Não à toa que há tanto ressentimento e desconfiança por parte de algumas nações com relação ao ocidente. Os que os veem como salvadores, desconhecem ou ignoram o passado.
Na própria Coreia do Sul e no Japão que são países quase que englobados pelo ocidente ainda tem um ressentimento também, por mais que a história seja sempre contada pelo lado do vencedor os povos que sofreram no passado dificilmente esquecem as humilhações, a não ser que seja BR ai a gente esquece o que aconteceu no mês passado e ta tudo perdoado....
Pq orientais sao todos da paz e amor 🤣🤣🤣 Já ouviu falar de Temujin, Atila, Oda Nobunaga, Saladino, Solimão... Ser humano é ser Humano, belicosos e egoistas por natureza seja para beneficio da sua nação ou dele proprio.
@@aleciokcoal Tiktok além de ser muito viciante, ainda fornece todos os dados de uma população para o governo chinês. O ópio não mandava mensagens para os ingleses pense nisso.
Por isso eu amo a China. Eles levam muiiito a sério a história deles. Eles pensam: "nos humilharam, exploraram, escravizaram. Pode levar 100 anos, mas vamos dar a volta por cima e não vamos abaixar a cabeça jamais". Isso sim é um povo que dá orgulho de ver.
É maravilhoso ver os europeus agindo como se fossem o povo que trouxe civilidade aos outros continentes enquanto eles foram possivelmente os que mais cometeram atos de barbaridade a outros povos
E imprescindível mencionar que o Afeganistão se tornou um narco-estado, onde o cultivo da papoula e uma das principais atividades econômicas desse desafortunado país!
Assim como não esquecer que na rede internacional da droga o país desempenha o papel basicamente de produtor: quem demanda e consome esse produto está a milhares ou centenas de kilómetros de distancia, como acontece com a coca.
@@fernandoferreira5156 sim, mas o comentário topo traz bem a noção de que não é a toa que o Figueiredo e o Nerdologia história já existiam antes dele parar aqui.
Mas voltará a ser pode ter certeza meu amigo, não é a toa que a china foi o único país no mundo a bater as metas das nações unidas. E Xi Jin ping já afirmou que a china cumprirá todos os seu objetivos até meados deste século, então meu amigo saiba que nós veremos está civilização brilhar muito e muito mais! A nação China é conhecida até mesmo pelas pessoas mais humildes, pode perguntar a qualquer pessoa se ela sabe sobre a China, e ela certamente saberá essa é a prova de que a china hoje é potência mundial.
@@italosilva2898 Uhum, só por curiosidade, qual sua opinião sobre a índia? ela também vai brilhar muito e muito mais? ou na sua visão de quem usa um Z de foto de perfil, só tem espaço para a china e rússia no mundo?
Quando é o capitalismo que mata a culpa é do Homen corrupto, da degeneração moral, da falta de amor ao proximo e etc. Quando é supostamente o "comunismo" que mata o discurso muda né??? Ai o comunismo é o real problema e qualquer outro contexto é inexistente.
Sun Tzu: *Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perder; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio será derrotado em todas as batalhas.*
O Ópio ainda é usado em vários analgésicos fortíssimos (chamados de opioides) de origem natural, sintética ou semissintética, muitas vezes administrados durante o estágio final Oncológico, como a Morfina, Metadona, Oxicodona, Hidrocodona, Codeína e Fentanil.
Analgésicos cujo abuso são causa de uma das maiores crises de saúde que os EUA vivem atualmente, com dezenas de milhares de mortos todos os anos e a miséria de muitos mais, para lucro e benefício de uns poucos acionistas das fabricantes dessas drogas e os profissionais da saúde que eles corrompem para isso.
Muito bom, como sempre. Só senti falta da palavra Imperialismo, conceito muito fundamental para caracterizar o período e dar-lhe contexto histórico. Esse vídeo estará nas aulas de China com certeza.
Excelente nerdologia! Espero que não tarde a fazerem mais sobre o passado de séculos recentes de China, como a da rebelião de Taiping e como foi o seu período de modernização no final do sec 19, da imperatriz de ferro Dowager Cixi e tal. 👍
Tecnicamente, foram as Dinastia Han e Jin, além de um intervalo histórico com o "Período dos três reinos" (trabalhando com a idéia de "Império Romano" = o período 27 a.c à 395 d.c).
Obrigado, Felipe, como sempre, excelente trabalho! Mas tenho uma dúvida: Por que esse desequilíbrio da balança comercial era tão desfavorável à Inglaterra? Considerando que o comércio é uma troca, embora China tivesse lucro com a venda de Seda e outros produtos, os ingleses estavam consumindo produtos de seu interesse. Por que isso é tão ruim a ponto de estimular atitudes tão drásticas dos Britânicos?
Não entendo muito bem, mas acho que como eles mandavam muita prata para a china e não tinham como receber essa prata de volta, com a escassez o preço da prata foi subindo no ocidente, chegando ao ponto que a prata tava tão cara para os britânicos que não compensava mais comprar da china, pois o preço da prata la não se alterou
@@tiagor.369 Eles estavam arrecadando de outras colônias. A questão colocada pelo Felipe parece ser um problema na relação Inglaterra-China. Lembrando tb que não era o governo Inglês comprando chá, era o próprio povo consumindo os bens.
