Vale apena estudar eletrônica? Parte 1

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 окт 2024
  • Vale apena ser técnico em eletrônica? Depende do que você pretende fazer nesse ramo. Eu não aconselho a ninguém a estudar eletrônica para consertar aparelhos em sua própria residência como eu fiz por 43 anos.
    Seja mais um membro mantenedor deste canal: 😎
    / @meioretro

Комментарии • 790

  • @MeioRetro
    @MeioRetro  4 года назад +14

    Bom dia a todos!
    Rio, 11/08/2020
    O objetivo desse meu vídeo não é ser pessimista a cerca dessa profissão, mas ser realista. Eu trabalhei 43 anos consertando aparelhos residenciais, e hoje eu e muitos outros profissionais que também viveram desse ofício, com raras exceções, também concordam que não vale a pena estudar eletrônica para consertar a parelhos residenciais. Mas a eletrônica no nível das indústrias continuará a ser uma boa profissão.
    Deus te abençoe!

    • @deboralouise111
      @deboralouise111 Год назад +1

      Eu sou estudante de Eletronica, meu receio é os componentes miúdos que estão criando, inviabilizando o conserto por parte dos técnicos, vislumbro então um futuro de eletrônicos descartáveis, quebrou, jogou fora...

    • @evertonoliveira1969
      @evertonoliveira1969 Год назад

      @@deboralouise111 concordo

  • @opucam
    @opucam 6 лет назад +13

    Estudei 4 anos no Colegio Mário de Andrade na Lapa SP no tempo de final das válvulas e inicio do transistor, portas lógicas, contadores, decodificadores, etc
    Comecei primeiro emprego em uma empresa de áudio Polivox, depois CCE, e Giannini.
    Entrei em uma empresa de sensores de fase, de corrente, de cor, e termometria.
    Depois entrei na Saturnia baterias, onde aprendi a consertar nobreak de 60 a 300 KVA , inversores e retificadores.
    Depois entrei na Suzano celulose onde além de dar startup em nobreaks, também ajudei a testar os motores das esteiras comandadas por CLP.
    Após alguns anos dentro da mesma empresa, trabalhei nos laboratórios, participando da ISO 9000 e fazendo aferição e manutenção nos equipamentos de teste do papel e celulose, como phmetro, condutivimetro, fotômetro de chama, espectrofotômetro de absorção atômica, gerador de ozônio etc.
    Bem, como eletrônico nunca deve se manter em um ramo específico, mas sim variar para poder ter mais conhecimento.
    Como fiz saindo das empresas de audio.
    Hoje aconselho fazer mecatrônica ao invés de eletrônica, para trabalhar no desenvolvimento de Hardware e Software em robôs industriais, pois é o futuro.

  • @MrCpudomeupc
    @MrCpudomeupc 2 года назад +4

    Estudei eletrônica básica na pandemia, depois fiz umas especializações em videogames e celulares e agora investi em uns cursos e arduíno. Cara, sou servidor público desde meus 23 anos, e posso afirmar, valeu a pena. A eletrônica é linda em qqr época. Basta se especializar e se atualizar sempre.

    • @tvzyk4052
      @tvzyk4052 2 года назад

      Mr., sou enfermeiro e quero partir pra eletrônica, moro em São Paulo, está compensando?

  • @lediodo
    @lediodo 7 лет назад +3

    Na minha humilde opinião, manutenção em geral hoje só vale a pena em celulares e tablets referente à troca de circuitos completos (touch, tela, receptor de rede sem fio, por ai vai) ou em equipamentos de grande porte, como indústria ou hospitais. Caso o contrário, eletronica hoje é interessante sistemas embarcados, projetos sob demanda, mesclar com automação residencial, sistemas de monitoramento a distancia (CFTV, SCADA e IHM), internet das coisas (IoT), por ai vai. O problema, ou solução, é que temos que aprender sempre algo para fazer a sinergia com a eletrônica. Seja ser um programador, um mecânico, marceneiro ou eletricista, por exemplo. E uma coisa digo, como para qualquer área hoje em dia: Quem não se atualiza, fica pra trás. Mas acredito que a eletrônica nunca mudou, tendo como base o sistema binário. Apenas tiveram uma melhora do processamento e diminuiram o tamanho dos componentes com isso. Mas a base é a mesma desde a criação do transistor. Com isso, tivemos problemas que vão se agregando, como efeitos que não víamos nos componentes 'antigos'. O que acredito é que, quando mudar a quantificação de dados, como a física quântica promete, ai sim eu digo que nós, 'eletrônicos brasileiros', estaremos numa fria.

  • @henriqueaasp
    @henriqueaasp 7 лет назад +19

    Devemos usar a cabeca tb né. Vamos raciocinar, sou advogado ha 15 anos, tenho meus 40 anos e sempre gostei de eletronica. Tive a intencao de seguir na eletronica como profissao e la atras ja via que a eletronica teria essa queda... so que ai fazendo um paralelo com a area juridica vejo que essa queda eh geral... ate a juridica... mas ai vem o "x" da questao... pois a advocacia esta saturada, com muitos advogados que muitas vezes trabalham com precos muito menores, sem contar que vc so trabalha com problemas e desgasta muito. Hj vejo a seguinte situacao... vamos dar um exemplo... notebook, quais os defeitos mais comuns em notebooks que permitem uma manutencao barata e uma efetividade de conserto? Vamos supor que ha muita gente vendendo notebook com defeito a 10 reais... vc o compra e com mais 10 reais vc o conserta... se vc o vender a 30 reais, vc teve 50% de lucro... que ja eh uma margem grande...hj nem o funcionalismo publico da seguranca... o negocio eh usar a cabeca, observar o mercado e tentar ser o diferencial... que ai vc vai vender bastante....nao fique so com aquela ideia de que ser tecnico em eletronica eh somente viver de consertos...use a cabeca e faca negocios com o conhecimento que possui...

    • @lerryramos5972
      @lerryramos5972 7 лет назад +1

      na teoria isso é muito lindo

    • @henriqueaasp
      @henriqueaasp 7 лет назад +2

      Lerry Ramos faca a teoria virar pratica... nada vai cair no seu colinho ja pronto meu querido...

    • @WatchingDicas
      @WatchingDicas 2 года назад

      Acredita que eu penso assim e olha que mal iniciei na eletrônica

    • @rodolfomisao123
      @rodolfomisao123 2 года назад

      O funcionalismo garante estabilidade ainda, já o mercado de trabalho não. Pois nesse caso vai depender da questão da oferta e procura pelo serviço.

    • @Josebezerra9063
      @Josebezerra9063 2 года назад

      tambem acho ,tem que usar a cabeça sim e acho que compensa estudar sim ,toda arte é importante desde que bem aplicada,uma coisa que vejo que atrapalha muito é a ganância!

  • @jurassisl
    @jurassisl 5 лет назад +10

    Tenho visto muitas empresas solicitando técnicos em eletrônica principalmente as de equipamentos médicos, de segurança, telecomunicações e mobilidade. Muitas pessoas acreditam que a Eletrônica está presente só em rádio, TV e celulares, mas na verdade como o próprio nome diz" Elétrons" está presente em tudo. Vejo muitos jovens criando vários projetos que vão desde alarmes até sistema de geração de energia elétrica que alimenta uma residencia inteira. Se você sabe eletrônica então só precisa de criatividade para começar a mudar o mundo.

  • @pauloizildo4337
    @pauloizildo4337 5 лет назад +10

    Olá tenho 66 anos, comecei lá nos anos 60, com as válvulas termoiônicas, já aposentei trabalhando com eletrônica. Trabalhei em duas Multinacionais.
    Eletrônica analógica e digital,
    Programei em assemble no velho Z80.
    Acredite: a velha eletrônica acabou, para nós eletrônicos é frustrante, más não podemos viver no passado, você tem razão, pé no chão, hoje é microeletronica ou mesmo nanoeletrônica, virou tudo "caixa preta" descartável , qualquer coisa que pensamos fazer, já existe e bem baratinho.Já viramos trocadores de placa há muito tempo. Quase tudo com SMD, não da para trabalhar com microscópio kkkk O arduino não passa de um brinquedo, nada mais que isso.
    Conselho que dou aos jóvens, tenha como hobby, mas para viver procure outra coisa.

  • @moaci41
    @moaci41 6 лет назад +6

    Fiz meu primeiro curso de rádio em 1962 pelo INSTiTUTO UNIVERSAL BRASILEIRO ( POR CORRESPONDÊNCIA) montei um rádio valvulado (rabo quente) que funcionou de cara. Tensão, voltagem, amperagem, Hetz, indução, defasagem, filtragem, Watts entre outros, vc tinha que dominar. Oscilador, misturador, ligações em série, paralelo, série paralelo, ponte, diodos capacitores , indutores
    e outros eram a tônica da época. Pouco tempo depois comecei a estudar transistores e semicondutores.. Foi a base de tudo. Na época vc tinha que conhecer os circuitos e ser bom bom no raciocínio. Hj é bem diferente. HJ vc tem que ter bons equipamentos de bancada e alguma noção de como funciona o circuito. Dúvida ?É só pesquisar na internet, tem tudo que vc queira saber, é só ter um pouco de vontade e bons equipamentos começando por um bom osciloscópio que acaba dominando tudo. HJ estou com 77 anos, aposentado (aviação) , já fiz de tudo que se possa imaginar. Já montei estação de rádio FM, Montei transmissores de rádio, (sou rádio amador classe A ) , fontes estabilizada, amplificadores, osciladores, controladores, alarmes e tudo que um cara curioso gosta de ver como funciona. Atualmente trabalho mais como hobby com receptores de TV via satélite. As modernas TVs digitais são dífíceis de reparar dvd a grande dificuildade de se conseguir material de reposição. e a grande variedade de semicondutores em suas fabricações. A maioria dos técnicos de hj não consertam os equipamentos, se limitam a trocar placas inteiras inviabilizando o conserto pelo valor cobrado. Resumindo, estudar eletrônica aprimorando os conhecimentos (para mim) vale muito. Consertar equipamentos modernos só se tiver uma estrutura muito boa.

