Uma coisa que me incomodou no filme foi a parte do Leônidas matando o lobo como teste, isso era feito pelos persas, o teste dos espartanos era matar escravos de forma aleatória e fugir sem ser pegos
entao mas tipo isso te incomodou mas vc entendue que era um teste, tinha um fato historico dentro disso ... no filme cita sobre o agoge, sobre a morte de criancas defeituosas ... tudo isso eu lembro de quando eu aprendi na escola ... lembro tb na parte que o leonidas pergunta "vc acadiano qual a sua profissao " dai o cara fala "sou ferreiro" isso ai quer dizer que o espartano era guerreiro acima de tudo e os outros eram ferreiros e se precisar eram soldados ....
Eles faziam isso q vc disse com os escravos,mas tbm tinha o teste em q eles passavam determinado tempo sozinhos longe de Esparta,aí quando eles voltavam o treinamento terminava ou tinha mais algum teste,aí não tenho certeza se era o último teste, e então eles eram oficialmente soldados de Esparta
@@JoaoRocha-lk4wt o poovo nao entende o filme e nao entende os fatos historicos ... o cara ai do video falou que sim tem algo que noa e real mas esqueceu de pontuar os fatos historicos, tipo rambo 2 is cara crio uma ficcao dentro de algo historico, o resgate do soldado ryan e uma ficcao dento de fato historico, dai vo fala que é tudo mentira so pq o rambo nao existiu? vo fala que e tudo mentira so pq o resgate do soldado ryan nunca existiu? o cara ai do video so ta querendo armar confusao mesmo
Realmente, da mesma forma que "todo mundo" sabe que existem políticos honrados, dignos e justos no Brasil! Mesmo que alguns sejam, igualmente "feras terríveis", firam nossos direitos, nos convencem das próprias perdas como ganhos. Mais ainda "humanóides" quando diabólicos, alguns realmente de "3m de altura" porque, todo herói há de ser grandioso ante seus pequenos suditos. O nosso "filme" (vida) realmente não é "fantasiosa", é apenas alegórica com um quê de comédia e tragécia em todo constructo existencial.
O que o senhor Thiago Braga fala e defende é que não se deva ter os diversos filmes que se baseia em fatos históricos reais, como única fonte ou que se torne verdade a fantasia.
A ideia do Thiago foi muito clara e algo que sempre falei com colegas meus: Filme é fantasioso? Com certeza. Não só filme, mas a arte como um todo pode ir pro lado da fantasia. O problema é que isso vicia algumas pessoas, que tiram opiniões sobre algo concreto a partir de uma obra com caráter fantasioso. O filme em si é inocente, eu creio assim, mas não a pessoa que toma a ideia do filme como algo concreto. O problema é que tem gente que também acha ruim quando usamos o filme para apontar uma correção. Dá pra fazer os dois na boa: entender que o filme inventou muito, gostar dele e ainda zoá-lo pelas invenções.
Eu participei como português e soldado, na guerra na antiga colónia portuguesa de Moçambique. O seu comentário sobre o facto de não foram só os trezentos Espartanos que enfrentaram os Persas.Em Moçambique, os grupos especiais de combate ( Comandos e outros) embora fizessem o trabalho mais arriscado, eles tinham o apoio dos grupos de combate regulares . Na verdade, a tropa que apoiava os "Comandos" sofria muitíssimo porque fazia o trabalho que nós em Portugal chamamos de " sapa" isto é, fazia reconhecimento dos terrenos enfrentando a dureza do clima africano durante dias e semanas. Abraço
O filme 300 nunca teve o propósito de ser realista, ele é praticamente uma versão filmada das lendas e mitos em relação a época (isso fica mais do que óbvio quando vc vê um elefante do tamanho de um prédio lutando contra a rapaziada kkkkkkk)
@@HorrordoBrando exatamente! O filme é simplesmente uma fantasia que se orgulha de ser fantástico. Nunca teve o propósito de ser levado ao pé da letra, ainda bem que existem pessoas que enxergam isso
@@thayspamacheno628 você percebeu que eu simplesmente fiz um comentário em relação ao filme que está como tema do vídeo, e não quis colocar o que foi ou deixou de ser dito no vídeo em meu comentário né?
Mas ele não falou q o filme tinha q ser realista, ele ta falando sobre as pessoas q tomam o filme como se fosse de fato o q ocorreu. Pessoas e não o filme em si. É tipo aquele pessoa q diz q aprendei mitologia com God of War, ou seja, aprenderam porra nenhuma, pq em GoW 90% das coisas é adaptado pra conveniencia do jogo
A inteligência das pessoas está bem prejudicada. Temos as que não sabem separar ficção de realidade e as que acham que livro de história é realidade. As que acham que ficção é história e as que acham que existe história sem ficção.
Desconhecer fatos históricos não é medidor de inteligência. Inteligência =/= sabedoria. A pessoa média não tem obrigação de saber que suposto filme com contexto histórico X é baseado na historinha delirada de fulano de tal. Ela assiste por entretenimento e não é culpa dela por achar que aquilo é real, pois o filme retrata como se fosse enquanto cita uma história que de fato ocorreu.
Cada pessoa foca no que é de seu interesse e no fim sempre precisamos do conjunto de todas. Em outras palavras, é impossível cobrar conhecimento "total" a todos indivíduos.
Esse filme me deu forças, além da minha fé em Deus, para pedir as contas de um trabalho que eu odiava, apesar de ganhar bem, mas era um emprego onde me humilhavam diariamente, eu estava cercada por pessoas doentes, narcisistas. Amo demais esse filme, me fez ver a vida com mais coragem.