@@Gilroben Você é liberal ou foi enganado pelos liberais, pois a existência da balança comercial é um fato, negando esse fato, não se compreenderá a realidade.
Não é uma questão de moralidade, apenas de interesses geopolíticos. Nenhum país é bonzinho no cenário internacional, e, caso seja, apenas é porque é vantajoso política e economicamente.
@@JoaoLuiz-cm5mc é uma questão moral sim, pois as potências ocidentais pregam que são o exemplo pro mundo e sempre se viram como se fossem uma espécie de "farol" para os outros povos "mais atrasados", PRINCIPALMENTE através de discursos morais. Primeiro através da "verdadeira religião", depois através do "progresso" ,e agora por fim através da "democracia". Além disso, é uma questão moral (e até de dignidade) para os povos mais fracos e subdesenvolvidos (que por sinal só se ferram nas mãos das potências hegemônicas), criticar tudo que já aconteceu. Infelizmente aqui no Brasil, o espírito de vira-lata cachorro latino-americano encoleirado (espírito esse, consolidado pela própria elite nacional e também devido a nossa posição geopolítica em relação aos EUA e a UE) ainda é bem forte...
@@Victor-vl7eu Cara, você está falando de uma concepção contemporânea (principalmente da União Europeia e EUA) para justificar um ataque a uma política comercial agressiva (ilegal internacionalmente hoje) do século XIX, enquanto que outros países detinham motivações geopolíticas variadas. A França, por exemplo, entrou em guerra com a China mais por retaliação diplomática, do que por fatores econômicos como fizeram os britânicos. Enquanto que os Russos auxiliaram para conquistar territórios do nordeste chinês. Contudo, como eu já disse: são interesses geopolíticos, sejam comerciais, jurídicos ou bélicos. Nenhum país se move por pura benevolência pública.
@@Victor-vl7eu Claro... É moralmente aceitável um país patrocinar uma política de tráfico social e instabilização pública? Depende. Para pessoas naturais, como eu e você, geralmente nunca é (desde que não tenhamos motivações políticas). Para um Estado, que é uma pessoa jurídica, a única coisa que poderá frear suas medidas são suas leis (ainda se for um Estado de Direito e ainda dependerá muito da situação) ou o poder (bélico, comercial ou afins) de fato da comunidade internacional. Olha a Rússia e sua guerra, aí de exemplo. Ela tem poder de fato (principalmente bélico e produtivo), enquanto que a União Europeia apenas pode usar sanções (poder econômico) ou entrar em guerra se violada ou incidida a lei internacional (poder jurídico).
Uma curiosidade. Mas antes, quero agradecer pelos temas sempre diversos e bem explorados👏🏼👏🏼👏🏼. Felipe, a respeito da papoula que produz o ópio. Na obra literária dAs Crônicas de Gelo e Fogo que baseiam a série Game Of Thrones, é recorrente o uso de "leite de papoula" para acalmar ou adormecer pessoas. Se refere ao uso da mesma planta? Existe ou existiu a utilização da planta desta forma?
Bem que poderia ter um vídeo do Nerdologia falando sobre Hong Kong, especificamente sobre os problemas e frustações políticas em sua economia nacional.
Império Britânico faltou com ética e honestidade, não que isso seja de importância para os mesmos, não foram os primeiros e nem os últimos a realizarem manobras para conseguirem mais poder e influência, mesmo que seja destruindo outro império.
Assim entendemos um pouco o porquê a China busca seu desenvolvimento a todo custo. Jamais deixarão algo parecido acontecer. Os orientais realmente não confiam nos ocidentais por alguns motivos que fazem todo o sentido histórico.
Muito boa explicação: Os britânicos não aceitavam uma balança comercial negativa com a China. Por isso incentivaram o contrabando introduzindo um produto legalmente proibido porém procurado e lucrativo (ópio) explorando brechas de corrupção e oportunismo dos próprios chineses, até o governo Chinês reagir coercitivamente contra os ingleses e justificando, assim, uma intervenção militar que acabou forçando tratados desiguais. Obrigado excelente canal.
@@gabrielpascom5524 a china já sofreu humilhações desse tipo várias vezes na sua historia. A própria dinastia qing não era Han, mas manchu. Os Mancus conquistaram a dinastia ming,que já estava em colapso, e mudadam muitos dos costumes dos chinese, notavelmente cortaram o cabelo dos homens (o que era um tabu e uma tremenda humilhação por causa dos valores confucionistas) e fizeram aquele corte de cabelo horrivel q até hoje os chinese odeiam. Os chineses tambem foram forcados a mudar as suas roupas tradicionais. A transição Ming/Qing matou mais de 25 milhões de chineses. E antes disso vêm os mongois, nem é preciso dizer o q eles fizeram com os chineses....
@@gabrielpascom5524 e vou elaborar mais... o "século de humilhação" hoje em dia é usado para fins nacionalisticos e para beneficio do governo comunista chinês. É engraçado que o PCC convenceu as pessoas que o seculo de humilhação acabou quando A China comunista foi fundada, mas nós sabemos que a China foi ainda mais humiliada nos anos em que Mao comandava a China.
