A VERDADE NÃO CONTADA SOBRE O JUDÔ A GRANDE INVENÇÃO DE JIGORO KANO | Pedro Valente Connect Cast

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • PROMOÇÃO NORD VPN: nordvpn.com/co...
    LINK DO VÍDEO COMPLETO: • A VERDADE SOBRE O JIU ...
    LOJA CONNECT CAST: www.reserva.in...
    COMO SURGIU O JUDÔ, A GRANDE INVENÇÃO DE JIGORO KANO? | Pedro Valente Connect Cast
    Instagram Connect cast: @connect_cast
    PUBLICIDADE: contato@connectpodcast.com.br

Комментарии • 80

  • @CortesdoConnectCast
    @CortesdoConnectCast  Месяц назад

    LINK DO VÍDEO COMPLETO: ruclips.net/video/JM_yNNyO0hY/видео.html

  • @normajunior8099
    @normajunior8099 Месяц назад +9

    Rapaz, Dr. Kano se revirou no túmulo!!!!

    • @ricardokerscher
      @ricardokerscher Месяц назад +3

      Como semrpre quando jiujiteiro abre a boca pra falar sobre Judô...

    • @wallacesilva9064
      @wallacesilva9064 Месяц назад

      ​@@ricardokerschere o camarada abre a boca para dizer que ler livros estudou em acho que a burrice dele sobre as artes da luta é crônica porque mesmo dizendo que é um estudioso do assunto abriu a boca e saiu só merda

  • @getuliofilho7580
    @getuliofilho7580 Месяц назад +14

    Já tá mais que provado e documentado que o BJJ é filho direto do Judô Kodokan. Não sei por qual motivo tentam deturpar isso. O fato é que o Maeda foi praticante do Judô Kodokan que na época também era conhecido como Jiu-Jitsu pelo mundo a fora, existia essa confusão de nomenclatura. O Maeda foi o cara que ensinou pro Carlos Gracie, logo é simples chegar a conclusão de que o BJJ é filho do Jiu-Jitsu/Judô do Jigoro Kano.

    • @Danniwell
      @Danniwell Месяц назад +4

      É pq na epoca se chamava Ju Jutsu Kano ao invés de Judo, entao as pessoas falam que era jiu jitsu... e outra, os gracies nunca vao dar o braço a torcer, sempre distorcem a história para parecerem maiores...

    • @nickrodriguez3850
      @nickrodriguez3850 Месяц назад

      so que o kano não inventou isso existiram muitos mestres que já praticavam esse estilo de jiu-jitsu muito antes do kano ​@@Danniwell

    • @Danniwell
      @Danniwell Месяц назад +5

      @@nickrodriguez3850 Com certeza. O Kano nao inventou as tecnicas, ele padronizou, criou uma sistematica, mas o que os gracies aprenderam foi o ne waza e nao o ju jutsu tradicional.

    • @MsValdenor
      @MsValdenor Месяц назад +1

      ​@@Danniwellmesmo porque quando Maeda veio para cá, começo do século passado, o jujutsu tradicional estava praticamente extinto

    • @ricardokerscher
      @ricardokerscher Месяц назад +1

      @@nickrodriguez3850 ninguém falou que Kano inventou. Quem diz que intentou algo foram os gracie....

  • @naigelleopoldo
    @naigelleopoldo Месяц назад +9

    O cara tenta distorcer a história para desvincular o bjj da kodokan.
    Agora o Alê perguntar quem seria mitsui maeda sem os Gracie tá de sacanagem né. Baita lógica invertida.
    De qq forma é o melhor podcast da internet.

  • @VinnyOliveiralive
    @VinnyOliveiralive Месяц назад +7

    De todas as falácias que já ouvi por parte de defesa do Jiu Jitsu para a realidade da história essa é uma das maiores !!!

  • @MsValdenor
    @MsValdenor Месяц назад +16

    Pessoas que estudam a História das artes marciais japonesas arrancam os cabelos diante de tanta groselha

    • @ricardonascimento9461
      @ricardonascimento9461 Месяц назад +3

      Sokaku Takeda tendo convulsoes no tumulo agora!

    • @oviciadoemlutas
      @oviciadoemlutas Месяц назад

      Eles devem estar pensando: "Filhos da p***, eles são pagos para contar mentiras?"