  • @antoniocarlosdealmeida2956
    @antoniocarlosdealmeida2956 4 года назад +13

    Estudei eletrônica com professor que está a 47 anos no mercado, e ensina eletrônica dos dias atuais e ainda ganha muito dinheiro, se não se atualizar, realmente fica obsoleto ( o técnico) e não a eletrônica, em suma eletrônica é um conceito, se não tiver aprofundamento no conceito, fica obsoleto ( o técnico e não a eletrônica) eletrônica é ciência.

  • @Pixell_Eletronica
    @Pixell_Eletronica 4 года назад +7

    Técnico em Eletrônica. Se atualize dia apos dia, trabalhe corretamente e foque em empregos que valorizam seu conhecimento. Não tem como dar errado isso!
    Focar em maquinas de 30 anos atrás, é fácil dizer que não vale a pena… Se você tem o conhecimento necessário para executar um trabalho atual, irão valorizar isso.

    • @juliomoura3416
      @juliomoura3416 4 года назад +2

      Belíssima reflexão! Parabéns. Conhecimento é tudo. Atualizar-se é melhor ainda PONTO.

    • @wagneroliveira9625
      @wagneroliveira9625 4 года назад +2

      Não concordo, eletrônica morreu, é roubada, peças mudas direto, *mesmo modelo tem diversas versão,* estudar sempre bom, mas isso significa que vai trazer estabilidade na carreira

    • @boguerocha
      @boguerocha 2 года назад

      É sempre esse papo de se atualize bla bla bla como se só o fato de se atualizar fosse resolver todos os problemas. Tem uma coisa muito importante que deve ser levado em consideração, tudo dependerá de onde você mora e do mercado local... não adianta investir em cursos e treinamentos se onde você mora não existir demanda, fato!

    • @boguerocha
      @boguerocha 2 года назад +1

      @@juliomoura3416 você ver as coisas sempre pelo lado romantico tenho visto nos seus comentários... mas o local onde moramos e a demanda do mercado quem vai dizer se vale a pena se atualizar ou mudar de ramo .

  • @walterlandz
    @walterlandz 7 лет назад +3

    Penso exatamente igual. Acho que o técnico em eletrônica precisa ampliar mais os horizontes. Existe ainda um mercado não explorado no mundo da eletrônica. O da eletrotécnica. Eletrônica não se resume mais em Rádios e TV's. Exemplo de aparelhos que utilizam circuitos eletrônicos: Impressoras de alta performance, Máquinas de Lavar, Aquecedores (Boiler's), refrigeradores de alto desempenho (com placas inversoras de frequencia), etc etc. Quem vai consertar essas placas? Já viram quanto custa uma dessas no mercado? Já vi placas que custam no mercado só de impressoras uns R$ 20.000. Por isso não desistam da área, apenas ampliem os horizontes (estudem mais! #ficaadica)). Att.

    • @walterlandz
      @walterlandz 7 лет назад +1

      Amigão, calma. Renove a sua decisão e avalie friamente o mercado. Observe esse link:
      www.tc9.com.br/fonte-brother-dcp-8112-dcp-8152-dcp-8157-hl-5452-hl-5472-hl-6182-mfc-8512-mfc-8912-mfc-8952-original.html
      Essa placa fonte custa em média 340,00 dependendo do Estado no País (moro no Rio de Janeiro). Quanto cobraria para consertá-la?? Eu posso chutar pelo menos 150,00. Mas aí precisa ter conhecimento sobre PWM e as ferramentas certas (Estação dessoldadora, retrabalho, etc.). Compare com outras fontes de outros eletrodomésticos. Procure saber exatamente isso, como funciona o microprocessamento (registradores, flips-flops, etc) Isso demanda bastante estudo e dedicação, mas se não pensar "fora da caixa", jamais conseguirá sucesso independente do empreendimento, não apenas a eletrônica.
      Sabe quanto custa um módulo PWM vindo da China (Exemplo um DAP018C). $1 (1 dólar). Ora bolas, basta fazer as contas. Vale ou não vale a pena consertar essa bendita fonte?? Agora compare com outras placas de componentes discretos de milhares de eletroeletrônicos de diversas marcas diferentes!!
      Não vou lhe provar nada, pois quem precisa buscar isso é você. Leia bastante Floyd, Mitchel Schultz e coloque os exercícios em prática. Procure aprender Inglês para boa leitura dos manuais de serviço.
      Crie a sua "Universidade Pessoal" e avance sem criar a dúvida no coração que certamente terá sucesso, independente da sua idade.
      Qualquer dúvida: 96886-9082 (meu Zap). Terei o maior prazer em falar com você. Forte abraço!!

    • @felipedatinga
      @felipedatinga 7 лет назад

      Ótima dissertação amigo. Estou com 48 anos, tenho conhecimento em eletrônica e informática, e estou realizando um dos meus objetivos, Técnico em Eletroeletrônica. Nunca é tarde para estudar!

  • @zhallcell7603
    @zhallcell7603 5 лет назад +10

    Eu vou entrar de cabeça nesse ramo não por dinheiro porque é algo que eu fazendo irei me dedicar ao máximo juntando a honestidade e preço justo dinheiro não será problema, cliente nunca faltará:)

    • @eduardoamadio7632
      @eduardoamadio7632 4 года назад

      Pensando assim você tera um grande futuro e será feliz.

    • @carlosademarcabral7393
      @carlosademarcabral7393 3 года назад

      Eu amo Eletronica desde meu 7 ano idade descobri o meu dom com parte Eletronica. Sou Eletricista e Operador de Maquinas pesada.
      Faço tudo arrumo parte Eletrica de moto. Arrumo Maquina de lavar Roupa. E sou Pedreiro tabem.
      Mas que eu amo mais e Eletricista e Eletronica .

  • @benaobenao4189
    @benaobenao4189 5 лет назад +8

    Para os futuros técnicos, profissão que hoje está em alta é a de técnico em mecatrônica onde engloba a eletrônica, elétrica e mecánica para area industrial.

    • @pablodr5250
      @pablodr5250 5 лет назад

      Perdoa minha possível ignorância, é q eu vou fazer uma prova pro tec. de mecatrônica e por curiosidade fui procurar umas vagas na NET, e n achei tantas vagas, menos q em eletrônica e outras assim, cm isso? Eu não procurei direito ou um erro da minha parte?

  • @raycesar7
    @raycesar7 4 года назад +8

    A Eletrônica é infinita, basta se atualizar e acompanhar as tendencias futuras, ainda bem que as pecas estão diminuindo e ocupando menos espaços. E ha ferramentas para acompanhar as mudanças. Nunca é tarde para aprender, mesmo que você não possa viver deste aprendizado o que vale é o conhecimento adquerido. Se você se sentir bem em aprender eletrônica mesmo a antiga vá em frente! Este é o caminho para se chegar aos nanos.

  • @acportrait
    @acportrait 7 лет назад +2

    É interessante assistir seu vídeo e verificar que o mesmo está acontecendo na minha profissão. Sou Fotógrafo, tenho 60 anos comecei com 19 na KODAK BRASILEIRA, estou aqui no youtube justamente buscando conhecimentos em eletrônica que desde criança sou fascinado, comecei na Occidental School e não parei mais.
    Em fotografia... Os celulares e as câmeras digitais mudaram a vida do profissional, temos que nos atualizar ou ficar olhando a garotada editando e fazendo ótimas fotos com pouco tempo de estudo, em Eletrônica para mim a dificuldade é a miniaturização, mas... Para que existem os Microscópios não é mesmo?
    Parabéns por sua iniciativa em repassar conhecimentos.

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  7 лет назад

      kkkkkk... Exatamente, estamos ficando velhos, veja: ruclips.net/video/orL4x36mveo/видео.html

  • @maurosergio1150
    @maurosergio1150 5 лет назад +6

    Na minha opinião se compensa ou não estudar eletrônica depende muito onde o aluno quer chegar! Se a intenção for aprender dar manutenção em PC, Note, celular, tv é equipamentos para cliente residencial ai é muito complicado, tudo evoluiu é os equipamentos eletrônicos também!
    Olha o que aconteceu com um amigo meu, alguns anos atras ele indicou um Tec em eletrônica ( autodidata ) para um empresario dono de uma pedreira, para consertar uma placa eletrônica de uma maquina, o técnico consertou trocou um resistor e uma capacitor coisa de 0,16 centavos e cobrou 800,00 reais (quase dois salario na época ) ficou achando que limpou a cara kkk , o dono com o dono da pedreira veio agradecer o meu amigo pela indicação que ficou muito satisfeito pois a maquina custava na época uns 250 mil reais é o fabricante cobrava 15 mil na "época" para efetuar o concerto da maquina!
    Agora, já parou para pensar que por exemplo: uma maquina de ressonância magnética que custa entre 1,5 milhões e 3 milhões tem equipamentos eletrônicos nela? redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2013/06/custo-e-manutencao-dos-aparelhos-de-imagem-encarecem-exames.html .
    Cara quem e novo e quer estudar mete as caras se tiver condição estuda sim! Faz engenharia eletrônica, aprende a projetar cria produtos, trabalhar para uma grande empresa ou montar uma fabrica sonha sim ! O campo e gigantesco pensa que existem equipamentos caros que precisam de manutenção e foram projetados para isso pelo alto custo, equipamentos baratos não estão sendo projetados para das manutenção. Veja Obsolescência programada pt.wikipedia.org/wiki/Obsolesc%C3%AAncia_programada.

  • @David95146
    @David95146 6 лет назад +4

    Vou falar uma coisa, sou ferramenteiro há anos e sempre gostei de eletrônica e fiz um curso por correspondência pois as máquinas que trabalho começaram a usar tecnologia cnc que pra quem não sabe significa "CONTROLE NUMERICO COMPUTADORIZADO " e dei um upgrade na minha profissão pois passei a ganhar mais por ter adquirido está instrução e passei a ser recomendado pra outras fábricas pra fazer manutenção.
    Portanto ninguém deve desistir nunca de seus sonhos.
    Enquanto haver uma centelha de vida o sonho não deve morrer nunca.
    E outra, comecei a estudar com 45 hoje estou com 55.

  • @evertonoliveira1969
    @evertonoliveira1969 Год назад +3

    Cara sou técnico em equipamentos de áudio e é o seguinte....como em qualquer outra profissão temos que acompanhar a evolução das industrias, o que acontece é que muitos técnicos antigos não acompanharam a evolução, não buscaram estudar sobre as nanos tecnologias e afins e hoje se tornaram técnicos frustrados falando que não valem apena tentando desanimar aqueles que estão começando agora. tudo evolui, tudo muda.... daqui a 40 anos vai ser bem diferente do que é hoje, quem não acompanhar a evolução, fica pra trás e se tornar um frustrado.

