Bom dia lucas Sou do Paraná atualmente moro em Timbó sc Amo muito a cultura do Rio grande do Sul Gostaria muito de ter nascido ai nessa terra linda! Mas pelo fato de ser do sul ja é motivo de se orgulhar! Viva o sul! Saudações catarinense aqui!
É incrível ver como o Brasil é... O vocabulário gaúcho influência algumas palavras de minha cidade aqui no norte ("guri", "baita", "tri" são normais aq) principalmente no meu bairro, pois tem muito gaúcho e sulista, incluso a mãe q é catarinense... Amo demais essa cultura
Tchê. Não fui criado na campanha mas me criei em roda da gauchada. Gosto de vazio gordo e mal passado. Meu tio, irmão mais novo de meu pai, foi o maior assador de chão aqui do pago. Fico feliz em olhar um canal que traga pra gente a cultura gaúcha. Realmente muito grato. Receba um afago Paranaense.
Ótima tarde,adoro seus vídeos,estou cada dia mais apaixonada pela cultura gaúcha,aqui em BH tem o evento minas tchê ,pena que é só uma vez no ano mais eu adoro e sempre que fico sabendo participo do evento,tenha uma excelente tarde 🙏
Muito bom. Essa do 'embuçalar' eu não conhecia, e a 'paisano' não tinha um entendimento completo. Muito bom mesmo esse tema. Poderia fazer mais vídeos assim com outras palavras e termos. Parabéns. Adoro esse canal.
Lucas... Parabéns! Tem uma música dos Monarcas que cita o termo guerrudo...pode nos contar o significado por favor? Um quebra-costela bem chinchado pra ti.
Lucas Negri, se fores preparar outro vídeo sobre o assunto, que olha que dá é uma série de vídeos, poderia também explicar de onde vem a expressão que você usa sempre no início dos seus vídeos "flor de especial".
Mas Deus o livre, que baita video, manda mais sobre os nossos ternos gauchesco , bem como os ditos de nossa gente. Além da origem do arreio gaúcho, né. abraço tche.
E aí Lucas, tudo bueno? Tchê um termo que eu nunca consegui entender direito é "changa", essa duvida vem da música "Changueiro de vida e lida" do Marenco com o Jari Terres. Gracias pelo costado!
Buenas, Nicolar. Changa significa, serviço avulso, biscate... É o que sobra quando o peão de estância tenta a vida na cidade, como é o caso de Changueiro de vida e lida, onde um esquilador tenta a vida na cidade depois da safra da esquila.
Eu sou natural de Itaqui e me criei em Santa Cruz do Sul até os 30 anos. Moro a 30 anos na Bahia e todos dizem que meu sotaque é de estrangeiros. Não abro mão do chimarrão, o que tem me ajudado muito
Um amigo meu foi morar em Itaqui qdo ele chegou lá não deixaram ele ficar, pq Itaqui é terra de homem valente e mulher bonita, não amanheceu na cidade!
Tchê, conversando com um pessoal da região de Piratini, eles" classificaram" hehehe a bombacha com favos como sendo a serrana. Enquanto que a pampeana não os possui... Mas isto tudo de maneira informal, nada estudado a fundo ou com embasamento histórico
Si no me equivoco El equipo de fútbol es por la Batalla de Paysandú, donde barcos de la Marina brasileña bombardean a la ciudad dejándola destrozada, pero la población resistió hasta el final junto al General Leandro Gómez en espera de refuerzos!!!!
Esse nosso Brasil...fui passear nesse estado de estoria e cultura tao ricas....e eu ha conhecia muitas expressoes e palavras....perguntaram pra mim....Vamos a festa de Caravaggio à noite? Leve tua prenda e teu piá pequeno! Patroa: vai ter festa junina aqui? Tem que levar prenda...kkkkk
Parabéns pelo trabalho. Sinto que O nosso Rio grande aos poucos está perdendo a essência e precisamos reafirmar nossa cultura. É isso aí tche taca lê ferro e nos conta mais sobre essa pátria dos Pampas sagrada!
