (e no fim deu pq o Viserys é uma anta). Tudo isso para ele ter o caminho livre de Targaryens legítimos e sobrar apenas ''Aegon o último Targaryen'' sendo ele quem fosse nínguem iria questionar . E ele teria uma gama de jovens ladys para casar e ganhar apoio local sem nenhum impedimento ou competição. Sobre o ponto de vender ou não os ovos eu acredito pessoalmente que o Illyrio nem precisava desse dinheiro para comprar Imaculados e foi realmente só o que pareceu um presente representativo para o casamento. Ele tinha o Jovem Aegon na manga há anos mas ele precisava de alguns fatores para poder concluir o plano como a maioridade do menino para não necessitar de regência, a barra limpa do Viserys e da Daenerys e com as mãos limpas para facilitar o plano dele até pq se ele assassinasse eles antes Westeros não estaria enfraquecido e o Robert sempre esteve distraído com os 2 o suficiente para que o Illyrio e o Varys criassem o Aegon e planejassem com calma e sem chamar atenção. Mas a coisa toda desandou quando os dragões nasceram mas o Illyrio realinhou seus planos e tentou casar o Jovem Aegon com a Daenerys pq apesar de ela ter dragões o Illyrio ainda possuia aquela imagem de menina perdida e manipulável que residiu na casa dele e não contava com ela pegando seus navios e indo embora para as cidades escravagistas e fazendo tudo oque fez e ele novamente realinhou os seus planos e tentou de novo casar o menino Aegon com ela como última tentativa de por as mãos nos dragões e ele não contava com o intrometimento do Tyrion mas eu quero ver qual vai ser a mudança de planos dele dessa vez nos Ventos de Inverno.
Seu comentário foi uma epifania pra mim que sempre tentei entender porque raios o varys dava informações da Dany pro Robert (inclusive Jorah estava lá pra matar ela no primeiro livro, mas tanto Jorah se arrependeu quanto o varys mais à frente deixou claro que apoiava o casamento do aegon e Dany. Agora fico pensando o quanto era óbvio que Varys e Illyrio queriam se livrar dos irmãos targaryen mas quando a Dany reapareceu com os dragões, o pensamento de ambos mudou.
Acredito que essa é a resposta que faz mais sentido para mim. Pode até ser que o GRRM não tenha pensado no Jovem Griff desde o início, mas, pelo menos, acredito que essa explicação liga os pontos e não deixa buracos.
@@mateussantori7655 Jorah queria matar Dany no primeiro livro?! Em que página diz isso?!
@@isaacmatos297 cara a página eu nao me recordo, mas Jorah estava com os dothrakhs pra espionar a Daenerys pro Varys, que passava as informações pro Robert. "Querer matar ela" não, mas tava lá pra ajudar no serviço. Por isso ele sabia do vinho envenenado e depois Barristan lá pro terceiro livro dedura ele pra Daenerys
@@mateussantori7655 Beleza. Tenho que reler
O erro do plano deles é que não tem erros, ponto final. Assim como o mindinho eles estão trabalhando em várias frentes, se adaptam seus planos e melhoram suas forças
Não é assim que funciona,uma das regras das Crônicas é que nada é 100%,nem mesmo a morte,a qualquer segundo eles podem morrer se darem de frente com a pessoa errada que não pode ser convencida por nenhum meio.
@@lord5814 vulgo Twin 😅
@@lucasrodrigues-gv9dw Tywin Lannister é bem fácil na realidade de se safar,basta babar o ovo dele e fingir se inofensivo.o Roose Bolton e o Euron Greyjoy dos livros fazem o Tywin parecer gatinho manso.
@@lucasrodrigues-gv9dw de fato, pode ocorrer mortes repentinas nas crônicas, porém 99% das mortes ocorrem por erros da própria pessoa e poderiam ser precavidos. Tawir morreu por tratar mal seu filho e por não ter um guarda real na porta ( ou um mero cavaleiro), o jovem lobo por causa do casamento yolo, need por causa de sua confiança, vucerys por maltratar a irmã e porta uma arma em um local inadequado. As duas grandes excessos foram o lorde do Vale e mão do rei barantron e o irmão de tarwi, que estavam meio distantes de sua influência
Irretocável! Parabéns. Só vê erro quem lê o mundo em plano fixo e sem obstáculos.
Chegando agora para um tema que sempre despertou a minha curiosidade, pois sempre achei esse possível plano do Varys e do Illyrium muito confuso, desde o livro.
Nesse ponto, eu prefiro a "resolução" da série, em não ter colocado o Jovem Griff. Sei que podem ter pessoas que gostam, mas acho o arco da Catelyn ter "ressuscitado" bem caído pois tira um pouco o peso da morte dela, e o Jovem Griff, um suposto filho do Rhaegar que sobreviveu, é um arco que mais complica a história do que ajuda. Não é atoa que o tio Martin está demorando a escrever o livro... Kkkkk
@@ronielysoares8818 O da Cat ainda acho interessante pq sem isso a irmandade é só um bando de mlk que existe. Não que isso seja impossível, mas narrativamente eles não teriam propósito e a saga da cat tem potencial de encerrar bem o arco da Arya. Mas a saga do jovem Griff também acho meio um erro pq para mim parece que único propósito dele é servir de escada para a Dany, sendo que parecer ser só pq sim.
Pensa aqui, o mais provável é que Griff derrote Cersei e depois sirva de obstáculo para a Dany, mas dava para fazer um arco quase igual, só deixando a Cersei e os Lanister como obstáculo final ao trono de ferro.
Os livros se tornaram muito complexos, para encerrar tudo em 2 livros vai ser complicado, acho que coisas vão ficar corridas e espero que seja só isso e que a "saga principal" os outros, seja tratada com mais respeito
Ele é um Blackfyre certeza.
não lembro de quem eu ouvi dizer, acho que foi a mikannn, mas toda a história dos blackfyre (e eu realmente acho que o aegon seja um blackfyre) foi pensado depois do primeiro ou segundo livro, e por isso tem esses furos no plano do lord sereia (varys)
Eu gosto do Jovem Griff, mas também acho que a forma como o Illyrio ajudou a Dany no início se configura como plot hole. O dono G.R.R ama demais as plot Blackfyre e se empolgou, não sei como ele vai contornar essas questões e talvez a explicação acabe sendo " o varys e o illyrio são misteriosos e estavam apostando em vários cavalos " mas não sei
Não tem plot hole nenhum. O plano era casar a Daenerys com o Drogo pra dar um exército dothraki ao Viserys e tocar barbaramente o terror em Westeros antes do real candidato deles poder aparecer como salvador. Pode até ser que no começo não havia a ideia do Jovem Griff "ser" o Aegon ou contexto dos Blackfyre desenvolvido, mas o plano deles claramente é esse e tá lá com todas as letras. Quando a Daenerys tira 3 dragões da manga e fica importante aí é que eles começam a querer trazer ela pro plano, mas até ali ela era moeda de troca pra ter os dothraki e nada mais.
É bem provável q ele tenha realmente só incluído o plot do Griff posteriormente, mas acho q tá longe de ser um furo. Um plano ambicioso como tomar os 7 reinos não pode ser um all-in.
Faz total sentido estrategista terem dois ou mais planos acontecendo simultaneamente, e fortalecer ambos o máximo que puderem.
Os planos com o jovem Griff estavam saindo perfeitamente como esperado, e o dos órfãos totalmente fora de controle, faz sentido enviar mais recursos pra esse.
20:40 Faz todo sentido Ilírio enviar Sor Barristan Selmy para Daenerys, considerando que ela estava estagnada em Meereen e enfrentando adversários de todos os lados. Sor Barristan é um guerreiro habilidoso e um general indispensável naquela situação. Uma vez mais, Varys e Ilírio demonstram sua genialidade.
Acho que ele só enviou Selmy pra levá-la de volta e casar ela com Aegon. Se Barristan tivesse falado a verdade desde o início ela não teria ido até a Baía dos Escravos.