@@mitonaarea5856 Na verdade, isso era uma dinâmica muito bem conhecida naquela época. Como exemplo, cito um provérbio daquele período que afirmava "o império quando separafo, há de se unir. Quando unido, há de se separar". Não é a toa, visto que a China sempre foi formada por etnias muito distintas, como exemplo dos manchus da Dinastia Qing que vc citou. Fato é, contudo, que o século XIX foi especialmente humilhante para a China, diferente dessas guerras e conflitos internos corriqueiros que separavam e uniam o país de maneira perene anteriormente. Não houve apenas a guerra do ópio, mas sim revoltas internas cujo saldo de mortos foi exorbitante. Como exemplo, cito aqui a Revolta dos Boxers e a Revolta de Taiping. Tudo isso foi o prelúdio para a derrubada da dinastia Qing em 1911, que deixou a China a merce de diversos grupos dominantes, como os conhecidos senhores da guerra. Tanto é que Chiang Kai-shek lançou a expedição do norte em 1927 a fim de liquidar os governos paralelos daquela época Vc pode odiar o PCC o tanto quanto eu, porém é difícil afirmar que a China se humilhou mais sob o seu comando do que à época do Império. Mao uniu o país sob o cano dos fuzis; Se opôs aos EUA na Guerra da Coréia em 1950; Construiu um programa nuclear; reprimiu qualquer aspiração independentista e regional, sendo assim até hoje.... Basta ver o que virou o Tibete, Xinjiang e agora Taiwan. Engraçado que na guerra na coréia o General Mcarthur ameaçou bombardear a China com armas nucleares. A resposta de mao? Mandem bala, porém saibam que a China não sumirá do mapa. Aí eu te pergunto, quando vc veria um embate frente a potências estrangeiras com esse tom na época do império? Nunca. Os imperadores se resumiram a xingar os estrangeiros de "bárbaros de cabelos vermelhos" até o ponto que os mesmos destruiram sua capital e seus portos.
Qing soa mais como "tching" em chinês. Aos 2:50 tem uma imagem do que era chamado de 13 fábricas, em Guangzhou. Na 2a guerra do ópio, os ingleses arrendam o restante de Hong Kong e outras 200 ilhas tb por que a França já tinha uma parte ao sul da China. Esse é o arrendamento que venceu em 1997. China perdoa, mas não esquece.
Quanto mais a gente estuda história, mais raiva dá do Império Britânico. Só superado talvez pelo Estados Unidos no século XX. Excelente o vídeo, acho a história da China muito interessante e poderia ser tema de outros Nerdologias sim :) estudamos pouquíssimo da história asiática no ensino médio, infelizmente.
Sugestão que tal fazer um nerdologia off com os cortes que ficaram de fora? Seria um vídeos mais curto só para no caso ter algumas curiosidades ou um site ou blog pra isso que tal?
Quem estava certo mesmo era o Japão desse período. A China foi presunçosa de mais, o que gerou toda uma política econômica hostil para instabiliza-los. Caso tivessem aceitado os tratados desiguais e mantido contatos constantes (como fez o Japão), com o tempo, teriam saído mais beneficiadas que prejudicadas.
@@pensamentoreptiliano9239 Sim. Chega a ser irônico o caso japonês... É uma produção tão absurdamente grande que chega ao ponto de prejudicar a economia.
Quero ver os europeus e norte-americanos explorarem a China nos dias de hoje. O jogo está mudando, e rápido. A China aprendeu como lidar com os can@lhas imperialistas. Todo o mundo precisa da China, atualmente, seja pra produzir, comprar ou vender alguma coisa.
Na casa da minha avó tinha um pé de papoula. As flores são muito bonitas. Agora se ela usava só como decoração ou não nunca saberei já que ela infelizmente não está mais entre nós.
Tinha um tio que vivia no campo e também tinha suas papoulas, pq achava bonito mesmo, num país em que não se dava outro uso pra elas. Mas a associação com a produção de drogas e a legislação internacional que se promoveu terminou por levar a ele a destruir as plantas que tinha, pra que não pensassem que tinha outro objetivo.
Lutero discordava de muita coisa na igreja, infelizmente o antisemitismo não era uma delas. O nazismo tomou do conta do país inteiro e teve o apoio de muitas igrejas e lideranças protestantes, mas além do apoio que também teve entre muitas lideranças locais da igreja católica, não se deve esquecer que ele surgiu no sul da Alemanha e teve como maior expoente alguém nascido e criado em uma família católica da Áustria, onde a igreja era dominante. E por fim, voltando ao sul alemão, alguns dos bastiões do partido estavam na muito católica Baviera, em cidades como Munique, a partir de onde os nazis tentaram tomar o poder pela primeira vez e Núremberg, considerada "capital do movimento" e que deu nome aos infames estatutos de segregação racial da era nazi.
Inclusive isso De Tratados Desiguais É Algo Que é Muito Alegado por Países Como Á Argentina Em Relação á Inglaterra E Mais Recentemente o Paraguai Em Relação Ao Brasil Devido á Usina Hidrelétrica de Itaipu Chegando á Alegar uma Questão Histórica Da Guerra do Paraguai.
A fala sério o Brasil bancou toda a usina de Itaipu e o paraguai vem com essa de questão histórica sendo que já guerra do Paraguai eles invadiram o Brasil.
