Moro numa grande cidade do sertão pernambucano e em 2021 eu testemunhei um guarda civil empurrar um morador de rua contra o trânsito em movimento com a clara intenção de que ele fosse atropelado. Apesar da queda que ele infelizmente levou, felizmente o carro parou e ele nao foi atropelado. Fui no MINISTÉRIO PÚBLICO e lá fui informado de duas coisas: melhor deixar pra lá pois nao iria dar em nada e que quem deveria procurar a justiça era a própria vítima. Essa última informação é falsa pois eu procurei um amigo advogado e ele me disse que por se tratar de um crime cometido por um funcionário público qualquer pessoa poderia denunciar. Infelizmente não me senti sequer seguro pra ir à frente.
Dois detalhes que tornam a situação mais BIZARRA é que a guarda civil municipal tava fazendo a segurança da inauguração de uma grande loja de calçados e isso foi em pleno meio dia no centro da cidade. Tinham milhares de testemunhas e câmeras por toda parte 😪 já a forma covarde como o rapaz foi jogado em frente aos carros eu quero até esquecer
Clara, aqui em Curitiba a gente chama de "operação espanta pombo". Quando rolou uns jogos da copa do mundo na cidade tivemos até que contatar um juiz pra livrar um amigo nosso que vive de doações das garras desses fascistas. Foi sinistra a situação!
No interior de São Paulo é muito comum carrocinha de humano. São deixados na estrada entre um município e outro. Araras, limeira e região: especialistas nisso. Nos anos 90 o vizinho deminha avó, um senhor autista que ficava passeando pela cidade, foi levado pela carrocinha, abandonado na anhanguera e atropelado. Morreu atropelado, cara. Araras.
@@fctyrtyrtyrty qual o teu problema? a pessoa em questão era AUTISTA, e morreu por causa disso. Não era nenhum ''vagabundo'' bebado, era simplesmente um senhor autista. caralho, espero que te tratem com esse mesmo nível de empatia quando você mais precisar
Na última vez que fui internada por tentativa de suicídio em 2020 presenciei paciente levando choque de tazer por não se comportar além de maus tratos diários pela equipe. Também fui forçada a tomar medicação que não podia tomar mais pois deu efeito rebote, mas ninguém me ouvia pq afinal eu era só mais uma biruta. Era no hospital da federal daqui. Não consigo nem imaginar os horrores que fazem com essas pessoas que não podem se defender e sem parentes presentes.
Meu Deus enfim por isso é bom ter homens pra te servir se isso acontecesse eu ia ameaçava falando sobre o poder aquisitivo dos meus parceiros que eles iriam processar e expor isso que namoro um jornalista e tal . Quando eles sabem que você tem alguém importante ficam pianinho seja família ou qualquer pessoas que tenha dinheiro e acesso a mídia .
@@alessandramdsr8095Quando isso aconteceu comigo eu ameacei minha mãe rapidinho ela parou ué se colocar lá um dia sairia , e sabe já estão velhos então se morresse ninguém ia se importar ainda fico uma herança..
Eu trabalhei muito tempo com vendas, e atendi Balneário Camboriú, o pior é que eu via os Assalariados (Salário de Categoria) apoiam isso, se alguém fala em justiça, a própria população pobre, que tem um sub-emprego, se acha classe média e apoia esse tipo de coisa.
@@fctyrtyrtyrty E porque será que a cracolândia existe? Desculpa te avisar, mas você tá mais perto do morador de rua drogado do que quem cria essas leis higienistas.
@@fctyrtyrtyrtyVocês querem tratar os problemas de desigualdade social jogando para debaixo do tapete. A cabeça do ser limitado que não consegue pensar além do próprio umbigo e bolha é impressionante, ou é uma certa falta de cognição ou é maldade mesmo.
Sou da Bahia, e moro em Balneário faz 3 anos. Não há nada além de verdade, sempre me surpreendo com o quão as pessoas aqui tratam moradores de rua como menos que um animal. Há uma crueldade de panfletos dizendo para não dar esmola, não ajudar, e "incentivando" a contratar essas pessoas, como se eles não fossem invisíveis pra quem reside aqui. O mais irônico disso tudo é que com o aluguel extremamente caro e o salário baixo mesmo na escala 6x1 todo pobre está muito mais próximo de ser o mais novo morador de rua do que imagina.
Creio que essa parte do aluguel caro é proposital, para não permitir que pessoas de outros estados consigam prosperar e desistam de continuar na cidade.
@@leonardooliveira3108 Sim, é o que mais acontece. Falando por experiência própria e de amigos, se você não consegue ajuda de fora (seja de parentes ou de alguém que por ventura se afeiçou a sua pessoa aqui) é muito difícil ficar. O engraçado é que depois reclamam que o comércio está decaindo, sem funcionário, pq sinceramente o pessoal DAQUI mesmo não para em trabalho já que tem a segurança da família estar aqui ou morar com os pais.
@@AlefeLucas eu morava numa cidade do interior, terminei o ensino médio em 2016 e mesmo tendo passado numa faculdade pelo Enem não tinha condições de me mudar pra cidade vizinha (onde eu morava não tinha faculdade). Lá tem 18 mil habitantes e era bem difícil arranjar trabalho, mas eu conseguia alguns em lojas (do meu tio, de amiga da família) mas sempre acabavam fechando e assim, eu trabalhava 1 mês pra ganhar 150 reais. Juntou a falta de estudo, trabalho, parei de sair de casa até pra pequenas coisas e desenvolvi depressão. Em 2020 uma amiga do ensino médio muito próxima me chamou para ir com ela onde o marido trabalhava (Londrina), e aí veio a pandemia... O marido dela acabou vindo pra Balneário Camboriú e quando foi 2021 eu só vim, sem nunca ter ouvido falar e com esperanças de conseguir juntar um dinheiro e ajudar meus pais (inocente). Eu não me arrependo pq hoje faço faculdade, tenho meu próprio dinheiro apesar de todas as dificuldades que eu passei. Mas eu sou excessão, sou muito sortuda. Primeiro mês que passei aqui o marido da minha amiga me deixou comer na casa deles sem pagar nada e nem aluguel, nos outros anos eu fui fazendo amizade com pessoas de outros estados e a gente se ajuda muito, cheguei a morar com meus sogros também só que nem todo mundo tem a mesma sorte. E principalmente hoje em dia está muito mais difícil, as pessoas aqui estão cada vez mais fechadas, e cada vez mais tem sido comum ver comentários de pessoas em grupos de trabalho daqui ou aluguel, e amigos meus também pensando ou indo embora pq tem se tornado uma situação de sobrevivência aqui.
Sou morador de Balneário Camboriú, e não são poucas as ocasiões de eugenismo aqui. Já teve casos de levarem moradores de rua para as cidades vizinhas, e as cidades vizinhas mandarem de volta... Vira um ping pong de morador de rua de uma cidade pra outra
Além disso, é importante destacar que a cidade é fortemente voltada para o turismo e para manter uma aparência "bonita" durante a temporada. Enquanto isso, áreas essenciais como a educação pública, saúde, infraestrutura e outras políticas destinadas a melhorar a qualidade de vida dos moradores estão em estado de abandono, deteriorando-se cada vez mais ao longo dos anos. Outro problema recorrente na cidade é o aumento excessivo dos aluguéis, enquanto os salários não acompanham essa elevação, forçando os trabalhadores de Balneário Camboriú a se mudarem para Camboriú, uma cidade vizinha menos turística e com menores recursos financeiros. Seria possível dedicar um vídeo inteiro, com mais de uma hora de duração, apenas para discutir Balneário Camboriú, pois a cidade exemplifica de forma contundente os efeitos do capitalismo tardio.
@@orthojac quer voltar no tempo, não tem como voltar no tempo.
2 месяца назад+37
Eu ouvi histórias de um prefeito da minha cidade que dizia que ia "acabar com o descamisado", a população achou que ele ia dar camisas para os moradores de rua, mas ele mandou botar as pessoas em situação de rua numa van e mandar para outra cidade
Um morador de rua aqui "famoso" aqui da minha cidade foi preso sobre acusação falsa de maus tratos ao cachorro que ele tinha. Ele é gay e gosta de deixar o cabelo grande, rasparam o cabelo dele e obviamente ele não pode mais ficar com o cachorro.
Duro é ter parte significativa da população nestas áreas que apoia tal tipo de ação. Moro em São Paulo e não tenho dúvidas que aqui não se faz o mesmo apenas porque teria muita visibilidade na midia.
Ei, não se atreva a falar mal do meu país. O Brasil é lindo e maravilhoso! L1x0, é o material humano desse país ( as exceções são raríssimas ). A Noruega é boa? Claro que não! A Noruega é só um pedaço de chão. Bom, é o material humano norueguês, que consequentemente, torna a Noruega um bom lugar pra se viver. Quem faz uma nação é o seu POVO. O Brasil é lindo, maravilhoso, FANTÁSTICO! O material humano desse país é que transforma esse país maravilhoso, num inferno de lugar pra se viver. Quem sai do Brasil, não está fugindo do Brasil. *Está fugindo dos brasileiros.* Fato!
Devíamos ter aulas como essa de saúde pública no BR nos intervalos, antes e depois dos jogos nos estádios... Aliás, 15 minutinhos de conhecimento não faz mal pra ninguém! E combate fake news... Adorei conhecer o canal, agradeço pelo conteúdo!