    • @eyeofthetiger319
      @eyeofthetiger319 Месяц назад +1

      É que a galera quer sempre puxar pra dizer que foi a família Gracie que criou o Jiu-jitsu e não precisa disso. Todos sabem da sua importância para o desenvolvimento da luta.

    • @MsValdenor
      @MsValdenor Месяц назад

      ​@@eyeofthetiger319pois é não sei porque essa babaquice

    • @wallacesilva9064
      @wallacesilva9064 Месяц назад

      Verdade ​@@ricardonascimento9461

  • @jrtavares
    @jrtavares Месяц назад +5

    Para falar desse assunto é necessário falar do contexto político da época no Japão. A transformação do Jujutsu em judô é fruto disso. Assim como é do Kenjutsu (luta com espadas) em Kendo, por exemplo. Historicamente, o judô foi conhecido por muito tempo e aprendido pela família Gracie como Jujutsu Kano. Alexandre, seu podcast é sensacional e vc me parece uma pessoa muito sensata. Por isso, seria importante uma narrativa histórica e científica sobre esse assunto, pois o senso comum ainda prevalece e se perpetua. E sim, escutar e dar voz as essas narrativas também é importante, para entendermos o quanto isso ainda reverbera em nosso meio. Gde abraço!

  • @Will_BJJ
    @Will_BJJ Месяц назад +13

    Discordo. Com base nos estudos do professor Elton Silva, Hélio Gracie aprendeu com seus irmãos o Judô ensinado por Mitzuo Maeda que era formado pela Kodokan. Não existe nenhum relato histórico que Maeda tenha aprendido algum estilo antigo de Jiu Jitsu (Jujitsu), mesmo porquê antes do seu nascimento, o Judô Kodokan já havia substituído o Jiu Jitsu tradicional. O que é o Jiu Jitsu brasileiro? Segundo o professor Elton Silva, o BJJ é uma vertente do Judô Kodokan, um fenômeno cultural que foi construído ao longo dos anos por diversos indivíduos, uns com mais destaques que outros porém, com diversas influências.

    • @sevenbender
      @sevenbender Месяц назад +1

      Aprendeu o judo mais desenvolveu muito mais a parte do newaza

    • @ricardokerscher
      @ricardokerscher Месяц назад +2

      @@sevenbender quem desenvolveu muito mais foi a super esportivização do bjj nos campeonatos a partir da década de 2000... antes disso, era simplesmente uma cópia do newaza do Judô....

    • @sevenbender
      @sevenbender Месяц назад

      @@ricardokerscher e vc não entendeu absolutamente nada do que eu escrevi !

  • @tadeuneves5729
    @tadeuneves5729 Месяц назад +6

    Olha...esse corte é quase um standup. É preciso rir para nao chorar .
    Só faltou afirmar que um ancestral Gracie ensinou tudo a Jigoro Kano. Inclusive sugeriu o nome Kodokan para a primeira ACADIMIA dele.

    • @wallacesilva9064
      @wallacesilva9064 Месяц назад +2

      Rsrsrsrsrsrsrsrs 😂não é que é mesmo,esses jiujiteiros pagam para se mostrarem como uns bebês chorão só porque não querem aceitar uma realidade de que o jiu-jitsu brasileiro tem a sua base nada a mais do que no judô e no kosen judô daí vem o jiu-jitsu brasileiro daí que surgiu o que hoje é conhecido como jiu-jitsu brasileiro

    • @RoniCws
      @RoniCws 17 дней назад

      😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  • @CabralNick
    @CabralNick Месяц назад +12