Não concordo! Não estamos perdendo a essência, pois ao sair da QUERÊNCIA, levamos todo o nosso jeito de ser e a nossa linguagem. Os Ctgs também contribuem para que continuemos cultivando nossa cultura e o nosso linguajar tipico. Morei 40 anos no RIO de JANEIRO , na zona sul, e continuo mantendo o meu perfil Sulriograndense.E jamais chamaria um conterrâneo de "você " ao invés do nosso "tu"., e gosto de um " carreteiro", churrasco gordo e mal passado e um sagusinho também é bem recebido. É vale também curtir as músicas: chamame, milonga principalmente! Mas se vce se refere às estâncias, aí sim, concordo! Está cada vez mais diferente! Os "galpões " estão sumindo, o trigo e o arroz estão dando lugar à soja e as sangas estão sendo soterradas!!!. JURO, não tenho.mais vontade de ir passar férias lá!!! Me entristece muito! Mas mesmo assim, o RIO.GRANDE está dentro de mim!!!
@@ruthgontijo5833 Digo que estamos perdendo nossa essência, no âmbito das próximas gerações depois de nós. Não sei que cidade nasceste e te criaste, mas acredito que na tua infância , assim como na minha , era um orgulho ir ao CTG , nas apresentações da escola era competições de danças gaúchas. O hino que aprendemos foi o do Rio grande amado e depois se vinha o resto! Ou seja aprendemos a amar o que temos e levar conosco onde estivemos. Porém hoje, as novas gerações, no CTG vão com vergonha, nas escolas a dança que aprendem e fazem competições é Funk. Digo isso pois a guria da minha vizinha teve de comprar um calção mais curto ( com 9 anos de idade) pois a professora estava ensinando funk a elas para a competição com outras turmas do colégio. ( Sinceramente achei um horror isso) Hoje se sais na rua aos domingos ao invés de ouvir uma milonga ou chamamé , ouve se funk, músicas em inglês e por aí a fora. Não tenho nada contra outras culturas, mas defendo que primeiro temos de conhecer e amar aquilo que é nosso e apenas nosso. Daí dizer que a essência está se indo.
@@gauchoDl Oi Diego! Vou matar tua curiosidade... Nasci e me criei em Porto Alegre; nas férias de verão " curtia" PELOTAS e no inverno o meu chão era a SERRA! Casei com um mineiro, passei a maior parte da minha vida no RIO DE JANEIRO e NUNCA me esqueci, de que SOU GAÚCHA!
O "Pago" e o "Frete" são palavras que eu costumo usar quando me refiro ao Estado . Linha Campeira faz mais vídeos sobre outros vocabulário bem conhecido como "me caiu os butiá, capaz, nego veio, china pobre, te larguei ".... Um abraço do tamanho do nosso Rio grande.
Eu sou gaucha "dos quatro cantos",bairrista uma barbaridade.Mas não sei com certeza o que significa o termo REIUNO.Por favor gauchada me de uma aula rsss .Abraços.
Tem um gosto amargo. O que muita gente estranha quando experimenta as primeiras vezes é que é basicamente uma infusão (chá) que não é adoçada. Mas é fácil achar erva em qualquer mercado do Brasil. Te garanto que depois que experimentar, vai logo se viciar e matear a lo largo.
Bah, desde sou Portoalegrese, criada em Cachoeira do Sul a e morando em São Paulo desde 1989... Uma baita saudade!!! O meu Pago, como diz a música, do meu dos verdes campos estão na retina dos meus olhos sempre! Sou gaúcha e amo minha pátria Rio Grande do Sul
Muito boa essa definição das palavras usadas no vocabulário gaúcho. Só uma coisinha referente ao PAGO, tá certo disseste que é onde o vivente nasce, porém o PAGO não é a mesma querência( pensando bem até pode ser), QUERÊNCIA seria o lugar onde se está residindo fora do pago de nascimento.