Eu moro em biguaçu, 66km de bc, moro na beira da BR 101, e aqui tem muitos moradores de rua trazidos de balneário Camboriú, floripa tbm recebe esses moradores que bc joga pras outras cidades. No verão eu estava na frente de uma conveniência e passou um cara e pediu pra eu pagar uma garrafa de água pra ele. Paguei e ele contou que estava dormindo num local junto com outros moradores, e falou que botaram eles numa Van e largaram eles aqui em biguaçu. Todo verão isso acontece como se fosse normal, largam eles nas cidades da beira da br101 e levam pra floripa também. Balneário e itapema são os campeões de levar moradores de rua pra outras cidades
Santa Catarina é um estado com uma grande quantidade de pessoas racistas e elitistas. Lembro do meu pai, que havia se mudado para Joinville há poucos anos, quando manifestei interesse em cursar a UDESC. Ele me alertou, como filho de um pai branco (ele) e mãe parda, que não seria uma boa ideia eu ir para lá, pois havia células da Ku Klux Klan. Vindo de um servidor público federal na área da segurança pública, é algo a se levar a sério. Além disso, houve um episódio em que ele e um colega tiveram que socorrer um morador de rua que apareceu pegando fogo em frente ao local de trabalho deles.
Não sou catarinense, mas gente… romantizar uma situação como o de morador de rua não é saudável. Meu tio é usuário de droga e graças a essas casas (evangélicas) muitas sustentadas pelo dízimo da igreja, ele foi tratado adequadamente lá. Acho q generalizar igual ao Ian faz, não é adequado. Pessoas em situação de rua, muitos drogados e dopados, precisam sim de intervenções mais abruptas, pois em muitos casos esses moradores estão a semanas sem um banho e defecando na porta de comércios que sustentam uma cidade.
moro em balneário e a cada dia é mais notável o desprezo, não só da prefeitura, mas também da própria população. a polícia vive pegando os moradores de rua e mandando eles para camboriú (cidade dormitório de balneário).
eu moro em Camboriu, os moradores de rua aqui vem de outros estados, nao vem de BC nao... o prefeito de Balneario ofere aos moradores de rua, abrigo , só que eles nao querem por causa dos vicios infelizmente
@@LeandroReisComo um morador de rua vem de outros estados, a pé ? Ou você quis dizer que eles foram para Balneário não tiveram oportunidades por ser uma cidade caríssima e viraram moradores de rua? Fora os vícios e problemas psíquicos não tratados. Para evitar moradores de rua numa cidade é preciso ter políticas públicas preventivas e não imediatista e repressivas. É como se quisesse jogar a sujeira para debaixo do tapete.
@@peacetous4664 isso ai, concordo com vc. O problema é que não temos profissional capacitado ou um plano do governo pra fazer isso. Já consegui ajudar algumas pessoas
@@peacetous4664não filho , a prefeitura deu empregos e albergue e eles não querem trabalhar e nem estudar, não quer ir para uma reabilitação, tu não sabe da realidade aqui então para de falar merda
Ian! Realmente, você foi bem didático, estudei isso na minha faculdade, quando expliquei isso para meus alunos, eles ficaram pasmos. Falei isso numa turma do 5° ano, são meus melhores, alunos do ensino médio e uns já estão em faculdades públicas. Me sinto feliz por ter plantado uma semente, do pensamento crítico!
Admito: eu viajo muito da faculdade pra casa e sempre nas rodoviárias tem um pessoal claramente afetado que fica pedindo dinheiro do nada. As pessoas estão acabadas por álcool e drogas e de certa forma pressiona que demos dinheiro, principalmente quando se dispõem a ser flanelinhas. Eu odeio isso. Eles deveriam ter condições mais dignas... Só que não buscam ajuda tbm. Eu odeio dizer isso, mas na minha cidade tem lugares públicos de ajuda e o pessoal evita ir pq "cerceia o" a liberdade dos caras, pq ali precisam seguir regras. Eu não sei o q é verdade e não sou a favor de comunidades terapêutica religiosas, acho bárbaro, mas tbm acho q precisamos tomar alguma medida pra que esse pessoal pessoa ajuda. Já vi carros sendo quebrados e já fui assaltada. Eu sei que drogas são complicado, mas tbm admito que gostaria de caminhar pela rodoviária sem me sentir ameaçada (já inclusive fui assaltada).
Conteúdo excelente, Ian. Eu fico maravilhada com a verdadeira aula que você me dá. Lamentável a situação dos moradores de rua do Balneário. Recomendo desde já a leitura do livro clássico da literatura brasileira "O cortiço".
Eu moro em Joinville, que fica bem próximo de Araquari que é a cidade que a pessoa foi levada e voltou a pé até Balneário. Não são “locais longe” do centro, na verdade é outra cidade !! Um absurdo gente, daqui até balneário da uma hora e meia de carro, indo pela br. Imagina o perigo que esse morador de rua passou andando no acostamento, por 2 dias !! Tô chocada demais, e o pior é que pouquíssima gente sabe desse “projeto” aqui no estado
Difícil e ver tantos defensores de morador de rua não levar nenhum para casa , em vez de criticar quem tenta limpar a cidade , eles não querem ir para abrigos pois lá não tem drogas álcool e pessoas boazinhas que alimentao a miséria
Fui fiscal de mercado em SC tinha que correr pedinte todo dia e era coagido a bater em ladrões de chocolate era obrigado a desconfiar de QQ pessoa mal vestida. Pedi logo pra sair kkkk
Ian, seria interessante um video sobre as formações urbanas brasileiras. O desenvolvimento do captalismo brasileiro mudou muito a configuração dos bairros brasileiros
Ja fiquei internado em Camboriú, tem duas cidades alí, o Balneário Camboriú, e Camboriú, a diferença é que um é de pobre e outro é de rico, pois então, a clínica que eu fiquei era privada, meu plano de saúde da empresa pagou, fiquei internado por causa do álcool, e mesmo assim eu vi a diferença entre as cidades, é brutal a desigualdade nessa parte do estado, e já ouvi relatos de internos sobre isso, em Jaraguá do Sul ocorre o mesmo fenômeno, moradores de rua são recolhidos e normalmente são levados à outra cidade.
Brasileiros foram convocados pelo governo pra lutar em canudos, com a promessa de receberem casas após no Rio de janeiro, e obviamente não se cumpriu a promessa levando-os as favelas, assim começou.
Rapaz, que conteúdo BOM!! Raridade ver essa qualidade de argumentação, conhecimento colocado de maneira didática e acessível, não apenas no Brasil, mas no mundo atual. Parabéns! 👏👏👏
A sua pesquisa na universidade, me lembrou um livro chamado "Arautos do Progresso" sobre o missão dos médicos e os ideais de civilização e progresso trazidos pelo expansionismo do capitalismo.
Essa historia de que a primeira favela foi dos combatentes de canudos que voltando pro rio e não receberam seu prometido terreno ocuparam o morro da favela até eu conhecia
Muito triste a situação dos donos dos escravos, agora assalariados, resolveram construir uma cidade de onde governaram todo o país, mas não contavam que os escravos não iriam embora, ficaram ao redor e para não chamar de favelas, chamaram de cidades satélites, hoje em dia esse povo serve para levar as drogas para as festas e limpar a sujeira, pintando, roçando….. Para garantir a ordem (quando surta pois comida seus filhos não tem) pagam o primo do preto pobre para mantê-lo afastado, senão preso. Hoje não escravos, não assalariados, não empregados, estão chamando de colaboradores para que se sintam fazendo parte, fazem parte, mas fazem parte de algo que não lhes pertence. Não tem o mesmo para comer, vestir, calçar, falar…..
quando viajei pra lá ano passado reparei nisso, não havia nenhuma pessoa na rua. nem imagino como deve ser difiícil o trabalho da assistência social com uma prefeitura dessas
Eu tenho um amigo que foi internado em uma clínica de reabilitação particular, pela família, e lá ele foi obrigado a se converter e a participar dos cultos, cantar louvores e etc. E se por acaso ele cometesse alguma transgressão eles davam uma dose alta de calmantes misturado com açúcar e levavam os internos para uma quadra embaixo do sol quente, lá eles jogavam um balde de pedras no chão e obrigavam eles a catarem as pedras uma a uma enquanto apanhavam. Cada pedra que eles pegavam eles tinham que erguer para o alto e gritar "N.A vida, drogas morte". Parece roteiro de filme essa porra.
Moro em BC desde 2017, a grande maioria das pessoas em situação de rua não são naturais da cidade, nem do estado, tão pouco da região sul. No centro da cidade é cheio de resto de marmitas jogadas no chão abandonadas por essas pessoas. Maioria não quer trabalhar, visto que aqui tem muita vaga de emprego (desde obras ao comercio). Se não quererm melhorar de vida e preferem continuar na rua mendigando.... qual a culpa do Estado? (e olha que eu detesto o Estado, mas não fecho os olhos pra realidade da região).
O motivo pelo qual tem muito emprego é o salário horrivel que não condiz com o custo de vida da cidade, visto que só o aluguel é 900 reais. A probabilidade de tu se tornar morador de rua novamente a qualquer momento é alta. A questão é: ninguém vai contratar um ex morador de rua, chega a ser utópico.