    Pedro foi infeliz em algumas de suas colocações, fortalecendo ideias erradas sobre a visão de Jigoro Kano a respeito de Katame-waza/Ne-waza/Luta no Chão.
    Segue texto retirado do livro Mind Over Muscle/Energia Mental e Física (escrito por Kano), pg.30, capitulo - "Nage -waza & Katame-waza":
    "A seguir, gostaria de discutir a prática livre envolvendo técnicas de arremesso e técnicas de imobilização, que chamarei pelos seus nomes japoneses. Quando eu estava treinando, pratiquei Katame-waza bastante, mas depois de apreciar Nage-waza quando aprendi Kito-ryu, passei a acreditar que Nage-waza deveria ser enfatizado no aspecto técnico do Judo. Isso não significa que eu considere Katame-waza inútil, é claro, mas enfatizo a prática de Nage-waza primeiro, seguido então por Katame-waza. Isso porque fazer Katame-waza primeiro impede o progresso em Nage-waza, enquanto faz sentido que aprender Nage-waza primeiro torna mais fácil lembrar Katame-waza em uma fase posterior. Quando estabeleci o Kodokan, incentivei a prática de Nage-waza precisamente por essa razão. Como resultado, naquela época, um grande número de especialistas em Nage-waza foi formado nos primeiros dias do Kodokan.
    Como resultado da ênfase em Nage-waza, no entanto, Katame-waza gradualmente foi sendo negligenciado. Em algum momento por volta de 1887, mestres de todas as várias escolas do país se reuniram no Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio. Entre eles estavam especialistas em Katame-waza. Ao competir contra eles, os praticantes do Kodokan não tiveram problemas em usar Nage-waza, mas tiveram dificuldade em usar Katame-waza no início. A mesma coisa aconteceu em uma série de competições realizadas no Butokukai de Kyoto com especialistas em Katame-waza de todo o país - os praticantes do Kodokan venceram facilmente usando Nage-waza, mas lutaram com o menos familiar Katame-waza. Por essas razões, mais esforços foram direcionados para a prática de Katame-waza, no qual o Kodokan ganhou mais destaque, e hoje em dia a maioria dos praticantes do Kodokan pode enfrentar qualquer oponente, seja com Nage-waza ou Katame-waza.
    Devo destacar, porém, que à medida que progredimos em Katame-waza no Kodokan, nosso progresso em Nage-waza foi interrompido. Há um limite para a energia de uma pessoa, e quando a energia é gasta em uma área, outras áreas se tornam negligenciadas - isso é inevitável. Portanto, estou pensando seriamente no randori do futuro. Se Katame-waza for praticado depois de primeiro enfatizar Nage-waza, então é possível que certas pessoas se tornem altamente habilidosas em ambos. Normalmente, no entanto, não se pode sobressair em ambos, então a maioria das pessoas deve colocar sua energia em dominar Nage-waza enquanto dedica menos energia a Katame-waza, enquanto aqueles que são particularmente interessados em Katame-waza podem praticá-los como forma principal. Planejo usar essa política em conformidade ao dar instruções no futuro."
    Ademais, na pg. 20, capitulo - "The Development of Techniques/O Desenvolvimento das Técnicas"; demonstra afinidade do Sensei Kano com Katame-waza.:
    "Primeiramente estudei Tenjin Shinyo-ryu com Fukuda Hachinosuke. Após sua morte, continuei meus estudos com Isao Masamoto na mesma escola de Jujutsu e, após a morte dele, aprendi Kito-ryu com Iikubo Tsunetoshi. Em seguida, estudei todas as outras escolas. O Tenjin Shinyo-ryu praticava Nage-waza(técnicas de arremesso), mas se concentrava principalmente em Shime-waza (técnicas de estrangulamento) e Kansetsu-waza (técnicas de articulação), seguidas por Osaekomi-waza (técnicas de imobilização). O estudo de Nage-waza (técnicas de arremesso) era relativamente limitado. O Kito-ryu era originalmente uma forma de grappling em armaduras (Yoroi Kumi Uchi), e seu Nage-waza (técnicas de arremesso) eram incomparáveis, mas dava pouca ênfase a Shime-waza, Kansetsu-waza ou Osaekomi-waza. Assim, mantive os pontos fortes dessas duas escolas e compensei as áreas em que eram deficientes estudando as outras escolas. Finalizei as técnicas após incorporar várias inovações minhas."
    CONCLUSÕES:
    . Ênfase Inicial em Nage-waza: Kano defendia que Nage-waza (técnicas de arremesso) deveria ser o foco inicial do treinamento de Judo devido à sua complexidade e à curva de aprendizado mais íngreme. Ele via o aprendizado de Nage-waza como essencial para formar uma base sólida antes de abordar Katame-waza (técnicas de imobilização).
    . Importância de Katame-waza: Embora Kano valorizasse Nage-waza, ele não desconsiderava a importância de Katame-waza. Ele reconhecia que Katame-waza era crucial, mas a ênfase inicial em Nage-waza facilitava a lembrança e a integração das técnicas de imobilização em uma fase posterior do treinamento.
    . Desafios e Adaptação: Ao enfatizar Nage-waza, o Kodokan inicialmente negligenciou Katame-waza, o que levou a dificuldades em competições contra especialistas em técnicas de imobilização. Isso fez com que Kano e o Kodokan redobrassem os esforços para melhorar as técnicas de imobilização, equilibrando assim a prática entre arremessos e imobilizações.
    . Equilíbrio e Futuro do Treinamento: Kano reconheceu que há um limite para a energia disponível para treinar e que, ao se concentrar em uma área, a outra pode ser negligenciada. Ele sugeriu que a maioria dos praticantes deve focar em dominar Nage-waza, enquanto aqueles particularmente interessados em Katame-waza podem dedicar mais tempo a essas técnicas, mas ele também considerou a importância de equilibrar o treinamento de ambas as áreas para alcançar um desenvolvimento completo.
    Em suma, Kano acreditava que um treinamento equilibrado e bem estruturado, com uma ênfase inicial em Nage-waza seguida pela prática de Katame-waza, era a chave para desenvolver um Judoka completo e eficaz.
    Você pode discordar um pouco ou totalmente de Jigoro Kano, mas não pode lhe imputar coisas que não disse ou pensava. Vamos evoluir o nível da conversa, nunca abaixar!