@@luisfranca3052 sim. Uma falta no meu comentário. O Sor Barristan Selmy é partidário da ideia de abandonar a baia e voltar os esforços para Westeros.
Mas Barristan encontra ela ainda em Qarth e com a missão de levar Daenerys de volta para Lys. Mas a conselho do Jorah ela vai para Astapor. Barristan vai a contra gosto com eles, mas n tem escolha se não segui-la e tentar convencê-la a voltar.
Ilyrio vivendo com o Viserys e sabendo que ele é louco podia tentar usar a narrativa de um rei louco contra um príncipe bom, como foi com o Aerys e o Rhaegar pq ia fzr o lado do FAegon ficar melhor e comparar ele diretamente com o seu suposto pai, além de depois casar com q Daenerys como se resgatasse ela. Sq sobre os ovos e o Khal drogo eu n sei
O que faz mais sentido é que eles criaram Dany. Visetis e Aegon como um modo de ter várias opções.
Como Viserys se mostrou um merda e o jovem Aegon muito mais maleável, resolveram se livrar dele e da Dany por meio do casamento com o Drogo e botar todas as fichas no Aegon.
Porém com a reviravolta dos Dragões e da Dany se tornando uma liderança poderosa, voltaram a incluir ela nos planos, enviaram o Barristan, Belwas, etc.
Mas a ideia era focar no Aegon e não na Dany e Viserys.
E discordo que o Martin só tenha pensado no Griff ao escrever o festim.
Ele colocou a profecia sobre o Dragão do Pantomimeiro e referèncias sobre a companhia dourada desde os primeiros 2 livros.
Com certeza ja havia planejado introduzir um blackfire na história. Até ppde ser que não exatamente da forma como aconteceu, mas não é como se o cerne da ideia tenha surgido somente em 2004.
Eles não resolveram se livrar dos irmãos Targaryens,o objetivo era levar o exército de Drogo pra Westeros, tanto que Ilirio avisa o Mormond que vão matar Viserys e Daenerys.
Acho precipitado considerar um erro enquanto faltam dois livros que podem responder, de alguma maneira inesperada por nós, essas questões. Não que ele não possa errar kk mas vejo como um arco muito em aberto que so no proximo livro poderemos entender melhor, ja que foi introduzido tardiamente. Talvez a introducao tardia seja um erro, mas talvez seja algo completamente intencional visando algo que so será esclarecido adiante, etc.
Ótimo vídeo!
Edit: por exemplo, talvez o Aegon até tenha sido inventado no meio da história mesmo, mas não imagino que o Martin enfiaria ele desnecessariamente e comprometeria a história já construída sem pensar em como articular de modo que fizesse sentido, pelo menos nesses pontos principais que se tornam pontas muito soltas se ele não tiver algo a ser mostrado futuramente.
TH faz um video mostrando todo o mapa das cronicas,com nomes familhas que vivem/viviam ,ia ser top
O Jorginho ainda vai surpreender na história do Jovem Griffin relaxem
nunca coloque todos os ovos de dragão na mesma cesta kkk
16:17 interessante esses rascunhos. faz um video explicando melhor. seu canal é top
otimo video th 👏👏
Alguém poderia ter expectativa que uma ultima Targaryen, verdadeira, teria alguma chance de chocar um ovo de dragão
Parabéns pelo vídeo Thiago!! Não sei se é o objetivo do canal, mas gostaria de ver você gravando um vídeo sobre suas impressões dos 2 trailers de House Of The Dragon, e o que você espera da série. Novamente parabéns pelo trabalho!!
21:43 => Então Thiagão, eu não acho que o Martin resolveu criar o fAegon no livro "O Festim dos Corvos" de 2005 porque ele já fala em dragões falsos e dragões pantomineiros desde do livro "A Fúria dos Reis" de 1998 no penúltimo capítulo da Daenerys... Ele já tinha algum plano sobre um possível Targaryen farsante desde 1998, mesmo que provavelmente ainda não tivesse uma noção clara de como faria esse plot...
Ainda assim, concordo contigo que é muito provável que ele não pensou nisso desde o primeiro livro "A Guerra dos Tronos" de 1996 e provavelmente nessa época ele pretendia que Illyrio Mopatis e Varys fossem aliados dos Targaryens mesmo...
De qualque forma, excelente vídeo, como sempre...
Um dos melhores canais sobre o tema 😊
Acredito que o Jovem Griff é um outro investimento de Varys e Illyrio, tendo em vista que Viserys era um cara muito cruel e limitado, e Danny ainda não tinha " despertado ", mas também acredito que Martin só queria nos fazer pensar mais sobre essas questões de legitimidade e dividir um pouco o foco dos leitores nesse sentido, já que o Jovem Griff é uma figura que passa muita e nenhuma legitimidade, mas que tu tende a simpatizar.
Um dos meus personagens favoritos sem POV é o Jovem Griff (e a turma dele), mas realmente ficam algumas pontas soltas. Acho que faz sentido, como alguns disseram, que não vale a pena eles investirem só em uma frente, até pq Essos é deveras perigoso. Com relação ao ovos, penso que se tratam apenas de um bom presente de casamento, nada mais além disso. O que mais me pega é realmente o casamento da Daenerys com o Drogo, mas até isso dá pra explicar pensando que a ideia era deixar o Aegon livre pra firmar algum acordo por casamento (já que a Aryane estava prometida para o Vyseris e eles pareciam já ter identificado que o príncipe era uma cópia do pai).
O apoio do Illyrio e do Varys ao jovem Griffin também pode ser para legitimar mais ainda a Dany, fazendo emergir como um Targaryen e desmascarando a "origem blackfyre" já que ele tem a companhia dourada a seu dispor. Juntando o caos do pós guerra, com o surgimento de um possível filho do Rhaegar e a vinda da Dany com os dragões provando que ela é uma verdadeira Targaryen. (resumo: o jovem griffin pode ser apenas uma forma de não dar brecha para ilegítimar a Dany, se é que isso é possível).
*muito bom a ambientação(as chuvas de castamere) do seus vídeos Thiago parabéns.
Já pararam pra pensar que o Stannis contratou a companhia dourada, porém a mesma está com o Joven Griff. Teria alguma possibilidade do Joven Griff ir ao norte ajudar o Stannis liderando a companhia dourada?
Uma teoria possível: o Varys diz sobre o plano no primeiro livro quando conta a charada do "quem tem o poder", pra indicar q o poder está em quem as pessoas acreditam q está. No caso, o jovem Griffy pode ser ou não targerian, mas isso no final não importa. O importante é q as pessoas acreditem q ele é o herdeiro legítimo do trono e por isso tem direito de governar. Acho q o plano sempre foi colocar esse garoto no governo (e possivelmente é um bastardo targeryan), mas o esconderam a sete chaves pra poder lapidar ele de acordo com seus ideias sem levantar suspeitas.
Acho q ambos nunca acreditaram q os targeryan eram os legítimos herdeiros do trono, então não tinham pq ajudar o Viserys e a Dany. A ideia do Ilirioe de manter eles vivos provavelmente fosse pra desviar as atenções da corte pra essas duas crianças e tbm pra manter os rumores em Westeros q ainda existiam herdeiros targeryan vivos (mantendo sempre no imaginário popular uma insurgência dessa casa ao poder novamente). Daí foram adaptando o plano deles de acordo com as circunstâncias.
É possível q o Ilirio tenha se aproveitado da sua posição pra poder consultar videntes (q são muito comuns em Essos) pra poder saber quanto tempo as crianças targeryan iriam sobreviver, e nessa, ele deve ter descoberto algo como q um dragão de 3 cabeças nasceria de uma Kaleesi, e os dotrhaky invadiram Westeros. Pro Ilirio, isso significaria q se ele casasse a Dany com o Kal mais forte dos Dothraky, acabaria q as crianças iriam conseguir fazer (de alguma forma) convencer o Kal a atacar Westeros. Os ovos foram meio q uma ferramenta pra fazer isso acontecer (lembrando q os ovos poderiam ter sido dados pro Viserys, q era pra ser o legítimo rei. Se foram dados pra Dany, deve ter sido por um motivo muito mais forte do q um presente de casamento. Possivelmente, por conta de uma profecia).