@@Controls-no1vw existem quartos abaixo de 900 (600... salario de comercio da região é 1900). Além das prefeituras da região (bc, camboriu, itajai) dispoinibilizarem dormitórios até as pessoas em situação de rua se firmarem em um trabalho (desde que sigam regras). Enfim, ninguém vai te dar uma vida de mão beijada, quem quer faz acontecer e sai dessa condição. A grande verdade é que a grande maioria não quer sair dessa condição. Quem mora na região sabe. Eu concordo que o custo de vida da região é alto, mas é o preço a ser pago pra quem quer passar a vida aqui. Se não está disposto a essas dificuldades, o mais sabio é retornar para a cidade de origem e ficar perto da familia. A vida é assim bro.
É pq na cabeça desses lunatico ai morador de rua tem que ganhar um auxilio de 2000 , comida, roupa e casa de graça, e tu trabalhar e pagar seu imposto bem feliz 😊
Já ouvi de moradores mais antigos da minha cidade, Ipatinga, que era comum encher veículo de moradores de rua e despejar as pessoas na cidade mais próxima. Tbm já vi outdoor pela cidade pedindo às pessoas pra não dar esmola, já que, de acordo com quem colocou o outdoor, esse é o motivo delas permanecerem na rua. 🤮🤮🤮
Ian, comenta sobre a ocupação dos estudantes na UERJ e se possível levanta uma vaquinha pra ajudar os alunos. Tem segurança batendo em aluno e vão jogar até polícia pra parar a ocupação!!!
E aí, só um adendo de quem vive no RIo desde sempre: as pessoas não foram só para os morros, como o da Providência, que fica bem ali no Centro do Rio, e outros na região central/portuária. As pessoas também foram chutadas para as zonas mais inóspitas da cidade, sem nenhum planejamento urbano, sem nenhuma política de saneamento básico e sem transporte de qualidade para levar os trabalhadores ao centro e para a Zona Sul, que era onde todos trabalhavam. A Cidade de Deus, em Jacarépaguá, era um conjunto habitacional, assim como a Vila Aliança, em Bangu. Duas comunidades imensas em dois bairros da Zona Oestes que são muito longe do centro do Rio. Sem contar o êxodo para bairros que são, até hoje, o curral da cidade e completamente negligenciados pelo poder público, a maioria na Z.O carioca: cosmos, inhoaíba, Padre Miguel, Santa Cruz, Campo Grande, Sepetiba, Realengo, Santíssimo, Senador Camará e por aí vai. Existem bairros bem precários na ZN, também, mas que ainda sõ um pouco mais próximos do centro, como Coelho Neto, Guadalupe, Costa Barros, Penha, Ramos etc. Quem vive aqui, sofre até hoje com a dificuldade de se locomover com dignidade até as zonas centrais da cidade.
Estive uma vez nesta cidade. Tive crise de ansiedade fortíssima, acompanhada de náuseas e vômitos. Passei um dia internada no hospital tomando soro e outros medicamentos. Uma viagem de família que virou um desastre. Uns deprimidos, outros angustiados e todos fatigados. Fomos bem recebidos e todos foram muito agradáveis conosco. Portanto, não tinha explicação o mal estar. Fomos para Blumenau de van, para vermos os desfiles da oktoberfest. O motorista, creio que descendente de alemães, se sentiu à vontade para nos relatar a existência de um campo de concentração nazi por lá. Se ofereceu para nos levar, orgulhoso do "ponto turístico". Creio que iludido por nossa aparência. Ao perceber a revolta gerada e a exaltação dos ânimos, desconversou e se calou. Resolvemos contratar outra Van para retornarmos à Camboriú. Sinceramente, tivemos medo. Não tenho religião. Não responsabilizo as energias pelos acontecimentos da vida. Não sou afeita à dualidade entre o bem e o mal. Mas essa experiência me pareceu mística demais. Nunca mais voltamos lá. Já estivemos em muitos lugares diferentes com histórias duras e tristes. E nada aconteceu de diferente.
Olha eu estive no Bunker construído por Muss0lini a 1 hora de Roma, só que esse bunker foi usado pelos nazist@s e ainda tinham coisas que eles deixaram lá, além de umas partes bombardeadas que são aquelas que não estavam nas partes mais profundas do lugar. Vi mísseis, bomb@s enormes, máscaras antigas, uniformes nazist@s, veículos de guerr@ alemães e uns manequins vestidos. Sai de lá com uma sensação de cansaço, dor de cabeça e tristeza. Acho que pessoas mais sensíveis saem um pouco debilitadas desses lugares de ódio.
Me passa mais a imagem na psicologia jungniana de "participar" do Inconsciente Coletivo da região, e de alguma forma sentiu o que seria as formas de sociabilidade da cidade em uma forma inconsciente e isso incomodou você e seus familiares.
Lamento pela sua experiência, mas não tem nada a ver, pois há mtas pessoas de fora aqui tb e apesar de terem celulas nazisas no estado, isso é algo mto específico e não são todos assim. Fora q em outros estados tb tem mto racismo e pessoas ruins. Provavelmente vc ficou impressionado com a experiência ruim do motorista e tirou essa conclusão.
@@tuentisikis. aposto q lá no fundo vc n é diferente de quem vc critica. E se eu fosse? O q tem a ver de verdade? Qndo vai sair dessa polarização infantil? Falam de outros mas são iguais, só querem atacar qndo a pessoa não tem o mesmo olhar radical. Parece até parece q negros e outras etnias não podem viver bem aqui. Eu conheço alguns, vc conhece ou só critica por preconceito? E é óbvio q aqui tem racistas e pessoas mais fechadas, principalmente os mais tradicionais, mas está cada vez mais cheio de pessoas de fora, dependendo da cidade vc tá sempre encontrando novos moradores de fora q vem e vivem bem melhor q na cidade de origem e se forem do bem são mto bem vindos sim! Eu mesma n sou daqui, moro em Joinville mas sou do Rio capital e te dou ctz q lá tem MTO racista enrustido! Basta dá oportunidade q vai ver. Não seja ingênuo achando q nos outros estados do tem gnt sem preconceito e boazinha. Então generalizar um estado é estupidez, como se qndo a pessoa é branca, ela é automaticamente nazista ou compactua com isso, ou n tem consciência. E como se não tivesse racista em outros estados. Bolsonaro é de onde mesmo? Vc tem dread, mas n é negro puramente, tem europeu aí no seu sangue com ctz! Então é assim p q? Sente alguma culpa e fica atacando outros p sentir melhor, menos culpado...? Não é assim q se repara o erro do passado e q ainda existe hj não, assim vc tá sendo igualzinho aos q vc critica. Essa revolta aí não cura nada. Cadê o amor de Jah amigo? E outra, campos de concentração não tinham brancos não, né? Só existem judeus de outras cores pelo visto.
Sou de Goiânia mas uma vez eu estava no sul do Pará onde era comum os prefeitos encherem ônibus de moradores de rua e largarem eles em cidades vizinhas!
Em Araxá, MG, os moradores de rua são deportados para Ribeirão Preto, SP. E a população apoia alegando que não querem que a cidade se torne uma Cracolândia.
Sou de Ribeirão e nunca ouvi falar isso, mas faz sentido pq o número de pessoas em situação de rua aqui triplicou . Os policiais daqui se divertem espancando os excluídos. E te digo mais: meu ex namorado sofreu estupro de 3 polícias em 2007. Falei pra ele denunciar e ouvi: eu sou preto e pobre, cê acha mesmo que vão acreditar em mim? Ele foi obrigado a acomodar a dor pra sobreviver. Nunca mais foi o mesmo depois dessa violência.
E não é só em Araxá. Nas cidades turísticas também ocorre essa "limpeza" desumana. Nas cidades em que não há moradores de rua há grande chance de existir a tal "carrocinha". Não existe presença da comissão de direitos humanos no interior de Minas Gerais. Aí é isso que acontece.
Mano isso é assustador! Aqui em Portugal chamam favela de bairro de lata, lá em São Paulo eu morava em quebrada mesmo, favela a gente entendia a parte da quebrada que não chegava luz, água, etc. Onde eu morava era uma merda também, era dominada pelo PCC e tudo, mas tinha energia elétrica e água fornecidas pelo estado e a gente pagava, enquanto na favela era tudo gato.
Eu moro na serra catarinense e é muito comum as prefeituras das cidades litorâneas darem passagem para os moradores de rua virem pra cá na alta temporada. Essa é a abordagem não violenta deles.
Na Zona Norte, existe um plano pra ficar mandando moradores de rua de lá ( Tatuapé ), para o Parque Novo Mundo. Ou outro lugares que tenham algo á agregar á Especulação Imobiliária. Tanto que compraram uma área que havia caído de valor para a construção do novo metrô.
É uma coisa que falam do bairro da Luz e Santa Cecília, a cracolândia não é feita à toa, tem o intuito da gentrificação e desvalorização forçada do centro pra que os velhos edifícios (muitos e belíssimos edifícios em Art Nouveau, Art Decó e Ecletismo) sejam demolidos pra dar lugar aos "espigões" corporativos a la Faria Lima.
Antigamente as mães botavam medo nos filhos dizendo que ia passar o carro branco do camburão e colocar um saco preto na sua cabeça. Agora elas dizem que vão te mandar pra Balneário Camboriú pra ser levado pela carrocinha humana.