    • @Marcosxxx00
      @Marcosxxx00 Год назад

      Verdade, é vc tem que ter uma mente empreendedora, vc tem q escolher um público alvo! Meu colega só trabalha consertando: chapinha e secador. Ele dá suporte para a área da beleza, ele me falou que dá pra viver bem com isso.

  • @aboarettojr
    @aboarettojr 6 лет назад +6

    Exatamente: o perfil do profissional mudou pois este teve que se adaptar às novas condições do mercado. Também fiz eletrônica - radio e tv na minha época de garoto e aprendi bastante na época. Há cerca de 40 anos atrás era muito raro encontrarmos equipamentos importados e os nacionais possuíam um custo muito elevado, por isso "reciclavam-se" (consertavam-se) muitos equipamentos, existiam as eletrônicas de radio e tv que davam manutenção para tudo que era elétrico. Hoje não se fala mais em equipamentos nacionais - todos são impostados, custo baratissimo, muitos componentes discretos e smd, assim ficou inviável, financeiramente, reparar um equipamento muito acessível (muito equipamento de procedência chinesa). Hoje em dia vc não repara, mas troca todo o módulo. As eletrônicas estão especializadas em tv, microondas e computador, rarissímos ainda mantém as antigas casas eletrônicas. Atualmente eu acredito que não compense aprender eletrônica com intenção de adentrar no mercado de trabalho, mas sim como hobby. Vejo que a cultura da pupulação mudou, assim como o podera quisitivo também: para vc comprar uma tv colorida de tubo vc tinha que parcelar "n" vezes ou ter uma boa renda para comprar à vista. Hoje vemos televisores de led quebrados e lançados nas calçadas como se fosse lixo irreparável.

  • @MUNDO4K
    @MUNDO4K 7 лет назад +2

    Bom A meu ver não devemos ficar parado no tempo por exemplo hoje temos uma miniaturização de tudo porém existem ferramentas apropriada para cada ocasião eu sou engenheiro em eletrônica e recomendo sim a quem quiser fazer pois conhecimento é vida e o que vejo são pessoas pararem no tempo entende hoje ganho dinheiro com vídeos no youtube também e com manutenção mas tudo evolui também e devemos evoluir também afinal de contas vivemos na hera da informação a um click se precisarmos de um datasheet ou diagrama esquemático é fácil é só fazer o download mas se parei no tempo ai as coisas mudam

  • @xvirosgames132
    @xvirosgames132 6 лет назад +5

    Bem ... Eu tinha um moto G com a tela quebrada. Na primeira vez que eu mandei arrumar a tela, o (técnico) cobrou 200,00R$ só pra trocar a tela.
    1 mês depois quebrou mais uma vez, esse moto G ficou 1 ano parado, um belo dia, eu fiquei encucado com telas de smartphone, pesquisei como arrumar moto G1, eu fiquei 1hr vendo e estudando os componentes, até que descubri que foi roubado pelo (técnico).
    Eu mesmo comprei a tela e arrumei, levei 20minutos, e estou usando ele para escrevendo nele agora é assistindo este vídeo.
    Você pode sim, não importa a idade, Deus disse que os velhos teriam sonhos, e os jovens visões.
    Vai lá amigo de 40 anos!!!!!!!
    Você pode sim, vc tem pés pra ficar no chão, mas tem coração pra sonhar e voar mais longe,

  • @klaus0
    @klaus0 4 года назад +4

    Pois é, fui técnico durante 20 anos, mas tive de abandonar, não porque muita coisa ficou obsoleta, isso incluía video-cassetes, vitrolas, 3 em 1, gravadores, walkmans, discmans, ou seja, hoje em dia, ninguém tem mais desses aparelhos, tudo bem que tudo evolui, mas esses aparelhos novos como essas TVs de Led e Oled que estão ai, não vão ficar dando defeito toda hora, como as de transistores, válvulas e CIs sempre davam, é uma questão de valer a pena, ser viável ou dar algum retorno, em matéria de investir em cursos, e depois conseguir algum serviço nisso, ou seja, pra mim, não estava valendo mais a pena, fora, os caloteiros que apareceram, que eram uma desgraça, se perdia o amigo e o cliente, na área dos eletrodomésticos é a mesma coisa, ferros elétricos, e outros pequenos aparelhos como controles remotos, ninguém conserta mais, ficaram tão baratos, que quando deremd efeito, é melhor comprar um novo, aliás, me desculpem a má palavra, mas assistência técnica já teve seus melhores dias, hoje em dia, só de celular, pois só sobreviverão as autorizadas de grandes marcas, mesmo que seja só pra trocar o aparelho na garantia, fora isso, é melhor trocar de profissão, eu sou marido de aluguel, e tem sido mais satisfatório pra mim, um abraço a todos.

  • @LMCMaio
    @LMCMaio 6 лет назад +2

    Não precisa ficar colado no ecrã enquanto instala ou corre AV, pode fazer outras coisas em paralelo.

  • @joseluissonhador8149
    @joseluissonhador8149 2 года назад +1

    Até uns vinte anos atrás, os consertos de eletrônicos domésticos compensava financeiramente. Mas com o alto custo dos componentes e a redução de preço dos eletrônicos, ninguém quer mais conserta-los. Hoje eu só exerço para passatempo.

  • @8f8t63jq
    @8f8t63jq 6 лет назад +12

    Discordo, porém respeitando a sua opinião. Trabalhei numa loja com reparo de placa mãe e conserto de equipamentos, tanto hardware como software. O ganho mensal gira numa faixa de 20 mil reais, uma placa mãe reparada o ganho é de R$ 290,00 sendo que comprar outra a mão de obra é menor e o cliente acaba recusando pelo alto valor da placa. Como você disse, os produtos eletrônicos no Brasil estão muito caros, e por isso tende a crescer o número de reparo... Se a pessoa me diz "Se ficar caro o conserto eu compro outro" eu compro o equipamento dessa pessoa por um valor baixo, conserto e vendo hahahah Tudo é questão de visão... Acho que o mercado no ramo de Eletrônica só tende a crescer cada vez mais.

    • @matrixdigital398
      @matrixdigital398 6 лет назад

      Falo tudooo

    • @gilbertogiba5525
      @gilbertogiba5525 6 лет назад

      Unica que coisa preciso saber o ramo da eletrónica, tv e rádio é meio difícil é muito caro, estudei numa escola americana aqui Brasil 1969, nem tinha entrado tv a cores eu estudei nela era o sistema (NTSC) depois que veio o PAL-M, hoje não sei se e bom, computador também não sei mas alguns pode ter sorte. Ok

    • @carlosffidalgo
      @carlosffidalgo 6 лет назад +2

      Parabéns AS L. Concordo com a sua visão. Mesmo na Eletrônica tem muito técnico trocador de peça e placas, mas não sabe identificar e reparar uma peça no circuito. E cada vez mais estão faltando esses tipos de profissionais.
      Há quem diga que com o RUclips as pessoas acabam se virando sozinhas, aprendendo pequenos reparos através dos vídeos e o técnico acaba sendo descartado. Discordo completamente! E tentarei explicar o por quê....
      P mim o futuro será o reparo em placas de circuito. Seja TV, microondas, Ar condicionado, Máq de Lavar etc...não importa! E aqui não cabe um mero expectador. Não tem espaço para curioso de internet se não estudar de vdd.
      Isso é a Eletrônica....o que a gente vê aí é "mecânico em eletrônica".
      Sem falar q num futuro próximo TUDO vai comportar circuitos eletrônicos. Hoje em dia até os carros estãos assim...Nos hospitais....e por aí vai. Então entendo que vai ocorrer o contrário. Quem estiver realmente preparado em identuficar e reparar circuitos, mesmo com suas especificidades, esse tipo de profissional será muito requisitado, seja trabalhando para si ou para uma grande empresa.
      Vejam o programador de computador??? É o tipo de profissional que cada vez é mais requistado! A diferença é que ali o cara sabe ou o cara sabe! Não tem curioso de fds. Quem entra nessa area passa horas digitando e estudando linhas de programação. E não fica desempregado! Diferente daqueles que consertam celular. Está cheio por aí...um em cada esquina! Trocar terminal de carga ou tela qualquer um pode fazer (desculpe, é a minha opinião). E a grande maioria dos "técnicos" fazem testes com outra peça igual, funcionou então dizem: ahhhhh era a tal peça. Mas não sabem dizer exatamente o que tinha de problema, ainda mais se for no circuito. Eu me divirto com os comentários de alguns que especulam determinada falha já contando com o diagnóstico de mão beijada. Aí vc vai ver o nome do fulano e encontra escrito "FulanoCell". Pois é....Imagina um cirurgião que precisa operar você só que antes ele vai pesquisar no RUclips como deve ser feita tal cirurgia e ainda pede explicações aos internautas...vc confiaria??? A moçada de hoje quer pegar tudo mastigado....E esquecem que hoje o acesso ao conhecimento é mais fácil e barato. Então pq não estudar, correr atrás dos livros, fazer cursos etc....
      É claro que essa é minha opinião mas respeito os colegas.
      Abraço!

  • @estudioke12anos
    @estudioke12anos 6 лет назад +3

    Mais uma coisa, se for somente formatar um computador e instalar softwares básicos eu ainda acho que vale a pena, pois vc não precisa ficar refém o tempo todo do trabalho efetuado.
    Pode fazer algo paralelamente e o computador ali no cantinho com as instalações em andamento.

  • @negociodigital1009
    @negociodigital1009 7 лет назад +3

    cara! antigamente so trabalhava com tv na minha eletronica agora estou pegando Tudo!! tv de tubo, tv de ld, receptor , monitor, fotnte de cpu, som, dvd, ps2, microondas, varios tipos de ventilador,liquidificador, secador de cabelo,verro de passa roupa, tablet, celular, impressora, som alto motivo, reformo alto falantes, tanquinho, maquina de lavar, faço instalação eletrica residencial,e mais!! mais!!

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  7 лет назад +3

      Bom dia!
      Cara, você é um verdadeiro canivete suíço! kkkkkk...

