Novo vídeo sobre Tipografia: Aulão atualizado de tipografia: ruclips.net/video/DpSbHbtV3dw/видео.html Faça parte do nosso ⭐Curso Fundamentos do Design Visual ⭐ Saiba mais ➡ fundamentosdodesign.com.br
Oi Vih, tem sites para baixar fontes, mas indicação de uma em especial é difícil. Eu acabei de soltar um vídeo onde falo sobre isso. Veja aqui: ruclips.net/video/cd4y6udSm-A/видео.html Abraço.
Oi, você teria como indicar um livro de um autor teórico sobre a tipografia? Queria fazer um trabalho sobre essa questão de "Como escolher a fonte certa?" Obrigado pelo Mini Curso! :D
Olá Eddi. Sim. Indicaria: Livro Elementos Do Estilo Tipográfico - Robert Bringhurst Livro Pensar com Tipos - Ellen lupton Essas indicações estão no nosso artigo sobre tipos: www.chiefofdesign.com.br/tipografia/ Muito obrigado pelo comentário. Abraço.
Boa tarde. Parabéns principalmente pela explicação sobre a fonte com serifa ( escrita ), e sem serifa ( digital ). Como designer recém formado e em processo de finalização da minha própria Identidade visual e indeciso claro ( risos ), gostaria de saber se a Museo, pode ser usada tanto pra arte digital, quanto pra escrita, pois estou atrás de fonte serifada, que transmita seriedade, e elegância necessário.
Fala Hebert. Sim, pode. Eu mesmo utilizei no meu ebook de HTML. Ela funciona bem tanto em grandes manchas de texto quanto em logotipos, por exemplo. A única questão, que vc deve avaliar, é que ela, por ser uma fonte nova e muito bem feita, é bem popular. Muita gente utiliza a Museo, seja a versão com serifa seja a sem serifa. Um dos componentes de uma marca é, claro, a identificação. Logo, utilizando algo que muitos utilizando, talvez, dependendo do contexto e de outros elementos, pode comprometer essa identidade/diferenciação. Por isso, para uma marca, deve-se avaliar se ela condiz com o projeto e com a mensagem a ser transmitida, combinando com os outros elementos que a compõem. Sucesso para ti e boa sorte com a sua IDV. :D Abraço.
Cara, dando uma breve olhada no seu conteúdo, como se trata de algo mais fino, algo musical, as fontes do tipo com Serifa, soam de forma mais sofisticada, eu acho que essa seria uma escolha a levar em consideração
David, eu também vejo a sans como uma boa opção de leitura online, acho lindo nos título (ex: B9.com.br) no entanto, vários sites mais tradicionais ainda usam texto corrido com serifa, como é o caso do Medium. Tem alguma informação ai que remete serifa ao descanso dos olhos ou algo do tipo? Adoro ler o medium, passo horas lá as vezes, mas será que devo um crédito às serifas do texto? Parabéns por essa aula, eu tenho essa dúvida o tempo todo rs Eu gosto de um artigo lá dos manos UI Lab, quiser ler, tá aí o link: medium.com/ui-lab-school/voc%C3%AA-sabe-usar-tipografia-em-ui-design-9ce4ccdbab43
Olá Juca. Sim eu falo sobre essa questão de serifa. Não lembro em quais dos vídeos, mas falo. Ela realmente tem essa função de ajudar na leitura para impresos. Na web ela foi, ou é, menos utilizada porque a serifa tornava-se pequnos borrões que prejudicavam a leitura. Hj em dia as telas evoluíram demais, por isso essa questão foi muito atenuada é a diferença ficou pequena. Então a escolha por uma com ou sem na web, passa mais por outras questões do que sobre esse tema. Obrigado pelo comentário. Abraço.
Fala Wallyson. É difícil indicar. Várias fontes poderiam ser usadas. Eu gravei um vídeo que pode ajudar. Veja aqui: ruclips.net/video/cd4y6udSm-A/видео.html Abraço.