@@guilhermekerpen5858 🤣🤣🤣🤣 a nossa fronteira eh diferenciada sou da Capital da Paz. Como é engraça ver os comedores de polent, se acharem as referencias de gauchismo
Primeira significa uma estancia enorme Xirú significa pessoa amiga China no surgimento do gaucho era a mulher do gaucho, mais dependendo da regiao china é a mulher da vida
Aqui no Mato Grosso do Sul, por influência dos imigrantes gaúchos, falamos guri e guria, alguns falam querência, sabem o que é guaipeca, guaiaca, pelego sem falar que nosso churrasco é carne, sal e fogo acompanhado de mandioca. Tb tomamos o mate, mas neste caso ele é paraguaio por influência da fronteira.
Tá mas esta tal palavra peçuelo não conhecia, mas pelo que bem entendi e a mala de garupa ,lá pelo lado do meu Alegrete é isto ,e olha que sou filho de gaúcho autêntico!Meu pai um homem completo na lida rural ,tosador ,domador na sua juventude, alambrador, tratorista e guasqueiro!!!!
Lucas, sem querer chatear, e pedindo licença, creio que Paisano no uso gaúcho significa pessoa com usos do campo ou mesmo pessoa do mesmo pais. Já peçuelo é simplesmente o alforge do cowboy por exemplo (similar):
Bom dia lucas
Sou do Paraná atualmente moro em Timbó sc
Amo muito a cultura do Rio grande do Sul
Gostaria muito de ter nascido ai nessa terra linda!
Mas pelo fato de ser do sul ja é motivo de se orgulhar!
Viva o sul!
Saudações catarinense aqui!
É incrível ver como o Brasil é... O vocabulário gaúcho influência algumas palavras de minha cidade aqui no norte ("guri", "baita", "tri" são normais aq) principalmente no meu bairro, pois tem muito gaúcho e sulista, incluso a mãe q é catarinense... Amo demais essa cultura
...Mas ah guri bagual...!
OK significa a palavra pereia
Tchê. Não fui criado na campanha mas me criei em roda da gauchada. Gosto de vazio gordo e mal passado. Meu tio, irmão mais novo de meu pai, foi o maior assador de chão aqui do pago. Fico feliz em olhar um canal que traga pra gente a cultura gaúcha. Realmente muito grato. Receba um afago Paranaense.
Nasci na cidade mesmo. Ando pilchado todos os dias, pois tenho amor por esta bela traição gaúcha.
Que tal traduzir as pageadas de Jayme Caetano Braun, que são cheias de espressões bem abagualadas.
Que jóia esse canal, tchê! Alegrete presente por aqui!
Ótimo canal! Cenário condizente com o conteúdo, meus parabéns!
Ótima tarde,adoro seus vídeos,estou cada dia mais apaixonada pela cultura gaúcha,aqui em BH tem o evento minas tchê ,pena que é só uma vez no ano mais eu adoro e sempre que fico sabendo participo do evento,tenha uma excelente tarde 🙏
Parabéns. Espetacular ótimo tche.
Muito bons teus vídeos.
Fico triste que muitas dessas expressões estão se perdendo
Mas que bom que existem esse resgate
Parabéns pelo trabalho
Gostei muito
Parabéns pelo vídeo, índio véio. De luxo, gostei muito.
Muito bom. Essa do 'embuçalar' eu não conhecia, e a 'paisano' não tinha um entendimento completo. Muito bom mesmo esse tema. Poderia fazer mais vídeos assim com outras palavras e termos. Parabéns. Adoro esse canal.
Más que barbaridade tchê meus parabéns um abraço do tamanho de Santa Catarina .......
Bom dia gauchada. Abs
Vídeos muito bons. Mas tem que melhorar um pouco o áudio. Fica muito baixo ou com barulho de vento. Fica a dica
Gracias pelo chasque. Agora temo microfonado e nos novos nao sai mais tanto ruido de vento. Baita abraço!
PARABÉNS, PELO VÍDEO, E PELAS INFORMAÇÕES.