  • @tedyhuber8694
    @tedyhuber8694 7 лет назад +3

    tô terminando esse curso, e infelizmente tá difícil entrar nesta área. Estou pensando em trabalhar por conta própria, mas penso que além de eletrônica, devo conhecer mais de Automação ,eletromecânica e refrigeração. Vamo vê no que vai dar. O duro é que até estágio tá difícil.

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  7 лет назад +1

      Bom dia!
      Se você é jovem mete as caras e aproveita as características dessa faze da nossa vida para aprender tudo quanto puder e sempre se mantendo informado, mas não fique preso a sua localidade ou ao seu Estado, e nem ao nosso país, pois muitos começam aqui, mas no futuro vão embora. Tenha sempre o controle de uma visão macro e micro da vida.
      Deus te abençoe!

    • @claudiovencedorsem
      @claudiovencedorsem 7 лет назад +2

      sinceramente, sou tecnico em mecânica mas acho a eletronica massa, principalmente na cidade que eu moro, existe uma carencia dessa mão de obra , vejo instaladores e penduradores de arcondicionado só sabem repor peças vou crescer e muito nesta área, quem faz a profissão é o profissional.

    • @claudiovencedorsem
      @claudiovencedorsem 7 лет назад

      tecnico td mundo pode ser mas a melhor forma de vc passar sua psicologia e mostrando como faz. tecnico de trocar peças esta cheio por ai.

  • @Newton_Lopez_00
    @Newton_Lopez_00 2 года назад +3

    Ser técnico em eletrônica hoje...!? É melhor ser chaveiro...! A eletrônica hoje é bonita só pra conhecer! Fui técnico nos meus 20 anos de idade! Saltei fora! Estudei, fiz vestibular, estudei filosofia e física! Fiz concursos...! Hoje estou com 54 anos e sou funcionário público! Estudar pra ser outra coisa é melhor!

  • @magnolima4479
    @magnolima4479 4 года назад +8

    Um técnico acomodado é uma coisa, quem busca conhecimento vai ter retorno.
    Aquele que quer desistir, aconselho aos milhares, deixe pra mim, já que o mercado pra quem quer acompanhar tem que se atualizar...
    Não pare de estudar

  • @claudiovencedorsem
    @claudiovencedorsem 7 лет назад +2

    outra coisa precisamos acreditar em nossa capacidade intelectual e nos aperfeiçoar-mos ao invés de ficar choramingando nao é porque deu errado pra um ou outro que vai ser igual pra voce cada qual tem um nivel eu tenho o meu nivel e acredito em mim porque Deus esta sempre adiante do penso em fazer e graças a ele tudo prospera.

  • @XhiccoOliveira
    @XhiccoOliveira 7 лет назад +4

    peças miudas? meu pai tem 67 anos, 40 anos de profissao de relojoeiro e tecnico em eletronica, aprendeu a mexer com estação de retrabalho e conserta ate hoje relogios e tb conserta notebook e celulares, isso é relativo, com relação a formatao da pra ganhar dinheiro tb, instalar linux é facil o proprio sistema busca os drives, windowns tb ta mais facil , tem muita ferramenta que ja instala todos os drives respectivos, mas faço formatação limpa, coloco os programa padrão e pronto, cobro 120 formatação sem backup e com backup ai ja varia pode ir de 150 a 200 reais, formataçao vc nao precisa ficar o tempo todo em frente a maquina, da pra ir formatando e reparando outras coisas, penso assim, mas concordo contigo tem que saber como trabalhar senao é perda de tempo

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  7 лет назад +1

      Boa tarde!
      Pois é, para mim a manutenção de PC foi um fiasco. Hoje eu somente concerto os aqui de casa, e a patroa ainda reclama! kkkkkkkk...

  • @marcuscavalcante5515
    @marcuscavalcante5515 6 лет назад +8

    Essa visão é importante, mas ela fica muito restrita a visão de que Eletrônica serve pra consertar coisas que tão quebradas. Certamente, ela serve pra fazer isso. Mas acredito que a principal atribuição dessa ciência deva ser a inovação.
    Eu sou Técnico em Eletrônica. Sei fazer trabalho de bancada, e gosto muito de fazê-lo. Mas temos que ter em mente que o trabalho de projetar, buscar conhecimento, inovar não deve ser só trabalho de um grupo restrito de Engenheiros. A competência prática do técnico da a ele a capacidade de intervir no processo em que trabalha, e de melhorá-lo. Que a sua visão, muito correta por sinal, sirva de aviso para que nós técnicos não fiquemos limitados ao trabalho de bancada, mas também, busquemos expandir nossos conhecimentos no sentido de tentar dialogar com áreas como a Informática, Mecânica, Física e Química. Porque Eletrônica é tudo isso!!

    • @gabrielmarques2591
      @gabrielmarques2591 6 лет назад

      Vc conhece a mecatrônica?

    • @rosafranci6072
      @rosafranci6072 5 лет назад

      Marcos quero fazer esse curso porque quero saber concertar celulares, notebook e computadores. Já sei identificar os comprovantes mas achar o defeito é difícil. Com esse curso eu consigo achar o defeito ou apenas tratar componentes mesmo? Porque achamos um capacitor e etc com defeito mas muitas vezes o problema está nos CI's e processadores e ficar trocando peça para saber se realmente é aquilo não é legal. Eu quero descobrir o defeito para ir direto nele entende? Tira minha dúvida por favor.

    • @marcuslima6528
      @marcuslima6528 5 лет назад

      A questão é só se atualizar, parece que não foi o caso do admin do canal Marcus Cavalcante ?

    • @eltonbrandao4386
      @eltonbrandao4386 5 лет назад

      Povo tem dificuldade de pensar em economia de escala, a maioria das médias empresas possuem oportunidades de otimização de processos com conhecimento intermediário (SIM, NEM TO FALANDO DE AVANÇADO) e poucos pegam essas oportunidades pq a maioria não tem a visão empreendedora. Cara, eu nem acho que isso é me gabar pq o conhecimento utilizado foi mt básico, mas na indústria eletrônica que eu trabalho eu otimizei o processo de inventário, fazendo uma contadora para rolos de componentes SMD que o pessoal contava manualmente utilizando um "metro", era demorado parrai e impreciso, sabe oq eu usei pra isso? basicamente 3 chaves optoeletrônicas, 1m² de mdf, 2 eixos usinados em alumínio que custou 20 reais o material e o torneiro cobrou menos de 100 pra usinar, 4 rolamentos de meia polegada sem blindagem pois não tem necessidade de proteger de impurezas, parafusos, 2 chavetas, polias de nylon compradas todas de medidas encontradas prontas comercialmente, 1 motorzinho DC 12V, chave tactil, condutores 24 AWG, um PIC18F4550, 1 display alfanumérico, um encoder plás de 8 reais que achei em site, fontezinha 12V micharia, regulador de tensão 5V, soquete DIP 40 pro PIC, enfim, mais umas miudezas, projeto mega barato pra uma máquina que se for comprar industrializada paga-se 4, 5k basta olhar no site da allpoint, e me custou 2 míseros dias pra fazer uma programação basicona de contagem, botão liga, desliga, display etc...
      Isso é intermediário e economizou hora homem pra caramba na hora do povo realizar contagem dos SMD lá na fábrica, o equipamento influencia no trabalho de várias pessoas (escala). Enfim, esses projetinhos e projetos maiores estão cheios de oportunidades mas o povo cisma em ficar na porra da bancada forçando a vista trocando CI, capacitor, limpando fluxo de placa, horas de trabalho pra um resultado pequeno, logo, os ganhos serão pequenos...
      Só p constar, concordo com o seu comentário.

  • @TRD2035
    @TRD2035 6 лет назад +5

    Comecei a estudar eletronica a 2 anos, hj trabalho por conta propria com reparo de placas de ar conricionado e lavadoras lava e seca, onde por dia lucro no minimo 200 reais. Qualquer area da dinheiro, é so estudar e perseverar.

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  6 лет назад +1

      Boa noite!Deixa ver se eu entendi: Você estuda eletrônica a dois anos, já eu trabalhei 43 anos consertando, mas você está certo e eu e a maioria dos que aqui postaram estão errados? Tá bom!
      Deus te abençoe!

  • @AndreZuca
    @AndreZuca 7 лет назад +2

    Já imaginou se todos fossem parar de fazer esse tipo de trabalho ? iriamos viver de comprar quebra jogar fora e comprar novo , hoje em tudo que se vai mexer eletrônica está envolvida , até mesmo em uma lampada , mas como disse alguém em outro comentário se formos para no tempo dos rádios antigos e tv de tonelada ninguém sobrevive , temos que nos qualificar e adequar ao novo sempre ...

  • @cientista3820
    @cientista3820 5 лет назад +7

    Acho que não tem preço saber montar um sistema elétrico.

  • @filipedonato7341
    @filipedonato7341 6 лет назад +4

    Mexer com software é ruim quando o cliente quer programa específico e ainda por cima pirata kkkkk. Agora colocar só o windows e programas open source ou gratuitos não dá dor de cabeça.

  • @Pedropacheco96
    @Pedropacheco96 4 года назад +3

    A eletrônica é um ótimo aprendizado nós dias de hoje porque além de está nessesita a mão de obra se pode atuar em várias partes vamos fazer assim.
    Por exemplo eu estudo eletrônica pra trabalhar com iPhones e smartphones que é o que mais dá dinheiro nessa área .

    • @derickmachado2154
      @derickmachado2154 4 года назад +2

      Boa noite estou começando com manutenção de smartphone e queria me aprofundar em eletrônica tem como me indica um curso bom ?

  • @morpheus9433
    @morpheus9433 6 лет назад +5

    Ótimo vídeo.
    Incrível , faço minha suas palavras, penso exatamente como você.
    Tenho 47 anos e ha 30 anos tenho usado meu conhecimento técnico em muitas outras áreas com certa facilidade, pois trabalhamos eliminando etapas e encontrado soluções, tudo seguindo nossa lógica super apurada com a pratica. diária.