Mas, msm com isso, eles não queriam os dois no poder, na verdade. Eles queriam msm era q as crianças buscassem invadir Westeros em um momento em q o reino estivesse uma loucura. Queriam q plebeus e nobres estivessem descontentes com o governo (e isso conseguiram), pra q então, de repente, viessem os descendentes targeryan atravessando o mar estreito com um exército. O q eles queriam msm era q as crianças se matassem na guerra e q isso fortalecesse a ideia de q os targeryan eram a única solução pro reino.
Daí, com todas as forças divididas e em frangalhos, viria o verdadeiro salvador, q seria o filho legítimo do príncipe q todos amavam, e a historinha toda. Com o apoio da companhia dourada, o jovem Griffy conquistaria o poder, e o John Conintom diria pra ele como isso só foi possível graças ao Varys e Ilirio. E final feliz!
Só q, tudo mudou quando a Dany conseguiu chocar os ovos e conquistar cidades. Pq ela virou uma ameaça real, podendo conquistar Westeros msm. Daí, os planos tiveram q ser ajustados
Talvez George R.R. Martin tenha planejado usar Viserys como uma peça descartável desde o início. Varys e Ilyrio podem ter pensado em enviar Viserys para Westeros com os Dothrakis não para reconquistar o trono, mas para criar caos, usando sua personalidade difícil para desestabilizar as coisas. Isso abriria caminho para o Jovem Griff, que poderia surgir como um herói, além de ter uma pretensão melhor ao trono. O presente para Daenerys pode ter sido uma forma de garantir seu casamento com Drogo, mas, se os Targaryen fossem derrotados, Ilyrio e Varys poderiam tentar recuperar ou roubar os ovos de dragão a qualquer momento. No entanto, os planos saíram do controle quando Viserys e Drogo morreram.Acredito que o Jovem Griff sempre foi o plano principal deles. Só depois, com o nascimento dos dragões, eles podem ter visto vantagem em casar ele com Daenerys. É interessante lembrar que Ilyrio e Varys foram muito mais cuidadosos com o Jovem Griff do que com Viserys e Daenerys. Se o plano fosse realmente o mesmo para todos, eles não teriam entregado Viserys e Daenerys aos Dothrakis. Para mim, o objetivo deles sempre foi usar Daenerys e, principalmente, Viserys, mas, como sempre, Ilyrio e Varys se adaptam aos acontecimentos.
Começa a introduzir o cavaleiro dos sete reinos no canal. Queria que falasse sobre teorias da Rohanne Webber mas acho que o público ficaria perdido pois é mt nichado
Cara, na minha opinião: os filhos conhecidos da casa targaryan são extremamente visados. Logo aproximar o herdeiro deles,o faria cair no radar da casa Barateon. Já o casamento da Dani me parece uma forma de livrar Pentos de um saque e ainda adquirir um possível aliado entre os mais fortes "cavaleiros" (no sentido de cavalaria) de todo mundo. Sobre ele não existir eu discordo, aliás, se não a profecia do dragão de pantomineiro não faria sentido. Como um comerciante e um investidor, o Ilyrio só não quis investir todos os recursos em uma única cesta. Ainda mais depois de conhecer o Rei mendigo.
Acredito que os caminhos do plano tenham mudado com as variáreis, mas desde o início o objetivo era colocar o Aegon no trono. Inicialmente Viserys e Daenerys chegariam como barbaros devastando ainda mais o reino depois de todo o caos da guerra dos cinco reis e depois o Aegon chegaria como o real herdeiro do trono para derrota-los, se casas com alguma casa que estivesse com mais poder depois da guerra e ser o "rei perfeito".
Mas com a morte do Viserys e o nascimento dos dragões os planos mudaram (afinal, dragões) e agora eles pretendiam casar o Aegon com a Daenerys para ai sim voltar com os "Targaryen" a westeros com toda a gloria da casa.
Em ambas essas situações eles só não contavam que a Daenerys seria tão obstinada em se tornar Rainha.
Concordo, sempre pensei dessa forma. Que o plano original fosse o Viserys/Daenerys chegarem em Westeros com um exército de "barbáros", achando que eles já contabilizavam a morte do Viserys, por ele ser um merda, e o jovem Griff derrotar eles, usando um exército westerosi (por mais que a Golden Company seja formada por descendentes de westerosis). Mas a Dany chocar os ovos mudou todo o plano. O envio do Sor Selmy para a Daenerys foi pra ter alguém de confiança junto a ela, porém, foi de improviso, devido a mudança de cenário. Assim como tudo que se seguiu a partir da morte do Khal Drogo e do nascimento dos Dragões
Perfeito. É por aí, nunca foi pelo Vyserys e pela Daenerys. Sempre foi para poupar o Aegon Blackfire da guerra e do risco da morte.
Mas por que ele daria os 3 ovos de dragão pra ela e não pro Aegon? Única coisa que não faz muito sentido pra mim, porque de resto eu concordo.
@@mei8019 Os ovos pra literalmente todo mundo eram só presentes caros. Até pra os dotraki era normal as cidades livres darem presentes caros pra evitar saques.
De certa forma eu acho que você mesmo preencheu as lacunas que apontou, vamos la
1: A guerra dos 5 reis foi um evento muito mais ligado as movimentações e ambições do mindinho que do Varys e Illyrio, naturalmente quando o plano foi traçado originalmente nao tinha como ambos saberem a bagunça que estaria em westeros e nem quando
2: dessa forma eles precisavam de dois pontos: 1) uma baderna/2) um heroi
A baderna seria feita justamente pelo Viserys, ele chegaria em westeros com um exército de bárbaros iria fazer uma bagunça nunca antes vista, mas pela sua arrogancia, burrice e tudo mais estava fadado a fracassar e caso conseguisse vencer estaria incrivelmente fragilizado tanto de forma belica quanto aos olhos dos lordes e do povo por ter feito uma carnificina e nesse momento teriamos o salvador Aegon VI chegando e limpando a bagunça (e talvez tomar Daenerys apos isso)
Literalmente eles precisavam criar uma doença e dar a cura pra ela
3) Os ovos sao simplesmente presentes absurdamente caros, Illyrio nao imaginou nada demais com eles
Porem posteriormente a Daenerys eclodir e se consolidar como uma força belica tudo mudou
4) Após daenerys despertar como uma potência latente/Viserys morrer e a guerra dos 5 reis explodiu em westeros a dupla nao precisava mais criar a doença, ela ja estava la agora era so preciso montar uma força grande o suficiente pra tomar Westeros entao o casamento de Aegon e Danerys se tornou a melhor opção
Conclusão: basicamente Daenerys no plano original seria so carne para atrair o melhor exército bárbaro possível para Viserys fazer a maior confusão possível para Griff corrigir
Porem indo contra todas as prospectivas possíveis ela se tornou "khal" despertou dragoes e iniciou uma campanha militar para ganhar recursos SOZINHA que se tornaram maiores que os recursos que o jovem griff possuía, os planos de atualizaram se mandou selmy para acompanhar a mesma ate pq corria o risco dele desmascarar griff
E agora se junta os dois poderes para tomar Westeros ja fragilizada
Nao sei se martin pensou nisso depois mas eu vejo que faz sentido a dinâmica do planejamento dos personagens os planos nao são imutáveis e nem lineares pq a vida nao é assim como teve várias variantes nao calculadas eles foram adaptando o plano ate a versao atual dele
E provavelmente isso ainda tem chance de mudar mais com talves mudando a perspectiva e talvez pequeno griffo sendo o chamariz e Daenerys a salvadora
Sempre acreditei que o Illyrio Mopatis é um tipo de troca-peles.
em relação aos ovos creio eu que ele deu pra dany de presente, ele não esperava que eclodissem
Sim, acho que ninguem botava fé que ovos petrificados chocassem ja que ninguem conseguiu fazer isso desde a queda de Valiria provavelmente.
