O jornalismo atual, havia de aprender um pouco com o Unas, boa onda, disposto a ouvir, deixar o convidado falar, nada de ataques partidário com as questões. Bom trabalho MB
@@nocivolive claro. Mas infelizmente quanto mais notoriedade têm este tipo de conteúdos, mais pressões poderão sofrer de marcas, organizações, etc. Contudo, e felizmente, acho que o maluco beleza tem se mantido na sua "linha" e fora de "cartilhas"
"(...)Havia de aprender(...)" Agora em português,se faz o favor. É que o verbo "haver" não conjuga com o verbo "aprender",já o verbo "dever"... Mas afinal o que sei eu? Não sou poliglota como a marioria dos que aqui escrevem. Que falta de juízo,o meu. Aí Camões,Camões,perdeste tu,um olho,por dois tostões. O que seria se perdesses,tu,os dois?
Olá Rui Unas, sou um raro comentador nas redes sociais. Mas, quero agradecer-lhe esta entrevista! Depois de ter assistido a ataques sucessivos a vários candidatos em "entrevistas" nos canais abertos(RTP, SIC, TVI), finalmente é possível ouvir as ideologias e pensamentos de um candidato sem este ser atacado. Por favor, leve os restantes candidatos ao maluco beleza. Fica aqui o agradecimento de um jovem português de 30 anos que apenas quer exercer o seu direito (e dever) de voto em consciência. Cumprimentos
E também o reconhecinento e agradecimento de uma enfermeira aposentada de 67 anos e grata pelo seu modo de entrevistar . Precisamos mudar a rota do nosso país com muita celeridade . Muito obrigada.
Finalmente uma entrevista que é, verdadeiramente, uma entrevista em que podemos conhecer quem é a pessoa e as ideias que defende. Até agora vi muitas "entrevistas" que mais eram debates (e isto com todos os candidatos, não só com o Tiago Mayan). Também têm de existir debates porque é essencial vermos as pessoas no confronto de ideias, mas antes disso temos de as conhecer e aquilo que defendem. Parabéns Maluco!!
Gostei de ouvir o Mayan, nota-se que é um cidadão culto e bem intencionado. Apesar de não o achar o indicado para o cargo de PR, não deixo de simpatizar bastante com o trabalho da IL, força!
O Maluco Beleza precisava disto. Bom convidado, trazer mais candidatos e elementos de cargos de importância política ao programa. Precisamos de puxar as pessoas para a vida política, seja quais forem as suas preferências. Vocês no Maluco Beleza podem dar uma preciosa ajuda.
Mayan ganhaste mais um voto. Obrigado unas so com uma entrevista conversa livre de preconceito e fluida, foi possível pelo menos para mim entender a visão da IL Obrigada Maluco Beleza e também tu ganhaste um subscritor
esse e o espirito liberal, e nao estamos a falar economicamente, esse ate e o aspecto menos importante, o que falamos e de as pessoas seguirem e escolherem o que mais lhe agrada na vida para serem felizes, o espirito liberal e liberal em todas as vertentes etica moral e economica, e se os eleitores estivessem mais preocupados com a etica e moral nunca teriamos um governo corrupot, quando os principios sao jogados fora como coisas secundarias temos um resultado desastroso na sociedade como hoje em dia. temos de recuperar os valores eticos morais e de justica para melhorar a nossa vida.
@@Pedro-Luis E quando as pessoas não escolhem o melhor? Acha mesmo que só porque as pessoas preferem algo isso é o melhor para a sociedade? E o que acontece às minorias? E o que acontece aos menos favorecidos?
@@anapereirinha8689 e quem sabe o que e melhor para a sociedade se nao as pessoas que vivem nessas sociedades ou sera um governo que vai saber o que eu quero comer ou calcar? ja agora rosa para as meninas e azul para os meninos?lol o que acontece se voce fizer uma ma escoha? a responsabilidade e sua no bom sentido com liberade vem responsabilidade qual o problema de uma pessoa ou empresa errar? nenhum agora quando um governo falha a queda e maior nao acha? aqui estamos a falar de escolhas nao de minorias ou pobres ou acha que o pobre e um ser incapaz de nao escolher a sua propria vida? eu sou pobre e escolho o que quero vestir investir e comer. mas vamos falar das minorias e dos pobres sem problema, numa sociedade os menos favorecidos sao ajudados pelo estado nenhuma sociedade liberal da europa isso nao deixa de acontecer, existe sempre uma rede de seguranca social, o que acontece e que em paises liberai os pobres sao menos e vivem melhor que os pobres socialistas, 8 em 10 paises lideres do indice desenvolvimento humanos sao liberais e os dois restantes sao a noruega e suecia com altas liberdades economicas apesar de serem socialistas na sua essencia. por isso nao somos contra o estado social, os liberais sao contra uma sociedade pobre isso sim, queremos acabar com os pobres.
@@anapereirinha8689 quanto as minorias nada contra nem a favor, desde que sejam tratadas como pessoas normais, liberais sao a favor das minorias como os homosexuais estrangeiros e outras religioes ou culturas. Nao vou entrar na senda partidaria porque nestes casos das minorias o mais importante sao os cidadaos escolherem como querem viver as suas vidas e serem tratados de forma igual. regressando aos pobres o importante e ter medidas de eliminacao dos pobres e nao sustentacao da miseria nos pobres, porque dar uma esmola nao e ajudar os pobres mas sim prepetuar o pobre, a ideia e o povo ser ajudado a ter emprego para que o pobre possa viver melhor com as suas escolhas e que possa aceder ao elevador social, isso so acontece com melhor economia e um estado fora dela.
@@Pedro-Luis Um pobre tem opção de escolha? Não tem tanta como um rico certamente. E sim acredito que pagar menos impostos gere mais emprego uma vez que há uma maior motivação para formar empresas e investir (a tal vossa mão invisível a funcionar :) ) mas como serão esses empregos? Sem regulações, com menos estado, quanto é que esses trabalhadores vão receber, que garantias é que vão ter? E que garantias é que tem de que essas empresas não se vão aproveitar de recursos naturais que prejuiquem o ambiente? Eu sei que depositam uma larga confiança nas pessoas, e talvez seja esse o problema. Acreditam que as pessoas vão escolher com total racionalidade quando não vão. E nem sempre são elas a levar com os seus erros.
Clareza de ideias, longe de holofotes e soundbytes, assertividade, seriedade, humor, humanismo. Uma lufada de ar fresco na política portuguesa. Mais um voto - o meu -, para dar uma oportunidade a alguém que pensa de forma séria, sem recurso a agressões gratuitas e gritaria desnecessária para atirar a habitual areia para os olhos das pessoas. Boa sorte, Mayan. Vai ser necessário um milagre para um dia tirar os habituais galos do pedestal deste país retardado.
Finalmente vi nascer um partido e um candidato a PR com ideais de vanguarda. Tanto à Esquerda como à Direita só vejo ideias ultrapassadas ou corrompidas por interesses partidários e compadrios. Quanto a mim o Tiago é o unico candidato com verdadeiros argumentos digno de ser eleito. Força!
@@publicojornas1787 Países com politicas historicamente liberais e com partidos de ideologia liberais no governo: Estónia Letónia Lituânia Alemanha Irlanda Coreia do Sul Canadá ... Se calhar estes povos são muito infantis.
@@rodolfoperro161 - É muito simples... as pessoas são crentes e estão sempre a ser decepcionadas pela realidade dos factos... como crianças inocentes quando percebem que o Pai Natal não existe.
Para quem está a ter o primeiro contacto com a Iniciativa Liberal aconselho vivamente a verem a ep do [Profectus - João Cotrim Figueiredo]. Foi esta entrevista que me mudou muito a prespetiva quanto à IL !!!
Esta entrevista soube bem de se ouvir, deixou-me verdadeiramente em paz de espírito, principalmente por estar a ouvir a seguir logo a seguir ao debate vergonhoso da TVI24.