Mas q linda e a tradição do Rio grande sou paranaense mas amo o rio grande também🌷🌷🌷🌷💐💐💐
Não só no rio grande mas sim em todo o Sul do Brasil a cultura gaúcha e bem marcada.
Parabéns, Lucas. Teu trabalho é maravilhoso.
Muito bom, aguardando o próximo vídeo. Sou fã
Bah guri...q tri esse teu vídeo...merece até ganhar uns pila...😁
Que riqueza teus videos ! Continue sempre ❤
Gostei! Sou gaúcha do centro do Estado e quando uso vocabulário campeiro da minha região na capital, ninguém conhece.
Boa tarde Lucas. O que significa o termo "sarandi cortado". Por exemplo: -Tchê!! Aquele loco é sarandi cortado.
Lucas Negri, você é um fenômeno na capacidade de síntese. Devirias dar palestras de Educação a Distância, EaD. Parabéns!!!!
Eu adoro seus vídeos. Gostaria de saber o que significa Campomar?
Campomar é uma marca de poncho.
Nossa muito obrigada, eu estava procurando o significado em vários lugares.. kkk
Eu também queria confirmar o que quer dizer 'me fui de tiro'? Ir de tiro quer dizer com pressa, rápido, fugindo?
@@robertalecy Na verdade não seria de pressa. Mas sim, teria haver com prontidão, rapidez. Grosseiramente, seria: "Eu vou agora mesmo, já."
Que bom trabalho que estão fazendo. Obrigado. Um abraço do tamanho de Portugal.
Show meu querido, só informação de qualidade!
Gostei muito ba tchê
Vocabulario gauchesco é enorme e muda de regiao pra regiao do rio grande e tambem influenciou muito grande parte de santa catarina e paraná
Video loco de bueno tchê!!!
Lucas... Parabéns!
Tem uma música dos Monarcas que cita o termo guerrudo...pode nos contar o significado por favor?
Um quebra-costela bem chinchado pra ti.
Buenas índio veio bagual esse vídeo ficou loco de especial tche um forte abraço dos paulistas e segue o baile
Lucas Negri, se fores preparar outro vídeo sobre o assunto, que olha que dá é uma série de vídeos, poderia também explicar de onde vem a expressão que você usa sempre no início dos seus vídeos "flor de especial".
Baita tema, Nielsen! Gracias parceria.
Amo falar isso " flor de especial"
gostei do canto dos pássaros ..quem gostou deixe um OK
Quero- quero
ok
Adoro chimarrão 🤩, moro em Blumenau..... Muito legal o vídeo 💖
Parabéns, Gauchão! Mais um baita vídeo! Um grande abraço
Muito bueno esse tipo de vídeo que traz curiosidades da nosso idioma gaucho! Parabéns índio veio
Parabéns pelo vídeo, gostei sou Catarina mas gosto muito do povo gaúcho,se puder fazer mais vídeo beleza ganhou mais um escrito e like 😃
Muito bom o vídeo
Mas Deus o livre, que baita video, manda mais sobre os nossos ternos gauchesco , bem como os ditos de nossa gente. Além da origem do arreio gaúcho, né. abraço tche.
MUINTO BOM BAH TCHÊ OBRIGADO!
Parabéns pelo vídeo!!!!! Tri Legal guri
E aí Lucas, tudo bueno? Tchê um termo que eu nunca consegui entender direito é "changa", essa duvida vem da música "Changueiro de vida e lida" do Marenco com o Jari Terres. Gracias pelo costado!
Buenas, Nicolar. Changa significa, serviço avulso, biscate... É o que sobra quando o peão de estância tenta a vida na cidade, como é o caso de Changueiro de vida e lida, onde um esquilador tenta a vida na cidade depois da safra da esquila.
O que é bardoso?
Mal acostumado.Ex: A mulher de fulano está deixando bardos o
Sou do Paraná e sou aquerenciado aqui em SC!
Bom saber👐👐👐
Bueno!