Pq nem mesmo os Targaryen chovam ovos petrificados, acontecia de ovos "normais" chocarem e nascer normalmente. Os que tentaram chocar ovos petrificados falharam miseravelmente.
Vamos fazer um Macarrão ao Molho Madeira:
Ingredientes:
250g de macarrão de sua preferência
1/2 xícara de molho madeira
2 colheres de sopa de ketchup
1 colher de chá de colorau
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
Sal e pimenta a gosto
Azeite de oliva
Instruções:
Cozinhe o macarrão em água fervente com sal de acordo com as instruções da embalagem até ficar al dente. Escorra e reserve.
Em uma frigideira grande, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados.
Adicione o molho madeira, o ketchup e o colorau na frigideira. Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo para apurar os sabores.
Acrescente o macarrão cozido à frigideira com o molho e misture tudo delicadamente para que o macarrão absorva o molho.
Cozinhe por mais alguns minutos em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até o macarrão estar bem envolvido no molho e aquecido por completo.
Sirva o Macarrão ao Molho Madeira com um pouco de queijo ralado por cima, se desejar, e aproveite!
Espero que goste da receita!
Eu não gosto muito de molho, sabia? Macarrão pra mim no máximo na manteiga ou alho e óleo. Quanto menos molho melhor
@@calaabocathiagoKJKKKKKKKKK ???
Infelizmente acho muito provável que o George R. R. Martin tenha errado nessa parte nos livros, vendo este vídeo a gente percebe situações que são bastante contraditórias mesmo. Gosto bastante do arco do Jovem Griff e também me dá esperança que por isso o final dos livros pode ser bem diferente do da série, e acho muito interessante a existência do arco dele na história, mas esses erros do plano desses dois realmente me faz pensar que no meio da escrita da história o Martin colocou esse personagem e agora tá difícil de meio que justificar as ações do Varys e do Ilyrio. Praticamente um dos "nós" da história das Crônicas de Gelo e Fogo.
Acredito que o objetivo foi exatamente deixar Danny e Viserys em evidência, sendo foco dos inimigos e afins enquanto levavam o jovem Griff comendo pelas beiradas e na surdina. Mas depois dos ovos eclodiram e das conquistas da Danny ficaria difícil voltar atrás já que ela saberia e foi mais inteligente continuar a estar nas graças dela doque começar a apoiar diretamente outro pretenso Targaryen
É claro que essas inconsistências são apenas furos narrativos, que existem porque o Martin não tinha planejado um Jovem Griff desde o início.
Mas usar os ovos pra comprar um exército de imaculados seria um péssimo plano também, visto que ninguém veria com bons olhos um rei com um exército de escravos.
A explicação pra mim que cobre isso é que Ilyrio tem muito mais dinheiro do que valem os ovos, ele não precisava deles pra comprar exércitos pro Aegon e deu pra Dany porque não via utilidade pra eles (apesar que seria o presente perfeito pro rei "Targaryen" que eles apoiam de verdade.
Enfim, eu acho que esses furos só vão ser ignorados mesmo.
Achei toda a sua analise interessantíssima, mas embora eu também acredite que o Aegon foi algo criado meio que de "última hora", não acho que os pontos apresentados sejam furos. Eu acredito que de início, o plano de Varys e do Illyrio era de fazer o Viserys atacar Westeros com um exercito de Dothrakis e no processo torna-lo um "novo Rei Louco", apenas para o Aegon chegar com a companhia dourada como um alguém que iria contra o Viserys e dessa forma ganhar o apoio dos nobres.
Deve-se lembrar também que o Illyrio é um homem extremamente rico, e embora os ovos de dragões fossem muito valiosos, vende-los em troca de imaculados não seria uma necessidade para ele. E mesmo que eles tivessem um valor simbólico, no estado em que eles se encontravam eram "apenas" pedras e como citado no vídeo, inúmeras pessoas já tiveram posse deles, e nem por isso se tornaram reis. Eles serem entregues a Daenerys foi apenas agrado do Illyrio.
É somente após a Daenerys conseguir choca-los que o Illyrio percebe o tamanho da cagada que fez e pede para que ela volte para Pentos, muito possivelmente para casa-la com o Aegon e ter os dragões dela ao seu lado. É por isso que ele manda o Barristan Selmy atrás dela, pois ele não sabia que ela iria mudar de caminho e ir para a Baía dos Escravos.
Para mim, é isso o que torna as conspirações dos livros tão interessantes, pois algo sempre dá errado e os personagens precisam refazer os seus planos, como foi o caso do Doran, do Tywin e como eu também acredito que ocorreu com o Varys. E mais uma vez lembrando que essa é apenas minha interpretação, e eu posso muito bem estar equivocado em um ou mais aspectos.
Fase um video falando que será melhor sucessor de viserys 1 targaryen como rei de westeros
Cara você poderia falar sobre a teoria do varys ser um tritão?? É algo bem interessante
eu acho que pode ter ocorrido uma mudança de planos dos iliyrio e do varys ou eles terem uma perspectiva de ter uma opção extra caso a daenerys morresse, já q casar ela com um dotraki era bem arriscado. O jovem griffi seria um plano para um possível casamento ou um plano secundário caso tudo desandasse lá com o kal drogo.
o dragão de pantomimeiro é citado no primeiro livro? porque o jovem Griff pode ser interpretado como o dragão de pantomimeiro isso poderia ser uma pista da intenção inicial do Martin para essa parte da historia.
Aí Jesus, agora tô com medo do final nos livros ser ruim, meu pai amado, eu adoro o arco do griffin
Olha, concordo com o ponto do Martin não ter planejado o Griff/Aegon desde o começo. MAS, a inserção dele é tudo menos irrelevante, confusa e deslocada, visto que o nome do 5 livro é A Dança dos Dragões e um dos principais nomes da 1ª Dança é justamente o Aegon, que não deixou descendência. Os planos do Ilyrio e Varys são instaurar a confusão e o caos em Westeros, dar ovos e se livrar de 2 herdeiros Targaryen só mostra que a Teoria Blackfyre não é bem uma teoria (vale lembrar que tudo isso é teoria). Eles não contavam com os ovos chocando. Acho que o que menos importa nessa saga toda é o final do Trono de Ferro, nisso remo contra e acho que o nome mais condizente é o Aegon Blackfyre. E não acho que ele seja um dos problemas do Martin, ele diz que tem Fogo e Sangue 2 pronto e não entrega por falar muito dos Blackfyre e dar spoilers da série principal, ao menos foi o que li. Nisso também contamos com Dunk e Eeg, que também vai entregar muito nos 3 ou 4 contos finais agora que todos sabem que Eeg é Aegon, e que tem que sair nos próximos anos. Na minha visão o que está atrasando é o perfeccionismo literário de querer entregar algo que feche teorias sem desmentir as outras, e o tal personagem que ele matou antes da hora.
Tem uma teoria que fala que o Jovem Griff é na verdade filho do Ilírio com alguma descendente Blackfyre. Inclusive a espada que ele pede pro Septão entregar pro Jovem Griff seria a espada Blackfyre.
10:12 Concordo que Illyrio deu os ovos de dragão como uma fonte de financiamento para Daenerys, cruzando os calazares pelo mar. Sem contar, que os ovos, seriam a sementinha da ganância. Se Drogo não cruzasse o mar pela Daenerys, cruzaria por ganância.