Sim. Foda é usar o filme de base pra supor como era a realidade. É que nem assistir Samurai X e achar que que um ex-Samurai vai derrubar 30 bandidos com uma espada de bambu. 🤣
Fúria de titãs é legal parece com god of war não é exagerado pois está ligado a mitologia grega cheio de monstros e deuses, 300 é bom mais achei meio forçado kkk.
Pura que pariu o filme 300 de esparta foi BASEADO nos quadrinhos de Frank Miller que fez uma FICÇÃO uma romantização ( não é possível que as pessoas não saibam disso ) ou seja um filme de HQ muito bom por sinal. Milhares de filmes e livros e animações foram feitos BASEADOS EM FATOS REAIS A historia verdadeira geralmente é bastante diferente.
Se fosse pra colocar tudo que realmente aconteceu na história (digo em relação a todos os filmes baseados em histórias reais) seria um Documentário e não um Filme.
@@jegilan O Thiago Braga faz um otmo trabalho se não me engano ja é o 2 ou 3 podcast que entram nesse assunto do filme 300 só falta perguntar sobre o filme Troia ou do game God of War kk poderiam colocar uma pergunta polémica sei lá , tem a historia bíblica Davi contra Golias aonde tem veracidade naquela batalha?
Os espartanos eram conhecidos por valorizarem a honra e a ética militar. Seguiam um código rigoroso de conduta, enfatizando coragem, disciplina e lealdade. No entanto, também é importante notar que sua sociedade era complexa, com aspectos distintos, como a prática da escravidão e a ênfase na formação militar desde a infância. Como em qualquer sociedade histórica, a percepção de honra e ética pode variar dependendo do contexto e das perspectivas.
Seria interessante vocês falarem sobre os filmes fantasiosos e distorcidos da NetFlix também, onde mostram valores morais totalmente colocando homens como vilões ou errados e botando a turma ideológica como certos, ou as vítimas da sociedade dando lição de moral distorcida. Acho que seria interessante. Boa semana pra todos.
só a ideia que no fim, Leónidas e os espartanos ficaram sozinhos a lutar já tá errada...os gregos voltaram para trás mas 1400 (téspios e tebanos) ficaram com eles para lutar até à morte...
O filme é uma adaptação de uma HQ ou Gibi do Frank Miller, qualquer um com dois neurônios sabe que o filme 300 tá cheio de erro histórico. Essa discussão tá errada desde o início. Se for pra discutir erro histórico em filme tem pegar os Ben Hur, Spartacus entre outros.
@IMPERADOR Σ ♛ DA BAHIA Bom saber , quando for estudar história antiga vou usar como bibliografia um GIBI. E também vou estudar sobre os IDIOS europeus. Um abraço!
Também não foi de uma participação menor como o Thiago menospreza totalmente fazendo juízo de valor anacrônico com a moral de hoje. Em Termopilas mesmo foram 300 soldados profissionais de Esparta, cidadãos pais de soldados e da guarda do rei. E sim muito de partes do filme foram inspiradas nos relatos de Heródoto, mas claramente glamurizado e dramatizado no filme. Thiago dá uma exageradas as vezes por não gostar do filme inspirado, mas há muitos fatos que inspiraram o filme. Filme que é baseado numa HQ do criador do filme.
Cara o desinteresse pela história é por assuntos relevantes é uma premissa generalizada o povo prefere futilidades, contudo o filme é uma adaptação de uma HQ que por sua vez tem um compromisso com o lúdico não com a história em si pois o filme tanto quanto o HQ trata de puro entretenimento!
Você sabe que isso é ficção, parabéns... mas infelizmente tem nego que vê o filme e leva isso como verdade. A proposta do canal dele é ajudar nessa diferenciação e não estragar a diversão.
Ele literalmente deixou claro isso no vídeo. Assiste antes de falar bobeira. Ele disse que o filme se baseou em Frank Miller, mas Frank Miller se baseou na vida real..
Cara o pessoal começou a esquecer que filme é apenas ficção? Mas e obvio que um filme histórico não vai ser totalmente fiel o que é a realidade, se eu quisesse realmente saber o que aconteceu de fato eu ia estudar historia pô oshi
Foram inicialmente 7000 soldados tespianos , tenhamos e espartanos. No final resistiram 1100 soldados a minoria era espartana sim. E foi contra mais de pelo menos 100 mil soldados. Acredito que Xerxes tenha movido uma força de 500 mil soldados. Na guerra contra Grécia.
fora q os Persas foram esculachados pelo filme e pela HQ. O Frank por mais excelente escritor que ele seja, ele tem um viés republicano mt forte, ele sempre pintou árabes como monstros e foi mt a favor da invasão do Iraque e de outros países. Ele pegou os Persas da era antiga e transformou em um amálgama do "inimigo" republicano da década de 90: uma mistura de árabes com um povo progressista e libertino, com referências a homossexualidade etc. O rei Kerxes que era sempre representando de barba longa e túnica vira no desenho do Miller um maluco semi nu, sem pêlos, cheio de penduricalho e praticamente de calcinha. (aquele tapa sexo de malha era mt tosco kkk)
Por mais que os espartanos fossem "super soldados", bem treinados e estratégicos, não acredito que iriam pra uma batalha de sunga, capa e capacete (sem armaduras) 💁🏾♂️.
@@carolinesoares9476 Então, foi que eu disse! O filme é mais apelativo do que realista, não teria nem como os soldados espartanos irem lutar de espadas sem uma armadura que protegesse pelo menos o tronco e a cabeça.
Ta ai algo q ele refuta tbm, espartanos n eram super soldados, nem nenhuma superpotência militar ou nem boa em estrategia, era apenas mediano igual toda a grecia
1:35 Mas se o próprio Frank Miller fez a história com a intenção de ser uma ficção e não uma retratação histórica não dá pra culpa um filme querer adaptar um quadrinho que a proposta não vai ser documentário.