Grande entrevista! Sem dúvida vai ter o meu voto, não me revejo em mais nenhum outro candidato. Este é o candidato mais equilibrado e fora de populismos, seja de direita ou de esquerda.
Antes de acentares o teu voto, vê o debate dele com o Marcelo Rebelo de Sousa e percebes que ele tem ideias mas não soluções, e idéias todos têm, mas era preciso saber fazer
@@diogomoreira2857 ele não pode ter soluções se efetivamente não está no ativo e não tem acesso a números informações etc isso das ideias é com todos os partidos as soluções só aparecem no mandato porque só aí podem atuar as supostas ideias que você fala que são inúteis
@@lox8031 não estou a falar em votar, estou a falar em democracia e respeito. Alias acho que só arranjam maneira de desta forma algumas pessoas votarem nele, mesmo que não ouçam as suas ideias
Excelente ideia! Parabéns Rui Unas, Parabéns Maluco Beleza! Parabéns Tiago Mayan. Já ganhou o meu voto, mas gostava de ouvir todos os outros candidatos.
Sem dúvida. Dá gosto ouvir esse homem! Mas qualquer um deles fala da mesma forma, na IL. Todos convencem pela clareza e diferença do discurso, face à porcaria do costume: pose de Estado; charme desmedido; vaidade; arrogância; cinismo; falsa modéstia; populismo; vedetismo; gritaria, enfim... grande charco em que temos andado....
Enquanto não perceberem que não são os outros entrevistadores que são maus... O problema é que a instituição em que trabalham só lhes paga se fizerem entrevistas enquanto dão opinião para "queimar" os entrevistados que o sistema não gosta.
E portanto, uma pessoa que se sujeita, de livre e expontânea vontade, a produzir jornalismo de má qualidade só porque lhe mandam e quer ganhar mais dinheiro, é um bom entrevistador?
Parabéns a ambos pela entrevista! Há quem tente (erradamente) conhecer os candidatos durante os debates televisivos onde acaba sempre por transparecer a ideia de que se tenta conciliar duas coisas que sendo feitas ao mesmo tempo se tornam contraproducentes. São colocadas questões rápidas de enquadramento e posicionamento dos candidatos e logo de seguida são colocados em confronto direto um com o outro, frequentemente com temas demasiado específicos para se entender o que verdadeiramente defendem. Infelizmente, neste último formato, são os candidatos com maior mediatismo e não os mais esclarecidos que acabam por roubar a atenção (e eventualmente, o sentido de voto). O Tiago Mayan, pelo seu perfil mais calmo, assertivo e esclarecido (algo raro na política em Portugal) tem sido vítima desse mesmo formato onde se realça mais o barulho e menos as ideias.
Este país gosta de Presidentes como o Marcelo... Manter o status quo e não muda nada! A justiça ou a falta dela sempre justificada pela complexidade dos processos!
Excelente Unas, isto sim, esclarecedor relativamente ás ideias do candidato, princípios politicos e carácter (o pouco que é possível desvendar numa entrevista) . Parabéns a ambos.
@@pedrobreyner7204 No entanto vi uma entrevista de 20 min ao primeiro português que teve assistência respiratória por causa do covid em fevereiro passado....
@@pedrobreyner7204 tv de estado ou não, é a que tem a melhor seleção de notícias em particular no telejornal, 1 hora certa com a informação do dia sem encher chouriços. Já a Sic tem assinaturas que só estão a fazer tempo para completar a 1h 45 m de jornal, a tvi é o mesmo sistema. Agora no aspeto de imparcialidade julgo que não exista na tv portuguesa, sic, tvi, rtp, todas falham nisso agora a rtp, tirando isto dos debates, julgo que se controlam mesmo por exemplo com o polémico presidente dos EUA só apresentam informação relevante sem fofoquices cujo costume é familiar na sic e então na TVI é uma festa. Agora tmb há assinaturas neste caso da sic que gosto muito, o futuro hoje, o contas poupança ainda acho relevante mas agora colocaram uma assinatura de salvamentos, parece programa do Discovery Channel.
não é manifestar tendência política. é fazer perguntas difíceis, quer se esteja do lado do candidato quer não. há uma boa razão para isso: quem fala sozinho tem sempre razão e desse modo testa se a solidez dos argumentos dos candidatos, ao contrário do que aqui acontece.
obviamente q as medidas propostas: 1. taxa de 15%; 2. possibilidade de escolha da escola pública/privada; 3. possibilidade de escolha do hospital público/privado... tem custos para o Estado; No entanto isto é possível com um melhor e mais rigoroso orçamento e o fim do desperdício de dinheiro em Elefantes como a TAP e Novo Banco. Mas este País ainda está muito atrasado para aceitar estas ideias... Ainda somos o País onde só se pensa em arrecadar impostos, ignorar a classe trabalhadora mais qualificada, e pensar q o Estado deve controlar empresas!
A ideia de que ao baixar os impostos o estado perde receita não é necessariamente verdade. Ao baixar os impostos, as pessoas têm mais dinheiro para gastar, a economia cresce, e o estado pode acabar por até ter uma receita maior. Mas, enfim... Parece que cá em PT a malta gosta de trabalhar e ver uma fatia enorme dos seus rendimentos ser colectada pelos impostos, para depois ver o estado a queimar dinheiro na TAP.
@@MrFilipeMesquita Estás a ser irónico? É que quando a TAP "abandonou" o aeroporto do Porto o número de passageiros por ano aumentou. Estamos agora servidos por companhias mais competentes com voos mais baratas. Estratégica? Porquê? A grande maioria dos países desenvolvidos não tem companhia de bandeira pública. Vais-me falar do que a TAP representa a nível de exportações? E o que representa a nível de importações, também contas? É que só importa falar-se disso se a análise for feita à diferença entre exportações e importações, e não só às exportações. Receita? Estás a falar da receita de -3,4 mi milhões de euros? Estás a falar de fornecedores? É que fornecedores tipo, hotéis e restaurantes fornecem-se pelo turismo e, tal como se verificou no exemplo do aeroporto do Porto, o turismo cresceu no Porto sem a TAP.
@@MrFilipeMesquita então porque nos anos loucos de turismo a tap dá prejuízo, com vinha a acontecer antes do inicio da pandemia? Faz lembrar o outro que numa terra de "bêbados" conseguiu falir uma empresa de produção de cervejas. O que não faltam é empresas a prestar serviços aéreos e o boom do nosso turismo não estaria suportado nos low cost? Coisa que a tap não praticava.
@@joaofreitas326 Então quando um ou vários empresários da cidade do Porto necessitarem de sair da Europa,para fazer negócio que voem nessas companhias aéreas mais baratas!
Eu também era um liberal adormecido e não sabia... até perceber que o liberalismo social é das ideologias que mais provas dadas tem de que funciona... Suíça e Holanda p.ex (não confundir com “liberalismo conservador” ou “neoliberalismo”).
Grande iniciativa! mais um meio livre de interesses para informar a população portuguesa. Um grande obrigado a toda a equipa por este movimento cívico!
O rui unas tem de abrir um curso para jornalistas.... São as melhores entrevistas , as mais incisivas e as que melhor serviço público presta a Portugal...
Ate que enfim um partido no parlamento decente e moderado, a favor do Cidadao, e um candidato presidencial que nao e' maluco, que quer transformar o pais no sentido do progresso.
Só para colmatar, e de encontro à pergunta sobre se existe ou não propaganda política nas televisões, nomeadamente por parte de jornalistas. A única palavra que me ocorre é, vergonha.
deixe la a vergonha, eu ate acho que nao sao militantes o problema e a agenda socialista que deturpou as cabecas a sociedade como um todo incluindo os jornalistas. durante 45 anos criou se um ambiente onde o socialismo reina e pensar em solucoes diferentes ja e radicalismo. eu nem acho que fazem por mal, tenho e pena que foram anesticiados pela visao socialistas e nao possam ver o resto mas aos poucos vamos acordar esta sociedade adormecida, estamos a mudar portugal e as cabecas dos portugueses vai demorar mas vamos chegar la, eu fico contente pois eu estou no lado certo da historia e a fazer a mudanca.