E porque não deu nada para o Aegon? Porque para ele não existe necessidade de financiamento!
acho que o Illyrio nem sonhava que os ovos de dragão eclodiriam, acho que eles esperavam que o casamento da Daenerys falharia de alguma forma, nao sei.
acho que o Illyrio queria se livrar do Viserys 😅😂
Considero a inserção do Jovem Griff um dos acertos do RR, pois isso deu uma quebrada gigante em uma história já enorme, ninguem esperava por isso.
as vezes o Ilyrio só mudou de lado no meio de todo o jogo. ou joga nas duas frentes. essa ideia de que tudo de “bom” deveria ter ido para o Aegon não beneficiaria o Illyrio de forma alguma, afinal, se todas as fichas certas tivessem ido para o Aegon e mesmo assim ele perdesse, com que garantia ele poderia flipar para o lado da Daenerys?
Acho que a Daenerys era o plano B, para não colocar todos os ovos na mesma cesta. O inesperado é que a cesta B chocou ovos de dragão.
Sinceramente parece que o Martin não revela os planos destes personagens para que se ele mudar de ideia n deixar furo de roteiro não faz sentido o Varys querer salvar o Ned e o Robert para evitar o caos e ao mesmo tempo matar o Kevan para criar o caos
Na vdd eles sabiam que o Griff é fake, eles só mantiveram ele com essa narrativa, para caso a Daenerys falhasse de alguma forma, ele é apenas um banco de reserva, tipo se esse Targarien morrer, têm esse outro aqui....
Aegon é Blackfire assim como varys,Dany não era nada além de uma moeda de troca para que ceu irmão ganhasse um exército,viseres invadiria westeros com uma armada selvagem e estrangeira(o filho do rei loco)tacando terror aí aegon(filho do príncipe perfeito)chegaria para salvar o dia com um exército de descendentes de westerosis(companhia dourada).
Tem um vídeo da autópsia da Mikannn que ela fala que o GRRM só criou os Blackfire quando estava escrevendo o terceiro livro, acho que por isso os irmãos foram mais beneficiados do que o FAegon, já que até a Tormenta ele nem existiria
Eu tenho uma teoria talvez eles queriam que a danerys e o viserys atacassem Westeros talvez em conjunto com o jovem grift e no meio do caminho e o viserys fosse de arrasta ou até que eles enfraquecessem mais Westeros.
E o motivo talvez fosse de não deixar ele aparente pq como sabemos o Robert sabia mais ou menos sobre a danerys e visery e oque eles estavam fazendo mas não do jovem grift que podia chegar a qualquer momento e tomar o poder pq não teria nenhum perigo.
Vale lembrar que o Varys contou para o Robert que Daenerys estava grávida e espalhou mensagens para mata-la
Acredito que o plano deles fosse fazer o Viserys invadir Westeros com os dothraki para que tudo ficasse um caos do que ja estaria, então o jovem Griff seria o "salvador", invadindo Westeros e derrotando Viserys. Porem os planos mudaram quando a Dany ganhou mais popularidade e foi conquistando mais terras.
Mais fácil só pensar que eles tinham dois planos paralelos para o caso de precisar de um plano B. Só que conforme o Plano B (Daeneris) cresceu, acharam melhor juntar os dois, mandando o Faegon pra casar com ela. Na prática, foi o Martin criando esse outro plano no meio dos livros, mas dentro da trama, acho uma desculpa mais convincente
o cavaleiro daria legitimidade ou tiraria totalmente, afinal ele conhecia a familia real. traços valerianos sao marcantes mas n são unicos, certamente a parte dornesa deve dar caracteristicas unicas p eagon verdadeiro
O que eu acho:
1 - Illyrio não queria derramar sangue Targuerian, aproveita para ter um plano "B", afastando Daenerys e Viserys;
2 - ao mesmo tempo em que fortalece os laços com os dothraki;
3 - não acreditando que voltariam tão cedo, muito menos que Daenerys teria tamanha importância presenteia com os ovos que valorizam ainda mais o "dote" de casamento ao mesmo tempo em que permite que os possíveis herdeiros dela ou do irmão possam ser reconhecidos e legitimados
4 - tudo isso sabendo que os dothraki tem seu próprio tempo e modo para cumprir uma promessa - no caso o exército para o Viserys
5 - Jamais imaginaram que estariam ajudando a criar a "Não Queimada"
Batistan tinha que trazer a danny devolta para Pentos. Não desviar do caminho.
Minha teoria pessoal é que:
O Illyrio e o Varys investiram no Viserys e na Daenerys para poder criar um vilão tão maligno e caricato para o povo westerosi, que o Faegon surgiria como essa figura messiânica que salvaria Westeros desses invasores ilegítimos e seu exército de selvagens. Deixa eu desenvolver essa ideia
Pensa só: Viserys invade Westeros com uma horda bárbara selvagem no período mais instável dos Sete Reinos, desgastando a aristocracia westerosi e seu poderio militar, e voltando todos do reino contra ele. Pra piorar, o Viserys se mostra uma vergonha como monarca, mergulhando o reino mais fundo na miséria e tirania. De repente, vindo junto da Companhia Dourada (que vale lembrar, é composta em sua maioria por westerosis exilados, ou seja, não soam tão "estrangeiros" para o povo) surge Aegon VI "Targaryen", um herdeiro perdido e salvador da patria, que derrota o enfraquecido Viserys (por já ter se desgastado com sua campanha militar) toma o trono e é aclamado como herói do reino, que salvou os pobres e inocentes westerosis desse invasor bárbaro e tirano. Pra mim é o plano perfeito
Aí viria os Outros e matavam geral depois kakakakaka
@@thepope2.078 em teoria, ninguém acreditava nos Outros, então eles n estavam nos planos de ninguém, na real kskskssk
Eu concordo com a opinião de que o Jovem Griff foi algo que o Martin pensou mais tarde e não encaixou bem. Mas dentro do mundo eu gosto de imaginar que ele foi criado como um plano B que acabou se tornando mais convincente para o Illyrio e o Varys do que o plano A conforme as coisas foram saindo dos trilhos, com a morte do Viserys e a Dany foi passando mais e mais tempo na Baía dos Escravos, fugindo do controle dos dois enquanto o Jovem Griff estava seguindo certinho na rota traçada por eles.
Eu só discordo que ele tenha pensado em incluir o Jovem Griff apenas em 2004, pois já tem referência a ele em A Fúria dos Reis
O PLANO
Não pode ser apenas um plano B do Varys? Que ele possa ter varios planos e que na medida que o Plano da DAny foi dando errado ele levantado esse do Aegon como plano B?
Estou 6 meses atrasado para esse vídeo, mas, eu acho que a melhor explicação para o plano é que o Viserys é o Illyrio não podiam colocar todos os ovos na mesma cesta. Investir em duas facções diferentes fazem muito sentido pra um plano de longuíssimo prazo como esse, e com todas as incertezas que podem ter ao longo da vida desses pretendentes a rei.
Quando chegasse a hora, eles poderiam avaliar qual seria a melhor opção: Juntar os dois, ou colocar um contra o outro. Obviamente o plano tem muitas falhas, mas acho que pode ter sido a melhor opção que eles pensaram lá.
E claro que tem a versão chata, que é que como o Martin ainda não tinha o plot do Jovem Griff pensado ainda, esses tipos de "furos" iriam inevitavelmente acontecer.