  • @brunoexpert4668
    @brunoexpert4668 7 лет назад

    Estavo pensando em estudar eletronica, hj em dia fasso gambiarras, me vejo como hobby .
    - no meu pensamento eletronica é bom pra qem tem o conhecimento, para qe possa fazer o reparo de seus próprio aparelhos.[ Vou estudar eletronica particulamente pra conserta meus próprio aparelho e de algums amigos qe me dé algum tocado]
    - Vou iniciar um curso de eletrica, o primeiro passo é fazer o eletricista predial ?

  • @RubensLima
    @RubensLima 7 лет назад +1

    Sou autodidata em algumas coisas, e acho q vale a pena aprender, até como hobby, dificil usar como profissão. Realmente tudo mudou, mas o aprendizado sempre vale a pena.

  • @evertonmoscato2033
    @evertonmoscato2033 7 лет назад +3

    Pessoal deixo aqui minha opinião ,o ramo de eletronica sim é muito rentavel e da bons lucros e como hoje tudo ficou miniaturizado ou seja smd os técnicos antigos precisam se atualizar se ja tiver um bom curso técnico que em média dura 3 anos e 1/2 com o estagio , e com um bom investimento em : estação de retrabalho a ar quente ,estação de solda a ferro quente ambos com controle de temperatura , microscopios eletronicos ,quimicos para eletronica como fluxo ,pasta ,removedores ,tambem um bom osciloscópio ,maquina de IR(aquecimento de precisão com infra vermelho) e ferramental adequado se consegue sim viver do ramo da eletronica e saber fazer parceria com bons fornecedores de peças é fundamental tudo é recuperável basta apenas investir um pouco em conhecimento , e deixar o comodismo de lado.
    FICA A DICA ,POIS EU FIZ ISSO E HOJE NÃO SINTO A CRISE E NEM O DESEMPREGO ,DEUS DA MAS O COMODISMO NOS TIRA.

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  7 лет назад

      Bom dia!
      Me desculpe, em que país você mora para sitar aparelhos (ferramentas) tão "baratinhas"? kkkkkk..

    • @evertonmoscato2033
      @evertonmoscato2033 7 лет назад +3

      eu montei a minha bancada comprando aos poucos com muito empenho não é barato mesmo mas como disse não podemos ficar acomodados vendo as coisas passarem ,negocio requer investimento ou o técnico vai ter que mudar de ramo tudo se moderniza rapido e um bom técnico acompanha a evolução ou quebra e fecha as portas.

    • @betonobrelivecom
      @betonobrelivecom 7 лет назад +2

      Entendo Meio Retrô mas não concordo eu fico com a messagem de Everton MoscaDo, eu sou técnico de bancada, passei por tv (já transistorizada) e vídeo cassete e vi vários técnicos sair do ramo mas eu sobrevivi e não ganho mal eu fiz uma reciclagem por conta própria aprendi a importar componentes aprendi inglês sozinho e a importar também para importar peças e ferramentas e também adquirir novas informações que ainda não saíram no Brasil pois os bons e velhos tempos dos livretos Circuito Informação o técnico mudou.

    • @XhiccoOliveira
      @XhiccoOliveira 7 лет назад

      importar componentes aonde? ebay? dependendo do componentes tem que ficar esperto porque pode ser falso e isso tem muito ai barato sai caro... complicado essa situação, sem fala que o governo mete a faca nos impostos, fui importar um componente um simples LM2596s , achei um no mercado livre todos falsos mais com preços chamativos, 5 reais kkkk ou seja falsos porque o original custa 5 dolares 16 reais, vou ter que importar mais 90% de impostos mais frete vao sair por uns 70 reais cada um,,,, fazer o que né ? tem que ser assim senao nao tem como voce ter certeza que sao originais

    • @luizgabriel9385
      @luizgabriel9385 7 лет назад

      Excelente comentário, estou fazendo Técnico em Eletrônica no Senai e futuramente pretendo trabalhar para mim mesmo e pessoas como vc inspiram o mundo, pois ficar no comodismo esperando emprego dos outros é coisa de acomodados. Pretendo investir nestes equipamentos que vc citou acima. Depois pretendo fazer outro curso técnico de automação pra adquirir mais conhecimentos e poder prestar serviços nas grandes indústrias aqui de minha cidade. Manaus (Polo Industrial)

  • @leandroolivatto18
    @leandroolivatto18 6 лет назад +1

    Era o glamour da saber eletronica. As revistas de páginas de papel jornal.. Os projetos montados nas pontes de terminais, desenhar circuito impresso com caneta de retroprojetor na fenolite... Tinha a moda do radio px também, todo mundo queria construir suas fontes, mike de ganho...
    Eu amo a eletrônica analógica!

  • @felipegomes2761
    @felipegomes2761 4 года назад +8

    Eletrônica é o futuro!!

  • @claudiovencedorsem
    @claudiovencedorsem 7 лет назад +1

    agora cada tecnico tem um nivel, existem aqueles só consertam radios antigos pq pararam no tempo.Outros só tv de meia tonelada.estao saturados de tanta atualizaçao e nao acompanham o crescimento é claro que vao fazer só pra comida msm. sem menosprezar.

  • @elias12d
    @elias12d 7 лет назад

    Parabéns pelo vídeo. Ganhou mais um inscrito. Você de uma forma bem clara e direta trouxe a luz a realidade da profissão. Sou radialista há 15 anos e sempre fui apaixonado por eletrônica e foi através dela que parei no rádio. Fiz alguns cursos na área como eletrônica digital, Eletrônica dos notebooks e placas de desktop. Além do rádio trabalho com reparos desde 2005 e procuro olhar para onde o mercado da eletrônica está indo​. É realmente uma profissão apaixonante!

  • @TECK2024
    @TECK2024 6 лет назад +1

    Nossa cara eu não sabia que encontraria Deus quando entrei nesse vídeo, me diga grande mestre quantos anos de vida ainda tenho? e sobre a eletrônica vale apena sim, eu mesmo comecei um curso agora, eu já era fera na eletrônica na pratica fiz o curso pagando rios de dinheiro só para poder entender coisas teóricas que ainda não entendia, na pratica sei até mais que o professor mais na teoria na~e entendia e também fiz para ter mais um diploma na parede da minha assistência técnica de TV, não sei onde vc mora mais aqui até TV de tubo os povos conserta.. então ainda vale apena sim fazer o curso...

    • @heldercapela
      @heldercapela 6 лет назад

      & TECK...meu nome e Helder moro no Rio a cidade dos tiroteios.... Eu sou mecanico de refrigeracao a 30 anos e poderia voce me dar uma dica (se vc quiser , e claro)sobre o problema da minha CCE LCD 37 STILE D37.....eu a desliguei no controle e ao ligar de novo o led stand by acende e ai eu a ligo e em seguida o led passa pra verde e em seguida por menos de 1 segundo tenta ligar (na tela clareia por menos de 1 seg.) e tem som.....obrigado (pelos meus conhecimentos de eletronica deve ser algum capacitor electrolitico ou ceramico????desde ja obrigado

  • @autotecnico2439
    @autotecnico2439 5 лет назад +3

    Eu peguei meu conhecimento de eletrônica de 30 anos, e transportei meu conhecimento para manutenção de chaves codificadas automotiva e também trabalho com ar condicionado automotivo e residencial, porém foi um investimento de 150 mil reais, se fosse hoje depois da crise do Brasil eu não aconselho mais está muito ruim de serviço!

  • @flaviochaves3821
    @flaviochaves3821 6 лет назад +1

    Quase como o meu caso....eu fiz o curso com 15 ao 16....,com 18 fui trabalhar como estagiário ganhando 30 reais por quinzena(triste isso)....Mas acabei me veredando em outras áreas,agora aos 39 penso em voltar,ME ATUALIZAR mas....será que vale a pena?!?

  • @videos123444444444
    @videos123444444444 4 года назад +4

    Na condicão de técnico de manutenção (Principalmente de equipamentos de informática, e equipamentos antigos) não vale mais a pena (ninguém dá valor). Existem muitas assistências voltadas para celulares (universo smd, precisa de equipamentos mais específicos que as oficinas de eletrônicas dos anos 80~90 que eram majoritariamente voltadas para rádio e tv), mas são serviços bastante delicados e propensos a retornos que nunca mais te darão paz ... Eu diria que seria melhor procurar algo relacionado ao design mesmo : soluções, produtos ... coisas que possam ser fornecidas novas, onde seja possível fornecer a garantia legal com maior segurança. Essa coisa de colocar a mão em algo usado (propenso a trocentos defeitos sequenciais, que acabam por ou criar uma "garantia eterna", ou um mal estar monstruoso com os clientes) no mundo prático e profissional, é quase um suicídio. Eu sugeriria para vocês que estão vindo agora (e porque não os veteranos de guerra) se perguntar: "qual problema no mundo tem uma solução eletrônica" ?. Façam essa pergunta todos os dias, e pensem em soluções que possam virar produto, pensem onde estão as pessoas que necessitam dessa solução... Outra coisa, não seria bom ficarem apenas no universo da eletrônica, adquiram bagagem no universo também da MECÂNICA (penumática, hidráulica). vcs não tem noção a infinidade de soluções e produtos que podem sere produzidos no universo da mecatrônica (estamos indo para quarta revolução industrial, quem dominar essas áreas CONCERTEZA vai ter espaço).

  • @TheAnunciacaoadriano
    @TheAnunciacaoadriano 5 лет назад +4

    Me ofereceram mais responsabilidades no meu trabalho em troca de crescer, mais já passei por isso a gente fica sobrecarregado e não compensa pelo aumento insiguinificante que dão
    monto e instalo painéis elétricos, "faço fretes na empresa", conserto equipamentos eletrônicos industriais e ainda querem que eu faça programação de CLP, mas não compensa a empresa não reconhece o esforço

  • @storgepris
    @storgepris 6 лет назад +4

    Na minha humilde opiniao tudo vale a pena depende do seu publico alvo, faz 18 anos que trabalho com informática, reparo de placas, softwares, montagem, redes e etc... A 18 anos eu ganho dinheiro. Vc tem q procurar atingir um publico alvo certo. Em bairro dificilmente seu trabalho será valorizado

    • @cienciassaudeetecnologiapa7545
      @cienciassaudeetecnologiapa7545 6 лет назад +1

      Tiago da silva - É verdade. Talvez numa grande empresa, tanto em eletrônica como em informática, valha a pena. Em bairro de classe baixa, não há como o serviço ser valorizado, pelos mais diversos motivos. Quem é técnico de verdade entende isso.
      Valeu.