O termo favela se originou na Guerra de Canudos, na Bahia. Os soldados designados pra guerra foram com a promessa de retornarem ao Rio de Janeiro e ganharem casas próprias. Em Canudos eles se abrigaram do sol e montavam acampamentos entre as favelas, uma espécie de árvore, daí ao retornarem ao Rio não receberam as casas e tiveram de montar os acampamentos novamente e por isso continuaram a chamar de favela
Uma ex-assistente social me contou que em um município famoso daqui de SP conhecido por ser cidade modelo "pegava" os moradores de rua e levava-os para a praia.
Em Ubatuba eles fazem a mesma coisa na temporada, passam com ônibus "convidando" as pessoas a subirem, sobem a serra e deixam as pessoas no meio do nada o mais longe possível , as pessoas em situações de rua estão tão acostumados com isso que todos falam com normalidade e alguns até esperam essa época para usar essa situação como oportunidade de transporte
Gente, por favor não pensem mal da Abordagem Social por causa desse exemplo de Balneário Camboriú. Eu trabalho na Abordagem Social de Guarulhos e nosso trabalho é humanizado, respeitamos o direito das pessoas negarem atendimento e fazemos conduções aos Acolhimentos somente com consentimento deles. Os acolhimentos não são casas terapêuticas, apenas acolhimento mesmo, onde podem dormir, morar, tomar banho, participar de atividades, passeios, assistir TV, praticar musculação, ter atendimento com assistente social para encaminhamentos como segunda via de documentos, inclusão no Cadunico bolsa família, retorno familiar, enfim várias possibilidades.
@@reelswaves muitos recusam, mas os motivos são diversos. Drogadicao não é fácil, não é só querer. Tem a questão do vínculo que a pessoa cria na rua, com os conviventes, esse tbm é um motivo, junto da drogadicao.
Pergunta sincera, qual a melhor resolução etica pra essa questao? Moro em um bairro com excesso de moradores de rua e é bem ruim ir pra casa e sentir cheiro de coco humano
Bom lembrar que como o rj era capital nessa época, houve muito êxodo do nordeste pra lá, e esse tbm é um dos motivos da nomenclatura do nome favela, pois é uma forma pejorativa de diferenciar a população nordestina da carioca. Tbm teve a situação da guerra do Paraguai onde foram prometidas terras pros soldados e ao voltarem, não receberam nada.
A questão das comunidades terapêuticas mudou muito nas questões dos recursos nesse governo, prefiro não vou comentar aqui... Não acho a comunidade terapêutica melhor caminho, mas conheço muitas pessoas que só se livraram das dependências devido elas, pela falta de acompanhamento social/publico eles acabam nas comunidades. Entenda que infelizmente ficam sem opções, enquanto quem tem condições paga clínica particular...
Eu moro em bc e isso acontece de fato, tem relatos dessas carrocinhas mandarem pra cidade vizinha (Itajaí) e depois Itajaí mandou os moradores de rua irem à pé de volta pra balneário com os policiais andando de carro acompanhando atrás, isso tudo de madrugada.
Blumenau tinha um serviço de resgate, porém não eram presos e sim recebiam roupas limpas, corte de cabelo e barba, e empresas que tinham vagas de trabalho ofereciam uma alternativa.
Gente, tenho uma duvida GENUINA: Qual a solução? o que vocês fariam? Aqui na esquina de casa é ¨ponto de medingo¨...Ficam em dezenas. Eu vejo a assistencia chegar, conversar com eles...eles xingam, jogam pedras. Não querem ir para a casa de apoio, pois lá tem que tomar banho, tem regras. As pessoas passam na calçada, eles empurram as pessoas na rua para que os carros atropelem ( ja fizeram isso comigo) Não pode pegar estas pessoas a força e levar para a casa de recuperação, não pode amarrar, é desumano. Só que conversar tambem não resolve. O que vocês fariam NA PRATICA. Fora da linha de pensamento e filosofia?
Se realmente ocorre de empurrarem pessoas para o meio do trânsito pode denunciar por tentativa de homicídio na delegacia, é uma opção já que realmente oferecem perigo a população.
O turismo em balneário Camboriú é uma bosta as praias são péssimas, sujas e sem estrutura e o serviço lá é horrível. Fui por conta de um congresso e é de longe a pior cidade que já visitei.
Camboriú não se resume a praia central. Duvido q foi na praia das Laranjeiras, é totalmente diferente. Não tem prédios, é limpa e uma área verde enorme. Da p ir pelo bondinho no parque Unipraias, um passeio q só se pessoa for mto mau humorada não vai gostar.
Moro numa grande cidade do sertão pernambucano e em 2021 eu testemunhei um guarda civil empurrar um morador de rua contra o trânsito em movimento com a clara intenção de que ele fosse atropelado. Apesar da queda que ele infelizmente levou, felizmente o carro parou e ele nao foi atropelado. Fui no MINISTÉRIO PÚBLICO e lá fui informado de duas coisas: melhor deixar pra lá pois nao iria dar em nada e que quem deveria procurar a justiça era a própria vítima.
Essa última informação é falsa pois eu procurei um amigo advogado e ele me disse que por se tratar de um crime cometido por um funcionário público qualquer pessoa poderia denunciar.
Infelizmente não me senti sequer seguro pra ir à frente.
Como é que vc vai cobrar justiça na justiça, quando é a justiça que comete injustiça?
Que barbaridade!
Dois detalhes que tornam a situação mais BIZARRA é que a guarda civil municipal tava fazendo a segurança da inauguração de uma grande loja de calçados e isso foi em pleno meio dia no centro da cidade. Tinham milhares de testemunhas e câmeras por toda parte 😪 já a forma covarde como o rapaz foi jogado em frente aos carros eu quero até esquecer
Parabens pela coragem mano pq eu não teria pra ir denunciar policia não
@@prasersincero6538psicopatas gostam de posição de poder: policiais, médicos, juízes (infelizmente)
isso é basicamente um "esconde a 'bagunça', quando a visita sair volta ao normal"
Clara, aqui em Curitiba a gente chama de "operação espanta pombo". Quando rolou uns jogos da copa do mundo na cidade tivemos até que contatar um juiz pra livrar um amigo nosso que vive de doações das garras desses fascistas. Foi sinistra a situação!
No interior de São Paulo é muito comum carrocinha de humano. São deixados na estrada entre um município e outro. Araras, limeira e região: especialistas nisso.
Nos anos 90 o vizinho deminha avó, um senhor autista que ficava passeando pela cidade, foi levado pela carrocinha, abandonado na anhanguera e atropelado. Morreu atropelado, cara. Araras.
Valinhos fez muito isso na última eleição municipal
Tinha até cartaz de "proibido dormir na rua" e coisa assim
Otima ideia, esta com dó, leva pra casa, kkkkkkkkkkk
Chegou sociopata nazi, quem tem q ser internado é vc
@@fctyrtyrtyrty vc n tem empatia n? Vc n tem humanidade
@@fctyrtyrtyrty qual o teu problema? a pessoa em questão era AUTISTA, e morreu por causa disso. Não era nenhum ''vagabundo'' bebado, era simplesmente um senhor autista. caralho, espero que te tratem com esse mesmo nível de empatia quando você mais precisar
Na última vez que fui internada por tentativa de suicídio em 2020 presenciei paciente levando choque de tazer por não se comportar além de maus tratos diários pela equipe. Também fui forçada a tomar medicação que não podia tomar mais pois deu efeito rebote, mas ninguém me ouvia pq afinal eu era só mais uma biruta. Era no hospital da federal daqui. Não consigo nem imaginar os horrores que fazem com essas pessoas que não podem se defender e sem parentes presentes.
E vc melhorou da depressão?
Os próprios parentes que mandam internar
Meu Deus enfim por isso é bom ter homens pra te servir se isso acontecesse eu ia ameaçava falando sobre o poder aquisitivo dos meus parceiros que eles iriam processar e expor isso que namoro um jornalista e tal .
Quando eles sabem que você tem alguém importante ficam pianinho seja família ou qualquer pessoas que tenha dinheiro e acesso a mídia .
@@alessandramdsr8095Quando isso aconteceu comigo eu ameacei minha mãe rapidinho ela parou ué se colocar lá um dia sairia , e sabe já estão velhos então se morresse ninguém ia se importar ainda fico uma herança..
Eu trabalhei muito tempo com vendas, e atendi Balneário Camboriú, o pior é que eu via os Assalariados (Salário de Categoria) apoiam isso, se alguém fala em justiça, a própria população pobre, que tem um sub-emprego, se acha classe média e apoia esse tipo de coisa.
melhor deixar a rua cheia de mendigos, igual a cracolandia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@fctyrtyrtyrty E porque será que a cracolândia existe?
Desculpa te avisar, mas você tá mais perto do morador de rua drogado do que quem cria essas leis higienistas.
@@fctyrtyrtyrtyMelhor é dar melhores condições, se eu fosse morador de rua preferia ficar na rua mesmo do quê num local que me violenta.
@@fctyrtyrtyrtyVocês querem tratar os problemas de desigualdade social jogando para debaixo do tapete. A cabeça do ser limitado que não consegue pensar além do próprio umbigo e bolha é impressionante, ou é uma certa falta de cognição ou é maldade mesmo.
@@peacetous4664 vamos dar comida e drogas para os vagabundos viciados, isso nao vai fazer aumentar ainda mais, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sou da Bahia, e moro em Balneário faz 3 anos. Não há nada além de verdade, sempre me surpreendo com o quão as pessoas aqui tratam moradores de rua como menos que um animal. Há uma crueldade de panfletos dizendo para não dar esmola, não ajudar, e "incentivando" a contratar essas pessoas, como se eles não fossem invisíveis pra quem reside aqui.