O ponto do Thiago é, 90% das pessoas que assistem 300 acham que os espartanos eram daquele jeito mesmo, o que é uma mentira... Esse é o problema, as pessoas não se dão o luxo de procurar se aquilo é verdade, elas tomam o filme como verdade, se quiser fazer o teste, saia na rua perguntando o que as pessoas acham dos espartanos e terá a resposta
@@Er1CkK1 Ahh sim, isso infelizmente é verdade, mas quando eu fui ver o filme, eu não sabia que era uma adaptação de quadrinhos. Mas mesmo assim eu não acreditei na metade do que aconteceu 😅
O engraçado é que os caras estão discutindo uma graphic novel do Frank Miller. Ele se baseou na batalha das Termópilas, mas com várias adaptações históricas, obviamente a história não é fiel aos fatos. O lance é o famoso 'baseado em fatos reais'. É a mesma coisa que alguém que jogo Assassin's Credd Odissey acreditar que a Guerra do Peloponeso foi daquela forma!!!
Prefiro pensar que os spartanos eram brabos assim como no filme. Mas que não era assim eu já imaginava, naquela época não dava para chegar em físicos daquele jeito. É o famoso romantismo de Hollywood.
Cara eu vejo um monte de gente comentando, oque realmente aconteceu,já eu não sei di nada e tudo é possível eu não estava lá oque resta é só teoria do que aconteceu.
Claramente a nocão moral do filme e romantica . A gloria dos espartanos era se dedicarem para guerra e fazer de tudo para obter vitoria que obviamente nao seria garantida .... O estaranho é alguem achar que eles teriam uma moral ocidental quase do fim da idade media .
Não faz sentido, já que o Zack Snyder não se baseou nos fatos históricos dos Espartanos e sim na Graphic novel da Dar horse, uma editora que reinmaginou os eventos espartanos na termopilas de uma forma lúdica, criando assim as HQs, 300...
O Thiago Braga falando que não havia nada de honroso na sociedade espartana foi um comentário muito etnocêntrico. Julgar os valores de uma sociedade que existiu há muitos séculos atrás de acordo com os valores da sociedade de hoje é no mínimo incoerente. O conceito e significado de honra daquele período e lugar eram completamente diferentes de hoje em dia.
Ele exagerou pro outro lado, afinal, foram eles os salvadores do ocidente e suas mortes mudaram completamente a história humana. Então, vale a pena idealizar, criar arte em cima.
É um filme,nada mais que isso,estilo sin City. Se alguém acredita que aquilo ali foi real ou próximo disso tá fora da casinha legal. De correto era só que eles eram ligados em guerra e jogavam as crianças recém nascido que achavam pequenas fora.E outros pontos da Grécia eram ligadas em cultura e outras coisas,e eles só guerra.E aquela batalha existiu e o inimigo tbm,agora ninguém ali era super ou ganharam nada sozinhos
O cara problematizando um filme que tem base em fatos reais. Meu Deus. É normal os filmes aumentarem alguma coisa ou mentirem com mais força em algo. Mas o que importa é a base dele ser em fatos reais e históricos. Posso citar outros filmes baseados em fatos reais como Troia (baseado na Ilíada)... o resgate do soldado Ryan, falcão negro em perigo, vikings todos os rambo... e tantos outros. É claro que os produtores irão mentir e colocar cenas que não existiram mas o que importa é a base... que é baseado em fatos e contos reais. Mundo cinematográfico é isso... eles sempre mentem em uma coisinha a mais para dar uma história melhor mas problematizar e descartar 300 como fantasioso??? Qual filme que não é fantasioso?? Tem muita coisa em Vikings que é fantasioso para mim mas não falo que viking não deva ser levada a sério porque a base dela é toda em fatos reais!
Democracia é o modelo de estado mais frágil que existe. Somente as não-democracias, como Chian e Russia, estão fora do controle total dos USA! Arapuca da porar
Um grande exemplo disso e o jogo god of war, o cara fez de tudo pra ser mais forte , que passou por cima da honra e família pra conquistar , um típico spartano
Oxi...ele falou isso no podcast...ele não disse que o filme é uma merda ou a obra original, ele só está desmistificando a ideia de que o espartano era o guerreiro perfeito, honrado e tudo mais...apenas isso.
Its not a history movie, its a triping ball comic from Frank Miller, they use to be full naked in the comic, you shoud not take it as a historic movie, its crazy like sin city from the same righter.
Mano... entrei aqui para apenas citar, que o filme é baseado em uma hq fantasiosa do Frank Miller. Daqui a pouco vão perguntar oque tem de verdade em God of War ou Cavaleiros do Zodiaco. A info que é baseada em uma HQ foi o merchan na epoca mano.
Mas como assim os espartanos fizeram pouco? Não foi graças ao exército de Leônidas que atrasou os persas, fazendo o restante da Grécia se preparar e garantindo a Vitória mais tarde?
Não conheço o Thiago Braga, mas acredito ser uma crítica a Esparta. Matar seus próprios escravos pra treinar soldados não é corajoso. Aliar-se a Pérsia para derrotar os atenienses numa guerra civil não é corajoso. O próprio culto a Ares de Esparta já deveria deixar claro que os Lacônios não são exatamente o que o Miller escreveu. Aliás recomendo você ler História da Grécia por Mario Curtis Giordani
@@andersonandrighi4539 Sim. Mas porra permanecer em guerra durante VINTE ANOS quebra QUALQUER país .Pega a Segunda guerra Punica e os EUA Na guerra do Afeganistao como exemplo!