  • @andersonsilva7205
    @andersonsilva7205 7 лет назад +2

    Parabéns cara ; tem o pé no chão

  • @emersoncastilho4914
    @emersoncastilho4914 5 лет назад +2

    no próximo mês completo 5 anos de oficina aberta, trabalho com eletrônica voltada pra áudio e instrumentos musicais, graças a Deus o negocio esta se mantendo, mas uma coisa é básica se você quer abrir uma oficina: planejamento! você precisa estudar o mercado, não adianta abrir uma oficina se você não souber se vai ter demanda, independente da área

  • @adcordeiro3201
    @adcordeiro3201 7 лет назад +1

    Muito boa sua dinâmica, hoje em dia ninguém quer pesquisar ou pensar. Há o conflito do durável com produtos novos.

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  7 лет назад +2

      Bom dia!
      Para nós que ganhamos pouco e pagamos muito (por causa dos impostos) por um produto, tem que haver conflito mesmo, mas se não fosse assim nós nem sequer esperaríamos o aparelho dar problemas, em um ano e meio estaríamos trocando por outro mais moderno, para que concertar, não é mesmo?
      Deus te abençoe!

  • @SergioSantos-uy4wl
    @SergioSantos-uy4wl 7 лет назад +1

    Apoio total, hoje é necessário reciclar as coisas que devemos assumir responsabilidades de serviços diante a questão de valorização por parte do cliente que é relativamente restrita e os investimentos didáticos necessários.

  • @feliperodrigues64
    @feliperodrigues64 6 лет назад +3

    Revista Eletrônica da Saber editora e Nova Eletrônica de 1977 adiante. Tenho 53 hoje!

  • @RafaelAmorimmeu
    @RafaelAmorimmeu 7 лет назад +1

    Falou a verdade. A eletrônica tá evoluindo muito rápido. Vai chegar o momento que só indústria mesmo. mas uma pergunta, pq colocou Linux cara, rss.

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  7 лет назад +4

      Boa tarde!
      Exatamente!
      Linux para não ter aporrinhação com vírus e outras coisa que somente o Windows tem.

  • @gelxjapan
    @gelxjapan 5 лет назад +1

    Mestre , tenho 32 anos e me dediquei ( meio relaxado ) a música ... E hoje vi que fiz besteira , deveria ter a música apenas como hobby .
    Daí estou pensando em maneiras de ganhar dinheiro sem sair da área que no caso seria em investir na construção de amps , o que me diz ? Obs: estou iniciando a eletrônica agora .

  • @josehmortif
    @josehmortif 6 лет назад +3

    Vale a pena se você for para a programação de microcontroladores, na minha opinião desenvolvimento é mais lucrativo que manutenção.

  • @boomerbaruc
    @boomerbaruc 6 лет назад +7

    Nossa! Valeu pela sugestão, vou catar papelão mesmo.

  • @eletrofixbr
    @eletrofixbr 5 лет назад +10

    Meu amigo vc está muito frustrado com a profissão.
    Eletrônica está em tudo a quantidade de áreas que se pode atuar é gigantesca! Volte a estudar, recupere o ânimo e sua visão vai clarear. Que a eletrônica de hoje não e a de 40 anos atrás é meio óbvio . Vi vários técnicos amigos meus que nos anos 2010 abandonaram a profissão com medo das TVs de plasma e LCD eu parti para as fotográficas digitais, ganhei muito dinheiro na época, mas já sabia que seria temporário devido aos smartphones. É preciso estar atualizado, ler livros e revistas de tecnologia, fazer cursos, pesquisar, ler datasheets estar a tento ao mercado, em fim manter-se atualizado.
    O mercado de conserto de desktops já passou a anos, assim como o de consertos de notebooks começa seu fim, é hora de explorar novas áreas e elas não faltam para o bom profissional que se mantém preparado.
    Grande abraço e força amigo não desista da nossa bela profissão!

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  5 лет назад +3

      Bom dia!
      Talvez eu não tenha sido claro neste vídeo e em outros que falei sobre o assunto, não estou me referindo a eletrônica em si, mais a profissão de técnico em consertos de aparelhos eletrônicos residenciais. Essa profissão acabou, quem insistir nisso está protelando o inevitável.
      Deus te abençoe!

  • @TheAnunciacaoadriano
    @TheAnunciacaoadriano 5 лет назад +2

    É bom estudar eletronica nível técnico e nível profissionalizante para especialização; aqui em no emprega Campinas-SP as vagas na área da manutenção industrial pedem Mecatronica; Automação; Eletrônica ou cursos pertinentes ao cargo...

  • @NinhoDoGrifo
    @NinhoDoGrifo 7 лет назад +1

    Amigo, vou começar a fazer um curso técnico de eletrônica a este ano. Sera que estou perdendo tempo ou vai valer a pena e terei um retorno financeiro.
    PS: Tenho 14 anos.

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  7 лет назад

      Bom dia!
      Você é jovem e tem mais é que estudar para se formar e não ser mais um João no Brasil, veja: ruclips.net/video/4e6cUUK-F74/видео.html
      Deus te abençoe!

  • @CORTESDOCONE
    @CORTESDOCONE 6 лет назад +3

    trabalho em uma eletronica, dispesa do meu patrão por mes é 5 mil fizemos 10 11 mil mes e somente temos um técnico sou apaixonado por eletronica pretendo fazer um curso técnico em eletronica

  • @adamstc2782
    @adamstc2782 5 лет назад +4

    Área de eletrônica e ótima...mas vc tem q sempre tá se atualizando estudando!! Hoje toda profissão voltada a elétrica e ótima!!!

  • @zecagancia1498
    @zecagancia1498 7 лет назад +1

    Obrigado pelos seus sábios conselhos. Gostei de o ver e ouvir.

  • @augustoabinael6157
    @augustoabinael6157 6 лет назад +4

    Ainda vale a pena sim, pois a eletrônica não está apenas numa televisão e sim em sons e dvds e em outras coisas, porém realmente ela declinou devido o seu alto custo nas manutenções e fragilidade das televisões de led e oled, mesmo pq a maioria dos jovens não querem ver mais tv e sim ver filmes e outras coisas nos computadores e celulares, um técnico de eletrônica não pode se prender somente a televisão e a eletrônica e sim deve investir na informática. Pois hoje em dia a eletrônica está integrada com a mesma, futuramente quando as pessoas antigas morrerem ninguém irá querer mais comprar tv e sim usar apenas computadores e celulares, a televisão e dvd estão integradas nos computadores então é nisso que os técnicos em eletrônicas devem investir.

  • @luizcarlosconceicao4484
    @luizcarlosconceicao4484 5 лет назад +2

    Boa noite professor, fiz um curso técnico de eletrônica mais nunca trabalhei antes, a não ser em casa para estudo de interasao , hoje sou aposentado e quero ocupar minha mente e meu tempo. Gostaria de uma resposta de uma profissional. Fique na paz que o Cristo de deus nos deu! Desde ja muito agradecido....Luiz Carlos

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  5 лет назад

      Bom dia!
      Mas resposta para qual pergunta?

  • @aldemirsidronioferreira2220
    @aldemirsidronioferreira2220 6 лет назад +1

    A escola a distancia que ele fez referência era NATIONAL SCHOOLS, norteamericana com sede em Los Angeles, na Califórnia, foi uma das melhores instituição de ensino por correspondência que existiu, não tinha sucursal no Brasil, pra ser aluno o estudante tinha que efetuar os pagamentos em dólares. Conclui o curso de eletrotécnica, hoje aos 72, aposentado, más aplico meus conhecimentos assimilados, sou projetista de elétrica.

  • @sergiodossantos1383
    @sergiodossantos1383 6 лет назад +1

    ainda não senti a diferença até pq trabalho mais com manutenção de amplificadores e recondicionamento de alto falantes, quando chega cliente com tv dando uma de técnico mando ele consertar, aqui no pará tem muita aparelhagem e pra quem que abandonar o profissão recomendo fazer um concurso público...

  • @PRP838
    @PRP838 5 лет назад +2

    Acredito que como hobby valha a pena, quando vejo um defeito que eu mesmo consigo consertar vou lá e faço, mas como profissão é bem complicado. São duas as situações, trabalhar por conta e como empregado, na primeira delas o grande problema é o amplo número de equipamentos que se pode trabalhar, terá que escolher entre focar em um equipamento específico ou consertar de tudo, e como CLT trabalhar como técnico em empresas, você será na carteira um técnico, porém na prática um mero auxiliar de produção.

  • @claudiogilmar4172
    @claudiogilmar4172 4 года назад +5

    Estudar eletrônica hoje só se for pra trabalha na linha automotiva, os carros de hoje são totalmente dependente da eletrônica.

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  4 года назад +2

      Bom dia!
      Concordo com você e não desejo que ninguém estude eletrônica para consertar aparelhos em sua residência ou abrir uma oficina de consertos, pois não vale mais a pena.
      Deus te abençoe!

    • @michelsampaio5801
      @michelsampaio5801 4 года назад +2

      @@MeioRetro tô pensando em estudar eletrônica automotiva, justamente pensando em reparos de módulos de injeção. Posso exercer essa atividade em meus dias de folga.

  • @fernandohenriquedasilvasan1173
    @fernandohenriquedasilvasan1173 5 лет назад +9

    A eletrônica é uma área promissora. Quem faz eletrônica com pensamento de abrir um salãozinho e consertar tv's ou microondas, eletrodomésticos, não ganhará bons lucros. Mas quem estudar eletrônica visando a área de manutenção, programação de equipamentos industriais como inversores, CLP'S, ou até mesmo um projetista; enfim migrar para automação industrial, robótica. Sim vale a pena estudar eletrônica.

    • @AndreLuiz-mm3do
      @AndreLuiz-mm3do 5 лет назад +1

      Quero comecae com eletrotecnica , me indica ?

    • @marcuslima6528
      @marcuslima6528 5 лет назад

      Fernando até que a idéia do vídeo é boa, mais o admin do canal fica muito preso a essa questão como autônomo, chega até a desanimar de se fazer um curso técnico de eletrônica atualmente, bom se ele fizesse também que caminho visar ou seguir para ter um ganho melhor !