O mais irônico disso tudo é que com o aluguel extremamente caro e o salário baixo mesmo na escala 6x1 todo pobre está muito mais próximo de ser o mais novo morador de rua do que imagina.
Creio que essa parte do aluguel caro é proposital, para não permitir que pessoas de outros estados consigam prosperar e desistam de continuar na cidade.
@@leonardooliveira3108 Sim, é o que mais acontece. Falando por experiência própria e de amigos, se você não consegue ajuda de fora (seja de parentes ou de alguém que por ventura se afeiçou a sua pessoa aqui) é muito difícil ficar.
O engraçado é que depois reclamam que o comércio está decaindo, sem funcionário, pq sinceramente o pessoal DAQUI mesmo não para em trabalho já que tem a segurança da família estar aqui ou morar com os pais.
dúvida, pq vc foi pra balneário?
@@AlefeLucas eu morava numa cidade do interior, terminei o ensino médio em 2016 e mesmo tendo passado numa faculdade pelo Enem não tinha condições de me mudar pra cidade vizinha (onde eu morava não tinha faculdade). Lá tem 18 mil habitantes e era bem difícil arranjar trabalho, mas eu conseguia alguns em lojas (do meu tio, de amiga da família) mas sempre acabavam fechando e assim, eu trabalhava 1 mês pra ganhar 150 reais. Juntou a falta de estudo, trabalho, parei de sair de casa até pra pequenas coisas e desenvolvi depressão. Em 2020 uma amiga do ensino médio muito próxima me chamou para ir com ela onde o marido trabalhava (Londrina), e aí veio a pandemia... O marido dela acabou vindo pra Balneário Camboriú e quando foi 2021 eu só vim, sem nunca ter ouvido falar e com esperanças de conseguir juntar um dinheiro e ajudar meus pais (inocente). Eu não me arrependo pq hoje faço faculdade, tenho meu próprio dinheiro apesar de todas as dificuldades que eu passei. Mas eu sou excessão, sou muito sortuda. Primeiro mês que passei aqui o marido da minha amiga me deixou comer na casa deles sem pagar nada e nem aluguel, nos outros anos eu fui fazendo amizade com pessoas de outros estados e a gente se ajuda muito, cheguei a morar com meus sogros também só que nem todo mundo tem a mesma sorte. E principalmente hoje em dia está muito mais difícil, as pessoas aqui estão cada vez mais fechadas, e cada vez mais tem sido comum ver comentários de pessoas em grupos de trabalho daqui ou aluguel, e amigos meus também pensando ou indo embora pq tem se tornado uma situação de sobrevivência aqui.
Moro em Itapema e aqui tá ficando igual
Sou morador de Balneário Camboriú, e não são poucas as ocasiões de eugenismo aqui. Já teve casos de levarem moradores de rua para as cidades vizinhas, e as cidades vizinhas mandarem de volta... Vira um ping pong de morador de rua de uma cidade pra outra
Além disso, é importante destacar que a cidade é fortemente voltada para o turismo e para manter uma aparência "bonita" durante a temporada. Enquanto isso, áreas essenciais como a educação pública, saúde, infraestrutura e outras políticas destinadas a melhorar a qualidade de vida dos moradores estão em estado de abandono, deteriorando-se cada vez mais ao longo dos anos.
Outro problema recorrente na cidade é o aumento excessivo dos aluguéis, enquanto os salários não acompanham essa elevação, forçando os trabalhadores de Balneário Camboriú a se mudarem para Camboriú, uma cidade vizinha menos turística e com menores recursos financeiros.
Seria possível dedicar um vídeo inteiro, com mais de uma hora de duração, apenas para discutir Balneário Camboriú, pois a cidade exemplifica de forma contundente os efeitos do capitalismo tardio.
Então pq vc tá aí pagando conta pra eles?
@@antoniochigurh5233😂
Kkkkk cada uma que a gente vê. Kkkkkk
@@orthojac quer voltar no tempo, não tem como voltar no tempo.
Eu ouvi histórias de um prefeito da minha cidade que dizia que ia "acabar com o descamisado", a população achou que ele ia dar camisas para os moradores de rua, mas ele mandou botar as pessoas em situação de rua numa van e mandar para outra cidade
Um morador de rua aqui "famoso" aqui da minha cidade foi preso sobre acusação falsa de maus tratos ao cachorro que ele tinha. Ele é gay e gosta de deixar o cabelo grande, rasparam o cabelo dele e obviamente ele não pode mais ficar com o cachorro.
😢
Misericórdia
Absurdo,isso😢
Duro é ter parte significativa da população nestas áreas que apoia tal tipo de ação. Moro em São Paulo e não tenho dúvidas que aqui não se faz o mesmo apenas porque teria muita visibilidade na midia.
São Paulo temos o Padre Júlio Lancelotti que, com certeza, denunciaria fortemente isso!
na Mooca só não ocorre por causa do Lancelotti. Já tentaram desocupar os baixos de viadutos inúmeras vezes.
Mas tenho certeza que volta e meia somem com alguns ali do centro, mas tem que ser uma coisa bem controlada para ninguém arrastar.
Na verdade eles mandam para a Zona Norte.
Na verdade eles mandam para a Zona Norte.
O Brasil não dá um dia de paz pra nossa saúde mental.
krl ian muito obrigado por me deixar cada vez mais contra a burguesia 🙏
Ei, não se atreva a falar mal do meu país. O Brasil é lindo e
maravilhoso! L1x0, é o material humano desse país (
as exceções são raríssimas ). A Noruega é boa? Claro que
não! A Noruega é só um pedaço de chão. Bom, é o material
humano norueguês, que consequentemente, torna a Noruega
um bom lugar pra se viver. Quem faz uma nação é o seu POVO.
O Brasil é lindo, maravilhoso, FANTÁSTICO! O material humano
desse país é que transforma esse país maravilhoso, num inferno
de lugar pra se viver. Quem sai do Brasil, não está fugindo do Brasil.
*Está fugindo dos brasileiros.* Fato!
Isso que você falou começa com "ra" e termina com "cismo" @@pepeka1772
@@pepeka1772 poucas são as pessoas que reconhecem que os brasileiros em sua maioria que tornam a vida dos outros um inferno
@@pepeka1772argumento liberal menos racista 😂😂
Devíamos ter aulas como essa de saúde pública no BR nos intervalos, antes e depois dos jogos nos estádios... Aliás, 15 minutinhos de conhecimento não faz mal pra ninguém! E combate fake news... Adorei conhecer o canal, agradeço pelo conteúdo!
Eu moro em biguaçu, 66km de bc, moro na beira da BR 101, e aqui tem muitos moradores de rua trazidos de balneário Camboriú, floripa tbm recebe esses moradores que bc joga pras outras cidades.
No verão eu estava na frente de uma conveniência e passou um cara e pediu pra eu pagar uma garrafa de água pra ele. Paguei e ele contou que estava dormindo num local junto com outros moradores, e falou que botaram eles numa Van e largaram eles aqui em biguaçu. Todo verão isso acontece como se fosse normal, largam eles nas cidades da beira da br101 e levam pra floripa também. Balneário e itapema são os campeões de levar moradores de rua pra outras cidades
Palhoça tbm está recebendo moro em bairro meio afestado e toda semana aparece andarilho pedindo dinheiro
Santa Catarina é um estado com uma grande quantidade de pessoas racistas e elitistas. Lembro do meu pai, que havia se mudado para Joinville há poucos anos, quando manifestei interesse em cursar a UDESC. Ele me alertou, como filho de um pai branco (ele) e mãe parda, que não seria uma boa ideia eu ir para lá, pois havia células da Ku Klux Klan. Vindo de um servidor público federal na área da segurança pública, é algo a se levar a sério. Além disso, houve um episódio em que ele e um colega tiveram que socorrer um morador de rua que apareceu pegando fogo em frente ao local de trabalho deles.
Filha d p tem em todo canto, mas parece que Santa Catarina tem uns grupos mais elaborados. Numa revolução queria ver esses nazy bater de frente.
" celulas do ku klux kan" kkkkj ora por favor
Bom, pela sua foto você é branco, então não aconteceria nada com você
Não sou catarinense, mas gente… romantizar uma situação como o de morador de rua não é saudável. Meu tio é usuário de droga e graças a essas casas (evangélicas) muitas sustentadas pelo dízimo da igreja, ele foi tratado adequadamente lá. Acho q generalizar igual ao Ian faz, não é adequado. Pessoas em situação de rua, muitos drogados e dopados, precisam sim de intervenções mais abruptas, pois em muitos casos esses moradores estão a semanas sem um banho e defecando na porta de comércios que sustentam uma cidade.
Eu moro em SC, e os únicos racistas q vi aqui MIGRARAM PRA CÁ DE SP! 🖕
moro em balneário e a cada dia é mais notável o desprezo, não só da prefeitura, mas também da própria população. a polícia vive pegando os moradores de rua e mandando eles para camboriú (cidade dormitório de balneário).
Camboriú fica do outro lado da BR 101.
eu moro em Camboriu, os moradores de rua aqui vem de outros estados, nao vem de BC nao... o prefeito de Balneario ofere aos moradores de rua, abrigo , só que eles nao querem por causa dos vicios infelizmente
@@LeandroReisComo um morador de rua vem de outros estados, a pé ? Ou você quis dizer que eles foram para Balneário não tiveram oportunidades por ser uma cidade caríssima e viraram moradores de rua? Fora os vícios e problemas psíquicos não tratados. Para evitar moradores de rua numa cidade é preciso ter políticas públicas preventivas e não imediatista e repressivas. É como se quisesse jogar a sujeira para debaixo do tapete.