Oi Lucas e explica o termo arrocinar
Buenas Lucas, temo aqui na Sananduva, ligado nos teus programa... abraço mano velho
Eu sou natural de Itaqui e me criei em Santa Cruz do Sul até os 30 anos. Moro a 30 anos na Bahia e todos dizem que meu sotaque é de estrangeiros. Não abro mão do chimarrão, o que tem me ajudado muito
Eu tb nasci em Itaqui-RS, morei 2 anos em Sta Cruz, em a frente da Pça da Prefeitura, Colégio Maia e estudei 1 ano no Liceu São Luiz
Um amigo meu foi morar em Itaqui qdo ele chegou lá não deixaram ele ficar, pq Itaqui é terra de homem valente e mulher bonita, não amanheceu na cidade!
Buenacho por demais!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito interessante
Che, interessantíssimo esse vídeo!
Lucas eu gostaria de um programa sobre os favos da bombacha e de como identificar os gaúchos de cada região através dos favos.
Bamo dar uma pesquisada se isso tem alguma ligação. Gracias pela parceria!
Taureana a sugestão!
Tchê, conversando com um pessoal da região de Piratini, eles" classificaram" hehehe a bombacha com favos como sendo a serrana. Enquanto que a pampeana não os possui... Mas isto tudo de maneira informal, nada estudado a fundo ou com embasamento histórico
Mas que trabalho buenacho por de mais parabéns um forte quebra costela bem missioneiro
Saudação campeira, gostaria muito de saber, o significado de comodilho, grácias.
Não seria "cogotilho"?
Mas barbaridade Tchê muito boeno esse guri .
Traduz a música De chão Batido
Tchê Bagual, oque é PAISANDÚ, escuto em algumas letras? Eu conheço uma cidade de Uruguai e um time de Belém do Pará.
Nas músicas gaúchas, Paisandú se refere a cidade do Uruguai. Pois lá eram feitos os bastos pra montaria de melhor qualidade.
@@LinhaCampeira hasta hoy en día se dice un basto Paysandú cuando este es de calidad!!!!
Si no me equivoco El equipo de fútbol es por la Batalla de Paysandú, donde barcos de la Marina brasileña bombardean a la ciudad dejándola destrozada, pero la población resistió hasta el final junto al General Leandro Gómez en espera de refuerzos!!!!
Muito bom
Tá de parabéns meu amigo, fala pra nois a origem do xirú!
Boa! Bamo fazer
A cultura do Sul do Brasil é muito linda
Mas na guri !! Gostei da tua prosa ,Pra encera a prosa tu não tens uns pilas pra me emprestaŕ aí??👍😁😁
Ba tchê eu tb tô querendo
Gostaria de saber o que é JUJUS , que é bastante usado nas músicas nativistas
Lucas Negri você deveria contar histórias de GUAIPECA.
Esse nosso Brasil...fui passear nesse estado de estoria e cultura tao ricas....e eu ha conhecia muitas expressoes e palavras....perguntaram pra mim....Vamos a festa de Caravaggio à noite? Leve tua prenda e teu piá pequeno! Patroa: vai ter festa junina aqui? Tem que levar prenda...kkkkk
Boa guri! Sabido por demais...
Parabéns pelo trabalho. Sinto que O nosso Rio grande aos poucos está perdendo a essência e precisamos reafirmar nossa cultura. É isso aí tche taca lê ferro e nos conta mais sobre essa pátria dos Pampas sagrada!
Não concordo! Não estamos perdendo a essência, pois ao sair da QUERÊNCIA, levamos todo o nosso jeito de ser e a nossa linguagem.
Os Ctgs também contribuem para que continuemos cultivando nossa cultura e o nosso linguajar tipico.
Morei 40 anos no RIO de JANEIRO , na zona sul, e continuo mantendo o meu perfil Sulriograndense.E jamais chamaria um conterrâneo de "você " ao invés do nosso "tu"., e gosto de um " carreteiro", churrasco gordo e mal passado e um sagusinho também é bem recebido.
É vale também curtir as músicas: chamame, milonga principalmente!