    • @marcuslima6528
      @marcuslima6528 5 лет назад

      Fernando Henrique vc falou, (Mas quem estudar eletrônica visando a área de manutenção) ? que tipo de manutenção se refere ? Você aconselha mesmo é trabalhar no (mercado de trabalho de trabalho como autônomo é isso ? É melhor trabalhar na área da industria que está compensando, fale mais um pouco do assunto ? o que pensa mais sobre o assunto ?

    • @fernandohenriquedasilvasan1173
      @fernandohenriquedasilvasan1173 5 лет назад

      @@AndreLuiz-mm3do A eletrotécnica é uma área muito boa, recomendo. Quem quer trabalhar na área de alta tensão, ou quer trabalhar na área industrial com comandos elétricos, manutenção; ou área residencial assinando projetos; Eletrotécnica é o lance. Quem já gosta de automação, e programação, Mecatrônica engloba muita coisa.

    • @fernandohenriquedasilvasan1173
      @fernandohenriquedasilvasan1173 5 лет назад +1

      @@marcuslima6528 Boa noite, amigo. Olha, formei em Eletricidade; estudei 2 anos, um semestre só de eletrônica. Nesse tempo pude perceber quão fantástico é esta área. Quando iniciei o Téc. Mecatrônica fui selecionado para trabalhar numa empresa de trolebuss (ônibus elétrico)
      Tem um laboratório na empresa só para mexer nas partes eletrônicas que são vastas. A eletrônica de hoje não é a de antigamente. Tem tecnologia aí forte. Inversores de frequência quem conserta? O Téc. Eletrônica. Os clp's? A meu ver também pra se fazer qualquer tipo de trabalho visando apenas o ganho financeiro e não fazer pó prazer, tambem não vira.

  • @fabriciotiger051
    @fabriciotiger051 5 лет назад +2

    Tenho 31 anos hoje. Desde criança fui fascinado por eletrônica. Eu comecei aos 15 com manutenção de computadores depois de um curso profissionalizante. Aos 24 iniciei um técnico em eletrônica com ênfase em automação na rede federal de ensino que infelizmente não pude concluir. Trabalho com caminhão guindaste hoje em dia e ainda tenho clientes antigos que sempre vem a mim procurando serviço. Me identifiquei com você, ganhou um inscrito no seu canal. Parabéns pela forma que você faz seus vídeos!

  • @celsoizaiassangaletti7487
    @celsoizaiassangaletti7487 5 лет назад +4

    Eu na minha opinião: tem coisas q vc demora 3 hrs pra ganhar Talves 80 reais, e tbm tem coisa q vc faz em meia hr e tbm cobra os 80 reais. Isso e normal. Igual a mecânica o cara cobra um preço pelo serviço feito. Mas na realidade ele ficou mais de hr pra descobrir o defeito. Questão e criar a experiência. da próxima vc vai demorar menos tempo q vc apanhou pra consertar. Isso fas parte das profissões. Tem coisa q demora e tem coisas q conserta rápido. Tem pessoas q é mais lenta pra fz. E tem pessoas q é mais rápido pra fz tbm. Então não tem q cobrar por hr, mas sim pelo serviço feito. Isso e minha opinião

    • @felipeaf46
      @felipeaf46 3 года назад +1

      Blz o cara demorou 3 horas pra ganhar 80 ja pensou ele trabalhase todos os dias so 3 horas por dia ganhando 80 reais ? Visando q hj muitas pessoas so ganham 1 salario mínimo pra trabalhar 8 horas por dia um salario minimo e menos de 40 reais por dia .... 80 reais em 3 horas e otimo kkk

    • @biossoftware2457
      @biossoftware2457 3 года назад +1

      @@felipeaf46 sem falar que vc não tem gerente, supervisor, encarregado, líder lhe enchendo o saco, cobrando produção, saindo tarde, chegando cedo, eu sou fã de eletrônica,mas se vc agregar informática, eletrônica,agregar mais serviços atirar para todos os lados, realmente é melhor que trabalhar pegando bonde 6:00 da amanhã e chegando a noite em casa por R$ 1.300 a 1500 míseros reais.

  • @robsonalexandre1728
    @robsonalexandre1728 8 лет назад

    Boa noite!Meio retro estou vendo sua resposta do amigo que tem mais de quarenta anos,Olha eu estou começando agora ,comprei todo o material para fazer eletrônica, conheci este mundo agora ,estou louco por ele. espero que o sr, esteja sempre aqui para dar uns, toques ,já vi que o sr, sabe mesmo do espero contar com vc,quero fazer minha loja eletrônica em breve, comecei o curso on line agora,em breve falarei do meu avanço espero que o sr,esteja sempre por aqui.Fique com Deus. e é um ótimo video explicativo..

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  8 лет назад

      Boa noite!
      kkkkkk... Amém, que O Senhor Deus de Israel te abençoe!

    • @robsonalexandre1728
      @robsonalexandre1728 8 лет назад

      amém louvado seja o Bom Deus..

  • @jansabarth9466
    @jansabarth9466 5 лет назад +4

    Quanda há vontade de aprender, NUNCA é tarde de aprender!

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  5 лет назад +1

      Boa noite!
      Para se aprender sim, mas se tal aprendizado será útil para se conseguir um emprego, dependendo da idade eu creio que não.
      Deus te abençoe!

    • @niltonsilva3307
      @niltonsilva3307 5 лет назад

      É tarde sim mano. Quando você tiver terminando você morre. E aí?

  • @aglaylson6716
    @aglaylson6716 6 лет назад +4

    Boa tarde. Vi seu vídeo e gostaria de te fazer uma pergunta. Por quê você não faz aulas em sites como o Udemy que você ganha pelas aulas? Muitos fazem isso e também fazem propagandas sobre as aulas nesses sites do RUclips. VOcê vai ter mais notoriedade no RUclips e pode ganhar dinheiro com isso no Udemy! Fica a dica!

  • @joserenanfarias
    @joserenanfarias 6 лет назад +3

    Comecei a estudar eletrônica em 2004 até hoje o que me deu uma remuneração melhor foi eu ter continuado os estudos e partir para indústria e hoje continuo os estudos esse ano termino o ensino superior em automação industrial. Em minha humilde opinião desde que a China entrou no mercado de eletrônicos e vídeos de faça você mesmo tutorias e fóruns na internet de reparos em Placas seja ela qual for esse tipo de serviço tem ficado cada vez mais desvalorizado, hoje infelizmente conhecer e estudar muito não tem o mesmo valor, o que realmente agrega valor ao trabalho e realizar algo que esteja escasso no mercado e que você seja pioneiro no ramo, com experiência própria, abrir um negócio próprio de reparos eletrônicos e uma realidade complicada, posso dizer com muita tristeza que esse tipo de trabalho está sendo extinto, iniciei minha vida profissional como técnico de televisores quando os televisores de lcd e plasma caíram de preço de forma absurda eu não pensei duas vezes em mudar. Parabéns pelo vídeo, ótimas considerações, como disse eletrônica vale a pena para quem trabalha registrado na indústria as vagas são poucas e exigem qualificação específicas.

    • @canaldovaqueiro6025
      @canaldovaqueiro6025 6 лет назад

      José Renan Farias de Carvalho Desde criança meu sonho era estudar eletrônica. Aprendi muitas coisas nessa área, mas nunca fiz nem um curso, apenas por meio de tutoriais pela internet.
      Hoje em dia trabalho em outra área completamente diferente da eletrônica, mas ainda não desisti do meu sonho. Um dia eu chego lá!

    • @WolfMoonSs
      @WolfMoonSs 6 лет назад +2

      Eletrônica hoje em dia, apenas engenharia amigo, não quero te desanimar mas o mercado está supersaturado de técnicos e curiosos.

    • @joserenanfarias
      @joserenanfarias 6 лет назад

      Além de um bom curso de engenharia e necessário falar inglês e se tiver condições faça um intercâmbio. Hoje o inglês é o diferencial para quem atua em qualquer área, optei em fazer a tecnologia primeiro para assimilar e me diferenciar em minha carreira acadêmica, para desenvolver melhor meu conhecimento em um curso de engenharia.

    • @WolfMoonSs
      @WolfMoonSs 6 лет назад

      Inglês é praticamente obrigatório, acho que não dá para concluir o curso sem um nível de no mínimo inglês intermediário, o melhor conteúdo é todo americano, tanto em livros quanto em vídeos.

  • @ysabelapandinhaminegl7443
    @ysabelapandinhaminegl7443 6 лет назад +1

    parabéns pelo vídeo amigo! a humildade ainda é maior virtude do ser humano, mesmo sem perceber hoje vc compartilhou conosco o seu melhor, sua experiencia de vida, isso não tem preço, parabéns.

  • @robsondominguesdealmeida3780
    @robsondominguesdealmeida3780 6 лет назад +1

    É concordo. Eu era desse ramo, trabalhei durante uns 10 anos em eletrônica, consertos de tv´s, rádios de carro, sons. E hoje o conserto é assim: Troca placa toda ou a placa específica do tipo de defeito.

  • @wlddrums8158
    @wlddrums8158 6 лет назад +7

    RAPAZ EU TO ENTRANDO AGORA NA ELETRONI E VC JA VEM ME DESANIMANDO, FACA POR VC VC GOSTA NAO POR SER OBRIGADO

    • @claudiogilmar4172
      @claudiogilmar4172 4 года назад

      Parabéns, a eletrônica está em toda parte a sua aplicação è muito ampla, eu trabalho 34 anos no ramo vi muitas mudança, mas sempre tem serviço, procura te aperfeiçoa em uma área específica, e Veras que vale apena. Sucesso e felicidades. NÃO DESISTA!!!

  • @cienciassaudeetecnologiapa7545
    @cienciassaudeetecnologiapa7545 6 лет назад +2

    Meio Retro - Link para o seu comentário.
    Fiz o curso de manutenção de computadores em 2008 (no segundo semestre). Na época (por sinal, bem recente), valia a pena manter PCs. Com o avanço do smartphone, caiu totalmente o serviço de manutenção de PCs a\qui em Salvador, Bahia. Atualmente, faço a manutenção mais como hobby ou para ajudar alguém, e isso quando aparece o serviço (coisa rara). Também estudo o assunto mais por hobby.
    Valeu pelo vídeo. A paz do Senhor Jesus. Obrigado.