0 de verdades, só a data o local as tropas o numero, ah e falando nisso a caverna dos oraculos com gases toxicos tb existia...alem disso vale lembrar que é uma viajem de como a galera via o mundo naquela epoca... monstros e tals
Uma coisa que me incomodou no filme foi a parte do Leônidas matando o lobo como teste, isso era feito pelos persas, o teste dos espartanos era matar escravos de forma aleatória e fugir sem ser pegos
Isso eles levavam os escravos para as plantações em quanto os soldados os seguiam de forma furtiva para matalos
entao mas tipo isso te incomodou mas vc entendue que era um teste, tinha um fato historico dentro disso ... no filme cita sobre o agoge, sobre a morte de criancas defeituosas ... tudo isso eu lembro de quando eu aprendi na escola ... lembro tb na parte que o leonidas pergunta "vc acadiano qual a sua profissao " dai o cara fala "sou ferreiro" isso ai quer dizer que o espartano era guerreiro acima de tudo e os outros eram ferreiros e se precisar eram soldados ....
Eles faziam isso q vc disse com os escravos,mas tbm tinha o teste em q eles passavam determinado tempo sozinhos longe de Esparta,aí quando eles voltavam o treinamento terminava ou tinha mais algum teste,aí não tenho certeza se era o último teste, e então eles eram oficialmente soldados de Esparta
@@JoaoRocha-lk4wt o poovo nao entende o filme e nao entende os fatos historicos ... o cara ai do video falou que sim tem algo que noa e real mas esqueceu de pontuar os fatos historicos, tipo rambo 2 is cara crio uma ficcao dentro de algo historico, o resgate do soldado ryan e uma ficcao dento de fato historico, dai vo fala que é tudo mentira so pq o rambo nao existiu? vo fala que e tudo mentira so pq o resgate do soldado ryan nunca existiu? o cara ai do video so ta querendo armar confusao mesmo
@@danielhenrique6518 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu deus
Falar que o filme é fantasioso é ultrajante, todo mundo sabe que existem mamutes gigantes, feras terríveis e humanoide de 3m de altura.
Realmente, da mesma forma que "todo mundo" sabe que existem políticos honrados, dignos e justos no Brasil! Mesmo que alguns sejam, igualmente "feras terríveis", firam nossos direitos, nos convencem das próprias perdas como ganhos. Mais ainda "humanóides" quando diabólicos, alguns realmente de "3m de altura" porque, todo herói há de ser grandioso ante seus pequenos suditos. O nosso "filme" (vida) realmente não é "fantasiosa", é apenas alegórica com um quê de comédia e tragécia em todo constructo existencial.
O que o senhor Thiago Braga fala e defende é que não se deva ter os diversos filmes que se baseia em fatos históricos reais, como única fonte ou que se torne verdade a fantasia.
Kkkkkkkk... Boa 👍🏾👍🏾
né? precisa vir alguém explicar que é fantasioso pq se não... até pq é mais baseado na história em quadrinhos do que na História de fato
Claro, uma put# pauta a ser discutida
A ideia do Thiago foi muito clara e algo que sempre falei com colegas meus:
Filme é fantasioso? Com certeza. Não só filme, mas a arte como um todo pode ir pro lado da fantasia. O problema é que isso vicia algumas pessoas, que tiram opiniões sobre algo concreto a partir de uma obra com caráter fantasioso.
O filme em si é inocente, eu creio assim, mas não a pessoa que toma a ideia do filme como algo concreto. O problema é que tem gente que também acha ruim quando usamos o filme para apontar uma correção.
Dá pra fazer os dois na boa: entender que o filme inventou muito, gostar dele e ainda zoá-lo pelas invenções.
É inspirador ver a luta do Petry pra tentar disfarçar a calvície
Turquia que o aguarde
O dele ta suave ainda
@@cacosapo9644 isso porque ele disfarça. Se passar uma máquina vc vai ver mais buraco que na Lua 😅
Mkkkkk
Que frescura essa coisa com a calvície. Tá perdendo cabelo? Passa a porra da navalha logo e pronto. O cara é menos homem se não tiver cabelo?
Eu participei como português e soldado, na guerra na antiga colónia portuguesa de Moçambique. O seu comentário sobre o facto de não foram só os trezentos Espartanos que enfrentaram os Persas.Em Moçambique, os grupos especiais de combate ( Comandos e outros) embora fizessem o trabalho mais arriscado, eles tinham o apoio dos grupos de combate regulares . Na verdade, a tropa que apoiava os "Comandos" sofria muitíssimo porque fazia o trabalho que nós em Portugal chamamos de " sapa" isto é, fazia reconhecimento dos terrenos enfrentando a dureza do clima africano durante dias e semanas.
Abraço
então os espertalhões retrata melhor a sociedade de Sparta kkkkkkk
O filme 300 nunca teve o propósito de ser realista, ele é praticamente uma versão filmada das lendas e mitos em relação a época (isso fica mais do que óbvio quando vc vê um elefante do tamanho de um prédio lutando contra a rapaziada kkkkkkk)
Como é narrado por um personagem espartano então é aceitável todo o exagero, porque ele cria toda uma fantasia sobre o conflito do ponto de vista dele
@@HorrordoBrando exatamente! O filme é simplesmente uma fantasia que se orgulha de ser fantástico. Nunca teve o propósito de ser levado ao pé da letra, ainda bem que existem pessoas que enxergam isso
@@gustavoduarte915 E qual é o ponto que isso aqui faz em cima do que foi dito no vídeo? Ele usa cultura pop pra explicar a história real.
@@thayspamacheno628 você percebeu que eu simplesmente fiz um comentário em relação ao filme que está como tema do vídeo, e não quis colocar o que foi ou deixou de ser dito no vídeo em meu comentário né?
Mas ele não falou q o filme tinha q ser realista, ele ta falando sobre as pessoas q tomam o filme como se fosse de fato o q ocorreu. Pessoas e não o filme em si.