Mas se vce se refere às estâncias, aí sim, concordo! Está cada vez mais diferente! Os "galpões " estão sumindo, o trigo e o arroz estão dando lugar à soja e as sangas estão sendo soterradas!!!. JURO, não tenho.mais vontade de ir passar férias lá!!! Me entristece muito!
Mas mesmo assim, o RIO.GRANDE está dentro de mim!!!
@@ruthgontijo5833 Digo que estamos perdendo nossa essência, no âmbito das próximas gerações depois de nós.
Não sei que cidade nasceste e te criaste, mas acredito que na tua infância , assim como na minha , era um orgulho ir ao CTG , nas apresentações da escola era competições de danças gaúchas.
O hino que aprendemos foi o do Rio grande amado e depois se vinha o resto!
Ou seja aprendemos a amar o que temos e levar conosco onde estivemos.
Porém hoje, as novas gerações, no CTG vão com vergonha, nas escolas a dança que aprendem e fazem competições é Funk. Digo isso pois a guria da minha vizinha teve de comprar um calção mais curto ( com 9 anos de idade) pois a professora estava ensinando funk a elas para a competição com outras turmas do colégio. ( Sinceramente achei um horror isso)
Hoje se sais na rua aos domingos ao invés de ouvir uma milonga ou chamamé , ouve se funk, músicas em inglês e por aí a fora.
Não tenho nada contra outras culturas, mas defendo que primeiro temos de conhecer e amar aquilo que é nosso e apenas nosso.
Daí dizer que a essência está se indo.
@@gauchoDl
Oi Diego! Vou matar tua curiosidade...
Nasci e me criei em Porto Alegre; nas férias de verão " curtia" PELOTAS e no inverno o meu chão era a SERRA! Casei com um mineiro, passei a maior parte da minha vida no RIO DE JANEIRO e NUNCA me esqueci, de que SOU GAÚCHA!
O "Pago" e o "Frete" são palavras que eu costumo usar quando me refiro ao Estado . Linha Campeira faz mais vídeos sobre outros vocabulário bem conhecido como "me caiu os butiá, capaz, nego veio, china pobre, te larguei ".... Um abraço do tamanho do nosso Rio grande.
Eu sou gaucha "dos quatro cantos",bairrista uma barbaridade.Mas não sei com certeza o que significa o termo REIUNO.Por favor gauchada me de uma aula rsss .Abraços.
Reiúno a gente usa quando um cavalo é feio.
Chimarrão tem gosto amargo? Tenho vontade de provar várias comidas do Brasil
Tem um gosto amargo. O que muita gente estranha quando experimenta as primeiras vezes é que é basicamente uma infusão (chá) que não é adoçada. Mas é fácil achar erva em qualquer mercado do Brasil. Te garanto que depois que experimentar, vai logo se viciar e matear a lo largo.
@@LinhaCampeira obg :)
Porque vc já não aproveita a idéia aí é faz um dicionário pra nós?
Gostei..parabéns
Existe um dicionário de vocábulos sul riograndenses
@@elisrietbrazdacosta4874 O que legal vou procurar adquirir esse dicionário.
Paisano em espanhol significa tbm pessoa do mesmo país
Pois moro na Califórnia é os latino falam assim de quem é do mesmo país deles ou de alguém.
Bah, desde sou Portoalegrese, criada em Cachoeira do Sul a e morando em São Paulo desde 1989... Uma baita saudade!!!
O meu Pago, como diz a música, do meu dos verdes campos estão na retina dos meus olhos sempre! Sou gaúcha e amo minha pátria Rio Grande do Sul
Mas que barbaridade...sou de Cachoeira,me criei em P.Alegre e moro na India...kk .Coza de loko!!!
Muito boa essa definição das palavras usadas no vocabulário gaúcho. Só uma coisinha referente ao PAGO, tá certo disseste que é onde o vivente nasce, porém o PAGO não é a mesma querência( pensando bem até pode ser), QUERÊNCIA seria o lugar onde se está residindo fora do pago de nascimento.