  • @musicaspianoetecladopopula4159
    @musicaspianoetecladopopula4159 7 лет назад +1

    ola, sou tecnicoa 35 anos , ate 20 anos atras se ganhava grana consertando aparelhos ,depois das tv lcd , fudeu tudo, fiz curso pra tv lcd , plasma , porem nao vejo vantagem nesses conserto, to entrando pras prabolicas sky gato.é lmentavel o que a novas tecnologias fez com tecnicos , nao da descanço.

  • @Rafael-pf4ib
    @Rafael-pf4ib 4 года назад +3

    Falou tudo meu amigo a eletronica mudou evolucionou agora tem novas ramificações T.I e Redes, Programação, Eletrotécnica dentre outras... avisa ao seu amigo!!!!

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  4 года назад +1

      Bom dia!
      Exatamente, com o aprimoramento da industrialização, além de ser fácil produzir aparelhos em larga escala, eles também se tornam baratos, logo, descartá-los e substituí-los por um novo e mais moderno é muito mais eficiente.
      Deus te abençoe!

    • @moraisneto2616
      @moraisneto2616 4 года назад +1

      @@MeioRetro estou abrindo e mais lojas estou igual ão vei da Havam comecei em 1983 e tenho uma agenda de 400 clientes só ficou para trás quem não quis estudar

  • @ordemeprogresso9733
    @ordemeprogresso9733 6 лет назад +2

    Fala só a verdade eu fiz vários cursos dei aulas e quando eu vi que o negócio estava mudando sai fora quero fazer eletrônica pra Hobby mesmo montar circuitos

  • @MAURICIOJ6048
    @MAURICIOJ6048 5 лет назад +3

    Olá amigo, tudo bem!
    Concordo com vc, o tempo é um grande problema nessa área, vejo técnicos consertando tv e postando vídeo, parece fácil, o cara acha o problema rapidinho, é apaixonante, vai fazer vc pra ver! É muito complicado, o tempo que ele gasta fazendo diagnóstico na fonte e na placa principal é absurda, mais é uma delicia ver eles fazendo, pois são ótimos técnicos e sabem muito, concordo com vc quando fala que na prática a coisa muda muito, questão da idade, conhecimento, custo operacional etc..., outro comentário que achei muito legal, foi a época de ouro da eletrônica, lembro saudoso Tio que fez esse curso por fascículo a 40 anos atrás, realmente era o auge da eletrônica, transição das válvulas para os transistor, lembro tbm de um conhecido em Barra Bonita, rapaz humilde e autodidata, quando criança desmontava rádios de sucata e trabalhava de ajudante geral em oficinas de conserto de rádio e tv de válvulas, um apaixonado, enfim, hoje é proprietário de uma das maiores fábricas de caixa e mesa de som do país, conhecido na cidade como o Zé das caixas, formou um império hoje chamada Ciclotron, para finalizar, parabéns pelo vídeo.
    Grande abraço

    • @MAURICIOJ6048
      @MAURICIOJ6048 5 лет назад

      Esqueci, sou curioso na eletrônica, gostaria de saber mais, porém o tempo é crucial, mais eu acho um hobby fantástico e apaixonante, para quem esta iniciando, penso que o mercado é imenso na manutenção de celular para autônomos ou grandes empresas, não falta espaço para trabalhar, um olhar pragmático é sempre bom.

  • @alangraxaolsen2494
    @alangraxaolsen2494 7 лет назад +1

    Concordo no que disse,a eletrônica de ontem não é a mesma de hoje.Vale a pena fazer o curso?Para fazer um concurso,ou trabalhar na área industrial ,técnico de Campo,vale sim,mesmo assim para iniciantes é uma área um pouco restrita para entrar.Trabalho na área de outsourcing de impressão,uma área que se um técnico conseguir ingressar é uma boa opção. Agora viver de bancada,ou como autônomo e fazendo manutenção de computadores,é pedir pra morrer de fome.Vejo vídeos aqui de técnicos ensinando a ganhar dinheiro consertando dvd,TV de tubo e até videocassete,como se estivessem nos anos 80/90.Vale a pena fazer o curso sim,mas saibam aonde trabalhar e se especializem!

  • @vanderleidortaperon1670
    @vanderleidortaperon1670 6 лет назад +2

    Meus parabéns, você falou em minha opinião a verdade pura, na empresa onde trabalho, quando se fala de eletrônica só trocamos placas, nunca trocamos componente, em hipótese alguma, a hora trabalho não se paga para achar o componente defeituoso e troca-lo, é mais rápido trocar a placa, em minutos troco uma plca, já para encontrar um componente defeituoso demora muiiiito mais tempo.Isso que você falou é plena verdade, até porque as peças vem da china, onde o trabalhador ganha no mês R$150,00 não dá para competir.

  • @marcosampadeus
    @marcosampadeus 7 лет назад +1

    tenho 44anos ,meu sonho é ser um tecnico em eletronica sou muito curioso desde criança ,sou pedreiro e eletricista residencial e queria migra pra eletronica por se algo q gostaria de aprender e viver dessa profissao por ser trabalho q nao exige força bruta.entao to realmente arrasado dpois de assistir esse video

  • @CleberGregorio2000
    @CleberGregorio2000 8 лет назад

    Bom dia irmão, tenho quase 40 também é sou técnico em informática, trabalho há mais de dez anos na área e sempre tive interesse em eletrônica, mas é como você disse, depois de uma certa idade você começa ficar sem tempo, mas ainda assim você acha válido pelo menos um básico de eletrônica de bancada como complemento da minha área, mas não para trabalhar como você por conta própria, mas no setor privado mesmo ?!?, parabéns pelos vídeos, Deus abençoe !!

    • @MeioRetro
      @MeioRetro  8 лет назад +1

      Claro que sim, você saber usar um multímetro, um capacímetro, saber identificar determinados componentes e saber trocá-los só vai agregar valor ao seu trabalho. E para isso nem é necessário um curso em escola, pois o que mais tem é vídeos e sites explicando o básico na Internet.
      Deus te abençoe!

  • @vitorcezar5443
    @vitorcezar5443 4 года назад +2

    POR FAVOR ME EXPLIQUE...POR QUE EXISTE TÉCNICO QUE ACUMULA SUCATAS E OUTROS TÉCNICOS NÃO?

  • @edilson8513
    @edilson8513 3 года назад +2

    Sem falar que é uma área que acaba extressando ao longo dos anos

  • @saramuga
    @saramuga 6 лет назад +2

    Fiz curso por correspondência.Fiz colegial técnico.Concertei muitas TVs a válvulas,transistorizadas e com Circuitos integrados.Trabalhei em 3 industrias.Quasar, Intelco e LABO Informatica.Quando cheguei aos 49 anos percebi que as placas estavam diminuindo e as peças viraram pulgas e sumiram do mercado.As industrias faliram e veio essas TVs LCDs descartáveis e os técnicos viraram trocadores de placas.Comecei a acordar 3 horas da manha para estudar para concurso publico.Hoje sou funcionário publico e só concerto minhas coisas. Ainda bem que fiz isso na hora certa.Fiz faculdade e hoje sou professor.Não me arrependo nem um segundo do que fiz. Tem 5 mil escolas em São Paulo. Escola publica não fali.Deveria ter feito isso desde meus 18 anos.Hoje uso a eletronica e informatica como um HOBBY.Monto meus próprios computadores.

    • @Bikegreygoose
      @Bikegreygoose 6 лет назад

      Puts.....eu vivo nesse mundo, trabalho em uma empresa de alarmes, trabalho com smd, mas nao vejo futuro...

  • @claudiovencedorsem
    @claudiovencedorsem 7 лет назад +1

    nunca desistam de tentar se voce gosta de eletronica tente mas faça diferente faça a diferença. eu paguei 2500 reais na minha tv emno natal de 2011 se acaso ela quebrar e o conserto ficar quinhentos eu vou jogar fora? nunca! vou consertar com certeza

    • @walterlandz
      @walterlandz 7 лет назад +1

      CARLOS MENDONÇA, nunca vi uma pessoa tão pessimista quanto você.
      Faça o seguinte então: CONFORME-SE! MENOS UM NO MERCADO!
      Abraços e tenha sucesso.

    • @walterlandz
      @walterlandz 7 лет назад +1

      Já estou estabilizado com a minha idéia amigo. Trabalho consertando placas de refrigeradores, boilers, máquinas de lavar, impressoras e demais eletrodomésticos, além de ser também refrigerista. Amplie seus horizontes.... Sem mais.

  • @Margaridars
    @Margaridars 2 года назад

    Ola eu peco a sua ajuda,ok!eu perdi a fonte de alimentacao do a parelho tv box,tenho um adapter 5v-1.5A e tenho outro dc500mA sera que um desses dois da,grata

  • @josealves4320
    @josealves4320 6 лет назад

    Pra quem quer entrar no ramo da robótica por onde devo começar? Quero criar alguns projetos e tudo mais , sendo q n sei nada de eletrônica.

  • @SrSagittarius
    @SrSagittarius 7 лет назад

    Mais ou menos por aí mesmo... Acho que só compensa manutenção em equipamentos com algum valor agregado, como por exemplo na família da Aple, onde ainda há margem de lucro. A parte ruim disso tudo é que o descarte dos equipamentos avariados e sem margem para ganho só gera mais lixo.

  • @nellylima8057
    @nellylima8057 4 года назад +4

    Falou tudo amigo. Tem muita gente que quer ouvir o que quer e não o que precisa ouvir. Em relação a viver de eletrônica eu lamento muito o rumo que as coisas tomaram. Tenho 32 anos e simplesmente amo os eletrônicos antigos... Na minha opinião são os melhores, mas infelizmente caíram em decadência. A eletrônica de outrora isso sim era conhecimento, hoje em dia tudo é trocar placa(nada contra, só não curto). Em relação às escolhas, o povo só foca no que dá dinheiro e se esquece do que realmente gosta, e isso se aplica a qualquer coisa na vida.

    • @juliomoura3416
      @juliomoura3416 4 года назад +2

      Estudar e se certificar, mudará sua opinião. FATO! A parte linda do estudo o "CLOCK" vai lhe dar nohall de sair do PWR e evoluir para o PWM. Pense nisso. Por isso que o Brasil está essa bagunça toda. Só se vê BOLSAS FAMÍLIAS...