Somos um país demasiado bebé para ter uma cultura verdadeiramente liberal. Para isto acontecer era preciso tirar o biberão a muitos por uns anos e muitos dos bebés viriam para a rua chorar. O resultado seria o fim do liberal no poder ao fim dos 4 anos. Como tal, este país não sai nem nunca sairá da cepa torta. Sempre vivemos com o que não temos, e agora não queremos outra coisa. Um país miserável que vive do passado pré 1910 e nunca mais terá o poder político e económico que alguma vez teve. Era possível sê-lo! Mas isso implicaria penar uns 10 anos para aí depois sim arrancar. O buraco é demasiado fundo para o povinho que somos. Subir a parede do buraco é muito difícil para nós porque só pensamos a curto e médio prazo. Mas o que são 10 anos numa história de 800? Nada! Só que o povinho nem encherga. Salve-se quem puder porque deste país não se espera nada.
@@FNDMA As nossas utopias (desde nacionalistas, marxistas ou liberais) são todas bonitas até se analisar as consequências das mesmas quando postas à pratica.
Gostei de ouvir o Tiago, mas tenho só de fazer uma pequena correção: nem toda a esquerda é estatista, exista uma grande porção da esquerda (na qual eu me insiro), que é mais liberal. O chamado socialismo de mercado. Para quem não conhece gostava que pesquisassem , falta muito este diálogo na nossa sociedade! abraço
@@danielsilva9502 Não como eu gostaria, ou com representatividade. Houve pequenos projetos, mas como tudo na esquerda é dificil chegar a acordos xD, e nunca nada foi desenvolvido, para já
Se esta entrevista fosse ao André Ventura, o Rui Unas seria a mesma pessoa que foi nesta entrevista, mas não veríamos tantos comentários consensuais sobre a qualidade da mesma. O que prova que a Iniciativa Liberal, é fundamentalmente e cada vez mais, um partido saudavelmente instrutivo/disruptivo do que fundamentalista e disfarçado de igual a tantos outros.
O Rui sabe, sabe, sabe o que todos os outros jornalistas sabem mas faz, faz, faz muito melhor do que os outros jornalistas. Porquê? Porque não quer ser o centro das atenções. Eu lembro-me há uns anos em que todos os canais de TV (RTP, SIC e TVI) entrevistaram uma pessoa simultaneamente (já não me lembro quem e não me apetece ir procurar) e os entrevistadores (jornalistas de cada canal) atropelavam-se naquela ansiedade de fazer a melhor pergunta. Estavam preocupados em competir entre si, em fazer a melhor pergunta, e não queriam saber do que é que o convidado tinha para dizer. O Rui faz tão simples e tão bem o que todos os jornalistas deviam de saber fazer: ouvir, respirar e questionar.
@@claudiopereira2276 sou patrono 😅 e acompanho desde quando a transmissão era na cave. Talvez há 5 anos, não sei. E acho que vi todos os videos. Sou um admirador do Rui, não por ser o Rui, mas porque para mim o Rui faz as coisas bem. Mas há alguma razão para dizeres isso?
Tenho sim.Acompanho o tb desde o inicio, que foi logo que foi "descartado" pelos canais televisivos e em que os primeiros episódios não mais foram que um desfile de tb "postos na prateleira", aos quais o Unas propunha a rebelião de tb criarem um canal ( RUclips) seu...nada contra, mas começou por ser as crónicas de um ressabiado, e esta a acabar por ser as crónicas de um vendido, escravo de patronos e de dinheiro de patrocinadores, claramente de esquerda, sempre á procura de lamber o cu certo..desiludiu me, só isso. Põe o que quer no canal, tira o que quer tb. Não há mal nenhum nisso, só não é é imparcial e totalmente um pensador livre cm pensava que era.
38:30 Por acaso acho que os cartazes da IL foram uma lufada de ar fresco nesse campo. Acho muito melhor tentar passar uma mensagem com um toque de humor do que ter um cartaz com a foto do Mayan de perfil e a frase "Juntos somos mais fortes"... que basicamente é o que 90% dos outros cartazes são.
O povo português não está preparado para um candidato como o Tiago. O povo ainda é demasiado atraído por populismo e peixeirada. Quem não for minimamente instruído e culto não conseguirá ver o valor deste candidato.
...quanto às "teorias da conspiração" sobre o Covid, os procuradores e juízes de vários paises têm estado a mostrar as suas preocupações com os levantamentos dos direitos, liberdades e garantias aos cidadãos. Em Portugal penso que a antiga procuradora Maria José Morgado falou nisso, e falou porque está jubilada, caso contrário não o poderia fazer.
O que falta à Iniciativa Liberal em Portugal para conseguirem que as pessoas entendam o que na prática eles defendem é um manual com metodologia e resultados esperados com base em evidências. Até lá, para mim, este tipo de iniciativas e pessoas que as apoiam só defendem mais a estratificação da sociedade.
E no caso da escola do bairro social de que TMG falou? Ficaria abandonada? E aqueles que não pudessem pagar mais do que o "cheque educação" que a IL propõe, não ficariam numa situação de desvantagem em relação ao vizinho que tem 200€ ou 300€ extra? Falou também do subfinanciamento dessas escolas: eu assumo que nenhum privado quisesse ficar encarregado de uma EB2,3 na Amadora ou perto do Bairro da Jamaica. Deixávamos então esses contextos ao Estado? É como no caso do BES, o estado só fica a resolver aquilo que mais ninguém quis, nunca o "banco bom", esse é para os privados. E fala-se muito das escolas privadas e da suas vantagens. No meu caso, de Lisboa, contam-se pelos dedos de uma mão os colégios em que os pais põem os filhos por uma educação de excelência e não para inflacionar as suas médias...basta olha para as tabelas que o ME tem da discrepância entre médias internas e nos exames nacionais. Mais, a ideia de que o Estado tem de financiar um ensino não universal, isto é, com características livres de escola para escola, parece-me absurda. Leva à segregação. Quem coloca os filhos numa primária Waldorf, por exemplo, faz parte de um nicho cultural e social muito específico, homogéneo, hiper sensível a questões ambientais e do trabalho manual. Quem coloca os filhos no São João de Brito, de outro nicho, católico e conservador, nos Salesianos ateu e porventura maçon...e aqui não falo só de questões económicas, mas também, com igual importância, de questões culturais, específicas de cada família. Para mim, a escola deve ser um lugar de confluência de múltiplas classes sociais e culturas, não um segregador dessas características. Compreendo e valorizo os ideais Liberais mas fica difícil, particularmente no caso da educação e da saúde (que não por acaso todos os liberais europeus defendem como serviços a cargo da sociedade, tendencialmente gratuitos/acessíveis), compreender a sua aplicação em contextos maiores que o individual. E é essa a vantagem e problema do liberalismo, pessoaliza e personaliza problemáticas sociais. Força uma visão a partir do eu, da liberdade individual, muito a prejuízo, para bem e para o mal, da escala de todos, da sociedade. Não que não tivesse curiosidade em ver como se manifesta, realmente aplicada...como tenho curiosidade com outras utopias, mais ou menos mascaradas.
