Enem 2021 - Saúde mental é tema da redação | Psiquiatra Fernando Fernandes

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Tema de redação do ENEM 2021 aborda estigma em saúde mental
    Contato para palestras e entrevistas:
    contato@psiquiatrafernandofernandes.com
    Site: www.psiquiatrafernandofernandes.com
    Resiliência: 50 questões para ajudar a enfrentar as dificuldades e adversidades: goo.gl/738ykp
    Fernando dos Santos Fernandes
    CRM-SP 113119
    AVISO:
    Os vídeos têm somente caráter educativo. Em caso de dúvidas sobre diagnóstico, orientações e tratamento, consulte sempre seu médico. Todos os materiais aqui divulgados são de propriedade do dr Fernando Fernandes e podem ser replicados em outras mídias, sem necessidade de autorização prévia, desde que tenha a referência ao link original.

Комментарии • 14

  • @alcionebarbosa6674
    @alcionebarbosa6674 3 года назад +3

    Esse assunto foi de extrema importância , parabéns.

  • @anaflor8747
    @anaflor8747 3 года назад +1

    Essa é uma forma de minimizar o estigma das doenças mentais, a gente realmente agradece!!!

  • @miguelarcanjo5453
    @miguelarcanjo5453 3 года назад +1

    Parabéns Dr. Pela excelente abordagem..

  • @aninhavieira521
    @aninhavieira521 3 года назад +1

    Muito boa essa abordagem!
    Como compreender o assunto quando parece um tabu, não é mesmo?
    Que ocorra mais oportunidades como essa.

  • @auriceligomes161
    @auriceligomes161 3 года назад +1

    Quando se fala de saúde mental, lembro dos hospitais psiquiátricos. Moro em uma capital do nordeste, onde só existe 1 hospital público e 2 clínicas particulares para internação, fico muito pensativa porque qualquer um pode chegar a precisar deste serviço . E a farmácia de alto custo vive faltando os medicamentos.

  • @lilianaldb
    @lilianaldb 3 года назад

    Gratidão pelo trabalho que realiza nas redes sociais. Sou psicóloga há 29 anos. Infelizmente meu diagnóstico de TAB 2 há 4 anos não consegui mais trabalhar na área. Fui uma pessoa extremamente intensa, ativa, bem humorada, bem relacionada. Hoje prostrada em luta constante. O afastamento social me possibilitou me desligar de todo stress diário, tem meu tempo me desligando um pouco das rotinas de minha filha Down. Fiz mais de 30 cursos online voltados ao meu crescimento emocional. Consegui alguns meses fazer aulas com personal Trainner. Porém ainda a luta pelos momentos de prostração e grande. Me sinto muito sozinha nesta luta, as pessoas não estão preparadas para nos entender e ajudar. Da mesma forma que se esquivam em relação a Síndrome de Down, se esquivam das pessoas com doenças mentais. Sinto viver num mundo paralelo enxergando um "lado de fora " que um dia pertenci e desacreditada em voltar. Agora aos quase 52 anos de idade, parece que o tempo é curto demais pra conseguir retornar a profissão, a outros projetos. A dificuldade em estabilizar, lidar com a prostração e frustração é imensa.

    • @psiquiatrafernandofernandes
      @psiquiatrafernandofernandes  3 года назад

      Olá, Liliana. Mantenha seu trabalho de aperfeiçoamento pessoal! Obrigado por prestigiar o meu trabalho

  • @danielecristina1202
    @danielecristina1202 3 года назад

    Dr. Tô amando seu canal aprendendo muito.

  • @marciamarianascimentosilva5656
    @marciamarianascimentosilva5656 3 года назад +1

    Muito interessante !
    Gostaria de ter um médico assim como o sr.
    Como marcar uma consulta ?

  • @lairgosteidestaplacaexcele4584
    @lairgosteidestaplacaexcele4584 3 года назад

    Muito bom comentário

  • @marcosbrunosilva6716
    @marcosbrunosilva6716 3 года назад

    Que gostoso acompanhar seus vídeos. Principalmente sua alegria em relação ao tema abordado.! Deixando os estigmas religiosos de lado e focando no aspecto estrutural do Ser Humano gosto de diferenciar as doenças do corpo (físicas) e as doenças mentais ou psíquicas (da alma). Não sei se é correto pensar assim! (Minha opinião). Quando se tem conhecimento preciso do que se sente, um diagnóstico adequado sobre algum sinal ou sintoma, fica mais fácil de se tratar. Mas quando algo desconhecido afeta todo comportamento desestabilizando todo o corpo, aí fica complicado. Num dos hospitais em que trabalhei uma adolescente dava gritos horríveis de dor. Nesta época eu estava com alguns alunos do curso técnico de Enfermagem, acompanhando uma craniotomia, quando indaguei a um Neurocirugião, amigo nosso que também acompanhava o caso e sua resposta foi: "Marcos, você está vendo o que eu estou fazendo? E me mostrou todo o cérebro do paciente. Você acha difícil, complexo isto que estou fazendo? Respondi que sim, muito! Ele continuou: - Eu também! Não dependerá só de mim. Mas, eu sei o que eu estou fazendo, sei onde quero chegar. Farei o máximo que eu puder para este paciente melhorar sua qualidade de vida. Quanto ao caso daquela garota, já fizemos todos os exames possíveis, e não encontramos nada. A doença dela é na Alma, sendo assim muito mais delicado pra se tratar!!!! O triste, é que há muitos estigmas em relação à estas patologias e não é dado a devida importância! Parabéns ao Enem que abordou com tanta propriedade este importante tema. Sempre fiquei muito triste quando ouvia alguém dizer: Isto é Pití. Frescura. Psicológico, quando na verdade em maior ou menor grau eram manifestações de reações psíquicas. Grande Abraço!!!!

  • @JohnnieCrazy
    @JohnnieCrazy 3 года назад +1

    👏🏻👏🏻👏🏻🤘🏻