É tipo aquele pessoa q diz q aprendei mitologia com God of War, ou seja, aprenderam porra nenhuma, pq em GoW 90% das coisas é adaptado pra conveniencia do jogo
A inteligência das pessoas está bem prejudicada.
Temos as que não sabem separar ficção de realidade e as que acham que livro de história é realidade.
As que acham que ficção é história e as que acham que existe história sem ficção.
Obrigado senhor por me dizer isso, vemos pela sua foto que vossa excelência é a única capacitada de pensar.
Desconhecer fatos históricos não é medidor de inteligência.
Inteligência =/= sabedoria.
A pessoa média não tem obrigação de saber que suposto filme com contexto histórico X é baseado na historinha delirada de fulano de tal. Ela assiste por entretenimento e não é culpa dela por achar que aquilo é real, pois o filme retrata como se fosse enquanto cita uma história que de fato ocorreu.
@@triplocore sim, mas isso não anula o que o colega cerebral ali falou
Cada pessoa foca no que é de seu interesse e no fim sempre precisamos do conjunto de todas. Em outras palavras, é impossível cobrar conhecimento "total" a todos indivíduos.
@@triplocoreerrado uma pessoa com inteligência saberia diferenciar o que é ficção da realidade.
Esse filme me deu forças, além da minha fé em Deus, para pedir as contas de um trabalho que eu odiava, apesar de ganhar bem, mas era um emprego onde me humilhavam diariamente, eu estava cercada por pessoas doentes, narcisistas. Amo demais esse filme, me fez ver a vida com mais coragem.
Filme 300 é tão realista, quanto fúria de titãs kk
Mas ambos são filmes muito bons
Sim.
Foda é usar o filme de base pra supor como era a realidade.
É que nem assistir Samurai X e achar que que um ex-Samurai vai derrubar 30 bandidos com uma espada de bambu. 🤣
Fúria de titãs é legal parece com god of war não é exagerado pois está ligado a mitologia grega cheio de monstros e deuses, 300 é bom mais achei meio forçado kkk.
Pura que pariu o filme 300 de esparta foi BASEADO nos quadrinhos de Frank Miller que fez uma FICÇÃO uma romantização ( não é possível que as pessoas não saibam disso ) ou seja um filme de HQ muito bom por sinal. Milhares de filmes e livros e animações foram feitos BASEADOS EM FATOS REAIS A historia verdadeira geralmente é bastante diferente.
Se fosse pra colocar tudo que realmente aconteceu na história (digo em relação a todos os filmes baseados em histórias reais) seria um Documentário e não um Filme.
Bem observado, Daniel. Esqueceram de mencionar esse "pequeno" detalhe...triste 😬
Exato. Um professor não saber disso me assusta.
Você nem viu o vídeo, ou comentou antes de ver?
1:40
@@jegilan O Thiago Braga faz um otmo trabalho se não me engano ja é o 2 ou 3 podcast que entram nesse assunto do filme 300 só falta perguntar sobre o filme Troia ou do game God of War kk poderiam colocar uma pergunta polémica sei lá , tem a historia bíblica Davi contra Golias aonde tem veracidade naquela batalha?
Os espartanos eram conhecidos por valorizarem a honra e a ética militar. Seguiam um código rigoroso de conduta, enfatizando coragem, disciplina e lealdade. No entanto, também é importante notar que sua sociedade era complexa, com aspectos distintos, como a prática da escravidão e a ênfase na formação militar desde a infância. Como em qualquer sociedade histórica, a percepção de honra e ética pode variar dependendo do contexto e das perspectivas.
Seria interessante vocês falarem sobre os filmes fantasiosos e distorcidos da NetFlix também, onde mostram valores morais totalmente colocando homens como vilões ou errados e botando a turma ideológica como certos, ou as vítimas da sociedade dando lição de moral distorcida. Acho que seria interessante. Boa semana pra todos.
Thiago ja faz isto nos dois canais dele, Impérios AD e o Brasão de Armas. Super recomendo!
Nossa ta ai um cara que conhece a pessoa. Não viu nem 5 min do canal do cara e já chega atacando.
só a ideia que no fim, Leónidas e os espartanos ficaram sozinhos a lutar já tá errada...os gregos voltaram para trás mas 1400 (téspios e tebanos) ficaram com eles para lutar até à morte...
O filme é uma adaptação de uma HQ ou Gibi do Frank Miller, qualquer um com dois neurônios sabe que o filme 300 tá cheio de erro histórico. Essa discussão tá errada desde o início. Se for pra discutir erro histórico em filme tem pegar os Ben Hur, Spartacus entre outros.
@IMPERADOR Σ ♛ DA BAHIA Realmente o filme não foi baseado em um gibi não. Era normal homens irem pra guerra quase pelados. PQP!
@IMPERADOR Σ ♛ DA BAHIA Tinha índio na Grécia?
@IMPERADOR Σ ♛ DA BAHIA Bom saber , quando for estudar história antiga vou usar como bibliografia um GIBI. E também vou estudar sobre os IDIOS europeus. Um abraço!
@@josericardo244 e a HQ é baseada em quê? No conto da Branca de Neve? KKKKKK é cada uma
Também não foi de uma participação menor como o Thiago menospreza totalmente fazendo juízo de valor anacrônico com a moral de hoje.
Em Termopilas mesmo foram 300 soldados profissionais de Esparta, cidadãos pais de soldados e da guarda do rei. E sim muito de partes do filme foram inspiradas nos relatos de Heródoto, mas claramente glamurizado e dramatizado no filme.
Thiago dá uma exageradas as vezes por não gostar do filme inspirado, mas há muitos fatos que inspiraram o filme.
Filme que é baseado numa HQ do criador do filme.