    • @Will_BJJ
      @Will_BJJ Месяц назад +4

      @@CabralNick, você contextualizou de maneira precisa e com fundamentação. Muito bom.

    • @MsValdenor
      @MsValdenor Месяц назад +1

      O excelente é que você citou as fontes ao contrário do entrevistado

    • @marcus_camacho
      @marcus_camacho Месяц назад +1

      Aula!

    • @ricardokerscher
      @ricardokerscher Месяц назад +4

      Pois é... Povo do bjj não lê un livrinho de 100 páginas mas adora falar besteira nas redes sociais... Método gracie: Marketing, mentiras, e criação de narrativas fantasiosas, pra defender seus interesses...

    • @ricardobanegames3796
      @ricardobanegames3796 Месяц назад

      Perfeito! Que aula.

  • @Dom-g2o
    @Dom-g2o Месяц назад +8

    *Pior é ver o entrevistador concordando com tudo!*
    😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    • @ricardokerscher
      @ricardokerscher Месяц назад

      Esse cara não sabe p0rra nenhuma sobre Judô...

    • @victorfernandes-zd4kt
      @victorfernandes-zd4kt Месяц назад

      Esse Alexandre é um bunda mole! Entende de porra nenhuma e fica omisso pra parecer legalzão

  • @marcuspiscaer4120
    @marcuspiscaer4120 Месяц назад +1

    Maeda ""No Kodokan, eu não praticava Newaza porque não era interessante, mas agora (em Londres) eu o pratico muito por necessidade. Além disso, tenho treinado muito com lutadores daqui, como o Catch as Catch Can e o Greco Roman, por isso melhorei muito nesse estilo de luta.
    Esses estilos de luta são semelhantes ao Osaekomi do judô, em que as lutas são decididas quando os ombros do oponente estão no chão. É por isso que, ao contrário do judô, o escopo das regras é restrito e os oponentes com físicos muito diferentes não podem competir. Os estrangeiros que praticam esse tipo de luta são bastante habilidosos em manter seus oponentes no chão. Tenho praticado um pouco e agora nunca consigo perder para alguém do meu tamanho.
    Essa tem sido uma ótima fonte de pesquisa para o meu Osaekomi (imobilização, ou seja, controle lateral, montaria etc.).
    O Catch as Catch Can é semelhante a uma luta de judô Osaekomi, em que você tira a roupa de treino e mantém os ombros livres, e há várias técnicas de arremesso.
    No Greco Roman, os pés não são usados e as mãos não podem tocar os pés. É como uma luta de torção. Portanto, o primeiro tem um certo grau de diversão, mas o segundo não é nada interessante.
    Mas, aqui, isso é feito por homens de 90 a 90 quilos".