@@JoaoLuiz-cm5mc sim e não, mocinho mesmo nenhum, estão mais pra vítimas, como vários Países da África, bandidos sim, Inglaterra tá no topo, até relíquias do Egito nunca devolveram...
Mais uma vez o Império Britânico não decepciona no quesito canalhice.
Todos os povos e impérios foram canalhas alguma vez, alguns mais do que outros...
E até hoje exibem as pilhagens feitas naquela p de museu.
É...mas fazer oq...
@@alezibezerra são conquistadores ué, que povo ao longo da história não conquistou e dominou outros povos e não se orgulha de suas "pilhagens".
E mais uma vez, apoiadores de tal coisa nos comentários (já colocando isso aqui prevendo o futuro).
Esse devia estar no Nerdologia Criminosos: Império Britânico
up
Mas aí teria que fazer toda uma temporada, pq precisaria de uns dez episódios pelo menos...
Até por que, a Rainha Vitória é uma criminosa com muito mais periculosidade que o Pablo Escobar
@@AlexRicoGuevaraaí o canal dele ia ter conteúdo infinito kk
Não à toa que há tanto ressentimento e desconfiança por parte de algumas nações com relação ao ocidente. Os que os veem como salvadores, desconhecem ou ignoram o passado.
Basta ver oq od Britanicos fizeram com a India
Na própria Coreia do Sul e no Japão que são países quase que englobados pelo ocidente ainda tem um ressentimento também, por mais que a história seja sempre contada pelo lado do vencedor os povos que sofreram no passado dificilmente esquecem as humilhações, a não ser que seja BR ai a gente esquece o que aconteceu no mês passado e ta tudo perdoado....
Pq orientais sao todos da paz e amor 🤣🤣🤣 Já ouviu falar de Temujin, Atila, Oda Nobunaga, Saladino, Solimão... Ser humano é ser Humano, belicosos e egoistas por natureza seja para beneficio da sua nação ou dele proprio.
@@guilhermebortolato
É que para nós é mais fácil. Só jogar umas cachaças, churrasco e uns muié pelada, que ta 'tudo serto'
@@ewertonpelizaro7045 nenhum povo é santo isso fato, não vou julgar povo X nem povo Y pelo seu passado...
A china sofreu tanta humilhação e hoje em dia ela dominou o mundo com seus produtos.
Sempre dominou, uma China fraca e pobre é uma aberração do século XX.
Econômicamente está perto, militarmente não...
China sempre foi rica, no máximo teve dois séculos de instabilidade.
China sempre foi rica, no máximo teve dois séculos de instabilidade.
@@raphelsousa4674 só 2 né!!hahahha... prejuízo mínimo...Kkkkkk
Das guerras que já estudei, essa é a mais desleal e repugnante, viciar uma nação inteira em drogas.
ele esqueceu de dizer q as drogas eram cultivadas na india 😢
os chineses hoje viciam os ocidentais em TIKTOK, tudo nos conformes amigo
@@Katnip433 ridiculo
@Katnip43 comparar aplicativo de internet com drogas reais altamente viciantes ....
imagina o eco na cabeça 😂😂😂😂
@@aleciokcoal
Tiktok além de ser muito viciante, ainda fornece todos os dados de uma população para o governo chinês.
O ópio não mandava mensagens para os ingleses pense nisso.
Um dos episódios mais reveladores da história e um retrato do nascimento do mundo que temos hoje
Por isso eu amo a China. Eles levam muiiito a sério a história deles. Eles pensam: "nos humilharam, exploraram, escravizaram. Pode levar 100 anos, mas vamos dar a volta por cima e não vamos abaixar a cabeça jamais". Isso sim é um povo que dá orgulho de ver.
É maravilhoso ver os europeus agindo como se fossem o povo que trouxe civilidade aos outros continentes enquanto eles foram possivelmente os que mais cometeram atos de barbaridade a outros povos
Compreender o século da vergonha é fundamental pra entender a atual promessa do "Século da Glória" chinesa
A glória chinesa massacrando colonizando a África .
Agora seria um ótimo momento para fazer o nerdologia da revolta dos boxers como continuação desse vídeo
Up
já tem
@@williansberci2576 Não tem, olhei já
@@renanmaia6616 então eu confundi, achei que tivesse visto o Felipe falando sobre isso em algum vídeo kkkk
Sim , o ocidente vs o Oriente o boxe inglês contra o kung fu. Fiz uma pesquisa sobre esse tema se eu achar, posto aqui.
E imprescindível mencionar que o Afeganistão se tornou um narco-estado, onde o cultivo da papoula e uma das principais atividades econômicas desse desafortunado país!
Naquela região, o ópio é tão comum entre os jovens quanto a maconha aqui.
Assim como não esquecer que na rede internacional da droga o país desempenha o papel basicamente de produtor: quem demanda e consome esse produto está a milhares ou centenas de kilómetros de distancia, como acontece com a coca.
Nerdologia de história é o melhor que tem!
atila faz mt falta :(
@@fernandoferreira5156 sim, mas o comentário topo traz bem a noção de que não é a toa que o Figueiredo e o Nerdologia história já existiam antes dele parar aqui.
Sugestão nerdologia: o Latim e as línguas românicas.
up
Up
Boa
UP
Up
A guerra que fez o antigo império chinês desmoronar por completo.
Outro episódio importante nessa queda foi a rebelião Taiping, que seria um ótimo tema pro nerdologia história.