Pesquise aí top20 dos países mais liberais do mundo e tire as suas conclusões. Há um misticismo muito grande em relação a está ideologia, as pessoas pensam que os mais pobres são simplesmente abandonados, como se não houvesse sensibilidade social.Por exemplo na Suiça e na Holanda é obrigatório o seguro de saúde, sim você leu bem é como nos Estados Unidos mas não vejo notícias de pessoas a morrer a entrada dos hospitais. Convido-o a ler sobre o milagre económico de Singapura, considerado o país mais liberal do mundo, sim não é os Estados Unidos, aliás os americanos nem estão no top10
ahhhhhh Unas, não deixaste o convidado responder à pergunta do António Castro: "Faz sentido o liberalismo quando não há igualdade de oportunidades?" Mas parabéns pela iniciativa. Abraço.
boa pergunta de facto, vou tentar responder peco uma compreensao mais abrangente. igualdades de oportunidades e uma utopia e nem o socialismo consegui o atingir, e sempre que tenta resulta na distruicao dessa sociedade, e facil entender o porque da impossibilidade dessa igualdade, os seres humanos sao diferentes por natureza nao ha como torna los iguais. e como um economista renomado disse se buscas primeiro igualdade em vez de oportunidade vais ficar sem os dois. ora aqui e que entra o liberalismo, um liberal nao promete que sejamos todos iguais mas da condicoes a todos ate ao pobres de terem oportunidades, isso faz a diferenca pelo socialismo. onde igualdade significa nivelar por baixo e poucas oportunidades mais iguais, o liberalismo da oportunidades para todos e dizendo que todos serao diferentes e nao mal nenhum. no caso do socialismo o elevador social estagna por falta de oportunidades no liberalismo existe elevador social onde o pobre pode realmente alvejar ser rico. como o liberalismo faz para que haja mais oportunidades para todos incluindo pobres? mais liberdade na educacao na saude e na economia. o erro que vejo na pergunta e em portugal e que mais vale sustentar o pobre para a vida toda, do que ajuda lo a nao ser mais pobre, a sociedade tem de eliminar os pobres e nao mante los iguais durante a sua vida, estabilidade pobre ja eu a tenho nao preciso do estado para me manter um pobre. temos de eliminar os pobres ao maximo e os pobre em portugal sejam os ricos do mundo, e so conseguimos isso com mais liberdade economica social e etica.
@@Pedro-Luis "os seres humanos são diferentes por natureza e não há como torna-los iguais". Tornar os seres iguais é diferente de igualdade de oportunidades. Mas por falar em seres humanos, conheces sociedades como a dos bosquímanos? Onde está a desigualdade nessas sociedades? Mas pronto, respeito o teu ponto de vista.
@@gilgamesh2572 eu propos me a responder a uma pergunta dificil e acho que consegui. mostrei bem o ponto de vista, mas como nao esta do agrado da gilga descarta se, vamos buscar outra que essa nao serve, e procurar se ate uma lhe sirva? se fosse o socialismo a propor a eliminacao dos pobres ja esta tudo bem? fechar se na ideologia e perigoso, acorda pra vida. Nem com uma visao de os pobres portugueses serem os ricos do mundo lhe serve, qual e o resultado que o socalismo pode oferecer melhor que esse? eu ate estou para ver... ca em portugal nao esta a resultar, talvez nao sei vou arriscar em ser radical mas ja mudava mos de politicas socialisas, a 45 anos a distribuir miseria nao chega? para quando abrir os olhos para outros lados ou ate questionar o proprio socialismo em portugal? nunca.
O Presidente da República é uma figura decorativa em grande parte do tempo... E em alguns momentos tem um poder enorme, de dissolver o parlamento... Pontualmente vai dizendo, falando, criando dificuldades ao poder executivo... Portanto, qualquer um serve...
A verdade é que um Presidente da República tem bastante poder, o problema é os que lá metem. Todos, desde que existe "democracia" em Portugal compactuam com o partido do correspondente governo.
Finalmente uma visão liberal. Escusamos de estar presos aos velhos do Restelo de sempre e podemos pensar num novo sistema para Portugal. Bem precisamos.
O jornalismo atual, havia de aprender um pouco com o Unas, boa onda, disposto a ouvir, deixar o convidado falar, nada de ataques partidário com as questões. Bom trabalho MB
Aqui felizmente não há agendas. Não tem nada por trás a influenciar ou censurar o que quer que seja
Por isso é que eu prefiro este tipo de podcasts a jornais e novelas.
@@nocivolive claro. Mas infelizmente quanto mais notoriedade têm este tipo de conteúdos, mais pressões poderão sofrer de marcas, organizações, etc. Contudo, e felizmente, acho que o maluco beleza tem se mantido na sua "linha" e fora de "cartilhas"
Exatamente Joao
"(...)Havia de aprender(...)"
Agora em português,se faz o favor.
É que o verbo "haver" não conjuga com o verbo "aprender",já o verbo "dever"...
Mas afinal o que sei eu?
Não sou poliglota como a marioria dos que aqui escrevem.
Que falta de juízo,o meu.
Aí Camões,Camões,perdeste tu,um olho,por dois tostões.
O que seria se perdesses,tu,os dois?
Olá Rui Unas, sou um raro comentador nas redes sociais. Mas, quero agradecer-lhe esta entrevista!
Depois de ter assistido a ataques sucessivos a vários candidatos em "entrevistas" nos canais abertos(RTP, SIC, TVI), finalmente é possível ouvir as ideologias e pensamentos de um candidato sem este ser atacado. Por favor, leve os restantes candidatos ao maluco beleza.
Fica aqui o agradecimento de um jovem português de 30 anos que apenas quer exercer o seu direito (e dever) de voto em consciência.
Cumprimentos
👌🥂
Subscrevo com o acima dito pelo Carlos Silva.
Obrigado Unas !
Sem dúvida
E também o reconhecinento e agradecimento de uma enfermeira aposentada de 67 anos e grata pelo seu modo de entrevistar . Precisamos mudar a rota do nosso país com muita celeridade . Muito obrigada.
Finalmente uma entrevista que é, verdadeiramente, uma entrevista em que podemos conhecer quem é a pessoa e as ideias que defende. Até agora vi muitas "entrevistas" que mais eram debates (e isto com todos os candidatos, não só com o Tiago Mayan). Também têm de existir debates porque é essencial vermos as pessoas no confronto de ideias, mas antes disso temos de as conhecer e aquilo que defendem. Parabéns Maluco!!
Gostei de ouvir o Mayan, nota-se que é um cidadão culto e bem intencionado. Apesar de não o achar o indicado para o cargo de PR, não deixo de simpatizar bastante com o trabalho da IL, força!
Rui Unas > Miguel Sousa Tavares
O Maluco Beleza precisava disto. Bom convidado, trazer mais candidatos e elementos de cargos de importância política ao programa. Precisamos de puxar as pessoas para a vida política, seja quais forem as suas preferências. Vocês no Maluco Beleza podem dar uma preciosa ajuda.
Mayan ganhaste mais um voto. Obrigado unas so com uma entrevista conversa livre de preconceito e fluida, foi possível pelo menos para mim entender a visão da IL Obrigada Maluco Beleza e também tu ganhaste um subscritor
Rui se não tens carteira de jornalista, fazes melhor esse trabalho que a maioria dos encartados. Parabéns.
Há poucas coisas mais liberais que um patreon! Pessoas que livremente financiam um projeto de que gostam e querem mais...
esse e o espirito liberal, e nao estamos a falar economicamente, esse ate e o aspecto menos importante, o que falamos e de as pessoas seguirem e escolherem o que mais lhe agrada na vida para serem felizes, o espirito liberal e liberal em todas as vertentes etica moral e economica, e se os eleitores estivessem mais preocupados com a etica e moral nunca teriamos um governo corrupot, quando os principios sao jogados fora como coisas secundarias temos um resultado desastroso na sociedade como hoje em dia. temos de recuperar os valores eticos morais e de justica para melhorar a nossa vida.
@@Pedro-Luis E quando as pessoas não escolhem o melhor? Acha mesmo que só porque as pessoas preferem algo isso é o melhor para a sociedade? E o que acontece às minorias? E o que acontece aos menos favorecidos?