  • @YAMAZAK1
    @YAMAZAK1 27 дней назад

    O jiu-jitsu moderno (brasileiro) é fruto da hiper-especialização da luta agarrada com kimono de origem japonesa que ocorreu no Brasil no século XX.
    É um refinamento/desenvolvimento que aconteceu da prática com ênfase na luta para dominar e submeter o oponente.

  • @marcosviana7274
    @marcosviana7274 Месяц назад

    Uma discussão sem fim. Quem conhece e já viu algum vídeo do Kimura vai ver muitos golpes traumáticos de chão. Inclusive o Kosen Judo.

  • @leocmen
    @leocmen Месяц назад +1

    Leiam o livro de "Stanley Virgilio" sobre o Conde Koma" que fala do assunto de forma imparcial. A pergunta: quem seriam os Gracie sem Maeda, precisa ser feira também...

    • @MsValdenor
      @MsValdenor Месяц назад

      É uma troca, sem Maeda ter ensinado ninguém hoje em dia saberia quem foi Carlos ou Hélio Gracie

  • @joaomiranda4769
    @joaomiranda4769 Месяц назад

    A ideia geral é que a arte marcial era completa incluindo armas... os meninos desde cedo praticavam tudo (espada, arco, cavalaria, e tbm o combate desarmado).... iam se especializando... mas mesmo dentro do combate desarmado tem as áreas ou especialidades. E treina-se tudo pois na maioria das vezes, o combate começa de pé e pode, ou não, terminar em pé, se não terminar ele pode terminar na queda... pois pode machucar muito.... se não terminar aí vem o chão... as artes marciais modernas é que no processo de se tornarem esportivas foram se especializando...

  • @ApumaelM
    @ApumaelM Месяц назад +2

    Continuo gostando muito desse podcast,mas agora desceu um pouco no meu conceito, deturpando a história os fatos e seus reais valores.

  • @williamfrederico962
    @williamfrederico962 Месяц назад +2

    chapou muito

  • @ClaudioSanada1972
    @ClaudioSanada1972 Месяц назад +3

    Um detalhe!
    O pessoal do Brasil poderia começar a citar o nome do fundador do Judo como KANO San
    Esse é o sobrenome 名字
    Aqui no Japão 🇯🇵 é costume usar apenas o sobrenome, tipo Kimura San, ninguém sabe o primeiro nome, apenas o sobrenome!
    Oss 🥋

  • @juniorcarvalho4750
    @juniorcarvalho4750 Месяц назад +1

    Movimentos de hj q alguns podem considerar moderno já era feito em competições em faculdade japonesas. Inclusive o triângulo.
    Mas outra coisa o grande ponto foi a evolução esportiva daí nesse ponto o Judô foi tomando esse rumo , até o próprio nome Judô.
    A verdade é q é mais fácil pra marketing dizer q era o jiu jitsu diferente . Era a essência o kano jiu jitsu sem a influência de competição .
    Maeda era discípulo da kodokan.
    1890 como ele fala já existia a kodokan
    Os gracie não seguiram o caminho esportivo , continuaram fazendo o kano jiu jitsu pretendido com maeda adaptando a sua realidade ..

  • @rosanalazari9198
    @rosanalazari9198 Месяц назад +2

    Meu Deus 😮😮😮😮
    Que Horror!!!

  • @Danniwell
    @Danniwell Месяц назад

    Ele não falou errado, mas teve algumas más interpretacoes. O Jigoro Kano criou o Judo com as melhores(de acordo com ele) tecnicas de cada estilo do ju jutsu. Ele também observou que o ju jutsu tinham muitos atletas lesionados por fazerem shiai ao invés de randori. Não entenda shiai como competicao e sim um sparring mais pesado como o "confere" e o randori algo mais flow. Hoje em dia nem os judokas entendem mais o que é randori e fazem shiai ao invés de randori. Vejo até isso sendo feito mais no jiu jitsu do que no judo nos dias de hoje.

  • @juniorcarvalho4750
    @juniorcarvalho4750 Месяц назад +1

    Pedro está utilizando a fala no contexto favorecendo o gracie jiu-jitsu ,na verdade o kosen judo prova ,
    Na verdade os gracie aprenderam kano jiu jitsu, denominação dada inicialmente a criação de jigorokano, inclusive em encarte de lutas de maeda traz kano jiu jitsu.
    A visão na época era luta marcial e com tempo foi se tornando esportiva , esse é o ponto.
    Gracie bebeu da fonte original do kano jiu jitsu.