Esse cara me inspira o canal dele é incrível super educativo e me ajudou muito com notas escolares kkk
À Deriva [OFICIAL],gratidão por postar.
Cara o desinteresse pela história é por assuntos relevantes é uma premissa generalizada o povo prefere futilidades, contudo o filme é uma adaptação de uma HQ que por sua vez tem um compromisso com o lúdico não com a história em si pois o filme tanto quanto o HQ trata de puro entretenimento!
Você sabe que isso é ficção, parabéns... mas infelizmente tem nego que vê o filme e leva isso como verdade. A proposta do canal dele é ajudar nessa diferenciação e não estragar a diversão.
Atá pensei que era baseado nos mitos de Jesus!
E parabéns por identificar o que é ficção
O filme é sensacional.
Primeiro batalha do oriente com o ocidente e a batalha foi vencida no mar
Caralho, só tem historiadores formados na internet nos comentários
QUE AGONIA esse barulho da tesoura kkkkkk
1:12 -Mentira, mas como assim eles não tinham tanquinho? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk show de bola
Não consigo imaginar uma Sociedade Guerreira sem honra e ainda mais em Esparta.
Os espartanos eram covardes, tudo q se ouve falar da bravura e coragem deles não é historicamente verdade
o capacete espartano que muitos acham que é dela é na verdade da cidade de corinto
Pensei que ele iria falar do ritual de lá, que eles passaram anos sem ir para guerra a pedido dos gregos por causa de um maldito ritual kkk
O filme e baseado na Graphic Novel do Frank Miller, nao nos eventos historicos da batalha de thermopilas
Ele literalmente deixou claro isso no vídeo. Assiste antes de falar bobeira. Ele disse que o filme se baseou em Frank Miller, mas Frank Miller se baseou na vida real..
O cara falou exatamento isso, brother kkkk O que é que vc ta argumentando ai?
Gosto mais dos Espartalhões !
Esse sim foi real 100%, ainda mais com o antigo Hércules
Dario não errou! A democracia não é a melhor pra sociedade, tem gente que não tem condição de participar de decisões comuns.
Poise. Mas a alternativa é pior.
Destruiu a ilusao dos fans de Esparta!🤣🤣🤣🤣
Esparta só era leal à Esparta
Cara o pessoal começou a esquecer que filme é apenas ficção? Mas e obvio que um filme histórico não vai ser totalmente fiel o que é a realidade, se eu quisesse realmente saber o que aconteceu de fato eu ia estudar historia pô oshi
Se não me engano já vi em algum lugar que na verdade eram 3000 espartanos e mais alguns gregos!
Foram inicialmente 7000 soldados tespianos , tenhamos e espartanos. No final resistiram 1100 soldados a minoria era espartana sim. E foi contra mais de pelo menos 100 mil soldados. Acredito que Xerxes tenha movido uma força de 500 mil soldados. Na guerra contra Grécia.
O filme 300 é inspirado na HQ...
@@AnderCamposufabceram 70 mil soldados persas, e apenas 300 soldados da tropa de elite espartana, juntamente com 7 mil gregos.
@@ZarraskyOficial i o fodasse?
@@AnderCamposufabc Foram 300 espartanos liderando uma coalisão de 7000 mil gregos. Desses 7000 gregos 700 eram da Téspia.
fora q os Persas foram esculachados pelo filme e pela HQ. O Frank por mais excelente escritor que ele seja, ele tem um viés republicano mt forte, ele sempre pintou árabes como monstros e foi mt a favor da invasão do Iraque e de outros países. Ele pegou os Persas da era antiga e transformou em um amálgama do "inimigo" republicano da década de 90: uma mistura de árabes com um povo progressista e libertino, com referências a homossexualidade etc.
O rei Kerxes que era sempre representando de barba longa e túnica vira no desenho do Miller um maluco semi nu, sem pêlos, cheio de penduricalho e praticamente de calcinha. (aquele tapa sexo de malha era mt tosco kkk)
falou muita merda , estuda mais antes de comentar
Sempre achei bizarro aquele kerxes kkkkk ele não parecia nada com seu povo
Acabou com a minha versão de motivação kkkkk
Os iranianos odiaram o filme, pela maneira como seus antepassados, os persas, foram representados. Fizeram até protesto lá e o filme foi banido.
Não me espanta um país autoritário daquele fazer isso
Por mais que os espartanos fossem "super soldados", bem treinados e estratégicos, não acredito que iriam pra uma batalha de sunga, capa e capacete (sem armaduras) 💁🏾♂️.
no jogo assassins creed eles tinham armaduras e era completinha
Naquela época as armaduras não eram tão eficientes tanto que as espadas eram mais afiadas
@@carolinesoares9476 Então, foi que eu disse! O filme é mais apelativo do que realista, não teria nem como os soldados espartanos irem lutar de espadas sem uma armadura que protegesse pelo menos o tronco e a cabeça.
Ta ai algo q ele refuta tbm, espartanos n eram super soldados, nem nenhuma superpotência militar ou nem boa em estrategia, era apenas mediano igual toda a grecia
1:35 Mas se o próprio Frank Miller fez a história com a intenção de ser uma ficção e não uma retratação histórica não dá pra culpa um filme querer adaptar um quadrinho que a proposta não vai ser documentário.
E ninguém está culpando o filme, a interpretação do grande público que vê 300 como um filme histórico e não como uma ficção é que é criticada!