@@anapereirinha8689 e quem sabe o que e melhor para a sociedade se nao as pessoas que vivem nessas sociedades ou sera um governo que vai saber o que eu quero comer ou calcar? ja agora rosa para as meninas e azul para os meninos?lol
o que acontece se voce fizer uma ma escoha? a responsabilidade e sua no bom sentido com liberade vem responsabilidade qual o problema de uma pessoa ou empresa errar? nenhum
agora quando um governo falha a queda e maior nao acha?
aqui estamos a falar de escolhas nao de minorias ou pobres ou acha que o pobre e um ser incapaz de nao escolher a sua propria vida? eu sou pobre e escolho o que quero vestir investir e comer.
mas vamos falar das minorias e dos pobres sem problema, numa sociedade os menos favorecidos sao ajudados pelo estado nenhuma sociedade liberal da europa isso nao deixa de acontecer, existe sempre uma rede de seguranca social, o que acontece e que em paises liberai os pobres sao menos e vivem melhor que os pobres socialistas, 8 em 10 paises lideres do indice desenvolvimento humanos sao liberais e os dois restantes sao a noruega e suecia com altas liberdades economicas apesar de serem socialistas na sua essencia. por isso nao somos contra o estado social, os liberais sao contra uma sociedade pobre isso sim, queremos acabar com os pobres.
@@anapereirinha8689 quanto as minorias nada contra nem a favor, desde que sejam tratadas como pessoas normais, liberais sao a favor das minorias como os homosexuais estrangeiros e outras religioes ou culturas. Nao vou entrar na senda partidaria porque nestes casos das minorias o mais importante sao os cidadaos escolherem como querem viver as suas vidas e serem tratados de forma igual.
regressando aos pobres o importante e ter medidas de eliminacao dos pobres e nao sustentacao da miseria nos pobres, porque dar uma esmola nao e ajudar os pobres mas sim prepetuar o pobre, a ideia e o povo ser ajudado a ter emprego para que o pobre possa viver melhor com as suas escolhas e que possa aceder ao elevador social, isso so acontece com melhor economia e um estado fora dela.
@@Pedro-Luis Um pobre tem opção de escolha? Não tem tanta como um rico certamente. E sim acredito que pagar menos impostos gere mais emprego uma vez que há uma maior motivação para formar empresas e investir (a tal vossa mão invisível a funcionar :) ) mas como serão esses empregos? Sem regulações, com menos estado, quanto é que esses trabalhadores vão receber, que garantias é que vão ter? E que garantias é que tem de que essas empresas não se vão aproveitar de recursos naturais que prejuiquem o ambiente? Eu sei que depositam uma larga confiança nas pessoas, e talvez seja esse o problema. Acreditam que as pessoas vão escolher com total racionalidade quando não vão. E nem sempre são elas a levar com os seus erros.
Isto sim foi uma entrevista! Parabéns a ambos
Obrigado maluco beleza pela oportunidade de realmente conhecermos os candidatos. E parabéns Tiago Mayan, tem o meu voto.
GOT MY VOTE! ✌
Bom candidato, não conhecia e surpreendeu pela positiva! Obrigado pela entrevista!
Vou votar livremente! Voto no candidato da Iniciativa Liberal
Clareza de ideias, longe de holofotes e soundbytes, assertividade, seriedade, humor, humanismo.
Uma lufada de ar fresco na política portuguesa.
Mais um voto - o meu -, para dar uma oportunidade a alguém que pensa de forma séria, sem recurso a agressões gratuitas e gritaria desnecessária para atirar a habitual areia para os olhos das pessoas.
Boa sorte, Mayan. Vai ser necessário um milagre para um dia tirar os habituais galos do pedestal deste país retardado.
O Rui Unas é melhor entrevistador do que o João Faria, sem dúvidas!
Também não é difícil!
@@joaomatias2912 mesmo
Também não é um elogio isso. O João Faria é uma merda de entrevistador
@@XICO1313 áá
Eo André Ventura vai ser entrevistado?
Finalmente vi nascer um partido e um candidato a PR com ideais de vanguarda. Tanto à Esquerda como à Direita só vejo ideias ultrapassadas ou corrompidas por interesses partidários e compadrios. Quanto a mim o Tiago é o unico candidato com verdadeiros argumentos digno de ser eleito. Força!
Mais um inocente... Um dia vais crescer!
@@publicojornas1787 este tipo de comentários sem argumentos não me fará crescer concerteza, caso seja eu quem precise de o fazer.
@@publicojornas1787 era fixe explicares esse comentário...
@@publicojornas1787 Países com politicas historicamente liberais e com partidos de ideologia liberais no governo:
Estónia
Letónia
Lituânia
Alemanha
Irlanda
Coreia do Sul
Canadá
...
Se calhar estes povos são muito infantis.
@@rodolfoperro161 - É muito simples... as pessoas são crentes e estão sempre a ser decepcionadas pela realidade dos factos... como crianças inocentes quando percebem que o Pai Natal não existe.
Para quem está a ter o primeiro contacto com a Iniciativa Liberal aconselho vivamente a verem a ep do [Profectus - João Cotrim Figueiredo].
Foi esta entrevista que me mudou muito a prespetiva quanto à IL !!!
Felicidade é liberdade, quem é livre consegue ser feliz!!
Parabéns Mayan!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Rui Unas, que senhor. Melhor peça de jornalismo que vi em toda a cobertura das presidenciais. Obrigada pelo serviço público, vou juntar-me ao patreon.
Esta entrevista soube bem de se ouvir, deixou-me verdadeiramente em paz de espírito, principalmente por estar a ouvir a seguir logo a seguir ao debate vergonhoso da TVI24.
Obrigada pelo serviço público! Estão, uma vez mais, de parabéns!
Bonita Inicia por parte do Maluco Beleza, "Serviço Publico Online".
Não estraguem tudo ao não convidarem todos os candidatos. ;)
Certamente irão tentar contactar todos
@@antoniocoelho7755 Duvido...
Duvido que todos aceitem mas não custa nada tentar. É "free content" orque nenhum candidato vai cobrar dinheiro para lá estar.
@@wolololer É "grande" pelo partido que representa
Só democratas por aqui 😀
Grande entrevista! Sem dúvida vai ter o meu voto, não me revejo em mais nenhum outro candidato. Este é o candidato mais equilibrado e fora de populismos, seja de direita ou de esquerda.
Obrigado Rui por tornares o conteúdo político mais acessível a todos. Bom trabalho!
Sou um liberal e não sabia.. Tiago Mayan explica de forma fácil e explícita dos valores da Iniciativa Liberal.. contem com o meu voto
Antes de acentares o teu voto, vê o debate dele com o Marcelo Rebelo de Sousa e percebes que ele tem ideias mas não soluções, e idéias todos têm, mas era preciso saber fazer
@@diogomoreira2857 ele não pode ter soluções se efetivamente não está no ativo e não tem acesso a números informações etc isso das ideias é com todos os partidos as soluções só aparecem no mandato porque só aí podem atuar as supostas ideias que você fala que são inúteis
@@artursilva5216 para ser mais claro, não tem respostas...(mas sim, é um candidato que pode vir a crescer a que gostei bastante dos debates)
É desta que vou ter de ir ao patreon.
Atenção não esquecer o Tino!
Nunca votaria no Vitorino mas o que as TVs lhe fizeram é antidemocratico.
@@lox8031 mesmo....
@@lox8031 não estou a falar em votar, estou a falar em democracia e respeito.
Alias acho que só arranjam maneira de desta forma algumas pessoas votarem nele, mesmo que não ouçam as suas ideias
Vou votar no Tiago, sem dúvida!
Excelente ideia! Parabéns Rui Unas, Parabéns Maluco Beleza! Parabéns Tiago Mayan. Já ganhou o meu voto, mas gostava de ouvir todos os outros candidatos.
Melhor convidado de sempre 💪🏽
Das poucas entrevistas imparciais. Muito bom trabalho!
Obrigado por este serviço público.
O Carlos Guimarães Pinto seria um bom convidado no maluco beleza, just saying...
Seria uma boa oportunidade de se fazer perceber porque países de Leste nos têm ultrapassado
Tinha sido melhor opção que o Mayan para as presidenciais, com o devido respeito ao candidato
Sem dúvida. Dá gosto ouvir esse homem! Mas qualquer um deles fala da mesma forma, na IL.