São os “pézinhos” das fontes. Você já notou que há algumas fontes que parecem ter uns tracinhos em baixo de cada início e fim de letra? Essa fonte é serifada. Um exemplo famoso é o logotipo do jornal ELPAIS onde a fonte é serifada. É também muito usada em textos longos pois facilita a leitura.
Fala Iago. Não tenho mais essa apresentação, mas quase todo o conteúdo retirei dos meus artigos de tipografia: www.chiefofdesign.com.br/tipografia/ www.chiefofdesign.com.br/guia-tipografia-parte-02 www.chiefofdesign.com.br/guia-tipografia-parte-03 Abraço.
Fala Rodrigo. Podemos seria a palavra correta. Existem vários pontos que podem ser considerados, mas normalmente da certo uma combinação de tipos para ver ( em títulos e destaques) com tipos para ler ( em texto corrido e grandes sentenças). Valeu pelo comentário. Abraço.
Fala Guilherme. Tive que rever o vídeo para ver o que tinha falado, já que foi uma aula de 2014. Vou explicar aqui, pois talvez quem veja o comentário sem ver o vídeo possa pensar algo errado. Portanto, quero salientar que em nenhum momento eu falo que não se pode usar a serifada para uma campanha de mulher ou que para mulher deve-se apenas usar uma cursiva e mais delicada. Eu não falo que existe fonte para mulher, que mulher é fraca nem nada do tipo. Acredito que uso das suas famílias depende de cada projeto, isso ele sendo feminino ou não. E eu usei a palavra mulher para mostrar a diferença de estilo e comunicação, porque na época pensei que seria um exemplo de mais fácil o entendimento, mas poderia ser outra palavra. Não quis de forma nenhuma, fazer distinção de nada. Apenas quis explicar o estilo tipográfico e seu poder de comunicação. Obrigado pelo comentário :D Abraço.
Novo vídeo sobre Tipografia: Aulão atualizado de tipografia: ruclips.net/video/DpSbHbtV3dw/видео.html
Faça parte do nosso ⭐Curso Fundamentos do Design Visual
⭐
Saiba mais ➡ fundamentosdodesign.com.br
Ficou muito boa a aula, great job.
vou indicar você para dar aula na minha faculdade kkk ta me salvando!
Oi Deh.
Pode me indicar. Eu vou sem problemas😃🤗
Obrigado.
Abraços.
Comecei um curso e suas videoaulas estão me ajudando bastante.
Já sou mais um inscrito.
Muito obrigado mesmo.
🙏
Amei a explicação. Simples, fácil de entender e super calminho 😁Parabéns ! 👏🏻
Muito obrigadoo ❤️
Nem sou de comentar mais parabéns pela didática do conteúdo, muito bem explicativo e conclusivo.👏
fala de Angola os teus video estão me ajudados muito obrigado continua assim que Deus abençoa
Esse canal vale a pena ser membro. Parabéns pelo trabalho
obrigado!
CARAAAALHOU QUE AULA FODA MANO. parabéns
Que bom que curtiu!!!
me explicou melhor que meu professor da faculdade
Seu vídeo é excelente, me ajudou muito!
Muito boa sua explicação, poderia dar alguma dica de como utilizar tipografia na criação de estampas para camisetas?
Que vídeo incrível me ajudou muito obrigada
Aula maravilhosa!👏🏿👏🏿
Muito bom 🥳🎉
adorei o vídeo!! explicou super bem, parabéns!
caramba, excelente conteúdo! Muito obrigada
Bom vídeo!
Adorei o vídeo, bem explicativo! Você tem indicações de fontes para ver? Tô precisando para fazer a capa de um livro tipográfico.
Oi Vih, tem sites para baixar fontes, mas indicação de uma em especial é difícil.