@@josecarlosoliveira5018 up
Mas voltará a ser pode ter certeza meu amigo, não é a toa que a china foi o único país no mundo a bater as metas das nações unidas.
E Xi Jin ping já afirmou que a china cumprirá todos os seu objetivos até meados deste século, então meu amigo saiba que nós veremos está civilização brilhar muito e muito mais!
A nação China é conhecida até mesmo pelas pessoas mais humildes, pode perguntar a qualquer pessoa se ela sabe sobre a China, e ela certamente saberá essa é a prova de que a china hoje é potência mundial.
@@josecarlosoliveira5018 E a Revolução dos Boxers também, não é?
@@italosilva2898 Uhum, só por curiosidade, qual sua opinião sobre a índia? ela também vai brilhar muito e muito mais? ou na sua visão de quem usa um Z de foto de perfil, só tem espaço para a china e rússia no mundo?
Mais uma prova de que o mundo é movido por interesses próprios e não ideológicos
Sempre foi assim, sempre será assim...
Quando é o capitalismo que mata a culpa é do Homen corrupto, da degeneração moral, da falta de amor ao proximo e etc. Quando é supostamente o "comunismo" que mata o discurso muda né??? Ai o comunismo é o real problema e qualquer outro contexto é inexistente.
Nas é ué, O próprio capitalismo é um sistema que usa dessa característica.
Quem tem ideologia é o povão, políticos e reis, logo, os estados tem interesses
@@benjamim9138
Genocidio seria a caracteristica
Sun Tzu: *Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perder; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio será derrotado em todas as batalhas.*
Se não me engano, isso é da Arte da Guerra?
Grande livro
tem outra frase linda de Sun Tzu q fala assim '' Após matares uma cobra mostre o seu pau ''
@@marcospereira6721
Acertou em cheio
@@marcospereira6721 eu tenho essr livro, a leitura nn é muito difícil, recomendo
O Ópio ainda é usado em vários analgésicos fortíssimos (chamados de opioides) de origem natural, sintética ou semissintética, muitas vezes administrados durante o estágio final Oncológico, como a Morfina, Metadona, Oxicodona, Hidrocodona, Codeína e Fentanil.
Analgésicos cujo abuso são causa de uma das maiores crises de saúde que os EUA vivem atualmente, com dezenas de milhares de mortos todos os anos e a miséria de muitos mais, para lucro e benefício de uns poucos acionistas das fabricantes dessas drogas e os profissionais da saúde que eles corrompem para isso.
Sugestão de Nerdologia: Estados Combatentes da China
adorei o episódio! quero ver mais nerdologias sobre a china. e tbm sobre o japão + a ásia no geral
Conhecereis a HISTÓRIA, e a HISTÓRIA vos libertará !!!
A China tem milênios de história merce muito mais vídeos
up
Muito bom, como sempre. Só senti falta da palavra Imperialismo, conceito muito fundamental para caracterizar o período e dar-lhe contexto histórico. Esse vídeo estará nas aulas de China com certeza.
Cara... história é foda demias.
Excelente nerdologia! Espero que não tarde a fazerem mais sobre o passado de séculos recentes de China, como a da rebelião de Taiping e como foi o seu período de modernização no final do sec 19, da imperatriz de ferro Dowager Cixi e tal. 👍
faz um Nerdologia sobre a queda do Império chinês e o período dos senhores da guerra
Já no aguardo do Nerdologia Rebelião Taiping
por favor quanto mais conteúdo sobre a china (antiga) melhor hahaha eu adoro, parabéns
Fale mais sobre a guerra entre o Japão e a China
já tem um nerdologia sobre a guerra dos boxers
essa revolta taiping é a que o João Carvalho menciona naquele vídeo famoso dele?
Exato.
o nerdcast sobre a guerra do ópio foi muito legal!
Parabéns pelo trabalho, muito completo e informativo
Que vídeo excelente, muito obrigada! Trabalho incrível.
Meus parabéns Felipe ainda fico impressionado como tu pode trazer tanto conteúdo em um único vidio....
Acho justo um vídeo sobre Zheng He e as viagens do Tesouro Ming
Ótima sugestão
Poderiam fazer um "Nerdologia História" sobre a "Revolta de Princesa"? Acho o tema bem interessante.
Fala um pouco da Dinastia Han, que governou a China durante o império romano.
Tecnicamente, foram as Dinastia Han e Jin, além de um intervalo histórico com o "Período dos três reinos" (trabalhando com a idéia de "Império Romano" = o período 27 a.c à 395 d.c).
Otima aula. 👏
Ainda tenho expectativas para um Nerdologia de História da Batalha de Jenipapo
Obrigado, Felipe, como sempre, excelente trabalho! Mas tenho uma dúvida: Por que esse desequilíbrio da balança comercial era tão desfavorável à Inglaterra? Considerando que o comércio é uma troca, embora China tivesse lucro com a venda de Seda e outros produtos, os ingleses estavam consumindo produtos de seu interesse. Por que isso é tão ruim a ponto de estimular atitudes tão drásticas dos Britânicos?
Tente só comprar sem arrecadar nada e você descobrirá.