@@peacetous4664 isso ai, concordo com vc. O problema é que não temos profissional capacitado ou um plano do governo pra fazer isso. Já consegui ajudar algumas pessoas
@@peacetous4664não filho , a prefeitura deu empregos e albergue e eles não querem trabalhar e nem estudar, não quer ir para uma reabilitação, tu não sabe da realidade aqui então para de falar merda
Mt bom ver vários catarinenses aqui nos comentários, me sentindo menos sozinha nesse está tão racista! Venceremos camaradas!
Quando eu era criança minha mãe tinha de mostrar os carnês de pagamento do INPS para que pudéssemos ser atendidos num hospital publico.
MUITO OBRIGADO PELO SEU ÓTIMO TRABALHO ; INFORMATIVO . GRATIDÃO 🙏 .
balneário Camboriú é fonte de tema inesgotavel pqp
Balneário Camboriu foi abandonada por Deus. Aliás, nem o Diabo quer viver lá.
Vives num mundo pararelo igual esse asno do video?@@camaradapidgeot8681
@@camaradapidgeot8681Viver lá todo mundo quer, mas ter condições de morar lá é outra história.
@@camaradapidgeot8681 Se ninguem quisesse n seria o metro quadrado mais caro do Brasil
Lugar com mais bolsonarista por metro quadrado do Brasil @@camaradapidgeot8681
Ian! Realmente, você foi bem didático, estudei isso na minha faculdade, quando expliquei isso para meus alunos, eles ficaram pasmos. Falei isso numa turma do 5° ano, são meus melhores, alunos do ensino médio e uns já estão em faculdades públicas. Me sinto feliz por ter plantado uma semente, do pensamento crítico!
Parabéns por sua atitude.🤗😘
Ian, vc nos enche a cabeça com novas ideias e o nosso coração de alegria, pq afinal a gente se sente em sintonia!!!
Parabéns pra vc que está denunciando esses absurdos!
O nome do bairro Higienópolis é sobre uma classe abastada, que tinha água encanada e esgoto, numa época que isso era o luxo do luxo. Certo?
Admito: eu viajo muito da faculdade pra casa e sempre nas rodoviárias tem um pessoal claramente afetado que fica pedindo dinheiro do nada. As pessoas estão acabadas por álcool e drogas e de certa forma pressiona que demos dinheiro, principalmente quando se dispõem a ser flanelinhas. Eu odeio isso. Eles deveriam ter condições mais dignas... Só que não buscam ajuda tbm. Eu odeio dizer isso, mas na minha cidade tem lugares públicos de ajuda e o pessoal evita ir pq "cerceia o" a liberdade dos caras, pq ali precisam seguir regras. Eu não sei o q é verdade e não sou a favor de comunidades terapêutica religiosas, acho bárbaro, mas tbm acho q precisamos tomar alguma medida pra que esse pessoal pessoa ajuda. Já vi carros sendo quebrados e já fui assaltada. Eu sei que drogas são complicado, mas tbm admito que gostaria de caminhar pela rodoviária sem me sentir ameaçada (já inclusive fui assaltada).
Essas casas terapêuticas de evangélicos são um horror!😔
O cara não pode mais nem dormir na praça, pensando nela, que a carrocinha leva :( kkkkkkk
Pensando neelaaAAAAAAAA
@@Luisa-ey5vdo guarda o acordou e ele não teve tempo de dizer q não era delequente nem vagabundo
Faz mais vídeos sobre isso, Ian 🥹🫶🏻
"sua esmola mantém eles na rua, a gente prefere no cemitério como indigente"
Gay
@@RobsonJoão-b7v
??? ué pq?
@@RobsonJoão-b7v seu nome é Robson cara KKKKKKKK cala a boca
Tbm prefiro
Tem o livro "Holocausto Brasileiro" de Daniela Arbex.
Bem nessa pegada.
O de Barbacena não é?
Conteúdo excelente, Ian. Eu fico maravilhada com a verdadeira aula que você me dá. Lamentável a situação dos moradores de rua do Balneário. Recomendo desde já a leitura do livro clássico da literatura brasileira "O cortiço".
Eu moro em Joinville, que fica bem próximo de Araquari que é a cidade que a pessoa foi levada e voltou a pé até Balneário. Não são “locais longe” do centro, na verdade é outra cidade !! Um absurdo gente, daqui até balneário da uma hora e meia de carro, indo pela br. Imagina o perigo que esse morador de rua passou andando no acostamento, por 2 dias !! Tô chocada demais, e o pior é que pouquíssima gente sabe desse “projeto” aqui no estado
Difícil e ver tantos defensores de morador de rua não levar nenhum para casa , em vez de criticar quem tenta limpar a cidade , eles não querem ir para abrigos pois lá não tem drogas álcool e pessoas boazinhas que alimentao a miséria
Fui fiscal de mercado em SC tinha que correr pedinte todo dia e era coagido a bater em ladrões de chocolate era obrigado a desconfiar de QQ pessoa mal vestida. Pedi logo pra sair kkkk
A pessoa que tem o mínimo de humanidade, não aguenta um trabalho desses.
Política, medicina , urbanismo, história. Você é f…! ❤
Ian, seria interessante um video sobre as formações urbanas brasileiras. O desenvolvimento do captalismo brasileiro mudou muito a configuração dos bairros brasileiros
Ja fiquei internado em Camboriú, tem duas cidades alí, o Balneário Camboriú, e Camboriú, a diferença é que um é de pobre e outro é de rico, pois então, a clínica que eu fiquei era privada, meu plano de saúde da empresa pagou, fiquei internado por causa do álcool, e mesmo assim eu vi a diferença entre as cidades, é brutal a desigualdade nessa parte do estado, e já ouvi relatos de internos sobre isso, em Jaraguá do Sul ocorre o mesmo fenômeno, moradores de rua são recolhidos e normalmente são levados à outra cidade.
E aliás, cultos eram rotinas na clínica...
Normal de um estado fascista.
@@Jeff_Jr1389absurdo, a máfia das clínicas e evangélicos lucram muito do estado, internando viciados
Brasileiros foram convocados pelo governo pra lutar em canudos, com a promessa de receberem casas após no Rio de janeiro, e obviamente não se cumpriu a promessa levando-os as favelas, assim começou.
O ESTADO como sempre só atrapalha...
Isso tbm aconteceu em Paris nas olimpíadas
Balneário Camboriú surpreendendo um total de 0 pessoas.
melhor morar la do que na cracolandia
@@fctyrtyrtyrty Olha a comparação que vc ta fazendo kkkkkkkkkkk
Melhor comer bosta ou comer tolete?
@@vincecomunajanta mesmo, companheiro
Tenho orgulho de ser nascido e criado em B.C , um cara quer falar de balneário sem conhecer a realidade do povo . Esse trouxa não sabe nem o que diz
@@rafaelcastro3455 Se tu apoia ideias como essa tu tem problemas.
Rapaz, que conteúdo BOM!! Raridade ver essa qualidade de argumentação, conhecimento colocado de maneira didática e acessível, não apenas no Brasil, mas no mundo atual. Parabéns! 👏👏👏
IMPOSSÍVEL NÃO SE ENCHER DE ÓDIO! Mais do que sempre precisamos nos organizar!
Você é um achado. Maravilha. Que prazer te conhecer. ❤
A sua pesquisa na universidade, me lembrou um livro chamado "Arautos do Progresso" sobre o missão dos médicos e os ideais de civilização e progresso trazidos pelo expansionismo do capitalismo.
Essa historia de que a primeira favela foi dos combatentes de canudos que voltando pro rio e não receberam seu prometido terreno ocuparam o morro da favela até eu conhecia
Muito triste a situação dos donos dos escravos, agora assalariados, resolveram construir uma cidade de onde governaram todo o país, mas não contavam que os escravos não iriam embora, ficaram ao redor e para não chamar de favelas, chamaram de cidades satélites, hoje em dia esse povo serve para levar as drogas para as festas e limpar a sujeira, pintando, roçando…..
Para garantir a ordem (quando surta pois comida seus filhos não tem) pagam o primo do preto pobre para mantê-lo afastado, senão preso.
Hoje não escravos, não assalariados, não empregados, estão chamando de colaboradores para que se sintam fazendo parte, fazem parte, mas fazem parte de algo que não lhes pertence.
Não tem o mesmo para comer, vestir, calçar, falar…..
Excelente suas informações
quando viajei pra lá ano passado reparei nisso, não havia nenhuma pessoa na rua. nem imagino como deve ser difiícil o trabalho da assistência social com uma prefeitura dessas
Eu tenho um amigo que foi internado em uma clínica de reabilitação particular, pela família, e lá ele foi obrigado a se converter e a participar dos cultos, cantar louvores e etc. E se por acaso ele cometesse alguma transgressão eles davam uma dose alta de calmantes misturado com açúcar e levavam os internos para uma quadra embaixo do sol quente, lá eles jogavam um balde de pedras no chão e obrigavam eles a catarem as pedras uma a uma enquanto apanhavam. Cada pedra que eles pegavam eles tinham que erguer para o alto e gritar "N.A vida, drogas morte". Parece roteiro de filme essa porra.