Minhas teorias pra o que vai acontecer nos últimos dois livros:
Daenerys eventualmente irá a Westeros depois de destruir os escravistas, com a ajuda das estratégias de Tyrion Lannister que também resolverá o mistério dos filhos da Harpia, ser Barristan morrerá, Dany só irá para Westeros nas últimas páginas, Victarion se unirá à ela
Jon vai ressuscitar após Selyse queimar Shireen viva e ele vai ajudar o Stannis à liderar o exército na Guerra do Gelo. Ramsay, Mance Rayder, Mors Umber, Hosteen Frey, Stannis e Roose morrem, Rickon vira o rei do Norte
Cersei destrói os pardais e mata Margaery com fogo-vivo, Robert Strong corta Lancel ao meio
Lord Mace Tyrell morre na batalha de aço caindo de um penhasco que nem o pai. Aegon ganha a guerra
Euron destrói a frota Redwyne e saqueia Oldtown, Garlan morre na batalha e Sam escapa com os escritos dos meistres
Lady Stoneheart decide usar Jaime e Brienne para se infiltrar nas gêmeas e matar todos os Frey e Devan Lannister, ela mata Walder pessoalmente
Aegon marcha até Porto Real e descobre que está com escamagris assim como Connington
Varys incita a população de Porto Real contra Cersei e na invasão de Aegon eles ajudam o exército da Companhia Dourada e de Dorne na invasão, Cersei escapa com Qyburn e Robert Strong para Casterly Rock, Tommen é assassinado por Varys, Jon Connington enlouquece ao ouvir os sinos e queima parte de Porto Real morrendo no process, Aegon domina Porto Real
Doran ao saber da vitória de Aegon, manda matar Myrcella
Areo Hotah encontra Estrela Negra e eles lutam, ambos morrem
Bran e as Crianças da Floresta são atacados pelos Outros, é revelado que Jojen já morreu. Hodor morre que nem na série. Bran e Meera são salvos por Mãos Frias que é revelado como o guarda da noite que se tornou o “Rei da Noite”
Qyburn fala para uma Cersei enlutada sobre Euron Greyjoy e as pretensões do mesmo em relação a magia e dominação, ela decide mandar um carta a ele dizendo que Qyburn pode ajuda-lo em relação aos conhecimentos sombrios (inclusive mencionando a criação de ser Robert Strong)
Mindinho irá orquestrar a morte de Harry para não perder Sansa, obtendo sucesso. Sansa começará a entender o jogo de mindinho o usando contra ele mesmo. No final Mindinho será exposto e executado por Yohn Royce, que o jogará da Porta da Lua
Outras previsões que eu tenho. Cersei e Euron irão liderar os Outros através de Magia sombria, Qyburn será revelado como um profeta do Grande Outro (o que o levou a ser expulso da Cidadela), Segunda Dança dos Dragões, Aegon será exposto como um impostor por Dany e filho de Ilyrio (que orquestrou tudo para ter o controle do reino), Illyrio terá a morte de Varys na série enquanto Aegon fake terá a morte de Cersei da série, Varys, Doran, Arianne, Serpentes de Areia serão mortos nessa batalha, Arya eventualmente encontrará Lady Stoneheart e irá matar a zumbi em misericórdia a sua mãe e o resto da Irmandade Sem Bandeiras, o que também à fará abandonar sua lista de vingança após ver o monstro que a mãe se tornou, Davos faz com que Melisandre e Selyse sejam enforcadas pela morte de Shireen, Jon e e Dany se unem, no testamento de Robb Jon é legitimado Stark, Euron matará Victarion do mesmo jeito que o Rei da Noite matou Theon, Cersei mandará Robert Strong para matar Daenerys e Jon, Jorah e Verme Cinzento lutarão com ele, o elmo dele irá cair sendo revelada a cabeça de Robb Stark no corpo de Gregor Clegane, nada consegue matar Robert Strong, Jorah será mortalmente ferido e Verme Cinzento morto, Jon quase perde a batalha quando Rhaegal o salva, matando Robert queimado, o Norte será destruído pelos Outros, Euron e Cersei ficarão com aparências monstruosas devido a magia dos outros de Qyburn, Cersei ficará sombria semelhante à um fantasma ou demônio enquanto Euron terá tentáculos no lugar do rosto e dos braços. A batalha entre o exército de gelo de Euron e os dragões de fofo de Daenerys destroem a maior parte de Westeros, Porto Real é totalmente destruída. Dany é revelada como Azor Ahai, Euron e Daenerys morrem na batalha final, Cersei será morta por Jaime estrangulada e o mesmo morrerá logo em seguida, Qyburn é esfaqueado com a faca de aço valiriano por Arya, encerrando a profecia dos Outros, Jon será dado como morto, mas no final será revelado que ele sobreviveu e está vivendo como um selvagem no extremo Norte sendo agora chamado por outro nome. Os sobreviventes Tyrion, Missandei, Ellaria, Trystane, Sansa, Robin, Rickon se reunem e decidem mudar o sistema de Westeros tornando agora uma democracia eletiva.
Não sei o que vc bebeu, mas quero 2 kkkkk. Zueiras a parte, tem algumas partes que tem lógica tipo os fatos de nossa querida Cat, mas o principal, o arco dos outros vc tá viajando. Até acho possível Euron virar tipo um general dos outros, mas seria mais ele sendo um Boss Zumbi do que um controle. O ritual dele tem tudo para elouquecer ele mais ainda tem outros detalhes também que não tem lógica tipo Areo e Estrela negra morrerem sem motivo e Doran querer matar uma criança
@@micaelluiz6943 entendi. São só umas teorias que eu tinha kkk claro que maior parte disso não vai acontecer
esquece esse negócio de democracia, isso não vai rolar em westeros
@@Fabio-Mil-G a Daenerys tem que causar algum efeito. Não adianta tudo isso acontecer pra simplesmente alguém sentar no trono denovo e continuar o mesmo sistema ou os Targaryen simplesmente voltarem e voltar tudo como era antes.
Pra mim é mais fácil considerar que:
1: O jovem Griff seria uma espécie de plano A de longuíssimo prazo (desconsiderando ser um arco criado depois)
2: A pretensão do Viserys de início seria um plano B talvez, descartado após Illírio perceber o quão ruim ele seria como rei
3: Dany seria o plano C ou reserva, mas se tornou a melhor pretensão, até melhor que a do próprio Aegon, mas só depois do nascimento dos dragões.
Acho que Ilyrio e Varys nunca pensaram em Daenerys como rainha de Westeros e sim usaram ela como cortina de fumaça para emplacar o principal candidato deles ao trono que é o Jovem Griff que pra mim é um Blackfire
Acho que queriam ela para casar com ele. Assim não aconteceria dele ter que casar com uma das casa e ja começar a dar mais poder pra casa X ou Y logo de cara. Assim poderia consolidar melhor o governo.
@@ShadowLugia_Yang talvez, mas eles sabem que para se firmar ainda mais deveriam casar ele com alguém de prestígio de Westeros.
@@ze_filho3177 Talvez.
Mas isso de casa nem sempre da vantagem. Pq é uma casa só que você as outras podem se sentir resentidas ou injutiçadas.
Fora que acasa pode ser gananciosa e te fuder la na frente.
Temos exemplos claros com o Hightower que casaram só pra por sangue deles n trono e tentaram destruir as outras linhages Targaryen que ñ eram deles. (O q a Alicent fez foi basicamente trair o Viserys assim que ele morreu.)
Temos os Lannister com exemplo tbm. Que traíram os Targaryen e tbm os Baratheon.
Casa com outra casa ñ é tão bom assim quando ta todo mundo se apunhalando pelas costas ou pela frente mesmo.
@@ShadowLugia_Yang mas oq eu falo sobre casamento é só a afirmação junto as famílias do continente e firmar acordos... Hightower's eram uma casa influente e realmente queriam(e com razão) dar foco na sua linhagem, tendo em vista que a pretensão do homem é maior que a da mulher no trono(contexto Westeros). Lanister's trairam os dragões, por conta das loucuras do Rei Louco, mas o reino teve anos prósperos no período de Twin como mão... Acho que se casassem o Blackfire com alguém da campina seria interessante
Concordo e também acho que foi um “erro” do GRRM, mas acho legal tentarmos teorizar para encaixarmos as informações. Espero que as pontas soltas se amarrem no sexto livro, mas enquanto isso eu tenho um raciocínio e queria muito que vocês me ajudassem a ver se faz sentido!