Todos convencem pela clareza e diferença do discurso, face à porcaria do costume: pose de Estado; charme desmedido; vaidade; arrogância; cinismo; falsa modéstia; populismo; vedetismo; gritaria, enfim... grande charco em que temos andado....
verdade, deve-se principalmente a ele a ascensão da IL
Second that. Gostava de ver o Carlos Guimarães Pinto no MB.
Boa iniciativa. Parabéns a todos os Malucos! :D
Sou uma das 10 mil assinaturas, o meu voto é Mayan
Daria um excelente "moderador" destes inúmeros debates que vemos por ai, Unas!
1 hora bem passada. Bom trabalho, de ambos!
Enquanto não perceberem que não são os outros entrevistadores que são maus... O problema é que a instituição em que trabalham só lhes paga se fizerem entrevistas enquanto dão opinião para "queimar" os entrevistados que o sistema não gosta.
E o Unas faz a mesma coisa...só mostra e pergunta o que lhe convém.
E portanto, uma pessoa que se sujeita, de livre e expontânea vontade, a produzir jornalismo de má qualidade só porque lhe mandam e quer ganhar mais dinheiro, é um bom entrevistador?
@@claudiopereira2276 hmm, ele basicamente fez as perguntas dos patreons sem cortar nada...
Parabéns a ambos pela entrevista!
Há quem tente (erradamente) conhecer os candidatos durante os debates televisivos onde acaba sempre por transparecer a ideia de que se tenta conciliar duas coisas que sendo feitas ao mesmo tempo se tornam contraproducentes.
São colocadas questões rápidas de enquadramento e posicionamento dos candidatos e logo de seguida são colocados em confronto direto um com o outro, frequentemente com temas demasiado específicos para se entender o que verdadeiramente defendem.
Infelizmente, neste último formato, são os candidatos com maior mediatismo e não os mais esclarecidos que acabam por roubar a atenção (e eventualmente, o sentido de voto).
O Tiago Mayan, pelo seu perfil mais calmo, assertivo e esclarecido (algo raro na política em Portugal) tem sido vítima desse mesmo formato onde se realça mais o barulho e menos as ideias.
Vou ficar à espera, ansioso pela entrevista ao André Ventura!! Avisem com antecedência!
Este país gosta de Presidentes como o Marcelo... Manter o status quo e não muda nada! A justiça ou a falta dela sempre justificada pela complexidade dos processos!
O Marcelo é como um 116d. Aparência apenas
Excelente Unas, isto sim, esclarecedor relativamente ás ideias do candidato, princípios politicos e carácter (o pouco que é possível desvendar numa entrevista) . Parabéns a ambos.
Parabéns e obrigado pela iniciativa Unas e equipa MB ! Abraço.
Obrigado pelo serviço ao país. Uma vez que a RTP não é capaz de o fazer com o tempo de antena que disponibiliza....
Não podemos esperar muito de uma TV do estado
@@pedrobreyner7204 No entanto vi uma entrevista de 20 min ao primeiro português que teve assistência respiratória por causa do covid em fevereiro passado....
@@pedrobreyner7204 tv de estado ou não, é a que tem a melhor seleção de notícias em particular no telejornal, 1 hora certa com a informação do dia sem encher chouriços. Já a Sic tem assinaturas que só estão a fazer tempo para completar a 1h 45 m de jornal, a tvi é o mesmo sistema. Agora no aspeto de imparcialidade julgo que não exista na tv portuguesa, sic, tvi, rtp, todas falham nisso agora a rtp, tirando isto dos debates, julgo que se controlam mesmo por exemplo com o polémico presidente dos EUA só apresentam informação relevante sem fofoquices cujo costume é familiar na sic e então na TVI é uma festa. Agora tmb há assinaturas neste caso da sic que gosto muito, o futuro hoje, o contas poupança ainda acho relevante mas agora colocaram uma assinatura de salvamentos, parece programa do Discovery Channel.
primeira vez na vida que vejo uma entrevista politica em que se deixa falar o entrevistado, e que quem entrevista não manifesta tendência politica...
Imparcialidade. Algo raro hoje em dia no jornalismo.
não é manifestar tendência política. é fazer perguntas difíceis, quer se esteja do lado do candidato quer não. há uma boa razão para isso: quem fala sozinho tem sempre razão e desse modo testa se a solidez dos argumentos dos candidatos, ao contrário do que aqui acontece.
@@MmpM123YT Quando um canditado fala livre assim, temos mais informação de apontar seus e acertos e contradições, tem seu lugar também.
Gostei imenso! Mais um excelente programa.
obviamente q as medidas propostas: 1. taxa de 15%; 2. possibilidade de escolha da escola pública/privada; 3. possibilidade de escolha do hospital público/privado... tem custos para o Estado; No entanto isto é possível com um melhor e mais rigoroso orçamento e o fim do desperdício de dinheiro em Elefantes como a TAP e Novo Banco. Mas este País ainda está muito atrasado para aceitar estas ideias... Ainda somos o País onde só se pensa em arrecadar impostos, ignorar a classe trabalhadora mais qualificada, e pensar q o Estado deve controlar empresas!
A ideia de que ao baixar os impostos o estado perde receita não é necessariamente verdade. Ao baixar os impostos, as pessoas têm mais dinheiro para gastar, a economia cresce, e o estado pode acabar por até ter uma receita maior. Mas, enfim... Parece que cá em PT a malta gosta de trabalhar e ver uma fatia enorme dos seus rendimentos ser colectada pelos impostos, para depois ver o estado a queimar dinheiro na TAP.
A TAP é uma empresa estratégica para o país.
Sem TAP,não há país que aguente,o Turismo deixa de existir,que é só a grande receita que o país tem.
@@MrFilipeMesquita Estás a ser irónico? É que quando a TAP "abandonou" o aeroporto do Porto o número de passageiros por ano aumentou. Estamos agora servidos por companhias mais competentes com voos mais baratas. Estratégica? Porquê? A grande maioria dos países desenvolvidos não tem companhia de bandeira pública. Vais-me falar do que a TAP representa a nível de exportações? E o que representa a nível de importações, também contas? É que só importa falar-se disso se a análise for feita à diferença entre exportações e importações, e não só às exportações. Receita? Estás a falar da receita de -3,4 mi milhões de euros? Estás a falar de fornecedores? É que fornecedores tipo, hotéis e restaurantes fornecem-se pelo turismo e, tal como se verificou no exemplo do aeroporto do Porto, o turismo cresceu no Porto sem a TAP.
@@MrFilipeMesquita então porque nos anos loucos de turismo a tap dá prejuízo, com vinha a acontecer antes do inicio da pandemia?
Faz lembrar o outro que numa terra de "bêbados" conseguiu falir uma empresa de produção de cervejas.
O que não faltam é empresas a prestar serviços aéreos e o boom do nosso turismo não estaria suportado nos low cost?
Coisa que a tap não praticava.
@@joaofreitas326 Então quando um ou vários empresários da cidade do Porto necessitarem de sair da Europa,para fazer negócio que voem nessas companhias aéreas mais baratas!
Boa entrevista, a hora passou num instante - parabéns Unas e Tiago.
"Esta questão foi colocada pelo nosso patrono Porco Sensual. O candidato a Presidente da República de Portugal quer responder?" Rei
Obrigada pela entrevista.
Eu também era um liberal adormecido e não sabia... até perceber que o liberalismo social é das ideologias que mais provas dadas tem de que funciona... Suíça e Holanda p.ex (não confundir com “liberalismo conservador” ou “neoliberalismo”).
E olha que mais vale o neoliberalismo e o liberalismo conservador, ao socialismo.
Grande convidado! O único candidato minimamente sério 🙌
Como sabes? És da família dele?
@João Fernandes quase isso
@@watermind mm se fosse podia não saber
Isto é uma entrevista!
Estou no inicio da entrevista, o Tiago é capaz de ser o primeiro Portuense sem sotaque 😂👍
Talvez o Porto não seja o seu berço - ou melhor, não as gentes do Porto.
O sotaque do Tiago é o sotaque fozeiro, que não deixa de ser portuense.