No Goiás tem à cidade turística caldas novas eles fazem isso,e pior não deixa ambulante trabalhar!
Balneário Camboriú é um sepulcro caiado!
Essse problema acontece no país inteiro. É um problema nacional, digo até q mundial.
Moro em BC desde 2017, a grande maioria das pessoas em situação de rua não são naturais da cidade, nem do estado, tão pouco da região sul. No centro da cidade é cheio de resto de marmitas jogadas no chão abandonadas por essas pessoas. Maioria não quer trabalhar, visto que aqui tem muita vaga de emprego (desde obras ao comercio). Se não quererm melhorar de vida e preferem continuar na rua mendigando.... qual a culpa do Estado? (e olha que eu detesto o Estado, mas não fecho os olhos pra realidade da região).
O motivo pelo qual tem muito emprego é o salário horrivel que não condiz com o custo de vida da cidade, visto que só o aluguel é 900 reais. A probabilidade de tu se tornar morador de rua novamente a qualquer momento é alta. A questão é: ninguém vai contratar um ex morador de rua, chega a ser utópico.
@@Controls-no1vw existem quartos abaixo de 900 (600... salario de comercio da região é 1900). Além das prefeituras da região (bc, camboriu, itajai) dispoinibilizarem dormitórios até as pessoas em situação de rua se firmarem em um trabalho (desde que sigam regras). Enfim, ninguém vai te dar uma vida de mão beijada, quem quer faz acontecer e sai dessa condição. A grande verdade é que a grande maioria não quer sair dessa condição. Quem mora na região sabe. Eu concordo que o custo de vida da região é alto, mas é o preço a ser pago pra quem quer passar a vida aqui. Se não está disposto a essas dificuldades, o mais sabio é retornar para a cidade de origem e ficar perto da familia. A vida é assim bro.
É pq na cabeça desses lunatico ai morador de rua tem que ganhar um auxilio de 2000 , comida, roupa e casa de graça, e tu trabalhar e pagar seu imposto bem feliz 😊
Já ouvi de moradores mais antigos da minha cidade, Ipatinga, que era comum encher veículo de moradores de rua e despejar as pessoas na cidade mais próxima.
Tbm já vi outdoor pela cidade pedindo às pessoas pra não dar esmola, já que, de acordo com quem colocou o outdoor, esse é o motivo delas permanecerem na rua.
🤮🤮🤮
Ian, comenta sobre a ocupação dos estudantes na UERJ e se possível levanta uma vaquinha pra ajudar os alunos.
Tem segurança batendo em aluno e vão jogar até polícia pra parar a ocupação!!!
Não é a toa que a educação no Brasil é uma vergonha...
isso acontece na minha cidade! infelismente estou no processo de mudar isso junto com o partido
Conteúdo de primeiríssima qualidade
Muito bom, gostei muito dessa análise verdadeira, parabéns.
E aí, só um adendo de quem vive no RIo desde sempre: as pessoas não foram só para os morros, como o da Providência, que fica bem ali no Centro do Rio, e outros na região central/portuária. As pessoas também foram chutadas para as zonas mais inóspitas da cidade, sem nenhum planejamento urbano, sem nenhuma política de saneamento básico e sem transporte de qualidade para levar os trabalhadores ao centro e para a Zona Sul, que era onde todos trabalhavam. A Cidade de Deus, em Jacarépaguá, era um conjunto habitacional, assim como a Vila Aliança, em Bangu. Duas comunidades imensas em dois bairros da Zona Oestes que são muito longe do centro do Rio. Sem contar o êxodo para bairros que são, até hoje, o curral da cidade e completamente negligenciados pelo poder público, a maioria na Z.O carioca: cosmos, inhoaíba, Padre Miguel, Santa Cruz, Campo Grande, Sepetiba, Realengo, Santíssimo, Senador Camará e por aí vai. Existem bairros bem precários na ZN, também, mas que ainda sõ um pouco mais próximos do centro, como Coelho Neto, Guadalupe, Costa Barros, Penha, Ramos etc. Quem vive aqui, sofre até hoje com a dificuldade de se locomover com dignidade até as zonas centrais da cidade.
Estive uma vez nesta cidade. Tive crise de ansiedade fortíssima, acompanhada de náuseas e vômitos. Passei um dia internada no hospital tomando soro e outros medicamentos. Uma viagem de família que virou um desastre. Uns deprimidos, outros angustiados e todos fatigados. Fomos bem recebidos e todos foram muito agradáveis conosco. Portanto, não tinha explicação o mal estar. Fomos para Blumenau de van, para vermos os desfiles da oktoberfest. O motorista, creio que descendente de alemães, se sentiu à vontade para nos relatar a existência de um campo de concentração nazi por lá. Se ofereceu para nos levar, orgulhoso do "ponto turístico". Creio que iludido por nossa aparência. Ao perceber a revolta gerada e a exaltação dos ânimos, desconversou e se calou. Resolvemos contratar outra Van para retornarmos à Camboriú. Sinceramente, tivemos medo. Não tenho religião. Não responsabilizo as energias pelos acontecimentos da vida. Não sou afeita à dualidade entre o bem e o mal. Mas essa experiência me pareceu mística demais. Nunca mais voltamos lá. Já estivemos em muitos lugares diferentes com histórias duras e tristes. E nada aconteceu de diferente.
Olha eu estive no Bunker construído por Muss0lini a 1 hora de Roma, só que esse bunker foi usado pelos nazist@s e ainda tinham coisas que eles deixaram lá, além de umas partes bombardeadas que são aquelas que não estavam nas partes mais profundas do lugar. Vi mísseis, bomb@s enormes, máscaras antigas, uniformes nazist@s, veículos de guerr@ alemães e uns manequins vestidos.
Sai de lá com uma sensação de cansaço, dor de cabeça e tristeza. Acho que pessoas mais sensíveis saem um pouco debilitadas desses lugares de ódio.
Me passa mais a imagem na psicologia jungniana de "participar" do Inconsciente Coletivo da região, e de alguma forma sentiu o que seria as formas de sociabilidade da cidade em uma forma inconsciente e isso incomodou você e seus familiares.
Lamento pela sua experiência, mas não tem nada a ver, pois há mtas pessoas de fora aqui tb e apesar de terem celulas nazisas no estado, isso é algo mto específico e não são todos assim. Fora q em outros estados tb tem mto racismo e pessoas ruins. Provavelmente vc ficou impressionado com a experiência ruim do motorista e tirou essa conclusão.
@@marianasodemell4510
Aposto que deve ser branca
@@tuentisikis. aposto q lá no fundo vc n é diferente de quem vc critica. E se eu fosse? O q tem a ver de verdade? Qndo vai sair dessa polarização infantil? Falam de outros mas são iguais, só querem atacar qndo a pessoa não tem o mesmo olhar radical. Parece até parece q negros e outras etnias não podem viver bem aqui. Eu conheço alguns, vc conhece ou só critica por preconceito?
E é óbvio q aqui tem racistas e pessoas mais fechadas, principalmente os mais tradicionais, mas está cada vez mais cheio de pessoas de fora, dependendo da cidade vc tá sempre encontrando novos moradores de fora q vem e vivem bem melhor q na cidade de origem e se forem do bem são mto bem vindos sim! Eu mesma n sou daqui, moro em Joinville mas sou do Rio capital e te dou ctz q lá tem MTO racista enrustido! Basta dá oportunidade q vai ver. Não seja ingênuo achando q nos outros estados do tem gnt sem preconceito e boazinha.
Então generalizar um estado é estupidez, como se qndo a pessoa é branca, ela é automaticamente nazista ou compactua com isso, ou n tem consciência. E como se não tivesse racista em outros estados. Bolsonaro é de onde mesmo?
Vc tem dread, mas n é negro puramente, tem europeu aí no seu sangue com ctz! Então é assim p q? Sente alguma culpa e fica atacando outros p sentir melhor, menos culpado...? Não é assim q se repara o erro do passado e q ainda existe hj não, assim vc tá sendo igualzinho aos q vc critica. Essa revolta aí não cura nada. Cadê o amor de Jah amigo?
E outra, campos de concentração não tinham brancos não, né? Só existem judeus de outras cores pelo visto.
Parabéns pelos seus conteúdos.
a arte de "resolver o problema ao contrário"
Sou de Goiânia mas uma vez eu estava no sul do Pará onde era comum os prefeitos encherem ônibus de moradores de rua e largarem eles em cidades vizinhas!
Obrigada por me poupar das descrições das cirurgias pq hj é sexta feira as 17 da tarde e eu estou na pausa do trampo🤭🤭🤭
Em Araxá, MG, os moradores de rua são deportados para Ribeirão Preto, SP. E a população apoia alegando que não querem que a cidade se torne uma Cracolândia.
Sou de Ribeirão e nunca ouvi falar isso, mas faz sentido pq o número de pessoas em situação de rua aqui triplicou . Os policiais daqui se divertem espancando os excluídos. E te digo mais: meu ex namorado sofreu estupro de 3 polícias em 2007. Falei pra ele denunciar e ouvi: eu sou preto e pobre, cê acha mesmo que vão acreditar em mim? Ele foi obrigado a acomodar a dor pra sobreviver. Nunca mais foi o mesmo depois dessa violência.