Não entendo muito bem, mas acho que como eles mandavam muita prata para a china e não tinham como receber essa prata de volta, com a escassez o preço da prata foi subindo no ocidente, chegando ao ponto que a prata tava tão cara para os britânicos que não compensava mais comprar da china, pois o preço da prata la não se alterou
@@0C440 Ah sim, isso faz sentido. Os próprios produtos chineses passaram a ficar mt caros. Obrigado pelos insights.
@@tiagor.369 Eles estavam arrecadando de outras colônias. A questão colocada pelo Felipe parece ser um problema na relação Inglaterra-China. Lembrando tb que não era o governo Inglês comprando chá, era o próprio povo consumindo os bens.
@@Gilroben Você é liberal ou foi enganado pelos liberais, pois a existência da balança comercial é um fato, negando esse fato, não se compreenderá a realidade.
Excelente vídeo pra mostrar o quão SUJO é o país da rainha!!!!
Não é uma questão de moralidade, apenas de interesses geopolíticos. Nenhum país é bonzinho no cenário internacional, e, caso seja, apenas é porque é vantajoso política e economicamente.
@@JoaoLuiz-cm5mc é uma questão moral sim, pois as potências ocidentais pregam que são o exemplo pro mundo e sempre se viram como se fossem uma espécie de "farol" para os outros povos "mais atrasados", PRINCIPALMENTE através de discursos morais. Primeiro através da "verdadeira religião", depois através do "progresso" ,e agora por fim através da "democracia". Além disso, é uma questão moral (e até de dignidade) para os povos mais fracos e subdesenvolvidos (que por sinal só se ferram nas mãos das potências hegemônicas), criticar tudo que já aconteceu. Infelizmente aqui no Brasil, o espírito de vira-lata cachorro latino-americano encoleirado (espírito esse, consolidado pela própria elite nacional e também devido a nossa posição geopolítica em relação aos EUA e a UE) ainda é bem forte...
@@Victor-vl7eu
Cara, você está falando de uma concepção contemporânea (principalmente da União Europeia e EUA) para justificar um ataque a uma política comercial agressiva (ilegal internacionalmente hoje) do século XIX, enquanto que outros países detinham motivações geopolíticas variadas.
A França, por exemplo, entrou em guerra com a China mais por retaliação diplomática, do que por fatores econômicos como fizeram os britânicos. Enquanto que os Russos auxiliaram para conquistar territórios do nordeste chinês.
Contudo, como eu já disse: são interesses geopolíticos, sejam comerciais, jurídicos ou bélicos. Nenhum país se move por pura benevolência pública.
@@Victor-vl7eu
Claro... É moralmente aceitável um país patrocinar uma política de tráfico social e instabilização pública? Depende. Para pessoas naturais, como eu e você, geralmente nunca é (desde que não tenhamos motivações políticas). Para um Estado, que é uma pessoa jurídica, a única coisa que poderá frear suas medidas são suas leis (ainda se for um Estado de Direito e ainda dependerá muito da situação) ou o poder (bélico, comercial ou afins) de fato da comunidade internacional.
Olha a Rússia e sua guerra, aí de exemplo. Ela tem poder de fato (principalmente bélico e produtivo), enquanto que a União Europeia apenas pode usar sanções (poder econômico) ou entrar em guerra se violada ou incidida a lei internacional (poder jurídico).
@@Victor-vl7eu
É justo? Moralmente, nem tanto... O problema da moral é que ela é flexível e instável.
Que show! Não conhecia o canal. Como a China sofreu com a Inglaterra. 😱
saudações de um Br morando em Macau !
Saudações de um Br do Brasil.
Sugestão: *Rebelião Satsuma*
Já tem !!!
Uma curiosidade. Mas antes, quero agradecer pelos temas sempre diversos e bem explorados👏🏼👏🏼👏🏼. Felipe, a respeito da papoula que produz o ópio. Na obra literária dAs Crônicas de Gelo e Fogo que baseiam a série Game Of Thrones, é recorrente o uso de "leite de papoula" para acalmar ou adormecer pessoas. Se refere ao uso da mesma planta? Existe ou existiu a utilização da planta desta forma?
Então essa é a mão invisível do livre mercado regulando o comércio do ópio?
Bem que poderia ter um vídeo do Nerdologia falando sobre Hong Kong, especificamente sobre os problemas e frustações políticas em sua economia nacional.
Unico conteúdo Jovem Nerd que ainda é bom. Nerdcast e nerdoffice viraram omelete, prgramas da preguiça.
Império Britânico faltou com ética e honestidade, não que isso seja de importância para os mesmos, não foram os primeiros e nem os últimos a realizarem manobras para conseguirem mais poder e influência, mesmo que seja destruindo outro império.
Estava ansioso sobre esse tema.
Importantíssimos entender isso pra entender o mundo hoje
Até que enfim, um episódio de respeito
Valeu a espera por esse tema, ficou fantástico!! 👏👏👏
ótimo vídeo!
ps: para quando um vídeo sobre a história dos gatos? rs 😸
Aguardo um episódio sobre a guerra dos boxers!
já tem
Assim entendemos um pouco o porquê a China busca seu desenvolvimento a todo custo. Jamais deixarão algo parecido acontecer. Os orientais realmente não confiam nos ocidentais por alguns motivos que fazem todo o sentido histórico.