@@joseduartesousa7822 ñ disse que ñ o era, fozeiro ? Foz ? Ñ sou nortenho, a um ouvido de Lx quase nem se nota sotaque
@@joaoportugues8159 sim, é o típico sotaque dos portuenses da Foz do Douro.
Muito boas ideias! Sim senhor! Gostei!
Excelente!
Defende ideias viáveis em estados com cidadãos muito esclarecidos, autónomos.
Parabéns pelo serviço público.
Mandem vir o Ventura para o Maluco Beleza ! 💪🏼
Votava nele se a minha saúde me permitisse ir votar. É o melhor candidato em termos éticos, de ideias, bom senso e raciocínio estruturado.
Grande iniciativa! mais um meio livre de interesses para informar a população portuguesa. Um grande obrigado a toda a equipa por este movimento cívico!
O rui unas tem de abrir um curso para jornalistas.... São as melhores entrevistas , as mais incisivas e as que melhor serviço público presta a Portugal...
É fantástico vocês quererem dar a voz a todos! Vamos ver se convidam Ventura...
Ate que enfim um partido no parlamento decente e moderado, a favor do Cidadao, e um candidato presidencial que nao e' maluco, que quer transformar o pais no sentido do progresso.
Grande Unas: isso sim é serviço público.......
Pois não. O Estado é para os políticos encherem os bolsos. Tem toda a razão.
Só para colmatar, e de encontro à pergunta sobre se existe ou não propaganda política nas televisões, nomeadamente por parte de jornalistas. A única palavra que me ocorre é, vergonha.
deixe la a vergonha, eu ate acho que nao sao militantes o problema e a agenda socialista que deturpou as cabecas a sociedade como um todo incluindo os jornalistas. durante 45 anos criou se um ambiente onde o socialismo reina e pensar em solucoes diferentes ja e radicalismo. eu nem acho que fazem por mal, tenho e pena que foram anesticiados pela visao socialistas e nao possam ver o resto mas aos poucos vamos acordar esta sociedade adormecida, estamos a mudar portugal e as cabecas dos portugueses vai demorar mas vamos chegar la, eu fico contente pois eu estou no lado certo da historia e a fazer a mudanca.
Somos um país demasiado bebé para ter uma cultura verdadeiramente liberal. Para isto acontecer era preciso tirar o biberão a muitos por uns anos e muitos dos bebés viriam para a rua chorar. O resultado seria o fim do liberal no poder ao fim dos 4 anos. Como tal, este país não sai nem nunca sairá da cepa torta. Sempre vivemos com o que não temos, e agora não queremos outra coisa. Um país miserável que vive do passado pré 1910 e nunca mais terá o poder político e económico que alguma vez teve. Era possível sê-lo! Mas isso implicaria penar uns 10 anos para aí depois sim arrancar. O buraco é demasiado fundo para o povinho que somos. Subir a parede do buraco é muito difícil para nós porque só pensamos a curto e médio prazo. Mas o que são 10 anos numa história de 800? Nada! Só que o povinho nem encherga. Salve-se quem puder porque deste país não se espera nada.
Culturas verdadeiramente liberais, tipo Somália?
@@dercioribeiro8732 É tipo Somália sim. Com esse tipo argumento nem perco tempo.
@@FNDMA As nossas utopias (desde nacionalistas, marxistas ou liberais) são todas bonitas até se analisar as consequências das mesmas quando postas à pratica.
@@dercioribeiro8732 a premissa de o liberalismo é o utópico é falsa. Por isso o seu comentário de nada serve
@@FNDMA É tão falsa (ou verdadeira) como as restantes =).
Rui Unas impecável. O estado são as pessoas
O Estado não tem de se afastar do povo; o Estado é o Corpo Político em que o povo, na sua totalidade, segura as Rédeas do Poder!
... exepto em Portugal, claro!
Gostei de ouvir o Tiago, mas tenho só de fazer uma pequena correção: nem toda a esquerda é estatista, exista uma grande porção da esquerda (na qual eu me insiro), que é mais liberal. O chamado socialismo de mercado. Para quem não conhece gostava que pesquisassem , falta muito este diálogo na nossa sociedade! abraço
Interessante, tem algum candidato português, ou partido que represente a sua posição?
@@danielsilva9502 Não como eu gostaria, ou com representatividade. Houve pequenos projetos, mas como tudo na esquerda é dificil chegar a acordos xD, e nunca nada foi desenvolvido, para já
Obrigada pela sugestão!
Por exemplo a ideologia com a qual me identifico seria a social-democracia mas não é com este PSD.
Não te esqueças do anarquismo.
Se esta entrevista fosse ao André Ventura, o Rui Unas seria a mesma pessoa que foi nesta entrevista, mas não veríamos tantos comentários consensuais sobre a qualidade da mesma.
O que prova que a Iniciativa Liberal, é fundamentalmente e cada vez mais, um partido saudavelmente instrutivo/disruptivo do que fundamentalista e disfarçado de igual a tantos outros.
Unas, todos os estados ditatoriais também "pecaram por excesso".
Excelente entrevista.
O Rui sabe, sabe, sabe o que todos os outros jornalistas sabem mas faz, faz, faz muito melhor do que os outros jornalistas. Porquê? Porque não quer ser o centro das atenções. Eu lembro-me há uns anos em que todos os canais de TV (RTP, SIC e TVI) entrevistaram uma pessoa simultaneamente (já não me lembro quem e não me apetece ir procurar) e os entrevistadores (jornalistas de cada canal) atropelavam-se naquela ansiedade de fazer a melhor pergunta. Estavam preocupados em competir entre si, em fazer a melhor pergunta, e não queriam saber do que é que o convidado tinha para dizer. O Rui faz tão simples e tão bem o que todos os jornalistas deviam de saber fazer: ouvir, respirar e questionar.
Deve ter sido o único episódio que viu...
@@claudiopereira2276 sou patrono 😅 e acompanho desde quando a transmissão era na cave. Talvez há 5 anos, não sei. E acho que vi todos os videos. Sou um admirador do Rui, não por ser o Rui, mas porque para mim o Rui faz as coisas bem. Mas há alguma razão para dizeres isso?
Tenho sim.Acompanho o tb desde o inicio, que foi logo que foi "descartado" pelos canais televisivos e em que os primeiros episódios não mais foram que um desfile de tb "postos na prateleira", aos quais o Unas propunha a rebelião de tb criarem um canal ( RUclips) seu...nada contra, mas começou por ser as crónicas de um ressabiado, e esta a acabar por ser as crónicas de um vendido, escravo de patronos e de dinheiro de patrocinadores, claramente de esquerda, sempre á procura de lamber o cu certo..desiludiu me, só isso. Põe o que quer no canal, tira o que quer tb. Não há mal nenhum nisso, só não é é imparcial e totalmente um pensador livre cm pensava que era.
Gostei muito. Estes vídeos serão disponibilizados no Spotify? Obrigada.
38:30 Por acaso acho que os cartazes da IL foram uma lufada de ar fresco nesse campo. Acho muito melhor tentar passar uma mensagem com um toque de humor do que ter um cartaz com a foto do Mayan de perfil e a frase "Juntos somos mais fortes"... que basicamente é o que 90% dos outros cartazes são.
Pois, já que "Juntos somos mais fortes" também é inevitavelmente demagogia, de certo modo.
aperta com eles mayan
excelente entrevista!
muitos parabéns pela iniciativa!!
Convida o André Ventura, seria interessante
O meu voto é teu !
Grandes! Os dois!
O povo português não está preparado para um candidato como o Tiago. O povo ainda é demasiado atraído por populismo e peixeirada. Quem não for minimamente instruído e culto não conseguirá ver o valor deste candidato.
Relembro que só há um candidato em sete que tem essa descrição discursiva ;)
Unas, parabéns pela óptima entrevista. Traz o Ventura sff
...quanto às "teorias da conspiração" sobre o Covid, os procuradores e juízes de vários paises têm estado a mostrar as suas preocupações com os levantamentos dos direitos, liberdades e garantias aos cidadãos. Em Portugal penso que a antiga procuradora Maria José Morgado falou nisso, e falou porque está jubilada, caso contrário não o poderia fazer.