  • @neotemplario1530
    @neotemplario1530 Месяц назад +1

    Se você só pratica Kata e não Saprring, treinamento de luta em si, você vira um socador de vento ou coreógrafo, não um lutador

  • @Theo-dd1hi
    @Theo-dd1hi Месяц назад +1

    Barberagem em forma e conteúdo. tsc,tsc,tsc...

  • @ApumaelM
    @ApumaelM Месяц назад +1

    Sou fã do canal mas esse corte foi um festival da falação de groselha kkkk

  • @thiagomartins8818
    @thiagomartins8818 Месяц назад

    Do jeito que o Pedro fala do Ju-jutsu, parece a até que era uma coisa só. Havia uma infinidade de escolas de luta agarrada, cada uma com sua especificidade.
    Trazendo para um contexto mais simples, unificar o jiu-jitsu seria como falar que toda oa esportes com bola são futebol, ignorando as diferenças pro vôlei ou basquete.
    O jiu-jitsu atual se assemelha a algum estilo de jiu-jitsu justamente pela grande variedade de estilos, qualquer complemento ou ênfase nas técnicas de judô trazidas pela japoneses seria semelhantes ao que era praticado anteriormente no Japão.
    Como praticante de jiu-jitsu, eu vejo uma necessidade muito grande de elevar o jiu-jitsu brasileiro ao topo de todas as artes marciais, queme parece ser uma herança da Família Gracie, coisa que esta muito longe de ser verdade. A falta do atemi-waza e ênfase no ne-waza são limitações claras nesse sentido. A maioria dos faixas pretas de jiu-jitsu nao sabem dar um chute ou uma queda tecnicamente corretos, se nao treinarem outras artes marciais. Apesar disso, o jiu-jitsu continua sendo um esporte maravilhoso, com um "life style" incrível e, de longe, a luta mais amigável para o iniciante.

  • @marcosviana7274
    @marcosviana7274 Месяц назад +1

    Kyuzo Mifune

  • @eyeofthetiger319
    @eyeofthetiger319 Месяц назад

    Na verdade o que o Jigoro Kano quis priorizar e remover foi justamente o objetivo do Ju-jutsu que era mais voltado pra eliminar o oponente. Quanto a parte em pé por conta de se transformar em esporte e deixar a luta mais rápida e mais dinâmica pro público, principalmente com a entrada nos jogos olímpicos.O fato dele ter chamado a forma de luta que ele aprendeu e desenvolveu de Judo, é porque tem mais a ver com o caminho/estilo de vida do que com a arte/técnica propriamente dita.

  • @juniorcarvalho4750
    @juniorcarvalho4750 Месяц назад

    Os gracie beberam na fonte original da criação de jigorokano, através do aprendizado com maeda.
    E quando o Judô foi se tornando esporte , os gracie continuam desenvolvendo marcial.
    Não q jogorokano seja um Deus q não é, mas importante respeitar a história de quem tornou o jiu jitsu completo , pois o Judô antes de fortalecer o próprio nome Judô Tb foi chamado de jiu jitsu moderno.