Eu acabei de soltar um vídeo onde falo sobre isso. Veja aqui: ruclips.net/video/cd4y6udSm-A/видео.html
Abraço.
Mt bom o vídeo aprendi mt com ele
Amei o vídeo! Obrigado!
Obrigado excelente vídeo!
ótimo video! respondeu minhas dúvidas de anos...
muito bom
Muito bom 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado 😃
perfeita aula!!
Muito Obrigado, Fabin :D
Abraço.
Muito bom!!
Pra violino violinista para um logotipo qual vc me indicaria. Eu estava usando a Wet Dreams
Oi, você teria como indicar um livro de um autor teórico sobre a tipografia? Queria fazer um trabalho sobre essa questão de "Como escolher a fonte certa?"
Obrigado pelo Mini Curso! :D
Olá Eddi.
Sim. Indicaria:
Livro Elementos Do Estilo Tipográfico - Robert Bringhurst
Livro Pensar com Tipos - Ellen lupton
Essas indicações estão no nosso artigo sobre tipos: www.chiefofdesign.com.br/tipografia/
Muito obrigado pelo comentário.
Abraço.
@@chiefofdesign MUITO OBRIGADO VOCÊ!!! AJUDOU MUTO! :DD
Boa tarde. Parabéns principalmente pela explicação sobre a fonte com serifa ( escrita ), e sem serifa ( digital ). Como designer recém formado e em processo de finalização da minha própria Identidade visual e indeciso claro ( risos ), gostaria de saber se a Museo, pode ser usada tanto pra arte digital, quanto pra escrita, pois estou atrás de fonte serifada, que transmita seriedade, e elegância necessário.
Fala Hebert.
Sim, pode. Eu mesmo utilizei no meu ebook de HTML. Ela funciona bem tanto em grandes manchas de texto quanto em logotipos, por exemplo. A única questão, que vc deve avaliar, é que ela, por ser uma fonte nova e muito bem feita, é bem popular. Muita gente utiliza a Museo, seja a versão com serifa seja a sem serifa.
Um dos componentes de uma marca é, claro, a identificação. Logo, utilizando algo que muitos utilizando, talvez, dependendo do contexto e de outros elementos, pode comprometer essa identidade/diferenciação.
Por isso, para uma marca, deve-se avaliar se ela condiz com o projeto e com a mensagem a ser transmitida, combinando com os outros elementos que a compõem.
Sucesso para ti e boa sorte com a sua IDV. :D
Abraço.
Obrigado, e um forte abraço!
Qual a fonte combinaria com essa minha logo de perfil em meu nome? Se é bold, light, regular, minúscula ou maiuscula.
Cara, dando uma breve olhada no seu conteúdo, como se trata de algo mais fino, algo musical, as fontes do tipo com Serifa, soam de forma mais sofisticada, eu acho que essa seria uma escolha a levar em consideração
Existe algum livro abordando esse assunto ?
Fala Liih.
tem um bom que é "Pensar com tipos" da Ellen Lupton!
Abraço
Os Elementos do Estilo Tipográfico, da Robert Bringhurst
Primeiros socorros em tipografia
David, eu também vejo a sans como uma boa opção de leitura online, acho lindo nos título (ex: B9.com.br) no entanto, vários sites mais tradicionais ainda usam texto corrido com serifa, como é o caso do Medium. Tem alguma informação ai que remete serifa ao descanso dos olhos ou algo do tipo? Adoro ler o medium, passo horas lá as vezes, mas será que devo um crédito às serifas do texto?
Parabéns por essa aula, eu tenho essa dúvida o tempo todo rs Eu gosto de um artigo lá dos manos UI Lab, quiser ler, tá aí o link: medium.com/ui-lab-school/voc%C3%AA-sabe-usar-tipografia-em-ui-design-9ce4ccdbab43
Olá Juca.
Sim eu falo sobre essa questão de serifa. Não lembro em quais dos vídeos, mas falo.