Caro Rui, vai ouvir todos os candidatos?
Esperemos que não.
O que falta à Iniciativa Liberal em Portugal para conseguirem que as pessoas entendam o que na prática eles defendem é um manual com metodologia e resultados esperados com base em evidências. Até lá, para mim, este tipo de iniciativas e pessoas que as apoiam só defendem mais a estratificação da sociedade.
Parabéns ao Tiago e ao Rui!
De acordo! O tal João Faria só faltou convidar o Tiago Mayan para uma luta. O Unas é um Senhor.
Ele foi ainda pior pro Ventura
@@JSilva-iq6ek grande anormal!
E no caso da escola do bairro social de que TMG falou? Ficaria abandonada? E aqueles que não pudessem pagar mais do que o "cheque educação" que a IL propõe, não ficariam numa situação de desvantagem em relação ao vizinho que tem 200€ ou 300€ extra? Falou também do subfinanciamento dessas escolas: eu assumo que nenhum privado quisesse ficar encarregado de uma EB2,3 na Amadora ou perto do Bairro da Jamaica. Deixávamos então esses contextos ao Estado? É como no caso do BES, o estado só fica a resolver aquilo que mais ninguém quis, nunca o "banco bom", esse é para os privados.
E fala-se muito das escolas privadas e da suas vantagens. No meu caso, de Lisboa, contam-se pelos dedos de uma mão os colégios em que os pais põem os filhos por uma educação de excelência e não para inflacionar as suas médias...basta olha para as tabelas que o ME tem da discrepância entre médias internas e nos exames nacionais.
Mais, a ideia de que o Estado tem de financiar um ensino não universal, isto é, com características livres de escola para escola, parece-me absurda. Leva à segregação. Quem coloca os filhos numa primária Waldorf, por exemplo, faz parte de um nicho cultural e social muito específico, homogéneo, hiper sensível a questões ambientais e do trabalho manual. Quem coloca os filhos no São João de Brito, de outro nicho, católico e conservador, nos Salesianos ateu e porventura maçon...e aqui não falo só de questões económicas, mas também, com igual importância, de questões culturais, específicas de cada família. Para mim, a escola deve ser um lugar de confluência de múltiplas classes sociais e culturas, não um segregador dessas características.
Compreendo e valorizo os ideais Liberais mas fica difícil, particularmente no caso da educação e da saúde (que não por acaso todos os liberais europeus defendem como serviços a cargo da sociedade, tendencialmente gratuitos/acessíveis), compreender a sua aplicação em contextos maiores que o individual. E é essa a vantagem e problema do liberalismo, pessoaliza e personaliza problemáticas sociais. Força uma visão a partir do eu, da liberdade individual, muito a prejuízo, para bem e para o mal, da escala de todos, da sociedade. Não que não tivesse curiosidade em ver como se manifesta, realmente aplicada...como tenho curiosidade com outras utopias, mais ou menos mascaradas.
Pesquise aí top20 dos países mais liberais do mundo e tire as suas conclusões. Há um misticismo muito grande em relação a está ideologia, as pessoas pensam que os mais pobres são simplesmente abandonados, como se não houvesse sensibilidade social.Por exemplo na Suiça e na Holanda é obrigatório o seguro de saúde, sim você leu bem é como nos Estados Unidos mas não vejo notícias de pessoas a morrer a entrada dos hospitais. Convido-o a ler sobre o milagre económico de Singapura, considerado o país mais liberal do mundo, sim não é os Estados Unidos, aliás os americanos nem estão no top10
ahhhhhh Unas, não deixaste o convidado responder à pergunta do António Castro: "Faz sentido o liberalismo quando não há igualdade de oportunidades?"
Mas parabéns pela iniciativa. Abraço.
O Mayan respondeu
@@gamerxkingly5385 podes indicar em que minuto. Obrigado.
boa pergunta de facto, vou tentar responder peco uma compreensao mais abrangente.
igualdades de oportunidades e uma utopia e nem o socialismo consegui o atingir, e sempre que tenta resulta na distruicao dessa sociedade, e facil entender o porque da impossibilidade dessa igualdade, os seres humanos sao diferentes por natureza nao ha como torna los iguais.
e como um economista renomado disse se buscas primeiro igualdade em vez de oportunidade vais ficar sem os dois.
ora aqui e que entra o liberalismo, um liberal nao promete que sejamos todos iguais mas da condicoes a todos ate ao pobres de terem oportunidades, isso faz a diferenca pelo socialismo. onde igualdade significa nivelar por baixo e poucas oportunidades mais iguais, o liberalismo da oportunidades para todos e dizendo que todos serao diferentes e nao mal nenhum.
no caso do socialismo o elevador social estagna por falta de oportunidades no liberalismo existe elevador social onde o pobre pode realmente alvejar ser rico.
como o liberalismo faz para que haja mais oportunidades para todos incluindo pobres? mais liberdade na educacao na saude e na economia.
o erro que vejo na pergunta e em portugal e que mais vale sustentar o pobre para a vida toda, do que ajuda lo a nao ser mais pobre, a sociedade tem de eliminar os pobres e nao mante los iguais durante a sua vida, estabilidade pobre ja eu a tenho nao preciso do estado para me manter um pobre.
temos de eliminar os pobres ao maximo e os pobre em portugal sejam os ricos do mundo, e so conseguimos isso com mais liberdade economica social e etica.
@@Pedro-Luis "os seres humanos são diferentes por natureza e não há como torna-los iguais". Tornar os seres iguais é diferente de igualdade de oportunidades. Mas por falar em seres humanos, conheces sociedades como a dos bosquímanos? Onde está a desigualdade nessas sociedades? Mas pronto, respeito o teu ponto de vista.
@@gilgamesh2572 eu propos me a responder a uma pergunta dificil e acho que consegui.
mostrei bem o ponto de vista, mas como nao esta do agrado da gilga descarta se, vamos buscar outra que essa nao serve, e procurar se ate uma lhe sirva?
se fosse o socialismo a propor a eliminacao dos pobres ja esta tudo bem? fechar se na ideologia e perigoso, acorda pra vida.
Nem com uma visao de os pobres portugueses serem os ricos do mundo lhe serve, qual e o resultado que o socalismo pode oferecer melhor que esse? eu ate estou para ver... ca em portugal nao esta a resultar, talvez nao sei vou arriscar em ser radical mas ja mudava mos de politicas socialisas, a 45 anos a distribuir miseria nao chega? para quando abrir os olhos para outros lados ou ate questionar o proprio socialismo em portugal? nunca.
Não é de facto o Estado que vai resolver os problemas das pessoas , mas o Estado é quem cria a maioria dos problemas das pessoas sem qq dúvida.
O Presidente da República é uma figura decorativa em grande parte do tempo... E em alguns momentos tem um poder enorme, de dissolver o parlamento... Pontualmente vai dizendo, falando, criando dificuldades ao poder executivo... Portanto, qualquer um serve...
A verdade é que um Presidente da República tem bastante poder, o problema é os que lá metem. Todos, desde que existe "democracia" em Portugal compactuam com o partido do correspondente governo.
Gosto 👍
Mano... Eu ia dizer que era o irmão do Bruno Lage...
Ótima iniciativa
Mto boa entrevista!
Gostei!
O André Ventura também vai estar no podcast??
Estou curioso... a realidade, para o bem e para o mal, é o que queremos ver no Maluco Beleza.
@Gottfried Lieber o seu comentário denota a sua pobreza intelectual. Apresente argumentos além da ofensa gratuita. Obg
João Faria, deveria tomar notas... Talvez aprendesse alguma coisa!
Finalmente uma visão liberal. Escusamos de estar presos aos velhos do Restelo de sempre e podemos pensar num novo sistema para Portugal. Bem precisamos.