  • @eubrunofonseca
    @eubrunofonseca Месяц назад

    👍

  • @CabralNick
    @CabralNick Месяц назад +3

    Segue algumas recomendações de leitura sobre Katame-waza/Ne-waza e Nage-waza:
    . 1918 | Yamanaka - Kodokan Jiu-Jitsu, Judo
    . 1919 | 柔道は所うして 勝て 961561_0001
    . 1934 | Sakujiro Yokoyama - Judo Kyohan
    . 1952 | Feldenkrais M. and Koizumi - Higher Judo, Ground Work
    . 1955 | Mikonosuke Kawaishi - Mi Metodo de Judo
    . 1956 | Jigoro Kano - Kodokan Judo
    . 1957 | Mikonosuke Kawaishi - My Method of Self Defence
    . 1961 | Mikonosuke Kawaishi - Combinations and Counter
    . 1962 | Gene Lebell - The Handbook of Judo
    . 1964 | Kazuzo Kudo - Throwing Techniques Judo in Action
    . 1964 | Risei Kano - What is Judo
    . 1966 | Sadaki Nakabayashi - Judo
    . 1967 | Kazuzo Kudo - Grappling Techniques, Dynamic Judo
    . 1971 | Gene Lebell - Grappling and Self-Defense for The Young Adult
    . 1976 | Isao Okano - Vital Judo, Grappling Techniques
    . 1976 | Isao Okano - Vital Judo, Throwing Techniques
    . 1979 | Takahiko Ishikawa - Judo, Training Methods
    . 1982 | Katsuhiko Kashiwazaki - Attacking Judo
    . 1983 | Tadao Otaki, Donn F. Draeger - Judo Formal Techniques
    . 1985 | Katsuhiko Kashiwazaki - Fighting Judo
    . 1999 | Toshiro Daigo - Kodokan Judo Throwing Techniques
    Infelizmente, eventos da Segunda Guerra foram responsáveis pela perca de incontáveis livros, afetando não somente o Judo, mas o Budo como um todo. Boa leitura a todos, recomendo em especial Isa Okano, Kazuzo Kudo, Katuhiko Kashiwazaki e Mikinosuke Kawaishi; estudos extensos de Ne-waza. Quem diria, conhecimento em Ne-waza/Luta de Chão bem estabelecido e formulado em livros antes do mundo conhecer os Gracies??
    Leiam Mikinosuke Kawaishi (My Method of Self Defense) e compare com o livro do Helio Gracie, é fácil de perceber que até a sequência de técnicas apresentadas é a mesma; e digo isso sendo fan dele, com um quadro dele pendurado no quarto. Se foi plagio ou não, NÃO ME IMPORTO; mas não muda o fato que as técnicas já tinham sido descritas antes por Kawaishi, e se bobear até antes dele.

    • @Will_BJJ
      @Will_BJJ Месяц назад +2

      @@CabralNick, excelente acervo bibliográfico. Obrigado por compartilhar.

    • @CabralNick
      @CabralNick Месяц назад +1

      ​@@Will_BJJ OSU

    • @MsValdenor
      @MsValdenor Месяц назад +1

      Não há nenhum desses livros em português?

    • @CabralNick
      @CabralNick Месяц назад +1

      @@MsValdenor Acredito que não.
      Talvez os do Jigoro Kano você consiga achar uma tradução em português ou espanhol, porém a grande maioria está em inglês, francês e japonês (original).
      Procure no "Internet Archives", um ótimo site, só criar uma conta e alugar os livros, tudo de forma GRATUITA. Outros vc consegue pesquisando o título no Google e acrescente "pdf" a frente, há opções de download em outros sites.

    • @ricardokerscher
      @ricardokerscher Месяц назад

      E em japonês há dezenas e dezenas de livros sobre newaza desde o século 19. O O tal "gracie jj" é apenas uma cópia barata de uma parte do Judô aliado a um marketing aviltante com mentiras e violência como modus operandi. Nada mais do que isso.

  • @marcosviana7274
    @marcosviana7274 Месяц назад

    Kosen judo.

  • @ricardokerscher
    @ricardokerscher Месяц назад

    Gracie falando sobre "verdadeiro jiujitsu"... Kkkkk .... Brasileiro é mesmo uma piada pronta, né? Certos? Certos em quê? Que você tem um tatame e por isso não liga em levar uma queda... Tire o tatame e simplesmente gracies não existiriam, muito menos o bjj...

  • @RoniCws
    @RoniCws 17 дней назад

    Ta errado

  • @jujutsu9
    @jujutsu9 Месяц назад +1

    A claque dos “historiadores” anti-gracie ficou bem incomodada com a argumentação embasada e inteligente do Mestre Valente. O judo prioriza as projeções e o jiu-jitsu prioriza o chão. Isso era assim na época do Kano e continua sendo até hoje.

    • @MsValdenor
      @MsValdenor Месяц назад +1

      Tão embasada que ele não cita as fontes...

    • @ricardokerscher
      @ricardokerscher Месяц назад +2

      "Inteligente" e "embasada".... Hhuuauahuahuahua... 😂

    • @luks834
      @luks834 Месяц назад

      Tu só pode tá de sacanagem

    • @RoniCws
      @RoniCws 17 дней назад

      ???????