Talvez o plano original seria criar Viserys e Dany desde sempre como bode expiatórios do Jovem Griff. Se tudo saísse como o planejado, eles deixariam o Viserys invadir Westeros com um exército dothraki exatamente para ele não ser bem visto pelos lordes. Por isso não venderam os ovos para comprar Imaculados por ex, porque um exército dothaki traria bem mais essa ideia de "bárbaros". O próprio Illyrio parece desdenhar e debochar da historinha de que "o povo reza pela volta de Viserys" no primeiro livro, o que na minha opinião é um forte indício de que ele mesmo não acreditava no príncipe.
A ideia então seria manter o Jovem Griff em segredo como uma arma guardada a ser revelada no momento crucial. Por isso também não o casaram com a Dany (pré surgimento dos dragões), porque isso revelaria ao Viserys a existência de um pretendente de maior relevância ao cargo e bagunçaria o efeito surpresa. Assim, quando Viserys estivesse iniciando sua invasão com exércitos "bárbaros" e sua incapacidade, Varys/Illyrio revelariam o Jovem Griff como a "salvação" e a alternativa mais plausível para as Casas, com sua maior legitimidade, um exército melhor e todo o papo de como ele foi criado para ser um Rei.
"Mas esse plano tinha muitas chances de dar errado, e se o Drogo não desse os exércitos, e se Viserys ou Dany morressem?"
Eu realmente acho que para Varys/Illyrio, tanto fazia! O que eles queriam era o Jovem Griff, então Viserys/Dany eram uma pedra no sapato que eles tentaram dar uma utilidade. A primeira ideia seria usá-los como uma ferramenta para dar mais credibilidade pro Griff, mas se não desse certo, ok, eles tentariam a invasão do "bebê Aegon" sem essa carta na manga.
"Mas se Viserys/Dany eram tão descartáveis, por que não matá-los de uma vez e assim deixar o Jovem Griff como único Targaryen vivo, ou por que não matar Viserys logo e casar Griff com Dany?"
Acho que: 1) o plano A era usá-los como bode expiatórios, como já falei, e assim ajudar na pretensão do "bebê Aegon", mas acredito que se os dothraki demorassem e não houvesse dragões, Griff invadiria Westeros sem a pré-invasão dothraki, e Varys/Illyrio aí sim mandariam matar os irmãos (ou talvez somente Viserys); 2) Varys/Illyrio nunca colocariam suas fichas em uma só cesta… e se eles matassem os dois irmãos e um tempo depois, por um acidente, o Jovem Griff morresse também, o que eles fariam? Nessa situação aí sim eles teriam de se voltar com mais seriedade para a reivindicação do Viserys; 3) talvez não casaram Griff com Dany e mataram Viserys no início porque realmente queriam usá-lo como bode expiatório, ou porque não queriam os Targaryen se envolvendo na conquista de um Blackfyre (isso antes dos dragões), ou porque achavam que se algo acontecesse com Griff, teriam Viserys como um estepe.
Acho que praticamente tudo muda a partir do momento em que os ovos eclodem (para a surpresa de todos). Agora, com Viserys morto e três dragões vivos, eles não podem mais enxergar a Dany apenas como algo descartável, ela criou o desejo da conquista e seus dragões dão muito mais vantagem pra ela do que para o Griff. Então os planos novamente se adequam e eles resolvem casar os dois, para assim legitimar mais sua causa e solucionar uma possível reivindicação de Dany. Acho que mandar o Selmy e Tyrion para ela (pós dragões) ou para Griff daria na mesma, porque depois eles enviariam o próprio Griff para se unir com a Dany.
Obs: isso faz muito mais sentido na minha cabeça se pensarmos que Varys/Illyrio queriam no início a ascensão dos Blackfyre e não dos Targaryen, e por isso todo esse esforço para colocar o Jovem Griff e não Viserys, além de claramente considerarem Griff melhor para o cargo. Acho que a ideia seria revelar a verdadeira identidade após terem conquistado Westeros.
Enfim, é claro que não cobre todos os pontos e deve ter furos, mas é uma ideia…
Imagino vc tendo essa conversa com o próprio escritor de fogo e gelo
Assistir somente a serie. De onde vem essa tal jovem Griff, o Aegon não é o Jon Snow ?? Na final do video apareceu indicação de um outro video com o tema do Griff, e Blackfyre que não me lembro, vou assistir...
Jon snow só é aegon na série
Para mim o objetivo dos dois nunca foi colocar os Targaryen no poder, mas sim, os Blackfyre. Pensa bem, Dany e Viserys são os últimos herdeiros conhecidos da dinastia Targaryen e poderiam mover um exército contra os Sete Reinos. Após a guerra apareceria o jovem Griff para derrotar os Targaryen enfraquecidos.
Jovem Griff é o plano B que virou o plano A
6:57 Casar Daenerys e Aegon colidiria com as pretensões do Viserys. Que naquela altura da obra, tinha muita influência sobre a Daenerys. Ou seja, não é realmente inteligente!
Somando a isto, deixariam de ter um khalazar para usar na guerra. Novamente, casa-los seria um desperdicio de possibilidades.
Eu não sei porque mas sempre pensei que o Jovem Griff pode ser descendente da Saera
Pra mim o Martin não teve essa ideia do jovem Griff tão tardiamente por volta de 2011 no quinto livro, já que desde o segundo livro já tem menção do dragão do pantomimeiro. Pra mim a ideia original do varys e o illyrio, era fazer o Viserys, invadir westeros, com o Khalassar, deixar o reino destruido, fazer os lords ficarem opostos ao Viserys e assim ficar mais fácil, pra companhia dourada colocar um Blackfire como rei. Mas tudo mudou quando a Daenerys fez os ovos eclodiram, ficar viúva, e se tornar alguém útil para eles, e tentar casar ela com o jovem Griff
Tudo deu ruim quando viseres e drogon morreram (yllyrio não queria que vi você com Dany),os planos mudaram,sor vovô foi enviado para trazer Dany de volta não para servila, Dany não quis ir e os planos mudaram de novo
Talvez o Jovem Griff na verdade seria um plano B do Ilyrio e do Varys.
Foi estabelecido que os Doraraki não fazem trocas. Aceitam presentes depois retribuem os presentes. Deram a danny em casamento e deram os ovos. Presentes valiosos que Drogo eventualmente retribuiriam.
Esconder o Aegon do viserys e da danny faz todo sentido. Já que o Aegon tem uma reivindicação do trono melhor.
Destino da viserys e da danny é conhecido. Se fossem assassinados pelo Robert motivariam a vingança do Drogo.
Então os dois viserys e danny protegem o aegon.
Mas o plano muda completamente com a danny tendo dragões. Tornando ela um artigo de muito mais valor.
Eu acho que o Varys e o Ilyrio só queriam se livrar dos Viserys e da Daenerys como reis/rainha, com o Viserys cavando a própria cova em Vaes Dothraki e Daenerys se casando pra ter um exército dothraki pra ajudar o Aegon VI e sua companhia dourada na conquista de Westeros, assim eles poderiam arrumar uma rainha pra ele de alguma grande casa de Westeros pra fortificar uma aliança, após os ovos chocarem (algo que Ilyrio não esperava) ele decidiu que dragões seriam mais importantes do que o exército de qualquer grande casa de Westeros, por isso Aegon VI iria a Meeren pra se casar com a Dany
Thiago, existe alguma versão das crônicas em que ela é mais ilustrada? Minha sobrinha tem 16 anos e adora coisas medievais, queria começar a incentivar a leitura como hábito pra ela, mas acredito que precisaria de algo mais ilustrado para prender a atenção dela, poderia me informar se existe essa versão?
O primeiro livro existe em formato de HQs também
Pra mim o plano deles era pôr o Viserys como um vilão aos olhos dos 7 reinos, chegando em Westeros com um exército de bárbaros dotraki tocando o terror e iriam fazer o jovem griff surgir como um herói com a companhia dourada lutando contra o viserys e "salvando" os 7 reinos dos bárbaros, o que iria fazer com que a campanha do jovem griff já iniciasse com uma fama positivo para os outros lordes e ele pudesse já angariar aliados políticos
Chegando aqui 6 meses depois do video ser lançado 😂.