O ponto do Thiago é, 90% das pessoas que assistem 300 acham que os espartanos eram daquele jeito mesmo, o que é uma mentira... Esse é o problema, as pessoas não se dão o luxo de procurar se aquilo é verdade, elas tomam o filme como verdade, se quiser fazer o teste, saia na rua perguntando o que as pessoas acham dos espartanos e terá a resposta
@@Er1CkK1 Ahh sim, isso infelizmente é verdade, mas quando eu fui ver o filme, eu não sabia que era uma adaptação de quadrinhos. Mas mesmo assim eu não acreditei na metade do que aconteceu 😅
Esse filme fez um estrago no imaginário popular. Finalmente tão acabando com essa devoção infantil com Esparta
O engraçado é que os caras estão discutindo uma graphic novel do Frank Miller. Ele se baseou na batalha das Termópilas, mas com várias adaptações históricas, obviamente a história não é fiel aos fatos. O lance é o famoso 'baseado em fatos reais'.
É a mesma coisa que alguém que jogo Assassin's Credd Odissey acreditar que a Guerra do Peloponeso foi daquela forma!!!
kkkkkkkkkkkkk engraçado pq? discutir sobre algo que nem é de comédia é engraçado? tu deve rir muito quando vê um documentário também
Exato Rick
*Esse Zé Ruela de franjinha seria o primeiro a ter morrido na guerra*
É o Clark ?
Prefiro pensar que os spartanos eram brabos assim como no filme.
Mas que não era assim eu já imaginava, naquela época não dava para chegar em físicos daquele jeito.
É o famoso romantismo de Hollywood.
Existi provavelmente, mas o cara tinha que ser o robôcop
@EFSBR Ball samurais foram até que bem importantes pra história do Japão, mas os espartanos eu concordo
Tinha que voltar com o Impérios Ad
O que tem de canal no RUclips falando bem de Esparta que seria super poder militar
Os fanboys dos cuecas de couro irão ficar revoltadas kkkkk
Achei que fosse baseado em fatos reais, igual John Wick.
E como fica os documentários do history?
Documentários do history Chanel tem a mesma credibilidade que se eu escrevesse a história no papel higiênico e dps o usasse pra limpar a bunda.
@@reclaimer-1177 Então tudo que eles falam sobre os repteis é mentira ?? U_U
@@rafaelvilas4230 sim kkkkkkk
Cara eu vejo um monte de gente comentando, oque realmente aconteceu,já eu não sei di nada e tudo é possível eu não estava lá oque resta é só teoria do que aconteceu.
E no espertalhões tem algo histórico ?
Video esclarecedor
Claramente a nocão moral do filme e romantica .
A gloria dos espartanos era se dedicarem para guerra e fazer de tudo para obter vitoria que obviamente nao seria garantida ....
O estaranho é alguem achar que eles teriam uma moral ocidental quase do fim da idade media .
Os tanquinho dos caras kkkk
Em 2'15'' ele diz que os espartanos foram apoiados por gregos, mas espartanos eram gregos, assim como atenienses.
O cara tá mais perdido do que cego em tiroteio.
Lutar sobre uma pilha de corpos inimigos???
*Os cinco de Diu* 1546
🇵🇹🛡⚔️
Não faz sentido, já que o Zack Snyder não se baseou nos fatos históricos dos Espartanos e sim na Graphic novel da Dar horse, uma editora que reinmaginou os eventos espartanos na termopilas de uma forma lúdica, criando assim as HQs, 300...
O Thiago Braga falando que não havia nada de honroso na sociedade espartana foi um comentário muito etnocêntrico. Julgar os valores de uma sociedade que existiu há muitos séculos atrás de acordo com os valores da sociedade de hoje é no mínimo incoerente. O conceito e significado de honra daquele período e lugar eram completamente diferentes de hoje em dia.
É só ele pesquisar como as mulheres eram tratadas em Esparta e em Atenas. Quais tinham mais direitos de posse de terra e participação politica.
E teve cabra que mandou tatuagem e até gente que abriu empresa com esse nome. Hahahaha
Correto. Mas o ato heróico de Leônidas pertence a ele. Isso ninguém vai tirar.
Ele exagerou pro outro lado, afinal, foram eles os salvadores do ocidente e suas mortes mudaram completamente a história humana. Então, vale a pena idealizar, criar arte em cima.
@@rafaelvilas4230 mas eles tbm traíram a Grécia por inveja e medo do poder de Athenas.
@@rafaelvilas4230Mas enfim, a questão do sácrificio deles foi realmente inspiradora, mas eles tbm fizeram mt merda.
@@rafaelvilas4230 não foram não os espartanas venderam território grego pros persas
@@rafaelvilas4230 Não salvaram ocidente nenhum. Aliás, os persas são tão indo-europeus quanto eles.
É um filme,nada mais que isso,estilo sin City. Se alguém acredita que aquilo ali foi real ou próximo disso tá fora da casinha legal. De correto era só que eles eram ligados em guerra e jogavam as crianças recém nascido que achavam pequenas fora.E outros pontos da Grécia eram ligadas em cultura e outras coisas,e eles só guerra.E aquela batalha existiu e o inimigo tbm,agora ninguém ali era super ou ganharam nada sozinhos
Um dia meu professor de história mandou agente assistir esse filme, e ele i a falando o que tava errado ou certo
De qualquer maneira a democracia é a imposição da vontade de muitos sobre poucos
Sim por isso que não funciona .. todo mundo fala todo mundo decide
Um carro e vários motoristas
Os fanboys tão doido kkkkk inventando, destorcendo e ou não falando toda a verdade kkkkk é muito engraçado ver isso kkkkkkkk
Porra quem pensa que 300 homens destruirão exércitos, tão de brincadeira.
COMO ASSIM NÃO TINHA ELEFANTES GIGANTES NA BATALHA ?