Pago e onde nasceu e, Querência onde o Galdério está vivendo, O meu pago chama- se CAMPINA BELA e minha QUERÊNCIA ESTADOS UNIDOS 🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸
Sim, compadre. Em meu singelo caso, tenho o meu pago como Bagé dentro da querência amada,o nosso Rio Grande.
@@guilhermekerpen5858 🤣🤣🤣🤣 a nossa fronteira eh diferenciada sou da Capital da Paz. Como é engraça ver os comedores de polent, se acharem as referencias de gauchismo
Eta Rio Grande amado!!
Sugestão: enriqueça teus vídeos com imagem de cada palavra /expressão quando se refere a um objeto, uma vestimenta, etc. Abraço!
Buenas tchê!
Uma pergunta: O bispo Dom José Negri q estava em Blumenau, é teu parente? 🤠
Inclusive eu morava em Blumenau quando ele assumiu a Diocese lá. Tem nome, mas não é da família.
RS é tudo de bom!
Bagualissimo mas bah !!! 😎✌️
Boa tarde eu sou de origem italiano e adiniro muito a gauchada .
gostei tchê.
Bueno, tem muitas palavras do dicionário gaúcho que gostaria de saber,. Por exemplo, Três Marias, xiru,china velha,etc.
Primeira significa uma estancia enorme
Xirú significa pessoa amiga
China no surgimento do gaucho era a mulher do gaucho, mais dependendo da regiao china é a mulher da vida
@@paulorodrigues3699 Sesmarias é uma estância enorme. Três Marias é o Cinturão de Órion, o conjunto das estrelas.
Sempre conta...
Aqui no Mato Grosso do Sul, por influência dos imigrantes gaúchos, falamos guri e guria, alguns falam querência, sabem o que é guaipeca, guaiaca, pelego sem falar que nosso churrasco é carne, sal e fogo acompanhado de mandioca. Tb tomamos o mate, mas neste caso ele é paraguaio por influência da fronteira.
Faça uma das cuias e tipos de cuias 👍
Tá mas esta tal palavra peçuelo não conhecia, mas pelo que bem entendi e a mala de garupa ,lá pelo lado do meu Alegrete é isto ,e olha que sou filho de gaúcho autêntico!Meu pai um homem completo na lida rural ,tosador ,domador na sua juventude, alambrador, tratorista e guasqueiro!!!!
Óia sou serrano e sei oq é um pessuelo então ano tem nada a ver com região o pessuelo é de couro
Aqui na fronteira é algo que pertence algo pessoal seus pertences
Paisano também chamamos os nossos irmaos uruguaios
Nota deeeeezzz
Uma hora dessas tu podia explicar pra nós a origem da palavra "tchê" com sua variante "chê" e o q significa. Forte abraço.
ruclips.net/video/0kbMc0FVkr4/видео.html
En Uruguay usamos las mismas palabras:
- paisano
- pago
- orejano (orelhano)
- pingo (flete)
- matungo, también mancarrón
- baqueano (vaqueano)
Saludos 🇺🇾
Vendra del intercambio lingüístico en las fronteras no?
Lucas, sem querer chatear, e pedindo licença, creio que Paisano no uso gaúcho significa pessoa com usos do campo ou mesmo pessoa do mesmo pais.
Já peçuelo é simplesmente o alforge do cowboy por exemplo (similar):
Buenas!
Bueno tchê mais eu quero saber o quê é engachar o lumbolho
Realmente, os militares até hoje chamam os civis de paisano.
Aqui no sudoeste do Paraná dizemos "à paisano". Ex: ele está/estava à paisano.
Mas Barbaridade Tchê. Esse canal é muito bom. Obrigado pela sua dedicação.
👏👏
Eu sou Militar e ainda usamos isso.
O negócio é meio abagualado mesmo tchê.
"a parte de trás do cavalo" foi buena tchê
Bamo ser simples, né. Logo sai um vídeo sobre 'morfologia fácil' do cavalo.