E não é só em Araxá. Nas cidades turísticas também ocorre essa "limpeza" desumana. Nas cidades em que não há moradores de rua há grande chance de existir a tal "carrocinha". Não existe presença da comissão de direitos humanos no interior de Minas Gerais. Aí é isso que acontece.
@@queilaportelafornel6729nossa que horror, fala pro teu ex namorado procurar uma terapia e não segurar a barra sozinho
Excelente trabalho muito esclarecedor .
Mano isso é assustador! Aqui em Portugal chamam favela de bairro de lata, lá em São Paulo eu morava em quebrada mesmo, favela a gente entendia a parte da quebrada que não chegava luz, água, etc. Onde eu morava era uma merda também, era dominada pelo PCC e tudo, mas tinha energia elétrica e água fornecidas pelo estado e a gente pagava, enquanto na favela era tudo gato.
Tudo a ver seu comentário com o conteúdo do vídeo 🙄🙄🙄
😢
CONCLUSAO: MORADOR DE RUA NAO DEVE ÍR PARA BALNEÁRIO CAMBORIU
@@zelamour3201 falou pelo cool Otário. A maioria dos moradores de rua são cidadãos de lá mesmo. Devido ao custo de vida acabam morando nas ruas.
Eu moro na serra catarinense e é muito comum as prefeituras das cidades litorâneas darem passagem para os moradores de rua virem pra cá na alta temporada. Essa é a abordagem não violenta deles.
Tiram as pessoas
" indesejadas" das ruas para os turistas poderem se banhar no mar de fezes que é o balneário Camboriú hoje!!
Perfeito. Litoral de SC e só cocô. Estive em Bombinhas e lá tem placas: impróprio para banhos!
Cara, teus vídeos me fazem querer estudar mais. Obrigada!
Isso acontece em 95% das cidades e principalmente em época de eleição para prefeito (quando não rola agressão e despacho para outras cidades).
Obrigada por expor esse absurdo! O RUclips recomendou o vídeo e estou boquiaberta com tamanha desumanidade no trato de seres humanos!
Na Zona Norte, existe um plano pra ficar mandando moradores de rua de lá ( Tatuapé ), para o Parque Novo Mundo. Ou outro lugares que tenham algo á agregar á Especulação Imobiliária.
Tanto que compraram uma área que havia caído de valor para a construção do novo metrô.
É uma coisa que falam do bairro da Luz e Santa Cecília, a cracolândia não é feita à toa, tem o intuito da gentrificação e desvalorização forçada do centro pra que os velhos edifícios (muitos e belíssimos edifícios em Art Nouveau, Art Decó e Ecletismo) sejam demolidos pra dar lugar aos "espigões" corporativos a la Faria Lima.
Ivan, compartilha aí seu trabalho de história da medicina. Adoro essa área!
Os caras falam que esquerdista não estuda...olha o tanto de coisa que temos que saber e livros que temos que ler pra entender o cenário das coisas
Tu é extremamente útil para os tempos atuais ! Parabéns pelo conteúdo e paciência!
Antigamente as mães botavam medo nos filhos dizendo que ia passar o carro branco do camburão e colocar um saco preto na sua cabeça.
Agora elas dizem que vão te mandar pra Balneário Camboriú pra ser levado pela carrocinha humana.
humor
@@AlefeLucas 29 comments no canal 😳😳😳 fã do Ian, conservador ?
Kkkkkkkkkkkkkkk
O termo favela se originou na Guerra de Canudos, na Bahia. Os soldados designados pra guerra foram com a promessa de retornarem ao Rio de Janeiro e ganharem casas próprias. Em Canudos eles se abrigaram do sol e montavam acampamentos entre as favelas, uma espécie de árvore, daí ao retornarem ao Rio não receberam as casas e tiveram de montar os acampamentos novamente e por isso continuaram a chamar de favela
Uma ex-assistente social me contou que em um município famoso daqui de SP conhecido por ser cidade modelo "pegava" os moradores de rua e levava-os para a praia.
Essa cidade tem nome de santo e fica num “alfabeto”, certo?
@@patrickschio3913 Sim, exatamente e ainda ela dizia que o único abrigo que tinha lá é pq foi fundado por uma ong de um espírita rico.
Em Ubatuba eles fazem a mesma coisa na temporada, passam com ônibus "convidando" as pessoas a subirem, sobem a serra e deixam as pessoas no meio do nada o mais longe possível , as pessoas em situações de rua estão tão acostumados com isso que todos falam com normalidade e alguns até esperam essa época para usar essa situação como oportunidade de transporte
Gente, por favor não pensem mal da Abordagem Social por causa desse exemplo de Balneário Camboriú.
Eu trabalho na Abordagem Social de Guarulhos e nosso trabalho é humanizado, respeitamos o direito das pessoas negarem atendimento e fazemos conduções aos Acolhimentos somente com consentimento deles. Os acolhimentos não são casas terapêuticas, apenas acolhimento mesmo, onde podem dormir, morar, tomar banho, participar de atividades, passeios, assistir TV, praticar musculação, ter atendimento com assistente social para encaminhamentos como segunda via de documentos, inclusão no Cadunico bolsa família, retorno familiar, enfim várias possibilidades.
E a maioria quer? Não querem ne
@@reelswaves muitos recusam, mas os motivos são diversos. Drogadicao não é fácil, não é só querer.
Tem a questão do vínculo que a pessoa cria na rua, com os conviventes, esse tbm é um motivo, junto da drogadicao.
Brilhante a explicação, muito obrigado
Força
Parabéns pelas informações!
Pergunta sincera, qual a melhor resolução etica pra essa questao? Moro em um bairro com excesso de moradores de rua e é bem ruim ir pra casa e sentir cheiro de coco humano
aula linda prof, obrigado!
Caralho, eu ri muito esse final. Parecia que eu tava vendo um vídeo do João Carvalho. Humor comuna 10/10.
Excelente
Eu moro em SC e a galera de BC é desse nível de truculência pra pior.
Bom lembrar que como o rj era capital nessa época, houve muito êxodo do nordeste pra lá, e esse tbm é um dos motivos da nomenclatura do nome favela, pois é uma forma pejorativa de diferenciar a população nordestina da carioca. Tbm teve a situação da guerra do Paraguai onde foram prometidas terras pros soldados e ao voltarem, não receberam nada.
A questão das comunidades terapêuticas mudou muito nas questões dos recursos nesse governo, prefiro não vou comentar aqui... Não acho a comunidade terapêutica melhor caminho, mas conheço muitas pessoas que só se livraram das dependências devido elas, pela falta de acompanhamento social/publico eles acabam nas comunidades. Entenda que infelizmente ficam sem opções, enquanto quem tem condições paga clínica particular...
Muito bom, Ian!!tristeza😢
Por que será que eu não estou surpreso disso ter acontecido em Balneário Camboriú?
Eu moro em bc e isso acontece de fato, tem relatos dessas carrocinhas mandarem pra cidade vizinha (Itajaí) e depois Itajaí mandou os moradores de rua irem à pé de volta pra balneário com os policiais andando de carro acompanhando atrás, isso tudo de madrugada.
8:18 O barbeiro cirurgião do Flapjack
Blumenau tinha um serviço de resgate, porém não eram presos e sim recebiam roupas limpas, corte de cabelo e barba, e empresas que tinham vagas de trabalho ofereciam uma alternativa.
Gente, tenho uma duvida GENUINA: Qual a solução? o que vocês fariam?
Aqui na esquina de casa é ¨ponto de medingo¨...Ficam em dezenas. Eu vejo a assistencia chegar, conversar com eles...eles xingam, jogam pedras. Não querem ir para a casa de apoio, pois lá tem que tomar banho, tem regras. As pessoas passam na calçada, eles empurram as pessoas na rua para que os carros atropelem ( ja fizeram isso comigo)
Não pode pegar estas pessoas a força e levar para a casa de recuperação, não pode amarrar, é desumano. Só que conversar tambem não resolve.
O que vocês fariam NA PRATICA. Fora da linha de pensamento e filosofia?
Se realmente ocorre de empurrarem pessoas para o meio do trânsito pode denunciar por tentativa de homicídio na delegacia, é uma opção já que realmente oferecem perigo a população.
Eu moro em Camboriú,e é exatamente meio assim,fora que conheço pessoas que trabalham na abordagem social e eles confirmaram
Meu amor pelo Brasil 🇧🇷 está cada vez menor, quanto mais eu conheço sua verdadeira face
Vídeo muito bom!
Adoro as indicações de livro também!
O turismo em balneário Camboriú é uma bosta as praias são péssimas, sujas e sem estrutura e o serviço lá é horrível. Fui por conta de um congresso e é de longe a pior cidade que já visitei.
Eu não tenho um pingo de interesse em conhecer. Detesto locais elitistas, prefiro gente descente ao meu redor.
Itapema, Porto Belo e Bombinhas ficam logo ao lado e são bem melhores.
Detalhe: é outra baía e a poluição de BC não chega aqui.
Vamos pra um baile funk?@@peacetous4664
@@leonardozandomenighiitapema é terrível. Bombinhas é fofa demais
Camboriú não se resume a praia central. Duvido q foi na praia das Laranjeiras, é totalmente diferente. Não tem prédios, é limpa e uma área verde enorme. Da p ir pelo bondinho no parque Unipraias, um passeio q só se pessoa for mto mau humorada não vai gostar.
ESTE HISTÓRICO TIROU UM POUCO O FOCO DA SITUAÇÃO DE CAMBORIÚ, QUE É GRAVÍSSIMA.