300 é uma obra de arte, não um documentário 🤦🏻♂️🤷🏻♂️
1:40
O cara problematizando um filme que tem base em fatos reais. Meu Deus. É normal os filmes aumentarem alguma coisa ou mentirem com mais força em algo. Mas o que importa é a base dele ser em fatos reais e históricos. Posso citar outros filmes baseados em fatos reais como Troia (baseado na Ilíada)... o resgate do soldado Ryan, falcão negro em perigo, vikings todos os rambo... e tantos outros. É claro que os produtores irão mentir e colocar cenas que não existiram mas o que importa é a base... que é baseado em fatos e contos reais. Mundo cinematográfico é isso... eles sempre mentem em uma coisinha a mais para dar uma história melhor mas problematizar e descartar 300 como fantasioso??? Qual filme que não é fantasioso?? Tem muita coisa em Vikings que é fantasioso para mim mas não falo que viking não deva ser levada a sério porque a base dela é toda em fatos reais!
eu não fiquei puto em saber as verdades de sparta, eu só fiquei decepcionado
O filme 300 é baseado na HQ e não na história real
Quem luta de sunga? Pra começar.
Filme 300 é tão real quanto velozes e furiosos
gostei desse vídeo
R.I.P God of war 😆😆😆
300 foi baseado em umas das passagens bíblicas .
é ao contrario era os gregos que tinham tanquinho, os mais forte que são os espartanos não são nem tanquinho nem definidos e sim altos e super médios
Olha quem taí caralho kkkkkkkkkkk
Sparta nunca foi democrática.
Que bom
Nem Atenas era democratica...
Democracia é o modelo de estado mais frágil que existe. Somente as não-democracias, como Chian e Russia, estão fora do controle total dos USA! Arapuca da porar
@@papainoel7209 A verdadeira Democracia nunca foi e nunca será a Liberal
@@vibius4251 sim, concordo 100%
A maior mentira do mundo é a série Peaky Blinders da Netflix.
Mas relata uma gangue que existiu
@@chiron8018 A série só tem mentiras. A gangue Peaky Blinders existiu. Mas a história é totalmente diferente
@@filomena856 Ah sim, compreendo mano.
Um grande exemplo disso e o jogo god of war, o cara fez de tudo pra ser mais forte , que passou por cima da honra e família pra conquistar , um típico spartano
@Bam_ Gado mais na hora do pacto ele sabia direito oque queria , lembra
Ficção pessoal,entretenimento!
Posso estar enganado,mas se não me engano,o filme é baseado em uma hq,mesma coisa que falar que Thor é a história exata da mitologia nórdica
Oxi...ele falou isso no podcast...ele não disse que o filme é uma merda ou a obra original, ele só está desmistificando a ideia de que o espartano era o guerreiro perfeito, honrado e tudo mais...apenas isso.
7300*
como assim o filme é fantasioso? achei até que foi filmado em tempo real.
Canal desse maluco eu sigo e é muito bom, mas o maldito do RUclips nunca mais me direcionou os vídeos.
Só um tolo não sabe que no contexto histórico havia barbárie e conquista
Se eu fosse me preocupar com verdade em filmes , o que eu poderia assistir de verdadeiro 😂😂😂
Eu nem sabia q isso existia msm kkkk
Gideão e seu exército de 300 homens é bíblico e de onde veio a mitologia grega.
filme feito por judeus , propaganda anti-persa anti-oriental. além de olharem para história , têm de olhar para quem financia industrias e lobbies
E o agogê é verdadeiro ou falso, rsrsrs
Its not a history movie, its a triping ball comic from Frank Miller, they use to be full naked in the comic, you shoud not take it as a historic movie, its crazy like sin city from the same righter.
se vais comentar em inglês, num vídeo em português, com um nome português, pelo menos escreve correctamente.
Mano... entrei aqui para apenas citar, que o filme é baseado em uma hq fantasiosa do Frank Miller. Daqui a pouco vão perguntar oque tem de verdade em God of War ou Cavaleiros do Zodiaco. A info que é baseada em uma HQ foi o merchan na epoca mano.
e? a gente já sabe disso, é que o thiago faz os videos falando a verdade que os espartanos não eram assim como no filme
Mas como assim os espartanos fizeram pouco? Não foi graças ao exército de Leônidas que atrasou os persas, fazendo o restante da Grécia se preparar e garantindo a Vitória mais tarde?
Desmereceu os caras na guerra mané kk
😎✌🏻
Brasão de armas >>>
Filme e uma coisa vida real e outra
Qual a formação academica do Thiago Braga?Ate agora nao encontrei nada sobre os espartanos serem o povo mais covarde da GRECIA?
Não conheço o Thiago Braga, mas acredito ser uma crítica a Esparta. Matar seus próprios escravos pra treinar soldados não é corajoso. Aliar-se a Pérsia para derrotar os atenienses numa guerra civil não é corajoso. O próprio culto a Ares de Esparta já deveria deixar claro que os Lacônios não são exatamente o que o Miller escreveu. Aliás recomendo você ler História da Grécia por Mario Curtis Giordani
@@andersonandrighi4539 Sim. Mas porra permanecer em guerra durante VINTE ANOS quebra QUALQUER país .Pega a Segunda guerra Punica e os EUA Na guerra do Afeganistao como exemplo!
@@andersonandrighi4539 sem contar o incrível número que cada espartano tinha de escravos... Eram cerca de 18 para 1 espartanos
"Bacharelado pela Wikipedia" 😆
@@Mrcl13 Wikipedia é confiavel desde QUE nao tenha como gente de fora editar
0 de verdades, só a data o local as tropas o numero, ah e falando nisso a caverna dos oraculos com gases toxicos tb existia...alem disso vale lembrar que é uma viajem de como a galera via o mundo naquela epoca... monstros e tals
Eu nunca assisti esse filme e achava que tinha haver com a história de Gideão e os 300 da Bíblia Kkkkkk nada a ver né Kkkkkk
fds pra mim é perfeito