Ao ler, o que eu entendo (ainda mais considerando que jovem Griff não é o Aegon de verdade), é que eles queriam se livrar da Daenerys e do Viserys por serem de verdade, e a duvida poderia existir "será que esse Aegon é Aegon mesmo?". Enquanto que o Viserys eles saberiam que era real, o Robert sempre "monitorou" eles dois, outros lordes podem ter feito isso também.
Ao casar a Daenerys com um Khal, eles sabiam que ele dificilmente iria querer atravessar pra Westeros, dessa forma, o Viserys não teria um exército, e se morresse por lá, melhor ainda.
Quanto aos ovos de dragão, por mais valiosos que fossem, não tinham utilidade prática, dinheiro não é um problema pro Illirio e pro Varys, acho que foi aquela leve aposta "vai que da alguma coisa, vão lembrar desse gesto, e posso tentar algo depois", não que os ovos renasceriam, mas se por acaso o Drogo fosse convencido a ir pra Westeros.
Quanto ao pq não casar a Daenerya com o Aegon pra aumentar a legitimidade, Viserys se achava o Rei, eles teriam que lidar com isso, e apesar de não ser um problema se livrar dele, alcasar com a Daenerys trás poucos benefícios políticos e militares naquele momento da trama.
Todos dois foram vigaristas contra Daenerys, essa é a verdade
"O dragão do pantomimeiro" é citado na visao da casa dos imortais, não? Eu acho que o Jovem Griff era só o plano B da dupla Illyrio e Varys. Quando, inesperadamente ou não, o Viserys morreu, a Danny poderia se casar com o J Griffin, mas aí os ovos eclodiram e a essa altura ja se sabe q manipular a Danaerys seria bastante dificil. Então, né? O Jovem Griffin virou o protaginista na trama de Varyllio 😂 lembremos q ele provavelmente é um Blackfyre
Eu acho que o Illyrio penso que os ovos de dragão eram falsos mais a quaithe a sombra engano ele
Lembra que ele falou que eram das terras das sombras
Oiee
Então... Eu vi, há muitos anos, uma teoria de que a esposa falecida do Illyrio seria uma blackfyre, e todo esse esforço dele para coroar o rapaz seria para colocar o filho dela/deles no trono.
Eu sempre achei isso meio romântico demais, sei lá... Mas era uma teoria.
Tem uma coisa crucial que vc tá ignorando aqui: a ascensão totalmente inesperada da Daenerys e o impacto disso nos planos da dupla. A Daenerys trouxe uma mudança de cenário tão drástica que obrigou o Ilyrio e o Varys a mudar os planos no meio do caminho. Ou melhor, adaptar os planos.
No início da história a Daenerys não era nada além de moeda de troca. A ideia do acordo com o Drogo era a de dar o exército "selvagem", "bábaro" para o Viserys invadir Westeros e ser mais uma peça no caos da guerra que eles estavam planejando. Nada mais que isso. Sobre os ovos, eu acho que a gente tende a dar muita importância para eles porque a gente já sabe o que rola lá na frente, mas pros personagens naquele momento eles não eram muito mais que relíquias exóticas. Ou seja, pra mim foi um simples presente de casamento mesmo que o Ilyrio achou adequado dar a uma princesa Targaryen, nada mais que isso. Como você mesmo pontua no video, pra ele era impensável que os ovos pudessem eclodir. Sobre vender os ovos para comprar Imaculados, acho que dinheiro não era problema pra eles. Se eles julgassem que a causa deles precisasse desse reforço bélico, acho que eles simplesmente comprariam e pronto. Não iria ser os ovos que fariam diferença nisso. Mas não acho que o Ilyrio e o Varys consideraram aumentar suas forças para além de equipar o Viserys com os selvagens dothraki no intuito de causar esse primeiro caos e manter o Jovem Griff com a sua Companhia Dourada, que eles provavelmente consideravam força bélica suficiente pra sua causa.
Mas aí o Viserys morre, o Drogo morre e a Daenerys faz nascer 3 dragões dos ovos. Malandro, aí a garota ficou importante né. Porque dragões no jogo muda a história toda. Pra piorar ela ainda arruma um exército de Imaculados e vira rainha na Baía dos Escravos. E aí imagino que Ilyrio e Varys começam a tentar de toda maneira redirecionar o plano deles primeiro enviando o Barristan para tentar trazer a Daenerys de volta a Pentos, onde provavelmente iriam tentar uni-la ao Jovem Griff, mas aí como ela não foi eles tentam depois enviar o próprio Jovem Griff junto com Jon Cornington e Tyrion para ela na ideia de propor casamento e evitar que ela virasse uma ameaça. Já que existem dragões na jogada, melhor que eles venham para o nosso lado. Mas aí o Tyrion decide melar o plano ao convencer o menino a mudar de rota. Então ficamos nesse ponto onde as coisas estão.
Eu não vejo essas "inconsistências" no plano do Varys e do Ilyrio como furo na história. No fim o intuito dos dois é claro e o plano deles de usar o Viserys como esse elemento a mais no caos é até bastante simples de entender. O que acabou acontecendo é que a Daenerys inesperadamente se tornou importante demais para ser ignorada e aí obrigou os dois a tentar de todas as formas agregar essa força absurda que ela conseguiu reunir à causa deles. Acho que é por aí.
Faz sentindo ele ser um blackfire, colocaram o viserys de bucha pra criar mais um pouco de caos junto com os dothrak e depois vir o Aegon como salvador com a companhia dourada, destruindo o khalazar e subjulgando os falsos Reis, a Daenerys ter dragões foi puro acaso do destino, pra ele so tava dando pedras bonitas a menina que morreria pros seus planos darem certo, o selmy era sem utilidade para o Aegon naquele momento, era muito mais útil lembrando a Daenerys que o objetivo final era westeros, alem de proteger a garota que ja tinha cabeça a prêmio até o Aegon se mostrar pra ela.
Se for para especular, talvez o plano fosse utilizar a legitimidade do Viserys, que não poderia ser contestada, para ver o quanto os lordes iriam aderir a causa dos dragões, uma vez que uma força considerável se reunisse seria fácil retirar o Viserys do jogo, mortes ocorrem durante guerras e uma vez que o caminho estivesse livre seria possível casar a Dany com o Faegon kkkkk
E assim ter apoio, legitimidade e uma figura melhor para monarca
21:59 Acho que essa é a maior prova de que o Agon é um falso Targaryen... Vamos lá: Eu acho que até a morte do irmão da Dany o plano do Varys e do Illyrio era focado neles justamente por apenas eles existirem... Quando o rapaz morreu com o ouro derretido o Varys e o Illyrio tiveram de improvisar inventando o jovem Agon, pq os planos deles precisam ter um Rei, mais cedo no vídeo vc comentou que o Illyrio percebeu naquele 1 ano que os dois irmãos ficaram na casa dele que o irmão da dany seria um péssimo rei, mas acho que para eles não depende disso, precisa ser um rei Targaryen, não um bom rei Targaryen. Por isso inventaram o Agon, e se parar pra pensar... se pensar que ele passou a existir nos planos só dps da morte do irmão da dany, as coisas fazem muito sentido... Eu não acho que tenha sido um erro do R R Martin
Mas o plano do Varys não é justamente colocar um Rei bom para o povo, para a população comum?
@@nocaofws15talvez... ah isso é o que ele diz, a verdade pode ser "um rei bom = a um rei targaryan"
Dany agora era importante e aegon foi enviado para de casar com ela,tyrion ia junto para servir os dois,o novo plano era aegon e Dany voltarem para westeros com a companhia os imaculados e os dragões para pacificar o reino