Ela realmente tem essa função de ajudar na leitura para impresos. Na web ela foi, ou é, menos utilizada porque a serifa tornava-se pequnos borrões que prejudicavam a leitura.
Hj em dia as telas evoluíram demais, por isso essa questão foi muito atenuada é a diferença ficou pequena. Então a escolha por uma com ou sem na web, passa mais por outras questões do que sobre esse tema.
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
Show as explicações. Me indica umas fontes para logo de barbearia. Obg!
Fala Wallyson.
É difícil indicar. Várias fontes poderiam ser usadas.
Eu gravei um vídeo que pode ajudar. Veja aqui: ruclips.net/video/cd4y6udSm-A/видео.html
Abraço.
Pode da exemplos de fontes para logo de barbearia?
Confira também essa série de artigos do Chief sobre tipografia: ➡ www.chiefofdesign.com.br/tipografia
ganhou um escrito
Obrigado :D
Abraço.
O que seria uma serifa? Otimo video ja me inscrevi
São os “pézinhos” das fontes. Você já notou que há algumas fontes que parecem ter uns tracinhos em baixo de cada início e fim de letra? Essa fonte é serifada. Um exemplo famoso é o logotipo do jornal ELPAIS onde a fonte é serifada. É também muito usada em textos longos pois facilita a leitura.
cara, tem como me enviar essa apresentação?
Fala Iago.
Não tenho mais essa apresentação, mas quase todo o conteúdo retirei dos meus artigos de tipografia: www.chiefofdesign.com.br/tipografia/
www.chiefofdesign.com.br/guia-tipografia-parte-02
www.chiefofdesign.com.br/guia-tipografia-parte-03
Abraço.
Podemos (devemos??) combinar em uma mesma peça tipos para ver e para ler?
Fala Rodrigo.
Podemos seria a palavra correta. Existem vários pontos que podem ser considerados, mas normalmente da certo uma combinação de tipos para ver ( em títulos e destaques) com tipos para ler ( em texto corrido e grandes sentenças).
Valeu pelo comentário.
Abraço.
😍👏👏👏👏
Aonde eu encontro a fonte Globotipo?
O projeto você pode conferir aqui: www.behance.net/gallery/61881541/Globotipo-Rede-Globo-custom-type-family
Abraço.
Qual a font do titulo?
Leozin acho q é a Great Vibes
👏👏👏👏👏
Afinal que diabo é uma serifa?
Bom dia precciso de uma fonte para fazer uma arte para jovem, alguem pode me ajudarr
se o video fosse com fontes free seria bom
Maravilhosa suas explicações, porem poderia ficar perfeito se falasse com mais calma e não tanta rapidez.
Bazta colocar o Seu player para tocar maiz devagar.
nadalegal
Muito bom o vídeo, só achei o primeiro exemplo um pouco machista, mas fora isso muito legal
Fala Guilherme.
Tive que rever o vídeo para ver o que tinha falado, já que foi uma aula de 2014. Vou explicar aqui, pois talvez quem veja o comentário sem ver o vídeo possa pensar algo errado.
Portanto, quero salientar que em nenhum momento eu falo que não se pode usar a serifada para uma campanha de mulher ou que para mulher deve-se apenas usar uma cursiva e mais delicada. Eu não falo que existe fonte para mulher, que mulher é fraca nem nada do tipo.
Acredito que uso das suas famílias depende de cada projeto, isso ele sendo feminino ou não. E eu usei a palavra mulher para mostrar a diferença de estilo e comunicação, porque na época pensei que seria um exemplo de mais fácil o entendimento, mas poderia ser outra palavra.
Não quis de forma nenhuma, fazer distinção de nada. Apenas quis explicar o estilo tipográfico e seu poder de comunicação.
Obrigado pelo comentário :D
Abraço.
Chief of Design brigada pela explicação.
@@chiefofdesign Parabéns pela aula Chief, n tinha nada de machista 👍