Seria legal um vídeo sobre a epidemia de consumo de Gin que houve na Inglaterra
Excelete. Sucinto porem denso.👏👏👏
Muito boa explicação: Os britânicos não aceitavam uma balança comercial negativa com a China. Por isso incentivaram o contrabando introduzindo um produto legalmente proibido porém procurado e lucrativo (ópio) explorando brechas de corrupção e oportunismo dos próprios chineses, até o governo Chinês reagir coercitivamente contra os ingleses e justificando, assim, uma intervenção militar que acabou forçando tratados desiguais. Obrigado excelente canal.
Obaaa!!
O século da humilhação chinesa!
O seculo de humilhação é uma farsa
@@mitonaarea5856 argumente, querido
@@gabrielpascom5524 a china já sofreu humilhações desse tipo várias vezes na sua historia. A própria dinastia qing não era Han, mas manchu. Os Mancus conquistaram a dinastia ming,que já estava em colapso, e mudadam muitos dos costumes dos chinese, notavelmente cortaram o cabelo dos homens (o que era um tabu e uma tremenda humilhação por causa dos valores confucionistas) e fizeram aquele corte de cabelo horrivel q até hoje os chinese odeiam. Os chineses tambem foram forcados a mudar as suas roupas tradicionais. A transição Ming/Qing matou mais de 25 milhões de chineses. E antes disso vêm os mongois, nem é preciso dizer o q eles fizeram com os chineses....
@@gabrielpascom5524 e vou elaborar mais... o "século de humilhação" hoje em dia é usado para fins nacionalisticos e para beneficio do governo comunista chinês. É engraçado que o PCC convenceu as pessoas que o seculo de humilhação acabou quando A China comunista foi fundada, mas nós sabemos que a China foi ainda mais humiliada nos anos em que Mao comandava a China.
@@mitonaarea5856 Na verdade, isso era uma dinâmica muito bem conhecida naquela época. Como exemplo, cito um provérbio daquele período que afirmava "o império quando separafo, há de se unir. Quando unido, há de se separar". Não é a toa, visto que a China sempre foi formada por etnias muito distintas, como exemplo dos manchus da Dinastia Qing que vc citou.
Fato é, contudo, que o século XIX foi especialmente humilhante para a China, diferente dessas guerras e conflitos internos corriqueiros que separavam e uniam o país de maneira perene anteriormente. Não houve apenas a guerra do ópio, mas sim revoltas internas cujo saldo de mortos foi exorbitante. Como exemplo, cito aqui a Revolta dos Boxers e a Revolta de Taiping.
Tudo isso foi o prelúdio para a derrubada da dinastia Qing em 1911, que deixou a China a merce de diversos grupos dominantes, como os conhecidos senhores da guerra. Tanto é que Chiang Kai-shek lançou a expedição do norte em 1927 a fim de liquidar os governos paralelos daquela época
Vc pode odiar o PCC o tanto quanto eu, porém é difícil afirmar que a China se humilhou mais sob o seu comando do que à época do Império.
Mao uniu o país sob o cano dos fuzis; Se opôs aos EUA na Guerra da Coréia em 1950; Construiu um programa nuclear; reprimiu qualquer aspiração independentista e regional, sendo assim até hoje.... Basta ver o que virou o Tibete, Xinjiang e agora Taiwan.
Engraçado que na guerra na coréia o General Mcarthur ameaçou bombardear a China com armas nucleares. A resposta de mao? Mandem bala, porém saibam que a China não sumirá do mapa. Aí eu te pergunto, quando vc veria um embate frente a potências estrangeiras com esse tom na época do império? Nunca. Os imperadores se resumiram a xingar os estrangeiros de "bárbaros de cabelos vermelhos" até o ponto que os mesmos destruiram sua capital e seus portos.
Ou seja, a rainha Vitória foi uma das maiores traficantes da história, levando em consideração o tanto de gente que se viciou.
Qing soa mais como "tching" em chinês. Aos 2:50 tem uma imagem do que era chamado de 13 fábricas, em Guangzhou.
Na 2a guerra do ópio, os ingleses arrendam o restante de Hong Kong e outras 200 ilhas tb por que a França já tinha uma parte ao sul da China. Esse é o arrendamento que venceu em 1997.
China perdoa, mas não esquece.
Aula!!
Quanto mais a gente estuda história, mais raiva dá do Império Britânico. Só superado talvez pelo Estados Unidos no século XX. Excelente o vídeo, acho a história da China muito interessante e poderia ser tema de outros Nerdologias sim :) estudamos pouquíssimo da história asiática no ensino médio, infelizmente.
Sugestão que tal fazer um nerdologia off com os cortes que ficaram de fora? Seria um vídeos mais curto só para no caso ter algumas curiosidades ou um site ou blog pra isso que tal?
Ficou muito bom
Que sacanagem o que fizeram com a China, hoje tão recuperando pelo TikTok
A China tá exportando materia prima para uma droga para os EUA chamada fentanil. Aprenderam a licao
Parabéns pelo vídeo
Inglaterra: ferrando com o resto do mundo desde... Sei lá, sempre.
episódio excelente
Por favor nerdologia sobre a revolta dos boxers chinesas.
Pedido de tema: Nerdologia Criminosos de casos da antiguidade e idade média. Grata.
Gostei Do Video,Obrigado.
O tanto que eu odeio o império britânico não está escrito. Como pode existir um império tão desgraçado assim?
Estive presente na guerra do ópio
Isso prova que a terra é redonda e dá voltas... hoje todo mundo com medo da China...
Top demais
Qianlong, foi um dos maiores Imperadores chineses e ele estava certo, mas drogas sempre destruindo países
Quem estava certo mesmo era o Japão desse período. A China foi presunçosa de mais, o que gerou toda uma política econômica hostil para instabiliza-los.
Caso tivessem aceitado os tratados desiguais e mantido contatos constantes (como fez o Japão), com o tempo, teriam saído mais beneficiadas que prejudicadas.
Qianlong foi um imperador genocida.
@@JoaoLuiz-cm5mc. Só que hoje o Japão está preso em uma estagnação econômica a 30 anos e a China continua crescendo.
@@pensamentoreptiliano9239
Sim. Chega a ser irônico o caso japonês... É uma produção tão absurdamente grande que chega ao ponto de prejudicar a economia.
#Nerdologia Barão de Mauá, o homem mais rico da história do Brasil
Ainda espero um vídeo do Nerdologia sobre cabanagem
Quero ver os europeus e norte-americanos explorarem a China nos dias de hoje. O jogo está mudando, e rápido. A China aprendeu como lidar com os can@lhas imperialistas. Todo o mundo precisa da China, atualmente, seja pra produzir, comprar ou vender alguma coisa.
Que situação absurda
òtimo vídeo como sempre Filipe. Pra uma próxima eu sugiro um vídeo sobre a relação do Papo Piu XII e o Holocausto.
Só se for para desmentir a farça de que ele era Nazista, ja que o Santo Padre ajudou a salvar quase 1 milhão de Judeus na II Guerra
Faz da rainha celta Boudicca
E a revolução chinesa, tem EP?
seguindo o mesmo contexto , houve a revolta dos boxers. kung fu vs armas de fogo. visto nos filmes guerreiros a prova de balas
Faz um nerdologia sobre a história vida e obra de Jules Verne
Meu Deus, a guerra mais desleal que eu já ouvi. 😢
Esperei citação sobre o livro de Fantasia A guerra da papoula
Esse vídeo me lembrou da guerra da papoula (livro)
Só uma palavra sobre a guerra do ópio: capitalismo.
Capitalismo assasino.
Isso é bem verdade. As tão chamadas "guerras do ópio" tiveram muito pouco a ver com ópio, e muito mais a ver com a abertura do comércio.
Discutível.
Mercantilismo...
Na casa da minha avó tinha um pé de papoula. As flores são muito bonitas. Agora se ela usava só como decoração ou não nunca saberei já que ela infelizmente não está mais entre nós.
Tinha um tio que vivia no campo e também tinha suas papoulas, pq achava bonito mesmo, num país em que não se dava outro uso pra elas. Mas a associação com a produção de drogas e a legislação internacional que se promoveu terminou por levar a ele a destruir as plantas que tinha, pra que não pensassem que tinha outro objetivo.
Caraca mano, tudo isso por causa de prata e do imperador "ah já temos tudo que precisamos, valeu falou"
Nerdologia História - Martin Lutero e a sua influência no antissemitismo na Alemanha e no nazismo séculos depois.
Ótimo vídeo!
O Lutero tem um livro antissemita sobre os judeus.
Lutero discordava de muita coisa na igreja, infelizmente o antisemitismo não era uma delas. O nazismo tomou do conta do país inteiro e teve o apoio de muitas igrejas e lideranças protestantes, mas além do apoio que também teve entre muitas lideranças locais da igreja católica, não se deve esquecer que ele surgiu no sul da Alemanha e teve como maior expoente alguém nascido e criado em uma família católica da Áustria, onde a igreja era dominante. E por fim, voltando ao sul alemão, alguns dos bastiões do partido estavam na muito católica Baviera, em cidades como Munique, a partir de onde os nazis tentaram tomar o poder pela primeira vez e Núremberg, considerada "capital do movimento" e que deu nome aos infames estatutos de segregação racial da era nazi.
Inclusive isso De Tratados Desiguais É Algo Que é Muito Alegado por Países Como Á Argentina Em Relação á Inglaterra E Mais Recentemente o Paraguai Em Relação Ao Brasil Devido á Usina Hidrelétrica de Itaipu Chegando á Alegar uma Questão Histórica Da Guerra do Paraguai.
A fala sério o Brasil bancou toda a usina de Itaipu e o paraguai vem com essa de questão histórica sendo que já guerra do Paraguai eles invadiram o Brasil.
Podia ter falado também sobre a revolução dos boxers !!
A pronúncia mais correta do nome da dinastia Qing é /tʃɪŋ/, que em português seria lido como txíng (não tsíng).
Um ep sobre as rotas da seda
Ainda tem gente que acha que ingleses são os mocinhos ....
Pior. Tem gente que ainda acha que existem "bandidos" e "mocinhos" na geopolítica.
@@JoaoLuiz-cm5mc sim e não, mocinho mesmo nenhum, estão mais pra vítimas, como vários Países da África, bandidos sim, Inglaterra tá no topo, até relíquias do Egito nunca devolveram...
@@MarcusFazzi
Você é um exemplo de pessoa
Tik Tok e a retalhação da china por causa desse evento